o evangelizador 206 - março 2016

8
pároco padre Marcílio Gragefe definiu com a Pastoral O Litúrgica as datas e locais das celebrações da Semana Santa 2016 na paróquia São Benedito. Confira abaixo: DOMINGO DE RAMOS: • 19 de março, sábado, 19h: Celebração da Entrada de Jesus em Jerusalém e Paixão do Senhor com as Comunidades Neocatecumenais. Início com bênçãos dos ramos no Espaço Missionário Festivo, seguido de procissão pelas ruas próximas à Matriz até a Matriz São Benedito, para prosseguimento da celebração. • 20 de março, domingo de Ramos, as 08h30: Celebração da Entrada de Jesus em Jerusalém e Paixão do Senhor. Início na Matriz São Benedito, seguido de procissão até o Espaço Missionário Festivo, para prosseguimento da Celebração. MISSA DOS SANTOS ÓLEOS: • 23 de março, quarta-feira Santa, as 19h: Missa solene com a bênção dos Santos Óleos, na Catedral Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí. QUINTA-FEIRA SANTA: • 24 de março, quinta-feira Santa, as 19h30: Missa solene da Instituição da Eucaristia, com o rito do Lavapés, no Espaço Missionário Festivo. No final da celebração, traslado do Santíssimo Sacramento para a Matriz São Benedito. SEXTA-FEIRA SANTA: • 25 de março, sexta-feira Santa: Adoração ao Santíssimo Sacramento na Matriz São Benedito, das 07h as 14h. Nas Comunidades, Adoração ao Santíssimo Sacramento das 09h as 11h. Paixão do Senhor e Adoração da Cruz: 15h, na Matriz e nas Comunidades São José Operário, Santa Teresinha, Santa Ana e São Joaquim, Divino Espírito Santo e Santo Inácio de Loyola. Paixão do Senhor e Adoração da Cruz: 17h, na Matriz São Benedito, com as Comunidades Neocatecumenais. Via-sacra, saindo as 19h da Comunidade Santa Ana e São Joaquim, seguindo por várias ruas da Vila Progresso, Jardim Barcella e Vila Nova até a Matriz São Benedito. SÁBADO SANTO: Vigília Pascal com a bênção do Fogo Novo e Batizado, às 19h, no Espaço Missionário Festivo. DOMINGO DE PÁSCOA: Missa da Ressurreição do Senhor, às 09h30, na Matriz São Benedito.

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 26-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 206 - Março 2016

pároco padre Marcílio Gragefe definiu com a Pastoral

OLitúrgica as datas e locais das celebrações da Semana Santa 2016 na paróquia São Benedito. Confira

abaixo:

DOMINGO DE RAMOS:• 19 de março, sábado, 19h: Celebração da Entrada de Jesus em Jerusalém e Paixão do Senhor com as Comunidades Neocatecumenais. Início com bênçãos dos ramos no Espaço Missionário Festivo, seguido de procissão pelas ruas próximas à Matriz até a Matriz São Benedito, para prosseguimento da celebração.• 20 de março, domingo de Ramos, as 08h30: Celebração da Entrada de Jesus em Jerusalém e Paixão do Senhor. Início na Matriz São Benedito, seguido de procissão até o Espaço Missionário Festivo, para prosseguimento da Celebração.

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS:• 23 de março, quarta-feira Santa, as 19h: Missa solene com a bênção dos Santos Óleos, na Catedral Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí.

QUINTA-FEIRA SANTA:• 24 de março, quinta-feira Santa, as 19h30: Missa solene da Instituição da Eucaristia, com o rito do Lavapés, no

Espaço Missionário Festivo. No final da celebração, traslado do Santíssimo Sacramento para a Matriz São Benedito.

SEXTA-FEIRA SANTA:• 25 de março, sexta-feira Santa: Adoração ao Santíssimo Sacramento na Matriz São Benedito, das 07h as 14h. Nas Comunidades, Adoração ao Santíssimo Sacramento das 09h as 11h.• Paixão do Senhor e Adoração da Cruz: 15h, na Matriz e nas Comunidades São José Operário, Santa Teresinha, Santa Ana e São Joaquim, Divino Espírito Santo e Santo Inácio de Loyola.• Paixão do Senhor e Adoração da Cruz: 17h, na Matriz São Benedito, com as Comunidades Neocatecumenais.• Via-sacra, saindo as 19h da Comunidade Santa Ana e São Joaquim, seguindo por várias ruas da Vila Progresso, Jardim Barcella e Vila Nova até a Matriz São Benedito.

SÁBADO SANTO:• Vigília Pascal com a bênção do Fogo Novo e Batizado, às 19h, no Espaço Missionário Festivo.

DOMINGO DE PÁSCOA:• Missa da Ressurreição do Senhor, às 09h30, na Matriz São Benedito.

Page 2: O Evangelizador 206 - Março 2016

Repercutiu na cidade de Salto e na diocese a comemoração do Jubileu de Ouro da instalação da paróquia São Benedito. Houve ampla divulgação nos meios de comunicação social: rádio, jornais, internet e, mais do que isso, a Matriz São Benedito esteve completamente lotada na missa solene comemorativa no dia 28 de fevereiro, as 19h.

Mas, como nos lembra o pároco padre Marcílio, a missão continua. Os agentes missionários das comunidades estão saindo às ruas para visitar as famílias e convidá-las para as celebrações da Semana Santa. O entusiasmo do pároco tem contagiado os missionários e, por isso, está aumentando o número de voluntários.

A paróquia São Benedito é essencialmente missionária, tem uma dinâmica de missão e de caridade. Grande multidão é esperada em cada celebração da Semana Santa. O povo tem correspondido ao chamado da Igreja. Deus seja louvado!

Destacamos também, em vista do Dia Internacional da Mulher, dia 08 de março, a grande participação feminina nas pastorais, nos movimentos, nos essenciais serviços da Caridade, da Liturgia e da Missão. Parabéns a todas as mulheres, em especial as agentes que prestam inestimável serviço na Igreja.

O pároco padre Marcílio Gragefe presidiu reunião da Equipe Missionária Paroquial na quinta-feira, 11 de fevereiro, na sala “Madre Tereza de Calcutá” do Centro Comunitário São Benedito. Na pauta, após a oração inicial, o pároco pediu a cada representante de comunidade uma avaliação das visitas missionárias feitas em novembro e dezembro de 2015, para convidar as famílias para as celebrações do Natal do Senhor e Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria. Destaque-se o êxito das visitas missionárias, pois em todas as celebrações participaram grandes assembleias. Os representantes comunitários falaram da alegria da experiência missionária, da acolhida das famílias, inclusive de outras denominações religiosas, e da aceitação do convite: “muitas pessoas testemunharam a alegria de receberem pessoalmente o convite. Participaram com suas famílias. Muitas pessoas afastadas retornaram à comunidade. Mesmo os mais tímidos missionários, foram motivados a agir por obra do Espirito

Santo”. Participaram das visitas grande número de missionários e missionárias à saber: Divino Espírito Santo: 33; Santo Inácio de Loyola: 38; Santana e São Joaquim: 40; São José Operário: 22; Santa Teresinha: 27; Matriz: 54. Essas pessoas participaram das reuniões de preparação missionária em suas respectivas comunidades. As equipes missionárias se reúnem uma vez por mês às segundas-feiras e na 1ª sexta-feira de cada mês participam da Hora Santa Eucarística, com estudos e partilhas do Evangelho de São Marcos, conforme proposto pela Comissão Missionária Diocesana. Durante o período quaresmal, as equipes missionárias sairão às ruas para convidar as famílias para participarem da Semana Santa. A paróquia providenciou convites personalizados de cada comunidade para as visitas. As reuniões de preparação para os missionários (serão convidadas mais pessoas para se integrarem à missão) foram definidas na reunião da Equipe Paroquial Missionária: São José Operário, 22 de fevereiro; Santana e São Joaquim, 29 de fevereiro; Matriz, Divino Espírito Santo, Santo Inácio de Loyola e Santa Teresinha, 07 de março, sempre às 20h. Padre Marcílio exortou a todos para participarem do 2º Retiro Missionário Diocesano que será realizado no Parque da Uva de Jundiaí, nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio. As inscrições deverão ser feitas na Secretaria Paroquial. Participaram da reunião: padre Marcílio, padre José Luiz, diáconos Antonio Cruchello, Edison Palagi e Pascoal, Vilson e Célia Escano (Santo Inácio), Antonio Carlos (São José Operário), Márcia Regina (Santa Teresinha), Cecília Lopes (Divino), Jair e Rita Vilela e Cristiano (Santana e São Joaquim), Genivaldo e Fernando (Matriz).

Page 3: O Evangelizador 206 - Março 2016

Quinta-feira Santa. Nesta noite,

temos diversos elementos que encontramos

na Palavra de Deus e nas orações:

lembramos aquela Ceia Pascal que já, desde

o Egito, é celebrada pelo povo de Deus.

Cristo, dentro desta Ceia continua a

caminhada de seu povo e lhe dá novo

sentido.

Nós celebramos a eucaristia e

temos fé no memorial que ela realiza,

tornando presente tudo o que Cristo fez para

nos levar ao Reino de Deus, seu Pai. Jesus, ao

celebrar sua Ceia Pascal, antecipa e torna

presente tudo o que ele realizará nos

próximos dias. Vemos aí a unidade do

Mistério Pascal: uno na sua realidade e

diverso na sua realização.

Sua Eucaristia e amor se reduzem a

um gesto que Ele mesmo fez: tomou uma

bacia e lavou os pés dos discípulos. Quem

não aceita este modo de ser não tem parte

com ele como diz a Pedro. E seremos seus

discípulos se fizermos como ele fez. O amor

que faz ser autêntica a Eucaristia será o

serviço humilde e dedicado, o modo de ser

dos ministros de Cristo, o que Cristo foi como

sacerdote. Sua presença permanente na

Santíssimo Sacramento nos estimula a

anima a viver sempre os frutos salutares de

sua paixão para chegar à Ressurreição.

Sexta-feira Santa. Neste dia não

celebramos a Eucaristia, porque a Igreja tem

esta longa tradição de não celebrar missa na

Sexta-feira Santa. Nós nos reunimos para

comemorar e reviver a paixão do Senhor. A

Igreja contempla Cristo que, morrendo, se

oferece como vítima ao Pai, para libertar

toda a humanidade do pecado e da morte.

Nós adoramos nesta celebração o mistério

de nossa salvação e dispomos nosso

coração na fé e no arrependimento, para

que possamos ser curados e santificados

pelo sacrifício de Cristo.

Proclamando o acontecimento da Paixão,

nós nos tornamos participantes e recebemos

a força de sua Cruz. Assim, diante do

mistério da morte de Cristo, nós nos sentimos

impelidos a não deixar ninguém fora deste

sangue que nos liberta e lava. Cheios de

amor, veneramos a cruz, num gesto de

adoração àquele que se entregou até à

última expressão do Amor. Nada faltou da

parte de Deus, para nos amar e demonstrar

a verdade de sua proposta de vida nova.

A Sexta-feira Santo nos aproxima

dos sofrimentos dos irmãos, convidando-nos

à solidariedade. Jesus, aceitando o plano do

Pai, mostra que a passagem pela dor e pelo

sofrimento não é o objetivo principal de sua

missão, e sim a salvação do ser humano, a

quem Deus ama, com o supremo ato de

oferecimento de sua vida.

Sábado Santo. Noite mais clara

que o dia! Assim canta a Igreja na Vigília

Pascal, mãe de todas as celebrações da

Igreja. Com a acender do círio pascal, na

noite escura, dá-se inicio à celebra

celebração. Assim a Ressurreição de Jesus

entre os mortos ilumina o mundo com a

serenidade de sua luz

A proclamação da Ressurreição do

Senhor, mais do que um ato de fé, deve ser

celebrada como uma atualização da Graça

Pascal para a comunidade. A História da

Salvação, resumida nas diversas leituras,

converge para a alegria e a certeza de uma

participação atual no projeto de Deus. Daí a

importância da Liturgia Batismal, que

significa este mergulho do homem no

mistério da Morte e Ressurreição do Senhor.

A Eucaristia une-se ao Batismo, como parte

de uma só realidade sacramental: tornar-se

um só Corpo com o Senhor Ressuscitado.

Domingo de Páscoa. A liturgia

de hoje, Domingo de Páscoa, é passagem da

morte para a vida, pois celebramos de

maneira eminente a Ressurreição do Senhor.

Neste momento vivemos uma realidade

passada e ao mesmo tempo presente e

atual: vencida a morte, celebra- se a vida. O

mundo exulta. A mão do Senhor, que pousou

sobre Cristo, pousa agora sobre nós. O que

realizou em Cristo realiza em nós: faz-nos

viver. Hoje é um imenso dia. É o dia eterno:

“estou sempre convosco”. Convido todos a,

com grande alegria, de pé recebermos o

presidente desta celebração...

Fonte: VVAA, Vivendo a

Semana Santa, Ed Santuário

Page 4: O Evangelizador 206 - Março 2016

Fui convidado pela redação do informativo paroquial “O Evangelizador” para escrever um artigo comemorando o jubileu de ouro da Paróquia São Benedito. Eu sou Padre Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida. Trabalhei na paróquia de fevereiro de 1986 a dezembro de 1997, portanto por quase 12 anos, primeiro como vigário paroquial até maio de 1987 e prosseguindo como Pároco até o final. São Benedito foi minha primeira paróquia como padre. Considero por isso a Paróquia São Benedito como a mãe do meu sacerdócio. Ela viu crescer o padre de 2 meses de sacerdócio até os 12 anos, menino ainda. Sou muito grato pela paciência que tiveram para comigo. Tive muitos pais e mães na Paróquia São Benedito, quanta paciência tiveram, mas me ajudaram muito a ser o padre que sou e por isso dou graças. Ao celebrar 50 anos de uma instituição – hoje em 2016 – num tempo em que tudo corre rápido, existem poucas coisas duradouras; mesmo o que a gente tem de mais profundo que é relacionamento interpessoal – está cada vez mais está superficial e duram cada vez menos tempo... Ao comemorar 50 anos de uma Paróquia nos lembramos que, de fato – muitas coisas podem desaparecem rápido –, mas devem existir “algos” (desculpe o neologismo) mais duradouros nesta vida. Sabemos que o único duradouro, eterno é Deus e seu amor por nós. Esta deve ser a base da nossa vida. Mas aliadas a Ele existem algumas instituições que são para ser também de vida longa. A Igreja – e é promessa de Jesus – nunca deixará de existir enquanto o mundo existir. Outra instituição que deve nos acompanhar e já por anos acompanha a Igreja é a Paróquia. Ela foi constituída para ser uma casa de família, que reúne filhos do Pai Deus e por irmãos e família. A paróquia foi instituída para estar próxima aos seres humanos, e por fim, a Paróquia é para ser uma “estação de parada – descanso” na caminhada daqueles que professam a fé cristã. Dou graças a Deus pela existência da Paróquia São Benedito. Ela tinha 19 anos quando fui nomeado para ela. Já era uma “mocinha”. E sou muito grato por ter sido um dos seus filhos: comecei a vivenciar meu sacerdócio aí. Comecei a ser padre aí. Apesar de ser padre muito novo, acabei sendo responsável por ela, de 1987 a 1997, sendo que naquela época faziam parte dela as – hoje – Paróquias Cristo-Rei e São Roque, e mesmo tendo de ser o pai da comunidade ainda assim a vivenciei como casa de uma família muito querida que me tratou como filho e como a 1ª estação da minha caminhada de presbítero e de fé. Parabéns Paróquia São Benedito!!! Tua existência para Salto foi muito fecunda. Sei que não sou o único, mas sou um dos que se beneficiou de sua existência e der ter feito parte dela. Com gratidão,

Pe. Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida

"O que nós ouvimos, o que aprendemos, o que nossos p a i s n o s c o n t a r a m , n ã o ocultaremos a seus filhos, nós vamos contar à geração seguinte as glórias do Senhor, o seu poder e os prodígios que operou... para porem em Deus sua confiança, não esquecerem as obras de Deus, mas observem seus preceitos" (Salmo 78[77] 3-4.7). Há pessoas que não veem sent ido em fes te jar aniversários ou datas especiais. Alguns brincam dizendo que não querem comemorar o fato de ficarem mais velhos. O je i to bíbl ico de considerar o tempo e celebrar aniversários ou jubileus é bem diferente. Celebrar um momento comemorativo importante é tempo especial para lembrar e recomeçar o caminho. É tempo para reavivar a memória da presença de Deus em nossa história, tempo para celebrar as maravilhas que o Senhor realizou ao longo da nossa caminhada, tempo para resgatar a misericórdia do Senhor para com todas as pessoas. E, por isto, celebrar uma data importante em

nossa história significa: converter-se, retomar "o fervor dos primeiros t e m p o s " , r e c o m e ç a r c o m renovado amor e empenho. A Paróquia São Benedito, em Salto, celebra uma data muito marcante: 50 anos do início de sua c a m i n h a d a p a s t o r a l (27/02/1966). É tempo de celebrar e agradecer a Deus pela semente do Evangelho que foi plantada em todos esses anos pelos Padres, Religiosos, Religiosas e Agentes de Pastoral. É tempo também de revisão, reflexão e projeção para que o Evangelho de Jesus Cristo se torne mais vida em nossa história. Queridos Padre Marcílio Gragefe , Padre José Lu iz Nascibem, Diáconos Permanentes Antônio Barcelides Cruchello, Edison da Silva Palagi, José Carlos Pascoal, Agentes de Pastoral, Paroquianos(as): meus sinceros parabéns! Permaneçam unidos na Igreja de Deus, sendo “um só corpo e um só Espírito” (Ef 4,4). São Benedito, intercedei por todos nós.

18 de fevereiro de 2016.Dom Vicente Costa

Bispo Diocesano de Jundiaí

Page 5: O Evangelizador 206 - Março 2016

A PasCom contou com a colaboração de Jane Mariza Mocci Corti e seu esposo Arnaldo Lazaro Corti, para relembrar um pouco da história da Pastoral do Dízimo neste Jubileu de Ouro da Paróquia São Benedito.

Por quanto tempo você fez parte da Pastoral do Dízimo? Existe alguma informação sobre o início da Pastoral? Padre Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida idealizou a Pastoral do Dízimo na paróquia, e numa reunião do Conselho Paroquial Administrativo, no final de 1997, foi sugerido o nosso nome para coordenarmos. Pediu para aguardar a vinda do Padre João Estevão da Silva, que tomaria posse em 02/01/1998, e seguíssemos as suas orientações. Éramos totalmente leigos no assunto para assumir tamanha responsabilidade, porém conscientes e praticantes do Dízimo. Sempre gostamos do trabalho em equipe e, então, entramos em contato com o Sr. José Rodrigues, que fazia um trabalho de arrecadação do Dízimo, iniciado em 1975, no paroquiato do cônego Ivo Wells. Nos preparamos com materiais da Editora O Recado, existentes no mercado literário, e, durante as missas, além de darmos o nosso testemunho de vida familiar, praticantes do Dízimo, convidamos os fiéis a fazerem a experiência do Dízimo em suas vidas. E assim iniciamos, junto com os demais agentes, um trabalho novo com muita dedicação e amor. Tínhamos uma equipe unida, com alguns agentes assumindo também como coordenadores, durante o período em que participamos. Em reunião com o pároco foi decidido que deveríamos dedicar o mês de novembro para conscientização dos fiéis sobre o Dízimo. Esse trabalho começou em 1998 na Matriz de São Benedito e nas Comunidades pertencentes à Paróquia, com muito sucesso, cujo valor arrecadado possibilitou muitas realizações e obras na nossa Igreja e comunidades. Então sugerimos que todas as Paróquias da cidade realizassem o mesmo trabalho. Uma vez aceito, a arrecadação do Dízimo cresceu em todas as Paróquias da cidade. Fizemos parte dessa Pastoral durante 6 anos, mais ou menos, pois após a transferência do Pe. João Estevão para outra cidade, o Padre Edélcio assumiu a administração da Paróquia e, por divergências de ideias, preferimos nos afastar.

O que é Dízimo e qual a importância da Pastoral do Dízimo na vida da Paróquia? O Dízimo é de origem bíblica, está na lei de Deus. É ato de amor, fé e partilha. É a décima parte da sua renda que o cristão consciente deve devolver a Deus em sinal de agradecimento por tudo o quanto ele recebe em bênçãos e providências divinas. Mas a nossa Igreja não nos obriga à

devolução dos 10% da nossa renda. Devemos, em família, decidir com o coração o quanto podemos e devemos entregar à nossa Igreja, àquela que frequentamos semanalmente. Não tem nada a ver com a contribuição que destinamos a Tvs, Rádios e Associações Religiosas. Também é diferente da Oferta. A arrecadação do dízimo possibilita: manutenção da Igreja e suas dependências, encargos sociais, salários de funcionários, padres, diáconos que estão a serviço do povo, materiais de limpeza e escritório, material litúrgico, de Catequese, móveis, ornamentação, veículos, transporte, água, luz, telefone, reformas e construções, evangelização, ajuda na formação de novos padres e dos agentes de pastoral, ajuda nas necessidades da Diocese. Deve ajudar também as Pastorais Sociais, para que as pessoas carentes possam ter uma vida mais digna. Deve possibilitar também a eliminação de algumas taxas de serviços cobradas por algumas Igrejas.

Quais atividades a Pastoral promovia para conscientização dos fiéis e quais os frutos obtidos? Desenvolvemos as seguintes atividades para conscientização dos fiéis: mensagens de conscientização dos fiéis; testemunhos; distribuição de folhetos com mensagens sobre o dízimo; sorteios de bíblias; dinâmicas durante as missas com temas voltados à partilha (“O Aniversário do Dízimo”, com a participação dos jovens do T.U.L.A. foi muito marcante!); Comunicação Visual e Marketing (criado e desenvolvido por uma das Agentes formada em Publicidade e Propaganda com pós graduação em Marketing) envolvendo camisetas para todos os agentes, banners, outdoors, coração símbolo, faixas ao redor da Igreja e Centro Comunitário; jornais, rádio, literatura de cordel (os Irmãos Rodrigues (Sr. Sebastião, o poeta cantador, e seus dois irmãos fizeram um poema sobre o Dizimo); hino dos dizimistas; Oração dos dizimistas; envio de cartões de agradecimento e calendários junto com os envelopes preparados pelos agentes para arrecadação do dízimo, a todos os dizimistas cadastrados; distribuição de fichas de cadastro para novos dizimistas nos finais das missas; relatório de arrecadação mensal do dízimo (da Matriz e comunidades) divulgado amplamente; prestação de contas aos fiéis, com muita transparência e a divulgação e afixação dos balancetes mensais preparados pela Secretaria da Igreja, constando a arrecadação do dízimo, ofertas e as despesas e obras realizadas. Em junho de 2003, foi implantada a Missa dos Dizimistas, no segundo domingo de cada mês, intitulada “Dia da Partilha”. Em muitas atividades contávamos com a colaboração de várias pastorais: da Comunicação Social, Liturgia, Canto Litúrgico, Perseverança e Jovens do T.U.L.A. É muito importante que os que presidem as celebrações falem sobre o Dízimo em celebrações específicas pois, os fiéis querem ouvi-los. Quanto aos frutos obtidos foram muitos, pois a arrecadação aumentou bastante, surpreendendo a todos e possibilitando a realização de muitas obras, que ficaram registradas nos arquivos da Paróquia. E, em 2002, com o padre João Estevão, já auxiliávamos na conscientização do dízimo de algumas paróquias de Itu. A Pastoral do Dízimo, através dos seus agentes também colaborava com a Festa do Padroeiro, sendo responsável pela Barraca do Churrasco. Conseguíamos doações de empresários da cidade possibilitando custo zero da mesma e lucro total.

O que é preciso fazer para �atender ao chamado� e tornar-se um dizimista? Precisamos aumentar a nossa Fé, conscientizar-nos e sermos generosos para conseguirmos partilhar. Devemos fazer a experiência dando o primeiro passo, mesmo sem acreditar, mas com amor, sem medo ou qualquer superstição. Devemos vencer qualquer preocupação.

Page 6: O Evangelizador 206 - Março 2016

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 traz à tona questões importantes ligadas à preservação do meio ambiente e t a m b é m r e l a c i o n a d a s a o saneamento básico, fatores que impac t am d i r e t amen t e na qualidade de vida da população, sobretudo no aparecimento de doenças. Em Salto, o Dr. Pedro Baldi

Júnior, médico do trabalho, é um dos profissionais que tem dado ênfase ao tema, inclusive promovendo palestras, nas quais traça um paralelo entre a situação atual com fatos históricos, como as pragas do Egito, por exemplo. Recentemente, Dr. Pedro atendeu prontamente à solicitação de “O Evangelizador” e concedeu a seguinte entrevista:

Evangelizador: Na visão de um médico do trabalho, qual a importância das questões referentes à Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016?A Campanha da Fraternidade deste ano trata de um assunto muito importante, uma vez que vivemos momentos críticos que se referem ao problema com o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, cuja gravidade está diretamente relacionada com o saneamento básico, nesse caso relacionado ao lixo, onde este pode reter água criando um ambiente propício à procriação do mosquito. Outro fator importante é o relacionado à contaminação do ambiente pelo lançamento de esgoto nos nossos cursos d'água. Como médico do trabalho, estamos constantemente preocupados com a saúde dos trabalhadores, uma vez que no ambiente do trabalho podem existir vários riscos: físico - ruído, calor, radiação não ionizante; químico – poeiras e outros produtos químicos que podem acarretar doenças; ergonômicos – levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho. Isso pode ser transportado para a população em geral, se a indústria, além de seu ambiente interno, contamina também o ambiente ao seu redor.

Evangelizador: Em Salto, especificamente, onde estão os pontos mais visíveis destes problemas?·Na nossa cidade, esses problemas são mais visíveis nos nossos dois principais rios, o Tietê e o Jundiaí, devido à contaminação pelo esgoto, tanto doméstico como industriais, além do grave problema da poluição do ar pelo pó de madeira. Em relação aos rios, não podemos nos esquecer que antigamente em Salto eram usados para o lazer, esportes aquáticos, pesca etc. E hoje como estão?

Evangelizador: Nas suas palestras, como tem abordado essas questões?Logo no início, destaco as palavras do bispo dom Flávio Irala e da pastora Romi Márcia Benke, usadas na apresentação oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, ou seja: “Com alegria e animado pelo Espírito, cujo agir consiste em unir, chamar, congregar, superar barreiras e unir pessoas de boa vontade ao redor de objetivos comuns...”. E isso tem ocorrido no combate ao mosquito Aedes aegypti, onde a população tem abraçado essa causa, mas devemos ter a mesma congregação de forças na resolução de outros problemas ambientais.

Evangelizador: Mas são lembrados também fatos históricos, que de certa forma se assemelham com os vividos atualmente.Sim, na palestra procuro demonstrar fatos históricos que tiveram impacto na vida das pessoas e que tiveram como causas problemas da poluição,

iniciando com as pragas do Egito, que com a contaminação do Rio Nilo, vital o para a vida daquele povo desencadeia uma série de problemas com mortes de animais e pessoas. Lembro ainda da peste bubônica, doença de Minamata (contaminação pelo mercúrio), o problema da Cidade de Hinkley – Califórnia (EUA), com a contaminação da água pelo cromo hexavalente; o recente problema da cidade de emFlint –Michigan (EUA), também pela contaminação da água pelo chumbo. Cito também a história da Revolução das Vacinas, no inicio do século XX, quando Oswaldo Cruz tinha a missão de resolver a epidemia de varíola e também de já combater o nosso conhecido aedes aegypti, também transmissor da febre amarela. Tem também o caso da poluição de Cubatão (SP), que após ter sido considerada como o ”Vale da Morte”, mas que com o esforço de todos conseguiu eliminar a contaminação ambiental.

A Câmara Municipal da Estância Turística de Salto teve nesta tarde do dia 23 de fevereiro, durante a sessão ordinária, a apresentação da C. F. Ecumênica 2016, cujo tema é "Casa Comum, Nossa Responsabilidade". Agentes de pastorais, do Fórum das Pastorais Sociais e da Pastoral Fé e Politica estiveram presentes e o padre Leandro Megeto, Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, falou sobre o tema. Relembrou que desde que a Diocese iniciou esta visita e apresentação do tema da CF, ao longo destes anos, a Câmara de Salto foi a primeira que abriu espaço para este momento de conscientização social. Isso aconteceu em 2001, com a C.F. "Vida Sim, Drogas Não". Mais uma vez disse que "a Igreja não quer tomar as funções do Estado, mas como voz profética quer contribuir para a reflexão dos problemas que afetam diretamente o povo".

Page 7: O Evangelizador 206 - Março 2016

01: Antonia B. Bauer - Pastoral de Casais em 2ª União.02: Inês Ferreira da Silva – Ostiária – Divino.02: Miriam Antonio D. Gessoli – Catequese - Santa Ana e

São Joaquim.03: Maria Sonia G. S. R. de Paula – Pastoral da Mãe Peregrina – Santo Inácio.03: Cristina Madalena Fernandes – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.04: Joana de Fátima Nepomuceno – Pastoral da Saúde – Matriz.04: Roseli Aparecida da Silva – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.04: Tainá Cristina Bispo de Souza - Canto Litúrgico – Santo Inácio.06: Eliane Aparecida C. Maciel – Pastoral da Liturgia – Santana.07: Antonia Omodei – Pastoral da Saúde – São José Operário.08: Tiago Agneli de Souza – Canto Litúrgico – Santo Inácio.10: Adriana de Oliveira Rosa Anhaia – Santa Teresinha.10: Durvalina Ganzela – Apostolado da Oração – Divino.10: Lurdes Vieira Cecílio – Ministra da Comunhão – Matriz.10: Cleudi Maria da Silva César – Ministra extraordinária da Comunhão – Santana.11: Marli Baptistone – Pastoral da Acolhida – Divino.11: Antonio Carlos S. Lorençon – Secretário Paroquial.11: Adalto Gomes da Silveira – Ministro extraordinário da Comunhão – Matriz.12: Paula Santana Vicente – Pastoral da Acolhida – Santana.13: Maria Silva Fernandes – Ministra extraordinária da Comunhão – Divino.14: Nora Garcia Perina – Pastoral da Criança.15: Zilda D. Angilis Bataglia – Mãe Peregrina – Matriz.16: Beatriz B. Honório – Pastoral da Saúde – São José Operário.18: Vera Aparecida Barbosa da Silva – Pastoral da Moradia.

Agora é a vez de março, Tempo da Quaresma e como todo ano a Igreja nos levando a refletir sobre alguma realidade que a sociedade esteja protagonizando. Aponta a situação problema e inclusive por meio do Evangelho aponta possibilidades e hipóteses para se partir em busca de alguma solução onde o esforço individual, quer por meio de algum espaço físico ou por meio das redes sociais venha “contaminar” e dessa forma envolver a coletividade para que em “nossa casa” haja solidariedade, justiça, paz, fraternidade, ainda que vivamos num mundo capitalista, que contamina e dissemina exclusão e sofrimento. Neste ano a Campanha da Fraternidade é ecumênica, com o tema: “CASA COMUM: NOSSA RESPONSABILIDADE”. E o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr qual riacho que não seca” (Am.5,24). Que em nosso coração haja espaço para a Palavra que nos conduza para verdes pastagens onde possamos repousa e junto as fontes tranquilas nossas forças restaurar. Datas de Março: 1, Santa Inês da Boêmia; 3, São Marino e Dia do Meteorologista; 4, São Cassimiro e Dia Mundial de Orações da Mulher; 5, São Domingos Sávio, Dia Nacional da Música Clássica e Dia do Filatelista Brasileiro; 6, Santa Rosa de Viterbo; 7, Santas Pérpetua e Felicidade, Dia Nacional da Advocacia Pública e do Fuzileiro Naval; 8, São João de Deus e Dia Internacional da Mulher; 9, Santa Catarina de Bolonha; 10, São Crescêncio, Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo e dia do Visagista; 11, São Constantino; 12, Santo Inocêncio II e São Gregório I e Dia do Bibliotecário; 13, Santa Modesta; 14, Santa Matilde, Dia Nacional da Poesia, Dia do Vendedor de Livros e Dia Mundial de Luta contra as Barragens e em Defesa dos Rios, da Água e da Vida; 15, São Longuinho, Dia da Escola e Dia Mundial dos Direitos do

19: Maria Salete A. Bergamo – Mãe Peregrina – Matriz.19: Patrícia Souza da Silva – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio. 19: Patrícia Vaz Pereira – Canto Litúrgico – Santo Inácio.19: Clarice de Paula R. Matsumoto – Ostiária – Santo Inácio.20: José Roberto de Camargo – Ministro extraordinário da Comunhão - Matriz.20: Maria de Fátima do Nascimento – Leitora – Matriz.20: Márcia Regina dos Anjos – Pastoral da Liturgia – Santa Teresinha.21: Teresinha Maria A. Leme – Santa Ana e São Joaquim.21: Sônia Aparecida E. Ângelo – Canto Litúrgico – Santa Ana.21: Janice da Rocha Lohn – Pastoral Matrimonial.21: Zelinda de Lima Aristide – Pastoral da Saúde – Divino.22: Universina César Santos – Pastoral da Criança.22: José Fernando Marzullo – Canto Litúrgico – Matriz.23: Elenir Alves Torres de Souza – Catequese da Crisma – Matriz.23: Joseli Aparecida Polo Longatti – Ministra extraordinária da Comunhão – Santana.24: Carina Moraes – Pastoral da Acolhida – Divino.25: Maria Angélica Pellis – Ministra da Comunhão – Matriz.25: Neusa Rosa de Souza - Pastoral de Casais em 2ª União. 25: Aparecida de Jesus A. Pianucci – Pastoral da Acolhida – Divino.26: Eli Aparecida de Camargo – Ministra da Comunhão – Matriz.28: Aparecida Veloso Ribeiro – Canto Litúrgico – Santa Teresinha.28: Almara Milena Vicente – Pastoral da Liturgia – Santana e São Joaquim.29: Denise Aguiar – Pastoral da Criança.30: Claudemara Fernandes – Pastoral da Liturgia – Divino.30: Danielle Bonin da Silva Geremias – Atendente da Secretaria Paroquial.31: Irene Cremon Prado – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.31: Antonio Donizete Tognio – Pastoral da Acolhida – Santo Inácio.

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO - MARÇO:04: Messias e Delza Zotti Caleffo – São José Operário.

Consumidor; 17, São José de Arimatéia; 18, São Cirilo de Jerusalém; 19, SÃO JOSÉ, esposo da Virgem Maria, padroeiro da Igreja universal e Dia do Carpinteiro; 20, DOMINGO DE RAMOS e Dia Mundial da Juventude; 21, São Berilo e Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial; 22, Dia Mundial da Água; 23, Dia Mundial da Meteorologia; 24, CEIA DO SENHOR, LAVAPÉS; 25, PAIXÃO DO SENHOR; 26, VIGÍLIA PASCAL; 27, PÁSCOA DO SENHOR; 30, São João Clímaco; 31, Santa Balbina. Campanha da Fraternidade na paróquia: A coordenação regional da C.F. 2016 fará encontro sobre Saneamento Básico no dia 19 de março, sábado, às 08h30, no Salão Dom Gabriel do Centro Comunitário São Benedito. São convidados todos os agentes das pastorais.Escola de Formação Fé e Política: Será realizado o 1º Encontro Diocesano no dia 19 de março, sábado, das 14h as 16h30, no Salão Dom Gabriel do Centro Comunitário São Benedito, promovido pela Pastoral Fé e Política. Estão abertas as inscrições no site da diocese de Jundiaí: www.dj.org.br.

Page 8: O Evangelizador 206 - Março 2016

A Paróquia de São Benedito de Salto, SP, celebrou na noite do último dia 28 de fevereiro, sua missa solene em comemoração aos 50 anos de fundação da Paróquia. Logo na entrada principal da Igreja Matriz, um mural e álbuns de fotos foram disponibilizados para que os fiéis pudessem conhecer um pouco mais da trajetória da Paróquia. O clima nostálgico predominou durante a noite. A paróquia, lotada de fieis, ficou atenta a todos os detalhes da história da igreja, contada pelo diácono Antonio Barcelides Cruchello, que esteve presente no lançamento da Pedra Fundamental da Igreja São Benedito em 19 de dezembro de 1948, e comentou os diversos acontecimentos marcantes ao longo do tempo, desde a construção aos dias atuais. Na homilia, o pároco Padre Marcílio Gragefe reforçou a

comemoração do tempo de graças que é o Jubileu de Ouro da Paróquia: “Deus quer seus filhos livres. Ele nos dá um tempo para nossa conversão, pois Deus é bondoso e compassivo”. A celebração também foi marcada pelos jovens do Caminho Neocatecumenal e da Comiju (Comunidade Missionária da Juventude), que participarão da próxima Jornada Mundial da Juventude e levaram a cruz das Santas Missões Populares para a lateral do altar da Matriz. Ao final da Missa Solene, os fieis puderam assistir a um vídeo especial preparado pela Pascom da São Benedito, onde em alguns minutos, diversas fotos mostraram a trajetória da Paróquia. O vídeo está disponível através do link: www.youtu.be/gCFiNLpRcPg.

Jornalista Evelyn Pacheco - PasCom São Benedito