informativo geração vida nº 104 - janeiro 2010

16
"Morar Juntos" Dicas de vitaminas para os cabelos - pág. 04 Você tem paciência? - pág. 06 Como vencer o cansaço - pág. 16 JANEIRO EDIÇÃO 2010 ANO IX 104 104 Rua Renê Camargo, 420 - Apucarana (43) 3033-5463 BÍBLIAS LIVROS CD’S DVD’S LOCAÇÃO DE DVD’S

Upload: leandro-alves

Post on 30-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Informativo Geração Vida

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Geração Vida nº 104 - Janeiro 2010

"Morar Juntos"

Dicas de vitaminas para os cabelos - pág. 04

Você tem paciência? - pág. 06

Como vencer o cansaço - pág. 16

JANEIRO

EDIÇÃO

2010 ANO IX

104104

Rua Renê Camargo, 420 - Apucarana

(43) 3033-5463

BÍBLIASLIVROS

CD’SDVD’S

LOCAÇÃO DEDVD’S

Page 2: Informativo Geração Vida nº 104 - Janeiro 2010

Janeiro12 dias de clamor para 12 meses de

Bênçãos

2

Sandra Iara GlovackiPaulinho Glovacki

Page 3: Informativo Geração Vida nº 104 - Janeiro 2010

3

Houve um tempo no passado em que 'viver em pecado' não era algo adequado de se

fazer. Se alguém na família vivia junto sem ser casado, isso era vergonhoso e era mantido em segredo. No entanto, hoje não é mais assim. Morar junto tor-nou-se normal para muitos casais. Eles dizem: 'Antes de casar você experi-menta para ver se gosta, não é mesmo?' Muitos proclamam abertamente que es-tão vivendo junto, de uma forma a im-plicar que não há nada de errado com o que estão fazendo. Na TV e no cinema,

o conceito de morar junto antes de se casar é considerado uma normalidade. Muitas pessoas nestes últimos dias se-guem os exemplos imorais e acham que não há nada de errado.

Sexo antes do casamento é repetida-mente condenado na Bíblia, junto com outras formas de imoralidade sexual. A Bíblia diz: “Portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou co-biça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês”. Efésios 5:3. A Bíblia estabelece completa abstinên-cia fora (e antes) do casamento. Sexo

antes do casamento é tão errado quanto adultério e outras formas de imoralida-de sexual, porque todas envolvem re-lações sexuais com alguém com quem você não é casado. Se “morar junto” significa morar na mesma casa, este talvez seja um outro assunto. Porque para muitos não há nada errado para um homem e uma mulher morarem na mesma casa, isto se nada imoral esti-ver acontecendo. Contudo, o problema surge porque ainda há a aparência de imoralidade e será uma tremenda ten-tação para a imoralidade. A Bíblia nos diz para não nos expormos a constan-tes tentações que levem à imoralidade (I Coríntios 6:18). E há o problema das aparências. Presume-se que um casal que more junto durma junto – é assim que as coisas funcionam. Apesar de não ser pecaminoso morar na mesma casa, a aparência do mal foi dada. A Bíblia nos ensina a evitar a aparência do mal (I Tessalonicenses 5:22; Efésios 5:3), a fugir da imoralidade, e não causar a al-guém tropeço ou ofensa. Como resulta-do, não é honroso a Deus que um casal viva junto antes do casamento.

O casamento civil foi criado para proteger a família e estabelecer regras de direitos e deveres para os cônjuges, se somos cidadãos, devemos obedecer a esta lei e suas regras! Não devemos nos portar de modo a causar escândalos.

Viver amigado é pecado e desobedi-ência a Deus! Logicamente, rejeitando a Deus e a sua palavra, o conceito de casamento está sendo rejeitado...

A bíblia diz: O casamento seja res-peitado por todos, e que os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro. Deus julgará os imorais e os que cometem adultério. [Hebreus 13:4]. Rua: José Maria Pinto 294

Joel Veículos MultimarcasVenda - Compra - Troca - ConsignaçãoFinanciamentos através dos Bancos

(43) 3424-1957 / 8401-6327R. Nova Ukrânia, 535 (frente Cem. Cristo Rei) Apucarana-PR

Morar junto...

Page 4: Informativo Geração Vida nº 104 - Janeiro 2010

4

Problemas nutricionais deixam os cabelos secos, quebradiços e sem vida. E quando oleosos

demais, podem representar uma dieta desequilibrada. Deficiências de algu-mas vitaminas e minerais também cau-sam prejuízos, como queda de cabelos.

Veja dicas de alguns alimentos que mantêm seus cabelos brilhantes, ma-cios e cheios de vida. Você ganhará be-leza e saúde.

Pepino - por ser rico em silício e enxofre, o pepino fortalece o cabelo e estimula seu crescimento. Deve ser consumido regularmente.

Vinagre - o vinagre de maçã tem a propriedade de agir contra queda de cabelos. Proporciona resultados tanto pela ingestão como pelo uso tópico.

Cenoura - consumida regularmen-te, a cenoura tem a propriedade de for-talecer os cabelos.

Alecrim - para combater queda de cabelos, friccione regularmente essên-cia de alecrim sobre o couro cabeludo.

EviteBanhos excessivamente quentes

prejudicam os cabelos, tornando-os ressecados e quebradiços.

O sol das horas mais quentes do dia deve ser evitado. Ele queima os cabelos e resseca-os. Principalmente as pontas sofrem com isso. Ficam quebradiças, facilitando a formação de nós e pontas duplas.

O uso de tinturas artificiais e produ-tos fixadores que contêm álcool preju-dicam a qualidade dos cabelos, tiram vida e brilho.

Falta mineral em seu dia- a- dia?

Magnésio – é essencial na forma-ção de proteínas como a queratina, que constitui os fios. Fontes: frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e

nozes.Cálcio – a deficiência desse mineral

torna os cabelos finos e quebradiços. Fontes: leite e derivados, tofu, salmão

e sardinha.Sódio – ajuda a controlar o teor de

água dentro dos fios e dá brilho. Fon-tes: frutos do mar, tomate, aipo e etc.

Potássio – é muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação. Fontes: carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol.

Zinco – é ele que dá a força aos ca-belos. Fontes: carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo.

Motive as pessoas ao seu redor!Uma mulher que motiva as

pessoas, os conflitos de relacionamento diminuem

bastante, porque esse tipo de mulher sabe “entender” outras personalidades. Para ser motivadora é necessário olhar a vida de uma forma diferente, deixar de ver as dificuldades como problemas e começar a vê-los como aprendizados e desafios. Parar de olhar os erros das outras pessoas e procurar nelas quali-dades, e isto não é fácil. Mas com a aju-da de Deus nós podemos vencer todos os obstáculos.

Peça a Deus sabedoria, leia todos os dia a Bíblia e seu coração se encherá de coisas boas.

A Bíblia diz: “A boca fala daquilo que o coração está cheio”. (Mt 15,18).

“O que você diz pode salvar ou des-truir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensa-da”.

Bíblia Sagrada - Provérbios 18.21

Page 5: Informativo Geração Vida nº 104 - Janeiro 2010

5

Quando chega o final de ano é sempre uma correria. Primeiro, tem os últimos

aniversários familiares, depois vem às festas de ano novo. Temos que nos pre-parar muito bem financeiramente para estes gastos tanto de final de ano, como os primeiros gastos de início de ano como sempre acontece.

Contudo, é necessária muita caute-la para não transformar gastos desne-cessários em futura “dor de cabeça”. É importantíssimo controlar a ansiedade nesse caso. “As pessoas têm de contro-lar o quanto ganham e o quanto gas-tam”. Portanto, nada de se apaixonar por aquele sapato caríssimo de grife se você não tem como pagá-lo. As vitrines

do shopping são verdadeiras tentações, pois há tantas novidades em sapatos, roupas, perfumes, e outros itens encan-tadores. Mas um alerta: priorize gastos de real sobrevivência.

Coloque na sua cabeça que é impor-tante poupar uma parte do que se ga-nha, afinal, nunca se sabe o que terá de enfrentar no futuro. Assim, você pensa-rá duas vezes antes de adquirir aquele jeans que é a última moda. É necessário guardar 30% dos rendimentos

mensais. Dê preferência ao paga-mento à vista, porque, qualquer parce-lamento tem juros embutidos.

O cartão de crédito é vantajoso por ser mais seguro, já que ele dispensa ter dinheiro em espécie na carteira. Porém,

o cartão pode se tornar um vilão quan-do não é pago em dia, já que as opera-doras cobram juros exorbitantes.

Se desvencilhe das tentações das vi-trines e a manter uma vida financeira saudável com a “regra dos quatros Ps”, que são: planejar, pesquisar, pechin-char e pagar à vista. De acordo com ele, com isso é possível não arrombar o or-çamento. Se você faz o tipo de pessoa que só consegue ficar feliz e esquecer dos problemas com uma bela “orgia” de compras, fique preocupada. Certa-mente, você tem compulsão e precisa de ajuda profissional para dar fim a tanta sede de adquirir produtos novos a todo instante.

Sugestão de presentes Para a mulherEntre tantos que existem selecio-

namos alguns, são eles Bolsa, sapato, perfume, porta-retrato, jóias e bijute-rias, livros, Cds, DVDs, celular, agen-da, mouse em forma de bichinho ou um bichinho de verdade, lembrando com-pre apenas um produto, não vai querer exagerar e dar um monte de presente.

Para o homemPrimeiramente procure avaliar a

qual homem irá presentear, entre os melhores produtos para estão Conjunto de barbear, perfume e loção pós-barba, livro, cinto, camisa do time do coração, kit para churrasco, CD, DVD, jogo de ferramentas e quem sabe se a grana ti-ver sobrando um celular.

Para a criançaComo toda criança gosta de brin-

car, como não podia deixar o principal recomendado são os Brinquedos, já depois disso, quem sabe livros infantis, CDs, DVDs, celular, games e bichi-nhos.

Veja como se controlar nas compras de final de ano

Page 6: Informativo Geração Vida nº 104 - Janeiro 2010

6

Algumas pessoas não agüen-tam sequer esperar em uma fila, e acabam brigando ou

desrespeitando os outros. A paciência é uma virtude que irá ajudar nos quando alguma situação não for bem. Podemos compará-la ao um lubrificante que evi-ta um grande aquecimento quando os problemas provocam atrito. A Bíblia diz: "Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não pro-duz a justiça de Deus" (Tiago 1:19-20). A paciência é aquela qualidade que per-mite a uma pessoa suportar com calma e serenidade uma situação que não é desejável, lembrando que Deus orienta que se tenha longanimidade como diz em (Gálatas 5:22; Efésios 4:2; Colos-senses 3:12).

Provérbios (14.29), o qual diz que a pessoa que se mantém calma é sábia mas a que facilmente a perde não tem juízo. "Na verdade, o que tem aconte-

cido é a falta deste juízo. As pessoas acabam deixando que a paciência vá embora e o contrário da paciência será

a ira. No livro de Provérbios (16.32), a Bíblia mostra que mais vale ter paciên-cia do que ser valente. É melhor saber

se controlar do que controlar cidades inteiras". A pessoa deve ser sensata e se perguntar por que está com raiva. Vale a pena mostrar esta raiva? Gritan-do ela vai conseguir o que quer? Em Provérbios (29.11) diz: "O tolo mostra toda a sua raiva mas, quem é sensato se cala e a domina". "A temperança é fun-damental. O nome já diz: moderação, distância de qualquer excesso, aquele que guarda sobriedade.

A Bíblia nos diz: “Que a esperan-ça que vocês têm os mantenha alegres; agüentem com paciência os sofrimen-tos e orem sempre” (Rm 12.12). Deus prometeu que nunca nos deixaria de-samparados. O motivo da nossa paci-ência é o amor de Deus por nós, que mandou o seu Filho Jesus para morrer em nosso lugar. Com fé em Cristo, nós temos a certeza da vida eterna e o nos-so coração pode se acalmar e, nessa certeza, podemos ter mais paciência no dia-a-dia.

Você tem paciência?

Page 7: Informativo Geração Vida nº 104 - Janeiro 2010

7

Qualidade de vida é funda-mental, mas quase nin-guém pára para pensar que

a vida pode ser muito melhor e mais simples se realizarmos pequenos ges-tos e atitudes que podem fazer a maior diferença no nosso cotidiano . E isso, também pode melhorar seu dia, seu hu-mor, sua vida.

* No trabalho sempre que for bus-car um café ou água, não custa pergun-tar se alguém quer e trazer com prazer - pelo menos para quem senta ao lado ou os colegas mais próximos.

* Procure incorporar a cortesia em sua vida. No elevador, em filas, e prin-cipalmente em lugares difíceis ou situ-ações de crise. Essa é a diferença entre o sujeito insignificante, igual a todos e aquele de quem todo mundo lembra quando quer companhia.

* Em supermercados não faltam ocasiões para ser gentil. Deixe aquela senhora ou senhor idoso passar na fren-te na fila dos frios ou da carne. Mas, principalmente, na fila do caixa quando você está com o carrinho lotado e atrás de você está uma pessoa com um ou dois volumes a mais do que o permiti-do no caixa expresso - dê um sorriso e deixe passar.

* Saindo da sua garagem, em es-quinas ou em cruzamentos, mesmo que esteja com pressa, vá com calma e deixe o nervoso, atacado ou estressado, seguir na sua frente. Em vez de buzi-nar, falar mal e fazer cara feia. Sorria e pense em seu bem estar. Nada é mais importante que o seu bom humor.

*Nas festas: Ser alegre não quer dizer ser escandaloso. Não se demo-re muito para ir embora de uma festa. Aquele grupinho que fica até altas ho-ras quando a festa acabou meia-noite talvez não esteja se excedendo sobre a acolhida dos amigos. Apresente seus amigos para seus pais quando eles fo-rem à sua casa.

Ser cortês também está ligado a não ser folgado... Por isso, no carro de al-guém ou mesmo em casa, não mude o canal da TV ou a estação de rádio sem consultar o dono do carro ou as pesso-as que estão juntas. E lembre-se: por favor, e obrigado são palavras essen-ciais...

As boas maneiras estão ligadas ao que realmente somos às nossas vir-tudes. Não se deve confundir riqueza com boas maneiras nem pobreza com rudeza.

Cortesia no dia-a-dia

Page 8: Informativo Geração Vida nº 104 - Janeiro 2010

8

Feira Cultural AniversariantesJaneiro

José Carlos Cunha 01/01Antero Balbino Ferreira 03/01Daniel Antº Celestino 03/01Miguel Rodrigues 04/01Silmara Malavazi 06/01Emílio Cretuchi 08/01Aparecida da S. Ferreira 10/01Luciana Oleriano 10/01Nerly Coutinho 11/01Alexandre Soares 14/01Sandro Henriques 15/01Yuri da S. Rosseti 19/01Cristiane de Moraes 19/01Maria de Jesus 20/01Rodolfo Krupniski 22/01Kelly C. S. Serafim 22/01Rute Oliveira Barros 23/01Jesiane S. Barros 25/01Gelson Aparecido 25/01Gisele G. Ferrari 25/01Joice G. D. de Castro 27/01Arielli Gonçalves 28/01Juliana C. Costa 30/01Thaiane E. Santos 30/01

Nos dias 25,28 e 29 de Novembro na Associação Filantrópica Geração Vida foram apresen-tadas várias Histórias Bíblicas e Conhecimentos Gerais em uma Feira Cultural. As crianças

e adolescentes da escolinha Geração Vida se empenharam e fizeram um lindo trabalho. Maternal de 3 a 5 anos nos contou a história da Arca de Noé, aonde nos relata um homem muito fiel e obediente a Deus que com sua coragem e fé salvou sua família de um grande dilúvio. Turma A de 5 a 7 anos apresentou a história de Daniel um menino corajoso que

adorava a Deus. Daniel foi lançado na cova dos leões e através de sua fé e fidelidade, Deus fechou a boca dos leões. Turma B de 7 a 9 anos esses alunos nos mostraram que a palavra é uma semente a qual nos escolhemos aonde lançar se na Beira do Caminho, na Pedra, nos Espinhos ou na Terra Boa, esta é a Parábola do Semeador. Turma C de 9 a 13 anos: Fizeram

várias exposições de fotos e fatos que nos, mensagens que ficam em oculto em filmes, músicas, desenhos que contém imagens e símbolos. Adolescentes de 13 a 17 anos: Apre-sentaram a História do Cigarro com todos os seus componentes, com demonstrações de órgãos do corpo de um fumante e um não fumante, com fatos, fotos e pesquisas de pes-

soas que fumam e com pessoas que pararam de fumar. Parabéns a todos os colaboradores da Feira e aos professores pela sua dedicação.

Page 9: Informativo Geração Vida nº 104 - Janeiro 2010

9

Passividade é um estado de espírito que tem impedido muitas pessoas de romperem

e desfrutarem dos sonhos que Deus planejou para elas.

A passividade pode te levar a ficar rodeando uma mesma montanha por muito tempo, isto quer dizer as coisas não mudam e ela também não faz nada para mudá-las.

Existem pessoas que estão num es-tado de passividade porque tentou de tudo e não obteve nenhum êxito. Elas simplesmente se cansaram, desanima-ram e agora estão vivendo uma vida de qualquer jeito.

Outras vivem a lei do menor esfor-ço, você conhece alguém que vive fa-lando: "está assim porque é da vontade de Deus" são pessoas que atribuem ao Senhor o fato de nada novo acontece-rem em suas vidas.

Não importa qual seja o motivo à passividade é um perigo nas vidas, pois, ela é capaz de enterrar o sonho mais lindo que Deus tenha plantado num coração.

Este começo de ano é um bom mo-tivo para você deixar de lado toda pas-sividade e ir à busca dos seus sonhos e projetos. E se eles já estiverem enterra-dos, saiba que Jesus é especialista em dar vida para o que já está morto.

Então neste ano de 2010 faça aquilo que está em suas mãos para fazer, Não se esqueça que o nosso caminho é feito Pelos nossos próprios passos...

Mas a beleza da caminhada... De-pende dos que vão conosco, e

nem sempre estamos atentos ao queRealmente importa, a nossa família,

amigos ePrincipalmente a presença de Deus

em nossas vidas. Tenha uma vida espi-ritual ativa, lembre-se que Toda vitória começa primeiro com o Sim de Deus. Então siga este conselho que a Bíblia ensina: “Busque em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e tudo de que você precisar será acrescentado à sua vida.”

(Mateus 6.33). Deus te abençoe muito e feliz 2010!

Informativo Geração Vida

Mensagem Final de ano

Page 10: Informativo Geração Vida nº 104 - Janeiro 2010

10

Jenifer Caroline R. Dearo 09/01Antônio Augusto Soares 11/01Bárbara C. Vaidma 17/01

O Amigo de Deus vai morar no céu

Jesus morreu, mas voltou a viver. Ele ressusci-tou. Depois da morte de Jesus os discípulos reu-niam-se secretamente porque tinham medo dos líderes religiosos. De repente, Jesus apareceu. Eles pensaram que fosse um fantasma.

- Porque estão com medo?- perguntou Jesus.- Toquem em mim! Vejam, não sou um fantasma!

Jesus deu várias instruções aos seus discípulos até o dia em que Ele foi morar no céu. Obrigado Jesus porque um dia iremos morar no céu tam-bém. Texto Bíblico Lucas 24:36-43

Aniversariantes

de Janeiro

Figuras Diretas

Page 11: Informativo Geração Vida nº 104 - Janeiro 2010

11

Ame seus pais e jamais fale mal deles ou do que acon-tece na sua família.

• Jamais fale de maus modos ou com grosseria e impaciência nem com

seus pais ou membros mais velhos de sua família.

• Por mais independentes, ve-lhos, casados e responsáveis que os filhos já sejam, todos devem, aos seus

pais respeito e reverência. O respeito pelos pais passa por:

• Não responder bruscamente e de maus modos.

• Procurar compreendê-los quando nos repreendem ou aceitando as diferenças de geração. Não espere o seu pai ser perfeito, ou do jeito que você gostaria que ele fosse para você mesmo dar exemplo de virtude cristã.

• A modernidade nos dá mais liberdade para falar mais abertamente com os pais, mas isso não permite que faltemos com respeito ou que os “use-mos” só para pedir dinheiro, torná-los nossos “empregados” abusando de sua boa vontade e explorando-os seja na sua paciência, amor e boa vontade.

• Os pais idosos merecem espe-cial consideração, se tem uma condição de saúde mais frágil devemos evitar preocupá-los com o que não podem re-solver.

• Se você deu sua palavra de que faria alguma coisa para seus pais não deixe de fazer o que prometeu. Cumpra todas as regras de boas maneiras.

• Sempre que entramos ou saí-mos de casa cumprimentamos nossos pais.

• Não fazemos exigências e re-clamações indevidas aos pais nem lhes cobramos circunstâncias e bens mate-riais acima de suas capacidades.

• Evite-se desgostar os pais com qualquer coisa de errado ou que sabe que os desgostaria. Muito ao contrário procure fazer coisas boas que os façam felizes.

• Evite atitudes arrogantes, de crítica gratuita, desprezos, vergonha dos pais, comparações com outros pais.

Tenha sempre muito amor e orgulho dos seus pais.

Todo ser humano tem defeitos in-clusive os pais, mas isso não é motivo para não amá-los porque a maior dig-nidade do ser humano é amar gratuita-mente, amar pelo que a outra pessoa é ser agradecida e não um julgador que mede o valor dos pais e familiares pela “utilidade” e “benefícios.”.

Devemos amá-los como Deus nos amou, gratuitamente. A família deve ser um local de paz e renovação das forças de seus membros e por isso é preciso viver e promover um clima de respeito que é essencialmente amar e respeitar cada membro da família como ele é.

Se precisar dizer algo sério para seus pais, como fazer-lhes uma corre-ção fraterna, por exemplo, não se omi-ta, mas faça isso com amor e carinho e para o bem de seus pais e não para “se livrar” de algo que lhe incomoda. Ore todos os dias e agradeça a Deus por eles e por toda a sua família.

Filhos amem e respeitem seus Pais

Page 12: Informativo Geração Vida nº 104 - Janeiro 2010

12

Divisão de BensDois companheiros de juventude se reencontram após muitos sem se ver:-Grande Carlão! Há quanto tempo! Como você tem passado, cara? O que tem feito da vida durante to-dos esses anos?-Bom, meu caro Hamilton, eu vou tocando a vida. Já casei, tenho três filhos, me separei, o divórcio saiu esta semana, com divisão de bens e tudo mais.-E seus filhos?-A decisão do meritíssimo juiz foi para que ficassem com aquele que recebeu a maior parte dos bens na divisão.-Isto quer dizer que eles estão morando com sua ex-esposa?-Não é bem isto, na verdade eles ficaram com nosso advogado.

A bezerrinha e o advogadoUm fazendeiro vai ao escritório de um advogado. Lá ele pergunta ao doutor: -Dr, lá na minha propriedade, eu tenho uma vaca que foi cruzada com o touro que é de um vizinho. Agora nasceu uma bezerrinha. Eu quero saber se a bezerra é minha ou do meu vizinho? -A bezerra é sua! O cara vai para casa feliz da vida com a resposta. Pouco tempo depois, chega ao es-critório o vizinho do primeiro fa-zendeiro e a história é a mesma: -Dr.,eu tenho um touro e o meu vizinho tem uma vaca. Eles foram cruzados e nasceu uma bezerra. De quem ela é? Minha ou do meu vizinho?

-É claro que ela é sua! E esse também vai embora, todo contente. O assistente do advogado, que ob-servou toda a história fica curio-so e pergunta: -Mas afinal, Doutor, de quem é a bezerra? -De quem é não importa, mas vai ser minha!

Milagre na AviaçãoEm um vôo que veio de Cuiabá para São Paulo o pessoal do desembar-que de bagagens encontra morto um cachorro Poodle, desses bem pequeninos, que veio no comparti-mento de cargas.Preocupados com as complicações que isto poderia dar, já pensaram na dona chorando e no pedido de indenização. Enquanto não deci-diam o que fazer, foram atrasan-do a entrega das bagagens aos passageiros.No aeroportoAcabaram concluindo que o pilo-to se esqueceu de pressurizar o porão de cargas, o que matou o pobre do au-au. Para evitar mais confusão, um funcionário foi até um pet-shop, uma dessas lojinhas de animais, e comprou um cão igualzinho ao falecido.Liberaram as bagagens e entrega-ram o cachorro para a dona. Mas, apesar do esforço, a mulher insis-tia que aquele não era seu cão.E o pessoal da companhia insistia no contrário.Por fim, um funcionário disse que ela não estava reconhecendo o ca-chorrinho era por causa da pres-surização que afeta as pessoas.

Aí, a dona respondeu:-Essa pressurização deve ser boa mesmo, pois meu cão embarcou morto no aeroporto de Cuiabá para ser enterrado aqui em São Paulo.

Ele é uma figura!!! Cara chega ao restaurante, sen-ta-se e, acenando com o braço, diz:-Faz favor, firmeza, fineza fazer frango frito!-Pois não, com quê, cavalheiro?-Farofa, feijão e fritas.-Deseja beber alguma coisa?-Fanta.-Um pãozinho para esperar a re-feição?-Faça fatiado.O garçom serve o cliente incon-formado com o fato de ele falar tudo com F, e volta depois que o sujeito termina a refeição.-Vai querer sobremesa?-Frutas frescas.-Tem alguma preferência?-Figo.Depois da sobremesa, ainda curio-so, o garçom pergunta:

-O senhor deseja um café?-Forte e fervido.Quando o sujeito termina o café, o garçom lhe faz algumas pergun-tas:-E então, como estava o cafezi-nho?-Frio, fraco, fedorento, fervido num filtro furado, formiguinhas flutuando no fundo e fazendo fo-foca.Aí o garçom decide desafiá-lo a fim de testar até onde ele vai.-Qual é sua graça?-Felipe Florêncio Farias Filho.-De onde o senhor vem?-Fortaleza.-O senhor trabalha?-Fui ferreiro.-Deixou o serviço?-Fui forçado.-Por quê?-Faltou ferro.-E o que o senhor fazia?-Ferrolho, ferradura, faca... Fer-ragem.-O senhor torce por algum time?-Fui Flamengo.-E deixou de ser por quê?-Fez feio.

Page 13: Informativo Geração Vida nº 104 - Janeiro 2010

13

Page 14: Informativo Geração Vida nº 104 - Janeiro 2010

14

Ingredientes: - 1 Panetone de 500g- Meia lata de leite condensado- Meia lata de creme de leite- 1 litro de sorvete de sua preferência Modo de preparo: - Corte uma tampa na parte de cima do Panetone.- Retire todo o miolo, deixando uma espessura de 2 cm. Reserve.- Misture o leite condensado e o creme de leite, e acrescente o sorvete delica-damente.- Pique o recheio do Panetone grossei-

ramente e acrescente-o à mistura ante-rior.- Coloque, dentro do Panetone, essa mistura, tampe e enrole-o com papel alumínio.- Coloque o Panetone no congelador por 6 horas. Pronto, você terá um Sorvetone, que você poderá cortar e servir como se fosse um Panetone (a aparência é mui-to semelhante), só que cada fatia terá o gosto do tradicional Panetone mistura-do com gosto de sorvete.E fica geladinho. Experimente!

Sorvetone

ÊX

OD

XO

DO

Page 15: Informativo Geração Vida nº 104 - Janeiro 2010

15

Hálito puro e sorriso saudá-vel é o resultado de uma boa higiene bucal. Isso

significa que, com uma higiene bucal adequada:

Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;

A gengiva não sangra nem dói du-rante a escovação e o uso do fio dental e o mau hálito deixam de ser um pro-blema permanente.

A halitose ou mau hálito não é uma doença e sim, um sinal ou sintoma de que algo no organismo está em dese-quilíbrio, que deve ser identificado e tratado. Existe mais de 50 causas para

a alteração do hálito e, em aproximada-mente 90% dos casos, a origem desta alteração é bucal.

Pode ser de origem fisiológica (háli-to da manhã, jejum prolongado, dietas inadequadas…), razões locais (má-hi-giene bucal, placas bacterianas retidas na língua e/ou amídalas, baixa produ-ção de saliva, doenças da gengiva…) ou mesmo razões sistêmicas (diabetes, problemas renais ou hepáticos, prisão de ventre, entre outras).

Normalmente quem tem mau há-lito não percebe, pois as células res-ponsáveis pelo olfato rapidamente se adaptam a qualquer odor se ele for

constante, e é por isso que o portador de halitose acostuma-se com o próprio hálito, não sendo capaz de perceber o seu problema.

Como PrevenirRealizar uma boa higiene bucal, in-

cluindo nesta rotina a limpeza de sua língua;

Evitar intervalos superiores a 3 ou 4 horas entre as refeições; Beber de 2 a 3 litros de água (ou outros líquidos) por dia;

Quem possuir próteses removíveis ou totais deve limpá-las após cada re-feição, utilizando, de preferência, uma limpeza com escova e produtos espe-ciais;

Não utilizar soluções anti-sépticas que contenham álcool em sua compo-sição. O enxaguatório Hálito fresco, não contém álcool, e foi desenvolvido especificamente para o controle e trata-mento da Halitose;

Evitar o consumo excessivo de ali-mentos com odor carregado.

Ao primeiro sinal de sangramento gengival procurar um dentista.

É muito importante ressaltar que o mero uso de produtos para o mau hálito pode resolver com eficiência o proble-ma do hálito em si, mas é fundamental saber o que existe por trás da alteração do mesmo. Por isso, uma consulta a um profissional deve ser realizada para que as causas também sejam tratadas. Existem profissionais especializados que podem solucionar esse problema; entretanto, o paciente tem papel funda-mental na manutenção dos resultados. Consulte o seu dentista caso as suas gengivas doam ou sangrem quando você escova os dentes ou usa fio dental,

e principalmente se estiver experimen-tando um problema de mau hálito.

Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e in-dicar as áreas que exigem atenção ex-tra durante a escovação e o uso do fio dental.

Você poderá acessar o site www.mauhalito.com.br, ou no site da Asso-ciação Brasileira de Estudos e Pesqui-sas dos Odores da Boca, www.abpo.com.br

Higiene bucal

Page 16: Informativo Geração Vida nº 104 - Janeiro 2010

16

O que mais cansa você? Mui-tas pessoas vivem cansa-das, nem sempre por causa

do esforço físico demasiado, mas sim pelas preocupações e problemas do dia-a-dia. E como você está? Cansado? Muitas vezes a causa do nosso cansa-

ço é ter que carregar todas as preocu-pações e problemas sozinhos, sem ter com quem contar ou alguém que possa ajudar. Mas, nós temos uma boa notícia para você. Temos o antídoto para o seu cansaço. Este remédio é Jesus Cristo. Ele mesmo promete isto: “Venham a

mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mateus 11.28.

Neste versículo Jesus está fazen-do um convite a todos aqueles que se encontram cansados e oprimidos. Al-guém que está cansado é o sujeito que já esgotou suas forças, que já andou por muitos caminhos, porém não encon-trou alívio para a opressão. Um homem oprimido é aquele que não está descan-sando, pois não há paz no seu coração. Muitos motivos levam uma pessoa a estar oprimida, a insatisfação com a vida, problemas familiares, enfermida-des e principalmente à distância para com Deus, pois ela gera insegurança no coração. Por isso Jesus disse: “Ve-nham até a mim”. Estas palavras estão nos convidando a sair da posição que estamos e nos mover até o lugar onde Jesus está. A posição de Jesus é aque-la que foi estabelecida por Deus para o homem desde o princípio, que é a de dar vitória a seus filhos.

Jesus disse mais, ele disse que nos aliviaria. Aliviar é remover a carga que está nos nossos ombros, é dar paz ao nosso coração. Jesus tem a capacida-de de destruir com o medo diário de não conseguir vencer, ele destrói com o medo da morte e da solidão, Jesus faz com que valorizemos cada dia, que vivamos por amor, que agradeçamos a tudo o que temos. Jesus transforma o nosso coração e também muda tudo que está ao nosso redor. Ele traz alívio e paz. Quem sabe não chegou à hora de você parar de carregar sozinho os seus problemas e preocupações. Confie em Jesus! Ele quer dar o descanso que você tanto precisa.

Certo dia um homem foi em uma escola falar de Deus.

Chegando lá perguntou se as crianças conheciam a Deus, e elas responderam que sim.

Continuou a perguntar e elas disse-ram que Deus é o nosso pai, que ele fez o mar, a terra e tudo que está nela, que nos fez como filhos Dele, etc...

E o homem se impressionou com a resposta dos alunos e foi mais longe: "Como vocês sabem que Deus existe, se nunca ninguém O viu?"

A sala ficou toda em silêncio, mas Pedro, um menino muito tímido, le-vantou as mãozinhas e disse: "A minha mãe me disse que Deus é como o açú-car no meu café com leite que ela faz todas as manhãs.

Eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do café com leite, mas se não colocá-lo, fica sem sabor.

Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos; mas se Ele sair de perto, nossa vida fica sem sabor..."

O homem sorriu e disse: "Muito bem Pedro, eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida...

" Deu a bênção e foi embora da es-cola surpreso com a resposta daquela criança.

Deus quer tornar a nossa vida muito abençoada, mas para que isso aconteça é necessário deixarmos que Deus faça milagres e uma grande transformação em nosso coração.

Pense nisso, hoje não esqueça de colocar "AÇÚCAR" em sua vida!

Como vencer o cansaço