o evangelizador 191 - dezembro 2014

8
Nº 191•DIOCESE DE JUNDIAÍ•SALTO/SP•DEZEMBRO/2014•ANO 16 O Evangelizador O Evangelizador “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz” sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz” (Is 9,1) (Is 9,1) “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz” (Is 9,1) Estão definidas as celebrações de Natal e Ano Novo da Paróquia de São Benedito, tanto para a Igreja Matriz, como para as comunidades. Nos dias 24 (Vigília de Natal) e 31 (Véspera de Ano Novo), por exemplo, as celebrações das 18h30 acontecem nas Igrejas do Divino Espírito Santo (Parque Bela Vista), São José Operário (Jardim Maria José) e Santa Terezinha do Menino Jesus (Jardim Santa Teresinha). Nos mesmos dias, mas às 20h30, haverá celebrações na Igreja Matriz de São Benedito, na Vila Nova (esta presidida pelo Pároco Padre Marcílio Gragefe), além das Igrejas de Santa Ana e São Joaquim (Parque Glória) e Santo Inácio de Loyola (Jardim Santo Inácio). No Dia de Natal, a única celebração da Paróquia está marcada para as 9h30, na Matriz de São Benedito, não havendo, portanto, nenhuma atividade nas demais comunidades. Já no primeiro dia de 2015, quinta-feira, não haverá celebração na Paróquia, ficando a primeira do ano marcada para 2 de janeiro, sexta-feira, às 19h na Igreja Matriz de São Benedito, antecedida pela Hora Santa Eucarística às 18h. Definidas celebrações de Natal e Ano Novo, na Matriz de São Benedito e nas comunidades Valdir Líbero PasCom São Benedito

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 06-Apr-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 191 - Dezembro 2014

N º 1 9 1 • D I O C E S E D E J U N D I A Í • S A L T O / S P • D E Z E M B R O / 2 0 1 4 • A N O 1 6

O EvangelizadorO Evangelizador

“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz;“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz;sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz” sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz”

(Is 9,1)(Is 9,1)

“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz;sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz”

(Is 9,1)

Estão definidas as celebrações de Natal e Ano Novo da Paróquia de São Benedito, tanto para a Igreja Matriz, como para as comunidades.

Nos dias 24 (Vigília de Natal) e 31 (Véspera de Ano Novo), por exemplo, as celebrações das 18h30 acontecem nas Igrejas do Divino Espírito Santo (Parque Bela Vista), São José Operário (Jardim Maria José) e Santa Terezinha do Menino Jesus (Jardim Santa Teresinha).

Nos mesmos dias, mas às 20h30, haverá celebrações na Igreja Matriz de São Benedito, na Vila Nova (esta presidida pelo Pároco Padre Marcílio Gragefe),

além das Igrejas de Santa Ana e São Joaquim (Parque Glória) e Santo Inácio de Loyola (Jardim Santo Inácio).

No Dia de Natal, a única celebração da Paróquia está marcada para as 9h30, na Matriz de São Benedito, não havendo, portanto, nenhuma atividade nas demais comunidades. Já no primeiro dia de 2015, quinta-feira, não haverá celebração na Paróquia, ficando a primeira do ano marcada para 2 de janeiro, sexta-feira, às 19h na Igreja Matriz de São Benedito, antecedida pela Hora Santa Eucarística às 18h.

Definidas celebrações de Natal e Ano Novo,na Matriz de São Benedito e nas comunidades

Valdir Líbero � PasCom São Benedito

Page 2: O Evangelizador 191 - Dezembro 2014

e-mails: [email protected] / [email protected]

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 9 1D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / D E Z E M B R O2 0 1 4 • A N O 1 6

2O EvangelizadorO Evangelizador

www.saltoluz.com.br

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTONOVO TELEFONE - Fone: 11 4028-9640

EstacionamentoEstacionamentoEstacionamentográtis p/ clientesgrátis p/ clientesgrátis p/ clientes

Diretor Responsável: Pe. Marcilio GragefeJornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420Produção: Pastoral da Comunicação Social Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha Dalla Vecchia (Coordenadora)Bia D. V. Alves / Maria Angélica Gonçalves / Evelyn Pacheco / André Luis Santos / Ana Lucia M. Pazinie Rogério Pazini - Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

E X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I T O

e-mails: [email protected] / [email protected]

E d i t o r i a l

EditorialEditorialEditorial“Por isto, o próprio Senhor vos

dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco” (Is 7, 14).

Vivemos no Advento a expectativa do Natal do Senhor. Nós nos alegramos e nos propomos a uma retrospectiva das nossas atitudes neste ano que está terminando. Fizemos o que foi possível fazer? Nos superamos? Onde nos omitimos? Enfim, são muitas as questões. Para nós, batizados, nos preparamos para a segunda vinda de Jesus Cristo; para muitos, que não conhecem Jesus, é a oportunidade de O apresentarmos, para que possam também fazer a experiência pessoal do amor do Senhor.

Os paroquianos de São Benedito também tem a oportunidade de se preparar melhor para o Natal: o Rito Penitencial com confissões que acontecerá

no dia 19 de dezembro, sexta-feira, 19h30, na Matriz São Benedito. Também através da Oração das Laudes do Advento, rezada de segunda-feira à sexta-feira, as 5h20, na Matriz São Benedito.

A paróquia vive também a expectativa da vinda do novo vigário paroquial, que auxiliará o pároco padre Marcílio Gragefe na condução da paróquia. Trata-se do padre José Luiz Nascibem, que já teve uma passagem por Salto na paróquia São Roque. Padre Jonatas, no pouco tempo que esteve na paróquia, ganhou respeito e admiração pelo seu jeito simples e pelo seu conheci-mento. Desejamos sucesso no seu novo ministério na paróquia São Sebastião de Itupeva, auxiliando o nosso conhecido padre Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida. A paróquia acolhe com alegria padre José Luiz, dando a ele a certeza da

colaboração e da oração para o desem-penho de sua nova função entre nós.

2015 se iniciará com a grande preparação para as Santas Missões Populares, que ocorrerão em todas as paróquias da diocese em 2016, como parte dos festejos do cinquentenário de instalação da diocese, que ocorrerá no dia 27 de fevereiro de 2017. A recriação do COMIPA – Conselho Missionário Paroquial, a revitalização dos Grupos de Rua em todas as comunidades, a união de forças dos movimentos e pastorais em torno da missionariedade: eis os propósi-tos para o novo ano.

A Pastoral da Comunicação Social da paróquia São Benedito deseja a todos Feliz Natal e Feliz ano novo.

Então é Natal, a Festa Cristã!Então é Natal, a Festa Cristã!Então é Natal, a Festa Cristã!

Fonte: Encontros de Reflexão do DízimoDiocese de Jundiaí, SP

Dom Vicente Costa, bispo diocesano de Jundiaí anunciou na terça-feira, 25 de novembro, na reunião dos presbíteros da diocese, a transferência do padres Jonatas Rodrigues da Silva, atual vigário paroquial da paróquia São Benedito, para a paróquia São Sebastião de Itupeva. Dom Vicente anunciou também que o padre José Luiz Nascibem (foto a esquerdo), atual pároco da paróquia São Sebastião de Cajamar será o novo vigário paroquial da paróquia São Benedito. As datas de posses ainda não foram anunciadas.

Fonte: O Verbo, edição 421, da diocese de Jundiaí, SP.

PADRE JONATAS SERÁ TRANSFERIDO PARA ITUPEVA

Page 3: O Evangelizador 191 - Dezembro 2014

3O EvangelizadorO Evangelizador A r t i g o d o M ê s

ARTIGO DO MÊS: Catequese com adultos: Natal do Senhor, vida nova com roupa novaPor José Barbosa de MirandaBrasília, 05 de Dezembro de 2014 (Zenit.org) Vamos, com nossa catequese, entrar no mistério da revelação do Senhor, abordando o aniversário do seu nascimento como manifestação de Deus ao mundo. Essa celebração deve conduzir para a Páscoa: início de uma história verdadeira que conduz para a glorificação.

NATAL, DEUS EM NOSSA HISTÓRIA

Já pelo ano 336, em Roma, se celebrava o nascimento de Cristo em Belém de Judá, no dia 25 de dezembro, com o nome de Natale invicti, que pode ser traduzido como Nascimento do Onipotente. Essa data fora colocada em torno de um dia preciso e invariável que relembrava, em Roma, o nascimento dos mártires. Podemos afirmar que, enquanto a Páscoa e uma festa móvel, o nascimento de Jesus é celebrado em um dia fixo do ciclo anual. Santo Agostinho vê nessa fixação do Natal como um aniversário, uma memória bastante particular. Para ele não são só os sacramentos que exprimem habi-tualmente a memória da salvação, porque também toda celebração litúrgica torna, de novo, presente o mistério celebrado. Eis o que ele escreve a um leigo chamado Januário que lhe consultara sobre liturgia: “Deve-se saber que o dia do Natal do Senhor não é celebrado no sacramento, mas é apenas relembrado; recorda-se que ele nasceu; por isso não é necessário senão festejar com devoção aquele dia do ano em que o fato se deu. Mas o sacramento consiste em alguma celebração, pela qual de tal modo se comemora o evento, que também se perceba que ele significa alguma coisa, que santamente deve ser recebida. Portanto, deste modo relembramos a Páscoa: não apenas relembramos o que sucedeu, mas incluímos o que contribui para o dignificado dos sacramentos”.

O Natal é evocação, memória, aniversário. Nele se recorda o fato relevante de um nascimento. O Natal exprime uma verdade fundamental sobre as duas naturezas inseparáveis de Jesus Cristo, a Divina e a Humana, pois é “perfeito na sua divindade, perfeito na sua humanidade, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, composto de alma racional e de corpo, consubstancial ao Pai segundo a divindade e consubstancial a nós segundo a humanidade, semelhante a nós em tudo, menos no pecado”, como proclamadas pelo Concílio de Calcedônia em 451. Em Roma, no dia 25 de dezembro, data do solstício do inverno, se celebrava a festa pagã do Natale solis invicti. Os cristãos, recordando o simbolismo bíblico luz-trevas, onde Cristo dissipa todos os pecados, eliminando as trevas, também têm sua festa para comemorar o dia do Menino Luz, o dia em que Cristo, luz do mundo, entra em nossa história para, apagando as trevas do pecado, nos conduzirá para onde não mais haverá maldições nem noites, nem lâmpadas serão necessárias, pois vida nova e incorruptível nos é dada de graça. São Leão Magno nos recorda que o Natal é a celebração da misericórdia divina, pela qual o Criador dos homens dignou-se ser homem para que sejamos incorporados à vida divina, adorando-o encarnado na nossa natureza: “Celebramos a inefável condescendência da misericórdia divina, pela qual o Criador dos homens dignou-se fazer-se homem, sejamos incor-porados à natureza daquele que adoramos encarnado na nossa natureza”.

UMA CATEQUESE NATALINA

Entraremos no espírito natalino quando percebermos que, para o Pai, a natureza humana foi usada para a mani-festação da divina. Que um Deus rico usa a natureza pobre e decaída para reerguê-la, com sua encarnação. No Natal Cristo opera e sua graça atua pela sua presença renovada,

fazendo nova todas as coisas. É pelo mistério revelado e presente, celebrado na liturgia natalina, que entendemos a justificação da humanidade corrompida. O Advento é a espera do retorno de Cristo no último dia, mas é também a celebração de sua primeira vinda. O Natal, como a Pascoa, torna presente o mistério da passagem da morte à vida, em Cristo. Podemos dizer que estamos diante de duas festas idênticas. São Leão Magno, no sermão citado, escreve como sendo “...um dia escolhido para o mistério (sacramentum) da restauração do gênero humano na graça.” Mas é oportuno lembrar que o Natal não é sacramento, o que opera a graça. É a festa da encarnação do Verbo que cumprirá sua missão no Sacramento Pascal, redimindo a humanidade. O renascimento dos filhos no Filho de Deus se inicia com a presença de Cristo, no Natal, por isso não pode ser apenas uma lembrança, mas um memorial que se atualiza em cada um e em cada dia. O evangelho da missa da noite proclama essa esperança: “Não temais, eis que vos anuncio uma grande alegria que será para todo o povo: nasceu-vos hoje um salvador, que é o Cristo Senhor, na cidade de Davi”. E Isaias anuncia como um oráculo de esperança: “O povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz, uma luz raiou para os que habitavam uma terra sombria como a da morte”. O foco central da catequese natalina deve ser direcionado para a Páscoa, Sacramento da Redenção. Essa caminhada precisa ser enriquecida com paradas para reabastecimento da fé, entender que a carne maculada pelo pecado necessita e pede momentos de revitalização. Aprofundar as leituras referentes à solenidade natalina, não como conhecimento meramente intelectual, mas que criem ambiente de presépio: silêncio, interiorização, adoração, sublimação. Entender, viver e anunciar que, “quando a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, se manifestaram, ele salvou-nos...”.

ÓCULOS - JÓIAS - RELÓGIOS

Fone: (11) 4029-1046

Rua Dr. Barros Júnior, 435 - Centro - Salto / SP

Page 4: O Evangelizador 191 - Dezembro 2014

O EvangelizadorO Evangelizador N o t í c i a s

Assuntos ContábeisFiscaisTrabalhistas

Lucro RealPresumidoSimples

Consultoria TributáriaSCUTIERI & SCUTIERI

escritório contábil

Rua Guanabara, 67 - Jardim Maria José - Salto - [email protected]

Fone: (11) 4028-1053

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS

�SOM MAIOR�R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

4

Apresentamos os trabalhos das Coordenadorias Sociais, ligadas à Secretariade Ação Social e Cidadania de Salto, cuja secretária é Lucília Barbosa de Jesus

Coordenadoria da Igual-dade RacialCidinha Dalla Vecchia, coorde-nadora da Pascom São Benedito, entrevistou José Roberto Bene-dito, coordenador da Igualdade Racial.* Evangelizador: Qual a essência da Coordenadoria da

Igualdade Racial?R: A missão da Coordenadoria da Igualdade Racial é atuar na perspectiva da redução das desigualdades raciais, com ênfase na população negra e demais segmentos populacionais discriminados, mediante a realização de ações articuladas com o Poder Público e Sociedade Civil, buscando o desenvolvimento econômico e social, tendo o alcance da diminuição das diferenças como estratégia para a efetivação da equidade.* Evangelizador: A comunidade está procurando pela Coordenadoria e também participam divulgando aos amigos e familiares sobre existência?R: Não sei se na proporção da sua pergunta. Mas, sim, as pessoas da sociedade que participam, através do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Grupo de Mulheres Negras Saltense, Associação Instrutiva e Recreativa “José do Patrocínio”, Grupo de Hip Hop Pátria Nossah, Coral Vozes Afro etc, atendem as expectativas e nos ajudam na divulgação dos mecanismos de PIR (Promoção da Igualdade Racial), e nos encaminhamentos necessários. E participam dos momentos (Saraus, Reuniões, Palestras, que discutem a diversidade em suas especificidades. convites, * Evangelizador: E os trabalhos desenvolvidos?R: Igual a todos os demais, que visam a conscientização, respeito, amizade, equidade, equilíbrio, paciência, e a sabedoria, para todos os seres humanos. Os encontros e momentos criados têm alcançado os objetivos. * Evangelizador: Quais as metas para 2015?R: Que o homem encontre a Paz, para enxergar no outro, o irmão (irmã) que tanto procura.

Coordenadoria da Pessoa IdosaRogério Pazini, da PasCom São Benedito entrevistou Karina de Lima Flauzino, da Coordenadoria da Pessoa Idosa, sobre os trabalhos sociais em Salto.1. Qual é o trabalho da Coordenadoria da Pessoa Idosa?Karina: É realizar ações para a integração e participação do idoso na sociedade, permitindo um envelhecimento saudável e em condições de dignidade, por meio da

elaboração e implementação de políticas públicas integradas entre setores públicos, privados e sociedade civil. 2. A sociedade tem ido em busca da Coordenadoria?Karina: Muitas ações da Coordenadoria estão sendo realizadas em conjunto com as organizações da sociedade: associações, grupos e entidades que atendem idosos, e também em parceria com o Conselho

Municipal da Pessoa Idosa de Salto.3. Existe alguma meta/objetivo traçado para o próximo ano?Karina: Sim. Continuar a desenvolver atividades protetivas dos direitos dos idosos, principalmente aquelas relacionadas à prevenção de maus-tratos e violência contra o idoso; campanhas de conscientização e projetos que possam aproximar as gerações, jovens e idosos, com intuito de buscarmos uma convivência com mais respeito e dignidade às pessoas idosas.

Coordenadoria da JuventudeEvelyn Pacheco, da PasCom São Benedito conversou com Vanderlei Jorand, da Coordenadoria da Juven-tude de Salto, que atende mais de 7000 jovens no município. Com projetos que visam a troca de experiência, orientação e aproximação dos jovens, a Coor-denadoria da Juventude já ultra-

passou a marca de 7 mil atendidos apenas em 2014. O coordenador, Vanderlei Jorand, cita os projetos realizados pela coordenadoria: Papo legal - Ciclo de palestras realizados em escolas, CRAS, CREAS, comunida-des religiosas entre outros espaços com público jovem; Jovem Sangue Bom - Doação de sangue entre jovens de 18 a 29 anos; Grêmios Estudantis – Orientação, informação e apoio em ações realizadas em escolas através de grêmios estudantis. No dia 2 de dezembro houve a premiação dos grêmios que mais se destacaram no projeto Grêmio Estudantil Nota 10; Diversidade Sexual em Debate - Orientação e apoio aos jovens que sofrem preconceito e discriminação por conta da orientação sexual; Para Poética - O escritor, rapper, compositor, poeta e geógrafo Renan Inquérito mostrou ao público uma forma diferente de ver e encarar a poesia, a literatura e a música e Banda Marcial – Desde Julho a Coordenadoria assumiu a banda, que conta com 50 jovens. A próxima apresentação da banda será o tradicional Recital de Natal no dia 16 de dezembro. No próximo ano, Vanderlei pretende continuar escutando os jovens para inserir suas sugestões nas demandas da Coordenadoria: “Penso que estamos no caminho certo, o Prefeito Juvenil e a Secretária de Ação Social e Cidadania Lucília seguem dando total apoio as nossas ações, assim inicialmente pretendemos manter tudo o que já foi realizado em 2013 e 2014, é claro sempre aprimorando cada um dos projetos. No ano passado aplicamos uma pesquisa com mais de 1000 jovens, cerca de 70% não conheciam o trabalho da coordenadoria . Hoje, apesar de não termos feito a pesquisa novamente é nítido observar que nossa juventude já conhece o trabalho realizado por nós. Conseguimos com isso tirar do papel o Conselho Municipal da Juventude que não saia do papel há mais de 10 anos”, relata. Para conhecer um pouco mais do trabalho da Coordenadoria, basta acessar a página no Facebook: www.facebook.-com/pages/Coordenadoria-da-Juventude-de-Salto/118044175063698.

Page 5: O Evangelizador 191 - Dezembro 2014

5O EvangelizadorO Evangelizador

JM Auto Peças

COMÉRCIO DE PEÇASCOMÉRCIO DE PEÇASCOMÉRCIO DE PEÇAS

Rua 24 de Outubro, 1297 - Vila Henrique - Salto/SP

Peças deInjeção Eletrônica

VW - FIAT - FORD - GM

N o t í c i a s

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

Material escolar e vários tipos de agendas 2014Venha conferir nossos preços!

ARTIGOS RELIGIOSOS: TERÇOS, BÍBLIAS, LITURGIA DAS HORAS E LITURGIA DIÁRIA

Rua Palma de Ouro, 15 - Vila Progresso - Salto - SP

• Bicicletas Novas• Bicicletas Novas

• Peças • Serviço• Peças • Serviço

• Qualidade• Qualidade

• Bicicletas Novas

• Peças • Serviço

• Qualidade

MONTAMOS SUA BIKE A SEU GOSTO

Parabéns às crianças, pais e padrinhos.

Batizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaMatriz São Benedito, 30 de novembro de 2014:· ANGELINA GOMES DOS

SANTOS · LETICIA KAUANE PEREIRA

SILVA · JULIA NUNES MARTONI

· MIGUEL OLIVEIRA MORAES · PAULO HENRIQUE

CARVALHO · MATHEUS SANTOS DE

OLIVEIRA· FELIPE DANIEL TEODORO · RAFAELA DE CARVALHO

· LIVIA WIEDERMANN· JOÃO LUIZ PIOLI

· ELOÁ CAROLINA MARTIN SOUZA

· ELOAH SOUSA DA SILVA SANTOS

· EMANUELLA BEATRISSE DO CARMO MONTEIRO

· GABRIEL LUIS DUARTE DE

PAULA · RENAN MICHELONE

DORIGAN · PIETRO GUEDES DO

ESPIRITO SANTO · MIGUEL DE OLIVEIRA

· ISABELLY TICIANE SANTANA MACEDO

· RAFAELA CARRA DE OLIVEIRA

· ENZO FELIPE DA SILVA BATISTA

São José Operário, 23 de novembro de 2014:

· VITTO LEITE DE BARROS · FELIPE AUGUSTO

CANNECCHIA DE LIMA

Santa Terezinha, 15 de novembro de 2014:

· MARIANE FERREIRA SUDA · ANA JULIA LIMA COELHO

A Secretaria Paroquial da Paróquia São Benedito informa os novos horários de atendimento dos padres para Confissão, Aconselhamento e Visitas aos Enfermos:* Terça-feira, das 15h às 17h: Padre Jonatas;* Quarta-feira, pela manhã: visita aos doentes;* Quarta-feira, das 15h às 17h: Padre Marcilio;* Quinta-feira, das 09h às 11h30: Padre Jonatas;* Quinta-feira, pela manhã: visita aos doentes;* Sexta-feira, das 09h30 às 11h30: Padre Marcilio;* Sábado das 09h às 11h30: Pe Marcilio e Pe Jonatas.

NOVOS HORÁRIOS DEATENDIMENTO DOS PADRES

O Conselho Regional da Ação Evangelizadora da Região 08 de Pastoral, que compreende as 5 paróquias da Estância Turística de Salto, SP, Diocese de Jundiaí, realizou reunião no dia 26 de novembro, as 19h30, em sala da Paróquia Cristo Rei, sob a coordenação do padre Michael Henrique dos Santos, da paróquia São Roque e coordenador regional da Ação Evangelizadora. O coordenador apresentou o organograma das Santas Missões Populares na diocese de Jundiaí, que farão parte das comemorações do cinquentenário da instalação da diocese. “As Santas Missões Populares não devem ser encaradas como eventos comemorativos, mas como missão permanente”, falou. Padre Michael também enfatizou que as Santas Missões Populares terão como referência a Exortação “Evangelii Gaudium” do papa Francisco, da qual apresentou várias citações. O coordenador da Pastoral Presbiteral padre Carlos José Virillo, da paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat falou em seguida da programação dos eventos que farão parte das comemorações do cinquentenário da diocese, que terá seu ápice em 27 de fevereiro de

2017. “O ano de 2015 será o ano da santificação, com as Jornadas dos Sacramentos. Será também o ano de preparação das paróquias para as Santas Missões Populares que ocorrerão em 2016”, falou o presbítero. No período de 20 de novembro de 2014 a 20 de junho de 2015, será formada a Comissão Regional, composta de 6 pessoas por paróquia. A Comissão Paroquial será formada por 30 pessoas, escolhidas pelo pároco. Deve acontecer a setorização da paróquia, com formação de Grupo Missionário de 30 pessoas para setor. Entre as sugestões apresentadas pelo padre Carlos estão: divulgar a missão para torna-la conhecida; realizar Celebração de Abertura (ainda em 2014, preferencialmente); incentivar as visitas pré-missionárias. O diácono Dimas Constante, da paróquia São Roque e assessor da Cáritas Interparoquial de Salto comunicou que neste ano não haverá o “Natal sem Fome”, tradicionalmente organizado pela Cáritas e Comitê Intersindical. “As paróquias de Salto realizarão o evento “Natal Solidário”, no qual os paroquianos levarão nas celebrações ou nas Secretarias Paroquias as suas doações em alimentos para as famílias pobres. Essa coleta ocorrerá de 1 a 13 de dezembro”, falou. A reunião foi encerrada com jantar oferecido pela paróquia Cristo Rei.

Região 08 de Pastoral prepara as Santas Missões Populares

CASAMENTOS CASAMENTOS CASAMENTOS * 20 de março de 2015, 20h, Matriz São Benedito:

Jonas Emanoel Lohn e Brenda Cristina de Oliveira.

proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de

Page 6: O Evangelizador 191 - Dezembro 2014

ROUPAS PARA TODA A FAMÍLIA EM

A LOJA BARATEIRA

DA CIDADE!

Rua 9 de Julho, 505 - Centro - Salto

3 PAGAMENTOSC/ CARTÃO OU CHEQUE

TEL.: 4029-4231

BÍBLIAS, LIVROSARTIGOS RELIGIOSOS,

PARAMENTOS EOBJETOS LITÚRGICOS

Tel.: (11) 4022-0415

Desde1985

Rua Santa Rita, 842 - Centro - CEP 13300-070 - Itu - SPRua Santa Rita, 842 - Centro - CEP 13300-070 - Itu - SPwww.livrariamaranatha.com.br - [email protected] - [email protected] Santa Rita, 842 - Centro - CEP 13300-070 - Itu - SPwww.livrariamaranatha.com.br - [email protected]

MARANATHAVem Senhor Jesus !

LIVRARIA

6O EvangelizadorO Evangelizador N o t í c i a s

No dia 30 de novembro tivemos o encerramento de mais uma Oficina de Oração e Vida, que neste semestre foi realizada na Igreja do Divino Espírito Santo da Paróquia São Benedito de Salto, SP. As Oficinas contaram com a participação efetiva e animada de 25 pessoas, que redescobriram o amor de Deus e a alegria do perdão, através de diferentes modalidades de oração e de uma vivência prática da Palavra do Senhor! Foram 15 encontros semanais, de 2 horas cada, onde os oficinistas aprenderam a superar as tristezas e reencontrar a paz interior, numa clima de muita amizade e fraternidade, sempre com a audição das mensagens de Frei Ignácio Larrañaga, o fundador das Oficinas! As próximas Oficinas de Oração e Vida terão início na semana de 09 a 15 de março/2015, nas várias Paróquias de nossa cidade. Fique atento aos locais e horários nas próximas edições do Evangelizador! As Oficinas agradecem imensamente o incentivo e a colaboração de Padre Marcílio! Que Deus lhe abençoe!

Encerrada mais uma Oficina de Oração e Vida na paróquia São Benedito

Colaboração: Elen Camargo.

Em 25 de novembro de 2014, realizou-se na Câmara Municipal da cidade de Salto, a Solenidade de Entrega do Título de Cidadão Saltense, ao Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa. Prestigiaram o evento autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo e repre-sentantes do Clero Diocesano como o Padre Michael Henrique dos Santos (Pároco da Paróquia São Roque), Padre Sílvio Andrei Rodrigues (Pároco do Santuário Bom Jesus de Pirapora) e Diáconos Permanentes Eldis Lucio Beltrão (Paróquia Nossa Senhora Apare-cida) e José Carlos Pascoal (Paró-quia São Benedito) .

A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional e em seguida o Vereador Lafaiete Pinheiro dos Santos, autor da propositura, fez a apresentação do homenageado. Ao receber a placa que conferiu a Dom Vicente Costa o Título de Cidadão Saltense, o Bispo fez um discurso, onde agradeceu o título concedido por unanimidade de votos do Legislativo. Frisou que receber um título de cidadania, significa tornar-se cidadão de uma comunidade, fazendo parte de um povo, como membro de uma família, que sonha os mesmos sonhos, se solidariza com seus dramas e dilemas, e que pensa e luta por seus ideais e pelo bem comum de sua gente. O Bispo Diocesano aprendeu a amar Salto em suas muitas visitas às Paróquias, conhecendo a história das comunidades e de cidadãos admiráveis como a Serva de Deus Maria de Lourdes Guarda, que está em processo de canonização. O prefeito Juvenil Cirelli, a vice-prefeita Jussara Vilaça e o presidente da Câmara dos Vereadores Divaldo Garotinho, fizeram os últimos agradecimentos à Dom Vicente, encerrando a sessão solene com o Hino de Salto.

Texto: Ana Lucia Moreli Pazini - PASCOM São BeneditoFoto: Rogério Pazini - PASCOM São Benedito

Dom Vicente recebe o título de CidadãoSaltense na Câmara Municipal

A Cáritas Interparoquial de Salto ao final do ano de 2014 faz um retrospecto de suas atividades junto às Pastorais So-ciais às quais assessora, do Núcleo de atendimento no Jardim Marília através do Projeto Família Cidadã e não podendo esquecer da Farmácia Comunitária. PASTORAIS SOCIAIS: hoje as Pastorais Sociais das Paróquias de Salto se fortalecem através do seu Conselho (CRPS), com reuniões mensais, partilha da palavra e de ações concretas junto às pessoas carentes da cidade e na participação em eventos beneficentes, exemplo de um trabalho conjunto de união e respeito. FARMÁCIA COMUNI-TÁRIA: ela funciona na sede da Cáritas à Avenida Dom Pedro II, 893, atende aproximadamente 500 pessoas ao mês com doação de remédios mediante receita médica, remédios esses que são doados pela população, médicos e laboratórios. Consideramos a farmacinha, como carinhosa-mente a chamamos, uma bênção para muitos. Muito obrigado! NÚCLEO MARÍLIA: localizado à Rua Campinas, 30, através do Projeto Família Cidadã realiza um atendimento junto às famílias, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Essa população participa de inúmeros cursos e oficinas: informática, atividades lúdicas, balé, violão, judô, arte-sanato, cursos do SESI e curso para gestantes. No ano de 2014

cento e vinte pessoas participaram dessas atividades, gratuitamente, com acompanhamento de um corpo técnico composto por assistente social, psicóloga e psicopedadoga; equipe adminis-trativa formada por gestor e assistente administrativa; diversos parceiros (Unimed, SESI, Secre-taria de Esportes da Prefeitura e CEUNSP através dos estagiários do curso de psicologia) e os aben-çoados voluntários. Testemunhamos no Nú-cleo Marília que NATAL não é somente no dia 25 de dezembro, ele acontece toda vez que uma criança chega para as atividades com fome e é alimentada, quando a gestante de 15 anos aprende que o bebê que carrega no seu ventre é um presente de Deus, que a senhora de 70 anos fica feliz, pois aprendeu enviar um email para uma amiga, que crianças mudaram seus comportamentos agressivos através da prática de esportes e principalmente pela criança que nunca dava um abraço chega e estende seus braços para ser acalentado pela professora e seus olhos se enchem de lágrima. Podemos assim de-monstrar o balanço da Cáritas de 2014: TRABALHO + COLA-BORAÇÃO + MOTIVAÇÃO + RESPEITO + FÉ + RESPON-SABILIDADE + DIGNIDADE = AMOR AO PRÓXIMO. Feliz Natal! Diretoria da Cáritas Interparoquial de Salto.

CÁRITAS 2014

Page 7: O Evangelizador 191 - Dezembro 2014

N o t a s d a Pa s c o m 7O EvangelizadorO EvangelizadorAniv

ersÁRIO

SAniv

ersÁrIO

S

·04: Ordenação diaconal do diácono José Carlos Pascoal (16 anos)·09: Ordenação Presbiteral do padre Marcílio Gragefe (30 anos)

·09: Ordenação diaconal do diácono Antonio Barcelides Cruchello (24 anos)·09: Ordenação diaconal do diác. Mário Vicente (24 anos)·02: Larissa Luana S. dos Santos - Past. Acolhida - Santa Teresinha.·03: Darci Moro – Pastoral da Saúde – Santa Ana.·04: Maria Inês Ignácio – Mãe Peregrina – Matriz.·05: Marcos José Lohn – Pastoral Matrimonial.·06: Célia Maria S. Escano – Leitora – Santo Inácio.·06: Wagner R. Fernandes - Pastoral de Casais em 2ª União.·08: José Carlos da Silva Paes – Canto Litúrgico – Santa Ana.·08: Maria Lazinha Pantaleão – Pastoral da Saúde – Santa Ana.·08: Marcos R. Martinelli - Pastoral de Casais em Segunda União.·08: Arani da Conceição Veloso Ramos – Catequese 1ª Eucaristia – Santo Inácio.·09: Sebastião Cândido da Rocha – Caminho Neocatecumenal.·10: Neide Samblas dos Santos – Pastoral da Liturgia – Divino.·10: Deise Pacheco L. Ferraz – Mãe Peregrina – Matriz.·10: Salete Di Siervo – Pastoral da Liturgia – Matriz.·10: Gustavo de Carvalho Ferraz – Leitor - Divino.·12: Odacir Piratininga – Pastoral da Liturgia – São José Operário.·12: Valmir Vitor – Catequese da Crisma – Santo Inácio de Loyola.·13: Maria Luzia da Silva - Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.·13: Joana Seres – Pastoral da Saúde – Santo Inácio.·16: Adelaide Correia de Lima – Pastoral da Saúde – Santa Ana.·17: Amarilda Aparecida G. Gaspar – Pastoral da Liturgia – São José Operário. ·17: Valéria Araújo Ferreira – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.·17: Samuel Silva Teixeira – Canto Litúrgico – Matriz.·17: Vinicius da Silva Teixeira – Pastoral da Liturgia – Matriz.·18: Josélia Gomes S. Lamana – Ministra da Comunhão – Matriz.·18: Rosana Rodrigues Peixoto – Leitora - Matriz.·18: Nadir Bergamo Andrietta - Pastoral da Liturgia - Santa Ana e São Joaquim.·20: Maria Aparecida G. Pinheiro – Leitora – Santa Ana.·20: Édipo Diego S. de Souza – Canto Litúrgico – Santana e São

ANIVERSARIANTES DEZEMBROANIVERSARIANTES DEZEMBROANIVERSARIANTES DEZEMBRO

Adentramos dezembro, há um povo todo esperando por alguém. Estamos no Advento, eis que o tempo chegou e já vem o meu Deus! Sim! Ele está chegando e a Igreja prepara nosso coração e aproveitemo-nos desse tempo de espera, saibamos desde já acolher em um primeiro momento a Palavra que nos intriga e depois apronta nosso “terreno” para que esteja fértil. Caso contrário Ele passará e perderemos a oportunidade, pois ouvimos de uma forma distinta daquela que Deus planejou. Advento, tempo de espera do Senhor que vem para todos nós, desde que permitamos que nos transforme. A humanidade precisa se transformar em humana e aguarda a manifestação dos cristãos. Alguém dúvida? Datas de dezembro: 01, Bem Aventurado Charles de Foucauld e Dia de Luta Mundial contra a Aids; 02, Dia Nacional de Relações Públicas, dia do Samba e da Astronomia; 03, São Francisco Xavier e Dia internacional das Pessoas com Deficiência; 04, Santa Bárbara, dia do Publicitário, do Orientador Educacional e Dia do Perito Criminal; 05, Dia Nacional da Pastoral da Criança; 07, Dia do Casal; 08, Imaculada Conceição de Nossa Senhora, Dia Nacional da Família e dia da Justiça ; 09, Dia Nacional do Fonoaudiólogo; 10, Santo Melquíades e Dia Internacional dos Direitos Humanos; 11, Dia do Engenheiro Civil e do Arquiteto; 12, Nossa Senhora de Guadalupe; 13, Santa Luzia, Dia da Pessoa com Deficiência Visual, dia do Marinheiro e dia do Pedreiro 14, São João da Cruz, Dia do Ministério Público; 15, Dia do Jornaleiro; 16, São Misael; 17, São Lázaro 18, Nossa Senhora da Expectação do ò, Dia Internacional do Migrante; 22, Santa Francisca Xavier Cabrini; 24, Solene Vigília do Natal do Senhor e Dia do Órfão; 25, Santos Mártires de Nicomédia; 26, Santo Estevão; 27, São João Apóstolo e Evangelista; 28, Festa da Sagrada Família; 29, Dia Internacional da Biodiversidade; 31, São Silvestre, Dia da Esperança.

Joaquim.·20: Silvia Elias – Pastoral do Batismo – Santo Inácio de Loyola.·22: Ingrácia Lemes R. Rodrigues - Grupo de Oração “Divino”.·23: Marcos Antonio Merchiol – Canto Litúrgico – Santa Ana.·24: Regina Maria Peron – Pastoral da Liturgia – Matriz.·24: Jeniffer Florinda Martins da Silva - Canto Litúrgico – Santo Inácio.·25: Maria Natália L. Oliveira – Pastoral da Acolhida – Divino.·25: Sônia Ap. da Cruz de Souza - Catequese de 1ª Eucaristia – Santana.·26: Maria Madalena T. Oliveira – Leitora – Divino.·27: Marlene Lopes R. Lima – Ministra da Comunhão – Divino.·27: Francisca Nascimento Borin – Catequese de 1ª Eucaristia – Divino.·28: Fátima Isabel B. Graciano – Pastoral do Dízimo – Santo Inácio.·30: Maria M. de Camargo - Grupo de Oração “Divino Espírito Santo”.·30: Silvia Maria Santos – Pastoral da Acolhida – Santana e São Joaquim.·31: Selma Aparecida D. Ferraz – Leitora - Matriz.·31: Hilda Maria L. Sola – Pastoral da Liturgia – Matriz.·31: Cláudia Pereira dos Santos – Mãe Peregrina – Santo Inácio.·31: Maria Imaculada de Souza – Pastoral da Acolhida – Divino.

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO - DEZEMBRO:·01: Antonio Carlos e Maria de Fátima N. Lorençon – São José Operário.·09: Luiz e Ivone Betarelli Nicoletti – Santo Inácio de Loyola.·09: Roberto e Elaine Cristina B. Veroneze – Santana e São Joaquim.·09: Sérgio e Silvia Helena O. Masson – Santo Inácio de Loyola.·10: Ronei e Rosemari de Oliveira – Divino.·11: Inácio e Maria Aparecida Guilger Pinheiro - Santana.·11: Lauro e Maria de Lourdes P. Martoni – São José Operário.·11: Cristiano Ferreira e Darlene Ap. L. da Rocha – Santo Inácio de Loyola.·12: Odacir e Rosalina Nicácio Piratininga – São José Operário.·14: Antonio e Rosalina R. Tavore – Santana e São Joaquim.·16: José Benedito e Joana Guirado Leite – Matriz.·17: Aluisio e Joseli Aparecida P. Longatti – Santana e São Joaquim.·18: Carlos e Nadir Bergamo Andrietta – Santana e São Joaquim.·18: José Carlos e Rosângela Andretta – Santana e São Joaquim.·19: Jair e Orlete Aparecida di Siervo – Santa Teresinha.·22: José Dimas e Cleide Final Cocato – Matriz.·25: José Carlos e Maria Aparecida B. Elias – Santo Inácio de Loyola.·28: Ênio e Eny Burat Amirat - Divino.·29: Osvaldo e Vilma D. Batista Manso – Santa Teresinha.·31: Fernando e Amarilda Gaspar – São José Operário.

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

Rir é muito bom!!!Bia Dalla Vecchia

JESUS: O ladrão invade uma casa. – Jesus está vendo você, diz uma voz. O ladrão assustado olha ao redor e num canto escuro vê uma gaiola com um papagaio dentro e pergunta à ave: - Foi você quem

disse que Jesus está vendo? – Foi, responde o papagaio. O ladrão aliviado, pergunta: Qual é o seu nome? – Moisés. – Que nome ridículo para um papagaio. Quem foi que pôs esse nome em você? – O mesmo que pôs o nome de Jesus no rottweiller.

CEGO: A mulher diz ao marido durante um passeio na praça: - Vou dar uma moeda ao cego, pois ele pediu com educação: “Dê-me uma moeda, bela senhora!” – Ele disse “bela senhora”? – Disse, sim. - Pois então dê, porque é cego mesmo!

� Laudes do Advento: As Comunidades Neocatecumenais convidam para a Oração da Manhã na Matriz São Benedito, de segunda-feira a sexta-feira, as 5h20.� Batismo: O pároco padre Marcílio Gragefe convoca as equipes de Batismo de todas as comunidades da paróquia e os diáconos para reunião sobre as novas normas do Batismo, que será realizada no dia 16 de dezembro, terça-feira, as 19h30, no Centro Com. São Benedito.� Horários da Secretaria Paroquial no Natal e Fim de Ano: * 24 de dezembro, quarta-feira: 08h as 12h; * 26 de dezembro, sexta-feira: 12h as 17h; * 27 de dezembro, sábado: 08h as 12h; * 31 de dezembro, quarta-feira: 08h as 12h; * 02 de janeiro de 2015, sexta-feira: 12h as 17h; * 03 de janeiro, sábado: 08h as 12h.

Page 8: O Evangelizador 191 - Dezembro 2014

8O EvangelizadorO Evangelizador Pe M a r c í l i o c o m e m o r a 3 0 a n o s d e m i n i s t é r i o

Padre Marcílio: 30 anos de ministério sacerdotal O pároco da paróquia São Benedito, padre Marcílio Gragefe comemorou no dia 9 de dezembro 30 anos de Ordenação Presbiteral. Tomou posse na paróquia no dia 29 de dezembro de 2011, em Missa Solene presidida pelo bispo diocesano Dom Vicente Costa. Veio transferido da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Horto-lândia de Jundiaí. Na edição nº 155, de dezembro

de 2011, O Evangelizador trouxe uma rápida entrevista com padre Marcílio, então recém-nomeado. Eis alguns tópicos (atualizados):O Evangelizador - Por favor faça um resumo da sua formação, até ser ordenado Padre.Padre Marcílio - Do Primário até o Ensino Médio, estudei em Itu, respectivamente nas escolas Dr. Cesário Motta, Antonio Berreta e Junqueira Ortiz. O Curso Superior de Filosofia foi no Seminário Maior Diocesano, em São Carlos (SP) e o de Teologia no Instituto Salesiano Pio XI em São Paulo, Capital.O Evangelizador - Como avalia esta caminhada na fé, que neste mês está completando 30 anos como Padre?Padre Marcílio - No inicio de 1978, deu-se a minha saída de Itu para São Carlos para começar minha formação sacerdotal, a pedido do Bispo Dom Gabriel, pois na Diocese de Jundiaí ainda não havia seminário diocesano. Tendo concluído o curso filosófico fui transferido para Jundiaí onde já havia sido inaugurado o Seminário Diocesano e onde residi por 4 anos cursando em São Paulo o curso teológico. Minha ordenação diaconal aconteceu em Itu em 17 de junho de 1984 e em dezembro do mesmo ano a minha ordenação presbiteral, em Jundiaí. O Evangelizador - Esta nomeação para assumir a Paróquia São Benedito, em Salto, de certa forma foi uma surpresa para o senhor, ou já era esperada?Padre Marcílio - Pelo fato de estar há 27 anos atuando como

presbítero em Jundiaí, desejava fazer uma experiência em outra cidade, mas não pensava que seria em Salto, embora estivesse disponível para aceitar aquilo que me fosse proposto. Quando o Bispo me fez a proposta de ser o Pároco da Paróquia São Bendito, aceitei imediatamente.O Evangelizador - O que o senhor acha que mais influenciou nesta nomeação para assumir a Paróquia de São Benedito em Salto? De certa forma, o perfil de trabalho do Padre Marcílio combina com o trabalho que já é desenvolvido por aqui?Padre Marcílio - Penso que tenha sido a necessidade de um Pároco. O Padre é ordenado para a Igreja e deve estar disponível para as necessidades dela, onde for chamado. A Pastoral da Comunicação Social, em nome dos paro-quianos, parabeniza padre Marcílio pela dedicação à Igreja nesses 30 anos de Sacerdócio.

Ocorreu no dia 23 de novembro, data em que celebramos Cristo Rei, a Crisma de 28 adultos. Sendo 26 deles da Catequese de Adultos da Paróquia de São Benedito, uma da Paróquia Cristo Rei e uma da Paróquia São Roque. A celebração, que teve início às 9 horas, foi presidida por dom Vicente Costa, Bispo Diocesano, e concelebrada pelo pároco padre Marcílio Gragefe, com participação do Diácono Antônio Barcelides Cruchello e demais ministros e ministras. Inicialmente o pároco deu acolhida a dom Vicente apresentando os crismandos, inclusive para a comunidade paroquial. A celebração foi bem participada e transcorreu com serenidade. Na homília, dom Vicente falou da data que a Igreja estava celebrando: Cristo Rei do Universo. Exortou por várias vezes a assembléia para que proclamasse que "Cristo é nosso Rei", sem esquecer que é rei, mas também pastor. "Daí a importância de sermos servos e trabalharmos pelo reino praticando sobretudo a solidariedade, a caridade e a misericórdia para que no retorno do Cristo não estejamos com as mãos vazias sem os talentos que nos confiou", concluiu. Após a homilia ocorreu o rito da Crisma. No final os crismados, catequistas e familiares permaneceram no templo para fotos. A comunidade Paroquial de São Benedito agradeceu a presença do bispo diocesano, que no dia 25 de novembro, às 19 horas, na Câmara Municipal da Estância Turística de Salto seria agraciado com o título de Cidadão Saltense.

FÉ E EMOÇÃO NA CELEBRAÇÃO DA CRISMA DE ADULTOS

Texto: Cidinha Dalla Vecchia - Foto: Juliana Cequinne

PASTORAL DA CRIANÇA TEMNOVA COORDENADORA

Luiza Gentile de Aguiar foi eleita a nova coordenadora da Pastoral da Criança da paroquia São Benedito. A reunião eletiva aconteceu no dia 3 de dezembro, as 20h, em sala do Centro Comunitário São Benedito e que contou com a pre-

sença do pároco Padre Marcílio Gragefe. Luiza assumirá a coor-denação, a partir de 1º de janeiro de 2015. "Mais uma vez gostaria de parabenizar a Luiza e agradecer imensamente a Dulce Mazzo, atual coordenadora. Pois durante sua gestão, correspondeu a todas as expectativas enquanto coor-denadora de ramo. Muito obrigada de coração e esperamos contar com seus conhecimentos e experiencias pra sempre", disse Ana Lúcia Stocco, coordenadora regional.

R. Rui Barbosa, 473 - Salto - Tel.: 4028-7752

* F O T O S P A R A D O C U M E N T O S * E V E N T O S S O C I A I S

* F O T O S A É R E A S , I N D U S T R I A I S E D I G I T A I S .

CIRURGIÕES DENTISTAS

Dra. Susana M. V. S. BarbosaO D O N T O P E D I A T R I A

R u a I t a p i r ú , 3 8 3 - C e n t r o - S a l t o - Te l . : ( 1 1 ) 4 0 2 8 - 0 1 0 5

Dra Carolina Silveira BarbosaC L Í N I C A G E R A L