informativo o lojista n° 79 - jul/2015

16
Nº 79 - Julho/2015 www.cdlbarreiras.com.br vejamais Artigo: Sobre humanos e robôs... Realidades (des) conectadas? Por Ricardo Menna. [pág. 10] Justiça: Vara da Infância será instalada em Barreiras. Por Cristiana Maros. [pág. 12] Entrevista: Vandré Vilela, especialista em marketing, explica o papel do MKT em momento de instabilidade econômica [pág. 6] CDL homenageia o comerciante. [pág. 4] NOVA PARCERIA GARANTE DESCONTO NA UNIDOM [pág. 3]

Upload: cdl-barreiras-bahia

Post on 23-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo produzido pela CDL de Barreiras (BA), com circulação regional. Seu conteúdo pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte.

TRANSCRIPT

Nº 79 - Julho/2015 www.cdlbarreiras.com.br

vejamais

Artigo: Sobre humanos e robôs... Realidades (des)conectadas? Por Ricardo Menna. [pág. 10]

Justiça: Vara da Infância será instalada em Barreiras. Por Cristiana Maros. [pág. 12]

Entrevista: Vandré Vilela, especialista em marketing, explica o papel do MKT em momento de instabilidade econômica [pág. 6]

CDL homenageia o comerciante. [pág. 4]

NOVA PARCERIA GARANTE DESCONTO

NA UNIDOM [pág. 3]

2 - JUL/2015

Este informativo é produzido pela CDL de Barreiras (BA). Sua circulação é regional e seu conteúdo pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte.

A publicação O Lojista abre espaço para você, leitor. Dê a sua opinião, crítica e sugestão sobre as nossas matérias. O que te agradou? O que poderíamos melhorar? Qual a sua dúvida? Queremos saber o que você tem a dizer para que o conteúdo do Informativo O Lojista esteja sempre alinhado com o que você quer ler. Existem diversos canais pelos quais podemos manter esse contato:

O segundo semestre chegou! E muitas ações já foram ini-ciadas. Destacam-se entre as principais atividades, a parceria com a Faculdade Dom Pedro II. A partir de

Julho todos os associados da CDL, e seus colaboradores terão desconto de 15% nas mensalidades dos cursos da faculdade. O principal objetivo desse convênio é estimular o crescimento do número de profissionais capacitados.

Esse também é um mês especial para o lojista, pois, na data de 17 de julho foi comemorado o dia do comerciante, e a CDL prepa-rou um filme exclusivo divulgado nas redes sociais e na TV para parabenizar aqueles que todos os dias movimentam a economia. Outra data comemorativa lembrada, foi o dia dos Avós (26 de ju-lho). Para essa data foram confeccionado banners customizados em homenagem aos nossos estimados avós, que foram entregues aos lojistas, para provocar o desejo de presenteá-los.

Estar cada vez mais perto dos comerciantes é uma das priorida-des da CDL, por isso, temos realizado reuniões nos bairros. Nes-se mês, o encontro foi com os lojistas do bairro Santa Luzia que ainda não conheciam os serviços e produtos da entidade. A CDL também marcou presença na 33ª Expo Agro, com dois stands preparados para receber os associados e visitantes.

Para auxiliar o comerciante em momentos difíceis, fizemos uma entrevista sobre o Planejamento de Marketing nesse perío-do instável da economia. Confira!

Boa Leitura!

A TODO VAPOR!

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BARREIRAS - Diretoria Biênio 2014-2015 Presidente Rider Mendonça e Castro 1º Vice Presidente Carlos Henrique Souza Filho 2º Vice Presidente Humberto Carlos Fagundes R. Júnior 1º Secretário Fabio Petronilio Nogueira 2º Secretário Frederico Maximiniano Nobrega 1º Tesoureiro Ricardo Barbosa Campos 2º Tesoureiro Anny Souza Gomes Diretora Executiva Irineide Ribeiro Silva Figueiredo Diretor de Eventos Caroline Quele de Souza Santos Diretor de Produtos e Serviços Leandro Roberto Eckert Conselheiros Fiscais Célia Kumagai, Gil Arêas e Pedro Dourado M Junior Diretor Distrital FCDL Gill Arêas Machado

O LOJISTA - Coordenação Geral Irineide Ribeiro Edição de Arte Évelyn Knebel Jornalista Catarina Araújo - DRT 4501 Revisão Ricardo Campos Publicidade [email protected] Impressão Gráfica Irmãos Ribeiro Tiragem 800 exemplares / DÚVIDAS, OPINIÕES E SUGESTÕES: Avenida Antônio Carlos Magalhães, 898 - Centro - Barreiras - BA CEP 47.800-000 --- www.cdlbarreiras.com.br --- DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA | VENDA PROIBIDA

JUCEB

SOS Cidadão

Assessoria Jurídica

Consulta ao SPC

Núcleo de Pesquisas do Comércio

Certificação Digital

Estágios Integrados do Brasil

(77) 3611-5395

[email protected]

twitter.com/cdlbarreiras facebook.com/cdlbarreiras

OBSERVAÇÕES

Você está recebendo um infográfico com “8 dicas para vender mais em uma liquidação”. Aproveite as dicas e prepare-se para colocar em prática na Liquida Barreiras!

Para que o seu colaborador tenha direito ao desconto na Faculdade Dom Pedro II, é necessário que a empresa solicite a CDL uma Declaração de Associada. O prazo de entrega da Declaração é de até 1 dia útil.

ERRATA // Na edição passada (N° 78), em nota publicada sobre os cursos de Culinária, onde lê-se “CDL, Senar e Senac fecham parceria para oferecer cursos de culinária”, leia-se “Sindlojas Oeste, Senar e Senac fecham parceria para oferecer cursos de culinária”.

JUL/2015 - 3

Com o objetivo de oferecer aos lojistas e seus colabo-radores mais um serviço,

e dessa vez na área educacional, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras fechou parceria com a Faculdade Dom Pedro II. O convê-nio foi efetivado no mês de julho, na sede da CDL.

Todos os colaboradores das em-presas associadas terão descontos

CDL firma novo convênio com a Faculdade Dom Pedro II

Colaboradores das empresas associadas terão desconto especial nos cursos da Faculdade

PARCERIA

especiais nas mensalidades dos cursos de Direito e Administração da faculdade. Para utilizar o des-conto basta levar uma declaração de que o seu comércio é associa-do a CDL, e para os colaboradores, além da declaração é necessário um comprovante de funcionário da respectiva loja.

Para o presidente da CDL Bar-reiras, Rider Castro, essa parce-

ria é um avanço na diversidade dos serviços prestados aos asso-ciados. “A CDL se preocupa com os lojistas e colaboradores. Essa parceria contribui para estimular o crescimento do número de pro-fissionais capacitados”, afirmou Rider.

Os associados e colaboradores já tem direito ao desconto a partir do segundo semestre de 2015.

ADMINISTRAÇÃOPortaria nº 1.641/ 05Modalidade: BachareladoFormação: AdministradorDuração: 8 Semestres

O curso de administração da Facul-dade Dom Pedro II obteve excelente desempenho na última avaliação do Ministério da Educação – MEC, divul-gada no mês de abril. O currículo pla-nejado pela instituição oferece opções de disciplinas de ciência exatas (Admi-nistração Financeira), de criatividade (Administração Mercadológica) e de desenvolvimento humano (Gestão de RH), além do conceito de faculdade aberta, que forma alunos pró-ativos,

com um curso mais voltado para o mercado e para a comunidade.

Para comemorar o excelente de-sempenho do curso foi realizada a pa-lestra “O administrador e o sistema”, dia 28 de abril, no auditório do Cam-pus I. A palestra foi proferida pelo chefe do setor de fiscalização e servi-ços do Conselho Regional de Adminis-tração – CRA, o administrador Gerson Dias, que falou sobre as perspectivas da profissão. O evento contou com a presença do diretor da pós-graduação, Prof. Piotr Zalkowitsch, da coordena-dora do curso de administração, Profª. Daniela Câncio, e do professor, Almir Martins. “Hoje, o profissional precisa ter uma visão generalista e específica,

sem esquecer o lado ético e humano da profissão”, explica a coordenadora Daniela Câncio.

DIREITOPortaria nº 422/ 06Modalidade: BachareladoFormação: DireitoDuração: 10 Semestres

O Bacharel em Direito é apto para o exercício da advocacia e de fun-ções próprias ao profissional de for-mação jurídica na área pública, pri-vada e do terceiro setor, com ênfase na promoção da justiça social e dos direitos e deveres do ser humano da atualidade.

4 - JUL/2015

HOMENAGEM

Criativo, transformador, persis-tente, corajoso. Esses são ape-nas alguns dos adjetivos do

profissional que dedica sua vida ao empreendedorismo. Com a missão de inovar todos os dias, o comercian-te tem alma aventureira, coração mo-tivado e uma mente que deseja ven-cer desafios.

O comércio é sem dúvida o “tram-polim” da economia. E a responsabi-lidade de manter os bons saltos é do comerciante. É ele quem assume os riscos de um mercado que nem sem-pre está em alta, atende com excelên-cia e compromisso, oferece produtos de qualidade e dribla as dificuldades de um elevado custo de produção.

O dicionário Aurélio considera o comerciante como “aquele que exerce o comércio, ou que tende para ele; negociante”. Isso significa que o comerciante é aquele que re-aliza troca de mercadorias e/ou ser-viços por dinheiro ou, em alguns casos por outra mercadoria. Dessa forma, é muito difícil que alguém consiga produzir tudo que precisa para viver, por isso, o comerciante é tão importante para a economia e a sociedade.

Escolher uma vida dinâmica e ao mesmo tempo tão complexa, que exi-ge adequação as transformações de mercado, não é tarefa fácil. Por isso, além de o entender, a CDL o home-nageia pelo belo trabalho. Parabéns Comerciante!

Curiosidade - O Dia do Comer-ciante foi instituído pelo presidente do Senado Federal, João Café Filho, em 26 de outubro de 1953. Uma ho-menagem ao comércio, comemorada no dia em que nasceu José Maria da Silva Lisboa, conhecido como Viscon-de de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro. Figura histórica e político baiano, exerceu grande influência junto ao príncipe regente português D. João VI para que fossem abertos os portos brasileiros para o comércio exterior, em 1808.

16 de julho - Dia do Comerciante“Ao trampolim da economia”

“O comércio de Barreiras é gerador de 60% do empre-go da cidade. A importância desse comércio vem desde o uso do rio para o transporte das mercadorias por grandes embarcações - em tempos

passados, o que mostra a vocação natural de

Barreiras para o co-mércio. Graças ao profissionalismo, empreendedoris-mo, planejamen-to e a organização do comerciante de

hoje, e principal-mente o de ontem, so-

mos reconhecidamente um dos centros comerciais

mais fortes da Bahia. Para-béns ao lojista barreirense!”

Alvimar Lobo Alvim Lojas Alliança

“Temos grande respon-sabilidade na geração de renda dos municípios. É o lojista que faz o trabalho de corpo a corpo, de atendi-mento. Enquanto as fábricas subs-tituem o trabalho do homem, nós precisamos dos co-laboradores. Além disso, o ciclo de com-pra e venda movimen-ta a cidade. Comerciante não foque nos problemas, mas sim a forma de resol-vê-los!”

Robert Ramos Abreu Sidicléia Confecções

JUL/2015 - 5

HOMENAGEM

“O lojista é importante para o desempenho do comércio,

pois é ele quem dita o desenvolvimento

da cidade, pro-porcionando o

crescimento da comuni-dade atra-vés da atra-t i v i d a d e , emprego e

arrecadação. Parabéns Lo-

jista!”Felipe Moraes Reis

A Econômica Tecidos

“É o comerciante lo-cal que dá a primei-ra oportunidade ao colaborador ainda não espe-cializado. O pe-queno comér-cio é a mola propulsora da economia regio-nal. Boa parte da geração de empre-gos é mantida pelos comerciantes. Sem dúvi-da sua atividade é primor-dial. Parabéns!”

Vandilson Souza Milícia Modas

“Barreiras tem um comér-cio forte e muito diversifi-cado, isso conta a nos-so favor. Atendemos consumidores de toda a região oeste, que não precisam ir muito longe para comprar. Parabéns aos meus colegas lo-jistas, não desistam e sejam otimistas!”

Janete Clea Araújo América Informática

#FicaaDicaO EIB, Estágios

Integrados do Brasil, faz parte da série de serviços que a parceria CDL,

ACEB e Sindilojas Oeste oferece para os seus associados.

Com objetivo de intermediar,

orientar e promover o encontro entre

o estudante a empresa e a

instituição de ensino, o EIB possibilita ao estudante a

oportunidade de ingressar na carreira profissional junto a empresas públicas e privadas, bem como oferecer ao mercado

um estagiário disposto a aprender, crescer e construir.

Atualmente, o EIB de Barreiras é um dos que mais

efetivam estagiários no estado da

Bahia, e possui uma excelente

média nacional. Por isso, temos sido os

principais parceiros dos comerciantes, para encaminhar

potenciais colaboradores de

sucesso.

6 - JUL/2015

O papel do marketing em momento de instabilidade econômica

O Lojista: Antes de tudo, o que é Marketing?

Vandré Vilela - Vale destacar que as pessoas ligam muito o ma-rketing à propaganda e o marke-ting vai muito além da propagan-da. A propaganda é apenas uma ferramenta que utilizamos dentro de um planejamento de marke-ting. O marketing vai cuidar des-de a concepção de um produto ou serviço, até o pós-venda. Duran-te um planejamento perpassamos

Com a desaceleração do crescimento eco-nômico nos últimos tempos e com a níti-

da contração de alguns merca-dos, as empresas tendem a re-duzir a sua estrutura de custos e a mostrarem muita cautela nos seus investimentos. Em tem-pos de “vacas magras”, devem as empresas investir no cresci-mento do seu mercado? Devem reforçar o seu investimento em marketing para não perderem e mesmo assim, tentarem ainda reforçar as suas quotas de mer-cado? À parte mercados muito específicos, este é um velho di-lema para a maioria dos gestores empresariais.

Nesta edição, O Lojista conver-sa com o Publicitário e Analis-ta de Marketing Vandré Vilela que esclarece, na perspectiva do marketing, quais oportunida-des e desafios o atual momento econômico oferece ao varejo e de que maneira criativa as em-presas podem inverter uma situ-ação econômica adversa.

Especialista em marketing, publicidade e propaganda comenta a importância do investimento em marketing para as empresas se

manterem ativas

ENTREVISTA

por diversas etapas, por exemplo: vamos analisar o mercado, identifi-car oportunidades, formular estra-tégias, desenvolver ações específi-cas para um determinado público alvo e estabelecer um conjunto de controles, pois não adianta apenas criar as estratégias sem prever ou controlar se essas estratégias fo-ram exitosas ou não. Isso nos dá um panorama do que vem a ser o marketing, como é complexo tra-balhar o marketing e desmistificar

a ideia de que marketing é apenas propaganda. Utilizamos a publici-dade e a propaganda como um ca-nal de comunicação para atingir o nosso público alvo com todo esse trabalho que é realizado, desde, por exemplo, a análise de cenários.

O Lojista: O que é o Plano de Marketing?

Vandré - O Plano de Marketing é um documento onde vamos forma-lizar quais são as estratégias que

JUL/2015 - 7

iremos desenvolver para atingir os objetivos que queremos alcançar. No Plano de Marketing, primeira-mente, vamos estabelecer objeti-vos, que podem ser categorizados em objetivos a curto, a médio e a longo prazo. Vamos supor que meu objetivo de marketing seja aumen-tar o faturamento de determinado produto em um período de tempo na minha empresa, então vou criar condições e estruturas pra que eu consiga atingir esse resultado. Se o meu objetivo de marketing for au-mentar o ticket médio semanal, ou seja, o valor médio das vendas, en-tão, vou desenhar estratégias para que eu consiga atingir esse resulta-do. Geralmente os objetivos de ma-rketing estão ligados a parte orga-nizacional da empresa como uma extensão do Planejamento Estraté-gico da organização, devendo ser estipulado, periodizado e quantifi-cado.

O Lojista: O Plano de Marketing

deve ser um documento definitivo?Vandré - Não. Inclusive, o Pla-

no de marketing deve ser revisi-tado constantemente. Essa impre-visibilidade é o que move o Plano de Marketing. Hoje, por exemplo, estamos num cenário de crise, en-tão deve-se retornar para o plane-jamento a fim de reavaliar as ações que foram traçadas. É fundamental que se utilize os pilares da gestão: planejar, executar, verificar e agir.

O Lojista: Qual a importância do

Plano de Marketing para uma em-presa, em especial nesse momento de suposta “crise econômica”?

Vandré - O Plano de Marketing é fundamental. Algumas empre-sas, quando o orçamento aperta, ou quando explode uma crise fi-nanceira, a primeira coisa que eles fazem é cortar o investimento em marketing e publicidade e isso é muito comum. A gente percebe que é uma das grandes miopias de marketing porque não existe uma empresa que vai conseguir sobre-viver no mercado ou aumentar a sua lucratividade reduzindo seus investimentos em marketing. É in-teressante fazer uma reavaliação das estratégias que a empresa ado-ta, e em cima disso, traçar as es-

tratégias que sejam coerentes com esse novo cenário. Uma boa opor-tunidade é desenhar um Plano de Marketing baseado em ferramen-tas, principalmente as de comu-nicação, que podem dar sustenta-ção a esse plano de uma maneira mais rentável para a organização, e existem inúmeras possibilidades, principalmente para o varejo. Daí, podem surgir algumas dúvidas a exemplo de: Como devo continuar anunciando e investindo em ma-rketing sem aumentar as minhas despesas? Existem ferramentas pra isso, hoje cresce o advento do marketing digital que auxilia mui-to nesse processo, podemos criar planejamentos, inclusive mensu-rar o resultado de uma campanha através dessas ferramentas de uma maneira auto sustentável para em-presa ou com um custo quase que zero. Pode-se criar um planeja-mento mercadológico dentro das principais plataformas digitais, ou pode-se investir muito em ferra-mentas de promoção de vendas e merchandising, onde teremos um resultado mais imediato quando se fala em mensurar resultados. A gente pode deixar, por exemplo, a comunicação institucional, que é mais intangível, nas plataformas tecnológicas, já que os resultados surgirão a longo prazo.

O Lojista: Qual tipo de marketing as empresas podem apostar em seus modelos de negócios?

Vandré - Além do marketing di-gital, outra ferramenta em que se pode apostar dentro do planeja-mento de marketing, nesse mo-mento de crise, é o marketing de relacionamento. O objetivo do ma-rketing de relacionamento é man-ter-se em contato constante com os clientes. Somente estando sempre presente na vida do cliente que a empresa tornará viável uma rela-ção a longo prazo com eles. É fato que para uma empresa, é mais caro conquistar novos clientes do que manter os clientes que já pos-sui. Por isso, é interessante que se utilize essas estratégias de marke-ting de relacionamento, por exem-plo e-mail marketing, marketing direto, pós venda, a fim de fideli-zar os clientes da empresa.

ENTREVISTA

O Lojista: Como é o processo do marketing de relacionamento dentro de uma empresa?

Vandré - No marketing de re-lacionamento é importante que a empresa conheça o seu públi-co alvo, seus hábitos de compra: quem compra, o quanto compra, onde o cliente está localizado, em seguida, mapear e construir ações que estejam ligadas a esse públi-co alvo. Ações como e-mail ma-rketing acaba funcionando como um desdobramento do marketing de relacionamento que pode-se utilizar e, principalmente, traba-lhar com o pós venda, a satisfa-ção dos clientes. Os clientes tem uma necessidade de serem ouvi-dos. Muitas empresas ainda não perceberam que esta é uma ten-dência há muito tempo utilizada pelo marketing e que as empre-sas que conseguem efetivar essas ações acabam desenhando um plano de marketing favorável a elas. Praticar o marketing de re-lacionamento significa se impor-tar com o cliente, manter conta-to com ele durante todas as fases da compra, desde o momento em que ele entra na sua loja até a eta-pa final da compra.

O Lojista: Qual a importância do cadastro de clientes para a empresa?

Vandré - O ideal é que o lojis-ta crie uma base de dados de in-formações dos seus clientes inde-pendentemente da maneira que esse cliente comprou, seja à vista ou à prazo. A partir do momento que o lojista tem esse perfil e ele sabe muito bem onde estão esses clientes, o que fazem, como com-prou, quando comprou, porque comprou. Então essas perguntas também começam a responder as inquietações do planejamento de marketing. Os clientes tem a ne-cessidade de que as empresas se importem com eles, e as empre-sas acabam não percebendo isso no dia a dia, gastando mais esfor-ços e dinheiro conquistando no-vos clientes do que mantendo os que já possuem. Não adianta ape-nas vender produtos, os clientes querem ser atendidos por comple-to, tente agregar serviços ao seu negócio.

8 - JUL/2015

O Lojista: Em Barreiras, o proble-ma com a má qualidade dos serviços de internet é uma realidade. Até que ponto essa limitação afeta no plane-jamento de marketing?

Vandré - Temos esse proble-ma no eixo local-regional que é a questão da internet que não aju-da muito os empresários a cria-rem um planejamento de marke-ting digital, e isso é uma limitação, apesar de que o marketing digital hoje é uma tendência, e se despon-ta como umas das mídias mais im-portantes na qual muitas empresas tem apostado, até mais do que em mídias tradicionais. É uma realida-de que, aos poucos, os empresários da nossa cidade vão ter que come-çar a entrar nessa nova plataforma. Realmente temos essas dificulda-des e o empresário pode criar al-gumas alternativas. Hoje o empre-sário pode explorar novos formatos de propaganda, a exemplo das mí-dias out of home (monitores de LCD disponíveis em diferentes lo-cais ao ar livre) mídias exteriores, marketing de guerrilha. As mídias que atraem a atenção do consumi-dor enquanto o público alvo está fora de casa, acaba sendo uma boa alternativa no plano de marketing das empresas.

O Lojista: É necessário contratar um profissional para auxiliar na ela-boração de um Plano de Marketing?

Vandré - Em tempos de crise é importante ter uma visão exter-na, por isso é importante que nes-se momento as empresas contem

com a experiência e o know-how de profissionais gabaritados nes-sa área, que tenham uma avalia-ção mais formada sobre cenários, sobre crises, inclusive sobre o co-mércio local, para que elabore esse plano de marketing. É importante que se tenha a parceria tanto de profissionais de fora quanto dos profissionais de dentro – gestores da empresa, para que repassem as informações e ambos comecem a construir esse planejamento de marketing, até por que, muitas ve-zes, as pessoas de dentro da empre-sa possuem uma visão ou pouco mais embaçada e não conseguem enxergar outros caminhos ou ou-tras possibilidades que as pessoas de fora têm, por isso é importan-te contratar um profissional quali-ficado e que tenha afinidade com o setor.

O Lojista: Qual o melhor caminho para micro e pequenas empresas que estão em busca desses profissionais e possuem um orçamento menor?

Vandré - Essas empresas podem procurar o auxílio dos seus órgãos representativos, no caso a própria CDL e também o Sebrae que tra-balham com essas políticas para o fomento das micro e pequenas em-presas, buscando artigos, buscando uma assessoria dentro do seu seg-mento para que tenha esse apoio. A partir destas pistas, a empresa tem como desenvolver um plano de marketing independente da si-tuação ou do porte da organização.

O Lojista: Seguindo esse roteiro e aplicando tais dicas é possível atra-vessar o atual momento econômico com resultados positivos?

Vandré - Sim, com certeza! Por isso que é importante planejar. Quando se fala em planejar, nes-se momento de crise, é preciso reavaliar ‘o que’ estamos fazendo dentro da nossa empresa em ter-mos de planejamento estratégi-co de marketing, e em cima disso vamos traçar esses novos objeti-vos de marketing baseados nesse novo cenário. A grande dica é con-tinuar investindo no planejamen-to de marketing, para que possa buscar resultados tangíveis. O lo-jista deve ser mais ativo comer-

cialmente: escolha os horários de menos movimento e incentive os seus vendedores a ligar, enviar e--mails ou até mesmo usar o what-sapp! o que não pode é ficar pa-rado. Venda mais que produtos, venda experiências. Tente per-sonalizar o seu atendimento. Vá para o balcão, converse e entenda o seu cliente para melhor atendê--lo. Lembrando que o marketing também tem como objetivo criar mecanismos no presente para co-lher resultados futuros na organi-zação.

O Lojista: O que é essencial ter para iniciar um Plano de Marketing?

Vandré - O essencial é traçar um objetivo de marketing que corres-ponda com a realidade da empre-sa e do mercado, estes objetivos devem ser mensuráveis e especí-ficos, deve focar no crescimento do negócio, devem ser desafiantes, porém, realistas, devem ser con-troláveis, e estratégicos. Repito: sa-ber aonde se quer chegar e como (objetivo de marketing) são os pon-tos principais de qualquer planeja-mento estratégico de uma empre-sa. Inovem no jeito de comunicar, uma vez que a propaganda ainda é a alma do negócio. Saiam da caixa, façam diferente.

“O objetivo do marketing de

relacionamento é manter-se em con-tato constante com os clientes. Somen-te estando sempre

presente na vida do cliente que a

empresa tornará viável uma relação

a longo prazo com eles.”

ENTREVISTA

JUL/2015 - 9

EDITALAssembléia de Constituição do Observatório Social de Barreiras

Ficam todos os interessados cientes de que no dia 19 de Agosto de 2015, às 19h, na Avenida ACM, nº 898, Centro, no municí-

pio de Barreiras-BA, será realizada Assembleia para Constituição do Observatório Social de Barreiras, na qual serão discutidos os

assuntos da pauta discriminada abaixo:

- Exposição de motivos para constituição do Observatório Social;

- Leitura e discussão do estatuto social;

- Eleição dos membros dos conselhos;

- Demais assuntos pertinentes.

Barreiras (BA), 12 de Agosto de 2015.

Comissão Organizadora

PRÓXIMOS EVENTOS

Vem aí a II Copa Comerciário de Futebol SocietyBuscando estreitar o relacionamento

entre as empresas associadas, a CDL

de Barreiras, em parceria com o Serviço

Social do Comércio - SESC, promoverá a

II Copa Comerciário de Futebol Socie-

ty. O intuito é atender aos anseios dos

empresários e comerciários propiciando

um clima de lazer, união e entretenimen-

to entre os colaboradores de diferentes

lojas.

“A copa Comerciário é um evento que

prima pelo lazer e boa relação entre os

participantes. Essa com certeza é uma

das oportunidades que temos de estreitar

os laços entre as empresas e proporcio-

nar momentos de descontrações para os

comerciários”, afirma Fábio Petronílio, um

dos organizadores do campeonato.

A Copa terá início no dia 18 de novem-

bro. As inscrições serão realizadas na CDL

de Barreiras.

Mais informações: CDL - (77) 3611-5395

- [email protected]

II Copa Comerciáriode Futebol Society

Inscrições abertas!

10 - JUL/2015

Por Ricardo Menna Barreto

SOBRE HUMANOS E ROBÔS... REALIDADES (DES)CONECTADAS?

Em 2014 a mídia divulgou amplamente uma curio-sa pesquisa desenvolvida

no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) [Cambridge, Massachusetts - Estados Unidos]. Tal pesquisa descobriu que tra-balhadores preferem receber or-dens de “robôs” em vez de pes-soas. Esta pesquisa, capitaneada pelo estudante de PhD Matthew Gombolay, sugeriu que devemos dar mais autonomia às máquinas, se isso ajudar para que as pesso-as trabalhem com mais fluência com colegas de time que sejam... Robôs! Mas, como assim, “autono-mia para as máquinas”? “Colegas robôs”? De fato: o papo parece es-tar surgindo de um filme de fic-ção científica. Mas não. Há cer-

to tempo estamos sofrendo uma espécie de “hibridação” homem/máquina.

Kevin Warnick, professor de ci-bernética da Universidade de Re-ading (Inglaterra), há alguns anos introduziu microchips em seu braço, por meio dos quais, atra-vés de impulsos elétricos, con-seguia controlar seu computador pessoal à distância, por simples gestos dos dedos. Incansável e cada vez mais ousado, Warnick avisou que antes de seu aniver-sário de 60 anos, implantaria um chip no seu cérebro para se tor-nar metade homem, metade má-quina. Este mesmo cientista faz projeções que, talvez em 15 anos, já se tenham implantes para con-quistar um sentido extra e, “em

ARTIGO

20 ou 25 anos, se poderá comprar um chip para se comunicar pelos pensamentos”. Ou seja, Warnick pretende tornar-se um ciborgue: um ser híbrido, meio humano, meio robô.

Este é apenas um exemplo que demonstra a incessante busca do homem em criar meios de ultra-passar os limites físico-biológicos impostos pela natureza humana, que natural e incontrolavelmen-te nos levará, um dia, à morte. É sabido que, com o avanço da técnica, apresentam-se diversos meios de operarem-se tais limi-tes, prolongando o tempo de vida dos humanos na Terra. Não obs-tante, surgem, neste contexto, al-gumas perguntas: quais seriam os limites e as possibilidades des-

JUL/2015 - 11

Ricardo Menna Barreto é professor universitário, doutorando, Mestre e Graduado em Direito.

ses avanços? Ademais, qual seria a fronteira entre os benefícios e os prejuízos destas tecnologias? Com efeito, filmes como “O Ho-mem Bicentenário” e “Click” são boas pistas para refletirmos sobre tecnologia e finitude humana.

Decerto, o avanço tecnológico exige responsabilidade sobre as atitudes humanas, uma vez que cada ação se reflete não apenas nas pessoas que estão próximas, mas em todas as criaturas vivas, gerando uma reação em cadeia de maior ou menor intensidade. Nesse sentido, estes avanços para aprimorar as capacidades huma-nas podem representar a desor-dem, pois a longo prazo não sa-bemos exatamente o que tais interferências podem, de fato, ocasionar na vida humana.

Sobre o assunto, um filósofo, Hans Jonas, ressaltou a impor-tância de o legislador e o estadis-ta saberem lidar com sabedoria para garantir a ordem do sistema atual e também garanti-la futu-ramente, evitando-se desordens das paixões humanas que podem ser causadas pelos avanços tec-nológicos. Jonas, voltado à bioé-tica, bem destaca a importância de nos ampararmos em valores que sustentem a vida humana, não apenas em sua concepção biológica, mas igualmente em suas dimensões moral, cultural e social. Por isso, Jonas invoca--nos a repensar os valores que prevalecem em nossa socieda-de, valores humanísticos que estão perdendo seu espaço em uma sociedade demasiadamente complexa. A fusão destes valores (humanos) às figuras híbridas que se criaram (robôs, ciborgues, etc.), tem, portanto, de ser pen-sada no sentido de uma prevalên-cia do elemento humano em rela-ção à máquina.

Recentemente, em 2015, a im-prensa também divulgou a exis-tência, no Japão, de um “Hotel de Robôs” (cfe. BBC Brasil). Trata-se de um hotel no qual, segundo seu idealizador, pretende-se “mostrar como os estabelecimentos podem se tornar mais eficientes com me-nos gastos trabalhistas”. Ou seja, criou-se por uma “questão de eco-

nomia”. Esta é uma das questio-náveis “promessas” da tecnociên-cia que ganha vida.

Ao pesquisar sobre este tema (que, aliás, muito me interes-sa) lembro-me, inevitavelmente, de meu autor predileto de ficção científica: Philip Kindred Dick (1928-1982). Dick era um visioná-rio. Na década de 1950, em seus contos e romances, Dick já pre-via uma ampla gama de tecnolo-gias das quais nos servimos atu-almente. Filmes famosos, como Blade Runner, O Vingador do Fu-turo e Minority Report foram base-ados em seus romances e contos

“O.k.: sei que alguns seres humanos conse-

guem transcender a máquina em nível de

frieza e descaso com o próximo. Entretanto, o ser humano é uma aposta. Sem dúvida,

trata-se de uma aposta que fizemos envoltos por medos, dúvidas, expectativas, frusta-ções, amores, enfim, por sentimentos que

robô algum no mundo pode sentir.”

breves. Assusto-me cada vez que os releio, pois vejo os traços de uma sociedade antevista por Dick há cerca de quarenta anos.

Mas, que traços são estes? O principal deles é o próprio des-prendimento da finitude natu-ral do corpo humano, ou seja, da morte. Alguns cientistas até pro-metem: dentro de alguns anos, não mais morreremos. Ou seja, eles pretendem trazer “benefí-cios” à vida humana (me per-gunto... Ser “eterno” seria um benefício?), por meio do uso de

marca-passos, membros mecâni-cos, etc. Por outro lado, não se sabe, a médio e longo prazo, os malefícios que eles podem oca-sionar – por isso a necessidade de maior controle sobre os avanços tecnocientíficos.

Neste cenário pós-humanis-ta, dominado por tecnologias digitais, no qual cientistas en-xergam a máquina como mode-lo e metáfora “inspiradoras”, a verdadeira liberdade será con-quistada somente quando se re-conhecerem certos valores que nos levem de volta, plenamente, ao fator humano.

Confesso a vocês que eu não gostaria de receber ordens de uma máquina. Seria algo mui-to frio, demasiado mecânico. O.k.: sei que alguns seres hu-manos conseguem transcender a máquina em nível de frieza e descaso com o próximo. Entre-tanto, o ser humano é uma apos-ta. Sem dúvida, trata-se de uma aposta que fizemos envoltos por medos, dúvidas, expectativas, frustações, amores, enfim, por sentimentos que robô algum no mundo pode sentir.

Don Miguel Ruiz sustenta que “os seres humanos resistem à vida. A morte não é o maior medo que os homens possuem; nosso maior medo é estar vivo. Assumir o risco de viver e de expressar o que somos na realidade. Simples-mente ser quem somos – esse é o nosso grande medo”. Por isso, complementa Ruiz, “se você quer viver uma vida de alegria e reali-zação, precisa encontrar coragem para romper esses compromissos baseados no medo...”.

Ou seja, não tenhamos medo do chefe. Não queiramos ter colegas robôs. “Robotizando” a existên-cia, tudo será (ou pretenderá ser) controlado. Podemos até inventar e controlar as máquinas, mas a vida humana continuará sendo o enigma mais inquietante e inex-plicável. E é aí que reside a magia da existência humana.

ARTIGO

12 - JUL/2015

A Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Ado-

lescente – Lei n. 8.069/90, em sintonia com movimentos so-ciais e as Convenções Inter-nacionais, adotaram de forma inédita um sistema de prote-ção integral à criança e ao ado-lescente. A legislação vigente considera a criança – pessoa com até doze anos de idade incompletos e o adolescente – aquela entre doze e dezoito anos de idade, indivíduos em desenvolvimento, reconhecen-do a sua condição peculiar e propondo um novo modelo de estruturação e gerenciamento das políticas públicas destina-das a essa parcela da popula-ção.

É parte integrante do novo modelo de atenção integral a criação de Varas Privativas com as atribuições previstas no Estatuto da Criança e Ado-lescente. Atendendo ao cri-tério quantitativo, desde de 2007, a Lei de Organização Judiciária do Estado da Bahia criou na Comarca de Barreiras a Vara Especializada da Infân-cia e Juventude, inclusive com Competência para Execução de Medidas Socioeducativas. Contudo, somente decorridos 8 (oito anos), a Resolução 13 de 24/07/2015, corrigiu uma omissão histórica autorizando a instalação da vara. E o que isso significa? A primeira mu-dança decorrente da existên-cia de uma Vara Privativa da Infância e Juventude é a ga-rantia de prioridade absoluta aos processos que tratam dos direitos das crianças e adoles-centes.

As características peculiares

Vara da Infância será instalada em Barreiras

Por Cristiana Matos, Presidente da OAB Subseção Barreiras

dessas unidades judiciárias que agregam a atuação de juí-zes, servidores e equipes mul-tidisciplinares compostas por psicólogos, pedagogos e assis-tentes sociais, permitem uma análise mais criteriosa dos processos que abordam temas como adoção, perda de pá-trio poder, julgamento de atos infracionais, dentre outros. Ocorre que, para aplicação efi-ciente do sistema protetivo de amparo integral previsto pelo Legislador seja aplicado é ne-cessário que nos Municípios mais populosos como Barrei-ras, existam além de Vara Pri-vativa da Infância e Juventu-de, unidades de acolhimentos e cumprimento de medidas so-cioeducativas.

Nos termos do Estatuto da Criança e Adolescente é de atribuição exclusiva dos gover-nos estaduais, criar, manter e desenvolver os programas re-gionalizados para a execução das medidas de internação e semiliberdade, impostas aos menores infratores por deci-são judicial, garantindo a pro-ximidade com os domicílios dos adolescentes inseridos nos respectivos programas. Na Bahia, todas as unidades des-sa natureza estão concentra-das na região metropolitana. Assim, além da implantação da Vara Privativa da Infância para que finalmente a região Oeste consiga cumprir a meta de atenção integral à essa par-cela diferenciada da popula-ção, devemos exigir do Gover-no Estadual a implantação de mais dois aparelhos básicos: Casa de Acolhimento e Unida-de de Cumprimento de Medi-das Socioeducativas.

Saiba como precedem as Varas da Infância e

juventude:

O que são?Medidas socioeducati-

vas são medidas aplicáveis a adolescentes autores de atos infracionais e estão previstas no art. 112 do Es-tatuto da Criança e do Ado-lescente (ECA). Apesar de configurarem resposta à prática de um delito, apre-sentam um caráter predo-minantemente educativo e não punitivo.

Quem recebe?Pessoas na faixa etária

entre 12 e 18 anos, poden-do-se, excepcionalmente, estender sua aplicação a jovens com até 21 anos in-completos, conforme pre-visto no art. 2º do ECA.

Quem aplica?O Juiz da Infância e da

Juventude é o competente para proferir sentenças so-cioeducativas, após análise da capacidade do adoles-cente de cumprir a medida, das circunstâncias do fato e da gravidade da infração. Parabéns a todos que bra-vamente lutaram por essa grande conquista.

JUSTIÇA

JUL/2015 - 13

CDL prestigiou Posse da nova Diretoria do Rotary ClubNo dia 17 de julho, o Rotary Club de Barreiras realizou a ce-

rimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2015-2016. O

presidente da CDL Barreiras, Rider Castro, esteve presente na

solenidade, e prestigiou os rotarianos.

A nova diretoria tem a seguinte composição:

Neiva Beatriz Jaskuiski- Presidente

Carla Leksandra Cordeiro Zuttion- Vice-Presidente

Priscila Fronza Elalker- Secretaria

Marilene Zancanaro Zanella- Tesoureiro

Ivanir Maia da Silva- Protocolo

Presidentes de comissões:

Desenvolvimentos do Quadro Social- Carla Zuttion

Projeto de Prestação de Serviços- Jeovani Almeida Ribas

Fundação Rotária- Heloisa Helena de Santis

Administração do Clube- Haroldo de Barros Oliveira.

CDL marcou presença na 33ª Expo Agro Barreiras A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bar-

reiras esteve presente na Expo Agro 2015, a

maior feira agropecuária da região Oeste da

Bahia. Com uma programação diversificada

entre shows, Leilões, exposição de máqui-

nas e produtos agropecuários, a feira acon-

teceu de 4 a 12 de julho.

Nessa edição da Expoagro, a CDL pre-

parou dois stands para receber os lojistas

e visitantes. O primeiro, foi no Farol do Em-

preendedor, com o stand da Prepara Cursos

profissionalizantes, lá os visitantes conhe-

ceram os diferentes cursos ofertados pela

instituição, nas áreas de informática, comér-

cio, serviços, indústria, saúde e de idiomas.

O segundo stand esteve localizado na ala

da orientação empresarial. Nesse espaço, a

CDL recebeu seus associados e todos os in-

teressados em conhecer melhor a entidade.

40 anos do 10º BPM: A CDL faz parte dessa históriaEm solenidade que comemorou o aniver-

sário de 40 anos do 10º Batalhão da Polícia

Militar do Estado da Bahia, atualmente 10º

Batalhão de Ensino, Instrução e Capacita-

ção (10º Beic), a Câmara de Dirigentes Lo-

jistas de Barreiras foi homenageada. Duran-

te a cerimônia o presidente da CDL, Rider

Castro, recebeu do MAJ PM Camilo Otávio

Uzêda uma placa em homenagem a insti-

tuições que contribuíram para o desenvol-

vimento da Região Oeste.

CDL EM PAUTA

14 - JUL/2015

Homenagem aos Avós:Parabéns aos Pais e Mães pela segunda vez

Experiência de vida, sabedoria, amor,

carinho e colo são alguns dos ingredientes

do que é ser Vovó e Vovô. A doçura na voz,

afeto no olhar e atenção para ouvir também

são características dos conhecidos como

“segunda mãe” e “segundo pai”.

A importância dos avós na família vai mui-

to além dos mimos dados aos netos, muitas

vezes eles são o apoio afetivo e financeiro

de pais e filhos. Em alguns casos também

são os responsáveis diretos pela educação

e criação dos netos. A presença dos avós

faz toda a diferença!

Atualmente o perfil dos avós tem se modi-

ficado bastante. Aos poucos aquela imagem

de velhinhos frágeis e cansados vem sendo

substituída por senhores dispostos, motiva-

dos e que não ficam parados. As experiên-

cias do passado se unem as descobertas re-

alizadas em conjunto por netos e avós.

Seja pelo cuidado, pelo bolo quentinho,

pelo amor ou até por aliviar a bronca dos

pais, os avós são um verdadeiro presente, é

a história viva da família. No mês do Avós a

CDL parabeniza a todas as vovós e vovôs e

deseja vida longa a todos eles.

CDL promove encontro com comerciantes do Santa LuziaEstreitar o relacionamento com os lojistas.

Esse é o objetivo do projeto “CDL convida”

que visita os comerciantes dos bairros de

Barreiras. Dessa vez, o encontro foi no bairro

Santa Luzia, e reuniu os comerciantes da co-

munidade no dia 28 de julho, para conhece-

rem as vantagens oferecidas pela CDL.

Durante a reunião os empreendedores fo-

ram apresentados aos serviços e produtos

que a CDL dispõe para os lojistas. Entre elas

oportunidade para participação em cursos,

palestras e treinamentos, parcerias com en-

tidades comerciais e educacionais, acesso

a campanhas promocionais em datas co-

memorativas, realização do Prêmio Mérito

Lojista, CDL móvel, certificado digital, ações

na área de responsabilidade social entre

outras.

O presidente da CDL, Rider Castro, des-

tacou a importância da representatividade

que a instituição exerce e o apoio para aju-

dar o lojista na administração do próprio ne-

gócio. “A CDL trabalha para reunir o maior

número de benefícios aos seus associados,

e juntos encontrarmos soluções para pro-

blemas comuns”, afirmou Rider.

Para a lojista Josélia de Brito, o encon-

tro foi fundamental para analisar de perto

as ações que a CDL desenvolve. “Gostei

bastante das facilidades que o comercian-

te pode ter acesso e tirei muitas dúvidas”,

disse Josélia.

Estiveram presentes no encontro repre-

sentantes da Caixa Econômica Federal e do

Sebrae, parceiros da CDL, que reforçaram a

necessidade do associativismo.

CDL EM PAUTA

JUL/2015 - 15

CDL EM PAUTA

Encontro de Empreendedoras reúne lojistas barreirenses“O sucesso usa salto”. Esse foi o tema da

palestra do primeiro Encontro de Mulheres

Empreendedoras do Oeste da Bahia. O even-

to aconteceu no dia 30 de julho, e foi reali-

zado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pe-

quenas Empresas (Sebrae), com o apoio da

Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras

(CDL).

A palestrante do evento foi a escritora

e empresária Nelma Penteado, que abor-

dou entre outros assuntos como equilibrar

a vida profissional, pessoal, afetiva e obter

resultados no mundo dos negócios, além de

estratégias para realizar metas no ambiente

corporativo.

Para a lojista Benê Campos, que partici-

pou do encontro e foi homenageada pelo

pioneirismo na área empresarial de Barrei-

ras, estar atenta a novos conhecimentos e

aplicar na atividade profissional é muito im-

portante. “Iniciativas como essa são neces-

sárias para o desenvolvimento das mulhe-

res empreendedoras que poderão aplicar

estas estratégias para o crescimento do seu

comércio”, afirmou Benê.

Na oportunidade, também foram home-

nageadas a lojista Rita Reis, pelo sucesso

nas carreiras como médica e empresária, e

Anny Souza pelo êxito da mulher jovem no

empreendedorismo. O encontro reuniu 310

e mulheres, que lotaram o teatro do Serviço

Social do Comércio (Sesc) de Barreias.

Parceria promove Curso de Culinária em BarreirasComeçou no último dia 12 de agosto, na

cozinha da Associação Baiana dos Produto-

res Algodão (Abapa), o curso de Culinária,

destinado a capacitar pessoas que não têm

experiência na área.

As aulas estão sendo ministradas para

duas turmas, nos turnos vespertino e no-

turno. O curso tem duração de 40 dias, e

carga horária de 100 horas. Serão abertas

mais duas turmas no mês de setembro, e as

inscrições poderão ser realizadas na sede da

Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras

(CDL).

O curso de Culinária Geral é resultado da

parceria entre o Serviço Nacional de Apren-

dizagem Comercial (Senac), Sindicato dos

Lojistas do Comércio Varejista e Atacadista

de Barreiras (Sincva) e o Serviço Nacional de

Aprendizagem Rural (Senar), com o apoio da

CDL e Aceb.

16 - JUL/2015

Dica CDL: Treinamento Dale

Carnegie abre nova turma em

BarreirasInforme-se a sua volta e encontrará pessoas

bem-sucedidas nos negócios, líderes mundiais,

atletas profissionais e artistas que são gradua-

dos no Dale Carnegie Course®. Este programa

propõe ajudar você a dominar as habilidades e

atitudes fundamentais no ambiente de negó-

cios atual, e aprimorar fundamentos para for-

talecer as relações em todos os níveis, desen-

volvendo uma maior inteligência emocional ao

gerenciar o estresse e lidar com as condições

de mudanças constantes no local de trabalho.

Como resultado, você se sentirá mais bem pre-

parado para administrar sua carreira e confian-

te em seu futuro.

Quem deve participar? Profissionais em

todos os níveis corporativos que procuram

ter benefícios profissionais e pessoais, au-

mentar ao máximo seu desempenho em

suas áreas de atuação, tornando-se mais

valiosos e agregando valor à organização.

Previsão de início do curso: Outubro de 2015.

Últimas vagas!

Mais informações: Marinho Hermes - Dale Carnegie Oes-

te Baiano

Contato: (77) 9804-0090

PREPARA!Estar preparado para as oportunida-

des é tão importante quanto ter talento.

Por isso, a CDL buscou o que havia de

melhor e mais moderno – o mais prá-

tico, objetivo, abrangente e específico

para o comércio possível – em termos

de capacitação de mão de obra, a Pre-

para cursos profissionalizantes. Essa é

uma extensão de capacitação da enti-

dade com foco para jovens estudantes

e profissionais do comércio barreirense.

São mais de 40 cursos profissionalizan-

tes, nas áreas de Informática, Saúde, Co-

mércio, Serviços, Indústria e de Idiomas.

A Prepara está pronta para recebe-lo

no seguinte endereço: rua Aníbal Alves

Barbosa, nº 615, bairro Sandra Regina,

próximo ao Novo Mundo do Real.

Não confie apenas no talento, você

precisa estar Preparado!

AGENDA