o evangelizador 165 - outubro 2012

10

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 11-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 165 - Outubro 2012
Page 2: O Evangelizador 165 - Outubro 2012

e-mails: [email protected] / [email protected]

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 6 5D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / O U T U B R O2 0 1 2 • A N O 1 3

2O EvangelizadorO Evangelizador

EditorialEditorialEditorial

SUA REDE DE LIGAÇÃO COM A CPFL

REDE fácil CPFL

www.saltoluz.com.br

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTONOVO TELEFONE - Fone: 11 4028-9640

EstacionamentoEstacionamentoEstacionamentográtis p/ clientesgrátis p/ clientesgrátis p/ clientes

Diretor Responsável: Pe. Marcilio GragefeJornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420Produção: Pastoral da Comunicação Social Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha Dalla VecchiaBia D. V. Alves / Maria Angélica Gonçalves / Claudimara Torres / Evelyn Pacheco / André Luis Santose Rogério Pazini - Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

E X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I T O

e-mails: [email protected] / [email protected]

No mês missionário, a Igreja nos exorta a viver a plenitude da missão, não apenas “falando”, mas “agindo”, para que a vontade de Deus aconteça e possamos levar Jesus a todas as pessoas. Estamos vivendo também uma grande campanha de Evangelização na Diocese de Jundiaí, que pretende atingir todas as paróquias e comunidades. O Plano Diocesano de Evangelização tem metas a serem cumpridas e a Paróquia São Benedito está atenta a isso. Outra excelente forma de missão e evangelização é a Festa do Padroeiro. Cada comunidade da Paróquia celebrou sua festa com diversas experiências missionárias. As novenas (Setena no caso da Comunidade do Divino), com celebrações nas casas, atingiu o objetivo de chegar às pessoas doentes, com deficiências físicas e idosos, que não podem estar sempre nos templos. As celebrações ocorreram sempre com “casa cheia”, mostrando uma experiência missionária que veio para ficar. Parabenizamos a todos pelo Tríduo em preparação à Festa de São Benedito, pela participação, solidariedade e comum união. As comunidades se uniram para uma belíssima festa, com celebrações cheias de fé e emoção. O auge aconteceu no dia 7 de outubro, com a manifestação de fé pública, através da procissão com a imagem do padroeiro São Benedito. Mesmo concorrendo com as apurações da eleição municipal, os fiéis de todas as comunidades vieram participar, enchendo a Igreja Matriz e participando ativamente dos momentos celebrativos presididos pelo pároco Padre Marcílio Gragefe. Que a vida humilde e cheia de carismas de São Benedito nos inspire a imitá-lo, para que tenhamos sempre uma vida comunitária enriquecida pela graça divina. Sabedoria, Humildade, Solidariedade, Discernimento, Temperança. “São Benedito despojou-se de tudo, para oferecer a Deus e aos pobres. Por isso Deus o cumulou de tantas bênçãos e graças”. Benedito, puro e santo, de Jesus imitador, rogai por nós!

E d i t o r i a l

A Pastoral Fé e Política da Região 08 de Pastoral (Salto) promoveu encontros em todas as paróquias da cidade de Salto, para que os candidatos a prefeito pudessem apresentar suas propostas e planos de governo. No dia 25 de setembro, as 19h30, foi realizado no Salão "Dom Gabriel" do Centro Comunitário São Benedito o último encontro, com o salão completamente tomado por paroquianos, candidatos a vereador e membros das equipes dos candidatos. O p á r o c o Pa d r e Marcílio Gragefe acolheu a todos e fez a oração inicial. Claudinho Nascimento, coordenador diocesano da Pastoral Fé e

Política foi o coordenador do encontro, que teve como moderador o diácono José Carlos Pascoal, da Paróquia São Benedito. Os candidatos dr. Ângelo Domingos Nucci, Mário Gilmar Mazetto e Juvenil Cirelli, além de apresentarem suas propostas para a cidade, também responderam perguntas formuladas pela Pastoral sobre saúde, esporte e corrupção eleitoral. Predominou o respeito entre os candidatos e por parte d o p ú b l i c o , q u e o u v i u atentamente as explanações. Também fizeram uso da palavra para apresentação os candidatos a vice-prefeito: dra Miralhes Matiuzzi; dr. Otávio José Milhares e Jussara Vilaça.

Paróquia São Benedito sediou últimoencontro dos candidatos a prefeito

Nas eleições municipais de 7 de outubro, foi eleito prefeito municipal Juvenil Cirelli, do Partido dos Trabalhadores, tendo como vice-prefeita Jussara Vilaça. O atual vice-prefeito recebeu 59,85% dos votos válidos. Os eleitos tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2013.

Juvenil Cirelli é o prefeito eleito

Novembro é o mês de Conscientização do Dízimo. A equipe paroquial da Pastoral do Dízimo está programando, juntamente com o pároco Padre Marcílio Gragefe as atividades para as ce lebrações nas comunidades. O destaque será o testemunho de dizimistas fiéis nas várias celebrações de finais de semana do mês. Também já fo ram providenciados os envelopes que serão distribuídos aos dizimistas, bem como os calendários. A

novidade fica por conta da f o r m aç ão d e g r upo s d e conscientização do Dízimo nas catequeses de Primeira Eucaristia. Foram formados grupos de d i z i m i s t a s i n f a n t i s n a s comunidades Divino Espírito Santo e Santana e São Joaquim. Em breve, será formado grupo na Comunidade Santo Inácio de Loyola. Agentes da Pastoral do Dízimo estão visitando os grupos de Catequese de Primeira Eucaristia para conversar com catequistas, pais e crianças.

Mensagem da Pastoral do DízimoMensagem da Pastoral do DízimoMensagem da Pastoral do Dízimo

Diácono Pascoal

Page 3: O Evangelizador 165 - Outubro 2012

3O EvangelizadorO Evangelizador

CIRURGIÕES DENTISTAS

Dra. Susana M. V. S. BarbosaO D O N T O P E D I A T R I A

R u a I t a p i r ú , 3 8 3 - C e n t r o - S a l t o - Te l . : ( 1 1 ) 4 0 2 8 - 0 1 0 5

Dra Carolina Silveira BarbosaC L Í N I C A G E R A L

ÓCULOS - JÓIAS - RELÓGIOS

Fone: (11) 4029-1046

Rua Dr. Barros Júnior, 435 - Centro - Salto / SP

ARTIGO DO MÊS: O amor de Cristo nos uniu Este mês é repleto de datas comemorativas: dia das crianças, dia dos professores, dia da padroeira do Brasil, de São Francisco, de São Benedito, nosso padroeiro, também há o dia das eleições, e ainda outras datas que cada um em particular deve lembrar-se na história de sua vida (os aniversários de nascimento, a data do casamento, a data do falecimento de pessoas queridas ou famosas, etc.). Por que será que precisamos de datas específicas no ano todo para que nos inteiremos de cada acontecimento ou lembremo-nos das pessoas, ou ter ainda um motivo para rezar, cantar, visitar, passear, participar de um evento, etc.? Não fomos criados por Deus para sermos sós. Mas a nossa tendência é sempre de nos isolar. Precisamos viver em sociedade, em família, mas o imenso egoísmo que temos dentro de nosso coração, nos isola das pessoas, as preocupações particulares de cada um (ou mais precisamente, os pecados de cada um) faz com que vivamos fechados

em si mesmo. Artigos de revistas e jornais com opiniões médicas recentes apontam que a solidão é o grande mal do século XXI, (que estamos apenas iniciando), então a grande febre do momento é fazer-se grupos de terapia para todos os motivos, desde os tradicionais do combate ao álcool e as drogas, as neuroses, as depressões, as dores crônicas, etc. As pessoas se reúnem para caminhadas, exercícios nas academias de ginástica, clubes de dança de salão, clubes da terceira idade, dos aposentados, jogar baralho na praça (a prefeitura colabora colocando mesas e bancos apropriados para este fim), excursões, desde as mais pertinho de casa, como talvez até as mais longínquas para o exterior, cada um de acordo com suas posses (ou nem sempre). Nas datas de aniversários e casamentos, onde se reúnem amigos e familiares em grandes festas, muita comida, muita bebida, belíssimas decorações, música ao vivo, muitos presentes, etc.

Na Igreja, então são diversos grupos, pastorais e comunidades que se reúnem constantemente para rezar, celebrar, cantar e ou colocar-se a serviço nas necessidades paroquiais. Enfim, por que para encontrar-se com o outro é preciso ter uma data certa, uma motivação? Tudo isso é muito bom, mas é preciso ter sempre em vista, a nós que somos chamados a sermos cristãos, que a verdadeira alegria e união vêm de Deus. Que por nós mesmos nos fechamos em nossos pecados, não pecadinhos quaisquer, mas nos grandes pecados capitais que são a soberba, a avareza, a luxúria, a inveja, a gula, a ira e a preguiça, estes são os que nos levam verdadeiramente à solidão, de não sentir-se amado por Deus, por não ver o amor e a salvação que vem de Jesus Cristo que na cruz deu a sua vida por amor a cada um de nós. Então chega de solidão, porque foi o amor de Cristo que nos uniu.

Antonia I. A. LeopoldinoComun. 1 do Caminho Neocatecumenal

A r t i g o

LAGUNAgesso

WWW.LAGUNAGESSO.COM.BRWWW.LAGUNAGESSO.COM.BRRUA TIRADENTES, 49 - CENTRO - SALTO/SPRUA TIRADENTES, 49 - CENTRO - SALTO/SPFONES:(11) 4456-5369 / (11) 9828-8803 / ID: 111*61165FONES:(11) 4456-5369 / (11) 9828-8803 / ID: 111*61165

WWW.LAGUNAGESSO.COM.BRRUA TIRADENTES, 49 - CENTRO - SALTO/SPFONES:(11) 4456-5369 / (11) 9828-8803 / ID: 111*61165

MÃO DE OBRA ESPECIALIZADAMÃO DE OBRA ESPECIALIZADAMÃO DE OBRA ESPECIALIZADA

DIVISÓRIASDIVISÓRIASFORROSFORROSSANCASSANCASMOLDURASMOLDURASGESSO LISO EGESSO LISO EACARTONADOACARTONADO

DIVISÓRIASFORROSSANCASMOLDURASGESSO LISO EACARTONADO

JM Auto Peças

COMÉRCIO DE PEÇASCOMÉRCIO DE PEÇASCOMÉRCIO DE PEÇAS

Rua 24 de Outubro, 1297 - Vila Henrique - Salto/SP

Peças deInjeção Eletrônica

VW - FIAT - FORD - GM

Na manhã

de sexta-feira (12) foi

ce lebrada missa

solene em louvor a

Nossa Sra Aparecida

na Paróquia de São

Benedito, presidida

pelo pároco padre

Marcílio Gragefe,

concelebrada pelo

padre A lexandre

Ferreira e participa-ção dos diáconos José Carlos Pascoal,

Edison da Silva Palagi e seminarista Lupércio Batista.

"Para obedecer a Deus, temos que perder um pouco da

razão, como Maria que arriscou a sua vida, a sua honra, sendo

solteira e grávida", comentou o Padre Marcílio na homilia.

"Maria é a imagem da Igreja, que veio ao mundo para

interceder por todos, clamando todos os dias para que o povo

tenha paz, tenha qualidade de vida.

Neste dia, de modo especial, o Brasil para suas

atividades para celebrar sua Padroeira, para lembrar-se desta

mulher tão humilde, tão simples mas tão grande, que não gosta

de aparecer, que não gosta de falar, mas é eficaz e que faz a

diferença em nossa vida", finalizou o Pároco.

Dia 12 de Outubro tornou-se feriado nacional em

1980, quando por ocasião da visita do Beato João Paulo II ao

Brasil, o então Presidente da República, o General João Batista

Figueiredo, promulgou a Lei declarando este dia como data

oficial para o culto público à Nossa Senhora Aparecida.

"Nossa Sra. Aparecida, Mãe do Senhor, Padroeira do nosso País, aquela que intercede por todo o povo cristão e por toda humanidade"

Rogerio PaziniPASCOM São Benedito

Solenidade de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia São Benedito

Page 4: O Evangelizador 165 - Outubro 2012

JR CARTUCHOS E PAPELARIA

Rua Quintino Bocaiuva, 340 - Centro - Salto - SP

RECARGA DE CARTUCHOS, TONER E VENDASDE NOVOS E REMANUFATURADOS

FONE: 11 4098-2119 [email protected]

MANUTENÇÃO DE IMPRESSORASFAZEMOSCARIMBO

!

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS

“SOM MAIOR”R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

BÍBLIAS, LIVROSARTIGOS RELIGIOSOS,

PARAMENTOS EOBJETOS LITÚRGICOS

Tel.: (11) 4022-0415

Desde1985

Rua Santa Rita, 842 - Centro - CEP 13300-070 - Itu - SPRua Santa Rita, 842 - Centro - CEP 13300-070 - Itu - SPwww.livrariamaranatha.com.br - [email protected] - [email protected] Santa Rita, 842 - Centro - CEP 13300-070 - Itu - SPwww.livrariamaranatha.com.br - [email protected]

MARANATHAVem Senhor Jesus !

LIVRARIA

A Comunidade Santa Teresinha, do Jardim Santa Teresinha e Vila Flora, realizou a novena missionária nos dias 13 a 25 de setembro, com celebrações nas casas. O tríduo foi celebrado na Igreja da comunidade. Presidiram as celebrações: 26 de setembro, diácono Vandelino Sampaio Monteiro, da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, com animação litúrgica da comunidade Santana e São Joaquim; 27, diácono Dimas Constant, da Paróquia São Roque, com animação litúrgica da comunidade São José Operário; 28, diácono Joaquim Luiz Arruda, da Paróquia Cristo Rei, com animação litúrgica da comunidade Santo Inácio de Loyola. A festa de Santa Teresinha teve seu ponto alto no dia 29 de setembro, às 18h30, com Missa Solene e procissão. A missa foi presidida pelo pároco Padre Marcílio Gragefe, auxiliado pelos diáconos Edison da Silva Palagi, assessor da Comunidade e Antonio Barcelides Cruchello. A procissão com a imagem da padroeira percorreu as principais ruas do Jardim Santa Teresinha.

Festa de Santa Teresinha, missionária por excelência

(Colaboração: José Juvenal de Lima)

E m r e u n i ã o presidida pelo pároco Padre Marcíl io Gragefe, com participação do vigário paroquial Padre Alexandre Alves Ferreira, seminarista Lupércio Batista Martins e o coordenador da Pastoral Litúrgica Marcelino Alves Nicolau, foi escolhido o novo coordenador paroquial da Pastoral do Canto Litúrgico,

Jeferson dos Santos, da Comunidade Matriz. A reun ião, que antecedeu o ensaio para as celebrações, foi realizada no dia 16 de setembro, no Centro Comunitário São Benedito. Jeferson substitui Fabiana Aparecida Gaspar, da Comunidade São José Operário.

Escolhido novo coordenadorda Pastoral do Canto Litúrgico

Câmeras e Micro-Câmeras de TV / Centrais de Alarme Nacional e Importada / Cercas EletrificadasCentrais Telefônicas / Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro / Automação de Portas e Portões e Industrial

INSTELECOMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMONITORAMENTO 24h C/ ATENDIMENTO DE VIATURAS

4O EvangelizadorO Evangelizador N o t í c i a s

Page 5: O Evangelizador 165 - Outubro 2012
Page 6: O Evangelizador 165 - Outubro 2012
Page 7: O Evangelizador 165 - Outubro 2012

Tel.: (11) 4029.5009 - Fax: (11) 4028.0835Rua Benjamin Constant, 294 - SALTO - SP

Desenvolvimento de Peças Especiais,Usinagem de precisão p/ ManutençãoIndustrialCORTI

Indústria Mecânica Ltda

7O EvangelizadorO Evangelizador N o t í c i a s

O Movimento de Schoenstatt convida para a Celebração Eucarística com a coroação da Mãe Rainha no dia 27 de outubro, às 18h, no Centro Esportivo “João Luiz Guarda”, conhecido como “Buracão”, no Jardim Bandeirantes.

A cerimônia tem como tema “De Santuário a Santuário. Missionários da Aliança” e como lema: “Coroamos como Rainha da Missão, e de Nosso Santuário Coração”.

Coroação da Mãe Peregrina noCentro Esportivo João Guarda

Na missa das 18h30 do dia 23 de setembro, a comunidade paroquial de São Benedito recebeu as réplicas da Cruz Missionária e do Ícone de Nossa Senhora que peregrinam por diversas Paróquias da Diocese de Jundiaí em preparação à Jornada Mundial da Juventude que ocorrerá no próximo ano no Rio de Janeiro. As réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) fo ram receb idas pe los integrantes do COMIJU - Conselho Missionário da Juventude - e pelo seminarista Lupércio Batista Martins. O pároco Padre Marcílio Gragefe agradeceu pela oportunidade de receber esses símbolos e pela participação do COMIJU e dos jovens das Comunidades N e o c a t e c u m e n a i s n a preparação para a JMJ.

Logo após a Missa a equipe do COMIJU, sob a coordenação de Diego Carriel se dirigiu em carreata até o Hospital Nossa Senhora do Monte Serrat, administrado pelos camil ianos, onde juntamente com enfermos, acompanhantes, profissionais da saúde e o responsável pela Diaconia Hospitalar Diácono Eldis Lúcio Beltrão, celebraram Noite de Oração na Capela do hospital. A Cruz Missionária e o Ícone de Nossa Senhora permaneceram na Matriz São Benedito até o dia 29 quando, após a Missa das 18h, com participação dos jovens da Catequese da Crisma, foram levados ao Santuário do Bom Jesus, Paróquia do Bom Jesus de Pirapora.

Matriz São Benedito recebeuas réplicas dos símbolos da JMJ

Rogério Pazini -Pascom São Benedito

Os diáconos da Região 8 de Pastoral (Salto), em reunião realizada durante o retiro de Diáconos e Esposas da Diocese de Jundiaí, de 21 a 23 de setembro, definiram a nova escala de Celebrações de Exéquias no Velório Municipal e Velórios dos cemitérios.� Segunda-feira: diácono José Carlos Pascoal – Paróquia São Benedito.Fones: 4029 1003 (residência); 4029-4707 (paróquia); 9.8512-4499 (celular).� Terça-feira: diácono Joaquim Luis Arruda – Paróquia Cristo Rei.Fones: 4028-4170 (residência); 4028-7213 (paróquia); 9.7188-0412 (celular).� Quarta-feira: diácono Milton de Almeida Trentin – Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Fones: 4028-5903 (residência); 4028-7381 (paróquia); 9.7460-8937 (celular).� Quinta-feira: diácono Edison da Silva Palagi – Paróquia São Benedito.Fones: 4602-3899 (residência); 4029-4707 (paróquia); 9.9880-9336 (celular).� Sexta-feira: diácono Eldis Lúcio Beltrão – Paróquia Nossa Senhora Aparecida.Fones: 4456-9576 (residência); 4028-7381 (paróquia).� Sábado: diácono Dimas Constant - Paróquia São Roque.Fones: 4029-2444 (residência); 4021-2119 (paróquia).� Sábado: diácono Vandelino Sampaio Monteiro - Paróquia Nossa Sra do Monte Serrat. Fones: 4028-7812 (residência); 4602-1614 (paróquia); 9.8919-8901 (celular).Aos domingos:� 1º Domingo: ministro José Domingos Zanoni 4029-3909.� 2º Domingo: ministro José Venâncio 4028-0317.� 3º Domingo: ministro José Domingos Zanoni 4029-3909.� 4º Domingo: ministro Ângelo Pedra 4021-4883 / 9.7518-8379.� 5º Domingo: diácono Eldis Lúcio Beltrão 4456-9576.

Nova escala paraCelebrações de Exéquias

Assuntos ContábeisFiscaisTrabalhistas

Lucro RealPresumidoSimples

Consultoria TributáriaSCUTIERI & SCUTIERI

escritório contábil

Rua John Kennedy, 333 - Bela Vista - Salto - [email protected]

Fone: (11) 4028-1053

Page 8: O Evangelizador 165 - Outubro 2012

Rua Palma de Ouro, 15 - Vila Progresso - Salto - SP

• Bicicletas Novas• Bicicletas Novas

• Peças • Serviço• Peças • Serviço

• Qualidade• Qualidade

• Bicicletas Novas

• Peças • Serviço

• Qualidade

MONTAMOS SUA BIKE A SEU GOSTO

R. Rui Barbosa, 473 - Salto - Tel.: 4028-7752

* F O T O S P A R A D O C U M E N T O S * E V E N T O S S O C I A I S

* F O T O S A É R E A S , I N D U S T R I A I S E D I G I T A I S .

8O EvangelizadorO Evangelizador N o t í c i a s

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

Material escolar e vários tipos de agendas 2011Venha conferir nossos preços!

ARTIGOS RELIGIOSOS: TERÇOS, BÍBLIAS, LITURGIA DAS HORAS E LITURGIA DIÁRIA

Os leitores juvenis Arthur Correia e Gabriel Aguiar, da Comunidade Santana e São Joaquim, foram invest idos na Celebração Eucarística de 22 de setembro, na Igreja da Comunidade. A Missa foi presidida pelo pároco padre Marcilio Gragefe, que paraben izou a iniciativa da Comunidade em investir na formação

litúrgica das crianças saídas da Catequese de Primeira Eucaristia. Artur e Gabriel foram preparados pela Pastoral Litúrgica, coordenada por Marcelino Nicolau (Comunidade Santo Inácio) e assessorados pela coordenadora de Liturgia da Comunidade, Cristina. Participaram da celebração os pais Vanderlei e Neusa Correa e Luiz e Luiza Aguiar.

Pequenos Leitores são investidos naComunidade Santana e São Joaquim

O coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, Padre Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida coordenou reunião com coordenadores da Pastoral do Dízimo da Região 08 de Pastoral, quarta-feira, 10 de outubro, às 20h, no Centro Comunitário Nossa

Senhora do Monte Serrat. A reunião teve por objetivo a criação da Pastoral Diocesana do Dízimo, a ser formada pelo Assessor Diocesano diácono Húdele Fabricio da Silva e um representante de cada Região Pastoral da Diocese (são 10). Padre Geraldo falou dos serviços que essa equipe diocesana poderia prestar: "Primeiro, um programa de conscientização anual sobre o Dízimo em toda a diocese, a ser realizado nas paróquias e comunidades. E quando solicitado pelo pároco, a equipe diocesana poderá prestar assessoria para a implantação da Pastoral do Dízimo", disse. Também o coordenador apresentou sugestões de datas, para 2013, que serão definidas em reunião no dia 4 de dezembro de 2012 para apresentar a Coordenação Diocesana e preparar a Assembleia Diocesana de Coordenadores da Pastoral do Dízimo, sugerida para 23 de fevereiro de 2013. Foi eleito como representante da Região 08 para a equipe diocesana da Pastoral do Dízimo Gerson Ozi, da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat. A Paróquia São Benedito foi representada pelo diácono José Carlos Pascoal, assessor da pastoral na paróquia.

Pe. Geraldo reúne coordenadores daPastoral do Dízimo

O s j o v e n s d a Catequese da Crisma da Paróquia São Benedi to, participaram de encontro com os pais e catequistas no dia 15 de setembro, com o tema: “Família: Projeto de Deus”, que foi abordado de forma divertida, mas bem reflexiva. Os catequistas fizeram uma dinâmica com os pais e utilizaram passagens bíblicas, relacionando-as aos dias atuais, para mostrar o quão importante é a família e como pais e filhos devem conviver. O evento ocorreu no Centro Comunitário São Benedito. A primeira dinâmica, com balões de ar, teve como objetivo mostrar aos pais a importância de acompanhar o crescimento de seus filhos e estar sempre com eles, cuidando com muito carinho e paciência. Durante a dinâmica foi explanado de forma bem sucinta a necessidade de conhecerem os amigos de seus filhos, bem como os lugares o n d e f r e q u e n t a m e , principalmente a consciência de que, apesar de estar sempre por perto, seus filhos, algum dia, sairão de suas casas para estudar, ou mesmo para

constituir uma família, ou seja, não estarão para sempre com seus pais. Após a dinâmica foi ex ib ido um v ídeo com pregação do Padre Léo, cujo t í t u lo e ra : “Je sus e s tá disfarçado na sua casa”. No vídeo, o padre faz uso de p a l a v r a s s i m p l e s e engraçadas, que prenderam a atenção de todos e que fizeram perceber que não é só a nossa família que tem problemas, e é po r i s so que devemos encontrar Jesus no próximo. Para f inalizar, os catequistas exibiram um vídeo que criaram com fotos antigas e atuais dos crismandos e de suas famílias, para que r e l embra s sem o s bons momentos que já passaram juntos . O encont ro fo i considerado emocionante e proveitoso! Os catequistas: Ana Carolina, Rafael Henrique e Antonio agradecem a presença de todos os pais, parabenizam pelos seus filhos maravilhosos e o s c o n v i d a m p a r a participarem mais vezes dos encontros, afinal essa parceria tem grande significado na vida dos jovens!

Maria Angélica Gonçalves � Pascom São Benedito

Grupo da Catequese daCrisma reflete a família

“Às vezes muitas pedras surgem pelo caminho, mas em casaalguém feliz te espera pra te amar“ (Tua Família – Anjos de Resgate)

Page 9: O Evangelizador 165 - Outubro 2012

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

N o t a s d a Pa s c o m 9O EvangelizadorO Evangelizador

Rir é muito bom!!!Bia Dalla Vecchia

- VIDÊNCIA: Indo a um Postinho de Saúde para averiguar sua pressão, um senhor fica espantado quando a enfermeira que o atendia dá entender que sabia que ele estava praticando exercícios diariamente e perguntou: - Você sabe disso apenas pelo meu

exame? – Não, respondeu ela. – Vi pela janela quando o senhor chegou de bicicleta.

- PARTE FINAL: A criança entrega orgulhosamente um cartão à mãe pelo do Dia das Mães e aguarda por sua opinião. Após a leitura, ela comenta que o poema está lindo e pergunta: - Foi você quem escreveu filho? E o menino responde: - Não tudo, somente a parte final: - De seu filho, Joãozinho.

Aniv

ersÁRIO

SAniv

ersÁrIO

S

01: Lázaro Palhardi – Pastoral de Apoio – Santana e São Joaquim.01: Arthur Camocardo Corrêa - Leitor Santana e São Joaquim.02: Aparecida Rossi - Pastoral da Liturgia – Santa Teresinha.04: Carlos H. Mattos - Past. Liturgia - Santana e São Joaquim.04: Luiz Eduardo Faria - Diagramador do “O Evangelizador”.

05: Vicente de Paula Leite – Pastoral do Dízimo – Divino.05: Maria Dalila A. Rizzo – Pastoral da Criança.06: Edna Beggo Manho – Pastoral da Criança.06: Francisca Aparecida D. Martino – Pastoral do Batismo – Divino.07: Cristiane Aparecida S. Quadros – Canto Litúrgico – Matriz.07: Luiz Nicoletti – Ministro da Comunhão – Santo Inácio de Loyola.07: Aparecida de Fátima Rissi – Catequese de 1ª Eucaristia – Matriz.08: Adão Luiz Bigotto - Ministro extraordinário da Comunhão - Divino.08: Antonio Tadeus Bergamo – Ministro da Palavra – Divino.09: Breno Stancati Pascoal – filho do Diácono Pascoal.09: Aluisio Longatti - Min. Extra. Comunhão - Santana e São Joaquim.10: Pamela Salvadori – Canto Litúrgico – São José Operário.10: Maria Hilda da Silva – Apostolado da Oração – Divino.10: Edson Zacharias – CEC – Divino.11: Padre Marcílio Gragefe – pároco.11: Angélica Fernandes – Canto Litúrgico – Santo Inácio.12: Edilene Torquato do Nascimento – Pastoral da Liturgia – Divino.12: Elaine Aparecida Oliveira Fidêncio – Leitora – Matriz.12: Bianca Ribeiro Aguiari – Leitora – Divino.13: Maria Helena L. Farias – Past. da Liturgia – Santo Inácio de Loyola.16: Maria Sampaio P. Gonçalves – Pastoral Matrimonial.16: Valdeci F. da Costa - Mãe Peregrina - Santo Inácio de Loyola.17: Nilson de Oliveira – Pastoral da Moradia.17: Neusa de Fátima S. V. Souza - Pastoral da Saúde - Santa Teresinha.19: Maria José J. F. V. Limas – Pastoral Social – Santo Inácio de Loyola.19: Maria Helena de Souza Moraes - Catequese de 1ª Eucaristia – Santo Inácio.20: Benedita Piron Marandini – Mãe Peregrina – Matriz.

OU

TU

BR

OO

UT

UB

RO

OU

TU

BR

O

No mês de outubro a Igreja Una e Santa convoca os cristãos para refletir sobre a MISSÃO. Ao exortar seu rebanho para tal reflexão também exorta a conhecer a vida dos santos e santas que experimentaram com a própria história o que é ser cristão de fato. Muitos deles mostraram-nos a força missionária na humildade e pequenez como Benedito, o Negro, São Francisco de Assis, Santa Teresinha e Santa Teresa de Ávila.A seguir algumas datas e eventos que vale a pena lembrar e celebrar: • 01, Santa Teresa de Lisieux (Teresinha do Menino Jesus) e início da SEMANA NACIONAL EM DEFESA DA VIDA; 02, Santos Anjos da Guarda e Dia do Repórter Fotográfico; 03, Bem Aventurados André de Sovercil, Ambrósio Francisco Ferro e Companheiros; 04, São Francisco de Assis, Dia da Ecologia, Dia das Aves e dos Animais; 05, São Benedito, o Negro e Santa Faustina; 06, São Bruno e início da Semana da Criança; 07, Nossa Senhora do Rosário, Dia do Compositor e Dia do Prefeito; 08, Dia do NASCITURO e Dia pelo Direito à Vida; 10, Dia Mundial da Saúde Mental; 11, 50º ano da Abertura do Concílio Vaticano II e Abertura do Ano da Fé 2012/2013; 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, Dia do Descobrimento da América, Dia da Criança; 14, Dia do Círio de Nossa Senhora de Nazaré; 15, Santa Teresa D' Ávila e Dia do Professor; 16, Santa Ediviges; 17, Santo Inácio de Antioquia; 18, São Lucas e Nossa Senhora Três Vezes Admirável de Schoenstatt; 21, dia das Missões e dia da Juventude Missionária e dia da Santa Infância.; Dia Nacional em Defesa da Família; 24, Santo Antonio Maria Claret, início da Semana do Desarmamento e dia das Nações Unidas; 25, Santo Frei Galvão e Dia do Dentista; 27, dia Mundial de Oração pela Paz; 28, São Judas Tadeu, dia do Funcionário Público e Dia Nacional da Juventude; 29, Dia Nacional do Livro; 30, São Lupércio e 31, Dia do Saci. • MOVIMENTO SCHOENSTATT: 21 de outubro, em Atibaia, Renovação da Aliança do Amor; 25 de outubro, às 19h30, no Centro Comunitário São Benedito, Preparação do Santuário Lar e Aliança do Amor e 27 de outubro, às 18h30, no Centro Esportivo João Luiz Guarda, Coroação da Mãe Peregrina. • GRUPO DE ORAÇÃO DIVINO ESPÍRITO SANTO: 21 de outubro, às 15h, Vigília do Grupo de Oração.COMIJU – participação no dia 21 de outubro, às 18h30, da Missa em memória da Beata Chiara Luce e no dia 28 de outubro, com os jovens da Catequese da Crisma, a partir das 9h, no Espaço Missionário Festivo São Benedito para celebração do Dia Nacional da Juventude.

20: Marta Lázara A. Roque – Pastoral da Moradia.20: Iracema Buzzo Lopes – Pastoral Matrimonial.22: Maria Cícera A. Blandino - Past. do Batismo - Santo Inácio de Loyola.24: Maria Clara Negri – Pastoral da Moradia.24: Helena Almeida da Rocha - Grupo de Oração “Divino Espírito Santo”.25: Cícero dos Reis – Pastoral da Liturgia - Santa Teresinha.25: Maria Elizabete Ferreira - Past. do Batismo - Santo Inácio de Loyola.25: Célia de Oliveira P. Côa – Pastoral da Saúde – Santa Teresinha.25: Eny Buratti Amirat – Catequese da Crisma – Divino.26: Maria Helena S. Correia – Pastoral da Saúde – Divino.27: Ângela Alves Pereira Viana – Mãe Peregrina – Divino.27: Adalto Fortunato dos Santos – Catequese de Adultos.27: Valdecil de Souza – Catequese da Crisma – Santa Ana.27: Celso Aparecido da Silva - Pastoral de Casais em 2ª União.27: Marcelo Quarcioni – Pastoral da Moradia.28: Maria Leonor da Silva – Pastoral da Saúde – Santo Inácio de Loyola.28: Mariana Pereira Viana – Pequena Acolita – Divino.29: Fernanda dos Santos – Pastoral da Liturgia – Divino.30: Maria Júlia Segato Paludeto – Pastoral da Acolhida – Matriz.

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO:02: Mario Henrique e Carlinda Damasceno – São José Operário.04: Antonio Jair e Rita de Cássia B. S. Vilela – Santana e São Joaquim.03: Benedito e Rosângela S. Tancredo Carvalho - Matriz.06: Alexandre e Suzete A. L. Bagdonavicius - Santana e São Joaquim.09: Etibio Pires e Mafalda Basso – São José Operário.10: Francisco e Wanda Micai Imene – Matriz.13: Ana Carolina e Marcos Brizola – ela, secretária paroquial.14: José Carlos e Isabel Oliveira Squarsoni - Matriz.20: Wellington e Miriam Domingues Gessoli – Santana e São Joaquim.24: Claudir Benedito e Carla Denise L. S. Ribeiro – Matriz.25: João e Josélia G. Souza Lamana – Matriz.26: Genivaldo e Selma Aparecida S. Almeida – Matriz.31: João Gonçalo e Eliane Felix Pinotti – São José Operário.

PRETENDEM CASAR NESTA PARÓQUIA DE SÃO BENEDITO:• 7 de dezembro, 20h, Matriz São Benedito:

José Willian Teodorach e Valdemira Bispo de Oliveira.• 14 de dezembro, 20h, Matriz São Benedito:

Diogo Arruda e Mirela Tatiane Augusto Arruda.• 15 de dezembro, 14h, Matriz São Benedito:

Diego Aparecido Coelho e Thaís Ferraz dos Santos Coelho.• 15 de dezembro, 15h, Matriz São Benedito:

Luiz Fernando Abbruzzini e Camila Rezende dos Santos.• 21 de dezembro, 20h, Matriz São Benedito:

Renato Soares de Oliveira e Jessica Pereira Pio de Oliveira• 22 de dezembro, 14h, Matriz São Benedito:

Valter Lopes da Costa e Vanessa Oliveira Mattozinho.• 22 de dezembro, 15h, Matriz São Benedito:

Valmir Rodrigues Pereira e Leticia Aline Alvaristo.

PROCLAMAS DE CASAMENTOS PROCLAMAS DE CASAMENTOS PROCLAMAS DE CASAMENTOS

SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO,MANIFESTE-SE DE ACORDO COM A LEI.

Page 10: O Evangelizador 165 - Outubro 2012