revista de praia em praia - jun jul 2013

24
De Praia em Praia 1

Upload: diocese-caraguatatuba-revista-de-praia-em-praia

Post on 26-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Chegamos a metade do ano e é nessa época que fica a impressão de que ou já fizemos muita coisa, ou que só faltam 6 meses para encerrar o ano e nada conseguimos concluir. Penso que o melhor seria nos deixarmos imaginar que se ainda temos algum tempo! Importante é que nossos projetos, traçados la no começo do ano, ou ainda antes, nas nossas assembléia e reuniões de avaliação, estejam sendo encaminhados. O que não podemos é parar no tempo. Apesar da Diocese estar como “Sé Vacante”, qual seria a reação do futuro bispo ao chegar e encontrar tudo paralisado? Então, mãos à obra sempre e em qualquer tempo. Falando em tempo, chegou o que mais aguardávamos, a Jornada Mundial da Juventude. Mas antes dela, nossas paróquias estão se preparando para a Semana Missionária....

TRANSCRIPT

Page 1: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

De Praia em Praia 1

Page 2: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

2 Junho e Julho- 2013

Índice

Expediente

O nosso programa de Rádio de seg à sex das 17h às 18h

Mitra Diocesana de Caraguatatuba - CNPJ 03.167.725/0001-67 Diretor - Pe Inocêncio Xavier, Administrador Diocesano

Jornalista Responsável e Editora - Denise Peixoto MTB: 65539 SP Colaboração Equipe Pascom/PastoraisRevisão Pe. Douglas Franco Machado Fotos Jc Curtis Maurilio Alves - Pascom - Paroquias - St Comunicação

Proj. Gráfico e Diagramação - Richard Lippi Produção Gráfica Editora Imperial - (3966-1212) Tiragem 10.000 exemplares

Cúria Diocesana R. Santos Dumont, 100 - Centro - C. Postal 215 Caraguatatuba/SP - CEP 11660-290 Tel. (12) 3883-4888 BOLETIM INTERNO email: [email protected]

Chegamos a metade do ano e é nessa época que fica a impressão de que ou já fizemos muita coisa, ou que só faltam 6 meses para encerrar o ano e nada con-seguimos concluir. Penso que o melhor seria nos deixarmos imaginar que se ainda temos algum tempo! Importante é que nossos projetos, traçados la no começo do ano, ou ainda antes, nas nossas as-sembléia e reuniões de avaliação, estejam sendo encaminhados. O que não podemos é parar no tempo.

Apesar da Diocese estar como “Sé Vacante”, qual seria a reação do futuro bispo ao chegar e encontrar tudo parali-sado? Então, mãos à obra sempre e em

qualquer tempo.Falando em tempo, chegou o que mais

aguardávamos, a Jornada Mundial da Juventude. Mas antes dela, nossas paró-quias estão se preparando para a Semana Missionária.

A Graça de mais uma Beata, desata vez a conhecida mãe dos pobres, Beata Nha Chica; um tema especial para pais de ado-lescentes e as palavras do Administrador diocesano e a Voz do Pastor são destaques dessa edição que vem ainda recheada de notícias paroquiais.

Uma boa leitura a todos e todas e não se esqueçam. Não deixa que nossa Revis-ta De Praia fique parada nos balcões de nossas igrejas e secretarias. Ajude-nos a mostrar o rosto dessa Igreja viva colo-cando exemplares em todos os lugares possíveis, aí pertinho da sua casa.

Page 3: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

De Praia em Praia 3

Palavra o Adm DiocesanoPalavra o Adm Diocesano

com a

Pe Xavier

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos...”

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo. Nós e os bispos da CNBB do Regional Sul, região esta que compreende o Estado de São Pau-lo, estivemos reunidos em Aparecida de 10 a 12 de Junho procuraram refletir sobre as conclusões do Sínodo sobre a Nova Evange-lização e a Transmissão da Fé. Dentro desta perspectiva a Diocese de Caraguatatuba preocupada com a evangelização, busca atra-vés de seus organismos: pastorais, movimen-tos e serviços, realizar um trabalho que venha de encontro com as necessidades do nosso povo, pois a Fé deve ser vivenciada com o objetivo transformar a realidade em que vivemos, como o Apóstolo Paulo afirma em sua Carta aos Romanos, “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos...” (Rm 12,2), procurando sempre dar dignidade as pessoas mais carentes e desprotegidas da sociedade.

Dentro desta perspectiva de transforma-ção da sociedade, quero, neste número da revista “De Praia em Praia”, ressaltar alguns dos trabalhos sociais desenvolvidos pela Igreja Católica em nosso Litoral Norte, mais especialmente na Diocese de Caraguatatuba.

A Diocese de Caraguatatuba celebrou no dia 1º de maio o seu 14º aniversário de instalação. Trata-se de uma Igreja com uma organização recente, contudo, sempre esteve presente junto às questões sociais procuran-do socorrer com um trabalho organizado, seja na área da saúde, no atendimento aos moradores de rua, com as crianças carentes, com os menores, junto aos dependentes químicos, aos encarcerados. Todos estes avanços são o resultado de um trabalho conjunto com a sociedade. Vejamos algumas experiências:

A Pastoral da Criança: esta desenvolve um trabalho junto às famílias carentes no aten-dimento as crianças de 0 a 6 anos de idade dando a estas famílias orientações básicas de saúde, fazendo o trabalho preventivo; orien-tando a vacinação das crianças e o aleitamen-to materno; monitorando o desenvolvimento das crianças através da pesagem mensal de cada uma delas. Dentro de tantas ações a pastoral devolve a cada família o sentido maior de que a Vida é um Dom de Deus e só Ele é que decide sobre o seu começo e o seu fim. E o nosso papel é promover, cuidar e ze-lar por esse dom precioso que Deus nos deu.

A casa da Divina Providência: acolhe mo-radores de rua dando essas pessoas sofridas e marginalizadas, primeiramente, dignidade e respeito, oferecendo-lhes tratamento de saúde e também a busca juntamente aos seus familiares, do resgate destas pessoas que muitas vezes são dependentes do álcool e de outras drogas. Este atendimento é extensivo a todas as paróquias da diocese.

Os Clubes de Mães: procuram oferecer as senhoras de famílias as mais diversas possibilidades de encontro e discussão so-bre seus problemas e também auxiliam no desenvolvimento de algum trabalho social que vem beneficiar as gestantes, tais como: com a confecção de enxoval para seus filhos; bordado, pintura em tecido e artesanato em geral.

A Cáritas Diocesana: trata-se de um orga-nismo pastoral e social da Igreja que desen-volve projetos especialmente na busca de geração de renda para as pessoas que estão desempregadas e ajudam na busca do primei-ro emprego. Também desenvolve projetos na área do atendimento jurídico a pessoas carentes em parceria com as Universidades.

Obra Social Gaiato: A diocese acompanha e dá suporte, cooperando financeiramente com este projeto em Ubatuba que tem como maior objetivo, o de assistir aos adolescentes no período em que estes não se encontram em sala de aula. Entre tantos trabalhos reali-zados por esta obra temos: oficinas de arte de pintura em quadro, trabalhos manufaturados em madeira, aulas de música e oficinas de artesanato com reaproveitamento de ma-terial reciclável.

Pastoral Carcerária: Temos este traba-lho realizado junto aos que se encontram encarcerados em presídios, centros de detenção provisória, casa de reinserção do jovem adolescentes. A maioria destes irmos e irmãs estão condenados pelos crimes que cometeram, mas não possuem esperança e perspectivas de vida nova, geralmente não possuem assistência religiosa, por isso, a es-tas pessoas a Igreja oferece a possibilidade de uma profunda conversão, mudança de vida e faz acompanhamento com os familiares.

A Campanha da Fraternidade: que todos os anos direciona a liturgia do tempo qua-resmal a uma urgência social no Brasil. Este ano de 2013, por exemplo, nos toca profun-damente com o tema da Fraternidade e a Juventude. A campanha nos obriga a olhar para os jovens com os olhos de Jesus e assim como Ele, resgatá-los da falta de sentido e introduzi-los na Vida.

No dia da celebração do aniversário da Diocese de Caraguatatuba tive oportunidade de dirigir-me aos fiéis de todas as paróquias do Litoral Norte na homilia da celebração da santa missa, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba. Nesta ocasião fiz

referência ao trabalho das Irmãs da Congre-gação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, que atuam mais eficazmente na Casa de Saúde Stella Maris. Entre outras coisas ressaltei o valoroso trabalho desenvol-vido por estas irmãs que, por mais de 60 anos, vem socorrendo a todas as pessoas que ali buscam conforto e esperança na recuperação da saúde e sempre encontraram um bom atendimento, tanto físico quanto espiritual. Diante da notícia da eminente saída das irmãs da Casa de Saúde Stella Maris, nós, os sacerdotes da Diocese de Caraguatatuba, redigimos, assinamos e fizemos chegar ao Governador do Estado de São Paulo, o Exmo. Sr. Geraldo Alckmin, uma carta manifestando o nosso apoio as irmãs e pedimos a ajuda do Governo Estadual para socorrer a Santa Casa. Esta manifestação veio a público e o governo sinalizou a sua adesão ao nosso pedido. No mês de maio muitas notícias foram veiculadas pelos órgãos de imprensa, manifestações de solidariedade, inclusive de moções de apoio dos municípios vizinhos, os quais deixamos aqui o nosso agradecimento.

Contudo sabemos que não são simples os acordos desta magnitude e continuamos a assistir o asfixiamento financeiro da Casa de Saúde Stella Maris. A própria assessoria de imprensa daquela instituição pediu espaço para este veículo de comunicação, para levar à público esta realidade. Nós que somos cris-tãos e somos Igreja, sempre fomos solidários a causa das irmãs, e neste momento estamos muito preocupados com a população de Caraguatatuba que poderá enfrentar graves dificuldades no socorro médico se persistir esta situação.

Estamos confiantes e temos a certeza de que em Deus tudo se resolve, coloquemo--nos em oração pedindo a intercessão de Nossa Senhora das Graças, para que abençoe a todos nós que temos a obrigação de um verdadeiro testemunho cristão dentro das realidades deste mundo!

Pe. Inocencio XavierAdministrador Diocesano

Page 4: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

4 Junho e Julho- 20134 Abril e Maio- 2013

Giro de Notícias

Após 8 anos de episcopado, o atual bispo da Diocese de São José dos Campos aceita o

Dom Moacir Silva é nomeado Arcebispo de Ribeirão Preto/SP

Com este objetivo foi realizada em Brasília reunião com o presidente da Co-missão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, dom Guilherme Werlang, o arcebispo de Maringá (PR), dom Anuar Battisti, aprova-do como bispo referencial da Pastoral do Turismo, padre Carlos José Nascimento, da arquidiocese de Campinas (SP), Ir. Claudina Scapini, do Setor Pastoral da Mobilidade Humana, o secretário exe-cutivo da Pastoral dos Nômades, padre Wallace do Carmo Zanon e o assessor

CNBB quer reorganizar a Pastoral do Turismo

da Comissão para o Serviço da Caridade, padre Ari Antônio dos Reis. Dom Anuar Bat-tisti ressaltou a importância da Pastoral do Turismo:“Queremos a partir da CNBB, iniciar uma reorganização dessa pastoral, enfati-zando não apenas o turismo religioso, mas

que atenda a comunidade e as pessoas, por isso a necessidade de um planejamento”.

No contexto dos eventos esportivos que vêm sendo realizados no Brasil em preparação para a Copa do Mundo, dom Anuar Battisti acredita que é também uma oportunidade de evangelização junto a Pastoral do Turismo. “Podemos aproveitar esse momento para evangelizar através de uma proposta que nasça das necessida-des de cada um , fazendo destes eventos, não somente momentos de lazer, mas descobrir ali, a dimensão espiritual”.

Romaria das CEBs do Regional Sul 1 convoca comunidades para ação profética

Em maio as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Regional Sul 1 da CNBB rea-lizam, em Aparecida (SP) a sua 13ª Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida. O tema do evento foi “CEBs: na casa de Maria com fé, Juventude, Justiça e Profecia”, foi prece-dido pelo IV Encontro de assessores e asses-soras, realizado em São José dos Campos.

As CEBs são chamadas a exercer o pro-fetismo! “Desempenhar sua missão a partir

Saúde Nota 10Com o apoio da CNBB através da Pas-

toral da Saúde, está correndo por todas as paróquias um formulário de apoio para este projeto que pretende assegurar 10% do PIB para o orçamento da União na saú-de. O movimento calcula que, com 10% das receitas da União para a Saúde, seriam garantidos mais R$ 45 bilhões por ano ao setor. O dinheiro, segundo a presidente do CNS, Maria do Socorro de Souza, ainda não seria suficiente, mas já seria um passo importante. Se quiser colaborar e saber mais informações acesse: http://www.saudemaisdez.org.br

novo desafio. No próximo dia 14 de junho, às 19h30, será realizada a Missa de ação de graças e despedida, na Catedral São Dimas. Dom Moacir toma posse como Arcebispo

de Ribeirão Preto, no dia 23 de junho, às 10h, na Catedral de São Sebastião, em Ribeirão Preto.

dos pobres e se deixar tocar pela compaixão para com o outro e fazer do sofrimento alheio um elemento prioritário no discerni-mento para que não fiquemos somente na compaixão, mas que possamos ajudá-los a descobrirem que são sujeitos de libertação e protagonistas de evangelização”.

O encontro foi também uma preparação para o13º Intereclesial nas terras do Padre Cícero e da Mãe das Dores.

Page 5: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

De Praia em Praia 5

Papa Francisco

Na Audiência Geral do dia 29 de maio o Papa Francisco iniciou um novo ciclo de catequeses, que tratará do mistério da Igreja a partir de expres-sões presentes nos textos do Concílio Vaticano II.

A primeira delas foi: a Igreja como família de Deus. A parábola do filho pródigo, afirmou o Papa, indica bem o desígnio de Deus para a humanida-de. Ele quer fazer de nós uma única família, para que cada um sinta sua proximidade e o seu amor.

Neste grande desígnio, a Igreja encontra sua raiz. A própria palavra “Igreja”, do grego ekklesia, significa “convocação”: Deus nos convoca, nos impulsiona a sair do individualis-mo, da tendência de fechar-se em si mesmo e nos chama a fazer parte da sua família. Toda a história da salva-ção é a história de Deus que busca o homem, lhe oferece o seu amor e o acolhe. Na plenitude dos tempos, Ele mandou Seu Filho, Jesus Cristo, para nos comunicar a vida divina.

A Igreja tem a sua origem na Cruz, do lado aberto de Cristo de onde jor-raram sangue e água, símbolos dos Sa-cramentos da Eucaristia e do Batismo. No dia de Pentecostes, recebendo o dom do Espírito Santo, Ela se manifes-ta ao mundo, anunciando o Evangelho e difundindo o amor de Deus.

Ainda hoje, alguns dizem: “Cristo sim, a Igreja não”, “Eu acredito em Deus, mas não nos padres”. A eles, Francisco responde: “Mas é justa-mente a Igreja que nos traz Cristo e que nos leva a Deus; a Igreja é a grande família dos filhos de Deus. Certamente há também aspectos humanos; naqueles que a compõem, pastores e fiéis, há defeitos, imper-feições e pecados: também o Papa

tem pecados. E muitos! Mas o belo é quando nos damos conta de que somos pecadores e encontramos a misericórdia de Deus. Deus perdoa sempre. Não se esqueçam disso: Deus perdoa sempre.”

Quando pecamos, ofendemos a Deus - afirmou. Mas Ele nos dá a oportunidade de nos humilhar para

Para a eternidade O Papa emérito Bento XVI, foi re-

cebido pessoalmente pelo Papa Fran-cisco, às portas do Mosteiro “Mater Ecclesia”, sua nova morada, localizado dentro do Vaticano, onde ele se reco-lherá em oração. Esta foi a segunda vez que se encontraram pessoalmente desde a eleição de Francisco. Em 23 de março passado, o Papa Francisco foi até Castel Gandolfo para encontrar Bento XVI. Em numerosas ocasiões, falaram-se ao telefone.

perceber que existe algo maior, que é a sua misericórdia.

Devemos nos perguntar: quanto eu amo a Igreja? Rezo por ela? Sinto-me parte desta família? Neste Ano da Fé, concluiu o Pontífice, peçamos ao Senhor que as nossas comunidades sejam sem-pre mais verdadeiras famílias que vivem e transmitem o calor de Deus.

Page 6: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

6 Junho e Julho- 2013

Notícias Diocesanas

No dia 1º de Maio a Diocese de Ca-raguatatuba comemorou, com Missa de Ação de Graças na Catedral do Divino Es-pírito Santo, seus 14 anos de criação. Pre-sidiu a Missa o Administrador diocesano Pe. Xavier. A igreja estava repleta e depois pode confraternizar-se no salão social.

Em sua homilia Pe. Xavier falou do momento atual, da unidade e oração que todos devem exercitar até a chegada do novo bispo diocesano. Aproveitou para agradecer de modo especial todos os pro-fissionais, leigos e religiosos e religiosas

Diocese comemora 14 anosque se dedicam à área da saúde, naquele momento representados pelas irmãs do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada.

Mais uma vez religiosos e religiosas se encontram. Desta vez foi na Casa Santa Clara, das Missionárias de Maria Ima-culada, em São Sebastião.O encontro

Núcleo da CRB Litoral Nortefaz parte da agenda e pretende manter a unidade das Congregações e Comuni-dades que dedicam-se aos serviços na Diocese de Caraguatatuba.

Cerca de 60 crianças e adolescentes se reuniram na Com. N Sra das Graças, Par.SJBatista, em Caraguatatuba para o evento diocesano que aconteceu no dia 26 de maio.

Estiveram representadas 4 paró-quias com seus assessores. Pe. Xavier, administrador diocesano e Pe. Antonio Maria, assessor da Comissão Missionária diocesana celebraram a Missa. Criança evangelizando criança é o objetivo da In-fância Missionária que celebra 170 anos.

Na ocasião, Pe. Xavier relembrou a história deste movimento tão importante para a Igreja, de modo especial nos dias de hoje, onde as crianças podem fazer

Infância Missionária

Barcos ao MarEm Caraguatatuba, pós três meses do pe-

ríodo de defeso do camarão, a comunidade pesqueira participa da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, marcada. A cerimônia aconteceu na Praia do Camaroeiro, no dia 30 de maio com a presença dos padres Ales-sandro H Coelho , Carlos Alberto e Pe Andre

Outrigues para a bênção. A cerimônia “Bar-cos ao Mar” precede as comemorações do 16º Festival do Camarão, que este ano será realizado de 18 a 21 de julho na Praça de Eventos, no Centro. A realização do evento é da Associação dos Pescadores do Camaro-eiro em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Governo Municipal.

Divulgação/Natasche Annunciato

a diferença nos seus ambientes como na família e escola. Pediu empenho dos asses-sores paroquiais para que organizem pasto-ralmente e diocesanamente neste trabalho,

e para as crianças e adolescentes presentes, deixou a missão de convidar outras crianças e ajudarem na formação de novos grupos em outras paróquias.

Ofertorio lembrou a JMJ

Page 7: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

De Praia em Praia 7

As arteiras do bem. Este foi o nome escolhido para um projeto que começa a tomar forma na Paróquia Santo Anto-nio. Os encontros acontecem todas as 4 feiras das 14 às 17h. O grupo recebeu a visita da presidente da Cáritas. Segunda a coordenadora da ação social, Neuza

Notícias Diocesanas

O Projeto social da Cáritas da Diocese de São Jose dos Campos recebeu a visita de parte da diretoria da Cáritas diocesana de caraguatatuba. O objetivo foi ver de perto como funciona o trabalho de capa-citaçao profissional, geração de renda e preservação do meio ambiente. O grupo foi acompanhado do Pe. Xavier, adminis-trador diocesano e acolhido pelo Diácono Nelson Albino Thomaz, vice presidente da Cáritas local. Também acompanha-ram a visita a equipe de coordenação do projeto. Além da reforma de estofados tem também a confecção de “pufes” de pneus e garrafas pet e um bazar de móveis usados para venda e doação. Todos fica-ram animados com o que foi apresentado

Cáritas em ação

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) está in-crementando alguns materiais de trabalho dos voluntários, líderes de pastoral, para que possam traçar mais detalhadamente o perfil de fragilidade das pessoas idosas acompanha-das. As modificações aplicadas ao material da pastoral chegarão aos voluntários através de 11 oficinas das quais participarão todos os coordenadores diocesanos e alguns mul-tiplicadores. Estas oficinas acontecerão nos meses de junho, julho e agosto nos seguintes locais: Manaus(AM); Caruaru(PE); Campo Grande(MS); Maringá(PR); Salvador(BA); São Luis do Maranhão(MA); Caxias do Sul(RS); Trindade(GO); Campinas, Bauru e Aparecida(SP). A partir destas 11 primeiras oficinas, o conteúdo será multiplicado nas dioceses e paróquias onde a PPI já está im-plantada. Para irmã Terezinha “a novidade trará um novo vigor ao trabalho voluntário que com certeza, trarão mais beneficios as pessoas idosas para que tenham mais Vida, Dignidade e Esperança”, acredita.

Fonte: PortalA12

Novidades

Aconteceu na Catedral Divino Espí-rito Santo, em Caraguatatuba, em nível diocesano, no sábado dia 18 de maio, um Momento Ecumênico de Unidade celebrando a Semana de Oração pela Uni-dade dos Cristãos. Coordenado pelo Padre Altair dos Santos, Assessor da Comissão do diálogo Ecumênico e Inter-Religioso, o evento contou com a presença de cinco pastores de diferentes denominações re-ligiosas e dos padres Alessandro (Pároco da Catedral), André (vigário da Catedral), Elimar (Reitor do Seminário Maior Beato Anchieta) e Mauro (Pároco da Paróquia São João Batista). O encontro foi marcado por palavras de incentivo ao diálogo e ao

Dia de Oração pela unidades dos Cristãos

respeito entre as Igrejas cristãs. Muitos fiéis acompanharam o momento ecumê-nico. O final do culto foi marcado pelo louvor do casal Ebraim e Samara, da Igreja Nova Filadélfia de Ubatuba

e devem colocar o assunto na próxima reunião, 3 de Junho, na Catedral Divino Espírito Santo

Prado, o projeto está sendo formatado para que possa receber apoio financeiro externo, no reforço do material utilizado, já que é tudo doado aos participantes. “Por enquanto o próprio grupo com apoio da paróquia tem se mantido, mas temos recebido muita gente que gostaria de participar das oficinas”.

Outro projeto que está sendo acom-panhado pela Cáritas diocesana é da Paróquia São João Batista, unindo a AMA(Assistência Mutua e Amor) que dá assistência alimentar e vestuários a famí-lias carentes e o Clube de Mães, voltado para a produção de artesanato. O projeto também está sendo formatado por uma assistente social para que possa dar pas-sos mais largos e seguros.

Page 8: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

8 Junho e Julho- 2013

Ainda pequena Francisca de Paula de Jesus, mineira de de São João Del Rey MG, chegou em Baependi, cidadezinha do mes-mo Estado. Filha de ex escrava, chegou a cidade trazendo poucos pertences e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Em 1818, com 10 anos, perdeu sua mãe, deixando ela e seu irmão Teotônio, 12 anos, sob os cuidados de Deus e da Virgem Maria, que pouco a pouco foi conquistando o coração de Nhá Chica que a chamava de “Minha Sinhá”, sem nada fazer sem antes consultá-la.

Nhá Chica nunca se casou. Recusou todas as propostas de casamento entregando-se totalmente ao Senhor. Se dava bem com todos, de modo especial com os pobres e mais necessitados. Atendia a todos os que a procuravam, sem discriminar ninguém e, para todos tinha uma palavra de conforto, um conselho ou uma promessa de oração. Muitos, não tomavam qualquer decisão nos negócios sem antes consultá-la, e para mui-tas pessoas, ela era considerada uma “santa.

Sua fama de santidade foi se espalhan-do de tal modo que pessoas de muito longe começaram a visitar Baependi para conhecê-la, conversar com ela, falar-lhe de suas dores e necessidades e, sobretudo para pedir-lhe orações atendendo todos com a mesma paciência e dedicação. Às sextas-feiras era o único dia em que não atendia a ninguém. Era o dia em que lavava as próprias roupas e se dedicava mais à ora-ção e à penitência. Às Três horas da tarde, intensificava suas orações e mantinha uma particular veneração à Virgem da Conceição

Nhá Chica era analfabeta por isso, conhe-cia as Escrituras Sagradas por que alguém sempre as lia para ela. Compôs uma Novena à Nossa Senhora da Conceição e em Sua honra, construiu, ao lado de sua casa, uma Igrejinha onde depositou a imagem que trouxe consigo, ao chegar na cidade. Essa imagem, ainda hoje, se encontra na sala da casinha onde ela viveu, sobre o Altar da antiga Capela.

Em 1954, a Igreja de Nhá Chica foi con-fiada à Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor. Desde então teve início bem ao lado da Igreja, uma obra de assistência social para crianças necessitadas que vem sendo mantida por benfeitores devotos de Nhá Chica. Hoje a “Associação Beneficente Nhá Chica” (ABNC) acolhe mais de 160 crianças entre meninas e meninos.

Ao longo dos anos, a “Igrejinha de Nhá

Chica”, depois de ter passado por algumas reformas, tornou-se o “Santuário Nossa Senhora da Conceição” que acolhe Peregri-nos de todo o Brasil e de diversas partes do mundo. Atualmente, no livro de “Registro de graças do Santuário”, podem-se ler apro-ximadamente 20.000 graças alcançadas por intercessão de Nhá Chica.

A Venerável morreu no dia 14 de junho de 1895, com 87 anos de idade, tendo sido sepultada no dia 18, no interior da Capela por ela construída. As pessoas que ali estiveram sentiram exalar de seu corpo um misterioso perfume de rosas durante os quatro dias de seu velório. O perfume foi novamente sentido no dia 18 de junho de 1998, 103 anos depois, por autoridades eclesiásticas e por membros do Tribunal Eclesiástico pela Causa de Beatificação de Nhá Chica.

Seus restos mortais se encontram hoje no mesmo lugar, no interior do Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Baependi,

protegidos por uma urna de acrílico.Conhecida com a “Mãe dos Pobres”, teve

seu primeiro milagre reconhecido em 2011. O Papa emérito, Bento XVI promulgou o Decreto da Beatificação de Nhá Chica cuja cerimônia oficial aconteceu dia 04 de maio de 2013 com a presença de milhares de pes-soas. PE. Xavier, administrador diocesano de Caraguatatuba esteve presente.

Beata Nha Chica é a primeira negra, analfabeta e filha de escrava beatificada pela Igreja Católica no Brasil.

Beata Nha Chica. A mãe dos pobres.

Especial

Page 9: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

De Praia em Praia 9De Praia em Praia 9

Lançando Redes

“Beato José de Anchieta, patrono do Seminário diocesanoNo dia 9 de junho a Igreja celebrou Be-

ato catequista, Anchieta. Acolhido como padroeiro do Seminário maior da Diocese de Caraguatatuba, foi homenageado com Tríduo e Missa festiva celebrados na casa de Taubaté, no dia 6 de junho, com a presença do administrador diocesano Pe. Xavier, dos formadores Pe. Elimar Azeve-do, Pe. Felipe de Menezes e convidados.

Após a Santa Missa, a celebração se estendeu ao espaço de confraternização do Seminário, onde todos puderam sabo-rear comidas típicas de Festa Junina, jogar bingo e se descontrair, num clima alegre, acolhedor e festivo.

2ª Convivência Vocacional

O Propedêutico São Domingos Sávio, em Caraguatatuba, já realizou este ano dois momentos de convivência vocacional. O ultimo deles foi no começo de junho com a presença de quatro jovens: Ezequiel, Eduar-do, Pedro Vasconcelos e Manoel. Para o Pe. Carlos Alberto Silva, formador, “foi um en-contro muito rico de partilha que teve como tema central “Senhor se Tu me chamas eu quero te seguir”. Baseado neste tema a convivência pode se aprofundar nas passa-gens bíblicas sobre o Chamado, presentes no Antigo e no Novo Testamento.” Durante um final de semana, os jovens deram-se a conhecer participando de momentos de ora-ção, de jogos de interação e convivência, da

Nova coordenação da Pastoral da Criança no Estadual

Aconteceu em maio, na cidade de Araras, interior de São Paulo, a Assem-bléia Estadual da Pastoral da Criança. Na oportunidade, o grupo reunido teve a oportunidade de avaliar a missão. Segundo a coordenadoria diocesana de Caraguatatuba, Monica Cristina, “foi um tempo de graça e de gratidão pelo então coordenador estadual, Anchieta, que por 8 anos esteve a frente dos trabalhos e

o mês de Julho nos dias 12, 13 e 14 de Julho. Tá esperando o que? Vem participar! Que Nossa Senhora Mãe das Vocações envie operários para a messe do Senhor.

Santa Missa e ao final da convivência, foram conhecer a Comunidade da Divina Providên-cia, obra social dedicada ao Povo da Rua. Os Encontros Vocacionais são criados para que a Diocese cultive as vocações, prepa-rando jovens para o Sacerdócio, e mesmo que esta não seja a vocação deles, que sejam bons cristãos e honestos cidadãos, disse o Pe. Beto que assegura que, mesmo sendo o segundo encontro, já se pode perceber nestes jovens objetivos claros, de responsabilidades e consciência do que estão querendo para suas vidas. “É claro que ainda há um caminho a ser percorrido, por isso é chamado de um caminho de discer-nimento vocacional”, concluiu o formador. Fica o convite para que outros jovens que se sintam chamados por Deus para que participem dos próximos encontros vocacionais que acontecerão mensal-mente. O próximo já está marcado para

Núcleo de Aparecida

tendo concluído esse tempo, foi realizada a eleição da nova coordenadora, Eunice da Diocese de Guarulhos, ratificada pelo bispo assessor, Dom Gorgonio.”

Subsídio para Encontro de NoivosElaborado pela Pastoral Familiar o ma-

terial já foi disponibilizado para todas as paróquias da Diocese de Caraguatatuba. Pe. Xavier, Administrador diocesano dirigiu palavras à pastoral e aos agentes responsá-veis pela preparação de noivos como sendo “um material facilitador da formação dos novos casais, pautando seus trabalhos na busca da consciência e do valor do matri-mônio como bens preciosos da sociedade como nos lembra a Exortação Apostólica Familiáris Consortio”. Pe. Marcelo Thur-mann, assessor da Pastoral Familiar fala que “é preciso enfrentar os desafios de uma sociedade pluricultural acentuando que a base familiar deve ser edificada a partir do Sacramento do Matrimônio e sendo promotores de vida para nossas famílias”. O subsídio traz temas e apontamentos para serem apresentados aos noivos na expectativa de também unificar o modo de preparação em todas as paróquias.

Page 10: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

10 Junho e Julho- 2013

Depois de dois anos de muita expec-tativa e preparativos, está chegando a hora de acolher um dos maiores even-tos jovens do mundo. A 13ª edição da JMJ-Jornada Mundial da Juventude que será sediada no Rio de Janeiro de 23 a 28 de Julho, se prepara para receber cerca de 2 milhões de pessoas. Depois de viver intensamente o evento “Bote Fé”, com a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, sinais visíveis de Deus entre os jovens, todos os olhos agora se voltam para a Semana Missionária e a própria Jornada com as catequeses que serão dadas por dezenas de bispos convidados; troca de experi-ências e culturas e sem dúvida, com a visita do Papa Francisco, que até agora, só tem conquistado todas as pessoas, não apenas católicos, com seus gestos e palavras.

Em todas as dioceses do Brasil, agora é hora de preparar as comunidades e fa-mílias para a acolher os jovens estrangei-ros que de 15 a 22 de julho ficarão espalha-dos pelas 4 cidades também aqui do Litoral Norte. A proposta para este momento é fazer com que o jovem estrangeiro possa viver 3 importantes experiências: 1 - A espiritualidade do católico brasileiro 2 - O contato com a solidariedade, viven-ciando e oferecendo seu ser missionário 3 - Um intercâmbio cultural.

O Setor Juventude da Diocese de Ca-raguatatuba é responsável por orientar as paróquias na programação da sema-na. A cada paróquia já foi entregue um subsídio que oferece opções e propostas para a programação. Cada uma deve criar um roteiro de atividades que vai desde visitas missionárias, momentos de convivência com a comunidade, apre-sentações culturais e até mesmo visita a pontos turísticos. Para o assessor Pe. Claudio Rodrigues, este é um momento único, de intercâmbio, e que precisa ser aproveitado pela juventude local. É importante observar que a Semana Missionária vai acontecer simultanea-mente em todo o território Nacional, em todas as cidades, independentemente da participação dos jovens na Jornada Mundial como peregrinos, bem como

Quase tudo pronto para a Semana Missionária da presença de jovens estrangeiros na Diocese, disse o assessor: “ Espera-se que seja um momento de unidade paro-quial, tornando possível a participação do maior numero de jovens possíveis, mesmo aqueles que por algum motivo não poderão participar da JMJ no Rio de Janeiro ou ainda na ausência de jovens missionários estrangeiros”. A Diocese já tem confirmados jovens chilenos, espanhóis e equatorianos. Segundo os organizadores da JMJRio 2013 esta deve ser uma jornada com maior presença de jovens do continente americano. A crise européia pode ser um dos fatores. Quanto a hospedagem desses jovens, muitas famílias já se colocaram à dispo-sição. Deborah D´Onofrio Barbosa,14, é coroinha da Igreja Santo Antonio, em Caraguatatuba e já se inscreveu para acolher uma jovem estrangeira. Sua mãe, Danila de Macedo D Barbosa , está ansiosa e acha que será uma bo-nita experiência para a família: “além de colaborar com a comunidade pa-roquial acolhendo um jovem, acredito que poderemos fortalecer a nossa fé acompanhando o desafio de um jovem que sai da sua terra e vai para um lugar desconhecido, com a simples intenção de ser um missionário”. A coordenadora diocesana do Setor Juventude, Fernanda Maria, a questão da diversidade dos idiomas não será um problema: “Par-ticipei da Jornada Mundial em Madri e existe este esforço mútuo de se fazer entender”.

10 Junho e Julho- 2013

JMJ 2013

Page 11: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

De Praia em Praia 11

...a caminho da

zação de tudo isto num plano de evan-gelização paroquial que poderá garantir um novo tempo em nossos ambientes eclesiais. Acredito que uma das melhores maneiras de aproveitarmos de toda esta graça divina favorecida pela JMJ Rio 2013 seria a organização, até o final do ano, de um Plano Paroquial de Evangelização da Juventude. Com ele estaremos não somente agradecendo concretamente a Deus por este acontecimento, mas efetivando nossa opção pelos jovens com análise da realidade, renovação dos princípios teológico-pastorais, determi-nação de metas, provocação missioná-ria, investimento material e humano.

Para estar com os jovens é preciso apaixonar-se por eles. Antes de tudo é necessário“resgatar no coração de todos a paixão pela juventude” (CNBB, Doc 85, n. 205). Com estima,

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb Presidente da Comissão Episcopal Pasto-ral para a Juventude da CNBB

Juventude em açãoSão muitas as iniciativas da juventude

para poder participar da JMJ Rio2013. Muitos grupos tem feito promoções para arrecadação de fundo, estudo do Youcat e momentos de convivência. E você, já está pronto?

11

Confirmada a visita do Papa Francisco a Aparecida no dia 24 de julho, durante a JMJ, cria-se mais uma expectativa. O Cardeal Dom Raymundo Damasceno As-sis já está buscando todos os recursos e parcerias para que a presença do Pontífice seja acolhedora, apesar do pouco tempo que permanecerá no Santuário Nacional. Segundo informações ele deve sair do Rio de Janeiro de helicóptero chegando a Apa-recida por volta das 9h30 celebrando em seguida na Basílica. Ele deve passar pela Capela dedicada a padroeira e desfilar no carro aberto – papamóvel – até o Seminá-rio Bom Jesus onde deve almoçar com o Cardeal, autoridades civis e eclesiásticas e convidados. Estima-se que 400 mil pessoas devem participar da Santa Missa.

“Darei aos sacerdotes o poder de to-car os corações mais endurecidos” (11ª Promessa do Sagrado Coração de Jesus).

Há poucos dias da tão esperada JMJ Rio 2013, os corações estão acelerados e os trabalhos de preparação cuidado-samente encaminhados para garantir que este acontecimento, que já tem proporcionado muitos frutos pelo Brasil afora com a Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, marque ainda mais a vida de nossos jovens e provo-que significativas transformações na proposta pedagógico-pastoral da Igreja junto a eles.

Enquanto muitos jovens se organi-zam, convido a todos para pensar seria-mente no processo de evangelização da juventude local impulsionada por este momento. O reconhecimento das frentes já existentes, o fortalecimento das estru-turas e projetos que já estão dando certo, a criação de outras iniciativas e a organi-

Confirmada a presença do Papa Francisco em Aparecida

Page 12: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

12 Junho e Julho- 2013

Com esta a afirmação, Dom Odilo Sche-rer reforça o desafio da Igreja que é, entre tantos, o da revitalização das paróquias. Esse é o resultado da 51ª Assembléia Geral dos Bispos da CNBB que discutiu o tema “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.

O arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal Scherer observa que “a Igreja sempre precisa de renovação, pois é um organismo vivo, senão ela morre”. Para ele, renovar as paróquias é “tirar delas suas potencialidades para que não sejam apenas estruturas burocráticas, mas comunidades vivas com um espírito novo e dinâmico”.

Diante das necessidades que se apre-sentam para a Igreja do Brasil, o arcebispo acredita que “a urgência das urgências é evangelizar”. E, para que essa renovação ocorre na estrutura a Igreja precisa se “adequar para bem evangelizar, utilizando bem todos os meios e ocasiões”. Segundo o cardeal, a 51ª Assembleia Geral se reali-zou em clima diferente após a realização do Conclave que elegeu Papa Francisco. E, desejou que “a vida da Igreja se reno-ve”, com a chegada do novo pontífice

“A urgência das urgências é Evangelizar”e se oriente das reflexões e caminhos sugeridos pela Conferência de Aparecida, realizada em 2007.

Igreja missionáriaSobre as especulações da possível

perda de fieis por parte do catolicismo, o cardeal dom Odilo analisa que a Igreja não está indiferente a esse fato, mas tem buscado estar mais próxima da sociedade. “Quando um católico deixa de ser católico, não ficamos indiferentes. Isso preocupa a Igreja, mas não temos soluções mágicas. Não podemos estar ocupados com uma pastoral de manutenção e conservação, mas com uma Igreja efetivamente missio-nária”, disse. Por outro lado, o arcebispo observa que “não só a Igreja católica perde fiel. É um fenônemo cultural, onde existe uma mobilidade de valores e outras várias razões que levaram as pessoas a fazerem novas escolhas”.

Já o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal dom Cláudio Hummes, o que se quer é “renovar as paróquias para que elas se tornem, verdadeiramente, missionárias e se abram para a missão e a evangelização”. Por outro lado, o arce-

bispo chamou a atenção para o fato de que não basta, apenas, constituir novas comunidades, é necessária a presença de animadores e pessoas comprometidas para coordenarem esses grupos que estão nascendo.

“À medida que as pessoas acolhem a mensagem da Igreja, vão formando, assim, as novas comunidades. O Papa Francisco vem destacando a importância da proximidade com os fieis, num sentido de voltar para a casa com o cheiro das ovelhas”, ressaltou dom Cláudio. Em se tratando da missão da Igreja no Brasil, o cardeal tomou, como exemplo, as ativi-dades de evangelização na Amazônia que apresentam desafios, como a distância, o isolamento das comunidades e falta de padres e missionários. Porém, “a Igreja da Amazônia nos dá muitas alegrias. Lá os padres precisam suar a camisa. São missionários que voltam felizes para a casa depois de um dia de muito trabalho”, disse dom Cláudio. Neste contexto, “a Igreja precisa ir ao encontro dos pobres e ser pobre em qualquer lugar e dar o exemplo”, apontou o cardeal.

(Fonte: CNBB/adptada)

Fundada em 1992 por um grupo de voluntários, o Gaiato - Grupo Aberto à Infância e à Adolescência tem sua sede no bairro do Ipiranguinha, Ubatuba, onde atende 80 crianças através de oficinas culturais e de artesanato. No mês de Maio, a instituição que tem o apoio da Diocese de Caraguatatuba, teve sua diretoria renovada, ficando confirmados os seguintes membros: Presidente: Pe. Julián Quintero Celis

Vice Presidente: Celeste Conceição Dias Martins Sebe

1º Secretário - Nilza Dias Bassanello2° Secretário - Waldiléia Aparecida

Machado de Brito Nascimento1° Tesoureiro - Rodrigo Silva Lemos2° Tesoureiro - Francine Nuvolari

MinoniConselheiro Fiscal - Washington

Anchieta de Souza e SilvaConselheiro Fiscal (suplente) - Nara

Ruiz

Eleita Nova diretoria do GaiatoConselheiro Fiscal (suplente) - Fran-

cisca Helena Laranjeira Ruiz Leite

Corpo tecnicoCoord. Geral - Alexandre Augusto

TavaresAuxiliar Administrativa - Elizabeth

Maria dos SantosAssi. Social - Erika Lunardi LongoA instituição possui um quadro de

funcionários para o atendimento e manutenção, além de nove monitores para as diversas atividades realizadas com as crianças. Este ano, o resultado

da Coleta da Solidariedade da CF2013 foi destinada a instituição.

Pastoral

SocialNo dia 18 de maio, as crianças do

Gaiato participaram da Caminhada contra o abusa e exploração do

trabalho infantil.

Page 13: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

De Praia em Praia 13

Quando falamos nos jovens e adoles-centes nos defrontamos com um com-portamento de revolta, o qual apresenta entre outras características a qualidade de ser uma represália a todo sentimento de dependência, porém, para nossa surpresa, nesse momento é justamente a segurança e o conforto da infância que são sentidos como falta.

Nesta fase ocorrem alguns sentimentos de perda representativos. Um deles é o de perda da infância, da sua condição de criança, através da transformação de seu corpo infantil que dá espaço para um corpo adulto, independente de seus dese-jos. Esse fato proporciona uma mudança na auto-imagem, juntamente com um sentimento de insegurança, pois, ora se comporta com anseios de adulto, ora com anseios de criança. Isso decorre do au-mento dos hormônios que proporcionam um turbilhão de sensações emocionais ainda não definidas.

Outro sentimento importante é o de perda dos pais, que já não proporcionam mais segurança e aconchego como faziam na infância. Nessa fase o adolescente começa a perceber o quanto ele e seus pais possuem limitações naturais, ou seja, “nem tudo se sabe, nem tudo se pode”.

A instabilidade emocional é constante e é proporcionada por uma luta simbólica entre dependência e independência, ou seja, em certos momentos reage como criança dependente que necessita de atenção e cuidados, e, em outros mo-mentos, como um adulto independente.

Cuide bem do seu adolescente

O sentimen-to de perda de um corpo que, modificando-se dia a dia, deixa para trás formas que jamais serão

recuperadas, re-presentam modi-

ficações corporais que levam o adolescente a estruturar um novo jeito de ser, de agir, e a

buscar uma nova identidade diante de novos papéis a serem cumpridos.

Quanto ao sentimento de revolta nos jovens, é uma característica distinta neste período do desenvolvimento. O alvo acaba sendo todo e qualquer tipo de autoridade, principalmente a dos pais, onde o adolescente acha que somente ele é quem saberá decidir o que é bom e o que é ruim, que só ele tem o direito de determinar o que é liberdade ou falta da mesma. Desta forma os pais devem agir com firmeza, o que não significa agir de forma autoritária, ou seja, ter auto-ridade sem ser autoritário, buscando sempre o diálogo.

Esses sentimentos proporcionam uma desorganização da personalidade, com intensa instabilidade, mudanças bruscas no humor, nas suas formas de relacionamento, no surgimento da agressividade, na sua maneira de vestir etc. Percebe-se uma intensa alegria e sociabilidade em um dado momento, e profundo isolamento em outros. Nesta fase existe uma tentativa nova de ser, como resultado de uma ruptura tempo-rária na identificação com seus pais. Estas reações agressivas e hostis, muitas vezes são respostas defensivas, utilizadas para se proteger das ameaças do mundo dos adultos, ou mesmo dos seus pares. Eles se veem no meio de vários obstáculos, onde vivenciam vários sentimentos de busca e auto-afirmação para descobrir seu lugar na sociedade.

Podemos concluir que diante de tantos sentimentos, a capacidade de manter experiências afetivas em harmonia, fica perdida durante algum tempo, até que a situação se estabilize novamente. Isso reforça a importância do diálogo nessa fase de transformações tão importantes.

Elaine Vassoler – Psicóloga Clínica CRP 06/56785-9

Espaço Família

Page 14: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

14 Junho e Julho- 2013

Neste dia, a sociedade se reúne e de di-versas formas devem contribuir para que essa bandeira seja defendida. É crescente o número de pessoas idosas que vivem em péssimas condições de saúde física e psicológica, que demandam um conjunto de novos desafios criativos e inovadores. Esses novos desafios e realidade vem to-mando forma com a presença da Pastoral da Pessoa Idosa, criada pela Dra Zilda Arns, que ao tornar a Pastoral da Criança um dos trabalhos mais importantes na valorização da vida, pode intuir a mesma necessidade pelos idosos, onde estavam essas mesmas crianças visitadas e em muitos outros locais, já que a velhice se esconde atrás das paredes e nem sempre é notada com dignidade.

Na diocese de Caraguatatuba, a Pasto-ral da Pessoa Idosa vem sendo articulada e tem como atual coordenador João Pascoal. Em algumas paróquias como Santo Antonio e Divino Espírito Santo, dezenas de idosos já estão sendo visitados, mas, faltam voluntá-rios para este trabalho missionário.

Enquanto isso, é preciso defender e assegurar aos idosos sua integridade.

As formas mais freqüentes de violência às pessoas idosas são a ausência dos fami-liares, instituições e responsáveis na pres-tação de socorro e ou longa permanência.

15 de Junho – Dia Mundial de Conscientização ao combate da violência e discriminação contra a Pessoa Idosa

O abandono é responsável por quadros de tristeza e solidão que se refletem em perda de saúde, sociabilização e fragili-dade das relações afetivas. A violência física também pode ser observada em alguns casos.

Nesta linha de reflexão, a Pastoral da Pessoa idosa se coloca à disposição para orientar onde esta ação ainda não se faz presente, afinal, onde não existem idosos?

Especial

“É preciso defender e

assegurar aos idosos a sua integridade”

No dia 7 de Junho, dedicado ao Sagra-do Coração de Jesus, o clero diocesano se reuniu numa manhã de oração. Os sacerdotes foram acolhidos na igreja do Sagrado Coração, em Boiçucanga, São

Dia de Oração ao Sagrado CoraçãoSebastião onde tiveram a oportunidade de rezar juntos e ouvir palavras de sabedoria do Dom Antonio Afonso de Miranda, bispo emérito de Taubaté.

Page 15: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

De Praia em Praia 15

Notícias Paroquiais

A Paróquia catedral inaugurou as novas instalações da secretaria paroquial. A obra é fruto do empenho e colaboração de muitos através do dízimo e campanhas.

Uma celebração contou com a presença do Pe Xaviel e convidados.

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo - Av Amazonas, 1665 – Indaiá, Caraguatatuba Informação sobre horários de Missa e atendimento (12) 3887.2982

catedraldodivino.blogspot.com

Paróquia Catedral Divino Espirito Santo

Desta do Divino: fé, cultura e socialPadroeiro da Diocese de Caraguatatuba,

a festa do Divino Espírito Santo que já é tradicional na cidade, vai sendo recheada de novas experiências. Este ano, ao completar 22 anos e animada pelos casais que organi-zaram desde a parte litúrgica, a tradição do mastro e abertura do Impérios, novena e festa social, podemos ainda destacar o Passeio ciclístico, a Cavalgada reunindo mais de 50 cavaleiros, e o afogado, como gesto de partilha para que todos comam ao redor da mesma mesa, representando a “fartura” de bens e de dons oferecidos pelo Espírito de Deus sobre todas as pes-soas que nele crêem.

Novas instalações

Caraguatatuba

Com este pensamento de amor e dedi-cação a serviço do evangelho, a Paróquia caminha a passos firmes em busca dos seus sonhos de tornar-se um lugar cada vez mais seguro e agradável e que favoreça o encontro com Cristo. A realização destes sonhos são possíveis graças ao apoio e colaboração dos seus paroquianos que em meio às suas dificuldades caminham, sonham

Paróquia Nossa Senhora de Fatima Rua Madre Sophia, 66, Ipiranguinha,Ubatuba Informações sobre horários de Missa e atendimento - (12) 3833-5044

www.diocesecaraguatatuba.com.br/nossa-senhora-de-fatima

Paróquia Nossa Senhora de Fátima Ubatuba

Sonho realizado!!! e rezam juntos. São os pequenos gestos de toda a comu-

nidade e algumas pessoas de boa vontade, somadas à garra e determinação do pároco Pe. Julian Quintero Cerlis que possibilitaram concretizar mais uma ação: gradear a Igreja.

Agora, faltam a pintura e a colocação das pedras na fachada. As lideranças que acom-panham o projeto, agradecem o empenho e a generosidade de todos que colaboraram e ajudaram a tornar possível mais este sonho.

“Sob o olhar de Maria, contem-plamos a face do Cristo que nos guia na caminhada de discípulos missionários a serviço do reino”.A Comunidade paroquial viveu intensa-

mente o momento de louvor e honra a sua padroeira e intercessora, Nossa Senhora de

Fátima. Com a ajuda da comunidade, foi pos-sível colher frutos do trabalho e empenho de muitos durante a festa social e religiosa que aconteceram em clima de harmonia e união. Durante a novena os fiéis puderam contar com a presença de alguns padres da nossa diocese nas celebrações, além de pessoas que se deslocaram de diversos pontos da

cidade, sobretudo no dia 13 de maio. Como de costume, toda a comunidade se reuniu pedindo a padroeira que continue olhando com carinho e amor para esta grande família que representa toda a comunidade e que com seu olhar de mãe, possa interceder por todas as nossas atividades e empreendimentos a serviço do Reino de Deus.

Page 16: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

16 Junho e Julho- 2013

Notícias Paroquiais

Paróquia Imaculada Conceição

Paróquia Imaculada Conceição-Avenida Padre Manoel da Nóbrega, 935 , Perequê Açu, Ubatuba

CEP:11.680-000 - Fone (12) 3832-5030 e-mail [email protected]

http://www.diocesecaraguatatuba.com.br/imaculada-conceicao/

Ubatuba

No dia 10 de maio um almoço na casa paroquial reuniu padres, pastores, diácono e lideranças políticas

Unidade dos CristãosNo dia 11 de maio, o pároco Padre

Altair doa Santos juntamente com o Seminarista Vladimir Ferreira Coleho, participaram de um café-reunião com o Conselho de Pastores de Ubatuba, na Igreja Metodista, bairro do Perequê-Açu. Quarenta pastores de diferentes denomi-nações prestigiaram o evento que teve como objetivo, neste mês específico, convidar o Padre Altair para falar so-bre a Semana de Oração pela unidade dos Cristãos, que mais uma vez definiu

como importante esse diálogo, sendo bem acolhido por todos os presentes. Segundo os representantes católicos, foi perceptível a integração entre os parti-cipantes facilitando o amadurecimento dessa união. Em nome da Paróquia Ima-culada Conceição, um agradecimento especial aoPresidente do Conselho de Pastores, Pastor Galiab, pelo carinho e acolhida. “Todos a serviço do Reino” como bem afirmou o Presidente do Conselho de Pastoral.

Lideranças paroquiais tiveram a opor-tunidade de participar da palestra “O exemplo de Maria na família”. O pa-lestrante, Seminarista Vladimir, falou da mulher Maria que, mesmo na sua pobreza material era rica de obediência, humildade e caridade. Foi esposa fiel, mãe dedicada, lutadora e defensora dos pobres e sofredores. A mais humilde das

“O exemplo de Maria nas famílias”mulheres na sua singeleza, ganhou o título de Rainha por sua bravura e coragem. Ser “Maria” hoje em nossos lares, é ter força e coragem para enfrentar os desafios sem perder a fé. (Colaboração Past Criança)

Não faltaram anjos para coroar Nossa Senhora. Parabéns crianças

Paróquia Nossa Senhora da Glória - Av. José da Costa Pinheiro Junior, 970, Travessão, Caraguatatuba Informações sobre horários de Missa e atendimento - (12) 3887-2229

www.diocesecaraguatatuba.com.br/nossa-senhora-da-gloria/

Paróquia Nossa Senhora da Glória

Participação, fé e devoção marcaram a festa na Comunidade N Sra Aparecida em honra a São Jose.. E viva São Jose!

Caraguatatuba

Page 17: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

De Praia em Praia 17

UbatubaParóquia Nossa Senhora das Dores

Paróquia Nossa Senhora das Dores - Av.Leovegildo, 1416 - Itaguá – UbatubaInformações sobre horários de Missas e atendimento: (12) 3833.8960

nsdasdoresitagua.webnode.com/ - www.diocesecaraguatatuba.com.br/nossa-senhora-das-dores/

Notícias Paroquiais

AVIVA Juventude de UbatubaA paróquia Nossa Senhora das Dores

participou no mês de maio do evento “AVIVA”, organizado pelos jovens coorde-nadores de cada uma das cinco paróquias de Ubatuba. Seu objetivo foi de aproximar a juventude de Deus através de atividades esportivas, pregações, louvor. O evento

contou com a participação especial da banda “Conversão”. O encerramento foi com a Santa Missa. Os jovens coordena-dores agradecem aos colaboradores e a todos que participaram, afirmando que este será o primeiro de muitos outros eventos que virão.

Há algumas semanas a Juventude Mis-sionária paroquial iniciou trabalho com a juventude da Comunidade Santa Rita na praia da Enseada. Os encontros se iniciaram no mês de abril, visando a criação de um novo grupo Juventude Missionária a partri dos jovens recém crismados. A Juventude Missionária

Juventude Missionária na Comunidade Santa Rita - Enseada

das Comunidades São Mateus e Espírito Santo tem acompanhado o novo grupo que nasce.O clima de alegria, partilha e missionariedade marcam o encontro a cada sábado.

Jovem, venha participar! Todo sábado às 17h na Comunidade Santa Rita na praia da Enseada.

O encontro teve início com momen-tos de Oração e com Santa Missa. Um encontro marcado por exercícios espi-rituais, meditação da Palavra de Deus e momento de reflexão com animação e partilha. No período da tarde, um momento de formação tendo em vista que alguns participantes receberão o Ministério Extraordinário, o que acon-teceu durante a Festa de Corpus Christi. Padre Xavier, pároco e administrador diocesano de Caraguatatuba, conferiu os ministérios.

Na Missa do ultimo domingo de maio as crianças da catequese da Matriz partici-param do momento, com piedade e de-voção, emocionando toda assembléia. No mesmo dia, na Comunidade Santa

Rita, na Enseada, também aconteceu a Coroação da Mãe de Jesus.

Retiro de Ministros Extraordinários

Page 18: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

18 Junho e Julho- 2013

O bairro Green Park, pode expe-rimentar a presença das visitas às famílias. Cerca de 70 casas receberam os missionários. A experiência foi encer-rada com a Santa Missa presidida pelo vigário Pe. João Marcos e a presença do Seminarista Joule Windson que condu-ziu o Grupo durante todo o dia.

Notícias Paroquiais

Paróquia Nossa Senhora D`ajuda

Paróquia Nossa Senhora D`Ajuda - Praça Prof. Alfredo Oliani, 53 – Centro – IlhabelaInformações sobre horários de Missas e atendimento (12) 3896-1227

www.diocesecaraguatatuba.com.br/nossa-senhora-da-ajuda/

Diversas comunidades da Paróquia celebram as tradicionais festas de Santo Antonio, São João e São Pedro, por isso, fiquem ligados na programação:Comunidade S João Batista, do Perequê

Missa de 15 a 19/06 às 19h30Terço dia 20 às 19h30Tríduo dias 21,22 e 23 às 19h30 com

Na Comunidade Nossa Senhora das Dores, no bairro Itaquanduba, 21 crianças e jovens fizeram a sua experiência com Jesus pela primeira vez, no mês de abril. Na preseça de amigos, parentes e da catequista Alzenir, todos puderam participar da cele-bração presidida pelo Vigário paroquial, Pe. João Marcos e a presença do Seminarista Joule Windson

Esta mesma alegria viveu a Comunidade São João Batista, no bairro do Perequê, com o Sacramento dado a 16 crianças acompa-nhadas pelas catequistas Sônia e Meire.

Tempo de Festas Juninasbênção das Famílias, Enfermos e objetos respectivamente

Dia 24, Segunda-feira às 19h30- Fes-ta do Padroeiro com Missa e Procissão Luminosa.

Festa Social dias 21 a 23 no Campo do Galera com Praça de alimentação, música, festival de quadrilhas e sorteio

Nasce uma nova ComunidadeFruto desse trabalho missionário e

de evangelização, no dia 04 de maio, dia da Beatificação de Nhá Chica, a comunidade do Bairro se reuniu pela primeira vez para, celebrando juntos, marcar o início de uma nova comunida-de. A comunidade pretende continuar sua caminhada, como as primeiras co-munidades cristãs que se reuniam para proclamarem a Palavra e vivenciarem a Eucaristia, segundo a 51ª Assembléia dos Bispos do Brasil que tratou do tema central: “Paróquia: comunidade de co-munidades”, procurando uma busca por uma maior “conversão pastoral”, sendo um desafio a necessidade de considerar a mudança de época, o reconhecimento de um lugar privilegiado para realizar uma experiência concreta com Jesus Cristo que é a comunidade eclesial e por

fim o reconhecimento de que a paróquia é a grande escola da fé, da oração, dos valores e costumes cristãos. Vale des-tacar esta ação missionária assumida pela comunidade paroquial realizada também em outras localidades como no caso da Comunidade São José, no bairro do Reino

Primeiro encontro com Deus na Eucaristia

de prêmios entre eles uma moto Honda NXR 150, OKComunidade Santo Antonio, do Portinho

Dia 9 – Missa da Primeira Eucaristia às 17h30

Dia 10 a 12 – Trídio em honra do padroeiro às 19h30

Dia 13 – Missa e Procissão começando às 19h.

Festa social no dia 8 de Junho.Não faltem!

Ilhabela

Page 19: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

De Praia em Praia 19

Notícias Paroquiais

Depois de mais de uma década, a Comunidade Nossa Senhora das Graças, do Jardim das Gaivotas, vai sonhando com a sua Capela. O projeto (foto), elaborado pelo arquiteto Rodolfo Fernandes, responsável também pelo projeto da Capela do bairro do Tinga, vai caminhando. A comunidade reiniciou a Campanha de arrecadação de cimento. Quem quiser fazer uma doação pode entrar em contato com a coordenação. Nesta nova fase da obras serão neces-sários ao menos 50 sacos de cimento e 2 caminhões de areia. Isso garantirá o reboque externo das laterais para que se possa fazer a colocação de portas e janelas definitivas. A comunidade con-vida para as Missas dominicais às 9h30 – Rua Falcão, 300.

Paróquia São João Batista – Rua Epitácio Pessoa, 240 – Poiares – CaraguatatubaInformações sobre horários de Missas e atendimento (12) 3887.4084

http://www.diocesecaraguatatuba.com.br/sao-joao-batista/

CaraguatatubaParóquia São João Batista

Grupo de Oração Venha se reunir com os irmãos e com Deus nos encontros de oração e louvor, na

Comunidade Nossa Senhora Aparecida, bairro do Tinga. O grupo se reúne todos os domingos das 19h às 20h30.

A Capela Nossa Senhora, bairro do Tinga, será demolida. Condenada por sua estrutura abalada em função do tempo, a comunidade conseguiu com seus esforços a compra de uma área lateral onde será erguida a nova capela.

Uma nova fase

Para dar início aos trabalhos, foi preciso o início da demolição da capela antiga. Para isso, lideranças da comunidades fizeram questão de que fizesse parte deste momento simbólico, o Diácono Syro Apparecido e sua esposa, Dona Maria, pessoas que tiveram papel fundamental para a formação da comunidade, sem esquecer dos padres que por ali passa-ram. Com seus 83 anos e com a saúde debilitada, o Diácono Syro participou desse momento histórico paroquial. Os padres Mauro Jose Ramos, pároco e Pe. Marcio Fraga, acompanharam a “marte-lada simbólica”.

Um sonho possível

Vem aí a Festa de São João Batista!Fique atento para a programação

da Festa Social.Novena começa dia

15 de Junho19h30 - Matriz

Deixe seu nome na secretaria paroquial

Page 20: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

20 Junho e Julho- 2013

Notícias Paroquiais

De 4 a 6 de junho a comunidade se reuniu para a festa do padroeiro. O tríduo reuniu centenas de fiéis que participaram ativamente dos momentos litúrgicos. No

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Av. Walkir Vergani, 223Boiçucanga – São Sebastião

Informações sobre horários de Missa e atendimento (12) 3865.2293www.diocesecaraguatatuba.com.br/sagrado-coracao-de-jesus/

Paróquia Sagrado Coração de Jesus São Sebastião

No dia 13 de Maio, aconteceu a festa de Nossa Senhora de Fátima na comu-nidade da Vila Sahy. Missa celebrada pelo pároco Pe. Douglas Machado , momento em que foi realizada também, a 1° Eucaristia de seis jovens, reunindo fiéis de todas a comunidade paroquial. A Missa campal aconteceu com o apoio

Em 14 de maio, as lideranças das comu-nidades que compõe a Paróquia Sagrado Coração de Jesus se reuniram na matriz para uma formação sob o tema “Formar lideres para o trabalho em conjunto”. Palestrante foi o Pe. Mateus Martins, da Paróquia Nossa Senhora da Glória, que teve a oportunidade de falar sobre “as sete virtudes do líder amoroso” baseado

No dia 22 de maio foi celebrada a missa em louvor a Santa Rita, na igreja matriz. A devoção é renovada todos os meses pelo Pe. Douglas Machado e Pe. Carlos Alberto, entretanto,

Festa de Nossa Senhora de Fátimada prefeitura municipal que cedeu uma tenda, já que essa comunidade ainda não possui espaço definitivo e sonha com a compra de um terreno para a construção da capela. Depois da liturgia, a festa social ofereceu comidas típicas, sorteio de prêmios e mais uma oportu-nidade de confraternização .

Formação Paroquialno livro do Padre Joãozinho,SCJ - Como se tornar um líder resiliente, ou seja, um líder capaz de enfrentar dificuldades e superá-las, lembrando o apóstolo Paulo e tudo o que ele enfrentou por amor a Jesus Cristo. O momento foi de grande importância para a comunidade que saiu satisfeita: “quem não veio, saiu perden-do...”, disseram.

Festa de Santa Ritaneste dia de modo especial dedicado a ela que se tornou copadroeira da paróquia, após receber suas relíquias, trazidas da Itália, e depositadas no altar da matriz

Festa do Sagrado Coração.dia 7 aconteceu a Carreata e em seguida a Missa solene. Já a festa social acontecerá todas sexta-feira, sábado e domingo, de 28 de junho a 21 de julho. Participe!

Page 21: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

De Praia em Praia 21

CARAGUATATUBA

Notícias Paroquiais

Paróquia São Sebastião

Paróquia São Sebastião- Praça Major João Fernandes, 22 centro – São SebastiãoInformações sobre horários de Missas e atendimento (12) 3892.1110

Radio Web São Sebastião - www.radiosaosebastiao.com.br/

Formação do Apostolado da Oração

São Sebastião

Ubatuba

A paróquia acolheu neste mês de maio a coordenação diocesana do Apostolado da Oração para um encontro com membros do movimento. A motivação foi feita pelo Pe. João Marcos. O encontro faz parte da formação permanente paroquial.

Todo dia 20 do mês, às 12h e 19h30, milhares de pessoas participam desse encon-tro com Deus na igreja matriz. Venha você também fazer esta experiência e receba as graças por intercessão de São Sebastião.

Novena da bênção de São Sebastião

Paróquia Nossa Senhora das Graças

Lual jovemAconteceu no dia 1 de junho o V Lual

Jovem da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em preparação para a JMJ Rio 2013. Cerca de 100 pessoas entre elas muitos jovens, louvaram, cantaram e agradeceram a Deus pela JMJ e pela juventude da paróquia. O Lual contou com a presença do Ministério Jovens Amados por Cristo de São José dos Cam-pos, trazendo sua alegria e jovialidade.

Padre Carlos Alexandre, pároco, celebrou a Missa e conduziu a Adoração a Jesus Sacramentado, levando os jovens a terem um encontro pessoal com o Senhor. Agora é só esperar pelo 6º Lual !

Jovens e adolescentes de uniram para preparar o caminho para Jesus Eucarístico.

Paróquia Nossa Senhora das Graças - Matriz Cristo Rei - Praça Pio XII n° 101 - Maranduba – Ubatuba- SPInformações sobre horários de Missa e atendimento (12) 3849.8532

www.diocesecaraguatatuba.com.br/nossa-senhora-das-gracas

Page 22: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

22 Junho e Julho- 2013

Notícias Paroquiais

Juventude alegre, crianças e adoles-centes comprometidos e honra a padro-eira. Momentos que marcam a vida da comunidade.

Paróquia Nossa Senhora da Visitação - Rua Pesc. Manoel Marcondes Sodré, 75, Massaguaçu, Caraguatatuba – SP Informações sobre horários de Missas e atendimento (12) 3884.5907

CaraguatatubaParóquia Nossa Senhora da Visitação

Paróquia São Jose Rua Santa Marta,30 - Morro do Algodão, CaraguatatubaInformações sobre horários de Missa e atendimento (12) 3888.4040 / 8170-5757

www.diocesecaraguatatuba.com.be/sao-jose

Paróquia São José Caraguatatuba

De 13 à 21 de Maio a comunidade Nossa Senhora do Rosário teve a opor-tunidade de rezar a novena em honra a copadroeira, Santa Rita de Cassia.

Novena e Missa de Santa Rita de Cassia A Missa solene aconteceu no dia 18, celebrada pelo pároco Padre Moisés do Nascimento e Diácono Valter de Almeida.

Oração das Mil Ave-Maria

No dia 29 de maio a Mãe de Jesus encheu--se de alegria. Durante algumas horas, mulhe-res deixaram seus afazeres domésticos para juntas rezar Mil Ave-Marias assegurando a todos que pediram orações e também á comunidade paroquial, uma chuva de graças.

Chá com JovensNo dia 02 de Junho, no salão paroquial,

aconteceu o “chá com jovens”, promovido

pelos juventude empenhada na Semana Missionária. Todo o valor arrecadado será para esta finalidade. Os jovens agradecem a todos que colaboraram e participaram.

Dia de vivência de CasaisNos dias 29 e 30 de junho acontece ma matriz paroquial o Dia de Vivência de Casais.

Um final de semana que proporciona a oportunidade de um encontro à dois, com Jesus. Informações na Secretaria paroquial.

Page 23: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

De Praia em Praia 23

Notícias Paroquiais

Apesar de muitas de nossas capelas/comunidades serem dedicadas ao santo, na matriz do centro, em Caraguatatuba, a festa de santo Antonio completa 160 anos. A capela de Santo Antonio de Cara-guatatuba deu origem à cidade e por isso, o santo torneou-se padroeiro e a festa tomou forma grandiosa e tradicional. A peregrinação da imagem pelas capelas e instituições paroquiais, a Trezena e a Caminhada penitencial ao alto do morro

Paróquia Santo Antonio

Paróquia Santo Antonio - Praça Candido Motta, s/n – centro – CaraguatatubaInformações sobre horários de Missas e atendimento: (12) 3882.1611

www.matrizsantoantonio.com.br * www.diocesecaraguatatuba.com.br/santo-antonio/

Viva Santo Antonio!que ela o mesmo nome, tem sido cada vez mais participativas, por fiéis e até mesmo turistas que já tem data certa pra visitar a cidade nesta época do ano.

Neste dia 13, a festa começa às 8h com a bênção dos pães. Às 11h, aconte-ce o casamento comunitário que já uniu centenas de casais pelo Sacramento do Matrimônio nesses 14 anos em que a iniciativa foi adotada pela paróquia e hoje é repetida por quase todas as paróquias

da Diocese. Às 18h terá a Procissão pelas ruas da cidade, seguida de Missa solene e novamente a bênção dos pães. Na fes-ta social, muitos prêmios. E viva Santo Antonio!

Page 24: Revista De Praia em Praia - Jun Jul 2013

24 Junho e Julho- 2013

Formação

O Hospital deverá receber neste mês somente R$ 796.806,80, valor suficiente apenas para a quitação da folha de paga-mento e seus encargos. Enquanto isso, o déficit mensal da instituição mantém-se da ordem de R$ 1,1 milhão por mês. Não há recursos para o pagamento de médicos, for-necedores, terceiros e impostos. Isso pode acarretar a paralisação dos atendimentos médicos, entrega de materiais e de medi-camentos, inviabilizando o atendimento à população.

As dificuldades financeiras do Stella Maris se agravaram em fevereiro deste ano quando a Prefeitura Municipal retirou o Pronto Socorro do Stella Maris. Isto porque a UPA - inaugurada pela Prefeitura tem suas atividades limitadas aos atendimen-tos de menor complexidade, necessitando de retaguarda Hospitalar que é realizada pelo Stella Maris. Para prestar os serviços de maior complexidade, o Hospital Stella Maris é obrigado a manter profissionais e equipes de plantão e sobreaviso de diversas especialidades.

Além destes serviços, a Casa de Saúde Stella Maris mantém a Maternidade e realiza todos os demais procedimentos cirúrgicos e clínicos para os quais é creden-ciada, mantendo aproximadamente 150 leitos, incluindo UTI adulto e UTI Neonatal, realizando, ainda, exames laboratoriais da rede pública, para os quais recebe o valor mensal de R$ 120.000,00.

Os serviços hospitalares e de retaguarda são de complexidade e custos em muito superiores aos da UPA. No entanto, en-quanto a UPA recebe o valor de mensal de R$ 1.430.000,00, o Hospital recebe apenas R$ 796.806,80.

Mesmo com esse corte dramático nos repasses, o Stella Maris manteve até o momento todas as equipes médicas de urgência e emergência e toda a infraestru-tura necessária para dar retaguarda a UPA Municipal.

O Hospital Stella Maris aguarda aporte financeiro prometido pelo Governo do Estado para garantir o atendimento. O compromisso foi assumido pelo Estado em

Com repasses insuficientes do Município, Hospital Stella Maris corre o risco de paralisar suas atividades.

Fundado há 60 anos pela Congrega-ção das Pequenas Missionárias de Maria

Imaculada, o Hospital, que sempre atendeu toda a população, não recebe o valor integral pelos serviços prestados à Prefeitura Municipal, situação agrava-da em fevereiro deste ano. O valor atu-almente repassado corresponde a menos da metade dos recursos necessários para

manter o funcionamento.

reunião realizada no dia 25/5, na Corregedo-ria Estadual de Saúde, em São Paulo.

Além do apoio financeiro para continuar suas atividades, o Hospital necessita do en-volvimento da comunidade de Caraguatatu-ba . É preciso que as autoridades municipais e estaduais compreendam que os serviços prestados devem ser remunerados e esta é a única maneira do Hospital manter o atendimento à população do Litoral Norte.

Apoio da comunidade cristãA continuidade do funcionamento do

Hospital Stella Maris foi amplamente dis-cutida pela comunidade de Caraguatatuba no mês de maio, enquanto o Governo do Estado decidia se iria adquirir o prédio e torná-lo Hospital Regional, o que acabou não ocorrendo. Entidades que representam a sociedade civil, como sindicatos e ONGs e a Diocese de Caraguatatuba, reforçaram a im-portância do Stella Maris para a comunidade

local enfatizando que a cidade perderia uma importante unidade de saúde caso fosse vendida para o Governo do Estado.

No dia 1º de maio, a Diocese de Caragua-tatuba, entregou no gabinete do Governa-dor Geraldo Alckmin uma carta assinada pelos padres do Litoral Norte expressando a importância da permanência da Congre-gação das Pequenas Missionárias à frente do Stella Maris e pedindo que “lhes fosse resgatados o respeito e valor junto à socie-dade diante das situações enfrentadas, con-siderando que o Stella Maris é também um lugar de fé e evangelização no atendimento diário dos enfermos e seus familiares”.

A carta pedia ainda ao Governo do Estado para que avaliasse a manutenção e funcionamento do Hospital, com investi-mentos e recursos, independentemente da construção do Hospital Regional, “atenden-do ao clamor dos fiéis católicos, de muitos usuários e para o bem da população”.

Segundo a Irmã Giovana, que administra o Stella Maris atualmente, é preciso priorizar a vida do ser humano de forma responsável. “Independente de qualquer coisa é direito de todo cidadão cobrar do Estado a saúde entre outras obrigações que lhe são atribu-ídas pela Constituição”, disse.

Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada

Assessoria de Imprensa