educando para sempre - upvix.com.br t-med-enem... · a forma de industrialização a que o autor se...

12
Exame Nacional do Ensino Médio PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM TURMAS DE MEDICINA Ciências Humanas e suas Tecnologias Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias SEMANA 10 DIA: 19/10

Upload: phamdiep

Post on 10-Feb-2019

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Exame Nacional do Ensino Médio

EDUCANDO PARA SEMPRE

PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM TURMAS DE MEDICINA

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matemática e suas TecnologiasCiências da Natureza e suas Tecnologias

SEMANA 10DIA: 19/10

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

1

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 1

O personagem Chico Bento pode ser considerado um típico habitante da zona rural, comumente chamado de “roceiro” ou “caipira”. Considerando a sua fala, essa tipicidade é confirmada, primordialmente, pela(o) a) transcrição da fala característica de áreas rurais. b) redução do nome “José” para “Zé”, comum nas comunidades rurais. c) emprego de elementos que caracterizam sua linguagem como coloquial. d) escolha de palavras ligadas ao meio rural, incomuns nos meios urbanos. e) utilização da palavra “coisa”, pouco frequente nas zonas mais urbanizadas.

QUESTÃO 2

Quando ontem adormeci Na noite de São João Havia alegria e rumor Estrondos de bombas luzes de Bengala Vozes, cantigas e risos Ao pé das fogueiras acesas. No meio da noite despertei Não ouvi mais vozes nem risos Apenas balões Passavam, errantes Silenciosamente Apenas de vez em quando O ruído de um bonde Cortava o silêncio Como um túnel. Onde estavam os que há pouco Dançavam Cantavam E riam Ao pé das fogueiras acesas?

— Estavam todos dormindo Estavam todos deitados Dormindo Profundamente. *** Quando eu tinha seis anos Não pude ver o fim da festa de São João Porque adormeci Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo Minha avó Meu avô Totônio Rodrigues Tomásia Rosa Onde estão todos eles? — Estão todos dormindo Estão todos deitados Dormindo Profundamente.

(“Profundamente”, Libertinagem – Manuel Bandeira)

Considerando os temas mais comuns da poesia de Manuel Bandeira, pode-se dizer que o único que não está presente em “Profundamente” é a) a infância b) o saudosismo

c) a morte d) a própria poesia

e) o cotidiano familiar

QUESTÃO 3

Comparando a última estrofe de cada parte do poema, pode-se dizer que o sentido do verbo dormir não é o mesmo, pois a) remete à morte dos parentes do eu lírico na primeira parte e à morte dele na segunda. b) significa descansar na primeira parte e sonhar no final do poema. c) está usado em sentido figurado na primeira parte e em sentido próprio na segunda. d) tem o sentido de adormecer na primeira parte e morrer na segunda. e) tem sentido literal na primeira parte do poema e sentido denotativo na segunda.

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

2

QUESTÃO 4 Este é um poema de Ronaldo Azeredo:

Pode-se afirmar que esse texto a) explora a função poética, o que se efetiva na intencional e sugestiva

organização visual das palavras sobre a página. b) põe ênfase apenas no conteúdo da mensagem, o que determina o

predomínio da função referencial. c) classifica-se como não literário, já que renega o trabalho estético e

concentra-se apenas no apelo persuasivo do texto. d) exemplifica o formalismo clássico dos textos líricos, uma vez que

mantém a leitura linear e rítmica dos versos tradicionais. e) privilegia a função emotiva da linguagem, tendo em vista que a

subjetividade do emissor ganha destaque na enunciação do texto.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 5

Em 1865, encerrada a Guerra de Secessão, morto assassinado Abraham Lincoln, o vice-presidente Andrew Johnson governou uma reconstrução difícil. Sob a presidência de Ulisses Grant, a começar pelo Tennessee, em 1870, os sulistas brancos promulgaram leis contra o casamento inter-racial. Cinco anos depois, o Tennessee adotou a primeira Lei Jim Crow e o resto do sul o seguiu rapidamente. O termo ‘Jim Crow’, nascido de uma música popular, refere-se a toda a lei (foram dezenas) que determinasse o afastamento entre negros e brancos nos trens, estações ferroviárias, hotéis, barbearias, restaurantes, teatros e escolas. Em 1885, a maior parte das escolas sulistas foram divididas em instituições para brancos e outras para negros.

(Leandro Karnal. História dos EUA) O texto trata de efeitos da Guerra de Secessão que afetaram a sociedade dos EUA e que apenas nas décadas de 1950 e 1960 foram sendo derrubados pela Suprema Corte. A alternativa que melhor demonstra o que as chamadas Leis Jim Crow consagravam é: a) integracionismo; b) escravismo;

c) cordialidade; d) segregacionismo;

e) reconciliação.

QUESTÃO 6

O darwinismo social pode ser definido como a aplicação das leis da teoria da seleção natural de Darwin na vida e na sociedade humanas. Seu grande mentor foi o filósofo inglês Herbert Spencer, criador da expressão “sobrevivência dos mais aptos”, que, mais tarde, também seria utilizada por Darwin.

Fonte: BOLSANELLO, Maria Augusta. Darwinismo social, eugenia e racismo científico: sua repercussão na sociedade e na educação brasileiras. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n12/n12a14.pdf /Adaptado.

Essa teoria foi utilizada no século XIX pelas nações europeias para justificar a a) independência da Oceania. b) colonização dos Estados Unidos. c) dominação imperialista na Ásia e África. d) supremacia racial das nações latino-americanas. e) inferioridade dos Estados Unidos frente ao Japão.

QUESTÃO 7

Brasil é o sétimo maior consumidor de energia do mundo, diz Banco Mundial O Brasil ficou com a sétima colocação no ranking dos maiores consumidores de energia do mundo. O país

ficou atrás de China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Japão e Alemanha e conta com cerca de 99% da população já com acesso ao serviço, segundo relatório divulgado nesta terça-feira pelo Banco Mundial.

O Globo - Economia, 28/05/2013. Sobre o consumo de energia no mundo, pode-se afirmar que a) no texto, é evidente o papel crescente dos BRICS na demanda energética mundial. b) o consumo de energia nem sempre acompanha o nível de desenvolvimento de um país, o que explica a

presença da Rússia entre os maiores consumidores. c) China e Estados Unidos são os maiores consumidores de energia em função do fato de esses países serem

os mais populosos do mundo. d) a sétima posição do Brasil em consumo de energia deve-se ao fato de o país ter ampliado a produção de

etanol, preferencialmente destinado ao consumo interno. e) o consumo de energia sempre acompanha a quantidade de fontes renováveis de um país, principalmente em

países como os do Oriente Médio.

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

3

QUESTÃO 8

Um trilhão de reais: é este o valor que o Brasil precisa investir em infraestrutura de transportes até 2030 para se equiparar ao padrão de países como Rússia e Austrália.

A conclusão é de um estudo do núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP assinado pelos professores Claudio Tavares de Alencar e João da Rocha Lima Júnior com o mestrando Flávio Abdalla Lage e apresentado no final da semana passada na 14ª Conferência Internacional da LARES (Latin American Real Estate Society).

CALEIRO, J. P. Brasil precisa de R$ 1 tri em infraestrutura de transportes. Exame.com, 22 set. 2014. Disponível em: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 15 jun. 2015.

O desenvolvimento dos países depende da estruturação dos territórios para a difusão e distribuição de cargas, mercadorias e pessoas. O próprio sistema capitalista, em sua conjuntura embrionária, só conheceu o seu inicial desenvolvimento e expansão a partir da estruturação técnica de um importante sistema de transporte, que foi a) os trens de ferro a vapor, no século XVIII. b) as aeronaves modernas, no século XX. c) as caravelas de longo alcance, no século XVI.

d) os grandes navios de carga, no século XIX. e) os carros com motores, no início do século XX.

QUESTÃO 9

Antecipando-nos à derrocada das forças subversivas, acionadas por dispositivos governamentais, que visavam à destruição do primado da democracia e à implantação de um regime totalitário, tivemos a lucidez e o patriotismo de alertar os poderes constituídos da República para a defesa da ordem jurídica e da Constituição, tão seriamente ameaçadas. Podemos hoje, erradicado o mal das conjuras comuno-sindicalistas, proclamar que a sobrevivência da Nação Brasileira se processou sob a égide intocável do Estado de Direito.

Adaptado de Ata da Reunião Ordinária do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, 07/04/1964. O apoio da Ordem dos Advogados do Brasil à deposição do presidente João Goulart (1961-1964), como indicado no texto, insere-se no contexto de intensas polarizações de opiniões entre partidos e associações. Essas polarizações expressavam posicionamentos distintos acerca da seguinte proposta do governo João Goulart: a) implementação das reformas de base b) política de desvalorização monetária c) cerceamento da liberdade de imprensa d) controle orçamentário dos poderes estaduais e) restauração da União Nacional dos Estudantes (UNE)

QUESTÃO 10

Dom Fernando, pela graça de Deus, Rei de Portugal e do Algarve, considerando que as terras, que deviam ser lavradas e semeadas (porque são boas para dar pão e outros frutos com que os povos se manterão), são deixadas sem proveito, com grande dano dos povos, estabelece que: 1) todos os que têm terras aforadas sejam obrigados a lavrá-las e semeá-las; 2) se o senhor das ditas terras não puder lavrá-las por si, que se faça por outros ou as dê a lavrador que as lavre e semeie, de modo que as terras, que servem para dar pão, sejam todas lavradas, aproveitadas e semeadas.

LEI DAS SESMARIAS, 1375. Disponível em: <http://www.cm-coimbra.pt/index.php?>. Acesso em: 9 set. 2013. (Adaptado).

Art. 1°; § 1° Considera-se Reforma Agrária o conjunto de medidas que visem a promover melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento de produtividade.

Art. 17. O acesso à propriedade rural será promovido mediante a distribuição ou a redistribuição de terras, pela execução de qualquer das seguintes medidas: a) desapropriação por interesse social; b) doação; c) compra e venda; d) arrecadação dos bens vagos; e) herança ou legado.

ESTATUTO DA TERRA, 1964. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/leis/l4504.htm>. Acesso em: 9 set. 2013. (Adaptado).

A lei das sesmarias, originalmente aplicada a Portugal e ao processo de colonização do Brasil, e o Estatuto da Terra, elaborado no governo de Castelo Branco (1964-1967), remetem a uma característica do espaço agrário brasileiro. Tal característica, presente nos dois períodos mencionados, pode ser identificada a) pela tendência à policultura na produção agrícola. b) pela existência de uma crise de abastecimento. c) pela mecanização dos sistemas produtivos. d) pelo processo de concentração fundiária. e) pela ausência de conflitos pela posse da terra.

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

4

QUESTÃO 11

“Essa forma de industrialização é a que nos interessa mais de perto por ter ocorrido no Brasil. Trata-se de uma industrialização que, como o nome sugere, foi historicamente atrasada em relação à original e ocorreu em muitos países subdesenvolvidos [...]. Foi mais comum no século XX, embora, em alguns casos, tenha se iniciado de forma tímida no fim do século XIX”.

Vesentini, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.67.

A forma de industrialização a que o autor se refere é a do tipo a) clássica, caracterizada pelo predomínio das chamadas “indústrias de chaminés”, hoje obsoletas. b) planificada, vista como a única forma de os países periféricos conseguirem se industrializar, sob a forte

proteção do Estado. c) tardia, realizada, em geral, com a presença predominante de capital estrangeiro e empresas multinacionais. d) planificada, realizada em países socialistas e keynesianistas, procurando articular o setor da indústria de base

com o setor de bens de consumo. e) tardia, realizada graças à emancipação econômica apenas recentemente conquistada pelos

países subdesenvolvidos.

QUESTÃO 12 “A primeira lição é que a Primavera Árabe é um processo, e não um evento. Nunca ninguém poderia

imaginar que os governantes árabes, e as elites que os sustentavam, um dia cairiam ou morreriam. O papel do Ocidente sempre foi ambivalente. Ele sempre esteve nos dois lados – ansioso por encorajar as novas democracias, mas sem derrubar as velhas autocracias”.

HARDY, R. Democracia ou desordem? As quatro lições da Primavera Árabe. BBC Brasil, 11 jul. 2013. Acesso em: 17 ago. 2015.

Diante das considerações acima expostas, é possível concluir que a posição dos países ocidentais em relação à Primavera Árabe foi a) coerente, seguindo um padrão único de apoio nos conflitos. b) contraditória, com intervenções militares em todos os países. c) parcial, restringindo as análises para alguns poucos casos. d) arbitrária, com as ações políticas moldadas conforme os interesses. e) neutra, objetivando não agravar a situação das disputas internas.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 13 O jogo da velha é um jogo popular, originado na Inglaterra. O nome “velha” surgiu do fato de esse jogo ser praticado, à época em que foi criado, por senhoras idosas que tinham dificuldades de visão e não conseguiam mais bordar. Esse jogo consiste na disputa de dois adversários que, em um tabuleiro 3 × 3, devem conseguir alinhar verticalmente, horizontalmente ou na diagonal, 3 peças de formato idêntico. Cada jogador, após escolher o formato da peça com a qual irá jogar, coloca uma peça por vez, em qualquer casa do tabuleiro, e passa a vez para o adversário. Vence o primeiro que alinhar 3 peças.

No tabuleiro representado acima, estão registradas as jogadas de dois adversários em um dado momento. Observe que uma das peças tem formato de círculo e a outra tem a forma de um xis. Considere as regras do jogo-da-velha e o fato de que, neste momento, é a vez do jogador que utiliza os círculos. Para garantir a vitória na sua próxima jogada, esse jogador pode posicionar a peça no tabuleiro de a) cinco maneiras distintas. b) quatro maneiras distintas.

c) três maneiras distintas. d) duas maneiras distintas.

e) uma só maneira.

QUESTÃO 14 Visando acabar o seu estoque de um lote com 30 caixas, cada caixa contendo 1 litro de determinada marca de suco, já prestes a atingir a data de validade é vendida a R$ 2,00 a unidade, um lojista resolveu colocar em promoção o lote do tal produto. A tabela ao lado mostra o total pago, em função da quantidade comprada pelo cliente. Se estiver disponível em estoque, um cliente que comprar 25 caixas desse suco terá direito a um desconto percentual de a) 76% b) 70% c) 50% d) 30% e) 24%

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

5

QUESTÃO 15 Mauro comprou uma tela flexível para colocar no portão de sua residência, objetivando impedir a entrada de animais de pequeno porte. As dimensões do portão são 6m x 2,5m. Para recobrir o portão, Mauro pretende recortar a tela, de dimensões 10m x 1,5m, em 4 retângulos congruentes sem deixar sobras.

De acordo com as pretensões de Mauro, é possível concluir corretamente que a) as dimensões de cada retângulo são 1m x 2,5m. b) as dimensões de cada retângulo são 1,5m x 2,5m. c) as dimensões de cada retângulo são 1,5m x 2,5m. d) as dimensões de cada retângulo são 1,5m x 2m. e) não é possível dividir a tela em 4 retângulos congruentes sem deixar sobras.

QUESTÃO 16 Uma caixa d’água de forma cúbica com capacidade de 512 litros está completamente cheia, e sua base perfeitamente assentada no piso horizontal de um terreno. Bruna precisa retirar 128 litros de água dessa caixa e sabe que ela possui uma válvula de escoamento localizada em sua parte inferior. Como não dispunha de objetos para medir capacidade, Bruna teve a ideia de colocar uma régua graduada em centímetros perpendicular ao piso na parte superior interna da caixa, de modo que a borda coincida com a medida 0 cm da régua. Para garantir a retirada dos 128 litros, Bruna deve abrir a válvula de escoamento e esperar que o nível da água baixe, exatamente, a) 22 cm b) 20 cm

c) 18 cm d) 16 cm

e) 14 cm

CIÊNCIAS DA NATUREZA E

SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 17 O mapa mostra a área de ocorrência da malária no mundo. Considerando-se sua distribuição na América do Sul, a malária pode ser classificada como

a) endemia, pois se concentra em uma área geográfica restrita desse continente. b) peste, já que ocorre nas regiões mais quentes do continente. c) epidemia, já que ocorre na maior parte do continente. d) surto, pois apresenta ocorrência em áreas pequenas. e) pandemia, pois ocorre em todo o continente.

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

6

QUESTÃO 18

O uso prolongado de lentes de contato, sobretudo durante a noite, aliado a condições precárias de higiene representam fatores de risco para o aparecimento de uma infecção denominada ceratite microbiana, que causa ulceração inflamatória da córnea. Para interromper o processo da doença, é necessário tratamento antibiótico. De modo geral, os fatores de risco provocam a diminuição da oxigenação corneana e determinam mudanças no seu metabolismo, de um estado aeróbico para anaeróbico. Como decorrência, observa-se a diminuição no número e na velocidade de mitoses do epitélio, o que predispõe ao aparecimento de defeitos epiteliais e à invasão bacteriana.

CRESTA. F. Lente de contato e infecção ocular. Revista Sinopse de Oftalmologia. São Paulo: Moreira Jr., v, n.04, 04. 2002 (adaptado).

A instalação das bactérias e o avanço do processo infeccioso na córnea estão relacionados a algumas características gerais desses microrganismos, tais como a) a grande capacidade de adaptação, considerando as constantes mudanças no ambiente em que se

reproduzem e o processo aeróbico como a melhor opção desses microrganismos para a obtenção de energia. b) a grande capacidade de sofrer mutações, aumentando a probabilidade do aparecimento de formas resistentes

e o processo anaeróbico da fermentação como a principal via de obtenção de energia. c) a diversidade morfológica entre as bactérias, aumentando a variedade de tipos de agentes infecciosos e a

nutrição heterotrófica, como forma de esses microrganismos obterem matéria-prima e energia. d) o alto poder de reprodução, aumentando a variabilidade genética dos milhares de indivíduos e a nutrição

heterotrófica, como única forma de obtenção de matéria-prima e energia desses microrganismos. e) o alto poder de reprodução, originando milhares de descendentes geneticamente idênticos entre si e a

diversidade metabólica, considerando processos aeróbicos e anaeróbicos para a obtenção de energia.

QUESTÃO 19

Os biocombustíveis de primeira geração são derivados da soja, milho e cana-de-açúcar e suaprodução ocorre através da fermentação. Biocombustíveis derivados de material celulósico ou biocombustíveis de segunda geração — coloquialmente chamados de “gasolina de capim” — são aqueles produzidos a partir de resíduos de madeira (serragem, por exemplo), talos de milho, palha de trigo ou capim de crescimento rápido e se apresentam como uma alternativa para os problemas enfrentados pelos de primeira geração, já que as matérias-primas são baratas e abundantes.

DALE, B. E.; HUBER, G. W. Gasolina de capim e outros vegetais. Scientific American Brasil. Ago. 2009, nº 87 (adaptado).

O texto mostra um dos pontos de vista a respeito do uso dos biocombustíveis na atualidade, os quais a) são matrizes energéticas com menor carga de poluição para o ambiente e podem propiciar a geração de

novos empregos, entretanto, para serem oferecidos com baixo custo, a tecnologia da degradação da celulose nos biocombustíveis de segunda geração deve ser extremamente eficiente.

b) oferecem múltiplas dificuldades, pois a produção é de alto custo, sua implantação não gera empregos, e deve-se ter cuidado com o risco ambiental, pois eles oferecerem os mesmos riscos que o uso de combustíveis fósseis.

c) sendo de segunda geração, são produzidos por uma tecnologia que acarreta problemas sociais, sobretudo decorrente do fato de a matéria-prima ser abundante e facilmente encontrada, o que impede a geração de novos empregos.

d) sendo de primeira e segunda geração, são produzidos por tecnologias que devem passar por uma avaliação criteriosa quanto ao uso, pois uma enfrenta o problema da falta de espaço para plantio da matéria-prima, e a outra impede a geração de novas fontes de emprego.

e) podem acarretar sérios problemas econômicos e sociais, pois a substituição do uso de petróleo afeta negativamente toda uma cadeia produtiva na medida em que exclui diversas fontes de emprego nas refinarias, postos de gasolina e no transporte petróleo e gasolina.

QUESTÃO 20

Paleontólogos estudam fósseis e esqueletos de dinossauros para tentar explicar o desaparecimento desses animais. Esses estudos permitem afirmar que esses animais foram extintos há cerca de 65 milhões de anos. Uma teoria aceita atualmente é a de que um asteroide colidiu com a Terra, formando uma densa nuvem de poeira na atmosfera. De acordo com essa teoria, a extinção ocorreu em função de modificações no planeta que a) desestabilizaram o relógio biológico dos animais, causando alterações no código genético. b) reduziram a penetração da luz solar até a superfície da Terra, interferindo no fluxo energético das

teias tróficas. c) causaram uma série de intoxicações nos animais, provocando a bioacumulação de partículas de poeira

nos organismos. d) resultaram na sedimentação das partículas de poeira levantada com o impacto do meteoro, provocando o

desaparecimento de rios e de lagos. e) evitaram a precipitação de água até a superfície da Terra, causando uma grande seca que impediu a

retroalimentação do ciclo hidrológico.

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

7

QUESTÃO 21 O gráfico a seguir representa a curva característica de operação de um gerador:

Com base nos dados, a resistência interna do gerador, em ohm, é igual a a) 1,0 b) 3,0 c) 4,0 d) 6,0 e) 8,0

QUESTÃO 22 Até pouco tempo, os chuveiros elétricos residenciais variavam de potências entre 2.400 W a 4.800 W , que contavam com a proteção de disjuntores de até 25 ampères e redes com fios de bitolas (grossura) específicos para essa corrente. Atualmente, no mercado, encontramos chuveiros de 7.700 W , que são usados nas mesmas redes antigas de 220 V projetadas para os chuveiros anteriormente citados. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir. Para se usar os chuveiros atuais de 7.700 W deve-se substituir o disjuntor por um de __________ ampères e __________ a fiação com bitola __________ da rede elétrica antiga. a) 40 - trocar - maior que b) 35 - trocar - maior que

c) 40 - manter - igual a d) 35 - trocar - menor que

e) 55 - manter - menor que

QUESTÃO 23

Um manual de instruções de um aparelho medidor de pressão (esfigmomanômetro) traz as seguintes informações para o uso correto do aparelho: Sente-se em uma cadeira que tenha encosto. Coloque seu braço sobre uma mesa de modo que a braçadeira esteja no mesmo nível que seu coração. Coloque os dois pés no chão.

Das alternativas a seguir, é a que apresenta o princípio físico que tem relação direta com a posição correta da braçadeira: a) Se um corpo está em equilíbrio sob a ação exclusiva de três

forças não paralelas, então elas deverão ser concorrentes. b) Pontos de um mesmo líquido em equilíbrio situados em um

mesmo plano horizontal recebem pressões iguais. c) As alturas alcançadas por dois líquidos imiscíveis em um par de

vasos comunicantes são inversamente proporcionais às suas massas específicas.

d) Um líquido confinado transmite integralmente, a todos os seus pontos, os acréscimos de pressão que recebe. e) Todo corpo mergulhado em um fluido recebe um empuxo vertical, de baixo para cima, cuja intensidade é igual

ao peso do fluido deslocado.

QUESTÃO 24 No processo de respiração, o ar flui para dentro e para fora dos pulmões devido às diferenças de pressão, de modo que, quando não há fluxo de ar, a pressão no interior dos alvéolos é igual à pressão atmosférica. Na inspiração, o volume da cavidade torácica aumenta, reduzindo a pressão alveolar de um valor próximo ao de uma coluna de 2,0 cm

de 2H O (água). Considerando a aceleração gravitacional igual a 210 m s e a massa específica da água igual a

× 3 31,0 10 kg m , a variação da pressão hidrostática correspondente a uma coluna de 2,0 cm de 2H O é

a) × 12,0 10 Pa.

b) × 30,5 10 Pa.

c) × 20,5 10 Pa.

d) × 22,0 10 Pa.

e) × 32,0 10 Pa.

2018 - TURMA DE MEDICINA – PROJETO OBJETIVAS SEMANAIS - ENEM

8

QUESTÃO 25 O ferro metálico é obtido em altos-fornos pela mistura do minério hematita 2 3( Fe O )α − contendo impurezas, coque (C) e calcário 3(CaCO ), sendo estes mantidos sob um fluxo de ar quente que leva à queima do coque, com a temperatura no alto-forno chegando próximo a 2.000 C.° As etapas caracterizam o processo em função da temperatura.

Entre 200 C° e 700 C :°

2 3 3 4 23 Fe O CO 2 Fe O CO+ → +

3 2CaCO CaO CO→ +

3 4 2Fe O CO 3 FeO CO+ → +

Entre 700 C° e 1.200 C :°

2C CO 2 CO+ →

2FeO CO Fe CO+ → +

Entre 1.200 C° e 2.000 C :° Ferro impuro se funde

Formação de escória fundida 3(CaSiO )

22 C O 2 CO+ → BROWN, T. L.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química: a ciência central. São Paulo: Pearson Education, 2005 (adaptado).

No processo de redução desse metal, o agente redutor é o a) C. b) CO.

c) 2CO . d) CaO.

e) 3CaCO .

QUESTÃO 26

Adicionar quantidades de álcool à gasolina, diferentes daquelas determinadas pela legislação, é uma das formas de adulterá-la. Um teste simples para aferir a quantidade de álcool presente na mistura consiste em adicionar uma solução salina aquosa à amostra de gasolina sob análise. Essa metodologia de análise pode ser usada porque o(a) a) água da solução salina interage com a gasolina da mistura, formando duas fases, uma delas de álcool puro. b) álcool contido na gasolina interage com a solução salina, formando duas fases, uma delas de gasolina pura. c) gasolina da mistura sob análise interage com a solução salina, formando duas fases, uma delas de

álcool puro. d) água da solução salina interage com o álcool da mistura, formando duas fases, uma delas de gasolina com

o sal. e) álcool contido na gasolina interage com o sal da solução salina, formando duas fases, uma delas de gasolina

mais água.

QUESTÃO 27 O quadro apresenta alguns exemplos de combustíveis empregados em residências, indústrias e meios de transporte.

São combustíveis líquidos à temperatura ambiente de 25 C :° a) Butano, etanol e metano. b) Etanol, metanol e octano. c) Metano, metanol e octano. d) Metanol e metano. e) Octano e butano.

QUESTÃO 28 O soro fisiológico é uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaC ) comumente utilizada para higienização ocular, nasal, de ferimentos e de lentes de contato. Sua concentração é 0,90% em massa e densidade igual a 1,00 g mL. Qual massa de NaC , em grama, deverá ser adicionada à água para preparar 500 mL desse soro? a) 0,45 b) 0,90

c) 4,50 d) 9,00

e) 45,00