o evangelizador 194 - março 2015

8
Nº 194•DIOCESE DE JUNDIAÍ•SALTO/SP•MARÇO/2015•ANO 16 O Evangelizador O Evangelizador “Eu sou a Luz do mundo. Que me segue não andará nas trevas, mas terá a Luz da Vida” “Eu sou a Luz do mundo. Que me segue não andará nas trevas, mas terá a Luz da Vida” (Jo 8,12) (Jo 8,12) “Eu sou a Luz do mundo. Que me segue não andará nas trevas, mas terá a Luz da Vida” (Jo 8,12) Definidas as principais celebrações da Semana Santa na Paróquia de São Benedito Foto: Arquivo Pascom - 2014 A Paróquia de São Benedito está com programação definida em relação às principais celebrações da Semana Santa. Ela começa no próximo dia 28, sábado, com a concentração de fiéis das Comunidades Neocatecumenais, às 19h no Espaço Missionário Festivo, seguida de procissão pelas ruas do entorno, até a Igreja Matriz de São Benedito, para continuidade da celebração. Já no Domingo de Ramos, dia 29 de março, a partir das 8h30, acontece o inverso, ou seja, a concentração está marcada para a Igreja Matriz de São Benedito, de onde sai a procissão até o Espaço Missionário Festivo, para a celebração. Depois disso, a programação recomeça na Quinta- Feira Santa, dia 02 de abril, às 19h30 no Espaço Missionário Festivo, onde acontece a Missa da Ceia do Senhor, com o Rito do Lavapés, com os fiéis saindo novamente em procissão até a Igreja Matriz no final da celebração, para Adoração ao Santíssimo Sacramento até 22h. Na Sexta-Feira Santa, dia 3, na Matriz São Benedito haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento das 07h as 14h, pelas pastorais e movimentos. Nas demais comunidades, a Adoração ao S.S. Sacramento será das 09h as 11h. As 15h, na Matriz e nas comunidades, será celebrada a Adoração da Cruz. A Via Sacra sairá às 19h da Igreja Santa Ana e São Joaquim, na Vila Progresso, seguindo pelas ruas de diversos bairros até chegar à Matriz de São Benedito. No dia seguinte, Sábado de Aleluia, será celebrada a tradicional Vigília Pascal, às 19h no Espaço Missionário Festivo, com a Benção do Fogo Novo e Batismo de crianças. A Missa da Páscoa do Senhor será celebrada na Matriz São Benedito no domingo, 5 de abril, as 09h. PROGRAMAÇÃO COMEÇA NO PRÓXIMO DIA 28 E PROSSEGUE ATÉ O DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 21-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 194 - Março 2015

N º 1 9 4 • D I O C E S E D E J U N D I A Í • S A L T O / S P • M A R Ç O / 2 0 1 5 • A N O 1 6

O EvangelizadorO Evangelizador

“Eu sou a Luz do mundo. Que me segue não andará nas trevas, mas terá a Luz da Vida” “Eu sou a Luz do mundo. Que me segue não andará nas trevas, mas terá a Luz da Vida” (Jo 8,12)(Jo 8,12)

“Eu sou a Luz do mundo. Que me segue não andará nas trevas, mas terá a Luz da Vida” (Jo 8,12)

Definidas as principais celebrações daSemana Santa na Paróquia de São Benedito

Foto: Arquivo Pascom - 2014

A Paróquia de São Benedito está com programação definida em relação às principais celebrações da Semana Santa. Ela começa no próximo dia 28, sábado, com a concentração de fiéis das Comunidades Neocatecumenais, às 19h no Espaço Missionário Festivo, seguida de procissão pelas ruas do entorno, até a Igreja Matriz de São Benedito, para continuidade da celebração. Já no Domingo de Ramos, dia 29 de março, a partir das 8h30, acontece o inverso, ou seja, a concentração está marcada para a Igreja Matriz de São Benedito, de onde sai a procissão até o Espaço Missionário Festivo, para a celebração. Depois disso, a programação recomeça na Quinta-Feira Santa, dia 02 de abril, às 19h30 no Espaço Missionário Festivo, onde acontece a Missa da Ceia do Senhor, com o Rito do Lavapés, com os fiéis saindo novamente

em procissão até a Igreja Matriz no final da celebração, para Adoração ao Santíssimo Sacramento até 22h. Na Sexta-Feira Santa, dia 3, na Matriz São Benedito haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento das 07h as 14h, pelas pastorais e movimentos. Nas demais comunidades, a Adoração ao S.S. Sacramento será das 09h as 11h. As 15h, na Matriz e nas comunidades, será celebrada a Adoração da Cruz. A Via Sacra sairá às 19h da Igreja Santa Ana e São Joaquim, na Vila Progresso, seguindo pelas ruas de diversos bairros até chegar à Matriz de São Benedito. No dia seguinte, Sábado de Aleluia, será celebrada a tradicional Vigília Pascal, às 19h no Espaço Missionário Festivo, com a Benção do Fogo Novo e Batismo de crianças. A Missa da Páscoa do Senhor será celebrada na Matriz São Benedito no domingo, 5 de abril, as 09h.

PROGRAMAÇÃO COMEÇA NO PRÓXIMO DIA 28 E PROSSEGUE ATÉ O DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL

Page 2: O Evangelizador 194 - Março 2015

e-mails: [email protected] / [email protected]

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 9 4D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / M A R Ç O2 0 1 5 • A N O 1 6

2O EvangelizadorO Evangelizador

Diretor Responsável: Pe. Marcilio GragefeJornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420Produção: Pastoral da Comunicação Social Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha Dalla Vecchia (Coordenadora)Bia D. V. Alves / Maria Angélica Gonçalves / Evelyn Pacheco / André Luis Santos / Ana Lucia M. Pazinie Rogério Pazini - Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

E X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I T O

e-mails: [email protected] / [email protected]

E d i t o r i a l

www.saltoluz.com.br

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTONOVO TELEFONE - Fone: 11 4028-9640

EstacionamentoEstacionamentoEstacionamentográtis p/ clientesgrátis p/ clientesgrátis p/ clientes

Assuntos ContábeisFiscaisTrabalhistas

Lucro RealPresumidoSimples

Consultoria TributáriaSCUTIERI & SCUTIERI

escritório contábil

Rua Guanabara, 67 - Jardim Maria José - Salto - [email protected]

Fone: (11) 4028-1053

EditorialEditorialEditorialO verdadeiro cristão é aquele que

exerce o direito e o dever da cidadania.A Campanha da Fraternidade de

2015 tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e como lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45). É uma grande oportuni-dade para refletirmos a participação dos cristãos na sociedade, o testemunho cristão na política e ações públicas, e a criação de uma “Sociedade do Bem Viver” através da cultura da Paz.

Uma das questões a serem deba-tidas durante a Campanha da Fraternidade (e que, oxalá não se limite ao Tempo da Quaresma) é a participação dos cristãos nos Conselhos Paritários e na participação social no município, no Estado, no País. “Os Conselhos Paritários se inscrevem entre os grandes legados da Constituição de 1998 e estão constituídos nos âmbitos municipal, estadual e federal. A CNBB tem promovido encontros com os conselheiros que atuam na esfera federal. A iniciativa merece ser expandida para as demais esferas da Igreja.

Além do incentivo aos discípulos missionári-os para participarem destes Conselhos em nome da Igreja, é necessário implantar processos de capacitação, com adequada formação, para atuarem com competência. Esta representação deve-se inscrever em projeto orgânico de ações da diocese ou comunidade de modo que os conselheiros não se sintam isolados ou assumam viés personalista na representação” (Texto-base, 238).

Agentes de Pastorais Sociais em nossa diocese de Jundiaí tem disponibiliza-do seu tempo para participarem dos diversos Conselhos Paritários nos municípi-os. É necessário que outros agentes de pastorais e missionários, além dos diáconos permanentes se disponham a participar. O lema da CF 2015, “Eu vim para servir” é um chamado e um envio de Jesus que diz “Vai e faz o mesmo”. Tenho meu testemunho na cidade de Salto: participei da criação dos conselhos da Pessoa Idosa (continuo conselheiro), da Pessoa com Deficiência e

do Trânsito e Transporte Público (estou presidente). Com exceção do primeiro, que surgiu por iniciativa de paroquianos da paróquia São Benedito com apoio do então pároco, não sinto por parte da Igreja local um suporte ou apoio na representação nos Conselhos. O apoio vem do povo que reconhece o trabalho dos conselheiros (há cristãos católicos em outros conselhos do município).

A CF traz algumas pistas: inscrever a participação nos Conselhos Paritários no plano pastoral da diocese ou paróquia, como uma das formas de participação da Igreja na edificação do bem comum da sociedade; esclarecer a comunidade sobre a importância da participação; obter informações sobre os Conselhos Paritários constituídos em seu município e sobre seu funcionamento; escolher e preparar pessoas na comunidade para participarem em nome da/e como Igreja.

Conselhos Paritários e participação socialConselhos Paritários e participação socialConselhos Paritários e participação social

Diácono José Carlos Pascoal.

A Noite de Oração, com os casais em Segunda União Estável da Região 08 de Pastoral, que compreende as paróquias de Salto, foi celebrada na Igreja da Comunidade Santa Ana e São Joaquim, Paróquia São Benedito, no dia 28 de fevereiro, sábado, as 20h. Um momento marcante diante do Santíssimo Sa-cramento, com oração, adoração, louvor. Participaram o diá-cono Edison da Silva Palagi e casais de todas as Paróquias da Região 8. A Pastoral de Casais em Segunda União Estável convida aos casais que ainda não conhecem a Pastoral e que vivem em situação de Segunda União, a participarem dos encontros mensais. Procurem a secretaria paroquial para maiores informações.

Pastoral de Casais em Segunda União Estável celebrou Noite de Oração

Colaboração: Rute Romão.

Page 3: O Evangelizador 194 - Março 2015

3O EvangelizadorO Evangelizador A r t i g o d o M ê s

ARTIGO DO MÊS: TEMPO DA QUARESMA Por várias razões a Quaresma tem sido considerada como um tempo de fechamento e de tristeza. No entanto, a característica essencial da Quaresma deveria ser um tempo de austeridade e penitência, sim, mas que jamais deveria ser confundido com ausência de alegria. Um exercício libertador seria abrirmo-nos mais a escuta da Palavra de Deus, confrontando-a com nossa vida e participarmos mais ativa e efetivamente das celebrações litúrgicas. O essencial é que haja em nós uma verdadeira METANÓIA, ou seja, a conversão do coração e da mente, em todos os aspectos de nossa vida cotidiana. A prática da

penitência deve ser encarada não só no sentido individual, mas na sua dimensão comunitária, percebendo a dimensão social do pecado e consequências na vida da comunidade e da sociedade. Portando Quaresma é:•Tempo de nos abrir para a novidade que brota da cruz de Cristo como sinal de nossa salvação.•Tempo de sermos novas criaturas revivendo e atualizando nosso batismo e a nossa pertença à Igreja, povo de Deus.•Tempo de buscar a libertação do povo hoje tão oprimido e tão explorado e vítima de tanta corrupção, desmandos e descasos.

•Tempo de abandonar os ídolos modernos e de renovar nossa fidelidade ao Deus vivo e verdadeiro através da escuta atenta da sua Palavra.•Tempo de subir ao monte Tabor com Jesus, viver na intimidade com ele e alegrar-se com sua amizade e ternura.•Tempo de descer para o chão da vida, ver o rosto transfigurado de Jesus no deficiente físico, no pobre, no doente.•Tempo de nos deixar tocar pelo amor misericordioso do nosso Deus.•Tempo de ressuscitar com Cristo e nos colocar a serviço do seu Reino.Fonte: Roteiros Homiléticos do Tempo da Quaresma

ÓCULOS - JÓIAS - RELÓGIOS

Fone: (11) 4029-1046

Rua Dr. Barros Júnior, 435 - Centro - Salto / SP

Cumprindo a missão legada por Jesus Cristo, “Ide e anunciai o Evangelho a toda criatura”, o Caminho Neocate-cumenal inicia no dia 26 de maio as catequeses para formação de novas comunidades. Os encontros acontecerão às terças e quintas-feiras, às 20h, no Salão “Dom Gabriel” do Centro Comunitário da Paróquia, começando no dia 26/05. Todos são convidados a participar: jovens (a partir de 14 anos), famílias e adultos. O caminho neocatecumenal (ou neocatecumenato) é um itinerário de formação cristã, reconhecido

pela Igreja como um itinerário de formação católica válido para a sociedade e os dias de hoje. Iniciado na Espanha em 1964, por iniciativa do pintor Kiko Arguello e de Carmen Hernández, como resposta às novas diretrizes tra-zidas pelo Concílio Vaticano II, consiste em abrir um caminho espiritual concreto de iniciação, renovação e valorização do sacra-mento batismal, que permita ao "catecúmeno" descobrir o signi-ficado concreto de ser cristão. “Na procura de Deus, é Ele quem se adianta e vem ao nosso encontro” - Santo Agostinho.

CATEQUESES PARA FORMAÇÃODE NOVAS COMUNIDADES

�Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nãoandará nas trevas, mas terá a luz da vida.� (Jo 8, 12)

Aconteceu no dia 20 de fevereiro o segundo encontro preparatório para o batismo a ser celebrado em no mês de março na Paróquia São Benedito. Ao total, são quatro encontros. Estes encontros são uma resposta prática às orientações diocesanas acerca do batismo que pretendem aprofundar todos os envolvidos no verdadeiro sentido do batismo. O encontro celebrativo foi presidido pelo Diácono Edison Palagi e contou com a participação de uma das equipes paroquiais do batismo. Renato Longati, Isaac e Antonilda Maciel Romão participaram da liturgia dessa celebração, sendo responsável pela catequese o catequista Luciano Ferraz. O encontro contou também com as salmistas: Fabiana Gaspar e Evelyn Xavier, o que garantiu um ambiente apropriado para a preparação de pais e padrinhos para esse Sacramento tão importante para as crianças e para a vida da Igreja.

Colaboração: Diácono Edison PalagiFoto: Rogério Pazini - PASCOM São Benedito

Encontro de preparação para oBatismo de crianças em março

A atendente da Secretaria Paroquial da paróquia São Benedito Ana Carolina Nascimento Brizola (Carol), casada com Marcos Brizola está gestante, aguardando o nasci-mento de João Marcos para o final deste mês de março. Parabenizamos o casal. Danielle Bonin da Silva Geremias iniciou o trabalho / trei-namento no dia 05 de janeiro de 2015 e está substituindo Carol, mostrando muita competência e simpatia. Dese-jamos sucesso.

Danielli é a nova atendente paroquial

Page 4: O Evangelizador 194 - Março 2015

Promovido pela equipe de coordenação da Campanha da Fraternidade da Região 08 de Pastoral, que compreende as paróquias da Estância Turística de Salto, SP, foi realizado neste sábado, 7 de março, as 09h, no Salão “Dom Gabriel” do Centro Comunitário da paróquia São Benedito o Encontro “Ecoando Fraternidade, com o objetivo de refletir o Texto-base da Campanha da Fraternidade de 2015 com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. O assessor do encontro Dirceu Silvério dos Reis, de Várzea Paulista e integrante da equipe diocesana desenvolveu o tema através do método “Ver, Julgar e Agir”, interagindo com a assembleia, composta de representantes das paróquias São Benedito, São Roque, Nossa Senhora Aparecida e Cristo Rei, religiosa e diáconos Edison da Silva Palagi e José Carlos Pascoal, num total de 32 pessoas. “Há desafios ligados à redemocratização da sociedade brasileira que precisam da participação de cristãos em nome da Igreja: Políticas Públicas – às vezes há vontade política, mas falta dinheiro; às vezes há dinheiro, mas falta vontade política, além do problema da corrupção e desvios de verbas públicas; a questão da família, cada vez mais esfacelada; a questão do mercado, que domina a política, promove o consumismo e faz com que poucos acumulem fortunas e muitos beiram à pobreza; a bioética, muito falada e pouco estudada; saúde e educação, necessidades básicas que não contam como prioridades do Poder Público; a tecnologia, que tem nos levado a vier uma relação fria uns com os outros, O papa Francisco tem nos exortado a estreitar relações, a nos aproximarmos das pessoas para ouvir e falar. Hoje é preciso ter muita disponibilidade para amar”, falou o assessor Dirceu.

A assembleia foi dividida em grupos para refletir alguns pontos colocados pelo assessor da relação Igreja e Sociedade. No plenário, destacou-se a ação das pastorais sociais nas paróquias, mas há a dificuldade de se ter Pastoral de Conjunto. Luis Carlos M. Santos, falou dos objetivos do Movimento Focolares, em especial do comprometimento com a política. “É objetivo do movimento que tenhamos uma política limpa e que vise o bem comum da sociedade. Por isso, acolhemos políticos para de todos os partidos para que tenhamos um conjunto de políticos que trabalhem em favor do povo”, falou Luiz Carlos. “O Movimento Focolares forma grupos de diálogos:a- com a Igreja Católica e seus Movimentos e Organismos; b) com as Igrejas Cristãos, ação ecumênica; c) com as Igrejas não-cristãs, fomentando o diálogo inter-religioso em favor da paz; d) com as pessoas sem referências religiosas (ateus); e) com a cultura contemporânea através da arte, da política, da economia, da saúde e da educação. O mundo caminha sobre dois trilhos: economia e política – uma depende da outra”, completou Luis Carlos. No final foi prestada homenagem às mulheres presentes pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março. O encontro Ecoando Fraternidade foi promovido em parceria pela coordenação da Campanha da Fraternidade e Pastoral Fé e Política, com apoio da Cáritas Interparoquial de Salto.

O EvangelizadorO Evangelizador 4N o t í c i a s

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS

�SOM MAIOR�R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

Batizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaCOMUNIDADE SANTANA

E SÃO JOAQUIM

21 de fevereiro:• Valentina Manuela Hulmann Palazolli

COMUNIDADE SANTO INÁCIO DE LOYOLA

21 de fevereiro:• Maria Augusta Moura

Masson• Isabela Eloá Boina

COMUNIDADE DIVINO ESPÍRITO SANTO

22 de fevereiro:• Gabriele Stefani Vitoria

Silva• Ryan Lucas Tostes das

Merces

CASAMENTOS CASAMENTOS CASAMENTOS Pretendem casar na Paróquia São Benedito:

• Dia 27 de junho, 11h, na Matriz São Benedito:

Reginaldo José de Oliveira e Ana Paula Ferreira.

proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de

SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO,

MANIFESTE-SE DE ACORDO COM A LEI.

Ecoando Fraternidade: a Igreja refletindo a sociedade

De Salto, diácono José Carlos Pascoal.

Homenagem - A jornalista saltense, Evelyn Pacheco, repórter do Jornal Taperá e integrante da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia de São Benedito, foi homenageada no Rotary Club de Salto Moutonnée, pela passagem do Dia do Repórter, comemorado em 16 de fevereiro. Na foto, ela recebe a homenagem, ladeada pelo presidente da entidade, Fer-nando Aparecido dos Santos (à esq.), e pelo diretor Carlos Costa.

Foto: Jornal Taperá

Page 5: O Evangelizador 194 - Março 2015

O EvangelizadorO Evangelizador 5N o t í c i a s

JM Auto Peças

COMÉRCIO DE PEÇASCOMÉRCIO DE PEÇASCOMÉRCIO DE PEÇAS

Rua 24 de Outubro, 1297 - Vila Henrique - Salto/SP

Peças deInjeção Eletrônica

VW - FIAT - FORD - GM

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

Material escolar e vários tipos de agendas 2015Venha conferir nossos preços!

ARTIGOS RELIGIOSOS: TERÇOS, BÍBLIAS, LITURGIA DAS HORAS E LITURGIA DIÁRIA

Rua Palma de Ouro, 15 - Vila Progresso - Salto - SP

• Bicicletas Novas• Bicicletas Novas

• Peças • Serviço• Peças • Serviço

• Qualidade• Qualidade

• Bicicletas Novas

• Peças • Serviço

• Qualidade

MONTAMOS SUA BIKE A SEU GOSTO

É com grande alegria que amigos e familiares de Alice e Diácono Antonio Cruchello, se reuniram na Matriz de São Benedito, no dia 20 de fevereiro às 19h, para comemorar as Bodas de Ouro do casal. A celebração foi presidida pelo padre Marcílio Gragefe, concelebrada pelo Padre José Luiz Nascibem, com a participação do diácono José Carlos Pascoal. Após a homilia, o padre demonstrou o carinho pelo casal amigo, e dirigiu-lhes algumas palavras: “Não é possível mensurar a alegria nos seus corações neste momento, pois rodeado pela família e comunidade, celebram esta união. Desde o momento que disseram “Sim”, não perderam a fé, e viveram unidos nesses 50 anos, a serviço um do outro e à disposição da família e da igreja, vivendo verdadei-ramente o sacramento do matrimônio.” Em um momento marcado pela emoção, Alice e Antonio renovaram o matrimônio, ladeados pelos filhos Airton e Márcio, e toda a família. A comunidade São Benedito se alegra por este momento na vida do diácono, que há tantos anos participa das atividades da paróquia, e o parabeniza pelo exemplo de união. Que Deus dê a este casal muitos anos de união, felicidade e prosperidade.

Diácono Antonio Cruchello e D. Alicecelebraram 50 anos de Matrimônio

Texto: Ana Lucia Moreli Pazini / Foto: Rogério Pazini - PASCOM São Benedito

Marcando o início da quaresma no ano de 2015, realizou-se no dia 18 de fevereiro, às 19h30, na Matriz de São Benedito, a celebração da Quarta-feira de Cinzas, presidida pelo pároco padre Marcilio Gragefe. Nesta data foi lançada também a Campanha da Fraternidade, com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema "Eu vim para servir" (Mc 10,45) que propõe aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade como serviço ao povo brasileiro. O padre refletiu em sua homilia sobre os quarenta dias que antecedem a Páscoa: “É um tempo

de graça e salvação, favorável à conversão. É uma caminhada onde todos devem viver de maneira diferente, voltados para oração, jejum e caridade. Estas atitudes são em prol da conversão e purificação, pois experimentando a fraqueza humana percebemos que não somos auto-suficientes e nos dis-tanciamos dos vícios e pecados capitais”. Em seguida, introduziu o Rito das cinzas, que é de fato, um ato de humildade, que simboliza o compromisso com a conversão. No final da missa, padre Marcílio fez o envio das missi-onárias que realizarão a Cam-panha da Fraternidade nas casas.

Missa da Quarta-feira de Cinzas marcainício da Quaresma e da CF 2015

Texto: Ana Lucia Moreli Pazini / Foto: Rogério Pazini - PASCOM São Benedito

Page 6: O Evangelizador 194 - Março 2015

O EvangelizadorO Evangelizador N o t í c i a s 6

BÍBLIAS, LIVROSARTIGOS RELIGIOSOS,

PARAMENTOS EOBJETOS LITÚRGICOS

Tel.: (11) 4022-0415

Desde1985

Rua Santa Rita, 842 - Centro - CEP 13300-070 - Itu - SPRua Santa Rita, 842 - Centro - CEP 13300-070 - Itu - SPwww.livrariamaranatha.com.br - [email protected] - [email protected] Santa Rita, 842 - Centro - CEP 13300-070 - Itu - SPwww.livrariamaranatha.com.br - [email protected]

MARANATHAVem Senhor Jesus !

LIVRARIA

Atuando desde 1993 na Pastoral da Saúde da Paróquia de São Benedito, Evanilce Aparecida Blanco, mais conhecida como Vana, aos 58 anos de idade, está novamente ocupando o cargo de coordenadora da re-

ferida pastoral. Nesse período, além do cargo de coordenadora, ela já foi também tesoureira, secretária e vice-coordenadora, após o início como agente pastoral. “Eu só tenho a agradecer a Deus, pois foi através deste trabalho que senti, e sinto até hoje, o quanto Deus nos ama e nos capacita para a 'missão de servir', e o quanto somos aben-çoados por Ele”, disse Vana Blanco, que no início deste mês concedeu a seguinte entrevista a “O Evangelizador”:

O Evangelizador - Hoje quantas pessoas atuam na Pastoral da Saúde da São Benedito?Vana Blanco - Hoje nós contamos com 79 agentes, para atendimentos a 180 assistidos, que recebem comunhão, cestas básicas, medicamentos, fraldas, leites e equipamen-tos, como cadeiras de rodas e de banho, andadores, muletas, bengalas etc. Estes assis-tidos pertencem à Comunidade Matriz São Benedito, colaboradora Lourdes Cecílio; comunidade Santa Ana e São Joaquim,

colaboradora Rosa de Souza; Divino Espírito Santo, colaboradora Neuza Salete Rodrigues; Santo Inácio, colaborador Aparecido Branco; Santa Terezinha, colaboradora Aparecida de Almeida Rossi; e São José Operário, colaboradora Dona Cida. Já o responsável pela manutenção e entrega dos equipamen-tos é João Batista Martins, que atende às terças, quintas e sábados, das 8h às 10h, na sala da torre da Igreja São Benedito (em frente ao Centro Comunitário).

O Evangelizador - Quais são seus planos na atual gestão como coordena-dora, em curto e médio prazos?Vana Blanco - Gostaria muito que cada enfermo tivesse um agente só para ele, para poder atendê-lo em suas necessidades espirituais e físicas, tais como as visitas, orações, comunhões, além dos alimentos, remédios, fraldas, leites e equipamentos. Na verdade, chega a ser um grande sonho. Todos sabemos que nos próximos anos a quantida-de de idosos e enfermos aumentará muito. Portanto, a minha meta de trabalho dentro da Pastoral da Saúde, para curto, médio e longo prazos, será a de fazer chamados para novos agentes, dando a eles formação espiritual e palestras preventivas e educativas nesta área.

O Evangelizador � Além das já citadas, quais outras atividades que você destaca dentro da Pastoral?Vana Blanco - Hoje nos reunimos nor-

malmente a cada dois meses com Adoração ao Santíssimo. Duas vezes ao ano a Liturgia da missa, no Hospital São Camilo, é da nossa responsabilidade. Dentro do período pascal, realiza-se também a Páscoa dos Enfermos, onde buscamos os doentes e idosos em suas casas, oferecendo após a missa um almoço festivo para todos. Mensalmente, na última quarta-feira, realiza-se a Missa da Saúde, às 15h, na Igreja Matriz de São Benedito, com bênção dos doentes e idosos. Anualmente, participamos também do Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde, em Jundiaí.

O Evangelizador - Como devem proceder as pessoas interessadas em trabalhar na Pastoral da Saúde?Vana Blanco - As pessoas que se sentirem tocadas é só nos procurar para conhecer o trabalho voluntário que realizamos. Podem ligar diretamente para os meus contatos: (11) 4028-1954 / 9.9290-3359.

O Evangelizador - Que mensagem você gostaria de deixar aos nossos leitores?Vana Blanco - No final de nossas vidas, não seremos julgados pelos muitos diplomas que recebemos, por quanto dinheiro ganhamos, ou por quantas coisas realizamos. Mas sim pelos ensinamentos: “Eu tive fome e você me deu de comer, estive doente e você veio me visitar, estive nu e você me vestiu, eu não tinha casa e você me abrigou”.

COM 22 ANOS DE ATUAÇÃO, VANA BLANCO COMENTA SEUSPLANOS NA COORDENADORIA DA PASTORAL DA SAÚDE

Valdir Libero - PasCom São Benedito

O mês de março marca o início das novas turmas das Oficinas de Oração e Vida, que, segundo seus responsáveis são “um serviço leigo e gratuito, no qual aprendemos, por um método muito simples, a nos aprofundar na Oração e a estabelecer uma relação pessoal e íntima com o Senhor”. Ao todo, são 15 encontros semanais, com duas horas de duração, que acontecem em Salto e também na região, nos quais se adota um modo novo de ler a Bíblia, com a audição de lindas mensagens, visando superar as tristezas e libertar-se dos medos, na busca por uma vida mais feliz.Em Salto, o primeiro encontro para adultos aconteceu na quarta-feira, dia 11, das 19h30 às 21h30, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, à Rua Roque Lazzazera, 507, no Cecap. Os próximos acontecem no mesmo local e horário, sempre às quartas, e ainda há tempo para entrada de novos interessados. Haverá ainda uma turma de jovens, neste caso com início previsto para o dia 31 deste mês, terça-feira, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora do Cenáculo, à Rua Campinas, 60, na divisa dos bairros Jardim Marília e Jardim Cidade II. Segundo os responsáveis, não há necessidade de inscrição prévia, basta que os interessados compareçam nos locais e horários citados, com a Bíblia e caderno para anotações. Mais informações

pelo fone 4029-4474, com Elen.

Oficinas de Oração e Vida, uma nova forma de evangelização Fundadas há 31 anos, pelo Frei espanhol, Ignácio Larrañaga Orbegozo, as Oficinas de Oração e Vida constituem um serviço para a Igreja, uma nova forma de evangelização, mais viva e com uma visão mais positiva do que sempre foi mostrado. Nas palavras de seu próprio fundador – falecido em outubro de 2013, aos 88 anos de idade – as Oficinas de Oração e Vida “são um serviço para Igreja, mas um serviço que tem uma finalidade muito precisa: ensinar a orar de modo ordenado e progressivo, no sentido de que vai desde as primeiras experiências dos principiantes até a contemplação. Entre os cristãos em geral, reflete-se bastante sobre a Palavra de Deus e se faz muita catequese; mas não se ensina a orar, pelo menos de modo sistemático e prático. As Oficinas querem fazê-lo mediante um curso que consta de 15 sessões, que se realizam uma vez por semana e duram duas horas; não se trata de um curso teórico mas concreto e prático, precisamente como sucede em uma oficina, em que se aprende trabalhando e se trabalha aprendendo. Nosso movimento ensina a orar, orando."

Oficinas de Oração e Vida são retomadas em Salto neste mês

Colab.: Elen Camargo

Page 7: O Evangelizador 194 - Março 2015

N o t a s d a Pa s c o m 7O EvangelizadorO EvangelizadorAniv

ersÁRIO

SAniv

ersÁrIO

S

·01: Antonia B. Bauer - Pastoral de Casais em 2ª União.·02: Inês Ferreira da Silva – Ostiária – Divino.·02: Miriam Antonio D. Gessoli – Santa Ana.·03: Maria Sonia G. S. R. de Paula – Pastoral da Mãe

Peregrina – Santo Inácio.·03: Cristina Madalena Fernandes – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.·04: Joana de Fátima Nepomuceno – Pastoral da Saúde – Matriz.·04: Roseli Aparecida da Silva – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.·04: Tainá Cristina Bispo de Souza - Canto Litúrgico – Santo Inácio.·06: Elza Pigozzo da Silva - Grupo de Oração “Divino Espírito Santo”.·06: Eliane Aparecida C. Maciel – Pastoral da Liturgia – Santana.·07: Antonia Omodei – Pastoral da Saúde – São José Operário.·08: Tiago Agneli de Souza – Canto Litúrgico – Santo Inácio.·10: Adriana de Oliveira Rosa Anhaia – Catequese da Crisma – Santa Teresinha.·10: Durvalina Ganzela – Apostolado da Oração – Divino.·10: Lurdes Vieira Cecílio – Ministra da Comunhão – Matriz.·10: Cleudi Maria da Silva César – Ministra extraordinária da Comunhão – Santana.·11: Marli Baptistone – Pastoral da Acolhida – Divino.·11: Antonio Carlos S. Lorençon – Secretário Paroquial.·11: Adalto Gomes da Silveira – Ministro extraordinário da Comunhão – Matriz.·12: Paula Santana Vicente – Pastoral da Acolhida – Santana.·13: Maria Silva Fernandes – Ministra extraordinária da Comunhão – Divino.·14: Nora Garcia Perina – Pastoral da Criança.·15: Zilda D. Angilis Bataglia – Mãe Peregrina – Matriz.·16: Beatriz B. Honório – Pastoral da Saúde – São José

ANIVERSARIANTES MARÇOANIVERSARIANTES MARÇOANIVERSARIANTES MARÇO

Estamos vivenciando a Quaresma tempo oportuno para nos aproximar de Deus, escutar a Palavra, refletir os aspectos em que estamos precisando melhorar, porém sempre entendendo que devido nossas limitações, é salutar dar espaço para a ação de Deus no tempo Dele. Com isso conseguiremos seguir a proposta da Campanha da Fraternidade, que é a de se colocar a serviço do próximo, seja ele quer for. Orar, jejuar, dar esmolas só terá sentido se for realizado a luz do Espirito Santo. Se quisermos que essa Páscoa seja de libertação e ressureição faz-se necessário deixar o Senhor e autor da vida administrar nossa história. Vamos dar espaço para que Ele possa agir? Algumas datas do mês de março: 02, Santa Inês da Boêmia; 03, São Marino e Dia do Meteorologista; 04, São Casimiro; 05, São Domingos Sávio, Dia do Filatelista e dia Nacional da Música Clássica; 6, Santa Rosa de Viterbo; 07, Santa Perpétua e Dia Nacional da Advocacia Pública; 08, 3º Domingo da Quaresma, São Filemon e Dia Internacional da Mulher; 11, São Constantino; 12, São Inocêncio I, São Gregório I e Dia do Bibliotecário; 13, Santa Modesta; 14, Dia Nacional da Poesia, Dia do Vendedor de Livros e Dia Mundial de Luta contra as Barragens e em Defesa dos Rios, da Água e da Vida; 15, 4º Domingo da Quaresma, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor; 17, São José de Arimatéia; 18, São Cirilo de Jerusalém; 19 São José e Dia da Escola, Dia Nacional do Artesão e Dia do Carpinteiro; 21, São Berilo e Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e Dia Florestal Mundial; 22, 5º Domingo da Quaresma e Dia Mundial da Água; 23, Dia Mundial da Metereologia; 24, Santa Catarina da Suécia e Dia Mundial de Combate à Tuberculose; 27, Dia Mundial do Circo e Dia Mundial do Teatro; 28, Dia do Diagramador e Dia do Revisor; 29, Domingo de

Operário.·18: Vera Aparecida Barbosa da Silva – Pastoral da Moradia.·19: Maria Salete A. Bergamo – Mãe Peregrina – Matriz.·19: Patrícia Souza da Silva – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio. ·19: Patrícia Vaz Pereira – Canto Litúrgico – Santo Inácio.·19: Clarice de Paula R. Matsumoto – Ostiária – Santo Inácio.·20: José Roberto de Camargo – Ministro extraordinário da Comunhão.·20: Maria de Fátima do Nascimento – Leitora – Matriz.·20: Márcia Regina dos Anjos – Pastoral da Liturgia – Santa Teresinha.·21: Teresinha Maria A. Leme – Santa Ana.·21: Sônia Aparecida Ângelo – Canto Litúrgico – Santa Ana.·21: Janice da Rocha Lohn – Pastoral Matrimonial – Matriz.·21: Zelinda de Lima Aristide – Pastoral da Saúde – Divino.·22: Universina César Santos – São José Operário.·22: José Fernando Marzullo – Canto Litúrgico – Matriz.·22: Silmara Salete Vicente de Aguiar – Pastoral da Moradia.·23: Elenir Alves Torres de Souza – Catequese da Crisma – Matriz.·23: Joseli Aparecida Polo Longatti – Ministra extraordinária da Comunhão – Santana.·24: Carina Moraes – Pastoral da Acolhida – Divino.·25: Maria Angélica Pellis – Ministra da Comunhão – Matriz.·25: Neusa Rosa de Souza - Pastoral de Casais em 2ª União. ·25: Aparecida de Jesus A. Pianucci – Pastoral da Acolhida – Divino.·26: Eli Aparecida de Camargo – Ministra da Comunhão – Matriz.·28: Aparecida Veloso Ribeiro – Canto Litúrgico – Santa Teresinha.·28: Almara Milena Vicente – Pastoral da Liturgia – Santana e São Joaquim.·29: Denise Aguiar – Pastoral da Criança.·30: Claudemara Fernandes – Pastoral da Liturgia – Divino.·31: Irene Cremon Prado – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.·31: Antonio Donizete Tognio – Pastoral da Acolhida – Santo Inácio.

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO - MARÇO:

·04: Messias e Delza Zotti Caleffo – São José Operário.

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

Rir é muito bom!!!Bia Dalla Vecchia

·INTELIGÊNCIA: Joãozinho, durante o jantar conversa com a mãe: - Mamãe, porque é que o papai é careca? – Ora, filhinho... Porque ele tem muitas coisas para pensar e é muito inteligente! –

Mas mamãe... então porque você tem tanto cabelo? – Cala a boca e come logo, menino!·BURRICE: Irritado com seus alunos, o professor lança um desafio. – Aquele que se julgar burro, faça o favor de ficar em pé. Todos continuam sentados. Alguns minutos depois, Joãozinho se levanta. – Quer dizer que você se julga burro? – Pergunta o professor indignado. Bem, para dizer a verdade, não! Mas fiquei com pena de ver o senhor aí, em pé, sozinho!

Ramos e Dia Mundial da Juventude.� Confissões da Quaresma: dia 21 de março, sábado, as 08h30, na Matriz São Benedito.• Dia 26 de março, quinta-feira, as 19h30, na Matriz São Benedito.

Page 8: O Evangelizador 194 - Março 2015

8O EvangelizadorO Evangelizador N o t í c i a s

Padre José Luiz Nascibem é apresentado como Vigário Paroquial

Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano, presidiu a Celebração Eucarística na Matriz São Benedito, as 18h, no dia 21 de fevereiro, na qual apresentou o novo vigário paroquial padre José Luiz Nascibem. Concelebrou o pároco, padre Marcílio Gragefe. Participaram também os diáconos permanentes Alvimar Assis Campos, da Paróquia São Sebastião de Cajamar, Antonio Barcelides Cruchello e José Carlos Pascoal, ambos da Paróquia São Benedito. Em nome da comunidade paroquial, o diácono Pascoal apresentou as comunidades e pastorais locais ao novo vigário. Em seguida padre José Luiz apresentou-se, lembrando que já passou por Salto anteriormente, quando esteve à serviço da Paróquia São Roque. É sacerdote há 21 anos, tendo passado os últimos três anos em Cajamar,

na Paróquia São Sebastião. “Padre Marcílio conta agora com um novo companheiro para a missão”, destacou Dom Vicente. E incentivou todos a viver a conversão que a Quaresma propõe, alertando que assim como Jesus foi tentado, todos nós somos tentados, mas é preciso ser fiel como Jesus e não nos afastar do amor de Deus. Os fiéis da Paróquia São Benedito, que lotaram a Igreja, acolheram com alegria o novo vigário, padre José Luiz, que agradeceu a todos, em especial à sua mãe Leonilda, aos familiares e amigos de Cajamar que participaram deste momento. A comunidade também agradeceu a visita e disponibilidade de Dom Vicente, oferecendo-lhe uma lembrança. Texto: Ana Lucia Moreli Pazini / Fotos: Rogério Pazini

Pe. José Luiz apresenta a provisão de Vigário Família do Pe. José Luiz marcou presença com sua mãe Leonilda (à esq.)

Na homilia, Dom Vicente faz exortação ao novo Vigário Fiéis de todas as Comunidades participaram da Missa