jornal rjnews edição 129

24
facebook.com/RedeRJNews SIGA O JORNAL RJNEWS riodasostrasnews.com.br | macaenews.com.br FALE COM O RJNEWS: (22) 2020-0400 twitter.com/rederjnews Riostrenses já podem participar da revisão do Plano Diretor “Nova velha” onda All Star é tendência em variados estilos Cantora Gyselli Duarte apresenta o primeiro hit do novo CD CIDADES MODA CULTURA • PÁGINA 4 • PÁGINA 15 • PÁGINA 18 Centro de Reabilitação já atende cerca de 600 usuárias de drogas Big Brother contra o crime: câmeras auxiliam investigações » Polícia Civil tem solicitado imagens feitas pelas 20 câmeras operadas na central de monitoramento de Rio das Ostras, principalmente, no caso de acidentes de trânsito. Elas já flagraram roubos a estabelecimentos comerciais e também a pedestres. De acordo com a Guarda Municipal, existe a expectativa que o número de câmeras chegue a 120 nos próximos anos. CIDADES • PÁGINA 9 » Consumo de tabaco é a principal causa de dependência química entre as mulheres em Rio das Ostras CIDADES • PÁGINA 5 13 A 19 DE SETEMBRO DE 2013 ANO 3 - Nº 129 UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO AGENDA CULTURAL • PÁGINA 18 CIDADES • PÁGINA 7 Leoni faz show em Macaé nesta quarta Jovens e crianças serão foco da Semana do Trânsito em Rio das Ostras 129ª Edição.indd 1 17/09/2013 09:51:56

Upload: jornal-rjnews

Post on 22-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal RJNEWS Edição 129

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal RJNEWS Edição 129

facebook.com/RedeRJNewsSIGA O JORNAL RJNEWSriodasostrasnews.com.br | macaenews.com.br

FALE COM O RJNEWS:(22) 2020-0400twitter.com/rederjnews

Riostrenses já podem participar da revisão do Plano Diretor

“Nova velha” onda All Star é tendência em variados estilos

Cantora Gyselli Duarte apresenta o primeiro hit do novo CD

CIDADES

MODA

CULTURA

• PÁGINA 4

• PÁGINA 15

• PÁGINA 18

Centro de Reabilitação já atende cerca de 600 usuárias de drogas

Big Brother contra o crime: câmeras auxiliam investigações

» Polícia Civil tem solicitado imagens

feitas pelas 20 câmeras operadas na central

de monitoramento de Rio das Ostras, principalmente, no caso de acidentes

de trânsito. Elas já flagraram roubos a

estabelecimentos comerciais e também

a pedestres. De acordo com a Guarda

Municipal, existe a expectativa que o

número de câmeras chegue a 120 nos

próximos anos. CIDADES • PÁGINA 9

» Consumo de tabaco é a principal causa de dependência química entre as mulheres em Rio das Ostras CIDADES • PÁGINA 5

13 A 19 DE SETEMBRO DE 2013 ANO 3 - Nº 129 UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO

AGENDA CULTURAL • PÁGINA 18CIDADES • PÁGINA 7

Leoni faz show em Macaé nesta

quarta

Jovens e crianças serão foco da Semana do Trânsito em Rio das Ostras

129ª Edição.indd 1 17/09/2013 09:51:56

Page 2: Jornal RJNEWS Edição 129

2 ◘ 13 a 19 de setembro de 2013 RJNEWSCURTAS

JORNAL RJNEWSRJNEWS INFORMAÇÃO COMERCIO E SERVIÇOS DE EDIÇÃO DE JORNAIS LTDA » CNPJ 04.536.054/0001-27 Av. Cristóvão Barcelos, 131 - Centro (Praça São Pedro) - CEP 28893-078 - Rio das Ostras/RJ Tiragem: 20.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu e Barra de São JoãoO RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Geral: Roger Vilela » Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira Diretora de Redação e Comercial: Rafaela Azevedo - DRT: JP 1336 RN » Gerente Financeira: Raphaela FreitasEditor: Magno Lopes » Jornalista: Verônica Côrtes » Fotografia: Gilismar Correa e Samuel RochaProjeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque » Assessor de Logística: Alexandre FaustoAss. Jurídica: Dr. Hélio Márcio Porto » Atendimento Comercial: Aline Rodrigues, Michelle Neto e Ronaldo Lima Contatos: (22) 2020-0400 / [email protected]

MACAENEWS.COM.BR | RIODASOSTRASNEWS.COM.BRFiliado a Adjori-RJ

e Adjori Brasil

ARTE Projovem Urbano

Vacinação

Seguem até o dia 23 as ins-crições para o Programa Na-cional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano. Em Macaé, o programa federal oferece um total de 600 va-gas. A programação é desti-nada aos jovens com idade entre 18 e 29 anos, que sa-bem ler e escrever e que não concluíram o Ensino Funda-mental. Os interessados que completarem 18 anos até o dia 31 de dezembro também podem se inscrever.

Será realizado no próximo sábado, dia 21, o Dia D Na-cional de Vacinação Antir-rábica Animal em Macaé.Os agentes do Centro de Contro-le de Zoonoses (CCZ) estarão distribuídos em 11 pontos de 9h às 16h. A vacinação é gra-tuita e será aplicada em cães e gatos a partir de um mês.

Rodovia Norte-SulJá encontra-se em funcio-namento o trecho da Rodo-via Norte-Sul que vai até o Jardim Guanabara, onde os condutores devem acessar a RJ-106 para seguir no sen-tido Rio das Ostras. A ação vai facilitar o acesso ao Par-que de Tubos.

Servidor PúblicoTermina na próxima segunda-feira, dia 16, o prazo para que os funcionários que trabalham na Prefeitura de Macaé e membros da família façam sua inscrição para participar da visita ao Parque Municipal Atalaia. A visita acontecerá em to-dos os sábados do mês de outubro nos dias 5, 12, 19 e 26. Ao todo, estão sendo oferecidas 80 vagas para cada passeio. Para participar, basta se inscrever através do e-mail: [email protected].

Doação de sangue Quem sai do interior do Estado em direção a capital para o Rock in Rio pode fazer muito mais do que cur-tir uma boa música. Isso porque o Hemorio convoca população para doar sangue, já que os estoques es-tão abaixo do ideal. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana. Ele funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas.

Festival de Jazz

O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival 2013 injetou no comér-cio local mais de R$ 9 milhões. O relató-

rio final da Pesquisa de Deman-da, realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas foi en-tregue a Secretaria Municipal de Turismo esta semana. Além de saber o impacto econômico, o do-cumento apontou ainda que mais de 50% dos entrevistados avalia-ram os serviços públicos na cida-de como bom, com destaque para a limpeza da cidade.

SOBE & DESCE

Mau costumeApesar da fiscalização feita pela Secretaria

Municipal de Transportes, alguns motoristas de vans de Rio das Ostras ainda não guardam as cadeiras amare-las para os idosos.

Conquista O atleta riostrense Israel Eduardo reafir-

mou a sua posição entre os 16 melhores do ranking de body-boarders do Brasil. No último final de semana ele conquistou a segunda colocação na VI Eta-pa do Circuito Mundial – IBA World Tour 2013.

Exposição virtualA Petrobras lançou na segunda-feira, dia nove, uma exposição virtual com os mo-mentos mais marcantes da trajetória da Companhia, que completará 60 anos no dia três de outubro. A mostra conta com 60 imagens, desde a década de 50 até os dias atuais, acompanhadas de textos que retratam a história da Companhia. Todo o conteúdo ficará disponível para download no site www.petrobras.com.br/agenciape-trobras até dezembro deste ano.

Obesidade Para esclarecer mais sobre as causas e recursos contra a obesidade, será realizada em Macaé na quinta-feira, dia 19, uma palestra com o endocri-nologista Cláudio Ambrósio. O en-contro acontecerá a partir das 20h, no Master Business Center, locali-zado na Avenida Rui Barbosa, 2342, Alto dos Cajueiros. Os interessados em participar devem confirmar pre-sença por telefone: (22) 2772-0482 / 3051-1036. A participação é gratuita.

Roger Vilela/RJNEWS

Foi prorrogado o prazo para que os estudantes universitários de Macaé se inscrevam na primeira edição do Prêmio Literário Universitário de Macaé (PLUMa). A nova data vai até o dia cinco

de novembro.

Evento internacional

Novos postos

Novidades no site

Os empresários de todo o Estado poderão conhecer um pou-co mais de como funciona o sistema de garantia de crédito. O XVIII Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia de Crédito e Financiamento para as Micro e Pequenas Empre-sas será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 25 e 27 de setembro. Vale ressaltar que em Macaé, a Garantinorte, tra-balha com este sistema junto ao empresariado local. O evento é gratuito e o empresário interessado em participar pode se inscrever através do site http://foroiberoamericano.redega-rantias.com/br/.

A população de Casi-miro de Abreu passa a contar com dois no-vos postos de saúde ainda este mês. Nes-ta sexta-feira, dia 13, foi inaugurado uma unidade no bairro In-dustrial, e a partir do dia 30, outra estará pronta para o uso na serra casimirense.

A página da Mobilidade Urbana de Macaé apresentou uma série de novidades aos cidadãos. A partir de agora os macaenses, além de terem um link para contato dire-to com a Ouvidoria Geral do município, podem tirar todas as dúvidas sobre o fun-cionamento de cada setor que compõe o departamento. No caso de multas, foram disponibilizadas diversas informações, procedimentos, documentos necessários e prazos para solicitar os serviços relacionados às infrações registradas pelos agen-tes de trânsito. O link de acesso é: http://www.macae.rj.gov.br/mobilidadeurbana

Mais um muro em Rio das Ostras ganhou desenhos em grafite. Desta vez, o artista Popai deixou a sua marca na Rua Dr. Bento Costa, próximo a Casa de Cultura que leva o mesmo nome. O muro está retratando a fauna brasileira. Recentemente, uma homenagem a um dos primeiros integrantes de colônias de pescadoras, Sabi-no dos Santos, foi feita no muro do Iate Club da cidade. Esta é uma boa opção para livrar estes espaços de pichações, tão comuns no município.

Obras de arte são feitas em muros de Rio das Ostras

129ª Edição.indd 2 17/09/2013 09:51:58

Page 3: Jornal RJNEWS Edição 129

129ª Edição.indd 3 17/09/2013 09:52:00

Page 4: Jornal RJNEWS Edição 129

4 ◘ 13 a 19 de setembro de 2013 RJNEWSCIDADES

Aulas práticas ensinam a linguagem científica a surdos em Rio das Ostras » Capacitação é realizada por meio de uma parceria com o Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cerca de 60 pesso-as participam do curso “Ciência Experimental de Curta Duração para Surdos”, que terminou na sexta-feira, dia 13. A capacitação que abordou conhecimentos sobre a “Digestão dos Alimentos e Nutrientes”, começou a ser oferecida na terça--feira, dia 10, na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula. Entre os alunos estão surdos, professores de libras e intérpretes.

O objetivo da ini-ciativa é aproximar o deficiente auditivo da ciência e tecnologia. Por meio do projeto, que é aplicado pelo Instituto

Cerca de 60 pessoas participaram do curso que foi mistrado até a sexta-feira, dia 13

de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2005, constatou-se a quase inexis-tência de vocábulos científi-cos representados na língua de sinais, motivando a cria-ção do glossário de termos científicos em libras.

O curso foi ministra-do por cientistas surdos

formados por meio deste projeto e que trabalham di-retamente no instituto da UFRJ. Segundo o doutor em Educação, Flávio Eduardo, o método utilizado para o aprendizado é o de Leopol-do de Meis. Nele, os alunos sanam as dúvidas por meio de experimentos.

A tese de doutorado de

Flávio acompanhou um grupo de alunos que parti-cipou desse curso ao longo de um ano. No final, perce-beu que todos os estudan-tes continuaram os estudos e seguiram para uma área do conhecimento. “São pes-soas que evidenciam um interesse muito grande e demonstram durante este

processo uma mudança comportamental”.

A secretária municipal de Educação, Andreia Ma-chado, informou que seria inviável levar o grupo para receber os conhecimentos na cidade do Rio de Janeiro. “Resolvemos abraçar esta ideia e acreditar neste sonho para proporcionar mais co-nhecimento não só para es-tes alunos e também para os nossos profissionais. Espero que este seja o primeiro de muitos cursos direcionado a este público alvo”.

Para coordenadora pe-dagógica da Casa da Educa-ção, Eliane Camacho, a ação proporciona inclusão social. “Para os professores é uma forma também de uma for-mação continuada”, ressaltou.

De acordo com o prefeito Sabino, o projeto colabora diretamente para a qualida-de de vida dos participantes. “Rio das Ostras possui uma parcela da população com algum tipo de deficiência, por isso, precisamos fazer parcerias para possibilitar estas oportunidades”, dis-se ao mencionar também

Gilismar Correa/RJNEWSo projeto Paraesporte. Ele informou ainda que o poder público tem se preocupado em capacitar mais servidores aptos a entender e se relacionar por meio da linguagem de sinais. “Precisamos nos comunicar cada vez mais e, isso, significa inclusão e não a exclusão das pes-soas”, completou.

Iniciado em 2005, por meio de uma parceria do Instituto de Bio-química Médica da UFRJ e do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), o projeto tem possibi-litado a formação de cientistas surdos. A idealizadora da inicia-tiva é a cientista Vi-vian Rumjanek, que é graduada em Ciências Biológicas Modalida-de Médica, pela Uerj, com mestrado e dou-torado pela University of London.

O PROJETO

» Próxima Audiência Pública acontece no dia 19 de setembro e abordará o tema “Política Urbana – Uso do Solo e Meio Ambiente”

P ara rever o con-teúdo do Plano Diretor de Rio das Ostras, estão

sendo realizadas na cidade audiências públicas, que organizam o debate em torno de diversos assuntos e discussões em diferentes setores. A mobilização teve início no dia 12 de setem-bro, e a próxima aconte-ce na quinta-feira, dia 19, abordando o tema “Políti-ca Urbana – Uso do Solo e Meio Ambiente”, às 14h, na Câmara Municipal.

O Plano Diretor é um documento que aponta os objetivos e prioridades da administração municipal para os próximos 10 anos, sendo uma ferramenta fun-

damental para o desenvol-vimento da cidade. Segun-do o secretário de Planeja-mento de Rio das Ostras, Maurício Pinheiro, a revi-são periódica do documen-to é determinada por lei, a partir do amplo debate com a sociedade. No entan-to, ele diz que o Plano Dire-tor deveria ter sido revisto desde 2011. Com o atraso, a atual administração tomou como prioridade a revisão do documento e busca para que esteja revisto e votado pelo Legislativo até o início de 2014. “Toda a população deve participar, pois é mui-to importante nesse pro-cesso de desenvolvimento do município. O Executivo também está envolvendo ao máximo os vereadores neste debate para que já conheçam bem o conteúdo do documento no momento da votação”, explica.

O secretário ainda la-menta que o Plano Diretor não tenha sido posto em prática logo após a votação do documento, como deter-mina a lei. De acordo com

População pode ajudar na revisão do Plano Diretor de Rio das Ostras

Primeira audiência pública reuniu a população e autoridades municipais

Maurício Rocha

ele, o município está reto-mando a responsabilidade de gerenciar o crescimento da cidade, para garantir que esse desenvolvimento seja sustentável. “Estamos recu-perando um atraso de qua-se seis anos. Nesse tempo

poderíamos ter atualizado, por exemplo, a nossa legis-lação tributária. A cidade estaria em melhor situação fiscal, com maior arrecada-ção”, afirma Maurício, que coordenou a elaboração do Plano Diretor, em 2004.

O Plano obedece ao Es-tatuto da Cidade, que visa garantir aos cidadãos mo-radia digna, saneamento ambiental, infraestrutura urbana, transporte coletivo adequado, qualidade dos serviços públicos, meio am-

biente equilibrado, lazer, esporte, educação e saúde. Para abordar todas essas questões, também serão realizadas audiências públi-cas no dia três de outubro, quando serão discutidos Código Tributário e Estatu-to da Cidade e, no dia 24, o tema será Sustentabilidade e Mobilidade Urbana.

PRIMEIRO ENCONTRO A primeira audiência

aconteceu na quinta-feira, dia 12, e contou com a pre-sença de representantes do poder público e popu-lação. “Estamos aqui, jun-tos, mais uma vez, convo-cando a população a rever o conteúdo do documento e apontar suas demandas para construir uma cidade de forma organizada, le-vando em conta seu grande crescimento populacional” comentou o prefeito Sabi-no. Ele informou ainda que em 2006, quando foi vota-do, o município tinha uma população de aproximada-mente 36 mil habitantes e, atualmente, são 126 mil.

129ª Edição.indd 4 17/09/2013 09:52:03

Page 5: Jornal RJNEWS Edição 129

13 a 19 de setembro de 2013 ◘ 5RJNEWS

Cerca de 600 mulheres fazem tratamento contra uso de drogas em Centro de Reabilitação

» Consumo de tabaco representa o índice mais expressivo entre as drogas

Saber identificar a fun-ção que a droga repre-senta para as mulhe-res não é nada fácil.

Afinal, é uma relação que traz prejuízos ou sofrimentos, cli-nicamente significativos. Em Rio das Ostras, o Centro de Re-abilitação atende, atualmen-te, cerca de 600 mulheres em tratamento referente ao uso de drogas, o principal deles, é o realizado contra o tabagismo.

De acordo com a tera-peuta ocupacional e coor-denadora do Programa de Tabagismo, Jorgina Lima, toda semana chega ao Centro de Reabilitação em torno de oito mulheres a procura de tratamento. Geralmente, se-gundo ela, o perfil desse pú-blico é de mulheres pobres, negras, que vivem na pre-cariedade, desempregadas e com nível escolar baixo. A terapeuta explica que tra-tar esse problema vai muito além do entendimento das pessoas. Para ela, esta é uma

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

impregna na roupa, na pele, é horrível. Tem quatro dias que não fumo. Achei até que seria mais difícil, que ficaria irritada, porque nunca con-segui ficar nem meia hora sem fumar. Sentia medo de não conseguir, mas sei que posso me livrar disso e ser uma pessoa com mais saúde e viver melhor”, declara.

No caso do tabagismo, o tratamento é mais direcio-nado. Existe um programa de controle de tabagismo no Centro de Reabilitação, onde as mulheres passam por vá-rias etapas de tratamento e manutenção, no prazo de um ano. Além do atendimento de profissionais, também são oferecidos insumos como adesivos e antidepressivos para as assistidas. Em rela-ção a outros tipos de droga, a terapeuta diz que há mui-

ta reincidência, no entanto, ela considera que o fato da mulher se afastar e voltar, simboliza um vínculo e, que muitas conseguem se tratar.

Jorgina lembra que gran-de parte das mulheres tem companheiros usuários e pesquisas mostram que com o álcool, por exemplo, elas têm uma dificuldade maior. São mulheres que sentem mais depressão, tristeza, por isso é tão difícil sair do vício. “Agora, também há muitos casos de mulheres envolvidas com crack. Mas, não existe fator determinan-te para uso de drogas. Pro-blemas familiares e sociais, predisposição e até esse tem-po acelerado e consumista influenciam e geram uma porta de entrada para outras drogas. É um tratamento de enfretamento. O primeiro

passo é a conversa com a família e, a partir daí, jun-tos, devem procurar ajuda”, orienta a terapeuta, desta-cando que nos últimos meses tem chegado mulheres mais jovens, de 16 a 30 anos, a procura de tratamento.

Para os interessados em tratamento de álcool e dro-gas, o Centro conta com a equipe AD que recepciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 20h. Segundo a terapeu-ta, também tem uma porta de entrada de referência que funciona toda segunda-feira, a partir das 13h. Já para Ta-bagismo, são feitas triagens todas as segundas, de 8h30 às 10h; às terças a partir das 14h e, às quintas-feiras, a partir das 16h. A equipe de plantão fica até às 20h. O Centro de Reabilitação fun-ciona na rua Henrique Sar-

Segundo o diretor do Centro de Reabili-tação, Paulo Henrique Gussem, o espaço in-suficiente é um proble-ma antigo. Enquanto não sai o projeto de construção de um novo Centro, a alternativa foi a instalação de um con-têiner, igual as usados nas UPA’s, para melhor atender os pacientes. O contêiner conta com quatro consultórios e uma sala de grupo. Nesta sala são feitas as avaliações dos pacien-tes e reuniões de gru-pos de diferentes pato-logias. “Hoje o Centro atende, entre reabili-tação e Saúde Mental, mais de quatro mil pes-soas e essa foi a manei-ra mais rápida que en-contramos de amenizar esta situação. Apesar de ainda precisar de alguns ajustes, com o contêiner, conseguimos ampliar o atendimento em quase 50%”, infor-ma o diretor.

Atualmente, o Cen-tro conta com Fisiote-rapia, Psicologia, Neu-ropediatria e Pediatria, Fonoaudiologia, Assis-tência Social, Terapia Ocupacional, Hidroci-nesioterapia (no Par-que da Cidade), Psi-quiatria, entre outros tratamentos.

AMPLIAÇÃO DE ATENDIMENTO

zedas, nº 1001, Pq. Zabulão, em frente ao Pronto Socorro. Mais informações pelo telefo-ne: (22) 2771-5732.

De acordo com a coordenadora do Programa

de Tabagismo, Jorgina Lima, este problema precisa de

uma visão mais humanizada durante o tratamento

questão social importante, que deve ter um olhar mais humanizado, pois envolve saúde, família, assistência. “Falta conhecimento, de sa-ber como lidar e do que está por trás do uso de drogas, principalmente, em relação as mulheres, que procuram menos ajuda que os homens, por conta da discriminação, do constrangimento. As fa-mílias também tem dificul-dade de entender, mas em nenhum momento, se pode ter um olhar julgador diante do problema”, ressalta.

A doméstica Lucinéa Ferreira, 56 anos, está fa-zendo tratamento contra tabagismo há três semanas e, já fumava, há aproxima-damente 40 anos, um maço de cigarros por dia (20 uni-dades). Ela conta que por uma questão de saúde, achou melhor parar enquanto é tempo, porque já não sentia nem o cheiro e o gosto das coisas. “O cheiro do cigarro

CIDADES

129ª Edição.indd 5 17/09/2013 09:52:09

Page 6: Jornal RJNEWS Edição 129

6 ◘ 13 a 19 de setembro de 2013 RJNEWS

Gilismar Correa/RJNEWS

Programa da PM leva conhecimento contra o uso de drogas para crianças

» Crianças receberam pela primeira vez a banda da Polícia Militar do Rio de Janeiro

T ransmitir mensagens de valoriza-ção à vida e prevenção às drogas e violência. É esse compromisso de aprendizado que as crianças

da Escola Municipal José Luiz de Lemos terão durante seis meses, através do Pro-grama Educacional de Resistências às Drogas (Proerd). O programa já começou a ser introduzido na escola e, na última ter-ça-feira, os alunos assistiram a apresenta-ção da banda da Polícia Militar do Rio de Janeiro, pela primeira vez no município.

O Proerd é um programa desenvolvi-do pela PM do Rio nas escolas públicas e particulares, para crianças, adolescentes e adultos. A metodologia também reforça a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Segundo a diretora da escola, Giovana Mafra, a instituição atende crianças da Educação Infantil, com quatro e cinco anos de idade. Ela informou ainda, que esta é a primeira escola da cidade que conseguiu esta parceria. “Apesar de sentir um pouco de receio no início, por serem crianças muito pequenas, fico feliz com o trabalho e o tipo de metodologia usada, fo-cando na questão das drogas e violência. A criançada está empolgada. Toda semana, elas têm oficinas e dinâmicas na sala de aula, aprendendo ainda mais sobre direi-tos e deveres e cidadania.”, destacou Gio-vana, acrescentando que é notório como os alunos também melhoraram na questão da socialização.

A policial Cristiane Melo explicou que o projeto conta com PMs treinados para

desenvolver o lúdico em sala de aula, com utilização de cartazes e brincadeiras, fo-cando na prevenção e abordando os male-fícios que as drogas podem causar. Além disso, as crianças também aprendem no-ções de Educação no Trânsito, cuidados com segurança pessoal e outras atividades. “O programa direciona uma variedade de atividades interativas, com uma lingua-gem acessível à faixa etária das crianças, e esse estímulo deve ser projetado desde pequenos. Eles aprendem, por exemplo, como podem se prevenir no cotidiano con-tra atitudes que geram violência, seja na escola ou na rua”, ressaltou a policial.

O capitão Nacif, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, destacou a importância do trabalho desenvolvido nas escolas, bem como o apoio do poder público, pais e da sociedade nesse processo. “É importante este estreitamento no âmbito escolar para que o trabalho surta mais efeito e que os pais se sintam mais à vontade com a po-lícia. Trabalho no Rio, mas moro em Rio das Ostras, e sei como a violência vem crescendo na cidade. A polícia tem que dar mais atenção às escolas e sugiro aos pais dos alunos que também denunciem nos Conselhos Comunitários, para que o trabalho seja mais efetivo na guerra con-tra a violência e as drogas”, acrescentou.

O evento também contou com a pre-sença de pais e do presidente da Câmara Municipial, Alzenir Pereira Mello, que elogiou o trabalho desenvolvido na es-cola, e disse que seria muito bom se o projeto se estendesse para outras insti-tuições. “As pessoas estão muito preo-cupadas em fazer o bem para si próprio e fico feliz com a vontade da escola em fazer o melhor para a vida dessas crian-ças”, acrescentou.

Poerd é realizado pela Polícia Militar em diversas cidades do Rio de Janeiro

129ª Edição.indd 6 17/09/2013 09:52:15

Page 7: Jornal RJNEWS Edição 129

13 a 19 de setembro de 2013 ◘ 7RJNEWSCIDADES

» Panfletagens, palestras e peça teatral serão realizadas a partir do dia 18

Começa na próxima quarta-feira, dia 18, a comemoração da Se-mana do Trânsito em Rio das Ostras. Na programação estão

panfletagens, palestras e peças teatrais. As atividades serão desenvolvidas em vários pontos da cidade por alunos da Rede Mu-nicipal de Ensino. O objetivo é disseminar os conhecimentos não só entre as crianças, que poderão mudar no futuro a realidade do trânsito, mas, também, para motoris-tas, ciclistas, pedestres e motociclistas.

A ação começa na Praça de Cantagalo,

Programação diversificada marca a Semana do Trânsito em Rio das Ostras

Secretário Paulo César Viana resaltou que a conscientização das crianças refletirá em um trânsito melhor no futuro

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

motoristas saem correndo de casa e se esquecem de levar os documentos obrigatórios, como habilitação”.

O encerramento da Semana do Trânsito aconte-ce no dia 26 de setembro, na Câmara Municipal, a partir das 18h. Neste dia, o público vai poder assis-tir a paródias musicais, a peça de teatro “Chantagem Emocional”, apresentações de dança e do coral da Secretaria Municipal de Educação. Além disso, have-rá o pronunciamento do diretor de Departamento de Infrações da Guarda Municipal, Gilliard Silveira.

PANFLETAGENSNo dia 23, a panfletagem acontecerá no sinal da

Rua Santa Catarina em Cidade Praiana das 9h às 11h. No dia seguinte, a ação será em frente a Unida-de Escolar Maria da Penha das 9h às 11. Já na parte da tarde, das 14h às 16h, acontece em Nova Cidade, próximo ao Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero). Já no dia 25, o material publici-tário será entregue em frente a Unidade Escolar Ari Marins, em Costazul, de 9h às 11h.

a partir das 8h, com panfletagem e visita à Cidade do Trânsito da Escola Municipal Marinete. Na quinta, dia 19, as atividades de conscientização acontecem em frente a Unidade Escolar Padre José Dilson, no Âncora. Já na sex-ta-feira, dia 20, o movimento será realizado na Praça José Pereira Câmara, no Centro. Neste local será feito também uma Simulação de acidente com componentes dos motoclubes Jaguar do Asfalto e Ostradeiros.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Paulo César Viana, os alunos das escolas podem mudar a realidade do trân-sito e, para isso, precisam conhe-cer não só as regras como também a realidade onde vivem. “Repri-mimos os adultos e educamos as crianças. Acreditamos que as ati-vidades lúdicas sejam o caminho certo para isso”.

O coordenador de Trânsito da Guarda Municipal, Paulo Rodri-gues, ressaltou que os principais problemas observados nas vias de Rio das Ostras são: desrespeito a sinalização, transitar pelo acosta-mento e a falta de educação das pessoas. “Outra coisa que temos que chamar atenção é que muitos

129ª Edição.indd 7 17/09/2013 09:52:20

Page 8: Jornal RJNEWS Edição 129

CIDADES

129ª Edição.indd 8 17/09/2013 09:52:21

Page 9: Jornal RJNEWS Edição 129

13 a 19 de setembro de 2013 ◘ 9RJNEWSCIDADES

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

Central de monitoramento de Rio das Ostras já registrou entre os flagrantes roubos a estabelecimento comercial e a veículos, bem como, acidêntes de trânsitos

Segundo Bruno Rezende, câmeras instaladas inibem a ação de bandidos

Big Brother contra

o crime: imagens

de câmeras colaboram

em inquéritos

policiais

» Rotina da cidade é vigiada por mais de 20 câmeras instaladas na área central, Costazul e nas divisas de Rio das Ostras

Quem passa por algumas ruas localizadas no Centro e em Cos-

tazul, bem como nas vias de acesso a cidade, pode até achar que está despro-tegido. Mas, na sala de mo-nitoramento de câmeras, os olhares estão atentos a todos os movimentos que acontecem nestas regiões. A precisão chega a focar, por exemplo, em quem está na fila de um banco, além de possibilitar uma visão de 360º. O trabalho, colocado em prática em 2013, tem colaborado não só para o aumento na sensação de se-gurança, mas, também, re-fletiu diretamente na ação da Polícia Civil, que utiliza este material para compor inquéritos policiais, princi-

palmente, os relacionados a acidentes de trânsito.

De acordo com a dele-gada da 128º Delegacia de Polícia Civil, Carla Tavares, as imagens repassadas são fundamentais nas inves-tigações. A peça técnica é comparada a um exame de local, geralmente feito logo após acontecer algum cri-me. “Por isso, ela possui um peso bem forte nos inquéri-tos”. Ela conta que a maior parte das solicitações está relacionada a colisões de trânsito. “Elas nos ajudam a entender como foi a dinâ-

mica do fato”, completou. Segundo o diretor do

Centro Integrado de Ope-rações de Segurança Pú-blica (CIOSP), Bruno Re-zende, imagens de furtos a veículos e a estabelecimen-tos comerciais também já foram solicitadas. Outros registros pegaram roubos a bicicletas e a pedestres. “Observamos que nos lo-cais em que elas atuam os números de vandalismo e de certas ocorrências dimi-nuíram. Por isso, é um ins-trumento de repressão e de prevenção”.

Um crime recente, que as imagens poderão cola-borar, é o caso das jovens esfaqueadas no bairro Ex-tensão do Bosque. A Polícia Civil pediu este material para tentar ver a rota do veículo e, assim, obter mais informações e identificar o homem que deu as facadas e roubou o Peugeot verme-lho citado pelas vítimas. “Fizemos a solicitação e, em breve, já devemos estar com estes dados”. Segundo ela, em média, a empresa

Segundo Bruno Rezende, existe uma intenção de que o número de câmeras passe para 120. Com essa quantidade, o monitoramento poderia ser estendido a outros bairros considerados problemáticos. “Mas, para fazermos esse direcionamento, quando este aumento acontecer, é necessário que saibamos onde está a man-cha criminal da cidade. Por isso, é importante que o cidadão faça a ocorrência quando acontecer um crime”, finalizou.

AUMENTO DE CÂMERAS

responsável disponibiliza as informações em 15 dias após o pedido. Em seguida, elas são enviadas para a pe-rícia técnica e avaliadas.

O diretor de sistemas eletrônicos da Guarda Mu-nicipal, Leandro de Assis, lembra que o monitora-mento colaborou também no caso em que vândalos quebraram o vidro de uma loja de roupas e acessórios localizada próximo a rua Jovem Vianna, no Centro. “Os olhares ficam atentos também na madrugada. Quando notamos pessoas em atitude suspeita onde seja necessária uma abor-dagem, acionamos a Polícia Militar”, relatou ao lembrar que as câmeras também já captaram sinais de prosti-tuição no município.

“As câmeras nos ajudam a entender como foi a dinâmica

do fato”Carla Tavares - delegada

“Observamos que nos locais em que elas

atuam os números de vandalismo e de certas ocorrências

diminuíram. Por isso, é um instrumento de repressão e de

prevenção”Bruno Rezende - diretor do CIOSP

129ª Edição.indd 9 17/09/2013 09:52:25

Page 10: Jornal RJNEWS Edição 129

10 ◘ 13 a 19 de setembro de 2013 RJNEWS

129ª Edição.indd 10 17/09/2013 09:52:28

Page 11: Jornal RJNEWS Edição 129

13 a 19 de setembro de 2013 ◘ 11RJNEWSECONOMIA

» Encontro poderá definir se a feira passará a ter duas edições por ano

Está prevista para a próxima semana uma reunião entre os or-ganizadores da Fei-

ra de Preços Especiais de Rio das Ostras (Fepe) de Rio das Ostras e os comerciantes que montaram os estandes durante os quatro dias de evento.

De acordo com balanço li-berado pelo poder público, 30 mil pessoas passaram pelos 106 estandes e puderam com-prar mercadorias que chega-ram a ter até 70% desconto. Entretanto, a maior parte das mercadorias chegava até o con-sumidor final com abatimentos que giravam em média entre 30% e 50%. Os valores mais baixos foram observados prin-cipalmente durante os dois úl-timos dias de Fepe.

Segundo o secretário muni-cipal de Desenvolvimento Eco-nômico, Mário Almeida, a or-ganização conseguiu fazer uma adesão da população, o que

significou a recuperação do po-der de venda dos comerciantes. “Isso é bem significativo, visto que a economia nacional não vai muito bem”, enfatizou.

Para o próximo ano, a von-tade do poder público é reali-zar duas edições da Fepe. “É de suma importância ouvir os empresários, suas reivindica-ções e opiniões. Vamos debater a viabilidade de realizar duas feiras, uma no feriado da Se-mana Santa e outra, nesta mes-ma data, em setembro”, disse o prefeito Sabino. Ele ressaltou ainda que aquecer a economia local é um dos objetivos da ad-ministração para que a cidade dependa cada vez menos dos repasses dos royalties.

Além dos shows de samba e MPB, a organização da Fepe abriu espaço para o entreteni-mento infantil. No domingo, dia oito, a praça de alimenta-ção estava lotada de crianças. Os palhaços Patati e Patatá divertiram os pequeninos com brincadeiras e músicas. Os pais também se animaram ouvindo canções que marcaram gera-ções, como sucessos do grupo Trem da Alegria e da Xuxa.

Reunião vai avaliar impacto financeiro da Fepe para comércio local

A loja em que trabalha a vendedora Larissa Rangel vende roupas femi-ninas e participou pela primeira vez da Fepe. O resultado é avaliado por ela como positivo, já que 90% das peças levadas para serem comercializadas foram vendidas. “Sobrou pouca coisa. No próximo ano, queremos partici-par novamente. Observamos que o momento foi muito bom também para divulgarmos a nossa marca”.

LOJISTAS COMEMORAM

Cerca de 30 mil pessoas passaram na área de eventos em Costazul no último final de semana

NÚMEROS

30 mil foi a quantidade de visitantes na feira

70% foi o desconto máximo observado

Gabriel Sales

Samuel R

ocha/RJN

EWS

Gabriel Sales

Gabriel Sales

129ª Edição.indd 11 17/09/2013 09:52:33

Page 12: Jornal RJNEWS Edição 129

12 ◘ 13 a 19 de setembro de 2013 RJNEWS

129ª Edição.indd 12 17/09/2013 09:52:36

Page 13: Jornal RJNEWS Edição 129

13 a 19 de setembro de 2013 ◘ 13RJNEWSSAÚDE

» Cerimônia contou com a presença do ministro da Pesca, Marcelo Crivella

Rio das Ostras se-diou o lançamen-to do Programa Estadual de Saú-

de e Segurança do Pesca-dor, na última sexta-feira, dia 13. A iniciativa que será aplicada em todo o Estado foi elaborada a partir da ex-periência bem-sucedida do projeto, que começou a ser aplicado no município em junho deste ano.

O programa oferece con-sultas de clínica geral, odon-tologia, exames laboratoriais

e vacinação. A iniciativa bus-ca envolver também os fami-liares. A ação inclui rodas de conversa entre os técnicos de Saúde do Trabalhador e os pescadores, sobre cuidados de saúde e práticas de segu-rança em seu ofício.

O ministro da Pesca, Marcelo Crivella elogiou o empenho da administração municipal em valorizar a pesca e pelo pioneirismo na criação de um projeto especí-fico para os pescadores, com ações preventivas e horários diferenciados de atendimen-to na unidade, de acordo com a realidade da categoria. “O projeto de Rio das Ostras é muito bom, uma ótima ideia que quero levar para todo o Brasil”, disse o ministro.

Programa Estadual de Saúde

e Segurança do Pescador é lançado em Rio das Ostras

Autoridades elogiaram a iniciativa da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras

Em um discurso, Sabi-no lembrou de sua relação de afeto com a pesca, que começa desde o nascimento em uma família de pescado-res até sua luta em defesa da valorização da atividade, como prefeito e como de-putado estadual. Com or-gulho, mostrou ao ministro o pescador representado no brasão do município e lem-brou a letra do hino de Rio das Ostras, que mostra esse

trabalhador como o repre-sentante do povo local.

Antes da cerimônia, os pescadores participaram de um seminário que abordou temas como aspectos histó-ricos da pesca, saúde, segu-rança e direitos trabalhistas dos pescadores. Os pesca-dores ainda receberam kits com mochila, camiseta, protetor solar, capa de chu-va, luvas e outros materiais de proteção.

PROJETO APROVADO Como dito pelo secretá-

rio estadual de Pesca, Feli-pe Peixoto, na solenidade, o programa lançado re-produz para todo o Estado a iniciativa da prefeitura. “Quando conheci o projeto de Rio das Ostras eu pensei logo que precisávamos le-var essa iniciativa a outras cidades”, afirmou.

O pescador Leonardo

dos Santos vive da ativi-dade há mais de 35 anos e acha que o projeto está evi-tando doenças e até morte dos que vivem da pesca na cidade. “Já fiz vários exa-mes e passei pelo atendi-mento do médico. Foi bom porque eu descobri que pre-cisava me cuidar melhor. E tinham vários pescadores que quando procuraram o médico descobriram até do-enças graves”, contou.

Jorge Ronald

129ª Edição.indd 13 17/09/2013 09:52:38

Page 14: Jornal RJNEWS Edição 129

14 ◘ 13 a 19 de setembro de 2013 RJNEWSGASTRONOMIA

» Mercado oferece diversos produtos para preparo de drinks e coquetéis

Diversos bares e casas noturnas costumam ofe-recer serviços de

drinks e, quem não acha bacana ver aqueles coque-teleiros agitando bebidas para todos os lados. É muito comum em época de facul-dade, por exemplo, encon-trar os amigos e fazer um “happy hour” na casa de um deles para comer e beber al-guns coquetéis, e colocar o assunto em dia antes de ir a um bar. Atualmente, reunir um grupo de amigos para provar drinks representa o máximo da exclusividade.

A soma de pessoas e bebidas agradáveis pode ser algo muito cobiçado. Mas o foco não é se privar completamente da vida so-cial em ambientes comu-nitários com pessoas des-conhecidas. Atualmente, ter um bar bem equipado é uma boa alternativa e o mercado oferece uma sele-ção de produtos para isso. São copos long drink, potes com divisórias, facas, pin-ças, colheres tipo bailari-na, misturador, taças flûte, tábua e pilão, entre outros itens de coquetelaria.

Com a questão dos con-vidados resolvida, falta equipar o bar, mesmo que sem a pretensão de se tor-nar um profissional. Aliás, a área tem se profissio-nalizado, e o termo mais exato para descrever a arte de mesclar os sabores na preparação dos coquetéis é mixologia. Conheça alguns

w

Ingredientes: Molho: 500 gramas de linguiça calabresa fresca sem pele / dois talos de salsão / uma cenoura / dois dentes de alho / uma folha de louro / 700 gramas de tomate pelado / um copo de vinho tinto / quatro colheres de sopa de azeite / meia pimenta dedo-de-moça picada / 100 gramas de funghi porcini / duas unidades de cebola picadas / uma xícara de chá de azeite / 1,6 litros de água / um copo de vinho bran-co seco / sal, pimenta do reino e sal a gosto. Polenta: três xícaras de chá de fubá / oito xícaras de chá de água / duas colheres de sopa de manteiga / sal a gosto.

Preparo: Molho: Numa frigideira refogue o alho, a cebola, o sal-são, a cenoura. Junte os tomates, a pimenta e o louro, refogando por mais alguns minutos. A seguir, acres-cente a linguiça picada e deixe cozinhar por alguns mi-nutos. Coloque o vinho e deixe reduzir, cozinhe até que este fique reduzido a 1/3. Deixe o funghi de molho em 600 ml de água morna por meia hora. Cozinhe em um litro de água por 5 a 10 minutos, até que fique macio. Retire e reserve a água. Pique o funghi em pedaços pe-quenos. Numa frigideira coloque a manteiga e refogue cebola até que fique clara quase transparente. Junte o funghi picado e deixe refogar por 5 a 6 minutos. Acres-cente o vinho branco e deixe até secar. Ajuste o sal e a pimenta-do-reino e junte aproximadamente a metade da água do cozimento, previamente coada num pano. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 15 minutos.

Massa: Numa panela coloque a água. Junte aos poucos a fari-nha para polenta, abaixe o fogo e vá mexendo sem pa-rar. Após 15 minutos acrescente uma colher de man-teiga. Acerte o sal. Quando estiver cozida (aproxima-damente 30 minutos), junte o restante da manteiga e o queijo ralado. Caso fique muito dura acrescente mais uma xícara de água fervente.

Montagem: Misture o funghi já preparado ao ragu de linguiça e sirva por cima da polenta. Sirva com queijo ralado.

[email protected] CONCEIÇÃO NERONI

SABORES DO MEDITERRÂNEO

RAGU DE LINGUIÇA E FUNGHI PORCINI

COM POLENTA

Montar um bar em casa é boa alternativa para encontros gastronômicos

Fotos: Divulgação

produtos básicos para es-truturar um bar em casa:

» Taças e copos - A quantidade deve estar ajus-tada ao número de convida-dos que pretende receber. Em média, seis unidades de cada modelo costumam ser suficientes. Alguns copos e taças são multifuncionais: o long drink serve como copo de água, a taça de vinho tin-to (Pinot Noir) atua como Balloon e as taças sem has-te também podem ser óti-mos copos short drink. São soluções com estilo, sem a aparência de improviso.

» Utensílios e acessó-rios - Alguns itens prova-velmente estão disponíveis

em qualquer cozinha, como tábua de corte, saca-rolhas, facas, colheres, guardana-pos. Tem também os apa-ratos exclusivos para o bar, como o shaker (coque-teleira), para bebidas que precisam de maior emulsi-ficação dos ingredientes; o mixing glass, para receitas mexidas; e o coador para filtrar pedaços de frutas, de gelo ou outros sólidos não desejáveis. Além de balde de gelo, pinça, coa-dor e dosador.

» Bebidas - Equipamen-tos à disposição, mise en place feito e tudo pronto para os primeiros passos. Manter a simplicidade é a melhor forma para iniciar.

Em traços gerais, deve ser a mistura de três ingredien-tes: um destilado-base, um agente modificador e um flavorizante. O destilado deve contribuir com o sabor básico da bebida e, propor-cionalmente, aparece em maior volume. O modifi-cador deve se conectar ao destilado, oferecendo uma nova dimensão de sabor sem dominar o conjunto final, além de amenizar o álcool do destilado-base. A categoria é ampla e inclui vermouth, suco de fruta, bitters, creme de leite e outros. Já o flavorizante é o item complementar de sabor ou de cor. Nessa ca-tegoria estão os licores e os xaropes aromatizados.

129ª Edição.indd 14 17/09/2013 09:52:39

Page 15: Jornal RJNEWS Edição 129

13 a 19 de setembro de 2013 ◘ 15RJNEWS

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

» Seja o tradicional com cadarço ou com elástico, tênis completa produções, desde básicas até as mais descoladas

Sensação entre adolescentes e jo-vens, a “nova velha” onda do tê-nis All Star vem se diversificando cada vez mais. Esse modelo de

calçado, que faz sucesso há décadas, in-fluencia até outras marcas e, hoje, é ten-dência nas ruas, nas escolas, e outros en-contros entre amigos. Os tênis chegam em novas cores e padronagens, usando desde a versão clássica de lona aos de couro. O

MODA

Sucesso há décadas, All Star conquista jovens com novas cores e estampas

[email protected] VERÔNICA CÔRTES

BELEZA NO OLHAR APLICADA EM SEGUNDOS

Olá amores!! Enfim sexta-feira, mais um dia perti-nho de vocês. Então, “simbora” começar o fim de se-mana com muita alegria e disposição. Para levantar o astral, vou começar com uma dica de beleza, de deixar o olhar arrasador. Quem gosta de cílios postiços aí? Pois é, descobri um aplicador de cílios que vai facilitar e muito a vida de vocês. O aplicador é da linha Rio Six-ties, da Make B, que é tipo um prendedor. Basta pinçar o cílio, aplicar a cola, esperar alguns segundos e colocar no lugar exato. Vale o teste e o preço é bem camarada, apenas R$ 19,90. Curti!

Agora vamos lá a outras novidades do mundo da moda…

» Queridinho short jeans! É meninas… peça obrigatória no guarda-roupa das celebridades, o short jeans volta a dar as caras com as altas temperaturas que já começam a aquecer a con-tagem regressiva para o verão. Bem democrá-tico, ele oferece conforto e versatilidade na hora de formar um look fresquinho. Além disso, os shortinhos surgem com dife-rentes lavagens e modelagens e, entre os modelos vistos nas famosas, se destacam os de cintura alta, com detalhes desfiados e com barra dobrada. Para combinar, camisetas le-ves, camisas jeans, regatas e batas são as escolhas mais frequentes. Nos pés, sandálias, sapatilhas ou até mesmo escarpin para dar um up na produção. Então, escolha já o seu!!

» Bem-vindo a rua! Que novidade gente! Mais uma grande rede de franquias será instalada no

shopping Plaza Macaé. É a loja da REDLEY, que chega no mês de outubro, já com o lançamento da nova coleção “Bem-vindo a Rua”. A proposta

da coleção é de uma vida mais leve e solar, com a cultura de praia, esportes, arte, pra-ticidade e conforto, que inspiram a marca desde a sua origem, com uma identidade única e cativante. Com certeza, nossos jo-vens vão adorar! Bem-vinda a região!!

» Estampa nas academias! Sempre fa-lamos de looks de passeios e festas, mas a moda também é malhação. O que não falta é look fitness com estampas coloridas nas redes sociais, não é? Já não é tanto uma surpresa, mas a legging estampada e short-saia são sucesso nas academias. Na 14ª Feira Fitness Brasil, que aconteceu em São Pau-

lo, de 5 a 7 de setembro, os expositores con-firmaram a tendência em suas araras e nas vendas. Com a divulgação de imagens na internet, ficou mais fácil compartilhar estilos entre diferentes regiões do país. Peças como o short-saia e o vestidinho que vem do unifor-me das tenistas, muito presentes nos looks das blogueiras na rede, passaram a estar entre as peças mais procuradas nas lojas. E vamos malhar bonitas!!

Até a próxima VITRINE meus amores. Voltarei com mais novidades. Boa semana para todos! Continuem enviando dicas, sugestões ou anun-cie seu negócio aqui, através do e-mail: [email protected]

Vitrine

All Star é uma onda gigante que veio para arrastar os pés dos mais desco-lados por aí.

Segundo o gerente de uma loja especializada em calçados de Rio das Ostras, Ricardo Santiago, o modelo tradicional de cadarço está voltan-do com tudo, seguindo a tendência de cores vibrantes com vermelho e azul, e com mistura das cores preto e branco, que veio com força este ano em diversos segmentos de moda. As estampas também facilitaram a in-trodução de padrões marcados pelas caveirinhas, animal print e outros. A linha básica branca também tem chamado a atenção. “Os xadrezes super coloridos e os dourados são os preferidos das meninas. Na verdade, o nome do All Star mudou para Con-verse, que agora pertence a Nike. Outras marcas também seguem essa linha de tênis, como os modelos da Coca-Cola, que trazem um estilo bem moderno, com acabamento até em couro de cobra”, ressalta Santia-go, lembrando que o All Star hoje agrada, não só os adolescentes, mas também pessoas de todas as idades e estilos. “Muitos jovens seguem in-

fluência dos pais, que usaram o tênis em outras décadas”, acrescenta.

A estudante Rosana Brito diz que gosta muito dos novos modelos e que é bastante confortável para o dia a dia. Para ela é um modelo de tênis que dá para aproveitar em vá-rios lugares e combina com diversas produções. “O All Star está mais leve e os modelos estão bem diferentes. Dá para usar com um short ou uma legging e as estampas são tudo, ain-da mais quando são bem coloridas. Deixam o visual descontraído”, des-taca a jovem.

E não é só para as mulheres que o All Star mudou. Os tênis masculi-nos também estão bem descolados. Ainda segundo o gerente da loja, os modelos chegam com design dife-renciado. O estilo iate (com elástico nas laterais) voltaram com novas cores e estampas. “É um estilo de tênis que caiu no gosto dos homens, por serem mais confortáveis. Além dos tradicionais preto ou marinho, os xadrezes agradam bastante, e cai bem tanto com calça ou bermuda, sendo bem prático para o dia a dia”, completa Santiago.

Os tênis xadrezes super coloridos são os preferidos das meninas

129ª Edição.indd 15 17/09/2013 09:52:51

Page 16: Jornal RJNEWS Edição 129

16 ◘ 13 a 19 de setembro de 2013 RJNEWSMEIO AMBIENTE

Criação de novo departamento deve agilizar processos de Licenciamento Ambiental

Maior demanda de emissão de licenciamento ambiental vem da construção civil

» Rio das Ostras recebe uma média de 30 solicitações de licenças ambientais por semana

O licenciamento ambiental é instrumento funda-mental na busca do desenvolvimento sustentá-vel, que visa encontrar o convívio equilibrado entre ação econômica e meio ambiente onde o

indivíduo está inserido. Em Rio das Ostras, aproximada-mente 30 solicitações de licenças são feitas semanalmente. Para atender a crescente demanda, foi criado o Departamento de Li-cenciamento Ambiental, com aumento do quadro técnico para dar melhor suporte nos processos.

De acordo com a diretora do setor, Márcia Fonseca, havia a necessidade de estruturar este serviço para dar mais agilidade na entrega de docu-mentos, que são feitos por meio da Secretaria de Ambiente, Sustentabi-lidade, Agricultura e Pesca. Segundo Márcia, desde janeiro, já foram libe-radas cerca de 450 licenças. Ela diz que a maior demanda vem da construção ci-vil, que tem potencial bastante significativo de utilização de recursos não renováveis. “Di-versas empresas, muitas de grande porte, que já foram instaladas na cidade, deveriam estar licencia-

das pelo Inea. A criação desse departamento veio na tentativa de conseguir uma maior capacidade de chegar a essas empre-sas. Daí fazermos um trabalho de fiscalização, solicitando que apresentem os documentos necessários e convocando para iniciarem o procedimento”, informa a diretora.

O licenciamento ambiental é um procedimento admi-nistrativo pelo qual o órgão autoriza a localização, insta-lação, ampliação e operação de empreendimentos e ativi-dades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas

efetiva ou potencialmente poluidoras, ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degra-

dação ambiental. Ainda segundo Márcia Fonseca, o novo departamento tam-

bém possibilita que a administração municipal ofereça mais transpa-

rência, legalidade e rapidez nos processos. Para ela, na tarefa

do poder público de proteger o meio ambiente, o licencia-mento ambiental é um ins-

trumento preventivo, caracterizado pelo controle prévio para se evitar a poluição. “O que precisamos enten-

der é que o município está em uma linha de crescimento muito grande e

que é normal a urgência das pessoas em retirar essas licenças. Por isso, entende-

mos que era prioridade investir na agilidade da entrega destes documentos”, explica.

Gilismar Correa/RJNEWS

www.blog.vicel.com.br

As recentes manifestações populares levantaram inú-meras questões sobre os mais variados temas, com foco mais ou menos imediato, com aplicação mais próxima ou mais remota, mas, quase todas convergindo para uma mesma área: nossa RESPONSABILIDADE SOCIAL. Ex-pressão um pouco desgastada nos dias atuais, pelo uso descabido em aplicações fora de contexto, mas que deve sempre ser entendida como a decisão voluntária e indivi-dual de contribuir com o meio-ambiente, a comunidade e a sociedade em geral. Inicialmente aplicado ao ambiente de negócios, às empresas e suas relações com suas “partes interessadas”, a expressão pode muito bem ser estendida aos cidadãos, independentemente de seu papel social.

Qual a responsabilidade social dos políticos? Dos go-vernantes? Dos cidadãos em geral?

Demonstramos nossa RESPONSABILIDADE SOCIAL em cada ação que praticamos, quando abandonamos pos-turas egocêntricas e pensamos no que está a nossa volta: o meio-ambiente, as pessoas, as instituições. As empre-sas expressam sua responsabilidade nos atos praticados, interna e externamente, e seus efeitos sobre a ecologia, sobre as pessoas, vizinhas ou não, e a forma como se com-portam em relação aos requisitos fiscais, legais e éticos. Entre os cidadãos comuns pode-se entender RESPONSA-BILIDADE SOCIAL como sendo expressa pelas ações do dia-a-dia, a forma como tratamos a ÁGUA, o lixo, os esgo-tos, nossas relações com a vizinhança, a forma como nos comportamos no trânsito, e como participamos de nossas comunidades. E entre os políticos e governantes? Como eles deveriam demonstrar responsabilidade com o social? Antes de mais nada, considerando seus representados e governados em primeiro lugar! Ah, mas isto é tema para outra coluna.

Águas Tratadas, Consciência Limpa.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

SÉRGIO ARRUDA [email protected]

Consciência Limpa

Divulgação

UMA EMPRESA DA ZEN-RIO DAS OSTRASVisite-nos em www.vicel.com.br ou entre em contato pelo [email protected]

Siga a Vicel nas mídias sociais:

Twitter: @Aguas_tratadas

Facebook: Vicel Águas Tratadas Consciência Limpa

Linkedin: Grupo Vicel

129ª Edição.indd 16 17/09/2013 09:52:59

Page 17: Jornal RJNEWS Edição 129

13 a 19 de setembro de 2013 ◘ 17RJNEWS PETRÓLEO

Divulgação

Mesmo com polêmica de espionagem, Petrobras mantém leilão do pré-sal

» Presidenta da estatal estará na próxima quarta-feira, dia 18, em Brasília para tratar desse assunto

As recentes de-núncias de es-pionagem contra a companhia de

petróleo Petrobras não vão provocar o adiamento do leilão do Campo de Libra, do pré-sal da Bacia de San-tos, marcado para o dia 21 de outubro. A confirmação é da presidenta da estatal, Graça Foster, que estará na próxima quarta-feira (18) em Brasília, para falar so-bre o assunto em comissão do Senado.

As informações de es-pionagem que foram vei-culadas no último domin-go, dia oito, revelaram que documentos da Agência de

Segurança Nacional dos Es-tados Unidos (NSA, na sigla em inglês) apontam que a Petrobras foi espionada. “Não há a menor possibi-lidade de mudança de data de leilão por conta dessa in-formação, que não é mate-rial, não está identificada”, disse Graça. Ela confirmou ainda que na quarta-feira, dia 18, irá ao Senado. “Vou estar lá, me preparar o má-ximo que puder, para res-ponder a todas as pergun-tas”, completou.

Graça informou que a estatal sempre teve uma preocupação muito grande na manutenção das infor-mações sigilosas. “A Pe-trobras tem um sistema de proteção bastante adequa-do, em que nós fazemos permanentemente altera-ções neste sistema tecno-lógico. Temos uma política de segurança empresarial. Menos de três semanas atrás, aprovamos uma re-visão nessa política. Esta-

Presidenta da Petrobras, Graça Fostes, responderá perguntas de senadores na próxima semana

[email protected] MONTEIRO

Petróleo em Foco

Na coluna passada abordei a tão sonhada autossuficiência energética Norte Americana. Nesta semana, navegando pela grande rede, me deparo com o anúncio da diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, afirmando que o gás não associado a petróleo no Brasil deve estar principalmente em terra. “O po-tencial do gás natural em terra é muito grande no Brasil, está em toda parte”. Magda disse que, apesar de não haver confirmação do tamanho das reservas, o potencial é grande e a fonte preci-sa ser explorada. “Não é possível deixar o não convencional de lado”. A ANP calcula, num exercício hipotético, que o potencial de gás não convencional em cinco bacias geológicas brasileiras poderia passar de 500 trilhões de pés cúbicos, o que seria mais do que o pré-sal brasileiro. As soluções energéticas passam por vários aspectos. Insisto, a exploração do petróleo, principal-mente do pré-sal, é de custo altíssimo, com soluções como estas apontadas, acredito que o setor energético estará garantido para as futuras gerações.

ANP destaca potencial de gás natural em terra no Brasil

A presidente Dilma Rousseff sancionou esta semana a lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. Pelo texto, a aplicação de 50% dos recursos do Fundo So-cial vai para saúde e para educação, até que se cumpra a meta de aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. Pelo projeto, a expectativa é que, em até 15 anos, os rendimentos obtidos pelo fundo sejam suficientes para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação e da saúde. No papel é a lei perfeita, o grande desafio é a prática, principalmente no Brasil, que tem uma grande dificuldade em investir nestas importantes áreas.

Dilma sanciona lei que destina royalties do petróleo para saúde e educação

mos atentos.”A empresa que vencer o

Leilão de Libra terá que pa-gar um bônus de assinatura à União de R$ 15 bilhões. A assinatura do contrato de partilha de produção está prevista para novembro. A área a ser licitada tem cer-

ca de 1,5 mil quilômetros quadrados. Segundo o edi-tal, os ganhadores da lici-tação deverão desenvolver as atividades de exploração por quatro anos, prazo que poderá ser estendido, como prevê o contrato de partilha de produção.

129ª Edição.indd 17 17/09/2013 09:53:04

Page 18: Jornal RJNEWS Edição 129

18 ◘ 13 a 19 de setembro de 2013 RJNEWSCULTURACULTURA

Júlio Appel

Recém lançado, novo hit da cantora Gyselli cai no gosto do público » Artista deve lançar seu segundo CD em outubro deste ano

L ançada há quase um mês, a nova música de traba-lho da cantora Gy-

selli Duarte, intitulada “In My Heart”, já atingiu mais de cinco mil acesos no Youtube e no Sound Cloud - redes utilizadas por ela para a divulgação. A faixa faz parte do segundo CD da artista que se chamará “In These Eyes” e tem a previsão de ser lançado em outubro deste ano.

Para Gyselli, o novo som retrata o atual mo-mento em que as pessoas vivem. “Estamos em um mundo tão materialista, que é difícil saber o que é bonito aos olhos dos ou-tros. É em cima desta vi-são que a música se desen-rola”, conta.

A canção foi lançada em Rio das Ostras no Dia

dos Pais. Além disso, ela também tem sido executa-da nas rádios. Gyselli dis-se que nos shows ela ain-da faz um suspense e não tem cantado as composi-ções que farão parte do novo CD, pois este ainda está em processo de pro-dução. “Percebo com este lançamento que as coisas começaram a acontecer. Recebi convites para can-tar em diversas cidades do Brasil e até mesmo no ex-terior”, disse.

O novo trabalho da cantora contará com 10 faixas inéditas, quase to-das em inglês. Este pro-mete ser um resgate das músicas dos anos 80 e 90. Afinal, este é o período que mais inspira a artista carioca. Entre os músi-cos que a influencia estão nomes como: U2, The Be-atles, Led Zeppelin, Cold Play, Colbie Caillat e Ade-le. “Este trabalho será um resgate da boa música”, ressaltou. O produtor do CD é o musicista e maestro Jean Coscarelli.

Evento cultural reúne grandes nomes da músicaDesde a segunda-feira, dia 16, é realizado em Macaé o projeto “Consciência Ampla Cultural – o Brasil que você ainda não conhece”. O evento que acontece no Teatro Sesi contará com diversas apresentações culturais até quarta-feira, dia 18, e a entrada é franca. Estão confirmados os shows com os cantores Dudu Nobre e Leoni. Já Daniel Azulay vai mostrar a arte de desenhar, que encantou cen-tenas de crianças durante a década de 1980, quan-do tinha um programa de televisão. Junto deles, estará o grupo “Baú que Conta e Canta” que fará uma apresentação com lendas e fábulas do folclore brasileiro contadas por meio da música e da litera-tura. A programação completa pode ser consultada no site conscienciaampla.com.br.

E-mails para coluna: [email protected]

RIO DAS OSTRAS Cia de Dança Cacau MendesConexão da Rua é o nome do evento deste sábado, dia 14, a partir das 18h. Estão confirmadas as presenças da das ban-das Curta Metragem, NoGrau, MC THC, Dj JJ e do grupo de dança Urban Roots. Os ingressos vendidos no local custam R$ 10.

Parque dos Pássaros A exposição de pinturas “Os Pescadores”, do artista plástico Francischetti, entrou em cartaz nesta quinta, dia 12, no Par-que dos Pássaros. A mostra faz parte do Projeto Natureza e Arte, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Ambiente. A visitação gratuita pode ser feita até o dia 13 de outubro, de segunda a sexta, entre 9h e 16h. O Parque dos Pássaros fica localizado no final da Rua Petrópolis, s/nº, no Jardim Mariléa.

MACAÉNatiruts A banda Natiruts se apresenta no Quenzas Hall, nesta sexta--feira, dia 13, a partir das 23h. Quem abre o show da banda é o guitarrista Dayvison Acústico, e nos intervalos tem um pouco da dupla de Djs Electrohm. Os ingressos já estão es-gotando nas lojas South, em Macaé e Rio das Ostras, Virgens e Vilões, Choperia Largadão e Bar do Betão, em Macaé. A organi-zação do evento fica por conta da Profecia Produções, e a co-produ-ção de Diego Sana Produções. Seu Adonias Tipo Luau é o grupo que tocará muito reggae, MPB e samba-rock

a partir das 22h desta sexta-feira, dia 13. No sábado, dia 14, é a vez de Thaís Macedo e do Grupo 2 x 4, com mui-to samba de raiz.

Teatro Sesi O Enxoval é a o espe-táculo que anima o Teatro Sesi na quinta--feira, dia 19. A comédia é baseada em fatos reais. Na his-tória Amélia, que há 60 anos guarda um enxoval completo na esperança de um dia se casar. Os ingressos custam R$ 20 e a peça começa às 20h.

Ópera Club Na sexta-feira, dia 13, tem Marquinhus SP e Sandro Va-lente (residentes da Privilège). Eles invadem Macaé a todo gás com o melhor da house music. Já no sábado, dia 14, acontece o show Retrô Covers, cantando Raul Seixas. Mais informações pelo telefone (22) 7811-2101.

BÚZIOSPachá Johnny Glovez é a atração deste sábado, dia 14, a partir

das 22h. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos na casa de festa de 15 às 20h. Mais informações pelo telefone (22)2633.0592.

*Esta seção não se responsabiliza por mudan-ças nos preços, horários ou atrações. Estes fo-ram fornecidos pelos próprios organizadores.

Por causa da nova música de trabalho, Gyselli Duarte já recebeu diversos convites para shows no Brasil e exterior

HISTÓRIA Gyselli é cantora e

compositora independen-te. Atualmente, toca em bares pelo Estado, mas a música entrou na sua vida

em 2005. Neste ano, lan-çou em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, seu primeiro demo chamado “Inter- Acústico”. Com 11 músicas de autoria pró-pria, o trabalho vendeu

Para conhecer a música basta acessar a página da cantora pelo soundcloud.com/gyselli-duarte.

quase três mil cópias. Com um timbre de

voz inconfundível, Gyselli busca atingir o mercado musical internacional e brasileiro. Para isso, apos-ta em um estilo que mis-tura as suas composições, rock, pop e clássicos inter-nacionais.

SERVIÇO

129ª Edição.indd 18 17/09/2013 09:53:08

Page 19: Jornal RJNEWS Edição 129

13 a 19 de setembro de 2013 ◘ 19RJNEWS SOCIAL

Vip’s na Noite

ErickBrandão

SOCIAL

NiverQuem, na semana passada, comemorou mais um ano de

beleza, competência e charme foi a locutora, apresentadora e mestre de cerimônias, Rose Abreu.

Um dos momentos de comemoração foi junto à família.Felicidades e muitos anos de sucesso, a essa bela mulher...

querida por todos e cobiçada por muitos!

Fervo

» RÁPIDAS

Divulgação

Divulgação

O ex-BBB, Dicesar na pele da drag Jimmy Kieer, neste sábado, em Rio das Ostras

Deork Daniel

Rose Abreu (centro) em comemoração familiar, com o filho Ricardo Jr. e a nora, Laís Megre

Deu na Telha

Alvoroço

Gente nunca fiz isso, mas deu na te-lha.

No mês das crianças (Outubro) farei uma coluna dedicada a elas. Portanto tirem muitas fotos de suas crianças e escolherei algumas para sair aqui na coluna.

No começo de outubro informo, como e até quando vocês poderão me enviar as fotos.

Enquanto isso... aproveitem para clicar e escolher as melhores!

Na semana passada, um carro pe-gou fogo, no Posto do Trevo, em Rio das Ostras. Causou alvoroço e muitas pessoas postaram fotos e até vídeo do acidente.

Segundo informações, o veículo es-tava na fila do lava jato quando ferveu e pegou fogo.

Seria este um candidato, para o “Lata Velha” do Luciano Hulk?

Quem esteve du-plamente feliz na últi-

ma quarta-feira, dia 11, foi o empresário, Alan

Machado. Além da sua posse como verea-dor de Rio das Ostras (entrando na vaga do

vereador Neco cassado pelo TRE), ele come-

morou o aniversário da esposa Luci Santos

(companheira para todas as horas).Seja bem-vindo

vereador e faça valer a sua promessa: trabalho

e dedicação ao povo.

Felicidade

Após se tornar boate gay ou se preferirem... dedicada ao público LGBT, a New Ball Club (trevo de Rio das Ostras) vai ser reinaugurada, neste sába-do, dia 14, com nova decoração e a presença da drag Dimmy Kieer; nada mais, nada menos, que o ex-BBB, Dicesar.

A festança vai contar com os DJ’s Joxx e Jr. Mix; e presença dos gogos, Júlio dos Reis e Vanessa Dance.

Prometeeee!

Alan Machado e família, em sua posse na Câmara de Rio das Ostras

• Saudades da orla de Rio das Ostras, de alguns anos atrás...• E a invasão da Câmara de Rio das Ostras hein...• Petrobras é eleita pela terceira vez, como a empresa que mais se comunica com a imprensa.• O Hospital São João Batista, em Macaé, recebeu um abraço simbólico da população.• Com a saída do vereador Neco (cassado pelo TRE), Alan Machado é o mais novo vereador de Rio das Ostras (de-morou, mas aconteceu!).• A gerente de negócios, Ana Carolina Acioli está a frente do blog Confraria das Noivas (blog de casamentos) e pro-move um “petit comité” este “find”, para fornecedores do segmento e noivos. Promete.• O prefeito de Casimiro de Abreu mandou recuperar as carruagens do Museu Casa de Casimiro de Abreu. Parabéns!• Depois do caso de sexo nas areias de Rio das Ostras no Carnaval... surge um vídeo de uma loira, nas areias de Macaé. Tá no Youtube!• A bela Thaís Macedo deu uma breve canja, na Feira do Lavradio, no último sábado. Foi aplaudidíssima!• “SMS foi feito pra ser respondido rápido, se fosse para demorar eu mandava uma carta via coruja”.Tânia Schueler (em sua rede social)

• “O sexo tornou-se algo fácil de se conseguir e o amor difícil de encontrar.”Gustavo Carvalho (em sua rede social)

[email protected]

O prefeito Sabino (Rio das Ostras) recepcionando a rainha Xuxa, em Rio das Ostras

A rainha Xuxa esteve em Rio das Ostras, no Ginásio Benedito Zarour, em Mariléia. Poucos fo-ram os privilegiados, que a viram. Ela veio assistir ao jogo, que a filha Sasha estava participando, pelo Flamengo.

Segundo informações, Sasha almoçou no Restau-rante do Dudu com amigos, enquanto Xuxa (devida-mente guardada por seus seguranças) ficou em um dos seus carros, num esta-cionamento logo em frente ao restaurante.

Divulgação

Rainha

129ª Edição.indd 19 17/09/2013 09:53:20

Page 20: Jornal RJNEWS Edição 129

20 ◘ 13 a 19 de setembro de 2013 RJNEWS

129ª Edição.indd 20 17/09/2013 09:53:21

Page 21: Jornal RJNEWS Edição 129

13 a 19 de setembro de 2013 ◘ 21RJNEWS ESPORTES

Entre os projetos esportivos, natação é o preferido dos futuros atletas » Ao todo, foram abertas mais de 1.700 vagas para crianças e adultos

Cada vez mais o es-porte vem fazendo parte do cotidia-no de crianças e

adultos de Rio das Ostras. Na última semana, foram abertas mais de 1.700 vagas para projetos esportivos na cidade. Segundo a chefe de divisão do setor de inscri-ções, Márcia Cardoso, a mo-vimentação está superando as expectativas e a natação é o esporte preferido dos futuros alunos. Entre as ati-vidades com vagas abertas pela Secretaria de Esporte e Lazer estão ainda: ginásti-ca olímpica, artes marciais, skate, capoeira e outras.

As inscrições estão sen-do feitas em três pontos distintos do município: no Centro Esportivo Francis-co Leite (bairro Village), no Estádio Julieta Carvalho Viana (bairro Operário) e nas Escolas Municipais. De

Gilismar Correa/RJNEWS

Cerca de 100 inscrições já haviam sido feitas até esta terça-feira, dia 10

acordo com Márcia, só até a última terça-feira, dia 10, já havia recebido mais de 100 inscrições para cada projeto. “A procura é muito grande e deve até ultrapassar o nú-mero de vagas oferecidas. Muitos pais chegam para fazer a inscrição dos filhos e acabam se interessando em praticar algum esporte tam-bém”, comenta.

O eletricista Gilvan Sil-

veira já inscreveu os filhos de 9 e 11 anos no Karatê e Jiu-jitsu. Ele diz que por uma questão de identifica-ção, as próprias crianças pediram para se inscrever e escolherem os esportes, que gostam bastante. “É um grande incentivo para os meninos e os ajuda a ter um objetivo de futuro. Além disso, tem outras coisas vinculadas. O esporte ajuda

a tirá-los da ociosidade, a se alimentarem melhor e nos estudos também. Sempre digo que para ser um bom atleta tem que estudar”, ressalta.

Ainda de acordo com Márcia Cardoso, para a inscrição de crianças são necessários: certidão de nascimento ou identidade, declaração escolar, atestado médico e duas fotos 3x4. Já

para os adultos, identidade, CPF, comprovante de resi-dência e duas fotos. Segundo ela, há médico para atender às terças e quintas-feiras, no estádio do bairro Operário, e às segundas e quartas-fei-ras, na Vila Olímpica.

Os projetos atendem crianças a partir dos seis anos de idade. Para exame médico, também é preciso levar a carteira de vacinas. Mais informações pelos te-lefones: (22) 2771-6391 e 2771-6392.

Escola de Artes Marciais (karatê e jiu-jitsu)Local: Rua Araguaia nº 451 – Balneário RemansoVagas: 400Público-alvo: crianças, adolescentes e adultos Escola de CapoeiraVagas: 250Público-alvo: 6 a 17 anos Escola de Ginástica ArtísticaLocal: Cláudio Ribeiro e Ginásio Benedito Zarour (Jardim Mariléa)Vagas: 700Público-alvo: de 6 a 16 anos Escola de Natação em PiscinaLocal: Aquática Djamo (Rua Cambuci, Jardim Ma-rilea)Vagas: 400Público-alvo: de 6 a 17 anos

ALGUNS PROJETOS OFERECIDOS

129ª Edição.indd 21 17/09/2013 09:53:28

Page 22: Jornal RJNEWS Edição 129

22 ◘ 13 a 19 de setembro de 2013 RJNEWS

Classificados Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

COMO ANUNCIAR?

(22) 2020-0400(22) 9862-8146

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

[email protected]

Pessoalmente:Escritório Comercial Av. Cristóvão Barcelos, 131Centro (Praça São Pedro) - Rio das OstrasDe 9h às 17h (segunta à sexta)

2 terrenos, 4 quartos sendo 1 suíte, 2 salas, banheiro social, complexo com 3 suítes, piscina, espaço gourmet, entrada por duas ruas, garagem, jardim. Quadra da praia. Por R$ 610 mil. Ref: 2032. - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________

Vendo: Casa Tipo Apto - Costazul - Sala Em Porcelanato - 1 Banheiro Social - 2 Quartos (1 Suíte) - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 265 Mil. Ref; 3005 - Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________

Vendo: Cobertura - Costazul - Salão Com 1 Banheiro Social -

Ampla Cozinha - 3 Quartos (1 Suíte) - Ampla Área Externa Com Deck De Piscina - 2 Vagas Cobertas - Condomínio Com Piscina - Salão De Festa – Elevador. Por R$ 700 Mil. Ref: 1096 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.

________________________ Vendo: Duplex Independente - Costazul - 3 Quartos (2 Suítes Com 1 Closet) - Varanda - Sala Com 1 Banheiro Social - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 350 Mil. Ref: 2073 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________Vendo: Duplex Independente - Costazul - 3 Suítes (1 Sacada), Sala, 1 Banheiro Social - Cozinha Com Área De Serviço, 1 Vaga. Por R$ 450 Mil. Ref: 2021 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________Vendo: Pousada - Costazul - 8 Suítes – Ar condicionado - Vent. De Teto - Frigobar - Piscina - Portão Eletrônico - Vagas Pra Carros. Por R$ 800 Mil. Ref: 3008 - Ivana Nunes(22) 9894-4927 / 2764-6443.

VillageVendo: Duplex Independente - Village - 1 Banheiro Social - 2 Suítes (1 Sacada) - Cozinha Com Área De Serviço - 1

Vaga. Por R$ 250 Mil. Ref: 3010 - Ivana Nunes

(22) 9894-4927 / 2764-6443

Ouro VerdeVendo: Triplex Independente - Ouro Verde - Sala Em Porcelanato - 3 Quarto ( 2 Suites) - Cozinha Com Área De Serviço E 1 Vaga. Por R$ 370 Mil. Ref: 2047 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Enseada das Gaivotas

Vendo: Duplex Geminados Independentes - Enseada Das Gaivotas - 2 Suítes Com 1 Varanda - Sala Com 1 Banheiro Social - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 250 Mil. Ref: 1044 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________ Vendo: Duplex Independente - Enseada Das Gaivotas - 2

Suítes (1 Sacada) - Cozinha Com Área De Serviço - Sala Com 1 Banheiro Social - 1 Vaga. Por R$ 300 Mil. Ref: 3004 - Ivana Nunes(22) 9894-4927 / 2764-6443.

RecreioVendo: Casa Duplex - Recreio - Geminada Em Condomínio,3 Suíes (1 Reversível, 1 Closet, 2 Varandas), Sala, Cozinha Com Área De Serviço, Área Externa Com Churrasqueira E Pia, 2 Vagas. Por R$ 350 Mil. Ref. 3021- Ivana Nunes(22) 9894-4927 / 2764-6443.

________________________ Vendo: Casa duplex geminada – Recreio - em condomínio, 3 suítes (1 reversível, 1 closet, 2 varandas), sala, cozinha com área de serviço, área externa com churrasqueira e pia,, 2 vagas. Por R$ 350 mil. Ref: 3021. - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443. _______________________Vendo: Casa duplex geminada – Recreio - 3 quartos com 1 varanda (2 suites), sala, 1 banheiro social, cozinha com área de serviço, area externa com vagas pra carro. Por R$ 420 mil. Ref: 3020. - Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________ Vendo: Apto - Recreio - 1 Quarto Amplo - Sala Ampla - Cozinha Americana - Sacada

- Garagem Coberta. Por R$ 150 Mil. Ref: 2014 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________Vendo: Duplex - Recreio - 3 Quartos - 2 Banheiros Sociais - Sala - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 275 Mil. Ref: 2016 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Jard. Bela VistaVendo: Casa Linear Em Terreno Único - Jardim Bela Vista - 2 Quartos (1 Suíte) - Sala - Cozinha - Área De Serviço - Ampla Área De Frente Com Jardim, E Fundos Com Suíte, Pia Com Bancada - 1 Quarto No Segundo - Vagas Pra Carros. Por R$ 450 Mil. Ref: 2027 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949.

RIO DAS OSTRAS

VENDAÂncora

Vendo: Casa – Âncora – 2 qtos., garagem, cisterna de 5 mil litros. Bem localizada. Por R$ 80 mil. Aceito carro e parcelo pagamento. (22) 9900-4149

Cidade PraianaVendo: Duplex Em Terreno Único - Cidade Praiana - 2 Salas Com Varandão E Com 1 Banheiro Social - Cozinha Americana Com Área De Serviço - 5 Quartos (2 Suítes) - Ampla Área Externa Com Churrasqueira - Bancada - Casa De Cachorro – Vagas. Por R$ 380 Mil. Ref: 3006 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443

CostazulVendo: Apto - Costazul - Salão - 1 Banheiro social - 2 Quartos (1 Suíte) - Varandão - Ampla Cozinha - Cond. com Piscina - Salão de Festas - 1 Vaga. Por R$ 450 Mil. Ref: 1097- Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________ Vendo: Casa duplex independente – Costazul – em

Vendo: Duplex Com Entrada Independente - Jardim Bela Vista - 2 Quartos (1 Suíte) Com Varandão - Sala - Com 1 Banheiro Social - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 310 Mil. Ref: 2057 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Jard. AtlânticoVendo: Apto - Jardim Atlântico - Sala - 1 Banheiro Social - 2 Quartos - Varanda - 1 Vaga. Por R$ 220 Mil. Ref: 3012 - Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Jard. MariléaVendo: Triplex Independente - Jardim Mariléa - 3 Quartos (2 Suítes Com Closet) - Ampla Sala Em Porcelanato

Imóv

eis

129ª Edição.indd 22 17/09/2013 09:53:41

Page 23: Jornal RJNEWS Edição 129

13 a 19 de setembro de 2013 ◘ 23RJNEWS

casas independentes. Uma c/ 2 qtos. e dependências . Outra c/ 3 qtos. 1 suíte. Várias Árvores frutíferas. Canil, edícula, garagem coberta p/ 6 carros. C/ escritura e RGI. Por R$ 350 mil. Ac. Troca em imóvel de maior ou menor valor. Tenho fotos. (21) 9274-4679 / 8615-8872 / (22) 9892-4519 ________________________

FÁBRICA DE SALGADOS- Salgados pequenos R$ 15,00 o cento congelado. - Salgados grandes R$ 1,00 unidade para bar. (22) 9282-8885 / 9788-9065. Rov. Amaral Peixoto, km 135 – Unamar. Perto da UPA. ________________________AULAS DE REFORÇODE TRÂNSITO Aulas particulares para alunos habilitados, ministradas no veículo do aluno. Sem prova, sem pressão, só prática. Marque sua hora. (22) 9869-7513 / e-mail: rag.gim@ hotmail.com – MARCELO (Instrutor credenciado) ________________________MR Comercio Trabalho com toda linha de produtos de limpeza. Av Novo Rio das Ostras 814 –Tel. (22)2772-1870 / ID 83*63784 -

Classificados Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

Serv

iços

- Cozinha Com Área De Serviço - 1 Banheiro Social - Varanda - Amplo Terraço Com Churrasqueira, 1 Vaga. Por R$ 380 Mil. Ref: 2105 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443. ________________________

Vendo: Apto - Jardim Mariléa - 2 Quartos (1 Suíte) - Sala Com Rebaixamento E Sanca Decorativa - Jardim Marileia - 1 Banheiro Social - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 250 Mil. Ref: 2015 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________ Vendo: Duplex Com Teto Solar - Jardim Mariléa - 2 Salas - 1 Banheiro Social - Cozinha Em Ilha Com Ampla Área De Serviço - 4 Quartos Com Ar Condiciona (1 Suíte Com Closet) -Varandão - Ampla Área Externa Com Jardim - Canil - Sauna - 1 Banheiro -Churrasqueira - Forno A Lenha - Garagem Para 3 Carros - Cisterna De 20 Mil Litros. Por R$ 950 mil. Ref: 3015 - Ivana Nunes (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________ Vendo: Casas Tipo Apto - Jardim Mariléa - Sala Porcelanato - Cozinha Com Área De Serviço E Área Externa - 2 Quartos - 1 Banheiro Social - 1 Vaga. Por R$ 275 Mil. Ref: 3013 - Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.

Chácara Mariléa Vendo: Casas Duplex - Chácara Mariléa - 2 De Frente Indep. E 2 De Fundos Geminados. Sala Em Porcelananto, 1 Banheiro Social, Ampla Cozinha, Com Área Externa, 3 Quartos ( 1 Suite Com Closet), Área Externa Com 1 Vaga. Por R$ 280 Mil. Ref. 3023- Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.________________________

Vendo: Casa Linear – Chácara Mariléa – 2 qtos.(sendo 1 suíte), piscina, churrasqueira. Em terreno de 140 m² . Por R$ 230 mil. Aceiro CEF. (22) 9900-4149

Califórnia/Cantagalo

Vendo: Terreno - Califórnia /Cantagalo - c/ 1000 m². Por R$ 30 mil á vista. (22) 9900-4149 ________________________ Vendo: Chácara - Califórnia /Cantagalo – 7.500 m². Com ótima casa de 2qtos. Por R$ 200 mil. Aceito carro como parte do pagamento. (22) 9900-4149

ALUGUEL Centro

Alugo : Casa com 2 qtos. – Centro – Próximo ao Supermercado Princesa. (22) 9952-2113

QUISSAMÃVENDA

OPORTUNIDADE! Vendo:Mini Chácara - Quissamã – c/ casa de 2 qtos, sala, coz, banh, varanda, garagem coberta p/ 2 carros. Terreno c/ 600 mtrs². Por R$ 100 mil. (22) 9861-3567

MARICÁVENDA

VENDO OU TROCO: Casa ITAIPUAÇU - Lote 480m² - c/2

Cristiane Regis msn: [email protected]________________________ Aluga-se: Mesas e cadeiras de plástico e tampões. (22) 2760-4897 / 2760-4921.________________________

Vendo: C4 Hatch Glx Mt. Placa: LRH-3067. 2010/2011. Por R$ 37.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Fiesta Hatch. Placa: KQT-1601. 2010/2010. Por R$ 24.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Agile Gm – Ltz. Placa: LLD-9779. 2010/2011. Por R$29.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: City Ex At. Placa: LQO-7086. 2012/2013. Por R$54.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Fox Prime Gii. Placa: LLK-3289. 2011/2011. Por R$ 34.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Megane Gt Dynamique Mt. Placa: LQG-2584. 2012/2013. Por R$ 41.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________

Veí

culo

s

Vendo: Sandero Stepway. Placa: KON-4024. 2011/2012. Por R$ 39.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Cerato Ex Mt. Placa: LLG-8376. 2010/2011. Por R$

39.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Fit Lx Mt. Placa: LUP-2621. 2009/2009. Por R$ 35.000 . Honda Hayasa (22) 3321-8600.

________________________

Vendo: Fit Lxl At. Placa: LQD-2531. 2009/2009. Por R$ 37.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________

PC IMÓVEIS - Creci/RJ 30.454(22) 9911-1546 | (22) 8843-9392 | (21) 9411-1563

Pousada da NalvaCentro - R.Ostras

EXCELENTE NEGÓCIOÁrea de 553m² (construída 329m²) c/ 1 casa - p/administração, mais prédio c/ 10 kitnets (frigobar, vent. teto, cama e armários), garagem p/ 10 carros.

VENDE-SE

129ª Edição.indd 23 17/09/2013 09:53:56

Page 24: Jornal RJNEWS Edição 129

129ª Edição.indd 24 17/09/2013 09:53:58