informativo geração vida nº 133

16
EDIÇÃO 2012 ANO XI 133 JUNHO A vida passa rápido! Gaste seu tempo com sabedoria Pág. 04 - A Idade não define a maturidade Pág. 06 - Amor e correção andam juntos Pág. 16 - Os hábitos de pessoas desorganizadas

Upload: leandro-alves

Post on 24-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Informativo Geração Vida

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Geração Vida nº 133

EDIÇÃO2012 ANO XI133JUNHO

A vida passa rápido! Gaste seu tempo com

sabedoria Pág. 04 - A Idade não defi ne a maturidade

Pág. 06 - Amor e correção andam juntos

Pág. 16 - Os hábitos de pessoas desorganizadas

Page 2: Informativo Geração Vida nº 133

EDITORIALEDITORIALEDITORIAL02

JUNHOAGENDA

Sertanejo UniversitárioBanda Gratidão

Sábado dia 16 as 20:00E Saulo Martins

Domingo dia 17 às 19:30Teatro

Dia 30 - sábado às 20:00

Page 3: Informativo Geração Vida nº 133

COMPORTAMENTO

Quando se é criança ou adolescente parece que a vida é eterna e o tempo

demora a chegar, porém, quando se chega à fase adulta, o efeito se inverte e a vontade da maioria é que os anos demorem a se passar.

O tempo passa muito depressa, o dia de ontem nunca mais voltará, a Bíblia diz: “Somos como um sono, como a relva que fl oresce de madrugada; brota e fl oresce; à tarde murcha e seca; porque tudo passa rapidamente como um sopro”. (Sl 90:5-6,10). Devemos viver a cada momento com sabedoria, pois ninguém sabe em que dia a morte virá, somente Deus conhece quantos dias restam da nossa vida.Portanto devemos aproveitar bem as oportunidades que a vida nos dá e não perder tempo com coisas que prejudicam a nós e aqueles que convivem conosco.

Alguns pensam que os dias são todos iguais, mas não são. Todos os dias ocorrem mudanças, as oportunidades mudam, condições mudam quem hoje está bem amanhã pode estar mal e quem hoje está mal amanhã pode estar bem.

Se dependermos da própria vida para encontrar razão e alegria de viver, certamente não iremos suportar, precisamos de sabedoria para lidar com cada situação, a Bíblia diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Pv. 9:10

A pessoa que se torna verdadeiramente sábia é aquela que quanto mais vive mais percebe que a vida só é plena quando se crê que Deus existe e o ajuda, pois Ele é o único que transforma o jeito de pensarmos e agirmos.

Quando buscamos a direção de Deus não tropeçamos, fazemos boas escolhas, tomamos decisões sábias e evitamos gastar o nosso tempo com coisas ruins. Quando lemos a Bíblia purifi camos nossa mente de maus pensamentos, tiramos magoas do coração, invejas, e não agimos sem pensar. A Bíblia diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos”.(Sl. 119.105).

Necessitamos aprender a viver com sabedoria para sermos pessoas maduras, a Bíblia diz: “Faze com que saibamos como são poucos os dias

da nossa vida para que tenhamos um coração sábio”. (SL 90:12). Nesta vida podemos trabalhar, possuir coisas, enfi m, conquistar objetivos, mas mesmo assim, com tudo isso ainda não há satisfação, sempre existirá a sensação de que ainda falta alguma coisa. Para ter a vida verdadeira é necessário ter o Filho de Deus como centro em sua vida: A Bíblia diz: “Quem tem o Filho tem a vida; Quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”. (I João 5:12). Devemos nos esforçar por crescer diariamente na sabedoria de Deus para não nos embaraçarmos com as coisas desta vida e concentrar nos valores eternos.

A Bíblia diz: “No passado, todas essas coisas valiam muito para mim; mas agora, por causa de Cristo, considero que não tem nenhum valor. E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor. Eu jogo tudo fora como se fosse lixo, a fi m de poder ganhar a Cristo e estar unido com Ele”. Fp: 3:7-8.

Rua: José Maria Pinto 294

A vida passa rápido! Gaste seu tempo com sabedoria

COMPORTAMENTO

Page 4: Informativo Geração Vida nº 133

Existem pessoas mais velhas que não são maduras comportando

como crianças, como existem pessoas novas, que, tornam-se maduras.

A idade não defi ne a maturidade, pois em cada fase da vida há oportunidades de demonstrarmos quais seriam as nossas atitudes perante as situações. Na Bíblia o apostolo Paulo compara a vida a uma corrida, na qual, para ganhar o prêmio, o corredor precisa de duas coisas: manter diante de si o alvo e ter disciplina. Ele afi rma que corria como quem sabe aonde quer chegar e, como todo atleta, impunha sobre si a disciplina necessária para ter a certeza de que não correu em vão. A imaturidade é o resultado de uma história vivida sem consciência de destino e sem disciplina. Fp: 3:12-16.

Na vida, o desenvolvimento da maturidade leva tempo e, geralmente, é obtida com difi culdade. É um processo de crescimento na proporção a qual se permite que Deus mude essa pessoa, como uma fruta que não amadurece de um dia para o outro. Existe um tempo de maturação, não há “maturidade instantânea” para nenhum de nós. Todos estão no processo de aprendizagem.

À medida que a consciência

vai sendo transformada pelas experiências com Deus, vai se deixando para trás as “coisas de menino”, ou seja, as futilidades, vaidades e tolices próprias de quem ainda não chegou a tornar-se adulto, e a cada passo vai se adquirindo mudança de comportamento.

A Bíblia diz: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino...”I Co. 13:11.

Quando deixamos Deus dirigir as nossas vidas Ele nos

transforma de dia em dia, é um processo contínuo.

A Bíblia diz: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás fi cam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp: 3:12-14). Nem mesmo o apóstolo Paulo tinha alcançado o alvo fi nal, mas ele constantemente seguia adiante rumo ao prêmio.

Portanto, devemos permitir que Deus renove a nossa mente para aprendermos a caminhar em obediência, é fazer a escolha de viver pelo ponto de vista de Deus ao invés do ponto de vista humano.

A Bíblia diz: “Porém, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como sábios.

Os dias em que vivemos são maus, por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam”. Ef: 5:15-17.

A Idade não defi ne a maturidade

MULHER04

Page 5: Informativo Geração Vida nº 133

PROJETOS

Page 6: Informativo Geração Vida nº 133

Ser corrigido geralmente não é agradável, mas todos precisam ser ministrados e isto envolve

não apenas ouvir palavras amáveis de encorajamento, mas também palavras firmes de repreensão e correção; A Bíblia diz: “E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de alegria, senão de tristeza, mas depois os que foram exercitados por ela recebem com recompensa uma vida correta e de paz”. Hebreus 12: 11.

Muitas pessoas agem com falsidade, preferindo à omissão e o fingimento no lugar da sinceridade e da repreensão, a Bíblia diz: “Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. Fiéis são as feridas de um amigo, mas os beijos de um inimigo são enganosos.” Pv 27:5, 6.

O amor sincero de uma pessoa franca é melhor do que o amor encoberto que não se manifesta por ter coragem de falar a verdade, adular não leva a lugar algum e impede o crescimento em diversas as áreas da vida.

Uma repreensão não deve ser fundada meramente na opinião de alguém, mas seguida de conselhos dirigidos por Deus. A Bíblia diz: “Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado.” (Gl. 6:1).

Portanto quando formos corrigir ou aconselhar alguém, devemos estar com espírito manso para tratar com sensibilidade cada caso, agir com

prudência em todas as situações, pois o amor e a correção andam juntos, a Bíblia diz: “Exortamos-vos também, irmãos, a que aconselhem os insubordinados, consoleis os desanimados, amparai os fracos e sejais longânimos para com todos.” (I Ts. 5:14).

Num reino muito distante, havia um rei chamado Teobaldo. Ele era muito respeitado pelos seus súditos, mas também era temido, por ser rigoroso em seus castigos.

Uma noite, o rei Teobaldo teve um sonho que o deixou encabulado: sonhou que todos os seus dentes caíam, um a um, exceto o da frente,

que era de ouro. O rei, então, reuniu seus conselheiros para pedir-lhes uma explicação sobre o sonho. Ao ouvirem o relato do rei, um deles se adiantou:

- Vossa Majestade, a interpretação do seu sonho é muito simples. Cada dente seu representa um de seus familiares, e o dente de ouro representa o senhor. Este sonho profetiza que todos os seus familiares morrerão, um a um, e o senhor ficará sozinho.

O rei ficou muito zangado ao ouvir o conselheiro predizer a morte de seus familiares, e mandou prendê-lo. Entre os conselheiros, havia um ancião muito respeitado por todos devido à sua sabedoria. Sabendo que a interpretação dada pelo amigo estava correta, tomou a palavra e disse:

- Meu rei, creio que posso lhe dar a interpretação correta de seu sonho. Cada dente representa sim um de seus familiares, e o senhor está representado pelo dente de ouro. Seu sonho profetiza que o senhor viverá mais do que todos os seus familiares.

O rei alegrou-se com a interpretação do sonho e perguntou o que o ancião gostaria de receber como recompensa.

Este pediu-lhe, humildemente, que libertasse da prisão o outro conselheiro, e o rei atendeu o seu pedido.

Na vida é assim: uma única palavra pode edificar ou destruir. Por isso, é preciso ter cuidado com o que dizemos e como dizemos. A maneira com a qual falamos algo a uma pessoa pode ofender muito mais do que as próprias palavras ditas. Uma crítica, por exemplo, pode ser construtiva ou destrutiva, só depende de quem a faz.

Amor e correção andam juntos

DICAS

Page 7: Informativo Geração Vida nº 133

INFANTILINFANTILEVENTOS 07

Page 8: Informativo Geração Vida nº 133

Aniversariantes JunhoJosé Carllos M. Silva 02/06Márcia Apª S. C. Rodlfo 05/06Baltazar R. de Souza 06/06Vera Lúcia da Silva 08/06Marilene de S. Lima 09/06Rosângela M. F. Duarte 09/06 Felipe R. G. de Almeida 12/06Pollyanna V. da Costa 15/06Vagner Maciel Rodolfo 15/06Valdecir Adão Lima 17/06

Valéria Jovem de Mello 18/06Marcelo Brito 20/06Sandra Silva 21/06Joana F. de Oliveira 24/06Ricardo Yamamoto 25/06 Maria Helena Lourenço 26/06Julio Henrique Davidoski 28/06Nilsa Gomes Pereira 29/06Sandra Chagas e Silva 30/06

Junho

Dia das MãesSua foto não está aqui?

Então acesse nossosite e confi ra todas

as fotos deste eventowww.geracaovida.com.br

SOCIAL08

Page 9: Informativo Geração Vida nº 133

Só Deus Sabe Todas as Coisas

Deus tem o controle de tudo e sabe o tempo certo aquilo que quer

realizar em nossas vidas. Deus sabe de todas as coisas.

O Senhor Deus é… força, refúgio, nele você pode confiar, pode descansar, pode ter a cer-teza de que tudo vai dar certo!

Debaixo do controle de Deus, nada fica fora do controle. Entre-gue sua vida a Ele e deixe-o agir Ele tem planos que não enten-demos… porém devemos ape-nas confiar em suas promessas.

Ele socorre-nos e mostra que ainda tem um caminho, que nada está perdido, nada absolu-tamente que parecia impossível, aquilo que parecia ser a morte, para Ele tem solução, se você se entregar, abrir seu coração e o deixar agir…

Deus é quem nos traz a paz, quem nos ama verdadeiramente,

nos dá livramentos. Ele é capaz de parar a terra, Ele é capaz de fazer a sombra do Sol retroceder por sua causa. Ele se levanta em nosso favor. Nada pode mu-dar o que Ele sente por nós, seu amor é infinito. Deus é soberano, Onisciente-ciente de todo a todo tempo, Onipotente- é um ser su-perior, capaz de dirigir todas as coisas existentes e Onipresente--que está em todos os lugares ao mesmo tempo. Ele é Deus. Salmos 91:9-16

“Você fez do Senhor Deus o seu protetor e, do Altíssimo, o seu defensor; por isso, nenhum desastre lhe acontecerá, e a vio-lência não chegará perto da sua casa. Deus mandará que os an-jos dele cuidem de você para pro-tegê-lo aonde quer que você for.

Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras.

Com os pés você esmaga-rá leões e cobras, leões fero-zes e serpentes venenosas. Deus diz: “Eu salvarei aqueles que me amam e protegerei os que reconhecem que eu sou Deus, o Senhor. Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e fa-rei com que sejam respeitados. Como recompensa, eu lhes da-rei vida longa e mostrarei que sou o seu Salvador.”

PARA PENSAR

Page 10: Informativo Geração Vida nº 133

INFANTIL10

Page 11: Informativo Geração Vida nº 133

Cada um pode fazer a diferença Uma jovem mãe com

um filho pequeno que estava lutando con-

tra o câncer. Muitas lágrimas esta mãe derramou, e a cada dia mais perto estava o fim, para seu filho. Um dia ela perguntou ao pequeno o que ele gostaria de ser quando ficasse adulto.-Bombeiro,respondeu pronta-mente o menino.A mãe ficou em silêncio, pen-sando. Mais tarde foi até a sede do corpo de bombeiros perguntar se o menino pode-ria fazer uma visita, conhecer e ver o carro de bombeiros de perto. O comandante como-vido, ao saber a história do menino não só autorizou a vi-sita como quis saber a medida (tamanho da roupa) que o me-nino vestia, mandou fazer um uniforme completo, igualzinho ao dos bombeiros e, no dia combinado foi com o carro, si-rene ligada, buscar o pequeno para passar o dia, trabalhan-do com eles. Os olhos do ga-rotinho brilhavam de alegria... Neste dia houve um principio de incêndio, um resgate e vá-rios atendimentos devido a ocorrências de acidentes. À noite, cansado e feliz contou as peripécias para a mãe.Os dias foram passando e a saúde do menino foi piorando, se agravando mais e mais, até que um dia o médico avisou a mãe que era o último dia de sua vida. No hospital a en-fermeira recordou do “dia de bombeiro” e ligou avisando sobre a gravidade do esta-do do garoto para algum dos

bombeiros virem se despedir do amiguinho.Os bombeiros pediram à mãe que abrisse a janela do quar-to para que o menino os vis-se chegando, sirenes ligadas, escada e todo o aparato dos bombeiros, que, pela escada entraram no quarto e pres-taram a última homenagem, nomeando-o “Bombeiro Hono-rário”. O menino perguntou: - Então eu sou um bombeiro de verdade? Sorriu e morreu.Sim, cada um de nós pode fa-zer a diferença, basta querer. Certamente podemos sempre fazer um pouco mais pelo ou-tro que está à frente, precisan-do de você... ”Pior do que você querer fazer é não poder, é você poder fazer e não querer”.

Bombeiros de São Paulo

INFANTILINFANTILILUSTRAÇÃO 11

Page 12: Informativo Geração Vida nº 133

O QUE É O QUE É?

QUE FAZ SALTOS SENSACIONAIS, MAS NUNCA ESTEVE EM UMA OLIMPÍADA? O SAPATEIRO.

QUAL É O NOME DO CONFEITEIRO CHINÊS?CHANTI LEE.

QUAL É A PIOR COISA QUE PODE ACONTECER PARA UM PEIXE DE ÁGUA DOCE? SER DIABÉTICO

QUEM É A MÃE DO MINGAU? A MÃEZENA.

A LARANJA FOI AO MÉDICO COM TOSSE SECA E FEBRE. QUAL O DIAGNÓSTICO? LARANGITE.

O QUE UM POSTE DISSE PARA O OUTRO? ESSA FIARADA É TODA SUA?

QUAL GALINHA É MAIS ESPERTA, A BRANCA OU A PRETA? A PRETA, PORQUE ELA CONSEGUE BOTAR OVO BRANCO. AGORA PEDE PRA GALINHA BRANCA BOTAR OVO PRETO!

MÃE SUPERPROTETORAA MÃE SUPER PROTETORA ENCONTROU UMA AMIGA E FOI LOGO FALANDO:— MEU FILHINHO ESTÁ ANDANDO HÁ MAIS DE TRÊS MESES.— CHI! — DISSE A AMIGA .— A ESSA ALTURA ELE JÁ DEVE ESTAR BEM LONGE, NÃO?

O MATE LEÃOO SUJEITO CHEGOU EM CASA COM A CAIXINHA DE MATE LEÃO EM BAIXO DO BRAÇO, A ESPOSA VIRA E FALA:- QUERIDO LHE PEDI VENENO PARA MATAR RATOS E VOCÊ ME TRÁS UM MATE LEÃO.- O LOCO MATA ATÉ LEÃO VOCÊ ACHA QUE NÃO VAI MATA UM RATO.

ALERTA NO RÁDIOO SUJEITO ESTAVA DIRIGINDO UM CAMINHÃO NA VIA DUTRA DE REPENTE ELE OUVE UM ALERTA NO RÁDIO:— ATENÇÃO, SENHORES MOTORISTAS QUE ESTÃO TRAFEGANDO PELA BR-116. MUITO CUIDADO NO TRECHO ENTRE OS QUILÔMETROS 217 E 258, TEM UM LOUCO DIRIGINDO UM CAMINHÃO NA CONTRA-MÃO!E O SUJEITO:— UM SÓ? TEM É UMA PORÇÃO!

CONFERINDO FERROO CAMARADA TRABALHAVA EM UMA GRANDE METALÚRGICA ATÉ QUE CHEGOU AO CARGO DE INSPETOR CHEFE.TODOS OS DIAS A PRIMEIRA COISA QUE ELE FAZIA QUANDO CHEGAVA ERA IR CONFERIR O ESTOQUE DE FERRO E ENTÃO UM DIA UMA PILHA DE FERRO CAIU EM CIMA DELE E OS AMIGOS NO VELÓRIO FALARAM:QUEM CONFERE FERRO COM FERRO SERÁ FERIDO.

DOR NA PERNA..O VELHINHO FOI AO MÉDICO RECLAMAR DA DOR NA PERNA DIREITA. O MÉDICO O EXAMINA, EXAMINA E NÃO ACHA NADA DE ERRADO…- A SUA PERNA NÃO TEM NADA – CONCLUI. – ESTÁ PERFEITA!- ENTÃO, POR QUE É QUE DÓI?- DEVE SER POR CAUSA DA IDADE!- COMO É QUE A OUTRA TAMBÉM TEM A MESMA IDADE E NÃO DÓI?

ATRASADO NA CONFERENCIAO SUJEITO CHEGA QUINZE MINUTOS ATRASADO A UMA CONFERÊNCIA, E AO ENTRAR, O PORTEIRO O ALERTA:— POR FAVOR, NÃO FAÇA BARULHO!— O QUÊ? JÁ TEM GENTE DORMINDO?

HUMOR12

Page 13: Informativo Geração Vida nº 133

Quem ajuda, será ajudado!

REFLEXÃO

Uma senhora estava com o carro no acostamento, ninguém tinha parado para ajudar durante a úl-tima hora. Um rapaz aproximou--se e parecia pobre e faminto. Ele pode ver que ela estava com mui-to medo e disse: “- Eu estou aqui para ajudar senhora. A propósito, meu nome é Bryan”. Bem, tudo o que ela tinha era um pneu furado, mas, para uma senhora, era ruim o bastante. Bryan abaixou-se, co-locou o macaco e levantou o car-ro. Logo ele já estava trocando o pneu. Mas, fi cou um tanto sujo e ainda feriu uma das mãos. En-quanto se levantava ela perguntou quanto devia. Já tinha imaginado todas as terríveis coisas que pode-riam ter acontecido se Bryan não tivesse parado.Ele respondeu: “- Se realmente quiser me reembol-sar, da próxima vez que encontrar alguém que precise de ajuda, dê para aquela pessoa a ajuda de que ela precisa”. E acrescentou: “... e pense em mim”. Ele esperou até que ela saísse com o carro e também se foi. Algumas milhas abaixo a senhora encontrou um pequeno restauran-te. Ela entrou para comer alguma coisa. Era um restaurante um tan-to sujo. A cena inteira era estra-nha para ela. A garçonete veio até ela e trouxe-lhe uma toalha limpa para que pudesse esfregar e se-car o cabelo molhado e lhe dirigiu um doce sorriso. Um sorriso que, mesmo depois de um dia inteiro de trabalho com os pés doendo, não pode apagar. A senhora notou que a garçonete estava com quase oito meses de gravidez, mas ela não deixou a tensão e as dores mudarem sua atitude.A senhora fi cou curiosa em saber como alguém que tinha tão pou-co na vida podia tratar tão bem a um estranho. Então se lembrou de Bryan. Depois que terminou a refeição, enquanto a garçonete buscava troco para a nota de cem dólares, a senhora se retirou. Já tinha partido, quando a garçonete voltou. A garçonete ainda queria saber onde a senhora poderia ter ido quando notou algo escrito no guardanapo, sob o qual tinha mais 4 notas de cem dólares. Havia lágrimas em seus olhos quando leu o que a senhora havia escrito. Dizia: “Alguém me ajudou

uma vez e da mesma forma eu a estou ajudando. Se você realmen-te quiser me reembolsar, não dei-xe este círculo de amor terminar em você”. Bem. Havia mesas para limpar, açucareiros para encher e pessoas para servir. Aquela noite, quando foi para casa e deitou-se na cama, fi cou pensando no di-nheiro e no que a senhora deixara escrito. Como pode aquela senho-ra saber o quanto ela e o marido precisavam disto? Com o bebê para o próximo mês, como estava difícil. Ela virou-se para o preocu-pado marido que dormia ao lado, deu-lhe um beijo e sussurrou: “- Tudo fi cará bem, meu amor. Eu te amo Bryan”.

Veja o complemento desta matéria via QR CODE:

Page 14: Informativo Geração Vida nº 133

ÊXO

DO

ÊXO

DO

GASTRONOMIA14

Ingredientes:1 lata de leite condensado200 g de creme de leite1 xícara (chá) de suco de manga concentrado1 envelope de gelatina em pó sem sabor, incolor1 manga fatiada para decorar

Modo de Fazer:1.No liquidifi cador, coloque o leite condensado, o creme de leite e o suco de manga e bata por 4 minutos.2.Em uma vasilha, coloque a gelatina e dissolva de acordo com as instruções da embalagem , junte ao creme de manga e bata por mais 2 minutos.3.Em taças individuais, despeje o creme de manga e leve a geladeira por 2 horas ou até fi car fi rme. Desenforme a mousse e coloque um pouco de chantilly por cima formando um pico e encaixe um biscoito de sua preferência ou um pedaço pequeno da própria manga.

Mousse de Manga

Page 15: Informativo Geração Vida nº 133

Este transtorno ali-mentar é grave, me-rece cuidados, mas

tem cura. Fique por dentro dos sintomas e veja como tratá-lo

Comer excessivamente, sem controle algum e, em seguida, se sentir culpada e apavorada só de imaginar a possibilidade de en-gordar. A saída? Tomar laxantes ou provocar vômitos, para evitar o aumento do peso. É assim que age a pessoa que sofre de buli-mia, distúrbio psicológico que, se não tratado a tempo, pode trazer consequências graves ao organismo. Conheça mais so-bre este transtorno alimentar.

Bulimia x anorexiaMuitas pessoas confundem

a bulimia com a anorexia, mas trata-se de transtornos distintos. Pessoas que sofrem de anorexia comem pouco e são excessiva-

mente magras. Os bulímicos po-dem ter peso normal e até mes-mo estar um pouco acima dele, mas têm pavor de engordar e, por isso, provocam o vômito, to-mam laxantes e diuréticos ou fa-zem exercícios de forma abusiva.

As maiores vítimasSegundo dados do Ministério

da Saúde, a bulimia atinge cer-ca de 1% da população mun-dial, sendo 90% das vítimas mulheres, principalmente ado-lescentes. Isso porque, nessa fase, as meninas sentem ne-cessidade de ser aceitas e ad-miradas pelo grupo, e a opinião dos amigos se torna extrema-mente importante. Somam-se ainda as mudanças hormonais que causam grandes transfor-mações no corpo e no humor. Os sinais da doença

- Ingestão compulsiva e exa-gerada de alimentos.

- Vômitos auto induzidos, uso de laxantes e diuréticos para evi-tar ganho de peso.

- Alimentação excessiva, po-rém sem aumento proporcional do peso corporal.

- Depressão e oscilações de humor.

- Obsessão por exercícios fí-sicos.

- Comer em segredo ou es-condido dos outros.

- Evitar lugares como praias e piscinas onde precisam mostrar o corpo.

- Interesse exclusivo por as-suntos relacionados à comida, ao peso e à boa forma.

As causas do transtorno A bulimia nervosa é uma sín-

drome multideterminada, ou seja, é causada por fatores biológicos, psicológicos, familiares e cultu-rais. No entanto, a valorização do corpo magro como ideal má-ximo de beleza tem um papel im-portante. Problemas familiares, baixa autoestima e insatisfação com o próprio corpo também são fatores que infl uenciam o desen-volvimento da doença.

Fique atento- A família deve observar es-

pecialmente as meninas que dis-farçam o emagrecimento usando roupas largas e soltas no corpo e se recusam a participar das refei-ções em casa.

- Procure ajuda. O tratamen-to da bulimia nervosa exige o acompanhamento de uma equi-pe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos e nutricio-nistas.

- O ideal de beleza que a so-ciedade impõe está associado à magreza absoluta. É preciso cautela e bom-senso em rela-ção a esses padrões estéticos. Aprenda a valorizar a beleza ver-dadeira e possível, admirando seu biótipo.

BulimiaNervosa

SAÚDE

Page 16: Informativo Geração Vida nº 133

Os hábitos de pessoas

desorganizadas

O hábito de acumu-lar coisas: Pesso-as com este hábito

estão sempre procurando por mais espaço, mais gavetas, mais armários, mais salas… a má notícia é que nunca have-rá espaço sufi ciente.

O hábito de não separar os objetos: Não classifi cá-

-las ou categorizá-las adequa-damente, faz com que nunca exista um lugar certo para co-locar um documento ou obje-to, e sobra apenas a opção de “deixa por aí mesmo”.

O hábito de deixar tudo para depois: Depois eu vejo amanhã eu faço e por aí vai. A procrastinação é o ato de dei-

xar para depois o que deveria ser feito agora. A falsa ideia de que organizar vai tomar muito tempo, acaba forçando a de-cisão de que é melhor deixar tudo como está. O que as pes-soas assim se esquecem de é que tudo pode piorar, sempre.

O hábito de contar sem-pre com a memória: Muitas vezes, porém, precisa lançar mão da memória alheia. Não utiliza agenda e não tem o costume de marcar compro-missos ou registrar lembre-tes. Pessoas com este hábito estão sempre estressadas e pior, estressando aqueles que convivem com ela.

O hábito de deixar tudo para a última hora: Não planejar e programar suas atividades faz com que pes-soas assim percam a noção e senso no uso do tempo, e

por conta disso estão sempre atrasadas para os seus com-promissos ou perdendo pra-zos para entrega de trabalhos.

Tarefa de 2 minutosMesmo que não seja uma

tarefa de alta prioridade, re-alizá-la é mais rápido do que arquivá-la ou anotar para fa-zer depois, e então é mais uma coisa riscada da sua lis-ta. David Allen chama isso de “corte de efi ciência”. Agora, se o item não for importante a ponto de ser executado, des-carte-o. Aplicar a regra dos 2 minutos aumenta muito a nos-sa produtividade no dia-a-dia.

Alguns projetos fi cam parados justamente porque umas des-sas pequenas ações estão ali atrapalhando. Faça o teste e veja quanta coisa você conse-gue eliminar da sua lista em um curto espaço de tempo.

MENSAGENS