edição 130

8
[email protected] twitter/jornaltem orkut - jornaltem de 14 a 20 de agosto de 2010 - sábado - ANO 6 - Edição nº 130 pág/ 03 Distribuição Gratuita www.jornaltem.com.br pág/ 07 Lobo-guará assusta morador do Residencial Uso da cadeirinha em veículo passa a ser obrigatório em setembro pág/ 03 Vacinação contra Raiva começa dia 30 de agosto Foto: Arquivo TEM/Tatiane Cambraia MP quer interdição da cadeia e transferência de condenados pág/ 03

Upload: jornal-tem

Post on 06-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição 130

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 130

[email protected] twitter/jornaltem orkut - jornaltem

de 14 a 20 de agosto de 2010 - sábado - ANO 6 - Edição nº 130

pág/ 03

Distribuição

Gratuita

www.jornaltem.com.br

pág/ 07

Lobo-guaráassusta moradordo Residencial

Uso da cadeirinhaem veículo passaa ser obrigatórioem setembro

pág/ 03

Vacinação contraRaiva começa dia30 de agosto

Foto: Arquivo TEM/Tatiane Cambraia

MP quer interdição da cadeiae transferência de condenados

pág/ 03

Page 2: Edição 130

Expediente TEMCambraia e Pelosi Editora de Jornais Ltda -[CNPJ 07492204/0001-36]/ Direção -Tatiane Cambraia e Cláudio Marcelo Pelosi/Jornalista responsável - Sérgio Cardoso[MTb 26.373-SP]/ Dep. Jurídico - ÉmersonClayton R. Santos/OAB/ MG 114.933Vendas - 9198-0001 (Cláudio)E-mai l - jornal tem@gmai l .comRedação - Rua Pampulha, 439 - Jd. Aero-porto - Paraisópolis - MG - CEP 37660-000Tel.: (35) 9106-2672 / 9198-0001Copyright Jornal TEM/2010. Todos osdirei tos reservados. É proibida a re-produção do conteúdo desta publica-ção em qualquer meio de comunica-ção sem autorização escrita do jornal.

[email protected]

02

de 14 a 20 de agosto de 2010 - sábado www.jornaltem.com.br

Pedro Luiz Barros Palma da Rosa é

especialista em Direito Eleitoral e

assessor de Ministro do Tribunal

Superior Eleitoral.

Direito Eleitoral para todos:Lei da Ficha Limpa – Parte III

Nos artigos anteriores, entendemos o que é uma inele-

gibilidade e destacamos algunspontos da “Lei da Ficha Limpa”.Hoje, falarei sobre o aspectomais polêmico da nova Lei, quetem dividido os Tribunais: elavale para as eleições de 2010?

O Tribunal Superior Eleito-ral, ainda em junho deste ano,assegurou que sim. Porém, aúltima palavra é do SupremoTribunal Federal, que é o prin-cipal Tribunal do país e aindanão se pronunciou sobre o tema.

O primeiro ponto a ser res-saltado refere-se à possibilidadeou não de alteração da Lei emano eleitoral. Isso porque a nossaConstituição, a mais importantede todas as leis, diz que as re-gras do processo eleitoral de-vem ser alteradas até um anoantes das eleições para que pos-sam valer. Aqui, a discussão émais técnica, pois a questão é

Ao ler a edição nº. 125 do jor-nal TEM, que circulou entre osdias 10 e 16 de julho de 2010, nacoluna do jornalista J.A. BragaBarros, em conversa que este afir-ma ter mantido com o senhor pre-feito, tendo como título “Prefeitoquer novas lideranças na políti-ca”, como cidadão fiquei surpre-so, indignado e preocupado como futuro da Paraisópolis.

Senhor prefeito agora não éhora de achar culpados por nãoter cumprido até o momento oque nos foi prometido em cam-panha eleitoral.

Senhor prefeito, como podevossa excelência relatar que seussecretários, de confiança, remu-nerados “não te ajudam e queeles não têm comprometimentocom a comunidade e nem com acoisa pública” ISSO É INAD-MISSÍVEL e o que é pior, man-te-los nos seus devidos cargos.

Como pode?Como chefe do executivo,

eleito pelo povo, onde esta suaautoridade?

Vossa excelência ainda teriadito: “Não adianta trocá-los; Tiroum e coloco outro e continua amesma situação, falta compro-metimento com a comunidade e

Cidadão Indignadocom a coisa pública”.

Se quer teve a preocupaçãode desdizer as declarações dojornalista.

Pois saiba senhor prefeitoque a nossa cidade tem grandesfilhos cidadãs e cidadãos dignose competentes que pode contri-buir e muito com a cidade e queseus secretários que são esco-lhidos por você e de sua confi-ança, não foram escolhidos pelopovo, MAS VOSSA EXCE-LÊNCIA FOI.

Senhor prefeito durante todaa sua campanha vossa excelên-cia pregava que não iria nos de-cepcionar e que essa palavra:DECEPÇÃO NÃO FAZ PAR-TE DO SEU VOCABULÁ-RIO , portanto eu e meus con-terrâneos esperamos não serdecepcionados.

Senhor prefeito como fica-mos sabendo de tudo isso?

Mediante seu relato perceboque a situação é grave, gravís-sima, pois sabemos que não temcomo governar sozinho; porisso peço-lhe que tome provi-dencias urgente, antes que sejatarde demais.

José Ildeu de Castro

saber se impedir o registro dacandidatura de maus políticostem a ver com o processo elei-toral propriamente dito. O Tri-bunal Superior Eleitoral afirmouque não e, por isso, a Lei deveser aplicada.

Outro debate em torno da“Lei da Ficha Limpa” diz res-peito à possibilidade de a Justi-ça Eleitoral barrar candidaturasde políticos que tenham sofridoalguma condenação, dada porum grupo de juízes, ainda queessa decisão seja recorrível.Nesse caso, a discussão gira emtorno da chamada presunção deinocência, que significa que to-dos são inocentes até que umadecisão, da qual não caiba maisrecurso, diga o contrário. Assim,para alguns estudiosos, apenasaqueles que fossem condenadosdepois do esgotamento de todasas possibilidades de recursosque ficariam impedidos de se

candidatar. Fica a pergunta: seo candidato aprovado em qual-quer concurso público tem deter a “ficha limpa”, por que ospolíticos não precisariam tê-la?

Por fim, a última controvér-sia. A nova Lei previu, em al-guns casos, inelegibilidades quenão existiam. Exemplo: um po-lítico que renuncie para não sercassado ficará proibido de secandidatar durante 8 anos. Oquestionamento, nessa hipótese,é o seguinte: e se ele renunciouquando não existia essa Lei. Elavalerá? Teria ele renunciado sea Lei existisse?

Nota-se, pois, que a questãonão é simples como pode pare-cer. É importante que todos pen-sem sobre o assunto, debatam etirem suas próprias conclusões.

Opinião

Este é o segundo mandamentodo voto consciente: poder

político é servir ao povo. Muitopolítico ainda pensa que é o donodo poder. Muito político e “as-pones” assessores sem funções,ainda vivem se beneficiando coma política. Tem muita gente quese enriquece com a política, mes-mo com a miséria e o sofrimen-to do pobre e do carente. Nãoprecisamos desse tipo de políti-co. Não precisamos daquele po-lítico que não tem vergonha dedizer: - roubo mas faço!. Políti-ca não pode ser sinônimo de en-ganação, de roubo, de descuido

O exercício do poder é um serviço ao povo

J. A. Braga Barros

com o dinheiro público, de tape-ação, de corrupção.

Política é serviço. É pensar opresente e o futuro da cidade, doestado e do país. Política é pen-sar na criança, no jovem, no es-tudante, no trabalhador, no ido-so, no aposentado, no carente eno doente. Política é encontrar amelhor maneira de cuidar dobem estar da maioria.

Por isso, seu voto é muito im-portante. Você também precisacomeçar a dizer que tipo de ci-dade, que tipo de sociedade, quetipo de educação, que tipo deatendimento à saúde, que tipo de

segurança você quer para a suacidade. Precisamos mostrar paraos candidatos que não somos va-quinhas de presépio, e desde jácomeçarmos a cobrar deles estecompromisso social.

Só com um novo tipo de elei-tor é que teremos um novo tipode político. É a nossa vontade, onosso voto que vai eleger a pró-xima Câmara de deputados e desenadores. O próximo governosairá do nosso voto. Política nãoé verba, é serviço. Não vote emquem promete verba, mas não faznada para melhorar o serviço pú-blico de nossa cidade e região.

Page 3: Edição 130

[email protected]

03

de 14 a 20 de agosto de 2010 - sábadowww.jornaltem.com.br

Dr. Eduardo Pimentel Cordeiro, advogado, comunicaaos seus amigos e c l ientes que não mais prest aserv iços a Prefe i tura Munic ip a l de Para isópo l is ,volt ando a atender em seu escritório a Rua PresidenteJuscelino nº 304 – Centro de Paraisópolis.

ComunicadoComunicadoComunicadoComunicadoComunicado

Tatiane Cambraia

No dia 30 de agosto a pro-motora de justiça de Paraisópo-lis, Rogéria Cristina Leme irá re-alizar uma audiência com repre-sentantes do estado de MinasGerais, objetivando a interdiçãoe reforma da cadeia local, e tam-bém a transferência dos presoscondenados, para presídios daregião, onde há vagas, como porexemplo, os presídios das cida-des de Itajubá e Pouso Alegre.

De acordo com a promotora,autora da Ação Civil Pública e ti-tular da comarca, a audiênciaserá de tentativa de acordo. “Meuobjetivo é conseguir ao menos,o compromisso do Estado, natransferência dos presos conde-nados”, esclarece Rogéria.

A capacidade carcerária dacadeia de Paraisópolis é de apro-ximadamente 100 presos. Até a

Com acordo, presosdevem ir para presídiosde cidades vizinhas

última sexta-feira (13), havia 58pessoas detidas. Destes 25 são in-ternos, sendo cinco menores, 14estão no regime semiaberto e 19são presos condenados, que jádeveriam estar cumprindo suaspenas em presídios.

Desde que foi construído, em1995, o prédio nunca passou porreforma. Fugas e rebeliões sãoconstantes e a segurança exter-na não é suficiente. Apenas umagente penitenciário faz a vigilân-cia do prédio, tendo o apoio daPM durante o dia.

Em julho de 2008 o TEM es-teve por seis horas no interior dacadeia. Na época nossa reporta-gem cobria uma rebelião e a pre-sença do jornal foi uma das exi-gências dos detentos. Lá pode-mos constatar a falta de estrutu-ra física no interior das celas eas péssimas condições de higie-ne do local.

O Denatran (DepartamentoNacional de Trânsito) adioupara 1º de setembro a aplica-ção da lei que exige o uso decadeirinhas adequadas à idadedas crianças transportadas emcarros. A lei entraria em vigorno dia 9 de junho.

A falta de cadeirinhas nomercado foi o motivo da alte-ração do prazo. A lei estabele-ce que recém-nascidos comaté um ano de idade sejamtransportados no bebê-confor-to. De um a quatro anos, ascrianças devem ir em cadeiri-nhas. Entre quatro e sete anose meio, o ideal é que utilizem obooster , elevação de assento.Já as crianças acima de seteanos e meio até dez anos de-vem viajar somente no bancotraseiro, com a utilização docinto de segurança.

Apesar da resolução do Con-tran (Conselho Nacional deTrânsito) ser de 2008, os paisdeixaram para comprar o aces-sório nas vésperas do início dafiscalização, o que fez o equi-pamento sumir das lojas.

Segundo a Polícia Militar doestado de Minas Gerais a fis-calização será em caráter re-

Polícia Militar irá fiscalizar usode cadeirinhas em Minas Gerais

pressivo, e o não cumprimentoda Lei acarretará em multa deR$ 191,54, com sete pontos nacarteira, além da retenção doveículo até que a irregularidadeseja sanada.

O Ministério Público Fede-ral instaurou inquérito para apu-rar o motivo de exclusão detransportes coletivos, comoônibus e vans escolares, da leique obriga o transporte de cri-anças, nos bancos traseiros decarros, em cadeirinhas adequa-das de acordo com a idade.

O procurador regional dosDireitos do Cidadão, JeffersonAparecido Dias, afirma que a leié contraditória e falha. “A leiexclui praticamente todos osveículos do cumprimento da re-solução, deixando só os veícu-

los de passeio. A minha dúvidaé qual a justificativa para tantose o fundamento da lei é garan-tir a segurança das crianças”,afirmou o procurador à repor-tagem da Folha.

A assessoria do Denatraninformou que o órgão já estu-da a ampliação da lei para ostransportes escolares, mas ain-da não há data para que a novamedida entre em vigor. Segun-do o Denatran, o estudo estásendo feito em parceria com oMEC (Ministério da Educação)já que muitos veículos não sãoadequados para o uso da ca-deirinha.

Não há previsão de quetransportes coletivos e táxis se-jam incluídos na nova lei.Com informações da Folha de SP

Foto: Divulgação

haviam

Anuncie. Ligue 3651-4531

Page 4: Edição 130

[email protected] 14 a 20 de agosto de 2010 - sábado

04

www.jornaltem.com.br

João da Praia

A maior ou menor respeitabilidade de um país assenta-se

na consolidação de InstituiçõesSaudáveis. Na preservação e apri-moramento de poderes harmôni-cos e interdependentes - cujatransparência alimenta a vida de-mocrática - o Estado garante o ple-no exercício de direitos e deveres,individuais ou coletivos, base po-lítica da Soberania Nacional.

Todo Poder emana do Povoe em seu nome é exercido!

O Império da Lei se convalidaquando a todos obriga e protege,indistintamente. Não nasce dodesejo de poucos, senão da von-tade da maioria, resguardada aprerrogativa de a minoria divergirdentro da ordem constituída.

Enfraquecido ou deteriorado oSistema, o passo seguinte é a perdada Liberdade e a derrocada da PazSocial, laços que fortalecem a alian-ça entre o Cidadão e a Pátria.

O Objetivo Permanente detodo Estado de Direito é atingir oBem Comum. Contudo, qualquertipo de estratégia governamentaldeve direcionar-se para a felicida-de do Ser Humano, beneficiáriodireto, ou vítima, de tudo quantoacontece na vida política, econô-mica, militar e científica do país.

Concentram-se nessas premis-sas os motivos que levam um Povoa saborear triunfos ou amargar fra-cassos: Instituições SaudáveisInstituições SaudáveisInstituições SaudáveisInstituições SaudáveisInstituições Saudáveisou Instituições degradadasou Instituições degradadasou Instituições degradadasou Instituições degradadasou Instituições degradadas!

Instituições levam tempopara se consolidarem. Ás vezes,séculos. Depende da maneiracomo são cuidadas por seguidasgerações. Geração que retroce-de em terreno já ganho triplica osacrifício de seus descendentes.

O Homem é sujeito e objetode aspirações comunitárias. Aarte de governar, aplicada à ope-racionalidade, submete-se à for-ma de como ele próprio exerce oPoder entregue em suas mãos.

O que priorizar e como priori-zar integra a gama de preocupaçõesdiárias de bons mandatários. Go-vernar é escolher. Escolhas exigemreavaliações permanentes. Açõesplanejadas precisam desdobrar-seem atos a serviço da sociedade.

Planejar é mais do que rabiscarpapéis. Pressupõe análise de nume-rosos fatores: aferição da conveni-

Instituições saudáveis

ência da execução do projeto, suaoportunidade, o montante da des-pesa a consumir, o suporte finan-ceiro disponível para a concreti-zação do objetivo proposto, aqualidade dos recursos humanosa utilizar, a intensidade de óbicesa serem enfrentados. Por desco-nhecer o que fazero que fazero que fazero que fazero que fazer e o comocomocomocomocomofazerfazerfazerfazerfazer fica-se na desmoralizaçãodas promessas de campanha. Go-vernos se fortalecem na concre-tização de projetos de real inte-resse público, aceitos e compre-endidos pela população.

A contrapartida são oportunida-des perdidas por inércia ou desman-dos dos poderes constituídos. Op-ções errôneas ocasionam atrasos.Atrasos provocam prejuízos. Pre-juízos causam novos infortúnios. Edesventuras passíveis de serem evi-tadas, insultam a posteridade.

No século XXI duas palavrasassumem importância fundamentalna história de qualquer país – Edu-Edu-Edu-Edu-Edu-cação e Tecnologiacação e Tecnologiacação e Tecnologiacação e Tecnologiacação e Tecnologia.

Nenhum Estado consegue de-senvolver-se sem utilizar a forçado Poder Nacional no aprimora-mento do setor educacional e navalorização de programas tecno-lógicos e científicos.

Que é Poder NacionalPoder NacionalPoder NacionalPoder NacionalPoder Nacional, se-não a expressão integrada dosmeios de toda ordem de que dis-põe a Nação para alcançar e man-ter seus objetivos atuais ou per-manentes? Recaem, assim, sobrecada indivíduo responsabilidadesintransferíveis.

EducarEducarEducarEducarEducar não se restringe atransmitir conhecimentos. Edu-car é preparar Cidadãos respei-táveis. A Pátria dispensa conhe-cer o volume de informes trans-mitidos a seus filhos nas prele-ções em classe. A preocupação

maior relaciona-se com os exem-plos que a juventude recebe emcasa e no colégio. Inquieta-lhe oque semeiam no caráter da mo-cidade. Sementes de hera dani-nha não se transformam em ár-vores frutíferas.

Não parece correto multiplicarescolas e deixar de formar pessoascapazes de contribuir com algo útilà sociedade. Que interessa prolife-rar diplomas se, passado um tem-po, não houver gente habilitada parasatisfazer exigências do mundo con-temporâneo? Conclusões sérias in-dicam que a razão principal de aevasão escolar no ensino médio é odesinteresse pelo aprendizado. Oaluno percebe quando apenas ensi-nam coisas dispensáveis para viverseu amanhã. Além de reformas,países reclamam uma Revolução noSistema de Ensino, caso este deixede suprir necessidades básicas deos aprendizes. O desperdício do po-tencial educativo da Nação ocasio-nará fragilidades futuras impossíveisde prever. Processos inadequadosá modernidade condenam ao declí-nio cultural gerações consecutivas.Quem discorda?

Resta um ponto a considerar.A maioria dos governantes insisteem ignorar: o Poder da CiênciaCiênciaCiênciaCiênciaCiênciaposto e serviço dos avanços daTecnologia.Tecnologia.Tecnologia.Tecnologia.Tecnologia.

Investir em maciçamente empesquisas decentes, desapegar-sede paradigmas ultrapassados, se-dimentar no cotidiano da popula-ção quanto possa melhorar de suaqualidade de vida, não temer con-ferência de idéias, estimular inter-câmbios culturais, premiar esfor-ços sinceros, realimentar o poderde criatividade nos Centros de Sa-ber investigativo, impedir coerciti-vamente a proliferação de faculda-des inúteis, desonestas, papa-ní-queis indesejáveis, favorecer, en-fim, o trabalho de Universidadesdispostas a lutar por merecer orespeito da comunidade internaci-onal. Eis um Programa de Ação!

É desafio à geração de nos-sos filhos. Infelizmente a nossa,se não fracassou, perdeu tempo.Ainda assim, sejamos arautosarautosarautosarautosarautosdessa Revolução sem armas.Mais tarde dirão - eles não pre-eles não pre-eles não pre-eles não pre-eles não pre-garam no desertogaram no desertogaram no desertogaram no desertogaram no deserto! Elogio su-perior dispensamos...

J. A. Braga BarrosFilho da Mãe

Paraíso, meados de agosto de 2010,

Mãe,

Muita gente me perguntou se não tinha escrito a carta para asenhora na semana passada. Escrevi, mas deve ter tido algum pro-blema com os correios. Mas é já que tudo se normaliza. As eleiçõesestão chegando e tudo se resolve.

Fiquei muito contente em saber que as tias estiveram aí com asenhora e que a senhora está bem de saúde, alegre. Passaram o diajuntas, conversaram, almoçaram juntas, e como é o nosso costume,prolongamos a conversa até o café. Teve até troca de presentes. Astias gostaram muito do humor da Beth, falaram que ela enche a casade alegria. Ainda não a conheço, só falei com ela por telefone. Todasas vezes que estive com a senhora era a Jô quem estava por aí.

Aqui em Paraíso os ipês estão floridos. Nas duas praças. Este ano apraça de cima, a da Igreja está mais florida, a praça da Concha, eu acho, ficamuito bonita com aqueles tapetes de flores amarelas. O vento não deixa asflores ficarem muito tempo nas árvores. Mas é assim mesmo, é a natureza.Por falar em praça, a prefeitura está reformando a praça da Consolação, a doCentenário e depois será a vez da praça Monsenhor Dutra.

O Grupo Escolar “Bueno de Paiva” vai completar 100 anos agoraem setembro, será que tem muita gente importante que passou pelosbancos desta escola? Tem uma comissão querendo encontrar os es-tudantes que frequentaram o Bueno e pedir para eles doarem livrosnovos para a biblioteca que será inaugurada durante as festividadesdo centenário. Teve ter muita gente ocupando cargos de chefia por aíe que poderiam dar uma grande contribuição, não acha?

Na próxima carta terei boas novidades que por enquanto não queroadiantar, mas que estão me deixando muito contente. O Felipe nosmostrou o ultrassom, já começamos a conhecer o seu bisneto. Poraqui também está tudo bem.

Um abraço de seu filho,

Roberto Dimas PintoComportamento

Necessidade de segurança III

A í você me pergunta: “Comotransmitir segurança para os fi-

lhos, para os alunos?” Temos queresponder a outra pergunta: “Quan-do realmente me sinto seguro?”

Uma forma de transmitir segu-rança ao educando é através davivência de valores positivos. Va-lores como cordialidade, sinceri-dade, comprometimento, pontua-lidade, assiduidade, perseverança,superação, honra, compaixão, re-siliência, verdade, paciência, per-dão, dentre outros. Quando se vi-vencia estes valores, através deexemplos no dia a dia, o jovem vaise sentindo mais seguro. Bastalembrar, que cada um de nós sen-tiu-se seguro, realizado, feliz ao vi-venciar esses valores.

Como fazer isto no dia a dia? Mui-to simples: para cada semana vocêseleciona dois ou três valores posi-

tivos. Uma vez escolhidos, você osescreve em vários lugares para selembrar deles o tempo todo. Pro-cure ler alguns artigos sobre osmesmos, pesquise na internet ouvocê mesmo escreva alguma coisasobre eles: uma frase, um pensa-mento ou um texto. Tente viven-ciá-los intensamente durante todaa semana. Envolva toda sua famí-lia, seus alunos, seus colegas detrabalho no desafio de viver essesvalores de forma intensa. O resul-tado será surpreendente!...

Quanto mais vivenciamos essesvalores, mais nos sentimos segu-ros, felizes. A vivência de valorespositivos impede que se envolvaem comportamentos de risco e abusca por realizações mais nobresse torna um hábito saudável, garan-tindo a sustentabilidade de nossasfamílias, de nossa sociedade.

Page 5: Edição 130

[email protected] de 14 a 20 de agosto de 2010 - sábadowww.jornaltem.com.br

Tatiane Cambraia

Um morador do bairro Resi-dencial Paraíso, em Paraisópo-lis, recebeu um visitante bem di-ferente. Um lobo-guará invadiuo quintal da residência do senhorBenedito Antônio Florenço.

Assustado com a visitinha inu-sitada, o proprietário chamou aPolícia Militar Ambiental do mu-nicípio. Ao checar a veracidadedo fato, a PMA solicitou a pre-sença de um veterinário que se-dou o animal após sua captura.

O lobo-guará foi encaminha-do e solto no Parque Municipaldo Brejo Grande, seu habitat na-tural. Ninguém sabe até agoracomo o animal foi parar dentrona residência.

O lobo-guará é uma espé-

Após captura lobo-guará volta aoParque Municipal do Brejo Grande

cie ameaçada de extinção e suasobrevivência depende direta-mente da preservação de seuambiente natural. A espécievive em média 20 anos e podechegar a medir 1,2 metros de

comprimento e 710 centíme-tros de altura, pesando até 25quilos. Apesar de ser conside-rado um mamífero tranquilo,ele pode atacar quando se sen-te ameaçado. Tatiane Cambraia

Policiais Militares Ambientaisde Paraisópolis prenderam, noinicio do mês, duas pessoas.Uma por crime de caça e a ou-tra por porte ilegal de arma defogo. A ação ocorreu no PaiolVelho e Bairro Atrás do Morro,em Paraisópolis/MG, quando aequipe da PMA abordou, na ro-dovia que liga Paraisópolis/Con-solação, na altura do Bairro Ru-ral Santo Antonio o veículo VWFusca, cor azul, conduzido peloautor J. J. de B. Ao vistoriar oveículo, a equipe da PMA en-controu cinco cães da raça tipoamericana, uma espingarda, ca-libre 40, um bornal de lona, umajaqueta camuflada usada pelasforças armadas (Exército Bra-sileiro), uma lanterna e um fa-cão. Durante o desenrolar daprimeira ocorrência, a PMA

abordou uma moto Honda/XR200R, cor vermelha, conduzidopelo autor S. D. de L. Com elefoi encontrado um bornal con-tendo três pombas legítimascom visíveis sinais de que fo-ram abatidas por tiro. Diante doexposto os veículos foram apre-endidos e removidos juntamen-te com todo material e encami-nhado à delegacia de Polícia. Oscães foram apreendidos sendodeixado como depositário fiel oirmão do proprietário dos ani-mais. Aos autores foi dada vozde prisão em flagrante delito lidoseus direitos e encaminhado aDP. Foram registrados dois Bo-letins de ocorrência, sendo umpor Porte Ilegal de Arma deFogo e outro por Caça de Ani-mais Silvestres.

O sucesso nas ações daPMA foi possível graças a umadenúncia anônima.

PMA prende dois caçadores

Após captura lobo-guará é sedado e levado ao seu habitat natural

Tatiane Cambraia

A Câmara de Paraisópolis abrena próxima quarta-feira, dia 18,a exposição “Representação Po-lítica e Cidadania em Minas Ge-rais”, promovida pela AssembleiaLegislativa em parceria com aCâmara. A mostra, composta porpainéis elaborados pela ALMG,conta um pouco da história mi-neira por meio de imagens acom-panhadas por textos históricosque narram, em nove partes, ahistória desde a América Portu-

Câmara exibe exposiçãosobre política e cidadania

guesa até o momento atual. Oobjetivo da exposição é contri-buir para que as pessoas, espe-cialmente os estudantes, tenhamconhecimento mais amplo sobrea história política mineira, des-pertando reflexão sobre as mu-danças que incidiram na constru-ção da cidadania.

A exposição ficará aberta aopúblico de 18 de agosto a 12 desetembro, das 08h às 11h e das13h às 17h, de segunda a sexta,na biblioteca pública, anexo àCâmara Municipal.

Cães de raça americana dentro do véiculo de um dos infratores

05

Page 6: Edição 130

[email protected] 14 a 20 de agosto de 2010 - sábado www.jornaltem.com.br

Aluga-seVende-se: Jardim Novo Horizonte -Casa c/ 3 quartos, suíte, sala, ban, coz,edícula c/ 2 cômodos, gar. p/ 4 carros –Valor R$ 180 mil. Tel: (35) 3651-3394(Lázaro Ferreira).

Vende-se: Chácara (Campo do Meio,ao lado da caixa d’água) com 1000m².Tel: (35) 9137-5628 (Zequinha pasteleiro)

Vende-se: Lote 270m² na Av. GuardaMor Carneiro , aceita carro ou moto nonegócio. Tel.: (35) 8406-8365.

Aluga-se Cômodo com 80m² na Av. Guar-da Mor Carneiro 51. Tel.: (35) 3651-1666.

Procura-se casa p ara alugar . Quarto,cozinha, banheiro – Tel.: (35) 9163-8627.

Veículos

Vende-se: Mont ana 1.8, ano 2007, corprata, direção hidráulica e capota marí-tima. Tel.: (35) 3651-2011 ou 9941-8632.

Vende-se: Fiat Idea Adventure , ano2008, cor vermelha, completo, preço detabela Tel.: (35) 3651-2175 ou 8404-4010.

Vendem-se: Fiat Palio EL 1.0, ano2006, em ótimo estado – Preço de tabe-la. Moto de trilha Sahara em ótimo es-tado. Tel.: (35) 8429-0339.

Vende-se: T rator V almet modelo685 – 4x4, ano 1995 com 13.000 ho-ras de uso, com carregadeira. Tel.:(35) 3651-1462.

Utilidades

Vende-se: 1 cama de casal, 1 geladei-ra duplex e 2 fornos semi industrial Dako.Tel.: (35) 3651-1141.

Vende-se 1 Toldo 3,00 x 1,00 com arma-ção em bom estado. Tel.: (35) 8416-8407.

Vende-se: 1 T orrador de café , 1 Mo-edor de café elétrico 110w.Tel.: (35) 3651-1393.

Vende-se 1 TV 20" colorida Semp Toshi-ba. Tel.: (35) 3651-4103.

Vende-se 1 Geladeira, em bom esta-do - Tel.: (35) 3651-1393.

Vende-se Prateleiras em aço, balcões.Tel.: (35) 3651-1070.

Vende-se Balcão de frios . Tel.: (35)3651-1666.

Vende-se 1 Estufa para salgados pe-quena 220w. Tel (35) 8455-4011.

* Vende-se: T erreno no Condomí-nio Residencial das Palmeiras comaprox. 2.500m². Ótima localização.Tel.: (35) 3651-4531/ 9106-2672.

Vende-se: Casa - 02 dormitórios, cozinha,banheiro, aréa de serviço, garagem -Residencial Paraiso. Tratar - (35) 8441-2341

Imóveis

Terrenos

Ótima Oportunidade - Vende-se: Chá-cara 2000m² no Lavapés. Valor R$ 40 mil(menor ou maior valor). Tel.: (35) 3651-2899

Vende-se: T erreno no Boa V ist a IIcom 260m² Valor R$ 20 mil. Tel.: (35)3651-1953/2453 (Eliana ou Eunice).

Vende-se: Chácara - Bairro Bela V ista-14.000 m². Valor R$ 35.000,00 (ótimaágua, córregos ). Tratar - (35) 3651-1247

Vendo ou troco lote no Jardim Eldo-rado 150m². Valor R$ 10 mil (aceita carroou moto). Tel.: (35) 9144-2125 Clayton

Angela V asconcellosImóveis

CRECI18008

Rua Bueno de Paiva, 276 - centro - Paraisópolis - MG - Tel.: (35) 3651-4614 / 9993-7322 / 8403-3331

HoróscopoÁries - 21/03 a 20/04 Touro - 21/04 a 20/05

Gêmeos - 21/05 a 20/06 Câncer - 21/06 a 21/07

Leão - 22/07 a 22/08 Virgem - 23/08 a 22/09

Libra - 23/09 a 22/10 Escorpião - 23/10 a 21/11

Sagitário - 22/11 a 21/12 Capricórnio - 22/12 a 20/01

Aquário - 21/01 a 19/02 Peixes - 20/02 a 20/03

* Vende-se Casa no Jd. Eldorado ,recém construída 2 dorm, sala, coz,banh, área serviço e garagem – Valorde R$ 50 mil por R$ 48 mil - Tratarcom Reginaldo Tel: (35) 8405-0502

Vendo um pequeno Kit p aramontagem de loja de roupas:Cabides, Arara, Provador e Manequim –Tratar Tel: (35) 3651-4468 ou 9944-2705

* Graça alcança da através do Salmo38 - K. T. S. P.

Os astros favorecem a integração com cole-gas, mas ligue-se na concorrência. No roman-ce, você se sentirá confiante e terá motiva-ção. É hora de conquistar o que sempre quis

na paixão. Você terá muito mais percepção e intuição emsuas iniciativas e em seus relacionamentos.

Aceite seus limites e será mais fácil vencê-los. Faça contatos e encontrará meios de darvelocidade aos seus planos. O amor tende aficar de lado, não deixe a rotina esfriar o lan-

ce. Algumas situações dependem das circunstâncias enão podem ser controladas. Outras, apenas de você.

Invista em seus contatos de trabalho e façaalgo prazeroso, mas sem arriscar seu dinhei-ro. Fase de escolhas: mudanças podem de-finir a sua vida amorosa. Agora vai ser tudo ou

nada! Comunique-se com pessoas das quais tanto preci-sa, mesmo que elas não tenham lhe dado muita atenção.

Você vai se sentir valorizado (a). Esqueça asmetas e relações superficiais, é hora de bus-car o sentido mais profundo dos fatos em suavida. Fortaleça os seus vínculos de carinho!

É mais importante ouvir do que falar, pois assim é pos-sível conhecer melhor as pessoas com quem anda.

Boa surpresa com provas e concursos. Seushorizontes se abrem: não perca as oportunida-des. Seja gentil com as pessoas e só terá aganhar. O romance vai bem, aproveite para curtir

o par! Antes de tomar qualquer atitude, fique um pouco sópara refletir e avaliar melhor seus pensamentos.

Urano vai agitar sua vida amorosa. Não perca achance de ir a festas, shows e reuniões: vocêserá o centro das atenções! No romance, avaliee descubra quem realmente merece o seu amor.

Manter uma visão positiva dos acontecimentos é o primei-ro passo para ter atitudes positivas, pense nisso.

O seu amadurecimento emocional será visí-vel. Não tenha receio de aceitar o apoio deamigos ou pessoas influentes. Aja com maisdiscrição no trabalho. A dois, mostre que está

a fim! Anote os seus sonhos. É importante registrar tudoo que lhe venha à mente quando você tem inspiração.

É tempo de lutar para valer pelo que quer, una-se a pessoas com objetivos em comum. A Luapede cautela com imprevistos ou possível mal-estar. É hora de vencer os medos e curtir o

amor! O valor das suas conquistas dependerá inteira-mente do esforço que tenha desenvolvido para atingi-las.

Atente-se às oportunidades que surgirão: éhora de investir em suas metas mais ambici-osas. Que tal sair e conhecer lugares diferen-tes? A dois, construa um amor sério e dura-

douro. Se quiser que algo seja bem-feito, faça-o vocêmesmo (a). A vida dá trabalho, mas os frutos compensam.

Mudanças serão a seu favor: pense grande!Os astros te ajudarão a avaliar melhor a suavida, seja firme! A sensação de perda dói,mas é preciso afastar o que não faz bem para

você. Sabe o que pode e deve ser feito e também temcapacidade para fazê-lo. Por que a demora, então?

O diálogo será seu trunfo: aproveite para di-zer o que pensa, esclarecer fatos e entrar emacordo com as pessoas. Cuidado ao lidar comgente desconhecida. Alto-astral na paixão!Seja mais prudente e esteja alerta para não

se envolver impulsivamente em situações indesejáveis.

Tenha cautela com gente oportunista e não percaa chance de se livrar do que te incomoda. Descu-bra seus amigos verdadeiros e fortaleça os vín-culos de carinho. Aventuras não terão vez. Oamor se mede muito mais por aquilo que se ofe-

rece de bom grado do que por aquilo que se espera receber.

01- Terreno no Res Paraíso Área:250m² R$ 17.000,0007- Ponto Comercial no CentroÁrea: 111,15 Constr: 95m² R$ 95.000,0008- Apto no Centro c/ 3 dorm sendo 1suíte, coz, sala, lavand, vaga garagemÁrea útil aprox: 120m² R$190.000,0009- Terreno no J. V eríssimo Área:450m² R$ 25.000,0011- Chácara no B. Morador Novo c/ 2suítes, sala, coz, garagem 4 carros, po-mar, horta, galinheiro, antena internet,espaço p/ piscina, campo de futebol Área:5.200 m² Constr: 70m² R$ 120.000,0018- Terreno em Condomínio fechadoÁrea: 2.500 R$ 85.000,0021- Terreno no B. de Áreas c/ exce-lente vista, 2 nasc. de água, vários pla-tôs p/ constr Área: 2,5 Alqueires R$120.000,0023- Casa e Ponto Comercial no Cen-tro c/ 2 dorm, banh, lavabo, sala de es-tar, copa, coz, lavand, garagem, área c/

piscina Comercial: salão c/ 2 banh,coz, dispensa Área: 310m² Constraprox: 190m² R$ 230.000,0025- Terreno no Centro Área:905,66m² R$ 85.000,0031- Sítio no B. Sto Antônio , casa decaseiro c/ 2 dorm, sala, coz e banh,coz externa c/ fogão a lenha. Casasede c/ 3 dorm, 2 banh, 3 salas, coz,varanda e sauna, pomar, chiqueiro,nascentes Área 14ha R$ 280.000,0040- Casa no Res Paraíso c/ 2 dormsendo 1 suíte, sala, coz, copa, lavand,garagem 4 carros Área: 333m² Constraprox: 125m² R$160.000,0052- Terreno no Rec dos PássarosÁrea: 250m² R$ 20.000,0065- Casa no Centro c/ 3 dorm, 2 sa-las, copa, coz, banh, garagem 2 car-ros Área aprox: 220m² Constr aprox:150m² R$ 150.000,0091- Terreno no Bela V ist a Área:2.000m² R$ 15.000,00Vende-se moto Honda Biz 125 KS,

2008, preta, só 2000km. – Preço detabela – Tel: (35) 8431-3260

Compra -se: im Freezer horizontalcom 1 tampa pequena em bom estado110w - Tratar: (35) 9948-3032.

Vende-se um Cap acete rosa comdetalhes em roxo, marca Mixs – Tel:(35) 8414-6648

Vende-se um Bar na RuaSilviano Brandão nº 633 – Falarcom Milton / T el: (35) 8429-2173

Page 7: Edição 130

[email protected]

07

de 14 a 20 de agosto de 2010 - sábadowww.jornaltem.com.br

Renato Goulart ProvenzanoCirurgião-dentista - Especial ista em

Periodontia e PróteseDúvidas e sugestões:

(35) [email protected]

1. Ajuda na recuperação pós-parto do corpo da mãeDurante o parto, o corpo da

mulher passa por alguns traumas:o útero sangra um pouco, os ní-veis de hormônio ficam desregu-lados e algumas mães reclamamde contrações depois do nasci-mento dos filhos, ao amamentar,os hormônios do corpo femininovoltam a se equilibrar. E ainda aju-da na imunidade para o neném.

2. A mãe perde pesoe o bebê ganha

A mãe que amamenta tem umgasto energético maior ao ama-mentar. Isso ajuda a perder o pesoque ganhou na gestação. Já, parao bebê, significa ganho certo depeso. Com outro tipo leite corre-se o risco da criança engordarmuito ou engordar pouco. A cri-ança que mama no peito não ficadesnutrida e nem obesa.

3. Economia de dinheiro erecursos naturais

Pesquisas mostram que mãesque alimentam o bebê apenascom o leite materno – durante osseis primeiros meses poupam di-nheiro. Nessa equação entraramapenas as quantidades de fórmu-las artificiais e mamadeiras queas mães teriam que comprar. Aeconomia seria muito maior sefosse levado em conta que cri-

8 motivos para amamentar seu bebêanças alimentadas com leite ma-terno tendem a ter menos doen-ças – e, portanto, gastam menoscom remédios e pediatra. Há ain-da a questão da sustentabilidade:o leite materno não usa latas nemmamadeiras.

4. Acalma a mãeDois hormônios agem duran-

te o aleitamento: a prolactina, queinduz o corpo a produzir leite, e aoxitocina, que ejeta o líquido damama. Combinados, estes hor-mônios agem no organismo damãe dando a sensação de prazer.5. Protege o bebê de alergias

posteriores e infecçõesUm estudo mostrou que o lei-

te materno contém imuglobinasque protegem o intestino dos be-bês de possíveis alergias alimen-tares. Os tipos de imuglobinaspresentes no leite materno tam-bém ajudam a potencializar o efei-to das vacinas nos bebês.6. Cria um laço entre mãe

e bebêA distância entre o olho da

mãe e o seio é exatamente a dis-tância que o neném enxerga, nãoé a toa que o neném reconhece amãe. Além do olhar, o contatoentre a pele da mãe e a do filhocria um tipo de laço entre os dois.Um vínculo que é diferente detudo que se possa explicar.

7. Ajuda na formação damandíbula e da língua do bebê

A amamentação é primordialpara o desenvolvimento oral dobebê. A musculatura da boca éexercitada quando ele suga o seioda mãe. Este tipo de exercício émuito importante, para o desen-volvimento da fala da criança.Outras áreas que são exercitadascom o aleitamento, os dentes, osmúsculos da face, a mandíbulae o maxilar.

8. A longo prazo, as criançastendem a ficar mais inteligentesO cérebro humano não nascecompletamente formado. É du-rante os três primeiros anos quea quantidade de neurônios e si-napses (conexões entre neurôni-os) aumenta. O leite materno temsubstâncias que favorecem essedesenvolvimento. Segundo ospediatras, 90% das sinapses ce-rebrais de uma pessoa são cria-das durante seus três primeirosanos de vida. Quanto mais liga-ções tiverem no cérebro, maiora habilidade da pessoa.Fonte: IG

A Raiva é uma doença fatalcausada por um vírus que aco-mete todos os mamíferos, taiscomo cães e gatos, bois, cava-los, porcos, morcegos e tambémo homem.

A doença é transmitida prin-cipalmente pela mordedura etambém por arranhões, unhadasou lambidas de animais doentes.

Como reagir em caso deagressão por cão ou gato?Não mate o animal.Mantenha-o preso em local

seguro, durante dez dias, comágua e comida à vontade.

Evite contato próximo e nãopermita que outras pessoas eanimais se aproximem dele.

A pessoa agredida deve lavarbem a ferida com água e sabão eprocurar uma unidade de saúdepróxima de sua casa.

O que você sabe sobrea Raiva?

Se o animal desaparecer oumorrer, retorne imediatamente aocentro de saúde!Como se prevenir da doença:- Vacine seu cão e gato anual-mente;- Não deixe animais soltos nasruas;- Jogue o lixo no local correto,evitando assim o acesso dessesanimais;- Não mexa com animais desco-nhecidos ou doentes;- Não separe brigas de animais;_ Passeie com seu animal sem-pre preso em coleira.

FIQUE ATENTO:A Campanha de Vacinação Con-tra a Raiva em Cães e Gatos emParaisópolis, começa na segun-da-feira, 30 de agosto, e vai atésábado, 18 de setembro.Dep. de Vigilância Epidemiológica

Page 8: Edição 130