informativo o lojista n° 49 - jun-jul/2012

10
Nº 49 - jun-jul/2012 www.cdlbarreiras.com.br CDL Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras Ex-presidentes da CDL falam sobre a construção do SESC em Barreiras CDL realiza a 1ª Feira da Casa Própria e promove a 2ª edição do Projeto CDL Móvel VEJA + CDL se empenha em fomentar a economia e o comércio na 30ª Exposição Agropecuária de Barreiras ALAMEDA DO COMÉRCIO PRESENTE NA EXPOBARREIRAS 2012 ALAMEDA DO COMÉRCIO P elo quarto ano consecutivo os lojistas contam com um espaço exclusivo para expor seus produtos e divulgar suas marcas na Exposição Agropecuária de Bar- reiras. A Alameda do Comércio, que nesta edição 2012, conta com XX stands, aonde o público pode encontrar lojas e empreendimentos dos mais variados segmen- tos – o que enriquece ainda mais 30ª ExpoBarreiras. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras está presente com um estand no local, com o objetivo de oferecer todo o suporte aos expositores, bem como para apresentar os seus serviços à comunidade barreirense. O intuito é promover o crescimento cons- tante da economia e do comércio. O presidente da entidade, Alberto Clelestino de Freitas, destaca a ExpoBarreiras como um evento importante do calendário barreirense. “Faz parte da história, a co- munidade fica no aguardo dessa que é a maior festa de entretenimento e negócios do município. Dessa forma, a CDL participa e dá sua colaboração, no intuito de fortalecer o movimento lojista, além de gerar emprego e renda”, detalha. A 30ª Exposição Agropecuária de Barreiras, que acontece de 01 à 08 de julho de 2012, desempenha um papel singular nos aspectos social e econômico da região. Além de agregar os vários setores da cadeia produtiva, como também o comércio, a ExpoBarreiras fortalece a economia do município e se transforma numa grande festa da comunidade. ALAMEDA DO COMÉRCIO 2011 // Segundo os dados da Prefeitura Municipal de Barreiras, em 2011 a ExpoBarreiras contou com 172 expositores, gerou 490 empregos diretos e 1.300 empregos indiretos. O parque de exposições recebeu 120.000 visitantes durante os dias do evento.

Upload: cdl-barreiras-bahia

Post on 09-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo produzido pela CDL de Barreiras (BA), com circulação regional. Seu conteúdo pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo O Lojista N° 49 - jun-jul/2012

Nº 49 - jun-jul/2012 www.cdlbarreiras.com.br

CDLCâmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras

Ex-presidentes da CDL falam sobre a construção do SESC em Barreiras

CDL realiza a 1ª Feira da Casa Própria e promove a 2ª edição do Projeto CDL Móvel

veja +

CDL se empenha em fomentar a economia e o comércio na 30ª Exposição Agropecuária de Barreiras

ALAMEDA DO COMÉRCIO PRESENTE NA EXPOBARREIRAS 2012

ALAMEDA DO COMÉRCIO

Pelo quarto ano consecutivo os lojistas contam com um espaço exclusivo para expor seus produtos e divulgar suas marcas na Exposição Agropecuária de Bar-reiras. A Alameda do Comércio, que nesta edição 2012, conta com XX stands,

aonde o público pode encontrar lojas e empreendimentos dos mais variados segmen-tos – o que enriquece ainda mais 30ª ExpoBarreiras.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras está presente com um estand no local, com o objetivo de oferecer todo o suporte aos expositores, bem como para apresentar os seus serviços à comunidade barreirense. O intuito é promover o crescimento cons-tante da economia e do comércio.

O presidente da entidade, Alberto Clelestino de Freitas, destaca a ExpoBarreiras como um evento importante do calendário barreirense. “Faz parte da história, a co-munidade fica no aguardo dessa que é a maior festa de entretenimento e negócios do município. Dessa forma, a CDL participa e dá sua colaboração, no intuito de fortalecer o movimento lojista, além de gerar emprego e renda”, detalha.

A 30ª Exposição Agropecuária de Barreiras, que acontece de 01 à 08 de julho de 2012, desempenha um papel singular nos aspectos social e econômico da região. Além de agregar os vários setores da cadeia produtiva, como também o comércio, a ExpoBarreiras fortalece a economia do município e se transforma numa grande festa da comunidade.

ALAMEDA DO COMÉRCIO 2011 // Segundo os dados da Prefeitura Municipal de Barreiras, em 2011 a ExpoBarreiras contou com 172 expositores, gerou 490 empregos diretos e 1.300 empregos indiretos. O parque de exposições recebeu 120.000 visitantes durante os dias do evento.

Page 2: Informativo O Lojista N° 49 - jun-jul/2012

2 - JUN-JUL/2012

CDL - DIRETORIA

Alberto Celestino de FreitasPresidente

Rider Mendonça e Castro 1º Vice Presidente

Humberto Carlos Fagundes R. Júnior2º Vice Presidente

Ricardo Barbosa Campos1º Secretário

Pedro Dourado M. Júnior2º Secretário

Irineide Ribeiro Silva Figueiredo1º Tesoureiro

Geraldo Denilson Diniz2º Tesoureiro

Claudimir LurczakiDiretor de Eventos

Carlos Henrique Souza FilhoDiretor de Produtos e Serviços

Alvimar Alvim, Célia Kumagai e Gil ArêasConselheiros fiscais

Gill Arêas MachadoDiretor Distrital

Dr WagnerAssessor Jurídico

O LOJISTA

Ouza Editora LtdaProjeto Gráfico e Editoração

Tiragem1.500 exemplares

ImpressãoGráfica Irmãos Ribeiro

Av. ACM, 898 - Centro - Barreiras (BA) // Telefone: (77) 3611.5395 // E-mail: [email protected] // Site: www.cdlbarreiras.com.br

Este informativo é produzido pela CDL de Barreiras (BA). Sua circulação é regional e seu conteúdo pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte.

FALA DO PRESIDENTE

Foi com grande satisfação que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, juntamen-te com a Caixa Econômica Federal, reali-

zou, nos dias 16 e 17 de junho, a 1ª Feira da Casa Própria do Oeste Baiano em Barreiras. Uma das preocupações da CDL é fomentar iniciativas que estimulem e que possam contribuir para o desen-volvimento empresarial e da sociedade e, como consequência, o desenvolvimento do município e também da nossa região.

Apesar de ser grande a expectativa que criamos para a Feira, o evento foi um sucesso maior que o esperado e o Le Rêve ficou pequeno para a movi-mentação de pessoas em busca da realização do sonho da casa própria. No primeiro dia, alguns ex-positores já tinham fechado grande parte dos seus negócios e efetivado diversos contatos importan-tes do mercado imobiliário da região. Esta primei-ra Feira foi, sem dúvidas, um evento satisfatório para construtoras, imobiliárias, corretores, corres-pondentes, agentes e empregados da CAIXA, que não descansaram um instante, à disposição dos vi-sitantes, prestando-lhes informações sobre a me-lhor forma de realizar o sonho da casa própria.

Agradecemos aos parceiros da 1ª Feira, pois o sucesso deste grande projeto imobiliário somente foi possível devido ao apoio dos expositores, que acreditaram no evento e se engajaram em propi-

ciar a realização do sonho de tantos moradores de Barreiras e Região.

Embora a atenção primeira da Câmara de Diri-gentes Lojistas de Barreiras seja o seu associado e as diversas formas de ajudar na expansão do co-mércio de nosso município, não deixamos de nos preocupar com as questões sociais, por acreditar que o acesso às mais variadas formas de informa-ções, o incentivo ao esporte e ao lazer, e o apoio no ingresso ao mercado de trabalho, são ferramentas necessárias ao pleno exercício da cidadania. As-sim, a CDL realizou no dia 16 de junho, em pa-ralelo ao primeiro dia da Feira da Casa Própria, o Projeto CDL Móvel, com o intuito de aproximar--se mais da realidade dos seus associados, e com a finalidade inspirar a ideia de parceria que estimu-le e desenvolva a plena cidadania, buscando con-templar um horizonte favorável ao empresariado do bairro Morada da Lua.

A CDL agradece a participação de todas as enti-dades parceiras que tornaram possível a 2ª edição do Projeto CDL Móvel. O sucesso do evento foi concretizado graças ao apoio efetivo de cada en-tidade, que proporcionou a promoção do mesmo àquela comunidade.

Alberto Celestino de FreitasPresidente da CDL

AGRADECIMENTOS AOS PARCEIROS

Consulta ao SPC

Certificação DigitalJUCEB

NUPECNúcleo de Pesquisa

SOS Cidadão

Assessoria Jurídica 3611.5395

CDLCâmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras

Page 3: Informativo O Lojista N° 49 - jun-jul/2012

JUN-JUL/2012 - 3

SESC

Sétima avaliação: a obra cumpriu com o cronograma e o indicativo é que a unidade Oeste seja finalizada ainda este ano

PROGRESSO NA CONSTRUÇÃO DO SESC SURPREENDE EX-PRESIDENTES DA CDL

A construção do Serviço Social do Comércio-SESC avança de for-ma progressiva e surpreende

aqueles que estiveram envolvidos na conquista desta obra para Barreiras. Na segunda quinzena de junho (19), o pre-sidente Alberto Celestino de Freitas e o vice-presidente, Rider Castro, acompa-nharam a visita dos ex-presidentes da CDL de Barreiras, Benê Campos e Bito Borges às obras do SESC assistidos pe-los engenheiros Eduardo Andrade, da Comissão Técnica do SESC-Salvador, Douglas Oliveira Pinto e João Sá Teles,

engenheiros responsáveis pela execu-ção da obra.

O engenheiro Eduardo Andrade diz que nesta sétima avaliação a obra cum-priu com o cronograma e o indicativo é que a unidade Oeste seja finalizada ainda este ano, “a obra está seguindo o ritmo normal previsto e esperamos que ela seja concluída em dezembro para inaugurarmos em fevereiro de 2013”, declara.

Eduardo ainda informa que o SESC já está preparando o concurso público para o provimento de vagas que sur-

SATISFAÇÃO // Benê Campos fica surpresa com o avanço das obras do SESC. Ela conta sua satisfação em ter participado do processo de luta e conquista da obra para o município.

girão na unidade. “O concurso público visa atender todas as unidades do SESC Bahia e Barreiras já fará parte dele, até porque o nosso objetivo é utilizar a mão de obra local e não trazer gente de fora pra cá”. Segundo previsão do SESC, em agosto ou setembro o edital será lança-do. “Deveremos abrir, também nesse período, a pré-matrícula para a escola. Esperamos as inscrições para o que o funcionamento dos módulos educacio-nais acompanhe o ano letivo de 2013.”, completa.

Page 4: Informativo O Lojista N° 49 - jun-jul/2012

4 - JUN-JUL/2012

Benedita Tadei Barbosa Campos. Presidente da CDL de 1992-1993, 2002-2003, 01/2004-04/2004.

“O SESC é fruto de uma luta de muitas diretorias. Eu, particularmente, participo disso desde 1992 e tive o privilegio de levar a escritura desse terreno junto com o então prefeito de Barreiras, Saulo Pedrosa, até o presidente da Federação do Comércio, Dr° Carlos Amaral, e lá assinamos o contrato efetivo para a realização desse projeto. Barreiras está de parabéns, pois foi contemplada para receber uma instituição que considero importantíssima tanto para o comerciário quanto para toda população. Essa obra é grandiosa justamente pelo objetivo a que ela se propõe e pelo seu alcance social.Os comerciários poderão usufruir de todos os benefícios que esse complexo tem a oferecer, treinamentos para o comerciário e seus familiares, opções de lazer, esportes, e a oportunidade de desfrutar do convívio social nos finais de semana, pois acredito que o lazer seja tão importante quanto o trabalho e o SESC vai proporcionar essas oportunidades, num espaço bem elaborado e bem planejado, tanto no quesito de formação e treinamento quanto de lazer e convivência.Vejo com muita alegria e entusiasmo esse sonho que há muitos anos foi acalentado pela CDL e que agora se torna realidade. Devemos lutar pelas utopias e não devemos perdê-las de vista. Eu fico muito feliz de ter podido participar, um pouquinho, dessa grande luta, sonhar esse sonho e agora vê-lo se tornando realidade!”

BENÊ CAMPOS

Antônio Milton Fernandes Borges. Presidente da CDL de 1998-1999, 2000-2001.

“Essa visita foi bastante significativa, nós já conseguimos visualizar a magnitude da obra e enxergar aquilo a que ela se propõe e, com certeza, essa obra vai ocupar uma lacuna que a CDL de Barreiras almejava há muito tempo. O comércio, ano após ano, contribui com um percentual a favor do sistema 5 S’s na folha de pagamento dos seus funcionários. Agora poderemos ver a recompensa desta contribuição retornar aos nossos colaboradores com o SESC funcionando plenamente no próximo ano.Estou admirado com a forma pela qual a obra vem sendo conduzida. O ritmo é bastante acelerado e a qualidade da construção é algo que realmente nos deixa surpreso. E além da estrutura física da construção civil, depois ainda terá os equipamentos para o funcionamento efetivo do complexo. O comerciário vai poder usufruir de toda essa estrutura de maneira plena, não só no aspecto de lazer como também toda

BITO BORGES

estrutura voltada para treinamentos, para o social, os serviços na área odontológica. Tudo isso aqui faz parte de projetos dos quais participei e que hoje estão se transformando em realidade. Acho importante ressaltar a seriedade com que esta obra é conduzida, seguindo o cronograma. Acredito que no próximo ano a CDL, juntamente com o SENAC, poderão planejar ações para o calendário 2013 que incentive a população a valorizar a atividade comerciária buscando atender aos lojistas e a toda atividade que envolve o comercio. E a partir de então, iniciar o uso efetivo desta megaestrutura que esta sendo erguida.A população pode se preparar, pois o SESC já é realidade! No próximo ano crianças e jovens poderão usufruir de toda essa estrutura aqui.”

IN LOCO // Acima: edificação do módulo onde funcionará o Teatro. Abaixo: Rider Castro, Alberto Freitas, Bito Borges, Benê Campos, João Sá Teles, Eduardo Andrade e Douglas Pinto.

PROGRESSO // De cima para baixo: Edificações do módulo administrativo, do complexo educacional e da quadra poliesportiva.

Page 5: Informativo O Lojista N° 49 - jun-jul/2012

JUN-JUL/2012 - 5

1ª FEIRA DA CASA PRÓPRIA

Realizada pela CDL nos dias 16 e 17 de junho, o evento surpreendeu organizadores, expositores e visitantes que buscavam o sonho da casa própria.

1ª FEIRA DA CASA PRÓPRIA MOVIMENTOU O SEGMENTO IMOBILIÁRIO EM BARREIRAS

O Le Rêve foi o palco do grande projeto imobiliário da CAIXA, a 1ª Feira da Casa Própria do

Oeste Baiano, realizado no final de se-mana dos dias 16 e 17 de junho, sába-do e domingo. A feira recebeu mais de 8 mil pessoas que passaram pelo local e foram negociados mais de R$ 65 mi-lhões durante os dois dias, entre con-sórcio (1 milhão negociado), previdên-cia privada (cerca de 500.000,00), além de cartas de crédito emitidas, imóveis vendidos e encaminhados. As constru-toras, imobiliárias e correspondentes presentes no evento comercializaram um montante superior a R$ 46 milhões.

Walter Luiz Siqueira da Silva, supe-rintendente regional da CAIXA no Oes-

te Baiano, avalia que a 1ª Feira foi um grande sucesso! “A satisfação é geral. Os nossos parceiros expositores fecharam diversos negócios nesses dois dias e en-caminharam muitos outros que serão concretizados nos próximos dias. Os mais de 50 empregados da Caixa que participaram do evento também estão bastante satisfeitos com esse exercício de cidadania. E, claro, o mais importan-te, é que o evento correspondeu à ex-pectativa dos nossos clientes, que de-ram um importante passo na conquista da sonhada casa própria”, declarou.

Os visitantes da Feira tiveram como opção de compra imóveis usados e no-vos ou na planta, em sua maioria en-quadrada no Programa Minha Casa,

SUPORTE // A CAIXA, contou com uma equipe composta por cerca de 50 colaboradores, entre eles gerentes e técnicos de habitação, à disposição de todos os visitantes para prestar as informações acerca da melhor forma de realizar o sonho da casa própria.

Minha Vida (PMCMV). Participaram dessa edição, 11 construtoras, 8 imobi-liárias e 4 parceiros institucionais que ocuparam toda a área do Espaço Le Rêve, um ambiente climatizado que tornou ainda mais agradável a visita aos stands na busca da tão sonhada casa própria. Mais de 50 empregados da Cai-xa trabalharam para atender o público visitante.

A rede de agências da CAIXA conti-nua a atender as pessoas interessadas em financiar a casa própria, com as mesmas condições da Feira. O site ofi-cial www.feirao.caixa.gov.br também permanecerá disponível aos interessa-dos.

Page 6: Informativo O Lojista N° 49 - jun-jul/2012

6 - JUN-JUL/2012

“Essa iniciativa da Caixa Econômica Federal em parceria com a CDL atende aos anseios do município, pois Barreiras tem um déficit habitacional de vinte mil moradias. Nós, da Habitar 3D, hoje correspondente CAIXA, estamos muito felizes, pois o evento superou as nossas expectativas! Tivemos uma grande procura de imóveis e realizamos dezenas de cadastros. Aqui, na feira, fechamos poucos negócios, mas realizamos muitos agendamentos para a próxima semana na nossa imobiliária, no nosso correspondente da CAIXA. O melhor de tudo foi a oportunidade de divulgar o nosso nome, porque acredito que quem não se mostra não aparece. Nossa participação neste evento superou, totalmente, nossas expectativas e o investimento se paga, não há retorno melhor que você poder ver o estande cheio de pessoas nos procurando com o desejo de realizar o sonho da casa própria. Fazemos, também, a nossa parte social, em ver as pessoas felizes, procurando sua casa e fazendo parte do sonho delas. Eu tenho um sonho, o de proporcionar mil unidades de moradias para a população de Barreiras, obviamente que eu estou vislumbrando um pouco além, mas vou começar com cinquenta unidades e, através do correspondente Caixa, teremos a possibilidade de agilizar os processos e orientar as pessoas, mostrando que é fácil adquirir a casa própria. Eu não tenho como expressar a minha felicidade com relação ao evento, e tenho certeza que a Feira vai ser um divisor de águas na minha empresa que passará a ser mais conhecida por todas as pessoas de Barreiras que querem uma moradia. Tive a oportunidade de mostrar o meu trabalho de arquitetura e com animação de imagens, fechei vários contratos de projetos aqui! São questões que me deixaram muito satisfeito! Todos nós estamos muito felizes e muito agradecidos com a CDL e com a CAIXA por esse evento, eu, minha sócia e esposa Dulce, e toda minha equipe colaboradora que nestes dois dias mostraram que é uma equipe guerreira!”Gustavo Neira, Habitar 3D

“A participação da nossa imobiliária na 1° Feira está sendo uma experiência muito positiva. Toda nossa equipe de corretores ficou muito animada devido a grande procura de imóveis e pela possibilidade de financiamento pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Este incentivo foi, realmente, algo maravilhoso porque nos abriu a visão de que temos um mercado comprador promissor. Estamos bastante motivados pelas vendas e negócios fechados nesse período de dois dias. Nosso saldo foi positivo e estamos, realmente, muito felizes e com certeza iremos participar de outras feiras que virão posteriormente! A CDL e a CAIXA estão de parabéns por esta parceria, por apostar nesse tipo de feira, um evento que atrai grandes investidores, construtores e movimenta toda a cadeia da construção civil. Vamos sair daqui muito felizes, com um saldo positivo e acreditando no nosso negócio. Parabéns!”Sávio Roberto, Sávio Imóveis

DIVISOR DE ÁGUAS // Ao lado da esposa e sócia Dulce, o empresário Gustavo Neira declara sua satisfação com a 1ª Feira da Casa Própria. Veja depoimento ao lado.

BALANÇO // No primeiro dia da Feira a movimentação foi mais intensa, porém, o segundo dia foi determinante para quem buscava o sonho da casa própria.

Page 7: Informativo O Lojista N° 49 - jun-jul/2012

JUN-JUL/2012 - 7

CDL MÓVEL

MORADA DA LUA GANHOU UM DIA DE AÇÃO SOCIAL COM O PROJETO CDL MÓVEL

No dia 16 de junho, com início às 08 horas da manhã, foi realiza-da a segunda edição do Projeto

CDL Móvel no bairro Morada da Lua, no pátio em frente a Igreja Santa Cruz, com a participação de diversas enti-dades dispostas a promover soluções, orientações, entretenimento e outras ações sociais aos moradores do bairro e que pudessem contribuir para o bem estar comunitário.

As famílias do bairro puderam contar com os serviços e orientações de enti-dades como a Embasa, que realizou o cadastramento da Tarifa Social, benefí-cio vinculado ao cadastro no programa de assistência social Bolsa Família, e a Coelba, que realizou o cadastramen-to da Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício social criado pelo Governo Federal para favorecer as unidades re-sidenciais de famílias carentes, ambos com a finalidade de conceder descon-tos nas contas de água ou luz de forma a não comprometer o orçamento das famílias com baixa renda.

Para a Assistente Social da Embasa, Geisa Mendes, a participação da Emba-sa no CDL Móvel ofereceu a oportuni-dade de estreitar a relação entre a en-tidade e a população a fim de que esta

tome conhecimento de seus direitos e deveres enquanto consumidor. “Para a Embasa, participar desse evento é mui-to importante, pois ele visa aproximar cada vez mais a empresa da população, principalmente em locais de vulnera-

bilidade social. Pudemos tirar as dúvi-das, divulgar os serviços, em especial a Tarifa Social em que grande parte dos clientes se enquadram. O atendimen-to na Unidade Móvel esse ano superou as expectativas! Como estávamos em

DESTAQUE // Centenas de famílias puderam contar com os serviços e orientações de entidades como a Coelba, que realizou o cadatro na Tarifa Social e distruibuiu lâmpadas econômicas para os moradores.

VOLUNTÁRIOS // Diretores da CDL (acima à esq.); Unidade móvel da Embasa (acima à dir.); equipe de saúde do 4º BEC (abaixo à esq.); demonstração realizada por dentistas ensinou a forma correta de como escovar os dentes para as crianças.

Page 8: Informativo O Lojista N° 49 - jun-jul/2012

8 - JUN-JUL/2012

um local estratégico no bairro, os mo-radores providenciavam, com muita ra-pidez, os documentos e voltavam para serem atendidos com a documentação completa. Parabenizamos a CDL pela inciativa do Projeto e por possibilitar a Embasa de participar de mais esse con-tato com a população.”

Mara Lopes, Assistente Comercial da Coelba, afirma que ficou surpresa com a quantidade de cadastros realiza-da para a Tarifa Social, “quando a CDL propõe um Projeto como este e há, real-mente, a procura pelos moradores por nossos serviços é muito gratificante, principalmente por poder ajudar essas pessoas”, complementa. “Quando rece-bemos o convite da CDL nós já viemos trabalhar no Morada da Lua em bus-ca das necessidades do bairro e isso foi muito bom, pois realizamos mudanças na rede em função do evento que não estavam previstas de imediato, benefi-ciando todos os moradores da comuni-dade. E ainda vamos dar continuidade aos trabalhos da Coelba que não foram concluídos. Eventos como este deve acontecer constantemente pra que as entidades tenham a oportunidade de chegar mais próximo do cliente e não ficar a esperara que o cliente vá em busca dos nossos serviços, isso é impor-tante”, ressalta.

Os moradores também contaram com a orientação e informações da Pre-vidência Social, que se dispôs a reali-zar consultas, atualizações cadastrais e agendamento de benefícios dentre ou-

Veja todas as fotos do CDL Móvel na nossa página no Facebook

www.facebook.com/cdlbarreiras

AÇÃO // Consulta odontológica na unidade Móvel (acima, à esq.); minicurso da ABAPA (acima, à dir); aula prática de alongamento postural (abaixo, à esq.); crianças puderam se divertir no parquinho enquanto aguardavam os pais (abaixo, à dir.).

tros serviços. O SAC ofereceu todo apa-rato dos serviços de consultas e orienta-ções diversas, emissão de documentos e informações gerais do Planserv, De-tran, USI, ASJ, TRE, SSP e Ouvidoria da PM. Já o Sine Bahia realizou a entrega de Carteiras de Trabalho emitidas des-de 2003, além de orientações ao públi-co.

Em relação aos serviços fornecidos nas áreas de saúde, o CDL Móvel con-tou com equipes de enfermagem do Hospital do Oeste - HO, enfermeiros e dentistas do 4º Batalhão de Engenharia e Construção e acadêmicos de enfer-magem e fisioterapia da Faculdade São Francisco de Barreiras. Foram realiza-das dezenas de Testes de Glicemia, Ti-pagens Sanguíneas e aferições de Pres-são Arterial.

O Núcleo de Fisioterapia da FASB re-alizou uma aula prática de alongamen-to postural com a comunidade, parcei-ros do evento e a diretoria da CDL. No estande, os moradores foram informa-dos sobre ergonomia doméstica e rece-beram orientação. “Eles me explicaram que alguns cuidados no dia a dia, com nossa postura, podem evitar problemas de saúde futuros. Eu não sabia, pensa-va que era bobagem”, declara a jovem Simone (14).

Com uma unidade móvel odonto-lógica, os moradores puderam rece-ber o atendimento de dentistas do 4º BEC que realizaram, além de consul-tas, orientação sobre saúde bucal atra-vés de uma palestra animada com fan-

toches para o público infantil. Ao final foram distribuídos kits para higiene in-dividual.

Neste ano, o Projeto CDL Móvel con-tou com a participação da Escola de Cabeleireiros que proporcionou a re-cuperação da autoestima de dezenas de moradores entre crianças, jovens, adultos e idosos, apenas com o serviço de corte de cabelo. “Toda nossa equipe está satisfeita em participar deste even-to e ajudar a comunidade. O corte de cabelo não é uma questão supérflua e sim uma necessidade. Estamos cum-prindo com o nosso papel social e dese-jamos que toda comunidade esteja re-almente satisfeita”, declarou Elisângela Alves, coordenadora do curso.

Outro parceiro que incentivou a au-toconfiança das moradoras do bairro foi a Água de Cheiro, em poucas horas se tornou popular para todas as faixas etá-rias e garantiu a produção do make-up de dezenas de meninas, mulheres e se-nhoras com seus produtos coloridos.

Na cozinha do Centro Catequético da Igreja, a ABAPA realizou um minicurso com os moradores com demonstrações práticas de receitas e degustação, além de dicas de higiene na cozinha para os participantes. No evento os morado-res puderam realizar a inscrição para o Treinamento AlimentAÇÃO que pos-sui carga horária de 36 horas

A Pastoral da Criança levou para o CDL Móvel a Casa Aberta, um espaço que mostrou como é realizado o traba-lho da Pastoral através de materiais vi-suais e palestras.

O Núcleo Jurídico da FASB ofereceu orientações jurídicas nas áreas de Direi-to Civil, Direito de Família, Divórcio e Reconhecimento de Paternidade, Pen-são Alimentícia e Dissolução de União Estável. O acadêmico João Marcos ava-liou sua participação no evento como uma importante oportunidade de apli-car os conhecimentos adquiridos na academia fornecendo orientações e ajudando a comunidade. “Parabenizo a iniciativa da CDL em nos proporcionar essa chance de ajudar e orientar essas pessoas, que muitas vezes não sabem como solucionar problemas jurídicos”, ressalta.

Page 9: Informativo O Lojista N° 49 - jun-jul/2012

JUN-JUL/2012 - 9

Pesquisa realizada pelo NUPEC evidencia aumento do número de inadimplentes em Barreiras e Região nos últimos quatro anos

INADIMPLÊNCIA AUMENTA EM BARREIRAS E REGIÃO

Pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa da CDL (NUPEC), me-diante análise de informações

do SPC Barreiras¹, evidencia que nos últimos quatro anos foi considerável o aumento no número de inadimplentes em Barreiras e Região.

De 2008 a 2011 o número de CPF’s negativados passou de 28.373 para 50.779, um aumento de 78,9%. Já as re-abilitações saíram de 21.985 para 30.540 em igual período, 38,1%.

Os Índices de Inadimplência para a região foram de 4,14% em 2008, 9,65% em 2009, 11,84% em 2010 e 12,13% em 2011 (estimativa anual). De janeiro a maio de 2012, o índice acumulado foi de 5,59%, pouco inferior ao observado em igual período de 2011, de 5,73%.

De janeiro a Maio de 2012, foram 20.004 negativações, enquanto que apenas 10.686 reabilitações foram rea-lizadas, 54,2%. Indicadores mensais de inadimplência mostram que a maior incidência desta ocorre em meses sub-seqüentes a datas de maior apelação ao consumo. Março é um dos meses com

NUPEC

N¹ R¹ S¹ N¹ R¹ S¹ N¹ R¹ S¹ N¹ R¹ S¹ N¹ R¹ S¹ Janeiro 1,50 0,66 0,85 1,82 0,92 0,90 2,28 1,38 0,90 2,63 0,82 1,80 2,20 0,90 1,30 Fevereiro 1,43 0,77 0,66 1,56 0,81 0,74 1,18 0,27 0,91 2,21 1,02 1,19 1,96 0,94 1,01 Março 1,30 0,46 0,85 1,81 0,90 0,91 1,97 0,86 1,11 2,71 1,36 1,35 2,61 1,27 1,34 Abril 1,81 1,00 0,81 1,51 0,64 0,87 2,75 1,72 1,03 2,49 1,10 1,39 2,01 0,76 1,24 Maio 1,60 (1,20) 2,80 1,35 0,37 0,99 2,98 1,60 1,38 2,88 1,44 1,45 3,22 1,71 1,51 Junho 1,43 0,34 1,09 1,90 0,95 0,95 2,47 1,16 1,31 2,38 0,84 1,54 Julho 1,59 0,51 1,09 1,70 0,54 1,16 3,50 2,02 1,48 3,14 1,43 1,71 Agosto 1,03 (0,01) 1,04 1,54 0,41 1,13 2,23 0,53 1,70 1,52 (0,06) 1,58 Setembro 1,49 (0,54) 2,02 1,45 0,40 1,05 2,26 0,63 1,63 2,19 0,68 1,51 Outubro 1,81 0,99 0,82 2,11 1,17 0,94 2,16 0,68 1,48 3,05 1,60 1,45 Novembro 2,02 1,05 0,97 2,48 1,31 1,17 2,75 1,11 1,64 3,48 1,89 1,59 Dezembro 1,36 0,12 1,24 2,51 1,22 1,29 1,99 (0,13) 2,12 1,76 0,02 1,74 Média Mês 1,53 0,34 1,19 1,81 0,80 1,01 2,38 0,99 1,39 2,54 1,01 1,53 2,40 1,12 1,28

Tabela 1: Avaliação da Inadimplência mensal - em %

N¹: Negativações; R¹: Reabil itações; S¹

2008 Período

2009 2010 2011 2012

maior incidência de negativações, re-flexo dos gastos com materiais e matrí-culas escolares, bem como o pagamen-to do IPTU e IPVA. Em maio e junho maior inadimplência ocorre devido aos gastos com presentes do dia das mães, noivas e namorados. Novo reflexo de crescimento na inadimplência ocorre em Outubro e Novembro de cada ano, período no qual parte da renda é ab-

sorvida pela inflação acumulada, limi-tando o pagamento dos gastos efetua-dos pelos consumidores. Considerando ainda que a economia do oeste baiano é fortemente influenciada pelo agrone-gócio, este é um período em que não há volume de recursos circulando tanto quanto no período de colheita, afetan-do desta forma o comércio local.

Uma análise vertical do período

¹ Nota Metodológica: Para o cálculo do Índice de Inadimplência foi considerada população com faixa etária entre 20 e 64 anos, cerca de 47,22% do total residente e consumidora de 9 municípios de abrangência do SPC Barreiras, entre os quais, Angical, Baianópolis, Barreiras, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luis Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e São Desidério. O total da População estimado para o período de 2008 a 2011 foi de 327.045, 334.194, 337.251 (Censo IBGE 2010) e 342.848 habitantes, respectivamente. Para o cálculo da população de 2011 e 2012 foi considerada estimativa de crescimento percentual individual de cada um dos municípios citados - crescimento médio anual dos últimos 10 anos – base população 2010).

Page 10: Informativo O Lojista N° 49 - jun-jul/2012

10 - JUN-JUL/2012

mostra que maior salto nas negativa-ções ocorreu em 2010, um aumento de 32,38% em relação a 2009 (Grafo 2).

Em 2012, de janeiro a maio, o per-centual de negativações, quando com-parado à igual período de 2011, caiu em 7,14% enquanto que o número de rea-bilitações foi 10,77% menor.

Quando comparamos o número de Reabilitações em relação às negativa-ções, entre 2008 e 2011 em média 63,5% destes promoveu a reabilitação do CPF, recuperando desta forma seu crédito (Grafo 3). 2008 foi o período com maior índice de reabilitações, 79,5%.

Com o objetivo de identificar as ra-zões que desencadearam a inadim-plência, O NUPEC entrevistou 139 pes-soas que procuraram a unidade do SPC Barreiras no período de janeiro a maio de 2012.

A amostra que compôs o estudo tem o seguinte perfil: 63,3% são do sexo masculino. 37,7% com faixa etá-ria entre 26 e 35 anos. 50% são casa-dos. 28,8% têm segundo grau com-pleto. 18,6% estavam desempregados. 29,2% percebem renda entre R$ 600 e R$ 1020,0 e 32,3% com renda entre R$ 1021,0 e R$ 2040,0. 55,7% composta de 3 a 4 pessoas e 53,3% afirmaram que a

responsabilidade pelas compras do lar são da figura paterna.

Quando perguntadas sobre as ra-zões que o levaram ficar inadimplen-tes, 34,12% informaram que ocorreu em função do descontrole financei-ro familiar, seguido do empréstimo do CPF 18,82% e por Desemprego 15,29% (Grafo 4).

Em relação à situação da dívida, 64% alegaram terem procurado a empresa para renegociar sua dívida. Deste per-centual, 41,2% informou ter obtido êxi-to na renegociação.

Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das principais notícias da CDL de Barreiras:www.facebook.com/cdlbarreiras

Siga-nos no Twitter:@CDLBarreiras