informativo geração vida nº 131

16

Click here to load reader

Upload: leandro-alves

Post on 15-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo Geração Vida

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Geração Vida nº 131

EDIÇÃO2012 ANO XI131ABRIL

Tirar conclusões precipitadas

Pág. 04 - Não perca sua noite de sono

Pág. 09 - Deus cuida de você!

Pág. 16 - O valor de ser confi ável

Page 2: Informativo Geração Vida nº 131

EDITORIALEDITORIALEDITORIAL02

ABRILAGENDA

Coquetel para Casais Dia 14 de abril sábado

as 20:00

Campanha Rompendo em Fé 18 de Abril quarta as 20:00

Page 3: Informativo Geração Vida nº 131

COMPORTAMENTO

Todos nós, em algum momento, somos juízes dos outros, mas nunca de

nós mesmos, pois é difícil julgar nossas próprias ações. Na verdade, ninguém gosta de ser julgado, mas a todo instante estamos julgando nosso semelhante, nas suas atitudes, nos seus gestos, na sua postura, no seu silêncio, enfi m, julgamos o tempo todo e por todos os motivos.

Devemos tomar cuidado com essa atitude para não sofrermos consequências espirituais. A Bíblia diz: “Não julgueis para não ser julgado, porque com à medida que tu julgares será julgado”.

Entre os vários julgamentos, devemos ter muito cuidado com um tipo em particular: o julgamento precipitado, aquele que fazemos sem o conhecimento dos fatos causando depois arrependimento, constrangimentos e transtornos às

vezes irreversíveis.

“Havia numa aldeia um velho muito pobre que possuía um lindo cavalo branco. Numa manhã, ele descobriu que o cavalo não estava na cocheira. Os amigos disseram ao velho: Mas que ruim isto ter acontecido, seu cavalo foi roubado!

E o velho respondeu: Calma, não cheguem a tanto. Simplesmente digam que o cavalo não está mais na cocheira. – O resto é julgamento de vocês. As pessoas riram do velho. Quinze dias após, de repente, o cavalo voltou. Ele havia fugido para a fl oresta. E trouxera alguns cavalos selvagens consigo. Novamente, as pessoas se reuniram e disseram: Velho, você tinha razão. Não era mesmo ruim. E o velho disse: Vocês estão se precipitando de novo?

Quem pode dizer se é bom ou não? Apenas digam que o cavalo está de volta. O velho tinha um

único fi lho que começou a treinar os cavalos selvagens. Apenas uma semana mais tarde, ele caiu de um dos cavalos e fraturou as pernas. As pessoas se reuniram e, mais uma vez, se puseram a julgar: E não é que tinha razão, velho? Foi horrível seu único fi lho perder o uso das duas pernas. E o velho disse: Mas vocês estão obcecados por julgamentos, hein? Não adiantem tanto. Digam apenas que meu fi lho fraturou as pernas. Ninguém sabe ainda se isso é bom ou ruim. Aconteceu que, depois de algumas semanas, o país entrou em guerra e todos os jovens da aldeia foram obrigados a se alistar, menos o fi lho do velho. E os que foram para a guerra, morreram...”

Quem é obcecado por julgar sempre leva a conclusões precipitadas. Deus nos orienta a não julgar o nosso próximo de modo precipitado, observe: “Não julguem apenas, pela a aparência, mas, façam julgamentos justos.” Jo 7: 24.

Devemos tomar cuidado com nossas atitudes, pense, pondere, avalie, analise para depois agir de forma acertada. Não se apresse em julgar prejudicando pessoas inocentes, antes peça a Deus direção de todas as situações de sua vida, pois o primeiro princípio para tomar boas decisões é conseguir observar todos os fatos. A Bíblia diz: “Responder antes de ouvir, mostra que é tolo e passa vergonha.” Pv: 18:13.

Confi e em Deus e não em si mesmo, a Bíblia diz: “Assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens. Confi a no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Pv 3:4-6

Rua: José Maria Pinto 294

Tirar conclusões precipitadas

COMPORTAMENTO

Page 4: Informativo Geração Vida nº 131

As pessoas mais persistentes acabam indo mais longe do que

aquelas que ora querem uma coisa ora querem outra. Mas não basta ter um projeto na mente para que ele se concretize temos que conquista-lo, é preciso agir. A Bíblia diz: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças” (Ec: 9.10).

Muitos querem ter sucesso, mas quantos agem, quantos vão à luta, quantos perseveram? Vence quem é capaz de agir. A Bíblia diz: “… Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” – Js: 1:09.

Esforço e ânimo são palavras que quase sempre são associadas ao trabalho duro e com persistência. Mas o esforço por si só não é sufi ciente. A fé deve vir antes. Fé é confi ar em Deus para tudo. A Bíblia diz: “Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” Hb: 10:38.

Todos nós passamos por momentos difíceis na vida e a maneira como encaramos a difi culdade faz toda a diferença. Encare-a com o escudo da fé, esforce-se para crer no que a Bíblia diz e tenha bom ânimo para viver colhendo os frutos da sua

fé por onde quer que você vá.

Crer não é achar que acredita, pois quem acha não tem certeza. Crer é depositar sua vida na Palavra e nela esperar, pois o próprio Deus vela sobre ela para cumpri-la. Uma fé fraca pode-se tornar numa fé forte com a ajuda de Deus. A Bíblia diz:

“Imediatamente o pai do menino, clamando, [com lágrimas] disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade.” Mc: 9:24.

O inimigo das nossas almas deseja destruir a fé em nossos corações e nos deixar desanimados. É ele quem quer roubar de dentro

de nós a esperança. É ele quem quer nos fazer imaginar que não precisamos confi ar em Deus para viver. É ele quem quer nos fazer olhar apenas para as circunstâncias, e sopra palavras de dúvida e de incredulidade, para criticar e murmurar ao invés de agradecermos a Deus por todas as coisas.

Devemos crer e agir, pois a acomodação impede de usufruirmos o que Deus tem de melhor para a nossa vida. Impede de avançarmos, de irmos além. Deus não é acomodado. Em toda a Bíblia encontraremos um Deus motivador, um Deus que sempre quer mais para os seus fi lhos abundantemente mais. Prova disso é que a Palavra de Deus nos afi rma que os pensamentos do nosso Deus são sempre maiores do que os nossos (Is: 55.8-9).

Sair do estado de acomodação é sempre pensar em algo novo e diferente para a sua vida. Para se alcançar o sucesso, é necessário, muitas vezes, sair do conforto da comodidade do dia a dia e enfrentarmos a batalha. Passaremos por provas, mas uma coisa é certa: seremos mais do que vencedores em Cristo Jesus! O esforço nunca será em vão. A Bíblia diz: “Em todas as estas coisas, porém, somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou”. Rm: 8:28.

Tudo é possível ao que quer

MULHER04

Page 5: Informativo Geração Vida nº 131

PROJETOS

Page 6: Informativo Geração Vida nº 131

Dormir é uma necessidade humana elementar. Passamos aproximadamente um terço da

nossa vida dormindo. Dormir bem é um dom de Deus. A Bíblia diz: “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança”. (Sl 4.8).

A Bíblia ensina que Deus cuida de nós e por isso podemos e devemos dormir em paz.

Existem algumas coisas a serem feitas para vencer a insônia. A Bíblia aponta alguns caminhos importantes:

Entregando toda a vida a Cristo: A Bíblia diz “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). A primeira atitude a tomar é ir a Cristo. Para isso, é necessário abandonarmos nosso caminho errado e entregarmos nossos problemas a Ele.

Guardando a sensatez e o equilíbrio: Outra maneira de superar a insônia é vivendo uma vida sóbria, equilibrada, com sensatez e moderação: A Bíblia diz: “Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio. Então, quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo” (Pv 3.21,23). Uma vida com equilíbrio financeiro, na alimentação, nas relações familiares resulta em uma vida vitoriosa contra a insônia.

Meditando em Deus: Elevar os pensamentos a Deus na hora de dormir é um caminho para vencer a insônia. A Bíblia diz: “Quando me deito lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite” (Sl: 63.6). Não adianta simplesmente anestesiar o cérebro com calmantes. O corpo dorme e o espírito permanece aflito com pesadelos e sonhos angustiantes. É preciso elevar a mente ao Senhor, pensar no seu cuidado, carinho e

salvação oferecida em Cristo Jesus. Sempre há motivos para agradecer a Deus.

Ore antes de dormir: Fale com Deus, entregue seu sono em suas mãos. Peça pra Ele reparar suas energias, músculos e dar refrigério a sua memória, para não ter pesadelos. Como sabemos que Deus sempre está nos vigiando, podemos ter paz e descanso mesmo durante as crises. A Bíblia diz: “Eu me deito e durmo; acordo, pois o Senhor me sustenta.” Sl: 3:5

Não devemos andar ansiosos com o que temos que resolver amanhã, a Bíblia diz: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”. A preocupação não adianta nada. Não há necessidade de preocupar-se; tudo está sob o controle de Deus. A Bíblia diz: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mt: 6:33.

Nosso sono deve ser tranquilo porque temos uma alma satisfeita em Deus, um coração tranquilo quanto ao futuro. O medo é um inimigo, pois ele inibe o raciocínio, enfraquece a fé, amplia o tamanho da adversidade. O medo tira o sono e desgasta, mas o medo se vai quando transferimos nossas preocupações a Deus.

A Bíblia diz: “Deixo-lhes a paz. A minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” (Jo 14.27).

Podemos sentir-nos seguros ao saber que Deus nunca dorme e está sempre a vigiar-nos. A Bíblia diz: “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.” Sl: 121:2-4.

Não perca sua noite de sono

DICAS

Page 7: Informativo Geração Vida nº 131

INFANTILINFANTILEVENTOS 07

Page 8: Informativo Geração Vida nº 131

Casamento Paulinho e Débora

SOCIAL

Aniversariantes AbrilMarco Antônio Cilião 01/04Ana Cláudia Soares 07/04Denise Pereira Ribeiro 08/04Fabiano C. da Costa 12/04Felício Rossetti 12/04Antônio de Souza 14/04Priscila J. da Silva 14/04Sandra Glovacki 15/04Edmar Moraes 15/04Bruna R. Vaidma 16/04

Robson A. dos Santos 19/04Arlindo B. Ferreira 21/04Adilson de P. e Silva 22/04Maria Apª de P. e Silva 23/04Roberto M. Ribeiro 23/04Donizete Santana 23/04Cleunice M. Franco 26/04Jeferson de B. Ramos 26/04Márcia de Souza Gonçalves 28/03

Paulinho e DéboraSOCIAL

Abril

Page 9: Informativo Geração Vida nº 131

Deus cuida de você!

Todos nós já passamos por momentos em que senti-mos certa tristeza e aper-

to no coração, quando parece que não temos ânimo para nada, quan-do queremos ficar sozinhos e não temos vontade de ter mais ninguém por perto, etc. Ocasiões como estas fazem parte da vida da maioria das pessoas.

Mas podemos nos tranquilizar porque a Bíblia diz: “As provas que vocês têm que enfrentar é as mes-mas que os outros enfrentam, mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que não possam suportar, pois Ele dará forças para suportá-la e assim vocês saíram dela”. I Co 10.13.

As preocupações não são capa-zes de solucionar problemas pelo contrário elas provocam tensões, mau humor e nervosismo e insinu-am que Deus não age e que não se importa conosco. Não se esqueça de tudo está sob o controle de Deus

e só podemos eliminar a preocupa-ção quando a substituímos com a oração. A Bíblia diz: “Descanse so-mente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança”. Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado! Sl: 62:1-2

E quando o problema não pode ser evitado a Bíblia diz: “E também nos alegramos nos sofrimentos, sa-bendo que o sofrimento produz a perseverança, e a perseverança à experiência, e a experiência a espe-rança.” Rm: 5:3-4.

A Bíblia diz “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer”? Ou: Que havemos de beber? Ou: Com que nos havemos de vestir? Porque vosso Pai celes-tial sabe que precisa de tudo isso. A obtenção dos bens materiais não depende apenas do nosso esforço individual, mas é uma dádiva divi-na. “Vosso Pai que está nos céus sabe que precisa de tudo isso”. E esse suprimento das necessidades materiais é garantido a todos que seguem seus ensinamentos. Mt: 6:31-33”.

Nós devemos manter forte a fé em Deus, e nos chegarmos ainda mais a Ele quando sofremos provas e tentações. A Bíblia nos diz que Deus jamais irá deixar que tenta-ções que nós não somos capazes de suportar entrem em nossas vi-das.(I Co 10:13).

Lembre-se, diante de qualquer situação difícil Deus já nos preparou uma porta de escape, condições de suportar e passar pelo sofrimento A Bíblia diz: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanima-dos; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.” (II Co 4.8).

ILUSTRAÇÃO

Page 10: Informativo Geração Vida nº 131

INFANTIL10

Page 11: Informativo Geração Vida nº 131

INFANTILINFANTILPARA PENSAR 11

Page 12: Informativo Geração Vida nº 131

LOUCO E A BORRACHAO MÉDICO DE UM HOSPÍCIO VISITA OS LOUCOS E VÊ QUE UM DELES ESTÁ CUIDADOSAMENTE COMENDO UMA BORRACHA.O MÉDICO, ADMIRADO, PERGUNTA:- ESTÁ COMENDO BORRACHA POR QUÊ?E O LOUCO RESPONDE:- DOUTOR, É PARA APAGAR! ACABO DE ENGOLIR UM LÁPIS.

UMA AJUDINHAUM MENINO ESTAVA NA PONTA DOS PÉS, TODO ESTICADO, TENTANDO ALCANÇAR UMA CAMPAINHA. PASSA POR ELE UM POLICIAL E PERGUNTA SE ELE QUER AJUDA.- SIM SEU POLICIAL, SERÁ QUE O SENHOR PODERIA TOCAR A CAMPAINHA POR MIM?O POLICIAL ASSIM FEZ. E GRITA O GAROTO SAINDO CORRENDO DESESPERADAMENTE:- AGORA FUJA QUE ELES COSTUMAM JOGAR ÁGUA...

LOUCO PARA PRESIDENTE!O SUJEITO VAI A UMA EMPRESA E PEDE UM EMPREGO. NA ENTREVISTA O GERENTE PERGUNTA:- QUAL CARGO VOCÊ QUER?- O DE PRESIDENTE?- VOCÊ É LOUCO?!- NÃO! PRECISA SER?

VIDA DE PROFESSORO PROFESSOR BRAVO COM O ALUNO:- VOCÊ PROMETEU QUE IRIA SE COMPORTAR, E EU PROMETI A VOCÊ QUE, SE VOCÊ NÃO SE COMPORTASSE EU IRIA LHE DAR ZERO. VOCÊ NÃO CUMPRIU SUA PROMESSA!E O ALUNO:

- NÃO TEM PROBLEMA, PROFESSOR! O SENHOR TAMBÉM NÃO PRECISA CUMPRIR A SUA.

INVERTENDO AS BOLASANDANDO SOZINHO PELA RUA, UMA CRIANÇA SE APROXIMA DE UMA GUARDA E PERGUNTA:- SEU GUARDA, O SENHOR NÃO VIU POR AI UM HOMEM E UMA MULHER SEM UMA CRIANÇA COMO EU?

ATRASO INESPERADOA MÃE PERGUNTA: POR QUE VOCÊ ESTÁ CHEGANDO TÃO TARDE DA ESCOLA, MEU FILHO? RESPONDE O MENINO: O CHOFER DO ÔNIBUS ENGUIÇOU!

BOAS MANEIRASJOÃOZINHO, ARGUMENTAVA A PROFESSORA, SUPONHA QUE SOMOS CONVIDADOS PARA ALMOÇAR NA CASA DE UM AMIGO. ACABADO O ALMOÇO, O QUE DEVEMOS DIZER? CADÊ A SOBREMESA!

RESPOSTA ORIGINALA PROFESSORA PERGUNTA: JOÃOZINHO, O QUE É QUE ACONTECE QUANDO HÁ ECLIPSE DO SOL? TODO MUNDO SAI À RUA PARA VER!

DÚVIDA INTERESSANTEGAROTINHA, AO CHEGAR DA ESCOLA, PERGUNTA PARA SUA MÃE: MÃE É VERDADE QUE QUEM SÓ COME LEGUMES NÃO FICA GORDO? E LHE RESPONDE A MÃE: SIM, MINHA FILHA, ISSO É A MAIS PURA VERDADE! E POR QUE ENTÃO, O ELEFANTE, QUE SÓ COME VEGETAIS, É TÃO GORDO?

HUMOR12

Page 13: Informativo Geração Vida nº 131

Qualidades para as nossa vidas

REFLEXÃO

O menino olhava a avó escrevendo uma car-ta. A certa altura, per-

guntou: - Você está escreven-do uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó pa-rou a carta, sorriu, e comen-tou com o neto: - Estou escre-vendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gosta-ria que você fosse como ele, quando crescesse.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de es-pecial. - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!

- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

“Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nun-ca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”.

“Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no fi nal, ele está mais afi ado. Portanto, saiba suportar algu-mas dores, porque elas o fa-rão ser uma pessoa melhor.”

“Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coi-sa que fi zemos não é neces-sariamente algo mau, mas algo importante para nos man-ter no caminho da justiça”.

“Quarta qualidade: o que realmente importa no lá-pis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafi te que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.”

“Finalmente, a quinta qua-lidade do lápis: ele sem-pre deixa uma marca. Da mesma maneira, sai-ba que tudo que você fi zer na vida irá deixar traços, portanto procure ser cons-ciente de cada ação”.

Page 14: Informativo Geração Vida nº 131

ÊXO

DO

ÊXO

DO

GASTRONOMIA14

6 colheres (sopa) de achocolatado6 colheres (sopa) de leite4 ovos1 lata de leite condensado1 litro e meio de leite8 colheres (sopa) de açúcar1 lata de creme de leite sem soro

Misture bem o achocolatado juntamentecom as 6 colheres de leiteColoque em uma fôrma de buraco e leve ao congelador

Creme:Em uma panela coloque as gemas, o leite condensado e o leite. Leve tudo ao fogo para engrossar. Deixe esfriar e bata no liquidifi cador.

Creme:Numa vasilha bata as claras em neve e o açúcar até obter consistência de suspiro. Misture o creme de leite e mexa devagar para não perder o suspiro.

Misture os dois cremes e coloque na forma. Leve novamente ao congelador por volta de 6 horas.

Sorvete Americano

Page 15: Informativo Geração Vida nº 131

Saúde - A importância de exa-mes de rotina

O check-up é uma maneira efi caz de achar problemas de saúde ainda cedo, ou descobrir que está tudo bem com seu organismo. Conforme o passar da idade, maiores são os ris-cos de desenvolver doenças e muitas delas apresentam sinto-mas apenas quando já estão em estágios avançados. Quando fazemos check-ups periódicos, temos uma chance maior de encontrar doenças e conseguir tratá-las com efi cácia.

O clínico geral orienta a reali-zação de vários exames como:

1. Hemograma – para ver se há infecções; anemia; dimi-nuição de plaquetas; aumento de eosinófi los que demonstrem

verminose ou alergias; além de outros problemas relacionados ao sangue como e leucemias.

2. Glicemia de jejum – para ver se há alteração na absor-ção de glicose ou liberação de insulina. Há como perceber a pré-diabetes e tratá-la para que não se torne o diabetes propria-mente dito, diminuindo os danos que esta doença pode causar a saúde.

3. Colesterol total e outros lipídios – para ver se é necessá-ria a diminuição dessas gordu-ras sanguíneas, diminuindo a chance de infarto ou acidente vascular encefálico (AVC).

4. Ácido úrico – verifi car se há aumento deste, necessitando diminuir, através da alimenta-ção, para não gerar doenças como a “gota”.

5. Urina I – que verifi ca a presença de infecção do trato urinário; presença de sais que indiquem provável urolitíase (pedra no trato urinário); verifi car presença de proteinúria, libera-ção de proteína na urina (que pode levar a inchaço de vários membros do corpo); liberação de glicose representando possí-vel diabetes.

6. Creatinina – para ver como estão funcionando os rins; se há perda de néfrons (unidades fi ltradoras do sangue).

7. Exames de fezes – chama-do coproparasitológico de fezes, verifi cando a presença ou não de verminoses ou outro micror-ganismos, podendo entrar com remédios direcionados contra eles.

8. Eletrocardiograma – procu-rando identifi car o início de algu-ma patologia que possa levar a problemas cardíacos futuros.

9 – Radiografi a de tórax – para ver como estão os pulmões, se há massas, tumo-res, cavitações que indiquem doença.

Após o resultado dos exames o médico tomará as devidas condutas. Pode aconselhar a mudança de estilo de vida, me-lhorando a qualidade e tempo desta. Pode, também, tirar dú-vidas do paciente ajudando em diversas áreas, inclusive a parte social do indivíduo.

Fonte: M. Tribos

A importância de exames de rotina

SAÚDE

Page 16: Informativo Geração Vida nº 131

O valor de ser confi ável

Ninguém gosta de con-viver com pessoas que são “de lua”, que mu-

dam de comportamento a toda hora. Se as pessoas confi am em você, elas têm a fi rme espe-rança que você cumprirá o que prometeu. A cada falha cometi-da, a esperança vai se perden-do e a confi ança se destruindo.

Confi ança é frágil como vidro, para conquistá-la é necessário muito trabalho e empenho, mas ao menor deslize ela é destruí-da e, assim como o vidro, dá até pra colar, mas nunca mais será a mesma. A Bíblia diz: “Como

dente estragado ou pé desloca-do é a confi ança no hipócrita na hora da difi culdade”. Pv: 25:19.

Ter confi ança, acreditar em al-guém não é algo que se compra ou força pra ter, a confi ança só se adquire com o tempo e só aconte-ce quando respeitamos o próximo e o respeito é recíproco! A men-tira, a falsidade e a traição, são as atitudes que mais contribuem para pôr fi m na confi ança.

A Bíblia diz: “Os lábios mentiro-sos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verda-de são o seu deleite”. Pv: 12:22.

A confi ança não aceita menti-ras, se traída é causa para amar-gura e dor na família, amigos, trabalho etc. Mas o que podemos fazer quando perdemos a confi an-ça nos outros ou quando os ou-tros perdem a confi ança em nós? Dependendo da seriedade da ofensa, podem ser necessá-rios dias, meses ou anos de um comportamento fi el para restau-rar uma confi ança quebrada.

Não há como reduzir a zero os nossos relacionamentos e em lugar de fugir das pessoas, pre-cisamos aprender a como nos relacionar com elas e verifi car como nos temos comportado.

Muitas vezes, nos achamos incapazes de cometer o erro que o outro cometeu conosco. Nós sempre somos corteses. Somos sempre gratos. Procu-ramos esclarecer os fatos an-tes de julgar os outros. É isto que pensamos de nós mes-mos, mas não somos perfeitos.

O ideal é sempre vigiarmos so-bre nossas atitudes, pois se decep-cionamos alguém que Deus nos ajude a tomar consciência, a pedir perdão e a reparar o mal cometido. Portanto devemos sempre estar buscando a ajuda de Deus, pe-dindo a Ele sabedoria para nos relacionarmos com as pessoas.

Ao mesmo tempo, se nós fo-mos os atingidos, precisamos compreender que através desta experiência devastadora apren-demos uma lição importante, que pessoas podem nos de-cepcionar com suas atitudes, mas Deus não nos decepciona.

A nossa confi ança deve ser co-locada somente em Deus, pois Ele é o único que cumpre to-das as suas promessas, e nos ajuda a perdoar e transforma o nosso coração a cada dia. A Bíblia diz: “Mas bendito é o ho-mem cuja confi ança está no Se-nhor, cuja confi ança nele está”. Jr: 17-7

MENSAGENS