jornal rjnews edição 117

24
21 DE JUNHO A 27 DE JUNHO DE 2013 ANO 3 - Nº 117 UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO facebook.com/RedeRJNews SIGA O JORNAL RJNEWS riodasostrasnews.com.br | macaenews.com.br FALE COM O RJNEWS: (22) 9791-0229 | (22) 7811-4921 twitter.com/rederjnews » Em entrevista exclusiva ao RJNEWS, motorista de van que foi vítima de um assalto a mão armada, em Rio das Os- tras, conta os momentos de tensão que passou na quinta- -feira, dia 13 de junho. Segun- do ele, no momento em que iria levar um tiro a arma do as- saltante falhou. O caso ocorreu em plena luz do dia, no ponto da praça Amaro Macabu (Tele- mar). CIDADES • PÁGINA 9 » Estabelecimentos estão localizados no Âncora, Reduto da Paz e Jardim Campomar, em Rio das Ostras Três empresas são fechadas por falta de licença ambiental Arma falha e motorista de van sobrevive a assalto MEIO AMBIENTE • PÁGINA 17 • PÁGINA 16 • PÁGINA 7 Crimes ambientais são flagrados em Mar do Norte Preço do coco nos supermercados já deixa festa junina mais cara Moradores de Casimiro são beneficiados com “Planta Social” MEIO AMBIENTE CIDADES ECONOMIA CIDADES • PÁGINA 11 • PÁGINA 4 ESPORTE • PÁGINA 21 CIDADES • PÁGINA 5 Judocas buscam classificação para Brasileiro Movimento “Vem pra Rua” chega a Rio das Ostras População fica indignada com super salário pago por Carlos Augusto

Upload: jornal-rjnews

Post on 10-Mar-2016

301 views

Category:

Documents


36 download

DESCRIPTION

Jornal RJNEWS Edição 117

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal RJNEWS Edição 117

21 DE JUNHO A 27 DE JUNHO DE 2013 ANO 3 - Nº 117 UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO

facebook.com/RedeRJNewsSIGA O JORNAL RJNEWSriodasostrasnews.com.br | macaenews.com.br

FALE COM O RJNEWS:(22) 9791-0229 | (22) 7811-4921twitter.com/rederjnews

» Em entrevista exclusiva ao RJNEWS, motorista de van que foi vítima de um assalto a mão armada, em Rio das Os-tras, conta os momentos de tensão que passou na quinta--feira, dia 13 de junho. Segun-do ele, no momento em que iria levar um tiro a arma do as-saltante falhou. O caso ocorreu em plena luz do dia, no ponto da praça Amaro Macabu (Tele-mar). CIDADES • PÁGINA 9

» Estabelecimentos estão localizados no Âncora, Reduto da Paz e Jardim Campomar, em Rio das Ostras

Três empresas são fechadas por falta de licença ambiental

Arma falha e motorista de van sobrevive a assalto

MEIO AMBIENTE • PÁGINA 17

• PÁGINA 16

• PÁGINA 7

Crimes ambientais são flagrados em Mar do Norte

Preço do coco nos supermercados já deixa festa junina mais cara

Moradores de Casimiro são beneficiados com “Planta Social”

MEIO AMBIENTE

CIDADES

ECONOMIA

CIDADES

• PÁGINA 11

• PÁGINA 4

ESPORTE • PÁGINA 21CIDADES • PÁGINA 5

Judocas buscam classificação

para Brasileiro

Movimento “Vem pra Rua” chega a Rio das Ostras

População fica indignada com super salário pago por Carlos Augusto

Page 2: Jornal RJNEWS Edição 117

2 ◘ 21 de junho a 27 de junho de 2013 RJNEWSCURTAS

JORNAL RJNEWSInstituto Macaé de Geração de Empregos e Rendas Ltda » CNPJ 04.536.054/0001-27 Av. Cristóvão Barcelos, 131 - Centro (Praça São Pedro) - Rio das Ostras/RJ Tiragem: 35.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu e Barra de São JoãoO RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Geral: Roger Vilela » Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira Diretora de Redação e Comercial: Rafaela Azevedo - DRT: JP 1336 RN » Gerente Financeira: Raphaela Freitas » Editor: Magno Lopes Jornalistas: Carolina Gomes e Verônica Côrtes » Estagiária de Jornalismo: Laís Barcelos » Fotografia: Gilismar Correa e Samuel RochaRevisor: Maurício Marques »Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque » Diagramação: Samuel Rocha Assessor de Logística: Alexandre Fausto » Ass. Jurídica: Dr. Hélio Márcio Porto » Atendimento Comercial: Aline Rodrigues, Leandra Soares, Michelle Neto e Ronaldo Lima » Contatos: (22) 2764-2705 / (22) 7811-4921 /[email protected] / [email protected]

MACAENEWS.COM.BR | RIODASOSTRASNEWS.COM.BRFiliado a Adjori-RJ

e Adjori Brasil

SUJEIRA Balanço

Vacinação

A primeira etapa da cam-panha contra a febre af-tosa aconteceu no mês de maio, e atendeu 568 propriedades rurais em Macaé, que continham no máximo 50 cabeças de gado. Ao todo, foram 13.624 animais vacinados contra febre aftosa e raiva.

Termina nesta sexta-feira, dia 21, a vacinação contra a pólio em todo o Brasil. A imunização de crianças en-tre seis meses e menores de cinco anos de idade come-çou a ser realizada no sába-do, dia 15.

Reforço Está marcada para o dia primeiro de julho, a apre-sentação do novo reforço do Macaé Basquete. Trata--se do armador Fred, ex-Ti-juca, que ajudará a equipe para a próxima temporada, principalmente, na com-petição do Novo Basquete Brasil (NBB).

Prêmio Literário Podem ser feitas até o dia 10 de agosto as inscrições para o Prêmio Literário Universitário de Macaé (Pluma). Este ano, o slogan da ação é “Tire seus poemas da gaveta”. Os interessados encontram ficha cadastral no site da prefei-tura (www.macae.rj.gov.br), onde também está o regula-mento do prêmio. A seleção dos 20 melhores poemas será anunciada no dia 10 de setembro deste ano.

Mais segurança

A população de Casimiro de Abreu ficará mais segura. É o que pretende a prefeitu-ra com a assinatura de um convênio que possibilitará a implantação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). A ação vai ocasionar um aumento de efetivo de PMs no município. Para que isso aconteça, diver-sas reuniões entre a Secre-taria de Segurança Pública e Defesa Civil e a Polícia Militar têm sido realizadas.

Transparência

Até o final deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Casimiro de Abreu come-çará a prestar contas na

Câmara dos Vereadores dos investi-mentos feitos. A intenção é dar mais transparência aos serviços prestados a população, bem como os resultados conquistados com os investimentos nesta área. A previsão é que a cada quatro meses aconteça reuniões es-pecíficas na Casa Legislativa. Elas serão abertas à população, conforme o anúncio foi feito há pouco mais de duas semanas pelo secretário munici-pal de Saúde, Armando de Nijs.

SOBE & DESCE

Mau atendimentoLeitores têm reclama-do do atendimento

recebido por parte de alguns funcionários do comércio de Rio das Ostras. Esta sema-na, a equipe flagrou falta de respeito ao cliente em um supermercado da cidade.

Boa posiçãoOs alunos do Ciep Mu-nicipalizado 459 José

Bicudo Jardim, em Casimi-ro de Abreu, se dedicaram e conseguiram as primeiras co-locações, tanto no masculino como no feminino, nos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro.

Plataforma P-63O navio-plataforma P-63, que está en-tre as novas unidades que entrarão em operação em 2013, contribuindo para o aumento da produção de petróleo na Petrobras, saiu nesta terça-feira, dia 18, do Canteiro Quip/Honório Bi-calho, no Rio Grande (RS). A unidade irá para o campo de Papa-Terra, no pós-sal da Bacia de Campos, operado pela Petrobras (62,5%) em parceria com a Chevron (37,5%).

Negócios A companhia gaúcha Lupatech aceitou a proposta apresentada pela V&M do Brasil para a venda de ativos das operações da unidade Tubular Services, localizada em Rio das Ostras. A Tubular é uma filial da Lupatech e realiza serviços de inspeção, manutenção e revestimento por tintura em tubulação na indústria de petróleo e gás. A proposta reúne a aquisição de máquinas, equipamentos e instalações da unidade ca-rioca pelo valor de R$ 60 milhões.

Gilismar Correa/RJNEWS

Será realizada nesta sexta-feira, dia 21, a escolha da logomarca do Festival Estadual Nossa Arte, que é organizado pela Federação das Apaes do Rio de Janeiro (Feapaes). Para esta etapa cada Apae confeccionou o seu cartaz, que será

exposto à votação, marcada para começar às 10h. O festival está previsto para acontecer em Rio das Ostras, no mês de agosto.

Conferência de Educação

Macaé 200 anos

Oportunidade

Quem tiver o interesse de participar da Conferência Munici-pal de Educação de Casimiro de Abreu, a ser realizada entre os dias 28 e 29 deste mês, deve ficar atento ao prazo de inscri-ções. Ele se encerra nesta quarta-feira, dia 26. As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura (www.casimirodea-breu.rj.gov.br).

Começa no sábado, dia 22, as comemorações culturais em Macaé relacionadas aos 200 anos do município. Para marcar este início, será lançado o selo que re-meterá a criação da Vila de Macaé. O evento, que acontece às 19h no Par-que da Cidade, terá a participação do músico Ivan Lins e participação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis (SP).

Começaram nesta segunda-feira, dia 17, e seguem até o dia 15 de julho, as inscrições para o Programa Sesi / Senai Educa Mais no Estado do Rio de Janeiro. Há vagas para Macaé. O foco do projeto é a qualificação profissional gratuita e à distância. As inscri-ções podem ser feitas pelo site www.firjan.org.br/site/anexos/educamais/cursos_dis-tancia_qualificacao.htm.

A reportagem do Jornal RJNEWS flagrou mais um descaso da população com relação ao meio ambiente. Quem passa pelo mangue próximo a ponte estaiada, no bairro Liber-dade, pode observar sacos plásticos, copos descartáveis, garrafas pets, papelão, isopor, entre outros lixos. É preciso que os moradores tenham mais consciência de que se trata de uma Área de Proteção Ambiental e deve ser preservada por todos.

Moradores jogam lixo em área de proteção ambiental

Page 3: Jornal RJNEWS Edição 117
Page 4: Jornal RJNEWS Edição 117

4 ◘ 21 de junho a 27 de junho de 2013 RJNEWSCIDADES

Gilismar Correa/RJNEWS

MAÇONARIA

Com o conhecido símbolo do compasso e o esquadro, podendo ter o G no centro ou não, a maçonaria é uma irmandade iniciática, ou seja, todos os seus membros passam por uma iniciação antes de se tornarem maçons. Além disso é também filosófica e filantrópica. A maçonaria tem como principal preceito o aprimoramento moral através do estudo e a crença em Deus como o grande arquiteto do universo.

Os maçons também creem na prevalência do espírito sobre a matéria e que o conteúdo espiritual não se encerra com a morte do corpo. Toda irmandade é regida no princípio da honestidade e no caráter, prezando a caridade. “Todo maçon é um estudioso e investigador da verdade, e procura corrigir as injustiças e cumprir as leis, trabalhando sempre para o bem da humanidade, servindo como um construtor social.”

Cerca de mil maçons participam de reunião em Rio das Ostras » Evento será realizado pela primeira vez no município

No sábado, dia 22, às 15h, será reali-zada na Vila O l í m p i c a

Chico Leite, a primeira reu-nião da Grande Loja Maçô-nica do Rio de Janeiro. O evento, que reunirá grupos maçons de várias cidades do Estado, acontece pela primeira vez em Rio das Ostras. Sediada pelas duas lojas maçônicas da cidade, a Fraternidade Rio das Os-tras e a Paz e Harmonia, o evento espera receber mil maçons. Quem presidirá as discussões será o Sereníssi-mo Grão Mestre Zveiter.

A ação vai definir a re-solução de assuntos pauta-dos à maçonaria universal e discutir os resultados dos projetos sociais e filantró-picos que cada loja maçô-nica oferece como contri-

buição para a sociedade. Além disso, vai apontar diretrizes para nortear os diversos grupos.

O encontro será di-vidido em três partes. A primeira será a reunião fechada apenas para mem-bros da irmandade, que começará às 15 horas, logo depois, haverá um agra-decimento, aberto ao pú-blico, para as autoridades que tornaram o evento possível. Já a partir das 17h começará um coquetel.

Essa reunião acontece apenas duas vezes ao ano: no solstício de inverno, que é em junho; e no equinó-cio, em dezembro. Ele pode ocorrer em qualquer cidade do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o ora-dor da Loja Fraternidade Rio das Ostras e represen-tante do Venerável Mes-tre Joaquim da Fonseca, Edson Tabosa, o fato da reunião acontecer na ci-dade beneficiará também a população. Ele comenta que é uma das preocupa-

ções da maçonaria se in-tegrar a sociedade e, des-sa forma, eles estão, em parceria com a prefeitura, estudando a viabilidade de projetos de para-nata-ção e de recuperação de dependentes de drogas. “Procuramos nos envol-ver com as necessidades da população e ajudar da maneira que pudermos”.

Segundo Tabosa, a alta administração Maçônica escolheu a cidade após um estudo que analisava a estrutura e o grau de de-senvolvimento da cidade, assim como a condição da possível loja sediadora em organizar o evento e receber os participantes. “Todos os integrantes de ambas as lojas ficaram

muito felizes e desafiados em realizar um evento tão grande para a maçonaria estadual”. Ele acrescenta que a prefeitura e a se-cretaria de esporte e lazer deram todo o apoio para a realização do evento, cedendo médicos e uma ambulância para o local, assim como uma equipe de policiais.

Orador da Loja Fraternidade Rio das Ostras, Edson Tabosa, explica

como acontecerá o encontro maçônico na cidade

Desde 2009, a planta social foi humanizada. Isso porque quando ela é entre-gue aos moradores, dá a no-ção até mesmo de como fica-rá a mobília dentro do imó-vel. “Colocamos na planta da casa dele, as simulações com mobiliário existente para que se saiba a maneira mais ade-quada de aproveitar o am-biente normalmente reduzi-do. É uma forma de propiciar um bem-estar maior na casa e entre a família que ali resi-de”, informou.

Outras informações so-bre o projeto podem ser ob-tidas pelos telefones 2778-1758 e 2778-2020.

HUMANIZAÇÃO

“Planta Social” beneficia população de baixa renda em Casimiro

Até o final de 2013, cerca de 200 solicitações de participação no projeto devem ser feitas a prefeitura

Divulgação

» Desde 2009, 450 pessoas já foram atendidas pelo projeto da prefeitura

Casa de qualidade e que obedeça as leis do Código de Obras. Esses são alguns dos benefícios levados à popula-ção de Casimiro de Abreu por meio do projeto “Planta So-cial”. Com ele, as pessoas de baixa renda conseguem ter acesso a planta da construção de uma casa totalmente de graça. O projeto foi remode-lado em 2009, e desde então, já atendeu 450 pessoas, até dezembro de 2012. A inten-ção, em 2013, é fechar o ano com aproximadamente 200 pedidos.

Para ter acesso ao proje-to realizado pela Secretaria de Habitação, Saneamento e Urbanismo de Casimiro de Abreu, é preciso com-provar renda familiar de até três salários mínimos. Além disso, a planta só pode ser feita para imóveis de até 60 metros quadrados. Vale lem-

DOCUMENTOS

São necessários originais e cópias dos documentos:• Carteira de identidade;• CPF;• Comprovante de residência ou qualquer documento relativo ao terreno onde se pretende construir.

brar que os terrenos onde as casas serão construídas devem estar localizados em loteamentos liberados pela Secretaria de Meio Ambien-te, pois não é permitida a edificação em áreas de ris-co, margens de rio e onde há restrições ambientais.

De acordo com o secretário de Habitação, Carlos Alberto Oliveira, o projeto “Planta So-cial” tem sido cada vez mais solicitado. Ele informa que an-tes da elaboração da planta dos

imóveis, os interessados são atendidos pelo serviço social para analisar as condições da família. “A procura tem cres-cido a cada ano e acredito que com mais divulgação, várias pessoas ficarão sabendo”.

Após comprovação de renda e dos documentos exi-gidos pelo serviço social, a planta social já aprovada e com Habite-se liberado, leva até 30 dias para ficar pronta. Entretanto, o tempo pode ser menor caso o terreno já este-

muitos chegam com de-senhos prontos, com am-bientes sem ventilação. Nesses casos, ela explica os riscos para a saúde que estas edificações podem causar. Logo em seguida, a planta é adequada as condições do espaço exis-tente nos terrenos com a construção de ambientes arejados, agradáveis e funcionais. “Isso favorece a qualidade de vida das pessoas, além do valor da obra sair, muitas vezes, até mais barato”. Mas, o trabalho não para nesse estágio, um dos compro-missos é que a Fiscaliza-ção de Obras acompanhe se ela foi executada me-diante o desenho original.

ja todo legalizado. “Quere-mos diminuir esse tempo. A ideia é auxiliar a população para que não se construa de maneira errada, evitando problemas futuros”, expli-cou o secretário. Se fossem pagar pelo serviço, os mora-dores teriam que desembol-sar no mínimo R$ 800.

Desde fevereiro, quan-do começou a realizar este trabalho, a arquite-ta Marlene Accurso já fez 52 plantas. Segundo ela,

Page 5: Jornal RJNEWS Edição 117

21 de junho a 27 de junho de 2013 ◘ 5RJNEWS CIDADES

Protestos em Rio das Ostras começaram a ser realizados na terça-feira, dia 18

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

» Convite para os protestos começam a ser feitos nas redes sociais

As manifestações públicas, que ti-veram início por causa do alto

valor cobrado pelas tari-fas do transporte público nas capitais, ganharam o interior do país e atingiu, nesta semana, Rio das Os-tras. O efeito em cadeia do movimento “vem pra rua” começou a ser realizado no município nesta terça--feira, dia 18. Entretanto, foi na quinta-feira, dia 20, e será nesta sexta-feira, dia 21, a realização das maiores passeatas. O convite para a participação no protesto foi feitos por meio de rede so-cial e ganhou a adesão prin-cipalmente dos jovens.

Nesta sexta-feira, dia 21, a concentração das qua-se três mil pessoas espe-radas, está marcada para acontecer às 17h na Praça José Pereira Câmara, no Centro. Segundo lideran-ças do movimento, a pas-seata, de cunho pacífico, saíra às 18h30 em direção a sede da prefeitura, no Jar-dim Atlântico. Para chegar ao destino, eles vão passar pela RJ 106 interrompendo o trânsito na via.

As manifestações come-çaram na terça-feira, dia 18, quando um grupo de apro-

Horst, também pede ações rápidas para saúde, mas não deixa de fora os pedi-dos de melhora na educa-ção. Ele aproveitou para

analisar os protestos que já foram realizados em ou-tras capitais. “Vandalismo é sua mãe ficar em uma fila de hospital horas e horas e

Manifestação: Rio das Ostras também vai para as ruas

POLICIAMENTO

Segundo o capitão Gar-cia, do 32º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, a PM está acompanhando a mo-vimentação das lideranças pelas redes sociais. Ele in-formou ainda que já foi fei-to contato com os organiza-dores e que o policiamento será reforçado tanto, em Macaé, quanto em Rio das Ostras. Além do efetivo normal, serão utilizados mais 120 policiais do Regi-me Adicional de Serviço da PM (Rais). Serão desloca-dos para as ruas ainda, 60 policiais da área adminis-trativa. “Esperamos que as manifestações nas cidades sejam pacificas”, comple-tou o capitão.

ximadamente 50 manifes-tantes se reuniu para con-feccionar alguns cartazes e acertar detalhes da ação no município, mas, após concluir os trabalhos foram para frente de uma em-presa de ônibus intermu-nicipal. Eles reclamam do alto preço cobrado por esta empresa nos mais diversos destinos. Na quinta-feira, dia 20, eles também come-çaram o ato de protesto no Centro e seguiram para a sede da prefeitura.

Também na quinta-feira, dia 20, foi realizada uma ma-nifestação em Macaé. A con-centração foi marcada para às 18 horas na Praça Veríssi-mo de Melo. Pelas redes so-ciais, os quase 10 mil mem-bros pediam transporte, edu-cação, saúde e, também, uma política de qualidade.

Outros protestos podem acontecer no final de sema-na, em Rio das Ostras, mas dependerá da adesão ao mo-

vimento desta sexta-feira. Um os locais cogitados nas redes sociais é a rua Rego Barros, onde está localizado o shopping de madeira.

O QUE ELES DEFENDEM Assim como no restan-

te do Brasil, a liderança do movimento deixa claro que o movimento não defende partidos políticos ou nomes de políticos. Eles exigem melhorias de problemas que prosseguem há anos na ci-dade em áreas como saúde e segurança. Além disso, soli-citam o fim do monopólio da única empresa de transporte interestadual que opera no município. Segundo o estu-dante, Neemias Berbert, o objetivo é terminar com as injustiças em que vivemos. “Queremos tomar a nossa posição de moradores nes-ta cidade. Chega de pagar como turistas”.

Já outro representan-te do movimento, Renan

não ter médico. Destruição é o que fazem com o povo com esse transporte público. Tem gente que passa do li-mite, mas estava na hora de uma ação desta grandeza. A Copa do Mundo não deveria ser aqui, pois, o Brasil não tem condições de fazer esta realização”.

Renan Horst, um dos líderes, explicou que a manifestação pode continuar no final de semana

Page 6: Jornal RJNEWS Edição 117

6 ◘ 21 de junho a 27 de junho de 2013 RJNEWS

Divulgação

Diretor comercial, Ivan José Gomes Lima vai representar a empresa no exterior

CIDADES

Empresa riostrense vai mostrar experiências na área de energia nos Estados Unidos

» Visita técnica em empresas norte-americanas começa neste final de semana

Rio das Ostras en-tra para o seleto grupo de cidades com empresas re-

conhecidas mundialmente pela capacidade inovadora. Isso porque o Governo dos Estados Unidos, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA), convidou o Grupo Prizma para uma visita técnica, que acontecerá no dia 23 de ju-nho e dois de julho. A ação será realizada nas cidades de Washington, Orlando, Tampa, no Estado da Fló-rida e Los Angeles, na Cali-fórnia.

Durante a missão, ocor-rerão visitas a aterros; en-contros com a Agência de

Proteção Ambiental, ins-tituições financeiras e as-sociações empresariais; sociedades comerciais; e reuniões com gestores de resíduos e empresas de fornecimento de serviços e equipamentos para indús-tria WTE e LFGTE.

Na ocasião, o Grupo Prizma apresentará tam-bém suas atividades na área de energia, com enfoque em tecnologias para a geração de energia a partir de resí-duos sólidos e gás de aterro. A holding será representada pela Sellix, empresa do gru-po que atua na área de meio ambiente e na gestão de aterros sanitários e Centros de Tratamento de Resíduos.

Serão apresentados ca-ses de sucesso realizados pelo Grupo, como a Cen-tral de Resíduos Sólidos de Itaboraí, além das tec-nologias implantadas para que os projetos sigam à risca as normas técnicas e

ambientais que assegurem a qualidade, a saúde públi-ca, a proteção dos recur-sos naturais, a vegetação, a qualidade do ar, o tráfe-go de veículo, entre outras variáveis, sem qualquer risco de contaminação do meio ambiente.

Quem representará o grupo na visita é o diretor comercial do Grupo, Ivan José Gomes Lima, que é administrador de empre-sas e mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Engenharia de Itajubá, em Minas Gerais.

Para o diretor-presi-dente do Grupo Prizma, Cristiano Bousquet Bar-reto, este é um momento singular de reconhecimen-to do trabalho da empresa. “Estamos muito felizes com esse convite. É uma prova de que nossa capacidade empreendedora, nossa vi-são de futuro e métodos de trabalho, já certificados

do do Rio das Janeiro.A história do grupo

nasceu em 1996, com a Sinal Construtora, a pri-meira e maior empresa do grupo, que hoje é constitu-

ído pela Sinal Empreendi-mentos, Sellix Ambiental, Faculdade Omni, Mundi Incorporações e o Centro de Tratamento de Resídu-os de Itaboraí.

por normas internacionais, recebem a atenção de um país que zela por eficiência e qualidade. É um momento de grande alegria, também, por sermos uma empresa riostrense, levando o nome do Brasil ao mais alto grau de exigência num setor ex-tremamente importante”, ressaltou.

Estudante de Mecânica, Cristiano decidiu fundar em 1996 a Sinal Construtora. Com visão para ser pioneira e ousadia para inovar, a em-presa conquistou espaços e alavancou negócios em vários setores tornando-se referência de liderança e vi-são empreendedora.

O GRUPOAtualmente, o Grupo

Prizma é uma holding com empresas atuando em vá-rios segmentos, que em-prega mais de 1.200 funcio-nários e está presente nas principais cidades do Esta-

Page 7: Jornal RJNEWS Edição 117

21 de junho a 27 de junho de 2013 ◘ 7RJNEWS CIDADES

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

Notícia deixou leitores indignados com o tamanho descaso da antiga administração com a população

População mostra revolta ao saber do pagamento de R$ 74 mil feito por Carlos Augusto a servidora» Após denúncia do RJNEWS, opiniões referentes a ação do ex-prefeito de Rio das Ostras foram unânimes

A divulgação da de-núncia que saiu na última edição do jornal RJ-

NEWS sobre o pagamento salarial de R$74 mil feito a uma servidora pública na gestão do ex-prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, causou revolta aos morado-res do município. Depois de conversar com alguns servi-dores na semana passada, a equipe do jornal foi às ruas para colher opiniões sobre o assunto com a população, que se mostrou indignada em relação ao exorbitante salário recebido pela funcio-nária em novembro de 2012.

De acordo com o con-tracheque da funcionária, o qual a equipe do RJNEWS teve acesso, consta o paga-mento de salário no valor de R$ 74.194, 79, que com os descontos, chegou a R$ 63.626, 29. Para o empre-sário Marco Antônio Cunha,

essa situação é extremamen-te vergonhosa para a cidade, lembrando que inúmeros professores e servidores da área de Saúde, por exem-plo, trabalham duro e não ganham salários como esse. “Um município com uma ar-recadação tamanha e o des-caso é total com as classes menos privilegiadas. Não que os servidores da prefei-tura não mereçam, mas este valor é abusivo. A população de Rio das Ostras não mere-ce ser enganada dessa forma pelo poder público”, disse o empresário.

Um tremendo absurdo é a opinião do pintor indus-trial, Rogério Silva, que diz ainda que essa situação não é novidade para ninguém, no que se refere a antiga administração do municí-pio. “Existem prefeitos e até outras autoridades de outras regiões que não ga-nham nem a metade disso. Rio das Ostras é uma cidade que está crescendo desor-ganizada e violenta. É uma verdadeira bagunça e abuso com a população. Se a fis-calização agir efetivamente nesse caso, vai encontrar muita coisa errada ainda”, declarou o munícipe.

No final de 2012, a ad-ministração pública do ex-

das e cargos comissionados ou pelo exercício de cargo de direção ou assessoramen-to superior, mas determina que seja considerado, para efeito de incorporação, que o último cargo ou função deva estar sendo ocupado

pelo requerente há no míni-mo seis meses.

No entanto, já nos dois primeiros meses de 2013, a atual gestão de governo con-seguiu enxugar a folha de pagamento para R$ 17 mi-lhões, ou seja, os proventos

tiveram uma média de 25% de redução, o que corres-ponde a R$ 8 milhões. Uma das medidas do atual gover-no foi acabar com quase 500 cargos comissionados, o que diminuiu bastante a folha de pagamento.

“Tem gente que trabalha um mês inteiro para ganhar R$ 619,00

e se depara com uma vergonha dessa. A política tem que ser séria e ações como essa só desanimam

as pessoas até para votar.”TELMA BRITO DE OLIVEIRA, SECRETÁRIA

“É um valor de salário totalmente fora da realidade de qualquer brasileiro. Estão burlando a lei muito fácil. Falta saber que órgão competente vai averiguar essa situação e tem que fazer uma auditoria do caso.”JOÃO PAULO RODRIGUES, MÚSICO

-prefeito deixou uma folha de pagamento mensal esti-mada em R$ 25 milhões, 611 servidores públicos com car-gos incorporados e cerca de R$ 2 milhões em pagamento de horas extras somente em dezembro. De acordo com informações obtidas pela equipe do jornal, um dos fatores mais relevantes que fez a situação chegar a esse ponto foi a Lei de Incorpo-ração de nº 1583/2011. Esta lei permite a incorporação de servidores municipais es-táveis das funções gratifica-

ATA DE COVOCAÇÃOAVAERO- ASSOSSIAÇÃO DOS VENDEDORES ATUANTES ESTABLECIDOS DE

RIO DAS OSTRAS, RJ, VEM PELA PRESENTE CONVOCAR OS ASSOCIADOS PARA REALIZAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL A REALIZAR-SE NO DIA 09

DE JULHO DE 2013, ÀS 18:30h, NAS DEPENDÊNCIAS DO CLUBE COMARY DE RIO DAS OSTRAS, SITUADO NESTA CIDADE, NA RUA PARAÍBA, N.º 375,

CENTRO, PARA DELIBERAR SOBRE O SEGUINTE: 1) ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DA AVAERO;

A PRESENTE CONVOCAÇÃO SE DESTINA SOA ASSOCIADOS COM O FIM ESPECÍFICO DE DELIBERAREM SOBRE A ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DA AVAERO, EXCLUSIVAMENTE NO QUE CONCERNE A ALTERAÇÃO OU NÃO

DO § 1º DO ART. 21 e do § 2º DO ART. 34 PARA POSSIBILITAR MAIS DE UMA REELEIÇÃO CONSECUTIVA.

RIO DAS OSTRAS, 21 DE JUNHO DE 2013.

AVAERO - ASSOSSIAÇÃO DOS VENDEDORES ATUANTES ESTABLECIDOS NA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS

Page 8: Jornal RJNEWS Edição 117

8 ◘ 21 de junho a 27 de junho de 2013 RJNEWS

Page 9: Jornal RJNEWS Edição 117

21 de junho a 27 de junho de 2013 ◘ 9RJNEWS CIDADESCIDADESFotos: Gilismar Correa/RJNEWS

Motorista vítima de assalto a mão armada

conta drama sofrido

Motorista diz que assaltantes estavam de cara limpa e que já ouviu diversos relatos de colegas de profissão que sofreram esse tipo de violência

» Pelo menos dois assaltos contra motoristas de van são registrados por semana em Rio das Ostras

Trabalhar com a sen-sação de que um dia você pode não voltar mais para

casa. É com esse medo que o motorista de van E.C.R., de 35 anos, vive, após ser vítima da violência em Rio das Os-tras. Em entrevista exclusiva a equipe do RJNEWS, o mo-torista conta os momentos de tensão que passou durante um assalto a mão armada, na quinta-feira, dia 13 de junho. O fato ocorreu em plena luz

do dia, na Rodovia Amaral Peixoto, em frente a praça da Telemar, no bairro Extensão do Bosque.

No dia do crime, a polícia conseguiu deter os jovens en-volvidos no assalto, Wesley Santos Cabral, 18 anos, e o menor S.F.S, de 14 anos. De acordo com o motorista da van, que fazia a linha Cida-de Praiana x Mar do Norte, os dois meninos entraram no veículo como se fossem passageiros. Segundo ele, ti-nha mais mulheres dentro da van, inclusive com crianças de colo. O caso aconteceu por volta das 15h30. Os suspeitos pediram para parar o veículo no ponto da praça da Tele-mar. “Foi quando um deles sacou uma arma em direção a minha cabeça e disse que era um assalto. Peguei o dinheiro que estava no bolso, que era o único que tinha. Mas ele que-ria mais e ameaçou me matar. Fiquei nervoso, as moedas começaram a cair e as pesso-as entraram em desespero”, contou o motorista. A sor-te da vítima é que a arma do assaltante falhou na hora em

que tentou atirar. O revólver usado na ação foi apreendi-do pela polícia, que também conseguiu resgatar o dinheiro e dois aparelhos celulares do motorista.

A vítima lembra que os jovens estavam de “cara lim-pa” e que, por ser um horário mais tranquilo, não imaginava passar por esta situação. Ele declara que já ouviu muitos relatos de amigos de profissão a respeito de assaltos, que ge-ralmente, são a mão armada. O trecho que vai do bairro Ân-cora ao Mar do Norte é consi-derado o mais perigoso entre os motoristas de transporte

de Transportes, para dar uma assistência maior”, declarou.

O secretário de Transpor-tes Públicos de Rio das Ostras, Edson Luiz Perreira, disse que já está ciente dos fatos, mas que trata-se de um problema de segurança pública. “Damos o apoio necessário, mas cabe aos órgãos de segurança ado-tarem medidas e estratégias para amenizar esses casos”, completou.

O jornal RJNEWS, que não conseguiu contato com o comando da polícia militar, vai encaminhar a denúncia para que seja tomada as devi-das providências necessárias.

“Na hora, o desespero é tão

grande que a gente só pensa em ficar vivo”MOTORISTA DA VAN

“Damos o apoio necessário, mas cabe aos órgãos

de segurança adotarem medidas e estratégias para

amenizar esses casos”SECRETÁRIO DE TRANSPORTES PÚBLICOS DE

RIO DAS OSTRAS, EDSON LUIZ PERREIRA

alternativo. “Mas, muitos não registram as ocorrências na delegacia, o que acaba por não mostrar os verdadeiros índices desse tipo de delito. Só consegui identificar a fisiono-mia dos assaltantes porque fiz o reconhecimento na delega-cia. Na hora, o desespero é tão grande que a gente só pensa em ficar vivo. E além de mim, tem outras vidas que eu carre-go no carro, que correm riscos também. Fiquei muito mal e não sei nem como consegui tirar a van dali”, desabafou o motorista, que espera que os órgãos competentes reforcem mais a segurança e que a polí-

cia se faça mais presente para inibir esse tipo de ação.

Ainda segundo o motoris-ta, a fiscalização é enorme em cima do transporte alterna-tivo, e que precisam de mais apoio das cooperativas na intermediação do reforço na segurança. De acordo com o presidente da CooperOstras, Carlos Augusto Santos, tem acontecido de um a dois assal-tos a motoristas por semana. “Não é uma coisa fácil de re-solver, porque geralmente es-tão em movimento, e sei que todos trabalham apreensivos. Mas, já relatamos vários acon-tecimentos para a Secretaria

Page 10: Jornal RJNEWS Edição 117

10 ◘ 21 de junho a 27 de junho de 2013 RJNEWS

Page 11: Jornal RJNEWS Edição 117

21 de junho a 27 de junho de 2013 ◘ 11RJNEWSECONOMIA

Dona de casa Adelia Duarte, constatou a diferença no preço de alguns produtos típicos dessa época do ano

Gerente de supermercado Claudio Ribeiro, espera um aumento de 10% nas vendas

São João: preço do coco já dobrou em alguns supermercados» Consumidor deve ficar atento, pois produto de uma mesma marca foi encontrado com uma variação de até 70,61%

Antes de gastar energia pulan-do as festas ju-ninas e julinas,

o consumidor precisa an-dar bastante e pesquisar os preços dos produtos típicos. Este ano, o coco se tornou um dos vilões de quem planeja fazer as tradicionais comidas. Em relação ao ano passado,

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

Quem deseja fa-zer uma receita de paçoca, por exemplo, vai gastar biscoito de leite, amendoim, leite condensado e encon-trará uma diferença de custo grande se não pesquisar. Isso por-que, os produtos são iguais, mas os valores bem diferentes entre um mercado e outro. Enquanto em um es-tabelecimento a recei-ta custa R$ 12,64, no outro, tem o valor de R$ 21,64. A diferença se deve, principalmen-te, ao preço do amen-doim, enquanto em um local o mais barato custa R$ 3,99, em ou-tro, o mais em conta ofertado aos clientes é o R$ 8,99.

NA MESMA RECEITA quando chegou a ser vendi-do a R$ 1,99, ele dobrou de preço e, atualmente, chega a R$ 3,98 em alguns esta-belecimentos.

Mas, este não foi o úni-co item que apresentou di-ferença nos valores. O bis-coito de leite de uma mes-ma marca, por exemplo, foi encontrado, durante o levantamento de preços do Jornal RJNEWS, a R$ 2,28 e R$ 3,89; uma oscilação de 70,61%.

De acordo com o geren-te de um supermercado, Claudio Ribeiro, o amen-doim foi outro produto que apresentou uma das maiores altas, em relação a 2012. Enquanto no ano passado era comercializa-do a R$ 4,20, este ano, ele custa R$ 4,98. O valor pode até parecer pequeno, mas pesa no bolso do consumi-dor, quando ele é compra-do em grande quantidade.

Quem já começou a pes-quisar os preços foi a dona de casa Adelia Duarte. Todo ano, ela faz a tradi-cional canjiquinha. “E não

R$ 2,38 É o preço mais barato da canjica branca

R$ 3,29 É o mais caro da canjica branca

NÚMEROS

é em pequena quantidade, por isso, a pesquisa de pre-ço se faz necessária. Pelo o que observei os preços es-tão mais altos mesmo”.

Ela não está errada. Segundo Claudio Ribeiro, a maior parte dos itens veio com um aumento de no mínimo 5%. Mesmo assim, o faturamento do supermercado onde traba-lha não será prejudicado. A estimativa é que o au-mento nas vendas chegue

a 10%, em relação a 2012. “A procura tem sido grande, o primei-ro estoque de pedido já zerou, por isso, fi-zemos mais pedidos. As vendas nesse ritmo acelerado seguem até o final de julho”.

Page 12: Jornal RJNEWS Edição 117

12 ◘ 21 de junho a 27 de junho de 2013 RJNEWSSAÚDE

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

» Lançamento do projeto acontece na próxima segunda-feira, dia 24, no posto da Boca da Barra

Pescadores de Rio das Ostras terão à dispo-sição um novo traba-lho de atendimento

direcionado aos cuidados com a saúde. Na próxima segunda--feira, dia 24, às 16h, acontece o lançamento do Projeto Saú-de do Pescador, no posto da Boca da Barra. Na ocasião, os pescadores vão receber kits de primeiros socorros, como pro-tetor solar e medicamentos, bonés, camisas e bandeiras do município para os barcos. O projeto visa a valorização do pescador, proporcionando mais qualidade de vida, por meio da medicina curativa e preventiva.

Segundo levantamento re-alizado pela Secretaria de Saú-de de Rio das Ostras, grande parte dos pescadores não pro-curava atendimento por conta

Pescadores ganham incentivos para cuidar mais da saúde

Para o pescador Genilson Charelly, o incentivo é importante, pois a maioria dos colegas não se preocupam com a saúde

Pescador Sérgio Ferreira lembra que quanto mais conhecimento melhor para o trabalhador e que se prevenir é fundamental

dos horários nos postos. A unidade de Boca da Barra vai passar a oferecer o ser-viço em turno diferenciado, de 16h às 20h. Para o pes-cador Genilson Charelly, que está na atividade há 45 anos, a iniciativa é de suma importância para o setor pesqueiro, pois, geralmente,

nenhum pescador tem o há-bito de se proteger. “Temos consciência de que ficamos muito expostos ao sol, ven-to e maresia, mas mesmo assim nos cuidamos pouco. Acredito que isso acontece com a maioria por falta de orientação. A presença de um dermatologista e reali-

enfermagem, clínica-geral, dermatologia, odontolo-gia, nutrição e fisioterapia. O pescador Sérgio Ferreira lembra que quanto mais co-nhecimento, melhor para o trabalhador. “Na verdade, o homem em geral não se pre-ocupa em cuidar da saúde e, nós pescadores só temos hora para sair para traba-lhar, mas para voltar não tem. Não uso protetor solar. Mas, é preciso tomar cons-ciência de que é importante para prevenir doenças de pele”, declara Sérgio.

O lançamento do projeto acontece na semana em que se comemora o Dia do Pes-

cador, 29 de junho, com a presença do prefeito Sabino, pescadores e familiares e ou-tras autoridades do municí-pio. Durante a semana, está prevista uma roda de conver-sa entre servidores do depar-tamento de Saúde do Traba-lhador e os pescadores sobre cuidados de saúde e seguran-ça. Até a sexta-feira, dia 28, as equipes da Vigilância Sa-nitária também vão percor-rer as peixarias e fábricas de gelo, em uma ação educativa para informar os proprie-tários e profissionais sobre condições sanitárias adequa-das de armazenamento e ma-nuseio do pescado.

zação de palestras também seria muito bom para termos mais orientações”, ressalta o pescador.

O projeto também inclui o cadastramento dos pesca-dores, consultas de saúde, acompanhamento de exames e vacinação. O setor de pesca contará com atendimento de

Page 13: Jornal RJNEWS Edição 117

21 de junho a 27 de junho de 2013 ◘ 13RJNEWS

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

» Novas coleções de roupas para crianças chegam cheias de estilo, mas sem fugir do lúdico

Não é só o vestuário adulto que chega cheio de novida-des no mundo da

moda. A cada estação, tam-bém não falta inspiração nas coleções de roupas infantis.

As peças estão cada vez mais irreverentes e despojadas. Nesta temporada outono/inverno, há coleções inspira-das até no rock’n roll. Atual-mente, esse estilo é símbolo de boa música e de roupas bastante originais até mesmo para as crianças.

Segundo a proprietária da loja Rayuela, Aknile Gui-marães, de Rio das Ostras, a coleção inspirada no estilo musical não deixou de dar um toque lúdico nas roupas, mas também buscou dife-

MODA

Moda infantil adota a

irreverência do rock’n roll

[email protected] VERÔNICA CÔRTES

LEVANTE A BANDEIRA DA PAZ

Olá amores! Estou aqui mais uma vez para com-partilhar com vocês novas dicas do mundo fashio-nista. Mas antes, quero dizer uma coisa… não estou aqui para entrar em questões políticas e sim, falar de moda e prazer em se vestir bem. No entanto, em prol das pacíficas manifestações que acontecem em todo o país, a minha dica de hoje é usar o branco para cele-brar a PAZ. A moda apresenta diversidades, liberda-de de expressão, mas também é estar pleno consigo mesmo, na busca de um mundo melhor. Então, pra-tique essa ideia.

É isso. Agora vamos as novidades da semana…

» Atenção meninas descola-das! Fiquem de olho que a fe-bre dos sneakers já não domina

tanto assim. As fashionistas poderão atualizar o look com um novo modelo de tênis-fashion… são

os CREEPERS, que pro-metem conquistar os pés das mais

estilosas. Diferente dos sneakers, eles têm uma pla-taforma reta, quase sempre de borracha, que pode vir decorada com tachinhas e até glitter. O novo creeper, que conta com uma variedade de cores, foi inspirado no sapato-hit do verão 2011 da Prada e é aposta de diversas marcas nacionais para o inverno deste ano. Dá para compor looks tanto para o dia quanto para a noite. É só saber harmonizar!

» Esta é para quem é apaixonada por bolsas. Di-reto dos anos 90, a bolsa tipo “sacola” volta a rei-nar nas passarelas e ruas, com as texturas e cores do momento. É um modelo que parece bem prático e versátil para o dia a dia. Para trabalhar então, é uma super aposta. O famoso modelo de bolsa sacola Noé da Louis Vuitton, por exemplo, criado em 1932 para carregar garrafas de champagne, foi relançado recentemente pela grife em versões com uma pegada cool. Vocês podem conferir no vídeo da campanha da marca.

» Gente, um cabelo bem cuidado é tudo, não acham? Vocês que estão em um momento difí-cil com as madeixas, cheias de pontas duplas e ressecadas, fiquem por dentro dessa novida-de. É um tratamento noturno para os cabe-los, da Kérastase. A linha Noctogenist é a primeira cura noturna personalizada para cabelos cansados, estressados e sem bri-lho. A marca é bem presente no mercado, então vale a pena pesquisar.

» A dica agora é para as mulheres grá-vidas. Geralmente, no período de gesta-ção, para muitas é difícil fazer uma pro-dução mais moderna. Prestem atenção na Kate Middleton, que tem um estilo discreto e elegante. Mesmo grávida, ela não abre mão do salto alto e é sempre vista com seu scar-pin nude. Inspirem-se no look da princesa e aposte em uma combinação monocromática em cor da pele, com vestido solto para dei-xar a barriguinha confortável, casaco, sapa-tos e bolsa no mesmo tom.

Meus amores, me despeço por aqui. Mas, semana que vem tem mais VITRINE cheia de novidades para vocês. Bom final de semana para todos! E continuem enviando dicas, sugestões ou anuncie o seu negócio aqui, através do e-mail: [email protected]

Vitrine

Crianças fazem composições com jaquetas e coletes para mostrar a irreverência das estrelas do rock

renciar as peças com diver-sas ilustrações e aplicações de bichos, bonecas, caveiras, corações, guitarras e outros instrumentos. A ideia é trans-mitir a essência do rock com as tendências da temporada. “As cores mais exploradas são o marron, vinho, roxo, pre-to e branco. Mas, as crianças aceitaram muito bem, prin-cipalmente, as meninas que são mais exigentes. Os pe-quenos estão mais antenados na moda e muitos já chegam com a ideia do que querem”, ressalta.

Ainda de acordo com Ak-nile, esta é uma moda que dá para diversificar bastante nas produções. Para as meninas, têm vestidos e blusas com de-talhes e bordados diferentes, saias e shorts jeans e de couro ecológico com ligeiro aspecto de jeans, que é um material macio e que possibilita bonitos efeitos de lavanderia. O dife-rencial está no uso de acessó-rios como tiaras, cintos e boi-nas, que deixam os looks mais estilosos. Já para os meninos, o que não falta são moletons, camisas em estampa xadrez e com desenhos de instrumen-tos musicais, além das moder-nas bermudas tipo saruel.

Para ambos os sexos, o look pode ser composto ainda por jaquetas e coletes que dão o toque irreverente do rock’n roll. “As peças convencionais ficaram mais despojadas com os acessórios e as diversas so-breposições coloridas. A cada ano, a moda infantil chega com novidades para a criança brincar e se reinventar. É uma coleção diferente para eles, mas que também não foge do lúdico. Essa moda agradou muito esse público”, completa a empresária.

Page 14: Jornal RJNEWS Edição 117

14 ◘ 21 de junho a 27 de junho de 2013 RJNEWSGASTRONOMIA

» Evento acontece entre os dias 27 e 30 de junho, na orla da Praia dos Cavaleiros, com pratos a R$ 15

Os eventos do seg-mento gastronô-mico vêm ganhan-do mais força na

região. Entre os dias 27 e 30 de junho acontece a 4ª edi-ção do Festival de Cultura e Gastronomia, que reúne os restaurantes da orla da Praia dos Cavaleiros, em Macaé. Uma diversidade de pratos será apresentada durante o evento, que também terá a presença de grandes nomes da culinária de várias partes do mundo.

O público poderá sabore-ar as delícias elaboradas por aproximadamente 15 restau-rantes do Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros. Uma Feijoada de Frutos do Mar será apresentada pelo Ilhote Sul. Segundo o proprietário e chef de cozinha do restau-rante Gerson Martins, o prato foi escolhido por conter uma riqueza da região. “Será a primeira vez que apresenta-remos essa receita. Além dos frutos do mar, o caldo combi-na com o clima frio. Acredito que todos vão gostar”, ressal-ta Gerson.

Segundo o presidente da

Ingredientes: 4 tomates sem semente cortado em cubos maiores2 berinjelas cortadas1 abobrinha em cubinhos1 pimentão vermelho em tiras grandes1 pimentão amarelo picado1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e inteira2 cebolas roxas cortadas em meia lua100 ml de azeite de oliva8 dentes de alho inteiros30 uva passa passada antes na água quente100 gramas de azeitonas pretas sem caroçopimenta do reino a gostoorégano fresco ou seco a gostoazeite o suficientesal a gostomanjericão a gosto só as folhas.

Modo de preparar:Misturar todos os legumes e temperos; coloque em uma assadeira; leve ao forno coberto com papel alumí-nio por 20 minutos; em seguida retire do forno; mistu-re bem; volte ao forno sem o papel alumínio e deixe por mais 10 minutos. Está pronto e bom apetite.

[email protected] CONCEIÇÃO NERONI

SABORES DO MEDITERRÂNEO

CAPONATA AO FORNO

Feijoada de frutos do mar é um dos pratos que será servido no festival

Fundação de Esporte e Tu-rismo de Macaé (Fesportur), Renato Martins, este ano, o evento vai contar com uma estrutura bastante significa-tiva em termos de programa-ção e atrações. Uma conquis-ta importante foi a parceria da prefeitura com o Polo Gastronômico. “Isso nos deu a condição de criar um pro-duto com grandes nomes da gastronomia nacional e inter-nacional, que mostrarão suas criações num espaço deno-minado Cozinha Show, onde o público poderá conhecer pratos bem diferenciados e especialidades em sobreme-sas e doces”, declara.

Para as oficinas gastronô-micas, o evento traz nomes como Ludmila Soeiro, Claude Troisgros, Tomas Quenet e o italiano Massimo Torresan,

Festival Macaé de Cultura e

Gastronomia reúne culinária de várias

partes do mundo

Divulgação

que está há 10 anos no Luc-ca Ristorante, e também faz parte do Polo. De acordo com o chef de cozinha, o prato apresentado será a Bruschet-ta Maialina, uma bruschetta feita com queijo brie acom-panhada de leitão assado a baixa temperatura. “Eventos como esse são absolutamen-te indispensáveis para que a população amplie sua cultura gastronômica, e Macaé tem muito para mostrar e ofere-

cer”, comenta Torresan.Entre outros pratos, tam-

bém será apresentada a isca de cordeiro com cuzcuz mar-roquino, do Seu Adonias Bo-tequim. Segundo o proprie-tário Cleumar Ribeiro, será feita uma grande churras-queira no bafo para preparar o cordeiro. Dentro da progra-mação cultural, haverá uma série de shows com artistas como Léo Gandelman, Liah Soares e Gabriel Leite.

Page 15: Jornal RJNEWS Edição 117

21 de junho a 27 de junho de 2013 ◘ 15RJNEWS PETRÓLEO

[email protected] MONTEIRO

Petróleo em Foco

Tivemos uma semana rica em cultura relacionada a ciência e tecnologia. Na última sexta feira, dia 14, fui a câmara na abertura do 1º encontro da cidade com a ciência, com a presença de um ex-celente público, sinal de que o povo prestigia quando o conteúdo tem qualidade. Os assuntos técnicos foram colocados com muita propriedade por profissionais experts em suas áreas. A atração principal coube ao prof. Ildeu de Castro Moreira, que é diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tec-nologia do Ministério de Ciência e Tecnologia. Sua abordagem foi clara e objetiva, mostrando que o domínio da tecnologia será uma das saídas inteligentes no caminho do Brasil rumo a inde-pendência técnica efetiva. O tema vem de encontro a criação do Parque Tecnológico que em breve se instalará em nosso muni-cípio. O grande objetivo desses encontros é conscientizar e des-mistificar que conhecer e estudar devem ser a base de qualquer cidadão que deseja crescer, caso contrário, seremos eternamente coadjuvantes em relação as nações desenvolvidas.

Mais um ano de sucesso, agora na versão 2013.Visitei cer-ca de 40 estandes, conhecendo a realidade das empresas em busca de informações detalhadas de suas atividades. Apro-veitando a oportunidade, convidei cada uma delas a compa-recerem na cerimônia de lançamento do Parque Tecnológico, que irá acontecer no dia 17 de setembro de 2013 na Zona Es-pecial de Negócios (ZEN). Com a criação desse parque, Rio das Ostras será referência em desenvolvimento de soluções no setor de energia, dentre outras. Gostaria de parabenizar a equipe do RJNEWS pela excelente cobertura da feira.

RIO DAS OSTRAS - 1º ENCONTRO DA CIDADE COM A CIÊNCIA

FEIRA OFFSHORE

Gilismar Correa/RJNEWS

Brasil Offshore fecha com números positivos, aponta organização

» Números de transações de negócios superaram os registrados em anos anteriores

A 7ª edição da Bra-sil Offshore, que aconteceu no Cen-tro de Convenções

de Macaé, na última semana, apresentou resultados positi-vos e ajudou a movimentar o setor de negócios da área de Petróleo o Gás pelos próximos anos. É o que apontou a or-ganizadora do evento, a Reed Exhibitions Alcantara Macha-do. Com alguns diferenciais, a feira desse ano agradou expo-sitores, negociadores e públi-co. Além disso, gerou R$ 500 milhões em negócios.

Ao todo mais de 51 mil pessoas passaram pelo Cento de Convenções Jornalista Ro-berto Marinho nos quatro dias da Brasil Offshore. Sendo que o segundo e terceiro dias rece-beram uma média de 15 mil pessoas cada. De acordo com

Sétima edição da Brasil Offshore gerou R$ 500 milhões em negócios

o diretor de Petróleo e Gás da Reed Exhibitions Alcantra Machado, Igor Tavares, a fei-ra vem crescendo a cada ano e acompanha o setor. “Estamos muito satisfeitos com os re-sultados. Os R$ 500 milhões de negócios gerados é a prova de que o público desse ano fez toda a diferença”, ressaltou.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Macaé, Lin-coln Weinhardt, o ponto alto

desta edição foram as con-ferências técnicas. Em 2013, elas foram gratuitas e separa-das por temas diários, o que ajudou a selecionar o público. “Mais de mil pessoas parti-ciparam dessas discussões. Esse público qualificado mu-dou o perfil dos visitantes e proporcionou maior número de transações”, afirmou.

Outra ação que ganhou destaque na edição foi a Ro-dada de Negócios, que teve

a presença de 24 empresas âncora e 98 fornecedores. Ao todo foram feitas 550 reuni-ões, que resultaram na es-timativa de negócios de R$ 196 milhões. De acordo com o diretor regional do Sebrae, Gilberto Soares, essas nego-ciações significam futuros fechamentos de negócios que vão gerar maior produção e empregos na região. “É im-portante destacar que as mi-cro e pequenas fornecedoras puderam ter contato entre si, o que também gerou nego-ciações de compra e venda”, destacou.

A próxima edição já está confirmada para 2015. O Se-cretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico in-formou que o contrato para a realização da 8ª Brasil Offsho-re, em Macaé, foi firmado no último dia do evento. Igor Ta-vares antecipou que a tendên-cia do evento é crescer já que o setor de Petróleo e Gás está em constante avanço. Ele des-taca ainda que o mercado tem grande interesse nas empresas offshore, ainda mais depois dos últimos leilões realizados.

Page 16: Jornal RJNEWS Edição 117

16 ◘ 21 de junho a 27 de junho de 2013 RJNEWS

UMA EMPRESA DA ZEN-RIO DAS OSTRASVisite-nos em www.vicel.com.br ou entre em contato pelo [email protected]

Siga a Vicel nas mídias sociais:

Twitter: @Aguas_tratadas

Facebook: Vicel Águas Tratadas Consciência Limpa

Linkedin: Grupo Vicel

MEIO AMBIENTE

Irregularidades em área ambiental terminam com autuação de duas pessoas

Cerca de 3.700 metros quadrados em área de restinga foram desmatados na Reserva Municipal de Itapebussus

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

» Ação conjunta da Secretaria de Ambiente de Rio das Ostras e Polícia Ambiental aconteceu em Mar do Norte

Duas pessoas foram autuadas por ir-regularidades em área de preserva-

ção ambiental durante uma ação conjunta da Secretaria do Ambiente, Sustentabili-dade, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras com a unida-de de Polícia Ambiental de Serra da Tiririca, que aconte-ceu na última segunda-feira, dia 17, em Mar do Norte. Este ano, foram lavradas mais de 100 constatações de irregularidades ambientais no município e aplicados 11 autos de infrações, resultan-do em multas de mais de R$ 100 mil.

De acordo com a asses-sora técnica da Secretaria de Ambiente, Mônica Linha-res, foram registradas duas situações distintas em Mar do Norte. A primeira, um desmatamento de cerca de 3.700 metros quadrados de restinga. Uma área de apro-ximadamente 700 metros, onde foi aberta uma estrada de acesso à praia, que se-ria usada para instalação de mais um loteamento. Toda a área pertence a Área de Rele-vante Interesse Ecológico de Itapebussus (Arie). Segundo informações da assessora, o responsável pelo empreen-dimento é reincidente. “Já havíamos notificado o pro-prietário. Recebemos várias denúncias sobre irregulari-dades em área de preserva-ção. Fazíamos o monitora-mento e nunca conseguimos encontrar ninguém e, hoje, tivemos a sorte de encontrar empregados trabalhando no local durante essa ação con-junta com a Polícia Ambien-tal”, declarou Mônica.

Gilismar Correa/RJNEWS

www.blog.vicel.com.br

A Feira Brasil Offshore 2013 - que ocupou os ho-téis, os restaurantes, os espaços e vias de acesso, e chamou a atenção das cidades de Macaé e Rio das Ostras na semana passada - terminou. O sucesso da Feira comprovou a força e a pujança de um setor que já vem sendo o motor da economia carioca, e mesmo brasileira, já há algum tempo, embora sem grande re-conhecimento. A presença maciça de representantes da indústria de fornecimento de bens e serviços e das empresas compradoras, da indústria de óleo e gás, tan-to na Feira como nas Rodadas de Negócio, são a com-provação desde sucesso.

Novas alianças e promessas foram negociadas, an-tigos relacionamentos foram repactuados. E agora?

Negócios foram fechados e outros combinados por fechar. Agora é hora de fazerem todos os seus respec-tivos deveres de casa e entregarem o que foi prometi-do, sejam bens ou serviços, materiais ou inteligência, PRODUTOS de toda ordem.

Há muito tempo a lição de sucesso foi ensinada: PROMETER MENOS E ENTREGAR MAIS.

Os ajustes de oferta e procura serão definidos na velocidade dos negócios, no novo tempo das respostas online e real-time. O progresso exige que as respostas sejam dadas na qualidade e no tempo prometido.

A Feira foi o tempo de prometer. Agora é o tempo de entregar.

Hora de fazer o dever de casa.

Hora de entregar.

Passada a Feira, hora de entregar as encomendas

SÉRGIO ARRUDA [email protected]

Consciência Limpa

Do outro lado da cerca, uma obra foi embargada por falta de apresentação do al-vará de construção. A obra estava sendo ampliada em área proibida. O responsá-vel por esta construção tam-bém foi notificado e ganhou o prazo de 72 horas para apresentar toda documenta-ção necessária. Policiais do Comando Florestal também apreenderam no local, 58 mourões (toras de madeira) e materiais como arame far-pado, cavadeiras e carrinho

de mão. Pessoas que traba-lhavam na área foram enca-minhadas a delegacia de Rio das Ostras para prestarem esclarecimentos.

Os dois responsáveis pelas irregularidades na Arie infringiram a lei com-plementar nº 005/2008 do Código do Meio Ambiente Municipal e a Lei Federal 9.605/1998. Ainda segun-do Mônica Linhares, a se-cretaria também tem rece-bido muitas denúncias so-bre construção e ocupação

irregular, principalmente, em Cantagalo e bairro Ân-cora. “Esse é nosso prin-cipal desafio. Embora a fiscalização da secretaria tenha força, o apoio da Polícia Ambiental é muito importante, pois traz um efeito maior na autuação dos responsáveis por este tipo de crime”, completou.

Tipos de agressão ao meio ambiente como esses podem ser denunciados por meio dos telefones: (22) 2771-6419 ou 2774-8372.

Page 17: Jornal RJNEWS Edição 117

21 de junho a 27 de junho de 2013 ◘ 17RJNEWS MEIO AMBIENTE

Operação interdita três empresas por crimes ambientais

Empresa interditada era motivo também de queixa entre os moradores próximos devido ao barulho e cheiro forte

Suelem Conceição reclama do cheiro forte de produtos químicos próximo a sua residência

Valber Vanes diz que o constante barulho é o

maior problema

Fotos: Samuel Rocha/RJNEWS

» Problemas com licenciamento foram responsáveis pelos fechamentos

Uma operação da Fiscalização Am-biental de Rio das Ostras resultou na

interdição de três empresas na cidade. A ação aconte-ceu devido a problemas nos processos de licenciamento ambiental de algumas em-presas, outras operavam sem autorização.

Fiscais e biólogos da Se-cretaria do Ambiente de Rio das Ostras, com apoio da Guarda Ambiental do Muni-cípio e de policiais da 128ª Delegacia de Polícia Civil, participaram da operação, deflagrada na manhã desta quarta-feira, dia 19. As em-presas estavam localizadas nos bairros Âncora, Reduto da Paz e Jardim Campomar.

A primeira empresa a re-ceber a vistoria fica na rua Albatroz, no bairro Âncora. Segundo a fiscalização, ela

já havia sido notificada em agosto do ano passado por exercer atividades não com-patíveis com sua localização. De acordo com o biólogo Marcelo Trojean, a indús-tria efetuava serviços de usi-nagem, tornearia, pintura, dentre outros em uma área residencial. “Além de não ter autorização para o funciona-mento no local, eles não têm nenhum controle ambiental sobre as atividades”, infor-mou. Ele destacou ainda que a empresa entrou com o pe-

dido de instalação de um de-pósito no local e deu início a outras atividades sem licen-ciamento da prefeitura.

Para alguns moradores vizinhos à empresa, a ativi-dade incomoda. Excesso de barulho e a grande movi-mentação de carga pesada são algumas das reclama-ções. Para o morador Valber Vanes, o constante barulho é o maior problema. “O ba-rulho alto dura o dia todo. É difícil para quem tem crian-ça pequena. Outro ponto

relevante é o forte cheiro de produtos químicos re-sultantes dos processos de pintura. Outra vizinha da fábrica, Suelem Conceição reclama desse problema. “Moro aqui há três anos. O cheiro é bem forte”.

De acordo com a fiscali-zação, a empresa foi inter-ditada e recebeu duas au-tuações. Uma delas é uma autuação administrativa, por infração do Artigo 75 do Código Ambiental, referente a atividade potencialmente

poluidora sem licença am-biental, que gerou uma mul-ta de R$ 50 mil. Além de infringir os artigos 216, 217 e 268. A empresa recebeu ainda um auto de prisão em flagrante por crime ambien-tal pelo perito criminal da Policia Civil. Os responsá-veis foram conduzidos para a 128º Delegacia.

Os fiscais ainda autu-aram e interditaram mais duas empresas, uma de lajes pré-moldadas, no Reduto da Paz, que ainda foi mul-tada em R$ 10 mil, e outra, na Alameda Campomar, que

descumpriu as exigências de impermeabilização do solo e não instalou separador de água e óleo. Os responsáveis também foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil. Os donos dos estabe-lecimentos terão até 15 dias para recorrer das multas.

De acordo com a fiscal do ambiente, Rogéria David, essa fiscalização acontece durante todo ano. “Fazemos um monitoramento contínuo das áreas de proteção per-manente e verificamos as de-núncias que a Secretaria de Ambiente recebe”, finalizou.

Page 18: Jornal RJNEWS Edição 117

18 ◘ 21 de junho a 27 de junho de 2013 RJNEWSCULTURACULTURA

Gilismar Correa/RJNEWS

Ciranda dos Escritores busca estimular interesse literário na população» Evento acontece no dia 22, na Casa de Cultura, em Rio das Ostras

O Programa Ciran-da dos Escritores acontece no próxi-mo dia 22 de junho,

na Casa de Cultura Bento Cos-ta Júnior, em Rio das Ostras, a partir das 17 horas. Na progra-mação estão atrações para o público adulto e infantil como: sarau, apresentações musicais, declamações de poesia e teatro de fantoches. A ação contará também com o lançamento de vários livros e a presença de seus respectivos autores.

A abertura do evento acontece ao som do Coral “Vozes do Leripe”, formado apenas por crianças. Logo em seguida, começa uma con-tação de histórias com Ana Lima de Matos e teatro de fantoches com o grupo “Qui faz Arte”. O sarau de poesias conta com Tata Costa (Voz e violão); Márcia Costa e Doris Yanni (voz e teclado); Ana da Mata, que declamará as poe-

Bairro Operário festeja São JoãoO dia de São João será comemorado neste final de semana no bairro Operário. A festa junina começa nesta sexta-feira, dia 21, às 18h. O evento terá bar-raquinhas de comidas típicas e brincadeiras. No sábado, dia 22, acontecem os shows de Baiaco do Forró, Explosão do Forró e Tá tudo em Casa. Para fechar o domingo, dia 23, o cantor Glauco Zulo fará sua apresentação a partir das 22h. Uma pro-gramação religiosa, que conta com missa solene e procissão, será realizada a partir das 19h. A apre-sentação de uma banda católica, às 22h, encerra os festejos no dia 24.

E-mails para coluna: [email protected]

RIO DAS OSTRAS Ox ClubQuem agita a noite desta sexta-feira, 21, é o cantor Buche-cha e banda. Ele canta sucessos atuais e as mais famosas de sua carreira. A abertura da casa acontece às 23h30 e ainda conta com a presença dos Djs Alex Ferreira e Marvin MK. Os ingressos para a pista custam R$ 50 e para área vip R$ 80. Para outras informações ligue para: (22) 9900-9551 / 9946-5650.

EvolutionO grupo Nograu comemora um ano nesta sexta-feira, 21, a partir das 22h na Evolution. A noite conta com um pocket show de vários Mc´s que fizeram e fazem parte dessa histó-ria. As presenças dos Djs Marvin MK e Cláudio Borges tam-bém estão garantidas. Os ingressos custam R$10 (feminino) e R$15 (masculino). Mais informações pelos telefones: (22) 2764-1043 / 7812-4556.

BariMarO Forró do Barimar vem com tudo! Em ritmo de São João, todos os forrozeiros estão convidados para este movimen-to de exaltação da cultura nordestina. A edição especial com Edson Duarte vai ser no domingo, dia 23, a partir das 19h. Mais informações pelos telefones: (22) 9903-9783 / 9264-5566.

AnaGui LoungeNo Projeto Luau, da Ana Gui Lounge, quem se apresenta nesta sexta-feira, 21, é Assad Guittar Live, Marvim MK e Felipe Fusion. Mais infor-mações pelos telefo-nes: (22) 7816-7441 / 9958-6775.

MACAÉÓpera ClubUma noite de funk e house é a promessa dos Djs que to-cam no Ópera Club neste sábado, dia 22. As picapes serão controladas pelo Dj MP4 e Tom Becker. Ainda tem a pre-sença dos Djs estagiários Tássio Duarte e Fagner Dias. A noite por lá começa às 23h e os ingressos custam R$50. O telefone para contato é (22) 9917-3221.

Seu Adonias BotequimO grupo de samba de raiz e mistura de ritmos, Som-bra, se apresenta nesta sexta-feira, dia 21, às 22h. Já no sábado, dia 22, é a vez do Tipo Luau se apresen-tar com reggae, mpb e samba-rock, também a partir das 22h. Outras informações ligue para: (22) 2773-3389 / 2773-5499.

*Esta seção não se responsabiliza por mudanças nos preços, horários ou atrações. Estes foram for-necidos pelos próprios organizadores.

Projeto será cordenado por Marco Provazzi e Adriana Izidoro

sias e tocará violino; Cláudia Bastos (teclado); e a apresen-tação especial do jovem violi-nista João Vitor.

O Ciranda dos Escritores nasceu por meio de uma par-ceria feita com o projeto “Lei-tura Viva”, coordenado por Adriana Izidoro e Marco Pro-vazzi. Eles são integrantes do

grupo de Autores Literários da Região dos Lagos e Costa do Sol e tem como objetivo aproximar a população dos escritores e desmistificar o autor como algo inalcançável, além de estimular uma nova geração de leitores.

Segundo Adriana, o even-to servirá ainda para o lan-

çamento de cinco livros de diferentes autores e a expo-sição de vários autores regio-nais. Além disso, será uma oportunidade para haver um bate-papo entre esses profis-sionais e o público presente. Um dos temas abordados é a forma de aproximar as crian-ças da literatura. “Queremos

mostrar a elas que é possível escrever um livro ou gostar de ler. Faremos isso promo-vendo essa aproximação com os escritores, mostrando que eles são pessoas comuns”. Ela acrescenta que um desses exemplos é a jovem escritora, Maria Clara Martins, de nove anos, que terá uma noite de autógrafos com o seu livro “Estória de uma Fada”.

De acordo com Provazzi haverá ainda uma mostra de

jornalismo com as principais publicações impressas da re-gião. No espaço destinado a essa exibição serão debatidos temas, como a relação entre mídia impressa e digital, o jornalismo literário e a arte de escrever, bem como os ca-minhos da leitura no Brasil. “No jornal também existe a palavra escrita, e as pessoas devem ser estimuladas a ler. Isso também é a proposta desse evento”.

No mesmo dia, estreará na Casa de Cultura Bento Costa Jr., a exposição EcoArte, que conta com diver-sas peças confeccionadas com materiais como caixas de computador, jornais, vidro e pallets de construção. Todos eles são reutilizados. O objetivo é despertar a motivação para o reaproveitamento de recursos a fim de diminuir a quantidade de lixo, e mostrar que, ao mesmo tempo, produzir belas peças. Diversos arte-sões locais, como Naiara Junqueira, Patrícia Serafim, Damião Silva, Célia Silvestre e a ONG Maré partici-pam dessa exposição.

O horário de funcionamento do espaço é de se-gunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h. No sábado, o funcionamento vai das 14h às 18h. Já no domingo, das 10h às 18h.

EXPOSIÇÃO

Page 19: Jornal RJNEWS Edição 117

21 de junho a 27 de junho de 2013 ◘ 19RJNEWS SOCIAL

Vip’s na Noite

ErickBrandão

SOCIAL

HorizontesQuem tem aberto, cada vez mais seu leque de opções, no

que diz respeito a profissões é o jornalista, Bruno Pirozi.Além de labutar (nem acredito que escrevi esta palavra...

eu nem era nascido!) na Secretaria de Comunicação de Rio das Ostras, o rapaz também bate ponto... como cantor.

Ele tem feito vários shows, no comando da Banda Israel (acabaram de lançar um CD).

PS: Quem ouviu... disse que ele manda bem.

Protestos

» RÁPIDAS

Divulgação

Divulgação (internet)

Rio das Ostras também teve seu protesto, assim como várias cidades vizinhas

Divulgação

A top Letícia Spinelli arrasando, com novo visual

A top Letícia Spinelli não está fraca não.

Além de muitos tra-balhos, no eixo Rio x São Paulo, ela agora mudou o visual. De cabelos curtos e cada vez mais sexy, a bela segue em viagem para o exterior, dentro de pouco tempo.

A top foi presença, nos camarotes, da “Skol Sen-sation”, em São Paulo.

Divulgação

O jornalista, Bruno Pirozi e sua versatilidade, nos palcos

Mudança

Frutos do Mar

Dia desses recebi um e-mail de uma mãe agradecendo, a atenção dada a ela e seu filho (que havia sofrido um acidente), no Hospital e no Pronto Socorro de Rio das Ostras.

Segundo ela, os médicos Dr. André Mello (cirurgião bucomaxilofacial) e Dr. Eduardo (odontologista) foram de uma atenção extrema e presteza inigualável.

Claro que muita coisa tem que melho-rar, mas já vemos as mudanças, de novos tempos...

O povo de Casimiro de Abreu, Barra de São João e demais cidades próximas já es-tão se preparando para o 21º Festival de Crustáceos e Frutos do Mar de Barra de São João.

Além das delícias do mar (para quem gosta)... vai rolar os shows de Luíz Melodia (sexta - 12/07), Sambô (sábado - 13/07) e Baile do Sapuca, com Leandro Sapucahy (domingo - 14/07).

Vai perder?

Quem foi flagrado há dias atrás foi o casal Fred Mattos

(mais conhecido como Fred Capas) e Yumi Arimura.Empresário e assessor po-

lítico, o homem que trabalha demais e não pára nunca, se

deu ao luxo de curtir um bom final de semana (no Rio), na

companhia da esposa e amigos (de lá).

Há quem diga... que o mo-mento foi regado a prosecco e

serviu também, para mais uma vez renovar os votos, do casal

sempre apaixonado.

Flagra

E quem não acreditava mais no Brasil... começa a repensar questões, valores e esperanças. Os protestos Brasil a fora mostram, que o brasilei-ro cansou e quer fazer valer os seus direitos.

Na realidade, o que percebemos é que o aumento das passagens dos ônibus foi apenas o estopim, para esta comoção e que o povo acordou e agora exige uma melhor qualidade de vida.

Além das grandes cidades... Rio das Ostras, Macaé, Casimi-ro de Abreu e demais municípios vizinhos estão se manifestan-do também.

Vale lembrar, que toda e qualquer forma de vandalismo é crime!

Fred Mattos (Capas) e Yumi Arimura, em noite de namoro e curtição

• Os VIP’s LGBT’s estão se reunindo, para uma mega festa. O evento será num sítio e apenas “quem é”... pode! Nada de preconceito, aos heteros. Apenas uma confraternização VIP e fechada... entre iguais.• Hoje tem Buchecha, na OX Club, em Rio das Ostras. E em breve... Jorge Vercilo e Cidade Negra! Oba!• Vai rolar o 4º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, de 27 a 30 deste mês, na Praia dos Cavaleiros. Quem vai?• Dilma... queremos escolas e hospitais, no “padrão” FIFA. Tá?!• Rio das Ostras com toque de recolher, em alguns bair-ros? Ah?! Tenso.• Com direito a bolo e shows, o Tênis Clube de Macaé este-ve em festa, semana passada. A data marcou os 85 anos de existência, do clube.• Segundo a mídia... a visita do Papa custará R$ 118 mi-lhões, aos cofres públicos. Hein?!• “Ô gente, pede aí pra baixar o preço da Stella tb!!!!”Ricardo Gervasio (em sua rede social - sobre os protesto pelo Brasil)• “Não precisa trazer vinagre, não temos policiamento”.Érika Gonçalves (em sua rede social - convidando a população para a manifestação, em Rio das Ostras)• “Se realmente for aprovada a cura gay no senado, nós gays, lésbicas e trans poderemos no trabalho pedir uma licença frescura?”Eddylene Água Suja (drag - em sua rede social)• “O SUS não está curando nem virose, quem dirá viadagem!”(cartaz na internet, a respeito da “Cura Gay” proposta por Feliciano)

[email protected]

Top Model

Page 20: Jornal RJNEWS Edição 117

20 ◘ 21 de junho a 27 de junho de 2013 RJNEWS

Page 21: Jornal RJNEWS Edição 117

21 de junho a 27 de junho de 2013 ◘ 21RJNEWS

Atletas treinam cinco vezes por semana e em média duas horas por dia

Giulia de Medeiros, de nove anos, está há dois anos sem perder uma luta

Judô de Rio das Ostras em busca de medalhas» Competidores lutam em classificatória para Campeonato Brasileiro

Rio das Ostras vai estar bem repre-sentada na clas-sificatória para o

Campeonato Brasileiro de Judô, que acontece neste sábado, dia 22, em Niterói. Ao todo 17 atletas da cida-de, com idades entre 11 e 32 anos, vão participar da ter-ceira classificatória regional. A pesagem ocorre já nesta sexta-feira, dia 21.

De acordo com o profes-sor de judô Alexandro Rei, boa parte dos competidores têm chances de se classificar. “Temos aqui alguns campe-ões e vice-campeões do ano passado, além de destaques no Panamericano. A quali-dade dos atletas é excelente. Eles são o alto nível do judô da cidade”, ressaltou.

Entre os representantes que vão para a classificató-

ESPORTESFotos: Gilismar Correa/RJNEWS

ria está o faixa verde, Níco-las Brandão. Ele vai com-petir em duas modalidades: sub-17 e no geral. Para ele, o Judô é quase uma profis-são que, apesar de ainda não gerar lucro, exige total de-dicação. “Minha preparação é contínua, porque é uma

competição atrás da outra”. O Campeonato Brasileiro é o máximo que Nícolas pode alcançar no momento, já que não existem competi-ções internacionais para a idade que ele tem.

“Xodó da casa”, a faixa amarela, Giulia de Medei-

ros, de nove anos, está há dois anos sem perder uma luta. A pequena já chegou a lutar com meninas maiores por faltar competidoras para a sua idade. Para ela, o judô ajuda se manter ocupada. “Treinar é muito legal, por-que tenho o que fazer depois

que chego da aula”.Para conseguir alcançar

bons resultados o trabalho é duro. Os lutadores treinam cinco vezes por semana, uma média de duas horas e meia por dia. Eles são atletas da Escola de Rio das Ostras de Judô, uma instituição sem fins lucrativos que funciona na sede do Lions Clube, na Extensão do Bosque.

Além da dedicação ao esporte, o desempenho es-colar dos mais novos tam-bém é cobrado. “Os pais me mantêm informado da situação de cada atleta na escola. Quem vai mal leva

um puxão de orelha. Ter boas notas na escola é um dos requisitos para treinar”. Ele destacou ainda que a ajuda dos pais é de funda-mental importância para o bom desempenho dos atle-tas. “Sem os pais as crianças teriam que se esforçar o do-bro. Essa atenção resulta na conquista dos títulos”.

Segundo o professor de judô, as chances de bons resultados são grandes, pois, nove lutadores ocu-pam o topo do ranking da classificação para o Brasi-leiro, que acontece em no-vembro no Ceará.

Page 22: Jornal RJNEWS Edição 117

22 ◘ 21 de junho a 27 de junho de 2013 RJNEWS

Classificados Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

COMO ANUNCIAR?

(22) 9791-0229(22) 7811-4921

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

[email protected]

Pessoalmente:Escritório Comercial (NOVO ENDEREÇO)Av. Cristóvão Barcelos, 131Centro (Praça São Pedro) - Rio das OstrasDe 9h às 17h (segunta à sexta)

Vendo: Duplex - Ouro Verde - 4 qtos. sendo 3 suítes- 470 m2 de terreno- Churrasqueira- Por R$ 550 mil – Ref. 2069 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949 ________________________ Vendo: Casa - Ouro Verde – c/ 03 qtos 02 suites sendo 01 mega suíte, varandão, ampla garagem, terreno. Independente. Por R$ 390 mil. (22) 8127-8363 / ID 24*54790 _______________________ Vendo: Ouro Verde - Casa linear - 3 quartos sendo 1 suíte. Em Terreno único. Piscina com cascata - espaço gourmet. Por R$ 480 mil- Ref. 2035 - Ivana Nunes – (22) 2764-6443 / 9821-7949

Serramar

Vendo: Apto - Serramar - 2 qtos. -sala Coz. –Banh. - garagem. Por R$ 128 mil – Ref. 1059 - Ivana Nunes - (22) 2764-6443 / 9821-7949________________________Vendo: Apto tipo casa - Serramar - 2 qtos. - 70 m2- quintal- próxima a rodov. Por R$160 mil – Ref. 2070 - Ivana Nunes - (22) 2764-6443 / 9821-7949

Jard. Atlântico

Vendo: Apart. - Atlântica – 2 qtos. (suíte), sala estar, coz, ban.social, var. prédio elevador. Por R$ 205mil. C931 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441

Costazul

Vendo: Costazul - Duplex independente - 3 quartos sendo 1 suíte c/ Closet - aquecimento solar - área de serviço – garagem. Por R$ 350 mil- Ref. 2036 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949 ________________________ Vendo: Duplex - Costazul – 2 suítes, 1 c/ sacada, sala 2 amb, ban.social. Por R$ 290mil. C929 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441 ________________________ Vendo: Costazul - 6 quartos sendo 2 suítes. Piscina - espaço gourmet - 2 terrenos - 1 quadra da praia. Por R$ 700 mil - Ref. 2032 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949

Recreio

Vendo: Recreio- Duplex independente- 4 quartos( 1 suíte)- ampla área externa- churrasqueira- espaço gourmet-

piso porcelanato- R$ 450 mil –Ref. 1095 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949 ________________________ Vendo: Apart. – Recreio - 2 qtos (suite) sala 2 amb, varan, banh. social, coz, dir. cobertura. Por R$ 280mil. C867 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441________________________Vendo: Recreio- Triplex - 3 quartos sendo 2 suítes c/ hidromassagem. Por R$ 380 mil – Ref. 1098 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949________________________ Vendo: Recreio – Duplex - 3 quartos – Sala – cozinha - banheiro social . Por R$ 300 mil - Ref. 2029 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949.________________________ Vendo: Apartamento - Recreio- quarto e sala com direito á cobertura. Garagem coberta. Por R$ 150 mil- Ref. 2014 - Ivana Nunes - (22) 2764-6443 / 9821-7949.

Campomar

Vendo: Duplex – Campomar – 2 suÍtes, sala 2 amb., coz. c/ arm. planejado, churras., chuv. e gar. coberta p/ 2 carros. cond. c/ churras., pisc., play e quadra. Por R$ 360 mil. C948 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441.

Ext. do Bosque

Vendo: Casa Duplex Independente - Ext. do Bosque – 3 qtos., 2 banh., garagem fechada p/ 2 carros, varanda c/ jardim, dependências. Aceito Caixa. Por R$ 250 mil. (22) 9988-8896.

Bosque da Praia

Vendo: Bosque da Praia - Cobertura 4 quartos (2 suítes) Varandão- `Piscina- Churrasqueira. Por R$ 950 mil – Ref. 2010 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949________________________ Vendo: Bosque da Praia- Duplex em condomínio2 quartos sendo 1 suíte. Por R$ 320 mil- Ref. 2009 - Ivana Nunes - (22) 2764-6443 / 9821-7949

Bela Vista

Vendo: Bela Vista - apartamentos - 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, garagem. Por R$180 mil. Ref.

2021- Ivana Nunes(22) 2764-6443 / 9821-7949 ________________________ Vendo: Duplex - Bela Vista - 3 e 2 qtos. - sendo 2 suítes- próximo a Lagoa do Iriri- Por R$ 295 mil – Ref. 2057 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949 ________________________ Vendo: Duplex - Bela Vista -2 qtos., 2 banhs. Por R$ 225 mil – Ref. 2058 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949 ________________________ Vendo: Duplex – Bela Vista - duplex 4 qtos. (1 suite c/ sacada), sala 2 amb., coz., banh. social, churras. e peq. quintal. Por R$ 440 mil. C945– Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441________________________Vendo: Duplex – Bela Vista – 4 qtos. (1suite c/ sacada), sala ampla 2 amb., coz., banh. social, área de serviço, churrasqueira e quintal. Por R$ 440 mil C954 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441 ________________________Vendo: Duplex - Bela Vista - 2 qtos. sendo 1 suíte - Por R$ 280 mil – Ref. 2059 - Ivana Nunes - (22) 2764-6443 / 9821-7949

Cidade Praiana

Vendo: Cidade Praiana - apartamento - próximo à rodovia - 2 quartos - sala – cozinha – banheiro - área de serviço – garagem. Por R$ 160 mil – Ref. 2016 - Ivana Nunes(22) 2764-6443 / 9821-7949 ________________________ Vendo: Duplex - Cidade Praiana - 3 qtos. sendo 1 suíte- Terreno Único - Ref. 2088- Por R$ 250 mil - Ivana Nunes - (22) 2764-6443 / 9821-7949________________________ Vendo: Apto - Cidade Praiana - 2 qtos. - varandão- 50 m. da rodovia- Por R$130 mil – Ref. 2019 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949

Chácara Mariléa

Vendo: Apart. - Chácara Mariléa - 01 qto, mais dependências. Por R$ 95 mil. Com garagem. Aceito carro como parte do pagamento. Não aceito CEF. (22) 9900-4149________________________ Vendo: Casa Linear – Chácara Mariléa – 1 suíte, sala, coz.,

área de serviço, banh. externo, quintal amplo na frente, cisterna 6 mil lts. C/ estrutura p/ fazer em cima. C/ escritura do terreno. Por R$ 170 mil. Aceito carro como parte do pagamento. (22) 9900-4149. ________________________Vendo: Chácara Mariléa - 2 suítes - sala - cozinha – banh. Social - área de serviço – garagem. Por R$ 220 mil - Ref. 2052- Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949

Mariléa

Vendo: Mariléa- Duplex 2 quartos (2 suítes) R$210 mil e 3 quartos(1 suíte) R$ 280 mil – Ref. 1027 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949 ________________________ Vendo: Mariléa- primeira quadra- próxima ao banco itaú- Duplex 3 quartos (1 suíte)- R$ 350 mil – Ref. 1047 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949 ________________________ Vendo: Mariléa - Duplex - 3 quartos sendo 2 suítes - banheiro social - sala ampla – garagem primeira quadra. Por R$ 350 mil – Ref. 2046 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949 ________________________ Vendo: Duplex- Mariléa - 3 qtos. sendo 1 suíte - sala com 2 ambientes – Ref. 2066- Por R$380 mil - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949 _______________________ Vendo: Mariléa - Casa Duplex - Alto Padrão primeira quadra. 4 quartos – suítes - apartamento externo banheiro canadense - banheira de hidromassagem – piscina - espaço gourmet – canil - ampla área externa - jardim com paisagismo - garagem coberta para 3 carros+

garagem aberta. Por R$ 1.800.000,00. Ref. 2041 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949 ________________________ Vendo: Mariléa - Duplex - 3 quartos sendo 2 suítes - Sala – cozinha - banheiro social - garagem. Por R$ 340 mil- Ref. 2027 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949

Liberdade

REGIÃO DOS LAGOS / Rio das Ostras - Vendo: Casa - Centro - Bairro Liberdade, com varanda, garagem, churrasqueira, sala, 3 quartos (sendo 1 suíte), cozinha e lavanderia. Ótimo preço! Rua S. Pedro, nº 27. Mudança de calçamento. José Luiz (22) 2771-9052 / 8826-6959 /8815-7825

Ens. das Gaivotas Vendo: Enseada das Gaivotas - Duplex - 2 suítes - banheiro social -área de serviço – garagem. Por R$190 mil Ref. 2022- Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949 ________________________ Vendo: Enseada das Gaivotas - Duplex 2 suítes - banheiro social - garagem. Por R$ 260 mil - Ref. 2042 (22) 2764-6443 / 9821-7949

Jornal RJNEWS abre vaga para REVISOR. Salário a combinar. Currículos para: [email protected]

RIO DAS OSTRAS

VENDA

Nova Cidade

Vendo: Nova Cidade - 2 qtos. - sala- Coz.- Garagem 2 carros - Terreno Único – Ref. 2068- Por R$ 100 mil (Posse) - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949.

Centro

Vendo: Duplex Indep. - Centro – 3qtos., (2 suites), sala 3 amb, escrit, 2vg. Por R$ 380mil. C881 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br(22) 2760-0074 / 7835-2441

Ouro Verde

Vendo: Linear alto padrão - Ouro Verde - 3 quartos sendo 1 suíte - piscina- churrasqueira- quarto externo- aquecimento à gás- terreno único. Por R$ 800 mil – Ref. 2034 - Ivana Nunes(22) 2764-6443 / 9821-7949 ________________________ Vendo: Ouro Verde - Alto Padrão-3 qtos. sendo 2 suítes- Espaço Gourmet-Piscina-Linda! Por R$ 650 mil- Ref. 2087 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949________________________

Vendo: Triplex - Ens. Gaivotas – 2 suítes –sacada, sala 2 amb, ban. soc., vista mar . Por R$ 250mil. C913 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br / (22) 2760-0074 / 7835-2441 ________________________ Vendo: Duplex - Enseada das Gaivotas - 2 suítes- próxima à pista. Por R$ 250 mil – Ref. 1044 - Ivana Nunes(22) 2764-6443 / 9821-7949

Village

Vendo: Village - Duplex 2 suítes -frente R$175 mil - fundos R$ 180 mil – Ref. 2000 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949 ________________________Vendo: Duplex- Village - 3 qtos. sendo 2 suítes- 120 m2- 1/2 terreno – Ref. 2067- Por R$ 300 mil - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949

Novo Rio das Ostras

Vendo: Novo Rio das Ostras- 3 quartos (2 suítes- 1 master)- 135 m2- R$ 390 mil- Ref. 2002 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949

Califórnia / Cantagalo

Vendo: Terreno – Califórnia / Cantagalo – a partir de 2 mil

Imóv

eis

Empr

egos

Page 23: Jornal RJNEWS Edição 117

21 de junho a 27 de junho de 2013 ◘ 23RJNEWS

Classificados Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

m². Por R$ 20 mil de entrada e parcelas de R$ 250,00. Total de R$ 35 mil. Aceito carro como parte do pagamento. Área Rural. (22) 9900-4149 ________________________ Vendo: Área c/ mais ou menos 2 alqueires – Califórnia/ Cantagalo - topografia mista, nascente. Com escritura de doação e com RGI. Por R$ 350 mil. Aceito carro e casa como parte do pagamento. Área Rural. (22) 9900-4149

ALUGUEL

Lagoa do Iriry

Alugo: Ampla kitinete mobiliada próxima á Lagoa de Iriry c/ total segurança – Transporte na porta. Por R$ 550,00 livre de impostos. (22) 8127-8363 / ID 24*54790

Mariléa

Vendo: Casa Alto Padrão – Mariléa - 4 qtos. 2 salas, espaço goumet, sauna, jardim c/ paisagem. Por R$ 950 mil. Travar direto c/ proprietário. (22) 8811-1010

Aluguel: Apto - Mariléa - 2 qtos.- sala- cond. c/ piscina e área de lazer- Por R$ 900,00 + taxas - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949

MACAÉVENDA

Vendo: Pousada c/ 11 suítes - Sana - c/frigobar- salão de jogos/ginastica- Sauna-etc. Por R$ 500 mil – Ref. 2071 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949

SÃO GONÇALO

VENDA Vendo: Casa – São Gonçalo - JARDIM CATARINA (Novo) na rua principal (05 min. de Guaxindiba e 15 min. da Refinaria de Itaboraí) 2 qtos., sl, coz., banh., área de serv., varanda. Todas colonial e piso frio. C/ 1 galpão de 140 m² c/ 2 banheiros e 2 escritórios. c/ ESCRITURA. Por R$ 280 mil. (22) 9221-5648 / 9994-7184.

(22) 9886-1813 / [email protected]________________________ AULAS DE REFORÇODE TRÂNSITO Aulas particulares para alunos habilitados, ministradas no veículo do aluno. Sem prova, sem pressão, só prática. Marque sua hora. (22) 9869-7513 / e-mail: rag.gim@ hotmail.com – MARCELO (Instrutor credenciado) ________________________MR Comercio Trabalho com toda linha de produtos de limpeza. Av Novo Rio das Ostras 814 –Tel. (22)2772-1870 / ID 83*63784 - Cristiane Regis msn: [email protected]________________________ Aluga-se: Mesas e cadeiras de plástico e tampões. (22) 2760-4897 / 2760-4921.

Vendo: Fit LX 1.4 16V Flex Mec. Placa: KXO4583. 09/10. Álcool e Gasolina. 4 Portas. Por R$ 37.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Fit LX 1.4 8V Flex Mec. Placa: KYL2993. 09/10. Álcool e Gasolina.4 Portas. Por R$ 37.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: City EX 1.5 16V Flex Aut. Placa: KYP4629. 10/10. Álcool e Gasolina. 4 Portas. Por R$ 45.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Fiesta 1.6 MPI 8V Flex Mec. Placa: HIH0772. 08/09. Álcool e Gasolina. 4 Portas. Por R$ 23.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: City EX 1.5 16V Flex Mec. Placa: KWJ3533. 09/10. Álcool e Gasolina. 4 Portas. Por R$ 45.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________

Vendo: Fit S 1.5 16V Mec. Placa: KUW9061. 08/08. Gasolina. 4 Portas. Por R$ 27.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Ecosport XLT Freestyle 1.6 8V Flex Mec. Placa: KVT4222. 10/11. Álcool e Gasolina. 4 Portas. Por R$ 38.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Polo Sedan 1.6 Mi 8V Total Flex. Placa: LLH8773. 10/11. Álcool e Gasolina. 4 Portas. Por R$ 33.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Polo 1.6 8V Flex. Placa: LPM5883. 09/10. Álcool e Gasolina. 4 Portas. Por R$ 29.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: CRV EXL 4X4 2.0 16V Aut. Placa: NEZ2164. 10/10. Gasolina. 4 Portas. Por R$ 72.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________

Vendo: Agile LTZ 1.4 Mpfi 8V Econo. Flex Mec. Placa: LTT3335. 10/11. Álcool e Gasolina. 4 Portas. Por R$ 29.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Gol Trend 1.0 MI 8V Total Flex G5 4p. Placa: LRB2424. 08/09. Álcool e Gasolina. 4 Portas. Por R$ 23.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: 207 XR 1.4 8V Flex 2p. Placa: KON2117. 11/12. Álcool e Gasolina. 2 Portas. Por R$ 26.900,00. Honda Hayasa (22) 3321-8600.

Serv

iços

MARICÁVENDA

VENDO OU TROCO: Casa ITAIPUAÇU - Lote 480m² - c/2 casas independentes. Uma c/ 2 qtos. e dependências . Outra c/ 3 qtos. 1 suíte. Várias Árvores frutíferas. Canil, edícula, garagem coberta p/ 6 carros. C/ escritura e RGI. Por R$ 330 mil. Ac. Troca em imóvel de maior ou menor valor. Tenho fotos. (21) 9274-4679 / 8615-8872 / (22) 9892-4519

________________________ EMPREITEIRA Construção, reforma, manutenção Industrial, pavimentação, drenagem, hidráulica e elétrica.

Veí

culo

s Anuncie com

a gente

Divulgue seu automóvel

aqui!

Page 24: Jornal RJNEWS Edição 117