informativo geração vida nº 105 - fevereiro 2010

16
Filhos... presentes demais, presença de menos!! Massagem facial - pág. 04 Temos duas escolhas - pág. 07 O exercício correto para cada tipo físico - pág. 15 FEVEREIRO EDIÇÃO 2010 ANO IX 105 105 Rua Renê Camargo, 420 - Apucarana (43) 3033-5463 BÍBLIAS LIVROS CD’S DVD’S LOCAÇÃO DE DVD’S

Upload: leandro-alves

Post on 20-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Informativo Geração Vida

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Geração Vida nº 105 - Fevereiro 2010

Filhos... presentes demais, presença de menos!!

Massagem facial - pág. 04

Temos duas escolhas - pág. 07

O exercício correto para cada tipo físico - pág. 15

FEVEREIRO

EDIÇÃO

2010 ANO IX

105105

Rua Renê Camargo, 420 - Apucarana

(43) 3033-5463

BÍBLIASLIVROS

CD’SDVD’S

LOCAÇÃO DEDVD’S

Page 2: Informativo Geração Vida nº 105 - Fevereiro 2010

2

Sandra Iara GlovackiPaulinho Glovacki

Page 3: Informativo Geração Vida nº 105 - Fevereiro 2010

3

Superstição no dicionário: Sen-timento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que

induz ao conhecimento de falsos deve-res, ao receio de coisas fantásticas e à confiança em coisas ineficazes; crendi-ce. Apego exagerado e/ou infundado a qualquer coisa.

Borboletas negras = sinal de morte. Caiu um talher = visitas chegando. Viajar com padres = desgraça na

certa Vestir roupa ao avesso = recebi-

mento de dinheiro. Sentir a orelha quente = alguém está

falando da pessoa. Morto de olho aberto = haverá outro

morto. Ainda temos: colocar vassoura vira-

da atrás da porta faz a visita ir embo-ra, passar debaixo de escadas traz azar, dormir com os pés voltados para a porta traz a morte.

A ferradura é símbolo de boa sorte. Quebrar espelho traz azar. .

Porque se deseja “saúde” quando se

espirra? Quando se espirra diz-se “ge-sundheith” – que em alemão quer dizer “boa saúde para você” ou, como diz “Deus te abençoe”. Porque não ofe-recemos uma oração a quem tosse, só a quem espirra? Esta crença também é muito antiga, quando se acreditava que o espírito do indivíduo morava em sua cabeça, e um bom espirro poderia fazê-lo ir embora. A idéia corrente era que os espíritos maus andam rodeando, tentando entrar na cabeça da pessoa, e seus amigos deveriam dizer uma prece para manter os espíritos maus longe.Bater na madeira para afugentar o azar e mais uma lista interminável de obje-tos, fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas que os possuem na crença de que têm poderes para curar, afas-tar "mau-olhado", trazer sorte, afastar "maus-espíritos" e mais uma inumerá-vel lista de atribuições.

E para você? O que é sorte? Têm muitos que jogam nas loterias na es-perança de encontrar a sorte. Outros acreditam que sorte é ter saúde ou até

mesmo encontrar um bom emprego ou não ser assaltado, etc.

A palavra sorte tem mais de um sig-nificado. Algumas citadas no dicionário são: acaso, risco, fado, destino.

Na realidade é que nosso destino (sorte) está em nossas mãos, ou seja, depende de cada um de nós. Se você planta milho, não há como colher soja. E na vida espiritual não é diferente. Se você não conhecer a verdade vai errar, vai se afastar da sorte.

É importante neste texto ressaltar que para Deus não existe sorte no sen-tido do acaso. A Bíblia também nos diz em João 14,6; Disse Jesus: Eu sou o ca-minho, e a verdade, e a vida. Ele é o filho do Deus, e cura, liberta, restaura e traz a sorte. Saiba você que não existe problema ou azar que Deus não possa transformar em solução. A Bíblia diz em João 10, 10 que o nosso adversário veio para roubar, matar e destruir, mas que, Jesus veio para dar vida, e vida em abundância, afastando a inveja, tirando nossos medos, dando saúde e vida com todas as sortes de bênçãos. A Bíblia em Efésios 1.3 diz: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bên-ção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”

Medite neste assunto, e não perca seu tempo procurando uma sorte falsa ou transferindo a responsabilidade ou culpa para outros, saiba que o que vive-mos hoje é conseqüência de nossa fé é conseqüência do mundo espiritual.

Demonstre que você tem sabedo-ria, peça a Deus em nome de Jesus e apresente a Ele seus problemas e suas necessidades, para que Ele mude a sua sorte. Rua: José Maria Pinto 294

Você acredita em superstição

Page 4: Informativo Geração Vida nº 105 - Fevereiro 2010

4

A massagem facial é famosa por seus benefícios, pois ajuda a suavizar o aspecto

de cansaço, elimina inchaço sobre os olhos e claro, ameniza os efeitos do tempo, dando aquela rejuvenescida. O segredo da massagem facial rejuvenes-cedora é reverter qualquer dessas mar-cas estampadas no rosto apenas com toques leves, fazendo com o que cha-mamos de drenagem linfática facial.

Com a drenagem linfática facial, a circulação sanguínea é ativada, elimi-nando as toxinas da pele e prevenindo o seu envelhecimento. Também é indi-cada como complemento do tratamen-to de acne, pois ajuda a desintoxicar e acalmar as glândulas sebáceas. Ame-niza olheiras e bolsas de inchaço. Ali-via tensões dos músculos, suavizando o aspecto cansado. Como a massagem facial rejuvenescedora oxigena a pele e a deixa mais firme é capaz de reduzir até as linhas de expressão, rugas e me-lhorar instantaneamente a pele.

Os exercícios de massagem facial rejuvenescedora trabalham as muscula-turas do rosto e o melhor, eles podem ser feitos em casa.

Massagem facial rejuvenescedora passo a passo:

- Coloque as duas mãos na lateral do pescoço e deslize os dedos para baixo, isso ajuda a alongar e relaxar a região.

- No canto da boca, posicione os de-dos (exceto o polegar) e vá alternando a pressão com a ponta dos dedos em di-reção à orelha.

- Para descongestionar a região dos olhos, pressione o canto interno com o dedo médio e solte. Massageie a região

do supercílio com os dedos polegares e indicadores, do início ao fim das so-brancelhas.

- Para prevenir linhas de expressões e rugas, deslize os dedos a partir do meio da sobrancelha fazendo um T na testa.

- Com os dedos indicadores e pole-gares, dê pequenos beliscões no meio e no contorno dos lábios.

Cada movimento da massagem fa-cial rejuvenescedora deve ser repetido por três vezes.

Por Alessandra Busko

Comece o ano em vitória, não importa como foi o final do ano passado.

Deus está lhe dando uma Nova opor-tunidade! Não deixe ninguém roubar as coisas novas que Deus está trazendo para você neste novo ano determine-se a ser uma mulher cheia de esperança!

Você não esta só, Jesus está com você em 2010. Ele vai mudar a sua his-tória. A palavra nos diz que os pilares de nossa vida, as coisas que nos mantêm de pé, são a fé, a esperança e o amor. Você não pode perder nenhum deles, você já viu alguém sem esperança? É uma coisa muito angustiante viver sem ter expecta-tivas de futuro. Por isso, veja o caminho bíblico para a bênção concretizar em sua vida..A receita é amar a Deus, o Pai. E deixar que Deus supra todas as suas ne-cessidades.

A Bíblia diz em Hebreus 11:1: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Ou seja, fé em Deus é ter certeza que as coisas que Deus tem re-servadas para você existem, apesar de você ainda não estar as vendo. Enquanto a fé cotidiana é somente uma esperança (você não tem 100% de certeza que o que você espera vai acontecer), a fé em Deus é uma certeza total de que Deus está contigo e que o que Ele tem para você vai acontecer. Com isto, você verá que as bênçãos de Deus para sua vida começarão a lhe alcançar. Reflita sobre isso. Jesus disse o seguinte em Mateus 6:33: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

O segredo para ter um ano de sucesso

Page 5: Informativo Geração Vida nº 105 - Fevereiro 2010

5

Faz mal jantar e dormir logo em seguida? E trocar a última refeição por um lanchinho?

Tomar café à noite tira o sono? Essas dúvidas acompanham o cotidiano de quem leva uma vida corrida e, às vezes, tem pouco tempo para a alimentação.

Durante o sono vários órgãos têm seu funcionamento alterado, ficando mais lentos. O sistema digestivo prati-camente para de funcionar. Portanto, é necessário tomar cuidado com o que se come antes de dormir.

No período noturno nosso metabo-lismo é mais lento. Portanto, ao inge-rirmos alimentos como carnes gorduro-sas, frituras, massas e doces, as calorias são armazenadas no organismo sob a forma de gordura. Além disso, escolhas inadequadas antes de dormir, como be-bidas estimulantes, podem atrapalhar o sono e se refletir no dia seguinte, re-sultando em sonolência, cansaço e até irritação.

Truques da vovó

Um copo de leite quentinho, servido antes de dormir, ajuda a ter uma noite tranqüila. Esse recurso usado por mães e avós é comprovado cientificamente: o leite é rico em triptofano, substância que naturalmente induz ao sono, além de aumentar a quantidade de serotoni-na - neurotransmissor que, entre outras atribuições, funciona como sedativo no cérebro e, portanto, também colabora para uma noite de sono tranqüila e re-laxante.

"Para potencializar o efeito do leite morno basta acrescentar uma colher de mel".

Cardápio noturnoQuando se trata de fazer uma refei-

ção antes de dormir, o mais indicado é comer pelo menos duas horas antes de ir para cama. Após esse período, o processo digestivo estará completo e serão evitadas complicações como sono agitado e pesadelos. Não durma com fome! Saiba que dormir com fome é mais prejudicial do que ingerir um

alimento leve que lhe deixe satisfeito, pois com o sono prejudicado, toda a função do metabolismo estará compro-metida.

De nada adianta querer emagrecer pulando refeições, o ideal é se alimen-tar bem ingerindo porções saudáveis ao longo do dia!

No jantar também é possível adotar opções mais leves, ao substituir uma refeição completa por sopas, saladas e até lanches. Escolha alimentos pou-co calóricos e de fácil digestão, como exemplos temos: sucos naturais, frutas, iogurtes lights e pão de forma integral são escolhas saudáveis.

SopaOs cremes como o de mandioquinha

e o de palmito são os preferidos para os dias mais frios. Também vale enrique-cer as sopas com legumes, verduras e carne magra e prepará-las com azeite.

LancheO melhor é prepará-lo com pão in-

tegral e incluir verduras, legumes e proteína - como atum, peito de frango ou de peru light. Para completar, suco de fruta ou mesmo a própria fruta de sobremesa.

SaladaMescle verduras de folhas verde-

escuras, como rúcula e agrião, às de folhas verde-claras, como alface, acres-cente legumes cozidos no vapor e uma porção de carne magra grelhada. Para acompanhar, suco de fruta natural.

O QUE ESPANTA O SONOBebidas estimulantesPelo menos quatro horas antes de

dormir evite tomar chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná e refrigerantes à base de coca. Essas bebidas são fontes de xantina e cafeína, substâncias que

estimulam o sistema nervoso central.Alimentos gordurososIngerir alimentos ricos em gordura,

como molhos condimentados à noite, atrapalha a digestão e, consequente-mente, o sono.

O que se pode comer antes de dormir?

Page 6: Informativo Geração Vida nº 105 - Fevereiro 2010

6

O descanso não é simples-mente uma opção. É uma necessidade. Ainda que

alguém não possa sair de casa, viajar, “respirar outros ares”, é essencial que se consiga parar com as atividades nor-mais do dia-a-dia e relaxar. Chega um momento em que a mente não conse-gue raciocinar na mesma velocidade que antes. Tudo fica mais lento - os pensamentos, as idéias, as soluções.

Quando estamos cansados, geral-mente no final do dia, não podemos falar de assuntos difíceis, nem tomar decisões importantes, pois geralmen-te ficamos impacientes e podemos ser precipitados. No dia seguinte, depois de uma noite de sono reparadora, as mesmas situações que nos perturba-vam parecem tão mais simples! Mas não foram as circunstâncias que mu-daram. Fomos nós que descansamos e estamos prontos para lutar a batalha da vida outra vez.

Quando descansamos não estamos apenas “recarregando” as forças físi-

cas, emocionais, mentais. Descansar também é um renovo espiritual. Quan-

do descansamos entregamos a Deus as ansiedades, as necessidades e afirma-mos nossa confiança e total dependên-cia para com Ele.

O descanso está no DNA do ser hu-mano, e por que não dizer, na estrutura do próprio universo? Afinal, quando Deus criou o mundo, Ele mesmo des-cansou no sétimo dia, e instituiu que tudo deveria descansar Deus nos cha-ma a sermos diligentes e trabalhadores, sempre.

Mas nos orienta e ensina a descan-sarmos, confiando nele, e nos lembran-do que somente por Ele nosso trabalho não é vão.

Que enquanto estejamos de férias tenhamos um precioso tempo em fa-mília, com os amigos, em viagens ou em casa e se estivermos trabalhando normalmente, lembremos de parar um pouco e descansar nosso coração aos pés do Senhor e saber que ele está no controle de todas as coisas.

A importância do descanso

Page 7: Informativo Geração Vida nº 105 - Fevereiro 2010

7

Nem sempre podemos esco-lher as coisas. Mas sempre que pudermos, devemos

escolher nada menos do que o melhor. “Saibam escolher o melhor” (Filipen-ses 1.10) é o que sugere a Bíblia.

Jesus é o melhor dos melhores. Ele deve ser a nossa escolha principal, nossa opção preferencial. Podemos resumir a vida entre duas escolhas: ou aceitar a Jesus, ou rejeitá-lo. A Bíblia diz: “Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquan-to não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3.18). Significa que o grande pecado da humanidade é a in-credulidade. A incredulidade é uma barreira que impede de recebermos as bênçãos divinas, ela se apresenta manifestando a falta de fé, confiança, descrença e crédito. Ela também pode ocorrer em pessoas cristãs e tementes a Deus.

1. Abraão quando estava já velho com cem anos riu-se e disse no seu coração: “Há um homem de cem anos há de nascer um filho? E conceberá Sara com idade de noventa anos?” (Gn

17:17). 2. Moisés, quando foi informado

que o povo seria alimentado, achou impossível haver carne para tanta gen-te (Nr 11:21, 20, 22,23; Sl 78: 18-32). A incredulidade nos leva a descrer nas potencialidades de Deus, ou seja, na sua onipotência que é um dos seus atri-butos, com isso se paga um alto preço.

3. Zacarias ficou mudo por que não creu na promessa feita por Deus (Lc 1:18-20).

4. Jesus na sua própria terra não pode fazer muitos milagres por causa da incredulidade do povo (Mt 13:58; Mc 6:5, 6; Jo 12:37).

5. Jesus lança em rosto a increduli-dade dos discípulos por não efetuarem o milagre do jovem lunático (Mt 17:16, 17).

Foram momentos que essas pesso-as tementes a Deus não acreditaram em tal proeza, mas que depois viram grandes milagres em suas vidas. Jesus mostrou que é necessário crer para ver o milagre acontecer (Mc 9:23). Os que assim fazem eles foram chamados de bem-aventurados (Jo 20:29). Ele con-tinua a fazer grandes milagres e tudo é possível ao que crer (Lc 1: 37). Deus pode fazer muito mais, agora depende de você! “Por isso, quem crê no Fi-lho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3.36).

Jesus é a melhor escolha para nos-sas vidas porque sem Ele em nos aju-dando e conduzindo vamos apenas ter sofrimento e decepção. A Bíblia diz: “Ele nos libertou do poder da escuri-dão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado”.

Temos duas escolhas

Page 8: Informativo Geração Vida nº 105 - Fevereiro 2010

8

Confraternização de Final de anoAniversariantes

FevereiroBruno de Paula 02/02Ronaldo de Souza 02/02Neusa Borges 04/02Leila Ferreira 04/02Francisco Lopes 06/02Everton A. da Silva 11/02Sueli de F. Neira 13/02Giovana Fortunato 14/02Gabriel Fortunato 14/02Pr. Paulo Lopes 15/02Antônia Felipetto 17/02Pâmela Melin Ferreira 19/02Patrícia P. Granzotti 28/02Adriana R. Côrrea 28/02

Parabéns Neusa pelo aniversário. Que Deus abençoe, família Gv.

Aconteceu dia 20 de dezembro a confraternização de final de ano do Geração Vida. Tivemos várias apresentações dos Grupos do Geração Vida, e um culto de Ação de Graças agra-

decendo por tudo que Deus nos ajudou em 2009, foi uma benção. Cremos que em 2010 não será diferente, pois Deus tem prazer em ajudar a todos aqueles que o Amam e o Temem.

Para conhecer mais sobre os Projetos e participar das reuniões do Geração Vida acesse o nosso novo site: www.gerandovida.com.br

Page 9: Informativo Geração Vida nº 105 - Fevereiro 2010

9

A vingança é uma reação nat-ural diante das injustiças. Poderia até ser considerada

justa, do ponto de vista humano. É natu-ral pensar que quem faz algo prejudicial contra outro deve receber o que merece. Mas o conselho bíblico de hoje é: “Não digas: Vingar-me-ei do mal”. Provérbios 20:22.

Dá a impressão de que Deus quer que você aceite passivamente as injustiças. Por que o justo deve suportar em silên-cio o abuso do injusto? A segunda parte do provérbio de hoje traz a resposta:

Qualquer tipo de vingança, antes de ser uma realidade, é um coquetel de emoções negativas: ódio, raiva, rancor, ira, mágoa e desespero. Esses são sen-

timentos próprios do cora-ção natural. Mas o fato de serem naturais não signifi-ca que sejam corretos. Ao contrário, é um aglomera-do de veneno que destrói as coisas mais puras que o ser humano tem. É como ácido que corrói valores, princípios e principal-mente a paz do coração. Por isso, o provérbio de hoje diz: “Espera pelo Senhor, e Ele te livrará.” Livrará do que, se a in-justiça já foi cometida? Ele o livrará do ódio, do rancor e da raiva, que são os piores algozes que uma pessoa pode carregar. O pior dano que alguém pode fazer contra você não é o ato de injustiça em si, mas o veneno que de-

ixa em seu coração e que vai destruindo sua vida lentamente. Devemos resistir à vontade de vingar-nos e devemos ex-pressar amor.

A Bíblia diz em Mateus 5:38-39: “Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”.

Você pode escolher livrar-se desse veneno, peça força a Deus.

A Bíblia diz em Romanos 12:19: “Não vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito; Minha é a vingança, eu retri-buirei, diz o Senhor”.

A vingança causa mais dano a quem pratica do que a quem a recebe.

Page 10: Informativo Geração Vida nº 105 - Fevereiro 2010

10

Alexandre S. Neto 10/02

Mateus Henrique 21/02

O amigo de Deus é obediente Muitos anos haviam se passado desde que Deus criara as

pessoas. Muitas famílias viviam no mundo. Mas apenas Noé obedecia a Deus. Um dia, Deus disse a Noé: - Uma grande enchente cobrirá a terra. Deus disse a Noé que construísse um grande barco chamado arca. – Ponha dois animais de cada espécie dentro da arca. Entre na arca com sua família, e eu fecharei a porta.

Noé obedeceu a Deus. Logo veio a chuva, mas Noé e sua fa-mília estavam salvos felizes por terem obedecido a Deus. “Se obedecermos ao Senhor, tudo correrá bem.” Texto Bíblico: Gênesis 7.1-23

Aniversariantes

de Fevereiro

Figuras Diretas

Page 11: Informativo Geração Vida nº 105 - Fevereiro 2010

11

Devido os pais passarem a maior parte do tempo no trabalho, é bastante natural

certo sentimento de culpa, por não con-seguirem dar aos filhos a atenção que merecem.

Porém, é preciso estar atento para não cometer um grave erro por conta disso: presentear a criança de forma exagerada, visando, inconscientemen-te, compensá-la pela sua ausência.

Desde cedo é preciso, pensar na educação financeira da criança, e os

presentes fora de hora podem atrapa-lhar muito nesse assunto. O primeiro ensinamento é a criança saber dar valor no que possui.

Dessa forma, por meio de gestos simples, a criança irá perceber o esfor-ço dos pais para proporcionarem certas coisas, bem como o custo em dinheiro de cada objeto.

Se, na casa, todo dia é ocasião de oferecer algo material, saiba que este é um caminho perigoso. Com o passar do tempo, os pais estarão dando brin-

quedos cada vez mais caros, e a criança esperará por isso como se fizesse parte da rotina.

Cuidado! Veja alguns argumentos que ajudam a entender melhor a situ-ação:

Relacionar quantos presentes a criança recebeu nos últimos tempos. Fazer uma lista completa, não esque-cendo de mencionar os preços, mesmo que aproximados, caso não lembre. Será uma surpresa o resultado!

Considere também nesta lista de

gastos as roupas. Será que ele vai usar tudo o que é comprado?

Com base nessa lista, veja o quanto foi gasto nesse último ano. Está na hora de rever o orçamento e pensar um pou-co mais no futuro deste filho.

Lembrem-se: para a criança, vale muito mais a qualidade da atenção do que a quantidade. Não substitua isso por presentes!

É indicado envolver os parentes, principalmente os avós, nesta “campa-nha”. Presentes podem ser dados sim, mas apenas em datas especiais, e sem exageros! A dica também é optar por brinquedos próprios para cada idade, com indicação específica na embala-gem.

Antes de comprar, pensem no orça-mento: não fiquem inseguros por dize-rem não ao a criança quando necessá-rio.

Mais tarde ele lhes agradecerá pela educação que recebeu, passando isso para futuras gerações.

Filhos... presentes demais , presença de menos!!

Page 12: Informativo Geração Vida nº 105 - Fevereiro 2010

12

Curtinhas..Qual é o fim da picada? Quando o mosquito vai embora...Porque o louco toma banho com o chuveiro desligado? Por que ele comprou um champô para cabelos secos!Porque a roda de trem é de fer-ro e não de borracha? Por que se fosse de borracha apagaria a li-nha!Porque o louco ficou feliz quando montou o quebra-cabeças em 6 meses? Por que na caixa estava escrito: de 4 a 6 anos.

Eu quero ir....... A professora pergunta para os alunos: - Quem é que quer ir par ao céu? Todos levantam a mão, menos o Joãozinho. - E você Joãozinho? Não quer ir para o céu? - Querer eu quero, mas a mi-nha mãe falou que depois da aula era para eu ir direto para casa! SocorroO policial do 190 atendeu o te-lefone e foi anotando o pedido de socorro: - Por favor, mandem alguém urgente, entrou um gato em casa !! - Mas como assim? Um gato em casa? - Um gato!!! Ele invadiu minha casa e está cami-nhando em minha direção!!! - Mas como assim? Você quer dizer um ladrão? - NÃO ! Estou falando de um gato mesmo, desse que faz 'miau, miau', e ele está vindo em minha direção!!! - Vocês têm que vir agora !!!! - Mas o que tem de

mais um gato ir na sua direção ? - Ele vai me matar, ora bolas !!! E vocês serão os culpados !!! - Quem está falando? - O papagaio A força de uma formiga Um elefante que estava infestado de formigas, saiu rolando, rolan-do, até que se viu livre das for-migas... Sobrou só uma grudada no pescoço, ao que as outras que estavam no chão começaram a gri-tar: - Vai, vai, derruba ele!!! O motoqueiroUm motociclista ia a 140 km/h por uma estrada e, de repente, deu de encontro com um passarinho e não conseguiu esquivar-se: PÁ!!! Pelo retrovisor, o cara ainda viu o bi-chinho dando várias piruetas no asfalto até ficar estendido. Não contendo o remorso ecológico, ele parou a moto e voltou para socor-rer o bichinho. O passarinho esta-va lá, inconsciente, quase morto. Era tal a angústia do motociclista que ele recolheu a pequena ave, levou-a ao veterinário, foi trata-do e medicado, comprou uma gaio-linha e a levou para casa, tendo o cuidado de deixar um pouquinho de pão e água para o acidentado. No dia seguinte, o passarinho re-cupera a consciência. Ao despertar, vendo-se preso, cercado por grades, com o peda-ço de pão e a vasilha de água no canto, o bicho põe as asas na ca-beça e grita: - MATEI O MOTO-QUEIRO !!!

CuriosidadesO mundo consome 4 bilhões

de litros de petróleo por dia.

Cada sílaba que o homem pronun-cia põe em movimento 72 músculos do corpo. Para sorrir, ele usa catorze mús-culos e para beijar, 29.

Os bebês sonham, assim como os fetos, assim que têm seu cérebro for-mado.

Toda a Coca-cola consumida até hoje pela humanidade daria para en-cher o Mar Mediterrâneo 2 vezes.

O Sol libera mais energia em um se-gundo do que tudo que a humanidade já consumiu em toda a sua existência.

Num espirro, o ar sai do nariz a uma velocidade de 160 km/h.

Em um ano, uma pessoa normal come 1 tonelada de alimentos.

Neste preciso momento há mais de 100.000.000 de microorganismos ali-mentando-se, reproduzindo-se, nadan-do e depositando detritos na área em volta dos seus lábios.

Os CDs foram concebidos para comportar 72 minutos de música por-que essa é a duração da Nona Sinfonia de Bethoven.

Os russos atendem ao telefone di-zendo "Estou ouvindo".

Um cupinzeiro chega a produzir 80 mil ovos por dia - quase 1 a cada se-gundo.

Quando cobras nascem com duas cabeças, as cabeças brigam entre si por comida.

Os sapatos usados por Judy Garland em O mágico de Oz foram vendidos num leilão por 165 mil dólares.

A cidade de Veneza está construída sobre 118 ilhas e ilhotas

A cada minuto, 47 bíblias são vendi-das ou distribuídas ao redor do mundo.

A guerra dos cem anos, entre a França e a Inglaterra, durou 116 anos.

Quando um vidro se quebra, os pe-daços espalham-se a uma velocidade superior a 4830km/h.

Cerca de 2800 pizzas de massa grossa empilhadas atingiriam a altura da torre de Pisa.

Ovelhas não bebem água corrente.Os olhos de um hamster podem cair

se você pendurá-lo de cabeça pra bai-xo.

Na antiguidade os orientais inge-riam ouro em pó, por acreditarem em seu poder de cura. Atualmente, eles uti-lizam lâminas de ouro finíssimas como ingredientes de pratos e bebidas sofis-ticadas.

Page 13: Informativo Geração Vida nº 105 - Fevereiro 2010

13

Page 14: Informativo Geração Vida nº 105 - Fevereiro 2010

14

Ingredientes: 1 vidro de palmito cortado em pedaci-nhos (300g)1 lata de ervilha escorrida1 lata de milho verde escorrido1 lata de abacaxi escorrido,cortado em cubos2 maçãs cortadas em pedacinhos1 peito de frango cozido e desfiado1 vidro de maionese (250g)1 lata de creme de leite sem soroSal a gostoBatata palha

Modo de preparar: Em uma vasilha grande, coloque o palmito, o milho, o frango, a ervilha, o abacaxi e a maçã. Junte a maione-se e o creme de leite e tempere com o sal. Misture delicadamente e leve para a geladeira até o momento de servir. Para decorar use batata palha por cima.

"As dificuldades são como as mon-tanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas."

Salada Tropical

ÊX

OD

XO

DO

Page 15: Informativo Geração Vida nº 105 - Fevereiro 2010

15

Cada pessoa tem determina-das características fisioló-gicas e morfológicas, e por

isso devem ser selecionados exercícios específicos para cada tipo físico.

Mesomorfo: visivelmente muscu-loso

Neste tipo de corpo a massa muscu-lar predomina sobre o tecido adiposo e os ossos. A combinação de atividades é

ideal para conservar um equilíbrio en-tre a massa muscular e o peso corpóreo. As pessoas com corpo mesomorfo de-vem realizar um treinamento aeróbico ou cardiorrespiratório pelo menos duas vezes por semana, com mais um dia de exercícios com peso. Devem fazer séries de 3 a 8 repetições com pouco descanso entre elas. Os exercícios car-diorrespiratórios devem ser feitos com

um intervalo de 72 horas; por exemplo, um dia de escalada e outro de bicicle-ta. Os exercícios com pesos mais reco-mendados são: peso morto, remo, de fundo, flexão com barra reta e ombros combinados.

Ectomorfo: esteticamente magroÉ o tipo de corpo onde predomi-

nam os ossos sobre o tecido adiposo e os músculos. As pessoas com este tipo de corpo são magras por natureza e não perdem a definição muscular nem a condição física com a inatividade. Deve-se aproveitar o treinamento com pesos para manter o tamanho e a de-finição dos músculos e, dessa forma, aumentar o volume que por natureza as pessoas com corpo ectomorfo não possuem. Para os membros inferiores deve-se dar prioridade aos seguintes exercícios com peso: agachamento, quadríceps com aparelhos, isquiotibiais e elevação dos calcanhares (gêmeos). Os melhores exercícios para os mem-bros superiores são: press elevado com peso, press de banco (supino vertical), curl de bíceps sentado e extensões de tríceps. A melhor maneira de planejar a rotina dos exercícios consiste em três séries de oito repetições por exercício, três vezes por semana e um breve des-canso entre as séries. Ao final da rotina deve-se acrescentar exercícios aeróbi-cos de 30 minutos.

Endomorfo: geneticamente fláci-do

As pessoas com o corpo endomorfo tendem a aumentar de peso e, geral-mente, possuem maior quantidade de gordura sobre os músculos e os ossos. Devem dar especial atenção a alimen-tação e intensificar a atividade física

para aumentar o consumo energético sobre a ingestão de calorias. Os exercí-cios com pesos para este tipo de corpo devem servir só como complemento e é importante que se aumentem os exer-cícios aeróbicos.

Recomendam-se dois dias de exer-cícios (trotar, correr), intercalando-se com bicicleta ou natação. Outra opção pode ser a ginástica aeróbica (steps, ae-robox, etc.) que aumenta a queima de gordura.

O exercício correto para cada tipo físico

Page 16: Informativo Geração Vida nº 105 - Fevereiro 2010

16

Três períodos distintos no comportamento das pessoas,

“O primeiro momento na infância, quando é preciso ser.

Ser honesto, ser educado, ser digno, ser respeitoso, ser amigo, ser leal."

“Segundo é fase do ter. É preciso ter." "Ter boa aparência, ter dinheiro, ter status, ter coisas, ter e ter..."

E a terceira fase do faz de conta." Analisando sob esse ponto de vista,

chegaremos à conclusão: Hoje, as pes-soas fazem de conta que está tudo bem.

A pessoa que age assim termina confundindo a si mesma e caindo num vazio, pois nem ela mesma sabe quem é, de fato, e acaba se traindo em algum momento. A pessoa que vive de apa-rências ou finge ser quem não é corre sérios riscos de entrar em depressão, porque está com problemas. Viver assim é difícil, é representar o tempo todo, iludir a si próprio. Uma das coi-sas que mais acontece nos dias de hoje é a importância que se dá à aparência e ao que os outros pensam de nós.

Vivendo de aparências, não se con-segue sentir e viver os bons momentos. Pois algo impede de naturalidade, de espontaneidade. Dificultando a aproxi-mação das pessoas e assim, afastando quem está perto.

Cada um deve ter uma razão espe-cífica para viver de ‘aparências’. Mas, por outro lado, de que servem as Apa-rências?

É triste saber que por vergonha, medo ou timidez, coloca-se uma más-cara para esconder o verdadeiro eu. Ou até mesmo, o motivo poderia ser orgu-lho?

Falar o que não se é. Ter falsa mo-

déstia. Querer ser mais do que não é. Manter uma imagem “boa” diante

dos outros só para impressionar e tor-na-se uma armadilha – principalmente quando, por exemplo, não tratamos de-vidamente o marido, esposa, filhos...

Viver de aparência é não ter Cris-to no controle de nossa vida. Então, precisamos fabricar fingir uma alegria que na verdade não existe ou que dura pouco tempo. Sem receber o que Cristo nos dá, precisamos fingir uma felici-dade e uma satisfação que não existe. Mas a aparência não sustenta ninguém por muito tempo. A nossa vida, a paz só se encontra apenas em Cristo. Viva, a partir de hoje, tendo Cristo como o seu Senhor.

Deus conhece-nos até melhor do que nós mesmos e nos aceita exata-mente como somos e a transformação que você necessita vem por essa deci-são! Só Deus pode nos livrar da desor-dem, da confusão e das angústias que há dentro de nós.

Busque a Deus, leia a Bíblia e Ele te conduzira uma vida verdadeira. A Bí-blia diz: ”Feliz é aquele não faz coisas más e não age com falsidade.” Salmos 32.2.

Viver de Aparências ou faz de conta