o evangelizador 145 - fevereiro 2011

8

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 13-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 145 - Fevereiro 2011
Page 2: O Evangelizador 145 - Fevereiro 2011

e-mails: [email protected] / [email protected]

Diretor Responsável: Pe. Edélcio Francisco Ferreira Neto

Jornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420

Produção: Pastoral da Comunicação Social

Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha D. V. Alves

Bia D. V. Alves / Maria Angélica Gonçalves / Claudimara Torres

Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 4 5D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / F E V E R E I R O2 0 1 1 • A N O 1 2

E d i t o r i a l / C a n t i n h o d o Pa d r e 2O Evangelizador

Cantinho do Pe. Edélcio

“Neste encontro com Cristo, queremos expressar a alegria de sermos discípulos do Senhor e de termos sido enviados com o tesouro do evangelho. Ser cristão não é uma carga, mas um dom: Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo.”

“Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43). A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo atemorizado pelo futuro

A ALEGRIA DE SER DISCÍPULOSE MISSIONÁRIOS DE JESUS CRISTO

A Paróquia São Benedito vive um momento de transição e expectativa pela mudança de pastor. Ao mesmo tempo, vive a expectativa de continuidade e atualização de ações pastorais. O Bispo Diocesano Dom Vicente Costa confia ao Padre Edélcio Francisco, atual Pároco de São Benedito um novo desafio ministerial nas importantes Paróquias Nossa Senhora Aparecida e São Camilo de Lellis de Itu, como colaborador direto do Padre Gelson Raul da Silva. Iniciará seu ministério pastoral no dia 26 de fevereiro.

Padre João Benedito Pires das Neves assume no dia 27 de fevereiro na Paróquia São Benedito como Administrador Paroquial, continuando como Pároco de Cristo Rei. A transição ocorre de maneira ordenada pela atuação eficaz do Vigário Paroquial Padre Edmilson de Abreu Silva, e colaboração dos Diáconos Antonio Cruchello e Pascoal.

A Paróquia São Benedito tem procurado assumir nos últimos dois anos uma ação missionária. A maior dificuldade encontrada é a ausência de uma programação continuada, apesar da dedicação dos agentes do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA), Conselho Missionário da Juventude (COMIJU) e Pastoral da Mãe Peregrina (Movimento de Schenstatt). Isso reflete na própria formação dos missionários e das missionárias e numa atuação pastoral conjunta. A experiência foi feita, a missionariedade é necessária, a ação pastoral e catequética e, principalmente, a Pastoral Social apresentam frutos. É necessária a continuidade da ação evangelizadora. Daí a expectativa de continuidade com atualização. Atualizar os métodos com os subsídios disponíveis, aproveitar a experiência de formação dos Padres, Diáconos, agentes de pastoral. Convencer os movimentos da Paróquia a unir forças com as Pastorais para uma missão continuada e produtiva. Enquanto Pastorais, Catequeses, Movimentos e Comunidades, apesar dos esforços já desenvolvidos, continuarem a priorizar o “seu”, demoraremos a alcançar o “de Deus”, o “nosso”. Uma coisa é certa: vale a pena o esforço em prol de uma Ação Evangelizadora continuada, vale a penha sonhar com a Pastoral de Conjunto. Maria, nossa Mãe, São Benedito e padroeiros das comunidades, roguem por nós a Deus. Espírito Santo, iluminai-nos.

PROCLAMAS DECASAMENTOS

• 25 de março, sexta-feira, 20h - Matriz São Benedito: William

Medice Alves de Oliveira e Patricia Rodrigues Moreira.

• 02 de abril, sábado, 15h - Matriz São Benedito: Evaldo Barros da

Silva e Gisele Siqueira da Silva.

• 15 de abril, sexta-feira, 20h - Matriz São Benedito: Breno Fernandes

da Costa e Luciane Hudson.

• 30 de abril, sábado, 14h - Matriz São Benedito: Marcos Antonio da

Silva e Tatiane Passos Pedroso.

• 30 de abril, sábado, 15h - Matriz São Benedito: Vanderlei Martins

da Silva E Patricia Cristina Aparecida Leão Siqueira da Silva.

Se alguém souber de algum impedimento, manifeste-se na

forma da lei.

Pretendem casar nesta Paróquia:

e oprimido pela violência e pelo ódio. A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus. Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e ob ra s é no s sa a l eg r i a . ” (Documento de Aparecida, 28-29)

Quero externar meus agradecimentos a todos os paroquianos de São Benedito pela acolhida, pelo apoio nestes anos de paroquiato e pelas orações. Desejo a todos, paz e bênçãos. Que Deus continue a agi r em todos para que continuem sendo verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo.

Por um motivo ou outro, os cristãos não se tornam adultos na fé, isto é, não recebem todos os sacramentos da “iniciação cristã”. Para resolver esse problema, a Igreja p romove pe r iod i camen te a “Catequese para Adultos”, voltada para pessoas a partir de 18 anos de idade.

A f i n a l i d a d e d e s s a catequese, primeiramente, é promover um encontro pessoal com Jesus Cristo, e este ressuscitado, que convida à conversão; depois, trata-se de regularizar a situação sacramental dos cristãos que não

PARÓQUIA INICIA CATEQUESEDE ADULTOS NESTE DOMINGO

terminaram a iniciação na fé.P o r t a n t o , n e s s a

catequese, batiza-se, prepara para a Comunhão com Jesus e para o sacramento da Crisma. Aqueles que são “amigados”, mas que não há nenhum impedimento para o casamento religioso, caso desejem casar-se, recebem também o sacramento do matrimônio.

A Paróquia São Benedito inicia neste dia 13 de fevereiro, às 8h, a Catequese Sacramental de Adultos, que prossegue até o dia 28 de agosto deste ano.

Valdir Líbero - Pascom São Benedito

Padre Edélcio Francisco.

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

Material escolar e vários tipos de agendas 2011Venha conferir nossos preços!

ARTIGOS RELIGIOSOS: TERÇOS, BÍBLIAS, LITURGIA DAS HORAS E LITURGIA DIÁRIA

Page 3: O Evangelizador 145 - Fevereiro 2011

A r t i g o d o M ê s 3O Evangelizador

ARTIGO DO MÊS:MÁRTIRES DO COTIDIANO

(Do Livro da Família 2011)Colaboração: Comunidade 01

Caminho Neocatecumenal.

É mais fácil ser mártir aos 20 anos que ser fiel a uma opção de vida por 50! O martírio do cotidiano é vivido no silêncio da rotina do dia-a-dia, do mesmo ônibus lotado, do mesmo trabalho, da mesma preocupação com a família, do mesmo compromisso na comunidade, da mesma luta repetida e da mesma esperança frustada, da mesma calúnia amortecida dentro do peito, das mesmas pessoas,

queridas umas, muito difíceis, tantas, do mesmo dinheiro pouco demais para um mês às vezes longo demais. Milhões de pessoas vivem este martírio silencioso do cotidiano.

Jesus foi mártir do cotidiano de Nazaré, foi mártir nos anos de vida pública anunciando o Reino, fazendo o bem, foi mártir na luta pela causa do povo oprimido, foi mártir denunciando a hipocrisia dos

poderosos, fosse quem fosse. Jesus foi mártir político para Pilatos e para o império romano, foi mártir social, porque não aceitou a solução da violência que queria Judas e seus amigos zelotas, foi mártir religioso porque chamou de hipócritas e filhos do diabo aos fariseus e doutores da Lei e, mesmo aos sacerdotes, que faziam da religião uma afirmação de poder e de exploração do povo simples.

E, finalmente, foi mártir na sua paixão e morte de cruz, prenúncio de ressurreição, de vida.

Sempre exist i ram e sempre existirão mártires em todos os campos da atividade e da vida humanas. E são mártires de todos os martírios que dão sentido e mantém viva a chama da humanidade para que continue sendo humana.

02 de FevereiroDia de

Nossa Senhorada Candelária

Jesus começa seu ministério público proclamando: convertei-vos, porque o Reino dos céus está próximo (Mt 4,17). O imperativo convertei-vos (mudança de mentalidade) indica que Deus pode ser encontrado como salvador (Jr 4,1-10), tornando, assim, presente o Reino dos céus, que é a presença salvífica de Deus. A este primeiro convite, respondem os primeiros discípulos. Estes devem tornar-se pescadores de homens: arrancar os homens que estão sob o domínio do mal, dando-lhes vida e liberdade (Mt 4,12-23).

A atitude fundamental exigida para participar do Reino dos Céus é viver as Bem-aventuranças, a pobreza em espírito. Pobre em espírito é quem coloca toda a sua confiança no Senhor. É o que não coloca sua segurança nos bens materiais, na glória e na fama, mas em Deus. O cristão considera-se diante de Deus como um filho pequeno que não tem nada em propriedade; tudo é de Deus seu Pai e a Ele o deve. A pobreza em espírito, quer dizer, a pobreza cristã, exige o desprendimento dos bens materiais e austeridade no uso deles. Assim, o discípulo é salvo por Deus e vive aquilo que deve ser o seu ideal: a santidade (Mt 5,1-12a).

A missão do cristão é ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14), pondo em prática as Bem-aventuranças. Os discípulos de Jesus não existem para si mesmos. Ser sal e ser luz é ser presença salvadora na vida das pessoas e do mundo, como Jesus (Mt 513-16).

Jesus não veio abolir a Lei, mas dar o perfeito cumprimento (Mt 5,17-37). Ele é o primeiro que vive o amor do Pai na sua plenitude e nos introduz no Reino. Exatamente por isso, cumpre a Lei, na medida em que esta, sendo justa, é expressão do amor do Pai por nós.

Sede perfeitos como é perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito (Mt 5,48). O sermão da montanha é como uma escalada. Do cume da montanha mais alta, avista-se um esplêndido panorama. Assim é o ensinamento moral de Jesus: alto, elevado, sublime; desafia o ser humano a superar-se; o limite é a perfeição do Pai.

Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6,24). A salvação está em Deus, não no dinheiro. Receber a vida das mãos do Pai e colocá-la confiantemente nas mãos do Pai significa libertar-se e ser livre da preocupação. É o Pai que garante a manutenção da vida, cuida de nós: ele a dá, ele a sustenta. Quando compreendemos isso, a ânsia pela pré-vidência cede o lugar para a confiança na providência. A vida não tem muita escolha: ou aposta em Deus, que tudo dá; ou no ídolo, que tudo exige e tudo toma.

FORMAÇÃO BÍBLICA - ITINERÁRIOCATEQUÉTICO DO EVANGELISTA MATEUS

Pe. Edmilson de Abreu Silva

Continua ...

REUNIÃO DO CONSELHO PAROQUIAL O Conselho

Paroquial da Ação E v a n g e l i z a d o r a realizou a primeira reunião de 2011 no dia 02 de fevereiro, 20h, na Sala Santa Clara do Espaço Missionário Festivo. Presidida pelo Padre Edmilson de Abreu Silva, a reunião contou com a presença dos Diáconos Antonio Cruchello e Pascoal,

coordenadores das Comunidades, Pastorais, Catequeses e Movimentos. Padre Edélcio justificou a ausência.

Padre Edmilson e os diáconos anunciaram as datas de preparação litúrgica para Quarta-feira de Cinzas e Semana Santa, além dos ensaios para ministros, ostiárias, leitores e Pequenos Acólitos. Irmã Lia, representante paroquial da Campanha da Fraternidade, apresentou tópicos da CF 2011, que tem como tema “Fraternidade e Vida no Planeta” e tratará em profundidade da questão ecológica e ambiental.

Padre Edmilson exortou para a participação dos paroquianos na posse do Padre Edélcio Francisco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Itu no dia 26 de fevereiro, na Missa das 19h30, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Vicente Costa, e para a posse do Padre João Benedito como Administrador Paroquial da Paróquia São Benedito no dia 27, domingo, as 19h.

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTONOVO TELEFONE - Fone: 11 4028-9640

UA RE E E GA Ã COM C FLS D D LI Ç O A P

REDE fác li CPFL

www.saltoluz.com.br

Page 4: O Evangelizador 145 - Fevereiro 2011

N o t í c i a s 4O Evangelizador

C o m a presença de fiéis d e t o d a s a s Pa r ó q u i a s d e Salto, além de paroquianos de Várzea Paulista e Jundiaí, tomou p o s s e c o m o P á r o c o d a Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat o Padre Carlos José Virillo.

Dom Vicente C o s t a , B i s p o

Diocesano de Jundiaí presidiu a solene Eucaristia e deu posse ao Padre Carlos. Dezoito presbíteros, de Salto, Jundiaí e Diocese de Campo Limpo (São Paulo), entre eles o Vigário Geral Padre Joaquim Wladimir Lopes Dias concelebraram. Ajudaram na Missa os diáconos permanentes de Salto e o Diác. Beto Panizza, da Paróquia Santo Antonio do Anhangabaú, Jundiaí, onde o Padre Carlos estava como Pároco até ser transferido para Monte Serrat.

Dom Vicente ficou muito feliz com a participação de tão grande número de fiéis, seminaristas, religiosas e clérigos. Familiares do novo pároco também participaram da solene Eucaristia. Na homilia exortou o novo Pároco e prestou homenagem ao Padre Paulo André Labrosse, que serviu na Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat nos últimos onze anos e será transferido para a Paróquia Santo Antonio do Anhangabaú. Padre Paulo encontra-se em recuperação da saúde.

Um casal de paroquianos levou ao Bispo a Bíblia e a chave do

NOVO PÁROCO NA PARÓQUIADO MONTE SERRAT

Sacrário, que foram entregues ao novo Pároco. O radialista Gasparini Filho, agente da Pastoral Litúrgica da Paróquia fez a recepção em nome da Comunidade. A apresentação dos Conselhos, Pastorais e serviços da Paróquia foi feita pelo diácono Vandelino Sampaio Monteiro.

Autoridades do município participaram da Missa: prefeito Geraldo Garcia, vice-prefeito Juvenil Cirelli e esposa Rita de Cássia e vereadores. Após a Missa foi oferecida recepção aos convidados no Centro Comunitário da Paróquia.

O tempo passa, mas os acontecimentos ocorridos durante esses seis anos permanecem marcados e fazem a história.

Parece que foi ontem mesmo quando Pe. Edélcio chegou. Continuou alguns trabalhos até então já iniciados e implantou novos, buscando sempre manter uma igreja viva, aconchegante, onde todos pudessem sentir a verdadeira paz e o amor que Deus dispõe a cada um de seus filhos, sem distinção.

Sabe-se que momentos difíceis foram por ele enfrentados, porém, com Deus sempre à sua

frente e graças às orações de todos, Pe. Edélcio se superou e retornou às atividades contagiando a todos com tamanha energia adquirida durante o tempo em que necessitou manter-se afastado.

Sempre disposto, em suas homilias, durante as celebrações, exortava muito a figura de Jesus Cristo, de seu amor e da importância de compreendermos o tempo certo para cada acontecimento da vida. Utilizando-se de palavras simples, fazia com que todos compreendessem seu recado, confirmando a essencialidade de Deus na história e na vida da humanidade. Juntos às pastorais e movimentos, nosso pároco sempre solicitou um trabalho em comunhão, onde as pessoas assistidas pudessem sentir a ação de Deus, e sempre focou a importância de se fazer tudo com simplicidade e amor, para que toda a comunidade paroquial participasse do mistério de Cristo. De todos os trabalhos por ele desenvolvidos e muito importantes para a paróquia, destina-se especial

A TRAJETÓRIA DO PADRE EDÉLCIO EM NOSSA PARÓQUIAatenção ao realizado com as crianças. Não apenas por investir em pequenos acólitos, salmistas e jovens, mas principalmente por dar oportunidade e incentivá-las ao serviço a Deus, desempenhando-o com muito amor. Trata-se de um trabalho muito bem feito, além de essencial a nossa realidade, uma vez que percebemos a dificuldade de mantermos as crianças e jovens de hoje servindo a igreja.

Mesmo diante de toda a correria com reuniões, atendimentos, entre outros, percebemos que padre Edélcio conseguiu manter-se firme, conduzindo seu rebanho conforme a missão que lhe fora confiada.

E, assim, basta-nos agradecer a dedicação e o carinho impostos à nossa paróquia, durante todo este tempo em que esteve conosco, batalhando para manter viva a chama do Espírito Santo. Padre Edélcio, desejamos que sua caminhada continue iluminada por Deus e que, ainda diante de todos os obstáculos que possam vir a aparecer, o Senhor te conserve sempre manso e humilde, com o coração aberto e cheio de amor para irradiar a paz e levar a mensagem divina a todos os que de ti se aproximarem, pois somente quem se entrega completamente nas mãos de Deus, recebe a força e fé necessárias para instruir e confortar pessoas, visitar famílias, doentes, rezar missas, atender aos pobres.

Saiba que toda a família paroquial São Benedito despede-se, mas permanece de coração e braços abertos para acolhê-lo sempre que por aqui passar.

Que Deus renove diariamente a belíssima vocação a que fora chamado e a qual disse SIM. Que Ele te abençoe e te guarde!

Maria Angélica Gonçalves - Pascom São Benedito

A nova equipe de coordenação da Pastoral de Casais em Segunda União Estável da Região 08 de Pastoral foi eleita no final de 2010 e tomou posse em missa presidida pelo Padre José Renilton Fontes na Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat no dia 31 de janeiro. Jairo e Kátia Ceolin, da Paróquia São Benedito, que deixam a coordenação, estiveram presentes na posse da nova diretoria. O assessor é o Diácono Vandelino Sampaio Monteiro, da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, com sua esposa Marlene Aparecida dos Anjos Monteiro. Eis a equipe:

• Coordenadores: Flora Aparecida Morello e Paulo Ferreira de Mendonça (Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat);

• Vice-coordenadores: Regina Rezende Donizete e Nivaldo Albert (Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat);

• Tesoureiros: Sônia Maria de Souza Damasceno e Enedino Fernandes (Paróquia São Roque);

• Secretários: Kellen Regina R. Fernandes e Waguener Rodrigues Fernandes (Paróquia São Benedito);

• Casal de apoio: Edvoni Pereira Santos e Luiz Leite Araújo (Paróquia Nossa Senhora Aparecida).

No último domingo de cada mês, a partir de fevereiro de 2011, será celebrado o Terço Meditado na Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat, após a Missa das 18h.

COORDENADORES DA PASTORAL DECASAIS EM 2ª UNIÃO TOMAM POSSE

ÓCULOS - JÓIAS - RELÓGIOS

Rua 9 de Julho, 198 - Centro - CEP 13320-000 - Salto/SPFone: (11) 4029-1046

Também no Plaza Shopping Itu

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS“SOM MAIOR”

Profª Maria de Lourdes Vicente Mezzalira

CURSOS DE: Violão Popular e Clássico, Piano, Teclado, Orgão, Guitarra, Bateria, Percussão,Saxofone, Violino, Iniciação Musical I e II (crianças à partir de 4 anos), Teoria Musical e Solfejo,

Canto Livre e Flauta Doce. NOVOS CURSOS: Cavaquinho, Contrabaixo, Musicalização infantil paracrianças de 3 a 5 anos, musicalização para bebês de 8 meses a 2 anos, Coral Infantil e de Adultos.

EMAIL: [email protected] - SITE: www.somaior.com.br

R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

Page 5: O Evangelizador 145 - Fevereiro 2011

F a m í l i a M i s s i o n á r i a 5O Evangelizador

Tel.: (11) 4029.5009 - Fax: (11) 4028.0835Rua Benjamin Constant, 294 - SALTO - SP

Desenvolvimento de Peças Especiais,Usinagem de precisão p/ ManutençãoIndustrialCORTI

Indústria Mecânica Ltda

“Deus não vos chamou para a missão agora, mas vos uniu para essa missão...” disse um amigo de Ronaldo ao casal que atendendo ao chamado do Senhor, hoje faz parte de um grande número de famílias saídas das Comunidades do Caminho Neocatecumenal de várias partes do mundo e que se encontram a serviço da Evangelização em diversos países.

Ainda muito jovem Ronaldo fez as catequeses e passou a caminhar em uma comunidade da Paróquia de São Benedito em Salto, aí exercendo o carisma de salmista e mestre de crianças. Algum tempo depois, Sandra também fez as catequeses e entrou para uma comunidade n a m e s m a p a r ó q u i a . Conheceram-se, iniciaram um namoro, mas Ronaldo sentia-se chamado à vocação sacerdotal e após ter feito uma experiência vocac iona l no Seminár io Diocesano de Jundiaí, voltou para casa e reataram o namoro.

O discernimento sobre a v o c a ç ã o a o m a t r i m ô n i o aconteceu após a participação de ambos na Jornada Mundial da Juventude de 1997, em Paris, num encontro forte e decisivo sob as sábias palavras do Santo Padre

João Paulo II. No ano seguinte se uniram em matrimônio e após cinco anos nasceu Julia (2003) e em abril de 2004 veio Samuel. Além da participação no Caminho Neocatecumenal, o casal também fez parte da Catequese da Cr isma e Matrimonial na Paróquia, e receberam a missão de Catequista para a formação de novas comunidades. Em maio de 2007 participaram de um grande encontro com Kiko Arguello em Cachoeira Paulista, o n d e S a n d r a t e v e a oportunidade de conversar com uma família que estava em missão em Curitiba e sentiu-se chamada a também se colocar a disposição do Senhor nesse carisma. Partilhou esse desejo com Ronaldo, que também se sentiu tocado a fazer o mesmo.

Os dois anos seguintes foram de muita oração pedindo discernimento ao Senhor para realmente fazer a Sua Vontade e nesse meio tempo nasceu Matias (outubro de 2008). Em fevereiro de 2010, em uma Convivência de Início de ano, se levantaram para a “Missão Ad Gentes”, um novo carisma do Caminho Neocatecumenal, dispondo-se a ir a qualquer

FAMÍLIA EM MISSÃO – RONALDO, SANDRA E FILHOS

Colaboração: Ana Lucia N. Longatti.

parte do mundo. Após alguns encontros de orientação com os c a t e q u i s t a s d a N a ç ã o p a r t i l h a n d o t a m b é m experiências com outros casais, lhes foi anunciado que iriam a Porto San Giorgio, em uma Convivência com casais do mundo inteiro para serem enviados aonde houvesse necessidade.

A notícia foi acolhida com muita alegria por todos os irmãos das Comunidades, e Ronaldo e Sandra juntamente com seus três filhos, tiveram a opo r t un i dade de s e r em enviados pelo nosso Bispo Dom Vicente que se encontrava em visita à Paróquia de São Benedito. Em Porto San Giorgio foi decidido que iria a Angola, um país destruído pela guerra civil e onde os jovens não

acreditam mais no casamento, nem nos valores familiares. Tomadas as devidas providências, partiram em novembro dando início à missão.

Em 17 de janeiro p.p. est iveram em Roma para receberem, juntamente com mais 230 famílias das Comunidades Neocatecumenais provenientes de diversas partes do mundo, o envio oficial da Igreja através de S.S. o Papa Bento XVI. No momento já se encontram de v o l t a a A n g o l a , m a i s precisamente na cidade de Lobito, onde deverão permanecer por um tempo, testemunhando Jesus Cristo e seu amor por todos os homens onde quer que se encontrem... “Tudo deixamos e te seguimos, o que tens para nós... cem vezes mais e a Vida Eterna”.

MISSA NO MONUMENTO

DA PADROEIRA A Pastoral Litúrgica da Paróquia São Benedito foi a

responsável pela Liturgia da Celebração da Missa na Capela

do Monumento da Padroeira, no Parque das Lavras. A Missa

foi presidida pelo Padre José Renilton Fontes, Vigário

Paroquial das Paróquias Nossa Senhora Aparecida e Nossa

Senhora do Monte Serrat.

A Celebração na Capela do Monumento faz parte do

projeto de Turismo Religioso, implantado pela parceria entre

as Paróquias da Região 08 de Pastoral e Secretaria da Cultura

e Turismo da Estância Turística de Salto. Em fevereiro, a Missa

foi celebrada no dia 05, sob responsabilidade litúrgica da

Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

ROUPAS PARA TODA A FAMÍLIA EM

A LOJA BARATEIRA

DA CIDADE!

Rua 9 de Julho, 505 - Centro - Salto

3 PAGAMENTOSC/ CARTÃO OU CHEQUE

TEL.: 4029-4231

Page 6: O Evangelizador 145 - Fevereiro 2011

N o t í c i a s 6O Evangelizador

Ele assume como Administrador Paroquial no próximo dia 27, devendo ficar por um ano, mas sem deixar a “Cristo Rei”, onde está desde 2003.

A partir do dia 27 deste mês, o Padre João Benedito Pires das Neves, que desde 2003 está na Paróquia de Cristo Rei, assume também como novo Administrador Paroquial da São Benedito, em virtude da transferência do Padre Edélcio Francisco para a vizinha Itu. A cerimônia de posse será durante a Missa das

19h, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa.A previsão é que o Padre João Benedito fique por

aproximadamente um ano conciliando as atividades nestas duas paróquias de Salto. “Vai me exigir muita disciplina nos horários”, prevê. Vale lembrar que no primeiro semestre de 2009, João Benedito já exerceu função parecida na Paróquia de São Benedito, na época para cobrir a ausência do Padre Edélcio, que estava em tratamento médico. Para falar de suas expectativas e de suas prioridades nesta nova passagem pela São Benedito, o Padre João Benedito recebeu o jornalista Valdir Líbero, de “O Evangelizador”, e concedeu a seguinte entrevista:

O Evangelizador – Por favor, faça um resumo da sua formação religiosa.Padre João Benedito – Bom, quando eu tinha 17 anos, fui convidado pelo pároco de Pirassununga (onde nasceu em 07/10/1969) a ingressar nos Missionários do Sagrado Coração (MSC). Depois fiz o Seminário Menor (equivalente hoje ao Ensino Médio) em Itajubá (MG), durante 3 anos. Na seqüência, cursei 3 anos de Filosofia na Universidade São Francisco, em São Paulo. Na Diocese de Jundiaí cheguei em 1993. Já pelo Seminário Diocesano, fiz o curso de Teologia no Instituto Pio XI, em mais 4 anos na Capital.O Evangelizador – Quando se deu a ordenação e quais foram suas primeiras experiências a partir de então?Padre João Benedito – Minha ordenação como padre foi no dia 10 de dezembro de 1999, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Rami. Depois da ordenação, trabalhei como vigário em Itupeva, Louveira e Cajamar, onde também fui pároco, antes de ser o Reitor do Seminário de Jundiaí, durante 2 anos (2000/2002). Como eu não queria mais atuar como Reitor, surgiu a possibilidade de me transferir para Salto, como pároco na Paróquia de Cristo Rei, aonde cheguei no dia 2 de fevereiro de 2003.O Evangelizador – Nesse período, o senhor já teve oportunidade de trabalhar na Paróquia de São Benedito.Padre João Benedito – Sim, de fevereiro a junho de 2009, num período em que o Padre Edélcio estava passando por tratamento. Graças a Deus consegui administrar as duas paróquias, mas com muita disciplina nos horários. Às vezes a comunidade cobra a presença do pároco e, cuidando de duas paróquias ao mesmo tempo, fica mais difícil. Mas eu sou disciplinado nos horários e deu tudo certo.O Evangelizador – E como o senhor espera que seja esse reencontro com os fiéis da Paróquia de São Benedito?Padre João Benedito – Espero encontrar o mesmo povo que me acolheu muito bem da primeira vez, com empolgação, alegria e vontade de trabalhar. E trabalho não vai faltar (rindo).O Evangelizador – Quais serão suas prioridades?Padre João Benedito – Bom, a função principal do Administrador

Paroquial, num primeiro momento é manter o que já tem. Eu não vou ter a autonomia de um pároco para criar muita coisa. Mas se houver a necessidade de maior dinamismo ao trabalho das pastorais, por exemplo, será feito.O Evangelizador – E por falar em pastorais, como o senhor pretende administrá-las?Padre João Benedito – Eu vou priorizar o atendimento às pastorais e aos movimentos da Paróquia, mas, como disse antes, vai me exigir muita disciplina nos horários de atendimento. Portanto, vou trabalhar com agendamento prévio, para poder atender a todos, enquanto o vigário paroquial ficará responsável pelo atendimento direto aos fiéis.O Evangelizador – Recentemente, o Padre Edélcio afirmou que hoje um dos desafios da Igreja é saber se comunicar, mostrar o que está fazendo. Como o senhor vê essa questão?Padre João Benedito – Eu entendo que a comunicação da Igreja começa em cada um de nós. Temos que falar da Igreja em nossas reuniões, confraternizações, sem medo de se sentir antiquado, retrógrado, ultrapassado. Se a fofoca funciona, passa de boca em boca, porque não haveria de funcionar com as boas notícias da Igreja?O Evangelizador – E como usar toda a tecnologia atual e da velocidade da comunicação para chegar aos fiéis?Padre João Benedito – Nosso grande desafio hoje é evangelizar a juventude. Portanto, nós temos que falar a linguagem dos jovens e usar os meios de comunicação deles, como os sites de relacionamentos da internet (orkut, facebook, badoo etc). A palavra de Deus é como a chuva, aos poucos ela se espalha pela terra, mas não chove todo dia no mesmo lugar. É por isso que existem vários movimentos, como Apostolado da Oração, Mãe Peregrina, Renovação Carismática Católica. Quando se trata de agregar a ala mais jovem, a Igreja realmente precisa estar bem informatizada. O Evangelizador - Nesse período em que o senhor está na Paróquia Cristo Rei, quais as mudanças implantadas?Padre João Benedito – Bom, na parte material, conseguimos dar uma boa estruturada. Hoje está bem melhor do que quando chegamos, em 2003. Logo no início implantei a Pastoral da Ecologia, até hoje a única da Diocese. Ela conta com cerca de 20 pessoas, a maioria jovens e adolescentes. Agora em janeiro fizemos uma excursão com mais de 40 pessoas ao Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, que abriga uma árvore de Jequitibá-Rosa, considerada a mais antiga do Brasil, que segundo estudos pode passar de 3 mil anos de existência. Em 2004 implantamos também a Celebração Devocional à Nossa Senhora, que acontece todas as terças-feiras, às 15h na capela anexa à nossa Igreja.O Evangelizador – Quais as diferenças que o senhor percebe entre as paróquias de bairro e as da região central?Padre João Benedito – Na verdade, o que eu percebo é que os moradores dos bairros são antigos moradores do Centro. Mas no bairro, sem dúvida há uma facilidade maior para agregar os fiéis. O movimento de pessoas é muito maior. A Igreja é praticamente a porta de entrada do bairro.O Evangelizador – Para finalizar, qual o grande desafio de ser pároco nos dias de hoje?Padre João Benedito – Hoje o padre tem que ser humilde, nunca ser autoritário; tem que estar próximo da comunidade, ser um irmão e, acima de tudo, saber acolher. Se não tiver essas aptidões, vai ficar sozinho. Agora, como administrador, ele tem que administrar bem para servir bem e com poucos recursos. Resumindo, é o milagre da multiplicação.

“Espero reencontrar o povo da São Benedito com a mesmaalegria que me acolheu há dois anos”, diz Padre João Benedito

Valdir Líbero

RuaJosé de Almeida Teixeira, 568 - Jd. Maria José - Salto - SP - CEP 13320-000Fone/Fax: (11) 4028-1564 - Celular: (11) 9944-6766 / 9944-6765

e-mail: [email protected]

Câmeras e Micro-Câmeras de TV / Centrais de Alarme Nacional e Importada / Cercas EletrificadasCentrais Telefônicas / Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro / Automação de Portas e Portões e Industrial

INSTELECOMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMONITORAMENTO 24h C/ ATENDIMENTO DE VIATURAS

Primeiro site de compra coletiva de sua cidade!Acesse e confira descontos incríveis

em produtos de sua cidade!Cadastre-se e concorra a brindes!

“Acreditando no poder da compra coletiva todos podem pagar menos”

www.uniaofazacompra.com

Page 7: O Evangelizador 145 - Fevereiro 2011

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

N o t a s d a Pa s c o m 7O Evangelizador

NA ESCOLA DA FÉ A BÍBLIA E OS SACRAMENTOS DA IGREJA

4º: UNÇÃO DOS ENFERMOS

Curso de Evangelização Católica – Diocese de Jundiaí

Fevereiro, segundo mês do ano, aos poucos as pessoas vão caindo na real novamente. Acontece o retorno as aulas, aquisição de material escolar, entre outras coisas. Teremos inicio do Curso de Teologia, a Catequese para Adultos e enquanto isso a Igreja sempre esteve orante, celebrando nosso Deus, dando graças sem cessar em todas as circunstâncias. Em Fevereiro celebramos: dia 02, Apresentação do Senhor e Nossa Senhora das Candeias ou Candelária; dia 03, São Brás; dia 05, Santa Agueda; 09, Santa Apôlonia; 11, Nossa Senhora de Lourdes (padroeira dos enfermos) e São Pascoal I, Papa; 14, São Cirilo; 23, São Policarpo; 28, Santa Gianna Molla.

• PASTORAL LITÚRGICA: No dia 14 de fevereiro, às 19h30, a Pastoral Litúrgica se reunirá para preparar as celebrações, na sala Santa Clara. E no dia 15 de fevereiro, a mesma Pastoral se reunirá, às 19h30, para formação para Ostiárias, também, na sala Santa Clara;

• COMIJU: Haverá no dia 19 de fevereiro um encontro de Formação para o pessoal do Conselho Missionário da Juventude, no Centro Comunitário São Benedito;

• GRUPO DE ORAÇÃO: Dia 23 de fevereiro, haverá celebração na Igreja do Divino, às 19h30, em louvor ao trigésimo aniversário do Grupo de Oração Divino Espírito Santo;

• ANIVERSÁRIO DE INSTALAÇÃO: No dia 27 de fevereiro celebramos o quadragésimo quinto (45 anos) aniversário da instalação de nossa Paróquia. Neste dia, na missa das 19h, será dada posse ao Administrador Paroquial, Pe. João Benedito e ao Vigário Paroquial, Padre Edmilson;

• LAUDES: No mês de março, adentraremos o Tempo da Quaresma e haverá Celebração das Laudes no decorrer de todo este tempo, de segunda a sexta, na Matriz, às 05h20;

• VIA SACRA: Será celebrada no decorrer do Tempo da Quaresma, todas as sextas-feiras, às 19h, na Matriz e nas Comunidades;

• CAMPANHA MISSIONÁRIA: Dia 13 de março, em Itu, das 08h30 às 15h30, haverá a Abertura do ano da Campanha Missionária Diocesana, do Movimento da Mãe Peregrina.

Desde os primórdios da Igreja, os

sacerdotes eram chamados para

rezarem sobre os enfermos, impondo-

lhes as mãos e ungindo-os em nome do

Senhor, para que recuperassem a saúde

e fossem perdoados dos seus pecados.

Era um rito de reconciliação, uma

mensagem de vida em Cristo, numa situação de

crise, onde a pessoa, mais do que nunca, precisava da força

do espírito Santo para viver sua vocação e missão batismais. Para que os

enfermos pudessem, também nesta hora em que lhes faltavam as forças

físicas, dar testemunho de Cristo.

Aconteceu, porém, que, com o passar do tempo, aos poucos, se

perdeu o sentido mais profundo desse sacramento, que foi relegado quase

que apenas aos moribundos. O Concílio Vaticano II veio ajudar a superar

esta compreensão distorcida do Sacramento dos Enfermos, dando uma

resposta ao movimento de volta às fontes: A 'Extrema Unção', que também e

melhor pode ser chamada 'Unção dos Enfermos', não é um sacramento só

daqueles que estão na última agonia. Portanto, tempo oportuno para

receber a Unção dos Enfermos é certamente o momento em que o fiel

começa a correr perigo de morte, por motivo de doença ou de idade

avançada (SC, 73).

A Igreja quer, pois, realçar o significado desse sacramento: “o

verdadeiro sacramento da passagem deste mundo ao Pai, da última Páscoa

do cristão, é a Eucaristia, em forma de 'Viático', de alimento para última

viagem (...). A Unção dos Enfermos já deveria ter sido celebrada

anteriormente, em vista da saúde e do conforto da fé na própria doença ou

enfermidade” (A. Beckhauser).

Esta unção sagrada foi instituída por Cristo como um sacramento

do NT, e é insinuado por S. Marcos (cf. 6,13). Contudo, é expressamente

recomendado aos fiéis e promulgado na carta de S. Tiago, 5, 14-15 (e

também: Mt 4,24; 10,8; 25,36; Mc 2, 5-12; 2,17; 5,34-36; 6,12-213;

7,32-36; 8,22-25; 16,17-18; Lc 6,19; 7,16; Jo 9,6ss).

Rir é muito bom!!!by Bia Dalla Vechia

CIRURGIÕES DENTISTASDra. Susana M. V. S. Barbosa

Dr. Sérgio A. BarbosaO D O N T O P E D I A T R I A

O R T O D O N T I A

R u a I t a p i r ú , 3 8 3 - C e n t r o - S a l t o - Te l . : ( 1 1 ) 4 0 2 8 - 0 1 0 5

• VOTAÇÃO: O diretor da empresa é hospitalizado

e recebe a visita de um dos empregados. – Que gentileza a

sua vir me visitar! Você deve ter vindo em nome de todos os

colegas. – É. Fizemos uma votação e eu perdi!

• RESPONSABILIDADE: Chefe ao empregado: - Decidimos

lhe dar mais responsabilidades. De agora em diante, você é responsável

por tudo o que dá errado.

A Paróquia de Cristo Rei realizará nos dias 16 a 30 de julho deste ano uma excursão à Terra Santa e Itália. Os

interessados em obter mais informações devem entrar em contato, urgente, com a Paróquia, diretamente ou pelo

fone 4028-7213, em horário comercial.As vagas são limitadas.

Excursão à Terra Santa e Itália

R. Rui Barbosa, 473 - Salto - Tel.: 4028-7752

* F O T O S A É R E A S , I N D U S T R I A I S E D I G I T A I S .

* F O T O S P A R A D O C U M E N T O S * E V E N T O S S O C I A I S

Page 8: O Evangelizador 145 - Fevereiro 2011