jornal rjnews edição 118

24
28 DE JUNHO A 04 DE JULHO DE 2013 ANO 3 - Nº 118 UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO facebook.com/RedeRJNews SIGA O JORNAL RJNEWS riodasostrasnews.com.br | macaenews.com.br FALE COM O RJNEWS: (22) 9791-0229 | (22) 7811-4921 twitter.com/rederjnews » Estudantes declaram que diversos roubos acontecem no período da noite, inclusive a mão armada, próximo ao Co- légio Estadual Jacyntho Xavier Martins, na Extensão do Bosque. Os alunos fizeram um abaixo-assinado como rei- vindicação por mais segurança, que pretendem entregar as autoridades. De acordo com o comandante da 3ª Cia de Rio das Ostras, capitão Julio, para solucionar o problema, a po- lícia pretende reativar o setor Pamesp Escolar, com os no- vos policiais que estão para chegar. CIDADES • PÁGINA 7 Frequentes assaltos assustam estudantes na Extensão do Bosque » Câmara de Vereadores de Rio das Ostras assina contrato com a Controladoria Geral da União para aderir ao Programa Transpa- rência Brasil, que facilita o acesso aos dados públicos. Informações do Legislativo serão abertas à população POLÍTICA • PÁGINA 11 • PÁGINA 4 • PÁGINA 14 Conhecimentos sobre trânsito deixam alunos conscientes Festa de São Pedro movimenta Boca da Barra nesse final de semana PM de Macaé prende líder de facção criminosa CIDADES TECNOLOGIA CIDADES CIDADES • PÁGINA 8 • PÁGINA 6 ESPORTE • PÁGINA 21 CIDADES • PÁGINA 10 Jogadores riostrenses disputam campeonatos na Europa Portadores de deficiência se destacam no mercado de trabalho Empresas apresentam celulares inovadores com tela flexível

Upload: jornal-rjnews

Post on 14-Mar-2016

295 views

Category:

Documents


47 download

DESCRIPTION

Jornal RJNEWS Edição 118

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal RJNEWS Edição 118

28 DE JUNHO A 04 DE JULHO DE 2013 ANO 3 - Nº 118 UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO

facebook.com/RedeRJNewsSIGA O JORNAL RJNEWSriodasostrasnews.com.br | macaenews.com.br

FALE COM O RJNEWS:(22) 9791-0229 | (22) 7811-4921twitter.com/rederjnews

» Estudantes declaram que diversos roubos acontecem no período da noite, inclusive a mão armada, próximo ao Co-légio Estadual Jacyntho Xavier Martins, na Extensão do Bosque. Os alunos fizeram um abaixo-assinado como rei-vindicação por mais segurança, que pretendem entregar as autoridades. De acordo com o comandante da 3ª Cia de Rio das Ostras, capitão Julio, para solucionar o problema, a po-lícia pretende reativar o setor Pamesp Escolar, com os no-vos policiais que estão para chegar. CIDADES • PÁGINA 7

Frequentes assaltos assustam estudantes na Extensão do Bosque

» Câmara de Vereadores de Rio das Ostras assina contrato com a Controladoria Geral da União para aderir ao Programa Transpa-rência Brasil, que facilita o acesso aos dados públicos.

Informações do Legislativo serão abertas à população

POLÍTICA • PÁGINA 11

• PÁGINA 4

• PÁGINA 14

Conhecimentos sobre trânsito deixam alunos conscientes

Festa de São Pedro movimenta Boca da Barra nesse final de semana

PM de Macaé prende líder de facção criminosa

CIDADES

TECNOLOGIA

CIDADES

CIDADES

• PÁGINA 8

• PÁGINA 6

ESPORTE • PÁGINA 21CIDADES • PÁGINA 10

Jogadores riostrenses disputam campeonatos

na Europa

Portadores de deficiência se destacam no mercado de trabalho

Empresas apresentam celulares inovadores com tela flexível

Page 2: Jornal RJNEWS Edição 118

2 ◘ 28 de junho a 04 de julho de 2013 RJNEWSCURTAS

JORNAL RJNEWSInstituto Macaé de Geração de Empregos e Rendas Ltda » CNPJ 04.536.054/0001-27 Av. Cristóvão Barcelos, 131 - Centro (Praça São Pedro) - Rio das Ostras/RJ Tiragem: 35.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu e Barra de São JoãoO RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Geral: Roger Vilela » Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira Diretora de Redação e Comercial: Rafaela Azevedo - DRT: JP 1336 RN » Gerente Financeira: Raphaela Freitas » Editor: Magno Lopes Jornalistas: Carolina Gomes e Verônica Côrtes » Estagiária de Jornalismo: Laís Barcelos » Fotografia: Gilismar Correa e Samuel RochaRevisor: Maurício Marques »Projeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque » Diagramação: Samuel Rocha Assessor de Logística: Alexandre Fausto » Ass. Jurídica: Dr. Hélio Márcio Porto » Atendimento Comercial: Aline Rodrigues, Leandra Soares, Michelle Neto e Ronaldo Lima » Contatos: (22) 2764-2705 / (22) 7811-4921 /[email protected] / [email protected]

MACAENEWS.COM.BR | RIODASOSTRASNEWS.COM.BRFiliado a Adjori-RJ

e Adjori Brasil

INCÊNDIO Fim do prazo

Abono salarial

Terminam, nesta sexta--feira, dia 28, as inscri-ções para a 2ª Conferên-cia Municipal de Educação de Macaé. Elas são reali-zadas pelo site da prefei-tura. Após efetuar down-load da ficha de matrícula, é necessário enviar e-mail [email protected].

Os trabalhadores que tem o direito ao benefício do abono salarial, referente à 2012/2013 devem sacá-lo até esta sexta-feira, dia 28. Mais de um milhão de tra-balhadores ainda não pega-ram o valor de R$ 678,00.

Balanço da operação Em dois dias de trabalho, 23 carros e motos foram apreendidos na área cen-tral de Rio das Ostras com problemas na documenta-ção. Mais de 80 veículos fo-ram abordados. Os veículos irregulares foram levados para o Depósito Público Municipal.

Vagas OffshoreA Prefeitura de Macaé oferece, esta semana, 150 vagas no setor offshore. São 50 vagas para caldeireiro, 50 para mon-tador de andaimes e 50 para eletricista de força e controle. Todas exigem dois anos de experiência em carteira e apre-sentação dos certificados regularizados dos cursos para embarque. Mais informações pelos telefones (22) 2770-0828, (22) 2762-4025 ou pelo site www.cetep.rj.gov.br.

Novo registro

Desde a segunda-feira, dia 24, os profissionais de ocu-pações que exigem registro profissional dos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Pernam-buco e Rio de Janeiro podem fazer a solicitação do registro profissional pela internet. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o sistema Sirpweb, que per-mite fazer a solicitação do re-gistro via web, estará disponí-vel em todo país.

Alerta aos motociclistas

Uma ação de conscienti-zação de motociclistas de Rio das Ostras será realizada nesta sába-do, dia 29, na Praça

José Pereira Câmara, a partir das 9h. O objetivo é alertá-los para o uso correto do capacete, sapatos fechados e do cumprimento da le-gislação de trânsito. O trabalho é desenvolvido pelo motoclube Ja-guar do Asfalto juntamente com a Guarda Municipal, que somen-te em 2013, registrou 159 aciden-tes envolvendo esses veículos nas vias que cortam a cidade.

SOBE & DESCE

Segurança em obras Algumas obras rea-lizadas em Rio das

Ostras não possuem as cor-tinas de proteção. Isso faz com que restos de concreto caiam em cima de pedestres.

JudôA maior parte dos judocas de Rio das

Ostras que participaram da classificatória para o Cam-peonato Brasileiro saiu como campeões em suas catego-rias. Agora é pensar na com-petição nacional.

CaminhadaA Associação de Caminhantes Anda Rio das Ostras fará uma caminhada no cir-cuito ferroviário de Cachoeira de Macacu no dia 29. A saída é às 6h com retorno ás 14h. O circuito é de intensidade leve e apesar de 10 km qualquer pessoa pode fazer. Até agora, são 50 pessoas confir-madas. As vagas no ônibus são limitadas, mas é possível ir com o carro próprio. Mais informações pelos telefones: (22) 9231-5603/2760-1417.

Cetep Estão abertas as inscrições para novos cursos no Centro de Educação Tecno-lógica e Profissional (Cetep). As aulas têm início em julho. São 240 vagas em diversos polos no município. Há opor-tunidades para manicure, artesanato com escamas, cabeleireiro I e II, além de corte e costura básico e intermediá-rio. Os interessados devem comparecer na sede do Cetep, à Rua Alfredo Backer, 363, Centro, em Macaé.

Gilismar Correa/RJNEWS

O Procon de Rio das Ostras realiza uma ação de orientação para os proprietários de supermercados e açougues da cidade. A palestra sobre a legislação vigente e práticas infrativas contará ainda com a participação da Vigilância

Sanitária. A ação acontece no Auditório Inayá, na segunda-feira, dia primeiro, às 10h.

Testes nos taxímetros

Serviços públicos

Medalhista olímpico

Todos os taxímetros instalados nos veículos que prestam o serviço de táxi em Macaé devem ser verificados de acordo com a legislação. Esse trabalho será realizado na segunda--feira, dia primeiro, e terça-feira, dia dois. Os proprietários de táxi devem retirar a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 37,50, pela Internet, no site www.ipem.rj.gov.br, das 9h às 17h, e no dia da verificação até 14h.

Para facilitar o acesso da população às solicitações de manutenção da ilumi-nação pública em Rio das Ostras, a prefeitura divul-ga que disponibiliza um serviço de discagem gra-tuita. O número 0800 888 4000 fica disponível de segunda a sexta, de 8h às 17h. Desde o início do ano, já foram trocadas mais de cinco mil lâmpadas em todo o município por meio de solicitações.

O ex-velocista e medalhista olímpico, Claudinei Quirino, estará presente em Casimiro de Abreu, na próxima quinta-feira, dia quatro, para ministrar a palestra “Driblando Barreira”. O atleta contará as suas experiências e lutas. O evento acontece no Ginásio Poliesportivo Isaque de Oliveira Ramos, no Bairro Industrial, às 14h. A entrada franca.

Uma van que estava estacionada na garagem de uma casa, localizada na rua João Viana, em Rio das Ostras, pegou fogo no último final de semana. O incêndio se alastrou rapida-mente pelo veículo, que ficou todo destruído. Os moradores da casa só se deram conta da situação quando o incêndio já tinha começado e, por isso, ficaram presos dentro de casa. O incêndio foi controlado com a chegada do Corpo de Bombeiros que apagou o fogo. Estima-se que um curto circuito possa ter causado o incidente.

Fogo em van deixa família presa dentro de casa

Page 3: Jornal RJNEWS Edição 118
Page 4: Jornal RJNEWS Edição 118

4 ◘ 28 de junho a 04 de julho de 2013 RJNEWSCIDADES

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

FEIRA

A Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos realiza no próximo dia seis de julho a Feira do Trânsito. Para esclarecer sobre o tema, o evento vai contar com várias atividades lúdicas, entre elas maquetes, cartazes, peças teatrais e musicais.

Mais conscientes, estudantes querem mudar realidade no trânsito» Conhecimentos são repassados por meio de discussões diárias em escolas de Rio das Ostras

O acidente aconte-ceu há quase oito anos, mas não sai da memória

da merendeira escolar Ma-ria Lúcia Nogueira. Ela per-deu o neto que tinha apenas cinco anos de idade em um atropelamento no bairro Ci-dade Praiana. O depoimen-to emocionado da avó sobre as causas desse acidente foi uma das atividades propos-tas para os alunos da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos nesta semana. Esta instituição de ensino e outras 16 em Rio das Ostras participam do projeto “www.porumtran-sitomelhor”, realizado por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação e Segurança Pública.

A inovação nesta ideia é

que os comportamentos erra-dos no trânsito são trabalha-dos diariamente e não apenas durante palestras pontuais. Nesta primeira fase, os es-tudantes aliam o assunto as atividades de informática por meio da criação de ma-teriais audiovisuais, blogs e pesquisas online. Mas, a meta é expandir para outras dis-ciplinas como a de Ciências, que vai aliar trânsito e meio ambiente.

A intenção dos organiza-dores é tornar o tema mais familiar e com aplicabilida-de no dia a dia. Para isso, os alunos são estimulados a pro-duzir conteúdo. É o que tem feito a estudante, Paula Goes. Segundo ela, as aulas diferen-ciadas colaboraram para que ela enxergasse que o trânsito não é formado apenas pelos carros. “Desde o momento que nós pedestres saímos de casa precisamos ter a cons-ciência de que fazemos parte dele. Portanto, precisamos também colaborar”.

Segundo o coordenador de trânsito, Paulo Cesar Rodri-

gues, as novas posturas diante do tema, vão contribuir sig-nificativamente para mudar, principalmente, as infrações mais cometidas em Rio das Ostras. Entre elas estão: mo-toristas que falam ao celular, que não usam o cinto de se-gurança e desrespeitam os três metros de distância entre um carro e outro. “Percebe-mos ainda que a maior parte

dos problemas é causada pela falta de atenção do motorista, depois por carros maus con-servados e, por último, a falha nas vias”. Ele lembrou que no Brasil acontecem cerca de 200 mil mortes por ano no trânsi-to, cerca de 10% são crianças menores de 10 anos.

Para coordenadora de segmento da Divisão de Programas Educacionais,

Fernanda Rezende, a adesão dos alunos tem sido melhor do que o esperado. “É uma iniciativa que leva a uma mudança nas atitudes e re-sultam em menores aciden-tes, consequentemente em melhor qualidade de vida”.

O projeto de Educação no Trânsito segue até no-vembro quando haverá a cul-minância da iniciativa.

Alunos da rede municipal utilizam recursos da informática para aprender as regras e comportamentos relacionados ao trânsito

ELAS SERÃO BENEFICIADAS

A moradora do distrito, Már-cia Cristina Ba-dauê, disse que o local era esperado pelos cidadãos, p r i n c i p a l m e n t e , por aqueles que não têm tempo de ir até a sede. “Já precisei de alguns serviços e docu-mentos e tive que ir até lá com minha filha, que na épo-ca estava doente. Com este local po-deremos não só re-solver os assuntos próximo de casa, como evitar gastos com transporte e

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

Subprefeitura segue para a próxima fase de obras em Barra de São João

Próxima fase da construção da subprefeitura de Barra de São João começa na segunda-feira, dia primeiro

» Prédio começou a ser construído em outubro de 2012 e será entregue á população em 2014

Os gastos com deslo-camento e o tempo des-

perdiçado para que os moradores de Barra de São João tenham aces-so a determinados ser-viços públicos, ofereci-dos somente na sede, deverão ser resolvidos com a construção da Subprefeitura no pró-prio distrito. O objeti-vo da obra é facilitar o acesso de todos os mo-radores as ações do po-der público municipal.

O prédio, localiza-do ao lado do ginásio Poliesportivo, entra na próxima semana na fase de fixação dos blocos de coroamento

e da montagem do cinta-mento, que é a constru-ção das vigas. Logo em seguida, a estrutura co-meçará a ser levantada. A expectativa é que o local, que totaliza 6,5 mil me-tros quadros de área, seja entregue a população até o final de 2014.

De acordo com o

prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, a Subprefeitura é mais um compromisso, assumi-do durante a campanha, que esta sendo cumprido. “Queremos que toda a po-pulação tenha facilidade para obter informações e usufruir dos seus direitos e serviços oferecidos pela

Administração Munici-pal, sem precisar sempre se deslocar até o distrito sede para isso”.

Seguindo padrões de economicidade, o prédio está sendo construído com locais de armazena-mento de água de chuva e aproveitamento de luz e ventilação naturais. Além

disso, a acessibilidade tam-bém foi pensada, por isso, elevadores e rampas estão sendo feitos para dar aces-so aos dois pavimentos da edificação.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públi-cos, Luiz Augusto Peres, após terminar a estrutura

física as 20 salas previstas serão feitas com divisórias de acordo com a necessida-de. A intenção é que todas as secretarias tenham seu espaço de representação. “Será possível ainda ofe-recer outros serviços como a emissão da Carteira de Identidade”.

poupar tempo”, conta. A também moradora, Si-

dinéia Martins, espera que o local entre em funcionamen-to em breve, pois, vai ajudar a todos. “Também já fui a Casimiro para dar entrada em alguns pedidos. Quando a Subprefeitura entrar em funcionamento vai melhorar bastante a nossa vida”.

Page 5: Jornal RJNEWS Edição 118

28 de junho a 04 de julho de 2013 ◘ 5RJNEWS

Page 6: Jornal RJNEWS Edição 118

6 ◘ 28 de junho a 04 de julho de 2013 RJNEWS

Fotos: Divulgação

Junto com a quadrilia comandada pelo traficante “novinho” (detalhe), a Polícia Militar apreendeu fuzis, drogas, celulares e munições

CIDADES

Gerente da facção criminosa ADA é preso em Macaé» Mais cinco pessoas da quadrilha foram detidas com armas e drogas

O traficante Elison Viei-ra Flores, de 35 anos, mais conhecido como “Novinho”, que era

gerente geral da facção crimino-sa Amigos dos Amigos (ADA), das Malvinas, em Macaé, foi pre-so na última segunda-feira, dia 24. Após receber uma denúncia anônima, policiais do Grupo de Ações Táticas da Polícia Militar (GAT), também conseguiram prender mais cinco integrantes da quadrilha: Patrick Henrique de Almeida, vulgo “Pepinho”, Jorge Carlos Freire Azevedo e Lidia Bernardo Machado, além dos seguranças do traficante co-nhecidos como Coringa e JL.

A polícia foi informada de que os suspeitos estariam escondidos numa casa situada na rua Télio Barreto, no centro de Macaé. Po-liciais do GAT foram até o local e, além da quadrilha, conseguiram apreender três fuzis AK 47, sete carregadores, uma pistola cali-

bre 9mm, 237 munições de ca-libre 762 e mais 37 munições de 9mm, 2300 papelotes de cocaína, 93 buchas de maconha, cinco rá-dios transmissores, 10 aparelhos celulares e um cadernos de ano-tações do tráfico. Novinho e seus comparsas foram encaminhados a 123ª DP de Macaé. Segundo po-liciais, as armas eram de uso ex-clusivo das forças armadas.

MAIS UMA PRISÃO Ainda na segunda-feira, a

polícia prendeu mais um cri-minoso em Macaé. Hiverton de Carvalho Amaral, conhecido com “Prego” foi detido em sua própria residência, no Parque Aeroporto. A polícia também chegou ao suspeito através de uma denúncia anônima. Hiver-ton é apontado como integrante da facção criminosa Comando Vermelho (CV) e estaria comer-cializando drogas na localidade. Após uma busca na casa do tra-ficante, policiais encontraram 1.978 pinos de cocaína enter-rados no terreno. Um revólver calibre 38, com seis munições intactas foi apreendido e levado para perícia na delegacia.

Page 7: Jornal RJNEWS Edição 118

28 de junho a 04 de julho de 2013 ◘ 7RJNEWS CIDADESFotos: Carolina Gomes/RJNEWS

Samuel Rocha/RJNEWS

Estudante Jonathan Paiva relata que a maior parte dos assaltos acontece a noite

Durante a permanência do reforço de 20 policiais que Rio das Ostras recebeu no mês de maio, segundo es-

tatísticas da Polícia Militar, foi regis-trada uma queda de 60% no número de assaltos no município. O grupo de policiais, oriundos dos batalhões da PM de Itaperuna e Santo Antônio de Pádua, cumpriu o trabalho ostensivo de 30 dias e foi embora. No entanto, as reclamações referentes a ocorrên-cias de assaltos continuam. Desta vez, a denúncia vem de um grupo de estudantes da cidade, que reclama de frequentes assaltos no bairro Exten-são do Bosque, próximo ao Colégio Estadual Jacyntho Xavier Martins.

Os alunos declaram que vem acontecendo diversos roubos no pe-

ríodo da noite, inclusive a mão arma-da. O aluno Jonathan Pedro Paiva, 20 anos, diz que foi assaltado pela segunda vez, perto da escola, no úl-timo domingo, dia 23. Ele conta que na primeira vez, estava com um gru-po de amigos, que foi abordado por um jovem de bicicleta, aparentando uns 24 anos. “Ele estava de cara lim-pa quando colocou a arma na cabe-ça de uma das meninas e pediu para passarmos todos os celulares. Prefe-rimos entregar para preservar a vida dela. Nos escondemos numa casa que estava aberta e o dono disse que seu filho tinha sido assaltado dois dias antes e, também soubemos que um grupo de meninas foi assaltado poucas horas antes de nós. De lá pra cá outros casos foram aparecendo”,

RESPOSTA

De acordo com o coman-dante da 3ª Cia da PM de Rio das Ostras, capitão Julio, não chegou ao conhecimento da polícia esse volume de casos de assaltos no bairro Extensão do Bosque, lembrando que a última vez que ocorreu assal-to na localidade e que ligaram para a polícia, foi preso um suspeito conhecido com “Íta-lo”, que praticava delitos no bairro de bicicleta. O capitão afirma que vai intensificar o patrulhamento nas proximi-dades no período da noite. “Vamos criar uma operação específica para esta situação, mas a intenção é reativar o setor Pamesp Escolar (que faz ronda nas escolas), com os novos policiais que estão para chegar”, destaca.

Ainda segundo capitão Ju-lio, em decorrência das mani-festações realizadas durante a última semana na cidade, a polícia está aproveitando o re-forço de 30 policiais da tropa de choque do 32º BPM, para aumentar o patrulhamento na cidade em alguns horários es-pecíficos. “A polícia faz a parte dela, que é preventiva. Porém, continuo pedindo para que a população verifique pessoas ou veículos em atitude sus-peita nesses locais e liguem de imediato para o 190, fazendo a denúncia, para que a polícia possa enviar uma viatura na hora ao local”, solicita o co-mandante. As denúncias tam-bém podem ser feitas através dos telefones (22) 2771-6080 e 2764-3190.

conta que percebeu que o sus-peito tinha boa aparência e es-tava trêmulo e, acredita que te-ria praticado o assalto para sus-tentar algum vício. “Queremos urgência para amenizar essas situações. Não tem que esperar acontecer o pior para tomarem providências. A gente vive com medo. Trabalho durante o dia e não tenho opção, preciso estu-dar a noite”, declara a aluna.

relata o estudante. Segundo Jonathan, o

mesmo suspeito já foi vis-to várias vezes rondando a escola. Ele conta que foram a delegacia para registrar a ocorrência, mas no momen-to não havia viatura. “To-dos ficaram em estado de choque e uma das meninas passou muito mal. Na dele-gacia, entraram em contato com a viatura mais próxima para fazer uma ronda no lo-cal, mas não conseguiram prender o assaltante”, lem-bra a vítima, acrescentando que os estudantes se sentem ameaçados. Os alunos já fi-zeram um abaixo-assinado por mais segurança nas proximidades da escola. O documento será entregue as autoridades do município.

DESABAFOOutra estudante de 17

anos, que não quis se identi-ficar, diz que ficou muito aba-lada em presenciar a amiga com uma arma na cabeça. Ela

Estudantes reclamam de frequentes assaltos na Extensão do Bosque

“Ele estava de cara limpa quando colocou a arma na cabeça de uma das meninas e pediu para passarmos

todos os celulares”

Proximidades do Colégio Estadual Jacyntho Xavier Martins tem sido o principal cenário dos crimes, estudantes são abordados na maioria das vezes na saída da escola

Page 8: Jornal RJNEWS Edição 118

8 ◘ 28 de junho a 04 de julho de 2013 RJNEWSCIDADESCIDADES

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE FESTAS JULINAS

De 5 a 7 de Julho » Festa do Bairro Recanto, na rua Pastor Ismael;» Festa do Mar do Norte, na praça de Mar do Norte » Festa do Praia Âncora, na área atrás do Centro de Cidadania De 12 a 14 » Festa Junina em Cantagalo na praça Waldemar Barcelos sempre a partir das 18h.

Gilismar Correa/RJNEWS

Deork Daniel

Festa de São Pedro tem quatro dias de comemoração

Presidente da Colônia de Pescadores Z-22, Abraão de Souza, afirma que neste ano são esperadas 15 mil pessoas para a festa

» Confira ainda a programação das festas julinas em Rio das Ostras

Junho é o mês das festas juninas. Para en-cerrar as comemorações em homenagem ao santo, a Colônia dos Pescadores da Boca da Barra realiza neste final de sema-

na, a tradicional festa de São Pedro.Padroeiro dos Pescadores, São Pedro tem seu

dia comemorado em 29 de junho. Mas, a festa da Boca da Barra começou nesta quinta, dia 27, e vai até o domingo, dia 30. Barracas com comidas tí-picas e shows de forró fazem parte da festa, que completa seus 24 anos de existência.

A festa é aberta ao público. Segundo o presiden-te da Colônia de Pescadores Z-22, Abraão de Souza, são esperadas aproximadamente 15 mil pessoas. Nes-ta sexta, dia 28, a programação começa às 21h com a

Dias 12 e 13» Arraiá do Zé do Bem no Jar-dim Mariléa às 20h.

De 19 a 21 » Festa do bairro Nova Aliança na praça Valdecir Farias às 20h.

Dias 26 e 27» Arraiá da Filó no Loteamento Praiamar às 20h.

De 26 a 28 » Arraiá do Nova Esperança na praça Zózimo Bastos às 20h.

Dia 27» Festa Junina do Cantinho do Mar na Estrada Serramar, km 2, às 17h.

Quadrilha da Tia Joana, às 22h tem Marcelinho de Lima & Ca-margo, seguidos de Baiaco do Forró, que encerra a noite.

A programação religiosa conta com uma missa, que será realizada no dia 29, às 14h, na Igreja da Boca da Barra. Em seguida, às 16h, a tradicional procissão marí-tima sai do píer com os bar-cos enfeitados. Às 21h30, o Grupo de forró Chama Chuva anima a festa. Quem fecha a noite mais uma vez é Baiaco do Forró. Já no domingo, dia 30, o show será dos Meninos de Goiás.

De acordo com Abraão de Souza, o evento é fruto de muito trabalho de um grupo de pessoas que se dedica todos os anos para fazer o melhor. “Fazemos tudo com muito carinho. A gente se divide e cada um fica responsável por uma parte da organização”.

CURIOSIDADES DA FESTA A tradicional Festa de São

Pedro começou a ser realiza-da em 1989, com a organiza-

ção de um antigo pescador da cidade, Sales Ferreira. Ele reuniu um grupo de amigos e resolveu fazer uma festa em homenagem ao santo padroeiro. O lucro da festa serviu para a criação da Colônia de Pescadores Z-22, que atu-almente conta com 52 associados. Ain-da hoje a arrecadação da festa é usada para a manutenção e sustento da asso-ciação, que tem como objetivo auxiliar a vida dos pescadores locais.

Para Abraão, a Festa de São Pedro desse ano tem um motivo especial para comemoração, já que os associados re-ceberam a notícia de que o entreposto de pesca será instalado ainda em 2013. “Esse posto de apoio é fundamental para podermos nos estruturar. Isso vai mudar nossas vidas”, declarou.

Page 9: Jornal RJNEWS Edição 118

28 de junho a 04 de julho de 2013 ◘ 9RJNEWS CIDADESCIDADES

Fotos: Samuel Rocha/RJNEWS

Empresário Lívio Monteiro, sugere que a venda de serviços seja feita em dias tranquilos

Dona de casa Marcela da Silva, reclama da longa espera na fila

TENTATIVA DE MELHORIAS

NÚMEROS ALTOS

O Procon de Rio das Ostras está realizando um trabalho de orientação às agências bancárias da cidade. Para isso, foi feita uma reunião com os responsáveis pelas insti-tuições financeiras, que conheceram todas as obrigações a serem cumpridas. “Demos o prazo de 90 dias para adequações e, depois disso, começará o trabalho de fiscalização”, informou o coordenador executivo de atendimento do Procon de Rio das Ostras, Alexan-dre Machado.

Nessa reunião foram passadas regras básicas, como a presença de bebedouros, sani-tários separados por gênero e sistema de senha eletrônica. Ao todo 11 gerentes de bancos da cidade participaram e se comprometeram a realizar as mudanças.

Para o Procon o sistema de senha eletrônica é muito importante, já que ele marca o horário de entrada do cliente e a hora do atendimento. “Assim é possível verificar se a pessoa excedeu os 20 minutos máximos de espera na fila de atendimento”, afirmou o coordenador ao lembrar que esse bilhete pode ser o documento comprobatório para que o cliente possa efetuar a reclamação junto ao órgão de defesa do consumidor.

De acordo com dados disponibilizados pelo Banco Central (BC), as reclamações consideradas proce-dentes contra bancos cresceram 169,7% no último ano. Na com-paração com o mês anterior, março de 2013, o avanço chegou a 20,67%. Os dados consideram o des-cumprimento de nor-mativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC.

Segundo Alexandre Machado, alguns des-ses problemas podem ser encaminhados para o órgão. “As pessoas nos procuram bastante, por exemplo, para re-solver assuntos relacio-nados a juros abusivos. Em 95% dos casos con-seguimos uma solução logo no primeiro aten-dimento”, informou.

Venda de serviços pelos caixas bancários gera atraso nos atendimentos » Tempo de espera na fila ainda é um dos maiores problemas

A oferta de servi-ços nos bancos em momentos em que o clien-

te utiliza o caixa eletrônico tem gerado insatisfação em Rio das Ostras. As pesso-as alegam que pacotes de serviços, empréstimos e financiamentos têm sido oferecidos em momentos inoportunos, o que muitas vezes atrapalham o bom an-damento das filas. Mas, os questionamentos dos con-sumidores não deixam de fora outros erros cometidos por instituições financeiras como a realização de débito não autorizado em conta, irregularidades na cobran-ça de juros e a longa espera na fila.

O empresário, Lívio Monteiro, entende que os bancos são empresas que

vivem de lucros e já obser-vou a oferta desses serviços. Para ele, esse problema po-deria ser resolvido se fosse feito quando as agências estivessem mais vazias. “Durante os 15 primeiros dias do mês o movimento é grande. Nesse período, os funcionários podiam deixar as ofertas de lado”, sugeriu.

A dona de casa, Marce-la da Silva, avaliou o aten-

dimento dos bancos como regular. Ela afirmou que vai pouco à instituição finan-ceira, mas a média de espe-ra na fila é de 30 minutos, mesmo no auto atendimen-to, o que é proibido por lei. Vale lembrar que a Lei Fe-deral 4223/03 de autoria do deputado Carlos Minc, de-termina que, em qualquer agência bancária no Estado do Rio de Janeiro, o cliente

não pode esperar mais do que 20 minutos na fila de um caixa, em dias normais, e 30 minutos, em véspera e depois de feriados.

Diferente do que alguns clientes pensam, a oferta demasiada de serviços é legal. Segundo a coordena-dora executiva do Procon, Luciana de Oliveira, esses

produtos oferecidos só não podem estar vinculados à abertura de contas nem a outras aquisições. “O banco pode oferecer ser-viços e produtos, mas não pode coagir o cliente nem forçá-lo a abrir uma conta, ou adquirir algo para con-seguir algum benefício”, exemplificou.

EDITAL DE CONVOCAÇÃOA ACUCA ASSOCIAÇÃO CULTURAL CORAL AMADEUS, VEM POR MEIO DESTE CONVOCAR SEUS ASSOCIADOS PARA A ASSEMBLEIA GERAL

EXTRAORDINÁRIA QUE SERÁ REALIZADA NO DIA 9 DE JULHO DE 2013, ÀS 17:00 HORAS, EM SUA SEDE À ALAMEDA CASIMIRO DE ABREU, Nº 292,

SALA 12, 2º ANDAR, CONFORME PAUTA ABAIXO:

1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ALTERAÇÃO DO ESTATUTO;2. ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA E DO CONSELHO FISCAL;3. ASSUNTOS GERAIS.

Rio das Ostras, 28 de Junho de 2013.

NÁJA BOTELHO THOMÉPresidente

Page 10: Jornal RJNEWS Edição 118

10 ◘ 28 de junho a 04 de julho de 2013 RJNEWSCIDADES

Portadores de deficiência mostram responsabilidade no mercado de trabalho

PROJETO “VENCENDO BARREIRAS”

NÚMEROS

Há mais de 10 anos, o município de Rio das Ostras conta com o projeto “Vencendo Barreiras”, que funciona por meio dos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e uma unidade de atendimento de Cantagalo. O projeto atende pessoas com todos os tipos de deficiência e doentes crônicos. Segundo a assistente social Rosimara Valadares, o trabalho visa à inclusão social e emancipação do cidadão, por meio de diversas atividades. Atualmente, o pro-jeto também oferece acompanhamento familiar, atendimento mensal com cestas básicas a 380 assistidos e benefício financeiro de R$260,00 a 484 pessoas.

Entre as atividades sócio-educativas, ela diz que estão abrindo oficinas de artesanato no Parque da Cidade, através do projeto Fazendo Arte. A assistente social afirma que a demanda é grande de pessoas em busca de assistência e a saúde. “A proposta é orientar as famílias e estimular portadores de deficiência para a recuperação da escolaridade e capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho. Queremos ainda utilizar a rede de atendimento para dar-mos esse suporte e viabilizar o acesso a rede de serviço de outras secretarias”, ressalta Rosimara.

Para o agente administrativo Leonardo Magalhães, 34 anos, os projetos de inclusão social são muito importantes e deveriam ser mais divulgados, para que cheguem ao conhecimento dos portadores de deficiência. Leonardo é concursa-do e trabalha há dois anos no Banco de Empregos da Sembes. Ele nasceu com agenesia do membro superior esquerdo. “Nunca senti dificuldade, nem medo, mas muitos deficientes se sentem inseguros em mostrar que são diferentes, não conhecem os benefícios que tem, por isso, a importância desses tipos de progra-ma para orientar quem precisa”, comenta.

A assistente social acrescenta que percebe que há um resgate da confiança e autoestima dos assistidos, pois muitos ficam reclusos em casa e chegam sem perspectivas, principalmente, em relação ao mercado de trabalho. “O Estado tem sinalizado repasses para políticas de inclusão social e a prefeitura está fa-zendo uma movimentação para a criação do Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência, a fim de dar uma estruturação melhor nesse sentido.

Em Rio das Ostras, de acordo com dados repassados pela Secre-taria de Planejamento (Secplan), com base no último censo de-mográfico do IBGE, de 2010, o número de pessoas com deficiên-cia mental/intelectual no município era de 1.080; deficiência mo-tora (em vários graus de dificuldade) era de 5.468; deficiência auditiva (diferentes graus) 3.765, e número de deficientes visuais (também em diferentes graus) a estatística era no total de 12.516. A faixa etária que mais apresenta algum tipo deficiência é a de 15 a 64 anos.

» Jovem com Síndrome de Down, que é auxiliar administrativo, sonha em comprar casa e carro

No mês de julho, a lei 8.213/1991, que prevê a in-clusão de pesso-

as com deficiência no mer-cado de trabalho, completa-rá 21 anos. A legislação de-termina que empresas com mais de 100 funcionários contratem pessoas portado-ras de deficiências. A quan-tidade de vagas varia de 2% a 5%, de acordo com o nú-mero total de empregados.

Embora o cumprimento da lei não seja uma realidade para boa parte de órgãos pú-blicos e empresas, a presença desses profissionais só traz alegria ao ambiente de traba-lho. É o caso de Ethiene Bar-

ros, de 23 anos. Ela é porta-dora de Síndrome de Down e trabalha há dois meses como auxiliar administrativo na se-cretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras (Sembes). Segundo ela, este já é o seu segundo emprego. Antes, tra-balhou como atendente de uma loja de roupas, em Ma-caé, onde morava.

Marilene Barros, que é mãe de Ethiene, desta-ca que foi muito bom para a filha ter uma atividade, pois ficava muito tempo no computador, assistindo TV e dormia até tarde. Quando veio morar em Rio das Os-tras ficou sabendo por meio do jornal da prefeitura que eram ofertadas vagas para pessoas especiais. “É muito bom para a mente dela e ela é muito responsável no tra-balho”, afirma a mãe.

No setor, Ethiene ajuda a fazer cadastro do Bolsa Fa-mília, na xerox e na entrega de documentos em outros

departamentos. Para a se-cretária executiva da Sem-bes, Márcia Libardi, foi uma surpresa receber a Ethie-ne como funcionária e que hoje, ela faz o dia a dia ficar mais alegre. “Ela é muito comunicativa, atende todas as nossas solicitações e tem facilidade no aprendizado. É muito gratificante para todos nós, porque a gente aprende com ela e ela com a gente, além de ser muito carinhosa”, declara.

Ethiene conta ainda que usa seu dinheiro para aju-dar a mãe a pagar água e luz, comprar roupas, calçados e perfumes. No entanto, seu sonho é comprar uma casa e um carro. Nas horas vagas, ela costuma ficar na inter-net. A intenção dela é fazer um curso de massagem. “Precisamos arrumar um trabalho para ver se vamos nos adaptar. Temos que cor-rer atrás. Ocupar a mente é muito bom”, completa.

Ethiene Barros, portadora de Síndrome de Down, desempenha finções no cadastro do Prgrama Bolsa Família e no xerox do departamento público entre outras

Assistente social Rosimara Valadares explica que a presença dos portadores

especiais no mercado de trabalho é uma forma de inclusão social

Agente administrativo Leonardo Magalhães trabala há dois anos no Balcão de Empregos de Rio das Ostras

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

Page 11: Jornal RJNEWS Edição 118

28 de junho a 04 de julho de 2013 ◘ 11RJNEWS POLÍTICAPopulação terá mais acesso a informações do Legislativo municipal » Câmara de Rio das Ostras aderiu ao programa de transparência

O Legislativo de Rio das Ostras prestará mais in-formações sobre as suas ações à população. Isso

porque a Câmara de Vereadores da cidade assinou nesta quinta-feira, dia 27, o termo de adesão ao Brasil Transparente, da Controladoria Ge-ral da União (CGU).

Essa adesão significa que a Câma-ra está se enquadrando na Lei 12.527, conhecida como Lei de Acesso à In-formação, que permite a qualquer ci-dadão o acesso às informações do po-der público no Brasil. A determinação garante, através de uma ferramenta online, o Sistema Eletrônico do Servi-ço de Informação ao Cidadão (e-SIC), que a população faça solicitações de informações que gostariam de obter sobre determinado órgão.

Segundo informações do repre-sentante da CGU no município, Paulo Sérgio, o cidadão irá fazer a solicita-ção e o legislativo terá um prazo de 20 dias para dar o retorno. Alguns dados, como informações sobre lici-tações e pagamento de funcionários são obrigatórios. Outros devem pas-sar por uma análise para liberação.

“É uma forma revolucionária para o poder público. Ela vem em consonân-cia com os atuais acontecimentos do país”, destacou.

A Câmara de Rio das Ostras é a primeira da Região dos Lagos e ter-ceira no Estado do Rio a aderir ao programa. De acordo com o presi-dente, Alzenir Pereira Mello (Nini), a Câmara está buscando a cada dia facilitar ainda mais o acesso do cida-dão, visando não só a Lei da Transpa-rência, mas o direito do eleitor. “Não vamos esconder nada. Queremos que o povo venha até nós para saber sobre o nosso trabalho”, declarou.

A Câmara contará em breve com um site, que terá link direto para o Portal da Transparência e para o e--SIC. O presidente lembrou ainda que há poucos dias foi votada e aprovada a criação da ouvidoria e do 0800 da Câmara, para garantir ao cidadão o direito de fazer elogios, sugestões e reclamações. “Nós prezamos muito a liberdade de expressão, que também inclui o direito de buscar, receber e repassar informações”.

A Prefeitura de Rio das Ostras também aderiu ao programa. A Con-troladoria Geral da União já começou a efetuar o treinamento para implan-tação do programa no Executivo do município.

Representante da CGU, Paulo Sérgio explica que o

Legislativo terá 20 dias para responder a populção

Presidente da Câmara dos Vereadores Alzenir Pereira Mello assinou o contrato nesta quinta-feira, dia 27, com a CGU

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

Page 12: Jornal RJNEWS Edição 118

12 ◘ 28 de junho a 04 de julho de 2013 RJNEWSECONOMIA

Agências sentiram o aumento nos valores dos pacotes de viagem, mas as vendas continuam estáveis

Congelamento do dólar mantêm alta as vendas de pacotes de viagem» Medida foi adotada por algumas agências devido a alta da moeda americana

O dólar atingiu neste mês sua maior cotação nos últimos

quatro anos. O valor da moeda estrangeira chegou a R$2,24. Isso afetou di-retamente alguns setores da economia, como, por exemplo, o turismo. Para minimizar os efeitos, al-gumas agências de viagem tentam se adaptar. Uma das formas é congelan-do o valor do dólar. Com isso, conseguem garantir a venda de pacotes, espe-cialmente nesse período de férias escolares no mês de julho.

De acordo com o di-retor de uma agência de turismo, de Rio das Os-tras, Paulo César Trinda-de, esse efeito tem sido minimizado pelo forte

Gilismar Correa/RJNEWS

Uma boa opção para quem tem a in-tenção de viajar para o exterior nesse mo-mento é buscar pa-cotes que caibam no orçamento. Há sempre opções mais acessí-veis, principalmente na América do Sul.

Outra sugestão é ficar atento aos gastos no exterior. Afinal, não adianta adquirir um pacote com o preço mais em conta e vol-tar endividado, com os cartões de crédito es-tourados e uma dívida para pagar. De acordo com Trindade, é nesse momento que o sonho pode e vai se tornar um pesadelo. “Faça sempre o que estiver ao seu alcance, pro-cure um pacote com uma duração menor, pois é melhor ficar com gostinho de quero mais, do que de nunca mais”, finaliza.

DICAaquecimento do mercado de turismo, principalmen-te o internacional. Para ele, com a boa fase da eco-nomia brasileira a classe média tem realizado os seus sonhos de consumo, especialmente no que diz respeito a curtirem suas viagens em família e para o exterior.

Algumas empresas es-tão adotando medidas para garantir as vendas estáveis. Uma delas é o congelamen-to do preço do dólar. O di-retor de agência de turismo afirma que essa é uma for-ma de manter o mercado aquecido, já que existem grandes operadoras de tu-rismo no Brasil, que junta-mente com seus parceiros comerciais, se unem para viabilizar estes pacotes. Nesse caso, cada um perde um pouco e não deixam de atender os clientes.

Paulo César explica que o aumento nos valores dos pacotes foi sentido pelo mercado, entretanto, veio acompanhado de outros fatores. “Tivemos também

um acréscimo nos custos em torno de 20 a 25%, não só pelo aumento do dólar, mas também pela chegada da alta temporada no exte-rior”, explicou.

Trindade afirma que ainda não houve queda considerável nas vendas. Segundo ele, é possível fazer uma adaptação dos pacotes aos orçamentos

das famílias. “Apresen-tamos sempre, as melho-res opções para o cliente, tentando sempre adequar os pacotes às condições fi-nanceiras”, ressaltou.

Page 13: Jornal RJNEWS Edição 118

28 de junho a 04 de julho de 2013 ◘ 13RJNEWS SAÚDE

Gilismar Correa/RJNEWS» Endocrinologista de Rio das Ostras aponta o perigo de se recorrer aos métodos sem um acompanhamento médico

Na última sema-na, dados da Pesquisa Na-cional de Saúde

Escolar (Pense) 2012, que foi divulgada pelo Institu-to Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apon-tou que aproximadamen-te 31,1% das meninas que cursavam o nono ano do Ensino Fundamental (com idade entre 13 e 15 anos) estavam tentando emagre-cer ano passado, sendo que 19,1% delas se achavam gordas ou muito gordas. Já entre os meninos, 21% ti-nham desejo de emagrecer.

Apesar da preocupação com o peso, a alimentação saudável não parece estar entre as prioridades desse público. Do total, 41,3% dos

Jovens querem emagrecer, mas não se preocupam com a alimentação

Endocrinologista, Dalcy Poubel, diz que cantinas de escolas e praças de alimentação contribuem para hábitos alimentares errados

estudantes consumiram no último ano, guloseimas por cinco dias ou mais por se-mana. Dos entrevistados, 33,2% tomaram refrige-rante quase todos os dias. Ainda segundo o IBGE, a proporção de alunos que haviam usado método de provocar o vômito ou tomar

laxantes chegou a 6% e foi uma prática um pouco mais comum das meninas.

De acordo com o endo-crinologista, Dalcy Poubel, de Rio das Ostras, hoje se vê uma grande dificulda-de de emagrecimento des-ses jovens em decorrência dos hábitos alimentares e

desinteresse por ativida-de física. A comodidade e o sedentarismo se fazem presente na vida deles. Ele ressalta que as cantinas das escolas e até as praças de alimentação de shoppings, que tem horários exten-sivos de funcionamento, contribuem para o erro ali-

mentação com atividades físicas é o que mantém o peso ideal. Ele diz que, in-felizmente, várias informa-ções criadas pela internet como os mais diversos tipos de dieta, ou no papo entre amigos, orientam erronea-mente os jovens, que estão numa idade em que já exis-te a presença da vaidade. “A procura do corpo ideal leva ao desespero de até provo-car o vômito, o que pode virar uma patologia muito grave, como a anorexia ner-vosa, e até mesmo causar a morte”, orienta Dr. Poubel, lembrando que existe uma necessidade calórica muito maior nos jovens do que nos adultos, por isso, é extrema-mente importante valorizar uma comida caseira como arroz, feijão e carne, asso-ciando um exercício físico, que pode até mesmo ser uma caminhada. “É ideal ter o acompanhamento de um endocrinologista ou nutri-cionista, porque pode haver alguns transtornos emocio-nais e orgânicos, que devem ser controlados.

mentar. “Esses locais apre-sentam alimentos saboro-sos, porém, de alto valor calórico e de rápida absor-ção, e que ainda estimulam a produção de insulina no organismo. Daí começa o desespero dos jovens, prin-cipalmente, das meninas, que quando se olham no es-pelho, se acham muito gor-das”, frisa o médico.

O endocrinologista acres-centa ainda que uma boa alimentação, valorizando o almoço e jantar, e comple-

Page 14: Jornal RJNEWS Edição 118

14 ◘ 28 de junho a 04 de julho de 2013 RJNEWSTECNOLOGIA

Empresas de tecnologia inovam em lanç[email protected]ÍCIUS MARINI

Digital News

EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO

O escândalo gerado pelo ex-agente da Agência de Segu-rança Nacional (NSA), fez com que a privacidade voltasse a ser questionada. Edward Snowden denunciou recente-mente o programa de monitoramento em massa conhecido como PRISM, que obriga empresas de telefonia e comu-nicação a quebrarem protocolos de privacidade e entregar dados confidenciais de seus usuários para as autoridades norte-americanas.

Mas se você acredita que está livre disso, saiba que em-presas como: Microsoft, Yahoo, Google, Facebook. PalTalk, AOL, Skype, YouTube, Apple; entre outras, podem estar envolvidas. Se você interagiu com qualquer uma delas nos últimos seis anos, a informação é vulnerável. Essas empre-sas permitem acessos aos seus servidores, para que dados e comunicações que passam por eles todos os dias possam ser vistoriados.

Para mostrar um exemplo da falta de segurança da in-formação, fiz um teste ontem. Acho que vale a pena testa-rem. Digitei meu nome completo (para evitar homônimo) no google para ver em quantos sites meu nome iria aparecer. Para minha surpresa foram 459 incidências. Além de mos-trar a minha “popularidade”, esse simples teste apresenta o quanto as nossas informações são públicas e vulneráveis.

Um programa pode sim coletar informações. Empresas fazem isso há muito tempo para monitorar as ações de seus funcionários.

No mundo digital quanto mais popular você for, mais inseguro estará. Afinal, informação é poder.

» Tela flexível e um aparelho à prova d’água são as próximas novidades

Os apaixonados por tecno-logia devem ficar aten-tos aos lançamentos que estão sendo realizados.

A LG, por exemplo, confirmou que a produção de celulares com tela flexível deverá começar no final do ano. Com isso, a sul-coreana deve superar a Samsung e ser a primei-ra a colocar no merca-

do os novos displays.A LG informou que a fase de

desenvolvimento dos primeiros displays flexíveis está encerra-da, e que agora está pronta para iniciar a produção. A capacidade mensal de produção da linha é de 12 mil unidades. A nova tecnolo-gia deverá ser lançada já no fim do ano. Entretanto, a empresa não pretende manter a tecnologia

como uma exclusividade de seus aparelhos e deve vender a tela para outros fabricantes.

Já a Sony lançou esta semana, o Xperia Z Ultra, um smartphone gigante, com tela de 6.4 polegadas, que é à prova d’água e resisten-te a poeira. O aparelho vem com processador quad-core Snapdragon 800 (da Qualcomm) de 2,2 GHz e conexão 4G LTE. A versão do Android é a 4.2 (Jelly Bean). H á 2 GB de RAM e 16 GB de memória em flash - expansí-veis por microSD.

A câmera do aparelho tem oito megapi-xels (a frontal é de 2 MP) e a bateria aguenta 14 horas de conversação. Ele ainda é o pri-meiro smartphone da marca a incorporar um

display Full HD Triluminos, que junto ao X--Reality da Sony fornece experiências de

imagem mais imersivas.Apesar de não ter fornecido datas específicas, a Sony pro-

mete lançar o smartpho-ne em escala

global no t e r c e i r o

t r i m e s t r e deste ano.

Page 15: Jornal RJNEWS Edição 118

28 de junho a 04 de julho de 2013 ◘ 15RJNEWS

Fotos: Samuel Rocha/RJNEWS

» Tendência é inspirada nas frutas vermelhas e novas tonalidades deixam lábios mais marcantes e sensuais

Que mulher não gosta de uma bela maquiagem? Hoje em dia, é difícil

encontrar uma que não car-regue pelo menos um batom na bolsa ou numa nécessaire. Para elas, esse item do make é indispensável. Depois do ba-tom fúcsia, uma nuance bem específica de rosa, a tendência

desta temporada de inverno é inspirada na nova mania internacional entre os batons mais escuros, que atende pelo nome de “Berry”, família de tonalidades que vai do verme-lho ao vinho mais fechado e, até o roxo intenso, como das frutas vermelhas.

Esses tons deixam os lá-bios cheios de sensualidade e não é à toa que celebridades internacionais já aderiram à novidade. Mas, na hora de colorir os lábios, as brasilei-ras também já perderam o medo de ousar. A gerente de uma loja especializada em cosméticos de Rio das Os-tras, Cristina Cosendey, diz que as mulheres têm pro-curado bastante por cores

BELEZA

Batons em tons

avermelhados são hits do

inverno

[email protected] VERÔNICA CÔRTES

QUE TAL NAVEGAR NA MODA ONLINE?

Olá amores! Chegou mais uma semana e tenho mais dicas legais do mundo fashionista para compartilhar com vocês. Desta vez, que tal navegar na moda online. Segun-do pesquisa do Ibope, o setor de moda é um dos que mais cresce no Brasil e a perspectiva de consumo de roupas é de R$129 bilhões em 2013. O aumento do poder aquisitivo da população, associado à maior acessibilidade às tendências de moda internacionais, por meio de sites e blogs, impul-sionou o consumo de roupas, calçados e acessórios. Isso abriu espaço para o desenvolvimento do que é atualmente um dos setores online mais importante, representando 12% do e-commerce. Moda e acessórios ocuparam a 3ª posição em vendas online no Natal de 2012 e o faturamento previsto para e-commerce como um todo este ano é de R$ 28 bilhões.

Pensando nisso, tenho uma dica para vocês que curtem comprar moda ONLINE. Na Forfriends, novo e-commerce de roupas e acessórios, as peças são cuidadosamente sele-

cionadas. A loja virtual trabalha com marcas como Carina Duek, Estúdio 21, Totem, Pitanga e outras, fazendo um mix de produtos modernos e atempo-rais para mulheres que buscam qualidade e exclu-

sividade. Vale a pena conferir meninas!

Vamos a mais algumas novidades...

» RENDAM-SE! É isso aí amores... o in-verno já chegou e as roupas de renda este ano ganharam um glamour a mais na moda atual. Os vestidos que unem brilho e renda, por exemplo, são os queridinhos das cele-bridades. As peças em renda conseguem passar um ar de romantismo e, ao mesmo

tempo, sensualidade para o look. Não tem como não se apaixonar por essa tendência. Este tipo de produção pode ser usada com boots, open boots e scarpins. Já o uso de botas quebra o estilo mais sensual e romântico do look. En-fim, renda é um luxo! É só saber usar.

» Meninas, a “IT GIRL” Amora, personagem interpretada pela atriz Sophie Charlotte, na no-vela “Sangue Bom”, tem o estilo bem caracterís-

tico das blogueiras de moda. Ela é adepta das ten-dências, como a combinação de preto e branco, que está em alta no mundo fashionista. O look é democrático e pode ser usado tanto para trabalho quanto para sair. Mas atenção! Esqueça a calça listrada, porque já deu, né? Tentem harmo-nizar o preto e branco de forma mais criativa... compor o look com um scarpin vermelho fica bem bacana. A persona-gem da novela também mostra como modernizar o clássico terninho preto com diversas produções, como combinar a peça com um cropped (top curto) e mistura de colares. Fi-quem de olho!

» Bom, e por falar em acessórios... Neste inverno, os maxicolares continuam em alta e com cores “mais sérias” como verde militar, vermelho es-curo, azul bic, preto, mar-rom e marinho. Brincos e pulseiras volumosas também dão um toque especial na hora de combinar. O acessório é um detalhe que faz toda a diferença em uma produção. É ele que enriquece o visual, podendo torná-lo diferente e com uma linguagem bem particular. Mas, muitas mulheres devem se perguntar qual tipo de roupa fica bem com um maxicolar? Bom meninas, esta peça pede cuidado na hora de usá-la. Para não cair no exa-gero, os maxicolares devem ser usados por mulheres que tem o colo longo. O colar não deve se juntar com o busto para não sobrecarregar o decote. Há vários tamanhos de maxicolares e o ideal é que experimente todos para achar o ideal para você. Fica a dica!

Meus amores, espero que aproveitem as novidades des-ta edição da VITRINE. Uma semana fashion e abençoada para todos! Continuem enviando dicas, sugestões ou anun-cie o seu negócio aqui, através do e-mail: [email protected]

Vitrine

Tons avermelhados podem ser usados por mulheres com qualquer tipo de pele

Gerente de uma loja especializada em cosméticos

de Rio das Ostras, Cristina Cosendey, aponta que os

tons mais procurados são os avermelhados, dando para o

vinho fechado e a linha que vai do lilás ao roxo

que acompanha a tendência da moda”, destaca a geren-te, lembrando que mulheres com qualquer tom de pele podem usar essas tonalidades de batom, que tem tudo a ver com a estação.

Para ficar mais fácil de entender essa paleta de co-res, é só reparar que trata--se das frutas que levam a terminação berry como blue-berry (mirtilo), blackberry (amora), plumberry (ameixa) e raspberry (framboesa). A jovem Ana Carla da Silva, de 23 anos, diz que gosta muito de batons vermelhos. Para ela, tons avermelhados dão um “up” no visual e deixa a boca mais sensual e marcan-te. “Adoro usar cores mais intensas, ainda mais por ter a pele clara. Não é só em rela-ção a batom, mas em tudo que a mulher usa, o tom vermelho deixa o visual mais alegre e vi-brante”, conclui.

Segundo especialistas, há uma grande gama de nuan-ces dentro da tendência e elas podem valorizar cada tipo de pele. As mulheres negras, por exemplo, podem apostar mais nos tons de vinho. Para loiras, orientais e aquelas muito alvas, os mais indicados são os leve-mente avermelhados, como a cor de ameixa. Já as mais bron-zeadas e donas de pele morena combinam com nuances mais quentes, como o bordô.

DICA DE BELEZA: Como a questão é desta-

car a boca, os olhos ficam em segundo plano. Prefira deixá--los o mais nude possível. Um olho preto pode ficar exage-rado. Quem quiser ousar sem exagerar, pode fazer um traço grosso de delineador, pois compõe um look sexy e cheio de atitude.

mais fortes de batom. “Os tons avermelhados, dando para o vinho fechado, estão em alta e, também tem uma linha que vai do lilás ao roxo. Os esmaltes também seguem a mesma linha, sendo mais um item que elas gostam e

Page 16: Jornal RJNEWS Edição 118

16 ◘ 28 de junho a 04 de julho de 2013 RJNEWS

UMA EMPRESA DA ZEN-RIO DAS OSTRASVisite-nos em www.vicel.com.br ou entre em contato pelo [email protected]

Siga a Vicel nas mídias sociais:

Twitter: @Aguas_tratadas

Facebook: Vicel Águas Tratadas Consciência Limpa

Linkedin: Grupo Vicel

MEIO AMBIENTE

Projeto Ostrinha na Floresta aproxima crianças do meio ambiente

Reserva União será um dos locais visitados pelos participantes do projeto

Coordenador do projeto Ostrinha na Floresta, Gilberdan Gomes

Maurício Rocha

Gilismar Correa/RJNEWS

» Férias de julho serão de trilhas e atividades ecológicas

Terminam nesta sexta-feira, dia 28, as inscrições para o Projeto Ostrinha

na Floresta. O projeto é uma atividade de férias que vai trabalhar a educação ambiental. De 15 a 26 de julho, eles vão participar de diversas atividades ligadas à natureza.

Questões como cida-dania e sustentabilidade vão ser abordadas com as crianças e adolescentes que participarão do Ostrinha na Floresta. Eles terão a opor-tunidade de conhecer unida-des de conservação e áreas verdes protegidas no muni-cípio, tendo contato com a Mata Atlântica e seus res-pectivos ecossistemas como restingas, manguezais e la-goas costeiras.

De acordo com o guarda ambiental e coordenador do projeto, Gilberdan Gomes, o projeto destina-se a crianças

de sete a adolescentes de 17 anos. “Separamos nosso pú-blico alvo em três equipes: a Alfa, entre sete e dez anos; a Bravo, entre 11 e 14 anos; e a Charlie, de 15 a 17 anos”, explicou.

O coordenador informou ainda que as crianças meno-res, entre sete e 10 anos, vão ficar na Fazenda Itapebus-sus e vão realizar atividades seguras dentro da fazenda. Os grupos maiores irão vi-sitar a Reserva Biológica da União, a Serra do Pote, a Serra da Careta e o Forte Marechal Hermes. “Nessas trilhas vamos fazer um tra-balho de reconhecimento do tipo de vegetação, e conheci-mento da fauna da região”.

Durante o projeto tam-bém será realizado um tra-balho de reflorestamento de nascente em Cantagalo. Nele, os jovens vão plantar 250 mudas de espécies nati-vas para proteger a nascente do Rio Jundiá.

Ao todo são 450 va-gas para o projeto, que vai acontecer entre 8h e 11h. As crianças e adolescentes ins-critos vão se encontrar no

Gilismar Correa/RJNEWS

www.blog.vicel.com.br

Nosso tema de hoje é o longo e tortuoso caminho que separa o discurso da prática, em qualquer que seja a área de conhecimento ou do aspecto de nossa vida cotidiana, pessoal, profissional ou outra que seja! Já na escola aprendemos quantos e tantos modelos de pensamento bem compostos em teoria se perderam pela prática difusa ou contrastante de seus autores ou praticantes! Na filosofia, na política e até mesmo nas religiões! Quantas boas propostas, bons discursos, boas intenções, ficaram pelo caminho da humanidade por desvios nas tentativas de levar à prática os belos discursos e propostas teóricas!

Na semana passada ao falarmos sobre a promessa e a entrega, na relação cliente-fornecedor, arranhamos o tema, embora por outro ângulo! De que vale prome-ter em excesso sem o compromisso de entregar o que foi prometido?

O momento atual na política e na economia brasi-leira nos chama para esta discussão do discurso e da prática: Quanta distância! Quanta frustração! Quanta “manifestação”! Quanta revolta!

Será que estamos diante de mais um caso de exces-so de promessas e falhas na entrega?

Nossos governantes e candidatos estão acostu-mados a prometerem em palanque muito mais do que é possível entregar a seus “clientes”/eleitores, impunemente, sem compromisso de entregar o que foi prometido.

Parece que as “manifestações” que temos acompa-nhado, na maioria das cidades brasileiras, nas últimas semanas são, em resumo, um grito de BASTA às pro-messas de discurso e os desvios das práticas políticas por práticas corrompidas nos fins ou nos meios.

Que as manifestações não tenham sido em vão e que as lições tenham sido aprendidas.

MENOS DISCURSO E MAIS AÇÕES PRÁTICAS!

MENOS PROMESSAS E MAIS ENTREGAS!

DO DISCURSO À PRÁTICA

SÉRGIO ARRUDA [email protected]

Consciência Limpa

Centro Esportivo Francisco Leite e de lá cada grupo se-gue para seu destino de ati-vidades.

O Projeto Ostrinha na Floresta é uma ação da Se-cretaria de Esporte e Lazer em parceria com as Secre-tarias de Segurança Pública e do Ambiente, Sustentabi-lidade, Agricultura e Pesca, a Coordenadoria de Defesa

Civil, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, o IBAMA, o Forte Marechal Hermes e a Fazen-da Itapebussus.

Para Gilberdan a maior importância é conscientizar os participantes da preser-vação do meio ambiente. “Estamos plantando uma sementinha para o futuro”, finalizou.

Page 17: Jornal RJNEWS Edição 118

28 de junho a 04 de julho de 2013 ◘ 17RJNEWS

Coordenador do projeto Ostrinha na Floresta, Gilberdan Gomes

PETRÓLEO

Divulgação

Divulgação

Navalshore completa 10 anos com indústria naval aquecida

» Rede RJNEWS fará cobertura especial do evento realizado no Rio de Janeiro

Será realizada entre os dias de 13 e 15 de agos-to, mais uma edição da Navalshore - Marintec

South America - Feira e Con-ferência da Indústria Naval e Offshore. O evento acontece no Centro de Exposições SulAmé-rica, no Rio de Janeiro.

Em 2013, a organizadora, UBM Brazil, espera receber, nos três dias de feira, aproxima-damente 17 mil pessoas. Serão mais de 11 mil m² de área de exposição com as últimas no-vidades em produtos e serviços para construção e reparo naval, equipamentos e suprimentos para estaleiros, além de solu-ções para o setor de petróleo e gás. Na programação da Na-valshore deste ano, estão uma série de workshops técnicos e a realização da 2ª Conferência Workboat South America.

Evento registra crescimento de público a cada ano

De acordo com o gerente da Navalshore, Renan Joel, o evento acompanha todo o processo de retomada do setor no país e reflete seus resultados e avanços. Segundo ele, expositores internacio-nais, de países como Argentina, Japão, China, Espanha, Suécia, Coréia do Sul, EUA, Itália, Noruega, Canadá e Holanda, ajudarão a fomentar o networking e negócios com profissionais vindos de mais de 40 países.

A FEIRA Lançada em 2004, a Navalshore concentrou as expectativas

do setor naval, justamente quando a Transpetro iniciou a etapa de classificação da licitação de 41 navios-petroleiros e o Governo lançou os programas de Mobilização da Indústria de Óleo e Gás (PROMINP) e de Modernização e Expansão da Frota (PROMEF).

Desde o seu início, as marcas nacionais e internacionais pre-sentes na Feira mais que triplicou. Nesta 10ª edição serão 350,

sendo que 60 delas estão parti-cipando pela primeira vez. Elas estão em busca de novas opor-tunidades de negócios no setor, que já alcançou, em março des-te ano, um saldo de 70.925 tra-balhadores e deve movimentar mais de US$ 180 bilhões nos próximos sete anos de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (Abenav).

COBERTURA RJNEWS

A Rede RJNEWS fará a co-bertura especial do evento por meio do Programa Plataforma e Revista Plataforma. O veículo de comunicação já acumula experi-ências na cobertura de eventos voltados para o setor. No início deste mês, a Rede foi mídia des-taque da Brasil Offshore, onde lançou quatro jornais diários e apresentou a segunda edição da Revista Plataforma.

Quem quiser anunciar nos cadernos especiais da Naval-shore pode entrar em contato com o Departamento Comer-cial pelos telefones (22) 7811-4921 / (22) 9791-0229.

[email protected] RICARDO MARINHO

Empregabilidade

OS DESAFIOS DO MERGULHADOR PROFISSIONAL PROFUNDO

Mergulhadores que realizam serviços em grandes pro-fundidades, quando permanecem muito tempo no fundo mar, são submetidos à saturação, ou seja, trabalham vá-rios dias sob condições hiperbáricas. Nessa situação, um dos grandes desafios é a pressão, que pode até matar.

Normalmente eles trabalham confinados em um cilindro de compressão e descompressão de 2,5 metros de largura e de 6 metros de comprimento. Nessas estruturas, os mergu-lhadores ficam até 28 dias realizando trabalhos em águas profundas, com direito a companhia de baleias, tubarões, arraias gigantes e outros cetáceos. As atividades dos mer-gulhadores são tão complexas e arriscadas, que para esses profissionais alcançarem 200 metros de profundidade, é preciso que eles passem por um processo de compressão dentro de uma câmara hiperbárica, que pode levar até 18 horas e a descompressão chega também a 18 horas.

O que aparece nas pesquisas como fator motivacional para ingressar no setor, são os salários normalmente pa-gos e os inevitáveis desafios.

Page 18: Jornal RJNEWS Edição 118

18 ◘ 28 de junho a 04 de julho de 2013 RJNEWSCULTURACULTURA

Samuel Rocha/RJNEWS

Jovem talento da música ganha notoriedade na região» Thiago Mastra tem apenas 16 anos e já possui mais de 30 músicas autorais

O trabalho do can-tor Thiago Mas-tra, de Casimiro de Abreu, ganha

cada vez mais repercussão na região. O jovem can-tor sertanejo, de apenas 16 anos, tem mais de 30 músi-cas próprias e, lançou recen-temente no Youtube, o vídeo da música “Zueira e Curti-ção”, que atingiu em poucos dias 300 visualizações.

O último hit lançado, conta com o ritmo enérgico, característico do cantor, e do sertanejo universitário. A performance foi filmada durante um show ao vivo em Rio Dourado, distrito de Casimiro de Abreu.

De acordo com Thia-go, o vídeo fez um suces-so inesperado e que isso é mais um incentivo para continuar a carreira. Ele

Mr. Catra faz show em Macaé Mr. Catra canta no ZuccaLounge, na quinta-feira, dia quatro de julho. O cantor lançou seu primeiro disco “O Bonde dos Justos”, em 1994, emplacando o hit “Vida na ca-deia”. As canções de temas fortes cha-maram a atenção de gravadoras e do público. Com notoriedade mundial, Mr. Catra recebeu o primeiro convite para fazer um show fora do Brasil, no Fave-la Chic, na França. Em 2009, Catra fez uma participação na mú-sica “Mansão Thug Stronda” do Bonde da Stronda, e em 2012 na canção “Mama”, de Va-lesca Popozuda. Atualmente, suas turnês já passaram por países como Suécia, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Bélgica, Israel e No-ruega. Os ingressos para a Chopada Prime estão a venda na Colcci do Plaza Shopping e na Virgens e Vilões, pelo valor de R$ 30(pista) e R$ 50 (VIP). Mais informações pelos telefones: (22) 9946-5650 e 9900-9551.

E-mails para coluna: [email protected]

RIO DAS OSTRAS Ox ClubNa sexta-feira, dia 28, o Mc Tarapi vai tocar os sucessos Escorrega e Novinha Safada. Os ingressos estão a venda na Colcci e Virgens e Vilões, em Macaé; e no TrikTrik e South,

em Rio das Ostras. O preço do antecipado é R$ 40. Mais informações pelo telefone:

9900-9551.

EvolutionA Dj Aline Alves comanda o Project Eletro Funk que

também conta com os Djs Gee Santos e Diego Vieira nesta sexta-feira, dia 28. Já no sábado, dia

29, o que movimen-ta a noite é a festa “Vem

Quem Pode”, com o Dj Kakaroto e Paulo Bou-

zam. Os ingressos devem ser comprados na hora e irão custar R$ 20, feminino e R$ 30, masculi-

no. No domingo, dia 30, tem a tradicional Do-mingueira Vip, com os Djs residentes Bruno Ferreira, Alex Ribeiro e André Santos.

Ana Gui LoungeNa sexta-feira, dia 28, tem o Projeto Luau com os Djs Raphael Assad, House Felling

e Filipe Fusion. Os ingressos na hora cus-tam R$ 15 (feminino) e R$ 20 (masculino).

BarimarO Trio Ipanema se apresenta no domingo, dia 30, a partir

das 19h. Damas grátis até às 20h. A partir das 21h o in-gresso será R$15, e após, R$20. Mais informações pelo telefone: (22) 9903-9783.

MACAÉArmazém Macahe

Na terça-feira, dia dois, tem Chopp-Feira, com trio “Os Pretos”, Robson Ávila e Dj Pitch. O ingressos podem ser adquiridos por R$ 15. Mais informações pelo telefone: 2773-4644.

ZuccaLounge A chopada de Aniversário do Bar do Murilo terá apresentação do grupo Conversaê e a presença dos DJs Renan Carvalho e Mr. Phillip. A festa acontece nesta sexta-feira, dia 28. Os pontos de venda são no Dur-val Restaurante, Virgens e Vilões, Bar do Betão e Bar do Murilo. Os in-

gressos custam R$ 40.

Festa de São PedroNesta sexta-feira, dia 28, a partir das 22h, a Ban-da Pressão vai tocar muito axé para animar a festa que vai acontecer na Praça Verís-simo de Mello.

*Esta seção não se responsabiliza por mudanças nos pre-ços, horários ou atrações. Estes foram fornecidos pelos próprios organizadores.

Thiago Mastra teve seu primeiro contato com a música aos sete anos de idade

sabe que para crescer no meio musical é muito di-fícil, entretanto, trabalha para conseguir o reconhe-cimento. “Minha grande

ambição é virar um cantor reconhecido nacionalmente”.

O cantor conta que sua pretensão para o resto do ano é gravar o clipe da

música “Zueira e Curti-ção”. Além disso, ele quer continuar a divulgar o seu trabalho e fazer cada vez mais shows. “No início de

2014, pretendo gravar um CD com minhas composi-ções”, afirma.

HISTÓRIA Thiago foi apresenta-

do à música aos sete anos, quando teve aulas de mu-sicalização na escola onde aprendeu flauta e violão. Mas, foi apenas com nove anos que começou com as primeiras composições. Na época, ele considerava isso apenas uma brinca-deira. Crescendo e visitan-do o sítio do tio, o cantor teve contato com a moda de viola e a música serta-neja. A partir daí, perce-beu, com a ajuda da famí-lia e de professores, que tinha o dom para cantar.

Segundo Mastra, sua principal influência na música são os cantores sertanejos, mas diz que não se limita apenas aos conhecidos na mídia atu-almente. Para ele, Xitão-zinho e Xororó, Zé Rama-lho, Daniel têm tanto peso em sua inspiração quanto os atuais Luan Santana, Fernando e Sorocaba e Jorge e Matheus. “Para mim, ambos são muito im-portantes”.

A banda do cantor conta com Edson San-ches, no teclado; Cleris-ton Araújo, na sanfona; Marcelo Silva, no baixo; Leandro Nogueira, na percussão; Fernando, na guitarra e violão; e Ran-gel Goes, na bateria.

Dia 29 de junhoFesta Junina do Rancho Mataruna (Araruama)

Dia 6 de julho Inauguração da boate BR Lounge (Casimiro de Abreu)

AGENDA

Page 19: Jornal RJNEWS Edição 118

28 de junho a 04 de julho de 2013 ◘ 19RJNEWS SOCIAL

Vip’s na Noite

ErickBrandão

SOCIAL

Força do PovoE o povo demonstra a sua força, com a queda da PEC 37 e

os 0,20 centavos. Infelizmente temos que defender o óbvio.O que falta agora, para percebermos, que unidos temos

força e assim que temos que conduzir o Brasil?Sejamos fortes e lembremos... que protestos são válidos

sempre, mas nunca vandalismo.Agora falta: Educação, Saúde, Segurança, Transpor-

te público, Corrupção, Respeito, Feliciano, Renan...

Solidariedade

» RÁPIDAS

Divulgação

Erick Brandão

Manifestantes contra a “Cura Gay”, de Feliciano

Gilismar Correa/RJNEWS

A colunista, Tânia Schueler (flagrada) tietando o cantor Ivan Lins, em Macaé

Ivan Lins foi a gran-de atração do lançamen-to do Selo Comemora-tivo dos 200 Anos de Macaé. Acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis, o cantor emocionou a todos, no parque da Cidade, na Praia Campista.

Quem foi... adorou e quis bis.

Mas as comemorações pelos 200 anos de Macaé não acabaram por aí... em breve a Expo Macaé, com grandes nomes da música brasileira.

Divulgação

Sociedade se junta e faz distribuição de comida à população necessitada

Fechadíssimo

Internet

A Expo Macaé 2013 promete tremer terra e emocionar a população.

Depois de muito ti ti ti, confirmadíssima as presenças: Glauco Zulo, Fernando e Sorocaba, Ivete Sangalo, Lulu Santos e Roberto Carlos... de 26 a 29 de julho.

E ainda... Rodeio Tony Nascimento (to-dos os dias), tenda da Cultura e Claro, Stand da FM 101 (transmitindo tudo AO VIVO)!

“Quando o Papa João Paulo II veio para o Brasil pela 1° vez, perguntou para o presi-dente João Figueiredo porque ele tinha 12 ministros. Ele respondeu, que Jesus tam-bém teve 12 apóstolos.

Quando o Papa Francisco vier ao Brasil vai perguntar para a Dilma por que tem 39 ministros e certamente ela responderá, que Ali Baba também tinha 40 ladrões.”(texto retirado das redes sociais)

A pedidos... mais uma foto (a oficial) do aniversário de 15 anos, de Juliana Vile-la. O mega evento aconteceu,

no último dia 21, na Casa do Lago, com presença de ami-gos e familiares. Com “open bar” e um jantar com diver-sas massas, a festa rolou até altas horas. Quem foi suou a

camisa...Parabéns!

Grande Família

Um grupo de pessoas da sociedade, se empenharam e fizeram uma grande ação. No último domingo distribuíram comida, em duas comunidades... uma delas conhecida pelo nome de Portelinha.

O grupo (ainda sem nome definido) pretende repetir a ação, todo último domingo do mês e toda a ajuda é necessária.

Nomes como: Fred Mattos (Capas), Ludimila Costa, Michelly Costa Poór, Zuleide Gomes de Sá, Julien Silva, Maria do Carmo, Annayza Brandão, Rose-clair Estrela, Fátima Soriano Freire, Andrea Machado Pereira participaram di-reta ou indiretamente da ação.

Parabéns!(caso alguém tenha interesse em ajudar... basta se comunicar pelo e-mail, no rodapé da página)

Roger, Lucas, Juliana e as primas, Amanda e Pérola Vilela

• Bem-vindo inverno!• Pasmem! Depois de anos de excelentes serviços presta-dos, Cláudia Ladeira, se desligou da Gráfica Poema.• Uma porta lateral dando acesso, ao estacionamento do Supermercado Só Ofertas seria uma boa hein. Em dia de chuva, os clientes tem que sair com suas compras e pegar chuva até o carro.• O estúdio da tatuadora Jennifer Piercing foi arrombado, em Rio das Ostras. Por sorte não levaram nada.• Carla Cheffer, a sempre miss de Rio das Ostras, se rendeu a tatuagem. Fez uma, no braço! • Alguém sabe por onde anda o DETRO? Pois coisa rara é achar uma van... com ar condicionado ligado (a desculpa é que está quebrado).• Definitivo. O restaurante Casa da Praia, em Rio das Os-tras foi vendido. Com possibilidade de vir ao chão e virar um pequeno complexo, de 3 andares... com restaurante, flats e salão de festas.• O jornalista Ocinei Trindade (Casimiro de Abreu) emo-cionou a muitos, pela sua rede social. Apareceu cantando e tocando “Meu Bem Querer”, de Djavan ao piano... Quem viu, se emocionou.• “Já que a bomba é de efeito moral... joga no Congresso Nacional!”Cartazes nos protestos pelo Brasil• “Falar ao celular dirigindo: Infração Grave. E dirigir dan-do o troco... pode?!”Cartazes nos protestos pelo Brasil• “Se é perigoso ficar sem cinto no carro, por que temos que andar em pé no ônibus?”.Cartazes nos protestos pelo Brasil

[email protected]

200 anos

Page 20: Jornal RJNEWS Edição 118

20 ◘ 28 de junho a 04 de julho de 2013 RJNEWS

Page 21: Jornal RJNEWS Edição 118

28 de junho a 04 de julho de 2013 ◘ 21RJNEWS

Atletas treinam seis vezes por semana, uma média de duas horas por dia

Segundo o treinador Vanderson Passos, oportunidade dada aos atletas é uma forma de crescimento profissional

Competidor riostrense superou o adversário Emerson Peixoto vencendo os três rounds

Jogadores de Rio das Ostras vão mostrar talento na Europa

Rambinho derruba mais um e vence Fight Championship

» Atletas veem a oportunidade como uma forma de mostrar o que sabem e mudar de vida

O futebol de Rio das Ostras vai es-tar representado fora do país nos

próximos meses. Jovens do Projeto Criança no Esporte vão participar de três com-petições na Europa entre os dias 16 de julho e sete de agosto. Dinamarca, Finlân-dia e Noruega são os desti-nos de 18 jogadores que par-ticipam do projeto.

O time da categoria Sub-16 está entre 200 times de outros países que vão parti-cipar de três campeonatos. Para não fazer feio lá fora, os meninos já treinam há 40 dias, de terça a domingo, uma média de duas horas por dia. Atividades de preparo fí-sico na praia e no campo fa-zem parte desse processo.

Para o treinador Vander-son Passos, esse ritmo é ne-cessário porque essa é uma competição de alto nível, que exige muito dos atletas. “Como são muitos times, às vezes fazemos três jogos em um dia. Eles precisam estar preparados”, declarou.

Jogar fora do país é um sonho de muitos jovens. Para o lateral direito, Yago Santos Ferreira, de 15 anos, essa é uma realização e uma gran-de oportunidade. “Espera-mos ter bons resultados. Lá fora tem muitos olheiros que podem nos dar uma oportu-nidade de jogar em um time

ESPORTES

Fotos: Gilismar Correa/RJNEWS

Divulgação

grande e nos tornar um jo-gador conhecido”.

Vanderson Passos desta-ca que alguns atletas que par-ticiparam do projeto e foram para a Europa anteriormente se deram bem. “Alguns até ficaram por lá. Outros estão em times grandes no Brasil, como é o caso do Wagner (Gasolina), que está no São Caetano atualmente”.

O coordenador técnico, Marcelo Oliveira, destaca ainda a importância de co-

nhecer uma cultura nova. “É um enriquecimento para eles em todos os sentidos”.

Essa é a quinta vez que os jovens do projeto parti-cipam dessas competições. Em 2003, eles ganharam três títulos e, em 2004, fi-caram com o título na Fin-lândia. “Os meninos chegam a dar autógrafos. Todos são muito bem tratados”, afir-mou o treinador.

A equipe está se pre-parando burocraticamente

MARCELO PRINCI - Interino | CREF 1-RJ/ES PRO 2013/001963

Bola que Rola

TRIATHLON E SUPERAÇÃOEm maio passado foi realizado mais uma etapa do Iro-

man Brasil em Florianópolis (SC). Para quem não conhe-ce ou sabe pouco do triathlon e desse evento, os atletas nadam em águas abertas 3,8 km, pedalam 180 km e por fim correm 42 km.

É uma competição fantástica para quem participa e empolgante para os que assistem. Ver tão de perto o es-forço extremo e o máximo de vigor físico que o ser huma-no consegue atingir proporcionou uma dose de adrenali-na contagiante nas mais de 40 mil pessoas que assistiam o evento na linda Jurerê internacional.

Você pode estar imaginando que apenas profissionais participaram da 13ª edição do Iroman Brasil, certo? Er-rado. Dos mais de dois mil participantes, apenas cerca de 40 eram profissionais. Então, o que leva e o que fazem esses abnegados atletas amadores a participarem de uma prova que pode durar até 15 horas? Superação. São ho-ras de treino longe da família, dos amigos, de momentos dedicados apenas para o treinamento. O organizador do evento, Carlos Galvão, costuma dizer que o pior não é a prova, esse é o momento de satisfação, de prazer. O trei-namento sim é a parte mais dura e desgastante para o atleta que disputa o Iroman.

Todos apenas querem chegar ao final e desfrutar de ter conseguido terminar e olhar para trás e ver que o teu es-forço foi recompensado no momento de cruzar a faixa de “finisher” e saber que agora são “homens e mulheres de ferro”, como mais uma vez fezeram Anilzo Santos e Jomar Monzato, atletas de Rio das Ostras, ao concluírem a prova.

» Atleta venceu luta, em Campinas, por três rounds a zero

O lutador Rambinho venceu o Pre-mium Fight Championship, que aconteceu em Campinas (SP). O evento, que está em sua primeira edição, aconteceu no sábado, dia 22, e foi transmitido ao vivo pelos ca-nais Combate e SportTV.

A vitória do riostrense veio após ele vencer os três rounds contra o lutador Emerson Peixoto. De acordo com Ram-binho, esta foi uma grande experiência. “Todo o esforço compensou. Estava bem preparado e com os treinos em dia. Sabia que a vitória viria. Estava confiante”.

Para obter o bom resultado, o atleta

riostrense focou na preparação física, que desta vez foi mais voltada para o boxe, já que o adversário é muito bom em Mu-aythai. Por isso, o trabalho para ganho de força também foi extenso. “Além disso, tive que perder 10 quilos, chegando aos 70”.

Rambinho comenta que sempre tem muita ajuda dos amigos e que por isso con-seguiu chegar onde está. Ele agradece prin-cipalmente aos patrocinadores: Kamona Surfshop, Elide Pulcherio, Mamma Pizza Restaurante, site mmataleao.com, Acade-mia ActualGym e equipe Art Combat. Além deles, reconheceu a colaboração do prepa-rador físico Henrique Brum, e agradece ao empresário Alex Davis, ao Secretário de Esportes, Alberto Moreira Jorge e ao Jor-nal RJNEWS.

para o embarque no dia 16 de julho. Nesta semana, os me-ninos estão providenciando os passaportes. Junto com os atletas embarcam também o treinador, o coordenador téc-nico, o médico e o secretário de Esportes e Lazer, Alberto Jorge (Betinho).

Page 22: Jornal RJNEWS Edição 118

22 ◘ 28 de junho a 04 de julho de 2013 RJNEWS

Classificados Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

COMO ANUNCIAR?

(22) 9791-0229(22) 7811-4921

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

[email protected]

Pessoalmente:Escritório Comercial (NOVO ENDEREÇO)Av. Cristóvão Barcelos, 131Centro (Praça São Pedro) - Rio das OstrasDe 9h às 17h (segunta à sexta)

- costazulimoveis.com.br / (22) 2760-0074 / 7835-2441 ________________________ Vendo: Duplex Independente - Costazul - 3 Quartos (2 Suítes Com 1 Closet) - Varanda - Sala Com 1 Banheiro Social - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 350 Mil. Ref: 2073 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949.________________________Vendo: Duplex Independente - Costazul - 3 Suítes (1 Sacada), Sala, 1 Banheiro Social - Cozinha Com Área De Serviço, 1 Vaga. Por R$ 450 Mil. Ref: 2021 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949________________________Vendo: Pousada - Costazul - 8 Suítes – Ar condicionado - Vent. De Teto - Frigobar - Piscina - Portão Eletrônico - Vagas Pra Carros. Por R$ 800 Mil. Ref: 3008 - Ivana Nunes 22) 2764-6443 / 9821-7949.

Balneário das Garças Vendo ou incorporo área de 5 mil m² á 100 m da praia no Balneário das Garças, ao lado do Alphaville. (22) 8821-0688

Ouro VerdeVendo: Triplex Independente - Ouro Verde - Sala Em Porcelanato - 3 Quarto ( 2 Suites) - Cozinha Com Área De Serviço E 1 Vaga. Por R$ 370 Mil. Ref: 2047 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949._________________________Vendo: Casa - Ouro Verde – c/ 03 qtos 02 suites sendo 01 mega suíte, varandão, ampla garagem, terreno. Independente. Por R$ 390 mil. (22) 8127-8363 / ID 24*54790

Ens. das Gaivotas

Vendo: Triplex - Ens. Gaivotas – 2 suítes –sacada, sala 2 amb, ban. soc., vista mar . Por R$ 250mil. C913 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br / (22) 2760-0074 / 7835-2441

LiberdadeREGIÃO DOS LAGOS / Rio das Ostras - Vendo: Casa - Centro - Bairro Liberdade, com varanda, garagem, churrasqueira, sala, 3 quartos (sendo 1 suíte), cozinha e lavanderia. Ótimo preço! Rua S. Pedro, nº 27. Mudança de

calçamento. José Luiz 22) 2771-9052 / 8826-6959 /8815-7825

Recreio Vendo: Duplex geminado em condomínio - Recreio - 2 Suítes (1 Sacada) - Sala com 1 Banheiro social - Cozinha com Área de serviço - 1 vaga. Por R$ 310 Mil. Ref: 1099 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949.________________________Vendo: Apto - Recreio - 1 Quarto Amplo - Sala Ampla - Cozinha Americana - Sacada - Garagem Coberta. Por R$ 150 Mil. Ref: 2014 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949.________________________Vendo: Duplex - Recreio - 3 Quartos - 2 Banheiros Sociais - Sala - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 275 Mil. Ref: 2016 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949.________________________ Vendo: Apart. – Recreio - 2 qtos (suite) sala 2 amb, varan, banh. social, coz, dir. cobertura. Por R$ 280mil. C867 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441________________________

Vendo: Casa Linear Em Terreno Único - Recreio - Sala Com Cozinha Americana - Área De Serviço - 3 Quartos - 1 Banheiro Social - Ampla Área Externa De Frente E Lateral - Garagem 4 Carros. Por R$ 370 Mil. Ref: 3007 - Ivana Nunes(22) 2764-6443 / 9821-7949

Califórnia/Cantagalo

Vendo: Terreno – Califórnia / Cantagalo – a partir de 2 mil m². Por R$ 20 mil de entrada e parcelas de R$ 250,00. Total de R$ 35 mil. Aceito carro como parte do pagamento. Área Rural. (22) 9900-4149 ________________________ Vendo: Área c/ mais ou menos 2 alqueires – Califórnia/ Cantagalo - topografia mista, nascente. Com escritura de doação e com RGI. Por R$ 350 mil. Aceito carro e casa como parte do pagamento. Área Rural. (22) 9900-4149

Jar. Bela VistaVendo: Duplex – Bela Vista - duplex 4 qtos. (1 suite c/ sacada), sala 2 amb., coz., banh. social, churras. e peq. quintal. Por R$ 440 mil. C945– Clovis Ferrão -

costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441________________________Vendo: Duplex – Bela Vista – 4 qtos. (1suite c/ sacada), sala ampla 2 amb., coz., banh. social, área de serviço, churrasqueira e quintal. Por R$ 440 mil C954 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441

CentroVendo: Duplex Indep. - Centro – 3qtos., (2 suites), sala 3 amb, escrit, 2vg. Por R$ 380mil. C881 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br(22) 2760-0074 / 7835-2441

Jad. AtlânticoVendo: Apto - Jardim Atlântico - Sala - 1 Banheiro Social - 2 Quartos - Varanda - 1 Vaga. Por R$ 220 Mil. Ref: 3012 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949.________________________Vendo: Apart. – Jad. Atlântica – 2 qtos. (suíte), sala estar, coz, ban.social, var. prédio elevador. Por R$ 205mil. C931 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441

Jornal RJNEWS abre vaga para REVISOR. Salário a combinar. Currículos para: [email protected]

RIO DAS OSTRAS

VENDA

Cidade PraianaVendo: Duplex Em Terreno Único - Cidade Praiana - 2 Salas Com Varandão E Com 1 Banheiro Social - Cozinha Americana Com Área De Serviço - 5 Quartos (2 Suítes) - Ampla Área Externa Com Churrasqueira - Bancada - Casa De Cachorro – Vagas. Por R$ 380 Mil. Ref: 3006 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949.

PalmitalVendo: 2 Kitnets – Palmital – c/ vaga 3 carros, ambas alugadas por R$ 400,00 cada. Valor R$ 60 mil. Parcelo parte do pagamento. (22) 9968-0136

Costazul Vendo: Apto - Costazul - Salão - 1 Banheiro social - 2 Quartos (1 Suíte) - Varandão - Ampla Cozinha - Cond. com Piscina - Salão de Festas - 1 Vaga. Por R$ 450 Mil. Ref: 1097- Ivana Nunes - (22) 2764-6443 / 9821-7949.________________________ Vendo: Duplex - Costazul – 2 suítes, 1 c/ sacada, sala 2 amb, ban.social. Por R$ 290mil. C929 – Clovis Ferrão

Jar. CampomarVendo: Duplex – Campomar – 2 suÍtes, sala 2 amb., coz. c/ arm. planejado, churras., chuv. e gar. coberta p/ 2 carros. cond. c/ churras., pisc., play e quadra. Por R$ 360 mil. C948 – Clovis Ferrão - costazulimoveis.com.br (22) 2760-0074 / 7835-2441.

Ext. do Bosque

Vendo: Casa Duplex Independente - Ext. do Bosque – 3 qtos., 2 banh., garagem fechada p/ 2 carros, varanda c/ jardim, dependências. Aceito Caixa. Por R$ 250 mil. (22) 9988-8896.

Jard. Mariléa

Vendo: Casa Alto Padrão – Jd. Mariléa - 4 qtos. 2 salas, espaço goumet, sauna, jardim c/ paisagem. Por R$ 950 mil. Travar direto c/ proprietário. (22) 8811-1010________________________ Vendo: Triplex Independente - Jardim Mariléa - 3 Quartos

Imóv

eis

Empr

egos

Page 23: Jornal RJNEWS Edição 118

28 de junho a 04 de julho de 2013 ◘ 23RJNEWS

Classificados Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

(2 Suítes Com Closet) - Ampla Sala Em Porcelanato - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Banheiro Social - Varanda - Amplo Terraço Com Churrasqueira, 1 Vaga. Por R$ 380 Mil. Ref: 2105 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949.________________________ Vendo: Apto - Jardim Mariléa - 2 Quartos (1 Suíte) - Sala Com Rebaixamento E Sanca Decorativa - Jardim Marileia - 1 Banheiro Social - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Vaga. Por R$ 250 Mil. Ref: 2015 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949.________________________ Vendo: Duplex Com Teto Solar - Jardim Mariléa - 2 Salas - 1 Banheiro Social - Cozinha Em Ilha Com Ampla Área De Serviço - 4 Quartos Com Ar Condiciona (1 Suíte Com Closet) -Varandão - Ampla Área Externa Com Jardim - Canil - Sauna - 1 Banheiro -Churrasqueira - Forno A Lenha - Garagem Para 3 Carros - Cisterna De 20 Mil Litros. Por R$ 1 Milhão E 100 Mil. Ref: 3015 - Ivana Nunes - (22) 2764-6443 / 9821-7949.

vendo: Casas Tipo Apto - Jardim Mariléa - Sala Porcelanato - Cozinha Com Área De Serviço E Área Externa - 2 Quartos - 1 Banheiro Social - 1 Vaga. Por R$ 275 Mil. Ref: 3013 - Ivana Nunes (22) 2764-6443 / 9821-7949.

Chácara MariléaVendo: Apart. - Chácara Mariléa - 01 qto, mais dependências. Por R$ 95 mil. Com garagem. Aceito carro como parte do pagamento. Não aceito CEF. (22) 9900-4149

ALUGUEL Balneário das Garças

Alugo: Kitnets – Balneário das Garças - à 5 min. do P. Tubos ao lado do Alphaville à 100m da praia. Por R$ 500,00. (22) 8821-0688

AlphavilleAluguel: Casa no Alphaville Conceito A – 3 quartos, 2 vagas, condomínio com lazer e segurança. Por R$ 5.500,00. (22) 9884-9334

Outra c/ 3 qtos. 1 suíte. Várias Árvores frutíferas. Canil, edícula, garagem coberta p/ 6 carros. C/ escritura e RGI. Por R$ 330 mil. Ac. Troca em imóvel de maior ou menor valor. Tenho fotos. (21) 9274-4679 /8615-8872 / (22) 9892-4519________________________

EMPREITEIRA Construção, reforma, manutenção Industrial, pavimentação, drenagem, hidráulica e elétrica. (22) 9886-1813 / [email protected]________________________AULAS DE REFORÇODE TRÂNSITO Aulas particulares para alunos habilitados, ministradas no veículo do aluno. Sem prova,

sem pressão, só prática. Marque sua hora. (22) 9869-7513 / e-mail: rag.gim@ hotmail.com – MARCELO (Instrutor credenciado) ________________________MR Comercio Trabalho com toda linha de produtos de limpeza. Av Novo Rio das Ostras 814 –Tel. (22)2772-1870 / ID 83*63784 - Cristiane Regis msn: [email protected]________________________ Aluga-se: Mesas e cadeiras de plástico e tampões. (22) 2760-4897 / 2760-4921.

________________________ Vendo: Carro Corsa Max Hatch 1.8 completo DOC OK/ 2006. Por R$18.500,00 IPVA

2013 PAGO. (22) 9246-3503 / ID24*58384 ________________________Vendo: C4 Hatch Glx Mt. Placa: LRH-3067. 2010/2011. Por R$ 37.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Fiesta Hatch. Placa: KQT-1601. 2010/2010. Por R$ 24.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Agile Gm – Ltz. Placa: LLD-9779. 2010/2011. Por R$29.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: City Ex At. Placa: LQO-7086. 2012/2013. Por R$54.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________

Vendo: Fox Prime Gii. Placa: LLK-3289. 2011/2011. Por R$ 34.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Megane Gt Dynamique Mt. Placa: LQG-2584. 2012/2013. Por R$ 41.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Sandero Stepway. Placa: KON-4024. 2011/2012. Por R$ 39.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________ Vendo: Cerato Ex Mt. Placa: LLG-8376. 2010/2011. Por R$ 39.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. ________________________

Serv

iços

Lagoa do IriryAlugo: Ampla kitinete mobiliada próxima á Lagoa de Iriry c/ total segurança – Transporte na porta. Por R$ 550,00 livre de impostos. (22) 8127-8363 / ID 24*54790

SÃO GONÇALO

VENDAVendo: Casa – São Gonçalo - JARDIM CATARINA (Novo) na rua principal (05 min. de Guaxindiba e 15 min. da Refinaria de Itaboraí) 2 qtos., sl, coz., banh., área de serv., varanda. Todas colonial e piso frio. C/ 1 galpão de 140 m² c/ 2 banheiros e 2 escritórios. c/ ESCRITURA. Por R$ 280 mil. (22) 9221-5648 / 9994-7184.

MARICÁVENDA

VENDO OU TROCO: Casa ITAIPUAÇU - Lote 480m² - c/2 casas independentes. Uma c/ 2 qtos. e dependências .

Veí

culo

s

Page 24: Jornal RJNEWS Edição 118