o evangelizador 205 - fevereiro 2016

10
ANOS ANOS ANOS 5 5 0 0 5 5 0 0

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 25-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 205 - Fevereiro 2016

ANOSANOSANOS5550005500

Page 2: O Evangelizador 205 - Fevereiro 2016

A Paróquia São Benedito está vivendo uma data especial neste mês de fevereiro: no dia 27 celebra seu Jubileu de Ouro de instalação. Grandes acontecimentos ocorreram nesses 50 anos de vida, com muitos voluntários e colaboradores se destacando.

Desde antes da instalação, a paróquia mostrou, através de seu povo, fé, coragem, voluntarismo e grande amor à Igreja. O trabalho de anúncio, de evangelização, de catequese e de celebração produziu muitos frutos. Animados pelas demonstrações de fé e dinamismo de seu povo, os párocos que por aqui passaram puderam exercer seus ministérios com mais profundidade. Cada um à sua maneira, mas todos em comunhão com a comunidade paroquial.

A paróquia comemora seu Jubileu de Ouro em tempo das Santas Missões Populares. O pároco padre Marcílio Gragefe tem se empenhado em favorecer nos eventos a alegria do Jubileu e o trabalho missionário. A história da paróquia é repleta de testemunhos de dedicação e missão, e isso continua, para glória de Deus. Que os testemunhos dos antepassados, que deixaram marcas na história da paróquia, sejam motivadores para os atuais clérigos (padres e diáconos) e agentes de pastoral para, como se diz no ditado popular: “Não deixar a peteca cair”. O Jubileu será comemorado até a Festa de São Benedito em outubro. Que o Santo Negro interceda por todos nós.

José Carlos Pascoal � PASCOM São Benedito

Por ocasião da passagem dos 50 anos da paróquia de São Benedito de Salto, quero parabenizar a paróquia onde tive a graça de poder viver muitos anos e ajudar a construir esta querida paróquia. Recordo com muita alegria e gratidão o tempo que vivi e pude participar da construção desta querida paróquia. Foram anos de muito crescimento, e me lembro com muita gratidão dos bispos, padres e tantos irmãos e irmãs na fé. Que Deus, neste ano da misericórdia, continue abençoando esta comunidade. Durante os cinquenta anos, Deus abençoou e fez crescer na fé esta comunidade que, com a graça de Deus, foi tão fecunda, e que por sua vez gerou outras novas comunidades. Parabéns a paróquia de São Benedito. Minha alma engrandece ao Senhor.

Padre Paulo Haenraets - Paróquia São João Batista - Santa Bárbara d´Oeste/SP

Mensagem do padre Paulo Haenraetz a todaa comunidade de São Benedito em Salto

Mensagem do padre Edélcio Francisco Ferreira Neto aos paroquianos de São Benedito por ocasião do Jubileu de Ouro da Paróquia. “Estimados paroquianos, é com muita gratidão no meu coração que venho participar da alegria do vosso Jubileu. Nos seis anos que por ai passei com vocês aprendi que a Misericórdia de Deus dura para sempre. Tantas histórias de sofrimentos e alegrias, mas enfim Jesus o Filho do Deus Vivo foi anunciado como Salvador”. ACREDITEM! DUVIDEM DE TUDO, MAS NÃO DUVIDEM DE DEUS.

Padre Edélcio Francisco � Paróquia São Camilo de Lellis, Itu/SP.

CAMINHAI ENQUANTO TENDES A LUZ DE DEUS EM VÓS

MENSAGEM DO PE. EDÉLCIO ÀCOMUNIDADE SÃO BENEDITO:

Page 3: O Evangelizador 205 - Fevereiro 2016

Este ano nossa comunidade cele-

brará seus cinquenta anos de existência. Esta

festa nos recorda toda uma caminhada his-

tórica. Desde a doação do terreno que

aconteceu em 24 de fevereiro de 1924, pelo

casal Manoel José Ferreira de Carvalho e

Julieta Duarte de Carvalho.

A primeira Missa, presidida por

Monsenhor João da Silva Couto, foi

celebrada no dia de �Corpus Christi�, em 20

de junho de 1957. Em 17 de setembro de

1958, a imagem de São Benedito chegou à

sua Igreja vinda da Matriz Nossa Senhora do

Monte Serrat. Uma multidão de fiéis acom-

panhou, em procissão, o traslado da ima-

gem. A Igreja de São Benedito tornou-se

Matriz quando da instalação da Paróquia em

27 de fevereiro de 1966. A Santa Missa da

Dedicação da Igreja, com a bênção do Altar e

da Capela do Santíssimo Sacramento foi

celebrada em 04 de junho de 2000, pelo

Bispo Diocesano, Dom Amaury Castanho.

Celebrar seus 50 anos é recordar

tantas pessoas, clero e leigos, que aqui

deram sua vida. Por amor a Jesus Cristo eles

aqui deram o melhor de si. Não é somente

uma recordação, mas, deve ser, sobretudo,

um compromisso para que esta paróquia

continue sendo uma casa de misericórdia.

Celebramos o jubileu de ouro. O

ouro representa a beleza, o brilho, a

indestrutibilidade e a maleabilidade. Aliás, o

ouro pode ser moldado de diferentes

maneiras e inserido em diferentes ambientes,

adaptando-se às muitas adversidades. Assim

como o ouro, como comunidade, devemos

manter o brilho a alegria de sermos comu-

nidade, mas, também devemos nos moldar a

cada tempo pela Palavra de Deus.

Que a exemplo de nosso padroeiro,

São Benedito, nos deixemos moldar pela

Palavra. Que possamos nos tornar pequenos

para que a Graça de Deus seja manifestada

ao mundo através de cada um de nós.

Padre José Luiz Nascibem

Vigário Paroquial

Paróquia Cristo Rei sediou o lançamentoda C.F. 2016 na Região 08 de Pastoral

A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, que tem como tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e como lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24), teve seu lançamento oficial na Região 08 de Pastoral no dia 30 de janeiro, no Centro Comunitário da Paróquia Cristo Rei. Participaram representantes das 5 paróquias de Salto, além do prefeito municipal Juvenil Cirelli, assessores e representantes do Clero, num total de 65 pessoas. Fábio Noronha, coordenador regional da C.F. e sua equipe prepararam o grande evento, iniciado com acolhida e oração inicial pelo pároco padre Enéas de Camargo Bete. A reunião refletiu partes do Texto-base, através do método “Ver”, “Julgar” e “Agir”. O diácono José Carlos Pascoal, da paróquia São Benedito e assessor regional da C.F. exortou a sociedade saltense, no “Ver”, a se preocupar com a realidade local, a acompanhar com zelo e sentido de cidadania a questão do saneamento básico em Salto, a olhar não apenas os números mostrados em estatísticas oficiais, mas lutar contra a desigualdade social. O “Julgar” foi abordado pelo seminarista Daniel Bevilacqua, do Seminário Diocesano em ação pastoral na paróquia Cristo Rei. Falou sobre o profeta Amós, exortando os presentes a lerem e meditarem sobre o livro do profeta, especialmente sobre o sentido de justiça e a luta de Amós em favor da justiça e da paz. ”Somos convidados a exercer a profecia, denunciando as injustiças, a desigualdade social, a lutar pelo direito dos outros, não apenas pelo nosso”, falou. O engenheiro Paulo Takeyama, superintendente do SAAE (Serviço Autônomo da Água e Esgoto), autarquia da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salto explicou, no módulo “Agir”, que o êxito na questão de saneamento básico é planejamento. A área de atuação do SAAE compreende água, esgoto, dejetos e drenagem urbana. O coordenador Fábio mostrou vídeo que mostra o despejo irregular de esgoto no Córrego do Ajudante, pedindo providências ao SAAE. “É nosso objetivo continuar a fiscalizar e denunciar para que tenhamos êxito na luta pelo saneamento básico em nossa cidade”, disse. Fábio é também o coordenador da Pastoral da Ecologia, em trabalho com o professor Francisco Moschini, grande lutador pela causa em defesa dos rios, bacias e mananciais. O encontro foi encerrado com oração conduzida pelo diácono transitório André Renato Fernandes.

José Carlos Pascoal - PasCom São Benedito

A Campanha da Fraternidade 2016 será aberta oficialmente durante as celebrações da Quarta-Feira de Cinzas, no dia 10 de fevereiro. Com o tema “Casa Comum: Nossa Responsabi-lidade”, a campanha ainda leva o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça que riacho que não seca” (Am.5,24). Responsável pela

Campanha da Fraternidade na Paróquia, Celia Escano espera que o tema seja abordado pelas equipes de liturgia e que nas orações, os padres, diáconos e ministros possam estar abordando o tema em suas homilias e reflexões. A campanha visa garantir o direito ao saneamento básico para toda a população: “Precisamos assegurar esse direito e empenharmo-nos à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum” relata Celia. Ainda durante o ano, a campanha terá alguns objetivos específicos como unir igrejas, estimular o conhecimento da realidade local e incentivar o consumo respon-sável, principalmente na questão da água. Ações no município – Desde o último dia 30 de janeiro, ações da Campanha da Fraternidade estão sendo abordadas nas Paróquias da cidade. Nesse dia aconteceu o lançamento na Região Pastoral 08, em evento na paróquia Cristo Rei (matéria nesta edição). A paróquia Nossa Senhora Aparecida realizou evento no dia 1º de fevereiro. O lançamento na Câmara Municipal acontecerá no dia 23 de fevereiro. No mesmo dia, às 19h30, o Bairro Salto de São José recebe uma reunião que tem como tema o saneamento básico e saúde. No dia 19 de março, às 8h30, a Paróquia São Benedito sediará o fórum de discussão sobre ações que melhorem a condição de vida. Os eventos são abertos a toda população.

Campanha da Fraternidade visa unirigrejas para garantir saneamento básico

Por Evelyn Pacheco - PasCom São Benedito

Page 4: O Evangelizador 205 - Fevereiro 2016

A grande repercussão nos dois principais jornais de Salto em meados da década de 1960 – “Taperá” e o extinto “O Trabalhador” – dá uma noção do que foi para a cidade a instalação da Paróquia de São Benedito, oficialmente ocorrida no dia 27 de fevereiro de 1966. Ambos não pouparam adjetivos para levar à população local o sentimento que tomava conta da comunidade católica, em especial dos

moradores das proximidades do “Templo do alto da Vila Nova”, como chegou a ser chamada a Igreja Matriz de São Benedito. Para resgatar parte dessa rica história, neste Jubileu de Ouro, apresentamos um resumo das publicações dos dois citados jornais, bem como um “passeio fotográfico” com momentos marcantes, alguns até anteriores à instalação da segunda paróquia da cidade. Venha conosco!

Instalação da Paróquia de São Benedito, há exatos 50 anos,repercutiu como fato histórico em Salto

A reportagem de capa do Jornal Taperá, do dia 5 de

março de 1966, retratava que a população católica de Salto,

assistiu jubilosa, a instalação da Paróquia de São Benedito, “no

templo do alto da Vila Nova”.

Destacava a presença da Sua Excelência Reveren-

díssima D. Antonio Maria Alves da Siqueira, Arcebispo Coadjutor

de São Paulo, além de várias autoridades políticas e religiosas da

cidade no evento, casos do Deputado Estadual Archimedes

Lammoglia, do prefeito Joseano Costa Pinto, do Monsenhor João

da S. Couto, pároco da paróquia-mãe, Nossa Senhora do Monte

Serrat, Cônego Gastão Oliboni, primeiro pároco etc.

Na matéria interna da mesma edição, o Taperá

destacava que o Cônego Gastão, ao ser empossado na cele-

bração como primeiro Vigário Paroquial (assim era chamado

popularmente o pároco), disse que “veio para servir e não para

ser servido”. A matéria termina enfatizando que, até então, a

única Paróquia da cidade, a Matriz de Nossa Senhora do Monte

Serrat, tinha começado a funcionar regularmente em 1892, ou

seja, 74 anos antes. Mais um motivo para tanto orgulho...

“Acontecimento histórico: Instalada a Nova Paróquia em Salto”, estampou o Jornal Taperá, em 1966

O jornal “O Trabalhador” deu como um grande fato histórico da cidade a primeira celebração na Paróquia de São Benedito, a segunda fundada na cidade. Publicada em 27 de fevereiro de 1966, a matéria foi o destaque da edição nº 843 do extinto jornal. Nela, é relatada a história da chamada "Igreja da Vila Nova", desde o lançamento da pedra fundamental à construção em ritmo lento e os esforços do Monsenhor Couto para a finalização da obra. Em 31 de janeiro de 1960, foi celebrada a primeira Festa em homenagem a São Benedito, até então comemorada juntamente com a Festa da Padroeira, em setembro. A solenidade da instalação da Paróquia contou com uma recepção especial à D. Antonio Maria Alves de Siqueira, arcebispo de São Paulo, às 7h30 na Rua Monsenhor Couto juntamente com a extinta Banda Municipal Saltense. Às 8 horas houve uma missa com cânticos na Matriz e às 9 horas aconteceu a solenidade de instalação da nova Paróquia, com a apresentação da União Musical Gomes-Verdi.

Jornalistas Valdir Líbero e Evelyn Pacheco - PasCom São Benedito

JORNAL �O TRABALHADOR� RETRATOU INSTALAÇÃO DAPARÓQUIA COMO FATO HISTÓRICO DA CIDADE

Page 5: O Evangelizador 205 - Fevereiro 2016

O diácono Antonio Barcelides Cruchello é “testemunha ocular” dos acontecimentos da paróquia São Benedito. Esteve presente no lançamento da Pedra Fundamental da Igreja São Benedito no dia 19 de dezembro de 1948 e tem acompanhado passo a passo o desenvol-vimento da comunidade ao longo dos anos. Crescimento ao longo da história - “Vejo como ponto alto do crescimento da comunidade a evangelização, que produziu frutos, como o surgimento de várias comunidades que, inclusive, deram origem às paróquias Cristo Rei e São Roque. Antes e depois da instalação da paróquia predominaram a evangelização e a dedicação de muitos voluntários”.

Povo da paróquia - “Devemos respeitar cada época, mas o ardor é o mesmo. Antes e durante a construção da igreja de São Benedito, havia a luta para o erguimento do templo, a reunião do povo. Muitos voluntários ajudavam nos mutirões da construção, duas barracas de jogos e alimentos ficavam instaladas na frente da igreja, para angariar fundos. Hoje, o povo continua participando ativamente, seja nas celebrações, nos eventos, nos movimentos e pastorais”. Fato pitoresco - Narra o diácono Antonio: "com a igreja em construção, uma tempestade no início do ano (não recordo em que ano), toda a frente da igreja foi tomada pela lama, impedindo o funcionamento das barracas e dos pedreiros na construção. Um grupo de voluntários, do qual eu fazia parte, com 5 caminhões fomos buscar pedriscos no Bairro do Burú, numa fazenda, para colocar sobre a lama, para poder voltar as atividades. Eu faria minha estreia como jogador (era atacante) na equipe da A. A. Avenida e fiz com que os caminhões viessem pela Rua Joaquim Nabuco para que eu descesse próximo à rua que dá para o estádio avenidense. Desci em desabalada carreira e, mesmo com os times já em campo, fui autorizado pelo saudoso Luiz Milanes a vestir o uniforme e adentrar o gramado. Prestando serviços à igreja e ao esporte."

A paróquia São Benedito é eminentemente evangelizadoraao longo de sua história, diz o diácono Antonio Cruchello

O diácono Antonio Barcelides Cruchello é “testemunha ocular” dos acontecimentos da paróquia São Benedito. Esteve presente no lançamento da Pedra Fundamental da Igreja São Benedito no dia 19 de dezembro de 1948 e tem acompanhado passo a passo o desenvol-vimento da comunidade ao longo dos anos. Crescimento ao longo da história - “Vejo como ponto alto do crescimento da comunidade a evangelização, que produziu frutos, como o surgimento de várias comunidades que, inclusive, deram origem às paróquias Cristo Rei e São Roque. Antes e depois da instalação da paróquia predominaram a evangelização e a dedicação de muitos voluntários”.

Povo da paróquia - “Devemos respeitar cada época, mas o ardor é o mesmo. Antes e durante a construção da igreja de São Benedito, havia a luta para o erguimento do templo, a reunião do povo. Muitos voluntários ajudavam nos mutirões da construção, duas barracas de jogos e alimentos ficavam instaladas na frente da igreja, para angariar fundos. Hoje, o povo continua participando ativamente, seja nas celebrações, nos eventos, nos movimentos e pastorais”. Fato pitoresco - Narra o diácono Antonio: "com a igreja em construção, uma tempestade no início do ano (não recordo em que ano), toda a frente da igreja foi tomada pela lama, impedindo o funcionamento das barracas e dos pedreiros na construção. Um grupo de voluntários, do qual eu fazia parte, com 5 caminhões fomos buscar pedriscos no Bairro do Burú, numa fazenda, para colocar sobre a lama, para poder voltar as atividades. Eu faria minha estreia como jogador (era atacante) na equipe da A. A. Avenida e fiz com que os caminhões viessem pela Rua Joaquim Nabuco para que eu descesse próximo à rua que dá para o estádio avenidense. Desci em desabalada carreira e, mesmo com os times já em campo, fui autorizado pelo saudoso Luiz Milanes a vestir o uniforme e adentrar o gramado. Prestando serviços à igreja e ao esporte."

O Conselho de Presbíteros da Região 08 de Pastoral da Diocese de Jundiaí informa os dias, horários e locais das Celebrações Penitenciais do Tempo da Quaresma, em preparação para a Páscoa do Senhor. Confira abaixo:� 24 de fevereiro, quarta-feira, 19h30: Matriz Nossa Senhora Aparecida (CECAP).� 25 de fevereiro, quinta-feira, 19h30: Matriz São Roque (Jardim das Nações).� 26 de fevereiro, sexta-feira, 19h30: Matriz Cristo Rei (Jardim Nova Era).� 01 de março, terça-feira, 19h30: Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat (Centro).� 02 de março, quarta-feira, 19h30: Matriz São Benedito (Vila Nova) – Comunidades Neocatecumenais.� 03 de março, quinta-feira, 19h30: Bairro São Pedro e São Paulo (paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat).� 04 de março, sexta-feira, 19h30: Comunidades da paróquia Cristo Rei.� 08 de março, terça-feira, 19h30: Comunidades São Paulo Apóstolo e Santa Edwirges (paróquia São Roque).� 09 de março, quarta-feira, 19h30: Comunidades da paróquia Nossa Senhora Aparecida.� 10 de março, quinta-feira, 19h30: Comunidades da paróquia São Benedito.� 11 de março, sexta-feira, 19h30: Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat (Centro).� 12 de março, sábado, 08h30: Matriz São Benedito (Vila Nova).� 15 de março, terça-feira, 19h30: Matriz São Benedito (Vl. Nova).� 16 de março, quarta-feira, 19h30: Matriz São Roque (Jardim das Nações).� 17 de março, quinta-feira, 19h30: Matriz Nossa Senhora Aparecida (CECAP).� 18 de março, sexta-feira, 19h30: Matriz Cristo Rei (Jd Nova Era).� 19 de março, sábado, 08h30: Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat (Centro).

Celebrações Penitenciais da Quaresma

Page 6: O Evangelizador 205 - Fevereiro 2016

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida viveu um grande momento no dia 22 de janeiro, quando a comunidade toda participou da Celebração Eucarística, que marcou a cerimônia de início de missão do novo pároco, padre Luiz Marin. O evento aconteceu no espaço festivo da Matriz Nossa Senhora Aparecida, no Cecap, e foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Vicente Costa. Num clima de alegria e espiritualidade os paroquianos acolheram o novo pastor, que retribuiu, agradecendo a todos. Após a missa, aconteceu uma confraternização de boas vindas.

Padre Luiz Marin é o novo pároco daparóquia Nossa Senhora Aparecida

Mazzé Nascimento - PasCom Nossa Senhora Aparecida

O pároco padre Marcílio Gragefe concedeu entrevista ao informativo paro-quial “O Evangelizador”, da paróquia São Benedito, na qual falou sobre o Jubileu de Ouro que a paróquia comemora e as Santas Missões Populares. “Já celebrei na Catedral de Jundiaí, Jubileu de 40 anos. É a primeira vez que comemoro numa paróquia o Jubileu de Ouro. Vejo com grande expectativa a comu-nhão entre a festa do Jubileu e as Santas Missões Populares”, falou. Perguntado sobre esse objetivo o

pároco falou: “A celebração do dia 28 de fevereiro, às 19h, na matriz São Benedito, será uma grande festa. Será lançado o cruzeiro das Santas Missões, será mostrado vídeo histórico da paróquia, enfim, queremos celebrar com grande júbilo. E durante o ano faremos essa comunhão de objetivos”. “Já estamos confirmando a presença dos párocos que por aqui passaram para celebrar na Semana do Padroeiro em outubro, com resgate histórico e missionário. A Igreja é missionária por excelência e queremos estar em comunhão com o papa Francisco, com nosso bispo dom Vicente, com a Igreja.” O pároco também falou sobre os objetivos da missão: “Resgatar os que estão afastados, não com imposição, mas com amor, misericórdia e acolhida. A Comunidade é o coração pulsante no meio do bairro, mostra ao povo o coração misericordioso de Jesus Cristo, o acolhimento de Jesus e da Igreja”. Deixa também uma mensagem aos paroquianos: “Sejam obedientes à Palavra de Deus, estejam prontos para servir, para serem enviados. Antes da Ascensão o Senhor comunicou e ordenou: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado, será salvo, mas quem não crer será condenado (Mc 16,15-16). Portanto, fé e coragem!”.

PADRE MARCÍLIO: A PARÓQUIA CONCILIAO JUBILEU DE OURO COM A MISSÃO

SANTAS MISSÕES E O JUBILEU DE OURO

Cidinha Dalla Vecchia, de "O Evangelizador", conversou com o casal Genivaldo e Selma Alme-ida, coordenadores da equipe das Santas Missões Populares da Paró-quia São Benedito. A equipe é presidida pelo pároco padre Marcílio Gragefe e fazem parte o diác. Edison Palagi, Célia Escano e Antônio Carlos Lorençon, mais 38 agentes que participaram do retiro diocesano e estão atuando na preparação e no acompanhamento do trabalho. O casal atua na paróquia desde 2002. Iniciaram no Canto Litúrgico e estão na Pastoral Matrimonial e como Ministros da Comunhão Eucarística. Informa-ram que a paróquia foi dividida em 6 setores, sendo 2 referentes a Matriz e os demais com relação as comunidades que compõem a paróquia. Reúnem-se com fre-quência para estudo do Evangelho e ações a serem efetuadas. Utilizam o livro do padre Luiz Moschoni, a

fim de que a missão aconteça tendo como protagonista o Espirito Santo, inflando o coração e a razão dos agentes com o ardor missionário de nosso Senhor Jesus Cristo. Participaram do retiro diocesano e gravaram os três desejos apresentados por Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano: 1º Uma igreja em missão; 2º Jovens em missão; e 3º Enviar mais padres e famílias em missão, pois segundo Dom Vicente as Santas Missões Populares devem ser meios de conversão das pastorais da diocese. Com relação ao Jubileu de Ouro da instalação da paróquia, celebrado em 27/02/2016, há uma percepção de que essa paróquia é fonte profícua de vocação, havendo intensa mani-festação do Espirito de Deus surgindo vocações sacerdotais, diaconais, religiosas e leigas. Entre os eventos que a equipe está preparando, haverá a colocação de um cruzeiro na praça da igreja de São Benedito, sinal das Santas Missões Populares e a exibição de um vídeo com um relato dos 50 anos da instalação da paróquia. Os demais eventos acontecerão no mês de outubro do corrente ano, nas comemorações do dia do padroeiro.

Page 7: O Evangelizador 205 - Fevereiro 2016

MISSA DE ENVIO DE FUTUROS SEMINARISTASDA PARÓQUIA SÃO BENEDITO DE SALTO

No 3º domingo do Tempo Comum, dia 24 de Janeiro ás 19 horas, na Matriz de São Benedito, em celebração presidida pelo Pároco Marcílio Gragefe, com participação do Diácono Edison da Silva Palagi, aconteceu o “Envio" de sete jovens, sendo 5 deles ao Seminário Diocesano de Jundiaí e 2 para o Centro de Formação da Companhia de Jesus (Jesuítas).

O templo estava totalmente tomado pelos fiéis, parentes e amigos desses jovens. Na homilia Padre Marcílio enfatizou aos fiéis o tempo que está se celebrando, colocando a comunidade no contexto da palavra do dia. Exortou a comunidade para “perceber” que a Palavra é entregue como um caminho do Pai aqueles que são amigos de Deus. Portanto, eis o sentido da "Missa do Envio" ter acontecido hoje, afinal o Cristão é um ungido e assim é enviado em missão. Teófilo, enfim, o cristão é amigo de Deus e sabe que missão é levar, entregar e viver Jesus Cristo. Após a homilia ocorreu o momento do envio com a imposição das mãos do sacerdote sobre cada um dos jovens que se colocaram a serviço, ou seja, como assim enfatizou Padre Marcílio, "o sacerdote é tirado do meio do povo e por fim retorna para o povo", para a comunidade. Após a benção final os jovens receberam os cumprimentos dos familiares, amigos e dos fiéis da comunidade beneditina. São eles os enviados: Édipo Diego Sanches de Souza, Carlos Henrique Mattos, Felipe Elias da Costa, Leonardo Daniel de Oliveira, Messias Samuel Romão (Seminário Diocesano), Paulo Sérgio Vieira de Souza e Gabriel Fernando Rodrigues (Companhia de Jesus). Importante ressaltar, o quanto a oração da comunidade irá fortalecer a caminhada na fé de cada um deles. Fica o convite para que eles estejam sempre em nossa oração cotidiana.

Foto e Texto: Cidinha Dalla Vecchia - PASCOM São Benedito

Paulo Sergio Vieira de Souza, 21 anos, natural de Salto, nascido no dia 07 de outubro de 1994, na data de Nossa Senhora do Rosário, é pré-candidato ao Noviciado na Companhia de Jesus (Jesuítas). Em entrevista, partilhou sua caminhada vocacional com os leitores de “O Evangelizador”. “Minha jornada começou muito cedo na igreja, servindo a Deus durante a preparação para a Catequese de Primeira Eucaristia na Comunidade São Cristovão, paróquia Nossa Senhora Aparecida, quando colaborava com a Pastoral do Quilo, arrecadando alimentos para s famílias pobres. Também fez parte do Coral, da Pastoral da Acolhida e Catequese da Crisma”. Através dos amigos Fernando Gomes e Carlos Mattos, conheceu a Comunidade Missionária da Juventude (COMIJU). “Daí em diante minha vida voltou ao olhar de Deus, que mesmo sabendo das minhas misérias me acolhe, me amando como sou, e comecei a fazer da equipe de Leitor e como um dos coordenadores das Santas Missões Populares. Participando do COMIJU, voltei a sentir a graça de Deus e ouvia uma voz interior me chamando. Resolvi buscar respostas em aconselhamentos com o pároco padre Marcílio Gragefe”. Paulo Sérgio conheceu Diego Carriel e Gabriel Fernando Rodrigues, paroquianos que faziam uma experiência jesuítica. “Passei a realizar os encontros vocacionais em fevereiro de 2015 por um período de quase 1 ano, com os padres, orientadores espirituais Onofre Araújo, Regis Sarto e Jonas Carvalho, e tendo auxílio do diácono Edison da Silva Palagi em alguns momentos de partilha”. Recebeu no dia 12 de dezembro de 2015 a carta de aceitação como pré-candidato ao noviciado, e inicia essa convivência com Retiro no Mosteiro de Vila Kostka (Itaicí, Indaiatuba), no dia 05 de fevereiro. Em Março tomará conhecimento do local onde iniciará a experiência pastoral e missionária. Paulinho viveu recentemente incrível experiência de missão em Tocantínia – TO com a Companhia de Jesus. “Ficamos 10 dias reali-

zando trabalhos voluntários com outros jovens do mundo, dentro da comunidade dos índios da tribo Xerentes, da Aldeia Salto, tendo contato sobre a cultura, a liíngua akwen, sentir todo respeito e acolhida ao próximo”. “Minha mensagem aos jovens é: não tenham medo do chamado do Senhor, sirvam nas pastorais dando o seu SIM, transmitindo o dom a qual Deus lhe oferece de graça e que de graça devolveremos a ele. Que vontade de Deus seja maior que a nossa, e digo por experiência própria de tentar inúmeras vezes fugir de minha realidade com trabalhos profis-sionais, coisas do cotidiano, levando muitas rasteiras, e era o Senhor que me estendia à mão quando mais precisava, por isso, não deixe que o medo ou a insegurança te domine, saboreie com amor e prazer”, completou Paulo Sérgio.

PAULO SÉRGIO, PRÉ-CANDIDATO AO NOVICIADO JESUÍTA

Messias Maciel Romão, da Comunidade Santa Teresinha, paróquia São Benedito, foi enviado para o Seminário Diocesano de Jundiaí, em missa presidida pelo pároco padre Marcílio Gragefe no sábado, 23 de janeiro, na igreja da Comu-nidade. Messias retorna ao Seminário após um tempo de refle-xão e vida pastoral em comunidade. "Uma bênção para nossa família. Se for da vontade de Deus teremos mais um Padre na família". O irmão, Padre Samuel Maciel Romão é pároco da Paróquia São José, de Jundiaí, SP.

MESSIAS ROMÃO RETORNA AOSEMINÁRIO DE JUNDIAÍ

Colaboração: Rute Romão.

Page 8: O Evangelizador 205 - Fevereiro 2016

Carlos Mattos foi um dos que receberam o envio para o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro, da diocese de Jundiaí, em missa celebrada no dia 24 de janeiro de 2016, presidida pelo pároco padre Marcílio Gragefe. Concedeu entrevista ao informativo paroquial “O Evangelizador”.Como surgiu sua vocação? Minha vocação surgiu aos poucos dentro da igreja tive o incentivo de saborear cada vez mais. Comecei a servir na Comunidade Sant'Ana e São Joaquim logo cedo, e passo a passo fui crescendo e desenvolvendo novas atividades dentro da comunidade que me preencheram interiormente, e o desejo de servir aumentava cada vez mais. Conheci a Comunidade Missionária da Juventude (COMIJU) em 2013 e foi com este grupo que fui ao encontro do próximo em diversas missões e encontros, e isso era a minha maior alegria. Foi aí que comecei a perceber um novo som, um novo canto dentro de mim que ecoava e me chamava a avançar. Participando da Marcha Franciscana das Irmãs da Mãe Dolorosa em Julho de 2014 em Goiás e a Feira Vocacional que aconteceu na Paróquia Cristo Rei em Salto tive as primeiras certezas sobre minha vocação. E após muita oração, discernimento com minha comunidade e as experiências vocacionais, a vontade de seguir aumentou e aceitei o ingresso no Seminário em 2016. Tens a expectativa pra ser um padre missionário? Sim, desejo estar mais próximo possível do povo de Deus, atendendo ao pedido do nosso Papa Francisco que diz: Ide sem medo para servir! Estar próximo e ser principalmente amigo das ovelhas que necessitam de um pastor que possa as ensinar a Amar, que é o principal gosto que o mundo necessita experimentar! E como diz Santa Terezinha: “A minha missão vai começar, a missão de fazer amar a Deus como eu O amo, de dar às almas o meu pequeno caminho”. Deixe uma mensagem aos jovens:Queridos jovens, o caminho da felicidade está mais próximo que pensamos! Não desistam de acreditar no próximo e também em cada de vocês. Sejam autênticos, caridosos, corajosos e alegres! O mundo e as pessoas próximas precisam de vocês e do testemunho vivo de cada um. Anunciem, amem e experimentem!

Como surgiu sua vocação? Minha vocação surgiu quando recebi o chamado de Deus para o sacerdócio, há dois anos e meio. No ano anterior eu havia retomado minha caminhada na Igreja e decidido começar a viver uma vida cristã, em busca de santidade. E em julho de 2013 o Senhor me presenteou com esta revelação que fez muito sentido para mim e me trouxe muita alegria.Tens a expectativa de ser um padre missionário?Certamente! Todos nós temos diferentes dons, mas devemos usá-los para servir a Deus e ao Seu povo, não importa quais sejam os dons que Ele deu a nós. Há várias maneiras de ser um missionário de Cristo, e como seminarista e futuro padre, quero me dedicar à missão de salvação das almas que Jesus confiou a nós.

Mensagem aos jovens da paróquia São Benedito sobre "servir o Senhor".A modernidade trouxe e ainda traz muitas mudanças e novidades, tanto tecnológicas quanto culturais. E infelizmente muitas pessoas e instituições têm apoiado e difundido ideias e valores que andam em sentido contrário aos ensinamentos de nosso Senhor. O mundo quer que nos entreguemos aos ideais de paraíso e felicidade plena na terra, mas Cristo nos ensinou que a vida nesta terra jamais será um paraíso. O que Jesus prometeu foi que Ele sempre estaria e estará conosco, até o fim dos tempos. “Servir o Senhor” é amá-Lo, adorá-Lo e cuidar de toda sua criação, a qual Ele fez e mantém com muito zelo e amor.

Como surgiu sua vocação?Posso dizer que a minha história vocacional de certa forma começou quando eu ainda era criança. Desde muito pequeno Deus me seduzia através dos sentidos, pois sempre fui muito curioso a respeito dos significados dos símbolos litúrgicos, além de admirar a figura do sacerdote, que muitas vezes imitava nas minhas “missas domésticas”. Porém nunca havia pensado em seguir este caminho. Comecei a pensar qual era a minha vocação em 2012 depois do Evento do Bom Pastor que ocorreu em Jundiaí na Paróquia Nossa Senhora do Monte Negro. Neste dia eu pude conhecer melhor a vida dos Religiosos e dos Padres, o que despertou em mim a dúvida se o Matrimônio era o que Deus realmente desejava para mim. Nisso foram meses pensando e rezando sobre isso, até que quase que instantaneamente Deus mostrou em meu coração que o caminho era o sacerdócio. Hoje depois de alguns anos e muitas experiências como a Jornada Mundial da Juventude e tantas outras que vivi no COMIJU, em nossa Paróquia e nos encontros vocacionais diocesanos, vejo que estou no caminho certo, e que farei de tudo para ser um bom Sacerdote para Deus e para a Igreja.Tens a expectativa de ser um padre missionário?O sacerdote é um “Outro Cristo” na Terra, portanto se desejamos fazer valer esta expressão, se faz necessário que sejamos missionários como foi Nosso Senhor. Esta é uma realidade fortemente desejada pelo Papa Francisco, que nos diz que os “Pastores devem ter o cheiro de suas ovelhas”. Por isso eu desejo ser um padre missionário, um padre que ensine seu povo, que esteja presente em suas vidas e que possa, na medida do possível, ir ao encontro daqueles que precisarem. Este é um quesito indispensável na vida dos Sacerdotes e por isso é amplamente incentivada no tempo de formação no seminário.Mensagem aos jovens da paróquia São Benedito sobre "servir o Senhor".Aos jovens de nossa paróquia eu digo: Coragem! Não tenham medo de se doar por aquele que se deu inteiramente por nós. Cada um de nós foi chamado a uma missão distinta das outras, mas o fato comum a todos nós é que todos fomos chamados à Santidade, e esta pode ser alcançada sendo um bom filho, um bom estudante, um bom agente de pastoral, em um santo namoro (futuramente num santo matrimônio) ou até mesmo no seguimento da vocação sacerdotal ou religiosa. Tenhamos coragem de responder ao chamado que Deus desde todo sempre plantou em nossos corações!

Page 9: O Evangelizador 205 - Fevereiro 2016

01: Clóvis A Veronezi – Santa Ana e São Joaquim.01: Stefanie Fernandes Dias – Acólita – Santo Inácio de Loyola.01: Victória Maria G. Cirelli – Pastoral da Liturgia.

01: Elisabete Segundes – Pastoral da Liturgia – Matriz.02: Karina Signorini Stoco – Pastoral da Criança.02: Simone Alves Aguiar – Pastoral da Criança.04: Vanda S. Santos Almeida – Past. da Saúde - Sto Inácio de Loyola.05: Alicia (Anizia) Leopoldino – Liturgia – Matriz.06: Francisca Tararan Fernandes – Leitora - Matriz.06: Irma da Silva Alves – Pastoral da Saúde - Santo Inácio de Loyola.07: Rita de Cássia B. S. Vilela – Ministra da Palavra - Santa Ana e São Joaquim.07: Rogério Pazini – Pascom.07: Lesley Soldan – Catequese da Crisma.08: Maria José A. Soares – Liturgia - São José Operário.08: Elaine Cristina L. Soares – Liturgia - São José Operário.09: Odete Telha – Caminho Neocatecumenal.09: Andréia Aparecida Bonachela – Pastoral da Criança.10: José Carlos Cipriano – Pastoral do Dízimo – Divino.10: Ivete Maria da Silva Santos – Catequese de Primeira Eucaristia – Matriz.11: Giselle de Limas - Santo Inácio de Loyola.11: Fernando Antonio A. Gomes – Leitor – Divino.12: Eunice Silva Cordeiro – Pastoral de Casais em Segunda União.13: Laura Alves de Souza – Pastoral da Liturgia – Santana e São Joaquim.13: Maria Dorli P. P. Costa – Ministra da Comunhão – Matriz.14: Valdira Alves Zacarias – Mãe Peregrina – Matriz.14: João Pereira – Pastoral da Saúde – Santo Inácio de Loyola.14: Célia Maria P. Fachini – Pastoral da Criança.15: Neide Batista Felício – Liturgia - Santa Teresinha.15: Elenice Lina dos Santos – Pastoral da Acolhida – Santana e São Joaquim.15: Mayara Rodrigues Marques Caldeira - Canto Litúrgico - Santo Inácio de Loyola.16: Ana Maria Correia Domingues – Pastoral da Liturgia – Santa Ana e São Joaquim.16: Neusa Rosa de Souza – Santa Ana e São Joaquim.18: Edna Malaman Alvarenga – Ministra da Comunhão – Matriz.

Fevereiro, segundo mês do ano civil, o iniciamos ainda no Tempo Comum, porém na Quarta feira de Cinzas iniciaremos o Tempo da Quaresma e para os cristãos um tempo essencial para refletir e entender a missão do Verbo Encarnado. A Igreja nos convida a não temer, pois o Senhor está conosco em nossa caminhada. Logo, é necessário acreditar, deixar-se levar, inspirar-se no Espirito Santo para seguir em frente. Somos fracos, mas o Senhor é forte por nós. A Campanha da Fraternidade do ano de 2016 será ecumênica, pois os cristãos são chamados para servir juntos ao Senhor. Trabalhar pela sua conversão pessoal, porém sem deixar de lado o espirito missionário para que os demais possam pelo meio desse testemunho desse serviço, conhecer Jesus. Todos somos responsáveis na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Não cabe apenas ao Estado, ao judiciário, às instituições organizadas, cabe também a cada um de nós fazer sua parte. Algumas datas de fevereiro: 1, Santa Veridiana; 2, Apresentação do Senhor, Nossa Senhora da Candelária, Dia do Religioso e Dia do Agente Fiscal; 3, São Brás, bispo e mártir; 4, Santa Joana de Valois; 5, Santa Àgueda e Dia do Datiloscopista; 6, Santos Paulo Miki e Companheiros, mártires; 7, Dia Nacional do Gráfico; 8, Santo Jerônimo Emiliani; 10, Santa Apolonia; 10, Quarta Feira de Cinzas. Início da Campanha da Fraternidade. Tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”, Lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (AM. 5,24); 11, Nossa Senhora de Lourdes, São Pascoal I, papa, Dia Mundial do Enfermo; 14, Santo Cirilo; 15, São José de Antioquia, Dia Internacional do Combate ao Câncer Infantil; 17, São Rômulo; 18, São Flaviano; 19, São Conrado de Piacenza; 20, Santo Eleutério; 21, São Fortunato; 22, Cátedra de São Pedro; 23, Santo Policarpo e Dia Nacional do Rotary; 24, São Edilberto; 26, Santo Deodoro e Dia do Comediante; 28, Sto Justo; 29, Sto Hilário.

18: Taís Helena C. Carvalho – Caminho Neo-catecumenal.18: Marli Aparecida L. Rodrigues – Pastoral da Crisma – Santa Ana e São Joaquim.18: Rosalina Nicácio Piratininga – Pastoral da Liturgia – São José Operário.19: Graziele Félix P. Souza – Pastoral da Liturgia – São José Operário.19: Karina Silva Rodrigues – Pastoral do Batismo – Santo Inácio de Loyola.19: Maria Eduarda R. Pinto – Pastoral da Liturgia – Santa Ana e São Joaquim.20: Gileno do Carmo – Caminho Neocatecumenal.21: Antonia Izabel Tezoto Toaliari – Catequese de Primeira Eucaristia - Matriz.21: Genésio R. da Silva – Pastoral do Batismo – Santo Inácio de Loyola.21: Nivaldo Alves Celestino – Canto Litúrgico – São José Operário.22: Edileuza F. da Silva – Pastoral do Batismo – Santo Inácio de Loyola.22: Emanuelle dos Santos Moreira – Pastoral da Liturgia.23: Margarida Gonçalves S. A. Azevedo – Catequese de Primeira Eucaristia – Divino.25: Miriam Bruni Amaral Ramos – Pastoral da Acolhida – Santa Teresinha.25: Lucilaine Maísa Savassa – Pastoral da Liturgia – Divino.25: Conceição Aparecida Aguiar – Apostolado da Oração – Divino.25: Antonio Tavore – Pastoral da Acolhida – Santa Ana e São Joaquim.26: Geraldo José Alvarenga – Ministro da Comunhão – Matriz.27: Maria Cristina S. de Souza – Ministra da Comunhão – Santa Ana e São Joaquim.

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO - FEVEREIRO:01: Márcio Cruchello e Adriana Cristina Volpato Cruchello – Divino.07: Antonio Tarciso e Angelina Z. Benvenuto – São José Operário.10: Elton e Daiane P. S. Juliani – Santo Inácio de Loyola.12: Lázaro e Tereza Onória G. Palhardi – Santa Ana e São Joaquim.13: Rogério Fernando e Celiane Aparecida R. Freitas – Santa Ana e São Joaquim.14: Diácono Edison da Silva e Maria José M. Palagi – São José Operário.14: Rogério Fernando e Celiane Aparecida R. de Freitas – Santa Ana e São Joaquim.15: João Manoel e Marilda Rinke da Silva – Divino.15: Adalto Gomes e Fernanda Paula F. Silveira – Matriz.15: Antonio Pedro e Maria das Graças O. Nascimento – Santa Teresinha.20: José Carlos e Nilzete Silva Cipriano – Divino.20: Diác. Antonio Barcelides e Alice Campitelli Cruchello.20: Célio e Maria Aparecida S. M. Mião – Pastoral da Criança.21: Edson Bento e Maria Cristina S. Souza – Santa Ana e São Joaquim.23: Dulival e Cleudi Maria S. Cezar – Santa Ana e São Joaquim.

O PADRE: Um padre de uma cidadezinha do interior tinha fama de ser bravo e de sempre espantar os ladrões que tentassem roubar algo

da igreja. Num certo dia, dois ladrões entraram bem devagarzinho e se enfiaram atrás do altar, onde ficava o cofre. O padre, ouvindo o barulho foi ver o que estava acontecendo com uma espingarda na mão. - Padre: Quem tá aí? Vou dar um tiro, pode ir saindo com as mãos para cima. - Não atira não, seu padre, que nóis é anjo, visitando a igreja. - Anjo? - Deixa disso sô, pode ir saindo. Se oceis é anjo, então vua! - Nóis ainda num sabi vua, padre, nóis ainda é fiote!

Celebração vespertina do domingo continuará às 19h: O pároco padre Marcílio Gragefe submeteu consulta à assembléia participante da missa vespertina na Matriz São Benedito, no dia 31 de janeiro, sobre a manutenção ou não do horário da mesma e a assembleia, de maneira quase unânime aprovou a continuidade do horário das 19h.O horário da missa, que era às 18h30, foi alterado em virtude do horário de verão. Este terminará no dia 27 de fevereiro. Com a aprovação, padre Marcílio definiu que a missa vespertina continuará sendo às 19h, mesmo com o término do horário de verão.

Page 10: O Evangelizador 205 - Fevereiro 2016

Lançamento da Pedra Fundamental (19/02/1948)

Irmandade de São Benedito com Mons. Couto e Pe. Luiz Gonzaga

Côn. Gastão assiste Matrimônio Construção do largo praça São Benedito 30º aniversário do Coral de São Benedito

Meninas da Primeira Eucaristia (1969)Meninos da Primeira Eucaristia (1969)

Corporação Musical Saltense após missa solene (16/07/1966) Vitrais laterais (2000)