jornal rjnews edição 136

28
facebook.com/RedeRJNews SIGA O JORNAL RJNEWS riodasostrasnews.com.br | macaenews.com.br FALE COM O RJNEWS: (22) 2020-0400 twitter.com/rederjnews 01 a 07 DE NOVEMBRO DE 2013 ANO 3 - Nº 136 UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO Cemitérios vão receber mais de 14 mil visitantes no Finados CIDADES • PÁGINA 4 Fernando Torquatto é um dos grandes nomes da Cosmetic & Cia BELEZA • PÁGINA 17 » Evento será realizado em Rio das Ostras a partir desta sexta-feira, dia primeiro, até o dia 30 de novembro. Este ano, 11 restaurantes participam com pratos inéditos oferecidos a R$ 25. A programação traz ainda workshops com chefs renomados. Na última quarta-feira, dia 30, houve uma aula especial com o coordenador técnico do evento, o chef José Hugo Celidônio. CIDADES • PÁGINA 7 Rio das Ostras tem 20% a mais de novas empresas em 2013 ECONOMIA • PÁGINA 11 Começa a 17ª edição do Festival de Frutos do Mar CADERNO DE IMÓVEIS AS MELHORES OFERTAS E ANÚNCIOS DA REGIÃO NESTA NONA EDIÇÃO Áreas externas bem aproveitadas se transformam em ambientes de recepção e lazer Maioria dos compradores de imóveis desconhece valores de taxas cobradas no cartório Contribuintes já podem indicar imóveis para abatimento no IPTU IMÓVEIS 2 IMÓVEIS Capa IMÓVEIS 4 Maurício Rocha

Upload: jornal-rjnews

Post on 29-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal RJNEWS Edição 136

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal RJNEWS Edição 136

facebook.com/RedeRJNewsSIGA O JORNAL RJNEWSriodasostrasnews.com.br | macaenews.com.br

FALE COM O RJNEWS:(22) 2020-0400twitter.com/rederjnews

01 a 07 DE NOVEMBRO DE 2013 ANO 3 - Nº 136 UM PRODUTO DA REDE RJNEWS DE COMUNICAÇÃO

Cemitérios vão receber mais de 14 mil visitantes no Finados

CIDADES

• PÁGINA 4

Fernando Torquatto é um dos grandes nomes da Cosmetic & Cia

BELEZA

• PÁGINA 17

» Evento será realizado em Rio das Ostras a partir desta sexta-feira, dia primeiro, até o dia 30 de novembro. Este ano, 11 restaurantes participam com pratos inéditos oferecidos a R$ 25. A programação traz ainda workshops com chefs renomados. Na última quarta-feira, dia 30, houve uma aula especial com o coordenador técnico do evento, o chef José Hugo Celidônio. CIDADES • PÁGINA 7

Rio das Ostras tem 20% a mais de novas empresas em 2013

ECONOMIA • PÁGINA 11

Começa a 17ª edição do Festival de Frutos do Mar

CADERNO DE IMÓVEIS AS MELHORES OFERTAS E ANÚNCIOS DA REGIÃO NESTA NONA EDIÇÃO

Áreas externas bem aproveitadas se transformam em ambientes de recepção e lazer

Maioria dos compradores de imóveis desconhece valores de taxas cobradas no cartório

Contribuintes já podem indicar imóveis para abatimento no IPTUIMÓVEIS 2IMÓVEIS Capa IMÓVEIS 4

Maurício Rocha

Page 2: Jornal RJNEWS Edição 136

2 ◘ 25 a 31 de outubro de 2013 RJNEWSCURTAS

JORNAL RJNEWSRJNEWS INFORMAÇÃO COMERCIO E SERVIÇOS DE EDIÇÃO DE JORNAIS LTDA » CNPJ 04.536.054/0001-27 Rua Nova Friburgo, 361 - Mariléa - CEP 28896-049 - Rio das Ostras/RJ Tiragem: 20.000 exemplares » Circulação: Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu e Barra de São JoãoO RJNEWS se isenta de qualquer assunto discutido pelos colunistas, que não possuem vínculo empregatício com o jornal. Diretor Geral: Roger Vilela » Diretor Executivo: Luiz Claudio Coelho Vieira Gerente Financeira: Raphaela Freitas » Editor: Magno Lopes DRT: 14.288 MG » Jornalista: Verônica CôrtesProjeto Gráfico e Diagramação: Alexandre Albuquerque » Fotografia: Samuel Rocha Assessor de Logística: Alexandre Fausto » Mídias Sociais: Silvia Medeiros » Ass. Jurídica: Dr. Hélio Márcio PortoAtendimento Comercial: Michelle Neto e Ronaldo Lima Contatos: (22) 2020-0400 / [email protected]

MACAENEWS.COM.BR | RIODASOSTRASNEWS.COM.BRFiliado a Adjori-RJ

e Adjori Brasil

ARTE Apreensão

Decisão

Continuam as ações para apreensão de veículos em situação de abandono em Macaé. Durante o mês de outubro, devido à grande demanda da população, foram atendidas quatro localidades específicas: Cajueiros, Aroeira, Lago-mar e Jardim Guanabara. As denúncias devem ser feitas por meio do telefone 2765-2963.

Será no dia três de novem-bro a decisão da 1ª Copa Semel Sub-13. O jogo final será realizado entre os times de Mariléa e Rocha Leão. A final acontece no Centro Esportivo Gilson Zarour, em Jardim Campomar.

Montagem

Já está sendo montada na Praça São Pedro, no Centro, a estrutura para a Mostra de Dança de Rio das Ostras que acontece entre os dias 14 e 17 de novembro.

Mostra de Arte Segue até esta sexta-feira, dia primeiro, a “II Mostra de Arte: a diversidade brasileira e a arte contemporânea”. O evento acontece na Galeria de Arte Hindemburgo Olive, no Centro Macaé de Cultura. Neste dia, a mostra será marcada pela apresentação do vídeo “Alabê de Jerusalem” de Altay Veloso, às 9h. Às 15h, o evento ficará por conta do coral dos estu-dantes da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira. Ainda no turno da tarde, os alunos do Colégio Muni-cipal Maria Letícia Peçanha prometem encantar o local com a banda de Música Popular Brasileira e Violões.

Papai NoelSerá no dia nove de novembro, a che-gada do Papai Noel no Shopping Plaza Macaé. O ilustre visitante chegará às 17h. Na ocasião, também será inau-gurada a decoração de Natal.

Bolsa Família

O s beneficiários do programa Bolsa Fa-mília de Rio das Os-tras devem procurar postos de saúde para

comprovar os requisitos de cui-dados básicos, como vacinação dos filhos e consultas de pré-na-tal, no caso das gestantes. O pra-zo termina em 31 de dezembro, mas a Secretaria Municipal de Saúde aconselha que as famílias já busquem os postos para re-gularizar a situação e garantir a participação no programa. Quem não comparecer às unidades cor-re o risco de perder o benefício.

SOBE & DESCE

Atraso Moradores que utili-zam a van que passa

pelo bairro Recanto, em Rio das Ostras, têm reclamado dos atrasos constantes desse transporte público.

ReformaDiversos parques e praças de Rio das

Ostras têm passado por manutenção. Esta semana, receberam melhorias os espaços localizados em Cos-tazul e na Lagoa do Iriry. Até sexta-feira, a praça do Âncora receberá uma ampla reforma com troca de peças.

Processo seletivo A Fundação Educacional de Macaé (Fune-mac) abriu um Processo Seletivo Simplifi-cado para os cargos de auxiliar de informá-tica, assistente de administração e logística e motorista. As inscrições podem ser feitas, das 9h às 16h, na sede da Funemac, na Ave-nida Aloísio da Silva Gomes, 50, 2º andar, sala do Departamento de Pessoal, no bairro Granja dos Cavaleiros.

OperaçãoDuas blitz realizadas pela Guarda Municipal de Rio das Ostras em par-ceria com o Departamento de Trân-sito do Estado do Rio de Janeiro tirou de circulação 13 carros e qua-tro motocicletas irregulares. As ope-rações aconteceram na Praça José Pereira Câmara, no Centro, e na Rua Santa Catarina, em Cidade Praiana.

pinturaegrafite.blogspot.com.br

Quem procura trabalho em Rio das Ostras deve ficar atento, cerca de 600 vagas são oferecidas no Balcão de Empregos da cidade. Mais informações pelos telefones

2771-6413 ou 2771-6428.

Royalties

Projovem Urbano

Cursos profissionalizantes

O Conselho Municipal de Fiscalização da Aplicação dos Royalties do Petróleo de Macaé (COMFARP) está convocan-do a sociedade civil para eleições que escolherão as entidades não governamentais do órgão. As inscrições das entidades não governamentais podem ser realizadas até o dia 1º de no-vembro, das 9h às 18h, mediante ofício a ser dirigido à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na sede da OAB 15ª Subsec-ção, Avenida Agenor Caldas, n° 581, Imbetiba – Macaé – Te-lefone 2106-5718.

Continuam, até o dia 30 de novembro, as inscrições para o projeto Projovem Urbano, em Macaé. A data foi prorro-gada na última semana. A ini-ciativa é destinada aos jovens com idade entre 18 e 29 anos que sabem ler e escrever e não concluíram o Ensino Funda-mental.

Os professores de Casimiro de Abreu que querem atuar no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação devem se inscrever no processo seletivo. Os profissionais interessados devem se inscrever no endereço eletrô-nico (www.pronatec.inscriçoes.iff.edu.br) até o dia seis de novembro.

Alunos do Instituto Municipal de Educação de Rio Das Ostras (Imero), localiza-do no bairro Nova Cidade, em Rio das Ostras, realizaram uma atividade contra o bullying. Eles participaram, entre os meses de setembro e outubro, de uma oficina de grafite ministrada pelo artista plástico Júnior Popai. O resultado pode ser ob-servado por meio das imagens que estampam o muro da escola, feitas pelos pró-prios alunos.

Arte combate bullying nas escolas em Rio das Ostras

Page 3: Jornal RJNEWS Edição 136
Page 4: Jornal RJNEWS Edição 136

4 ◘ 25 a 31 de outubro de 2013 RJNEWSCIDADES

Finados: cemitérios deverão receber aproximadamente 14 mil pessoas» Expectativa foi divulgada pela prefeitura de Rio das Ostras

A s homenagens aos mortos fei-tas no Dia de Fi-nados deverão

atrair aproximadamente 14 mil pessoas aos cemité-rios de Rio das Ostras no próximo sábado, dia dois. As informações foram di-vulgadas pela prefeitura nesta semana.

Segundo o levanta-mento, a maior parte do público se concentrará no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ânco-ra, que deve receber cerca de 10 mil visitantes. O se-gundo cemitério que mais deve atrair as pessoas é o de Rocha Leão. A expecta-tiva é de que três mil pes-soas passem por lá. Já no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, localizado próximo à Boca da Barra, devem se dirigir cerca de mil pessoas apenas.

Michelle Neto

Moradores de Rio das Ostras prestarão homenagens aos mortos nos três cemitérios da cidade

ano, cinco trabalhadores possuem a autorização para a comercialização não só de flores, como também de velas e caixas de fósforos. Para este ano, a Coordena-doria Municipal de Fisca-

lização (Comfis) não abriu novas vagas para ambu-lantes trabalharem nesses locais no Dia de Finados. O horário de expediente deles seguirá o do funcionamen-to dos cemitérios.

De acordo com uma nota liberada pela prefei-tura, em preparação para a data, o poder público pin-tou a área externa dos três

cemitérios. Informou ainda o horário de funcionamen-to dos espaços que será das 7h da manhã às 17h.

Está autorizada a venda

de flores nas proximida-des dos cemitérios, desde que os ambulantes estejam cadastrados no Programa Renda Alternativa. Este

Quem quiser participar das celebrações de finados que acontecerão tanto nas igrejas católicas, quanto nos cemi-térios devem ficar atentos. A Paróquia Nossa Senha da Conceição realizará três missas. A primeira, às 8h, acon-tece na igreja, localizada em frente a Praça José Pereira Câmara; a segunda, às 11h, no Cemitério localizado pró-ximo a Boca da Barra; e a terceira, às 19h, novamente na sede da igreja. Já a Paróquia de São Benedito, em Jardim Marileia, rea-lizará duas celebrações: uma no Cemitério, localizado no bairro Âncora, às 9h, e outra às 19h30 na sede da igreja localizada na Rua Niterói, próximo ao cruzamento com a Rua Valença.

» Cemitério Nossa Senhora Aparecida: Rua das Casuari-nas, s/n, bairro Âncora.

» Cemitério de Rocha Leão: BR 101.

» Cemitério Nossa Senhora da Conceição: Rua da Prata, s/n, próxima a Boca da Barra.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

ONDE FICAM

Page 5: Jornal RJNEWS Edição 136
Page 6: Jornal RJNEWS Edição 136

6 ◘ 25 a 31 de outubro de 2013 RJNEWS

Fotos: Samuel Rocha/RJNEWS

Magsan Gomes diz que medida deve ser observada com cautela

IPVA pago será ressarcido em caso de roubo ou acidente» Lei foi publicada no Diário Oficial do Executivo na quinta-feira, dia 31

Quem tiver o veículo roubado, furtado ou, depois de um acidente cons-

tatou perda total pode ter restituído o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Au-tomotores (IPVA). A nova lei foi publicada no Diário Ofi-cial do Executivo do Estado desta quinta-feira, dia 31, e, por isso, vale apenas para os municípios do Rio.

De acordo com a publica-ção, o contribuinte tem duas possibilidades de ressarci-mento. A primeira, median-te compensação de crédito

primeira forma vale para o mesmo ano, enquanto que a segunda apenas no segundo.

Quando o imposto não ti-ver sido pago, vale a regra já prevista na Lei do IPVA que determina que na perda total por sinistro, roubo ou furto o imposto será devido por duo-décimo, que é proporcional a divisão dos dozes meses, ou fração, contado até a data da ocorrência. Além disso, ga-rante que em casos de recu-peração e liberação do veícu-lo o imposto será devido por duodécimos correspondentes ao período que faltar para o encerramento do exercício, quando a perda ocorrer em exercício anterior ao da libe-ração ou por frações corres-pondentes ao período em que o veículo estiver na posse do proprietário, caso a liberação ocorra no mesmo exercício.

Para a motorista Magsan Gomes, quando o carro é rou-bado, por exemplo, sempre sobra para o condutor. Nessa caso, ela acha interessante a devolução do imposto por-que o cidadão não tem culpa. “Para casos de acidentes, já não sei por que muitos mo-toristas batem os veículos por falta de atenção mesmo”.

“Qualquer benefício é ótimo porque já pagamos muitos impostos. Se um carro é roubado é porque não tem segurança

pública suficiente, então, nada mais justo do que a devolução do IPVA”

Carlos Roberto Bulão – vendedo

ELES APROVARAM A MEDIDA

tributário no pagamento do imposto por outro veículo adquirido; a segunda, por devolução do valor pago. A

Page 7: Jornal RJNEWS Edição 136

25 a 31 de outubro de 2013 ◘ 7RJNEWS CIDADES

Maurício Rocha

Festival de Frutos do Mar vai movimentar restaurantes participantes » Workshops, palestras e shows fazem parte da programação

Os restaurante que participam da 17ª edição do Festival de Fru-

tos do Mar estão animados com a movimentação de consumidores no mês de novembro. Este ano, o even-to reunirá 11 restaurantes da cidade que apresentarão receitas inéditas e pratos a preço único de R$ 25 já a partir desta sexta-feira, dia primeiro.

A iniciativa que é co-ordenada pelo chef José Hugo Celidônio, que reali-zou uma aula especial para os chefs dos restaurantes participantes, na quarta--feira, dia 30. Como entra-da ele preparou um “Nectar de Abacate com Camarões” e como prato principal a fa-mosa “Moqueca Carioca”.

O evento, que segue até o dia 30 de novembro, terá workshops com chefs con-

Chef José Hugo Celidônio ministrou aula especial para restaurantes participantes

sagrados nacionalmente, como Pedro d’Artagão, do Irajá Gastrô, restaurante contemporâneo do Rio de Janeiro; e Francesco Carli, chef executivo do Copacaba-na Palace. Também minis-trarão palestras, o ex-sours chef do Quadrucci de Bú-zios, Iran Assunção; e o chef

Leonardo Lima, do Bar da Boca Bistrô e Antiquário de Macaé. Todos os workshops serão realizados em um es-paço montado na Praça São Pedro, no Centro. As aulas acontecem entre os dias pri-meiro e três de novembro, a partir das 19h. No espaço, haverá ainda shows de Mau-

rício Sahady e Tarin Spil-zman. Um dos primeiros encontros, nesta sexta-feira, às 21h30, será com Juliano Carraro, diretor comercial da vinícola do Vale dos Vi-nhedos (RS), que apresen-tará o projeto enológico do FACES e de outros rótulos Premium e Top Premium da

Lidio Carraro. Segundo o proprietário

da Macaxeira, Fábio Carva-lho, o cardápio criado para o festival tem como entrada uma concha com presunto de parma recheada com salada americana com tentáculos de polvo e, como prato princi-pal, ravióli de aipin com fru-tos do mar. “Fiquei dois anos sem participar e estou ani-mado. O festival cai em um mês que possui três feriados. Acredito que as vendas po-dem aumentar até 50%”. Já o proprietário e chef de co-zinha do Bartrô Restaurante e Bistrô, Pedro Rodrigues, concorda que o mês é um dos melhores em termos de movimento. “Participamos há 10 anos e sempre criamos mais de um prato. Este ano foram quatro”. O que está sendo divulgado pela prefei-tura se chama “Aromas do mar” e é formado por purê de batata rústico refogado com jambu, ele é acompanhado por um mix de peixes, cama-rão, lula e vongole.

De acordo com a se-cretária de Turismo, Carla

Ennes, o festival está cres-cendo e se tornando um dos principais eventos turís-ticos da cidade. “Estamos trazendo de volta grandes nomes da gastronomia bra-sileira, misturados com ex-poentes da região, tudo isso com a assinatura de José Hugo Celidônio. O festival é também uma oportunidade de troca de experiências e um incremento na econo-mia da cidade”, disse.

O público que prestigiar ao menos quatro restauran-tes participantes do festi-val, além de saborear pra-tos deliciosos, vai concorrer a um jantar, com direito a acompanhante, no final do evento. Para isso, é neces-sário que ele tenha o “pas-saporte” do festival com quatro carimbos. Esse pas-saporte está disponível nos próprios estabelecimentos.

Participam também desta edição os restaurantes: Bar da Boca, Casa das Massas, Casa da Praia, Julien’s, Pon-to Tropical, Rancho da Baia-na, Dê Gastronomia, Mundi Gourmet e Yakiostras.

Page 8: Jornal RJNEWS Edição 136
Page 9: Jornal RJNEWS Edição 136

25 a 31 de outubro de 2013 ◘ 9RJNEWS

Fotos: Samuel Rocha/RJNEWS

Alunas de Rio das Ostras discutem sobre credibilidade do ENEM» MEC divulgou gabarito oficial do exame na última quarta-feira, dia 30

A s provas do Exa-me Nacional do Ensino Médio foram aplicadas

nos dias 26 e 27 de outubro e, o gabarito oficial desta edição foi divulgado pelo Ministério da Educação na última quarta-feira, dia 30. O resultado individual das provas, que inclui correção e nota da redação, deve ser liberado na primeira sema-na de janeiro de 2014. Con-siderado uma das maiores avaliações da América Lati-na, o Enem vem ganhando adesões ao longo dos anos, mas também falhas que le-vantam discussões sobre a segurança e credibilidade do exame. Em entrevista ao jornal RJNEWS, algu-mas alunas de Rio das Os-tras que prestaram prova e aguardam o resultado final, analisam as mudanças na

Para Nathália Meirelles a prova do ENEM tem se tornado um exame de resistência

Para a professora de português, Patrícia Estaky, exame mostra falhas de gerênciamento

aplicação da avaliação. A estudante Raquel Vi-

cente, de 16 anos, fez a pro-va do Enem pela primeira vez. Para ela, todas as “fa-lhas” envolvidas no exame passam a ser uma vergonha para o ensino no Brasil e diz que o Governo deveria criar estratégias mais eficien-tes em relação à segurança das provas. “A avaliação

já é cansativa e o tempo é um inimigo para os alunos. Apesar de nos dedicarmos, não sabemos o que pode-mos esperar do Enem. Teve fotos da prova postadas no facebook e achei um absur-do. Com tantas tecnologias, petróleo no país, podendo gerar uma grande evolução na Educação e, fazem es-sas coisas que prejudicam

quem realmente pensa no futuro”, ressaltou Raquel, que estuda no Casulo.

Em relação às mudanças na avaliação, a aluna Na-thália Meirelles, de 17 anos, disse que percebeu este ano que a prova foi com mais conteúdo do que o normal. Ela observou mais questões sobre sociologia, filosofia e outras matérias. “Antes a

prova era mais interpretati-va. Na verdade, o Enem é um exame de resistência e mes-mo sabendo o conteúdo não há tempo para mostrar o co-nhecimento que adquirimos. Também tem ainda questões mal formuladas, que acabam atrapalhando o aluno. Mas, creio que fui bem e estava preparada pra isso”, analisou a aluna, que prestou o exame pela terceira vez.

Uma das professoras das jovens, Patrícia Estaky, comentou que, infelizmen-te, é um exame de grande

porte, mas que mostra a falta de controle, geren-ciamento e fiscalização do Governo. Isso porque, se-gundo ela, as falhas obser-vadas até agora precisam ser resolvidas para não pre-judicarem os alunos. “Antes tinha uma rigidez maior e hoje tudo leva a questiona-mentos quanto a seriedade do concurso. Os alunos tem um ano inteiro de preparo e a organização da prova de-veria ser levada mais a sé-rio”, declara a professora de português do Casulo.

CIDADES

Page 10: Jornal RJNEWS Edição 136
Page 11: Jornal RJNEWS Edição 136

25 a 31 de outubro de 2013 ◘ 11RJNEWS

Rio das Ostras tem 20% a mais de novas empresas em 2013» Comércio é a mola propulsora de investimentos no município

Cada vez mais é per-cebido o crescimento do número de em-preendimentos em

Rio das Ostras. No centro da cidade mesmo é possível ver várias novas empresas insta-ladas, o que garante também o movimento da economia e mais geração de emprego e renda. Segundo dados da Se-cretaria de Desenvolvimento Econômico de Rio das Ostras, de janeiro a outubro deste ano, foram abertas 84 novas em-presas, entre comércio, hotéis, bares e similares. Esse núme-

ro representa um aumento de 20% de empreendimentos no município em relação ao mes-mo período de 2012. Este ano, 28 empresas foram fechadas.

De acordo com o subsecre-tário de Desenvolvimento Eco-nômico, Virgílio Lagrimante, o segmento que mais alimenta esse crescimento é o comércio, que corresponde a 40% do nú-mero atual de novas empresas. Ele diz que de novembro até o período pós-carnaval, a ex-pectativa é que haja cerca de 2 mil empregos para contrato temporário, sem falar no tra-balho dos ambulantes. “Fora o turismo, Rio das Ostras tem hoje a segunda maior renda per capita do Estado do Rio de Janeiro. Isso atrai novas empresas e traz oportunidades

O empresário Denio Almeida trouxe recentemente uma franquia do segmento de óculos para o município, que fica no centro da cidade. Ele diz que percebeu o crescimento no comércio local, de empreendimentos no varejo e resolveu apostar nesse potencial. Segundo Denio, aconteceu tudo numa velocidade muito grande e, mesmo antes do lança-mento do prédio onde a franquia está localizada, todas as lojas já estavam sendo alugadas. “Rio das Ostras tem uma vocação turística e acreditamos que tem público para este tipo de mercado. Entramos em contato com a marca, que já tinha aberto uma loja em Macaé há seis meses. O resultado foi além do que esperavam e isso fez abrir os olhos para Rio das Ostras também”, declara o representante da Lupa Lupa, que ainda diz que deve abrir oportunidade para mais dois funcionários até o fim do ano.

Uma das proprietárias de outra franquia que será inau-gurada na próxima semana, Luna Borel, diz que decidiu se instalar em Rio das Ostras porque é uma cidade em expan-são e acredita que deva crescer ainda mais, como apontam pesquisas de especialistas e diversos segmentos de merca-do. “Resolvemos investir na marca de calçados MAZ Brasil, porque acreditamos na proposta. E o município tem atraído muitas empresas e franquias por ser uma cidade promisso-ra, com muitas possibilidades a serem exploradas”, destaca.

Para Lagrimante, esse crescimento também se dá devido ao investimento em programas de qualificação profissional, a exemplo do setor de alimentação. Ele lembra que este ano, foram muitos investimentos em cursos de padeiro, con-feiteiro e outros. “Esse segmento também se desenvolveu bastante e já conseguimos empregar 80% dos qualificados. Também queremos resgatar o trabalho de cooperativa de costureiras. Esse é mais um novo projeto de geração de em-prego e renda”, acrescenta o subsecretário.

Segundo a coordenadora do Balcão de Empregos de Rio das Ostras, Maria do Carmo Teixeira, a oferta de vagas cresceu pra-ticamente 100% em comparação ao ano passado. Só na última semana foram abertas mais de 500 vagas em diversos segmen-tos. No entanto, os setores de comércio e prestação de serviços ainda são os que têm maior oferta. Ela diz que o mês de outu-bro rendeu muitas vagas de emprego. Para a coordenadora, a abertura de novas empresas e a inte-ratividade com o município referente ao anúncio de vagas e programas de qualificação, vem melhorando muito a qualida-de de emprego. “Isso é muito bom para a cidade. Vagas como de engenheiro civil, arquiteto, farmacêutico e outros, que até pouco tempo não apareciam, agora estão surgindo. O fato é que não tem a procura que deveria para vagas de curso superior, por isso, o investimento em divulgação em jornais e sites, para buscar o preenchimento dessas vagas”, completa.

ELES APOSTARAM NA CIDADE

BANCO DE EMPREGOS

no mercado de trabalho para a população. Este ano, só de franquias tivemos cerca de 10 instaladas. Mesmo na baixa temporada, o nível de desem-prego foi pequeno na cidade”, ressalta Lagrimante.

O subsecretário infor-ma que como a maioria das empresas quer se instalar no Centro, a secretaria está com um projeto em andamento para avaliar o tipo de investi-mento e qual a melhor locali-zação para as empresas se ins-talarem, como por exemplo,

Michelle Neto/RJNEWS

Samuel Rocha/RJNEWS

ECONOMIA

Em menos de dois meses, prédio localizado no Centro de Rio das Ostras recebeu quatro novas empresas

84 Empresas foram aber-tas me Rio das Ostras neste ano

40% das novas empresas estão relacionadas ao comércio

NÚMEROS

o bairro Jardim Mariléa, que tem crescido muito nos últimos anos.

Michelle Neto/RJNEWS

Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Virgílio Lagrimante

Page 12: Jornal RJNEWS Edição 136

12 ◘ 25 a 31 de outubro de 2013 RJNEWSTECNOLOGIA

[email protected]ÍCIUS MARINI

Digital News

MARCO DA INTERNET X REDE MUNDIAL

Tramitando há dois anos e, há pelo menos um ano, pronto para ser votado, o texto do Marco Civil da Internet ainda divide opiniões. Um dos motivos foi a inserção no tex-to de um dispositivo para obrigar a guarda de arquivos de brasileiros no país. Inicialmente, a proposta do Marco Civil da Internet era regular o uso da Internet, prevendo princí-pios, garantias, direitos e deveres de quem usa a rede.

Após o escândalo de espionagem revelado por Edward Snowden, por conta das denúncias da Agência de Inteli-gência Norte-americana (NSA), o governo brasileiro ficou mais “esperto” quanto a guarda e troca das informações.

Não é só o Brasil que está preocupado. Após a revela-ção de que os Estados Unidos espionou as conversas tele-fônicas de 35 líderes mundiais, outros países já pensam em como manter suas informações e a de seus cidadãos dentro do próprio país, afinal a ideia de rede mundial de computadores é ter a informação armazenada e trafegan-do em qualquer lugar do mundo.

A presidenta Dilma Rousseff deve assinar um decreto que irá obrigar todos os órgãos da Administração Federal a usar o e-mail corporativo, fornecido pelo próprio gover-no. Isso é mais um sinal de que a coisa é séria.

O temor é que o Marco Civil possa impedir o acesso dos brasileiros a produtos e serviços online. O Facebook, por exemplo, pode até ser forçado a parar de operar no Brasil para se adequar as novas regras.

Aguardamos cenas dos próximos capítulos.

Li-fi: internet pela luz vai superar a

conexão de 10 Gb» Chineses marcaram para novembro a primeira demonstração pública da tecnologia

Os estudos para a chamada “Li-fi”, que é a transmissão de internet pela luz começam a ganhar corpo. A nova informação é de que um

grupo de cientistas britânicos, apoiado por universidades européias, conseguiu obter êxito no tráfego de dados a uma velocidade de 10 gigabits. O valor é cerca de 10 vezes mais veloz que a Fiber, a banda larga ultrar-rápida do Google.

Os pesquisadores usaram minúsculos LEDs que piscam e apagam rapidamente para se comunicar em códigos binários. As cores vermelho, verde e azul, que compõem a branca, foram combinadas simultanea-mente para alcançar o resultado. Em cada uma delas, a taxa de transferência foi de 3,5 Gb. Somando as três frequências de trans-missão, chegamos ao total de 10,5 gigabits. O bulbo de luz foi desenvolvido pela Univer-sidade de Strathclyde e permite que todos os fluxos de luz sejam enviados em parale-

lo, mas separados. Cada um de-les é codificado por meio de uma modulação digital, que faz com que muitas mudanças de intensidade ocorram, criando dados binários com transmissão de altíssima velocidade.

A “Li-fi” tem sido aponta-da como sucessora do Wi-fi por oferecer velocidades mui-to superiores e custar menos do que as ondas de rádio, mas ainda pode ser cedo para prever seu comportamento na prática. Afinal, a conexão não pode ser in-terrompida enquanto viaja do LED para um receptor e fracassa ao atra-vessar paredes, o que limita conside-ravelmente seu uso em uma residência.

Embora pareça recente, a transmis-são de internet pela luz está em teste há 10 anos. Na semana retrasada, os chine-ses alcançaram conexão de 150 Mbps e marcaram para novembro a primeira demonstração pública da tecnologia. Além deles, a NASA também trabalha em um sistema com o mesmo princípio para tentar estabelecer conexão entre planetas.

Page 13: Jornal RJNEWS Edição 136

25 a 31 de outubro de 2013 ◘ 13RJNEWS MEIO AMBIENTE

Moradores de Rio das Ostras serão consultados sobre plano hidrográfico» Encontro está marcado para o dia seis de novembro e será realizada no Colégio Municipal América Abdalla

Programas e proje-tos a serem reali-zados na Bacia Hi-drográfica dos Rios

Macaé e das Ostras serão apresentados e debatidos na terceira consulta pública do Plano de Recursos Hí-dricos da Região Hidrográ-fica (PRH) que engloba os dois rios. O encontro acon-tecerá na próxima quarta--feira, dia seis, às 18h, no Colégio Municipal América Abdalla, em Nova Esperan-ça. O foco da iniciativa é a recuperação, conservação e planejamento dos recursos hídricos, durante os próxi-mos 30 anos.

O objetivo dessas con-sultas é informar a popu-lação sobre os estudos já realizados e, ao mesmo tempo, coletar informa-ções, sugestões e críticas dos participantes quanto a elaboração do Plano de

www.blog.vicel.com.br

Detalhando um pouco mais a proposta de PROTA-GONISMO COMERCIAL, a luta (“agon”) por dirigir (“proto”) um negócio, é natural para os contratantes, mas, tem que ser construído e conquistado pelos con-tratados. Na semana passada, falamos que se conquista esse estágio com profissionalismo, competência e cola-boração. Agora mais fundamentos para que se trace um plano para alcançar o desejado protagonismo.

Para demonstrar PROFISSIONALISMO é necessá-rio mais do que ser profissional: é necessário mostrar--se profissional. A empresa e seus profissionais devem apresentar-se sem atrasos, bem trajado, veículos limpos e em perfeito estado, oficinas padrão, uniformes que mostrem com orgulho sua marca e seus troféus, ferra-mentas, instrumentos de trabalho de última geração, e os sempre presentes “5 S’s”: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shit-suke (autodisciplina) – paixão pela qualidade total!

No lado da COMPETÊNCIA, é preciso não somente proficiência no que se faz, mas, também, entender do que o seu cliente faz, ou melhor entender dos pontos onde o negócio de seu cliente contratante encontra o seu produto ou serviço contratado, como, e porque, ele usa, e a melhor forma de ser utilizado, acompanhando de-mandas, consumos, disponibilidades, eficiências, manu-tenções, enfim, entendendo - e demonstrando entender - tanto quanto ou mais que seu cliente, do uso que é feito de seu produto ou serviço, por mais ou menos direta-mente integrado no processo produtivo de seu cliente. Ele é o seu produto!

Finalmente, mas não menos importante, a COLA-BORAÇÃO, ou seja, sem antagonismo, sendo parceiro e demonstrando-se parceiro de seu contratante.

E que desafio está delineado pelas propostas acima: profissionalismo, competência e colaboração.

Parceria com Águas tratadas e consciência limpa!

PROTAGONISMO COMERCIAL (II)

SÉRGIO ARRUDA [email protected]

Consciência Limpa

Divulgação

UMA EMPRESA DA ZEN-RIO DAS OSTRASVisite-nos em www.vicel.com.br ou entre em contato pelo [email protected]

Siga a Vicel nas mídias sociais:

Twitter: @Aguas_tratadas

Facebook: Vicel Águas Tratadas Consciência Limpa

Linkedin: Grupo Vicel

Para mobilizar e divulgar o PRH, uma “Roda de Conversa” foi realizada na quarta-feira, dia 29

Gabriel Sales

Recursos Hídricos. Para os organizadores do encon-tro, quanto maior a parti-cipação da sociedade, dos políticos e técnicos, mais dinâmico e eficiente será o processo de execução das políticas de gestão dos re-cursos hídricos.

O evento também busca a popularização do PRH. Para isso, uma “Roda de Conversa” sobre o tema foi realizada na quarta-fei-

ra, 29, às 19h, na sede da Fundação Rio das Ostras de Cultura, no Centro. Se-gundo o coordenador geral do projeto de divulgação e mobilização social para a 3ª Consulta Popular, se-rão realizadas cerca de 20 rodas de conversa até o dia da consulta popular, no dia seis de novembro. “A fun-ção dos mobilizadores é explicar para a população o que é o plano e estimular

a participação na consulta popular. É muito impor-tante a presença de todos que vivem, trabalham ou visitam a região”, disse Ju-liano Palm.

Além de Rio das Ostras, os municípios de Macaé, Casimiro de Abreu, Nova Friburgo, Conceição de Macabu e Carapebus tam-bém integram o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras, que é responsável por cui-dar das águas subterrâne-as, das nascentes, das lago-as e dos rios, respeitando as pessoas e o ambiente em que todos vivem. O Co-mitê é formado por repre-sentantes do governo, da sociedade civil organizada e de quem precisa da água para suas atividades.

ÚLTIMA CONSULTA A segunda rodada de

consultas populares refe-rentes ao Plano de Recur-sos Hídricos da Região Hi-drográfica Macaé e das Os-tras aconteceu nos dias 20 e 22 de julho. Elas foram realizadas em Lumiar, dis-trito de Nova Friburgo, Re-gião Serrana, e em Macaé.

Page 14: Jornal RJNEWS Edição 136

14 ◘ 25 a 31 de outubro de 2013 RJNEWS

Page 15: Jornal RJNEWS Edição 136

25 a 31 de outubro de 2013 ◘ 15RJNEWS PETRÓLEOMichelle Neto:RJNEWS

OTC Brasil: feira debate participação brasileira na

indústria de petróleo e gás» Durante evento, empresa localizada na ZEN de Rio das Ostras recebeu certificação pioneira

C erca de 250 tra-balhos técnicos a p r e s e n t a d o s , 400 expositores,

bem como discussões so-bre a participação brasilei-ra na indústria de petróleo e gás. Esses são alguns dados da OTC Brasil 2013. O encontro começou na terça-feira, dia 29, no Rio de Janeiro e terminou na quinta-feira, dia 31.

Durante os dias, quem passou pelo local ajudou a fomentar as novas tecno-logias e adquirir novos co-nhecimentos nas sessões técnicas, além de conferir

todas as novidades rela-cionadas a lançamentos de produtos e ideias nos cor-redores do RioCentro, na Barra da Tijuca.

Para o presidente do Comitê Técnico da Progra-mação da OTC, Marcos As-sayag, o ponto forte da con-ferência foi o fato de acon-tecer no Brasil exatamente no momento em que o país oferece diversas oportu-nidades para o mercado offshore. “Reunimos gran-des empresas, acadêmicos e demais players para apre-sentar suas soluções criati-vas. Pensamos na qualida-de de cada sessão para que sejam feitas aqui discussões estratégicas para o setor energético. E o Brasil, pelo pioneirismo em algumas áreas, é o palco ideal”.

O diretor de Relações com o Mercado do Siste-ma Firjan, Alexandre Reis,

anunciou na feira algumas novidades para o setor. Segundo ele, começará a funcionar nos próximos anos, o primeiro laborató-rio de solda a laser do Bra-sil, feito em parceria com a Petrobras e com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). “Para a feira, trou-xemos soluções integradas de serviços relacionadas ao meio ambiente, soldagem e automação. Investimos cerca de R$ 100 milhões por ano em infraestrutura, equipamento e ampliação. Tudo para atender esta ca-deia produtiva”.

CERTIFICAÇÃO Logo no primeiro dia

da OTC BRASIL, a Braste-ch, localizada na Zona Es-pecial de Negócios (ZEN) de Rio das Ostras, recebeu uma certificação pionei-

ra no país. A empresa é a primeira prestadora de serviços do Brasil, espe-cializada nos serviços de inspeção e reparo de risers de perfuração, flutuadores

e juntas telescópicas, cer-tificada pela API Spec Q1, ISO/TS 29001 e NBR ISO 9001. A entrega aconteceu no estande da API. Para o diretor executivo da Bras-

tech, Roberto Chedid, a certificação significa, aci-ma de tudo, qualidade. “Mostra mais satisfação do cliente e mais credibilida-de para a empresa”.

Feira reuniu mais de 400 expositores no Rio Centro

Page 16: Jornal RJNEWS Edição 136

16 ◘ 25 a 31 de outubro de 2013 RJNEWSCULTURA

Assessoria

Espetáculo “Saltimbancos” atrai grande público a Teatro Popular» Crianças e pais se divertiram com o espetáculo infantil

O final de semana foi de arte para o público que com-pareceu ao Tea-

tro Popular de Rio das Os-tras, onde foi apresentada a peça “Saltimbancos”. Esta é bem conhecida no cenário nacional e já foi apresentada 120 vezes, bem como assisti-da por 23 mil espectadores.

De acordo com o dire-tor e produtor da Cia. Tea-trae e sócio gerente da Vox Produções Culturais, Orleni Torres, foi registrado, nos dias de apresentações em Rio das Ostras, um grande público, principalmente por causa de uma parceria fir-mada com algumas escolas particulares do município. “Voltar à cidade desta vez foi um pouco mais fácil, já que eu ser professor de ar-tes de muitos desses alunos e do sócio administrador da Vox, Jô Corrêa, que ainda

representa na peça o jumen-to, e também é professor de teatro aqui”.

Orleni Torres disse que apresentar as músicas de Chico Buarque ao vivo, com piano, guitarra, violão e cin-co vozes é uma grande res-ponsabilidade. “Mais ainda por apresentarmos para muitas crianças que iam pela primeira vez ao teatro. Passamos por aqui em duas outras temporadas, mas, agora, após seis anos de es-petáculo, temos uma baga-gem maior e o trabalho se mostra mais amadurecido”, ressaltou.

Os Saltimbancos da Cia. Teatrae, mesmo após um ano e meio de pausa, vol-ta com apresentações son-dadas para Barra do Piraí, Nova Friburgo e Niterói. Em 2014, o ano promete ser de muitas apresentações. Or-leni adiantou que o Grupo em Grupo, que realizou a peça “O Santo Milagroso” está com um novo trabalho “Velório à Brasileira”, o qual a Vox pretende trazer breve-mente para Rio das Ostras.

“Saltimbancos” realizou duas apresentações no Teatro Popular de Rio das Ostras

A PEÇAA montagem do espetá-

culo pela Cia. Teatrae está desde 2008 na estrada e já passou por diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, inclusive Rio das Ostras, em 2009. Mais de 21 mil pessoas já as-

sistiram a peça em grandes palcos como o Teatro da UFF (Niterói), o Teatro Munici-pal Raul Cortez (Duque de Caxias) e o Teatro Municipal de Nova Friburgo, e em pe-quenas cidades como Italva--Rj, Cardoso Moreira-RJ, Quatis-Rj, Volta Grande-Mg

e Além Paraíba-Mg.Os ensaios para a mon-

tagem de “Os Saltimbancos” começaram em 2007 e, após um ano e grandes mudanças no elenco, a estreia aconte-ceu em agosto de 2008 no Cineteatro Lali Monteiro, no Carmo. Adaptada por Chi-

co Buarque a partir de uma história dos italianos Luiz Enríquez e Sérgio Bardotti, baseada no conto Os Músi-cos de Bremen, obra dos Ir-mãos Grimm, a peça conta a história de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata) que impulsionados pelos maus tratos sofridos nas casas de seus patrões resolvem fugir. Ao se encontrarem decidem formar um grupo musical e rumam à cidade para seguir carreira artística.

Atualmente, a Cia. Te-atrae é composta por Jô Corrêa – ator (jumento) e produtor; PC Perrut - ator (cachorro), figurinista e ce-nógrafo; Cristina Goulart - atriz (galinha) e assistente de produção; Flora Moreno – atriz (gata); Orleni Torres – diretor, produtor e músi-co (pianista); André Salles – diretor musical e músico (violonista/guitarrista) e Valéria Torres – produtora executiva. Além disso, toda a produção do espetáculo é realizada pela Vox Produ-ções Culturais.

Page 17: Jornal RJNEWS Edição 136

25 a 31 de outubro de 2013 ◘ 17RJNEWS

Cosmetic & Cia traz cenário de puro glamour e beleza a Rio das Ostras

Fotos: Divulgação» Evento acontece de nove a 11 de novembro e terá presença de grandes nomes do setor como Fernando Torquato e Dr. Hollywood

Faltam poucos dias para o município de Rio das Ostras se transformar na

capital da beleza, glamour e negócios. De nove a 11 de novembro acontece a sexta edição da Cosmetic & Cia, feira que receberá algumas das principais empresas do segmento de beleza e reunirá consagrados profissionais do setor, para apresentar todas as novidades de mercado, técnicas e produtos volta-dos para a estética. O evento será realizado no Espaço de Eventos de Costazul.

A feira Cosmetic & Cia vai trazer um final de se-mana cheio de novidades e as expectativas são grandes quanto ao sucesso do evento. Entre as inovações da feira, estão o Simpósio de Estéti-ca, as Jornadas de Manicure e de Maquiagem e ainda o Show de Cabelos. O objetivo é oferecer ao público e em-presários desse segmento na região, além de lançamentos, beleza e tecnologias, a capaci-tação profissional.

A certeza de excelentes ne-gócios, aliada à beleza natural da cidade, reunirá um público formado por profissionais de beleza de todo o Estado. Es-

tes visitantes buscam, além de novidades, uma renovação de seu conhecimento e cresci-mento profissional. Para um dos proprietários da empresa de cosméticos Q’Bela de Rio das Ostras, Leonardo Dantas, a expectativa é bastante posi-tiva em relação ao evento. Ele conta que ficou com um es-tande de 90 metros quadra-dos e que pretende oferecer promoções e condições es-peciais para os profissionais. “Esperamos sucesso da feira, principalmente, pelo apelo que está trazendo, com entra-da franca, ambiente climati-zado, vasta programação com grandes nomes do segmento e a boa estrutura que estão proporcionando”, destaca o empresário.

Renomados profissio-nais da beleza já têm pre-sença confirmada no evento. Entre eles, o biomédico Ro-berto Martins de Oliveira, mais conhecido como Dr. Bactéria; o cirurgião plásti-co Robert Rey, o famoso Dr. Hollywood, que vai promo-ver um talkshow de beleza; o hair stylist Paulo Persil, apresentando penteados para noivas; e o maquiador Fernando Torquatto, que fará um workshop sobre as tendências de maquiagem para o verão; além de este-ticistas, farmacêuticos, edu-cadores e nail stylist.

O evento, que é realizado pela empresa Open Brasil em parceria com a prefeitu-ra e secretaria de Desenvol-vimento econômico, contará com a participação de cerca de 70 indústrias do setor de cosmética e beleza. Segundo

BELEZA

[email protected] VERÔNICA CÔRTES

NOVA FRANQUIA REMETE CONFORTO E MODERNIDADE

PARA OS PÉS

VitrineRoberto Martins de Oliveira, mais conhecido como Dr. Bactéria

Maquiador Fernando Torquatto fará um workshop durante o evento

Cirurgião plástico Robert Rey, o famoso Dr. Hollywood está entre os nomes dos profissionais confirmados

a diretora da Open Brasil, Fátima Facuri, a feira con-tará com a participação de 70 indústrias do setor de cosmético e beleza. Ela diz que o foco é fazer uma forte integração entre indústrias e profissionais de várias partes do país. “Queremos promover esse intercâmbio

profissional para fortalecer o segmento, envolvendo va-rejo, indústria, lojistas, for-necedores e o consumidor final, além da qualificação e reciclagem de profissio-nais da região, que vem mostrar o que as indús-trias estão oferecendo”, completa.

Olá amores! Bom estar com vocês de novo e com novida-des bem legais do mundo da moda. Muitas pessoas já devem ter percebido o crescimento de lojas no comércio de Rio das Ostras, inclusive de grandes franquias. Pois é, vem mais uma nova loja por aí. Na próxima terça-feira, dia cin-co, será inaugurada no centro da cidade a franquia de sapatilhas MAZ Brasil, que deve surpreender com seu grande mix de produtos coloridos, moder-nos e cheios de estilo. As sapatilhas são fabricadas no Brasil e trazem um conceito de conforto e origi-nalidade em modelos que atendem desde recém-nascidos até adultos. Gente, são mais de 2.500 combinações de cores, bem baca-na mesmo! Vale conferir! A loja fica na Alameda Casimiro de Abreu, 5000, loja 5, esquina com Rua Bento Costa Junior.

Agora, vamos a mais novidades do cenário fashio-nista que vocês podem COMPARTILHAR...

» Estilo tropicaliente! É meninas, ultimamente tenho falado muito em estampas, mas é que na verdade as prints estão com tudo este ano. Todos sabem que o verão é oficial-

mente a estação das cores e de diversidade de estampas. São opções para todos os gostos, mas tem uma delas que ainda não comentei por aqui. É a estampa tropical, que vem para compor looks com a cara do verão brasileiro. Há estampas lindas no mercado, em saias, blusas e vestidos. Dá para apostar e muito em peças com este tipo de estampa. Vejam o vestido que lindo!! Fiz questão de separar o look porque simplesmente ameiiii!

» Vem desfile por aí! Gente, não é comum ver na região eventos que re-metem moda, mas fiquei muito feliz em saber que tem gente investindo nesse propósito. Afinal, moda é uma questão de bem-estar consigo mesmo, cada um tem seu estilo. A novidade é que no próximo dia oito, às 19h30, acontece o Fashion Day, um desfile de moda verão 2014, no Shopping Mariléa, em Rio das Ostras. Nove lojas estarão apresentan-

do suas coleções, para o público infantil e adulto. Haverá também sorteio de brindes para animar. Desejo aos organizadores muito sucesso!! Parabéns pela iniciativa!!

» Baile de Formatura! Bem amores, final de ano já está prontinho para mil fes-tas e, entre elas a tão sonhada formatura. Realmente, uma noite muito especial e que merece beleza e glamour. Para as me-ninas, não importa se o vestido é longo ou curto, o importante é se sentir elegante e

bonita para este momento único na vida de quem

espera um brilhante futuro pela frente (e para as fotos tam-bém, né? rs). São tantos os modelos

de vestido, mas se-lecionei um usado pela

princesa Kate Middleton, que está sempre linda. Vejam este modelo que luxo, em turquesa e detalhes em ren-da!!

Lá vou eu amores. Uma semana abençoada para todos! Se quiserem podem enviar sugestões para o meu e-mail, ok? Semana que vem estou de volta!

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, nos últimos 17 anos, o setor apresentou um crescimento médio composto de 10% ao ano no Brasil. A indústria brasileira, em 2012, faturou R$ 34 bilhões, sobre as vendas. Pesquisas reve-lam ainda que o consumo de produtos deve crescer em torno de 5% ao ano em volume até 2015. A estimativa aponta um salto, em valores, de R$ 27,3 bilhões em 2010, para R$ 50 bilhões em 2015. Hoje, o investimento anu-al das empresas, na faixa de R$ 9,3 bilhões, deve mais que dobrar, alcançando R$ 20 bilhões. No que se refere à geração de empregos, o segmento tem contribuição sig-nificativa. Em 2011 foram criados 4,67 milhões de opor-tunidades de trabalho, sendo 1,554 milhão somente em salões de beleza.

CRESCIMENTO DO SETOR

Page 18: Jornal RJNEWS Edição 136
Page 19: Jornal RJNEWS Edição 136

25 a 31 de outubro de 2013 ◘ 19RJNEWS SOCIAL

Vip’s na Noite

ErickBrandão

Alto AstralQuem aniversariou em seu sítio, no último “find” foi Christina Câmara

Zarour. De família mais que tradicional e com direito até a nome de praça, ela recebeu amigos e familiares, sempre com seu mega sorriso e espontanei-dade. A festa teve hora para começar, mas não para terminar... se estendeu pela tarde, adentrando a noite; com direito a boate e tudo o mais.

Felicidades mil!

Farra

» RÁPIDAS

Flaviano Gazone

Divulgação

Ana Clara e os pais (em sua farra particular), em comemoração aos seus 06 anos

Divulgação

Christina Câmara Zarour (de vermelho) em plena comemoração, com amigos e familiares

Blocana

Entreouvidos

E foi dada a largada, para o car-naval de Rio das Ostras.

O tão conhecido e popular Blo-cana estará com seus ritmistas e fãs, todas as quintas, das 19h às 22h fazendo seus ensaios e a alegria do povo, em Costazul, no bar Varandão.

Infelizmente é no dia do The Voi-ce, mas dá pra ir.

Vai perder?

Dia desses, numa mesa (vi-sinha) de bar... ouvi um grupo reclamando de uma situação e após escutar parte do papo, me veio à cabeça, a seguinte pergun-ta: De que adianta o Fórum abrir suas portas às 9h da manhã, se a maioria dos ser-viços só começa a ser presta-dos às 11h?

Quem recebeu no último “find” foi Tiana Reis.

Com familiares e amigos, ela come-morou mais um aniversário, com direito a

uma festança de dar gosto. Logo na en-trada, os convidados se deparavam com

um enorme quadro, onde puderam deixar dedicatórias à aniversariante. Já no salão

interno... garçons e mais garçons desfi-lavam com uísque, champã, cervejas...;

além claro, de deliciosos salgadinhos.O aniversário era dela, mas os vip’s

presentes foram agraciados, com um “kit sobrevivência”, que continha de pre-

servativos à Epocler (luxo!).Lá pelas tantas, a casa se transformou

numa boate.Segundo informações, o evento rolou

até o dia amanhecer!

Festança

Quem fez uma farra danada e recebeu amigos, familiares e co-leguinhas de classe foi Ana Clara. Ao completar, com festa das boas, seus 06 anos de idade, a herdeira da Macaxeira Tapioca-ria... aprontou.

Enquanto os pais, Fábio Carvalho e Priscila Moreira se deliciavam com medalhão à piamontese, risoto de camarão e tudo o mais; ela se esbaldava com os amiguinhos, pelo local.

O restaurante foi fechado exclusivamente para o evento.PS: A dinda Raphaela Freitas só babava.

Tiana Reis, Selma Rocha e Laura Miranda, em momento festa

• A música de Heverton Castro esteve esta semana, entre as 3 mais escutadas, no site do The Voice Brasil. Sucesso!

• Alguém percebeu que o ano já está acabando? Gzuis!

• O Grupo “Entre Amigos” está precisando de uma sala, para guardar algumas doações, como brinquedos, co-bertores e etc.

• O que não falta é gente “sensualizando” em redes sociais. Só que muitas esquecem a idade que tem...

• O tema AIDS será tratado em Amor à Vida. A enfer-meira Inaiá (Raquel Villar) será infectada. O vírus “não tem cara”. Camisinha pessoal!

• Segundo fontes... o Balcão de Empregos, da Prefeitu-ra de Rio das Ostras se mudará para o Centro de Cida-dania. É... tem a ver.

• E está prestes a acabar o whatsapp grátis. Serão mais 5 meses e logo após US$ 0,99 por ano.’

• Férias chegando e o emissário de Rio das Ostras tão mal-trapilho. Necessita de reforma já.

• “Uma mulher não precisa ser linda, sarada e princi-palmente vulgar, pra conquistar um homem. Existe algo chamado: Sorriso, caráter e personalidade.”Tânia Schueler (em sua rede social)

[email protected]

Lúcio André Silva Neto e Alessandra Carneiro Nascimento enfim... casados

Quem findou seu noivado e adentrou a vida de casado, no dia 26, foi o far-macêutico Lúcio André Silva Neto e a fisioterapeuta Alessandra Car-neiro Nascimento. Com cerimônia, na Paróquia Nossa Se-nhora da Conceição (Rio das Ostras) e uma festança, numa casa de festa... o casal se despediu de fami-liares e amigos, para uma deliciosa lua de mel, em Gramado.

Há quem diga, que nem ligações eles atendem. Amém!

Erika Machado

Casório

Page 20: Jornal RJNEWS Edição 136

20 ◘ 25 a 31 de outubro de 2013 RJNEWSESPORTES

Jovem de Rio das Ostras se dedica a Campeonato Nacional de Pump It Up» Modalidade de esporte avalia performance de atletas em máquina de dança

Criada em 1999, a máquina de simu-lação de dança cha-mada de Pump It

Up, deixou de ser um sim-ples passatempo e, atual-mente, é considerada um es-porte que atrai competições em diversos países. Apesar de não ser um esporte tão conhecido na região, Rio das Ostras tem um representan-te nessa modalidade. Aos 17 anos de idade, Guilherme Pereira Machado, vai partici-par pela primeira vez de uma competição e levar o nome do município ao Campeona-to Brasil Pump It Up Festival (BRPF), que acontece nos dias sete e oito de dezembro, no Hotel Sol Victória Mari-na, em Salvador.

Guilherme conta que co-meçou a praticar o Pump em 2008 só por diversão. Com o tempo foi se identificando com a modalidade e come-

çou a buscar informações sobre o esporte pela internet, onde soube que eram rea-lizados até competições in-ternacionais. “Percebi que é um esporte sério e, em 2010, veio o interesse de participar de campeonatos. Um amigo me apresentou um grupo de praticantes e soube que ha-veria campeonato este ano e resolvi me inscrever”, co-menta o atleta.

Segundo Guilherme, esta semana ele conseguiu o apoio da Secretaria de Es-portes de Rio das Ostras, para onde apresentou um projeto para treinamentos e participação em campeona-tos. A dificuldade do atleta é que ele só pode contar com uma máquina de dança na ci-dade para treinar. Ele diz que procura treinar todo final de semana, usando de oito a 10 fichas cada dia, o que dá uma média de três horas de dança diárias. “Tenho que me dedi-car ao máximo. É um cam-peonato de nível nacional, totalmente diferente e aqui fico limitado. Meus amigos antes me achavam maluco, mas hoje ficam entusiasma-dos com minha forma de

Samuel Rocha/RJNEWS

dançar. Todo esse apoio me dá um incentivo maior. Pre-

tendo fazer meu melhor para representar a cidade nessa

Guilherme Machado treina aos finais de semana em uma única máquina na cidade e busca apoio de empresários

modalidade que é tão dife-rente”, destaca Guilherme, que é o primeiro e único atle-ta de Rio das Ostras a partici-par do campeonato.

De acordo com o atle-ta, o Pump It Up se divide em quatro categorias: speed masculino e feminino, speed misto e o free style, que pode ser individual ou em grupo. Na categoria speed, da qual vai participar, a competição se dá em cinco fases, cada uma com uma média de 10 a 15 músicas para dançar, ale-atoriamente. São fases elimi-natórias, onde são avaliadas

performance, precisão e velo-cidade e daí vão somando os pontos. Mãe de Guilherme, a empresária Luciana Oliveira, diz que o filho tem um estilo próprio de dançar e, por isso, decidiu investir nele. “Já tive uma loja de fliperama, onde ele cresceu dançando e não parou mais. Vi que Guilher-me tinha facilidade e outros meninos iam largando. Atra-vés das pesquisas, vimos que se tratava de uma mo-dalidade diferente, mas que tem mercado e atrai público grande nos campeonatos”, acrescenta.

Atualmente, existem aproximadamente 35 clubes de Pump It Up no Brasil. As características que levam a essa definição é que a modalidade é considerada um exercício e um jogo, praticado individualmente ou por equipes, promovendo contato social e a integração en-tre jogadores de diversas cidades e/ou países. A cate-goria Speed envolve rapidez e resistência, e o objetivo é acertar o maior número de setas com a melhor precisão possível. O método de julgamento é o Score (pontuação da máquina). Já no Freestyle, os competidores criam suas próprias coreografias em cima dos steps de mú-sicas, decorando passos impostos pela máquina e os executando com originalidade. O sistema de avaliação passa a ser feito por um júri.

PUMP IT UP: MAIS QUE UM JOGO ELETRÔNICO

Page 21: Jornal RJNEWS Edição 136

25 a 31 de outubro de 2013 ◘ 21RJNEWS

Divulgação

Segundo a arquiteta Beth Gonzaga, os pergolados

podem se tornar a extensão de uma varanda ou de uma

garagem de carro

CADERNO DE IMÓVEIS DO JORNAL RJNEWS - Nº 9 01 a 07 de novembro de 2013.

Foto: Gilismar Correa/RJNEWS

» Jardins com pergolados é um dos recursos mais usados na otimização de espaços

Assim como em ou-tras cidades da re-gião, em Rio das Ostras é possível

ver inúmeros imóveis com áreas externas grandes e que não são bem aproveitadas. Às vezes, são residências com jar-dins enormes, mas que não se tornam espaços contemplati-vos aos olhos de quem vê. No entanto, hoje existem vários recursos para otimizar esses espaços e torná-los ambientes mais convidativos, voltados para momentos de aconchego e lazer entre famílias e amigos.

A arquiteta Beth Gonza-ga, de Rio das Ostras, diz que as opções são variadas tanto para terrenos maiores, como também para áreas menores, como visto em condomínios de casas geminadas. Ela diz que o

ideal é identificar as demandas de quem irá usufruir desses espaços. “Dá para fazer coisas bem diferentes para tornar o ambiente mais bonito e acolhe-dor, otimizando o espaço com vegetação, jardins com mesas e banquinhos ou poltronas de madeira, muros com mosai-cos e outros incrementos. Em terrenos maiores dá pra fazer uma área gourmet anexo, por exemplo, com uma área de re-cepção”, sugere a arquiteta.

Beth ressalta que, atual-mente, esses ambientes são muito usados em construções, onde a área de lazer se esten-de aos fundos da residência. É uma tendência que acaba fazendo um monobloco, uma construção única, na qual a família não precisa levar todos os utensílios domésticos para os fundos. “É uma integração interessante e, particularmen-te, tem minha preferência, por conta da privacidade das fa-mílias”, comenta.

Outra dica da arquiteta que torna os espaços mais acolhe-dores são os jardins com pergo-

Áreas externas bem aproveitadas se transformam em ambientes de recepção e lazer

lados, um recurso bastante uti-lizado por arquitetos na com-posição de projetos e otimiza-ção de espaços. Mais que um espaço contemplativo, o jardim pode ser usado como uma ex-tensão das áreas sociais da casa, promovendo encontros com amigos ou momentos de rela-xamento. Ela diz que os per-golados são uma das melhores opções para aproveitamento de áreas externas residenciais, que formam ambientes mais prote-gidos. Segundo a arquiteta, eles podem se tornar, por exemplo, a extensão de uma varanda ou de uma garagem de carro. “Es-ses ambientes funcionam mui-to bem. Os mais usados são os de madeira e dá para compor

um pergolado com vários tipos de planta e cobertura e outros elemen-tos de decoração. E os pergolados também servem para transformar espaços pequenos”, destaca.

Para Beth Gonzaga, a decora-ção é um misto de bom gosto com a combinação do que o cliente gosta, pois unindo as peças certas é possível conseguir um espaço agradável, bom para desfrutar e, principalmente, com a cara do dono. “A arquitetura, mesmo de pequenos espaços, se bem pensa-dos podem ganhar harmonia entre o exterior e a construção, desde que se use elementos de integra-ção, como jardins, pergolados, um muro caprichado, um misto de pisos como o deck de madeira e a cerâmica, vasos e elementos de-corativos. O ambiente pode ficar harmonioso desde que tudo tenha o toque certo e nunca exageros”, acrescenta a arquiteta.

Samuel Rocha/RJNEWS

Page 22: Jornal RJNEWS Edição 136

22 ◘ 25 a 31 de outubro de 2013 RJNEWS2

Maioria dos compradores de imóveis desconhece valores de taxas cobradas no cartório

» Preços são tabelados e praticados em todo o estado do Rio de Janeiro

A compra de um imóvel exige mui-to mais do que tempo para procu-

rar a casa ou o apartamento dos sonhos e, de encontrar o financiamento necessário. O que muitos compradores desconhecem é que após esta etapa é necessário regis-trar o imóvel e, para isso, é preciso procurar um cartório de notas para dar início ao pagamento das taxas.

Qualquer pessoa pode ter acesso aos valores tabelados que são cobrados em todo o Estado. Eles também estão fixados em um quadro de avi-sos no Cartório Único de Rio das Ostras, mas, também, po-dem ser consultados pelo site do Tribunal de Justiça do Es-tado do Rio de Janeiro (TJRJ) no www.tjrj.jus.br. Segundo

o tabelião substituto, Dani Reis, a tabela sofre um reajus-te sempre em dezembro, mas pode ser modificada ao longo do ano. Este ano, por exem-plo, a Corregedoria determi-nou mudanças nos meses de março e abril, o que colabora para confundir o consumidor.

Por desconhecer estes valores alguns clientes de Rio das Ostras têm critica-do os preços cobrados no Cartório de Ofício Único da cidade. “Já tivemos pessoas reclamando que pagou bem a mais do que está tabela-do. Isso é mentira. Não po-demos fazer isso. E se tem alguém fazendo pedimos que seja feita denúncia nos órgãos responsáveis”, disse Dani Reis, ao lembrar que em caso de dúvida o cliente deve ir ao cartório. Ele res-saltou ainda que os tribu-tos em cima dos valores são elevados. “Temos que reco-lher 34% dos valores para o Estado, mais a multa de R$ 10,81 de cada ato registral, bem como 27,6% de imposto de renda de tudo que entra.

Alexandre Fausto/RJNEWS

Mesmo assim, temos con-seguido investir no espaço para dar mais conforto aos clientes”, explicou.

Outra crítica está relacio-nada aos prazos. “Alguns fa-lam que somos enrolados ou que até passamos processos na frente de outros. Mas, é importante saber que temos prazos a cumprir por lei e que é impossível fazer a al-teração de ordem devido aos

selos sequenciais”, ressaltou Dani. Ele informou ainda que no caso dos registros, o cartório possui 30 dias para fazê-lo. Desses, até 15 dias são utilizados para a análise do processo e os outros 15 após a parte interessada co-nhecer as exigências, cum-pri-las e fazer o protocolo.

O que também tem acon-tecido na cidade é que na ânsia de agilizar o processo

Tabelião substituto, Dani Reis, mostra preços fixados no cartório de Rio das Ostras

de compra e venda muitas escrituras têm sido feitas em outros municípios por causa do pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). O pagamento desse tributo é necessário para que ela seja lavrada aqui. Com essa situação, os cartórios de ou-tras localidades possuem até 10 dias para confirmar a escri-tura para que seja oficializada em Rio das Ostras. “Este prazo nem sempre é cumprido por eles, o que faz com que o clien-te perca tempo”, disse Dani ao lembrar que, nesse caso, o pagamento do ITBI será ne-cessário na hora de fazer o re-gistro. “Já vimos casos de que

a pessoa faz só a escritura e fica anos sem fazer o registro do imóvel e quando decide fazê-lo, um falsário já vendeu o terreno dele”, alertou.

Dani aproveitou a opor-tunidade para desmentir a informação de que muitos imóveis em Rio das Ostras são posses. Segundo ele, as posses podem até existir, mas são poucas. Na área urbana é quase impossível ter este problema, se exis-te, é na Zona Rural. “Às ve-zes em uma venda, o ven-dedor fala que é posse, mas muitas vezes a verdade é que o imóvel está ilegal ou inventariado”.

SERVIÇO

As pessoas que possuem alguma dúvida sobre o Re-gistro Geral de Imóveis (RGI) devem ligar para o telefone 2764-1713, procurar Sheila Dias ou Andreia Felicíssimo. Já as denúncias sobre a cobrança de taxas fora do per-mitido pela lei podem ser direcionadas para o Núcleo Regional (NUR) no telefone 2646-2759 ou na Central de Atendimento da Corregedoria do Estado Rio de Janeiro no (21) 3133-2198.

Page 23: Jornal RJNEWS Edição 136
Page 24: Jornal RJNEWS Edição 136

24 ◘ 25 a 31 de outubro de 2013 RJNEWS

Contribuintes já podem indicar imóveis para abatimento no IPTU » Descontos poderão chegar a 50% do valor cobrado pelo tributo

A prefeitura de Ma-caé abrirá no link Nota Fiscal de Serviços eletrôni-

ca (NFS-e) um campo para que o munícipe indique um ou mais imóveis para abati-mentos no valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2014. A ação será possível a partir desta sexta--feira, dia primeiro.

Dessa maneira, todo contribuinte que utilizar um serviço no município e pedir nota fiscal terá direito ao des-conto, que pode chegar até a cinquenta por cento do valor do IPTU de 2013. Mais de um imóvel poderá ser indicado e não precisa estar em nome do tomador do serviço.

Mas, o contribuinte deve ficar atento já que o período para inscrição de imóveis vai até o dia 30 de novembro. A iniciativa tem como objeti-vo estimular a cobrança de notas fiscais pelo cidadão, já

Ana Chaffin

que o Imposto Sobre Serviços (ISS) recolhido por meio des-sas notas é revertido em bene-fícios para a população.

Quem utilizar qualquer serviço, como os oferecidos em salões de cabeleireiro, em postos de gasolina, concessio-nária de revisão de veículos e oficinas mecânicas, em con-sultórios médicos e dentários, ou da área de construção civil, por exemplo, deve pedir a nota fiscal. Nela, deve constar o nú-

mero de seu CPF ou de CNPJ. A partir disso, o cidadão terá direito a créditos provenientes da parcela do ISS incidente so-bre todos os serviços prestados, desde que realize a inscrição do imóvel dentro do prazo.

Os créditos do consumidor dos serviços serão calculados sobre o valor do ISS constan-te da NF-e nos percentuais de vinte por cento para as pessoas físicas e de cinco por cento para as pessoas jurídicas estabeleci-

das em Macaé. Esses créditos, que vão ficar cadastrados no Portal da Prefeitura, poderão ser utilizados exclusivamente para abatimento no valor do IPTU. Os valores correspon-dentes aos créditos serão to-talizados em 31 de outubro de cada exercício para abatimento no IPTU do exercício seguinte.

Depois de abatidos até cin-quenta por cento do valor do IPTU, caso sobrem créditos, eles ficarão válidos por cinco anos.

COMO FAZER

Os interessados em inscrever um imóvel para abatimento no IPTU devem, primeiramente, criar uma senha da web e obter sua liberação. Para isso, é necessário entrar no link Nota Fis-cal de Serviços eletrônica (NFS-e),https://spe.macae.rj.gov.br/nfse/capa.aspx, no Portal da prefeitura, inserir seu CPF ou CNPJ no campo para consulta de NFS-e e preencher o formulá-rio. É preciso imprimi-lo, assiná-lo e autenti-car a assinatura em cartório. Em seguida, esse documento deve ser apre-sentado no Setor de NFS-e, no andar térreo do Centro Administrativo Luiz Osório, Avenida Presidente Sodré, 466, Centro, para liberação da senha da web criada. A liberação é imediata. Depois da senha liberada será possível entrar no sistema e criar uma frase de segurança. As-sim, acessando o link ‘Indicação de Imóveis’, o consumidor de serviços conseguirá, no período de 1º a 30 de novembro, cadastrar os imóveis desejados para abatimento no IPTU 2014, ape-nas preenchendo o número de registro do imó-vel que vem impresso no carnê do IPTU. Com a senha da web é possível ainda, por meio do link ‘Consulta de notas fiscais recebidas’, verificar se as notas fiscais emitidas pelos fornecedores já estão disponibilizadas. Caso alguma não esteja, é necessário que essa in-formação seja transmitida ao Setor de NFS-e para que se providencie a liberação de notas pendentes e a disponibilização dos créditos.

Interessados têm o final do mês para indicar os imóveis que receberão o benefício

4

Page 25: Jornal RJNEWS Edição 136
Page 26: Jornal RJNEWS Edição 136

26 ◘ 25 a 31 de outubro de 2013 RJNEWS

Veí

culo

sSe

rviço

s

PC IMÓVEIS - Creci/RJ 30.454(22) 9911-1546 | (22) 8843-9392 | (21) 9411-1563

Pousada da NalvaCentro - R.Ostras

EXCELENTE NEGÓCIOÁrea de 553m² (construída 329m²) c/ 1 casa - p/administração, mais prédio c/ 10 kitnets (frigobar, vent. teto, cama e armários), garagem p/ 10 carros.

VENDE-SE

6

Classificados Anuncie no jornal mais lido e com melhor resultado da Região da Costa do Sol

COMO ANUNCIAR?

(22) 2020-0400(22) 99862-8146

OBRIGATÓRIO: apresentação de CPF ou CNPJ

[email protected]

Pessoalmente:Escritório Comercial Rua Nova Friburgo, 361Mariléa - Rio das OstrasDe 9h às 17h (segunta à sexta)

Piscina - Salão de Festas - 1 Vaga. Por R$ 450 Mil. Ref: 1097- Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.

ENSEADA DAS GAIVOTAS

Vendo: Duplex Independente - Enseada Das Gaivotas - 2 Suítes (1 Sacada) - Cozinha Com Área De Serviço - Sala Com 1 Banheiro Social - 1 Vaga. Por R$ 300 Mil. Ref: 3004 - Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.

RECREIOVendo: Casa Duplex - Recreio - Geminada Em Condomínio,3 Suíes (1 Reversível, 1 Closet, 2 Varandas), Sala, Cozinha Com Área De Serviço, Área Externa Com Churrasqueira E Pia, 2 Vagas. Por R$ 350 Mil. Ref. 3021- Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.

JRDM ATLANTICO

Vendo: Apto - Jardim Atlântico - Sala - 1 Banheiro Social - 2 Quartos - Varanda - 1 Vaga. Por R$ 220 Mil. Ref: 3012 - Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.

SERRAMAR Vendo: Sobrado com 2 casa – Serramar – Cada casa c/ 1 qto. Entrada independente, Só R$ 75 mil. (22) 9900-4149.

MARILEAVendo: Triplex Independente - Jardim Mariléa - 3 Quartos (2 Suítes Com Closet) - Ampla Sala Em Porcelanato - Cozinha Com Área De Serviço - 1 Banheiro Social - Varanda - Amplo Terraço Com Churrasqueira, 1 Vaga. Por R$ 380 Mil. Ref: 2105 - Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443.

CHÁCARA MARILEA

Vendo: Casas Duplex - Chácara Mariléa - 2 De Frente Indep. E 2 De Fundos Geminados. Sala Em Porcelananto, 1 Banheiro Social, Ampla Cozinha, Com Área Externa, 3 Quartos ( 1 Suite Com Closet), Área Externa Com 1 Vaga. Por R$ 280 Mil. Ref. 3023- Ivana Nunes - (22) 9894-4927 / 2764-6443._________________Vendo: Casa – Chácara Mariléa - Linear e com base para construir em cima - 2 qtos.Por R$ 120 mil. Parcelo . Não aceito Caixa. (22) 9900-4149

MAR DO NORTE

Vendo: Área com 1000m² - Mar do Norte - Frente para Rodv. Amaral Peixoto. Por R$ 350 mil. Parcelo parte do pagamento. (22) 9900-4149.

AULAS DE REFORÇODE TRÂNSITO Aulas particulares para alunos habilitados, ministradas no veículo do aluno. Sem prova, sem pressão, só prática. Marque sua hora. (22) 9869-7513 / e-mail: rag.gim@ hotmail.com – MARCELO (Instrutor credenciado) _________________MR Comercio Trabalho com toda linha de produtos de limpeza. Av Novo Rio das Ostras 814 –Tel. (22)2772-1870 / ID 83*63784 - Cristiane Regis msn: [email protected]_________________ Aluga-se: Mesas e cadeiras de plástico e tampões. (22) 2760-4897 / 2760-4921.

Vendo: Del –Rei 1.6 GL ano 88. Branco. Álcool. Ótimo estado. Doc OK. Som. Ao primeiro R$ 4.860,00. (229) 9605-6336 / 9259-0857 Salin_________________ Vendo: C4 Hatch Glx Mt. Placa: LRH-3067. 2010/2011. Por R$ 37.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _________________ Vendo: Fiesta Hatch. Placa: KQT-1601. 2010/2010. Por R$ 24.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600.

Vendo: Agile Gm – Ltz. Placa: LLD-9779. 2010/2011. Por R$29.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. _________________ Vendo: City Ex At. Placa: LQO-7086. 2012/2013. Por R$54.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _________________ Vendo: Fox Prime Gii. Placa: LLK-3289. 2011/2011. Por R$ 34.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. _________________

RIO DAS OSTRAS

VENDA

ÂNCORALOTEAMENTO ÂNCORA Terrenos planos 480 m² (12x40). Próx. A comércios, escola e condução. Perto da Rodovia e da praia. Á vista R$ 25 mil ou R$ 4 mil de sinal + 30 parcelas de R$ 870,00 mensais. (22) 9745-3128_________________Vendo: Casa – Âncora – 2 qtos., garagem, cisterna de 5 mil litros. Bem localizada. Por R$ 80 mil. Aceito carro e parcelo pagamento. (22) 9900-4149

COSTAZULVendo: Apto - Costazul - Salão - 1 Banheiro social - 2 Quartos (1 Suíte) - Varandão - Ampla Cozinha - Cond. com

Vendo: Megane Gt Dynamique Mt. Placa: LQG-2584. 2012/2013. Por R$ 41.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. _________________Vendo: Sandero Stepway. Placa: KON-4024. 2011/2012. Por R$ 39.900. Honda Hayasa (22) 3321-8600. _________________Vendo: Cerato Ex Mt. Placa: LLG-8376. 2010/2011. Por R$ 39.900 . Honda Hayasa (22) 3321-8600. _________________

Imóv

eis

Page 27: Jornal RJNEWS Edição 136

25 a 31 de outubro de 2013 ◘ 27RJNEWS

Page 28: Jornal RJNEWS Edição 136