informativo geração vida nº 108

16
O amor de mãe Não seja precipitado, aprenda a esperar... - pág. 03 Refeições fora de casa - pág. 05 Cuidados na hora de fazer as unhas - pág. 15 MAIO EDIÇÃO 2010 ANO IX 108 108 Rua Renê Camargo, 420 - Apucarana (43) 3033-5463 BÍBLIAS LIVROS CD’S DVD’S LOCAÇÃO DE DVD’S

Upload: leandro-alves

Post on 10-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Evangelístico visando levar a palavra de Deus por meio da imprensa.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Geração Vida nº 108

O amor de mãe

Não seja precipitado, aprenda a esperar... - pág. 03

Refeições fora de casa - pág. 05

Cuidados na hora de fazer as unhas - pág. 15

MAIO

EDIÇÃO

2010 ANO IX

108108

Rua Renê Camargo, 420 - Apucarana

(43) 3033-5463

BÍBLIASLIVROS

CD’SDVD’S

LOCAÇÃO DEDVD’S

Page 2: Informativo Geração Vida nº 108

2

Dia 08 sábado as 20:00Reunião Especial

Dia das MãesDia 29 sábado as 20:00 Cine GV “A chamada”

Page 3: Informativo Geração Vida nº 108

3

A ansiedade tem prejudicado muita gente, pessoas pre-cipitadas se envolvem em

maus negócios, dívidas, relacionamen-tos errados, entre outras tantas atitudes que resultam em dor e outros prejuízos porque não sabem esperar. Seja no agir ou no falar, a pessoa precipitada sem-pre vai sofrer as conseqüências de suas atitudes tomadas por impulso, por não haver reflexão sobre aquilo que faz. A palavra precipitação vem de precipí-cio, que significa abismo, perdição ou ruína. A Bíblia relata no livro de Pro-vérbios 14:29, que a pessoa precipitada

é como louca. "O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo pre-cipitado exalta a loucura”. Ora, o agir por impulso é para a criança que ainda não tem entendimento do perigo ou do dano que pode causar a si mesma ou a outros. Mas o adulto precisa amadure-cer e entender as sérias conseqüências causadas por esse tipo de ação.

A Bíblia diz: “Tudo neste mun-do tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião”. Há um tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e

tempo de construir. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar: tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar. Há tempo de procurar e tempo de per-der; tempo de economizar e tempo de desperdiçar; tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar. “Há tempo de amar e tempo de odiar, tempo de guerra e tem-po de paz.” Eclesiastes 3.1.

O tempo determinado chegará para as coisas acontecerem na sua vida, tudo requer um tempo para realmente ser aperfeiçoado e estar verdadeiramente pronto e disponível, você pode arrancar antecipadamente o fruto da árvore, mas ele não terá o mesmo sabor.

Para a árvore crescer realmente es-truturada, você precisa aguardar...

A Bíblia diz: ‘Não andeis ansio-sos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela sú-plica, com ações de graças. Filipenses 4:6.

Em Lucas. 12:28 diz: “Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no for-no, quanto mais se tratando de vós, ho-mens de pequena fé!”.

Não alimente incredulidade e pessi-mismo, não ceda diante das dificulda-des, não desfaleças vencido pelo mal, vence esta precipitação e agonia em oração.

Entrega seus problemas nas mãos do Senhor, e ele cuidará de ti. Não bus-que soluções para nada sem antes falar com Deus. Tudo que você quiser fazer use a cautela e você será bem sucedido. Não permita que uma decisão apressa-

da te faça tropeçar. Ninguém que tro-peça necessariamente terá grande dano, mas sofrerá conseqüências. “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifi-que-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor”. (Sl 27.14)

Rua: José Maria Pinto 294

Não seja precipitado, aprenda a esperar...

Page 4: Informativo Geração Vida nº 108

4

Querem guerrear, levem uma mãe! Não tem nada que uma mãe não possa enfren-

tar. A mãe usa o maior escudo já exis-tente o amor, isso a torna mais corajosa que um herói, às vezes em meio a tan-tas dificuldades ela nunca desiste, sem-pre acredita e tem a fé que tudo vai dar certo, tudo vai melhorar... Possue uma persistência incrível, está sempre pron-ta para defender e proteger aqueles que são frutos do seu ventre. Existe mãe que erra e acerta, lembra e esquece.

Mãe que ri, e chora. Mãe que puxa a orelha, e agradaMãe que proíbe, depois permite. Briga, depois abraça. Mãe frágil. Mãe fortaleza.É no lar que se formam os homens

de bem. Também é o lar que, em grande parte, deixa de formá-los. É do berço que vem as grandes influências, posi-tivas ou negativas. Vejamos o papel da mãe na vida dos seus filhos.

Segurança e afeto: (Sal. 131:2). A mãe é um instrumento de Deus para atuar na vida do marido e dos filhos. Só a mãe proporciona à criança pequena a segurança de que ela necessita e, o bebê que depende dela, desde os pri-meiros dias de aleitamento e sabe dis-so. Por toda a vida esse relacionamento

vai perdurar. Esse vínculo mãe e filho vão existir sempre, porque este vínculo gera segurança.

Ensinar a Bíblia (2 Tm 1:5; Pv 6:20, 22:6). A mãe é a pessoa mais pró-

xima do filho durante muito tempo, e deve utilizar-se disso para ensinar a Bí-blia aos filhos. Isso tem grande valor, e pode ser decisivo para o futuro do filho. Embora a responsabilidade primeira

seja do pai, não poucas vezes as opor-tunidades são aproveitadas pela mãe.

Instruir, influenciar: A Bíblia diz: “ A mãe dele se chamava Atalia e era filha do rei Acabe. Ela dava maus con-selhos a Acazias, e assim ele seguiu o péssimo conselho da família”. (II Crô-nicas. 22:3). Encontramos neste texto, o exemplo da mãe que se utilizando da capacidade de influência que tinha sobre o filho, fez mau uso dessa influ-ência. O sucesso dos filhos depende muito das influencias dos e a mãe tem uma grande influência na vida do filho que não devemos subestimar. E que esta capacidade seja sempre usada para o bem, produzindo nos filhos atitudes de uma vida digna a exemplo de Ana (I Sam 1:24-28). As mulheres trabalham muito, especialmente as que acumulam as funções de esposas, mães e muitas vezes tendo que trabalhar fora. Mas o trabalho maior está em manifestarem não aquilo que fazem mas aquilo que são interiormente. Este tem sido o cará-ter notável de muitas mulheres de Deus cujos filhos amam e servem a Deus.

Que Deus possa colocar no coração de cada mãe a certeza que sua família está nas mãos Dele. E a segurança que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam e temem a Deus.

Cad - Centro de Auxílio ao Depressivo

O amor de mãe

Projeto de Terapia Anti-Stress com acompanhamento Psicológico, Professora de Edu-cação Física, palestras e vídeos. O objetivo do Projeto é a melhora da qualidade de Vida

Física e Emocional, Auto-estima e relacionamentos. O curso tem duração de dois meses. Para maiores informações ligue 3033.5252,

ou acesse nosso site www.gerandovida.com.br

Page 5: Informativo Geração Vida nº 108

5

Restaurantes self-service ou por quilo: Comece sempre pela salada, dando preferên-

cia às folhas. Lembre-se que, se deixar para o final, pode ser que não haja lugar em seu estômago.

Entre as opções quentes, não coma tudo o que estiver disponível. Escolha, com bom senso, somente uma combi-nação. Por exemplo: arroz, feijão e car-ne. Ou arroz e estrogonofe. Jamais faça composições com mais de uma fonte de proteína animal ou de carboidratos, evitando consumir, por exemplo, arroz e batata ou estrogonofe e frango na mesma refeição.

Evite frituras, como pasteizinhos, bolinhos etc.

Prefira carnes sem gordura aparente, sem pele, sem molhos e sem recheios.

Coma frutas na sobremesa.Não deixe que o peso total de seu

prato ultrapasse 400 a 500 gramas.Restaurantes italianos e cantinas -

Couvert: evite pães e frituras. Lembre-se que seu prato principal será massa!

Massas: prefira as sem recheio ou com recheios mais leves, como ricota, espinafre, cogumelos, abóbora etc.

Molhos: evite os brancos, carrega-dos de creme de leite e manteiga. Prefi-ra molho de tomate. E muita atenção ao queijo ralado. Ele deve ser apenas um leve "toque" em seu prato.

Complementos: evite bife à parme-giana ou preparados à milanesa.

Lanchonetes: Evite petiscos fritos, como coxinhas, empadinhas, pastéis, lula à dorê, isca de peixe à milane-sa, provolone à milanesa, bolinhas de queijo, polenta frita, batata frita, man-dioca frita.

Prefira queijos mais magros (minas,

mussarela de búfala), bruschetta com tomate fresco e manjericão, filé fatia-do, canapés.

Cuidado com pratinhos de amen-doins, castanhas, pistaches e nozes. São gorduras monoinsaturadas, boas para o coração, mas engordam.

Pizzarias - Evite pizzas com mui-tos ingredientes.

Prefira opções do tipo palmito, rú-cula com tomate seco, marguerita, mussarela de búfala, mussarela.

E atenção: 1 fatia de pizza de mus-sarela fornece de 220 a 250 calorias; 1 fatia de pizza quatro queijos pode for-necer até 400 calorias!

Restaurantes a la carte Couvert: evite. Principalmente se o couvert for constituído de croissants, pães de queijo, pães com manteiga e outros alimentos calóricos. Se consumir, dê preferência a legumes frescos, picles e azeitonas. Mas atenção à quantidade, pois 2 azeitonas fornecem 45 calorias.

Caso consuma pães e similares no cou-vert, procure compensar evitando bata-tas, massas, arroz, risotos e outras fon-tes de carboidratos durante a refeição.

Saladas: consuma com generosida-de. Mas cuidado com os molhos. Evite maionese, molho rose e outras opções gordurosas. Prefira shoyu, iogurte ou mostarda. Até mesmo o azeite de oli-va, que deve ser consumido com mo-deração, pois 1 colher de chá fornece 45 calorias.

Preparações: pratos a la creme, pas-sados na manteiga, empanados ou gra-tinados são muito gordurosos. Prefira vegetais, legumes sautée e purês.

Sobremesas: prefira frutas in natu-ra ou saladas de frutas. Muito cuidado com as sobremesas duplas, do tipo bolo com sorvete, e com as sobremesas car-regadas de creme.

Churrascarias Petiscos: evite fri-turas. No máximo, escolha apenas um alimento desse tipo e consuma somente

uma porção. Por exemplo: 1 banana à milanesa ou 1 porção pequena de fritas, sem repetir.

Saladas: consuma uma boa salada como entrada, mas cuidado com as sa-ladas com maionese ou queijos gordu-rosos.

Carnes: prefira as carnes bovinas magras, como baby beef, alcatra, coxão mole e lagarto; o lombo suíno sem gor-dura; o frango sem pele; e peixes em geral. Evite coração, cupim, costela, bisteca, linguiça, pernil e frutos do mar.

Refeições fora de casa

Page 6: Informativo Geração Vida nº 108

6

A crítica é o ato de examinar ou julgar e pode ser constru-tiva ou não. A Bíblia diz em

Provérbios 15:4 “Uma língua saudável é árvore de vida, mas a língua engano-sa esmaga o espírito”.

Uma crítica positiva ou negativa se realizada sem discernimento torna-se condenação e não traz benefícios para ninguém. Ao criticar os outros corremos o risco de também sermos criticados. A Bíblia diz em Mateus 7:1-5 “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medi-da com que medis vos medirão a vós. E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu ir-mão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipó-crita! Tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.”.

O problema das pessoas é que ten-dem em criticar os defeitos do seu próximo sem observar os seus, temos que estar sempre limpando muito bem nossas vidraças, nossos óculos, nossos olhos e principalmente a nossa alma. Jogar a culpa nos outros? Fácil. O pior é admitir nossos erros. A Bíblia diz: “O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.” (Pv 13.3).

Por outro lado à crítica construtiva feita com amor ajuda a pessoa a crescer e tornam-se mais sábias.

A Bíblia diz em Provérbios 9:8-9 “Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á. Instrui ao sábio, e ele se

fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.” Mas ainda assim, a repreensão será uma ferida. Trará tristeza momentânea. Porém, a cura que dela brotará estará continua-mente dizendo: valeu a pena!

Por isso devemos vigiar a nossa for-

ma de falar com as pessoas, pois o cui-dado e o amor fazem muita diferença. A Bíblia diz: ”... a boca fala do que está cheio o coração.” (Lc 6.45)

O que nossas palavras têm causado ao nosso próximo, benefícios ou male-fícios?

É tempo de parar e se auto-examinar!A Bíblia diz:

“Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.” (Sl 141.3)

É preciso vigiar, e estarmos cons-ciente que a conversa descuidada, a crítica maliciosa, a língua desenfreada são caminhos tortuosos, que conduzem ao pecado.

“Refreia tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente.” (Sl 34.13). A nossa atenção precisa ser desperta para a vida cotidiana, e não permitir que nossa boca seja ins-trumento de propagação de intrigas, invejas, fofocas, mentiras e tantos ou-tros males. E assim deve ser o nosso proceder:

“Ouvi, pois falarei coisas excelen-tes; os meus lábios proferirão coisas retas. Porque a minha boca proclamará a verdade; os meus lábios abominam a impiedade. São justas todas as palavras da minha boca, não há nelas nenhuma coisa torta, nem perversa.” (Pv 8.6-8)

Você gosta de criticar os outros?

Page 7: Informativo Geração Vida nº 108

7

O magnata de uma via férrea estava morrendo. Seu filho estava ao lado dele, junto à

cama. O homem, em seus últimos mo-mentos, falou: "Filho, segure minha mão." Ele a pegou, enquanto seu pai continuava: "Filho, você está seguran-do a mão do homem que se tornou o maior dos fracassos dentre todos os ho-mens deste mundo." Seu filho retrucou: "Pai, por que você fala assim? Você é presidente de uma companhia ferro-viária que vale milhões de dólares. Você tem milhares de amigos." Então ele respondeu: "eu vivi por um tempo e não para a eternidade. Eu não me preparei para o mundo vindouro. Tudo que eu tenho eu vou deixar aqui. Tudo é muito escuro e frio." Logo a seguir ele morreu. Ele era, sim, um homem pobre. Costumamos medir o sucesso de uma pessoa pelos bens que ela con-segue reunir em sua vida. Se os pos-

sui em abundância, julgamos ser bem sucedida. Se não apresenta nenhum grande patrimônio, logo a taxamos de fracassada. Mas nem sempre isso cor-responde à realidade. A nossa vida ter-restre, como diz Tiago, é "como vapor que aparece e logo desvanece." Ela é bastante rápida se a compararmos com a vida na eternidade. Gastamos todas as nossas forças em busca de uma fe-licidade que provavelmente não durará cem anos. Por isso devemos então nos preparmos para a vida eterna. Quan-do abrimos nosso coração para Jesus, recebendo-o como Senhor e Salvador das nossas vidas, aprendemos a ajuntar tesouros no céu. A Bíblia diz: “… mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os con-sumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. “Porque onde estiver o teu tesouro aí estará também o teu co-ração.” Mateus 6:20.

Você tem reserva de tesouro na terra ou no céu?

Page 8: Informativo Geração Vida nº 108

8

Coquetel Para CasaisAniversariantes

MaioWagner da Silva 04/05Celso Vaidma 06/05Julia de Souza 07/05Alvina Ferreira 07/05Marta de Souza 07/05Elisete Ramires 08/05Eunice Celestino 08/05Julio César Davidoski 09/05Wilson Reinaldo 12/05Mário Fortunato 14/05Ademar Domingues 14/05David Pereira dos Santos 18/05Mônica Apª da Silva 30/05

No dia 17 de abril, aconteceu no Geração Vida um Coquetel Para Casais. A palestra foi ministrada pelo Pr. Paulo, onde foram abordados vários assuntos sobre

a Família e relacionamentos. Uma noite especial que abençoou muitas famílias. Alguns clicks pra você deste evento.

Page 9: Informativo Geração Vida nº 108

9

1- Pensar 10 vezes antes de fa-lar “qualquer coisa”: Tiago 1.19

2 -Nunca reproduzir coisas que você ouviu de terceiros.

3- Se houver necessidade de infor-mar algo a uma pessoa, tenha certeza do que está dizendo.

4 - Não servir de leva e traz entre as pessoas.

O poder da língua no dia-a-dia do ser humano

1- Com a língua se destrói2- Com a língua se constrói3- Com a língua se cometem crimes4- Com a língua se restauram vidasCuidados a serem tomados com o

que se ouve1 -Nem tudo o que se ouve é a ex-

pressão exata da verdade2 -Nem tudo o que se ouve é para

ser comentado.

3- Nem tudo o que se ouve deve ser passado adiante.

4 -Nem tudo o que se ouve vem de Deus.

Muitas pessoas sofrem muito por-que falam tudo que vem na mente, uns perdem emprego, pessoas amadas, amizades, outros tem grandes preju-ízos, perdem cargos, funções impor-tantes e às vezes ate a própria vida. Pv 21.23.

Devemos fazer para os outros, so-mente o que gostamos que façam co-nosco, às vezes falamos mal dos ou-tros, mas odiamos quando falam de nós. Mt 7.12.

A Bíblia diz: “Quem quiser ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras!” I Pedro 3.10.

Devemos analisar melhor antes de abrirmos nossa boca pra maldizer os outros, devemos ter mais amor, não adianta fazer tanta coisa, mas não amar o próximo, viver falando mal dos ou-tros, ficar torcendo pela queda e derrota dos outros.

Isaias era um homem de lábios im-puros, mas o anjo do senhor tocou os lábios dele e o transformou, muitas ve-zes é preciso uma libertação ,se você vive falando o que não deve, ore e peça direção a Deus, pois ele tem o poder de mudar os seus hábitos, seus costumes, sua vida. Isaias. 6.1-7

Devemos usar a nossa boca com sa-bedoria, pois assim podemos ser fonte de benção e evitamos muitos proble-mas. A Palavra de Deus diz; vigiai e depois orai, então vigie no que você vai falar e Deus te abençoará cada vez mais.

Pensar antes de falar

Page 10: Informativo Geração Vida nº 108

10

Certa vez, Jesus estava no templo. Alguns dos seus discípulos também estavam lá. Jesus sentou-se perto da caixa de ofertas. Ele e seus discípulos observavam as pessoas que passavam por ali. As pessoas jogavam dinheiro dentro da caixa, ao entrarem no templo. Tlim! Faziam as moedas pequenas. Plom! Faziam as grandes. To-dos ouviam o barulho que as moedas faziam.

Jesus viu muitas pessoas entrarem e saírem. Todos colocavam dinheiro na caixa de ofertas. Então, uma mulher muito pobre entrou no tem-plo. Ela jogou duas moedinhas dentro da caixa: Tlim, Tlim! Então, Jesus disse: Esta mulher deu o seu melhor para Deus, pois deu-lhe tudo que tinha. Marcos 12.41- 44

FIGURAS DIRETAS

Page 11: Informativo Geração Vida nº 108

11

Por que o elefante não pega fogo?R.: Porque ele é cinza.Que horas são quando o elefante senta em cima de um carro?R.: Hora de comprar outro carro.Por que o elefante usa óculos verme-lhos? E verdes? E marrom?R.: pra VERmelhor. Pra VERdeperto. Pra ver MARROMenos.Por que o elefante guarda a sua namora-da na geladeira?R.: porque "ela é fanta".

Como o elefante faz para descer da ár-vore?R.: senta em uma folha e espera o ou-tono chegar.O que o elefante faz para esconder-se numa plantação de morangos? R.: ele pinta as unhas de vermelho.O que é um elefante em cima de uma árvore? R.: uma árvore a menos na face da Ter-ra.

Havia um elefante que todos os dias passavam por cima de um formigueiro e sempre destruía a entrada. Um dia, as formigas desse formigueiro fizeram uma reunião e decidiram que a próxima vez em que o elefante passasse por ali, elas o matariam! No dia seguinte, elas ficaram

à espera, e quando o elefante passou, elas subiram nele. O elefante se sacu-diu e todas as formigas caíram menos uma, que se agarrou ao pescoço do ele-fante. Então todas que foram pra baixo começaram a gritar: - Esgana ele, es-gana ele!

GuerrasA professora pergunta ao aluno:- Pedro, o que você sabe sobre a Segun-da Guerra Mundial?- O bastante para não querer uma tercei-ra!!!Conta na feiraA professora pergunta aos alunos:- Se eu vou à feira e como 3 pêras, 7 bananas, 15 laranjas e 1 melancia, qual será o resultado?Do fundo da sala, alguém grita:- Uma dor de barriga!Haja coração!

A professora pergunta:- Quantos corações nós temos?O aluno:- Temos dois, professora!- Dois?- Sim: o meu e o seu!Vassoura com "c"Joãozinho foi à escola. Sua professora disse:- Joãozinho, fale uma palavra com "c". Joãozinho respondeu: - Vassoura.- Mas onde está o "c"? - perguntou a professora. - No cabo! - respondeu Joãozinho

Charadas de Elefante

Formigueiro

Piadas

Gabriel Braguim de Souza 11/05

Evangelismo Infantil

Segunda: 20:00 – Ensaio de dança

Quarta: 20:00 – Ensaio de coral

Sábado: 20:00 - Aprendendo a Bíblia

Domingo: 19:30 - Aprendendo a Bíblia

Aniversariantes de Maio

Page 12: Informativo Geração Vida nº 108

12

O Filho InteresseiroO filho acaba de completar dezoi-to anos e vai ter com o pai: - Sabe, papai, hoje me matriculei numa auto-escola. Assim que eu tirar a carteira de motorista o senhor me empresta o carro nos finais de semana?E o pai:- Vamos fazer o seguinte: Se você passar no vestibular, não faltar em nenhum culto aos domingos e cortar os cabelos, vou deixá-lo usar o meu carro.O garoto ficou todo empolgado. No mês seguinte, tudo o que fazia era estudar e orar.Assim que saiu a lista dos apro-vados no vestibular foi procurar o pai:- Parabéns, estou orgulhoso de você - diz o pai. - Não faltou a ne-nhum culto e passou no vestibular. Só não cortou os cabelos...- Sabe o que é, papai? Estive pensando... Moisés tinha cabelos compridos, Abraão tinha cabelos compridos e até Jesus tinha ca-belos compridos...

- Sim, você está certíssimo, meu filho! Só que eles andavam a pé!

Na alfândegaDois homens estavam conversan-do na fila da alfândega e um re-parou que o outro estava voltando com uma caixa de uvas da Argen-tina para o Brasil. Aí, ele pergun-ta:- Pra que essa caixa de uvas ar-gentinas? O outro responde:- É para a minha mulher que está grávida. Ela está com desejo e como não era época no Brasil, tive que ir até a Argentina. O outro diz: - Isso é um absurdo! Não faz o menor sentido! Quando minha mãe estava grávida teve vontade de comer disco de vinil (LP) risca-do... você acha que o meu pai deu? Você acha que o meu pai deu? Você acha que o meu pai deu?

No restauranteO sujeito estava jantando e a comida era tão ruim que ele não

agüentou e falou para o garçom.- Por favor, garçom, eu não con-sigo engolir esta comida! Chame o gerente.Totalmente calmo, o garçom res-pondeu:- Não adianta, essa comida é tão ruim que o gerente também não vai conseguir comê-la.

Caipira não é bobo nãoO caipira estava na roça, senta-do à beira da estrada. Então um jovem bonitão, dirigindo um belo carro importado, parou e pergun-tou: - Ô caipira, você sabe onde é o posto de gasolina?O caipira respondeu: - Num sei não...- E o restaurante, caipira, você sabe onde é?E o caipira respondeu: - Num sei não...- E pelo menos a saída desta cida-de, você sabe onde fica, ô caipira?E o caipira: - Num sei não...Então o bonitão perdeu a paciên-cia:- Ô caipira, você não sabe de nada, heim?E o caipira disse:- É, mas num tô perdido não...

RemédioDuas amigas se encontraram na rua e uma delas foi logo falando:- Dulce, finalmente consegui ti-rar o vício do meu marido de roer unhas. - Que ótimo! E como fez isso? - Foi fácil: escondi a denta-dura dele!

Page 13: Informativo Geração Vida nº 108

13

Era uma vez um guerreiro, fa-moso por sua invencibilida-de na guerra. Era um homem

extremamente cruel e, por isso, temido por todos. Quando ele se aproximava de uma aldeia, os moradores saiam correndo para as montanhas, onde se escondiam do malvado guerreiro. Sub-jugou muitas aldeias.

Certo dia, alguém viu ele se aproxi-mar com seu exército de uma pequena aldeia, onde viviam alguns agricultores e entre eles um velhinho, muito sábio. Quando o pessoal escutou a terrível notícia da aproximação do guerreiro, tratou de juntar o que podia e fugir rapidamente para as montanhas. Só o velhinho ficou para trás. Ele já não po-dia fugir. O guerreiro entrou na aldeia

e foi cruel, incendiando as casas e ma-tando alguns animais soltos pelas ruas. Até que chegou à casa do velhinho. O velhinho, quando o viu se assustou. E sem piedade, foi dizendo ao velhinho que seus dias haviam chegado ao fim. Mas, que lhe concederia um último de-sejo, antes de passá-lo pelo fio de sua espada. O velhinho pensou um pouco e pediu que o guerreiro fosse com ele até o bosque e ali lhe cortasse um galho de uma árvore. O guerreiro achou aquilo uma besteira. -"Esse velho deve estar gagá. Que último desejo mais besta." Mas, se esse era o último desejo do ve-lhinho, havia que atendê-lo. E lá foi o guerreiro até o bosque e com um gol-pe de sua espada, cortou um galho de uma árvore. -” Muito bem" disse o ve-lhinho. -"O senhor cortou o galho da árvore. Agora, por favor, coloque esse galho na árvore outra vez." O guerreiro deu uma grande gargalhada, dizendo que esse velho deve estar louco, pois todo mundo sabe que isso já não é mais possível, colocar o galho cortado na ár-vore outra vez". O velhinho então lhe respondeu:

- “Louco é você que pensa que tem poder só porque destrói as coisas e mata as pessoas que encontra pela frente”. Quem só sabe destruir e matar, esse não tem poder. Poder tem aquela pessoa que sabe juntar, que sabe unir o que foi separado, que faz reviver o que parece morto. Essa pessoa tem verda-deiro poder”.

A Bíblia diz: “O ladrão não vem se-não para roubar, matar e destruir, mas Eu vim para tenha vida e tenham em abundância”. João 10:10..

Para pensar

Page 14: Informativo Geração Vida nº 108

14

Ingredientes

4 colheres (sopa) de manteiga 4 ovos 1 lata de leite condensado 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó 2 colheres (sopa) de leite Manteiga para untar 1 xícara (chá) de doce de leite cremoso para decorar (comprado pronto)

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador e despeje em uma forma de buraco no meio untada. Leve ao forno médio, pré aquecido, por 30 minutos ou até que ao enfiar um pali-to na massa, ele saia limpo. Retire do forno, deixe amornar, desin-forme e deixe esfriar. Decore com o doce de leite cremoso e sirva. Rendimento: 10 porções

Bolo delícia de leite

ÊX

OD

XO

DO

Page 15: Informativo Geração Vida nº 108

15

Tirar ou não tirar a cutícula? Enquanto as européias e ameri-canas são radicais nesse quesito

- não removem a cutícula - as brasilei-ras ainda não resistem ao alicate. Segundo a dermatologista o problema de tirar a pele que contorna a unha é o exagero e a imperícia (mais conhecida como "pouca prática"). "Se remover só a camada superficial, não há perigo", diz a médica. "Quando toda a proteção é retirada, pode provocar feridas, o que aumenta os riscos de contaminações, e danificar o crescimento natural das unhas caso haja um trauma na raiz de-las." Use sempre a lixa. O uso de tesouras faz com elas se lasquem com mais fa-cilidade. Escolha as mais simples, de papelão, às metálicas podem também rachar e estragar as pontas. Lixe-as da borda de dentro para a de fora. - as li-xas e palitos devem ser descartáveis. Sempre que for mexer com produtos ou substâncias químicas proteja as unhas com luvas, esses produtos po-dem manchá-las. É indicado usar um creme especial para essa área do corpo. Evite cortar as cutículas com tesouras ou alicate. Opte por um removedor de cutículas especial, que pode ser encon-trado em qualquer loja de cosméticos.- Esmalte: Certifique-se de que é de boa qualidade. Assegure-se de que a camada do esmalte esta seca antes de passar à próxima, pois se não fizer isso, o esmalte pode ficar manchado.Roer as unhas é um problema comum, especialmente entre as crianças jovens. Esse hábito tende a ser perdido com a idade, porém está relacionado à ansie-dade e monotonia nas crianças mais ve-

lhas e nos adultos.- Unhas encravadas: é um problema relativamente comum. As unhas mais envolvidas são as dos dedos grandes dos pés. Sapatos apertados e outros traumatismos são as causas mais co-muns. Podem ser dolorosas e, às vezes, favorecem infecção. É preciso procurar um dermatologista logo no início, em vez de ficar tentando resolver o pro-blema sozinho, cortando ou lixando os cantos da unha afetada, para evitar con-seqüências futuras mais desastrosas, como infecções. As unhas podem ser de infecções por fungos (micose de unha), causando deformidades das mesmas; e por bactérias, levando a inchação e vermelhidão em torno delas. Mante-nha suas unhas limpas e secas, porque por baixo delas podem se manter bac-térias e outros organismos infecciosos.

As unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais para manter seu vigor máximo. Não roa as unhas. Esse hábito cria um terreno úmido e favorece infecções. Pode também fazer com o crescimento da unha seja irregular. Evite lixar a par-te de cima da unha porque isso destrói a queratina. Contato com a terra e plan-tas, pêlos de animais, e utensílios con-taminados na cozinha ou em manicures podem favorecer infecções por fungos, vírus e/ou bactérias. Cigarros e certos produtos químicos, como até mesmo esmaltes e removedores, podem ser prejudiciais às suas unhas e torná-las amareladas. Evite mexer em unhas encravadas, especialmente se já esti-verem infectadas. Mudanças na unha, inchação e dor podem sinalizar um pro-blema sério. Relate qualquer alteração

ao seu dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ele é o médico que melhor pode deter-minar qual a conduta terapêutica para o seu caso. Dieta Balanceada: Um fator crucial para que suas unhas sejam fortes é ali-mentação. O cálcio é um ótimo aliado, pois ele fortalece e dá consistência às unhas, dessa forma, tome muito lei-te e coma seus derivados, sem contar os frutos do mar, eles contém grande quantidade de cálcio. O ferro é outro nutriente que contribui bastante para a beleza de suas mãos, ele pode ser en-contrado nos vegetais de folhas escuras como o espinafre, a rúcula e o almei-rão, ele é encontrado também nas fru-tas vermelhas e no figado bovino.

Cuidados na hora de fazer as unhas

Page 16: Informativo Geração Vida nº 108

16

O declínio de funções men-tais que ocorre com a idade, se deve em grande parte à

falta de atividade mental que com fre-qüência segue paralelamente ao enve-lhecimento.

Vários trabalhos científicos reali-zados em diversos países demonstram claramente que o declínio mental que ocorre com a idade pode ser evitado. Exercícios cerebrais feitos de maneira rotineira apresentam efeitos muito po-sitivos sobre a memória.

Atividade diária: A contínua ati-vidade intelectual como praticar jogos de xadrez, palavras cruzadas, exercí-cios simples como recordar fatos do dia-a-dia, aprender novas habilidades: computador, pintura, música, auxiliam a manutenção da memória. Cultivar a atenção:

Exercitar-se com objetos simples mantendo a concentração.

(pegue um relógio, por exemplo, e procure concentrar-se no mesmo, ob-servando suas características, etc.); exercitar-se com um texto e procurar refletir somente sobre o mesmo (um poema, um salmo, etc.).

Psiquismo: Estar relaxado e emocionalmente

bem, é fundamental para manter uma boa atenção de conservar a memória. A tensão, ansiedade e depressão dificul-tam muito o processo de memorização.

Sono: A fim de se conseguir uma boa memória, é fundamental que se permita sono suficiente e descanso do cérebro. Durante o sono profundo, o cérebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória.

A insônia leva a um estado de fa-diga crônica e prejudica a habilidade

de concentrar-se e armazenar informa-ções.

Atividade física: Os exercícios feitos regularmente

trazem benefícios importantes para o processo de memorização. Uma sim-ples caminhada diária é o suficiente. Semelhante ao que ocorre com exer-cícios musculares realizados para se manter a forma física, a atividade ce-

rebral também deve ser realizada com freqüência, sempre procurando esti-mular nossos principais sentidos: olfa-to, paladar, tato, visão e audição, bem como nossa memória e inteligência.

Alimentação: A boa alimentação é fundamental

para a conservação da memória. Deve-se entender que uma boa alimentação é a bem balanceada entre proteínas,

gorduras e açúcar, sendo rica em vi-taminas. A tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12 são importantes para o metabolismo dos neurotransmissores envolvidos no processo da memória, devendo ser utilizados de preferência produtos naturais.

A água é muito importante, devendo se ter cuidado em manter-se a hidrata-ção. A falta de água no corpo tem um efeito direto e profundo sobre a memó-ria; a desidratação pode levar a confu-são e outros problemas do pensamento.

Peixes oleosos são ricos em DHA, um ácido graxo Omega-3 responsável por 40% da formação das membranas celulares e podem melhorar a neuro-transmissão.

A cafeína do chá verde e preto faz o corpo pegar no tranco e afia a men-te. Não é bom beber café e energéticos. Para um ganho cerebral excelente faça pausas regulares para beber chá.

Doses pequenas durante o dia são melhores do que tomar uma única grande dose.

Devemos manter uma boa atividade cerebral e exercitá-las sempre com re-gularidade, Investir nestas orientações fará com que seu cérebro fique ativo por muitos e muitos anos.

Atividades para estimular a memória