camboriú 130 anos

24
Jornal Linha Popular abril de 2014 No aniversário da cidade, conheça empresas, projetos, produtos e personalidades camboriuenses reconhecidos no estado, no país e até no mundo

Upload: jornal-linha-popular-camboriu-sc

Post on 20-Feb-2016

263 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Caderno especial de aniversário de 130 anos da cidade de Camboriú/SC

TRANSCRIPT

MADE IN CAMBORIÚ

Jornal Linha Popular abril de 2014

No aniversário da

cidade, conheça

empresas, projetos,

produtos e

personalidades

camboriuenses

reconhecidos no

estado, no país e

até no mundo

Camboriú 130 anos2 abril de 2014

Que sua natureza se preserve forte como ocaráter de sua gente. Parabéns, Camboriú!

Homenagem da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio ItajaíBalneário Piçarras – Bombinhas – Camboriú – Ilhota – Itajaí – Itapema – Luís Alves – Navegantes – Penha – Porto Belo

Fone/fax: (47) 3365-5983Rua Ernesto Florêncio Pereira, 262, Sl. 01 - Centro, Camboriú [email protected]

PARABÉNS, CAMBORIÚ

Faça sua cotação online: www.dallagojacobseguros.com.br

130 ANOS DE HISTÓRIA

Camboriú

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Camboriú

se orgulha de fazer parte desta história de

sucesso e evolução! Parabéns, Camboriú,

por seus 130 anos!

De Camboriú para o mundo

Camboriú é uma cidade repleta de ta-lentos, boas iniciativas, empreendedores de sucesso. E muitos deles não tiveram seu potencial restrito apenas à cidade. Há pessoas e empresas que nasceram aqui e se destacaram em outros lugares. E o objetivo do jornal Linha Popular neste caderno é mostrar para a cidade algumas destas histórias, que são capazes de me-xer com o ego do nosso povo e estimular o surgimento de novas ideias.

Reunimos aqui iniciativas bem sucedidas que são re-conhecidas em outros locais. São histórias de pessoas que ajudam a levar o nome de Camboriú ainda mais longe, que mostram que a cidade também é celeiro de grandes talen-tos e boas ideias. Este é o presente do Linha Popular para os leitores nestes 130 anos do município: mostrar que aqui Camboriú é notícia – mas não apenas aqui.

Camboriú 130 anos 3abril de 2014

Confecção da cidade produz camisas para a Rede GloboInstalada no bairro Santa Regina, empresa está produzindo uniformes que serão usados por Galvão Bueno e Ronaldo

Carlos Alberto Zir era um dos sócios da antiga Co-fran, empresa de confecções que durante 17 anos atuou em Camboriú. “Foi a maior empregadora da ci-dade, chegou a ter 350 empregados”, recorda. Mas em 2008, a Cofran fechou as portas. E Carlos precisou se reinventar no mundo dos negócios.

Primeiro atuou em Balneário Camboriú. Depois surgiu a oportunidade de voltar para cá. Em um gal-pão localizado no bairro Santa Regina, ele instalou a Confecções Tombini. A empresa tem uma proposta di-ferente. “Nós não vendemos produtos, vendemos ser-viço”, ele explica. A empresa cria projetos de camisas para uniformes e terceiriza quase toda a mão de obra.

Quando abriu o novo negócio, Carlos trouxe con-sigo antigos clientes da Cofran. E eles abriram novas portas. Foi por intermédio de um deles que o trabalho feito aqui em Camboriú chegou ao conhecimento da Rede Globo. E a encomenda mais ilustre da história das Confecções Tombini vestirá nomes conhecidos de todo brasileiro, como Ronaldo e Galvão Bueno. “Acabamos de entregar 5 mil camisas que serão usadas pela equi-pe de esporte da Rede Globo durante o lançamento da nova programação e a Copa do Mundo”, conta Carlos.

Em junho e julho, durante a Copa do Mundo, vere-mos mais que a atuação da Seleção Brasileira da tela da Globo. Veremos os uniformes que saíram daqui.

Camboriú 130 anos4 abril de 2014

Projeto pioneiro na América LatinaEscola de cães-guia do IFC iniciou em 2012 e, em setembro, portadores de deficiência visual começam a receber os cães

Pioneira na inclusão de portadores de deficiência visual. Camboriú conquistou este título ao abrigar o pri-meiro curso de instrutores de cães-guia da América Lati-na oferecido por uma instituição pública. Em novembro de 2012, o Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Camboriú iniciou as aulas do projeto que foi planejado durante quatro anos e conta com a parceria da escola de cães-guia Helen Keller, de Balneário Camboriú.

Parte da política do Governo Federal de inclusão de portadores de deficiência em todo o país, o projeto che-gou a ser citado no ano passado pela presidente Dilma Rousseff como um dos mais importantes da área.

Segundo o Governo Federal, os poucos cães-guia no Brasil – são menos de cem, em um país mais de 500 mil deficientes visuais – são treinados no exterior e chegam a um preço elevado ao Brasil. O curso pre-tende mudar essa realidade.

A estimativa do Instituto Federal é ter, até 2015, 35 profissionais formados no e 215 duplas de defi-cientes visuais e cães-guia. A entrega do cão à pessoa com deficiência será realizada por meio de processo de seleção, sem custo.

Os cães treinados pelo IFC já passaram por famílias socializadoras e agora estão em fase de treinamento. Em setembro, eles começam a ser entregues aos defi-cientes visuais inscritos no projeto. No ano que vem, o projeto que começou aqui será levado para outras cidades brasileiras.

Hortaliças viram referência em CubaPesquisadores visitaram terras de Pedro Alemão, no Rio Pequeno, e conheceram o cultivo em estufas

Pedro Nilo Gelsheichter, conhecido como Pedro Ale-mão, planta verduras há mais de 30 anos. No decorrer do tempo, percebeu as mudanças climáticas e, há quase dez anos, decidiu fazer um teste: cultivar hortaliças em estufas. Começou com poucas áreas protegidas e percebeu que os produtos cultivados ali eram melhores que aqueles que “fi-cavam no tempo”, como explica. Resolveu expandir o ne-gócio. Hoje, tem mais de 50 estufas em uma área de 25 mil metros quadrados no interior do bairro Rio Pequeno.

Nas terras ele planta alface, cebolinha, salsa, couve, bró-colis, espinafre, entre outros produtos. A maioria é vendida para Balneário Camboriú. Desde que mudou a técnica de plantio, Pedro Alemão não passou um dia sem colher e en-tregar os produtos cultivados em suas estufas.

O resultado deu tão certo que, além de motivar produ-tores rurais locais, tem servido de exemplo para profissio-nais do Brasil e do mundo. No fim de 2012, uma delegação de Cuba visitou a cidade e conheceu a plantação de Pedro Alemão. A visita ocorreu devido a um convênio que o Brasil tem com Cuba através da Epagri.

Segundo os pesquisadores, a produção em abrigos pro-tegidos chama a atenção porque resulta em um maior índi-ce de produção. Camboriú se tornou referência neste tipo de cultivo, que pode ser levado para outros países. Pedro Alemão conta que, além da visita da delegação cubana, já recebeu produtores de outras cidades catarinense, do Para-ná, São Paulo e estados ainda mais distantes.

Camboriú 130 anos 5abril de 2014

Camboriú, a WJA está preparandomais um presente para você. Parabénspelos 130 anos de história, sucesso e

evolução. Conte com a gente!

CENTROCamboriú

47 3050.404047 3365.2287

João PedroR E S I D E N C I A L

Camboriú 130 anos6 abril de 2014

A dança local nos palcos do exteriorA escola de dança Kaiorra foi criada em Camboriú há dez anos e levou sua arte para fora daqui

Criada por Iolanda Hahn e duas amigas, a escola de dança Kaiorra iniciou seus trabalhos de forma tímida em Camboriú. Mas em pouco tempo, conquistou reconhecimento e respeito dentro e fora da cidade. Em apenas um ano, a escola começou a formar grupos de dança e viajar, participando de competições.

Em 2006, a coreografia “Um cangaço dife-rente” foi um divisor de águas na história da Kaiorra. “Desde então sempre nos destacamos muito no Festival de Dança de Joinville”, con-tou Iolanda durante as comemorações de uma década da escola. Em 2007, ela recebeu a indi-cação de coreógrafa revelação no evento.

Além do maior festival de dança do Brasil e eventos em todos os estados, coreografias da Kaiorra foram levadas para todo o mundo. O grupo se apresentou em Nova York duas vezes e também esteve em um festival de dança na Alemanha. O resultado de tudo isso está em tantos troféus que para expor na nova sede da escola, Iolanda precisou selecionar.

Os dez anos da Kaiorra foram comemora-dos com a inauguração da nova sede na rua José Francisco Bernardes, no centro da cidade. Além disso, a escola já tem uma filial em Bal-neário Piçarras e deve abrir uma nova unidade em Gaspar em 2015.

Dos lagos daqui para enfeitar a regiãoPeixes ornamentais criados na localidade do Cerro são comercializados em Santa Catarina e no Paraná

Wanderlei de Souza trocou a profissão de torneiro mecânico e a cidade natal, Rio do Sul, para se instalar em Camboriú. E mudou radical-mente de vida. Decidiu tornar o hobby, o amor pelos peixes, uma profissão. E foi assim que pas-sou a criar peixes ornamentais, que hoje vende para toda a região e também para o Paraná.

“O peixe é uma terapia”, afirma Wanderlei. “Comecei fazendo aquários e percebi que tinha um rendimento maior com a criação”, conta. Ele mora hoje na localidade do Cerro, interior de Camboriú, e cuida de oito lagoas ao lado da esposa. Cada uma delas tem uma função espe-cífica na criação dos animais.

Além da divisão das espécies, Wanderlei cui-da do adubo nas lagoas, da desova e da apli-cação de hormônio nos peixes ornamentais. Recebe visitantes principalmente de Balneário Camboriú e do Paraná, e no verão, entrega as encomendas.

O trabalho dele já é reconhecido lá fora, mas pouco apreciado dentro de Camboriú. “As pes-soas ficam sabendo mais no boca a boca”, co-menta. É por isso que Wanderlei decidiu parti-cipar da Exporural 2014. Em um stand da festa, que acontece neste fim de semana, ele mostra-rá seus peixes e também os móveis rústicos que fabrica nas horas de lazer.

Camboriú 130 anos 7abril de 2014

Rua Samambaia, 951 - Monte Alegre | (47) 33638837

Força. Amor. Coragem.É o que desejamos paratoda a população destalinda cidade. Parabéns.

5 de abril. Camboriú, 130 Anos

SANECOM SERVIÇOS DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

Rua Cel. Benjamin Vieira, 10, sala 2/3 | centro 47 3365.2213 | 3365.3647

O 2º melhor club do mundoGreen Valley fica no bairro Rio Pequeno e chegou a ostentar o título de melhor club do planeta

A casa noturna fica numa ampla área no bairro Rio Pequeno, em Camboriú. Foi inaugurada em 2007 e em 2012, se tornou o melhor club do mundo. Foi assim que a Green Valley levou o nome de Camboriú para o exterior.

Dos 30 melhores DJs do planeta, 24 já passaram pela casa noturna que surgiu com uma proposta ino-vadora. O projeto arquitetônico seguiu uma integra-ção dos espaços abertos e fechados, criando uma li-gação com os lagos naturais, os morros em volta do club e toda a mata nativa. A ideia, segundo os pro-prietários, era aliar, com originalidade e requinte, to-ques de modernidade e rusticidade.

Seus mais de 10 mil metros quadrados de área aco-modam lagos, pistas de dança, camarotes, bares, banhei-ros, loja, praça de alimentação e um palco com equipa-mentos de ponta e alta tecnologia.

A eleição que tornou a Green Valley a melhor casa do ramo no mundo é feita através do voto popular todos os anos pela revista DJ Mag. Este ano, a “cam-panha” para manter o club no topo da lista conse-guiu seguidores famosos, que o jogador de futebol Neymar, que postou nas redes sociais o pedido de votos para o Green Valley.

O resultado saiu no mês de março e casa caiu de posi-ção, passando para o segundo lugar. O club de Camboriú trocou de lugar com o Space Ibiza, da Espanha, que havia ficado com a segunda posição no ano passado.

Foto: Divulgação/G

V

Camboriú 130 anos8 abril de 2014

Fruta cultivada em Camboriú é esperança no tratamento do câncerConhecida como bacupari boliviano, fruta já é vendida para todo o país e sementes chegaram a ser levadas para a China

Foi por acaso que as terras de Walnir Machiavelli se tornaram conhecidas até na China. Há 12 anos, quando deixou o Meio-Oeste catarinense para se mudar para o li-toral, encontrou no interior de Camboriú um sítio de um boliviano. Comprou o local e se mudou para cá. Perce-beu que entre as árvores plantadas nas terras havia uma fruta diferente: o achachairú, conhecido como bacupari boliviano. De início, não deu atenção. “Cheguei a cortar alguns pés”, ele revela.

Mas logo a planta começou a chamar atenção. Um engenheiro agrônomo começou a se interessar e cole-tou alguns pés da fruta. Além do sabor, ela se tornou aos poucos conhecida por suas propriedades. “Um paulista comprou algumas e mandou as sementes para Taiwan”, conta Walnir.

Recentemente, pesquisadores do curso de Farmácia e do programa de pós-graduação em Ciências Farma-cêuticas da Univali, em parceria com pesquisadores da Unicamp, divulgaram artigo em que apontam que com-postos isolados da planta demonstraram bons resultados contra o câncer.

O interesse para pesquisas e também pelo gosto da fruta faz com que Walnir e a esposa, Eloísa, cuidem ainda mais da propriedade que fica na localidade do Cerro. Os 12 pés de achachairú dividem espaço com outras árvores frutíferas e recebem atenção diária do casal, que conti-nua fornecendo exemplares para pesquisas e enviando frutas para todo o Brasil.

Maior acervo particular sobre SennaO acervo Tributo a um Campeão, que fica na Kadiz Esporte e Lazer, reúne mais de 2 mil peças sobre o piloto

No próximo dia 1° de maio, a morte do maior nome do automobilismo brasileiro completa 20 anos. O nome do ídolo Ayrton Senna atravessou gerações e sua trajetória se mantém viva ainda hoje. Em Camboriú, o reconhecimento ao legado de Senna ganhou forma. A cidade abriga o maior acervo particular sobre o piloto no Brasil.

São quadros, fotos, capacetes, roupas, livros, recortes de jornais e de revistas que totalizam mais de 2 mil peças. O acervo Tributo a um Campeão, que fica na Kadiz Esporte e Lazer, no bairro Tabo-leiro, é iniciativa de Altair dos Santos. Para ele, o legado de Ayrton Senna serve como inspiração.

Altair nunca havia ido a uma corrida de Fór-mula 1 enquanto Senna era vivo. Mas depois que o ídolo faleceu, estreitou laços com a família do piloto, de quem ganhou muitos materiais que fa-zem parte da coleção. Entre eles, uma escultura de bronze feita pelo artista italiano Marcello Giovan-none, que retrata o capacete de Senna e foi doada pelo instituto que carrega seu nome.

A obra internacional, que pesa 23 quilos, co-meçará a ser exposta no dia em que são lembradas as duas décadas da morte de Senna. Nos próximos meses, iniciará também o trabalho de catalogação das peças e Altair buscará o reconhecimento no Guinness Book.

Camboriú 130 anos 9abril de 2014

Parabéns,Camboriú

130ANOS

Camboriú 130 anos10 abril de 2014

A casa de grandes tenistas do paísInstituto Larri Passos, que fica no bairro Rio Pequeno, é um dos principais centros de treinamento do tênis brasileiro

Bia Haddad Maia, 17 anos, Thiago Monteiro, 19 anos, Orlando Luz, 16 anos. Estes são os nomes das principais revelações do tênis brasileiro na atua-lidade. Jovens atletas que já conquistaram títulos internacionais, estão entre os melhores tenistas do mundo em suas categorias e disputam as principais competições do esporte. Todos eles são pupilos do treinador Larri Passos, que tem como casa o centro de treinamento que leva seu nome e fica instalado no bairro Rio Pequeno, em Camboriú.

O Larri Passos Tênis Pro começou a ser constru-ído em 1994. A partir de 1997, quando o tenista Gustavo Kuerten, treinado por Larri, conquistou o primeiro título de Roland Garros da carreira, a estrutura foi ampliada e se tornou local exclusivo e privado para os treinos de Guga. Desde então, o espaço só evoluiu e hoje possui uma estrutura ímpar no Brasil, voltada à formação de futuros te-nistas.

No ano passado, a academia de Larri recebeu o Prêmio Tênis 2013, realizado pela Revista Tênis em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis, sendo eleita por jornalistas, especialistas e pelo pú-blico como a melhor academia de tênis nacional.

Além do trabalho voltado para atletas profis-sionais, o ex-treinador de Guga também realiza há 14 anos o projeto “Criança Feliz no Tênis, Feliz na Escola”, trabalho social que oferece aulas gratui-tas de tênis para crianças carentes do município. Hoje, cerca de 80 meninos e meninas participam do projeto.

Camboriú 130 anosTemos orgulho de morar nessa terra e poder trabalhar para melhorar a cidade!

Areias / Argamassa / Brita / Mistura / Barro / Demolição / Terraplenagem / Transportes / Dragagem / Locação de Equipamentos

Av. Santa Catarina, nº 1020 | Camboriú | www.areiaana.com.br | 3365-2323

PARABÉNS, CAMBORIÚ130 ANOS DE HISTÓRIA

Camboriú 130 anos 11abril de 2014

Povo hospitaleiro, rica em natureza, prontapara crescer. Que estes 130 anos marquemo começo de uma nova história.

05 de abril, aniversário de Camboriú

Homenagem da FamíliaEspaço Criança/Colégio Visão

Camboriú 130 anos12 abril de 2014

Mais de 32 mil itens para atender todas as suas necessidades!

Perfumaria As melhores marcas de perfumes do mundoNa Farmagnus, você encontra perfumes nacionais e importados que têm se destacado no mer-cado. Entre as fragrâncias mais marcantes estão as produzidas pela marca Carolina Herrera. Os valores da marca podem ser transmitidos em apenas quatro palavras: elegância, atemporalida-de, sofisticação e luxo. Tanto suas coleções de roupas e acessórios, quanto seus perfumes são originais e marcantes, utilizados por pessoas chiques e modernas que buscam algo único. Todos os perfumes têm uma uma identidade: uma ideia do que é a mulher/homem que o usa. Venha conhecer as diversas linhas da marca, como a 212 e a Chic, para homens e mulheres.

Por meio de programa do Governo Federal, você tem direito a medicamentos com até 90% de desconto. No caso de asma,

hipertensão e diabetes, os medicamentos são gratuitos.Traga seu CPF, documento com foto e receita médica válida da rede pública ou particular.

Camboriú 130 anos 13abril de 2014

Diversos produtos para seu bem-estar

Suplementos A mais completa linha de nutrição esportiva

Entre os nossos produtos de destaque está o CARNPRO,

desenvolvido com a proteína isolada e hidrolisada da carne, obtida por avançados proces-sos tecnológicos de extração, clarificação, isolamento e hi-drólise enzimática, tornando a proteína mais pura e muito

mais concentrada, e isenta de gordura. Cuidadosamente

formulado, resulta em um delicioso shake proteico de ex-celente qualidade nutricional,

com 26g de proteína, 0 lac-tose e 0 colesterol e apenas

19mg de sódio na porção.

Dermocosméticos

Uma das principais marcas do setor de dermocosméticos que você encontra na Farmagnus é a Vichy, que está entre as 10 maiores do grupo L’óreal. Seus produtos são os mais vendidos em farmácias na Europa. O objetivo da marca é restaurar e manter uma pele saudável, tratando ou prevenindo diversos problemas da pele como a desidratação, o ressecamento cutâneo, manchas, rugas e outros sinais de envelhecimento. Para isso criou uma linha completa de produtos para o cuidado da pele contendo os ingredientes ativos mais inovadores do mercado.

CAPITAL SOLEIL TOQUE SECO FPS 30 O protetor solar em gel creme possui sistema sinérgico de filtros Vichy, alta-mente eficaz contra os danos cau-sados pelos raios UVA e UVB. Sua fórmula única é enriquecida com PCA de Zinco, que age na regulação da produção de sebo, e Diakalyte, para efeito matificante imediato. Sua textura garante toque seco duradouro até mesmo na pele oleosa. Absorção imediata e oil free. Resistente à água.

Unidade CamboriúRua Gustavo Richardem frente à Praça das Figueiras

Tele-entrega3365-11953365-2773

Camboriú 130 anos14 abril de 2014

130

Homenagem do

Vereador Guigo

Anos de CamboriúQue essa rica

história continue sendo motivo de

orgulho para todos que escolheram esta

cidade para viver!Parabéns, Camboriú!

Entre os homens mais fortes do mundoCícero Bezerra da Silva já conquistou 5 títulos mundiais em esportes de força e entrou para o Hall da Fama Brasil

O camboriuense Cícero Bezerra da Silva pode ser considerado um dos homens mais fortes do mundo. Praticante dos esportes de força há 14 anos, ele já conquistou cinco títulos mundiais. No último Mundial que participou, no ano passado, foi o melhor de 5 bra-sileiros e detém 6 recordes. O atleta também possui 24 títulos brasileiros.

Com tantas conquistas, neste ano, Cícero foi indi-cado para receber a maior honraria na modalidade de Levantamento de Peso no país. Ele foi incluído no Hall da Fama Brasil da Confereração Brasileira de Esporte de Força. A indicação se deve pela participação dele no Mundial do ano passado, quando retornou para Camboriú com o título de Melhor Supino do Mundo, na categoria 82,5 kg.

Neste ano, ao lado da equipe de esporte de força de Camboriú, Cícero já iniciou sua participação no Campe-onato Brasileiro de Levantamento de Peso. A primeira etapa aconteceu em Caxias do Sul e novamente ele foi o grande destaque: campeão na categoria Open Su-pino, com 215 kg, e na Open Supino Repetição, com 41 repetições, além de Melhor Supino da competição, Maior Supino e Maior Supino Repetição.

Como grande meta para este ano, o atleta pretende disputar mais uma etapa do Mundial, em novembro, e também está com a tarefa de subir de categoria de peso corporal, um pedido feito pela Confederação Bra-sileiro de Esporte de Força.

Happy Birthday!

¡Feliz Cumpleaños!

A Rockfeller parabeniza a cidade de Camboriú pelos seus 130 anos!

Happy Birthday!

¡Feliz Cumpleaños!

Fale, e bem. Inglês e Espanhol.

rockfellerbrasil.com.br Camboriú - SC

Camboriú 130 anos 15abril de 2014

Fábrica de rações para animais atinge o mercado internacionalAlcon Pet mantém alto padrão de qualidade para atender as exigências do exterior

Instalada em Camboriú desde 1982, a Alcon, empresa que fabrica rações, tem apresentado um grande crescimento ao longo de sua história. A fá-brica fica em uma área de 5 mil metros quadrados no bairro São Francisco de Assis, o Barranco, e os produtos feitos ali atingiram todo o mercado inter-nacional e chegaram a outros países.

A empresa aposta em modernos equipamentos de produção e embalagem. Toda esta estrutura per-mite atender com rapidez e qualidade o mercado, com mais de 200 diferentes itens, distribuídos nas linhas de alimentos e suplementos para peixes, pás-saros, répteis, roedores e primatas, medicamentos para peixes ornamentais, testes, corretivos e condi-cionadores para aquários.

Com foco sempre voltado para a tecnologia, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento têm associado aos produtos das marcas Alcon e Labcon, que trabalham em conjunto, um alto padrão de qualidade, dentro do que é exigido pelo mercado internacional.

Tudo isso garante a permanência dos produtos da empresa também fora do Brasil. Atualmente, os produtos da Alcon são comercializados em toda a América Latina.

Nós crescemos, evoluímos e nos modernizamos junto com você.Parabéns, Camboriú! 18 anos participando da história dessa terra.

Camboriú 130 anos16 abril de 2014

Maior congresso evangélico do mundoGideões Missionários da Última Hora completam mais de três décadas de encontro e contam com missionários no mundo todo

Este ano, o Congresso Internacional de Missões, realizado pelos Gideões Mis-sionários da Última Hora, chega a sua 32ª edição. São mais de três décadas de fé e pregação em terras camboriuenses.

O evento foi criado pelo pastor Cesino Bernardino, que conta que recebeu uma visão de que deveria atuar na cidade e realizar aqui um projeto que pudesse ser levado para todo mundo. Foi assim que na década de 1970, surgiram os Gideões. O objetivo é divulgação do evangelho no Brasil e no mundo.

Para isso, a igreja prepara e envia mis-sionários para vários países. Atualmente, mais de 1.300 famílias formam o corpo missionário, que atua em mais de 30 na-ções, realizando cerca de 50 projetos reli-giosos e sociais.

Todos os anos, missionários e fiéis se reúnem em Camboriú para o congresso dos Gideões, que em 2014 inicia em 26 de abril. São milhares de pessoas que vêm para a cidade nesta época. No ano passa-do, a estimativa da igreja é de que 150 mil pessoas passaram pelo município nos dez dias do congresso. É o maior evento reli-gioso da igreja evangélica no mundo.

Franquia que começou aqui tem mais de 140 lojas no estadoObjetivo da Farmagnus é atingir todo o Sul do Brasil. Franquia iniciou há um ano

Chegar a todas as cidades catarinenses, atingir o Paraná e atuar em toda a região Sul do Brasil. Estes são os objetivos a curto, médio e longo prazo de An-gelo Tadeu Noldin, idealizador e proprietário da rede de farmácias Farmagnus.

Durante mais de uma década, a farmácia de Angelo, em Camboriú, foi franqueada de uma rede farmacêutica. Mas ele observava que já não atendia mais àquilo que seu cliente precisava. Foi assim que Angelo começou a idealizar a Farmagnus, sua própria rede de farmácias.

A franquia começou a sair do papel em novembro de 2012, quando foi montado o escritório, e em março de 2013, a ideia “foi para a rua”, como ele explica. O crescimento foi rápido. Em um ano, a Farmagnus tem 146 lojas em Santa Catarina. “Nosso objetivo é chegar a todas as cidades do estado e no ano que vem, começar a atender o Paraná”, conta Angelo.

“Tudo aconteceu muito mais rápido do que eu es-perava”, ele admite. Mas foram os diferenciais adota-dos por Angelo que garantiram o sucesso. “A primeira atitude foi montar o escritório e ter uma estrutura an-tes de levar a ideia para as ruas”, aponta. O sonho de Angelo é fazer com que a Farmagnus atenda a toda a região Sul do Brasil.

Camboriú 130 anos 17abril de 2014

130 ANOSParabéns, cidade.

Parabéns, cidadão.Participe cada vez mais das sessões da Câmara

e acompanhe o trabalho do seu vereador.Juntos podemos construir uma cidade cada

vez melhor para nós e para as futuras gerações.

5 de abrilAniversário de Camboriú

CÂMARA DE CAMBORIÚ

Camboriú 130 anos18 abril de 2014

Lutador camboriuense Rafael Morcego vai disputar o cinturão do segundo maior evento de MMA do Mundo, o Bellator

Quando iniciou nas artes marciais, há 10 anos, o mo-rador do bairro Taboleiro Rafael Silva da Costa jamais imaginou que iria se tornar um dos maiores lutadores de MMA do mundo. Na época, o esporte tinha pouca ex-pressão e os eventos para lutar no país eram raros. Hoje, o esporte de lutas marciais mistas é um dos que mais cresce no mundo, ganhou reconhecimento no país e Ra-fael Silva da Costa se transformou em Rafael Morcego.

No ano passado, Morcego chegou onde poucos luta-dores de MMA no mundo conseguem chegar. O atleta fe-chou contrato com o Bellator, segunda maior organização de lutas marciais mistas do mundo. O camboriuense es-treou no evento em julho do ano passado, quando ven-ceu o brasileiro Rodrigo Lima, o Ratinho, por submissão. Em outubro, na sua última luta, venceu Anthony Leone por pontos e ficou com o título do torneio de verão, al-cançando a chance de disputar o cinturão da categoria.

O combate pelo título, contra o brasileiro Dudu Dan-tas, deveria ter acontecido no dia 7 de março, mas Mor-cego acabou sofrendo uma lesão grave e ficou fora da disputa. Agora, recuperado e já de volta aos treinos, ele aguarda uma nova data para atingir o sonho de ser o de-tentor do cinturão dos pesos-galo no Bellator MMA.

O lutador camboriuense está invicto há quase três anos, a última derrota foi no início de 2011. Aos 28 anos de idade, o cartel de Morcego é de 24 lutas, com 21 vi-tórias e apenas 3 derrotas. Dezessete vitórias foram por nocaute ou finalização. Ele é atleta da Astra Fight Team.

Morcego está entre os melhores do MMA

De auxiliar de patrulheiro ao cargo máximo da Polícia Rodoviária FederalHélio Cardoso Derenne entrou para a corporação depois de passar em um concurso público na década de 1970

Ele nasceu em Camboriú e atingiu o mais alto posto dentro de uma corporação no país. Em 1971, Hélio Cardoso Derenne entrou para a Po-lícia Rodoviária Federal depois de passar em um concurso para auxiliar de patrulheiro. Ficou na instituição durante mais de 30 anos, atingindo o posto de diretor-geral. Era subordinado apenas ao presidente da República e ao ministro da Justiça.

Hélio ocupou vários cargos operacionais na PRF. Em 95, foi convidado para ser superinten-dente no Paraná. Ficou no cargo até 2003, quan-do “em uma grata surpresa”, foi convidado pelo então chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o Ministro da Justiça para ser diretor-geral da PRF.

Cargo de confiança no governo de Lula – e depois no de Dilma – quando recebeu a repor-tagem do Linha Popular para contar sua his-tória, prestes a se aposentar, Hélio disse não saber detalhes da escolha de seu nome. “A in-formação que eu tenho é que o presidente Lula teria indicado que fosse escolhido um superin-tendente que fosse correto, honesto, que tinha enfrentado a corrupção”, contou.

Aposentado recentemente, Derenne retornou a Camboriú, cidade que garante nunca ter esque-cido, e a se envolver na política, sua grande paixão.

Camboriú 130 anos 19abril de 2014

O PSDB

05 de abril - Camboriú, 130 anosHomenagem do Diretório Municipal do PSDB

Luzia Lourdes Coppi MathiasPrefeita de Camboriú

Presidente de Honra do PSDB

José Rodrigues PereiraZé Branco

Vice prefeito de Camboriú

SE ORGULHA DE CONTRIBUIR PARA QUE A NOSSA

CIDADE, A CADA DIA QUE PASSA, FIQUE AINDA

MELHOR

Camboriú 130 anos20 abril de 2014

Modelo faz sucesso internacionalNajla Montibeller mora atualmente no México depois de passar pelos Estados Unidos e pela Europa

Uma camboriuense também é destaque no mundo da moda. Najla Montibeller, de 27 anos, é filha de Altamir Montibeller, presi-dente da Fundação Municipal de Esportes – FME, e de Anadir. Na adolescência, iniciou a carreira de modelo. Desde então, participou de campanhas e desfiles na Europa e nos Es-tados Unidos. Atualmente, ela mora na Cida-de do México.

Desde o início, segundo conta o pai, Najla teve todo o apoio da família. “Era o sonho dela”, ele revela. “Sempre apoiei. Deixei que meus filhos escolhessem a profissão que se-guiriam. A dela é complicada por estar dis-tante, viajar muito”, completa o pai.

A jovem começou a atuar na região e logo seguiu para passarelas e campanhas mais distantes. “Ela morou dois anos na Califórnia e depois foi para o México”, conta Altamir. “A Najla começou muito jovem, se acostumou com a vida badalada de modelo”, completa.

Neste período, Najla atuou também na Alemanha e na Itália. Na região, estampa campanhas de casas noturnas como Shed, em Balneário Camboriú. É descrita por fo-tógrafos como Primo Tacca Neto como uma modelo “dona de um olhar certeiro e expres-sões fortes”.

A família G.Laffitte tem orgulho de fazer parte da comemoração

dos 130 anos de Camboriú. Somos ainda mais orgulhosos por poder colaborar com o desenvolvimento

e ajudar na construção desta história.

Parabéns Camboriú!

G.Laffitte aniver Camboriú.indd 1 01/04/14 10:27

Foto

: Thi

ago

Belli

ni

Camboriú 130 anos 21abril de 2014

Camboriú 130 anos22 abril de 2014

O 3º melhor jornal do interior de SCNo ano passado, Linha Popular conquistou o troféu Pena de Bronze de jornalismo, concedido pela Adjori/SC

O Linha Popular nasceu em Camboriú cin-co anos atrás. A ideia sempre foi tratar espe-cificamente dos fatos e histórias que ocorrem dentro da nossa cidade. “Aqui Camboriú é notícia” é a frase que norteia o trabalho do periódico.

Membro da Associação dos Jornais do In-terior de Santa Catarina – Adjori/SC, o jornal já participou de três edições do troféu Pena de Ouro, concedido aos melhores jornais do estado. E foi essa participação que fez com que o nome do Linha Popular não ficasse res-trito a Camboriú.

Na edição de 2013 do prêmio, o LP con-quistou a Pena de Bronze, consagrando-se o terceiro melhor jornal do interior de Santa Catarina. A Adjori/SC conta com 179 associa-dos. Destes, 55 jornais de todas as regiões de Santa Catarina participaram da última edição do troféu Pena de Ouro.

Em apenas cinco anos, o Linha Popular chegou ao pódio da premiação, ao lado de jornais com décadas de existência. O reco-nhecimento pelo jornalismo feito pelo LP fez com que junto com o nome do jornal, o nome de Camboriú também fosse levado para o res-tante do estado.

Altamir Montibellerpresidente da Fundação Municipal de Esportes - FME

Parabéns, Camboriú!

Que juntos possamos continuar construindo uma cidade cada vez melhor para se viver.

CREDIFOZ inaugura Posto de Atendimento em CamboriúNo aniversário da cidade, temos uma ótima notícia para dividir com vocês. No

dia 6 de março, a Credifoz - Cooperativa de Crédito dos Empresários da Foz do Rio Itajaí-Açú, inaugurou seu primeiro Posto de Atendimento em Camboriú.

Localizado na rua Bahia, nº 261 - Bairro Areias, o novo posto conta com estrutu-ra moderna e amplo estacionamento, garantindo mais comodidade aos mais de 11 mil cooperados da Credifoz na região. Com a inauguração do posto de Camboriú, os cooperados da Credifoz passam a contar com uma rede de atendimento de 7 Postos distribuídos no litoral: Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes e Penha.

A Credifoz faz parte do Sistema Cecred, que possui mais de 60 anos de experiência em cooperativismo de crédito, somando mais de 355 mil cooperados e R$ 4,5 bilhões de ativos. Por ser uma cooperativa, a Credifoz não visa lucro. Seus resultados são divididos entre os cooperados anualmente, de acordo com sua participação na Cooperativa.

A condição de Cooperativa também permite que a Credifoz ofereça serviços fi-nanceiros de qualidade e a baixos custos, praticando taxas de juros e tarifas abaixo das cobras pelas demais instituições financeiras do mercado.

A Credifoz é a primeira cooperativa de crédito a se instalar na cidade de Camboriú, cumprindo com seu objetivo de promover a inclusão financeira e o desenvolvimento econômico e social através dos produtos, serviços e programas de educação que oferece.

Faça parte da Credifoz e conheça as vantagens que só uma cooperativa de crédito pode lhe oferecer. Seja sócio dessa ideia!

Posto de Camboriú

Camboriú 130 anos 23abril de 2014

Partido Social Cristão

PSCPSCPSCPSC

PARABÉNS!Toninho Portella | Márcio do Kido | Piteco

CAMBORIÚ, 130 ANOSPARA O PSC, É UMA HONRA FAZER PARTE DESTA HISTÓRIA

Partido Social Cristão

PSCPSCPSCPSC

Vereadores PSC

JORNAL LINHA POPULAR - Camboriú, abril de 2014

Camboriú 130 anos24 abril de 2014