edição 129 do jornal o polvo

20

Upload: mauricio-carvalho

Post on 25-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição de setembro de 2011 do Jornal O Polvo com a festa de 9 anos com Fresno, Tópaz e doyoulike

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 129 do Jornal O Polvo
Page 2: Edição 129 do Jornal O Polvo

2/3 Setembro de 2011

editorial

Chegou a hora

Sim, chegou a hora. O dia 9 de setem-bro se aproxima a passos largos e a

expectativa só aumenta para a grande festa que vai marcar os 9 anos do Jornal O Polvo. Concurso de bandas no Facebook e presença confirmada das bandas Tópaz e doyoulike? já está agitando os fãs. E nessa edição, conforme prometido, tem entrevista com a Fresno, que volta a Novo Hamburgo para mostrar as novidades da turnê “Revanche”. Veja tudo sobre o show no NH Hall, detalhes do clipe “Porto Alegre” e muito mais sobre o nosso aniversário e parceria com o College Rock. Também aproveitamos a chegada do Fes-tival de Publicidade de Gramado para ver o que a galera do setor está fazendo e as atrações do festival, que terá cobertura in loco da Família Octopus. A edição também traz uma trip pelo Peru feita pelo surfista Thiago Rausch, que faz o seu diário de bordo de 17 dias nos melhores picos desse ponto do Oceano Pacífico. A edição faz um panorama sobre o ultra tradicional baile de debutantes. Acompa-nhamos o grupo de garotas da Sogipa que misturam sonhos e glamour numa festa inesquecível. Outro assunto bacana é o uso dos celulares pela galera para muitas coisas, além de falar. Falando em tecnologia, apresentamos formas de comprar roupas pela web sem errar no tamanho ou no modelo e fazer bonito no mundo real. Por fim, tem a galera de uma escola que assumiu as tarefas dos funcionários e sentiu na pele as dificuldades e prazeres do dia-a-dia no colégio. Ah, para terminar, te convidamos para ver a nova cara do site do Polvo, que estreia no dia da nossa festa de 9 anos. Depois nos digam o que acharam.

Diretamente do fundo do mar Família Octopus

Expediente

Jornal O PolvoEm atividade desde 9 de julho de 2002

Um produto da Bark Comunicação

[email protected]

Redação – Av. Pedro Adams Filho, 4710, sala 202,

Bairro Pátria Nova, Novo Hamburgo, RS,

CEP 93320-006

Telefone/fax – (51) 3066-5102

E-mail geral – [email protected]

Site – www.jornalopolvo.com.br

Edição

Maurício Carvalho

[email protected]

Edição e Diagramação

Alexandra Korndörfer

[email protected]

Projeto Gráfico e Ilustrações

Beto Soares – Estúdio Boom

Redação

Gisele Santos

[email protected] / [email protected]

Estagiária em Relações Públicas

Thais Loureiro

[email protected]

Estagiária em Jornalismo

Ana Paula Backes

[email protected]

Estagiário em Puplicidade e Propaganda

Matheus Chisté

[email protected]

Fotografia

Homero Schuch

[email protected]

Colaboradores

Alexandre Tonel

Giovani Paim

Silvana Magayeski

Contato Comercial:

Mauricio Carvalho

[email protected] - (51) 9139-2452

Jornalista Responsável:

Maurício Carvalho – Reg. 9242 MTB/RS

Impressão: Mídia Gráfica RBS

As opiniões dos colunistas no jornal e site são de inteira responsabilidade dos mesmos e não refletem, neces-sariamente, o ponto de vista do veículo.

@jornalopolvo

Nas redes

Jornal O Polvo

jornalopolvo/JornalOPolvo

A dor de GianechinniO ator Reynaldo Gianechinni começou a sua luta contra um câncer linfático, descoberto mês passado. O galã iniciou seu tratamento a base de quimioterapia e ganhou muito apoio dos colegas artistas e dos fãs, além de atrair os paparazzi e jornalistas sensacionalistas.

Apple sem Steve JobsDepois de Bill Gates na Microsoft, foi a vez de outro ícone da tecnologia se aposentar. Steve Jobs se retirou do comando da Apple, segundo co-mentários, para resolver seus problemas crônicos de saúde. Agora quem manda na companhia da maçã mordida é Tim Cook, que tem a missão de manter a empresa no auge.

Arrastão infantilFoi de assustar as cenas de uma gangue de crianças que roubou um hotel em São Paulo, destruiu uma sala do Con-selho Tutelar e tocou horror numa delegacia. Enquanto isso, nada dos pais aparecerem. Os pequenos, de 5 a 12 anos, acabaram recolhidos em albergues e depois liberados.

Clássico em 3DQuem tem mais de 20 anos vai ter a chance de rever, agora em 3D, um dos desenhos mais famosos dos anos 90. A Disney colocou nos cinemas, por 2 semanas, cópias renovadas de “O Rei Leão”, uma das últimas animações tradicionais de sucesso.

O polvômetro está de volta com os assuntos mais quentes e a galera que entrou numa fria. São sempre oito tópicos escolhidos pela Família Octopus como os mais importan-tes do mês que passou. Se você quer mandar sugestões para o nosso ranking, acesse o site www.opolvo.com.br e mande seu recado.

A pegadinha da IpanemaFoi uma segunda-feira negra para os ouvintes da Ipa-nema FM, que resolveu começar a tocar sertanejo e pop descartável, deixando os velhos fãs de cabelo em pé. Mas era uma pegadinha (de gosto duvidoso, vamos combinar) para lançar a nova programação da rádio.

UFC no RioFoi uma festa da luta no Brasil. Arena lotada, supremacia brasileira e grandes combates marcaram a volta do maior evento de MMA do planeta ao nosso país. E os representantes locais não fizeram feio, com grandes vitórias de Anderson Silva, Maurício Shogun e Rogério Minotauro, todas por nocaute. Agora é esperar que o evento não demore mais 11 anos para voltar por aqui.

Justin vem aíA histeria tem data certa para acontecer: 10 de outubro, no Estádio Beira-Rio, tem show de Justin Bieber. O cantor canadense faz cinco apresentações no Brasil e incluiu a capital gaúcha no roteiro. Ingressos entre “módicos” 130 e 400 reais.

O que matou Amy?Uma coisa é certa: Amy Winehouse não morreu de overdose de drogas. Pelo menos é o que apontou a autópsia da polícia londrina, não encon-trando vestígios de substâncias ilegais no frágil corpo da cantora. Agora os exames vão tentar apontar a causa da morte da moça, que teve o álbum “Back to Black” alçado ao número 1 da parada britânica.

Ozzy realmente gosta de uma mo-vimentação estudantil. Na edição passada, fez pose com a galera do Instituto São Francisco, de Porto Alegre, e foi encontrado por Matheus Reinheimer. Ele ganhou camiseta do Polvo e CD do Ozzy e tem até o dia 23/09 para retirar seus brindes na redação do Polvo. Nessa edição, Mr. Madman está escondido em alguma das pá-ginas, se você o achar, mande sua localização no site www.opolvo.com.br, link Pro-moções, até o dia 29 de setembro.

Onde está o Ozzy?

de Promoção

Sempre tá rolando uma promoção nova para os leitores d´O Polvo. É só se ca-dastrar no site www.opolvo.com.br e se ligar. Toda semana tem novos ganhadores!

Page 3: Edição 129 do Jornal O Polvo

Página 5Conversamos com o pessoal da Feevaleque vai participar do Festival de Publicidade de Gramado

Página 14Um papo com a galera que usao celular para um monte de coisas,até para falar com os outros

Onde você encontra a versão impressa do Polvo

Novo Hamburgo - Feevale Universidade, Feevale Ensino Médio, IENH - Fundação Evangélica, Pio XII, Fundação Liberato, Santa Catarina, Adventista, 25 de Julho, Cene-cista, Alberto Pasqualini, Sinodal da Paz, Ensinos, Senai, Wolfram Metzler, Positiva, Wizard, Yázigi, Informatize, Olímpio, PVSinos, Fisk, Musisinos, Anhanguera, Ftec, Senac, Data School.

São Leopoldo - Unisinos, Concórdia, Sinodal, São José, Gustavo Schreiber, São Luís, Científico, Porto Seguro, Cristo Rei, Pedro Schneider (Pedrinho), Olindo Flores da Silva, PVSinos, Senai, Cetemp, EST, Escola Brasileira, Yázigi, Informatize, QI, Eleven C, Caic Madezatti, Polisi-nos, Guilherme Schmidt, Maria Gusmão Brito.

Canoas - Ulbra, La Salle Centro, Unilasalle, Cristo Reden-tor, Espírito Santo, Concórdia, La Salle Niterói, Uniritter, O Acadêmico, São João, Rui Barbosa, Senac, Wizard, Yázigi, Four Idiomas, Roma, Ladislau, Olímpio, Instituto Carlos Chagas, Marechal Rondon, Fisk, Maria Auxiliadora, Ipuc, EPI, Prof. Margot Diacomazzi.

Porto Alegre - Rosário, São João, Dores, Farroupilha,

Champagnat, Ipanema, Santo Antônio, Ufrgs Direito, Ufrgs Fabico, Província, Santa Cecília, Assunção, São Pedro, Uniritter, João XXIII, Objetivo, São Luiz, Dom Bosco, Santa Família, Concórdia, Padre Reus, Bom Conselho, Israelita, Militar, Glória, Conhecer, Mãe de Deus, Esade, Sinodal do Salvador, Piratini, Faculdade Dom Bosco, São Francisco, São Judas Tadeu.

Sapiranga - Duque, Instituto Sapiranga, São Mateus, Wizard, Olímpio.

Campo Bom - Sinodal Tiradentes, Fernando Ferrari, Santa Terezinha, Wizard, Yázigi.

Estância Velha - 8 de setembro, Princesa Isabel, Cene-cista, CLAK, Informatize, Senai Curtimento.

Ivoti - Instituto de Educação Ivoti, Olímpio, Wizard, ISEI.

Dois Irmãos - Imaculada, Afonso Wolf, Yázigi.

E mais 150 pontos de comércio. Confira a lista no link + do Polvo

Os tentáculos na internet

www.opolvo.com.br

No dia 18 de agosto teve show da banda Cachorro Grande na Calourada da Uni-versidade Feevale. Os gaúchos fizeram a Rua Coberta ficar lotada e

o nosso site também, de gente querendo ver as fotos clicadas por lá.

Calourada na Feevale

Festival de Paródias

O Colégio La Salle São João (Poa) preparou um show de música e criatividade para apre-sentar na noite dos fi-nalistas do I Festival de Paródias que aconte-ceu no dia 3 de agosto.

O Polvo marcou presença e mostrou alguns dos grupo que se apresentaram.

Os shows da Festa de #9anos doPolvo

As notícias sobre a Festa de #9anos-doPolvo foram as mais acessadas no nosso site du-rante todo o mês de agosto. Desde que a Festa foi lan-çada pelo Twitter, as nossas redes ficaram abarrota-das de gente que-rendo saber mais informações sobre o show da Fresno. Esperamos que

toda esta galera esteja com a gente no dia 9 de setembro no NH Hall, em Novo Hamburgo, conferindo a primeira edição do College Rock Tour, que continua depois com mais três festas. Aguardem mais informações!

Page 4: Edição 129 do Jornal O Polvo

4 neurônio

Experiência

Aprendendo a liderarA parte administrativa ficou por conta da estudante Franciele Caceres, 17. Desde

2008 ela participa do Dia da Inversão e sempre aprende coisas novas com as trocas. “Esse ano estou substituindo a coordenadora educacional. É um trabalho bastante burocrático, mas ainda assim bem bacana”, conta. No ano passado, Franciele experimentou como é ser vice-diretora com tantos alunos, mas a ex-periência não foi assim como ela imaginava não. “Pensava que ia poder mandar e desmandar, pois era da direção. Mas não é bem assim, são muitas as responsabilidades do cargo.” Com essa ex-periência, a jovem pode perceber que existem duas formas de liderar: para os outros, ou para si mesmo. “Quando se é um líder é preciso saber qual caminho tomar. E com esse dia aprendi um pouco sobre isso. ”

Se a escola fosse minha...

Quem nunca pensou em mudar a sua escola e fazer ela do seu jeito? O pessoal do Marista Assunção conta foi essa mudança

Passar um dia desempenhando as atividades es-colares. Um dia fazendo o trabalho do pessoal que está lá todos os dias para deixar a escola

sempre “zero bala” para receber os alunos, sempre com aquele sorriso no rosto. Pois lá no Colégio

Marista Assunção, em Porto Alegre, o desafio foi dado aos alunos: pas-sar um dia como um funcionário da escola, desempenhando as ativ-idades normais. A ideia surgiu para comemorar

o Dia do Estudante, comemorado no mês de agosto. A galerinha se puxou e deu conta do recado. A gente não ficou de fora dessa comemoração bem diferente e fomos lá bater um papo com os alunos.

Na portaria por um dia!O trabalho de Leonardo Carlotto, 14, não foi fácil. Substituir alguém como o

Tio Leopoldo realmente é uma tarefa bastante complicada. “O Tio é uma pessoa muito querida por todos na escola”, conta. Foi a primeira vez que Leonardo participou do Dia da Inversão na escola. “Quis participar para ter novas experiências, poder me sentir como um dos funcionários. Saber um pouco do trabalho.” A rotina do ‘novo porteiro’ era recep-cionar as pessoas que chegavam na escola aquele dia. “Tento ser bem simpático e encaminhar a pessoa o mais rápido possível”. Para o ano que vem, o estudante pretende participar novamente da iniciativa e procurar substituir outro funcionário. “Assim, vou poder aprender mais de como funciona a escola onde estudo.”

Vassourana mãoe colégiolimpinhoA vassoura, o pano de chão

e a pá de lixo foram os amigos inseparáveis das jovens Ana Paula Vargas Pilla Dias, 14, e Gabriela Godoy Braga, 15. As duas amigas participaram do Dia da Inversão substituindo a Tia Val, respon-sável pela limpeza da escola há cinco anos. Esse é o primeiro ano que as estudantes participam da atividade, mesmo assim não teve moleza. “Varremos toda a escola e depois vamos dar uma geral nos banheiros”, conta Ana Paula. A experiência serviu para que as jovens dessem mais valor para o trabalho de limpeza feito na escola. “Às vezes a gente não dá bola, mas se não tivéssemos a escola limpinha todos os dias íamos achar bem ruim” conta Gabriela. Depois da faxina geral na escola, as jovens já sentiam dores no corpo por causa do esforço na faxina. “De tanto varrer já sinto até dor no braço”, brinca Ana Paula.

Grêmio da Feevale promove: “Música Cala o Crack” No dia 2 de agosto, os alunos da Es-cola de Aplicação Feevale se reuniram para a abertura oficial do projeto “Música Cala o Crack”, idealizado pelos alunos do grêmio estudantil.

Segundo Gustavo Rubert, presidente do grêmio, o projeto é um movimento preventivo, que pretende o c u p a r o s jovens com música, arte e conheci-mento para d e i x á - l o s a f a s t a d o s das drogas. “Queremos obter a par-t i c i p a ç ã o das escolas comunitárias da reg ião . Haverá um festival, que reunirá ban-das de outras escolas para que depois realizem uma apresentação dentro da Feevale.” disse Gustavo. Os alunos do ensino médio da Feevale, curtiram o som do músico Issur Koch, e ainda puderam acompanhar palestras com Mano Changes, músico e Deputado Estadual, que falou de suas experiências como adolescente, e até arriscou criar uma rima rápida tratando do assunto do crack e juventude. Representantes da Fazenda Renascer, centro de reabili-tação, também participaram do evento, palestrando aos alunos sobre como é a reabilitação de dependentes químicos. Neste mês estão programadas as primeiras palestras nas escolas comuni-tárias da região. Tudo será planejado antes, reunindo os alunos dos grêmios.

Setembro de 2011

+ no site

Dia do Estudante foi comemorado de um jeito diferente

Grêmios Estudantis podem enviar material sobre o que está acontecendo na sua escola para [email protected]

Page 5: Edição 129 do Jornal O Polvo

5 neurônio

Na Prática

Setembro de 2011+ no site

Festival Mundial de Publicidade e Propaganda de Gramado movimenta alunos de comunicação

“Acredito que participar de eventos tão impor-tantes como esse me ajudam muito, principal-mente como experiência profissional. A gente conhece muita gente, troca experiências, faz contatos que podem contribuir para a nossa

formação. Esse ano serei um personagem inspirada na Alquimia, que é o mote da in-stituição no festival. Vai ser bem bacana.”

Luís Carlos Weber, 18 anos, 2º semestre PP

A química da propaganda A Universidade Feevale participa do festival desde 2007 com um estande que sempre é esperado com muita expectativa pelos convidados e partici-pantes do festival. Esse ano, a instituição vai levar um pouco da Alquimia para dentro do Serra Park. Alunos atuarão como personagens convidando todos a participar de várias atividades no estande. Tudo isso foi pensado e executado pelos próprios estudantes com a supervisão dos professores. A gente conversou com alguns deles que trabalharam o ano inteiro, e colocaram a cabeça para funcionar, para saber como é participar de um evento tão grande como esse.

“Minha participação no Festival de PP será de apoio ao pessoal do estande da Feevale. Como teremos os personagens, ficarei ajudando na caracterização e tudo mais, para sair tudo como estamos planejando desde o início do ano. O núcleo de Relações Públicas ainda pretende fazer a assessoria de imprensa no local, enviando material para o site da instituição.”

Mariana Enck, 19 anos, 2º semestre RP

“Estamos planejando o estande da Feevale no Festival desde o início do ano. Sabemos que nem

tudo sai como a gente planejou, mas o nosso trabalho é tentar sempre ter um plano B e

fazer com que tudo saia perfeito. Nós tivemos muita liberdade para criar, planejar ações e isso é muito importante para o nosso currículo.”

Felipe Pilger Müller, 20 anos, 5º semestre PP

“O núcleo de jornalismo vai produzir materiais informativos durante todo o evento. Além do blog (http://feevalenofestivalmundialde-publicidade.blogspot.com) vamos atuar nas redes sociais pelo Facebook e pelo Twitter, sempre trazendo matérias legais de coisas que estejam rolando por lá. Para o meu currículo, participar desses eventos é fundamental. A gente sempre volta diferente, vendo a comunicação de uma outra forma.”

Ruan Nascimento, 20, 3º semestre Jornal

www.festivalgramado.com.brwww.premiouniversitario.com.br

Criatividade invade a serra gaúcha

Gisele Santos

Campanhas para fazer o bem O festival também premia os estudantes criativos que buscam o seu lugar ao sol. O Prêmio Univer-sitário desse ano tinha uma proposta diferente: fazer o bem. Isso mesmo! A ideia era fazer ações “do bem”, gravar, postar no YouTube e fazer a inscrição. Cinco vídeos foram selecionados e o ganhador

leva como prêmio passaportes para o Rock In Rio, além de um curso na agência Perestroika. O júri é formado por personalidades como o humostista Marcelo Adnet, o surfista Carlos Burle, o tenista Guga Kuerten, entre outros. Saiba no nosso site quem faturou o primeiro lugar!

Descarregue seu mau humor (Autores: Thomaz Ballverdú, Ramon Ballverdú, Camila Alves, Pedro Osório, Marcelo Silva, Wagner Madeira.)

Mexa-se (Giovani Groff, Gabriel Gomes e Luciano Braga.)

Paraíso do Golfe (Autores: Luciano Braga, Gabriel Gomes e Giovani Groff)

Pare (Marcel Maineri e Julie Bazacas.)

Uma porção para duas pessoas (Autores: Lucas Andrade e Everton Campos)

Marcelo Tas é o convidado especial da edição 2011

Gramado, mais uma vez, é palco de um dos festivais mais importantes para a área da comunicação. Rola na cidade

serrana, entre 31 de agosto e 02 de setembro, o 18º Festival Mundial de Publicidade e Propa-ganda. Enquanto você lê essa matéria, a gente está no festival ralando para trazer fotos e tudo que está rolando no Serra Park, local do evento. Você pode conferir tudo no nosso site. O encontro é um momento para a troca de experiências e também uma oportunidade de aproxima-ção dos profissionais das diversas áreas da publicidade. Os estu-dantes também têm participação fundamental no festival, tanto que até foi criado uma premiação especialmente para eles. Nesse ano, convidados, como Marcelo Tas (CQC - Band), Luis Lara (ABAP), Caco Barcel-los (Jornalista) e Manoel Soares (CUFA), vão debater os rumos da publicidade em mundo cada vez mais dependente das redes sociais, além de mesas redondas sobre televisão, jornalismo digital e muito mais.

Page 6: Edição 129 do Jornal O Polvo

meu jeito6 Setembro de 2011

Festa

Debut, um momento único

O termo francês débutante significa iniciante, estreante. O rito do baile

da debutante acontece tradicionalmente quando a moça chega aos quinze anos e é um momento em que esta é apresentada à sociedade. Inicialmente era a partir do “debut” que a moça começava a freqüentar os meios

sociais e tinha o consentimento para namorar.

Para ficar na lembrança

O debut é cada dia a opção mais escolhida pelas meninas que estão prestes a completar 15 anos

Gisele Santos

Com as mudanças que ocorrem em nossa so-ciedade isso está mudando um pouco, mas a vida das pessoas continua sendo marcadas por momentos e eventos significativos. Os fatos, propriamente ditos, muitas vezes acabam sendo esquecidos, porém é possível lembrar as sen-sações e as emoções vividas naquele instante ou diante de tais acontecimentos, sejam estes bons, ruins, tensos, prezeirosos ou seja lá o que estes despertou. Mais do que isso, para que vai debutar é também uma oportunidade de aprender algumas regras sociais, de etiqueta e educação tão empobreci-das nos dias de hoje, mas de importância muito grande e que certamente no futuro farão dife-rença na vida de quem faz esta escolha.

Silvana Magayevski da [email protected]

O que não pode faltar na noite da debutante!- O Vestido: A maioria das garotas opta pelo branco, ou tonalidades mais claras como nude e champagne. O importante é que o modelito seja a cara da menina, que seja confortável (é claro) e com aquele brilho dos vestidos das princesas.

- A Valsa: Suuuper tradicional, a dança deve ser executada com a debutante acompanhada de seu pai. Na Sogipa, a menina dança ainda com um par escolhido por ela (oportunidade de chamar aquele amigo gatinho que você sempre esteve a fim).

- A Festa: Muita música e azaração não pode faltar nesse momento. Dançar a sua música preferida com as suas amigas do coração também é uma ótima pedida.

- As Fotos: Registrar cada minuto dessa noite inesquecível é obrigatório. Depois, claro, postar todas as fotos no Facebook e Twitter, para a galera comentar bastante!

Por lá, as gurias optam muito pelo debut, ao invés de uma festa de 15 anos convencional. “A gente aproveita mais, sem contar que conhecemos pessoas novas, fazemos amizades que ficarão para sempre”, conta Maria Eduarda. A escolha pelo debut é algo que vem

de família para Maitê. A mãe dela também participou do evento no mesmo clube. “Fiquei emocionada de poder fazer uma festa muito parecida com a que ela fez na sua época. Vai ser muito bacana.” Já Tuíla, que estuda no Colégio Militar, fez festa e também será debutante no dia 10. “Acho que é uma época

que temos que aproveitar muito, por isso quis tudo a que tinha direito”, brinca.

Tudo já está preparado para que nada dê errado na noite

Porque você optou pelo debut?“Ah, acho que viagem a gente pode fazer sempre, né, em qualquer idade. Os nossos 15 anos são únicos, marcam um momento da nossa vida. Sou um pouco tímida e acho que esses encontros serão bem importantes para o meu crescimento.” Bianca Schneider (Colégio João Paulo II)

Antes do dia 10, muitas atividades aconteceram com as gurias. Teve viagem a Gramado, aulas de etiqueta, sessão de fotos, momentos de descontração e mais uma série de eventos, tudo para estar bem preparada para a apresentação.

Como está sendo a convivência no grupo?“Conhecia apenas uma delas antes de ingressar no programa. Vamos ter momentos de convivência bem legais e acho que com isso vou poder co-nhecer cada uma um pouco melhor e fazer boas amizades.” Ana Laura Jaccottet (Colégio João Paulo I)

Como será o seu vestido?“Surpresa, não posso contar (risos), mas fui eu mesma quem de-senhou o modelo. Tentei fazer algo que tivesse bem a ver comigo e que marcasse esse momento que é um marco na vida de qualquer menina.” Luíza Cortes Rühling (Província de São Pedro)

Na noite de 10 de setembro, as jovens Maria Eduarda Patussi, Maitê Antonini e Tuíla Zanon viverão um verdadeiro

conto de fadas, mais ou menos como aqueles que a gente vê nos cinemas e lê nos livros. As três, junto com mais 30 jovens, vão comemorar os seus 15 anos em um baile de debutantes na Sogipa, em Porto Alegre. O evento, além de apresentar a jovem à sociedade, é um ritual de passagem para uma época de muitas alegrias e realizações da garota. Maria Eduarda e Maitê são colegas também no Colégio Pastor Dohms.

Maria Eduarda, Maitê e Tuila fazem parte do grupo de debutantes da Sogipa

Page 7: Edição 129 do Jornal O Polvo

Estreia

7 Setembro de 2011

cinema

Cowboys detonam E.T’s

Filme é uma combinação de western e ficção científica que reúne os intérpretes de Indiana Jones e James Bond

Mais um filme que sai das páginas dos quadrinhos, “Cowboys & Aliens” chega aos cinemas brasileiros dia 9 de se-

tembro para reviver um tema meio esquecido nos últimos tempos: os extraterrestres. O filme tem direção de Jon Favreau, responsável pelo sucesso de “Homem de Ferro” no cinema, ou seja, garantia de uma ação bem dirigida e das boas. Pena que Robert Downey Jr., parceiro do diretor, não pode aceitar o convite para o papel principal, por causa de outros trabalhos. O não menos talentoso Daniel Craig (“007 – Quantum of Solace” ) foi quem assumiu a missão. A história se passa em 1873, no Arizona, quando um estranho sem lembranças (Daniel Craig) chega à deserta cidade de Absolution.

A única referência ao seu passado é um misterioso grilhão (uma es-pécie de pulseira) em um dos seus braços. O que ele descobre é que a população de Absolution não gosta de forasteiros, e ninguém na cidade se move sem a permissão do intransigente Coronel Dolarhyde (Harrison Ford). É uma cidade que

vive com medo. Mas Absolution está prestes a experimentar um medo que mal compreende, quando a cidade é atacada por saqueadores do espaço. Avançando com luzes cegantes e abduzindo as pessoas numa velocidade insana, esses monstros desafiam tudo o que os resi-dentes conhecem. Agora, o estranho que eles rejeitaram é a única esperança de salvação. Ele é o único de detém um segredo capaz de salvar a cidade da força alienígena. Com a ajuda da esquiva viajante Ella (Olivia Wilde), ele reúne um grupo de antigos oponentes - cidadãos, foras-da-lei, apaches, Dolarhyde e seus capan-gas - para evitar a aniquilação.

Harrison Ford e Daniel Craig protagonizam a inusitada combinação

A HQ que inspirou o filme Antes mesmo do filme chegar à telona, você pode conferir a versão original de “Cowboys & Aliens” nos quadrinhos. A HQ chega agora às livrarias pelo selo Galera Record. A história é criação de Scott Michael Rosenberg, dono da editora norte-americana Platinum, que passou a produção aos roteiristas Fred Van Lente e Andrew Foley e aos desenhistas Dennis Calero e Luciano Lima. Na trama, caubóis do velho oeste têm que superar suas diferenças com os índios apaches para, unidos, enfrentarem uma invasão alienígena. A HQ já estava vendida para o cinema antes mesmo de ser publi-cada em 2006 nos EUA. A versão brasileira tem 112 páginas e preço sugerido de R$ 42,90.

Nos Cinemas

Carolina Kauer, 15, 2º ano do E. M. “Capitão América”“Estou muito a fim de ver o filme pois adoro os heróis da Marvel. Sou muito fã mesmo! Assisti

recentemente ‘X-Men: Primeira Classe’ e achei ótimo. Estou com muita expectativa para o filme.”

Valeska Monteiro, 15, 2º ano do E. M.“Os Smurfs”“Quero muito ver o filme dos bonecos azuis. Eles fizeram parte da minha infância, tinha os bonecos e brincava com eles o dia todo. Quando entrar no cinema vou viajar para a minha infância e vai ser muito legal a sensação.”

Nas Locadoras

Sérgio Machado, 16, 2º ano do E. M.“Esquadrão Classe A”“Adoro filmes de ação que misturam um pouco de comédia.

Esse filme tem exata-mente isso. Depois que as-sisti, soube por amigos que era baseado em uma série bem antiga e fiquei curioso para saber a diferença para o filme.”

Vinícius Kirsch, 16, 2º ano do E. M.“A Origem”“Recomendo, pois achei o filme muito inteligente. Ele faz a gente refletir muito. Não é um filme de ação vazio. Tive que assistir duas vezes para entender bem a história. Sei que teve gente que não curtiu, mas acredito que poderiam dar uma nova chance ao filme.”

Marista Pio XII (NH)

“Amizade Colorida”sem compromisso

Mais uma comédia romântica chega aos cinemas brasileiros no dia 30 de setembro. “Amizade Col-orida” segue a mesma premissa de outro filme que estreou a pouco no Brasil “Sexo Sem Compromisso”. Agora o casal da vez é Mila Kunis (“Cisne Negro”) e Justin Timberlake (“A Rede Social”). Ela é Jamie, uma jovem recrutadora de Nova York que convence um cliente em potencial (Timberlake) a deixar seu emprego em São Francisco para trás e aceitar um emprego na Big Apple. Apesar de rolar uma forte atração entre os dois, eles decidem que devem tornar-se amigos coloridos já que nenhum quer compromisso sério. Claro que no fim da história eles percebem que o mais gostoso da história é estar amarrado a alguém e aí a confusão está formada.

A morte chega pela quinta vez

Você já conhece de “cor e salteado” os roteiros dos filmes “Premonição”. Um grupo de jovens (que normalmente acaba morrendo até o final do longa) desafia a morte e a própria, de foice na mão, vem ao encontro de cada um deles e lhes oferece um fim nada agradável. Pois esse quinto filme da série, que custou cerca de US$ 47 milhões, é igual a todos os outros antecessores. Agora, um homem tem uma visão da morte de seus colegas de trabalho. A morte dos amigos seria em um acidente trágico em uma ponte suspensa. Todos escapam, só que isto vai de encontro ao que a morte previa para cada um deles. Dessa forma, estranhos acontecimentos levam os personagens para aquele fim que você já está careca de saber. O último filme da franquia estreou por aqui em 2004, e esse é o maior intervalo entre um longa e outro da série. O filme chega no Brasil no dia 23 de setembro em cópias convencionais e em 3D.

Jon Favreau é o responsável por dirigir esta aventura western

Page 8: Edição 129 do Jornal O Polvo

esporteSetembro de 20118 Coluna

do Tonel

A um passo do sonho

Alexandre Toneltem patrocínio da BRUTALL ALLBOARDS e apoio da DANGER STREET-

SYTLE, QIX SKATEBOARDS, ACADEMIA PERSONAL CENTER E K2 STUDIO.

Atleta da Extreme Board Shop embarcou em busca das melhores ondas da América Latina

Dropando nas águas do Peru

Todo o surfista sonha em fazer uma trip pelo mundo em busca das melhores ondas. Poder surfar todos os dias em uma praia diferente e trazer na bagagem muitas histórias para contar. O gaúcho Thiago Schmidt Rausch viveu essa

experiência única. Ele embarcou em uma trip pelas areias do Peru. Somente ele, a prancha e a mochila. “Pouco antes de embarcar descobri que iria sozinho. Fiquei um pouco preocupado, pois era minha primeira viagem internacional, mas no final vivi a experiência mais incrível da minha vida”, conta. O atleta, patrocinado pela Extreme Board Shop, ficou no país por 17 dias. Confira alguns picos que Thiago passou e a impressão que ele teve das ondas!

Confira no facebook Thiago Rausch Ava o diário de bordo completo e mais fotos

Senhoritas - esquerda perfeita, pesada e em pé, com fundo de pedras, bem raso dependendo da seção da onda.

Caballeros - direita longa e perfeita, e fundo de pedras. Nos dias bons, a onda vem conectando e, quando chega na bancada, rola um tubo perfeito.

Pacharacas - direita e esquerda, volumosa e forte, fundo de pedras, (no outside desse pico fica Pico Alto (umas das maiores ondas da America do Sul que pode chegar até dez metros, conhecida por seus campeonatos de ondas grandes).

Puerto Viejo - esquerda clássica, você dropa do lado da pedra e vai embora surfando até o meio da praia.

La Isla - direita longa, perfeita e em pé, uma pista para todos os tipos de manobras, fundo de pedras.

Punta Rocas - direita alucinante, volumosa, grande e muito manobrável. Este pico sempre está maior que os outros, sempre tem onda. Pelo nome já se tem uma idéia do fundo, muitas pedras e bolhas por toda extensão da onda, não recomendada para iniciantes!

San Bartolo - um “playground”, direitas e esquerdas muito manobráveis e fáceis de surfar, fundo com algumas pedras, mas bem tranquilo.

Huayco - esquerda rápida, forte e cavada. Quebra muito próxima as pedras, um pouco perigosa!

Em 16 de março de 2010, quando começamos a desmon-tagem de nosso velho e prazeroso half-pipe, mal sabíamos o quanto teríamos que nos moldar para cumprir as metas previamente traçadas. O tempo passou, fomos ganhando forças sem deixarmos de nos divertir e fortalecer a nossa amizade. A GVD Tradding e a Freeday foram nossas primeiras parceiras e na sequência vieram nos ajudar a Studio K2, Cervejaria Barley, Brutall Boards, Gosma Ramps, Atlântico Sul Importações, Qix International, Microshop N. Hamburgo,

Deputado Mano Changes, Wall Rider, Da Chronic, Guns, K’Belos Cabeleireiros, Marrento sktshop, Clason, Doctor Tattoo, HB Compensados e Rosa Decorações, aos quais as palavras não são suficientes para demonstrar o quanto respeito temos por todas. Mesmo que tenham doado valores dos mais diversos, nós sabemos que todos gostariam de dar mais, mas que deram aquilo que podiam naquele momento e isto para nós sempre foi visto com muita consideração. O alicerce foi feito, o esqueleto da rampa começou a ser erguido, a primeira camada foi sendo colocada e a segunda camada veio na sequência. Agora estamos terminando as plataformas para então finalmente pintarmos e começarmos a andar e nos divertir. Nosso filho mais novo demorará 19 meses para nascer, mas todos os amigos da Chácara do Tonel, e não preciso dizer o nome de nenhum, sabem o quanto eu respeito cada um que abraçou a causa, sabem literalmente o que quer dizer aquele velho ditado “A UNIÃO FAZ A FORÇA” e isto só vem nos alegrar, pois estamos fazendo muito pelo futuro do nosso amado skateboard. Quem quiser acompanhar o trabalho e como está ficando a pista, pode acessar o vídeo feito pelo Gustavo da Gosma Ramps no www.youtube.com/watch?v=6LVT_pvxYKc

SKATE NA VEIA E DIVERSÃO NA CABEÇA!!!

[email protected]

Page 9: Edição 129 do Jornal O Polvo

9 Setembro de 2011

música

Gisele Santos

Serviço

• O quê: 9 anos do Jornal O Polvo - College Rock Tour com Tópaz, doyoulike? e Fresno

• Quando: 9 de setembro, a partir das 20 horas (abertura da casa)21:00 – Show de abertura22:00 – doyoulike?23:00 – Tópaz00:30 – FresnoDepois rola festa com DJ Capu e Patrick Rawr, além de Arena Na Balada

• Onde: NH Hall (Av. Ver. Adão R Oliveira, 2484, Novo Hamburgo)

• Ingressos:Pista: 35 reais (1º lote) Mezanino: 55 reais (1º lote)VIP: 45 reais (1º lote)

• Pontos de venda:Novo Hamburgo: Yázigi Novo Hamburgo, Katy Calçados, Subway Centro, Subway Bour-bon Novo ShoppingSão Leopoldo: Katy Calçados, Subway Centro, Subway UnisinosCanoas: Music College, Subway Canoas ShoppingCampo Bom: Katy CalçadosPorto Alegre: Short FusePelo site: www.opiniaoingressos.com.brGrêmios das escolas: Novo Hamburgo (Marista Pio XII, Fundação Evangélica, Aplicação Feevale, CNEC, Liberato, Santa Catarina, Wolfran Metzler)Campo Bom (Sinodal Tiradentes e Santa Teresinha)Ivoti (IEI)São Leopoldo (Concórdia)Estância Velha (Guilherme (51) 9112-1755 ou @Gui_Wollmann)Promotores do College Rock e Na BaladaMaiores informações sobre o show: www.collegerocktour.com.br

Soprando as velinhas ao som

da Fresno

Ninguém melhor do que a Fresno para ser a a-tração principal da Festa

de 9 anos do Jornal O Polvo em parceria com o College Rock. Além de ser gaúcha, a banda já deu as caras nas nossas páginas muitas vezes ao longo dos nos-sos 9 anos de existência. Agora, Lucas (vocal), Tavares (baixo), Vavo (guitarra) e Bell (bateria) sobem ao palco para cantar os sucessos da turnê “Revanche” e, claro, trazer os sucessos das an-tigas que está sempre na ponta da língua da galera que é fã da banda. O evento rola no dia 9 de setembro no NH Hall e integra o projeto College Rock Tour, que

d e i x a P o r t o Alegre e ruma p a r a o Vale do Si-nos em u m a

festa que promete abalar as estruturas da região. Além da Fresno, a noite vai contar ainda com as presenças das bandas Tópaz e doyoulike? Para fazer um esquenta para a grande comemoração, a gente bateu um papo com Vavo, guitar-rista da Fresno. Vavo já conver-sou conosco em outras edições e sempre super simpático e bem humorado mostra o mo-tivo que fez a Fresno chegar ao topo: humildade, simplicidade e reconhecimento ao carinho e dedicação dos fãs. Confere aí a nossa conversa!

Depois de 4 anos, Fresno retorna para show em NH

O POLVO - Vocês fizeram uma homenagem a Porto Alegre na faixa que leva o nome da cidade. Como foi a ideia do clipe? Sentem muita falta da cidade natal?VAVO - A ideia foi nossa mesmo. Estávamos um dia conversando e decidimos homenagear as pessoas e os lugares que foram muito importantes na fase inicial da banda, principalmente até 2006, quando ainda morávamos em Porto Alegre. Então fomos dois dias para POA e grava-mos com família e amigos. Foi

a gravação de clipe mais divertida até hoje. E é uma hom-enagem também a nossa querida cidade, onde nascemos e moramos por mais de vinte anos.

O POLVO - Lucas e Tavares possuem projetos paralelos. Esses trabalhos atrapalham ou ajudam na formação da Fresno?VAVO - Eles se dedicam a esses trabalhos quando a banda está de férias, ou folga, ou quando simplesmente têm tempo livre. Os shows dos seus projetos não concorrem com os da Fresno. A Fresno é a prioridade, e se a agenda da Fresno estiver vaga, eles marcam os shows de Beeshop e Esteban. O grande público deles vem dos fãs da banda, é claro, mas também existe o caminho inverso: pes-soas que primeiro conheceram os projetos deles e, a partir disso, conheceram o trabalho da Fresno.

O POLVO - Vocês são figuras carimbadas em pre-miações onde o voto do público é decisivo. Apesar de estarem na estrada há tanto tempo, essas indicações ainda surpreendem vocês?VAVO - É muito legal estarmos sempre presentes nessas premiações. Encontramos vários amigos músicos que não vemos há algum tempo e também aproveitamos a festa. Já ganhamos muitos prêmi-os, incluindo os principais de Artista do Ano, Banda do Ano e outros mais. Depois que essa “pressão” inicial de ganhar passou é o momento da diversão.

Ainda assim, a sensação de ganhar é ótima, e por isso continu-amos mobi-lizando nos-sos fãs para que votem na gente.

O POLVO - O nosso jornal é voltado para o público jovem, a grande maioria dos fãs da banda. Como vocês avaliam a comuni-cação para esse público?VAVO - Tentamos manter uma relação mais próxima possível com nossos fãs. Seja via Twitter, Facebook, MySpace ou o que for. Nos shows sempre atendemos uma galera enorme, tiramos fotos e da-mos autógrafos. É essa proximidade que mantém os fãs ligados à banda. Fazemos questão de atender a todos, na medida do possível. Também estamos ligados todos os dias nas redes sociais para ver o que a galera está dizendo, sejam elogios, críticas, sugestões, reclamações...

O POLVO - O que a Fresno está preparando para a noite do show aqui em NH? A galera não para de fazer perguntas pelo Twitter e estão aguardando vocês cheias de vibração e ansiedade.VAVO - É isso que esperamos. Uma galera INSANA pronta para pular e cantar do início até o fim do show. Faremos o show da turnê “Revanche”, nosso último álbum, que também inclui uma boa parte de músicas dos discos anteriores. Contamos com todos vocês de Novo Hamburgo e região para fazer dessa uma noite histórica!

As fotos são um registro da gravação do clipe “Porto Alegre”, último single lançado

Foto

s de

Gus

tavo

Var

a

O POLVO - Vocês foram escolhidos para a festa de 9 anos do Jornal O Polvo. Já conversamos várias vezes com a banda e a galera aqui de Novo Hamburgo ficou mesmo muito louca quando souberam da vinda da Fresno. Como é enfrentar esse assédio há tanto tempo, já que a banda tem mais de 10 anos de estrada?VAVO - É muito legal esse reconhecimento cada vez maior que estamos tendo. Principalmente no RS, rola uma identificação muito maior da gente com os fãs, por termos começado em Porto Alegre e feito

os primeiros shows por aí. Os gaúchos nos viram nascer e crescer bem de perto, e isso cria uma ligação muito forte da banda com a galera. É sempre muito bom tocar no nosso estado, ficamos muito felizes quando um show no RS é confirmado.

Page 10: Edição 129 do Jornal O Polvo
Page 11: Edição 129 do Jornal O Polvo
Page 12: Edição 129 do Jornal O Polvo

12 Setembro de 2011

música

Nick Jonas & The Adminstration vem para a capital para uma única apresentação no dia 27 de setembro, no Pepsi On StageShow

FlerteQUEM É A FLERTE? Marcelo (vocal), Quik (guitarra), Rani (guitarra), Guma (baixo) e Deni (bateria). “A ideia de montar um projeto sério de banda, surgiu comigo (Quik), com o Guma e com o Rani no início do ano de 2009. Já tocávamos juntos antes, porém sempre sem muita pretensão em relação a música. A ideia ganhou mais força com a entrada do Marcelo, no meio do ano de 2009, e do Deni, ao final de 2009.”

POR QUE FLERTE? No dia 20 de fevereiro de 2010, gravamos em estúdio a nossa primeira música. Neste dia, voltando de Porto Alegre

(local da gravação), pensamos em um nome para banda, até que surgiu Flerte e este juntou o que

As bandas que quiserem participar do “Play Now” podem enviar email para [email protected]

procurávamos: algo que tivesse a ver com juventude, curtição, sentimento, entre outras coisas. E esta é a data que consideramos como o início da Flerte.

E O PRIMEIRO SHOW? Aconteceu antes mesmo da banda ter o nome definido, em 2009, na cidade de Campo Bom, onde eles moram. “Foi até um pouco tenso, pois fazia apenas duas semanas que o Deni havia ingressado na banda e somente dois ensaios tinham acontecido até ali. No fim acabou rolando um show bem legal que ajudou a fortalecer mais ainda a banda.”

OS TRABALHOS: Já possuem um EP lançado e recente-mente finalizaram o seu primeiro clipe, “Pra Sempre”. No Myspace da banda já estão disponíveis 7 músicas autorais, que devem estar no primeiro CD do grupo. O FUTURO DA BANDA: “O próximo passo, agora, é o lançamento de um CD completo, contendo 12 músicas, mas ainda sem previsão de lançamento” disse Quik, guitarrista da banda. Os guris desejam seguir profis-sionalmente com a Flerte. “Mas, ao mesmo tempo,

como forma de diversão, pois tocar resume o que nós cinco mais gostamos de fazer.”

Para conhecer mais sobre a banda acesse:www.twitter.com/OficialFlertewww.myspace.com/FlerteRockwww.facebook.com/Flerte

Um dos “Brothers” faz show em POAOs Jonas Brothers passaram pela

capital gaúcha no ano passado. As fãs dos irmãos americanos ainda

nem se recuperaram da emoção e mais um Jonas vai desembarcar em Porto Alegre. Pelo visto os guris curtiram as meninas gaúchas. Pelo menos Nick Jonas, que chega com seu projeto solo, Nick Jonas & The Adminstration, para uma única apresentação em solo gaúcho no dia 27 de setembro, no Pepsi On Stage. O roteiro do garoto ainda inclui São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e Curitiba.

Nick Jonas & The Adminstration foi formado em 2009 e sempre foi uma paixão de Nick, que tem apenas 18 anos. A banda conta com músicos que

tocaram com artistas como Prince e John Mayer. O primeiro álbum foi lançado em 2010, embalado pelo single

“Who I am”, que já caiu no gosto das fãs. Esse não é o primeiro disco solo do irmão de Joe e Kevin. Em 2006, o cantor lançou um disco homônimo com 11 canções, que não foi muito falado pela crítica musical. Com os irmãos Kevin e Joe, Nick formam o Jonas Brothers, um

fenômeno planetário que já vendeu oito milhões de álbuns em todo o mundo, recebeu dezenas de prêmios, tocou em todos os continentes, e arrasta multidões de fãs por onde passa. No País, os Jonas Brothers são o segundo artista da Disney a mais vender cópias de discos no Brasil, cerca de 222 mil, perdendo apenas para Miley Cyrus. Uma curiosidade bem bacana: Nick terá acabado de completar 19 anos quando chegar aqui. O moço

faz aniversário no dia 16 de setembro. Uma ótima oportunidade de cantar os parabéns de pertinho!

Serviço

O quê - Nick Jonas & The Adminstration

Quando - 27 de setembro, às 21 horas

Onde - Pepsi on Stage (Av. Severo Dulius, 1995)

Ingressos - Pista (1º lote promocional) – 60 reaisPista (2º lote promocional) – 80 reaisPista (3º lote promocional) – 100 reaisPista - 120 reaisMezanino – 180 reais

Pontos de venda - Pelo Site: www.ingressorapido.com.brPelo telefone: 8401-0555 ou 3299-0800Bilheteria do Teatro do Bourbon Country

É a primeira vez que Nick mostra seu trabalho solo aqui no Brasil

Pearl Jam No ano em que celebra 20 anos de banda, o Pearl Jam chega ao Brasil para quatro shows. Um deles, em solo gaúcho. A apre-sentação de Eddie Vedder e sua turma por aqui será no Estádio do Zequinha no dia 11 de novembro. O grupo ainda se apresenta em São Paulo (duas noites com ingressos esgotados), Curitiba e Rio de Janeiro. A banda iniciou o ano com o lançamento de uma compilação ao vivo (“Live On Ten Legs”), em janeiro, seguido pelas reedições expandidas de “Vs.” e “Vi-tology”. Neste mês acontece o final de semana do 20º aniversário do Pearl Jam no Alpine Valley (EUA), seguido pelo lançamento do filme de Cameron Crowe, “Pearl Jam Twenty,” juntamente com a trilha sonora e o livro, homônimos. E termina as suas comemorações aqui no Brasil, em novembro.

Justin Bieber O nome do momen-to vai fazer show no Brasil, e melhor, um deles será em Porto Alegre. Justin Bieber sobe ao palco do Estádio Beira-Rio no dia 10 de outubro para um show que promete enlouquecer as adolescentes gaúchas. O cantor tem apenas 17 anos, mas a pouca idade não foi empecilho para ele se tornar um dos maiores fenômenos da atualidade. Hits como “One Time”, “Baby” e “Never Say Never” não vão ficar de fora do show. Além de CD’s, DVD’s, Bieber já emprestou seu nome para perfumes e até para uma linha de biscoitos. O astro canadense fará show ainda em São Paulo. Na capital paulista, o show de Bieber fará parte do Z Festival, que inclui na programação as bandas Cobra Starship, The Wanted e Cine. O novo disco do cantor, que lançou “My World” em 2010, deve ser lançado em novem-bro deste ano.

HansonAntes dos Jonas Brothers serem o trio de irmãos mais querido das meni-nas , os Hanson faziam escola na década de 90 no mesmo segmento. Agora mais crescidos os irmãos Zac, Taylor e Isaac voltam ao Brasil para reviver os sucessos como o grudento “Mmm...bop!”. O show vai rolar na Casa do Gaúcho no dia 4 de novembro e faz parte da turnê do álbum “Shout it Out”. Além da Capital gaúcha, a banda se apresenta em São Paulo, dois dias depois.

Eric ClaptonAplaudido pela crítica pelo sucesso de seu último álbum, “Clap-ton”, lançado no ano passado, e em turnê pelos Estados Unidos, o cantor, compositor e guitarrista Eric Clapton anunciou datas extras para sua turnê 2011. O deus da guitarra inicia os espetáculos pela América do Sul, no dia 6 de outubro em Porto Alegre, no Estacionamento da FIERGS. Esta será a primeira passagem do artista pelo país em 10 anos – a última vez que ele se apresen-tou aqui foi em 2001. O novo disco e a nova turnê vem sendo saudados pela crítica como um grande retorno de Clapton, um dos mais lendários guitarristas de todos os tempos, a seus melhores momentos.

Quem também toca por aqui

Page 13: Edição 129 do Jornal O Polvo
Page 14: Edição 129 do Jornal O Polvo

14 Setembro de 2011

linkado

Aplicativo

Nicholas Silva, 17, 3º ano E. M. “Tenho celular desde os 10 ou 11 anos e não consigo mais viver sem o aparelho. Para falar, uso muito pouco mesmo. Hoje em dia os aparelhos têm tantos recursos que ligar parece uma coisa tão simples. A maior parte do tempo fico na Internet mesmo, com Twitter e Facebook, mas muito mais no Twitter (risos).”

Os aparelhos de celular são cada vez menos utilizados para receber e fazer chamadas. Internet, aplicativos e jogos comandam

Muito mais do que receber ligações

Eles chegaram no Brasil quando muitas das pessoas que estão lendo essa matéria ainda não

era nem nascidas, em 1990. O telefone celular chegou por aqui há muito tempo e acreditem, ele não lembra em nada os aparelhos que vemos hoje em dia. Os telefones eram enormes, tinham pouca capacidade de bateria, não tira-vam fotos nem acessavam a Internet. Serviam para apenas uma coisa: fazer e receber chamadas. No século 21, ligar é o que menos se faz com os aparelhos. Hoje, o negócio é compartilhar informações por redes sociais como Facebook e Twitter, baixar jo-gos, aplicativos, fazer fotos, tocar música, mas ligar mesmo a galera faz muito pouco! O preço também diminuiu muito. Para se ter uma ideia: em 1990 para ter uma aparelho celular era preciso desembolsar nada menos que US$ 20 mil. Isso mesmo, por isso possuir um celular era sinônimo de status. Agora a coisa mudou. É pos-sível encontrar aparelhos bem completos por um preço bem acessível ao bolso da galera! Por essas e outras que o celular virou item de primeira necessidade na vida de todo mundo, não importa a idade. Quem consegue ter um dia normal quando esquece o celular em casa? A gente deu um pulo lá no Colégio Santa Teresinha, em Campo Bom, para falar com o pes-soal que está sempre com o aparelho nas mãos. A gente quer saber, se você liga pouco do seu celular, que recursos você mais utiliza?

Gabriela Isoppo, 15, 2ª ano E. M. “Todo mundo tinha celular e eu não queria ficar de fora e pedi para os meus pais, eu tinha uns 11 anos. Há uns quatro meses ganhei um iPhone e não consigo mais imaginar minha vida sem ele (risos). O aparelho tem muitos aplicativos bacanas, acesso à Internet que eu uso muito, principalmente o Twitter. Ligar mesmo, ligo muito pouco.”

Denys Ribeiro, 18, 3º ano E. M. “Meus pais me deram meu primeiro celular há oito anos pois queriam ter uma forma se comunicar comigo. De lá pra cá, já tive uns dez aparelhos. Troco muito! Esse último, por exemplo, tenho há quatro meses. Uso muitos os aplicativos, Internet e os jogos, principalmente o ‘Angry Birds’. Utilizo também vídeo chamadas através do Skype!”.

André Simon, 16, 2º ano E. M. “Sempre quis um celular pois via meus amigos jogando e baixando toques e achava super legal. Aí com 10 anos ganhei o primeiro e tor-rava todos os meus créditos comprando coisas (risos). Hoje em dia, tiro fotos, uso muito a Internet, principalmente o Facebook. Gosto de compartilhar com os meus amigos coisas que vejo e penso.”

Gisele Santos

Qual aplicativo ainda falta no seu celular?

Page 15: Edição 129 do Jornal O Polvo
Page 16: Edição 129 do Jornal O Polvo

Setembro de 201116 visual

Web

Ana Paula Backes

Faz e vende pela internetAdriana Antunes faz e vende roupas. A moça desenvolve as coleções, posa de modelo e escreve no blog, onde vende as peças. Superbem produzidos, os looks de Adriana são bem jovens, coloridos e atu-

alizados de acordo com as tendências da moda.

www.adrianaantunes.com

Esqueça os shoppings lotados e os provadores, compre pela internet

O mercado da moda é imenso, diariamente as lojas mudam suas vit-rines e roupas novas estão sempre chegando às prateleiras. Lojas de departamentos aumentam suas coleções, trazendo para as vitrines

coleções de meia estação e pré-temporada. Mas nós sempre queremos mais! Mais variedade, mais descontos, mais peças e mais novidades. Uma alternativa para fugir do aperto dos provadores e estar sempre um passo a frente é comprar roupas pela web.

Sites de descontoBrandsclube e Privalia são sites que trazem diariamente grandes marcas, como Forum, Lança Perfume, Doc Dog, Hang Loose e Reserva, com ótimos descon-tos que vão até 90%. São roupas, acessórios, produtos de beleza e até utensílios domés-ticos por preços bem em conta.

www.brandsclub.com.br

www.privalia.com

Sites com grandesmarcasOQVestir e Dress It

são shoppings virtuais que reúnem mar-cas grifadas em um só lugar. Os preços das peças não são promocionais (salvo em promoções especificas do site), mas através dos sites você pode ter acesso a marcas como Rei-naldo Lourenço, Pop Up Store, Paula Vel-loso e Lollita.

www.dressit.com.br

www.oqvestir.com.br

Brechó onlineA moda de com-prar em brechós ainda perman-e c e . E , c l a r o , está no meio virtual também. O site En-joei é um brechó de peças selecionadas.

É preciso estar sempre ligado nas novidades postadas no site, pois, o primeiro que enviar email solicitando a compra, leva o produto para casa.

www.enjoei.com.br

Vista-se num clique

#comofaz?Para fazer uma boa compra pela internet é importante se ligar em algumas dicas essenciais. Confere aqui:

- Escolha o tamanho certo: Observe as medidas específicas indicadas no site e veja se a peça servirá em você. O tamanho das numerações pode mudar de acordo com o fabricante.

- Frete: Cuidado com o valor do frete! Nem sempre aquela peça na promoção vale a pena se o frete for caro demais.

- Troca: Certifique-se de que a loja fará a troca da roupa, caso você necessite. Se o site tiver loja física pode facilitar a troca.

- Qualidade: Verifique as especificações do tecido, para ver se a peça é de qualidade. Se for de uma marca que você não conhece, redobre os cuidados. Não adianta pagar mais barato e ter um produto de má qualidade.

- É isso que eu quero? Comprar por impulso só porque a peça está em promoção ou é bonita pode ser um perigo. Pense bem antes da compra.

- Site de confiança: Verifique se o site é de confiança. Cuidado para não cair em armadilhas.

Page 17: Edição 129 do Jornal O Polvo

polvorosa17 Setembro de 2011

11OUT

15 anos do Jota QuestOs caras do Jota Quest estão pre-parando um supershow para os fãs que acompanham os mineiros.

A turnê “15 Anos na Moral” tem participação espe-cial de Humberto Gessinger, Beto Bruno, Marcelo Falcão e DJ Negralha. O show acontece no Pepsi

on Stage, a partir das 23 horas. Os ingressos custam de 30 a 150 reais, a venda nas lo-jas Trópico e pelo site: www.opiniaoingres-sos.com.br

Strike para São Leopoldo ver

Extreme Bord Shop apresenta: Extreme Festival. O festival é uma parceria do College Rock

Tour, projeto itinerante voltado para a galera da nova geração, que está acostumada a conhecer novas bandas através da internet. A grande atração na festa será a ban-da mineira Strike. O grupo é formado por Marcelo Mancini no vocal, André Maini e Ro-drigo Maciel na guitarra, Fábio Perez no baixo e Cadu e já soma oito anos de estrada. Mas foi em 2007 que eles estoura-ram, lançando o primeiro CD “Desvio de Conduta”, que foi um sucesso. Um dos hits mais lembrados é “Paraíso Proibido” que foi tema de abertura da novela teen “Malhação”. No ano passado a banda lançou o CD “Hiperativo”, produzido por Rick Bonadio. O single “A Tendên-cia”, antes mesmo de ser lançado, já alcançou mais de 28 mil visualizações no Youtube. O último single da banda e que não deve faltar no show é “Até o Fim”, lançado junto com o clipe em junho deste ano e já acumula mais de 105 mil visualizações. Outra presença confirmada no evento é da doyoulike? formada há três anos por quatro amigos porto-alegrenses, que estavam de bobeira e decidiram arrumar um passatempo. Recente-mente finalizaram o clipe “Garotos

Perdidos”, música que faz parte do EP “Coleção”, lançado virtualmente no segundo semestre de 2010. Já no seu lançamento o álbum atingiu, em poucos dias, o topo das páginas mais acessadas do MySpace Brasil, chegando ao primeiro lugar. Deste trabalho saíram também os singles “Cura”, “Mesmo que você não entenda” e “Bom dia”, bem conhecidos de quem não perde um show da banda.

Serviço

O quê - Extreme Festival

Quando - 11 de outubro a partir das 22 horas

Onde - Sociedade Orpheu (Rua Brasil, 506, São Leopoldo)

Ingressos - Pista promocional: 20 reais, Pista 1o lote: 30 reais, Pista 2o lote: 35 reais, Vip promocional: 40 reais, Vip 1o lote: 45 reais, Vip 2o lote: 50 reais. A área VIP será no mezanino.

Pontos de venda - Lojas Extreme de São Leopoldo (Av. Inte-gração 1415 – Feitoria e Lindolfo Collor 480 – Centro) e Dois Irmãos (Av. São Miguel 555 sala 23, Centro) e Yázigi (Rua São Caetano, 345, Centro, São Leopoldo) e Jornal O Polvo (Av. Pedro Adams Filho, 4710/202, Centro, Novo Hamburgo).

Na próxima edição do Polvo vamos entrevistar a banda mineira

3SET

18 anos do Porto Alegre em CenaO Porto Alegre em Cena aconte-cerá de 6 a 27 de setembro em diversos espaços e teatros de

Porto Alegre. O evento que está completando 18 anos com uma edição especial, conta com grandes espetáculos pela capital gaúcha. Além das apresentações, o público poderá participar de oficinas com importantes intérpretes das artes. Os valores dos ingressos variam de 20 a 50 reais e podem ser adquiridos na bilheteria da Usina do Gasômetro, nos teatros onde acontecerão apresentações, nas lojas My Ticket e no site www.ingressorapido.com.br

Raimundos em Porto Alegre

Os Raimundos voltam a Porto Alegre para um show no Planet Music Hall (Avenida Cavalhada,

5000 - Cavalhada), no dia 14 de setembro. A abertura do show fica por conta dos gaúchos da It’s All Red. Os ingressos que custam

de 20 a 120 reais à venda nas lojas Gang (P ra ia de Belas, Barra, Igua-temi, Canoas, São Leopoldo e Cachoe-irinha).

6 a 27SET

14SET

O rapper de Flo RidaQuem não viu o rapper Flo Rida no Planeta Atlântida,

terá uma oportunidade única. Ele, que está em turnê pelo Brasil, faz show no dia 15 no Planet Music Hall (Avenida Cav-alhada, 5000 – Cavalhada). Não devem faltar os hits “Right Round” e “Club Can’t Handle”, uma parceria com David Guetta. Ingressos de 40 a 80 reais.

Mais música no MorroEntre 7 a 16 de outubro acon-tece o festival de rock Mor-

roStock. O evento ocorre em diversos locais da cidade de Sapiranga - Bardomorro, Centro Cultural, A Toca e Picada Verão- reunindo diver-sas atrações locais, estimulando a música e a cultura regional, além de convidados nacionais e internacionais, promovendo o intercâmbio entre as diferentes culturas. Veja algumas atrações que já estão confirmadas para o evento: Pública, Alemão Ronaldo, Locomotores, O Lendário Chucrobillyman, Produto Nacional, Graforréia Xilarmônica, Damn Laser Vampires, Arthur de Faria e Seu Conjunto, Os Últimos Românticos da Rua Augusta (banda formada por Wander Wildner, Sergio Serra, Malásia, Kaly e Cristiano Carlos), Ação Direta (SP), Yanto Laitano e Olho Seco (SP).

Cut Copy faz preview do Meca

O MecaFestival faz uma prévia do evento que acontece no verão, com a presença da banda Cut Copy, conhecida por seus shows empolgantes e lotados em festivais do mundo todo. “Hearts on Fire” e “Lights and Music” embalam os fãs que poderão curtir a banda no dia 19 de outubro no Opinião. As lojas Vulgo (Padre Chagas, 318 e Iguatemi), Complex (Av. Protásio Alves, 3839), e Tow In (Barra Shopping Sul) estão vendendo as entradas, que custam de 45 a 90 reais.

Novo trabalho da ReaçãoA banda Reação em Cadeia está lançado o álbum “Enfim Dezembro”, com letras que

reproduzem vivências do vocalista Jonathan Corrêa. E o show para mostrar o novo trabalho acontece no Teatro do Bourbon Country (Rua Tulio de Rose, 80) em Porto Alegre, no dia 28 de outubro, às 21 horas. Os ingressos custam de 25 a 55 reais e estão a venda na My Ticket (Rua dos Andradas, 1425 - Loja 69) e pelo site www.ingressorapido.com.br.

15SET

7 a 16OUT

19OUT

19OUT

Page 18: Edição 129 do Jornal O Polvo

polvorosa18 Setembro de 2011

Confira essas e outras fotos no Polvo Clic no site www.opolvo.com.br

28/08Restart

Fotos de Homero Schuch

Uma galerinhaesteve presentepara conferir a primeira passa-gem da banda de Pe Lanza por Novo Hamburgo

21/08Arena Mix

Fotos de Homero Schuch

A primeira edição do Arena Mix trou-xe Strike e Lucas & Felipe ao NH Hall. A próxima terá NX Zero em 09/10

28/08Festa Literária

Fotos de Homero Schuch

Além de muito papo e venda de livros, a Festa Literária de Dois Irmãos teve vários shows, como o show de humor de Tia Herta

07/082 Anos College

Fotos de Homero Schuch

O College Rock completou 2 anos de muitos shows com uma apresentação da Esteban no palco do Bar Opinião

11/08Erasure

Fotos de Eduardo Metinger

O Polvo conferiu a passa-gem de uma das bandas míticas do eletrônico nos anos 90 por Porto Alegre

18/08Abbey

A banda Hypens agitou mais uma edição da Quinta em Dobro do Abbey Road Bar

05/08Factory

Fotos de Homero Schuch

Casa cheia para a Festa Disturbia na Factory de São Leopoldo

Fotos de Gisele Santos

Page 19: Edição 129 do Jornal O Polvo

polvorosa19 Setembro de 2011

10/08Divino Mestre (São Leopoldo)

Fotos de Homero Schuch

12/08Gustavo Schreiber(São Leopoldo)

09/08São Luis(São Leopoldo)

Confira essas e outras fotos no Polvo College no site www.opolvo.com.br

11/08Concórdia (São Leopoldo)

26/08São José(São Leopoldo)

Page 20: Edição 129 do Jornal O Polvo

Estreia

20 Setembro de 2011

cinema

Macacadareunida

Com muita tecnologia “Planeta dos Macacos – A Origem” promete contar como começou toda a batalha entre primatas e humanos

Um clássico do cinema ganha seu prelú-dio. “Planeta dos Macacos – A Origem” está em cartaz nos cinemas brasileiros

desde 26 de agosto e traz na bagagem o sucesso que fez nas bilheterias americanas. Dirigido por Rupert Wyatt, o longa arrecadou em dez dias um total de US$ 105,2 milhões, o que mostra que o público ainda se encanta com os macacos inteligentes e sua sede de vingança contra a opressão dos humanos. “Planeta dos Macacos – A Origem” conta o início

dessa revolta dos animais, criados em laboratório e usa-dos para pesquisas científicas. James Franco (“127 Horas”) vive Will Rodman, um cientista que

busca a cura do mal de Alzheimer, doença da qual seu pai é vítima. Ele conta com a ajuda de Caroline, interpretada por Freida Pinto (“Quem Quer Ser um Milionário?”), uma especial-ista em primatas. As experiências fazem com que os macacos, em especial Ceasar, desenvolvam uma inteligência fora do comum e entrem em confronto com os humanos para o controle da Terra.

Saem as máscaras, entra a tecnologia No primeiro “Planeta dos Macacos”, de 1968, os atores vestiam uma máscara cheia de pe-los, e um tanto tosca, que dava a eles a aparência de macacos. Mesmo assim, o filme foi um sucesso absurdo e hoje é considerado um clássico, principalmente pelo seu final que sempre choca, mesmo àqueles que já viram o filme várias vezes. Em 2001, Tim Burton tentou reviver a história, sem o mesmo sucesso. Agora, com todos os recursos tecnológicos foi possível dar vida aos primatas de uma maneira bem convincente. O escolhido para dar vida aos movimentos de Ceasar foi o ator Andy Serkis, conhecido por seu trabalho em “O Senhor dos Anéis”, como Gollum, e também “King Kong”. “É muito difícil fazer um papel no qual não se precisa falar. Tive que pensar como os chimpanzés, estudar os movimentos desses bichos, tudo para deixar o personagem mais realista possível”, conta. Para dar vida a Ceasar, Andy tinha que filmar todas as cenas com roupas compostas por sensores de movimento, que proporcionam à animação em computador um movimento realista e humano. A tecnologia é a mesma usada em “Avatar” e “TinTin”, que em breve chega aos cinemas.

Contracenar com o ar Nem sempre os atores de “carne e osso” contracenam com aqueles que se transformarão em macacos na tela. Isso porque, muitas vezes, os efeitos especiais são 100% produzidos por computadores, sem qualquer relação com o artista no set. Freida Pinto conta que essas cenas foram as mais desafiadoras do filme. “É difícil porque muitas vezes estamos contracenando com o ar.”

Para ter em casa Os outros filmes, sejam continuações ou re-makes do original, estão disponíveis na locadora e para a venda. Assim dá para saber tudo sobre a vida dessa bicharada! A caixa com todos os filmes custa R$ 44,90 (fonte: Submarino).

O Planeta dos Macacos (1968) – Em 2029, o destemido astronauta Leo Davidson decola para uma tarefa no espaço e acaba pousando em um planeta muito parecido com a Terra, onde macacos falam inglês e os homens são primitivos.

De Volta ao Planeta dos Macacos (1970) - Outro astronauta atravessa a barreira do tempo em busca do desaparecido colega Taylor.

A Fuga do Planeta dos Macacos (1971) - Dois símios inteligentes do futuro, Cornelius e Zira, viajam à Terra dos dias de hoje.

A Conquista do Planeta dos Macacos (1972) - Os macacos viram animais de estimação e substituíram os empregados como assistentes pessoais até que um macaco mais desenvolvido, César, a lidera uma espetacular revolta.

A Batalha do Planeta dos Macacos (1973) - Ambientado em 2670 D.C., uma idílica sociedade de homens e macacos é ameaçada por um gorila e uma tribo de humanos mutantes.

Planeta dos Macacos (2001) - A refilma-gem do clássico de 68, agora na versão de Tim Burton.

Os primatas faturaram mais de 100 milhões em 10 dias nos EUA

O sucesso alcançado pelo filme logo na primeira semana deexibição deve garan-tir mais um Planeta dos Macacos. Pelo menos é isso que espera o jovem diretor Rupert Wyatt, que tem no seu currículo somente um longa antes deste.