o evangelizador 126 - julho 2009

8
FESTA JULINA NO ESPAÇO MISSIONÁRIO 126•DIOCESE DE JUNDIAÍ•SALTO/SP•JULHO/2009•ANO 10 O Evangelizador No período de 10 a 12 de julho foi realizada a Festa Julina da Comunidade Matriz, no Espaço Missionário Festivo São Benedito. A presença de público superou as expectativas. Além da quermesse, com os tradicionais petiscos e bebidas, foram realizados “show de prêmios” nos dias 10 e 11. No domingo foram realizados “shows musicais” com alunos da Escola de Artes Musicais “Som Maior” e a dupla “Duda e Gabriel”. No sorteio pela Loteria Federal do Carnê da Amizade, ganhou o prêmio Maria Salete Dalla Vecchia Zacharias, da Comunidade Divino Espírito Santo. O prêmio maior do Carnê foi sorteado no dia 11, no Espaço Missionário Festivo, sendo ganhador do prêmio de R$ 15.000,00 o colaborador Carlos Alberto Andrade, da Comunidade Matriz. Nossos agradecimentos a todos os colaboradores e os parabéns aos vencedores. Um grupo de paroquianos da Paróquia São Benedito liderado pelo Diácono Antonio Cruchello, representou a Paróquia na Romaria Diocesana à Catedral da Sé em São Paulo, dentro da programação do Ano Paulino. A Missa Solene foi presidida por Dom Joaquim Justino Carreira, Bispo Auxiliar de São Paulo, conhecido por todos por ter PAROQUIANOS NA ROMARIA PAULINA FESTA JULINA NO ESPAÇO MISSIONÁRIO feito parte do Clero Diocesano de Jundiaí. A seu lado esteve Padre Joaquim Wladimir Lopes Dias, Administrador Diocesano. Concelebraram também muitos presbíteros das paróquias da Diocese, da Celebração que contou com centenas de fiéis leigos, seminaristas, religiosos, religiosas e Diáconos. (Fotos: Edison Palagi) Fotos: Bia A ves - Pascom l

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 24-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 126 - Julho 2009

FESTA JULINA NO ESPAÇO MISSIONÁRIO

N º 1 2 6 • D I O C E S E D E J U N D I A Í • S A L T O / S P • J U L H O / 2 0 0 9 • A N O 1 0

O Evangelizador

No período de 10 a 12 de julho foi realizada a Festa Julina da Comunidade Matriz, no Espaço Missionário Festivo São Benedito. A presença de público superou as expectativas. Além da quermesse, com os tradicionais petiscos e bebidas, foram realizados “show de prêmios” nos dias 10 e 11. No domingo foram realizados “shows musicais” com alunos da Escola de Artes Musicais “Som Maior” e a dupla “Duda e Gabriel”.

No sorteio pela Loteria Federal do Carnê da Amizade, ganhou o prêmio Maria Salete Dalla Vecchia Zacharias, da Comunidade Divino Espírito Santo. O prêmio maior do Carnê foi sorteado no dia 11, no Espaço

Missionário Festivo, sendo ganhador do prêmio de R$ 15.000,00 o colaborador Carlos Alberto Andrade, da Comunidade Matriz. Nossos agradecimentos a todos os colaboradores e os parabéns aos vencedores.

Um grupo de paroquianos da Paróquia São Benedito liderado pelo Diácono Antonio Cruchello, representou a Paróquia na Romaria Diocesana à Catedral da Sé em São Paulo, dentro da programação do Ano Paulino.

A Missa Solene foi presidida por Dom Joaquim Justino Carreira, Bispo Auxiliar de São Paulo, conhecido por todos por ter

PAROQUIANOS NA ROMARIA PAULINA

FESTA JULINA NO ESPAÇO MISSIONÁRIO

feito parte do Clero Diocesano de Jundiaí. A seu lado esteve Padre Joaquim Wladimir Lopes Dias, Administrador Diocesano.

Concelebraram também muitos presbíteros das paróquias da Diocese, da Celebração que contou com centenas de fiéis leigos, seminaristas, religiosos, religiosas e Diáconos.(Fotos: Edison Palagi)

Fotos: Bia A ves - Pascoml

Page 2: O Evangelizador 126 - Julho 2009

e-mails: [email protected] / [email protected]

Diretor Responsável: Pe. Edélcio Francisco Ferreira Neto

Jornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420

Produção: Pastoral da Comunicação Social - Coordenadora: Fabiana Franco

Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Anderson R. Gessoli /

Cidinha D. V. Alves / Luis Carlos Alves e Bia D. V. Alves / Tatiane Pantaleão / Tereza Cruz

Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 2 6D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / J U L H O2 0 0 9 • A N O 1 1

E d i t o r i a l 2O Evangelizador

Aeroportos, executivos, transportede funcionários e alunos.Conforto, segurança e qualidadeem micro-ônibus e vans.

Endereço: R. Rodrigues Alves, 515Centro - Salto/SPFone: 4028.0831Celular: 9989.5200e-mail: [email protected]

Médodo De Ensino Interativo - Horários

Flexíveis.

O Curso É Individual Sem Formação De

Turmas

Venha Conferir Nossos Pacotes Promocionais!

A comunidade paroquial de São Benedito está de parabéns, pois nestes dois últimos anos - 2007-Carnê da Amizade I; 2008-Carnê da Amizade II - assumiu o desafio e o compromisso de juntos, o colegiado e os Conselhos Econômicos das Comunidades da Paróquia, de construirmos a segunda ala do nosso Espaço Festivo e agora também Missionário, pois muitos encontros de cunho catequético-celebrativo foram ali realizados. O Carnê da Amizade foi uma proposta positiva à comunidade paroquial, uma vez que foram apresentados projetos de melhoria na Matriz de São Benedito, assim como no Espaço Missionário Festivo, a condição de acomodação se tornou visível. As melhorias continuarão, pois terminamos esta campanha com o saldo financeiro alcançado e chegaremos a cumprir quase todas as propostas feitas no lançamento do mesmo. A participação dos colaboradores foi ótima, pois tivemos respostas positivas de todos os coordenadores de pastorais, comunidades neo-catecumenais e das pessoas de boa vontade que adquiriram o Carnê da Amizade. Enfim, em nome de todos, eu agradeço a Deus ter proporcionado tanta adesão as nossas propostas. Reitero a todos que se interessarem pelo balanço financeiro dos dois carnês, é só procurarem o expediente paroquial, para estar cientes das entradas e saídas do mesmo. Fico muito satisfeito com a participação de todos. Que São Benedito continue intercedendo por nós todos, e que a prioridade paroquial seja sempre o anúncio da misericórdia de Jesus Cristo o Filho de Deus Vivo a cada pessoa que passarem por nós.

Padre Edélcio Francisco

“MUITO OBRIGADO PELA VOSSA PARTICIPAÇÃO”

Na Celebração das 18h30 no dia 5 de julho, Padre Edélcio Francisco investiu como Ministra extraordinária da Comunhão Eucarística e da Palavra a Irmã Maria das Graças Pereira de Oliveira (Irmã Lia), da Congregação das Irmãs Franciscanas da Mãe Dolorosa.

Irmã Lia participou da criação do Conselho Missionário da Juventude e é catequista de Crisma da Comunidade Matriz. Estará, à partir dessa data, na escala paroquial para presidir Celebrações da Palavra nas Comunidades.

IRMÃ LIA É MINISTRA DA PALAVRA

ENCONTRO DO CANTO LITÚRGICO TEVE PALESTRA DE RELACIONAMENTO

GRUPO DE JOVENS SE REÚNE AOS SÁBADOS NA “SÃO JOSÉ OPERÁRIO”

Promovido pela Pastoral Litúrgica, foi realizado Encontro de agentes do Canto Litúrgico no dia 12 de julho no Centro Comunitário São Benedito. O técnico em treinamento Carlos Speroni ministrou palestra e dinâmicas sobre relacionamento e motivação para o exercício do ministério pastoral na Paróquia.

O Encontro foi coordenado pelo assessor Edison Palagi e Marcelino Nicolau, coordenador da Pastoral Litúrgica. Participaram salmistas de todas as comunidades da Paróquia.

O Conselho Missionário da Juventude – COMIJU da Paróquia São Benedito organizou grupos de jovens em quatro comunidades: Santo Inácio de Loyola, Divino Espírito Santo, Santa Terezinha e Santo Inácio.

O Grupo de Jovens Missionários da Comunidade São José Operário tem reunião aos sábados, 18h, no Salão da Comunidade. É coordenado por Juliana Palagi.

Foto: Edison Palagi

Page 3: O Evangelizador 126 - Julho 2009

R i t o d e i n i c i a ç ã o C r i s t ã 3O Evangelizador

CIRURGIÕES DENTISTASDra. Susana M. V. S. Barbosa

Dr. Sérgio A. BarbosaO D O N T O P E D I A T R I A

O R T O D O N T I A

R u a I t a p i r ú , 3 8 3 - C e n t r o - S a l t o - Te l . : ( 1 1 ) 4 0 2 8 - 0 1 0 5

A Catequese Sacramental para Adultos da Paróquia São Benedito entra agora na reta final, com as catequeses específicas dos Sacramentos. No dia 05 de julho, a catequese sobre o Batismo foi ministrada por José Juvenal Lima, Coordenador Paroquial da Catequese do Batismo. Alem da Catequese, Juvenal respondeu perguntas feitas pelos catequizandos.

Após a Catequese, todos se dirigiram para a Matriz São Benedito onde, antes de iniciar a Missa, houve o Rito de Iniciação Cristã para Adultos com o catecúmeno Anderson Willian Nascimento. Padre Edélcio Francisco ministrou o rito de acolhida, com a participação dos pais, Sidnei Assis e Sueli Aparecida Nascimento, e dos padrinhos Oscar Sampaio e Maria Rosa dos Santos. Todo o grupo de catequizandos participou do Rito.No domingo, dia 19 de julho, prossegue o Rito de Iniciação.

RITO DE INICIAÇÃO CRISTÃ COM ADULTO NA MATRIZ

PADRE EDÉLCIO PRESIDIU “CELEBRAÇÃO TEMÁTICA”

O Conselho Paroquial da Catequese para a Primeira Eucaristia realizou Celebração Temática dos primeiros meses de catequese no dia 12 de julho, às 15h, na Matriz São Benedito. A Celebração foi presidida pelo Padre Edélcio Francisco, com o tema “Jesus me chama pelo nome”. Catequistas, crianças e pais de todas as Comunidades participaram da Celebração que teve como destaque a encenação do Evangelho do Bom Pastor, feita pelas crianças do Projeto “Catequese e Arte” da Comunidade Divino Espírito Santo. Padre Edélcio manifestou toda sua alegria e seu desejo que esse projeto seja estendido a todas as comunidades.

Catequistas de todas as Paróquias da Região 08 de Pastoral, além de alunos da Escola de Teologia para Leigos e candidatos ao Diaconado Permanente participaram da Semana Catequética-Teológica, promovida pelo Núcleo Teológico “Santo Tomás de Aquino” e Pastoral Catequética de Salto.O importante evento de formação foi realizado no período de 07 a 10 de julho no Centro Comunitário “Nossa Senhora do Monte Serrat”.

Assessoraram o evento: Prof. Padre Gilvan Leite de Araújo, de São Paulo, com o tema “A Palavra de Deus na vida e na Missão da Igreja”, e Prof. Diácono Transitório Leandro Megeto, da Diocese de Jundiaí com o tema “Catequese e Discipulado -Dimensão Litúrgica da Catequese”.

SEMANA CATEQUÉTICA

TEOLÓGICA

Padrinhos e madrinhas participam de Catequese para a Crisma.

A Catequese de Adultos recebeu os padrinhos e madrinhas dos

adultos que estão sendo preparados para o Sacramento da Crisma, no último dia 12. A

Catequese foi ministrada por Tereza Franco Cruz, que falou sobre a Missão dos Apóstolos

(Mc 6, 7-13). “Com o Sacramento, somos convidados e capacitados para a Missão de

Evangelizar. Com os sete dons do Espírito Santo, somos impulsionados para o serviço do

Reino”, disse. Os catequizandos partilharam o porquê da escolha dos padrinhos, e estes

também partilharam a alegria de colaborar com o crescimento na fé dos seus afilhados.

(Tereza Cruz - Pascom)

Foto: Edson Zacharias

Page 4: O Evangelizador 126 - Julho 2009

FESTA DA COMUNIDADE SANTA ANA E SÃO JOAQUIM

Pr o g r a m a ç õ e s d e F e s t a s 4O Evangelizador

BÍBLIAS • ARTIGOS RELIGIOSOSLIVROS EM GERAL

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

r a e d a c“Temos grande va ied d e materi l es olar.s e t r

Preço acessíveis com d scon o. Venha conferi ”ROUPAS PARA TODA A FAMÍLIA EM

A LOJA BARATEIRA

DA CIDADE!

Rua 9 de Julho, 505 - Centro - Salto

3 PAGAMENTOSC/ CARTÃO OU CHEQUE

TEL.: 4029-4231

Linha completa de produtos de limpezae descartáveis para o brilho do seu lar!

R. Marechal Deodoro, 2711 - Jd. das Nações - Salto - SPDepósito: Rua Japão, 88 - Jd. das Nações

Tel.: 4028-5544 e 4021-3499 - Tel/Fax: 4028-5543

Pretendem se casar na Paróquia São Benedito:Bruno Rafael Soares Diniz e Ana Cláudia Nascimento Soares

Dia 28 de agosto de 2009, 20h – Matriz São Benedito.Se alguém souber de algum impedimento, manifeste-se na forma da Lei.

PROCLAMAS DE CASAMENTO

A Comunidade do Jardim Santo Inácio se prepara para a grandiosa festa do Padroeiro, com programação religiosa já definida pelos Conselhos “Econômico” e Pastoral, juntamente com o assessor Diácono Pascoal, e aprovada pelo Pároco Padre Edélcio Francisco.

Eis a programação:• 29 de julho, quarta-feira, 19h: concentração em frente à casa de Rubens e Maria de Lourdes L. Cordeiro, Rua Castel Gandolff, 376. Em seguida, CAMINHADA MISSIONÁRIA até a Igreja de Santo Inácio de Loyola onde será celebrada Missa, às 19h30, presidida pelo Padre Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida, da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus de Jundiaí. Participação da Comunidade “Matriz São Benedito”.• 30 de julho, quinta-feira, 15h: Recitação do Terço, na Igreja Santo Inácio de Loyola.• 30 de julho, quinta-feira, 19 horas: concentração em frente à casa de Luiz e Ivone B. Nicoletti, Rua Carlos Gomes, 394. Em seguida, CAMINHADA MISSIONÁRIA até a Igreja de Santo Inácio de Loyola onde será celebrada Missa, às 19h30, presidida pelo Padre João Estevão da Silva (João Marrom), da Paróquia Nova Jerusalém de Jundiaí. Participação das Comunidades: “Divino” e “Santa Ana e São Joaquim”.• 31 de julho, sexta-feira, 19h: concentração em frente à casa de Antonio e Maria das Dores R. Santos, Rua Melvin Jones, 1223. Em seguida, CAMINHADA MISSIONÁRIA até a Igreja de Santo Inácio de Loyola onde será celebrada Missa, às 19h30, presidida pelo Padre Wagner Marques, da Paróquia São Roque de Salto. Participação das Comunidades: “Santa Terezinha” e “São José Operário”.• 01 de agosto, sábado, 15h: HORA SANTA COM ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO.· 01 de agosto, sábado, 18h30: Procissão seguida da Missa Solene presidida pelo Padre Edélcio Francisco.

* No domingo, dia 02 de agosto, não haverá Celebração.

FESTA DA COMUNIDADE SANTA ANA E SÃO JOAQUIM

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA

A Comunidade Santa Ana e São Joaquim apresenta a programação da Festa dos Padroeiros, preparada pelos Conselhos “Econômico” e “Pastoral” juntamente com o Assessor Diácono Antonio Cruchello, e aprovada pelo Pároco Pe. Edélcio.

Eis a programação:• 09 a 21 de julho, 19h: Novena dos Padroeiros nas casas da Comunidade.• 16 de julho, 15h: Visita à Casa de Repouso para Idosos “Mandala”.• 22 de julho, quarta-feira, 19h30: Missa presidida pelo Pe. João Britto Campos, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Jundiaí.• 23 de julho, quinta-feira, 19h30: Missa presidida pelo Pe. Adriano Ferreira, da Paróquia Santo Antonio do Anhangabaú - Jundiaí.• 24 de julho, sexta-feira, 19h30: Missa presidida pelo Pe. João Batista dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e Santo Antonio de Louveira. • 25 de julho, sábado, 18h: Procissão seguida da Missa Solene presidida pelo Pe. Edélcio Francisco.• 26 de julho, domingo, 09h: Celebração da Palavra presidida pelo Diácono Antonio Cruchello, com homenagem aos avós.

Com a realização do chamado “Deserto”, foi encerrada no dia 23 de junho mais uma jornada das Oficinas de Oração e Vida, após quatro meses de atividades. O local escolhido foi o Condomínio “Zuleika Jabour”, onde segundo os participantes, “a neblina e o sol daquela manhã foram dando lugar a um sol gostoso e o coração de todos foi se enchendo de serenidade e alegria. No silêncio e na solidão, durante quatro horas ficamos na presença do Senhor, em oração”.

Eles completam afirmando que este chamado “Deserto' é uma experiência pessoal e inesquecível, que coroa quatro meses em que mergulhamos nos mistérios insondáveis do Pai, nos deslumbramos com a figura de Jesus Cristo e conhecemos o poder transformador da oração”.

É com esse espírito que os fiéis estão convidados a participar das próximas “Oficinas de Oração e Vida”, uma evangelização moderna e voltada para homens e mulheres. A reunião que marca este novo início está marcada para o dia 10 de agosto, segunda-feira, às 19h30, no Centro Comunitário da Paróquia de São Benedito, na sala Madre Tereza.

Turma que participou do “Deserto” no encerramento das “Oficinas de Oração e Vida”

VLb - Pascom

Page 5: O Evangelizador 126 - Julho 2009

Pa s t o r a l d a S a ú d e 5O Evangelizador

As Pastorais Sociais, o Comitê Sindical, Sociedade Amigos de Bairro, Pastoral Fé e Política, Nação Hip Hop, PJ (Pastoral da Juventude) e Cáritas Interparoquial de Salto, organizações que compõe a Assembléia popular de Salto, realizaram o I Fórum da Cidadania.

O evento, que contou com a presença de representantes das organizações, do padre Edélcio presidente da Cáritas Interparoquial de Salto, da Irmã Adele, da Comunidade Nossa Senhora do Cenáculo e do Diácono José Carlos Pascoal do Fórum de Pastorais Sociais, aconteceu dia 27 de junho no Centro Comunitário da Igreja de São Benedito em Salto.

Ari Alberti, do Serviço Pastoral dos Migrantes e articulador do Grito dos Excluídos, foi convidado para o evento, e pôde apresentar toda trajetória de formação do Grito dos Excluídos e da Assembléia Popular, reforçando sempre a importância da igreja nos dois processos, junto com movimentos sociais de todo o Brasil. “O povo tem que entender que é preciso participar, e essa é nossa missão” disse Ari.

Em seguida foi realizada uma plenária onde os membros da Assembléia Popular de Salto, puderam fazer perguntas e completar a reflexão do Ari Alberti. O Padre Edélcio, que cedeu o espaço paroquial para o evento, disse que a igreja em Salto, estará presente, motivando, participando e promovendo eventos desta natureza.

Finalizando os presentes concordaram em promover em Salto o Grito dos Excluídos, que será organizado pela Assembléia Popular. O evento foi considerado positivo por todos, e deu seqüência ao trabalho iniciado em 2006 na cidade.

Claudinho Nascimento - Foto: Diác. Pascoal.

1º Forum da Cidadania é Realizado em Salto

RuaJosé de Almeida Teixeira, 568 - Jd. Maria José - Salto - SP - CEP 13320-000Fone/Fax: (11) 4028-1564 - Celular: (11) 9944-6766 / 9944-6765

e-mail: [email protected]

Câmeras e Micro-Câmeras de TV / Centrais de Alarme Nacional e Importada / Cercas EletrificadasCentrais Telefônicas / Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro / Automação de Portas e Portões e Industrial

INSTELECOMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMONITORAMENTO 24h C/ ATENDIMENTO DE VIATURAS

PASTORAL DA SAÚDE AUMENTA ATENDIMENTO

A Pastoral da Saúde da Paróquia São Benedito, coordenada por Antonio Carlos Lorençon, tem procurado aumentar a qualidade do atendimento às pessoas enfermas, não só na parte material, mas, principalmente na parte espiritual.

As reuniões da Pastoral oferecem aos agentes oportunidades de espiritualidade, através das Horas Santas de Adoração ao Santíssimo Sacramento, e formação, através de palestras e partilhas das experiências.

Para atender as necessidades dos enfermos, conta com a colaboração da comunidade através da Coleta do Gesto Concreto da Mão Cheia, no terceiro final de semana de cada mês. Promove também, eventos de vendas de pizza semi-pronta, através das quais consegue arrecadar verbas para suas necessidades de atendimento.

Com o valor arrecadado no dia 06 de junho, a Pastoral da Saúde adquiriu 5 cadeiras de rodas, 5 cadeiras de banho, 2 bengalas, 3 andadores e 1 colchão d'água. Esse material fica na Sala São Camilo, onde voluntários se revezam para atender às necessidades mais urgentes.

Os agentes da Pastoral da Saúde agradecem a inestimável colaboração das Comunidades da Paróquia e convidam aqueles que querem conhecer os trabalhos da Pastoral e se tornarem agentes, para entrar em contato com o coordenador Antonio Carlos ou com os agentes de pastoral nas comunidades.

PASTORAL DA SAÚDE AUMENTA ATENDIMENTO

* R E V E L A Ç Ã O E M 1 H O R A

* F O T O S P A R A D O C U M E N T O S

* F O T O S A É R E A S ,

* I N D U S T R I A I S E D I G I T A I S

R. Rui Barbosa, 473 - Salto - Tel.: 4028-7752

O Pároco Padre Edélcio Francisco presidiu reunião no dia 02 de julho, que definiu a formação do Conselho Econômico Paroquial – CEP. Participaram da reunião os que farão parte do referido Conselho: Carlos Alberto da Silva, Secretário Paroquial (Matriz), Elias de Mello (indicado para a Comunidade Matriz), José Carlos Cipriano (Divino), Marcelino Nicolau (Santo Inácio de Loyola), Lourdes de Fátima Zanoni Bottari (Santa Teresinha), Paulo Eurotildes Rodrigues (Santa Ana e São Joaquim) e Antonio Salvadori (São José Operário). Também participaram e farão parte do Conselho os Diáconos Antonio Cruchello (Setor 2) e Pascoal (Setor 1).

Além da formação do Conselho fizeram parte da pauta assuntos relacionados à movimentação financeira da Paróquia e Comunidades, novas metodologias e responsabilidades propostas pela Assessoria Financeira da Cúria Diocesana, e apresentação das Diretrizes para os Conselhos.

FORMADO O CONSELHOECONOMICO PAROQUIAL

Tereza Cruz - Pascom

Page 6: O Evangelizador 126 - Julho 2009

C a n t i n h o d o Pe . E d é l c i o 6O EvangelizadorNA ESCOLA DA FÉ

A BÍBLIA

Tel.: 4029.5009 - Fax: 4028.0835Rua Benjamin Constant, 294 - SALTO - SP

Indústria Mecânica Ltda.

Desenvolvimento de Peças Especiais,Usinagem de precisão p/ ManutençãoIndustrialCORTI

pastoralnossa

DESTAQUE DESTAQUE do MÊS!do MÊS!

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS“SOM MAIOR”

Profª Maria de Lourdes Vicente Mezzalira

CURSOS DE: Violão Popular e Clássico, Piano, Teclado, Orgão, Guitarra, Bateria, Percussão,Saxofone, Violino, Iniciação Musical I e II (crianças à partir de 4 anos), Teoria Musical e Solfejo,

Canto Livre e Flauta Doce. NOVOS CURSOS: Cavaquinho, Contrabaixo, Musicalização infantil paracrianças de 3 a 5 anos, musicalização para bebês de 8 meses a 2 anos, Coral Infantil e de Adultos.

EMAIL: [email protected] - SITE: www.somaior.com.br

R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

Com 18 anos de serviços prestados à Paróquia São Benedito, como zeladora (serviços gerais) da Matriz e do Centro Comunitário São Benedito, ela se destaca pelo bom humor, sorriso constante e facilidade em fazer amigos.

Cuida da limpeza da Igreja Matriz, das salas e demais dependências do Centro Comunitário com grande dedicação. Maria Bernadete Gaioto É O DESTAQUE PASTORAL DO MÊS

O Concílio Vaticano II recorda que o projeto de Deus iniciado no AT, atingiu a plenitude em Jesus Cristo. De fato, Ele é a Palavra definitiva de Deus. Em Jesus, a

Revelação é concluída e, depois Dele, já não haverá outra Revelação, antes que volte para consumar seu reino (DV, 4).

Entretanto, Jesus Cristo, Pastor eterno, instituiu a santa Igreja, enviando os doze Apóstolos como Ele próprio fora enviado pelo Pai, e quis que os sucessores destes, os bispos, fossem os pastores na sua Igreja até o fim do mundo.De fato, antes de voltar para o Pai, Jesus se dirigiu aos Apóstolos ordenando-lhes: Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos (MT 28, 19).

Este mandato do Senhor foi observado com fidelidade pelos Apóstolos e seus sucessores. Simão Pedro e os onze até à oblação da própria vida transmitiram, corajosamente, o que outrora lhes fora revelado pelo Mestre.

Ora, para que o Evangelho se conservasse inalterado e vivo na Igreja, os Apóstolos deixaram como sucessores os Bispos, a eles transmitindo seu próprio encargo de Magistério (DV, 7).

Fonte: Curso de Evangelização Católica – Diocese de Jundiaí

SAGRADA TRADIÇÃO, SAGRADA ESCRITURA E MAGISTÉRIO DA IGREJA

Cantinho do Pe. Edélcio

Com a graça de Deus, voltando a governar esta paróquia a mim confiada só tenho a agradecer, pois os trabalhos na área de evangelização estão caminhando, assim como na área econômica-administrativa. Fico muito feliz pelo empenho do nosso colegiado, formado por mim e os diáconos, Antonio Cruchello e Pascoal e o candidato ao Diaconado Edison Palagi. Essa nova maneira de organizar a Paróquia por setores tem surtido efeito positivo, mesmo que aja alguma dificuldade de alguns, em caminharem dessa forma. Chamo a atenção para a Catequese para Primeira Eucaristia que deu passos imensos na forma e conteúdo, concretizados pela Pastoral Catequética de nossa Paróquia. O Projeto “Catequese e Arte”, da Comunidade do Divino Espírito Santo tem realizado eventos de evangelização que só tem me dado alegria pela exuberância e criatividade daqueles que tem levado a frente tal trabalho. Neste último domingo, dia 12 de julho a tarde, celebramos juntos com as crianças e seus responsáveis, mais catequistas, uma grande celebração temática sobre a importância e a dignidade do nome de cada um de nós, diante de Deus. Foram momentos de muita participação, principalmente das crianças. Aliás, que oração do “Pai Nosso” bem feita. Que Deus abençoe a todos nós e estejamos abertos as novidades que o Espírito de Deus vem nos proporcionando.

COLEGIADO, PASTORAL CATEQUÉTICA:

UMA REALIDADE

Rir é muito bom!!!by Bia Dalla Vechia

COISAS DE BICHO: - Um homem, que há pouco havia comprado um papagaio fêmea com um vocabulário apimentado, recebeu um telefonema do ministro de sua igreja, que pensava em dar uma passada em sua casa na semana seguinte.

Preocupado com a linguagem da ave, ligou para um amigo que tinha dois machos bem comportados. Um recitava o Pai-Nosso enquanto o outro, com um rosário nos pés, desfiava Ave-Marias.- “Tudo bem com você se eu deixar meu pássaro aí por alguns dias?“, perguntou ao amigo. “Quem sabe meu papagaio consegue aprender alguns bons modos com os seus.”Com a anuência do amigo, o homem trouxe a fêmea, colocando-a numa gaiola contígua à dos papagaios devotos. De repente, um macho parou de rezar e disse ao outro: - “Pode parar com isso. Já alcançamos a graça que pedíamos.”

PRISIONEIROS: Um preso pergunta para o outro: - Por que você foi condenado?- Por nada.- Ora, vá contar essa para outro!- É sério, por nada; roubei uma carteira e não havia nada dentro.

COISAS DE HUMANOS: O brasileiro viajando de carro pela Patagônia perguntou ao policial:- Nesta estrada tem muito pingüim? – Não, estão todos no Parque Nacional – respondeu o policial.- Então acho que atropelei duas freiras lá atrás!!!

· 28 de julho: Donizeti Aparecido e Maria Tereza Franco Cruz.

Page 7: O Evangelizador 126 - Julho 2009

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

N o t a s d a Pa s c o me D í z i m o 7O Evangelizador

Mensagem da Pastoral do DízimoCoordenação Paroquial da Pastoral do Dízimo

PARCERIA COM ACP L F FÁCIL

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTOFone: 4029-5534 - Fax 4029-2851

Ás vezes achamos que dinheiro e dízimo são a mesma coisa, mas devemos entender que há uma diferença fundamental entre eles: quanto ao dinheiro para dá-lo, basta tê-lo; já o dízimo exige mais que apenas a posse, é preciso ter fé, viver o compromisso de amor e fidelidade a Deus, por meio da comunidade.

O dízimo nos torna mais Igreja, é fonte de alegrias, é partilhar com o próximo, com a comunidade e com Deus.Um grande abraço.

Denize Aparecida Scutieri Coordenadora da Pastoral do Dízimo na Comunidade São José Operário

• NÃO PERCAM O “ARRAIÁ DA MISERICÓRDIA”: A Comunidade Aliança de Misericórdia convida você e sua família para participar dessa grande festa Julina, onde haverá quadrilhas, comidas típicas e muita alegria, no dia 25 de julho, a partir das 19h. Local: Comunidade Aliança de Misericórdia – Rua Rubi, 120 - Jardim Sontag (próximo ao Jardim das Nações).• PADROEIRA DIOCESANA: Dia 15 de agosto celebramos o dia de NOSSA SENHORA DO DESTERRO, Padroeira de nossa Diocese. Em Jundiaí, nesse dia na Catedral haverá às 9h, Missa Solene seguida de procissão.• ENCONTRO DE NOIVOS: Já estão abertas na Secretaria Paroquial as inscrições para o próximo ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA O CASAMENTO, que ocorrerá de 14 à 16 de agosto, no Centro Comunitário São Benedito. • DIACONIA E SACERDÓCIO: O mês de agosto é dedicado às vocações: dia 04 celebramos o DIA DO PADRE e no dia 10 de agosto o DIA DO DIÁCONO. Portanto, aproveitando mais atentamente destas datas, façamos orações por toda a Igreja, incluindo os pais (segundo domingo), as religiosas e os religiosos (terceiro domingo) e catequistas (último domingo). Que aprendamos pedir ao Pai, que nos envie mais sacerdotes. Sejamos gratos pelo fato de estarmos em uma região onde podemos contar com a presença deles e com muita fé oremos pelo nosso Sacerdote, Padre Edélcio, pelos Diáconos Antônio e Pascoal e seminarista Edmilson, além dos vocacionados da nossa paróquia, Messias, Samuel, Alexis e Everton.

Faleceu na tarde de terça-feira, 07 de julho, aos 30 anos de idade, a senhorita Dra. Rochele de Almeida. Rochele, que era advogada, participava das Comunidades do Caminho Neo-catecumenal e exercia o ministério de Catequista de Crisma na Comunidade Matriz São Benedito. Prestou serviços pastorais também na Liturgia, como Leitora. Fazia parte ainda do Movimento COLOCO, na Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat.

Seu passamento consternou toda a comunidade paroquial. O Rito de Exéquias foi celebrado na quarta-feira, dia 08, presidida pelo Padre Edélcio Francisco, da Paróquia São Benedito, no Velório da Funerária Saltense.

O sepultamento ocorreu às 17h30, no Cemitério da Saudade em Salto. Ao Zico e Bene, seus pais, irmão e demais familiares, as nossas condolências e orações.

A missa de 7º Dia foi celebrada na Matriz São Benedito às 19h do dia 14 de julho.

::: NOTA DE FALECIMENTO :::

O projeto Koinonia e Solidariedade celebrou em residência da comunidade Santa Terezinha

Foto: Edison Palagi

Page 8: O Evangelizador 126 - Julho 2009

Mês

de J

ulh

oA

niv

ersa

ria

ntes

A n i v e r s á r i o s 8O Evangelizador

!01: Telmo Dias de Souza – Canto Litúrgico – São José Operário.!01: Daniel Causo – diagramador do “Evangelizador” – Graf Salto.!01: Benedito de Carvalho – Pastoral Matrimonial.!01: Carla Denise L. S. Ribeiro – Leitora – Matriz.!01: Claudete Aparecida Matias – Pastoral da Saúde – Santa Teresinha.!01: Ana Donizete Ferreira – Mãe Peregrina – Santo Inácio.!03: Diomar Cirelli – Pastoral da Saúde – Divino.!03: Maria Salete D. Zacharias – Ministra da Palavra – Divino.!04: Margarida G. de Campos – Pastoral da Criança – São José Operário.!05: Letícia Caroline Camargo – Canto Litúrgico – Santo Inácio.!05: Amanda Cruchello – Canto Litúrgico – Matriz.!05: Rita de Cássia D. Cirelli – Mãe Peregrina – Divino.!05: Vanderlei Lázaro – Pastoral Matrimonial.!06: Vitor dos Santos – Pastoral do Batismo – Santa Teresinha.!06: Claudir Benedito Ribeiro – Pastoral da Liturgia – Matriz.!06: Ivete Silva dos Santos – Pastoral da Saúde – Santo Inácio.!08: Maria José Santos Moreira – Pastoral da Saúde – Santa Teresinha.!08: Maria Camargo – Pastoral da Saúde – Matriz.!08: Doraci de Castro Delegá – Pastoral da Saúde – Santa Ana.!11: Suzete Poljante do Carmo – Caminho Neo-catecumenal.!11: Célia Regina M. Bergantin – Cáritas.!11: Maria Lúcia A. Oliveira – Grupo de Oração “Divino”.!11: Valdir Líbero – jornalista – “O Evangelizador”.!13: Simone de Freitas Damasceno – Pastoral da Liturgia – São José

Operário.!13: Odete Barnabé Rodrigues – Pastoral da Liturgia – Divino.!14: Amanda Antunes – Pastoral da Liturgia – São José Operário.!16: Aparecido Buzo – Caminho Neo-catecumenal.!16: Celso Ferreira da Silva - Grupo de Oração “Divino”.!17: Janice B. Salvadori – Pastoral da Acolhida – São José Operário.!18: Maria de Fátima L. Buzo – Caminho Neo-catecumenal.!18: José Panegiotti Teodorach – Pastoral Matrimonial.!18: Maria de Lourdes M. Tonello – Pastoral da Moradia.!19: Adriana Ribeiro Aguiar – Canto Litúrgico – Divino.!19: Laudicéia R. Guedes - Pastoral de Casais em Segunda União.!21: Alice Campitelli Cruchello – esposa do Diácono Antonio.!21: Iraídes D. Longatti – Caminho Neo-catecumenal.!21: Fátima Aparecida Vinitti – Mãe Peregrina.!22: Moacir Ferro – Pastoral Fé e Política.!22: Hércules Rizo – Pastoral da Moradia.!22: Francisca (Rosa) Nascimento Costal – Ostiária – Divino.!23: Maria Adelina Pouza - Grupo de Oração “Divino”.!24: Maria Inês A. Leite – Ministra da Comunhão – Matriz.!24: Marli Boff Grageffe – Catequese Familiar – Matriz.!25: Regina Célia S. Pólo – Pastoral da Acolhida – São José Operário.!25: Jacira C. Pasti – Pastoral da Liturgia – Matriz.!25: Osvaldo Dalla Vecchia – Pastoral da Moradia.!26: Thaís Rizzi – Pastoral da Criança – Santo Inácio.!29: Sonia Cortez Ribeiro - Grupo de Oração “Divino”.!30: Maria Cristina Pouza Sontag – Pastoral da Moradia.!31: Antonio Nobre – Pastoral da Moradia.

AGENTES DE PASTORAL REFLETEM SOBRE A AÇÃO SOCIAL

DA IGREJA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

“As pastorais atuam movidas pela Fé em nome do Evangelho, participando na construção de uma nova sociedade. As pastorais surgem, ela surge da comunidade, são serviços da Igreja, um serviço evangélico da própria comunidade. Elas não desejam existir sem as comunidades e nem substituir os movimentos sociais.” Foi o que afirmou Ir. Delci Maria Franzen, da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz da CNBB, durante sua palestra sobre o tema “Alegrias e Esperança no trabalho das Pastorais Sociais: um olhar sobre as políticas públicas” no Seminário das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB.

O Seminário foi realizado pelo Fórum das Pastorais Sociais da CNBB Sul 1, que tem como responsável Dom Jacyr Francisco Braido, Bispo de Santos e presidente da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB Sul 1, e como secretário Padre Valdeci João dos Santos, da Diocese de Santos. Foi realizado no Centro Pastoral Santa Fé de São Paulo nos dias 10, 11 e 12 de julho. Teve como inspiração as comemorações dos 100 anos de nascimento de Dom Hélder Câmara, com banners espalhados pelos corredores com frases e fotos do santo bispo.

Cerca de 50 participantes se reuniram para ouvir as

palestras e propor desafios e compromissos para todas as dioceses do Regional Sul 1. Os compromissos serão avaliados e apresentados ao Fórum do Regional. No sábado houve a confraternização.

A plenária contou com a presença do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz da CNBB, Dom Pedro Luiz Stringhini. Ele ressaltou a importância dos temas debatidos durante o evento e agradeceu a presença dos agentes neste seminário: “em nome desta comissão, agradeço a presença de cada um de vocês nestes três dias de seminário e o trabalho desenvolvido dos agentes de pastoral nas nossas dioceses”, destacou. Dom Pedro Luiz concelebrou a Eucaristia do domingo.

A Diocese de Jundiaí foi a única representante do Sub-regional Sorocaba. Contou com o Diácono João Silvino, Luciano Martins de Melo e Laura Alves da Silva (Jundiaí); Eloá Badaró Granado (Louveira); Claudinho Nascimento, da Pastoral Fé e Política de Salto; Diácono José Carlos Pascoal, da CRD Sul 1, e jovens do Conselho Missionário da Juventude da Paróquia São Benedito de Salto Wellington Capossi, Letícia Camargo e Juliana Palagi, que foram os responsáveis pela animação, mística de abertura e encerramento e Canto Litúrgico das Celebrações.

Fonte: CNBB Sul 1