informativo geração vida nº 103 - dezembro

16
"Estado civil: casado" O aroma de seu perfume diz quem você é - pág. 04 Deus quer curar você - pág. 06 Refrigerante com moderação - pág. 15 DEZEMBRO EDIÇÃO 2009 ANO IX 103 103

Upload: leandro-alves

Post on 30-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

O aroma de seu perfume diz quem você é - pág. 04 Deus quer curar você - pág. 06 Refrigerante com moderação - pág. 15

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Geração Vida nº 103 - Dezembro

"Estado civil:casado"

O aroma de seu perfume diz quem você é - pág. 04

Deus quer curar você - pág. 06

Refrigerante com moderação - pág. 15

DEZEMBRO

EDIÇÃO

2009 ANO IX

103103

Page 2: Informativo Geração Vida nº 103 - Dezembro

Dia 20/12 - Domingo 19:30 Confraternização

Dia 23/12 - Quarta 20:00 Teatro

Meu Filho MorreuPor Você

2

Sandra Iara GlovackiPaulinho Glovacki

Page 3: Informativo Geração Vida nº 103 - Dezembro

3

A mudança do es-tado civil forço-samente nos leva

a analisarmos nossas prio-ridades, atenção e respon-sabilidades. O casamento é uma ligação permanente e dedicada entre um homem e uma mulher. A Bíblia diz em Mateus 19:5-6 “Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher. As-sim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.” A partir de agora as responsabilidades e obriga-ções mudam. “Casado não pode levar vida de solteiro.”

O que evitarEvite andar de carro sozi-

nho (a) ou dar caronas para alguém do sexo oposto.

Não discuta namorados (as) anteriores ou faça com-parações.

Evite corrigir seu marido ou esposa em público.

Jamais faça piadas de mau gosto

Não fale contra sogros e parentes para as outras pes-soas.

Nada de xingamentos e acusações

Anule “amizades” antigas do sexo oposto

Cuidado para não perder o respeito.

O que deve ser vivido?Sugestões e críticas de-

vem ser dadas cuidadosa-mente e em particular.

Cortesia e educação a toda hora.

Lealdade e devoção abso-lutas num matrimônio.

Mantenham em sigilo to-dos os assuntos pessoais do casamento e sobre a vida de seu cônjuge.

Decisões devem ser to-madas em conjunto: negó-cios, viagens, finanças, tra-balho, etc.

Informe seu marido/espo-sa acerca de seus horários e paradeiros e sempre dar sa-tisfação de mudança de pla-nos. Dedique seu lazer com sua família e não aos amigos de antes.

Evite conselhos matrimo-niais de pessoas sem com-promisso principalmente

com Deus.Demonstre publicamente

apreciação pelas qualidades e feitos do seu cônjuge.

Como deve os maridos tratar as suas esposas?

Os maridos devem tratar as suas esposas com respei-to e honra. A Bíblia diz em 1 Pedro 3:7 “Igualmente vós, marido viva com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frá-gil, e como sendo elas her-deiras convosco da graça da vida, para que não sejam im-pedidas as vossas orações.”.

Como deve as mulheres tratar os seus maridos?

A Bíblia diz em Efésios 5:22-24 “Vós, mulheres submetam-vos a vossos ma-

ridos, como ao Senhor; por-que o marido é a cabeça da mulher, como também Cris-to. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.”

Significa isto que a mu-lher deve ser a única a sub-meter-se? Não! Num casa-mento ambos se submetem. A Bíblia diz em Efésios 5:21 “Sujeitando-vos uns aos ou-tros no temor de Cristo.”

Que conselho Bíblico proíbe o abuso físico e ver-bal? A Bíblia diz em Colos-senses 3:19 “Vós, maridos amem a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.”

Para ter um bom casa-mento, resolvam as diferen-ças imediatamente. A Bíblia diz em Efésios 4:26 “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Faça com que a rela-ção esteja sempre a melhorar no sentido de unidade e de entendimento da parte um do outro. A Bíblia diz em Efésios 4:2-3 “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”.

Que perspectiva deve ter a sociedade sobre o ca-samento? A Bíblia diz em Hebreus 13:4 “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.” Rua: José Maria Pinto 294

Joel Veículos MultimarcasVenda - Compra - Troca - ConsignaçãoFinanciamentos através dos Bancos

(43) 3424-1957 / 8401-6327R. Nova Ukrânia, 535 (frente Cem. Cristo Rei) Apucarana-PR

“Estado civil: casado”

Page 4: Informativo Geração Vida nº 103 - Dezembro

4

Uma de suas marcas regis-tradas é o perfume que você usa. Assim como

determinados cheiros nos fazem lem-brar de pessoas, lugares ou situações, o seu perfume faz os outros pensarem em você. Mesmo que você não esteja perto, aquele é o "seu" aroma. A es-colha do perfume nunca é aleatória. A fragrância sempre tem a ver com a sua personalidade, com o seu jeito de se vestir, com a vida que você leva. Por isso, não é de se estranhar que, ao mudar uma fase em sua vida, uma mu-lher eleja outro perfume para usar dia-riamente. Já aconteceu de na loja você achar um perfume divino e com o uso o cheiro ficar completamente diferente? Isso ocorre porque logo que o perfu-me é aplicado é preciso alguns minu-tos para as notas de cabeça evaporarem e as notas de coração (o verdadeiro cheiro) se sobressaírem. A dica é fazer uma horinha na loja antes de se deci-dir. Não compre uma fragrância por-que gosta dela em algum conhecido. A química e oleosidade natural da pele reagem com as essências do perfume, fazendo com que ele nunca fique igual de pessoa para a pessoa. Faça uma pré-seleção de, no máximo, seis perfumes para depois prová-los. Aromas de tipos diferentes são mais fáceis de distinguir do que cheiros parecidos. Num curto espaço de tempo, podemos reconhecer cinco ou seis fragrâncias diferentes e só

três aromas similares. Quando provar os perfumes, distri-

bua-os em diversas partes do antebra-ço, para que eles não se misturem.

Cuidados: O melhor lugar para guardar seus

perfumes é no guarda-roupa, ou qual-quer lugar escuro e fresco. O banhei-ro não é indicado porque a umidade e oscilações de temperatura são prejudi-ciais às fragrâncias. Previna a evapora-ção. Mantenha-os nas caixas originais e nunca deixe-os destampados por mui-to tempo.

Em geral, a vida útil de um perfume é três anos. Com sorte, ele pode durar mais. Quando a coloração tender para o caramelo e o aroma ficar avinagrado, hora de jogar fora.

Como usar: Os melhores lugares para se passar

perfume são onde a circulação sangüí-nea é maior: na nuca, atrás da orelha, pulsos, pescoço e dobra do braço. Evite o contato com as mucosas e os olhos. A pior coisa é o choque de cheiros. Es-colha uma fragrância e use a linha toda, desde o sabonete e gel pós-barba até o desodorante. Se o dinheiro estiver cur-to, alie seu perfume a um desodorante sem cheiro.

No verão, menos. Quanto maior a temperatura do corpo, o perfume exa-la mais. De manhã, o olfato também é mais apurado, portanto, use com mode-ração.

Page 5: Informativo Geração Vida nº 103 - Dezembro

5

Tire a limpoVocê acha que sua ali-

mentação está dentro dos conformes? Tem certeza? Se tiver dúvidas, faça o teste e vai saber se o prato que elabora nas refeições é saudável ou não.

1. Quantas refeições faz ao dia? a) Duas b) Entre duas e quatro c) Entre quatro e seis 2. Costuma consumir que tipo de

alimentos? a) Fritos na manteiga ou empanados b) Somente fritos no óleo de canola c) Grelhados, cozidos ou crus 3. Prefere alimentar-se de que for-

ma?

a) Fast food e pizza b) Massa c) Saladas e frutas 4. Quantas porções de frutas ou hor-

taliças frescas ingerem ao dia? a) Nunca, não gosto b) Uma ou duas c) Em todas as refeições 5. O que bebe para acompanhar as

refeições? a) Refrigerante ou suco industriali-

zadob) Suco natural c) Água6. Quando sente fome entre as refei-

ções, o que consome? a) Café com açúcar e biscoitos b) Biscoitos de água e sal e queijo

cremoso c) Iogurte desnatado e fruta 7. Qual o tipo de pão de sua prefe-

rência?a) Francês b) Árabe (Sírio) c) Integral Análise de resultados: se a maioria

das respostas foi à letra A, você está com uma má alimentação e corre o ris-co de resistência à insulina, alteração de colesterol, obesidade e doença de-generativa.

Se B está em um bom caminho, mas é necessário incluir mais frutas, legumes e grãos no cardápio.

Agora, se a letra C foi a principal alternativa, parabéns! Sua alimentação é extremamente saudável e está no ca-minho do sucesso para uma vida cheia de saúde por muito tempo.

• A pausa para a refeição é sagra-da. Se possível, alimente-se sempre no mesmo horário.

• Dê preferência aos alimentos sem fritura. “Não é crime comer um sandu-íche, por exemplo, mas é importante optar pelos assados ou grelhados”, ex-plica a nutricionista.

Se quiser comer um lanchinho no almoço ou happy hour, ela sugere pão integral, peito de peru, pouco queijo, salada e um suco natural.

• Prefira carnes brancas e peixe. • No restaurante, fuja do couvert e

vá direto pra salada. • Na sobremesa, prefira as frutas ou

aquelas com indicação light. • Consuma vegetais à vontade (pre-

paração sem gordura), pois são ricos em fibras, vitaminas, minerais, antioxi-dantes e fitoquímicos muito importan-tes para a saúde.

Teste da alimentação

Page 6: Informativo Geração Vida nº 103 - Dezembro

6

Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfer-midades, e as nossas dores

e pelas suas pisaduras fomos sarados (Isaías 53:4 a 6)

Deus quer curar. A primeira coi-sa que você precisa saber é que é da vontade de Deus curar todas as pesso-as. Ele não quer que você esteja doen-te (Romanos 2:11). Porque, para com Deus não há acepção de pessoas. Se Deus pode curar uma pessoa, Ele pode curar todas.

Deus ama toda a gente de igual modo. A Bíblia afirma que Deus ama a Seu Filho com a mesma intensidade com que nos ama.

Você precisa crer! Fé é acreditar que pode receber hoje a sua cura e que não existe impossível pra Deus. Deus cura através da sua palavra. Salmos 107:20 “Enviou a sua Palavra e os sarou”. Não temos que questionar, mas sim-plesmente acreditar nas promessas do

Eterno Deus e deixar com Ele. Eis o grande segredo da cura: quando a Pa-lavra de Deus é semeada no nosso co-ração, e nós acreditarmos nela, então a Palavra vai produzir cura. A Palavra de Deus sempre produz aquilo que ela diz.

Saiba que há diferentes formas de Deus curar.

Há a cura Instantânea - a isto se chama um milagre. Há também, a Cura Progressiva - a isto se chama cura divi-na. Só Deus é que decide quando é que vai fazer milagres.

Quando um lavrador semear, a se-mente não vai brotar imediatamente, demora algum tempo pra nascer. Se nascessem instantaneamente isso seria um milagre.

Deus opera como Ele quer você só precisa crer e aprender a receber. Você deve ouvir a Palavra de Deus e acre-ditar nela de coração. Nesse momento, Deus planta dentro de você uma se-mente de cura divina.

O segredo está em você acreditar que recebeu a sua cura. Fé é acreditar que já está curado, quando ainda não se sente curado.

Fé é acreditar que já está curado, quando ainda não se vê curado. Fé é crer no impossível.

Se você acreditar, Deus vai honrar a sua fé.

Ande pela fé e acreditando nas pro-messas de Deus.

Não se preocupe com o que você está sentindo, nem sobre o que ouviu do médico, que não tem cura. Para Deus não existe impossível.

E agora Ele diz para você: Tenha saúde; e a unção da cura descerá sobre você como um bálsamo e você experi-mentará a deliciosa presença do Todo Poderoso, através de Seu Espírito tra-zendo saúde para seu corpo (a cura), sua alma (seus sentimentos) e sobre seu espírito (o perdão). Sim porque a cura de Deus é completa.

Deus quer curar você

Page 7: Informativo Geração Vida nº 103 - Dezembro

7

A principal forma de conta-minação desses produtos dentro do lar dos brasileiros

está relacionada ao manuseio incorreto e à conservação inadequada de alimen-tos.

Portanto, nunca é demais fazer uma boa inspeção na sua cozinha e ficar sempre de olho nos alimentos. Para ajudá-la nessa tarefa, buscamos as re-comendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sani-tária, e reunimos 10 dicas aqui. Con-fira!

1) Limpe periodicamente a geladei-ra. Verifique se ela está funcionando de forma adequada e se as borrachas das portas estão em boas condições, garan-tindo o isolamento térmico.

2) Abra a geladeira somente quan-do necessário. Mantenha a porta aberta pelo menor espaço de tempo para evi-tar flutuações de temperatura.

3) Nunca utilize alimentos após a data de validade. Para alimentos que necessitam de condições especiais de conservação depois de abertos, observe

as recomendações do fabricante quanto ao prazo máximo para consumo.

3) Guarde os produtos em embala-gens ou recipientes fechados.

4) Lave muito bem os alimentos consumidos crus (como frutas, verdu-ras e legumes).

5) Lave as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos e, frequente-mente, durante todo o processo.

6) Use sempre água pura para beber ou cozinhar. Em caso de dúvida quanto à pureza, ferva a água durante 15 mi-nutos.

7) Mantenha os equipamentos, su-perfícies e utensílios sempre limpos e em bom estado de conservação. Evite tábuas de madeira e colheres de pau. Prefira polietileno e plástico resistente.

8) Não descongele o alimento à temperatura ambiente. Use o forno microondas, se for preparar o alimen-to imediatamente, ou deixe-o sob re-frigeração em tempo suficiente para descongelá-lo. Alimentos em pequenas porções podem ser cozidos diretamen-te sem prévio descongelamento.

9) Não deixe os alimentos cozidos por mais de duas horas à temperatura ambiente. Os alimentos perecíveis de-vem ser refrigerados, preferencialmen-te abaixo de 5° C, e os cozidos quentes (acima de 60° C) até o momento de se-rem servidos.

10) Prepare a quantidade certa para evitar sobras. Não guarde os alimen-tos preparados por mais de cinco dias, mesmo que sejam conservados na ge-ladeira. No caso de alimentos para lac-tentes, o melhor é não guardá-los.

Dados do Ministério da Saúde indicam que mais de 45% das doenças transmitidas por

alimento ocorrem nas residências.

Page 8: Informativo Geração Vida nº 103 - Dezembro

8

Encerramento Terapia Anti-stress 2009 AniversariantesDezembro

Gertrudes Glovacki 03/12Marcelo Henrique Costa 04/12Osvaldo Brito de Souza 06/12Lenita Aparecida de Souza 06/12Jobson Pereira Cunha 08/12Tainana Gonçalves 16/12Gisele Aparecida Pereira 20/12Renta Cristina Bacon 21/12Nair Aparecida de Andrade 22/12Natal Francisco Emídio 23/12Francisly Leda da Silva 24/12Egivaldo Natalício Ferreira 25/12Ana Cláudia Alburquerque 26/12Maria Aparecida Moreira 28/12Cíntia Soares Lopes 31/12

Dr. Mário Sérgio

Colaboradoras do CAD

Profª Aline e sua turma

No dia 24 de novembro, aconteceu o encerramento da última Turma do CAD - Terapia Anti-stress de 2009. O Projeto contou esse ano com o Psicólogo Dr. Mário Sérgio, Professora de Educação

Física Aline, Palestra Pr. Paulo Lopes e a equipe de atendimento. Neste ano foram quatro turmas de dois meses cada Curso. Agradecemos a Deus, pois o Projeto foi

aprovado por Ele, porque muitas vidas foram restauradas nestes cursos. Alguns momentos da última Turma do mês de outubro.

Page 9: Informativo Geração Vida nº 103 - Dezembro

9

Algumas pessoas acreditam que a vingança é uma de-monstração de grande co-

ragem. Afinal de contas não se pode tolerar uma afronta sem se rebaixar. Pensam que a tolerância seria prova de fraqueza ou de covardia. Todavia, temos de convir que o ato de vingar-se jamais constitui prova de coragem. O mesmo não ocorre com relação ao ato de perdoar. O perdão, sim, exige do ofendido muita coragem e dignida-de. Enquanto a vingança é uma ladeira fácil de descer, o perdão é uma ladei-ra difícil de subir. Algumas pessoas costumam enfrentar corajosamente os mais graves perigos, mas sentem-se impotentes para tolerar uma pequena ofensa. Escalam, com ousadia, altas montanhas, saltam de pára-quedas de-safiando as alturas, enfrentam animais ferozes, aceitam os desafios do trânsi-

to, navegam em mar revolto com bra-vura, mas não conseguem suportar um mínimo golpe da injustiça. Dão grande prova de coragem em alguns pontos, mas não relevam a investida da ingra-tidão, da calúnia, do cinismo, da falsi-dade, da infidelidade. Realmente fortes são aqueles que conseguem conter-se diante de uma agressão. A verdadei-ra fortaleza está nas almas que não se descontrolam quando são ofendidas. Que não se perturbam, quando são in-compreendidas. Que não se queixam, quando são prejudicadas. Verdadeira coragem é aquela de que Jesus Cristo nos deu o exemplo. Ele sofreu a ingra-tidão daqueles a quem havia ajudado, enfrentou o cinismo dos agressores, foi ultrajado, caluniado, cuspiram-Lhe no rosto e O crucificaram, e Ele tomou uma única atitude: a do perdão. Por vá-rias vezes, em sua passagem pela terra, o Homem de Nazaré teve motivos de sobra para revidar ofensas, mas sempre optou pela dignidade de calar-se. Dian-te das agressões recebidas, Jesus pas-sava lições grandiosas, essa é a atitude de uma alma verdadeiramente grande.

Por isso, o provérbio diz: “Espera pelo Senhor, e Ele te livrará.” Livrará do que, se a injustiça já foi cometida? Ele o livrará do ódio, do rancor e da raiva, que são os piores algozes que uma pessoa pode carregar.

O pior dano que alguém pode fa-zer contra você não é o ato de injustiça em si, mas o veneno que deixa em seu coração e que vai destruindo sua vida lentamente. Não digas: Vingar-me-ei do mal, espera pelo Senhor, e Ele te li-vrará. Prov. 20:22.

Vingança um ato de coragem ou de covardia?

Page 10: Informativo Geração Vida nº 103 - Dezembro

10

Pedro Guilherme Gonçalves 09/12Mateus Henrique da Silva 18/12Guilherme Henrique Cretuchi 21/12

“O amigo de Deus sabe adorar”Jó era amigo de Deus, por isso se afastava de tudo

que era mau. Muitas coisas ruins aconteceram a Jó e a sua esposa. Ele perdeu todos os seus bens e filhos, ficou pobre e muito doente. Porém não deixou de louvar ao Se-nhor. Você louvaria a Deus mesmo que ele permitisse que você ficasse doente e ferido?

Jó adorava a Deus seu criador, mesmo sofrendo e mui-to triste, Ele sabia que Deus é bom.

O amigo verdadeiro de Deus o ama em todo o tempo e em qualquer circunstância.

Texto Bíblico Jó 1.1-5

Aniversariantes

de Dezembro

Figuras Diretas

Page 11: Informativo Geração Vida nº 103 - Dezembro

11

Os filhos em casa. Nada de horários, lições, leva e traz da escola, enfim, missão

cumprida. Muitos pais comemoram as férias dos filhos, pois elas representam um descanso para eles também. Apro-veitam para colocar os assuntos em dia, passeiam juntos.

É hora de reunir a família. Outros, porém, não sabem o que fazer com os filhos em casa e se atrapalham, por te-rem de trabalhar, ficam ansiosos e aca-bam por desejar que o ano letivo co-mece logo. Nessas condições, os pais devem organizar atividades para que as férias se tornem prazerosas para seus filhos, mesmo não tendo viajado. As

crianças reclamam que ficam sozinhas em casa, longe dos amigos, porque os pais têm que trabalhar e não dá para viajar durante os dois meses sem aula.

Para isso, é bom manter os contatos sociais tanto com pessoas da família como avós, primos e tios, para que as crianças possam visitá-los em alguns dias.

Na casa dos avós, por exemplo, po-dem combinar de encontrar os primos da mesma faixa etária, passando o dia todo por lá, assistir bons filmes, ir ao parque, passeios de bicicleta, etc.

As férias são importantes para as crianças e adolescentes refazerem-se do estresse causado pelas atividades es-

colares. As férias são merecidas por to-dos: os que foram aprovados e mesmo os que não foram, todos trabalharam o ano todo, fizeram os deveres, se empe-nharam “alguns mais, outros menos”, mas o importante agora é tornar um período que pode ser aproveitado pela família toda e ter momentos agradáveis com a galerinha.

Veja os cuidados para prote-ger a criança

1. Desde cedo, ensine à criança o nome completo do pai e da mãe.

2. Tire o RG (Registro de Identi-dade Civil) da criança o quanto antes.

3. Ensine à criança o número do

telefone de casa e o endereço. 4. Oriente a criança a não dar in-

formações a qualquer estranho que se aproxime.

5. Oriente a criança a não receber doces, balas e brinquedos de desconhe-cidos.

6. Garanta que a criança esteja sempre acompanhada de alguém de confiança da família.

7. Procure saber quem são os amigos da criança.

8. Preste atenção no comporta-mento de famílias cujos pais evitem contato da criança com a vizinhança.

9. Converse sempre com seus fi-lhos.

Observe mudanças no comporta-mento de seus filhos.

Férias oba!

Page 12: Informativo Geração Vida nº 103 - Dezembro

12

Roer as unhas, é um habito também conhecido como onicofagia. Quase sempre manifesta-se em momentos de stress, ansiedade ou nervosismo. Por

vezes esse habito é iniciado logo na tenra infância, por volta dos 4 anos e pode acompanhar o individuo por toda a idade adulta.

Roer as unhas para além de deixar o aspecto das mãos horrível e repulsi-vo, também pode ocasionar problemas de saúde, pois os dedos contem bacté-rias embaixo das unhas que podem ser prejudicial à criança e ao adulto.

Existem tratamentos para que a pessoa deixe este hábito, entre eles te-rapia, técnicas de relaxamento, exer-cícios físicos, ou ainda utilização de substâncias com sabor desagradavel em cima das unhas, para repelir a boca e causar desconforto ao paladar.

Cãibras são contrações musculares súbitas, involuntárias, dolorosas e mo-mentâneas. A câimbra pode ser causada por inúmeros fatores. O principal fator associado à cãibra é o excesso de ativi-dade muscular, ocasionando o acúmulo excessivo de ácido láctico no múscu-lo. Além deste, outros fatores contribui

para a incidência das contrações, como a perda excessiva de água e sais mine-rais, principalmente o potássio; e a defi-ciência de fluxo sanguíneo, ocasionada por mudanças bruscas de temperatura ou problemas vasculares. Para ameni-zar os efeitos da dor, é recomendável aplicar toalhas quentes, massagens suaves e relaxantes musculares. Para evitar as cãibras é aconselhável comer alimentos ricos em potássio, como ba-nana ou água de coco. Além disso, o alongamento dos músculos é essencial antes e depois de qualquer atividade fí-sica. Em geral, a cãibra não representa preocupação para a saúde. A maioria delas ocorre esporadicamente durante exercícios muito intensos. No entanto, em casos freqüentes, é necessária uma análise médica.

Por ser uma conseqüência de dois fatores naturais da pele (suor e bacté-rias). “Não é porque o odor foi contro-lado que nunca mais se terá chulé. Não existe um tratamento definitivo, o cui-dado deve ser diário”. “As pessoas não lavam os pés direito, deixam apenas cair à água do banho e dão uma lavadi-nha por cima.

O correto é usar um sabonete anti-séptico e uma escova macia para lim-par bem, inclusive entre os dedos e as

unhas”. Um pé mal lavado é sinônimo de acúmulo de resíduos de sabonete, sujeira, talco e suor entre as unhas e os dedos. “A falta de cuidado e de higiene pode proliferar fungos nos pés, o que acaba resultando em um odor ainda mais forte”.

O descuido com os calçados pode também ser um agravante do chulé. Além de não ser recomendado que se use o mesmo sapato todos os dias, ele deve estar sempre limpo.

Quando a gente dorme os músculos das vias aéreas se relaxam — não só eles, mas toda a musculatura do corpo é claro. Assim, como ficam totalmen-te distensionados, acabam reduzindo o espaço por onde o ar passa. Ao passar por esse aperto, o ar faz tecido como

o palato mole, a língua e as amídalas vibrarem, produzindo um ruído. É o ronco.

Problemas como a obesidade agra-va a situação, porque o acúmulo de gordura local diminui ainda mais o es-paço para a passagem do ar.

A melhor forma de limpar os ouvi-dos é com a toalha, diariamente, logo

após o banho. Com o dedo envolto no tecido, limpe a parte interna da orelha da criança - mesmo quando for bebê - fazendo pequenos movimentos cir-culares, como se estivesse enxugando o local. Assim a limpeza é realizada e sem perigo de ferir o tímpano, uma membrana interna do ouvido que é res-ponsável pela nossa audição. Como a grossura do dedo é maior que o orifício da orelha, não há perigo de machucar lá dentro. Com esse procedimento, você estará retirando apenas o excesso de cera. O restante continua lá, cumprindo a função de barreira protetora.

Malefícios de roer unhas

Cãibra

Odor dos pés

Porque roncamos

Como limpar os ouvidos

Page 13: Informativo Geração Vida nº 103 - Dezembro

13

Quem manda?Na porta do paraíso estava a maior confusão. Um anjo, para organizar disse: -Os homens que são mandados pelas mulheres fiquem de um lado e os que mandam nas mu-lheres em outra!Na fila 1 estava enorme, e na 2 tinha apenas um homem, então o anjo indaga.-Senhor nos conte seu segre-do, de mandar nas mulheres.Qual é o segredo?-Sei lá. Minha mulher é quem falou pra eu ficar nessa fila.

Maluco!!!!O sujeito entra no banco com uma seringa cheia de sangue, agarra o primeiro caixa que vê e berra:- Me passa toda grana ou eu te espeto essa seringa cheia de sangue contaminado por Aids!Calmamente o caixa se vira para o assaltante e diz: - Não vou te dar dinheiro al-gum!Então o bandido, sentindo-se desafiado, enfia a seringa no braço do caixa e vai embora. Os colegas dele olham espan-tados e um deles diz: - Joaquim, você ficou louco?Que história é essa de bancar o herói e ser contaminado pelo HIV?Então Joaquim solta uma gar-galhada e responde: - Tudo bem, gente! Não se preocupe Eu uso método de prevenção...

Amor o cara pergunta para a mulher: - Querida, quando eu morrer, você vai chorar muito?Claro, querido. Você sabe que eu choro por qualquer bestei-ra...

Segredo do casamento dura-douroUm casal estava completando 60 anos de casamento, então o padre pergunta ao casal:- qual o segredo para o casa-mento durar tanto ? O marido então responde: - lá em casa, cada um manda em um dia. No dia que eu mando , eu deixo a minha esposa fazer tudo do jeito que ela quer, no dia que ela manda, ela faz tudo do jeito que ela quer também. Assim não brigamos....

Vida ocultaEm um julgamento, o promotor de justiça chama sua primeira testemunha, uma velhinha de uns 90 anos. — Dona Genoveva! — começa ele — A senhora me conhece, sabe quem eu sou e o que faço?— Claro que eu o conheço, Car-linhos! Eu te conheci bebê!E, francamente, você me de-cepcionou. Você mente, trai sua mulher, manipula as pesso-as, espalha boatos e adora fo-focas. Você acha que é influente e respeitado na cidade, quando na realidade você é apenas um coitado. Ah, se eu te conheço! Claro que te conheço!

O promotor fica paralisado com as palavras da velhinha e, sem saber o que fazer, aponta para o advogado de defesa e pergunta: - E este advogado, a senhora conhece?— O Robertinho? É claro que conheço! Desde criancinha! Eu cuidava dele para a Marina, a mãe dele, coitadinha... Já so-freu tanto tentando ensiná-lo a ser um bom homem... Ele é preguiçoso, alcoólatra e sempre quer dar lição de moral para os outros sem ter nenhu-ma para ele. Ele não tem ne-nhum amigo e ainda conseguiu perder quase todos os proces-sos em que atuou. — Então o juiz pede que a se-nhora fique em silêncio. Chama o promotor de justiça e o ad-vogado e fala para eles, em voz baixa:

- Se algum de vocês perguntar se esta velha me conhece, sai daqui preso! Fui claro?

Page 14: Informativo Geração Vida nº 103 - Dezembro

14

Para a massa- 3 ovos inteiros- 1 xícara de chá de óleo- 1 xícara de chá de leite- 1 xícara de chá de requeijão cre-

moso- 1 colher de sobremesa rasa de sal- 3 xícaras de chá bem cheias de

farinha

Para o recheioUse o que preferir: fran-

go desfiadinho, cubinhos de queijo, cubinhos de presunto, pedacinhos de palmito...

Bata todos os ingredien-tes no liquidificador. Depois, unte as forminhas próprias empadinhas,

coloque massa até a meta-de e, em seguida, o que esco-lheu para o recheio e comple-te com a massa até tampar o recheio.

Leve para assar em forno pré-aque-cido até que fiquem douradinhas.

Dica: Antes de levá-las ao forno, encha todas as

forminhas, arrume-as em uma assa-deira uma ao lado da outra e leve-as para assar. São fáceis e deliciosas!

Empadinhas de liquidificadorÊ

XO

DO

ÊX

OD

O

Page 15: Informativo Geração Vida nº 103 - Dezembro

15

A bebida precisa ser consu-mida com moderação, pois pode dificultar a digestão e

a absorção de nutrientes importantes. Faça uma rápida pesquisa no seu

grupo de amigos e pergunte quem gos-

ta de refrigerante. São grandes as chan-ces de a maioria do pessoal responder que gosta a bebida! O grande problema é que muita gente exagera na dose.

O refrigerante em excesso pode atrapalhar o processo digestivo dos ali-mentos, diminuir a absorção de cálcio (mineral responsável pela formação e manutenção dos ossos) e ser preju-dicial para quem sofre de problemas como a gastrite.

"Ao contrário dos sucos de frutas e o leite, a bebida não é fonte de nu-trientes, tem corantes e gás carbônico. Para completar, a presença de líquidos durante as refeições pode intervir no trabalho das enzimas digestivas”.

Mas se você já está sofrendo só em pensar que não poderá nunca mais beber refrigerante, acalme-se: ele não precisa ser banido para sempre da sua vida. É preciso, sim, ter moderação!

Que tal deixar para curtir o refri nos finais de semana ou em ocasiões espe-ciais (como uma festa, por exemplo)?

Por outro lado a dica também é de ingerir a bebida meia hora antes ou de-pois das refeições, nunca junto com a comida.

Uma quantidade de água (com ou sem gás), suco ou refrigerante supe-rior a 200 ml durante as refeições pode atrapalhar a digestão, pois as enzimas e o suco gástrico são diluídos, compro-metendo o processo digestivo.

Resultado: bate aquele sono e ainda fica com um peso no estômago. "Com dificuldade de digerir os alimentos, o organismo foca o seu fluxo sangüí-neo em maior quantidade para a região comprometida, gerando a diminuição do oxigênio cerebral por diminuição da

irrigação e provocando sonolência". Para completar, quem se empan-

turra de líquido enquanto come fica com o estômago distendido, ou seja, aumenta a circunferência abdominal. Conseqüentemente, a pessoa fica com uma barriguinha, mesmo que não tenha acúmulo de gordura na região.

Vamos cuidar de nossa saúde, cui-dar com os excessos. Considerando as outras opções, aproveitar os deliciosos sucos naturais de frutas ou até mesmo a boa e saudável água. Vale a pena!

Refrigerante com moderação

Page 16: Informativo Geração Vida nº 103 - Dezembro

16

O ciúme por amor acontece geralmente quando a pes-soa interpreta determinada

situação como um perigo para o seu relacionamento.

Para essa pessoa, alguém está que-rendo tomar-lhe a pessoa amada.

O ciúmes é ......um mecanismo de defesa, algo

como um alerta de perigo que tem a finalidade de proteger, preservar o re-lacionamento.

A ausência total de ciúmes pode ser tão prejudicial para o relacionamento quanto o seu excesso.

Primeiro porque permite que o ou-tro se exponha a excesso de oportuni-dades (“perigo”) ou ainda, faz com que o outro não se sinta amado.

O ciúme não é uma doença, mas pode se tornar doentio quando excessi-vo, podendo desencadear outras doen-ças de ordem emocional e uma série de outros transtornos.

Ele é considerado normal, quando é passageiro, baseado em casos concre-tos, não irreais ou imaginários.

Ele é doentio quando a imaginação da pessoa começa a criar coisas que

não existem, não aconteceram, são in-fundadas as suas suspeitas, algo assim, irracional.

O tratamento é recomendado toda vez que o ciúmes está causando preju-ízos, gerando sofrimentos, casos quan-do a situação está fora de controle.

A pessoa ciumenta em excesso sabe que sua conduta está exagerada, mas

não consegue se controlar. Mil coisas passam por sua cabeça, suspeita de tudo e de todos. O sofrimento dessa pessoa é grande.

Outras vezes ela acha que tem ra-zão, que realmente precisa reagir por-que senão vai perder a pessoa amada. Nesses casos coloca sob suspeita o ca-ráter da pessoa amada e de todos os que

a cercam. As pessoas vítimas do ciúmes de-

vem se esforçar para não dar motivos, sempre procurando esclarecer os fatos e sempre reafirmar o seu amor pelo parceiro e deixar claro que não é justo este tratamento de desconfiança, visto ser uma agressão ao seu caráter. Deve demonstrar que merece confiança, que não é mau caráter e por isso merece o crédito.

Caso persista o problema, buscar ajuda. Acreditamos que a fé pode aju-dar e muito, ainda mais se ambos fre-qüentam a igreja juntos.

É preciso crer que o Senhor é o guardador do meu cônjuge, ele guarda os nossos corações, Ele nos protege de todo o mal, Ele guarda a nossa vida no dia a dia, a nossa entrada e a nossa sa-ída.

O caso de Abraão (Gn 20) que ten-tou usar de estratégias humanas para proteger a si mesmo e a Sara e acabou quase ficando sem ela, mas Deus inter-veio a seu favor e Sara foi devolvida para seus braços. Isto nos ensina que Deus é maior o guardador de nossos cônjuges.

Até que ponto o ciúme interfere na relação?