edição 130 do jornal o polvo

24

Upload: mauricio-carvalho

Post on 16-Mar-2016

248 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Edição de outubro de 2011 do Jornal O Polvo fala sobre os fakes das redes sociais e programas em geral, além de entrevistas com Nando Reis, NX Zero e Strike.

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 130 do Jornal O Polvo
Page 2: Edição 130 do Jornal O Polvo

2/3 Outubro de 2011

editorial

Ah, não brinca...

Quantas vezes você viu uma notícia ou comentário de alguém famoso e

ficou com uma pulga atrás da orelha com o conteúdo: será verdade? O jeito de se expressar combina com a celebridade? A história não tem cheiro de coisa absurda? Pois a gente foi a fundo nessa questão e trazemos gente que ganha a vida e ganha muitas risadas imitando e criando notícias na web e na TV. Essa edição também está repleta de boas entrevistas. Durante nossa passagem pelo Festival de Publicidade de Gramado, bate-mos um papo com Marcelo Tas, a cabeça brilhante do CQC. Para quem curte ban-

das e músi-cos nacionais, aproveitamos a passagem de NX Zero, Stri-ke e Nando Reis por Novo Hamburgo e

São Leopoldo para conversar com o pes-soal, aumentando a curiosidade de quem vai curtir esses shows. Também é época de Mostratec, o maior encontro de jovens cientistas da América do Sul, e esquentamos os motores para a feira da Fundação Liberato com um papo com dois ex-expositores que mudaram suas vidas devido a feira. E como outubro é o mês da criança, tem uma matéria muito divertida com um pessoal que não deixou a infância morrer. Também tem um quiz pra ver a quantas anda a criança que vive dentro de você. E tem ainda muitas fotos da nossa festa de 9 anos, ações nas escolas e os principais shows de outubro. E, em novembro, prepa-re-se para o nosso especial de vestibular e o novo filme da série Crepúsculo.

Diretamente do fundo do mar Família Octopus

Gente, pensávamos que isso não aconteceria mais, mas pisamos na bola na edição passada e deixamos Ozzy de fora da edição. Mas foi legal (pelo menos pra nós, admitimos) ver a galera mandar qualquer man-cha ou carinha desfocado como o nosso amado Sr. Osbourne. Sinal de que essa promo é um sucesso. Mas nessa ele está com certe-za escondido em alguma das pági-nas. Mande sua localização no site www.opolvo.com.br, link Pro-moções, até o dia 28 de outubro.

Onde está o Ozzy?

de Promoção

Sempre tá rolando uma promoção nova para os leitores d´O Polvo. É só se ca-dastrar no site www.opolvo.com.br e se ligar. Toda semana tem novos ganhadores!

A área de Promoções do site www.opolvo.com.br está sempre recheada de boas opções, mas esse mês está especial para quem gosta de cinema. Temos promo-ções de ingressos e brindes especiais dos filmes “Sem Saída”, “Glee 3D - O Filme”, “Amizade Colorida” e “Família Vende Tudo”, bas-ta pensar em frases criativas e c o n c o r r e r a convites e m i m o s para con-ferir essas produções na faixa.

Promos de cinema

Listamos vários fakes que ficaram famosos na internet

Onde você encontra a versão impressa do Polvo

Novo Hamburgo - Feevale Universidade, Feevale Ensino Médio, IENH - Fundação Evangélica, Pio XII, Fundação Liberato, Santa Catarina, Adventista, 25 de Julho, Cenecista, Alberto Pasqualini, Sinodal da Paz, Ensinos, Senai, Wolfram Metzler, Positiva, Wizard, Yázigi, Informatize, Olímpio, PVSinos, Fisk, Musisinos, Anhanguera, Ftec, Senac, Data School.

São Leopoldo - Unisinos, Concórdia, Sino-dal, São José, Gustavo Schreiber, São Luís, Científico, Porto Seguro, Cristo Rei, Pedro Schneider (Pedrinho), Olindo Flores da Silva, PVSinos, Senai, Cetemp, EST, Escola Brasileira, Yázigi, Informatize, QI, Eleven C, Caic Madezatti, Polisinos, Frederico Guilher-me Schmidt, Maria Gusmão Brito.

Canoas - Ulbra, La Salle Centro, Unilasalle, Cristo Redentor, Espírito Santo, Concórdia, La Salle Niterói, Uniritter, O Acadêmico, São João, Rui Barbosa, Senac, Wizard, Yázigi, Four Idiomas, Roma, Ladislau, Olímpio, Instituto Carlos Chagas, Marechal Rondon, Fisk, Maria Auxiliadora, Ipuc, EPI, Prof. Margot Diacomazzi.

Porto Alegre - Rosário, São João, Dores,

Farroupilha, Champagnat, Ipanema, Santo Antônio, Ufrgs Direito, Ufrgs Fabico, Pro-víncia, Santa Cecília, Assunção, São Pedro, Uniritter, João XXIII, Objetivo, São Luiz, Dom Bosco, Santa Família, Concórdia, Padre Reus, Bom Conselho, Israelita, Militar, Glória, Conhecer, Mãe de Deus, Esade, Sinodal do Salvador, Piratini, Faculdade Dom Bosco, São Francisco, São Judas Tadeu.

Sapiranga - Duque, Instituto Sapiranga, São Mateus, Wizard, Olímpio.

Campo Bom - Sinodal Tiradentes, Fernando Ferrari, Santa Terezinha, Wizard, Yázigi.

Estância Velha - 8 de setembro, Princesa Isabel, Cenecista, CLAK, Informatize, Senai Curtimento.

Ivoti - Instituto de Educação Ivoti, Olímpio, Wizard, ISEI.

Dois Irmãos - Imaculada, Afonso Wolf, Yázigi.

E mais 150 pontos de comércio. Confira a lista no link + do Polvo no site www.opolvo.com.br

Páginas 12 e 13Jovens pesquisadores no mundo inteiro já estão com tudo preparado para a 26a Mostratec que acontece na Fenac

Page 3: Edição 130 do Jornal O Polvo

Página 16Conversamos com o pessoal do NX Zero sobre o seu primeiro Rock in Rio e como estão se preparando para os shows no RS

Página 10Um papo com Fábio Yabu sobre as webcomics e outros projetos do quadrinista

Os tentáculos na internet

www.opolvo.com.br

Glee realmente en-trou no coração da galera que cur te música e histórias adolescentes. E a chegada do filme em 3D aos cinemas au-

mentou a procura, fazendo dessa uma das notícias mais lidas do mês.

Glee nos cinemas

Expediente

Jornal O PolvoEm atividade desde 9 de julho de 2002

Um produto da Bark Comunicaçã[email protected]

Redação – Av. Pedro Adams Filho, 4710, sala 202, Bairro Pátria Nova, Novo Hamburgo, RS,

CEP 93320-006Telefone/fax – (51) 3066-5102

E-mail geral – [email protected]

Site – www.jornalopolvo.com.br

EdiçãoMaurício Carvalho

[email protected]

Edição e DiagramaçãoAlexandra Korndörfer

[email protected]

Projeto Gráfico e IlustraçõesBeto Soares – Estúdio Boom

RedaçãoGisele Santos

[email protected] / [email protected]

Estagiária em Relações PúblicasThais Loureiro

[email protected]

Estagiária em JornalismoAna Paula Backes

[email protected]

Estagiário em Puplicidade e PropagandaMatheus Chisté

[email protected]

FotografiaHomero Schuch

[email protected]

ColaboradoresAlexandre Tonel

Giovani Paim Silvana Magayeski

Contato Comercial:Mauricio Carvalho

[email protected] - (51) 9139-2452

Representante Poa e Outros estadosStarter Soluções em Mídia

(51) 3021-7103www.starteronline.com.br

Jornalista Responsável:Maurício Carvalho – Reg. 9242 MTB/RS

Impressão: Mídia Gráfica RBS

As opiniões dos colunistas no jornal e site são de inteira responsabilidade dos mesmos e não refletem, neces-sariamente, o ponto de vista do veículo.

@jornalopolvo

Nas redes

Jornal O Polvo

jornalopolvo/JornalOPolvo

Rei Leão é top nos cinemas 17 anos depoisO relançamento da clássica animação “O Rei Leão” arrecadou cerca de 22,1 milhões de dólares em três dias nas bilheterias dos EUA e do Canadá. O filme agora em 3D chegou ao topo 17 anos depois da sua estreia e de faturar dois Oscar.

O polvômetro está de volta com os assuntos mais quentes e a galera que entrou numa fria. São sempre oito tópicos escolhidos pela Família Octopus como os mais importan-tes do mês que passou. Se você quer mandar sugestões para o nosso ranking, acesse o site www.opolvo.com.br e mande seu recado.

O showman Anderson SilvaEle já virou garoto propaganda, dança ao lado de Marisa Monte, vai participar da novela “Fina Estampa”, canta como Luan Santana, par-ticipou de quase todos os programas de auditório... E no tempo que sobra vence sem dó os seus adversários no octógono. É pouco?

Só deu Rock in Rio no TwitterA banda de heavy metal Metallica conseguiu realizar uma fa-çanha para poucos: dominar simultaneamente nove posições nos trending topics do Twitter. E o primeiro viral já foi eleito: a entrevista com a atriz global Christiane Torloni ao Multishow.

#RSsuperiorNo 20 de setembro, a gauchada se divertiu listando uma série de coisas em que o Rio Grande do Sul seria melhor do que o resto do Brasil, desde os times, passando pela comida e pelos pontos turísticos. Teve até paródia ciumenta de Tocantins...

Timeline e outras novidades do FaceO papa das redes sociais, Mark Zuckerberg, apresentou as novidades do ano do Facebook. Traçar uma linha de suas postagens foi a grande novidade, além de compartilhar músicas e vídeos e ver o que seus amigos estão vendo e ouvindo por aí.

Melhor sem Charlie SheenO seriado americano Two and a Half Men bateu seu recorde de audiência na segunda-feira (19), com 27,8 milhões de especta-dores nos Estados Unidos, para o episódio em que o ator Ashton Kutcher fez sua estreia no lugar de Charlie Sheen.

A fuga de Mário Fernandes - parte 2Não é a primeira vez que Mário Fernandes dá uma de fujão, mas agora o lateral deixou a Seleção Brasileira de Mano Menezes na mão. Dizem que ele não gostou do ambiente, que não teria acordado às 5h30 pra pegar o avião ou que é imaturo, mas virou assunto no meio esportivo e no twitter, com o #mariofernandesfacts.

A verdadeira maioneseUm vídeo no mínimo ousado mostrou as infinitas possibilidades da maionese Hellmann´s, quase parando o Twitter. Constata-mos, estupefatos, a preparação do sanduíche mais bizarro da história. Bom apetite, se conseguir encarar...

O show foi legal, a galera curtiu muito os shows de Fresno, Tópaz e doyoulike? e os detalhes da gran-de comemoração dos 9 anos do Jornal

O Polvo atraíram um grande número de leitores para o nosso site.

9 anos do Polvo

As coberturas notur-nas do Polvo foram bem movimentadas, mas a festa Wonder-land, que marcou a pré-formatura do Colégio Santa Cata-

rina, de Novo Hamburgo, ganhou a cor-rida de mais acessada de setembro.

Pré-formatura do Santa

Durante mais de um mês a equipe do Jornal O Polvo per-correu as escolas da região para divulgar a festa de 9 anos do Polvo e uma dessas

visitas, no Wolfram Metzler, em Novo Hamburgo, garantiu o troféu de mais acessada entre os álbuns estudantis. Música, muitas fotos e brindes garanti-ram a diversão no intervalo. E o pessoal gostou do que viu, porque acessou a valer o nosso site atrás dessas imagens. Valeu galera!!!

Wolfram Metzler

Page 4: Edição 130 do Jornal O Polvo

4/5 Outubro de 2011

no ar

Internet Cada vez mais notícias fakes invadem a nossa timeline, mas o bacana é que normalmente damos muita risada com essas manchetes mentirosas

É FAKE! Sério?

Onde achar as mentiras: http://www.g17.com.br

Slogan: SEM COMPROMISSO COM A VERDADE

FACEBOOK TERÁ BOTÃO PARA ENVIAR

USUÁRIOS DE VOLTA PARA O ORKUT

JUSTIÇA ACUSA GLOBO DE COLOCAR ATRIZ PARA FAZER TRABALHO ESCRAVO

Onde achar as mentiras: http://www.sensacionalista.com.br

VOZ DE JUSTIN BIEBER COMEÇA A

ENGROSSAR E AMEAÇA SHOWS NO BRASIL

ULTRAPASSADO POR FACEBOOK, ORKUT ESTÁ EM DEPRESSÃO SEGUNDO ANALISTA DE REDES SOCIAIS

Onde achar as mentiras: http://www.obairrista.com.br

FUMAÇA DO ACAMPAMENTO FARROUPILHA FECHA AEROPORTOS

ERIC CLAPTON ENCERRA SHOW DA BANDA GAÚCHA CARTOLAS

Slogan: O MELHOR JORNAL DO RIO GRANDE.

E DO MUNDO TAMBÉM!

Slogan: UM JORNAL ISENTO DE VERDADE

Algumas notícias inventadas acabam gerando muita discussão

Imagina entrar na Internet e ver várias notícias absurdas, que você custa acreditar que é verdade. Não, não estamos em 2012 quando provavelmente o mundo deve acabar (isso também é uma men-

tira), mas sim na nova onda da web: sites que noticiam manchetes sem pé nem cabeça. No início, algumas pessoas até compravam a ideia. A gente via direto o pessoal no Twitter ou no Facebook criticando que seriam gastos

bilhões de reais em uma estátua em homenagem ao ex-presidente Lula, em Brasília. Porém, o bom humor prevale-ceu e esses sites estão cada vez mais em alta. A gente, claro, não poderia ficar longe dessa nova onda. Fizemos um trabalho duro de reportagem para trazer a você todas as notícias mais

mentirosas e absurdas dos últimos tempos, nessa que será a nossa última edição! Brincadeirinha, é que estamos no clima da matéria! Confere aí ainda uma conversa nada bairrista com Júnior Maicá, criador do blog mais acessado do RS e ainda o que a galera do Colégio Maria Auxiliadora, de Canoas, gostaria de publicar como notícia verdadeira!

De contador de números a contador de histórias. Tudo bem que as matérias publicadas no mais novo fenômeno da Internet gaúcha, o blog O Bairrista, são de mentira, mas mesmo assim Júnior Maicá “se puxa” para todos os dias trazer aos leitores uma nova história que traga no mínimo algumas risadas. Maicá era um típico estudante de Ciências Contábeis. Com 26 anos, o jovem que sempre adorou escrever, criou um Twitter para fazer manchetes e rir um pouco do estado onde nasceu. A capacidade de rir de si mesmo, e uma boa pitada de humor negro, fez com que o Twitter bombasse tanto que Maicá teve que mudar de planos e criar um portal. Para se ter uma ideia, hoje O Bairrista tem um acesso diário de cerca de 20 mil visualizações. “São números parecidos com blogs com abrangência nacional”, conta o proprietário que afirma não ser bairrista, nem tomar chimarrão. “Não me odeiem por isso, mas nem churrasco eu sei fazer. Na real, estou quase virando vegetariano”, brinca. Como sempre gostou de escrever, foi fácil para o jovem empreendedor começar seu primeiro “negócio”. “Eu pre-cisei da ajuda de um amigo nerd para hospedar o site e fazer o layout. O resto é tudo comigo”, diz. O objetivo é divertir a galera, rir um pouco desse sentimento “bair-rista” que divide o Estado. O Bairrista deixou as páginas da Internet para ganhar as ondas do rádio. O blog foi convidado para participar do programa Cafezinho, da Pop Rock. “Eles me chamaram e rolou uma química bem legal. Depois surgiu a oportunidade e não pensei duas vezes até porque adoro rádio”, conta. O sucesso do blog não é algo que faça com que Maicá tire os pés do chão. “Sei que assim como reconhecimento veio rápido ele pode ir embora na mesma velocidade”.

O mentiroso dos pampas

“Não me odeiem por isso, mas nem churrasco eu sei fazer. Na real, estou quase virando vegetariano”

FAKE

Page 5: Edição 130 do Jornal O Polvo

A manchete de Laura foi criada por um motivo muito simples: ela é da atual presidência do Grêmio da sua escola e por que não profissionalizar o seu trabalho?

Podia ser verdade

Como fã de beisebol, Cristian não pensou duas vezes e em-placou uma notícia relacionada ao seu cotidiano. “Sei que isso é impossível, mas sonhar não custa nada, né?”

@vitorfasano O twitter falso mais famoso da internet tem até o seu prêmio: o Troféu Vitor Fasano de Twitter, que todo ano escolhe aqueles que se destacaram na arte da ilusão. Entre os vencedores estão @oclebermachado e @mussumalive. Decidimos escolher também alguns perfis, indicados pelo Polvo. Confere aí:

@MussumAlive Seguidores: 111.487Homenagem ao Humorista Mussum, feita por Leandro Santos.

@nairbelloSeguidores: 95.290Uma grande atriz fumante apaixonada por Domecq.

@renato_gauchoSeguidores: 63.284Ex-campeão em tudo, atual técnico de futebol, eterno pegador e eterno fake

Falso X Verdadeiro Alguns famosos já se desentenderam com seus perfis fakes do Twitter. Um caso recente foi o da atriz Luana Piovani. Seu fake (@luanapiovani) postou alguns comentários que a moça não curtiu e aí rolou a baixaria. Vale lembrar que a verdadeira Luana (@sigapiovani) tem quase 70 mil seguidores, enquanto seu fake possui pouco mais de 18 mil.

A jovem tem o sonho de se tornar professora, por isso acredita que uma notícia como essa nunca poderia acontecer. “Existe muito preconceito quanto à classe, queria que isso pudesse mudar.”

PROFESSORES RECEBEM APOIO DE

ESTUDANTE DE 1º A 4º SÉRIE EM GREVE. OS

PEQUENOS PEGARAM FAIXAS E LUTARAM

AO LADO DOS MESTRES EM BUSCA DE

MELHORIAS SALARIAIS

Helena Rial, 15, 1º ano do Ensino Médio

SENADO APROVA LEI QUE CRIA

SALÁRIO PARA MEMBROS DO GRÊMIO

ESTUDANTIL

Laura Longi, 16, 3º ano do Ensino Médio

Vale informar que criar perfil falso na internet é crime. Portanto, é bom esclarecer que os cases citados são identificados como fakes e se propõem apenas a fazer humor

O 50 CENT PEDIU PARA TIRAR UMA FOTO COMIGO MAS

EU NÃO QUIS, SÓ QUE AO CONTRÁRIOZIS

MINHA NETA DANI CALABRESA É GÊNIA

EMMY NÃO TEM GRAÇA NENHUMA, NÃO SEI QUEM SÃO ESSAS

PESSOAS. EU GOSTO MESMO É DE TROFÉU IMPRENSA

JOGO TRANQÜILO ONTEM E NEM FIZ PRELEÇÃO. PREFERI

DISCUTIR COM O TIME QUEM TINHA MATADO A NORMA

PARABÉNS AO GRÊMIO PELOS 108 ANOS. ESPERO UM DIA O CLUBE MUDE SUA DATA DE FUNDAÇÃO

PARA O DIA DO MEU ANIVERSÁRIO.

Cristian Brenner, 15, 1º ano do Ensino Médio

ESTADOS UNIDOS DESISTE DO BEISEBOL E BRASIL É A NOVA POTÊNCIA

MUNDIAL DESSE ESPORTE

Page 6: Edição 130 do Jornal O Polvo

6 Outubro de 2011

no ar

Respostas Marcelo Tas esteve no Festival de Publicidade de Gramado e bate um papo conosco sobre futuro na TV e muito mais

O dono da bagaçaÀ frente da bancada

do “CQC” desde 2008, Marcelo Tas

é um velho conhecido da televisão. O humorista esteve no 18º Festival de Publicidade de Gramado, que rolou em setembro, na Serra Gaúcha. Por lá, Tas conversou com a galera sobre redes so-ciais e as novas formas de se comunicar através desses canais. Claro que a gente bateu um papo com o eterno Profes-sor Tibúrcio do Castelo Rá-Tim-Bum que falou um pouco de fu-turo, de “CQC” e porque merece ganhar mais do que seu colega de emissora, José Luiz Datena!

O Polvo – Como vocês se renovam para fazer sempre um programa diferente?Marcelo Tas – Acredito que é preciso sempre renovar o humor que fazemos na televisão. Valorizar isso, usar como um combustível muito valioso. Afinal, humor é tipo um jogo de vôlei. Você não assiste a um jogo de vôlei meia-boca. O humor é assim, precisa ser feito com qualidade. E isso custa muito caro. Por isso, que os maiores salários da televisão são de humoristas.

O Polvo – Então você ganha mais do que o Datena?Marcelo Tas – (Risos!) Infelizmente não, mas bem que merecia, pois sou bonito e mais inteligente. O Datena é um bom exemplo desse humor que falo. Ele começou fazendo transmissões de futebol e misturando piadas e hoje ele tem essa postura de homem sério, macho, coisa que ele não é (risos). Mas no fundo ele adora humor. Quando convidamos ele para o “CQC”, ele topou na hora.

O Polvo – Incomoda vocês o “CQC” ser importado da Argentina? Marcelo Tas – De maneira nenhuma. Eles nos fizeram mais corajosos, porque precisou de um argentino para convencer o Brasil a misturar humor com jornalismo, algo que eu fiz a minha vida inteira. Conheço a galera do “CQC” argentino desde 1995 e nunca entendi porque as emissoras brasileiras tinham tanto medo de apostar nessa mistura. Pagamos o mico de precisar de argentinos para a “bagaça” funcionar, mas hoje somos o “CQC” mais lucrativo do mundo, o que deu mais certo.

O Polvo – Além do “CQC”, você tem outros planos para a TV?Marcelo Tas – Estou entrando na terceira temporada do “Plantão do Tas”, lá na Cartoon Network, que é um programa que amo fazer. Também já gravei um piloto de uma outra atração na mesma emissora, mas desse não posso falar muito. Adoro trabalhar com o público infantil. Se pudesse fazia só isso. Vocês que me desculpem, mas as crianças são mais inteligentes e mais exigentes que os adultos. Adulto é mais fácil de enganar, agora vai tentar passar uma criança para trás...

“Adulto é mais fácil de enganar, agora vai tentar passar uma criança para trás”

Page 7: Edição 130 do Jornal O Polvo
Page 8: Edição 130 do Jornal O Polvo

meu jeito8/9 Outubro de 2011

Fases

Não tem idade para ser criança

Conversamos com umas crianças bem grandes que falam que para curtir essa época da vida não tem idade e nem preconceito

Gisele Santos A gente foi até o Colégio Adventista, em Novo Hamburgo, para conversar com a galera do 3º ano do Ensino Médio que logo deixa a escola para embarcar de vez na vida adulta. Mas se

você pensa que a galerinha deixou para trás as manias de criança está muito enganado. O papo foi superdivertido e rolou até uma sessão de fotos na pracinha da escola. E foi só depois de responder ao nosso teste, que você confere

aí embaixo e aproveita para responder! Parece mesmo que esses “quase adultos” ainda preservam muito da infância! #bacana

Você vai ao Mc Donalds só para ganhar os brinquedos do Mc Lanche Feliz?

1

Tem um cantinho no seu quarto para guardar seus brinquedos preferidos?

2

???Teste se você ainda é uma criança!!!A galera aí ao lado já descobriu o quanto ainda são crianças. Agora é a sua vez. Marque sim ou não!

Não perde por nada uma animação da Disney e Dreamworks nos cinemas?

3

Lê gibis da Turma da Mônica, os originais?

4

Adora comer bobagens de criança como salgadinhos, Toddynho e Traki-nas (sabor morango)?

5

Assiste ainda a Chaves, Pica-Pau e outros desenhos na TV?

6

Usa roupas estampadas com perso-nagens infantis?

7

Sua mãe ainda leva você ao pedia-tra?

8

1 a 3 respostas afirmativas – Você está longe da infância! Apesar de ter sido criança há pouco tempo, suas atitudes refletem que está se tornando um adulto rápido demais. Não deixe mor-rer a criança dentro de você!

Em outubro, muita gente grande acaba voltando no tempo

4 a 6 respostas afirmativas – Você é quase um adulto, mas ainda ali-menta muito o espírito infantil que vive dentro de você. Esse é o caminho para torna-se um adulto feliz e cheio de alegrias.

7 a 8 respostas afirmativas – Você é a própria criança em corpo de gente “quase” grande. Com certeza, no dia 12, vai ganhar um presentão de Dia das Crianças. Pode fazer a sua listinha.

Confira o resultado!

Em outubro é comemorado o Dia da Criança! E vamos combinar né, galera, porque afinal é tudo de

bom manter esse espírito infan-til dentro de nós. Saber rir de si mesmo, fazer brincadeiras fora de hora, assistir um desenho animado no cinema regado com muita pipoca e refrigerante, ver desenho animado na TV. Atire a primeira pedra quem, mesmo não sendo mais “baixinho”, nunca fez pelo menos uma dessas delícias infantis!

Page 9: Edição 130 do Jornal O Polvo

“Acho importante manter um pouco desse espírito infantil dentro de nós. Caso contrário, podemos virar adultos chatos. Esse lado infantil nos deixa mais alegres e descontraídos.”

“De criança ainda tenho hábito de assistir ‘Chaves’. Adoro o programa e me identifico muito com o personagem principal. Ele faz as coisas erradas sem querer, mas tem um coração enorme.”

Caroline Kunst, 17

Como é o seu lado criança?

Gustavo Adler

da Silva, 17

“Tenho um canto no meu quarto para guardar minhas bonecas. Minha mãe sempre tenta fazer a minha cabeça para eu doar os brinquedos, mas morro de pena. Eles fazem parte de mim. Pretendo guardar para as minhas filhas.”

Larissa Fernanda Klagemberg, 17

“Também curto muito as animações. Prefiro ver desenhos do que filmes convencionais, às vezes. Pretendo seguir com esse gosto mesmo depois de adulta. Ver desenho não significa necessariamente ser criança.”

Julie Venturini, 17

“Ainda preservo a minha coleção de gibis da Turma da Mônica. À vezes ainda dou uma folhada nas revistas e me divirto muito com as historinhas daqueles perso-nagens que sempre ficarão na minha memória.”

Lettícia Soares dos Campos, 17

“Me acho mais adulto que criança, mas ainda preservo alguns hábitos como, por exemplo, mi-nha coleção de carros em miniatura. Tenho cerca de 35 que compro em vários lugares. Pre-tendo seguir com esse vício por muito tempo.”

Carlos Eduardo Peixoto Kayser, 17

“Adoro as animações, não me canso de olhar. Além de rir muito, os filmes sempre trazem uma lição bacana pra gente. Para ter uma ideia, já vi ‘Meu Malvado Favorito’ umas seis vezes.”

Leonardo Marques, 17

Jogos tradicionais com um banho de

modernidade Não sabe ainda o que pedir de Dia das Crianças? A gente dá uma forcinha com alguns jogos de tabuleiro bem tradicionais, mas que ganharam versões superatualizadas para divertir a galera!

Banco ImobiliárioCriado em 1944 é um dos jogos mais populares de tabuleiro. Afinal, quem nunca comprou helicópteros e prédios inteiros e ficou se achando o verdadeiro magnata? A nova versão aposenta as notas coloridas por cartões de débito. Vai ser mais fácil a galera aceitar ser o banco, não?!Quanto custa? R$ 139,88Fonte: PBKids.com.br

Jogo da VidaImagina casar, ter filhos, ficar milionário ou ir à falência, tudo isso com a ajuda dos personagens de “Toy Story”? O Jogo da Vida ganhou uma versão muito legal de Woody e sua turma. Há versões tam-bém do “Shrek”, “Simpsons” e “Turma da Mônica”. Quanto custa: R$ 61,51Fonte: Walmart.com.br

War Império RomanoTodo mundo na vida já jogou War. Nem todos podem ter en-tendido como o jogo funciona, mas a brincadeira é adorada por muitos. Agora o jogo ganhou a versão Império Romano que conta com províncias como Capadócia, Mesopotâmia e conta ainda com miniaturas de legionários, cavaleiros e catapultas. Pra você se sentir o próprio Julio César.Quanto custa: R$ 119,88Fonte: PBKids.com.br

Detetive 3DAgora é possível bancar o Detetive em 3D! É isso mesmo! O tradicional jogo onde você precisa descobrir quem cometeu o assassinato, onde e com qual instrumento ganhou uma versão ultra moderna que conta com óculos 3D. Vai ser ainda mais emocionante descobrir que quem cometeu o crime foi o coveiro Sérgio, na floricultura com uma pá! O jogo também possui uma versão bem divertida dos Simpsons.Quanto custa: R$ 89,88Fonte: PBKids.com.br

Page 10: Edição 130 do Jornal O Polvo

10 Outubro de 2011

leitura

HQs Cartunista descobriu na Internet uma forma de mostrar seu trabalho e hoje é um dos mais renomados quando o assunto é webcomics

Gisele Santos

Superboy #1

Superboy #1 traz toda uma nova origem para o Garoto de Aço. Ele con-tinua sendo um clone, mas sai de cena projeto CADMUS e entra em seu lugar o projeto N.O.W.H.E.R.E., algo ainda super-secreto a ser explicado em edições futuras. O roteirista Scot Lobdell e o desen-hista brasileiro R.B. Silva contam a origem do Superboy de uma nova forma, com novos elementos, mas com um link com o que foi feito na época do Retorno do Superman.

Action Comics #1

Gibi

A nova DC Comics

Os rumos da DC Comics foi um dos assuntos comentados durante a Comic Con RS. E Não é pra menos, já que a editora resolveu dar um stop em todas as suas séries este ano e começar do zero, lançando 52 revistas num único mês. O dia escolhido foi 30 de agosto, quando foi publicada a última Flashpoint 5 e Justice League 1, que inicia a saga de Batman, Lanterna Verde e Superman. E junto com a versão em papel da revista, a HQ podia ser baixada nos tablets, outra novidade da editora. Aqui listamos alguns dos 52 títulos já lançados:

Um dos filés do reboot, com a história do Super-man recontada do zero por Grant Morrison (Grandes Astros: Superman) e Rags Morales (Crise de Identi-dade). Destaque para os desenhos de Morales, que parecem atualizar as caricaturas de Joe Shuster.

Batman & Robin #1

Em Batman & Robin #1, o roteirista Peter J. Tomasi e o desenhista Patrick Gleason demonstram que esta revista irá focar muito no relacionamento entre pai (Bruce Wayne, o Batman) e filho (Da-mian Wayne, o Robin). Tudo temperado pela própria personalidade de Damian, que é filho de Talia al Ghul e neto do vilão Ra’s al Ghul.

Se você curte quadrinhos e tem alguma habilidade com as tirinhas, quer dizer, arrisca alguns traços no papel e sonha em um dia desenhar para grandes publicações da Marvel e da DC Comics, a Internet pode ser uma boa porta

de entrada para esse mundo. Em alta, os webcomics vêm crescendo cada vez mais, dentro e fora do Brasil, com a popularização da web. Afinal, hoje em dia, todo mundo tem acesso à grande rede de computadores. Para mostrar que começar na Internet pode render bons frutos batemos um papo durante a Comic Con RS com um dos precursores dessa nova forma de fazer HQ’s no Brasil, o paulista Fábio Yabu. O desenhista está nessa há 13 anos e afirma que a Internet pode ser um meio fácil e livre para iniciar os trabalhos. “Comecei meio sem querer, não foi nada consciente, sabe. Fazia meus desenhos e um dia resolvi postar”, conta Yabu, hoje com 31 anos. Além de ser um caminho fácil para começar uma carreira, Fábio aponta ainda outra vantagem de fazer HQ’s pela Internet, a liberdade. “Você não depende

de ninguém, a não ser de você mesmo. Não precisa ficar preso a um estilo, pode criar livremente e isso é super bacana.” A HQ “Combos Rangers” foi seu primeiro trabalho e também a primeira publicada virtualmente no Brasil. “Lembro que na época em que a galera começou a curtir mesmo o meu trabalho, algumas editoras me procuraram para publicar meus desenhos e vender nas bancas. Mas fazer essa transição é complicado. A banca e a Internet são meios

Quando não está criando suas webcomics, Fábio lê:Axecop “Uma tira criada por um menino de 5 anos, de-senhada por seu irmão de 30. É hilário.”

XKCD“Uma das t i ras mais antigas e mais bacanas da internet. Seu estilo é tão simples que parece primário, mas adequa-se perfeitamente à proposta. “

Penny Arcade “Começou como uma tir inha so-bre videogames e transformou-se num fenômeno cultural nos EUA.”

muito diferentes.” Falando em venda de quadrinhos nas bancas, Fábio afirma que as vendas caíram vertiginosamente nos últimos anos. “Posso te dizer que mais de 80%, se não mais. Claro, que sempre vão haver os colecionadores de HQ’s, mas isso não é suficiente para manter uma revista, por exemplo.” Fábio dá a dica para quem quer se aventurar nesse mundo de HQs virtuais. “Comece. Simplesmente inicie e veja no que vai dar. Importante é não ter medo e ouvir os comentários daqueles que curtem seu trabalho.”

O traço virtual de Fábio Yabu Fo

to d

e Lu

cian

o A

mor

etti

Page 11: Edição 130 do Jornal O Polvo
Page 12: Edição 130 do Jornal O Polvo

Como já de costume em Novo Ham-burgo, outubro é o mês da pesquisa e o momento mais aguardado pelos estu-

dantes do ensino médio e das escolas técnicas. É que de 24 a 29 acontece a Mostratec, com pro-moção da Fundação Liberato, nos Pavilhões da Fenac. Além de apresentar para os visitantes e julgadores o que demoraram meses estudando

e descobrindo, a participação na mostra é decisiva para o futuro. Dos 350 pro-jetos que serão apresentados, muitos podem

render prêmios aos seus pesquisadores, que incluem bolsas de estudo em universidades, estágios em empresas reconhecidas e oportuni-dade de aprimorar ainda mais o projeto, partici-pando de incubadoras. Ao todo são 26 prêmios, oferecidos por empresas parceiras, que apostam nestas ideias de jovens pesquisadores.

12 neurônioOutubro de 2011

Vencedores participam de mostras internacionais

Experiência De 24 a 29 de outubro, a Mostratec exibe pesquisas que já estão um pouquinho a frente do nosso tempo

Alexandra Korndorfer

Para conhecer o futuro

Se está pensando em fazer um curso técnico, você pode conhecer mais sobre eles nos estandes e ainda conversar com quem já está estudando

Se entre seus planos está fazer uma faculdade logo, as principais universidades da região estarão por lá. É só passar na estande e tirar a sua dúvida

Estagiar numa grande empresa pode ser um bom início profissional. No Salão da Inovação, que acontece junto à Mostratec, empresas inovadoras marcam presença

Que tal praticar o inglês? Com tantos gringos, vai ficar fácil encontrar alguém para falar mais do que o “how are you”. Isto sem falar no espanhol, coreano, russo, romeno...

PQ ir na Mostratec

O Jornal O Polvo vai estar na Mostratec. No dia 25 estaremos por lá, conversando com os jovens pesquisadores e, no dia seguinte (26), circula uma edição extra do Jornal, já com a cara da galera e seus projetos estampados.

Novidades para 2011

Esta é a 26a edição da mostra, que há dois anos deixou de ser realizada na Fundação Liberato para ocupar um espaço mais amplo, a Fenac. E em 2011, mais uma exposição será acrescentada. É a mostra dos trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental de Novo Ham-burgo, que passa a integrar a programação, em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo.

Ringue de Robôs Entre as atividades paralelas a Mostratec está a First Lego League, a competição de robótica que reúne as melhores equipes do Brasil em busca de uma vaga para o torneio mundial, que acontece todo ano nos Estados Unidos.

####

Conhecer gente de todo o mundo. Afinal tem até pesqui-sador do Quirguistão este ano. E se você não fala quirguiz, não importa, porque têm tradutores em todos os corredores para ajudar

Trocar gift. Esta é a principal moeda do local. Então se você quiser fazer amigos, a melhor maneira é trocar presenti-nhos. Nada muito grande ou caro, mas que tenha a ver com o nosso lugar

Se você é ligado em novidades, é o lugar perfeito. Afinal, tudo o que é apresentado nos projetos é muito recente e saber o que os pesquisadores andam descobrindo é estar uns passos na frente do futuro

#

#

#A visitação acontece de terça (25) a sexta (28), das 14 às 21 horas. Escolas podem agendar pelo fone (51) 3584-2034 ou pelo e-mail [email protected]. A entrada é franca.

Page 13: Edição 130 do Jornal O Polvo

13 neurônioOutubro de 2011

Cleiton Cristiano Spaniol No ano passado, Cleiton participou do prêmio Jovem Cientista e levou o segundo lugar. A premiação foi na categoria ensino superior, porém, sabemos que a participação na Mostratec no ano de 2007, quando recebeu o Prêmio Destaque Feevale e terceiro lugar na categoria Meio Ambiente, foi uma experiência que com certeza fez com que Cleiton levasse vantagem entre os concorrentes. “A feira foi de muita importância para meu desenvolvimento pessoal e profissional, visto que ali coloquei à prova meu trabalho de um ano. Com a premiação, tive meu primeiro reconhecimento.” Aos 22 anos de idade, Cleiton se dedica somente aos estudos. Mora em Porto Alegre para ficar mais próximo da UFRGS onde cursa Engenharia de Produção.

Felipe Kuhn Soares

A foto de Felipe ao lado do Presidente Lula chama atenção. O rapaz recebeu uma Menção Honrosa do ex-presidente por causa do 4º lugar na área de Engenharia Elé-trica e Mecânica em sua participação na Intel ISEP 2009, nos EUA. Tudo isso graças a participação e premiação na Mostratec 2008. Além disso, ele ainda recebeu uma bolsa na Feevale e está cursando Engenharia Eletrônica e trabalhando na Manutenção Operacional na Braskem. “O desenvolvimento de uma pesquisa científica e o desafio de participar da feira contribuíram imensamente para a formação do meu perfil profissional. Era minha meta no ano de 2008 participar da Mostratec, que é um ambiente privilegiado para aprendizagem e para busca de contatos profissionais. Ser expositor é uma experiência desafiadora.” Com certeza a Mostratec contribuiu e muito para a vida profissional do Felipe, o cara até conheceu o presidente!

E quem vai estar na Fenac em 2011 Para participar da Mostratec, os projetos são avaliados antes nas Feiras Afiliadas. São 74 feiras, 27 no exterior e 47 no Brasil. Confira a relação das mostras do Rio Grande do Sul:

- Expotec (Montenegro)- Feira de Ciências e Mostra de Inovação Tecnológica (Passo Fundo)- Mostra Estadual de Pesquisa com Tra-balhos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico (Três de Maio)- Mostra Técnica (Bento Gonçalves)- Tecnisanta (Novo Hamburgo)- Mostraclak (Estância Velha)- Fecitep - Suepro (Canoas)- Mostraseg (Caxias do Sul)- 2° Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação (Ivoti)- Fecurt (Estância Velha)- Feira de Ciências da IENH (Novo Ham-burgo)- Fecitec (São Leopoldo)- Mocitec (Charqueadas)- Mostra de Projetos Tiradentes (Campo Bom)- Feicit (Novo Hamburgo)- Etep (Portão)- Feiccom (Esteio)- Feprotec (Pelotas)

Todos estes irão se juntar a pesquisa-dores que vem de outros estados brasi-leiros e países:

Os países:Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, EUA, França, México, Moldávia, Paraguai, Peru, República Tcheca, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Equador, Portugal, Espanha, Cazaquistão, Azer-baijão, Costa Rica, Romênia, Namíbia, Nigéria, Taiwan, Dinamarca, África do Sul, Filipinas, Indonésia e Coréia do Sul.

Os estados: São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Amazonas, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco, Roraima, Rondônia, Bahia, Tocantins, Acre, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Piauí, Sergipe, Amapá e Distrito Federal.

O projeto do CleitonCleiton criou um sistema que elimina o desperdício de água no início de banhos que utilizam o sistema de aquecimento a gás, quando ela ainda não está na temperatura ideal: o Sirag.

#

# O projeto do FelipeFelipe desenvolveu um sistema que detecta um problema silencioso que pode danifica alguns motores de carros, como os de corrida, antes disso acontecer: o Detector de Pré-Ignição.

Quem já esteve na Mostratec

Page 14: Edição 130 do Jornal O Polvo

14 neurônio

Provas

Final de semana decisivo

Estudantes de Ensino Médio de todo o país têm dois dias para garantir uma vaga na faculdade

Outubro de 2011

Preparação bem feita pode fazer a diferença durante o Enem

Mais de seis milhões de estudantes do Ensino Médio vão ocupar as salas das escolas, nos dias 22 e 23 de outubro, para fazer as

provas do Enem. E todos esperam que nesta edição recorde de inscritos nada de errado aconteça, nem com as suas respostas e muito menos com os or-ganizadores do teste, que pisaram na bola nos últimos anos. E para garantir que o nervo-sismo e a falta de experiência não atrapalhem na hora decisiva, as amigas Jessica Horrana, 18, e Jadi Froz, 16, resolveram participar de um Simulado. A prova aconteceu no dia 4 de setembro, no campus da Uniritter, em Canoas. As duas estudam no Colégio André Leão Puente, em Canoas, e contam com uma boa nota no Enem para entrar na faculdade. “Quero fazer Odontologia e penso em tentar a Federal de Santa Maria”, explica Jadi, que sabe que não será fácil. “Sou nova ainda, tenho

tempo para me preparar melhor para o próximo ano, se precisar”. Jéssica já se definiu por Peda-gogia, mas confessa que não sabe ainda onde irá estudar. “Vou fazer um bom exame e depois decido em que universidade vou estudar, já que tenho mais opções”.

Para Filipe Pujol Lima, 16, e Ariel Correia Silva, 16, este não foi o primeiro simulado. Os dois já havi-am feito as provas na escola em que estudam, o Colégio Concórdia, em Canoas, e por isso acham que vão estar melhor preparados para quando valer mesmo. Filipe já está inscrito no Exame e pretende usar a nota para entrar na UFRGS ou

no Unilasalle em Engenharia da Computação. Já Ariel vai encarar direto o vestibular. “Acho que não vou fazer o Enem por causa do curso que escolhi. Pretendo prestar vestibular para Jogos Digitais na Unisinos ou Feevale”, conclui.

Jessica e Jadi participaram pela primeira vez de um Simulado

Filipe e Ariel testaram pela segunda vez os seus conhecimentos

Page 15: Edição 130 do Jornal O Polvo
Page 16: Edição 130 do Jornal O Polvo

26 anos depois

16 Outubro de 2011

música

PrefaceQUEM É A PREFACE? A banda é for-mada por cinco integrantes, Emy (vocal), Faaah (guitarra), Gee (baixo), Caco (bateria) e Anderson (guitarra). Faz mais de um ano que a galera se conheceu meio que por um acaso, através da internet, marcaram encontro em um shopping de POA e desde então tocam juntos.

POR QUE PREFACE? Segundo os caras, o nome da banda saiu de um livro.

E O PRIMEIRO SHOW? “Primeiro show a gente nunca esquece, foi no dia 19 de setem-bro do ano passado, em Canoas. Era um daqueles shows que tem mais ou menos umas vinte bandas e tem que vender in-gresso pra tocar. Por seu nosso pr imeiro show achamos bem legal, nós vendemos uns cinquenta ingressos pra familiares e amigos (risos)”. As bandas que quiserem participar do

“Play Now” podem enviar email para [email protected]

OS TRABALHOS: A banda tem pouco tempo de estrada e por isso ainda não tem muitos trabalhos. “Temos somente duas músicas gra-vadas (“Última Chance” e “Noite”). Neste mês de outubro pretendemos lançar uma música nova, e até o fim do ano lançaremos um clipe”. E eles tocam em outubro na Oktoberfest, de Igrejinha. O FUTURO DA BANDA: “Pretendemos seguir profissionalmente e pro resto da vida na Preface, sabemos que hoje em dia é difícil trabalhar nessa área da música pois há muitas bandas, mas estamos dando o melhor de nós para que tudo de certo.”

Para conhecer mais sobre a banda acesse:

http://www.fotolog.com/rockpreface http://www.myspace.com/bandaprefacehttp://www.twitter.com/prefacerockhttp://www.facebook.com/prefacerock

Banda liderada por Di Ferrero apresenta os sucessos dos anos de carreira do grupo que é a cara do rock nacional

Festas

Serviço

O Quê: Arena Mix CollegeQuando: 09 de outubro, a partir das 17 horasOnde: NH Hall (Av. Ver. Adão R Oliveira, 2484, NH)Ingressos: 35 reais (pista -2º lote), 50 reais (pista - 3º lote), 60 reais (mezanino - 1º lote), 70 reais (mezanino - 2º lote), 90 reais (meza-nino - 3º lote), 45 reais (vip - 2º lote), 60 reais (vip - 3º lote)Pontos de Venda: Toda Música (NH), Habib’s (NH e SL), Planeta Surf (NH, SL, Canoas, Bourbon Ipiranga, Shopping Total e Iguatemi), Palco 7 (NH)Informações: 3066-8688 ou 9805-0175Site: www.arenamixcollege.com.br

Depois do Rock In Rio, NX Zero faz dois

shows no RSDez anos de carreira, uma fábrica de hits e uma estrada de

10 anos. O NX Zero é a nova cara do rock nacional e a cada mostra que pretende ocupar esse posto por muito tempo. No

ano em que comemoram uma década de sucessos, Di Ferrero (vocal), Gee Rocha (guitarra), Dani Weksler (bateria), Filipe Ricardo (guitarra) e Caco Grandino (baixo) puderam vivenciar uma experiência que muitas bandas renomadas não possuem no currículo: participar de uma edição do Rock In Rio. O show dos meninos rolou no primeiro final de semana do festival e é com essa energia que eles sobem ao palco para dois shows na região em outubro. No dia 09 de outubro, no NH Hall, dentro da programação do Arena Mix College, e no dia 21 eles participam das comemorações da Oktoberfest de Igrejinha (leia mais sobre esse show na página 19). No repertório, sucessos que compõem o último CD e DVD da banda lançado em agosto, comemorativo ao aniver-sário. “Multishow Registro: DVD NX Zero 10 anos” conta ainda com duas canções inéditas. Os fãs do NX Zero podem se preparar para cantar bem alto com Di músicas como “Razões e Emoções”, “Cedo ou Tarde” e “Além de Mim”. Em NH, a noite ainda com a presença da banda Vegaz e do DJ André Sarate, que agita a galera a noite toda com os sucessos mais tocados nas pistas de todo o mundo.

Eles abriram uma das noites mais esperadas do Rock In Rio. No dia 24 de setembro, sábado, a história do NX Zero mudaria para sempre. Afinal, não é todo o dia que você canta para mais de 100 mil pessoas e divide as atenções da noite com nomes como Capital Inicial, Snow Patrol e Red Hot Chilli Peppers. Confira algumas curiosidades dessa apresentação histórica!

A banda contou com a pre-sença do rapper Emicida já na abertura do show. Emicida participou da can-ção “Só Rezo”, do CD “Sete Chaves”

Depois do show, Di não conteve a emoção: “A melhor festa de comemoração de dez anos de carreira que a gente poderia fazer é tocar no festival!”

Sempre comunicativo e cor-dial, mesmo encarando o preconceito de uma parte da plateia (que chegou a ensaiar algumas vaias), Di agradeceu diversas vezes a presença do público e a oportunidade de fazer parte do evento.

Poucos sabem, mas esse não foi o primeiro Rock In Rio de Di Ferrero. A primeira vez que ele esteve no festival foi na barriga de sua mãe, em 1985. “Para não dizer que nunca estive lá, fui ao Rock In Rio na barriga da minha mãe, em 1985, para assistir ao Queen.”

Page 17: Edição 130 do Jornal O Polvo

17 Outubro de 2011

música

Ruivão chega em Novo Hamburgo para

agitar a galera

Nando Reis faz show no Vale do Sinos, mas antes bate um papo com O Polvo onde fala de música, família e rituais antes dos shows

Entrevista

O que as músicas “Sutilmente”, do Skank, “Do Seu Lado”, do Jota Quest e “All Star” da Cássia Eller têm em comum? O seu compositor! A pessoa por traz desses sucessos atende pelo nome de José Fernando Gomes dos

Reis, ou apenas Nando Reis como é conhecido desde os tempos dos Titãs, banda em que iniciou nos anos 80. Ele e Os Infernais, sua banda de apoio, sobem ao palco do NH Hall no dia 20 de outubro com o show “Bailão do Ruivão”, sua nova turnê, em que Nando canta sucessos escolhidos a dedo e que promete animar a galera. Antes de desembarcar com seu repertório super eclético aqui no Vale do Sinos, Nando bateu um papo conosco. Na conversa, o músico fala um pouco de seus gostos musicais, de onde tira inspiração para canções que fazem tanto sucesso e ainda como é ser um artista amado por várias gerações. Confere aí!

Gisele Santos

Serviço

O quê - Nando Reis - Bailão do RuivãoQuando - 20 de outubro - quintaOnde - NH Hall (Ver. Adão R. Oliveira, 2484, NH)Ingressos - 50 reais (pista/promo), 60 reais (pista/1o lote), 70 reais (pista/2o lote), 70 reais (mezanino/promo), 80 reais (mezanino/1o lote), 100 reais (pista premium)Pontos de venda - Wizard de NH (Centro e Hamburgo Velho), DCE Feevale (NH), Subway de NH (Centro e No-voShopping), Subway de SL (Centro e Unisinos) e Subway Canoas (Shopping) Site: www.nandoreisnh.com.br

O Polvo - Você fez uma geração inteira dançar e cantar com os Titãs. Hoje, os filhos dessas pessoas vão aos seus shows e cantam aquelas e novas músicas suas. Como é ser um músico que ultrapassa gerações?Nando Reis - Acho bacana esse encontro de gerações. Nos shows do Bailão (do Ruivão) mesmo, vejo um público de diversas idades que cantam, se divertem e saem satisfeitos. Pelo menos é o que eu percebo.

O Polvo - O set list do Bailão do Ruivão traz uma variedade de canções que não são suas e que passeiam por vários estilos musicais. De onde surgiu a ideia de misturar tudo isso em um show?Nando Reis - Pela primeira vez gravei um disco com músi-cas que não são de minha autoria. E que, no entanto, são tão minhas porque fazem parte da estruturação de minha personalidade, do meu gosto e da minha particularíssima formação musical. A ideia do Bailão do Ruivão surgiu em 2009, quando montei uma apresentação na festa do VMB da MTV inspirada nesse repertório diferenciado, de músi-cas que eu já apresentava no bis dos meus shows com os Infernais.

O Polvo - Você é autor de muitas musicas de sucesso e alguns não sabem disso. Um bom exemplo é sua parceria com o Samuel Rosa, do Skank. Como surge uma música? Nando Reis – Depende. Acredito que grande parte das minhas letras sejam formas de expor meus sentimentos e minha admiração para pessoas que fazem parte da minha vida. São letras que falam de amor, relacionamentos e fatos autobiográficos, dão palavras aos meus anseios incrustados, mal resolvidos, como uma forma de resolver

minhas emoções. Outras são simplesmente para home-nagear pessoas essenciais para minha existência como meus filhos e minha mãe, que sempre foi minha fã e que tanto sinto falta.

O Polvo - Você tem algum ritual antes de subir ao palco mesmo depois de tantos anos de experiência?Nando Reis - Gosto de ficar um tempo sozinho no camarim, tocando vi-olão e aquecendo a voz. Agora, minutos antes de subir ao palco, gosto de reunir a banda.

O Polvo - Você tem al-guma música que é o seu “xodó”? Nando Reis – “Sou Dela”, “Relicário”, “Do Seu Lado” e “Pra vc guardei o amor”, são algumas músicas que eu sempre canto nos meus shows.

O Polvo - O que o Nando Reis curte? O que você costuma ouvir para se inspirar ou apenas para relaxar?Nando Reis - Curto ficar com a minha família, meus filhos. Gosto muito de ouvir música sozinho no carro, me inspira e me relaxa muito.

“Gosto de música, independente do gênero, do rótulo e da época da origem. Neste disco fiz questão de escolher músicas que amo, de autores que admiro, mas que estão distante daquilo que os medíocres chamam de ‘música de qualidade’. Deixe as imbecilidades com os imbecis. Eu fico na minha.”

Page 18: Edição 130 do Jornal O Polvo

Contágio

Um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata em poucos dias. Essa é a premissa de “Contágio” que conta comum elenco estrelar para colocar toda a população em pânico em busca da salvação.

GÊNERO: A trama segue com um pouco de tudo. Mas o melhor gênero seria “filme catástrofe onde todo mundo mata e morre para sobreviver”

ELENCO: Matt Damon, Marion Cotillard, Gwyneth Paltrow e Kate Winslet são apenas alguns dos nomes desse elenco que promete

DIREÇÃO: Steven Soderbergh já assinou grandes sucessos como “Che” e “Onze Homens e um Segredo”. É a primeira vez que ele dirige um longa sobre o tema

PQ VER: “Contágio” fez sucesso nos Estados Uni-dos. Por lá, em um final de semana o longa faturou nada menos que US$ 23,1 milhões

PQ NÃO VER: O tema é meio manjado. Mas o elenco estrelar e a direção de Soderberg podem dar um diferencial bacana

ESTREIA: 28 de outubro

Estreia

18 Outubro de 2011

cinema

Uma saída paraTaylorAstro de Crepúsculo estreia no Brasil suspense onde procura desvendar seu próprio passado

Atividade Paranormal 3

O sucesso de público “Atividade Paranormal” ganha sua terceira parte que chega aos cinemas brasileiros nesse mês. A história pretende explicar como tudo começou, ou seja, como Katie e sua irmã são amaldiçoadas.

GÊNERO: Terror total, com direito a por-tas batendo sozinhas e tudo mais

ELENCO: Os personagens dos dois outros filmes seguem os mesmos, sem grandes surpresas.

DIREÇÃO: Oren Peli está apenas na produção. O comando do longa fica por conta dos novatos Henry Joost e Ariel Schulman

PQ VER: Para tomar uns “bons” sustos e saber como toda essa doideira da vida da Kate começou

PQ NÃO VER: Se você detesta filme do gênero, melhor passar. Senão, vai ser difícil dormir de luz apagada #ficadica

A penúltima parte da Saga Crepúsculo, “Amanhecer – Parte 1”, chega aos cinemas só em novembro, mas já dá para matar as saudades de pelo menos um astro do elenco da série de vampiros. Taylor Lautner está nos cinemas nacionais com o suspense recheado de muita ação “Sem Saída”.

Taylor encarna o jovem Nathan, que um belo dia descobre, com a ajuda de Karen (Lily Collins) uma foto sua em um site de crianças desaparecidas. Na hora, Nathan desconfia que seus pais lhe escondem

algum segredo e decide investigar o que poderia ter acontecido no seu passado. Mas, de uma hora para outra, as pessoas que estão a sua volta começam a morrer e sua vida também está em jogo. Agora, Nathan precisa encontrar suas respostas e correr contra o tempo para saber o motivo das mortes antes que pague com a própria vida.

Tam

bém

nos

cin

emas

ESTREIA: 21 de outubro

Page 19: Edição 130 do Jornal O Polvo

polvorosa19 Outubro de 2011

14 a 23OUT

Com 11 anos de estrada, Reação lança novo trabalho em POADesde 2000, a Reação em Cadeia vem mostrando músicas que traduzem as vivências pessoais de uma geração. As letras escritas pelo vocalista Jonathan Corrêa acabaram por dar uma cara

própria do grupo, que lança o novo trabalho, “Enfim Dezembro” no dia 28 de outubro no Teatro do Bourbon Country (Rua Túlio de Rose, 80), a partir das 21 horas. A Reação em Cadeia é formada por: Jonathan Corrêa (guitarra e voz), Daniel Jeffman (guitarra), Vini Bondan (bateria), Marcio Abreu (baixo) e como convidado Daniel Hanauer (teclado). Os ingressos custam entre 25 e 70 reais, à venda no My Tickets (Andradas, 1425 - Loja 69), pelo telefone 4003-1212 e ainda pelo site www.ingressorapido.com.br.

Oktoberfest de Igrejinha traz NX Zero e Lulu Santos

28OUT

Última Lover’s Rock terá a banda PúblicaHá cinco anos fazendo a cabeça da galera que adora o

bom e velho rock’n’roll, a Lover’s Rock pendura as chuteiras, mas não antes de fazer uma festa que vai abalar as estruturas de Novo Hamburgo. O local escolhido será o Abbey Road Bar (Av. Pedro Adams Filho, 4434), no dia 13 de outubro, e a atração da noite é ninguém menos que a Pública. A banda que está em São Paulo volta ao Estado para o lança-mento do CD “Can-ções de Guerra”. A banda E l e t r i c M i n d também m a r c a presença n e s s a despedida. O ingresso feminino é isento até as 23h30, e após o valor é de 8 reais. O masculino custa 10 reais até as 23h30, e após, 15 reais.

Morrostock com 27 horas de rock sem parar

O tradicional festival de bandas de rock do Bar do Morro, em Sapiranga, volta em mais uma edição que promete animar os fãs de rock. A festa inicia no dia 7 e segue até o dia 16 de outubro. Esse ano, o festival vai rolar no Centro Cultural Lucio Fleck, na Toca Pub, no Sítio Picada Verão, além do Bardomorro ao pé do Ferrabrás. Entre os dias 15 e 16 rolam as 27 horas de rock sem intervalos, a grande novidade dessa edição, com a presença de 25 bandas. Nomes como Pública, Rosa Tattoada, Acústicos & Valvulados e Grafor-réia Xilarmônica vão marcar presença no evento. Informações de ingressos no site www. http://morrostock.blogspot.com.

13OUT

7 a 16OUT

Uma das festas mais tradicionais da região está de volta e esse ano traz muitas atrações bacanas para o público jovem. A festa inicia no dia 14 de outubro no Parque de Eventos Almiro Grings com o show do maior “hitmaker” do Brasil, Lulu Santos. O músico deve embalar os fãs a partir da meia-noite com

sucessos consagrados como “Tempos Modernos” e “Assim Caminha a Humanidade”. Já no dia 21 de outubro, o NX Zero sobe ao palco para animar os roqueiros de plantão a partir da meia-noite. No dia 22, o evento recebe toda a descontração dos Formigos. A festa encerra no dia 23 com apresentações de outras 36 bandas e grupos musicais, completando 300 horas de música, além de várias atividades culturais e esportivas. Os ingressos antecipados para o evento já começaram a ser vendidos. A entrada antecipada custa 7 reais e pode ser adquirida nas lojas da Rede Unidasul, nas cidades de Ca-choeirinha, Canoas, Esteio, Gramado, Gravataí, Igrejinha, Ivoti, Novo Hambur-go, Parobé, Portão, Porto Alegre, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Sapi-ranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Tra-mandaí, Três Coroas e Viamão. O valor será válido até o dia 14 de outubro. De-pois, o preço sobe para 10 reais.

Programação completa em www.oktoberfest.org.br.

Page 20: Edição 130 do Jornal O Polvo

polvorosa20 Outubro de 2011

21OUT Marco Luque faz show de humor

A comédia é composta por um delicioso e sortido desfile de tipos populares e alguns deles já acomapanham Luque há muito tempo, deste quando fazia “Terça Insana”. Agora eles voltam com novas histórias para divertir a plateia.

O apresentador do CQC virá ao RS com o espetáculo solo “Laburaria”. A primeira apresentação acon-tece no recém inaugurado Teatro Feevale (RS-239,

2755 – NH) no dia 21 de outubro. Em seguida, nos dias 22 e 23, o humorista se apresenta no Teatro do Bourbon Country (Rua Túlio de Rose, 80 - POA). Os personagens Betonera, Mustafary, Jackson Five, Silas Simplismente e Mary Help prometem deixar a plateia sem fôlego. Marco Luque está entre os perfis do twitter mais influentes do Brasil, com o ranking em 3º lugar. Para a apresentação no Teatro Feevale os ingressos variam de 50 a 100 reais. Já em Porto Alegre, os valores variam de 30 a 100 reais.

BETONERA, um hiperativo monitor de acampamento.

MUSTAFARY, um vegetari-ano preocupado com a sus-tentabilidade do planeta

MARY HELP, uma diarista en-graçadíssima que Luque não apresenta há alguns anos

JACKSON FIVE, um motoboy.

SILAS SIMPLISMENTE, o taxista

Os personagens

O membro do CQC faz show no novo Teatro Feevale em NH

Foto

s de

Ped

ro D

imit

row

Page 21: Edição 130 do Jornal O Polvo

polvorosa21 Setembro de 2011

Confira essas e outras fotos no Polvo Clic no site www.opolvo.com.br

09/099 anos do Polvo

Fotos de Homero Schuch

NH Hall quase lotado, cinco bandas no palco e galera animada. Assim foi a parce-ria entre o College Rock e o Jornal O Polvo comemoran-do os 9 anos do jornal. Es-peramos que vocês tenham gostado e esperem as novas da Família Octopus.

Page 22: Edição 130 do Jornal O Polvo

polvorosa22 Outubro de 2011

Fotos de Eduardo Metinger

23/09Pio XII(Novo Hamburgo)

Confira essas e outras fotos no Polvo College no site www.opolvo.com.br

28/09Santa Catarina(Novo Hamburgo)

Crônicas, porque são crônicas. De Porto Alegre, porque escreverei coisas da capital. Por Giovani Paim,

porque é meu nome. Prazer, tenho 27 anos e, assim como O POLVO, sou natural do Vale do Sinos. Fui criado pela cultura da região, alimentado por bons dias, noite e madrugadas. Além disso, sempre estendi meus tentáculos para a capital, onde moro. Coluna mensal = turbilhão de ideias. Muita coisa pra se falar, digitar. Mas então, proponho um brinde! Não a mim, mas à Casa de Cultura Mario Quintana. Neste setembro foi comemorado 21 anos de história. Pois é, brindemos todos! Até porque, na real, aquele belo e pomposo prédio rosa, que fica na Rua dos Andradas,

736, em Porto Alegre, não é apenas de Porto Alegre. É da cultura, é de todos. Originalmente, lá era o endereço do luxuoso Hotel Majestic, baita projeto ar-quitetônico do alemão The-odor Wiederspahn. E é dele também a responsabilidade por outros prédios que hoje abrigam espaços culturais - ex.: o MARGS, e o Memorial do RS - ali na Praça da Alfândega. Voltando, o Majestic, de 1968 a 1984, teve a honra de ser o lar doce lar do poeta Mario Quintana (o quarto 217 está lá, reconstituído para a visitação, do jeitinho que ele o deixava). O Hotel faliu e, depois de uma grande reforma e revitalização, em 25 de setembro de 1990, foi inaugurada a Casa de Cultura Mario Quintana. Um centro cultural, um abrigo de possibilidades. Quando morador de São Leopoldo, seguido eu pegava um trem rumo à Casa de Cultura. Ia pra lá sozinho, pensando, escrevendo, descobrindo coisas, beberi-cando algo ou fazendo nada. Na CCMQ fiz boas fotos, assisti bons filmes, peças e

palestras. Curti b o n s s h o w s ( l a n ç a m e n t o d a C a c h o r r o Grande), partic-ipei de oficinas (fotografia Pin-hole), passeei com amigos , conheci muita

gente e também bons trabalhos (Filipe Catto, um cara talentossímo). Vi muitos amantes à moda antiga e à moderna também. É que a poesia perdura no ar Quintanesco, não tem jeito! Enfim, um recado pra gurizada, de todas as idades: curta mais esse espaço que carrega a magia e nome de Mario Quintana. Ganhamos individual e co-letivamente. O espaço está lá, rico em diversidade. Desfrute, coisas bacanas merecem ser apoiadas.

O nosso tímido e querido poeta faleceu em 1994, aos 88 anos.

Sugestôes, dicas, palpites, ou só pra bater um papo mesmo: [email protected]

Crônicas de Porto Alegre

21/09Cristo Rei(São Leopoldo)

Fotos de Homero Schuch

Page 23: Edição 130 do Jornal O Polvo

polvorosa23 Outubro de 2011

26/09São Luis(São Leopoldo)

Confira essas e outras fotos no Polvo College no site www.opolvo.com.br

29/09Frederico Schmidt (São Leopoldo)

29/09Caic Madezatti (São Leopoldo)

Fotos de Homero Schuch

Page 24: Edição 130 do Jornal O Polvo

24 Outubro de 2011

música

Banda mineira participa do Extreme Festival no dia 11, mas antes bate um papo conosco com respostas bem humoradas e curtinhasShow

Strike em 140 caracteresA galera da região pode comemorar que em outubro vai

rolar mais um evento planejado especialmente para eles. O Extreme Festival, uma parceria da Extreme Board

Shop com o College Rock Tour, chega a São Leopoldo no dia 11, véspera de feriado. A grande atração na festa será a banda mineira Strike. O grupo formado por Marcelo Mancini, André Maini, Rodrigo Maciel, Fábio Perez e Cadu e já soma oito anos de estrada. No ano pas-sado a banda lançou o CD “Hiperativo”, produzido por Rick Bonadio. O single “A Tendência”, antes mesmo de ser lançado, já alcançou mais de 28 mil visu-alizações no Youtube. Outra presença confir-mada no evento é da doyoulike? formada há três anos por qua-tro amigos de Porto Alegre. Recentemente finalizaram o clipe “Ga-rotos Perdidos”, música que faz parte do EP “Coleção”, lançado vir-tualmente no segundo semestre de 2010. Para fazer aquele “aquece” para a festa, batemos um papo com o vo-calista da Strike Marcelo Mancini, que respondeu tudo em 140 caracteres, já que a banda utiliza muito o microblog Twit-ter para se comunicar ainda mais com seus fãs. Curtam e dêem retweet para a galera!

@marcelostrike Vocês acabaram de

completar 8 anos de carreira, já pensaram

em jogar a tolha?

@jornalopolvo Nunca pensamos em

desistir. Tivemos mais momentos bons

que ruins. Temos prazer em exercer nossa

profissão pois fizemos com amor aos fãs.

@marcelostrike Teve algum momento

muito difícil?

@jornalopolvo Rola uma pressão na tran-

sição de um CD para outro, é um momento

delicado onde rola uma expectativa para

saber qual será a reação do público.

@marcelostrike Que música não pode

faltar no show da Strike?

@jornalopolvo “O Jogo Virou” que é nossa

música mais emblemática.

@marcelostrike Se vocês pudessem cantar uma música de outra banda ou cantor no show qual seria?

@jornalopolvo Às vezes a gente toca “Mulher de Fases” do Raimundos que é cantada em coro pela galera.

@marcelostrike Pensaram em alguém para fazer “Paraíso Proibido” que fala de um menino que não é uma boa influência?

@jornalopolvo Nos inspiramos em histórias que vivemos ao longo da nossa trajetória, falamos sobre o cotidiano da forma mais simples.

@marcelostrike E você se considera um “bom partido”?

@jornalopolvo Nunca cultivei essa ima-gem de santo, mas não bebo, não fumo, não uso drogas e pago minhas contas.

@marcelostrike Então você é uma boa

influência para uma garota?

@jornalopolvo Pode-se dizer que depois

de alguns anos na estrada, nós que éramos

o problema das sogras, passamos a ser

bom partido para as garotas (risos).

@marcelostrike No clipe “Tendência”

vocês tiram uma onda com o mercado da

música. De onde surgiu essa ideia?

@jornalopolvo Da mente do nosso dire-

tor André Vasco, ele é um cara genial!

Juntamos ideias e acabou maravilhoso.

Pretendemos fazer o próximo com ele.

@marcelostrike Vocês têm planos para um

novo CD em 2012. Como anda a produção

do disco?

@jornalopolvo Anda a todo vapor, finali-

zando algumas músicas e tudo indica que

em dezembro já teremos novo single.

Serviço

O quê - Extreme Festival com Strike e doyoulike?Quando - 11 de outubro, às 22 horasOnde - Sociedade Orpheu (Rua Brasil, 506, São Leopoldo)Ingressos - Pista promocional - ESGOTADO; Pista 1º lote: 30 reais; Pista 2º lote: 35 reais; Vip promocional: 40 reais; Vip 1º lote: 45 reais; Vip 2º lote: 50 reais Pontos de venda - Lojas Extreme de São Leopoldo e Dois Irmãos; Yázigi de São Leopoldo e Jornal O Polvo Site - www.extremefestival.sl

Banda mineira vem a São Leopoldo mostrar novo CD

Foto

de

Ota

vio

Sous

a