informativo geração vida - outubro 2010

16
113 2010 ANO IX OUTUBRO Maneiras de controlar a raiva Quando se perde a confiança Vença o mal com o bem Dores comuns o que fazer? pag pag pag 03 09 15

Upload: leandro-alves

Post on 14-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo Geração Vida, edição número 113, de outubro de 2010.

TRANSCRIPT

1132010 ANO IX OUTUBRO

Maneiras de controlar a raiva Quando se perde a confiança

Vença o mal com o bem

Dores comuns o que fazer?

pag

pag

pag

03

09

15

OUTUBRO

Dia 10 Domingo as 19:30Reunião Especial dia

da Criança

Quartas as 20:00 Campanha

“Conquistando as Promessas de Deus”

As palavras a seguir são familiares: “Eu não con-sigo esquecer o que

aconteceu. Eu não consigo con-fiar em você novamente”. Con-fiança mútua é necessário para relacionamentos sadios, mas o que podemos fazer quando per-demos a confiança nos outros ou quando os outros perdem a con-fiança em nós?

A própria Bíblia diz: “Como dente estragado ou pé desloca-do é a confiança no hipócrita na hora da dificuldade” (Provérbios 25:19). Quando decepcionamos alguém, a Bíblia nos ensinam a admitir os danos que lhes fi-zemos e agir para confirmar a mudança do nosso coração. En-tretanto, devemos compreender que mesmo que venhamos a ser perdoados, não podemos apagar as conseqüências de uma con-fiança abalada, dizendo simples-mente: “Eu estava errado. Você pode me perdoar?” Por mais im-portantes que sejam as palavras para expressar arrependimento e mudança do coração, as pala-vras sozinhas não são suficien-tes para renovar a confiança. Dependendo da seriedade da ofensa, podem ser necessários dias, meses ou anos de um com-portamento fiel para restaurar uma confiança quebrada. Quan-do o arrependimento é verdadei-ro, a pessoa não exigirá os mes-mos privilégios e liberdade que ele ou ela desfrutavam antes de ser quebrada a confiança. Uma pessoa, cujo coração foi trans-formado por Deus, está dispos-ta a prestar contas do que fez, a dar lentamente e resolutamente aos outros razões de restabe-lecer algum nível de confiança.

Quando pessoas, que quebram a confiança, não estão dispos-tas a restaurá-la pouco a pouco e não querem pagar o preço da reconstrução, isso nos dá boas razões de crer que não tiveram uma transformação verdadeira em seu coração.

Deus através do Espírito Santo envia pessoas para nos ajudarem, Ele nos dá amigos em quem podemos confiar, pois sempre precisamos de alguém de confiança à nossa volta, mes-mo quando nos decepcionamos com outras pessoas, e dizemos que não queremos confiar em mais ninguém. Quando aprende-mos a confiar em Deus, que é o nosso melhor amigo e que nunca nos decepciona seremos capa-

zes de confiar a outros. Além de colocar pessoas abençoadas do nosso lado nos ajuda a sermos fortes, trata as nossas feridas, e nos ajuda a reconstruir relacio-namentos. Confiar em Deus é não olhar para os problemas e tribulações, é saber que embora a dificuldade seja grande, nosso Deus é infinitamente maior. As lutas da vida não podem encher nosso coração de medo. Muitas vezes caímos desfalecidos, pre-ocupados de como será o ama-nhã, mas o amanhã não cabe a nós resolver, basta a cada dia o seu próprio mal (Mt 6.34). A Bí-blia diz: “Os que confiam no Se-nhor, são como o monte Sião, que não se abalam, mas perma-nece para sempre”. Sl 125.1”.

Devemos descansar em Deus e saber que o controle de todas as coisas está em suas mãos.” Em Salmos 18.2, está escrito: “O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu liberta-dor; o meu Deus, a minha forta-leza, em quem confio; o meu es-cudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

Rua: José Maria Pinto 294

Quando se perde a confiança

Ao ar livre com belas flo-res, na esteira ou em tri-lhas, andar 30 minutos

por dia, cinco dias por semana, aumenta o condicionamento fí-sico, fortalece o sistema imuno-lógico e ajuda a combater doen-ças, como diabetes, obesidade e hipertensão.

Com apenas 20 minutos do exercício, o cérebro já começa a liberar endorfina e serotonina, duas substâncias que promovem a comunicação entre os neurô-nios.

Enquanto a primeira tem ação calmante e efeito analgésico, a segunda produz uma sensação de bem-estar.

“Não é à toa que estudos re-centes revelaram que pessoas com diagnóstico leve de depres-são melhoraram muito ao se tor-narem adeptas da caminhada. Em alguns casos, os médicos chegaram até a substituir o re-médio pelo exercício. A cada ano, cresce o número de traba-lhos atestando a eficácia da boa e velha caminhada.

Só em 2008, um estudo apre-sentado no encontro anual do American College of Sports Me-dicine revelou que andar por 40 minutos todos os dias já é o bas-tante para melhorar o desempe-nho cardiovascular de quem so-fre de hipertensão.

Outra pesquisa, da Universi-dade de Washington, nos EUA, confirmou que sua prática regu-lar ajuda a reduzir os riscos do câncer de cólon.

Já especialistas da Universi-dade de Exeter, no Reino Unido,

concluíram que suar a camisa ajuda a emagrecer porque re-duz a fissura que alguns sentem por... chocolate!

Mas os estudos não param por aí. O mais recente deles é assinado por David J. Stensel, da Universidade de Loughborou-

gh, na Grã-Bretanha.Uma pesquisa realizada com

11 voluntários mostrou que a ca-minhada é mais eficaz para inibir o apetite do que a musculação.

Segundo Stensel, a prática regular interfere na produção de dois dos mais importantes hor-mônios reguladores da fome: o peptídeo YY (que reduz o apeti-te) e a ghrelina (que estimula a vontade de comer).

O estudo mostrou que, duran-te uma sessão de esteira, o nível de peptídeo YY aumenta e o de ghrelina, diminui. Na de muscu-lação, porém, tais índices per-manecem inalterados.

“Além de ajudar na supressão do apetite, caminhar é excelente para controlar o peso e aumentar o nível cardiorrespiratório.

O único obstáculo talvez seja o da falta de tempo. “O ideal é que as pessoas caminhassem pelo menos 30 minutos por dia. Se isso não for possível, é acon-selhável três períodos de 10 minutos: pela manhã, à tarde e à noite. Nesse caso, vale descer do ônibus três quarteirões antes do desejado e seguir a pé. Ou subir quatro andares a pé em vez de pegar o elevador”, isso é de-saconselhável a atividade para quem sofre de artrose: “Para es-ses pacientes fazer natação ou hidroginástica. A água reduz os riscos de lesão”.

Por isso aproveite esta esta-ção tão alegre e colorida para fazer caminhada com a família, amigos e colocar os assuntos e a saúde em dia.

Fonte: Viva saúde

Primavera aproveite esta estação

Quantas vezes você se arrependeu de não ter ouvido o conselho de

sua mãe ou de outra pessoa ex-periente? Conselhos familiares, amorosos, profissionais ou até mesmo simples, como o bom e velho “vá dormir que amanhã tudo se resolve”.

A Bíblia nos aconselha a ou-virmos conselhos, pois neles en-contraremos segurança para as nossas decisões! A confirmação dos bons projetos dá-se através de bons conselhos. A Bíblia diz: “Ouve o conselho e recebe a ins-trução, para que sejas sábio” (Pv 19:20). Precisamos aprender a quem ouvir e quando ouvir, mas precisamos ouvir!

Pode até ser que você já ou-viu um conselho e se deu mal, a Bíblia também fala sobre maus conselhos: “Os pensamentos do justo são retos, mas os conse-lhos do perverso é engano” (Pv 12:5).

Nenhum inimigo é pior do que um mau conselho, devemos sa-ber a quem ouvir e onde buscar, pois assim como existem os bons conselhos, existem também os maus conselhos. A Bíblia diz no Salmo 1: 1: “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios”.

Para isso devemos observar o caráter das pessoas, sua for-ma de viver, seu procedimento no convívio com a família, com a igreja, com a sociedade e sua relação com Deus, sendo assim é possível decidir onde buscar os melhores conselhos. Quem busca conselhos deve ir até o

conselheiro, desarmado e des-provido de qualquer preconcei-to, ou seja, aberto para receber com atenção as orientações, casão contrario a rebeldia e a resistência pode trazer conse-qüências trágicas, desastrosas e cujas marcas se estabelecem pelo resto da vida, trazendo um

sentimento de culpa por ter sido orientado corretamente, mas ha-ver desprezado àquilo que pode-ria ser a solução para uma vida realmente feliz! Aprenda a bus-car conselhos, aprenda a ouvir conselhos, aprenda a praticar toda recomendação recebida de bons conselheiros e estará

caminhando de braços dados com a felicidade e o sucesso até nas mínimas decisões da vida! Lembre-se: A Bíblia diz “... Na multidão de conselheiros, há se-gurança”. Valorize as pessoas especiais e sinceras que Deus colocou em sua vida. A Bíblia diz: “Do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade” (Pv 27:9). Ouça o que elas têm a lhe dizer: Ouça seu pai, que o gerou; não desprezes a sua mãe quan-do ela envelhecer (Pv 23:22). O conselho é tão importante que um dos nomes do Messias pro-metido de Israel é Conselheiro, conforme registrado em Isaías 9: 6. Deus é nosso Conselheiro em todo tempo, a oração ajuda o processo de tomar decisões. Jesus usou este método antes de escolher os discípulos. A Bí-blia diz em Lucas 6:12 “Naque-les dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus.”

É importante ter humildade quando pedimos a Deus para nos ajudar a tomar boas deci-sões. A Bíblia diz em Salmos 25:9 “Guia os mansos no que é reto, e lhes ensina o seu cami-nho”. Confie em Deus e não em si mesmo quando necessitar de direção.

A Bíblia diz em Provérbios 3:4-6 “Assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens. Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Se conselho fosse bom era vendido?

1- Decidir

Você não pode evitar a raiva, mais pode apren-

der a controlá-la. Pare de dar desculpas e justificativas para sua raiva. “Aconteceu... Explodi. Não tive como controlar”. Não creio nisso. Você já se viu bri-gando com seu marido ou espo-sa ou com alguém num tom de voz alta e então o telefone toca? Perceba como você consegue rapidamente controlar a sua rai-va! Na verdade, você consegue controlar mais a sua raiva do que você pensa. Decida contro-lar a sua raiva. A Bíblia diz: “Seja pronto para ouvir, tardio para fa-lar e tardio para ficar com raiva”. Tiago 1.19

2- Pensar antes de agirQuanto mais você controla

seu temperamento, ele melhora. Dê a você mesmo algum tempo de parada, reflita e pense no as-sunto. Se não pára e pensa, vai fazer sempre a coisa errada. É preciso refletir antes de reagir, esperar alguns minutos e olhar a situação do ponto de vista de Deus. “Quando ficar zangado, conte até 10; quando ficar muito zangado, conte até 100”. Refli-ta antes de reagir. Não respon-da impulsivamente. A Bíblia diz: “O tolo mostra toda a sua raiva, mais quem é sensato se cala e a domina”. Pv 29:11

3- Controlar a línguaNos ataques de raiva, a língua

se solta e as coisas são ditas sem que se possa voltar atrás. Tia-go compara a língua ao fogo, do qual uma só faísca pode causar um grande incêndio (Tiago 3:5-

6).A Bíblia diz: “O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma” (Pro-vérbios 21:23). Quem se ira com facilidade age tolamente, atiça a contenda e transborda na trans-gressão. A Bíblia diz: “A pessoa de mau gênio sempre causa pro-blemas e discórdias”. Pv: 29:22

4- Motivo da raivaTente entender sua raiva.

Olhe para ela. Analise-a. Por que eu estou com raiva?”Quanto mais você entender seus filhos, menos raiva você terá deles. Quanto mais você entender seu marido, menos raiva você terá dele. Quanto mais você conhe-cer sua esposa/ chefe/ quem quer que seja menos raiva você terá. A Bíblia diz: “Quem se zan-ga facilmente faz coisas tolas, mas o sábio permanece calmo.” Pv 14.17.

5- Relacionar com pessoas que são pacientes

Escolha seus amigos. Fiquem longe de pessoas que estouram fácil, não temem a Deus. Quan-do fica zangado, sai atirando as coisas, esmurram as paredes, berra e fala mal. Fique perto de pessoas que lidam com a raiva do mesmo jeito que Jesus lidou. A Bíblia diz: “Não se associe com quem vive de mau humor nem ande em companhia de quem fa-cilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal.” Pv 22:24, 25.

James Dobson diz: “Casa-mentos bem sucedidos não são aqueles em que a raiva e os conflitos não existem. Mas, são aqueles em que se aprende a ad-ministrar a raiva. Quando a raiva é administrada, produz grandes

relacionamentos”. Como Jesus nos ajuda a su-

perar o sentimento da raiva? Ele nos deixou o Espírito Santo, ele nos ensina a cada dia melhorar a nossa forma de ser nos dando o domínio próprio para controlar a nossa mente e temperamentos.

A Bíblia diz: “Mas o fruto do espírito é amor, alegria, paz, pa-ciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”. Gl 5.22, 23

Leia também Efésios 1 e Ro-manos 8.

Maneiras de controlar a raiva

Rosalina Rosseti 05/10Geise Leara Gabelini 06/10Amilton Carlos da Silva 07/10Mª de Lourdes Pereira 07/10Marcos Mezzono Franco 11/10Silvonei Apº Gonçalves 12/10Marlene Apª da Silva 12/10Alaércio Antº Ferrari Filho 14/10

Fabiano André Barbosa 15/10Sandra Regina Ferreira 16/10José dos Reis 18/10Joel Gonçalves 21/10Luís Ronaldo Bettanin 21/10Márcia Piacentini Mota 24/10Edson Rosseti 31/10

Um click para você da Reunião Especial

para os Pais

aniversariantes outubro

Buscando o conselho do psicólogo Dr. George W. Crain, uma mulher confi-

denciou-lhe o quanto odiava seu marido e que desejava divorciar-se dele. “Eu quero machucá-lo o mais que puder,” disse ela. “Nesse caso,” completou o psicólogo, “eu a aconselho a in-undá-lo com todo tipo de elogios e palavras de carinho. Quando, então, você se tornar indispen-sável para ele, e ele pensar que você o ama desesperadamente, comece a ação de divórcio. Esse é o melhor caminho para feri-lo.”

Alguns meses mais tarde a esposa retornou ao psicólogo para fazer um relato sobre o que havia acontecido ao seguir seusconselhos. “Bom,” disse ele, “ag-ora chegou o momento de você começar com a papelada do di-vórcio.” “Divórcio,” exclamou a mulher com indignação, “jamais! Eu apaixonei-me por ele.”

A Bíblia diz: “Aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” E não há semente que produza uma colheita mais agradável do que a semente do amor. Quando nos dedicamos a

espalhar o amor, a nossa vida seenche de brilho, de satisfação e de verdadeira alegria. Um gesto de carinho, uma mão que se apressa a ajudar, um sorriso sincero oferecido a uma pes-soa aflita, enche nossa alma de alegria e mesmo que não haja retribuição, torna o nosso dia muito mais aprazível.

Quando estamos diante de um conflito, um instante de mau-humor, uma provocação ou uma atitude antipática a pior atitude é a retribuição. Acabamos toman-do para nós as qualidades nega-tivas daqueles que nos ofendem. Se devolvemos tudo com carinho e com amor, não apenas conser-vamos nossa paz interior como proporcionamos aos ofensores aoportunidade de uma reflexão sobre suas ações e, talvez, de mudar sua maneira de agir.

A Bíblia diz: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem.” (Rm.12:21)

Quer vencer sempre? Pra-tique o amor!

“O ódio provoca brigas; mas o amor perdoa todas as ofensas” (Provérbios 10:12).

Vença o mal com o bem

Filhos às vezes vêem os pais se arrumando em frente ao espelho, princi-

palmente as meninas com suas mães. Na televisão, todos os dias as crianças assistem a modelos esbeltas e com beleza acima da média, roupas caras e diversos acessórios. Muitas se vestem como adultos em miniatura. Mas até que ponto é saudável a vai-dade infantil? A especialista ad-verte que a vaidade em excesso pode levar as crianças à queima de etapas fundamentais à infân-cia, como abandonar as brinca-deiras ou descuidar dos estudos. Débora alega que o encurtamen-to da infância, tal como teste-munhamos hoje, se deve ao fato de a sociedade valorizar demais o “ter”, em detrimento do “ser”.

De acordo com uma pesquisa internacional realizada em 2007, pelo Instituto de Pesquisas TNS/InterScience, as crianças influ-enciam em até 80% as decisões de compra de uma família. No Brasil, 83% das crianças são influenciadas pela publicidade na hora de consumir. Outros da-dos interessantes são que 72% delas preferem produtos com personagens famosos, 38% são atraídas por brindes e 35% se rendem as embalagens colori-das e atraentes. Quarenta e dois por cento recebem influência di-reta dos amigos (que por sua vez também podem ter podem ter sido influenciados pela mídia).

“É preciso ter consciência de que a criança não é um ‘miniadul-to’”, alerta Débora. “Quando elas se vestem diariamente como os

pais, corre o risco de perder sua identidade, pois ainda não estão maduras nem física, nem emo-cionalmente para tal conduta”.

Alguns sinais de alerta - Priorizam mais a aparência

que qualquer outra coisa;- Comem menos (ou não

comem), alegando que querem ou “precisam” perder peso;

- Gastam quase toda (ou toda) a mesada em cosméticos, roupas e acessórios;

- Preocupam-se exagerada-mente com sua “popularidade” na escola.

A vaidade infantil, desde que moderada, não é preocupante, criança está passando pelo mo-mento de construção de sua personalidade: “Esse processo define toda a vida do adulto. Qualquer falha que possa ocor-rer poderá afetar o psiquismo, gerando conflitos internos e o comprometimento de suas rela-ções com a sociedade no futuro.”

Vaidade na Infância é sinal de perigo?

Nayara Cristina Fontes 23/10Natália Gonçalves 28/10

Aniversariantes de Outubro

Na loja de animais

O freguês entrou na loja de animais e disse ao

vendedor:

- Queria um Papagaio que fosse especial.

- Chegou na hora certa! Temos um bilíngue. Se

levantar a patinha direita, ele fala Inglês. Se le-

vantar a patinha esquerda, ele fala Francês.

- E se eu levantar as duas patinhas?

O Papagaio respondeu:

- Aí eu caio!

O diálogo Duas Galinhas estavam na cozinha fazendo café, e uma perguntou à outra:- PÓ PÔ PÓ?E a outra respondeu:- PÓ PÔ!

Em casa

O menino acabou de chegar da escola e foi logo perguntando pro pai: “Paiê, o se-nhor consegue assinar o seu nome de olho fechado?” - “Claro, filho!” “Então, assina meu boletim de notas”.

Falta espaço

Juquinha fez uma redação em que es-creveu a palavra ‘’cabeu’’. A professora achou ruim e lhe deu um castigo:

- Juquinha, hoje você ficará sem recreio para escrever 50 vezes em uma folha a palavra ‘’coube’’. Assim você aprenderá o correto.

Quando terminou o exercício, Juquinha viu que havia usado duas folhas. Como a professora havia mandado escrever em uma folha, ele levou uma bronca:

- Juquinha, eu mandei você escrever em uma folha e você me aparece com duas?

- Ah, professora, é que não ‘’cabeu’’ em uma folha só!

Publicado na campanha dos 100 anos do ABI (Associa-ção Brasileira de Impren-

sa).Vírgula pode ser uma pausa... Ou não.Não, espere.Não espere.Ela pode sumir com seu dinheiro.23,4.2,34. Pode criar heróis..Isso só, ele resolve.

Isso só ele resolve.Ela pode ser a solução.Vamos perder, nada foi resolvi-do.Vamos perder nada, foi resolvi-do.A vírgula muda uma opinião.Não queremos saber.Não, queremos saber.A vírgula pode condenar ou sal-var.Não tenha clemência!Não, tenha clemência!

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA RASTEJANDO A SUA PROCURA* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MU-LHER...* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM. Uma vírgula muda tudo.ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

Uma Vírgula pode mudar todo o sentido!

Duas pulgas conversando

- O que você faria se ganhasse muito dinhei-ro?A amiga diz, com ar de sonhadora:- Ahhh. . . eu comprava um cachorro só pra mim!

Um dia um homem já de certa idade abordou um ônibus.

Enquanto subia, um de seus sapatos escorregou para o lado de fora.

A porta se fechou e o ônibus saiu, então ficou incapaz de re-cuperá-lo.

O homem tranqüilamente re-tirou seu outro sapato e jogou-o pela janela.

Um rapaz no ônibus, vendo o que aconteceu e não podendo ajudar ao homem, perguntou,

- Notei o que o senhor fez. Por que jogou fora seu outro sapato?

O homem prontamente res-pondeu,

- De forma que quem o en-contrar seja capaz de usá-los.

Provavelmente apenas al-guém necessitado dará impor-tância a um sapato usado en-contrada na rua. E de nada lhe adiantará apenas um pé de sapato. A perda pode nos pare-cer penosa e injusta inicialmen-te, mas a perda só acontece de modo que mudanças, na maio-ria das vezes positivas, possam

ocorrer em nossa vida. Como o homem da história,

nós temos que aprender a des-prender. Alguma força decidiu que era hora daquele homem perder seu sapato. Talvez isto te-nha acontecido para iniciar uma série de outros acontecimentos bem melhores para o homem do que aquele par de sapatos.

Talvez uma nova e forte ami-zade com o rapaz no ônibus.

Talvez aquele rapaz preci-sasse presenciar aquele acon-tecimento para adotar uma ação semelhante.

Talvez a pessoa que encon-trou os sapatos tenha, a partir daí, a única forma de proteger os pés. Seja qual for à razão, Deus tem sempre um propósito em tudo que acontece em nossas vi-das, sendo assim descansa em Deus, confia Nele, pois Ele tem o controle de todas as coisas.

A Bíblia diz: “ E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chama-dos segundo o seu propósito”.Rom 8.28

Lição de vida

Principal Ingredientes

3 xícaras (chá) de leite 1 embalagem de creme de

milho 1 colher (sopa) de azeite 250 g de massa para lasanha

cozida 1 abobrinha média com cas-

ca, cortada em fatias finas 200 g de cenouras cortadas

em rodelas, cozidas em água e sal

meio maço pequeno de bró-colis cozido em água e sal

meio maço pequeno de couve-flor cozido em água e sal

250 g de queijo mussarela light fatiado

Para polvilhar: Queijo par-mesão

Modo de preparo

Preaqueça o forno em tem-peratura média (180ºC)

Em uma panela média, colo-que o leite e dissolva o creme de milho KNORR. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até fer-ver e engrossar. Reserve.

Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e doure as fatias da abobrinha. Reserve.

Em uma tigela, misture os outros legumes.

Espalhe um pouco do creme de milho no fundo de um refra-tário retangular pequeno (26 x 16 cm).

Faça uma camada de massa de lasanha, fatias de abobrinha, queijo, legumes e creme de milho. Repita as camadas mais uma vez e finalize com o creme de milho. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar levemente.

Lasanha de legumes

ÊX

OD

XO

DO

Cólicas do recém-nascido

Muito comuns, cos-tumam desaparecer

até o terceiro mês de vida. São causadas pela fermentação do leite, associada à imaturidade do intestino, originando a formação de gases no tubo digestivo. Po-dem ser mais ou menos inten-sas, de acordo com o cardápio da mamãe, já que tudo o que ela come passa para o leite mater-no. Evite, então, alimentos gor-durosos, chocolate, leite e seus derivados em excesso.

DicaTente tranqüilizar o bebê.

Ajude-o a eliminar os gases, dei-tando de bruços sobre a sua bar-riga, para que sinta o calorzinho da mamãe. Compressas mornas também costumam aliviar. Mas-sageie sua barriguinha, com as mãos, faça movimentos de pedalar e/ou dobre e estenda as coxas do neném sobre o próprio abdômen. Não ofereça chás de erva-cidreira ou erva-doce, pois costumam provocar prisão de ventre. Continue apenas com o leite materno e converse com o pediatra sobre o uso de anal-gésicos para facilitar a elimina-ção dos gases.

Dor de ouvidoUma das mais freqüentes

e mais desesperadoras. Pior, quanto mais a criança chora, mais aumenta a pressão no ou-vido, piorando a dor. A otite mé-dia – infecção da membrana e da caixa do tímpano por vírus ou bactérias – requer tratamento com antibióticos. Portanto, leve a criança ao médico, sem demora.

DicaApalpar a região em volta da

orelha para identificar o prob-

lema só resolve no caso de otites externas, causadas pelo acúmu-lo de água (poluída, em muitos casos) da praia ou da piscina. A otite média é mais profunda. Converse com o pediatra sobre o uso de analgésicos e, para aliviar, deite seu filho, colocando uma compressa morna sobre sua orelha. Acalme-o, cantando baixinho, distraindo-o, para que ele pare de chorar e, assim, di-minua a pressão no ouvido.

Dor de gargantaRaramente ocorre antes dos

seis meses de vida. Causadores são vírus, bactérias ou os dois ao mesmo tempo. Leve seu fil-ho ao pediatra. Se a origem for bacteriana, é provável que ele indique um antibiótico, para evi-tar complicações como a febre reumática. Se for virótica, como na gripe ou resfriado, indicará um analgésico.

DicaEvite alimentos gelados e

ácidos e dê o remédio recomen-dado pelo médico. Cuidado com

sprays analgésicos: em grande quantidade podem paralisar a musculatura responsável pela deglutição. O risco é do leite ser aspirado para o pulmão.

Dor de barrigaEm crianças acima de um

ano, a culpa costuma ser das verminoses, da prisão de ventre ou da diarréia. Verifique há quan-to tempo seu filho está sem fazer cocô ou quantas vezes já fez e qual o aspecto das fezes. Com-pressas mornas aliviam, mas é sempre bom ouvir o pediatra. Hidrate bem o seu doentinho e ofereça somente alimentos leves para não sobrecarregar os intes-tinos.

DicaNão dê antidiarréicos por con-

ta própria, pois o organismo pre-cisa eliminar o que está fazendo mal. Certamente, o pediatra vai solicitar um exame de fezes para identificar se o problema é vermi-nose, de que tipo e, assim, reco-mendar o tratamento.

Enquanto a diarréia persistir,

diminua a gordura do cardápio. Se ele estiver com prisão de ven-tre, ofereça alimentos laxantes, como o mamão e a ameixa, e os mais ricos em fibras, como as verduras e os cereais. No prep-aro das refeições, use óleo ou azeite, para melhorar o funciona-mento do intestino.

Dor de cabeçaNão é um problema exclusivo

dos adultos. Ataca crianças tam-bém e não são poucas. As razões variam: deficiência visual, sinus-ite, alergias, tensão, exposição excessiva à tela da TV, etc. Re-pouso, tranqüilidade e compres-sas frias ajudam a aliviar.

DicaAnalgésicos podem mascarar

o problema, retardando o diag-nóstico. A não ser em gripes e resfriados, e com a indicação do pediatra. É bom pesquisar as causas. Fonte: TopBaby

Dores comunso que fazer?

Porque devemosbuscar a

sabedoria?

A Bíblia diz: “Eles me chamarão, mas eu não os responderei; procura-

rão por mim, mas não me acha-rão. Uma vez que odiaram o conhecimento e não escolheram o temor do Senhor, uma vez que eles não aceitaram os meus conselhos e ignoraram a minha repreensão. Pois o capricho dos tolos irá destruí-los, mas quem quer que me escute viverá em segurança e estará em paz, sem medo de dano”. Prov. 1:28-33

Recebemos sabedoria quan-do pedimos a Deus que seja a nossa fonte de sabedoria. Deus oferece-nos sabedoria prática para esta vida. A Bíblia diz em Salmos 119:97-98 “Oh! Quanto amo a tua lei! Ela é a minha med-itação o dia todo. O teu manda-mento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo.” Sabedoria é encarar a vida com a perspectiva de Deus e saber que decisões tomar. A Bíblia diz em Eclesiastes 8:1 “ A sabedoria de uma pessoa brilha no seu rosto e a torna simpática e a dureza do seu rosto se trans-

forma.” ALGUNS ERROS 1. O tolo é qualquer um que

despreze a sabedoria, a in-strução e a correção. “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insen-satos desprezam a sabedoria e a instrução.” Pv 1.72. O tolo é qualquer um que tente destruir a reputação do próximo por meio de mentiras e da infor-mação distorcida. “Quem espalha calúnia é Tolo”. Pv 10.183. O tolo é qualquer um que se recuse a afastar-se do mal, mes-mo depois de advertido. “O tolo detesta afasta-se do mal”. Pv 13.94. O tolo é qualquer um que não leve o perigo do pecado a sério. “O tolo detesta afasta-se do mal”. Pv 14.95. O tolo é qualquer filho que de-spreze a sabedoria do pai.“O tolo despreza a instrução de seu pai, mas quem aceita a cor-reção é sábio.” Pv 15.56. O tolo gosta da contenda.“Qualquer tolo pode começar

uma briga quem fica de fora dela e que merece elogios.” Pv. 20.37. O tolo é qualquer um que se recuse a honrar seu compromis-sos. Ec 5.4,5Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolo; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.8. “O tolo é qualquer um que se preocupe mais em ganhar din-heiro do que crescer espiritual-mente.” Seu tolo! Esta noite você vai morrer; ai quem ficará com tudo o que você guardou? Lc 12.20,2112. Quem acompanha o tolo sempre se prejudica. Aquele que anda com os sá-bios será cada vez mais sábio, mas os companheiros dos tolos acabarão mal. Pv 13.2013. O tolo despreza o conselhoNão vale a pena conversar com o tolo, pois ele despreza a sa-bedoria do que você fala. Pv. 23.914. O tolo é qualquer um que goste de espalhar calúnia

“O que encobre o ódio tem lábios falsos, e o que divulga má fama é tolo” Pv 10.1815. O tolo não tem domínio próprio. “O tolo mostra toda a sua raiva; mas o sábio se cala e a domina.” Pv. 29:11Sabedoria do alto é a coisa mais preciosa desta vida, é para aquele que deseja ter verdadeiro sucesso. A Bíblia diz: “Aceitai a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela. Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o con-hecimento dos conselhos”. Pv 8.10.12. Tornamo-nos mais sábios à me-dida que nos tornamos semel-hantes a Cristo. A Bíblia nos ensina a sermos sá-bios ela diz em Tiago: “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, porque é generoso” Tg 1.5.