informativo geração vida nº 130

16
EDIÇÃO 2012 ANO XI 130 MARÇO Pessoas que querem resolver tudo na hora Pág. 04 - A falta de prudência é a causa de muitos problemas. Pág. 06 - Tirar vantagens sobre os outros Pág. 11 - Ensinando os filhos a amar a Deus

Upload: leandro-alves

Post on 12-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo Geração Vida

TRANSCRIPT

EDIÇÃO2012 ANO XI130MARÇO

Pessoas que queremresolver tudo na hora

Pág. 04 - A falta de prudência é a causa de muitos problemas.

Pág. 06 - Tirar vantagens sobre os outros

Pág. 11 - Ensinando os fi lhos a amar a Deus

EDITORIALEDITORIALEDITORIAL02

MARÇOAGENDA

Campanha Na Direção de

Deus

COMPORTAMENTO

Quantas vezes as pessoas perdem as boas oportunidades,

por não terem a paciência de examinar melhor a situação. A impaciência pode trazer danos difíceis e perigosos, saber esperar é sempre uma virtude que rende bons frutos.

A “pressa é inimiga da perfeição”, este provérbio encaixa-se no trabalho, nos relacionamentos, decisões a serem tomadas, na maneira de responder as pessoas, etc... A Bíblia diz: “Responder antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha.” Pv 18:13.

Conclusões precipitadas em qualquer que seja a situação

gerará prejuízos, devido à falta de atenção e impaciência. A pressa desenvolve desgaste emocional, pois o apressado sofre com as tensões e descontroles emocionais. Perde a compostura, vive irritado, irado e encolerizado, isso provoca palavras afi adas e brigas familiares. O lar é destruído ou edifi cado através do tempo que investimos nele.

Deus adverte seus fi lhos a não fi carem apreensivos por qualquer que seja a situação. A Bíblia diz:

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo

o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” Fp 4.6-7

A precipitação leva a um julgamento errado. Conta-se que Deus, um dia, marcou um encontro com um homem muito religioso no alto de uma montanha sagrada. O homem preparou-se para o encontro com muita oração e, no dia determinado, subiu a montanha cheio de fervor. O caminho era íngreme, a subida estava há levar muito tempo, e o homem começou a ter medo de chegar atrasado. Rogou a Deus que lhe desse força para não chegar tarde. Então, viu um homem caído à beira do penhasco, ferido e pensou:- Estou atrasado, depois volto para socorrê-lo. Ao chegar ao topo da montanha, esperou, esperou, e Deus nada de aparecer. - Que pena! Pensou ele desolado. - Por que não subi mais depressa?

Desceu desanimado. Ao passar pelo penhasco, não viu mais o homem caído, mas havia um bilhete junto à rocha, que dizia:- Quem sabe outro dia, quando estiver menos apressado, você consiga reconhecer-me!

Às vezes estamos tão apressados para resolver os problemas, que nem percebemos a existência de Deus nas situações em nossa vida. Toda preocupação não adianta nada, a Bíblia diz: “Não fi quem preocupados com o dia de amanha, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam suas próprias difi culdades.” Mt 6:34.Não se preocupar, não quer dizer que os problemas são retirados, mas sim que somos livres da pressão deles, pois Deus está no controle e tem o melhor para nós. Então podemos experimentar o que diz o Salmo 68.19.

A Bíblia Viva diz: “Louvado seja o Senhor! Ele leva nossos problemas e nos dá a sua salvação.”

Rua: José Maria Pinto 294

Pessoas que querem resolver tudo na hora

COMPORTAMENTO

Prudência: virtude que faz prever e procura evitar as inconveniências e os

perigos; cautela, precaução, calma, ponderação, sensatez, paciência ao tratar de assunto delicado ou difícil.

Ser prudente é calcular bem. É pensar e repensar sobre as coisas importantes da vida. É uma virtude que nos faz ver o perigo e nos afastar dele.

A prudência é escudo e proteção àqueles que a possuem e anda de mãos dadas com a sabedoria. Todos sabem discernir o que é certo e o que é errado. A grande diferença é que o prudente vê o mal e se esconde, foge, e o insensato, vê o mal e continua no seu caminho até sofrer as consequências e danos. A Bíblia diz: “O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena.” (Pv: 27:12).

Existem perigos que são riscos físicos, por exemplo: andar sozinho pela madrugada, dirigir embriagado, exceder o limite de velocidade nas estradas, sair contando dinheiro do banco, reagir a um assalto. Se formos imprudentes corremos o risco de prejudicar a nós e a quem estiver conosco.

Existem também os perigos espirituais, que são riscos para a alma: a mentira, o ódio, rejeitar a Palavra de Deus, zombar das coisas de Deus, viver no pecado e etc..

O insensato despreza os

caminhos de Deus, mas o prudente busca as coisas do alto.

A Bíblia diz: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edifi cou a sua casa sobre a rocha”. (Mt: 7:24) Quantas vezes nos arrependemos por ter sido imprudentes no falar, no olhar, no agir e no pensar? “Por que fui dizer isso?” “Por que fui fazer isso?” Não se deixe levar somente por seus impulsos. A Bíblia diz: “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente”. (Pv: 10:19)

Deus tem direção para cada um dos seus fi lhos, Ele tem a bussola para cada um de nós que é a palavra de Deus, onde nos guia e nos dá direcionamento. A sabedoria é o bem mais valioso que alguém pode adquirir, é o melhor investimento. É o que mais rende, mais lucra, mais produz resultados. De tudo o que você se esforça para obter, busque acima de tudo a sabedoria que vem do alto, nela está a chave para todas as demais coisas.

Como se adquire sabedoria? Temendo – “Para ser sábio

é preciso primeiro temer a Deus,

o Senhor. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos.” (Sl: 111:10)

“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender ” (Pv: 1:7)

Buscando – “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro.” (Tg 1:5- 8)

Comprando – A Bíblia diz: “Compre a verdade, a sabedoria, a instrução e a prudência, mas não a venda nenhum deles.” (Pv: 23:23).

Muitas vezes dedicamos nosso tempo, atenção, esforços e até dinheiro em coisas que trazem apenas uma satisfação momentânea, mas perdem facilmente seu valor e muitas vezes custam muito caro para nós. Tudo o que se pode adquirir, como uma casa, um carro, roupas, perde continuamente seu valor, se desgasta, se deteriora. Porém a sabedoria se valoriza, torna-se cada vez mais valiosa, muito mais do que qualquer outra coisa. Quem tem sabedoria não erra o alvo. A Bíblia diz: …” Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fi no”… (Pv: 16:16.)

A falta de prudência é a causa de muitos problemas!

MULHER04

PROJETOS

Falar demais é uma coisa, falar o que não deve, é outra. Existem pessoas que gostam de contar vantagens tanto pessoais como vantagens da vida alheia, de “conhecidos” que nada tem a ver com sua realidade.

Há, também, os que buscam levar vantagem sobre determinadas pessoas ou grupos de pessoas. São aqueles, por exemplo, que furam filas, que pedem dinheiro emprestado e nunca pagam, que embolsam o troco recebido quando maior, que tomam emprestados bens dos outros e nunca devolvem, que “costuram” ou “fecham” os outros no trânsito, etc.

Algumas pessoas chegam a se profissionalizar no ramo de

levar vantagem, transformando-se em verdadeiros vigaristas, o que, evidentemente, já é caso de polícia. Para levar vantagem sobre as pessoas é necessário deixar valores fundamentais que definem quem nós somos como ser honesto, falar a verdade, ser respeitoso. Embora todos nós sejamos humanos e cometamos erros, permanecer no erro pode gerar consequências desastrosas. A Bíblia diz: “Há caminhos que ao homem parecem direitos, mas ao final dá em caminhos de morte.” (Pv: 14.12)

Existem pessoas que só vivem de mentira para sair por cima de tudo e levar vantagens.

A Bíblia diz: “Pelo que deixai a mentira,

e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.” (Ef: 4:25)

Alguns querem levar vantagens apoderando-se de objetos onde trabalham, colocam toalhas do hotel na mala, usam pesos enganosos na balança e etc. A Bíblia diz: “Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” (I Co 6:9-10)

Enganar os outros, tirar proveito das situações causam muitos malefícios ao próximo e para quem quer levar “vantagens”, pois tudo que fazemos que não seja da vontade de Deus se torna prejudicial as nossas vidas. Deus não aprova a desonestidade, a Bíblia diz: “O Senhor detesta quem usa medidas e pesos desonestos”. (Pv 20:23)

Quando desobedecemos a Deus, só iremos perder com as nossas más atitudes. Para se conseguir as bênçãos de Deus, precisamos nos relacionar direito com Ele, retirar o pecado do nosso meio e cumprir com a sua vontade e não a nossa. Seremos recompensados pelas coisas boas que dissermos e receberemos de volta aquilo que fizermos. A Bíblia diz: “Uma pessoa correta trás bênçãos para a vida dos outros, quem aumenta o número de amigos é sábio”. (Pv 11:30)

Deus nos ajuda a sermos corretos, devemos orar e pedir isso a Ele, se buscarmos sua ajuda e entregarmos o controle de nossas vidas em suas mãos Ele mudará as nossas atitudes nos fará nova criatura, a Bíblia diz: “Todo aquele que está em Cristo é uma nova pessoa. Passou o que era velho, eis que tudo se fez novo.” (II Cor 5-17)

Tirar vantagens sobre os outros.

DICAS

PROJETOSINFANTILPROJETOSINFANTILPROJETOSINFANTILPROJETOSEVENTOS 07

CarnavalSOCIAL

Aniversariantes MarçoVivian Caroline A. do Amaral 01/03Gabrielli de Souza Henriques 02/03Lucas Mezzomo Franco 09/03Andréia Oliveira 10/03Ana Apª F. Domingues 12/03Sandra Apª de Oliveira 13/03Serli Cordeiro 13/03

Alessandra F. B. Gonçalves 17/03Pedro Balbino 19/03Jandira Rosseti 20/03 Valdeir Gonçalves 20/03Antenor A. Guaiumi 23/03Márcia de Souza Gonçalves 28/03

SOCIAL

Sua foto não está aqui?

Então acesse nossosite e confi ra todas

as fotos deste evento

www.geracaovida.com.br

Aniversariantes Março

Quem confia em Deus não se abala!

Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinan-

do num lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreo-cupadas. De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso e se con-gelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia aconteci-do, perguntaram ao menino:

Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis! Nesse ins-tante, um ancião que passava pelo local, comentou: - Eu sei como ele conseguiu. Todos perguntaram: - Pode nos di-zer como? - É simples - res-pondeu o velho. - Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.

Fazer ou não fazer algo só depende de nos-sa vontade e perseverança A Bíblia diz: “Os que confiam no Senhor são como o Mon-te de Sião, que não se abala, mas permanece firme para sempre”. (Salmos: 125-1). Confiar é acreditar realmen-te. Confiar é crer sem duvi-dar.. Confiar é, na expressão popular, “colocar a mão no fogo”. Somente a confiança integral em Deus lhe dará estabilidade. O mundo pode dar alguma aparência de vi-gor, alguma ilusão de força e destreza. Mas somente Deus dará estabilidade.

A Bíblia diz: “O Senhor é o meu rochedo, e o meu lu-gar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha forta-leza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha sal-vação, e o meu alto refúgio”. (Salmos 18:2)

ILUSTRAÇÃO

INFANTIL10

Ensinando os fi lhos a amar a Deus

INFANTILINFANTILPARA PENSAR 11

“O temor do Senhor é o princípio do sa-ber, mas os loucos

desprezam a sabedoria e o ensino.” (Pv 1.7).É dos pais, e não da escola, da igreja, das babás ou avós a responsabilidade de edu-car os filhos. Educar não se resume apenas em ensinar bom comportamento, mas também e principalmente diz respeito à importante tarefa de transmitir valores corretos que moldem o caráter dos filhos de modo que venham a serem pessoas de valor.Para que os filhos se tornem adultos equilibrados, emocio-nal, moral e espiritualmente, é imprescindível que os pais lhes ensinem, desde peque-nos, os valores absolutos da Palavra de Deus. Vivemos em um mundo onde tudo é relati-vo, pois depende de cada um a escolha do que deve ou não deve fazer para satisfazer seu próprio prazer, conforto e felicidade. Porém os valores de Deus são eternos, abso-lutos e imutáveis, e as crian-ças e jovens precisam estar

cientes disso.Para que isso aconteça, os pais precisam ser modelos para os filhos. Se os pais não amam e reverenciam a Deus, os filhos dificilmente farão. Se não leem a Bíblia, não oram com eles, não frequen-tam uma igreja, não vivem como cristãos verdadeiros, as crianças ou adolescentes não terão um exemplo a seguir e não compreenderão a impor-tância de obedecer e amar a Deus, correndo o risco de procurarem um modelo fora de casa para imitarem.Cabe aos pais ensinar os filhos quem é Deus. Mostrar-lhes, até mesmo através de pequenas coisas, como Deus está presente em nossa vida, a cada minuto; ensinar-lhes sobre o fato de que o Senhor sabe todas as coisas, observa tudo o que acontece e interfere para o nosso bem, segundo a sua vontade. A Bíblia diz: “ Ensina a crian-ça no caminho que deve andar, pois quando for ve-lho não se desviará dele”. (Pv.22:6)

NA COZINHAO MARIDO ATRAPALHADO NA COZINHA POR A ESPOSA ESTAR DOENTE:- ONDE ESTA O SAL, QUERIDA?- ESTÁ AI NESTA LATA DE MANTEIGA QUE TEM ESCRITO DO LADO DE FORA: “CHÁ”

CONVERSA DE FILHO E PAIUM FILHO ARGENTINO DIZ AO PAI :- PAPAI, CUANDO YO CRESCER, QUIERO SER COMO USTED.O PAI TODO ORGULHOSO, PERGUNTA O PORQUE. E O FILHO :- PARA TENER UM HIJO COMO YO.

NA CLÍNICADOCA LIGA PARA UMA CLÍNICA E PERGUNTA:- TEM OCULISTA AI?- TEM SIM! QUER MARCAR CONSULTA NENÉM?- NÃO, NÃO! SÓ TO TENTANDO AJUDAR MEU PAI. HOJE DE MANHÃ ELE ESTAVA RECLAMANDO QUE A LÂMINA DE BARBEAR ESTAVA FICANDO CEGA...

NO QUARTOESTA NOITE NÃO PUDE DORMIR COM UMA PULGA MORTA NA MINHA CAMA.- SE ESTAVA MORTA, A PULGA NÃO PODIA INCOMODAR.- AH! SE VOCÊ VISSE A PARENTADA QUE VEIO PARA O VELÓRIO!

MEDO DO ESCUROUM MENINO PEQUENO ESTAVA COM MEDO DO ESCURO. CERTA NOITE, SUA MÃE LHE DISSE PARA IR NO QUINTAL, NOS FUNDOS DA CASA, E TRAZER-LHE A VASSOURA. O PEQUENINO OLHOU PARA A MÃE E FALOU: “MAMÃE, EU NÃO QUERO IR LÁ FORA, ESTÁ MUITO ESCURO.” A MÃE SORRIU, ENCORAJANDO O SEU FILHO: “VOCÊ NÃO TEM QUE TEMER A ESCURIDÃO,” ELA EXPLICOU “JESUS ESTÁ LÁ FORA. ELE ESTÁ LHE VENDO E VAI PROTEGER VOCÊ.” O

MENINO OLHOU PARA SUA MÃE FIXAMENTE E DISSE: “VOCÊ TEM CERTEZA QUE ELE ESTÁ LÁ FORA?” “SIM, EU TENHO CERTEZA. ELE ESTÁ EM TODOS OS LUGARES, PRONTO A AJUDÁ-LO QUANDO VOCÊ PRECISA DELE,” ELA DISSE. O MENININHO REFLETIU POR UNS INSTANTES E ENTÃO SE DIRIGIU PARA A PORTA DOS FUNDOS, ONDE PAROU POR UNS INSTANTES. OLHANDO PARA A ESCURIDÃO, ELE CHAMOU: “JESUS? SE VOCÊ ESTÁ AÍ FORA, PODERIA, POR FAVOR, ME ALCANÇAR À VASSOURA?”

A COSTELA DE ADÃONAQUELA REUNIÃO DA IGREJA ESTAVAM ENSINANDO COMO DEUS CRIARA TODAS AS COISAS, INCLUSIVE OS SERES HUMANOS. O JOÃOZINHO PARECIA ESPECIALMENTE INTERESSADO ENQUANTO ERA EXPLICADO COMO EVA HAVIA SIDO CRIADA A PARTIR DE UMA COSTELA DE ADÃO. LÁ PELO MEIO DA SEMANA SUA MÃE O OBSERVOU DEITADO, COMO SE ESTIVESSE DOENTE, E DISSE, “JOÃOZINHO, QUAL É O PROBLEMA?” O PEQUENINO RESPONDEU, “ESTOU SENTINDO MUITA DOR DO MEU LADO. ACHO QUE VOU TER UMA ESPOSA!”

UM ACHADO ESPECIALUM GAROTINHO ABRIU FASCINADO A GRANDE E VELHA BÍBLIA DA FAMÍLIA, E OLHAVA PARA AS PÁGINAS ENVELHECIDAS ENQUANTO AS IA FOLHEANDO. SUBITAMENTE, ALGO CAIU DA BÍBLIA, E ELE O APANHOU E OBSERVOU ATENTAMENTE. ERA UMA VELHA FOLHA DE ÁRVORE QUE ESTAVA A MUITO TEMPO APERTADA ENTRE AS PÁGINAS. “MAMÃE, OLHE SÓ O QUE EU ENCONTREI,” DISSE O MENINO. - “O QUE VOCÊ TEM AÍ,QUERIDO” SUA MÃE FALOU. COM ESPANTO EM SUA VOZINHA INFANTIL, ELE RESPONDEU: “EU ACHO QUE É A ROUPA DE ADÃO!”

HUMOR12

Semear e COLHER

REFLEXÃO

Conta uma popular lenda do Oriente Próximo, que um jovem chegou à beira

de um oásis junto a um povoado e aproximando-se de um velho perguntou-lhe:— Que tipo de pessoa vive neste lugar?— Que tipo de pessoa vivia no lugar de onde você vem? — per-guntou por sua vez o ancião.— Oh, um grupo de egoístas e malvados — replicou o rapaz —estou satisfeito de haver saído de lá.A isso o velho replicou:— A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui.No mesmo dia, outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião perguntou-lhe:— Que tipo de pessoa vive por aqui?O velho respondeu com a mesma pergunta:— Que tipo de pessoa vive no lu-gar de onde você vem?O rapaz respondeu:— Um magnífi co grupo de pesso-as, amigas, honestas, hospitalei-ras. Fiquei muito triste por ter de deixá-las.— O mesmo encontrará por aqui — respondeu o ancião.Um homem que havia es-cutado as duas conversas perguntou ao velho:

— Como é possível dar respostas tão diferentes a mesma pergun-ta?Ao que o velho respondeu:— Cada um carrega no seu cora-ção o meio em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou, não poderá encontrar outra coisa por aqui. Aquele que encontrou ami-gos ali, também os encontrará aqui, porque, na verdade, tudo depende de nossas próprias ati-tudes.

Tudo o que plantarmos é o que colheremos. Que tipo de semen-te temos espalhado por onde an-damos? Qual tem sido o nosso cuidado na escolha destas se-mentes? Não importa o que você faz ou deixa de fazer; aonde você vai ou deixa de ir; um dia você “re-gressará” no tempo e no espaço ao “campo” onde você semeou e colherá o que plantou!Não esqueça que a espiga é muito maior do que o grão! Uma sementinha de desamor produz uma grande espiga de hostilida-de, amargura e dor. Se você semear bondade na vida de alguém, certamente co-lherá o fruto da generosidade! A Bíblia diz: “Tudo o que o ho-mem semear, isso também ceifará.” (Gl 6:7).

ÊXO

DO

ÊXO

DO

GASTRONOMIA14

Ingredientes:1 peru 4 ½ kg1 colher (sopa) de alho amassado1 colher (sobremesa) colorau1 sache de caldo de galinha1 ramo de alecrim debulhadoSal a gosto

Com as mãos e uma faquinha bem afi ada retire toda a pele de peru tomando cuidado para não rasgá-la. Reserve a pele. Desosse todo o peru e corte a carne em pedaços médios e transfi ra os pedaços de peru para uma tigela. Tempere os pedaços de peru com alho, colorau, caldo de galinha, alecrim e sal e misture bem.Coloque a pele do peru dentro de uma forma de bolo inglês untada com azeite forrando o fundo e a lateral da forma com a parte onde tem gordura para cima. Obs.: Se tiver algum buraquinho na pele tente fechar com a própria pele. Sobre esta pele e dentro da forma coloque os pedaços de peru (temperados acima) e alise a superfície. Dobre a pele que está sobrando pela lateral sobre os pedaços de carne fechando bem, formando um embrulho.Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 1 hora e 20 minutos ou até dourar. Retire a forma do forno e escorra o líquido que se formou na forma (despreze este líquido).Desenforme o peru sobre uma assadeira e leve a assadeira com o peru novamente ao forno alto a 220°C por cerca de 1 hora e 20 minutos ou até dourar (reserve o líquido que se forma na assadeira). Retire a assadeira do forno, desenforme e sirva acompanhado com maionese tropical.

Peru Enformado

Ao fazer a unha ou a depi-lação, você pode correr riscos que nem imagina.

A falta de higiene nos materiais usados pode transmitir doenças simples, como micoses, até pro-blemas mais graves, como, por exemplo, as hepatites B e C. Mas há como se proteger! Basta fi car de olho nos cuidados que o salão tem com a higienização, para cuidar da sua beleza sem prejudicar a saúde.

Atenção ao fazer as unhas: - Bacias para mãos e pés: se

não forem higienizadas ou a água não for limpa, há o risco de contrair micoses ou infecções. Para evitar o problema, verifi que se o salão usa um plástico descartável para reves-tir a bacia. E certifi que-se de que a água é trocada a cada cliente.

- Lixas e espátulas: podem transmitir fungos, micoses e infec-ções nas unhas. Fique atenta, pois

esses utensílios devem ser descar-táveis e jamais reaproveitados.

- Alicates: a retirada da cutícula com instrumentos não esteriliza-dos pode transformar as unhas em uma porta de entrada para fungos, bactérias e vírus. “O vírus continua presente no instrumento mesmo de-pois de lavado”, alerta Paulo Olzon, infectologista da Unifesp (Universi-dade Federal de São Paulo).

Por isso, observe se os uten-sílios de metal são lavados com água e sabão e, em seguida, esterilizados em estufa ou autocla-ve – esterilizador que utiliza vapor a alta pressão - por, pelo menos, uma hora, em uma temperatura de 170ºC.

Porém, segundo o infectologista, a única forma completamente segu-ra é levar seu próprio kit à manicu-re. Para montar o kit, coloque em um nécessaire o alicate, afastador (para empurrar a cutícula), tesouri-

nha, lixa e palito. “Depois de utilizá-los, leve-os para sua casa e lave todos os itens com água quente e sabão”, ensina o médico.

Cuidado na depilação:Certifi que-se de que o salão

não reutiliza a cera depilatória. “Ao puxar a cera (quente ou fria), corre-se o risco de retirar, com os pelos pequenos fragmentos da superfí-cie da pele. Se neles houver um pouquinho de sangue, confi rma-se o perigo de transmissão de hepatite B ou C”, avisa Paulo. Então, olho vivo: observe se a cera, depois de utilizada, é realmente jogada no lixo.

E atenção: o uso de ceras caseiras é proibido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Um salão 100% higiênico ofere-ce:

- Instalações limpas.- Ambiente claro e arejado,

com pisos e paredes de materiais laváveis.

- Lavatórios com toalhas de papel, sabonete líquido e lixeira

com tampa de metal.- Toalhas de uso único e indivi-

dual.- Produtos dentro do prazo de

validade.- Bacias de imersão de pés e

mãos com protetor plástico descar-tável.

- Informações ao cliente sobre possível alergia ao produto que será utilizado.

- Ceras de depilação com re-gistro na Anvisa e que não sejam reaproveitadas.

- Materiais como alicates, afas-tadores ou similares esterilizados em estufa ou autoclave e embala-dos até o momento do uso.

Fonte: Vigilância Sanitária Muni-cipal do Rio de Janeiro.

Cuidados com a saúde no salão

SAÚDE

Ninguém consegue viver sem a ajuda

de Deus

Certa vez um menino de 3 anos caminha-va ao lado de seu

pai. Ele carregava um cantil cheio de água mesmo contra a vontade do seu pai. Já can-sado de tanto andar ele lutava para não entregar os pontos, pois dissera ao pai que aquele cantil não iria fazê-lo cansar mais rápido e que ele o car-regaria até o destino fi nal. De-pois de mais alguns metros de caminhada ele fi nalmente dis-se: Pai me dá colo, por favor! Então com um sorriso o pai colocou o menino nos ombros

e o carregou até o destino. No exato momento em que o ga-roto foi colocado no chão ele exclamou: Viu só papai, eu consegui carregar o cantil até aqui!

Talvez seja engraçado per-ceber a ingenuidade daquele garoto. Mas é exatamente assim que tantas vezes nos comportamos com relação a Deus. Agimos como se con-trolássemos tudo nas nossas vidas. Você consegue viver sem que Deus o permita? Você seria capaz de pensar

e sentir alguma emoção se Deus não lhe desse esta ca-pacidade? Você decide quan-do nasce e quando morre? Fazemos planos, mas a res-posta fi nal vem de Deus. Diz a Bíblia: “O coração do homem pode fazer planos, mas a res-posta certa dos lábios vem do Senhor.” (Pv: 16:1)

Muitas pessoas parecem

administrar suas vidas como se tudo dependesse apenas delas, como se fossem senho-res absolutos de suas vidas e destino.

Mas nós não podemos con-tar com o futuro, porque não sabemos o que ele nos trará. Dependemos inteiramente de Deus. A Bíblia diz: “Confi a no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu pró-prio entendimento, reconhe-ce-o em todos os teus cami-

nhos, e Ele endireitará as tuas veredas” (Pv. 3:5-6)

A Bíblia está repleta de prin-cípios e direções para as nos-sas vidas, se nossos projetos contrariam estes princípios gerais, não podemos esperar a bênção de Deus sobre eles, consequentemente as coisas darão errado. Há um propósito para todas as coisas, inclusi-ve para as nossas provações. A Bíblia diz: “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus”(Sl 46.10)

O Senhor quer reverter às adversidades em bênçãos, para nós. … Bom é ter con-fi ança em Deus. A Bíblia diz: “E sabemos que todas as coi-sas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8-28)

MENSAGENS