o evangelizador 209 - junho 2016

8
No dia 14 de maio de 2016, às 9h30, no Espaço Missionário Festivo da Paróquia de São Benedito houve a Renovação das Promessas Batismais, bem como o batizado de 14 crianças da Catequese de Primeira Eucaristia e 01 adolescente da Catequese da Crisma. A celebração foi presidida pelo pároco padre Marcílio Gragefe, auxiliado pelo diácono Edison da Silva Palagi. Cidinha Dalla Vecchia - PasCom

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 02-Aug-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 209 - Junho 2016

No dia 14 de maio de 2016, às 9h30, no Espaço Missionário Festivo da Paróquia de São Benedito houve a Renovação das Promessas Batismais, bem como o batizado de 14 crianças da Catequese de Primeira Eucaristia e 01 adolescente da

Catequese da Crisma. A celebração foi presidida pelo pároco padre Marcílio Gragefe, auxiliado pelo diácono Edison da Silva Palagi.

Cidinha Dalla Vecchia - PasCom

Page 2: O Evangelizador 209 - Junho 2016

Vivemos um grave momento sócio, político-econômico no Brasil e a Igreja está seriamente preocupada, porque se trata de manifestar e defender a Fé e a Justiça, os direitos das pessoas e a liberdade.

Por se tratar de um dos segmentos mais respeitáveis da Nação, ela é constantemente provocada a se manifestar e o faz de maneira a ser ouvida e defendendo os princípios básicos da Democracia, da Moral e da Justiça.

Logo inicia-se a campanha eleitoral municipal e seus desdobramentos fazem com que a Igreja esteja alerta para orientar os candidatos quanto ao respeito democrático e os eleitores quanto à escolha de seus candidatos. Ela (a Igreja) não toma posição partidária ou indica candidatos: procura orientar para que os eleitores façam a opção eleitoral visando o melhor para a comunidade.

A Catequese Sacramental de Adultos encerrou mais um ciclo de preparação com Batismo e Matrimônio. Agora, neste mês, é a vez da

Catequese de Primeira Eucaristia, com celebrações nas Comunidades. Em setembro é a vez da Catequese da Crisma encerrar a preparação com celebração, juntamente com a Catequese de Adultos. É a paróquia viva, missionária e evangelizadora.

Após a Festa da Comunidade do Divino, começam os preparativos para, no mês de julho, celebrar as Festas das comunidades Santa Ana e São Joaquim e Santo Inácio de Loyola. Novenas Missionárias e Tríduos bem participados fazem parte das programações.

Milhares de pessoas das cinco paróquias da cidade participa-ram da Solenidade do Santíssimo Corpo e Santíssimo Sangue de Jesus – Corpus Christi, no Pavilhão das Artes, em missa solene presidida pelo bispo diocesano dom Vicente Costa.

Estamos em Missão, anunciando o Reino e promovendo a Justiça, a Caridade e a Paz. Deus seja louvado.

1° DIA 2° DIA 3° DIA

Page 3: O Evangelizador 209 - Junho 2016

Dia 14, Matriz São Benedito,crianças em preparação para a Primeira Eucaristia: CAUANY ORTIZ LEANDRO DA SILVA, FERNANDA PERON ROCHA, GIULIA APARECIDA DOS SANTOS, IGOR MELO

SIMOES, JULIA PERON ROCHA, KEROLIN CRISTINA GIBIM MACHADO, KEVIN GIBIM MACHADO, LEONARDO HAUSER, PABLO JOSÉ CREMONEZI DE ALMEIDA, PEDRO CREMONEZI DE ALMEIDA, RYAN OLEGARIO RIBEIRO, TAINÁ OLEGARIO

RIBEIRO, THAUANE KATHLY MUNIZ DOS SANTOS, WALLISON ADRIAN DE SOUZA BEZERRA e YAN FELIPE MUNIZ DOS

SANTOS.

Dia 15, Matriz São Benedito: CATARINA MEDEIROS DE ARAUJO, EMANUELLY DE OLIVEIRA

CAMPOS, FLAVIA CASAGRANDE DE ARAUJO, GABRIELA SILVA ALVES DA HORA, KAUÃ VILAS BOAS BESSA, LORENA ALVES DOS SANTOS, LORENA PETRI MENDONÇA, LUCAS

PARENTELLA SANDUCHI, MANUELLA MOURA DOS SANTOS, MARIANA PACHECO e SOPHIA COELHO E SOUZA.

Dia 22, Comunidade São José Operário: SOPHIA DAMASCENO LACERDA e THEO MAIA NESPOLO

O PAPEL DA PASTORAL DASAÚDE NA IGREJA

A Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido em promover, preservar, defen-der, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde. Tem como objetivo evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da cons-

trução de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida. É importante a integração da Igreja e da sociedade para que o povo tenha mais saúde por meio do exercício da cidadania, e nessa tarefa o agente da Pastoral da Saúde tem um papel importante.

A Comunidade de São Benedito está em festa, pois as obras de revitalização da pintura interna e melhorias na infraestrutura elétrica da Matriz São Benedito foram concluídas. A entrega foi simbolizada na Santa Missa celebrada às 19h no dia 27 de maio, presidida pelo Vigário Paroquial, Pe José Luiz Nascibem. Além de uma pintura mais viva, a Matriz São Benedito ainda conta com novos ventiladores e um segundo projetor, instalado ao lado direito. As celebrações voltaram a ser celebradas na Igreja, ao invés do Espaço Festivo Missionário, nos horários de costume.

Concluída a reforma da São Benedito

Rogério Pazini, PasCom São Benedito

Padre Christian de BarchifontaineReligioso camiliano

Page 4: O Evangelizador 209 - Junho 2016

Dom Vicente presidiu a Missa da Solenidade de Corpus Christi em Salto

A Solenidade de Corpus Christi do ano de 2016, coordenada pela paróquia São Roque e participação das cinco paróquias de Salto (Região 08 de Pastoral, da diocese de Jundiaí), teve mudanças no roteiro, que neste ano começou com a missa no Pavilhão das Artes e terminou com a procissão pelas ruas centrais da cidade e bênção com o Santíssimo Sacramento nas escadarias da Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat. Milhares de fiéis participaram da solene celebração, presidida pelo bispo diocesano de Jundiaí dom Vicente Costa e concelebrada pelos presbíteros das 5 paróquias e participação dos

diáconos, seminaristas, religiosas e ministros da Comunhão Eucarística. A missa teve início as 15h30. Na homilia, dom Vicente explicou que a Eucaristia é Memória, Presença Viva, Alimento e Missão: “Nós celebramos a Eucaristia em memória de Jesus, “memória” que significa recordação e presença, pois Cristo se faz presente verdadeiramente na Santa Eucaristia, fazendo com que nos tornemos contemporâneos da Santa Ceia, da paixão, morte e ressurreição.” Texto: Ana Lucia Moreli Pazini

Fotos: Rogerio Pazini - PasCom São Benedito

Page 5: O Evangelizador 209 - Junho 2016

A diretoria eleita, que cumprirá o mandato de maio de 2016 a maio de 2019, ficou assim constituída:• Presidente: padre Luiz Marin, Paróquia Nossa Senhora Aparecida.• Vice-presidente: diácono Dimas Constant, Paróquia São Roque.• 1ª secretária: Patrícia Gomes A. Costa, Pastoral da Criança, Paróquia Nossa Senhora Aparecida. • 2ª secretária: Nora Garcia Perina, Pastoral da Criança, Paróquia São Benedito. • 1ª tesoureira: Maria Aparecida S. M. Mião, Pastoral da Criança, Paróquia São Benedito. • 2ª tesoureira: Dulcineia A. Mazzo, Pastoral da Criança, Paróquia São Benedito.• Conselho Fiscal, Efetivos: Maria de Lourdes P. Martoni, Pastoral da Saúde, Paróquia São Benedito; Célia Regina M. Bergantin, Pastoral da Saúde, Paróquia São Benedito; Fábio de Sousa Noronha, Pastoral do Menor, Paróquia Cristo Rei.• Suplentes: Elcino Rodrigues Pimenta, Pastoral da Criança, Paróquia Cristo Rei; Ana Lucia M. Stocco - Pastoral da Criança, Paróquia São Roque.

ELEITA A NOVA DIRETORIA DACÁRITAS INTERPAROQUIAL DE SALTO

Colaboração: Maria Aparecida Mião

Na Matriz São Benedito, no dia 03 de junho de 2016, às 19h00, aconteceu a Missa Solene em louvor ao Sagrado Coração de Jesus. A missa foi presidida pelo pároco, padre Marcilio Gragefe, com participação dos diáconos Antonio Barcelides Cruchello e Edison da Silva Palagi. Na celebração a senhora Francisca Dorina de Moraes, da Comunidade Divino Espírito Santo, recebeu a fita de zeladora do Apostolado da Oração, abençoada e entregue pelo pároco.

MISSA SOLENE EM LOUVOR AOSAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Aparecida Dalla VecchiaPasCom São Benedito

Curso de Capacitação da Pastoralda Criança na paróquia São Benedito Pastoral da Criança iniciou nesta segunda-feira, 13 de junho, no Centro Comunitário São Benedito, um Curso de Capacitação do Guia do Líder. Os encontros acontecem às segundas-feiras, das 19h30 as 21h30, contendo 16 módulos. O Curso será ministrado por Ana Lúcia Stoco, Dulce Mazzo e Margaretha Nicácio.

Page 6: O Evangelizador 209 - Junho 2016

A celebração matrimonial dos casais: Daiane e Danilo, e Sabatta e Caio, preparados na Catequese de Adultos, ocorreu no dia 21 de maio, as 15h30, na Matriz São Benedito, assistida canonicamente pelo diácono Edison da Silva Palagi.

CASAMENTO COMUNITÁRIODA CATEQUESE DE ADULTOS

A Pastoral Matrimonial organizou o Encontro de Noivos em preparação paras o Casamento nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2016 no Centro Comunitário São Benedito. O diácono Edison da Silva Palagi fez a abertura, acolhendo os quatorze casais participantes, juntamente com a equipe da pastoral e os coordenadores Selma e Genivaldo Almeida. A missa do Encontro foi celebrada as 18h no dia 21, no Espaço Missionário festivo, presidida pelo pároco padre Marcílio Gragefe. Durante os três dias de preparação os noivos contaram com a generosidade dos casais que através de palestras, cânticos, dinâmicas e testemunhos, abordaram temas do cotidiano familiar e transmitiram conhecimento e experiências, visando prepará-los para a vida a dois, a fim de buscar um matrimônio alicerçado nos valores da fé católica.

REALIZADO ENCONTRO DE NOIVOS

Texto: Ana Lucia Moreli PaziniFotos: Rogerio Pazini - PasCom São Benedito

Page 7: O Evangelizador 209 - Junho 2016

ANIVERSARIANTE JUNHO03: Gabriel Gentile de Aguiar – Leitor – Santana.03: Juliana Ferreira Labanca – Pastoral da Liturgia – Matriz.04: Leonardo Cezar dos Santos – Canto Litúrgico – Santa Ana e São Joaquim.

05: Elizabete Soares Ramos – Pastoral da Acolhida – Santa Teresinha.06: Augusta Rosa Fernandes – Pastoral da Saúde – Santo Inácio.06: Pâmela Cristina Floriano – Pastoral da Acolhida – Santa Teresinha.06: Janaína S. Jesus de Oliveira - Grupo de Oração “Divino Espírito Santo”. 07: Gabriel Pereira dos Santos – Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.07: Jeferson Cândido da Rocha – Canto Litúrgico – Matriz.10: Monique Cristina M. Caldeira – Canto Litúrgico – Santo Inácio.11: Antonia Olívia B. Santos – Pastoral da Liturgia – Matriz.12: Diácono Antonio Barcelides Cruchello.12: Meire Rodrigues Dias – Leitora – Santana e São Joaquim.13: Antonio de Oliveira – Caminho Neocatecumenal.13: Antonio Salvadori – Pastoral da Liturgia – São José Operário.14: Leandro Cícero Venâncio – Pastoral da Liturgia – Matriz.15: Dirce Gomes Ferreira Silva – Catequese de Primeira Eucaristia – Divino.15: José Eduardo Marchesani – Leitor – Santana e São Joaquim.16: Marta Negri Lammoglia – Pastoral da Moradia.16: Luis Henrique Lopes – Catequese de 1ª Eucaristia – Matriz.17: Deise Maria D. Oliveira – Ostiária – Matriz.17: Vitor Eduardo Nicácio – Canto Litúrgico – São José Operário.18: Maria das Dores Ribeiro – Pastoral da Saúde – Santo Inácio.18: Santa Aparecida M. Alves – Apostolado da Oração – Divino.21: João Antonio Graciano – Pastoral do Dízimo – Santo Inácio.21: José Carlos Estevam Maciel – Canto Litúrgico – Santa Ana e São Joaquim.21: Maria do Carmo da Silva Torres – Catequese de Primeira Eucaristia – Matriz.22: Fabiana Aparecida P. Silva – Pastoral da Acolhida – Divino.

Junho chegando e a Comunidade Beneditina protagoniza em conjunto com o clero os diversos acontecimentos sendo o principal deles, a experiência concreta de experimentar no próprio cotidiano a ação de Deus, quando se dá espaço, quando se entra na vontade Dele, ainda até que sem entende-la muito bem...é que o cristão não veio para ser servido, mas para fazer a vontade do Pai. Celebramos Pentecostes, Corpus Christi, participamos no Retiro Diocesano das Santas Missões Populares, entre outros eventos e assim seguimos em frente deixando que o Senhor nos conduza. Algumas datas celebradas em junho: 1, São Justino, mártir e Dia Nacional da Imprensa; 2, Santos Marcelino e Pedro, mártires; 3, Sagrado Coração de Jesus, Dia Mundial de Oração pela Santificação Sacerdotal e dia do profissional de RH; 4, Imaculado Coração de Maria, Dia Mundial Contra a Agressão Infantil e dia do Engenheiro Agrimensor; 5, Santo Fernando de Portugal e Dia Mundial da Ecologia e Meio Ambiente; 6, São Norberto e Dia Nacional do Teste do Pézinho; 7, Santa Ana de São Bartolomeu; 8, Santo Efrém, diácono e Doutor da Igreja; 09, São José de Anchieta, Apóstolo do Brasil, 11, São Barnabé e Dia do Educador Sanitário; 12, Santo Onofre, Dia dos Namorados e Dia Contra o Trabalho Infantil; 13, Santo Antônio de Pádua e de Lisboa e Inicio da Semana do Migrante; 14, São Rufino, Bemaventurada Francisca Paula de Jesus (Nhá Chica); 15, São Vito, Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso; 17, Santo Ismael e Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca; 18, Santa Isabel da Alemanha e Dia do Químico; 19, Santo Romualdo e Dia do Migrante; 20, Santa Florentina e Dia dos Refugiados; 21, São Luiz Gonzaga e Dia do Profissional de Mídia; 22, São Tomás Morus, Dia do Orquidófilo; 23, Santa Agripina e Dia Internacional das Aldeias SOS; 24, NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA, e Dia do Mel; 25, Santo Próspero; 26, Dia Internacional de Apoio às Vitimas de Tortura; 27, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e Dia Nacional do Vôlei; 28, Santo Irineu; 29, São Pedro e São Paulo, Dia do Pescador e dia da

22: Solange dos Reis Oliveira – Canto Litúrgico – Matriz.23: Sandra Regina de Poli – Pastoral da Liturgia – Divino.23: Eliane F. Soldan – Catequese da Crisma.24: Joana Guirado Leite – Pastoral da Liturgia – Matriz.24: Maria Carneiro Silvestre – Pastoral da Saúde – Santa Teresinha.24: Maria José da Rocha Teodorach – Pastoral Matrimonial.25: Marcelo Dias de Souza – Canto Litúrgico – São José Operário.25: Hilda da Silva Coelho – Ostiária – Santa Teresinha.25: Suzete Roveri – Leitora – Santana.25: Cleide Final Cocatto – Pastoral da Liturgia - Matriz.25: Vera Lúcia S. Andrade – Pastoral da Liturgia – Divino.25: Denise Scutieri – Pastoral da Liturgia – São José Operário.26: Elaine Cristina B. Veronezi – Catequese da Crisma – Santa Ana.26: Luis Carlos Santos de Carvalho – Canto Litúrgico – Matriz.27: Gilson Aparecido Camargo – Ministro da Palavra – Santo Inácio.27: Marcelino Alves Nicolau – Ministro da Palavra – Santo Inácio.29: Heloísa Helena Ribeiro – Canto Litúrgico – Matriz.30: Rosana dos Reis – Catequese da Crisma.

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO - JUNHO:02: Sérgio e Silvia Helena Masson – Santo Inácio de Loyola.04: Mauri e Iracema Buzzo Lopes – Matriz.06: Isaac Maciel e Antonilda Fortunato Romão – São José Operário.12: Hélio e Neide Samblás dos Santos – Divino.15: José Antonio e Maria Cecília D. Lopes – Divino.16: Lesley e Eliane Fante Soldan – Santo Inácio de Loyola.17: José Carlos e Rosângela Rossi Muniz – Santa Teresinha.17: Ademir Torres e Duzenilda Maria S. Santos – Santa Teresinha.18: João Gilmar e Aparecida de Jesus A. Pianucci – Divino.20: Odemar e Marizete Aparecida L. Milhassi – Matriz.21: Vilson e Célia Maria da Silva Escano – Santo Inácio de Loyola.22: Severino e Francisca Bruno Cabral da Silva – São José Operário.22: Edson e Maria Salete D. V. Zacharias – Divino.26: Moacir e Janis de Fátima R. Ferro - Matriz.26: Rosenilde e Hilda da Silva Coelho – Santa Teresinha.27: Luis Emílio e Juliana F. Labanca – Matriz.30: Marcos José e Janice da Rocha Lohn - Matriz.30: Gilson Ap. e Vanusa de Fátima S. Camargo – Sto Inácio de Loyola.

LOUCURA: Em um hospício, os loucos estavam combinando que iriam pular o muro para fugir no sábado. Na quinta-feira foram treinar. Eles pulavam para fora e para dentro de novo. Na

sexta–feira choveu muito forte. No sábado a chuva parou e um louco disse a outro: - Vai lá ver se dá para fugimos hoje. Este foi, mas voltou triste e disse: - Vamos ter que adiar nossa fuga. A chuva derrubou o muro e não dá pra gente pular!

TESTE: Quatro lombrigas são colocadas em quatro tubos de ensaio separadas: A 1ª. Em álcool, a 2ª em gordura, a 3ª em cerveja e a 4ª em água mineral. No dia seguinte, o professor mostra o resultado: A 1ª lombriga em álcool, morta. A 2ª lombriga na gordura da picanha, morta. A 3ª em cerveja, morta e a 4ª em água mineral era a única viva e saudável. O professor pergunta à classe: - O que aprendemos com essa experiência? E Joãozinho responde: - Quem toma cachaça, come churrasco e bebe cerveja, não tem lombriga!

Telefonista; 30, Primeiros Mártires de Roma. • A Paróquia São Benedito foi uma das entidades homenageadas pela Prefeitura da Estância Turística de Salto no 318º aniversário da cidade, comemorado no dia 16 de junho. A solenidade ocorreu na Sala Palma de Ouro do Centro de Educação e Cultura.• A festa julina da Paróquia São Benedito será realizada nos dias 08 e 09 de julho no Espaço Missionário Festivo a partir das 19h.

Page 8: O Evangelizador 209 - Junho 2016

Solenidade de Pentecostes na Comunidade do Divino A Comunidade do Divino Espírito Santo celebrou a tradicional festa com a Setena Missionária do Espírito Santo no período de 02 a 10 de maio, visitando as casas e promovendo o “Pouso da Bandeira”. O tríduo preparatório foi celebrados nos dias 11, 12 e 13 de maio, presididos pelo diácono Antonio Barcelides Cruchello, padre Marcílio Gragefe e padre José Luiz Nascibem. No dia 14 foi celebrada a Vigília de Pentecostes, presidida pelo diácono José Carlos Pascoal, seguida de ágape no Salão

Comunitário da Comunidade. A missa solene da festa com procissão foi presidida pelo pároco padre Marcílio Gragefe, com participação do diácono Edison da Silva Palagi. Após a missa foram distribuídas as tradicionais rosquinhas. A festa Social da Comunidade foi realizada nos dias 20 e 21 de maio, no Salão Comunitário, com “shows de prêmios” e quermesse.

Fotos de Marli Glória Silva e Rogério Pazini.