o evangelizador 144 - janeiro 2011

8

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 10-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 144 - Janeiro 2011
Page 2: O Evangelizador 144 - Janeiro 2011

e-mails: [email protected] / [email protected]

Diretor Responsável: Pe. Edélcio Francisco Ferreira Neto

Jornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420

Produção: Pastoral da Comunicação Social

Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha D. V. Alves /

Bia D. V. Alves / Maria Angélica Gonçalves / Claudimara Torres

Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 4 4D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / J A N E I R O2 0 1 1 • A N O 1 2

E d i t o r i a l / C a n t i n h o d o Pa d r e 2O Evangelizador

Cantinho do Pe. EdélcioANO NOVO, VIDA NOVA

Eu vos dou graças, ó Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo poderoso, porque, sem mérito algum de minha parte, m a s s o m e n t e p e l a condescendência de vossa misericórdia, vos dignastes saciar-me, a mim pecador, vosso indigno servo, com o sagrado Corpo e o precioso Sangue do vosso filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

E peço que esta santa comunhão não me seja motivo de castigo, mas salutar garantia de perdão. Seja para mim armadura da fé, escudo de boa vontade e libertação dos meus vícios. Extinga em mim a concupiscência e os maus desejos, aumente a caridade e a paciência, a

AÇÃO DE GRAÇASDEPOIS DA MISSA

O que marca o final de um ano é o desejo de vida nova no ano que se inicia. Os propósi tos, as promessas marcam a fala das pessoas. Mas podemos fazer um balanço: o que cumprimos das promessas feitas no início de 2010?

Podemos refletir o Salmo 115 (116): “Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo o que Ele me tem dado?” (v. 3). O salmis ta deixa c laro seu propósito: “Cumprirei os meus votos para com o Senhor, na presença de todo o meu povo” (v. 5.9). A presença do fiel na comunidade e, mais que isso, a sua participação, é que mostra o propósito de “cumprir os votos para com o Senhor”. Com o salmista poderemos dizer de coração livre: “Oferecer-vos-ei um sacr i f í c io de louvor, invocando o nome do Senhor” (v. 8).

O Mestre nos alerta: “A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe, que envie operários para sua messe” (Mt 9, 37-38). Diz a canção: “São muitos os convidados, quase ninguém tem tempo”. “Tempo é questão de opção”, dizia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, primeiro Bispo de Jundiaí, cujo processo de beatificação está bem adiantado. Que façamos a opção pelas coisas de Deus em favor do nosso ministério nas comunidades e na paróquia, na opção preferencial pelos pobres.

M u i t o s s ã o o s propósitos e as propostas da Paróquia São Benedito e das Comunidades que a compõe para 2011. Mais que tudo, precisará da participação dos

P r e s b í t e r o s , D i á c o n o s Permanentes, religiosa, leigos e leigas para que se consiga fruto. As novidades provocam muitas vezes, discussão e questionamento. Enquanto permanecemos na margem, por omissão ou rotina, não crescemos.

Então, o propósito da Igreja é nos levar a abraçar a causa do Reino, ir ao encontro dos menos favorecidos, sermos a u t ê n t i c o s “d i s c í p u l o s missionários de Jesus Cristo”, conforme nos exor ta o Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. A Missão da Igreja começa no Templo, mas acontece no Tempo. Espalha-se por todos os lugares onde a Palavra deve ser anunciada. O Discípulo Missionário de Jesus Cristo não vê obstáculos, confia na plenitude da graça do Espírito Santo.

Q u e e m 2 0 1 1 possamos estar em plena sintonia e harmonia com a Igreja, deixando de lado as querelas e fofocas pessoais ou comunitárias e nos coloquemos verdadeiramente a serviço do Reino de Deus.

Maria Mãe de Jesus, a “Estrela da Evangelização”, a “primeira catequista”, exemplo de Diaconia, estará sempre intercedendo por seus filhos, que somos todos nós. São Benedito, São José Operário, Santa Teresinha do Menino Jesus, Santa Ana e São Joaquim, Santo Inácio de Loyola, rogai por nós. Divino Espírito Santo, iluminai-nos.

Primeiro site de compra coletiva de sua cidade!Acesse e confira descontos incríveis

em produtos de sua cidade!Cadastre-se e concorra a brindes!

“Acreditando no poder da compra coletiva todos podem pagar menos”

www.uniaofazacompra.com

ROUPAS PARA TODA A FAMÍLIA EM

A LOJA BARATEIRA

DA CIDADE!

Rua 9 de Julho, 505 - Centro - Salto

3 PAGAMENTOSC/ CARTÃO OU CHEQUE

TEL.: 4029-4231

humildade e a obediência, e todas as virtudes.

D e f e n d a - m e eficazmente contra as ciladas dos inimigos, tanto visíveis como invisíveis. Pacifique inteiramente todas as minhas p a i x õ e s , u n i n d o - m e firmemente a vós, Deus uno e verdadeiro, feliz consumação de meu destino.

E peço que vos digneis conduzir-me a mim pecador àquele inefável convívio em que vós, com vosso Filho e o espírito Santo, sois para os vossos santos a luz verdadeira, a plena saciedade e a eterna alegria, a ventura completa e a felicidade perfeita.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Oração de Santo Tomás de Aquino

PROCLAMAS DECASAMENTOS

Pretendem casar nesta Paróquia:

• Dia 05 de fevereiro, 14h – Matriz São Benedito:

ATILA FABIANO DE CARVALHO e GABRIELA DE CASTRO.

• Dia 11 de fevereiro, 20h – Matriz São Benedito:

ADRIANO RODRIGUES DA SILVA e MARIA LUCIA LIBERALESSO

AGNOLINI.

• Dia 12 de fevereiro, 15h – Matriz São Benedito:

MARCELO DE OLIVEIRA SIMÃO e VILMA DE OLIVEIRA SILVA.

Dia 19 de fevereiro, 15h – Matriz São Benedito:

RAPHAEL DOUGLAS CORDEIRO e ANDRESSA BIANCA DE

CARVALHO.

Se alguém souber de algum impedimento, manifeste-se na

forma da lei.

Page 3: O Evangelizador 144 - Janeiro 2011

A r t i g o d o M ê s 3O Evangelizador

ARTIGO DO MÊS:DIA DE REPOUSO E SANTIDADE

Antonia I. A. Leopoldino - Caminho Neocatecumenal - Com 1

A existência do homem é alternadamente preocupação e tranqüilidade, trabalho e repouso. Parece que para se v iver plenamente os contrários devem existir. Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu (Eclo 3, 1-8).

O verdadeiro repouso, o descanso que tanto desejamos, não é a cessação do trabalho, mas sim a tranquilidade de ver sua atividade com satisfação, como o Senhor após completar a criação: “E viu que tudo era bom.” E d e s c a n s o u d e s u a o b r a completada.

Mas olhando ao nosso redor, o que vemos? Uma ânsia constante pelos feriados (é a

Padre José Luiz Nascibem, Vigário da Paróquia São Roque e coordenador do Conselho Regional da Ação Evangelizadora da Região 08 de Pastoral - Salto apresentou o calendário das celebrações na Capela do Monumento da Padroeira em 2011.

A Paróquia São Benedito foi a responsável pela Liturgia da primeira Celebração do ano, dia 08 de janeiro, as 10h, em Missa presidida pelo Padre José Renilton Fontes, da Paróquia Nª Sra. Aparecida.

Eis a programação completa:1) 08 de Janeiro, sábado, 10h: responsabilidade Litúrgica da Paróquia São Benedito.2) 05 de fevereiro, sábado, 10h: responsabilidade Litúrgica da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.3) 05 de março, sábado, 10h: responsabilidade Litúrgica da Paróquia São Roque.4) 02 de abril, sábado, 10h: responsabilidade Litúrgica da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat.5) 07 de maio, sábado, 10h: responsabilidade Litúrgica da Paróquia Cristo Rei.

primeira coisa que olhamos no calendário do ano novo) por um final de semana prolongado, pelas férias, uma necessidade urgente de ficar longe do trabalho, da escola, da família, de querer um tempo só para nós mesmos, para não pensar em n a d a , p a r a n ã o t e r responsabilidades, nem horário para nada, dormir bastante, enfim, “fazer o que quiser”, “ter tempo livre”.

E preenchemos este “ t e m p o l i v r e ” c o m c h u r r a s q u i n h o s , confraternizações de colegas de trabalho, de parentes e amigos, viagens à praia etc, mas que muitas vezes aquilo que parece

ser um tempo bom, de descanso, é ocasião de bebedeiras, brigas de família, infidelidades e prostituições, e, às vezes, até morte. E os cristãos, os filhos de Deus, a que são chamados neste tempo de férias, de repouso de descanso?

A bendizer a Deus, olhar em torno de si e “ver que tudo é bom”; seu casamento, seus filhos, seus pais (mesmo com as suas desavenças), o trabalho (que mesmo difícil, sustenta a sua família), a saúde (nem sempre muito boa), mas foi a sua história, foi o que Deus lhe concedeu viver durante o ano.

A aproveitar ver em tudo a obra de Deus na criação,

seja em um local de praia, de campo, de outra cidade, enquanto você viaja e vê uma bela paisagem; ver as pessoas que você encontrar, como dom de Deus para este tempo de descanso que Ele está lhe proporcionando.

A conviver mais com a família, visitar parentes e amigos, ler mais, rezar mais (de Deus não se tira férias).

O cristão vê em tudo e em qualquer situação o amor de Deus presente na sua vida, por isso se alegra, está feliz e em paz com o que E le lhe dá, e ass im experimenta um pouco o que é “o repouso de Deus”, antecipando o verdadeiro repouso que só experimentamos no céu.

COORDENADOR APRESENTA DATAS PARA ASCELEBRAÇÕES NO MONUMENTO DA PADROEIRA

6) 04 de junho, sábado, 10h: responsabilidade Litúrgica da Paróquia São Benedito.7) 02 de julho, sábado, 10h: responsabilidade Litúrgica da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.8) 06 de agosto, sábado, 10h: responsabilidade Litúrgica da Paróquia São Roque.9) 03 de setembro, sábado, 10h: responsabilidade Litúrgica da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat.10) 01 de outubro, sábado, 10h: responsabilidade Litúrgica da Paróquia Cristo Rei.11) 05 de novembro, sábado, 10h: responsabilidade Litúrgica da Paróquia São Benedito.12) 03 de dezembro, sábado, 10h: responsabilidade Litúrgica da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Observações: é possível mudança de data em setembro devido a Festa de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade. Também é possível mudança em dezembro, para o dia 08, Festa da Imaculada Conceição, como ocorreu em 2010.

R. Rui Barbosa, 473 - Salto - Tel.: 4028-7752

* F O T O S A É R E A S , I N D U S T R I A I S E D I G I T A I S .

* F O T O S P A R A D O C U M E N T O S * E V E N T O S S O C I A I S

CIRURGIÕES DENTISTASDra. Susana M. V. S. Barbosa

Dr. Sérgio A. BarbosaO D O N T O P E D I A T R I A

O R T O D O N T I A

R u a I t a p i r ú , 3 8 3 - C e n t r o - S a l t o - Te l . : ( 1 1 ) 4 0 2 8 - 0 1 0 5

Page 4: O Evangelizador 144 - Janeiro 2011

N o t í c i a s 4O Evangelizador

Primeiramente é importante destacar que a Pastoral do dízimo é catequética e administrativa. Catequética, por apresenta r a missão de evangelizar e de conscientizar sobre a solidariedade através da Palavra de Deus. Administrativa, por compreender a importância de uma boa gestão para que os recursos sejam destinados à missão maior da Igreja: a de anunciar a Boa Nova.

A Pastoral, então, contribui com o Conselho Econômico e com o Pároco na gestão paroquial. Cada pastoral desenvolve um trabalho específico na Paróquia. Por exemplo: a catequese trabalha com crianças (Batismo, Primeira Eucaristia); com adolescentes (Crisma); jovens (Crisma, Matrimônio); adultos (todos os sacramentos). Há Pastorais Sociais, grupos que trabalham com a juventude, a Pastoral Litúrgica, e assim por diante. A Pastoral do Dízimo trabalha para o bem comum de todas as pastorais. Para que possam melhor evangelizar e catequizar. Para que o Espaço Sagrado (Templo, Igreja) propicie um encontro profundo entre os fiéis e Deus. Para que nada venha a faltar aos sacerdotes.

Assim, a Pastoral do Dízimo é uma benção para a Paróquia. Apoiar, incentivar e participar dessa pastoral é ajudar a vencer os enormes desafios que a missão evangelizadora enfrenta na atualidade. Há falta de agentes para a Pastoral do Dízimo em todas as comunidades, principalmente na Matriz. Aceite o desafio e venha trabalhar conosco. Informações na Secretaria Paroquial ou com o Diácono Pascoal.

FALANDO SOBRE APASTORAL DO DÍZIMOQual o papel da Pastoral do Dízimo na Paróquia?

Foi coroado de pleno

êxito mais uma campanha do

Natal Sem Fome, promovida

pela Cáritas Interparoquial e

Comitê Sindical de Salto,

quando foram arrecadadas

a p r o x i m a d a m e n t e 1 8

toneladas de alimentos. As

doações favoreceram cerca

700 FAMÍLIAS RECEBERAM ALIMENTOSDA CAMPANHA DO NATAL SEM FOME

de 700 famílias carentes

assistidas pelas Pastorais

Sociais das cinco Paróquias de

Salto.

Os organizadores

agradecem a todos os

doadores e aos voluntários das

Paróquias pelo trabalho de

arrecadação.

O Caminho Neocatecumenal não será suspenso no Japão dentro de cinco anos, como havia anunciado a Conferência Episcopal do país, mas buscará uma solução negociada para possíveis mal-entendidos. Esta é a principal conclusão da reunião realizada em 13 de dezembro passado, entre o Papa Bento XVI, uma representação de vários bispos japoneses, incluindo o presidente da Conferência Episcopal, Dom Leo Ikenaga, e alguns líderes de dicastérios da Cúria Romana, como o secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone.

Esta decisão foi recentemente enviada por escrito, pela Secretaria de Estado, aos iniciadores do Caminho Neocatecumenal, Kiko Argüello, Carmen Hernández e Mario Pezzi, segundo informou hoje a ZENIT Álvaro de Juana, delegado de comunicação desta realidade eclesial na Espanha.

O encontro entre o Papa e os representantes do episcopado japonês foi realizado para discutir alguns aspectos sobre o Caminho Neocatecumenal no país. A causa disso foi a decisão, declarada publicamente no início do Advento por bispos japoneses, de que esta realidade eclesial suspenderia suas atividades no país no prazo de cinco anos.

Conforme explicou a De Juana, "a Santa Sé tomou uma série de decisões. A primeira delas indica que a suspensão do Caminho Neocatecumenal no Japão em cinco anos, como alegado pela Conferência Episcopal do país, não é admissível". Por outro lado, disse, "o diálogo entre os bispos do Japão e o Caminho Neocatecumenal deverá ser retomado logo que possível, com a ajuda de um delegado competente, que tenha amor pelo Caminho e respeito pelos problemas dos bispos".

Por fim, devem dar, se for necessário, instruções específicas para o Caminho, para cada uma das suas próprias dioceses, evitando pronunciamentos da Conferência Episcopal", explicou De Juana. "A Santa Sé lembra ainda que a Secretaria de Estado será a responsável pelas instruções necessárias e abordará, em contato Congregação para a Evangelização dos Povos, as questões relativas à presença do Caminho nesse país", disse o porta-voz do movimento.

Esta decisão marca um importante ponto de referência para a questão suscitada pela recusa dos bispos japoneses ao Caminho Neocatecumenal, uma realidade eclesial pós-conciliar surgida na Espanha por meio do pintor Kiko Argüello, e que hoje está presente em mais de 5 mil paróquias dos cinco continentes.

CAMINHO NEOCATECUMENAL NÃO SERÁ SUSPENSO NO JAPÃOMADRI, sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 (ZENIT.org)

RuaJosé de Almeida Teixeira, 568 - Jd. Maria José - Salto - SP - CEP 13320-000Fone/Fax: (11) 4028-1564 - Celular: (11) 9944-6766 / 9944-6765

e-mail: [email protected]

Câmeras e Micro-Câmeras de TV / Centrais de Alarme Nacional e Importada / Cercas EletrificadasCentrais Telefônicas / Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro / Automação de Portas e Portões e Industrial

INSTELECOMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMONITORAMENTO 24h C/ ATENDIMENTO DE VIATURAS

Page 5: O Evangelizador 144 - Janeiro 2011

S u b s í d i o s L i t ú r g i c o s 5O Evangelizador

Padre Edélcio Francisco investiu um grupo de Pequenos Acólitos no dia 12 de dezembro. O evento ocorreu na Missa celebrada às 9h na Igreja do Divino.

Oito crianças estarão servindo na Comunidade do Divino: Andrei Henrique dos Santos Leite, Alessandra Cristina de Souza, Érica Andressa Silva dos Santos, Iranna Nascimento Borin, Maria Eduarda Gonçalez dos Santos, Gisele Boiane da

INVESTIDO GRUPO DEPEQUENOS ACOLITOS

A festa do batismo

de Jesus fecha o ciclo

litúrgico do Natal. Jesus foi

batizado aos 30 anos por

João Batista, o profeta que

anunciava a conversão dos

pecados, e dizia: “Depois

de mim vem outro mais

poderoso do que eu, ante o

qual não sou digno de me

prostrar, para desatar-lhe a

correia do calçado. Eu vos

batizei com água; ele,

porém, vos batizará no

Espírito Santo.” (Mc 1,7-8).

Jesus vai até João

para ser batizado e João

fala: “eu que preciso ser

batizado por ti e tu vens a

mim” (Mt 3,14). E Jesus

responde: “por enquanto

deixa que se cumpra o que

é justo (id. 14). E João

concordou porque era

preciso que fosse cumprida

toda justiça. Após seu

batismo, Jesus sai da água.

O céu se abriu e o Espírito

Santo desceu sobre Jesus

em forma visível, como

pomba. E do céu ouve-se

uma voz como se fosse um

trovão: “Este é o Meu Filho

muito amado, no qual sinto

toda a alegria” (Mt 3, 17).

Ao ser batizado

Jesus recebe a plenitude do

Espírito Santo e agora está

pronto para iniciar a sua

missão diante dos homens

trazendo a salvação e

cumprindo a vontade de

Deus. Antes viveu com os

seus familiares aprendendo

e vendo as maravilhas de

Deus e outras vezes ouvindo

as lamentações do povo por

cau sa da s i n j u s t i ç a s

romanas e que era preciso

mostrar que nada estava

perdido. Ele sendo o Filho de

Deus vivo estava junto deles

para ensinar e trazer a

justiça, o perdão e o amor.

Jesus cumpre tudo que foi

anunciado pelos profetas:

evangelizar os pobres,

proclamar a liberdade, aos

cegos a recuperação da

vista, restituir a liberdade

aos oprimidos e anunciar a

Graça do Senhor.

Jesus assume a

missão e a leva até o fim de

suas forças físicas, e na

prova máxima de amor aos

homens realizando a obra

que o Pai lhe confiou, por

fim, na cruz, entrega o

espírito.

* Marcelino Alves Nicolau

* Coordenador da Pastoral Litúrgica

O Clero Diocesano de Jundiaí se reuniu em confraternização no dia 14 de novembro, no espaço “Quinta das Fontainhas”, Bairro Medeiros de Jundiaí. O Bispo Diocesano Dom Vicente Costa acolheu a todos com muita simpatia. Apesar da forte chuva, compareceram muitos padres, diáconos e seminaristas, que tornaram o ambiente muito alegre. Foi servido saboroso churrasco, além de feijoada e saladas.

Antes do almoço, Dom Vicente convidou a todos para a oração e para prestar homenagens aos aniversariantes do mês, tanto de data natalícia como de ordenação. O bate-papo descontraído foi a tônica da confraternização. Alguns até se arriscaram à uma “pelada” de futebol, apesar da chuva. Através dos seminaristas, o Bispo fez entrega de presente e cartão de Natal a todos os padres, diáconos e seminaristas, inclusive aos ausentes.

CONFRATERNIZAÇÃODO CLERO EM JUNDIAÍ

Hora, Patrícia Alves de Carvalho e Guilherme Almeida. Também foi investido o garoto Ladislau da Silva Aires para a Comunidade Santana e São Joaquim.

As crianças foram preparadas pelo Ministro extraordinário da Palavra Antonio Tadeus Bergamo e pela c a t e q u i s t a F r a n c i s c a N a s c i m e n t o , a m b o s d a Comunidade Divino Espírito Santo.

Tel.: (11) 4029.5009 - Fax: (11) 4028.0835Rua Benjamin Constant, 294 - SALTO - SP

Desenvolvimento de Peças Especiais,Usinagem de precisão p/ ManutençãoIndustrialCORTI

Indústria Mecânica Ltda

SUBSÍDIOS LITÚRGICOSBATISMO DO SENHOR

Page 6: O Evangelizador 144 - Janeiro 2011

N o t í c i a s 6O Evangelizador

Em ato solene realizado na Cúria Diocesana, na manhã de 9 de dezembro, o Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, acompanhado dos padres que compõem o Conselho Presbiteral, apresentou o novo Brasão da Diocese de Jundiaí aos colaboradores da Cúria, agentes de pastorais diocesanas e à Imprensa. O novo Brasão, conforme explicou Dom Vicente, é “um sinal de pertença da Igreja Particular de Jundiaí. A partir desta data, a Diocese passa a ser identificada pelo novo Brasão, em documentos

oficiais, publicações e outras representações gráficas”.A cerimônia de lançamento foi conduzida pelo chancelar do

bispado, padre Milton Rogério Vicente que, na abertura, leu o decreto de sua promulgação. Em seguida, deu-se o ato de descerramento da placa pelo Bispo Diocesano, por padre Joaquim Wladimir Lopes Dias, vigário geral; e por Maria Laura Pinheiro Dias, representando os colaboradores da Cúria Diocesana. Na sequência, padre Paulo Toni Júnior, vigário judicial, fez a explicação do significado dos elementos que compõem o novo símbolo da Diocese. O ato solene terminou com a leitura da ata de lançamento do Brasão e assinatura por todos os presentes.

O novo Brasão foi desenvolvido por Giuseppe Quattrociocchi, Graphic and Heraldic Designer (uma empresa especializada em heráldica, localizada em Roma, Itália) e traz um escudo tripartido que, através de seus símbolos, faz menção à Igreja Particular de Jundiaí: a cidade sé, os 11 municípios, a padroeira.

CONHECENDO O NOVO BRASÃOO escudo é heraldicamente descrito assim: semipartido

truncado. No primeiro campo, em azul, onze estrelas em prata; no segundo campo, em azul, o peixe (Jundiá) nadando sobre duas faixas onduladas diminuídas, tudo em prata; Um filete de ouro atravessando sobre a partição superior; no terceiro campo, em vermelho, o lírio de ouro. O escudo, sobreposto a uma Cruz grega com haste de ouro, e a um báculo também esse de ouro, é selado por uma mitra simples de prata.

O PEIXE tem dois significados:1) O Jundiá, peixe do qual deriva o nome da cidade de Jundiaí;2) As primeiras comunidades cristãs, para identificar a própria religião, utilizavam o peixe; a palavra “peixe”, em grego antigo, se diz “ichthýs”. As letras dessa palavra formam um acrônimo síntese da doutrina cristã: (Iesoùs Christòs Theoù Yiòs Sotèr), isto é, “Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador” ou “Jesus Cristo Salvador, Filho de

Do site da Diocese de Jundiaí - www.dj.org.br

DIOCESE DE JUNDIAI TEM NOVO BRASÃODeus”. Além disso, o peixe, sendo um animal que vive sob a água sem se afogar, simbolizava o Cristo, que pode entrar na morte permanecendo vivo.

As ONZE ESTRELAS. A estrela simboliza a aspiração a coisas superiores ou a ações sublimes. No brasão, as estrelas simbolizam as onze cidades que compõem a Diocese de Jundiaí. O Peixe e as estrelas são de prata. A prata é o metal que se usa na heráldica para indicar amizade, justiça, pureza, equidade. O azul usado como fundo para o peixe quer representar a água, fonte de vida e, usado como fundo para as estrelas quer representar o céu.

A FLOR-DE-LIS ou lírio é uma figura heráldica e, frequentemente, é considerada símbolo mariano. No nosso brasão, assume um significado muito preciso: “Nossa Senhora do Desterro”, Padroeira da Diocese. Além disso, a flor-de-lis é colocada ao centro do brasão, como se indicasse Maria como coração da Diocese. A flor-de-lis é de ouro. O ouro, na heráldica, é o metal mais nobre. Os principais significados desse nobre metal são estes: força, fé, riqueza e comando.

A partir desta data a Diocese de Jundiaí passa a se identificar pelo novo Brasão.

A Diretoria da Cáritas Interparoquial de Salto realizou a última reunião do ano no dia 14 de dezembro na Sala “Santa Clara” do Centro Comunitário São Benedito. Participaram coordenadores regionais das Pastorais Sociais.

Após a leitura da Ata foi feita avaliação do trabalho da Cáritas e das Pastorais Sociais nas Paróquias da Região 08 de Pastoral. Em seguida, os participantes da reunião fizeram uma confraternização. Os coordenadores das Pastorais Sociais e a Diretoria da Cáritas, através do informativo “O Evangelizador”, desejam a todos os agentes e voluntários Feliz 2011, com muita paz e saúde. “Que continuemos o trabalho em 2011, unidos pela mesma causa, em benefício dos pobres e necessitados.”

CÁRITAS FEZ REUNIÃO DEAVALIAÇÃO E CONFRATERNIZAÇÃO

Claudimara Torres – Pascom São Benedito

ÓCULOS - JÓIAS - RELÓGIOS

Rua 9 de Julho, 198 - Centro - CEP 13320-000 - Salto/SPFone: (11) 4029-1046

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS“SOM MAIOR”

Profª Maria de Lourdes Vicente Mezzalira

CURSOS DE: Violão Popular e Clássico, Piano, Teclado, Orgão, Guitarra, Bateria, Percussão,Saxofone, Violino, Iniciação Musical I e II (crianças à partir de 4 anos), Teoria Musical e Solfejo,

Canto Livre e Flauta Doce. NOVOS CURSOS: Cavaquinho, Contrabaixo, Musicalização infantil paracrianças de 3 a 5 anos, musicalização para bebês de 8 meses a 2 anos, Coral Infantil e de Adultos.

EMAIL: [email protected] - SITE: www.somaior.com.br

R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

Material escolar e vários tipos de agendas 2011Venha conferir nossos preços!

ARTIGOS RELIGIOSOS: TERÇOS, BÍBLIAS, LITURGIA DAS HORAS E LITURGIA DIÁRIA

Page 7: O Evangelizador 144 - Janeiro 2011

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

N o t a s d a Pa s c o m 7O Evangelizador

NA ESCOLA DA FÉ A BÍBLIA E OS SACRAMENTOS DA IGREJA - 3º: PENITÊNCIA

Curso de Evangelização Católica – Diocese de Jundiaí

Iniciamos um novo ano, a maioria das pessoas ainda

estão em ritmo de férias, porém para a fé não se dá férias, não é

mesmo? Em janeiro celebramos: dia 01, Santa Maria Mãe de

Deus; dia 02, Epifania do Senhor; dia 06, Santos Reis Magos; dia

17, Santo Antão; 20, São Sebastião; 21, Santa Inês; 24, São

Francisco de Sales (padroeiro dos comunicadores); 25, Paulo de

Tarso (Conversão de São Paulo); dia 26, São Timóteo e São Tito e

dia 31, São João Bosco.

• CATEQUESE PARA ADULTOS: Está aberta a

inscrição para a Catequese Sacramental de Adultos. Aqueles que

pretendem receber os sacramentos da iniciação cristã, inclusive o

sacramento do Matrimônio, deverão fazer a inscrição na

Secretaria Paroquial. Início da catequese: 13 de fevereiro, 08h, no

Centro Comunitário São Benedito.

• COMIJU: No dia 22 de janeiro o COMIJU (Conselho

Missionário da Juventude) realizará uma Celebração de

Adoração, na Igreja do Divino Espírito Santo.

• MISSA DA BÊNÇÃO: Continuará se realizando

sempre na última sexta feira de cada mês, a MISSA DA

BÊNÇÃO. Neste mês de janeiro será no dia 28, às 15h;

• APRESENTAÇÃO DO SENHOR e BÊNÇÃO DA

GARGANTA; No dia 02 de fevereiro haverá a Celebração de

Apresentação do Senhor, as 19h, na Matriz de São Benedito, com

a bênção das velas. E no dia 03 celebramos São Brás. Haverá

bênção da garganta na celebração das 19h, na Matriz e nas

Comunidades.

• FORMAÇÃO DE CRIANÇAS: No dia 12 de fevereiro,

às 14h., na Sala Santa Clara, a Pastoral da Liturgia estará

promovendo a formação de crianças para trabalharem na liturgia

das celebrações.

• CANTO LITÚRGICO: Terá ensaio no dia 13 de

fevereiro, na Sala D. Gabriel, às 14h.

O sacramento da Penitência é o

sacramento da conversão, da

confissão, do perdão, da

reconciliação. O poder de

perdoar os pecados é confiado

por Jesus aos Apóstolos, aos bispos seus

sucessores e aos presbíteros seus colaboradores, os

quais se tornam instrumentos da misericórdia e da justiça de

Deus.

Jesus, da mesma forma que foi enviado pelo Pai,

também os enviou: “Aqueles a quem perdoardes os pecados,

ser-lhes-ão perdoados, e aqueles a quem o retiverdes, ser-lhes-

ão retidos” (Jo 20,23). Os Apóstolos não obtiveram o poder de

perdoar os pecados em virtude de sua santidade, mas como

dom especial do Espírito Santo. Ora, recusar a confessar com os

padres argumentando que eles também são pecadores é o

mesmo que não procurar a cura nem remédio em médicos

porque eles também adoecem.

A vida nova na graça, recebida no Batismo, não

suprime a fraqueza da natureza humana nem a inclinação ao

pecado. Cristo institui esse sacramento para a conversão dos

batizados que Dele se afastaram pelo pecado. Assim, a

remissão outorgada por Deus passa pelos ministros da Igreja

porque eles são representantes da comunidade eclesial e agem

“in persona Christi Capitis” (na pessoa de Cristo Cabeça) e do

próprio Deus.

Entretanto, para obter o remédio salutar do sacramento

da penitência, o fiel deve estar de tal modo disposto que,

repudiando os pecados cometidos e tendo o propósito de se

emendar, se converta a Deus (CDC, 987-991). A Igreja

relembra a necessidade de confessar todos os pecados graves e

veniais (CalC, 1455-1458).

• GUERRA: Na Itália um homem foi procurar um padre e confessou:- Perdoe-me, padre – disse. – Durante a segunda guerra mundial, escondi um refugiado em meu sótão. – Bem –

disse o padre, – isso não é pecado. – Mas o caso – confessou o homem – é que o fiz pagar aluguel. – Isso não foi muito bonito – disse o padre -, mas você se arriscou. – Ah, obrigado, padre – disse o homem – Mas tenho mais uma pergunta. – O que é? – Acha que devo contar-lhe que faz muito tempo que a guerra terminou?

• LONGA PROCURA: Um menino pediu ao pai para ajudá-lo a encontrar o mínimo denominador comum num problema de seu dever de casa. “Ainda não encontraram isso?” perguntou o pai. “Já estavam procurando quando eu era menino.

Rir é muito bom!!!by Bia Dalla Vechia

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTONOVO TELEFONE - Fone: 11 4028-9640

A E E E GA Ã COM C FSU R D D LI Ç O A P L

R DEE fác li CPFL

www.saltoluz.com.br

Page 8: O Evangelizador 144 - Janeiro 2011