informativo geração vida nº 125 - novembro 2011

16
EDIÇÃO 2011 ANO X 126 NOVEMBRO Vou lucrar mais sendo desonesto? Pág. 03 - Filhos que interrompem a conversa dos Pais Pág. 11 - É necessário começar de nós mesmos! Pág. 16 - Discutir nas refeições

Upload: leandro-alves

Post on 27-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo Geração Vida novembro de 2011.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Geração Vida nº 125 - Novembro 2011

EDIÇÃO2011 ANO X126NOVEMBRO

Vou lucrar mais sendo desonesto?

Pág. 03 - Filhos que interrompem a conversa dos Pais

Pág. 11 - É necessário começar de nós mesmos!

Pág. 16 - Discutir nas refeições

Page 2: Informativo Geração Vida nº 125 - Novembro 2011

Dia 19 sábado às 20:00 Cine GV

“ Uma carta para Deus.”

Feira Cultural Dia 26 e 27

EDITORIALEDITORIALEDITORIAL02

NOVEMBROAGENDA

Page 3: Informativo Geração Vida nº 125 - Novembro 2011

Como eles imaginam que “mandam no pedaço”, crianças e adolescentes

se acham no direito de interromper a conversa dos adultos por motivo fútil. Os adultos, por sua vez, fi ngem que aceitam a atitude grosseira, ou se acovardam, deixando de exercer a autoridade de educadores, cujo resultado é uma situação constrangedora por não ensinar limites aos fi lhos.

A maioria dos pais vive no dilema de permitir ou negar. O medo de muitos pais de dizer “não”, é dos fi lhos crescerem imaginando que os pais não os amam. Isso é um fruto imaginário que leva a errar na educação dos fi lhos e de formar adultos vulneráveis e sem limites. O fato é que, dizer não normalmente é uma tarefa difícil, mas deve ser usada. Os fi lhos devem ser educados sabendo que nem tudo que se quer se pode. Uma criança que cresce tendo tudo o que pede aos pais, não sabe dar valor ao que ganha e sempre quer mais.

Normalmente essa criança será um jovem sem limites e um adulto sem referencial. A Bíblia diz: “Instrui o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele.” Prov. 22:6.

Em todas as atividades precisamos fazer treinamentos, e não é diferente nas coisas de Deus, treine a criança e ela dará bons frutos pôr toda a tua vida. Os fi lhos devem ser disciplinados enquanto são crianças, enquanto há oportunidade de moldar as suas vidas para o bem, e ensinar-lhes o caminho de Deus. A criança é instruída, desde o berço à infância, da infância à juventude, e da juventude à maturidade.

Se os pais são negligentes nisso, tornam-se, em parte, culpados da ruína subsequente que atinge a vida dos seus próprios fi lhos. A Bíblia diz: “É natural que as crianças façam tolices, mas a correção às ensinará a se comportarem”. Prov. 22:15

Aos pais que colocam limites e regras, terão fi lhos bem sucedidos moralmente e fi nanceiramente, com objetivos e metas para cumprir. Aos pais permissivos, terão fi lhos ansiosos, agressivos que não se adaptam as leis, regras ou normas impostas pela sociedade, instabilidade profi ssional pelo fato de não se adaptar a regras.

A Bíblia diz: “A criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.. . Corrige o teu fi lho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma.” Provérbios 29:15 e 17.

Uma criança que aprende a ter limites cresce tendo consciência, autocontrole e responsabilidade. Para uma boa educação é necessário que os pais sejam de pulso fi rme não se deixando abater pelo choro ou pelas birras dos fi lhos mostrando o melhor caminho e ensinando regras, limites, horários e tarefas a serem cumpridas.

Seja fi rme ao dizer não, uma palavra dita não deve voltar atrás. O pai que volta atrás ensina aos fi lhos que suas palavras são supérfl uas e sem valor. Dizer e sustentar o que foi dito são o segredo de uma boa educação.

Os pais são os representantes de Deus, e a obra de preparar os fi lhos tanto para esta vida como para a vida eterna, pertence aos pais. Porque o lar é a primeira escola, e os pais os primeiros professores. Deve-se ensinar à criança, as lições de obediência e respeito aos pais, bem como o domínio próprio.

Se existe respeito entre todos os membros da família, eles nunca terão difi culdades em respeitar qualquer pessoa, em qualquer lugar onde estiverem.

A Bíblia diz: “A disciplina é usada para corrigir e treinar pessoas a caminharem na direção correta”. “E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de alegria, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífi co de justiça nos exercitados por ela.” (Hebreus 12:11).

Rua: José Maria Pinto 294

Filhos que interrompem a conversa dos pais

COMPORTAMENTO

Page 4: Informativo Geração Vida nº 125 - Novembro 2011

A falta de atitude pode nos impedir de alcan- çarmos a vitória. Muitas

vezes fi camos acomodados vendo situações acontecer e não tomamos posição e isso nos tem impedido de conquistarmos.

Para ser um vencedor é necessário ter atitude, pessoas que se conformam com a situação se acostumam com a rotina do dia-a-dia, não pensa em novas oportunidades, mas é lutando, perseverando que vamos vencer.

Acomodação é a tendência a conformar-se com qualquer situação: “Minha vida esta boa assim, porque mudar?” “Não vou me preocupar com nada...” “Tanto faz”... Outro dia eu”...Quem nunca ouviu alguém dizer coisas assim? Pessoas acomodadas perdem oportunidades de serem abençoadas, pois preferem “evitar a fadiga...”.

Às vezes gastar tempo com a família, pedir perdão, oferecer ajuda, consertar relacionamentos, isso tem um preço; necessita de atitudes. Para sermos abençoados devemos buscar a Deus, mas muitas pessoas não oram, não leem a Bíblia e como consequências deixam serem levadas pelas preocupações e acabam perdendo a esperança e desfalecem na fé, se esquecem de que existe um Deus que tudo pode fazer, a Bíblia diz: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que

tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” Josué 1:8. Muitas vezes lares são destruídos,amizades,relaciona-mentos por não tomar atitudes como:

Perdão: “Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também”. Colossenses 3:13

Humildade:”O galardão da humil-dade e do temor do Senhor é ri-quezas, e honra e vida”. Prov. 22:4.

Amor: “Nós amamos, porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu”. I João 4:19-20.Não podemos abrir mão de lutar e abençoar quem está ao nosso redor, Deus é por nós,

Ele nunca nos deixa e não nos desampara jamais. Deus promete ânimo quando necessitamos.

A Bíblia diz em Salmos 138:3 “No dia em que eu clamei, atendeste-me; alentaste-me, fortalecendo a minha alma”.

Deus quer ver o nosso esforço, porque é Dele que vem as nossa força. A Bíblia diz: “Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9

Devemos pedir a Deus um coração disposto a obedece-lo, para que Ele mude as nossas vidas.

A Bíblia diz: “Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor para cumpri-la, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos”. Esdras 7:10

Esdras nos ensina que devemos dispor o coração para aprender, mas também devemos dispor a nossa vida para viver e praticar aquilo que aprendemos. O mero ouvinte, aquele que aprende somente com o intelecto, enganam-se a si mesmo.

Mas aquele que além de ouvir, aprende e pratica, ou seja, vivencia as verdades bíblicas no seu dia a dia, este é alguém plenamente realizado, satisfeito, pleno.

Há coisas que perdemos por falta de Atitude

MULHER04

Page 5: Informativo Geração Vida nº 125 - Novembro 2011

PROJETOS

Page 6: Informativo Geração Vida nº 125 - Novembro 2011

DICAS

Desonestidade é uma palavra que pode ser definida como enganar, mentir, falta de inte-

gridade, atos velhacos etc.Ser considerado digno de confiança

é algo de se orgulhar, mas existem pessoas que acreditam que sem a desonestidade é difícil sobreviver na sociedade moderna.

A Bíblia diz:“Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer” (Pv 11:1). Uma das maneiras mais antigas de enganar clientes é por meio de uma balança enganosa. Na opinião de muita gente, você poderia lucrar mais se tirasse um grama de cada quilo. “Nada demais.” “Ninguém perceberá.” Estes são argumentos que você ouve dos desonestos. Até hoje, órgãos como o Inmetro tem o objetivo de proteger o cidadão do engano de comerciantes sem escrúpulos. Agora por que arruinar a vida para obter alguma vantagem ilegal? Deus não aprova a desonestidade, a Bíblia diz: “O Senhor detesta quem usa medidas e pesos desonestos”. Pv 20:23.

A desonestidade é um círculo vicioso, raramente uma pessoa mente, engana ou rouba só uma vez. Se ela ganha alguma coisa com isso, a tentação de fazê-lo novamente é quase irresistível. Então surge a necessidade de apagar as provas e outro ato desonesto é cometido para se safar. Se o processo continua, a desonestidade se torna um hábito. A desonestidade nunca fica impune, pode haver ocasiões em que não são pegos, mas em algum ponto se acaba pagando

um preço, seja ele qual for. A Bíblia diz: “A riqueza que é ganha desonetamente acaba logo e é uma armadilha mortal” Provérbios 21:6.A desonestidade destrói os relacionamentos. Quando mentimos para alguém, tornamos mais difícil para essa pessoa acreditar em nós no futuro. Dúvidas começam a aparecer sempre que afirmamos alguma coisa.

Sem confiança, bons relacionamentos são impossíveis. A Bíblia diz: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um à verdade com o seu próximo”

(Efésios 4:25). Se você for sincero e honesto, ganhará a reputação de pessoa íntegra, digna de confiança.Para agradar a Deus devemos ser honestos em nossa conversa e no nosso modo de vida. A Bíblia diz: “Pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.” I Cor: 8:21

A honestidade é parte de dois mandamentos. “Não furtarás”. Ex:20:15. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” Ex 20:16. Uma pessoa ho-nesta é uma pessoa de integridade. Ela nunca trapaceia ou engana os outros.

Não é assim que você quer que outros o tratem? Ser honesto em todas as ocasiões pode ter seu preço, mas a consciência limpa que resulta disso vale muito mais do que qualquer custo envolvido. A Bíblia diz: “Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro”. Pv 22:1

Ser honesto e justo traz a maior das recompensas, a presença de Deus em sua vida e a benção para os filhos. A Bíblia diz: “O justo anda na sua integridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.” Pv: 20:7. Os filhos de pais honestos são abençoados.

Por isso diga sempre a verdade. A Bíblia diz: “Os maus são apanhados na armadilha de suas próprias palavras, mas os homens honestos conseguem sair das dificuldades”. Você será recompensado pelas coisas boas que disser e receberá de volta aquilo que fizer. Pv 12:13-14.

Vou lucrar mais sendo Desonesto?

Page 7: Informativo Geração Vida nº 125 - Novembro 2011

PROJETOSINFANTILPROJETOSINFANTILPROJETOSINFANTILPROJETOSEVENTOS 07

Page 8: Informativo Geração Vida nº 125 - Novembro 2011

Dias dasCrianças

SOCIAL

Aniversariantes NovembroAniversariantesEliane de Jesus Jadack 02/11Isabel Alves S.Barros 02/11Valdinei da Silva 04/11Marlene B.de Carvalho 05/11Ademir Lima 07/11Elton Ferreira 09/11Daniel Granzotti 11/11Juliana Festi 11/11Taiana Paula V. Bettanin 12/11Veridiana Carla Guerra 12/11Silvane Miquelim 15/11

Noemia P. Cunha 15/11Jonailton Souza Barros 16/11Gilsinéia Lima 17/11Débora Mezzomo Franco 19/11Márcio Faila 19/11Jader Henrique S. Lima 19/11Valter Dearo 25/11Emerson César de Oliveira 28/11Vitória Cristine Glovacki 28/11Antônio Celso Glovacki 29/11Letícia Soares 30/11

SOCIAL

CriançasSua foto não

está aqui? Então acesse nossosite e confi ra todas

as fotos deste evento

www.geracaovida.com.br

Page 9: Informativo Geração Vida nº 125 - Novembro 2011

ILUSTRAÇÃO

Se arrependa hoje de fazercoisas erradas

Muitas vezes nos ferimos magoamos pessoas e não gostaríamos que

isso acontecesse, mas o que fazer para isso não se repetir?

A Bíblia tem resposta para to-das as questões do homem; ela é a “bússola” que direciona o homem para o caminho correto, e através dela que obtemos respostas para nossa vida.

Erramos porque não buscamos a vontade de Deus, e procuramos fazer aquilo somente que acha-mos correto aos nossos olhos e não consultamos a Deus; e acaba-mos “quebrando a cara”.

Temos dificuldades até de jul-gar todas as coisas e reter o que é bom, porque não conhecemos a Deus. Então, como avaliar todas as coisas e deixar de lado o que é mau, se não conhecemos os prin-cípios de Deus? A Bíblia diz: “Lâm-pada para os meus pés e tua pala-vra, e luz para o meu caminho” (Sl. 119.105).

Conhecer a Palavra de Deus e o seu Poder não é uma opção para nós; é uma condição para acertar-mos o alvo. Devemos ler e praticar tudo aquilo que está escrito porque há poder nessas palavras.

A Bíblia diz: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada

de dois gumes, e penetra até a di-visão de alma e espírito, e de jun-tas e medulas, e é apta para dis-cernir os pensamentos e intenções do coração”. Hb: 4-12.

Quando mundamos nossos há-bitos e passamos a ler a Bíblia a orar, a pedir a Deus armas para as batalhas, Ele nos dá uma oportu-nidade para reconstruirmos nosso futuro. Deus nunca põe um ponto final na nossa existência, mesmo quando erramos.

Mas as nossas ações precisam ser ações de arrependimento, se realmente estamos arrependidos de todos os pecados então de-vemos viver da seguinte forma: Longe de más companhias, longe de brigas, bebedeiras, maldades, prostituições e de todas as formas que existem para desagradar a Deus.

A Bíblia diz: “Pois naquilo que Ele mesmo sofreu, tendo sido ten-tado, é poderoso para socorrer os que são tentados” (Hb: 2:18). Ele te ajuda a vencer as barreiras e obstáculos, você não está só.

Portanto tome esta decisão hoje, deixe Jesus mudar sua vida e você será uma nova pessoa. A Bíblia diz: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vi-tória que vence o mundo: a nossa fé”. I João 5.4

Page 10: Informativo Geração Vida nº 125 - Novembro 2011

DIVERSÃO10

Page 11: Informativo Geração Vida nº 125 - Novembro 2011

É necessário começar de nós mesmos!

INFANTILINFANTILPARA PENSAR 11

E ra uma vez um rei que governava um próspero país.

Um dia ele resolveu co-nhecer algumas áreas distantes de seu país.

Por vários dias ele percor-reu grande extensão de estradas. Mas quando retornou ao seu palácio, chamou seus súditos e reclamou que seus pés estavam feridos e doíam muito.

Afinal, era a primeira vez que ele fazia uma viagem tão longa por estradas tão ásperas e cheias de pedre-gulhos.

Pensou numa maneira de resolver o problema e logo teve uma ideia. Ordenou que seus servos recobris-sem todas as estradas do seu país com couro.

Seria uma obra muito cara, pois custaria a vida de mi-lhares de vacas e bois.

Então, um dos mais sábios entre os servos ousou fazer uma sugestão ao rei dizendo-lhe: Por que o rei tem que gas-tar essa enorme quantia de dinheiro?

Não seria mais prático e mais barato mandar cor-tar um pequeno pedaço de couro para cobrir seus pés?

O rei ficou surpreso, mas aceitou a sugestão. Mandou cortar um peda-ço de couro e fazer uma proteção para seus pés, a fim de evitar os ferimentos nas próximas viagens.

Às vezes nós também cos-tumamos ter ideias seme-lhantes à do rei, tentando resolver os problemas da maneira mais difícil. Assim, se você está in-dignado com a situação a sua volta e deseja mudar o mundo, lembre-se que isso só será possível co-meçando por mudar-se a si mesmo.

Se a situação ao redor nos desagrada, o melhor a fazer é buscar a reformula-ção dos próprios atos, na certeza de que não conse-guiremos mudar o mundo, mas efetuar as reformas necessárias em nosso comportamento, em nossa forma de ser.

A Bíblia diz: “Tudo quan-to, pois, quereis que os homens vos façam, as-sim fazei-o vós também a eles”. Mateus 7.12.

Page 12: Informativo Geração Vida nº 125 - Novembro 2011

CairUma pessoa caindo do décimo andar de um prédio: - Aaaaaaaaaaaaaaaaai!!! TUM! Uma pessoa caindo do primeiro andar: - TUM! Aaaaaaaaaaaaaaaaai!!!

EspertalhãoExaminador: “Vou fazer a primeira pergunta. Se o senhor responder, nada mais lhe perguntarei. Dar-me-ei por satisfeito. Diga-me: quantos fi os de cabelos têm o senhor?” E o senhor Doca responde: “Duzentos e sessenta e cinco mil oitocentos e noventa e quatro”. Examinador: “Como chegou a essa conclusão?” - Sr Doca: “Caro amigo, não se esqueça de que o senhor garantiu que só faria uma pergunta. Trato é trato!”.

Solitário“Se você está se sentindo sozinho, abandonado, achando que ninguém liga para você... atrase um pagamento.”

No oculistaO velhinho aposentado procura o oculista da previdência, que diz: - Leia o que está escrito naquele cartaz! - Mas, doutor... Não tô vendo nem o cartaz... - Realmente, não tem nenhum cartaz ali. A sua vista está ótima, não precisa de óculos!

A trocaAquele cientista famoso estava a caminho de uma conferência quando o seu motorista comentou: - “Patrão, já ouvi tantas vezes o seu discurso que tenho certeza de que poderia fazê-lo no seu lugar, se o senhor fi casse doente. - Isso é impossível! - Quer apostar?!” E fi zeram à aposta! Trocaram de

roupa, e quando chegaram ao local da conferência o motorista foi para a Tribuna enquanto o cientista instalou-se na última fi la. Depois da palestra, começou a sessão de perguntas, que ele respondeu com precisão. No entanto, em certo momento, levantou-se um sujeito que apresentou uma questão difi cílima. Longe de entrar em pânico, ele saiu-se com esta: - “Meu jovem, essa questão é fácil... mas, tão fácil... que vou pedir para o meu motorista responder!”

Como Receber Ligações de Telemarket1) Finja-se de surdo = Qualquer coisa que lhe for dita ao telefone responda com um sonoro: “O quê?!”, ou “Como?!”, ou “Não escutei!…” ou “Pode falar mais alto?” Nunca responda outra coisa. Um dos mais efi cazes métodos.2) Faça consultas = Para tudo o que ele perguntar, consulte seu marido, pai, mãe, esposa, irmão, avô, tios, cachorro, gato, papagaio…3) Imite alguém famoso = Uma das primeiras perguntas dos serviços de telemarketing é: “Com quem estou falando?”. Responda na hora: “Silvio Santos, rarái!”. Ou imite alguém famoso de sua preferência e tente levar a conversa normalmente. Ele vai fi car confuso e desligar. Funciona sempre.4) Chá de cadeira = Diga na primeira oportunidade: “Espere um minutinho, sim?”. Deixe o telefone de lado e aproveite para fazer um chá, lavar louça. De minuto em minuto, convém voltar ao gancho e dizer: “Só mais um minutinho, tudo bem?”.

HUMOR12

Page 13: Informativo Geração Vida nº 125 - Novembro 2011

Dicas para estudar!

REFLEXÃO

Muitas pessoas pro-curam dicas para estudar com mais

facilidade, sendo que muitas não conseguem por causa da falta de atenção e por causa da preguiça. O ideal é que as pessoas tentem aproveitar o tempo de estudo.

Dicas para estudar é muito bom, pois tem pessoas que acham que se estudarem mui-to até de madrugada vai ser sufi ciente, mas o que não sa-bem é que isto não é verdade.

Estudar até tarde não é uma boa opção, geralmente você fi ca cansado e assim não consegue raciocinar direito.

- Estudar em um ambiente calmo e claro é muito favorá-vel no aprendizado.

- O melhor que tem a fazer é aproveitar o tempo, e não estudar de forma errada.

- Se possível, sempre fa-zer um resumo do que você leu ou aprendeu, isso ajuda a memorizar a tarefa.

- Coisas como: postura, alimentação, descanso an-tes de começar a estudar e uma preparação básica pode ser fundamental para estudar melhor.

- Não apenas ler e me-morizar a matéria, mas sim aprender, pois como sabe-

mos na hora de uma prova pode dar um branco e você esquecer a matéria, então se aprender vai ser melhor.

Deve se ter uma nova re-educação de hábitos, sendo que você deve estudar todos os dias e de preferência no mesmo horário. E começar pelas matérias que encontra mais difi culdades.

Ler e fazer redações po-dem ser ótimas formas para ampliar o seu aprendizado, então pense bem sobre esses atributos. Com essas dicas você pode estudar da forma mais correta e pode ter um de-senvolvimento grande, então tente impor certo tempo para que o estudo vire uma rotina em sua vida.

Page 14: Informativo Geração Vida nº 125 - Novembro 2011

ÊXO

DO

ÊXO

DO

Macarrão Assado

GASTRONOMIA14

Ingredientes1 pacote de macarrão (qualquer tipo)1 caixa de molho branco pronto1 caixa de creme de leite1 pote de requeijão1/2 cebola1 dente de alhoqueijo mussarela

Modo de PreparoColoque o macarrão em uma panela com água quente. Enquanto isso corte a cebola e o alho, coloque em uma panela com óleo quente, frite a cebola primeiro, até fi car coradinha, depois coloque o alho, core de novo, coloque o molho branco, mexa, para misturar e deixe ferver,coloque o creme de leite, misture, e ferva.

Coloque o macarrão, já pronto, na panela do molho, e misture. Coloque em uma forma de pão, o macarrão, com o molho, o requeijão por cima do macarrão, e o queijo, por último.

Coloque no forno em 180º e deixe até o queijo derreter. Tire do forno e sirva.

Page 15: Informativo Geração Vida nº 125 - Novembro 2011

Cerveja, chope, whisky, vo-dka, caipirinha. Antes de encher o caneco, é bom

saber de algumas informações va-liosas sobre os efeitos do álcool no corpo.

Os dados mais recentes da Or-ganização Mundial de Saúde (OMS) mostram que os brasileiros conso-mem 18,5 litros de álcool puro por ano, sendo, portanto, o quarto país que mais consome álcool das Américas. Segundo a OMS, o álcool causa quase 4% das mortes no mundo todo, matando mais do que a Aids, a tuberculose e a violência.

Sistema nervoso centralO sistema nervoso, ou seja, o

cérebro é afetado logo após a in-gestão da segunda dose. Homens apresentam alterações na percep-ção da realidade e do comporta-mento logo após a segunda dose, e mulheres já na primeira. Os sin-tomas decorrentes da presença de álcool no sistema nervoso são: problemas de atenção, perda da memória recente, perda de refl exo, perda do juízo crítico da realidade. Com o aumento da dose, so-nolência, anestesia e, no grau mais elevado, o coma alcoólico.

“O coma é um grau de intoxi-cação grave, por ação direta do etanol no sistema nervoso central e em outros sistemas orgânicos”.Quando isso acontece, é muito im-portante procurar socorro médico.

Se o corpo não conseguir se recu-perar do coma, pode haver parada respiratória, podendo levar à morte.

A reversão do quadro inclui me-didas gerais para manutenção da vida, que vão desde oxigenação, hidratação, correção da glicemia, do magnésio e do zinco, entre outros cuidados que po-

dem variar de caso para caso.

RessacaAlém de todas as complicações

que o álcool causa enquanto o indiví-duo ainda está embriagado e intoxi-cado, ele ainda deixa seu efeito para o dia seguinte, a famosa ressaca. Dentre os sintomas da ressaca es-tão enjoo, vômitos, diarreia, tontura,

pensamento embaralhado, moleza e até um sentimento de tristeza.

Dentre as doenças que podem surgir do alcoolismo estão gastrite crônica, hepatite crônica que pode evoluir para cirrose, hipertensão ar-terial, diabetes por alteração crôni-ca no funcionamento do pâncreas e problemas de memória que podem evoluir para demência alcoólica - não só quando está sob os efeitos da bebida, como é o caso do abuso, além disso, o álcool também altera a imunidade, abrindo caminho para o surgimento de outras doenças.

O que a Bíblia diz: “Quem é que grita de

dor? Para quem são as triste-zas? Quem é que vive brigando e se queixando? Quem é que tem os olhos vermelhos e ferimen-tos que podiam ter sido evitados?É aquele que bebe demais e anda procurando bebidas misturadas.Não fi que olhando para o vinho que brilha no copo, com a sua cor vermelha, e desce suavemente.Pois no fi m ele morde como uma cobra venenosa.Você verá coisas esquisitas e fa-lará tolices.Você se sentirá como se estivesse no meio do mar, en-joado, balançando no alto do mas-tro de um navio.Então você dirá: Alguém deve ter batido em mim; acho que levei uma surra, mas não lembro. Por que não consigo le-vantar? Preciso de mais um gole.”Provérbios 23:29-35.

Os prejuízos do álcoolpara o corpo.

SAÚDE

Page 16: Informativo Geração Vida nº 125 - Novembro 2011

Discutir nasrefeições...

A hora do café da manhã, almoço ou jantar ain-da continua sendo um

momento sagrado para todos es-tarem juntos e comerem em paz. Mas será que é sempre assim? Sabemos que infelizmente não é, mas deveria!

Alguns aproveitam esse mo-mento para falar sobre as contas que devem ser pagas; outros co-bram do fi lho a lição que não foi feita, o horário que chegou no dia anterior; a esposa resolve colocar tudo para fora e come-ça a falar; o marido sem prestar atenção em nada do que fala, pensando nos negócios, etc..Um dá um palpite, outro dá um casti-go, e assim começa a discussão.

Como a hora da refeição em muitas famílias é o único momen-

to que se encontram, é comum aproveitarem para colocar os as-suntos em dia e quase sempre, é o momento que mais acontecem às brigas. Se isso é uma constante em sua casa, repense e pare tudo isso! Pois se há choros, mágoas, palavrões, enfi m devemos mudar os hábitos a mesa o mais rápido possível.

Com certeza a hora menos propícia para discutir qualquer assunto é o horário das refei-ções. Nosso estômago produz suco gástrico nas situações de tensão, como essa secreção é ácida e destrutiva, funciona como um corrosivo. Ao participar de bri-gas, ofensas e discussões, prin-cipalmente durante as refeições, quando o cérebro está totalmente voltado para processar o alimen-to, estarão sobrecarregando seu

corpo com sentimentos negativos que se transformarão em toxinas que prejudicam a saúde.

Se você está em confl ito com alguém não será durante a refei-ção que isso deve ser discutido ou resolvido. Se quiser conversar e saber do outro durante as re-feições, procure não julgar, nem condenar, apenas ouça e fale palavras pacifi cas. A Bíblia diz: “Lembrem-se disto, meus queri-dos irmãos, cada um esteja pronto para ouvir, mas demore a falar e fi car com raiva”. Tg 1.19

Mas se ainda assim tiver muito que falar ou desabafar faça isso em outro momento, respeitando o momento em que se alimenta.

O momento da refeição deve ser considerado sagrado, motivo de agradecimento, harmonia e paz. A Bíblia diz: “Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos”. Colossenses - 4:2

Abençoar o alimento antes das refeições é um gesto cada vez mais raro hoje em dia. A bênção dos alimentos adiciona energias positivas ao alimento e consome com as energias ruins que lá es-tejam. Precisamos não só pedir a bênção e qualifi cação do alimento, como também, agradecer por ele.

Devemos ter o hábito de pe-dir a bênção sobre o alimento e agradecer a Deus. Este gesto é uma ótima educação para as crianças, que passam a orar jun-tos com a família desde bem pe-quenas, e com isso entendem que Deus é o grande provedor.

Agradeça sempre, pois com isto estará confi rman-do que a Deus tudo pertence.

A Bíblia diz: “E a paz de Deus, para a qual também fostes cha-mados em um corpo, domine em vossos corações; e sedes agradecidos.” Cl 3:15.

MENSAGENS