o evangelizador 155 - dezembro 2011

8

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 28-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 155 - Dezembro 2011
Page 2: O Evangelizador 155 - Dezembro 2011

e-mails: [email protected] / [email protected]

Diretor Responsável: Pe. João Benedito Pires das NevesJornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420Produção: Pastoral da Comunicação Social Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha Dalla VecchiaBia D. V. Alves / Maria Angélica Gonçalves / Claudimara Torres / Evelyn Pacheco e André Luis SantosTiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 5 4D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / N O V E M B R O2 0 1 1 • A N O 1 3

E d i t o r i a l 2O Evangelizador

Mensagem do PadreA Paróquia São Benedito receberá seu novo pároco, Padre

Marcílio Gragefe no dia 29 de dezembro. Dom Vicente Costa, Bispo

diocesano presidirá a Missa Solene e dará posse ao novo pastor da

paróquia. Com isso, os paroquianos vivem momentos de grande

expectativa. Padre João Benedito administrou a paróquia nesse

tempo de vacância após a saída do Padre Edélcio Francisco para Itu.

Muito zeloso, de muita espiritualidade e diálogo, conquistou a todos,

que apreciaram seu jeito de governar, sua atenção para as pastorais e

movimentos. Contou com a grande colaboração do Vigário Paroquial

Padre Edmilson, sempre disponível para atender e aconselhar os fiéis.

Também os diáconos e leigos contribuíram para que a Paróquia

continuasse em seu ritmo normal, com avanços na área de pastoral e

administração.

Todos nós temos a certeza de que Padre Marcílio receberá uma

paróquia atuante, vibrante. Terá oportunidade de contar com a

disponibilidade de muitos para que a Paróquia continue sua caminhada

e progresso. Sabemos de sua competência administrativa e pastoral, de

seu carisma de pastor e de sua imensa vontade em servir o reino de

Deus. Juntos, continuaremos fazendo da paróquia São Benedito um

modelo, e que aqui continue a surgir vocações sacerdotais, diaconais,

religiosas e leigas em profusão.

Pe. João Benedito Pires das Neves

Tem um famoso ditado latino que diz: tempus fugit; ele expressa como a natureza humana está sujeita a temporalidade, isto é a finitude de tudo que acontece conosco, o fim de tudo que existe. Tudo tem

um começo e tudo tem um fim. A partir do nosso nascimento aprendemos há contar nossos dias e vemos nossos anos passar rapidamente. Vivemos em constante conflito com o tempo. Ele faz tudo se aproximar e tudo se distanciar. Parece que foi ontem o dia 27 de fevereiro de 2011, data em que assumi como administrador paroquial da São Benedito. Eu olhava para o futuro e percebia uma grande expectativa dos fiéis da São Benedito, mas eu também tinha grandes expectativas: pensava que poderia fazer muitas coisas em benefício da comunidade. Assim lutei contra o tempo para tentar fazer um pouco mais do que achava que poderia fazer.

Mas tempus fugit, e agora estou me despedindo da comunidade paroquial de São Benedito. Às vezes me surpreendo em tentação pensando: acho que fiz muitas coisas. Mas depois vem em mim a consciência da precariedade do tempo, pois 10 meses é um tempo curto. E alem de tudo houve a precariedade do espaço: tentar transitar rapidamente entre Cristo Rei e São Benedito é desgastante e estressante. O transito de Salto multiplicou nestes últimos cinco anos. Foram tempos de correria. Mas agora o tempo nos faz distanciar. Virá Padre Marcilio e também lutará contra o tempo para colocar em prática suas expectativas em fazer a comunidade crescer em Cristo. O tempo providenciará o distanciamento físico entre nós. Mas eu terei sempre no meu coração a presença espiritual da Paróquia de São Benedito. Vou carregar comigo a experiência de ser administrador de um povo acolhedor, humilde, sincero e muito trabalhador. Aqui fiz grandes amigos e muitos irmãos. Sei que terei saudades. Mas tem uma idéia que me consola: a recíproca é verdadeira. E se o tempo nos distanciar, em alguns momentos ele se encarregará de nos aproximar, porque tempus é sempre fugit.

O Grupo de Oração "Divino Espírito Santo" da Paróquia São Benedito encerrou as atividades de 2011 com Missa celebrada na Igreja do Divino, no Parque Bela Vista. Padre Edmilson de Abreu Silva, Vigário Paroquial presidiu a Missa, que contou com bom numero de pessoas na assembleia.

O Grupo de Oração retoma as atividades na segunda semana de janeiro de 2012.

GRUPO DE ORAÇÃO ENCERRAATIVIDADES DE 2011 COM MISSA

A 1 0 ª F e s t a d a I n t e g r a ç ã o d a Comun idade D i v i no Espírito Santo, realizada no dia 19 de novembro, sábado, promovida em conjunto pelo Conselho Econômico e Conselho Pastoral da Comunidade f o i n o v a m e n t e u m sucesso.

“A cada ano fica melhor, os fiéis da Comunidade e p r i n c i p a l m e n t e , o s agentes de pastorais vão

compreendendo a necessidade de estarem juntos e se integrarem para formar Pastoral de Conjunto, além de promover o necessário lazer”, disse a Coordenadora de Pastoral e Ministra extraordinária da Palavra Maria Salete Dalla Vecchia Zacharias, que presidiu a Celebração.

Após o importante momento de ação de graças, houve o ágape, com show musical apresentado pelos agentes de pastoral que mostraram seus dotes artísticos e a apresentação de uma comédia com os palhaços Sergio Rodrigues e Renato Bispo, convidados pela equipe da Catequese da Crisma da Comunidade, provocando muito riso e alegria.

COMUNIDADE DIVINO CELEBROUFESTA DA INTEGRAÇÃO

Edson Zacharias

Foto: Edson Zacharias

Ministra Salete Zacharias

Foto: Bete Cipriano

Page 3: O Evangelizador 155 - Dezembro 2011

A r t i g o 3O Evangelizador

CIRURGIÕES DENTISTAS

Dra. Susana M. V. S. BarbosaO D O N T O P E D I A T R I A

R u a I t a p i r ú , 3 8 3 - C e n t r o - S a l t o - Te l . : ( 1 1 ) 4 0 2 8 - 0 1 0 5

Dra Carolina Silveira BarbosaC L Í N I C A G E R A L

ARTIGO DO MÊS: Esperar... esperando.... ESPERANÇA

RUA FLORIANO PEIXOTO, 280 - CENTRO - SALTO

FONE: 4602-4532

companyschool.com.br

ÓCULOS - JÓIAS - RELÓGIOS

Rua 9 de Julho, 198 - Centro - CEP 13320-000 - Salto/SPFone: (11) 4029-1046

Lojas Plaza Shopping (Itu) e Polo Shopping (Indaiatuba)

minha esperança, mesmo quando Ele me esconde a sua face”. Como fazer com que estas palavras de salvação se encarnem em nossa vida cotidiana onde o que vemos no horizonte do ano que se aproxima são notícias de guerras, revoluções, terrorismos, crime organizado, violência, fome, injustiça, opressão...? É o mistério do medo e sofrimento, que é parte integrante de nossa vida que é feita de tribulações e aborrecimentos que nos acompanham do berço até o túmulo.

Mas o fim do ano social trás também a alegria do início do ano litúrgico na nossa Igreja, e o Tempo do Advento e do Natal, renova as nossas esperanças com a vinda de Nosso Salvador Jesus Cristo, que nasce da Virgem Maria cumprindo assim as promessas feitas aos antigos e a nós também hoje, para que busquemos a vida, a felicidade somente Nele, porque os presentes, os amigos , os parentes, as festas tudo isto é muito bom ( e passageiro )e o Senhor os permite na nossa vida como uma graça, como uma bênção, mas mais que tudo isto a nossa ÚNICA ESPERANÇA deve continuar orientada somente para a VIDA ETERNA, com a qual Jesus Cristo nos presenteou gratuitamente com a sua paixão, morte e ressurreição.

Quando se aproxima o somente em si próprios para atingir fim ano costumamos olhar para o porvir. Este pode-se apenas trás, para o ano que se passou e esperá-lo, em confiança, do Deus fazermos uma avaliação se ele foi em que ele crê e que é o único que bom ou não, conforme os critérios tem o poder de tornar realidade os que usamos para medir o que é seus desejos e aspirações, e bom. Para muitos é o que diz a também o único a consolá-lo antiga canção: muito dinheiro no quando estes não se realizam e o bolso, saúde para dar e vender, e ajudam a olhar novamente o futuro como isso raramente acontece a com esperanças renovadas.conclusão é que o ano foi ruim, e Os salmos ajudam-nos a

acolher es ta ESPERANÇA : então a esperança se renova para ”Esperei, esperei no Senhor e ele o novo ano que vai chegar.para mim se inclinou.” (Sl.40); “A Esta canção tem um minha alma espera pelo Senhor, fundo pagão onde as pessoas mais que a sentinela pela aurora” ( colocam suas vidas e segurança, Sl .130); “Espera no Senhor, sê somente em si mesmos e nos bens firme! Fortalece teu coração e terrenos: dinheiro, saúde, paz e espera no Senhor!” (Sl.27). O sossego na vida. Para os cristãos profeta Isaías dirá: ”Nele ponho a não deveria ser assim de fiar-se

Antonia I. A. LeopoldinoComunidade 1 do Caminho Neocatecumenal

Assuntos ContábeisFiscaisTrabalhistas

Lucro RealPresumidoSimples

Consultoria TributáriaSCUTIERI & SCUTIERI

escritório contábil

Rua John Kennedy, 333 - Bela Vista - Salto - [email protected]

Fone: (11) 4028-1053

SANTA TEREZINHA - 19/11: * Dhennyfer Godoy Santos

* Daniel Fernando B. de Lima * Gustavo de Gennaro Fonseca

MATRIZ SÃO BENEDITO * Lucas Miguel Floriano

20/11: Conceição

* Alice Cristine Muller do * Luis Felipe Vasconcelos Pires

Nascimento de Camargo

* Caroline de Oliveira Alves SÃO JOSÉ OPERÁRIO - * Davi Morais Bisan 27/11:* Daniel Almeida * Laysa Vitoria da Silva

BATIZADOS DO MÊS DE NOVEMBROO Conselho de Presbíteros da Região 08 de Pastoral - Salto

definiu as datas e horários das Celebrações Penitenciais com confissão durante o tempo do Advento, em preparação para o Natal do Senhor Jesus. Confira abaixo:

• 13/12, 19h30: Matriz da Paróquia Nossa Sra Aparecida, Jardim Nossa Senhora do Monte Serrat (CECAP).

• 15/12, 19h30: Matriz da Paróquia São Benedito, Vila Nova.

• 16/12, 19h30: Matriz da Paróquia Cristo Rei, Jd. Nova Era.• 20/12, 19h30: Matriz da Paróquia Nossa Senhora do

Monte Serrat, Centro.• 21/12, 19h30: Matriz da Paróquia São Roque, Jd. Nações.

PENITENCIAIS DO ADVENTO

Page 4: O Evangelizador 155 - Dezembro 2011

RuaJosé de Almeida Teixeira, 568 - Jd. Maria José - Salto - SP - CEP 13320-000Fone/Fax: (11) 4028-1564 - Celular: (11) 9944-6766 / 9944-6765

e-mail: [email protected]

Câmeras e Micro-Câmeras de TV / Centrais de Alarme Nacional e Importada / Cercas EletrificadasCentrais Telefônicas / Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro / Automação de Portas e Portões e Industrial

INSTELECOMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMONITORAMENTO 24h C/ ATENDIMENTO DE VIATURAS

BÍBLIAS, LIVROSARTIGOS RELIGIOSOS,

PARAMENTOS E OBJETOS LITÚRGICOS

Tel.: (11) 4022-0415

25Anos

Siga: @Maranatha_Itu

Procure-nos no

N o t í c i a s 4O Evangelizador

A comunidade de Salto, Fraternidade e Saúde Pública na Itu e região tiveram uma noite de presença de 400 pessoas.muita reflexão no dia 21 de Logo na abertura, o novembro, na Sala Giuseppe diretor administrativo do Hospital Verdi, quando foi realizada a São Camilo de Salto, Marcos primeira edição do Seminário da P a i v a d e s t a c o u q u e a Pastoral da Saúde dos Hospitais humanização foi escolhida como Camilianos de Salto e Itu. Quatro tema por ser um assunto que deve p a l e s t r a n t e s d e r e n o m e pautar todos os atendimentos discutiram temas importantes assistenciais em qualquer tempo. relacionados à humanização e ao “Em conjunto com os demais assunto da Campanha da hospitais da nossa Regional F r a t e r n i d a d e d e 2 0 1 2 : Camiliana, buscamos sempre

I ENCONTRO DA PASTORAL DA SAÚDE DOS HOSPITAISCAMILIANOS DE SALTO E ITU REÚNE 400 PESSOAS

Com Missa presidida pelo Padre João Benedito Pires das Neves, Diretor do Núcleo “Santo Tomás de Aquino” do Centro Catequético Diocesano, foi realizada a cerimônia de formatura dos alunos da Escola de teologia para leigos de Salto, na Escola Sagrada Família (Coléginho). Na homília, além de ressaltar “a importância do conhecimento pedagógico, o empenho e o discernimento que os que buscaram e

FORMATURA DOS ALUNOS DE TEOLOGIA NO COLÉGINHO

enfatizar a importância da enfermo em terminalidade que, humanização diária”, destacou. por sua vez, tem o direito de saber E m s e g u i d a , o d i r e t o r sobre sua condição. O passado administrativo do Hospital São não podemos mudar, o futuro não Camilo de Itu, Klebson Carvalho, existe e o presente é que devemos lembrou que é uma prática mudar para afirmarmos sempre a comum aos hospitais camilianos vida e considerarmos a morte manterem o Grupo de Pastoral da c o m o u m p r o c e s s o Saúde ativo, como uma das natural”,afirmou o Dr. Franklin. formas de se pra t i car a Na palestra sobre “A humanização. “Procuramos arte de rir dentro do Hospital”, o executar as palavras deixadas por administrador Tadeu Cavedem, São Camilo de Lellis de ter mais voluntário do Grupo Doadores da coração nas mãos”, frisou. Alegria do São Camilo de Itu,

Depois da acolhida do enfatizou que a humanização no Bispo Dom Vicente Costa, a ambiente hospitalar existe para p r i m e i r a p a l e s t r a s o b r e minimizar sofrimento e não a dor, “Cuidados Paliativos: A arte de que tem remédio. “O sofrimento é cuidar no fim da vida”, foi psíquico e vai além do físico que, proferida pelo geriatra Dr. se não tratado, pode revoltar e Franklin Santana. O especialista gerar raiva, o que favorece a lembrou que a morte é um tabu e doença e a consequente dor”, muitos não conseguem falar explicou.sobre o assunto, mas que é O Encontro contou com p r e c i s o a c e i t á - l a c o m o a presença do Vice-Prefeito experiência valiosa, mesmo a Juvenil Cirelli, representando o maioria tendo receio de saber Prefeito Geraldo Garcia, e dos como será o sofrimento que a Vereadores Divaldo Aparecido antecede. “Todos nós temos que dos Santos e Wilhes Gomes da trabalhar nossa finitude própria Silva.para ter condições de ajudar o Ass. Imprensa: Pref. Municipal de Salto

adquiriram tal conhecimento devem ter para vivenciar e colocar em prática na evangelização”, Padre João Benedito enfatizou também, a importância de se trabalhar em prol da unidade dos cristãos, tendo em vista que naquele dia reverenciava-se Santo André, ícone da Igreja Ortodoxa.

Ao final foram homenageados os professores Luiz, Eduardo Benedito e Padre Edmilson, e as Irmãs da Congregação das Filhas de São José que cederam as dependências da Escola Sagrada Família para que as aulas ali se realizassem. Participaram ainda da Missa e da cerimônia os familiares dos formandos. A cerimônia encerrou-se com uma singela confraternização.

R. Rui Barbosa, 473 - Salto - Tel.: 4028-7752

* F O T O S A É R E A S , I N D U S T R I A I S E D I G I T A I S .

* F O T O S P A R A D O C U M E N T O S * E V E N T O S S O C I A I S

Pe. João Benedito presidiu a Missa de formatura

Foto: Cidinha D

alla Vecchia

Pe. Alexandre fala sobre a CF 2012

Cidinha Dalla Vecchia - Pascom São Benedito

Page 5: O Evangelizador 155 - Dezembro 2011

E n t r e v i s t a c o m o P á r o c o 5O Evangelizador

ROUPAS PARA TODA A FAMÍLIA EM

A LOJA BARATEIRA

DA CIDADE!

Rua 9 de Julho, 505 - Centro - Salto

3 PAGAMENTOSC/ CARTÃO OU CHEQUE

TEL.: 4029-4231

JR CARTUCHOS E PAPELARIA

Rua Quintino Bocaiuva, 340 - Centro - Salto - SP

RECARGA DE CARTUCHOS, TONER E VENDASDE NOVOS E REMANUFATURADOS

FONE: 11 4098-2119 [email protected]

MANUTENÇÃO DE IMPRESSORAS

Retiramos eEntregamos

ENTREVISTA COM PE. MARCÍLIO GRAGEFEO Evangelizador - Por favor, faça um resumo da sua formação, até ser ordenado Padre.

Padre Marcílio - Do Primário até o Ensino Médio, estudei em Itu, respectivamente nas escolas Dr. Cesário Motta, Antonio Berreta e Junqueira Ortiz. O Curso Superior de Filosofia foi no Seminário Maior Diocesano, em São Carlos (SP) e o de Teologia no Instituto Salesiano Pio XI em São Paulo, Capital.

O Evangelizador - Como avalia esta caminhada na fé, que neste mês está completando 27 anos como Padre?

Padre Marcílio - No inicio de 1978, deu-se a minha saída de Itu para São Carlos para começar minha formação sacerdotal, a pedido do Bispo Dom Gabriel, pois na Diocese de Jundiaí ainda não havia seminário diocesano. Tendo concluído o curso filosófico fui transferido para Jundiaí onde já havia sido inaugurado o Seminário Diocesano e onde residi por 4 anos cursando em São Paulo o curso teológico. Minha ordenação diaconal aconteceu em Itu em 17 de junho de 1984 e em dezembro do mesmo ano a minha ordenação presbiteral, em Jundiaí, onde permaneço até hoje. Portanto, estou em Jundiaí há 31 anos e sempre atuei nesta cidade, trabalhando em diversas paróquias onde procurei cumprir com a máxima fidelidade e zelo pastoral a missão que me foi entregue.

O Evangelizador - Esta nomeação para assumir a Paróquia São Benedito, em Salto, de certa forma foi uma surpresa para o senhor, ou já era esperada?

Padre Marcílio - Pelo fato de estar há 27 anos atuando como presbítero em Jundiaí, desejava fazer uma experiência em outra cidade, mas não pensava que seria em Salto, embora estivesse disponível para aceitar aquilo que me fosse proposto. Quando o Bispo me fez a proposta de ser o Pároco da Paróquia São Bendito, aceitei imediatamente.

O Evangelizador - Na época do Padre Edélcio, o senhor o senhor teve um breve convívio com esta Paróquia, em Salto. O que foi possível absorver, sobre o perfil desta comunidade, que agora o terá como Pároco, a partir do dia 29 de dezembro próximo?Padre Marcílio - Estive, sim, na paróquia de São Benedito por um mês, em 2005 até que chegasse o Padre. Edélcio. Meu compromisso na paróquia foi somente celebrativo, portanto não foi possível ter uma avaliação embora tanto na matriz como nas comunidades sempre fui muito bem acolhido.

O Evangelizador - O que o senhor acha que mais influenciou nesta nomeação para assumir a Paróquia de São Benedito em Salto? De certa forma, o perfil de trabalho do Padre Marcílio combina com o trabalho que já é desenvolvido por aqui?Padre Marcílio - Penso que tenha sido a necessidade de um Pároco. O

Padre é ordenado para a Igreja e deve estar disponível para as necessidades dela, onde for chamado.

O Evangelizador – O que o senhor pode nos passar sobre o trabalho como Assessor Diocesano do Caminho Neocatecumenal?

Padre Marcílio - O caminho Neocatecumenal, até 2006, era assessorado pelo então Monsenhor Joaquim Justino Carreira, hoje Bispo Diocesano de Guarulhos. Quando se deu a sua ordenação episcopal, fui chamado para sucedê-lo na função, na qual desempenho a missão de tornar presente a caminhada das comunidades neocateumenais junto ao Bispo.

O Evangelizador - Gostaria de deixar uma mensagem?

Padre Marcílio - Quero aproveitar para agradecer a equipe de “O Evangelizador” pela oportunidade que estou tendo de me apresentar a esta nova comunidade, na qual irei trabalhar. Tenho certeza que será uma experiência muito enriquecedora.

Rua Palma de Ouro, 15 - Vila Progresso - Salto - SP

MONTAMOS SUA BIKE A SEU GOSTO

SUA REDE DE LIGAÇÃO COM A CPFL

REDE fácil CPFL

www.saltoluz.com.br

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTONOVO TELEFONE - Fone: 11 4028-9640

RUA SETE DE SETEMBRO, 530 - CENTRO - SALTO

FONE: 4029-4387

nhaSpaCONTABILIDADE

CREDIBILIDADE

E

CONFIANÇA

Page 6: O Evangelizador 155 - Dezembro 2011

N o t í c i a s 6O Evangelizador

Tel.: (11) 4029.5009 - Fax: (11) 4028.0835Rua Benjamin Constant, 294 - SALTO - SP

Desenvolvimento de Peças Especiais,Usinagem de precisão p/ ManutençãoIndustrialCORTI

Indústria Mecânica Ltda

Diretor do Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde, Padre Alexandre Andrade, disse aos agentes de Pastoral presentes para se sentirem honrados pe lo tema da Campanha da Fraternidade de 2012 já escolhido por vontade deste grupo que visualizou a necessidade de se discutir a saúde pública no ano seguinte. O Padre atualmente assessora a Campanha junto à CNBB, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. Em sua palestra sobre humanização e saúde, o sacerdote lembrou que a saúde é o completo bem estar físico, social e espiritual. “Devido à crise de valores, princípios, moral e da própria ideia de ser humano, perde-se o “ser” humano nas relações interpessoais, por isso,

precisamos falar de humanização”, afirmou Padre Alexandre.A última palestra do pneumologista e cirurgião torácico, Dr.

Alberto Silva, abordou a ética, a moral e que a relação entre médico e paciente deve envolver atenção e esforço do profissional em dialogar e se aproximar do cliente. “Muitos médicos fogem de sua função de informar aos familiares das condições reais do paciente, seja da doença ou da morte. Isso precisa ser revisto e precisamos agregar a humanização aos processos técnicos científicos para que minimizemos as dúvidas e as falhas de comunicação”, finalizou.

Participaram como moderadores do Seminário o Dr. Marcílio Cabral, diretor clínico do São Camilo de Salto, Dr. Renato Cassani, diretor técnico do São Camilo de Salto e clínico do São Camilo de Itu, o Capelão do São Camilo de Itu, Pe. Alexandre e Pe. José Luiz Nascibem. Ao final de cada palestra, os moderadores realizaram a entrega de uma placa de homenagem. Ao final do Seminário o Padre João Benedito, da Paróquia Cristo Rei de Salto, realizou a bênção do Encontro. Nos intervalos das palestras, os participantes trocaram experiências. Prestigiaram o I Seminário de Salto e Itu, representantes dos Hospitais Camilianos de

Lilian Cacau - LC Web Comunicação

Pastoral da Saúde e Campanha da Fraternidade 2012

Com a presença de 16 jovens presbíteros,

ordenados nos últimos cinco anos, foi realizada no dia 30 de

novembro, no Salão “Dom Gabriel” do Centro Comunitário

São Benedito reunião de Dom Vicente Costa, Bispo

diocesano de Jundiaí, e Padre Félix Xavier da Silveira,

coordenador da Pastoral Presbiteral , com os sacerdotes.

A recepção foi feita pelo Padre Edmilson de Abreu

Silva, Vigário Paroquial da Paróquia São Benedito. Padre Félix

fez a acolhida após a Oração das Nove do dia de Santo

André Apóstolo, apresentando também uma dinâmica para

os jovens sacerdotes. A exortação foi feita por Dom Vicente.

Esta foi a quarta e última reunião do ano promovida

pelo coordenador Padre Félix, que mostrou grande alegria

pelos frutos desses encontros. A reunião, que começou às

9h30, terminou com almoço oferecido pela comunidade

Matriz.

PARÓQUIA SÃO BENEDITO ACOLHE REUNIÃO DA PASTORAL PRESBITERAL

Campos do Jordão, Formosa, Caxambu Mariana e Taubaté. “Agradecemos aos hospitais que nos prestigiaram e puderam intercambiar experiências e, principalmente ao Padre Alexandre Andrade, que fez questão de estar conosco para nos fazer emocionar e refletir sobre o papel de cada um em nosso dia a dia na assistência ao enfermo e numa prestação de serviços em saúde mais humanizada”, finalizou o diretor do São Camilo de Salto, Marcos Paiva.

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS“SOM MAIOR”

Profª Maria de Lourdes Vicente Mezzalira

CURSOS DE: Violão Popular e Clássico, Piano, Teclado, Orgão, Guitarra, Bateria, Percussão,Saxofone, Violino, Iniciação Musical I e II (crianças à partir de 4 anos), Teoria Musical e Solfejo,

Canto Livre e Flauta Doce. NOVOS CURSOS: Cavaquinho, Contrabaixo, Musicalização infantil paracrianças de 3 a 5 anos, musicalização para bebês de 8 meses a 2 anos, Coral Infantil e de Adultos.

EMAIL: [email protected] - SITE: www.somaior.com.br

R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

FEIRA DE GUARDANAPOSDA PASTORAL DA MORADIA

Lindas peças bordadas com carinho para você presentear a todos neste Natal, aproveite esta chance de ajudar famílias carentes, sua colaboração é muito importante para nosso trabalho prosseguir sempre ao encontro do irmão sem teto. Deus abençoe a todos - feliz Natal e ano novo a todos. Pastoral da Moradia & Cáritas Interparoquial de Salto.

Local: loja Veleiro Bordados - Rua 9 de julho, nº 726 - Centro - Data: de 13 à 24 de dezembro - Horário : 8:30h às 22h.

Page 7: O Evangelizador 155 - Dezembro 2011

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

N o t a s d a Pa s c o m 7O Evangelizador

Iniciamos dezembro encerrando mais um ano litúrgico

e estamos celebrando o Advento, esperando pelo Emanuel,

Deus Conosco. Enquanto isso a Igreja nos convida a reflexão e

a ação, buscando cada vez mais a experimentar aquilo que nos

é entregue, enquanto somos evangelizados e também,

colocando-nos a serviço para evangelizar e servir ao próximo.

Em dezembro são as seguintes celebrações: 01, Dia

Mundial de Combate à AIDS; 03, Dia Internacional da Pessoa

com Deficiência e de São Francisco Xavier; 05, Dia Nacional da

Pastoral da Criança; 07, Santo Ambrósio; 08, Imaculada

Conceição de Nossa Senhora e Dia Nacional da Família; 12,

Nossa Senhora de Guadalupe; 13, Santa Luzia e Dia do

Deficiente Visual; 25, Natal do Senhor; 26, Santo Estevão,

proto-mártir; 27, São João Apóstolo e Evangelista; 28, Santos

Inocentes; 30, Sagrada Família; 31, Santa Catarina de Labouré

e São Silvestre, Papa.

• PASTORAL DA SAÚDE: Haverá reunião dos

agentes da Pastoral da Família, no dia 17 de dezembro, às 14

horas no Centro Comunitário São Benedito.

• LAUDES: Lembrando que no decorrer do Tempo do

Advento de segunda à sexta – feira, CELEBRAÇÃO DAS

LAUDES, às 05h20, na Matriz de São Benedito.

• COMIJU: No dia 17 de dezembro os jovens do

COMIJU terão Encontro de Formação e Confraternização.

• ANIVERSÁRIOS DE ORDENAÇÃO: 4, Diácono

Pascoal; 9, Diácono Antonio Cruchello, Diácono Mário Vicente

e Padre Marcilio Gragefe; 10, Padre João Benedito Pires das

Neves; 17, Ordenação Presbiteral de Dom Vicente Costa, Bispo

Diocesano, e Padre Edmilson de Abreu Silva.

• NOVENA DE NATAL: Dia 22 de dezembro,

acontece o encerramento da Novena de Natal em todas as

comunidades, às 19h.

JM Auto Peças

Rua 24 de Outubro, 1297 - Vila Henrique - Salto/SP

Peças deInjeção Eletrônica

VW - FIAT - FORD - GM

Rir é muito bom!!!by Bia Dalla Vecchia

- SE DER TEMPO: Um diretor de cinema está

explicando a cena ao dublê: - Quando o jogarmos

na água, você tem de imediatamente gritar: “Olha o

tuba!”

- Escute diretor: - diz o dublê – não ficaria melhor se eu gritasse:

“Olha o tubarão”? – Tudo bem, se der tempo, você grita...

- O PESCADOR: São Pedro detém um homem às portas do céu:

- Você pregou mentiras demais para entrar aqui – diz, fúnebre. –

Tenha dó – retruca o homem. – Você também foi pescador!

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

Material escolar e vários tipos de agendas 2011Venha conferir nossos preços!

ARTIGOS RELIGIOSOS: TERÇOS, BÍBLIAS, LITURGIA DAS HORAS E LITURGIA DIÁRIA

COMEMORADO DIA DE SANTACECÍLIA NA MATRIZ SÃO BENEDITO

No dia 22 de novembro, dia de Santa Cecília, salmistas

e integrantes do Canto Litúrgico de nossa Paróquia, juntaram-se

aos alunos da Escola de Artes Musicais “Som Maior” para uma

celebração de ação de graças e louvor à Padroeira da Música,

presidida pelo Padre João Benedito.

A pequena imagem da Santa foi trazida em procissão

pelos alunos mais pequeninos enquanto se entoava o

tradicional Hino de Santa Cecília.

Através das palavras do Pe João Benedito todos

puderam conhecer a história de fé dessa mártir que deu a vida

por amor a Jesus Cristo e ao final da celebração houve a bênção

dos instrumentos musicais.Colab: Escola de Artes Musicais Som Maior

Foto: Lurdinha Mezzalira

Page 8: O Evangelizador 155 - Dezembro 2011