informativo o lojista n° 66 - mai-jun/2014

8
Nº 66 - MAI-JUN/2014 www.cdlbarreiras.com.br vejamais Direitos do Consumidor. Veja como foi a palestra realizada pela CDL para lojistas. [pág. 6] Fique por dentro: o que a legislação versa sobre programas de estágios. [pág. 7] CDL participa de audiência pública sobre a qualidade dos serviços de telefonia em Barreiras [pág. 3] Casados X Solteiros. Quem gasta mais? [pág. 4]

Upload: cdl-barreiras-bahia

Post on 03-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo produzido pela CDL de Barreiras (BA), com circulação regional. Seu conteúdo pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo O Lojista N° 66 - mai-jun/2014

Nº 66 - MAI-JUN/2014 www.cdlbarreiras.com.br

vejamais

Direitos do Consumidor. Veja como foi a palestra realizada pela CDL para lojistas. [pág. 6]

Fique por dentro: o que a legislação versa sobre programas de estágios. [pág. 7]

CDL participa de audiência pública sobre a qualidade dos serviços de telefonia em Barreiras [pág. 3]

Casados X Solteiros. Quem gasta mais? [pág. 4]

Page 2: Informativo O Lojista N° 66 - mai-jun/2014

2 - MAI-JUN/2014

Este informativo é produzido pela CDL de Barreiras (BA). Sua circulação é regional e seu conteúdo pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte.

A publicação O Lojista abre espaço para você, leitor. Dê a sua opinião, crítica e sugestão sobre as nossas matérias. O que te agradou? O que poderíamos melhorar? Qual a sua dúvida? Queremos saber o que você tem a dizer para que o conteúdo do Informativo O Lojista esteja sempre alinhado com o que você quer ler. Existem diversos canais pelos quais podemos manter esse contato:

O mês de junho foi marcado pela representação do comércio na defesa de um bem comum. No dia 11 de junho foi reali-zada a CPI da telefonia, na Câmara de Vereadores. A CDL de

Barreiras é uma das entidades representativas que abraçaram e par-ticiparam do evento. Além disso, uma ação civil pública foi enviada ao ministério público solicitando melhora nos serviços. Na próxima página (03) você encontra uma matéria sobre o a CPI e as ações da entidade para a melhoria dos serviços.

Empresário, você conhece a lei do estágio? Nesta edição de O Lo-jista você vai encontrar na página 07 uma matéria sobre os direitos do estágio e algumas recomendações importantes na hora de contra-tar um jovem para estagiar. Você poderá saber também mais sobre o Estágios Integrados Brasil – EIB, mais um serviço oferecido pela CDL de Barreiras e Associação Comercial e Empresarial de Barrei-ras-ACEB.

Em pesquisa realizada entre os meses de setembro de 2013 e abril de 2014 o Núcleo de Pesquisas da CDL (Nupec) constatou que o nú-mero de inadimplentes tem aumentado entre os casados. Estes e mais outros dados da pesquisa você pode conferir na reportagem da página 04.

Vem aí o Liquida Bahia! Esta é mais uma oportunidade que os lo-jistas de todo o estado terão para vender mais. Em Barreiras o lança-mento foi realizado no dia 29 de maio. A campanha promete ser ar-rasadora e oferece vários prêmios. Mais detalhes na página 05.

Boa Leitura!

AVANTE

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BARREIRAS - Diretoria Biênio 2014-2015 Presidente Rider Mendonça e Castro 1º Vice Presidente Carlos Henrique Souza Filho 2º Vice Presidente Humberto Carlos Fagundes R. Júnior 1º Secretário Fabio Petronilio Nogueira 2º Secretário Frederico Maximiniano Nobrega 1º Tesoureiro Ricardo Barbosa Campos 2º Tesoureiro Anny Souza Gomes Diretora Executiva Irineide Ribeiro Silva Figueiredo Diretor de Eventos Caroline Quele de Souza Santos Diretor de Produtos e Serviços Leandro Roberto Eckert Conselheiros Fiscais Célia Kumagai, Gil Arêas e Pedro Dourado M Junior Diretor Distrital FCDL Gill Arêas Machado

O LOJISTA - Coordenação Geral Irineide Ribeiro Edição de Arte Évelyn Knebel Jornalista Bruna Pires - DRT 3718/BA Revisão Ricardo Campos Publicidade [email protected] Tiragem 750 exemplares / DÚVIDAS, OPINIÕES E SUGESTÕES: Avenida Antônio Carlos Magalhães, 898 - Centro - Barreiras - BA CEP 47.800-000 --- www.cdlbarreiras.com.br --- DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA | VENDA PROIBIDA

EDITORIAL

JUCEB

SOS Cidadão

Assessoria Jurídica

Consulta ao SPC

Núcleo de Pesquisas do Comércio

Certificação Digital

Estágios Integrados do Brasil

(77) 3611-5395

[email protected]

twitter.com/cdlbarreiras facebook.com/cdlbarreiras

INFORME PUBLICITÁRIO

Aumente os resultados da sua empresa com qualificação profissional.

São mais de 70 cursos profissionalizantes em diversas áreas:

- ROTINAS ADMINISTRATIVAS

- ATENDIMENTO E VENDAS

- OPERADOR DE CAIXA

- GESTÃO FINANCEIRA

Conheça a Unidade Barreiras da Prepara

Rua Planalto, S/N - subindo a rua da Feira

Municipal. Barreiras-BA.

www.prepara.com.br (77) 3613-1578

Page 3: Informativo O Lojista N° 66 - mai-jun/2014

MAI-JUN/2014 - 3

REPRESENTATIVIDADE

Comissão parlamentar de inquérito avaliou os serviços de telefonia da região e audiência pública foi realizada para discutir sobre os transtornos causados por este problema.

CDL participa de audiência pública sobre a qualidade dos serviços de telefonia em Barreiras

Lentidão, constantes quedas de conexão e muitos transtor-nos. Todos esses problemas

são causados pela má qualidade dos serviços de internet e telefonia em Barreiras. Para a maior parte da po-pulação isso é uma rotina. Os pre-juízos abrangem desde residências até empresas que tem sistemas ope-racionais ligados a grande rede.

Jairo Mascarenhas é dono de uma rede de farmácias em Barreiras. Para ter uma conexão considerada razoável é necessário ter três pon-tos de internet na empresa. “Dia-riamente convivo com demora no atendimento e quedas de conexão.

Na minha farmácia atendemos os beneficiários do ‘Programa Aqui tem Farmácia Popular’ e muitas ve-zes não conseguimos distribuir os medicamentos por que não aces-samos ao programa que é ligado a rede”, enfatiza o empresário.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras tem se empenhado para buscar esclarecimentos junto as em-presas de telecomunicação. Desde 2013 foram enviados ofícios solici-tando melhorias dos serviços presta-dos pelas empresas e também pela Anatel. “Entramos em contato com a maior parte das empresas mas não tivemos um retorno satisfatório. Foi

então que decidimos entrar com uma ação na Justiça”, declara Rider Castro, Presidente da CDL.

A ação civil pública foi enviada para o Ministério Público da Bahia, e solicita a abertura de inquéri-to contra as operadores da Claro, Oi, Tim, Vivo e também Anatel. O processo está em trâmite na Justi-ça Federal de Barreiras. Na ação foi solicitada uma tutela antecipada, que pede as empresas de telefonia explicações sobre a qualidade dos serviços e se melhorias estão sen-do feitas para o aprimoramento da conexão. O documento foi expedido no dia 7 de maio.

CPI da telefonia - No dia 11 de ju-nho a Assembleia Legislativa da Bahia realizou uma audiência pública, em Barreiras para discutir sobre a qualida-de dos serviços de telefonia e internet oferecidos na região. A audiência foi realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito da telefonia, compostas por deputados estaduais.

O objetivo foi promover uma dis-cussão com representantes das em-presas prestadoras de serviços de telefonia e internet e buscar solu-ções para melhor atender a popula-ção da Região Oeste.

Foram recolhidas reclamações da população referente aos serviços prestados e estas foram apresenta-das durante a audiência.

“Precisamos entender o problema e buscar alternativas para a melhoria dos serviços. As queixas feitas pela população vão ser usadas na constru-ção de um termo de ajuste de con-duta destinado às operadoras de tele-fonia”, declara o deputado Paulo Izi, Presidente da CPI da Telefonia.

Page 4: Informativo O Lojista N° 66 - mai-jun/2014

4 - MAI-JUN/2014

NUPEC

Pesquisa realizada pelo NUPEC aponta que os casados fazem parte do grupo com maior índice de inadimplência.

Pesquisa: Casados X Solteiros. Quem gasta mais?

As facilidades oferecidas para a população na hora de fazer as compras são

infinitas. As lojas oferecem paga-mento parcelado em muitas pres-tações, pagamentos que podem ser iniciado com até 90 dias após a compras e sem juros. Tudo é válido para fazer boas vendas. É aí que o consumidor pode perder o contro-le e se tornar inadimplente.

O índice de devedores tem au-mentado em Barreiras. Facilida-de nas linhas de crédito, queda na renda mensal, pouca oferta de emprego. Esses basicamente são os fatores que têm influenciado no número de inadimplentes na cidade. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Nú-cleo de Pesquisa da CDL de Bar-reiras – NUPEC, no período de se-tembro de 2013 à abril de 2014, o índice de devedores tem aumenta-do na cidade.

A pesquisa aponta que os ca-sados fazem parte do grupo com

maior índice de inadimplência, 56,7%. Para reforçar esta estatísti-ca, a composição das famílias pes-quisadas é de 3 a 5 pessoas. “Sou casada e tenho dois filhos. Eu e meu marido trabalhamos e não é fácil manter as contas em dia. No início do ano passado nos endivi-damos por causa da reforma que fizemos em casa. Ainda estamos pagando a dívida, mas foi funda-mental fazer a negociação para definir a melhor forma de paga-mento com a loja”, declara Meire Batista, professora.

Os homens solteiros formam o grupo menos inadimplentes. Para o economista Ernani Sabai as faci-lidades de crédito tem contribuído para o endividamento das famílias. “É muito fácil conseguir emprésti-mos. O resultado mostra que casa-dos são mais inadimplentes que os solteiros. As despesas dessa parce-la da população são maiores e isso é um grande fator para a inadim-plência”, declara Ernani.

SPC – Em Barreiras o Serviço de Proteção ao Crédito SPC é um servi-ço oferecido na CDL. A maior parte dos atendi-mentos realizados são de pessoas que vão até o SPC em busca de uma certidão negativa. “Grande parte dos consumidores che-ga no SPC para verificar se realmente estão com o CPF negativado. Caso o nome conste dívida os consumidores buscam entrar em contato com a empresa para fazer um acordo”, declara Leandro Eckert, diretor de produ-tos e serviços da CDL de Barreiras.

Dados do NUPEC re-forçam essa afirmação. 52,5% das pessoas vão até o SPC fazer consultas de CPF, enquanto apenas 41% vão até a instituição para saber se o nome foi retirado da negativação. De acordo com SPC, de setembro de 2013 a abril de 2014 o número de con-sultas foi de 199.701, des-tas 40.490 foram negativa-ções. Os dados de maio de 2014 mostram que o nú-mero de negativações foi 4.739. Já o número de ca-sos em que a dívida é ne-gociada e o nome é limpo chega a 3.122.

Page 5: Informativo O Lojista N° 66 - mai-jun/2014

MAI-JUN/2014 - 5

CAMPANHA

Campanha acontecerá entre os dias 3 a 17 de julho e premiará com uma S10 cabine dupla, 4 carros 0km, 4 caminhões de prêmios, 8 motos e 20 TV’s 50 polegadas.

Começou a maior Liquidação que Barreiras já viu

“Muito mais vendas. Mui-to mais premiação. E muito mais liquida-

ção.” Esse é o tema de uma das cam-panhas mais esperadas pelo comér-cio, a Liquida Bahia. O lançamento aconteceu para os lojistas de Barrei-ras no dia 29 de maio, no auditório da CDL.

Nesta edição a campanha será re-alizada entre os dias 3 a 17 de julho e vem com uma premiação abran-gente. Uma S10 gabine dupla, 4 car-ros 0km, 4 caminhões de prêmios (apenas os prêmios), 8 motocicle-tas, 20 TV’s 50 polegadas e ainda 37 tablets para os vendedores que ti-verem seus nomes nos cupons pre-miados. “Com uma premiação des-sas temos certeza que a adesão dos empresários vai ser total”, declara Rider Castro, Presidente da CDL de Barreiras.

Os 12 dias de promoção prome-tem alavancar as vendas no co-mércio de todo o estado. “A Liquida Bahia é atualmente um dos maio-res e melhores projetos de varejo

do nosso estado. Essa campanha une a capital e o interior, as peque-nas, médias e grandes empresas, o comércio de rua e os shoppings, to-dos com um mesmo propósito: au-mentar as vendas, capacitar os pro-fissionais do comércio, gerar mais emprego e renda e fortalecer a eco-nomia dos municípios participan-tes”, declara Antoine Tawill, presi-dente da FCDL Bahia.

Em Barreiras, os empresários já estão empolgados com a campanha. “Gostei da Liquida Bahia. A data é bem propícia para boas vendas pois é próxima da Exposição agropecuá-ria de Barreiras. Tem tudo para ser um sucesso”, declara a empresária Roseana Miranda.

Page 6: Informativo O Lojista N° 66 - mai-jun/2014

6 - MAI-JUN/2014

CDC - Lei nº 8.078, de 11 de Setembro de 1990 é um con-juntos de normas que visam a proteção aos direitos do consu-midor, bem como disciplinar as relações e as responsabilidades entre o fornecedor (fabricante de produtos ou o prestador de serviços) com o consumidor fi-nal, estabelecendo padrões de conduta, prazos e penalidades.

“A demanda de vendas e pres-tação de serviços vai aumentar em Barreiras com a implanta-ção de grandes instituições e organizações. É necessário que o comércio local esteja prepa-rado para atender as necessi-dades. O conhecimento sobre o código de defesa do consumi-dor ajudará com que se evite e/ou reduza os índices de recla-mação no comércio”, finaliza Cristiana Matos.

Ministrada pela Presidente da OAB, Cristiana Matos, evento teve como principal objetivo capacitar empresários locais sobre os direitos e deveres do consumidor.

CDL de Barreiras capacita lojistas sobre Direitos do Consumidor

O código do consumidor existe para definir os di-reitos e deveres da po-

pulação na hora de comprar pro-dutos. O que pouca gente sabe é quais direitos são estes. Com o ob-jetivo de popularizar estes concei-tos previstos na lei é que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras realizou, no dia 10 de junho a pa-lestra “Direitos do Consumidor”, com a Presidente da OAB/Barrei-ras Cristiana Matos.

A palestra serviu como capacita-ção para a maior parte dos empre-sário que participaram do evento. “Havia muita coisa que eu não ti-nha conhecimento no Código de

EVENTOS

defesa do consumidor. Achei o en-contro muito proveitoso. Conhecer a lei nos proporciona atender me-lhor nosso cliente”, afirma o lojista Benedito Cunha.

Com a chegada do Procon em Barreiras, agora a relação de com-pras em Barreiras passará a acon-tecer de forma mais segura e é fun-damental que os lojistas entendam e atentem-se aos direitos consume-ristas. “Nós da CDL de Barreiras te-mos a preocupação de capacitar os empresários locais para que pos-sam fazer boas vendas. Ter maior conhecimento do código e traba-lhar com segurança”. Declara Rider Castro, Presidente da CDL.

Page 7: Informativo O Lojista N° 66 - mai-jun/2014

MAI-JUN/2014 - 7

FIQUE POR DENTRO

Saiba mais sobre o programa e conheça as vantagens para sua empresa.O que a Legislação diz sobre ESTÁGIOS

Yuri Jefferson Abreu estu-da pela manhã e trabalha a tarde. Essa é a realidade de

muitos jovens em Barreiras que querem se especializar numa área e conquistar o mercado de trabalho desde cedo.

Este é o primeiro estágio de Yuri e ele demonstra estar animado. “Eu nunca tinha trabalhado. Partiu da minha mãe a ideia de eu arrumar um estágio. Estou há cerca de 1 mês nesta empresa e já posso dizer que aprendi muita coisa”, revela o jovem.

Na rotina de Yuri o trabalho prin-cipal é auxiliar os balconistas e ve-rificar o estoque. “Tenho aprendi-do algumas coisas sobre os tipos de produtos vendidos, para que cada um serve e a disposição deles em cada local da loja”, finaliza.

A empresária Marizete Peruna ad-ministra a loja de materiais de cons-trução em que Yuri estagia. Além do garoto, a empresa possui mais dois estagiários. Esta é a primeira vez que a loja investiu no programa de está-gio e, segundo Marizete, é a oportu-nidade de descobrir novos talentos. “Tenho me surpreendido com estes estudantes. Cada um possuí uma qualidade. Neste primeiro mês de

trabalho os colocamos para realiza-rem diversas atividades afim de des-cobrir em que setor cada um se adap-taria melhor”, declara a empresária.

EIB - Assim como Yuri, Verôni-ca também é estagiária. Este é o se-gundo estágio que ela faz pelo Es-tágios integrados do Brasil – EIB e demonstra estar satisfeita com seu progresso. “Eu gosto muito porque tenho tempo para estudar, trabalhar e ainda realizar minhas atividades extracurriculares da faculdade”.

A CDL de Barreiras em parceria com a Associação Comercial e Em-presarial de Barreiras-ACEB, oferece ao lojistas de Barreiras os serviços do EIB. O programa tem o objetivo de intermediar, orientar e promover o encontro entre estudantes e empre-sas para a contratação.

O EIB possuí um banco de dados de 1450 inscritos em Barreiras. Atual-mente são 47 empresas participando do programa e mais de 100 estudan-tes inseridos no mercado de trabalho.

“Nunca tinha contratado jovens para estágio. Eu tenho me surpre-endido com a boa vontade que eles têm em aprender. Estão abertos para se adequar as rotinas e o resul-tado final tem sido positivo”, reve-

la a comerciante Fátima Renan que contratou Verônica.

Para fazer a inscrição os estudan-tes precisam fazer o cadastro no site do EIB www.eib.org.br ou ir até a CDL de Barreiras com CPF, RG, comprovante de residência e currí-culo. Para se candidatar a uma vaga é necessário que o jovem esteja es-tudando no ensino fundamental /médio ou então seja universitário.

LEGISLAÇÃO – A lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 é a atual Lei do Estágio. O estágio é caracteri-zado por ser uma atividade educativa escolar supervisionada, desenvolvida em um ambiente de trabalho. O obje-

tivo é oferecer ao estudante uma pre-paração para o trabalho produtivo.

De acordo com a Presidente da OAB, Cristiana Matos, a relação de contratação de um estagiário só pode ser feita através de uma instituição

interposta. “Contratação direta não se configura como estágio. Caso o empregador faça este tipo de contra-to a relação se torna empregatícia”.

A carga horária de trabalho varia de acordo com as atividades escola-res do estudante. A lei orienta que podem ser feitas até 40 horas sema-nais - veja tabela ao lado.

Estagiários têm direito a férias de trinta dias a cada doze meses de es-tágio na mesma Empresa ou, o pro-porcional ao período estagiado se menos de um ano. Não há abono de férias e nem 13º salário.

É importante que os empresários da cidade fiquem atentos. O jovem que faz estágio não pode fazer qual-quer trabalho. O estágio é um com-plemento de um ato educacional”, finaliza Matos.

Page 8: Informativo O Lojista N° 66 - mai-jun/2014

8 - MAI-JUN/2014

CDL EM PAUTA

CDL convida recebeu Promotoria e Procon em café da manhã

A CDL vem realizando, desde o mês de maio,

o CDL CONVIDA. Um café da manhã exclusi-

vo entre empresários associados, diretores,

autoridades e representantes, com o propósito

de ouvir as sugestões e avaliações para melhor

direcionamento das ações da Entidade.

No primeiro encontro, realizado no dia

20/05/2014, com empresários associados, o

clima durante a reunião propiciou a interação

entre os lojistas, a descoberta de desejos

comuns e a possibilidade de expansão e

representatividade da CDL de Barreiras.

Já no segundo encontro, realizado no dia

30/05/2014, com os convidados Promotores

Alex Santana Neves - 9ª Promotoria: Juizado,

Controle Externo e Consumidor, André Garcia de

Jesus – 8ª Promotoria: Cidadania, Meio Ambiente

e Saúde, e o Promotor de Justiça Ambiental, An-

tônio Eduardo Bittencourt Filho, foram discutidos

sobre o PROCON, a qualidade da prestação dos

serviços de telefonia em Barreiras, segurança

pública e projetos de Monitoramento da cidade.

Em 12/06/2014 foi a vez do CDL Convida

receber a Coordenadora da Unidade do Pro-

con de Barreiras, Doralice Farias, juntamente

com membros da diretoria da ACEB e Sindi-

lojas. Na oportunidade, a Entidade reconhe-

ceu a importância que o Órgão tem para as

relações de compras em Barreiras.

As Entidades representativas do comércio

firmaram apoio mútuo garantindo ainda mais

segurança entre consumidores e lojistas.

Quer participar do CDL Convida? Envie-nos

um e-mail que iremos informá-lo quando

será realizado o próximo encontro: cdl@

cdlbarreiras.com.br

Bahia registra 6.776 novas empresas no primeiro trimestre de 2014Fonte: Juceb

A Bahia registrou nos três primeiros meses de 2014 a constituição de

6.776 novas empresas no estado. Constituídas através da Junta Comercial da

Bahia, os novos empreendimentos estão espalhados por todas as regiões do

estado, possibilitando maior disponibilidade de pontos de trabalho e renda.

Do total de firmas abertas, 2.092 foram na Região Metropolitana de

Salvador, o que corresponde a 30,87% do total. Os principais polos de

aberturas de novas empresas no interior foram as regiões de Feira de

Santana (698), Barreiras (307), Alagoinhas(260), Vitória da Conquista (250),

Teixeira de Freitas (247) e Itabuna (245).

O comércio varejista foi a atividade econômica que mais atraiu novos

empreendimentos, totalizando 2.647 aberturas. Em seguida aparecem a

Prestação de Serviços (2.616), Transportes (346), Indústria de Transforma-

ção (305) e Construção Civil (273).

Das 6.776 novas empresas abertas na Bahia em 2014, os Tipos

Jurídicos que mais se destacaram foram Sociedades Limitadas (3.157),

Empresários (3.117) e EIRELI (426).

Por que contratar o EIB?Ao solicitar a intermediação dos serviços do EIB, contratando um estudante motivado, com excelente formação te-órica e bem orientado por profissionais acadêmicos e técnicos, a empresa tem a grande oportunidade de melhorar

seus conhecimentos e alavancar seu crescimento. Além de contribuir para a formação de um novo profissional.

http://eib.org.br/ - Av. ACM, n° 898, Prédio CDL. Jardim Ouro Branco, Barreiras-BA. Fone: (77) 3611-5395