o evangelizador 201 - outubro 2015

8
Nº 201•DIOCESE DE JUNDIAÍ•SALTO/SP•OUTUBRO/2015•ANO 17 O Evangelizador O Evangelizador "A fé nos guia, purifica, salva e cura. Enfim, onde ela falta, falta tudo, absolutamente tudo" "A fé nos guia, purifica, salva e cura. Enfim, onde ela falta, falta tudo, absolutamente tudo" frase preferida de São Benedito. frase preferida de São Benedito. "A fé nos guia, purifica, salva e cura. Enfim, onde ela falta, falta tudo, absolutamente tudo" frase preferida de São Benedito. 16 Anos paróquia São Benedito no Alto da Vila Nova, em Salto, A comemorou sua 49ª festa em outubro de 2015. A comunidade teve intensa participação no Tríduo, presidido respectivamente pelos padres Jonatas Rodrigues da Silva, Adriano Ferreira Rodrigues, Ivan de Oliveira e Edélcio Francisco Ferreira Netto. No dia da festa (04/10) o padre José Luiz Nascibem presidiu missa às 7h e 9h, mas o ponto alto foi a solenidade às 18h30 presidida pelo pároco padre Marcílio Gragefe, concelebrada pelo padre José Luiz Nascibem, com participação dos diáconos Antonio Barcelides Cruchello, José Carlos Pascoal e Edison da Silva Palagi. As comunidades que prepararam a celebração, contaram um pouco da história de frei Benedito, filho de escravos, cozinheiro, e verdadeiro exemplo de fé e humildade. O Evangelho do dia trouxe a passagem onde Jesus lava os pés dos apóstolos, dando exemplo de humildade. Isso veio ao encontro ao que remete a vida do patrono da festa, que sempre se fez muito pequeno, mas era de notável grandeza de espírito, semeava o amor e inspirava simplicidade e humildade, deixando apenas o legado de suas obras. “Que esta comunidade que escolheu esta igreja para caminhar, seguir na fé e esperança, possa levar para suas vidas em sociedade, as virtudes ensinadas por São Benedito”, desejou o pároco. A procissão realizada no final da celebração seguiu com o andor, muito bem ornamentado, pelas ruas Prudente de Moraes, General Glicério, Madre Izidora e Campos Salles, simbolizando o povo de Deus que caminha rumo à vida eterna. De volta à igreja, o pároco incensou a imagem do padroeiro, e abençoou os fiéis com a relíquia de São Benedito, vinda diretamente da Itália. A relíquia com fragmentos da pele do padroeiro e seu documento de autenticidade, fornecido pelo Vaticano, foram doados, em 29 de abril de 2001, pelo Padre Frei Wilson Zanetti, da Ordem dos Frades Menores (Paróquia do Bom Jesus dos Aflitos – Vila Hortênsia, Sorocaba-SP). Por Ana Lucia Moreli Pazini Fotos desta edição: PASCOM São Benedito · Dias 16, 17 e 18 de outubro, a partir das 18h30, no Espaço Festivo: “Show” de prêmios, música ambiente e a tradicional lanchonete. · Dia 18 de outubro, domingo, à partir das 18h30: Sorteio do carro 0Km Hyndai HB 20 para os que adquiriram e quitaram o Carnê da Amizade. FESTA SOCIAL FESTA DE SÃO BENEDITO É ENCERRADA COM MISSA SOLENE E PROCISSÃO

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 23-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

N º 2 0 1 • D I O C E S E D E J U N D I A Í • S A L T O / S P • O U T U B R O / 2 0 1 5 • A N O 1 7

O EvangelizadorO Evangelizador

"A fé nos guia, purifica, salva e cura. Enfim, onde ela falta, falta tudo, absolutamente tudo" "A fé nos guia, purifica, salva e cura. Enfim, onde ela falta, falta tudo, absolutamente tudo"frase preferida de São Benedito.frase preferida de São Benedito.

"A fé nos guia, purifica, salva e cura. Enfim, onde ela falta, falta tudo, absolutamente tudo"frase preferida de São Benedito.

16 Anos

paróquia São Benedito no Alto da Vila Nova, em Salto,

Acomemorou sua 49ª festa em outubro de 2015. A comunidade teve intensa participação no Tríduo, presidido respectivamente

pelos padres Jonatas Rodrigues da Silva, Adriano Ferreira Rodrigues, Ivan de Oliveira e Edélcio Francisco Ferreira Netto. No dia da festa (04/10) o padre José Luiz Nascibem presidiu missa às 7h e 9h, mas o ponto alto foi a solenidade às 18h30 presidida pelo pároco padre Marcílio Gragefe, concelebrada pelo padre José Luiz Nascibem, com participação dos diáconos Antonio Barcelides Cruchello, José Carlos Pascoal e Edison da Silva Palagi. As comunidades que prepararam a celebração, contaram um pouco da história de frei Benedito, filho de escravos, cozinheiro, e verdadeiro exemplo de fé e humildade. O Evangelho do dia trouxe a passagem onde Jesus lava os pés dos apóstolos, dando exemplo de humildade. Isso veio ao encontro ao que remete a vida do patrono da festa, que sempre se fez muito pequeno, mas era de notável grandeza de espírito, semeava o amor e inspirava simplicidade e humildade,

deixando apenas o legado de suas obras. “Que esta comunidade que escolheu esta igreja para caminhar, seguir na fé e esperança, possa levar para suas vidas em sociedade, as virtudes ensinadas por São Benedito”, desejou o pároco. A procissão realizada no final da celebração seguiu com o andor, muito bem ornamentado, pelas ruas Prudente de Moraes, General Glicério, Madre Izidora e Campos Salles, simbolizando o povo de Deus que caminha rumo à vida eterna. De volta à igreja, o pároco incensou a imagem do padroeiro, e abençoou os fiéis com a relíquia de São Benedito, vinda diretamente da Itália. A relíquia com fragmentos da pele do padroeiro e seu documento de autenticidade, fornecido pelo Vaticano, foram doados, em 29 de abril de 2001, pelo Padre Frei Wilson Zanetti, da Ordem dos Frades Menores (Paróquia do Bom Jesus dos Aflitos – Vila Hortênsia, Sorocaba-SP).

Por Ana Lucia Moreli PaziniFotos desta edição: PASCOM São Benedito

· Dias 16, 17 e 18 de outubro, a partir das 18h30, no Espaço Festivo: “Show” de prêmios, música ambiente e a tradicional lanchonete.

· Dia 18 de outubro, domingo, à partir das 18h30: Sorteio do carro 0Km Hyndai HB 20 para os que adquiriram e quitaram o Carnê da Amizade.

FESTA SOCIAL

FESTA DE SÃO BENEDITO É ENCERRADACOM MISSA SOLENE E PROCISSÃO

O pároco da paróquia São Benedito, padre Marcílio Gragefe presidiu reunião ampliada da Pastoral do Batismo nesta segunda-feira, 28 de setembro, as 20h, na qual se definiu por alteração na preparação para os batizados nas comunidades da paróquia. Atualmente, a preparação passa pelas seguintes etapas: inscrição na Secretaria Paroquial no início, entrevista com um diácono, visita à casa da família da criança, 2 encontros de catequese, primeira e segunda parte do Batismo. A partir de novembro de 2015, haverá a seguinte modificação:

Para batizado em Janeiro 2016, por exemplo:- Inscrição na Secretaria Paroquial, de 01 a 15 de novembro de 2015;- Visita à casa da criança, de 01 a 10 de dezembro de 2015;- Encontros de preparação (3 sextas-feiras seguidas, as 20h): 04 de dezembro, 11 de dezembro e 18 de dezembro;- 1ª primeira parte do Batismo, com os primeiros sinais: na Matriz São Benedito, 03 de janeiro de 2016, as 09h;- 2ª parte do Batismo: na Matriz São Benedito, 17 de janeiro de 2016, as 09h. Excepcionalmente, essas são as datas previstas para dezembro, em virtude do Natal do Senhor. Nos demais meses, os encontros de Catequese do Batismo no Centro Comunitário São Benedito, serão na 2ª, na 3ª e na 4ª sexta-feira de cada mês, sempre as 20h. Na reunião, padre Marcílio ouviu relatos da experiência dos agentes com o novo modelo adotado em março de 2015. Tanto para a Equipe A, formada pelas Comunidades Matriz, Santa Terezinha e São José Operário, como para a Equipe B, formada pelos agentes das Comunidades Santa Ana e São Joaquim, Santo Inácio de Loyola e Divino Espírito Santo, a experiência tem sido valiosa, com ricos testemunhos de pais e padrinhos, além dos catequistas e diáconos. "O modelo, por ser celebrativo, presidido por um diácono, tem sido enriquecedor, dinâmico e profundo, com meditação da Palavra e catequese sobre a Iniciação

Cristã", disse Cristina Sanches de Souza, coordenadora paroquial com seu esposo Edson Bento. Participaram da reunião ampliada catequistas das comunidades Matriz, São José Operário, Santa Terezinha, Divino Espírito Santo, Santa Ana e São Joaquim e Santo Inácio de Loyola, os funcionários da Secretaria Paroquial Antonio Carlos, Carol e Danielle, salmistas das comunidades Matriz, Santa Terezinha e Santa Ana e São Joaquim, o vigário paroquial padre José Luiz Nascibem e os diáconos Antonio Cruchello, Edison Palagi e Pascoal.

e-mails: [email protected] / [email protected]

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 2 0 1D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / O U T U B R O2 0 1 5 • A N O 1 7

2O EvangelizadorO Evangelizador

Diretor Responsável: Pe. Marcilio GragefeJornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420Produção: Pastoral da Comunicação Social Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha Dalla Vecchia (Coordenadora)Bia D. V. Alves / Maria Angélica Gonçalves / Evelyn Pacheco / André Luis Santos / Ana Lucia M. Pazinie Rogério Pazini - Tiragem: 1.300 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

E X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I T O

e-mails: [email protected] / [email protected]

E d i t o r i a l

EditorialEditorialEditorialA paróquia São Benedito viveu 3

momentos muito importantes na sua vida pastoral, todas relacionadas à missionarieda-de. Momentos propícios de crescimento pastoral e comunitário, representados pela participação ativa das comunidades da paróquia e do empenho dos organizadores dos eventos, tendo à frente o pároco padre Marcílio Gragefe.

1º momento: a reunião de serviço com os missionários e as missionárias que participaram do 1º Retiro Missionário Diocesano de junho em Itupeva, delineou os próximos passos para acontecer as Santas Missões Populares na paróquia. Foi formada equipe coordenadora, presidida pelo pároco, que organiza o Retiro Missionário paroquial de 13 e 14 de novembro.

2º momento: a Festa de Santa Teresinha, no Jardim Santa Teresinha e Vila Flora, iniciada com Novena Missionária nas casas com grande participação da comunida-de, o Tríduo preparatório na Igreja Santa Teresinha, encerrando com a missa solene e procissão no dia 26 de setembro. Ação missionária nas casas, levando o povo a participar alegremente das celebrações na igreja em louvor à santa co-padroeira das Missões.

3º momento: a Festa do padroeiro São Benedito, preparada com esmero. Iniciou-se com o Tríduo preparatório e encerrou-se com a missa solene e procissão no dia 04 de outubro. O pároco padre Marcílio demonstrou toda a sua alegria e gratidão pela participação do povo e pela generosa contribuição de tantos

voluntários na preparação religiosa e também para a Festa Social que será realizada nos dias 16 a 18 de outubro, no Espaço Missionário Festivo, quando haverá quermesse, “show de prêmios” e o sorteio do carro Hyundai zero kilometro. As Santas Missões Populares, programadas para comemorar o 50º aniversário de instalação da Diocese de Jundiaí, tem caráter especial para a nossa paróquia, que no dia 27 de fevereiro de 2016 estará completando 50 anos de existência.

Grande é a expectativa para o 1º Retiro Missionário Paroquial, para que se possa sentir ainda mais o empenho missionário dos agentes de pastorais e do povo em geral. São Benedito, rogai por nós.

PasCom São Benedito

A PARÓQUIA MISSIONÁRIA

ALTERAÇÃO NA PREPARAÇÃO PARA O BATISMO NA PARÓQUIA

No final das Celebrações estão sendo distribuídas as fichas para inscrição aos que desejam participar do 1º Retiro Paroquial das Santas Missões Populares.O retiro será na Matriz de São Benedito nos dias 13 e 14 de novembro de 2015 com a seguinte programação:.•Dia 13, sexta-feira, início do Retiro com a celebração da Santa Missa às 19h30;•Dia 14, sábado, formação

missionária das 13h às 17h. As fichas preenchidas deverão ser devolvidas até o final do mês de outubro.

Inscrições para o Retiro Paroquialdas Santas Missões Populares

SANTAS MISSÕESPOPULARES

3O EvangelizadorO Evangelizador A r t i g o d o M ê s

ARTIGO DO MÊS: Ano da paz - “somos da paz”

Prezados irmãos e irmãs da Igreja de Deus que se faz presente na Diocese de Jundiaí. Aprovado por unanimidade na 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ocorrida de 30 de abril a 9 de maio de 2014, o Ano da Paz teve início no Advento do ano passado, em 30 de novembro de 2014, e se estenderá até o Natal deste ano. Tem como lema: “Somos da Paz”! Para o Ano da Paz a CNBB lançou um Texto-Base, contendo três partes principais. Na primeira parte (“A paz agredida”), constatam-se várias manifestações da violência que ameaçam e destroem a paz; na segunda parte (“O Evangelho da paz [Ef 2,17]”), é apresenta-da a visão bíblica da paz como também pronunciamentos recentes sobre este tema; já na terceira parte (“Somos da paz”), são oferecidas sugestões práticas em busca da construção da verdadeira paz. Deste modo, a Igreja, a partir de sua tarefa missionária de anunciar Jesus Cristo e seu Reino, empenha-se e busca sensibilizar os vários segmentos da sociedade e os seus fiéis para enfrentar a violência, que atinge de modo arrasador a vida e a dignidade da pessoa humana. In fe l i zmente , v i vemos numa sociedade muito violenta que não nos possibilita sermos plenamente livres e felizes. A violência tira a alegria de viver, causando insegurança e medo. De acordo com o “Mapa da Violência – 2014”, entre os anos 1980 e 2012, morreram no país 1.202.245 pessoas vítimas de homicídio, atingindo principalmente as camadas mais pobres, os negros e os jovens. A violência se faz presente em todos os lugares: nas escolas, nas ruas, no trânsito, nos locais de trabalho, em nossas comunidades, nos estádios de futebol e, abominavelmente, no sacrossanto território da família, principalmen-te pela agressividade contra as mulheres e as crianças. Alguns acham que a violência se vence com violência. Nessa visão, o outro, muitas vezes, torna-se um potencial inimigo do qual devo me defender ou combater. Além disto, a violência também se manifesta na falta

de ética na gestão da administração pública, na corrupção e na impunidade. Os cristãos e as pessoas de boa vontade são da paz, contra toda forma de violência. Como discípulos missionários, seguimos Aquele que “é a nossa paz” (Ef 2,14) e cujo nascimento na nossa terra foi anunciado com uma exclamação e desejo de paz: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra, paz aos que são do seu agrado” (Lc 2,14). Jesus Cristo é o “Príncipe da Paz” anunciado pelo profeta Isaías (Is 9,5), fazendo da paz o seu verdadeiro legado a toda a humanidade: “Deixo-vos a paz. Dou-vos a minha paz” (Jo 14,27). A paz é a primeira palavra que Cristo pronuncia ao romper o silêncio da morte e o abismo do vazio do nada sem Deus, quando ressuscitado, saúda os seus apóstolos: “A paz esteja convoco” (Jo 20,19). Esta é a paz que vem de Deus. É a novidade do “shalom” de Deus; não se trata de uma simples paz, mas da paz bíblica, paz da presença constante de Deus em nossa vida, destruição do pecado, a verdadeira raiz de toda violência; paz que é expressão da vida nova e plena nascida da ilimitada misericórdia do nosso Deus. Como cristãos que caminhamos na estrada de Jesus, cremos que a paz vem da lógica do serviço ao invés do domínio (cf. Lc 22,24-27), do perdão e da reconciliação (cf. Mt 18,21-35), de responder à violência com o amor (cf. Mt 5,39). De fato, “felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9). Sim, queridas irmãs e irmãos diocesanos: o caminho da paz é possível. Precisamos acreditar que a paz, muito mais que ausência de guerra, é fruto da justiça (cf. Is 32,17). São Tiago afirma: “O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz” (Tg 3,18). Quanto mais igualitária e solidária for a sociedade, quanto mais justa e aberta ela for à inclusão social, quanto mais respeito houver pela diversidade do outro, menos violência teremos. O Papa Francisco nos diz: “É hora de saber como projetar, numa

cultura que privilegie o diálogo como forma de encontro, a busca de consensos e de acordos, mas sem a separá-la da preocupação por uma sociedade justa, capaz de memória e sem exclusões” (Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” [A alegria do Evangelho] sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, n. 239). Portanto, a cultura começa pela vida cotidiana de cada um de nós. Exige uma autêntica conversão pessoal. Além de ser fruto de uma aliança ampla e de um conjunto dos esforços humanos em vista do cuidado pelo outro e do exercício justo e ético da dimensão política de nossa cidadania, o caminho para a paz verdadeira depende, muitas vezes, de pequenos gestos que todos nós podemos e devemos fazer, como por exemplo: atitudes de compreensão, acolhimento e perdão em nosso lar; cumprimentar e ser amigo dos vizinhos; não cair na lógica perversa da violência, evitando usar palavras duras e ofensivas; usar as “armas da paz”: a oração, o perdão, o sorriso aberto, o aperto de mão, a proximidade e a sensibilidade com quem sofre. Em nossa Diocese, dentro do Ano da Paz, o dia 26 de setembro foi dedicado a realização do evento denominado “50 Pontos da Paz”, promovida pela Cáritas Diocesana e pelo Fórum das Pastorais Sociais (cf. páginas 6 e 7). Esta atividade integrou-se a programação de preparação ao Jubileu de Ouro, lembrando os 50 anos da criação da nossa Diocese, que celebraremos no dia 6 de janeiro de 2017. Queridas irmãs e irmãos diocesanos: agradeço a suas famílias e comunidades pela participação no evento deste esforço pela paz, pois todos “somos da paz”! “Que Cristo, o Príncipe da Paz, nos ajude na construção de novos caminhos, pois a boa vivência da fé implica o compromisso cotidiano com a paz. Nossa Senhora geradora do Príncipe da Paz nos ajude a sermos arautos e geradores da paz” (Texto-Base da CNBB: Somos da Paz, n. 25). E a todos abençoo: “A paz do Senhor Jesus Cristo esteja sempre convosco”!

Assuntos ContábeisFiscaisTrabalhistas

Lucro RealPresumidoSimples

Consultoria TributáriaSCUTIERI & SCUTIERI

escritório contábil

Rua Guanabara, 67 - Jardim Maria José - Salto - [email protected]

Fone: (11) 4028-1053

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

Material escolar e vários tipos de agendas 2016Venha conferir nossos preços!

ARTIGOS RELIGIOSOS: TERÇOS, BÍBLIAS, LITURGIA DAS HORAS E LITURGIA DIÁRIA

Dom Vicente Costa, bispo diocesano de Jundiaí

“A paz é fruto da justiça” (cf. Is 32,17)

O EvangelizadorO Evangelizador 4N o t í c i a s

A Comunidade Santa Terezinha do Jardim Santa Terezinha e Vila Flora festejou sua padroeira com missa solene no sábado, 26 de setembro, as 18h30. A missa foi presidida pelo pároco padre Marcílio Gragefe, que enalteceu o trabalho pastoral da comunidade e elogiou pela excelente preparação da festa. Participou da missa o diácono Edison da Silva Palagi, assessor da Comunidade. Antes da bênção final foi realizada a procissão com a imagem da padroeira pelas ruas do bairro. A preparação para a grande festa foi iniciada no dia 10 de setembro com a Novena Missionária nas casas, com grande participação. Presidiram as celebrações ministros extraordinários da Palavra das comunidades da paróquia. O Tríduo foi celebrado na Igreja da comunidade. No primeiro dia, 23 de setembro, as 19h30, a celebração da Palavra foi presidida pelo diácono Antonio Barcelides Cruchello. Padre Marcílio presidiu a missa do 2º dia (24 de setembro) e no terceiro dia a celebração foi presidida pelo vigário paroquial padre José Luiz Nascibem.

COMUNIDADE SANTA TEREZINHA FESTEJOU SUA PADROEIRA

Colab.: Lourdes Bottari

O EvangelizadorO Evangelizador 5N o t í c i a s

www.saltoluz.com.br

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTONOVO TELEFONE - Fone: 11 4028-9640

EstacionamentoEstacionamentoEstacionamentográtis p/ clientesgrátis p/ clientesgrátis p/ clientes

Enio Vitor de MesquitaCROSP 64627

11 4029-7494 - [email protected] Prudente de Moraes, n° 739 - Centro - Salto - SP

Cirurgião DentistaOrtodontista

FOTOS DO TRÍDUO DA FESTADE SÃO BENEDITO

Desde o dia 29 de setembro, a Secretaria Paroquial da paróquia São Benedito passa a funcionar em novo horário: das 08h as 18h, sem interrupção no horário de almoço. Aos sábados, continua o mesmo horário: 08h as 12h. A Secretaria Paroquial, porta de entrada para a acolhida na Igreja Paroquial, oferece os serviços de agendamentos para entrevistas de batizados e casamentos; informações sobre horários de atendimentos dos padres e diáconos; documentação; pedidos de missas; inscrições para as catequeses de Batismo, Primeira Eucaristia, Crisma; agendamento de visitas aos enfermos e inscrição e recebimento do Dízimo.

Alteração no horário de atendimento

Pe. Jonatas Rodrigues Pe. Adriano Ferreira

Pe. Ivan de Oliveira

Pe. José Luiz

O EvangelizadorO Evangelizador 6N o t í c i a s

CASAMENTOS CASAMENTOS CASAMENTOS 04 de dezembro de 2015, 20h, Matriz São Benedito:

GILVANI BERTOLO e FERNANDA CASCARDELLI.05 de dezembro de 2015, 15h30, Matriz São Benedito:

MURILO FERREIRA DA SILVA e BRUNA ADRIANI OMODEI.11 de dezembro de 2015, 20h, Matriz São Benedito: LUIZ

PAULO VALLE e FRANCIELE DE FÁTIMA LIMA.19 de dezembro de 2015, 15h30, Matriz São Benedito: DANILO DE CARVALHO OLIVEIRA e LISANDRA C. DE MORAES

proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de

SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO,MANIFESTE-SE DE ACORDO COM A LEI.

Pretendem casar na Paróquia São Benedito:

Batizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaA Secretaria Paroquial e a Pastoral do Batismo informam os

batismos celebrados em setembro na Paróquia São Benedito:

19/09/2015 - Comunidade Santa Terezinha·DAVI LUCCA FLORIANO TAVARES20/09/2015 - Matriz São Benedito·PEDRO RENATO MENDONÇA COSTA PINTO·BIANCA BELLON NOVAIS DA SILVA·SOFIA BAUTISTA PAZZINI·MARIA LARA FREITAS DE OLIVEIRA·ARTHUR PHILLIPE ARAUJO ZATTI

·MATHEUS XAVIER TORRES·BERNARDO VIVAN ANDRÉ·JOÃO EMANUEL FIGUEIREDO FERREIRA DA ROCHA·JOÃO LUCAS DOS SANTOS VICENTE ·ISABELLY OLIVEIRA DA SILVA·MANUELLY OLIVEIRA DA SILVA ·ENZO GABRIEL OLIVA PEREIRA DOS SANTOS ·JOÃO LUCAS DE BARCELOS GAIOTTO·LORENA MARIA NOGUEIRA BALDI

"Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele" Provérbios 22.6 Desde 18 de Maio de 2014 iniciou-se na igreja da comunidade São José Operário, no bairro Maria José, paróquia São Benedito, um trabalho de iniciação cristã chamado Grupo “Sementinha de São José” (nome escolhido pelas próprias crianças) realizado, com crianças a partir dos 6 anos de idade, com objetivos de levar a criança a descobrir que é amada por Deus, que este criou tudo por amor, "O homem não pode viver sem amor. Ele é chamado a amar a Deus e ao próximo, mas para amar verdadeiramente, deve ter a certeza que Deus lhe quer bem" (Carta do Papa João Paulo II às Crianças no Ano da Família); despertar nos pequeninos o amor a Jesus à sua Palavra e à sua Igreja; semear no coração da criança, através de variados recursos didáticos, o amor a Deus e ao próximo; cultivar nas crianças o gosto pela vida na comunidade e a oração. O trabalho é coordenado por Edna M. Cardoso Nicácio, Maria José Mattiuci Palagi e Regina Célia Polo, sob a orientação do Diácono Edison da Silva Palagi. Um trabalho realizado, sobretudo, de forma ocasional, levando em consideração as características da faixa etária, com atividades diversificadas (músicas, fantoches, histórias, dinâmicas, brincadeiras, roda de conversas, material visual, momentos de oração, etc). As atividades são planejadas de forma ilustrada com tema único para cada encontro, sempre a luz do Evangelho com sentido a transmitir a palavra de Deus aos pequeninos. Os encontros ocorrem todas as quartas feiras das 18h as 19. Iniciou-se com 6 crianças e atualmente frequentam o grupo 25 crianças, e a cada semana recebemos "sementinhas " novas a serem semeadas. As coordenadoras agradecem a atenção e o carinho dos coordenadores da Comunidade São José Operário, e relatam a experiência gratificante da bela missão de evangelizar crianças através de um projeto alegre e descontraído, que leva a palavra de Deus na linguagem própria da criançada, com brincadeiras saudáveis, ensinando boas ações, valores cristãos que fazem a diferença em suas vidas e na vida de suas famílias, além de acolher e valorizar a participação do público infantil na igreja.

EVANGELIZAÇÃO DE CRIANÇAS

Colaboração: Edna Nicácio. Foto: Regina Polo.

O EvangelizadorO EvangelizadorAniv

ersÁRIO

SAniv

ersÁrIO

S

01: Lázaro Palhardi – Santa Ana e São Joaquim.01: Arthur Camocardo Corrêa – Pastoral da Liturgia – Santana.02: Aparecida Rossi Nascimento - Pastoral da Liturgia – Santa Teresinha.

04: Carlos Henrique Mattos – Pastoral do Canto Litúrgico – Santana.05: Vicente de Paula Leite – Divino.05: Joice Dias Farias – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio de Loyola.05: Tatiane Aparecida J. Campos – Pastoral da Liturgia – Matriz.06: Edna Beggo Manho – São José Operário.06: Francisca Aparecida D. Martino – Divino.07: Cristiane Aparecida S. Quadros – Canto Litúrgico – Matriz.07: Luiz Nicoletti – Santo Inácio de Loyola.07: Aparecida de Fátima Rissi – Catequese de 1ª Eucaristia – Matriz.08: Adão Luiz Bigotto – Ministro extraordinário da Comunhão – Divino.08: Antonio Tadeus Bergamo – Ministro da Palavra – Divino.09: Breno Stancati Pascoal – filho do Diácono Pascoal.09: Aluisio Longatti – Ministro extraordinário da Comunhão – Santa Ana e São Joaquim.10: Pamela Salvadori – São José Operário.10: Maria Hilda da Silva – Apostolado da Oração – Divino.10: Edson Zacharias – Canto Litúrgico - Divino.10: Daniela Cristina de Castro – Pastoral da Liturgia – Matriz.11: Angélica Fernandes – Canto Litúrgico – Santo Inácio de Loyola.11: Padre Marcílio Gragefe – Pároco.12: Edilene Torquato de Souza – Leitora – Divino.12: Elaine Aparecida Oliveira Fidêncio – Leitora – Matriz.12: Bianca Ribeiro Aguiari – Leitora – Divino.13: Maria Helena L. Farias – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio de Loyola.14: Cássia Aparecida Quirino – Pastoral da Liturgia – Matriz.16: Maria Sampaio P. Gonçalves – Pastoral Matrimonial.16: Valdeci Ferreira da Costa – Past. da Saúde – Sto Inácio de Loyola.17: Nilson de Oliveira – Pastoral da Moradia.17: Neusa de Fátima S. V. Souza – Past. da Saúde - Sta Teresinha.18: Joseane Ferreira da Rocha – Leitora – Santo Inácio de Loyola.19: Maria José J. F. V. Limas – Leitora – Santo Inácio de Loyola.

ANIVERSARIANTES OUTUBROANIVERSARIANTES OUTUBROANIVERSARIANTES OUTUBRO

Chegamos ao mês de outubro. Mês missionário. Celebramos diversos santos que se entregaram para a missão de levar Jesus Cristo à todas as nações. Temos a “pequena” Santa Teresinha do Menino Jesus, bem como São Benedito, nosso padroeiro, que sempre viveu na humilde “por Deus se fez pequeno” e com sua simplicidade levou o amor, um reino de paz, conforme São Francisco de Assis. Roguemos ao Espírito Santo para nos dar discernimento, luz para seguirmos os ensinamentos de Jesus Cristo espelhados na vida de cada um desses santos e santas que pelo reino se fizeram ousados! Algumas datas de outubro: 01, Santa Teresinha do Menino Jesus, início da Semana da Vida, dia Internacional do Idoso e dia do Vegetarianismo; 02, Santos Anjos da Guarda, Dia do Repórter Fotográfico e dia Internacional do Notário; 03, Bem Aventurados André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e Companheiros Mártires e Dia do Cirurgião Dentista Latino - Americano; 04, São Francisco de Assis, Dia da Ecologia, dia das Aves e dos Animais, dia Universal da Anistia e dia do Prefeito; 05, São Benedito, o Negro e Santa Faustina; 06, São Bruno, Início da Semana da Criança; 07, Nossa Senhora do Rosário e Dia do Compositor; 08, Dia do NASCITURO, dia Mundial da Visão, dia do Nordestino e dia pelo Direito à Vida; 09, São Dionísio, bispo e Companheiros mártires e Dia do Atletismo; 10, Dia Mundial da Saúde Mental, e dia do Lions Internacional; 11, dia do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, dia do Combate à Dor e dia da Pessoa com Deficiência Física; 12, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, Dia da Criança, dia do Descobrimento da América (523º ano), dia da Leitura, dia do Engenheiro Agrônomo e dia do Corretor de Seguros; 13, Dia do Fisioterapeuta e dia do Terapeuta Ocupacional; 15, Santa Teresa D'Ávila; 16, Santa Edwiges, Dia da Ciência e da Tecnologia, dia Mundial da Alimentação, dia Mundial do Pão, dia do Anestesiologista e dia do Instrutor de Auto Escola; 18, Nossa Senhora Três vezes Admirável de Schoenstatt, São Lucas, evangelista, Dia das Missões, dia da Juventude Missionária, dia da Santa Infância e dia do

19: Lucilene Pereira da Cunha Santos – Leitora – Santana e São Joaquim.20: Benedita Piron Marandini – Mãe Peregrina – Matriz.20: Marta Lázara A. Roque – Pastoral da Moradia.20: Iracema Buzzo Lopes – Pastoral Matrimonial.22: Maria Cícera A. Blandino – Pastoral do Batismo – Santo Inácio de Loyola.24: Maria Clara Negri – Pastoral da Moradia.24: Helena Almeida da Rocha - Grupo de Oração “Divino Espírito Santo”.25: Maria Elizabete Ferreira – Pastoral do Batismo – Santo Inácio.25: Célia de Oliveira P. Côa – Santa Teresinha.25: Eny Buratti Amirat – Divino.25: Kátia Regina Ferraretto – Pastoral da Liturgia – Santana e São Joaquim.26: Maria Helena S. Correia – Pastoral da Saúde – Divino.27: Adauto Fortunato dos Santos – Catequese de Adultos.27: Celso Aparecido da Silva - Pastoral da Liturgia – Divino.28: Maria Leonor da Silva – Pastoral da Saúde – Santo Inácio.29: Fernanda dos Santos – Pastoral da Liturgia – Divino.30: Maria Júlia Segatto Paludeto – Pastoral da Acolhida – Matriz.

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO - OUTUBRO:02: Mario Henrique e Carlinda Damasceno – São José Operário.04: Antonio Jair e Rita de Cássia B. S. Vilela – Santana e São Joaquim.03: Benedito e Rosângela S. Tancredo Carvalho - Matriz.06: Alexandre e Suzete Aparecida L. Bagdonavicius – Santana e São Joaquim.07: José Valentin e Maria Lúcia A, Piloto – Santa Teresinha.09: Etibio Pires e Mafalda Basso – São José Operário.09: João Nelson e Juliana Fernanda do Amaral Meriani – Santa Teresinha.10: Francisco e Wanda Micai Imene – Matriz.13: Marcos e Ana Carolina N. Brizola – Matriz.14: José Carlos e Isabel Oliveira Squarsoni - Matriz.14: Eric e Maria Cristina M. dos Anjos – Santa Teresinha.16: Jair e Claudete Matias – Santa Teresinha.17: Reginaldo e Maria Valentina P. Citore – Santa Teresinha.24: Claudir Benedito e Carla Denise L. S. Ribeiro – Matriz.25: João e Josélia G. Souza Lamana – Matriz.26: Genivaldo e Selma Aparecida S. Almeida – Matriz.30: Raimundo Félix e Iraci do Rego Santos – Santo Inácio de Loyola.31: João Gonçalo e Eliane Felix Pinotti – São José Operário.

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

Bia Dalla Vecchia

SÃO JORGE: Joãozinho foi pedir emprego em uma loja de imagens de santos. Durante a entrevista a dona da loja perguntou: - Você conhece cada uma destas imagens? Com medo de ser rejeitado, ele mentiu: – Sim, conheço

todas! Foi contratado e em seguida uma cliente lhe pediu: - Meu filho, eu quero uma imagem de São Jorge. Ele foi buscar e ao voltar, trouxe uma imagem de São Pedro com a chave na mão. A cliente perguntou: - Mas, São Jorge não tinha um cavalo? Rapidamente, Joãozinho respondeu: - Tinha, mas vendeu. Agora ele tem um carro. Olha a chave na mão dele!

LETRA D: A professora percebe que Pedrinho está desatento à aula e resolve fazer uma pergunta para ele: - Diga uma palavra que comece com a letra D. Pedrinho responde: - Ontem, professora. A professora diz: - Ontem? Mas ontem não começa com a letra D. Começa sim, professora. Ontem foi domingo!

Médico; 20, Dia do Poeta, dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo dia Mundial de Combate à Osteoporose; 21, Dia Nacional da Valorização da Família; 22, São João Paulo II, Dia Internacional do Radioamador e dia Internacional de Atenção à Gagueira; 23, São João Capistrano, Dia da Aviação Brasileira e dia do Aviador; 24, Santo Antônio Maria Claret, Início da Semana do Desarmamento, dia das Nações Unidas e dia Mundial do Desenvolvimento; 25, Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, Dia Nacional da Juventude, dia dos Profissionais da Construção Civil, dia da Saúde Dentária, dia do Cirurgião Dentista, dia do Sapateiro, dia da Democracia e dia Mundial do Macarrão; 26, Dia Mundial do Futebol e Início da Semana de Prevenção Contra Doenças do Coração; 27, Dia Mundial de Oração pela Paz; 28, São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolo e Dia do Funcionário Público; 29, Dia Nacional do Livro; 30, Dia do Comerciário; 31, Santo Antônio de Milão e Dia do Saci.

7N o t í c i a s

8O EvangelizadorO Evangelizador N o t í c i a s

FESTA DE SÃO BENEDITO É ENCERRADACOM MISSA SOLENE E PROCISSÃO

“DOADOR ANÔNIMO” DEUS ABENÇOE A SUA

CONTRIBUIÇÃO.Secretaria Paroquial - 11 4029-4707

[email protected]

SEJA NOSSO COLABORADOR!PATROCINE NOSSO INFORMATIVO!