o evangelizador 128 - setembro 2009

8
JÁ TEM DEFINIDAS AS PROGRAMAÇÕES RELIGIOSA E FESTIVA 128•DIOCESE DE JUNDIAÍ•SALTO/SP•SETEMBRO/2009•ANO 10 O Evangelizador • 30 de setembro - quarta-feira: 1º Dia do Tríduo – Responsáveis pela Liturgia: Comunidades São José Operário e Santo Inácio de Loyola. Saída das Comunidades: 19h, com a caminhada missionária até a Matriz São Benedito, com Missa às 20h. • 1º de outubro - quinta-feira: 2º Dia do Tríduo – Responsáveis pela Liturgia: Comunidades Santa Teresinha e Divino Espírito Santo. Saída das Comunidades: 19h, com a caminhada missionária até a Matriz São Benedito, com Missa às 20h. • 2 de outubro - sexta-feira: 3º Dia do Tríduo – Responsáveis pela Liturgia: Comunidades Santa Ana e São Joaquim e Matriz. Saída das Comunidades: 19h, com a caminhada missionária até a Matriz São Benedito, com Missa às 20h. • 3 de outubro - sábado: 18h - Missa das Vésperas na Igreja Matriz São Benedito, presidida pelo Padre Edélcio Francisco. * 18h30 - Celebração da Palavra nas Comunidades São José Operário, Santa Teresinha, Santa Ana e São Joaquim, Divino Espírito Santo e Santo Inácio de Loyola. • 4 de outubro - domingo: 9h - Missa da Festa na Matriz São Benedito, presidida pelo Administrador Diocesano, Padre Joaquim Wladimir Lopes Dias, com procissão pelas ruas da Vila Nova. * 18h30 - Celebração da Palavra na Matriz São Benedito. TRADICIONAL FESTA DE SÃO BENEDITO JÁ TEM DEFINIDAS AS PROGRAMAÇÕES RELIGIOSA E FESTIVA Evento começa dia 30 deste mês, com abertura do Tríduo e prossegue até 11 de outubro Os organizadores da tradicional Festa de São Benedito já definiram as programações do evento deste ano, tanto da parte religiosa como festiva, que acontecem respectivamente na Igreja Matriz e no Espaço Missionário Festivo. A programação começa no dia 30 deste mês, quarta-feira, com a abertura do Tríduo Preparatório, prosseguindo até o dia 11 de outubro. Confira no quadro a íntegra da programação. FESTA DE SÃO BENEDITO - 2009 FESTA DE SÃO BENEDITO - 2009 • 3 de outubro – sábado: Quermesse e Show de prêmios, a partir das 19h, no Espaço Missionário Festivo. • 9 de outubro - sexta-feira: Quermesse e Show de prêmios, a partir das 19h, no Espaço Missionário Festivo. • 10 de outubro – sábado: Quermesse e Show de prêmios, a partir das 19h, no Espaço Missionário Festivo. • 11 de outubro – domingo: Show musical e quermesse a partir das 18h, no Espaço Missionário Festivo. Espaço para as crianças. Parte Festiva Parte Religiosa

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 09-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 128 - Setembro 2009

JÁ TEM DEFINIDAS AS PROGRAMAÇÕES

RELIGIOSA E FESTIVA

N º 1 2 8 • D I O C E S E D E J U N D I A Í • S A L T O / S P • S E T E M B R O / 2 0 0 9 • A N O 1 0

O Evangelizador

• 30 de setembro - quarta-feira: 1º Dia do Tríduo – Responsáveis pela Liturgia: Comunidades São José Operário e Santo Inácio de

Loyola. Saída das Comunidades: 19h, com a caminhada missionária até a Matriz São Benedito, com Missa às 20h.

• 1º de outubro - quinta-feira: 2º Dia do Tríduo – Responsáveis pela Liturgia: Comunidades Santa Teresinha e Divino Espírito Santo.

Saída das Comunidades: 19h, com a caminhada missionária até a Matriz São Benedito, com Missa às 20h.

• 2 de outubro - sexta-feira: 3º Dia do Tríduo – Responsáveis pela Liturgia: Comunidades Santa Ana e São Joaquim e Matriz. Saída

das Comunidades: 19h, com a caminhada missionária até a Matriz São Benedito, com Missa às 20h.

• 3 de outubro - sábado: 18h - Missa das Vésperas na Igreja Matriz São Benedito, presidida pelo Padre Edélcio Francisco.

* 18h30 - Celebração da Palavra nas Comunidades São José Operário, Santa Teresinha, Santa Ana e São Joaquim, Divino Espírito

Santo e Santo Inácio de Loyola.

• 4 de outubro - domingo: 9h - Missa da Festa na Matriz São Benedito, presidida pelo Administrador Diocesano, Padre Joaquim

Wladimir Lopes Dias, com procissão pelas ruas da Vila Nova.

* 18h30 - Celebração da Palavra na Matriz São Benedito.

TRADICIONAL FESTA DE

SÃO BENEDITO JÁ TEM DEFINIDAS AS PROGRAMAÇÕES

RELIGIOSA E FESTIVA

Evento começa dia 30 deste mês, com abertura do Tríduo e

prossegue até 11 de outubro

Os organizadores da tradicional Festa de São Benedito já

definiram as programações do evento deste ano, tanto da parte

religiosa como festiva, que acontecem respectivamente na Igreja

Matriz e no Espaço Missionário Festivo.

A programação começa no dia 30 deste mês, quarta-feira,

com a abertura do Tríduo Preparatório, prosseguindo até o dia 11 de

outubro. Confira no quadro a íntegra da programação.

FESTA DE SÃO BENEDITO - 2009 FESTA DE SÃO BENEDITO - 2009 FESTA DE SÃO BENEDITO - 2009

• 3 de outubro – sábado: Quermesse e Show de prêmios, a partir das 19h, no Espaço Missionário Festivo.

• 9 de outubro - sexta-feira: Quermesse e Show de prêmios, a partir das 19h, no Espaço Missionário Festivo.

• 10 de outubro – sábado: Quermesse e Show de prêmios, a partir das 19h, no Espaço Missionário Festivo.

• 11 de outubro – domingo: Show musical e quermesse a partir das 18h, no Espaço Missionário Festivo. Espaço para as crianças.

Parte Festiva

Parte Religiosa

Page 2: O Evangelizador 128 - Setembro 2009

e-mails: [email protected] / [email protected]

Diretor Responsável: Pe. Edélcio Francisco Ferreira Neto

Jornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420

Produção: Pastoral da Comunicação Social

Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha D. V. Alves / Luis Carlos

Alves / Bia D. V. Alves / Tatiane Pantaleão / Maria Angélica Gonçalves

Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 2 8D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / S E T E M B R O2 0 0 9 • A N O 1 1

E d i t o r i a l 2O Evangelizador

Linha completa de produtos de limpezae descartáveis para o brilho do seu lar!

R. Marechal Deodoro, 2711 - Jd. das Nações - Salto - SPDepósito: Rua Japão, 88 - Jd. das Nações

Tel.: 4028-5544 e 4021-3499 - Tel/Fax: 4028-5543

Tel.: 4029.5009 - Fax: 4028.0835Rua Benjamin Constant, 294 - SALTO - SP

Indústria Mecânica Ltda.

Desenvolvimento de Peças Especiais,Usinagem de precisão p/ ManutençãoIndustrialCORTI

Cantinho do Pe. Edélcio

Talvez um dos maiores problemas para uma equipe de preparação de eventos, seja no âmbito de lazer, seja no âmbito religioso, é o do medo da repetição. Há um ditado que diz: “o que é bom deve ser imitado”. Esse conceito, a meu ver, tem a ver com a bondade humana, com os gestos de amor, de solidariedade, de misericórdia, de caridade.

No caso de eventos, há sempre o risco de não agradar a todos, ou ao menos a maioria. Quem promove, organiza quer mostrar novas idéias, apresentar novidades que chamem a atenção. É isso que faz com que a maioria das paróquias crie as equipes de festas, os chamados “festeiros”, para que novas idéias sejam colocadas em prática.

No conceito de espiritualidade, nunca experimentamos a mesma coisa se estamos participando de forma livre, aberta, “de coração”. Não é outra Páscoa, mas “A” Páscoa. Não é outro Natal, mas “O” Natal. Não é a mesma Missa, mas “A” Missa. Que não seja para nós, paroquianos de São Benedito, mais uma festa do Padroeiro, mas “A” festa.

A própria renovação do Conselho Paroquial de Pastoral é um exemplo do que é citado acima: novas idéias surgiram para que o Padre Edélcio, reunido com os Diáconos, acatasse essas novas idéias e aplicasse já nesta festa de São Benedito. A junção de modelos antigos com os novos modelos é uma prova de discernimento para não se perder a beleza das festas passadas e para aproveitar idéias novas no âmbito de paróquia missionária.

A participação de todas as comunidades é essencial para colhermos os frutos dessa festa. Não se trata de festa da Comunidade Matriz, mas de festa da Paróquia São Benedito. Que possamos, mais uma vez, colher os frutos da Missão. São Benedito, rogai por nós.

MAIS UMA FESTA DO PADROEIRO: MAIS UMA?

O sofrimento é a grande escola do aprendizado humano. Contém verdade, a frase

atribuída a Hegel: “o ser humano aprende da história que não aprende nada da história, mas aprende tudo do sofrimento”. Prefiro a formulação de Santo Agostinho em suas Confissões: “o ser humano aprende do sofrimento mais muito mais do amor”.

O amor fati (o amor à realidade crua e nua) dos antigos e retomado por Freud se impõe nos dias atuais em que a humanidade se vê assolada por grave crise de sentido, subjacente à crise econômico-financeira. Devemos reaprender a amar de forma desinteressada e incondicional a Terra, todos os seres, especialmente os humanos, os que sofrem, respeitá-los em sua diferença e em suas limitações. O amor é uma força cósmica que “move o céu e as estrelas” no dizer de Dante. Só quem ama, transforma e cria.

Os grandes se reúnem, estão confusos e não sabem exatamente o que fazer. É que amam mais o dinheiro que a vida. Se amor houvesse, aprovariam o que está sendo proposto: uma “Declaração Universal do Bem Comum da Humanidade”, base para uma “Nova Ordem Global e Multilateral” contemplando toda a humanidade, a Terra incluída. Mas não. Perplexos, preferem repetir fundamentalmente, as fórmulas que não deram certo. Caberia, entretanto, perguntar: que capacidade possuem 20 governos de decidir em nome de 172? Onde estão os títulos de sua legitimidade? Apenas porque são os mais fortes?

Vivemos tempos de grandes decisões que representam rupturas instauradoras do novo. Bem notava Keines: “a grande dificuldade não estriba tanto na formulação de novas idéias mas no sacudir as velhas”. As velhas se desmoralizaram. Só nos resta confiar nas novas. Nelas está um futuro melhor.

Fonte: site – Leonardo Boff, 2009

APRENDER DO SOFRIMENTO

SALTO COMEMORA 7º ANIVERSÁRIO DA PASTORAL DE CASAIS EM 2ª UNIÃO ESTÁVELA Pastoral de Casais em 2ª União Estável da Região 8 –Salto –

completou 7 anos de caminhada, comemorando a data com Missa em Ação de Graças, celebrada no dia 30 de agosto, na Igreja São Pedro e São Paulo (Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat), presidida pelo padre José Renilton Fontes, com participação do Assessor Espiritual Regional, Diácono Vandelino Sampaio Monteiro.

A santa Missa, que também marcou o encerramento da Semana da Família, reuniu além da comunidade local, os atuais coordenadores diocesanos Carlinhos e Mariza Garcia, coordenadores de Setor Luiz e Sonia e coordenadores regionais da Pastoral, Kátia e Jairo, bem como equipistas e familiares das 5 paróquias de Salto.

Após a celebração houve confraternização, preparada pela coordenação regional, que proporcionou momentos de entretenimento a todos.

Salto conta com 60 casais atuantes na Pastoral cuja fase missionária objetiva a experiência comunitária como missão da Igreja no sentido de acolhimento e evangelização, e sua inserção nos ministérios próprios dentro da comunidade cristã.

Coordenação Regional

Page 3: O Evangelizador 128 - Setembro 2009

G r i t o d o s E xc l u í d o s 3O Evangelizador

R. Rui Barbosa, 473 - Salto - Tel.: 4028-7752

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS“SOM MAIOR”

Profª Maria de Lourdes Vicente Mezzalira

CURSOS DE: Violão Popular e Clássico, Piano, Teclado, Orgão, Guitarra, Bateria, Percussão,Saxofone, Violino, Iniciação Musical I e II (crianças à partir de 4 anos), Teoria Musical e Solfejo,

Canto Livre e Flauta Doce. NOVOS CURSOS: Cavaquinho, Contrabaixo, Musicalização infantil paracrianças de 3 a 5 anos, musicalização para bebês de 8 meses a 2 anos, Coral Infantil e de Adultos.

EMAIL: [email protected] - SITE: www.somaior.com.br

R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

* F O T O S A É R E A S , I N D U S T R I A I S E D I G I T A I S .

* F O T O S P A R A D O C U M E N T O S * E V E N T O S S O C I A I S

O Grito dos Excluídos, atividade organizada há 15 anos por várias pastorais sociais, organizações e movimentos sociais, aconteceu dia 7 de setembro em 25 estados e no Distrito Federal. Neste ano, a manifestação teve como tema "Vida em primeiro lugar: a força da transformação está na organização popular".

Em Salto o evento foi realizado pela primeira vez, tendo como local a Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat, e reuniu dezenas de militantes sociais representando o Comitê Sindical, Pastoral Fé e Política, Pastorais Sociais, Cáritas, Nação Hip Hop, Associações de Moradores, PJ (Pastoral da Juventude), Conselho Missionário da Juventude e outras organizações.

A abertura foi com uma missa presidida pelo padre Paulo André Labrosse, que comentou sobre a necessidade de olharmos melhor para as coisas que acontecem na política. Ele também elogiou o trabalho dos movimentos presentes no evento. Durante a celebração foram expostos vários cartazes com manifestos do Comitê Sindical, contra políticos corruptos e em favor da soberania, da cultura

popular e da participação do povo.

Após a Missa, nas escadarias da Igreja, a PJ realizou uma mística demons-t rando as exc lusões da sociedade. Por último, ainda na frente da igreja, e usando o carro de som do Sindicato dos Metalúrgicos, várias lideranças usaram a palavra enaltecendo o “Grito”. O Diácono José Carlos Pascoal sugeriu aos membros da organização, que o ato se repita no desfile de carnaval de 2010, onde participaria, além da ig re ja , o s membros da Assembléia Popular, denuncia-ndo as injustiças.

No período de 2001 a 2005, a Pastoral da Mãe Peregrina da Paróquia São Benedito, com apoio da Pastoral Fé e Política e Grupo “Renascer” de Terceira Idade, usou o desfile de carnaval da cidade para promover os temas das Campanhas da Fraternidade daqueles anos.O evento foi encerrado pelo Padre Pau lo André que agradeceu a presença e o empenho de todos na realização do Grito dos Excluídos de Salto.

Claudinho Nascimento – Pascom da Região 08 de Pastoral.

Nos dias 5 a 11 de agosto, a Comunidade 02 do Caminho Neocatecumenal de nossa Paróquia esteve peregrinando ao Santuário Mariano da cidade de Aparecida, no intuito de acolher a Virgem Maria como Mãe.

Além disso, a peregrinação consistiu em ir até Brasília onde reside o Núncio Apostólico, representante do Papa no Brasil, e diante dele professar a Fé num ato de adesão e comunhão ao Santo Padre o Papa.

Este acontecimento ajudou muito a comunidade, pois esta esteve unida convivendo durante 6 dias junto com o seu Pastor: Padre Edélcio.

Em todos os lugares que passaram foram muito bem acolhidos, pois Deus ia a frente desta etapa tão importante da Renovação do Batismo desta comunidade, pois agora começamos a estudar e celebrar os temas sobre a Virgem Maria: Mãe da Igreja, Nova Eva, Arca da Aliança e outros.

Bendigamos a Deus pela possibilidade deste acontecimento, que assim os irmãos e irmãs de nossa Paróquia puderam estreitar os laços de amor entre si, com o Papa e a Virgem Maria, nossa mãe

Helio e Marisa Cervezão – responsáveis pela Comunidade 2.

PEREGRINAÇÃO MARIANA

• 14 de setembro: José e Regina Célia C. Venâncio.• 22 de setembro: Antonio e Rosa Celeste Stringhi.• 25 de setembro: Ariolando e Josefina Buizzo.• 26 de setembro: Luiz e Elza Garcia Franco.

GRITO DOS EXCLUÍDOS REUNE VÁRIOS MOVIMENTOS EM SALTO

Page 4: O Evangelizador 128 - Setembro 2009

Pa s t o r a l C a t e q u é t i c a 4O Evangelizador

BÍBLIAS • ARTIGOS RELIGIOSOSLIVROS EM GERAL

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

r a e d a c“Temos grande va ied d e materi l es olar.s e t r

Preço acessíveis com d scon o. Venha conferi ”ROUPAS PARA TODA A FAMÍLIA EM

A LOJA BARATEIRA

DA CIDADE!

Rua 9 de Julho, 505 - Centro - Salto

3 PAGAMENTOSC/ CARTÃO OU CHEQUE

TEL.: 4029-4231

COMEMORADO O DIA DO CATEQUISTA NA PARÓQUIA

Padre Edélcio Francisco presidiu Missa comemorativa ao “Dia do Catequista” na Matriz São Benedito. A Celebração ocorreu no dia 28 de agosto, às 19h.

Participaram catequistas de todas as catequeses da Paróquia: Batismo, Crisma, Primeira Eucaristia, Matrimônio e Adultos. Na homilia, Padre Edélcio parabenizou a todos pela vocação assumida e exortou à perseverança no ministério. Houve uma dinâmica sobre a responsabilidade e a vocação dos catequistas, feita pelo casal Jeferson e Valdete dos Santos com a filha Ana Júlia.

Ao final da Celebração, os catequistas receberam uma lembrança da Paróquia, contendo uma mensagem.

(Colab: Cecília V. M. da Rocha – Catequese de Primeira Eucaristia)

CATEQUESE E ARTE NA COMUNIDADE DO DIVINO

O projeto “Catequese e Arte” da Comunidade Divino Espírito Santo continua se desenvolvendo, agora com as crianças que iniciaram este ano a preparação para a Primeira Eucaristia.

No dia 22 de agosto, na Celebração das 18h30, as crianças do Projeto encenaram o Evangelho de São João, capítulo 6, 60-69, com muita qualidade.

O Projeto está sendo levado também para as demais comunidades da Paróquia, através do teatro infantil e do Coral infantil. Os responsáveis são os catequistas da Catequese de Primeira Eucaristia.

Iniciamos em maio de 2009 mais uma catequese de preparação para a Primeira Eucaristia, e isso para nós é motivo de muita alegria, e também muito importante, porque somos catequistas, e o nosso trabalho é voltado pra evangelizar alem de pais, aquela a quem temos dirigido nosso trabalho com grande amor e dedicação: a criança.

Sem ela não existiria esperança ou perspectiva de um futuro melhor. Sabemos que o que não imaginamos não existe, por isso queremos com vocês, crianças, imaginar um mundo mais colorido e bem habitado por uma única família, a humanidade. Através de vocês crianças, encontraremos sempre motivação para lutar pela igualdade, direitos, justiça social.

Esperamos que vocês cultivem essa mesma pureza e sinceridade que lhes são inerentes. Assim, quando estiverem ocupando nosso lugar na sociedade e na Igreja, talvez possam resolver os problemas que surgirem de forma original, sem violência, sem guerra, mas com a criatividade e sabedoria divina para poder transformar esse sonho na realidade de um mundo melhor e mais bonito.

É bom saberem que vocês contam com o amor, dedicação e carinho de todos nós catequistas e, principalmente, de seus pais.

Agradeço muito a DEUS por fazer parte desta família que construiremos alicerçado no ESPIRITO SANTO.

Catequistas, conto com o apoio e a amizade de todos vocês sempre. Um abraço.

Delza Zotti Caleffo – Coordenadora da Pastoral Catequética.

MENSAGEM CATEQUÉTICALEITURA SILENCIOSA

A Paróquia São Benedito realizou nos dias 14, 15 e 16 de agosto o segundo encontro de preparação para o Matrimônio de 2009. Coordenado pelo casal José Carlos e Maria Sampaio Gonçalves, o Encontro recebeu 25 casais de noivos.

Apresentado de forma dinâmica, o Encontro de Preparação para o Matrimônio contém várias palestras de espiritualidade, formação, moral, vida em comum e diálogo, educação dos filhos e sexualidade humana. Há momentos de reflexão a dois e em grupos. Participaram ainda voluntários do grupo “Alcoólicos Anônimos” que deram testemunho e refletiram sobre o alcoolismo e suas conseqüências e contra o uso de drogas.

Eis a equipe que participou desse Encontro de Preparação para o Matrimônio: Padre Edélcio Francisco, Pároco; Diácono Antonio Cruchello, palestrante; Diácono Pascoal, Assessor; José Panegioti e Maria José Teodorach (Coordenadores da Pastoral Matrimonial); Genival e Selma; José Carlos e Maria (coordenadores do Encontro); Marcos e Janice; Elvis e Lilian; Claudemir e Neide; Dener e Janaína; Mauri e Iracema; Eduardo (animação) e Willian (animação).

Page 5: O Evangelizador 128 - Setembro 2009

E v e n t o s d a Pa r ó q u i a 5O Evangelizador

RuaJosé de Almeida Teixeira, 568 - Jd. Maria José - Salto - SP - CEP 13320-000Fone/Fax: (11) 4028-1564 - Celular: (11) 9944-6766 / 9944-6765

e-mail: [email protected]

Câmeras e Micro-Câmeras de TV / Centrais de Alarme Nacional e Importada / Cercas EletrificadasCentrais Telefônicas / Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro / Automação de Portas e Portões e Industrial

INSTELECOMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMONITORAMENTO 24h C/ ATENDIMENTO DE VIATURAS

Com a finalidade de promover debate, reflexão, planejamento, conhecimento, articulação e entrosamento entre os agentes de pastorais, aconteceu, no dia 25 de agosto, no Centro Comunitário da Igreja de São Benedito, em Salto, o I Fórum dê Pastorais Sociais e Organismo de Salto. O evento contou com a presença de agentes da pastoral do Menor, da Moradia, Partilha, Saúde, Ecologia, Cr iança , Fé e Po l í t i ca , Juventude, Comunicação e Carcerária, além da Cáritas e a l g u m a s C o m u n i d a d e s Eclesiais de todas as paróquias da cidade.

O Pad re Edé l c i o Francisco, Presidente da Cáritas Interparoquial de Salto e pároco da Paróquia que sediou o encontro, abriu o evento com uma oração, acolhendo a todos os presentes. Em seguida os jovens do Conselho Missionário da Paróquia São Benedito rea l i za ram um mí s t i ca ,

PROMOVEM FÓRUM

envolvendo os presentes e promovendo uma reflexão sobre a missão da pastoral social.

E m u m s e g u n d o espaço Claudinho Nascimento, Diácono José Carlos Pascoal e Célia Bergantim explicaram a d i n â m i c a d o F ó r u m e acertaram, com os agentes, a continuidade do trabalho. Um dos encaminhamentos foi promover fóruns de pastorais n a s p a r ó q u i a s e n a s comunidades, e também a realização de um segundo encontro, na cidade, dia 10 de novembro no mesmo local.

Por último, Padre Paulo André, da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, enalteceu o trabalho dos agentes de pastorais, quanto a sua importância e relevância na sociedade. Ele encerrou o evento com uma benção a todos os participantes.

(Claudinho Nascimento – Assembléia Popular de Salto)

FESTA DE SANTA TERESINHA

20ª FESTA DE SANTA TEREZINHAA Igreja de Santa

Terezinha comemora neste mês a vigésima festa da Padroeira. A Comunidade teve início em meados de 1986, através do trabalho de evangelização das Irmãs Ludiwina e Margarida, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Mãe Dolorosa.A pr imei ra Fes ta fo i realizada em setembro de

1989, quando também foi formado o primeiro Conselho da comunidade. Para comemorar essa data será realizada novena nas casas do dia 10 ao dia 22 de setembro, com Celebrações da Palavra.

O tríduo preparatório terá a seguinte programação:• 23 de setembro, 19h30: Missa, com participação da Comunidade Matriz;• 24 de setembro, 19h30: Missa, com participação da Comunidade Santo Inácio de Loyola;• 25 de setembro, 19h30: Missa, com participação da Comunidade Divino Espírito Santo.Para encerrar a grandiosa festa, no dia 26, sábado, às 18h30, será celebrada Missa Solene presidida pelo pároco Padre Edélcio Francisco, com procissão pelas principais ruas do bairro. A Igreja de Santa Terezinha fica na Rua Francisco de Arruda Teixeira, Jardim Santa Terezinha (antigo Loteamento do Tino).

A Estância Turística de Salto e a Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat celebraram a festa da Padroeira com celebrações solenes na Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat.

As celebrações tiveram início no dia 04 de setembro com missa presidida pelo Padre Alcindo Castilho, que colabora semanalmente na Paróquia e se encerraram com a procissão realizada no dia 12 de setembro. A mesma foi adiada por causa das fortes chuvas que caíram sobre a cidade no dia 08, dia da festa.

Entre os destaques, a Celebração do “Grito dos Excluídos” no dia 07 de

setembro, às 09h, seguida de manifestação nas escadarias da Igreja. No mesmo dia, às 19h, a Missa pela Pátria foi presidida por Dom Joaquim Justino Carreira, Bispo Auxiliar de São Paulo. Padre Joaquim Wladimir Lopes Dias, Administrador Diocesano de Jundiaí, presidiu a Missa da Festa na manhã de 08 de setembro.

A “Festa do Salto”, promovida pela Prefeitura Municipal, foi realizada no Estádio da Associação Atlética Saltense.

CIDADE E PARÓQUIA CELEBRARAM A PADROEIRA

PASTORAIS SOCIAIS DE SALTO

Page 6: O Evangelizador 128 - Setembro 2009

N a E s c o l a d a F é 6O EvangelizadorNA ESCOLA DA FÉ

A BÍBLIA

Rir é muito bom!!!by Bia Dalla Vechia

CIRURGIÕES DENTISTASDra. Susana M. V. S. Barbosa

Dr. Sérgio A. BarbosaO D O N T O P E D I A T R I A

O R T O D O N T I A

R u a I t a p i r ú , 3 8 3 - C e n t r o - S a l t o - Te l . : ( 1 1 ) 4 0 2 8 - 0 1 0 5

TROCA DE LUGAR: - O rapaz estava sozinho dentro de um ônibus. Num certo instante, o ônibus entra numa rua, fazendo com que ele fique do lado do sol. O trocador sugere: Por que você não troca de lugar? O Rapaz responde: Com quem?

DISPUTA: - Ouviu-se um homem dizendo a um amigo:- Estou metido numa grande disputa de custódia. Minha mulher não me quer mais e minha mãe não me aceita de volta.

PUXA SACO: O tremendo puxa-saco diz ao patrão:- O senhor sabia que só adoro duas pessoas no mundo?- Claro, com certeza sua esposa e seu filho...- Errou. A primeira pessoa é o senhor!- Obrigado! E quem é a segunda?- Quem o senhor indicar!

O ensinamento dos primeiros teólogos da Igreja, denominados “Santos Padres”, testemunha a presença vivificante dessa tradição, cujas riquezas se transfundem na praxe e na vida da Igreja. Por ela, torna-se conhecido à Igreja o

Cânon completo dos livros sagrados; e as próprias Sagradas escrituras são nela cada vez mais profundamente compreendidas e se fazem sem cessar operantes; e dessa forma, o Deus que outrora falou mantém um permanente diálogo com a Igreja (DV, 173).

Assim, a comunicação que o Pai fez de si mesmo pelo seu Verbo no espírito Santo permanece presente e atuante na Igreja que, ao longo da história, faz ecoar a voz viva do Evangelho, e leva os fiéis à verdade toda e faz habitar neles abundantemente a palavra de Jesus Cristo (cf. DV, 8).

Fonte: Curso de Evangelização Católica – Diocese de Jundiaí

A SAGRADA TRADIÇÃO (2)

Quatro casais, preparados na Catequese de Adultos da Paróquia São Benedito, receberam o Sacramento do Matrimônio em Celebração Comunitária na Igreja da Comunidade Santana e São Joaquim, no Parque Glória, no dia 05 de setembro.

Muitos familiares e amigos, além de filhos e pais dos noivos lotaram a bela Igreja dedicada aos avós de Jesus. Diácono Pascoal, assessor das Catequeses da Paróquia, assistiu os matrimônios.

Receberam-se em matrimônio: Carlos José Polo e Tatiane Aparecida de Campos Lara Polo; Paulo Henrique de Souza e Andréia Elaine de Camargo de Souza; Thiago Rafael de Almeida e Andreza Pereira da Silva; Marcelo dos Santos e Maria Evanir Nascimento dos Santos.

A solene celebração foi preparada pelas catequistas da Catequese de Adultos, Selma Ferraz e Cleide Cocato, com auxílio dos coordenadores da Pastoral Matrimonial José Panegioti Teodorach e Maria José Teodorach (Zizi). A animação musical ficou por conta dos salmistas da Comunidade Santana e São Joaquim: Sonia, Lucia, Claudio, Eduardo e Marcos.

CELEBRAÇÃO COMUNITÁRIA DE CASAMENTOS

NA COMUNIDADE SANTANA E SÃO JOAQUIM

Jovem você é mais do que pensa ser. Às vezes você pode se mostrar tímido, desanimado. Até meio preguiçoso.

Mesmo diante de um compromisso firmado, parece que tem medo de levantar a mão e dizer: Eu estou aqui!

Jovem, a vida é gostosa diante dos prazeres que ela proporciona. Mas que prazeres são esses? Qual o encanto? Qual o segredo

para te fazer feliz?Existem pessoas que querem te conhecer.

Não apenas na presença física, mas no sentimento, naquilo que você tem a dizer, mas não fala. Por isso queremos te conhecer. Mas

quem somos nós, os que querem te conhecer? Somos também jovens. Jovens em dificuldades, que querem um pouco de carinho,

compreensão e amizade sincera.Somos nós, seus pais, que muitas vezes não te entendemos. Somos sua família, que muitas vezes lhe julgamos mal, por achar que são

estranhos. Somos nós, sua comunidade, que muitas vezes perguntamos: onde estão os jovens?

Precisamos de vocês. Precisamos de sua energia, precisamos de sua alegria, de sua criatividade, de sua Fé.

Mas jovem, como buscar o seu sentimento? Como tocar o seu coração? Como te abraçar? Mostre-nos. Não seja egoísta. Não guarde a felicidade apenas para você, mas nos façam felizes

também. Pois nós te amamos, e queremos que vocês também nos amem. Como Jesus ama a todos nós. Amém.

André Pantaleão - COMIJU – Paróquia São Benedito

JOVEM, VOCÊ É MAIS

Page 7: O Evangelizador 128 - Setembro 2009

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

N o t a s d a Pa s c o me D í z i m o 7O Evangelizador

Mensagem da Pastoral do DízimoCoordenação Paroquial da Pastoral do Dízimo

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTONOVO TELEFONE - Fone: 11 4028-9640

Médodo De Ensino Interativo - Horários

Flexíveis.

O Curso É Individual Sem Formação De

Turmas

Venha Conferir Nossos Pacotes Promocionais!

SUA REDE DE LIGAÇÃO COM A CPFL

REDE fácil CPFL

www.saltoluz.com.br

Setembro, mês da Bíblia. Um convite oportuno por parte da Igreja a fim de que voltemos a ter mais intimidade com Deus através de Sua Palavra. Vamos voltar nosso olhar para este importante instrumento de salvação e orientação. Não a deixe esquecida em um canto qualquer da casa. Volte a dialogar com Deus procurando ler um pequeno trecho, diariamente. Você voltará a viver, pois seus olhos se abrirão, seus ouvidos ficarão mais sensibilizados e sua boca proclamará a vitória do Senhor!

• ENSAIO DO CANTO LITÚRGICO: Neste mês de setembro os agentes do Canto Litúrgico terão ensaio para o Tempo Comum, na Igreja de Santa Terezinha, dia 20, às 14h.

• DIA DO NASCITURO: Como trabalhamos em defesa da vida, é bom lembrar que no dia 08 de outubro celebramos o DIA DO NASCITURO. Rezemos por eles!

• ENCONTRO DE CASAIS EM 2ª UNIÃO: Será realizado no dia 25 de outubro, domingo, das 07h às 16h, no Centro Comunitário São Benedito. As inscrições poderão ser feitas nas Secretarias das Paróquias da cidade ou entrar em contato com os coordenadores regionais da Pastoral Kátia e Jairo, pelo telefone (11) 4021 5710. No encontro os casais conhecem a dinâmica da Pastoral que completou 7 anos de existência em Salto, e são convidados a fazer uma caminhada na Igreja, vivenciando uma experiência comunitária através dos grupos.

Com a sua presença em nosso meio, Jesus, nosso Senhor, tem insistentemente ensinado valores fundamentais como o amor, a partilha, o perdão, a compaixão, o anúncio, a vivência e a experiência pessoal e comunitária da Palavra de Deus, a paz a justiça e tantos outros valores que fazem do mundo um lugar melhor para viver.

Esses valores são “Dons gratuitos” e não foram endereçados a um grupo particular de pessoas, mas a toda a sociedade humana cuja célula fundamental é a família. É nessa célula fundamental que se desenvolve, ou pelo menos deveria desenvolver-se o amor como primeira dinâmica estruturante da pessoa humana. É nela que deveria acontecer as primeiras experiências de comunhão, é nela que deveriam acontecer as primeiras experiências de amor mútuo e partilha.

Infelizmente essa não é a realidade em todas as famílias e é por isso que a missão evangelizadora da Igreja faz todo o sentido. Análogo a esse núcleo fundamental que também chamamos com toda a propriedade de Igreja Doméstica está todo o trabalho eclesiástico do homem para o serviço do Reino de Deus. As atividades se misturam. Mais do que isso se fortalecem.

Como cristãos queremos famílias cada vez mais unidas, mas essa unidade é construída no seio familiar e também no convívio comunitário e celebrativo. Um alavanca o outro. Famílias fortalecidas geram comunidades fortalecidas. Comunidades fortalecidas fortalecem ainda mais as famílias. Nessa dinâmica estão inseridas as pastorais sociais, entre elas a Pastoral do Dízimo, e por que não dizer: Família Dizimista. É dessa família que nós convidamos você a participar. Não como mero contribuinte, mas como alguém que participa ativamente da construção de um mundo melhor. Como alguém que participa ativamente de um projeto divino que fala de amor e comunhão.

Edison Silva Palagi - Coodernador Paroquial

A FAMÍLIA DIZIMISTA

No domingo, 31 de agosto, a Paróquia São Benedito acolheu Anderson Willian do Nascimento, seus pais, padrinhos e familiares, além dos catequizandos da Catequese de Adultos, para a Celebração do Batismo do jovem.

Anderson é um dos adultos que se preparam para receber os sacramentos da Iniciação Cristã na Catequese de Adultos da Paróquia São Benedito e foi batizado pelo Padre Edélcio, que inclusive fez a consagração do jovem, seus pais e padrinhos, à Mãe Maria, após concluir o rito do Batismo.

Ao jovem, desejamos que permaneça firme na fé que recebeu da Igreja Católica e a seus pais, padrinhos e familiares, que juntos nos ajudem a divulgar as maravilhas de Jesus na sua Igreja.

Maria Angélica Gonçalves – Pascom São Benedito

"ANDERSON: MAIS UM IRMÃO EM CRISTO!”

Os jovens que se preparam para receber o sacramento da Crisma tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a figura de Maria na igreja.

O tema foi ministrado pelos catequistas Anderson, Rafael e Ana Carolina aproveitando a data em que se comemora a sua Assunção ao Céu, e falaram sobre o significado de Mãe e de Maria na vida deles e do grupo, dividido entre meninos e meninas.

Por meio de músicas Marianas, todos tiveram a oportunidade de se aprofundar de forma dinâmica e prática no assunto, atingindo assim o objetivo proposto pelos catequistas.

(Maria Angélica Gonçalves – Pascom)

QUEM É MARIA???

Page 8: O Evangelizador 128 - Setembro 2009

Aniv

ersa

ria

ntes

A n i v e r s á r i o s 8O Evangelizador

AGOSTO:• 24: Letícia Aparecida Estabile Ferreira – Pequena Acolita – Divino. SETEMBRO:• 01: Eliane Félix Pinotti – Ostiária – São José Operário.• 01: Marlene Medeiros F. Souza – Pastoral da Acolhida – Divino.• 02: Francisco Crucelle – Apostolado da Oração – Matriz.• 02: Maria Aparecida V. Lima - Grupo de Oração “Divino”.• 02: Ediane A. C. Fernandes – Pastoral do Batismo – Divino.• 03: Maria José S. Perón – Ministra da Comunhão – Santo Inácio.• 04: Padre José Renilton Fontes – Vigário Paroquial.• 07: Sueli Aparecida Maldanis – Catequese de 1ª Eucaristia – Santa Ana.• 07: Felipe F. Pereira – Diagramador do “O Evangelizador” – Gráfica Salto• 08: Mafalda Basso – Leitora – São José Operário.• 11: Elizângela Aparecida Assalin – Leitora – Matriz.• 12: Aparecida Beviglieri – Pastoral da Liturgia – Matriz.• 12: Edna Maria Mano Zanuni – Pastoral da Moradia.• 12: Maria Aparecida B. Elias – Canto Litúrgico – Santo Inácio.• 12: Anésia Antunes dos Santos – Pastoral da Saúde – Santa Teresinha.• 13: Raimundo Rodrigues Moreira – Pastoral da Saúde – Divino.• 13: Geraldo José Ferreira – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.• 13: Escolástica Araújo Pascoetto – Pastoral da Saúde – Matriz.• 14: Marizete Aparecida L. Milhassi – Catequese de 1ª Eucaristia – Matriz.•14: Maria das Graças G. Cequini – Pastoral da Saúde – São José Operário.• 15: Beatriz (Bia) Dalla Vecchia Alves – Pascom.• 16: Ana Maria do Nascimento – Santa Teresinha.

• 18: Maria da Penha S. das Dores – Pastoral da Saúde – Santo Inácio.• 18: Maria Francisca Ferreira – Apostolado da Oração – Divino.• 20: Maria Helena Spaziani Dias – Pastoral do Dízimo – Matriz.• 21: Terezinha de Jesus Freire – Pastoral da Liturgia – Santa Teresinha.• 22: Ana Lúcia R. Cruz – Pastoral da Liturgia – Divino. • 22: Rosana Aparecida S. Danieli -Catequese de 1ªEucaristia - Santo Inácio.• 23: Adriano Jesus da Rocha – Canto Litúrgico – São José Operário.• 23: Marilene S. G. Kiel – Pastoral do Batismo – Matriz.• 24: Edison da Silva Palagi – Ministro da Palavra – São José Operário.• 24: Jucilaine Fernanda Godoy – Pastoral do Dízimo – Divino.• 25: Cristina Garcia P. Celestino - Canto Litúrgico – São José Operário.• 25: Deise Lúcio Cardoso - Grupo de Oração “Divino”.• 25: José Carlos Elias – Ministro da Palavra – Santo Inácio.• 25: Milton Roberto Cordeiro - Pastoral de Casais em Segunda União.• 26: Karina Lopes – Leitora – Divino.• 26: Neuza Aparecida O. L. Kurozawa – Mãe Peregrina – Matriz.• 26: Antonio Alves Guedes - Pastoral de Casais em Segunda União.• 28: Sueli Aparecida C. Magno – Pastoral da Criança – Santo Inácio.• 29: Leonor Capelo dos Santos - Catequese de 1ªEucaristia - São José

Operário.• 29: Landi Pinho S. Ferreira – Pastoral da Moradia.• 29: Maritza Guilger – Pastoral do Dízimo – Matriz.• 30: Elenice Mora – Canto Litúrgico – São José Operário.• 30: Isabel Alves da Silva – Pastoral da Liturgia – Divino.•30: Ercília G. de Almeida – Pastoral da Saúde – Santa Ana.

DESTAQUE DESTAQUE pastoralnossa

do MÊS!do MÊS!

É paroquiano de São Benedito desde 1973. Nesse tempo exerceu as funções de Ministro extraordinário da Comunhão Eucarística, agente da Pastoral do Dízimo, Catequese do Batismo, fez parte da Equipe Piloto da Pastoral de Casais em Segunda União, e da Catequese Matrimonial.

Em 1981 iniciou na Comunidade do Caminho Neo-catecumenal da Paróquia, onde atua até o momento. É catequista e Primeiro responsável em Salto, acompanhando também as Comunidades Neo-catecumenais da Paróquia São Roque.

O destaque pastoral do mês é José Leopoldino.É O DESTAQUE PASTORAL DO MÊS.

O COMIJU – Conselho Missionário da Juventude da Paróquia

São Benedito promove o 1º Festival de Músicas Missionárias. Tem por

objetivo a integração das pastorais da Paróquia e promover a

descoberta de novos talentos entre compositores e cantores de músicas

religiosas católicas e missionárias, para o hinário do Canto Litúrgico da

paróquia.

O Festival é aberto somente para paroquianos de São

Benedito e as inscrições, que se iniciaram em 10 de setembro, vão até

10 de outubro. As fichas de inscrição, bem como o regulamento estão à

disposição na Secretaria Paroquial e com os integrantes da

coordenação do COMIJU nas Comunidades: Irmã Lia e Wellington

Capossi, na Comunidade Divino Espírito Santo; André Pantaleão, na

Comunidade Santa Teresinha; Juliana Palagi, na Comunidade São

José Operário; Letícia Camargo, na Comunidade Santo Inácio de

Loyola e Rosana dos Reis, na comunidade Matriz.

O Festival Missionário será realizado no Salão de Festas da

Comunidade São José Operário, Jardim Maria José, nos dias 23,

sexta-feira (eliminatórias) e 24 de outubro, sábado (eliminatória e

final), a partir das 19h.

No dia 25 de outubro, domingo, contando com a presença de

Tiago Scalco, coordenador estadual da Juventude Missionária,

juntamente com o COMIPA – Conselho Missionário Paroquial será

realizada a 2ª Jornada Missionária da Juventude, cumprindo o

seguinte roteiro: 08h: Café da manhã no salão da Comunidade São

José Operário, oferecido pelas comunidade São José Operário e Santa

Teresinha; 09h: Celebração e envio na Igreja de São José Operário;

após a Celebração, caminhada até a Comunidade Sant'Ana e São

Joaquim, onde haverá dinâmica missionária; Caminhada até a

Comunidade do Divino, onde haverá dinâmica missionária juntamente

com a Comunidade Santo Inácio de Loyola; Caminhada até a Matriz

São Benedito, onde haverá dinâmica de encerramento com acolhida e

bênção do Parco Padre Edélcio.

Pretendem se casar na Paróquia São Benedito:• 16 de outubro, 20h, Matriz São Benedito: Vladimir Rosa de Moraes e Silvia C. Chedias.• 17 de outubro, 15h, Matriz São Benedito: Celso Inácio dos Santos e Diane F. Fávero.• 17 de outubro, 16h, Igreja de Santana e São Joaquim: Eduardo A. Pereira e Eugênia de Deus S. Nunes.• 23 de outubro, 20h, Matriz São Benedito: Francisco A. da Hora e Maria de Lourdes B. da Hora.• 30 de outubro, 20h, Matriz São Benedito: Ricardo Lima e Suzel Aparecida Espírito Santo.Se alguém souber de algum impedimento, manifeste-se na forma da Lei.

Se alguém souber de algum impedimento, manifeste-se na forma da Lei.