educando para sempre - upvix.com.br · elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção...

8
EDUCANDO PARA SEMPRE 1º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR DIA Exame Nacional do Ensino Médio REDAÇÃO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

Upload: lydung

Post on 03-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EDUCANDO PARA SEMPRE

1º SIMULADO MODELO ENEM - 20163ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR

DIA

Exame Nacional do Ensino Médio

REDAÇÃO

NOTA:

Nome completo:

Matrícula: Unidade: Turma:

Corretor:

INSTRUÇÕES

1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE ACORDO COM OS SEGUINTES CRITÉRIOS:

Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para

desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em

defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da

argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

2. SERÁ ATRIBUÍDA UMA NOTA ENTRE 0 (ZERO) E 200 (DUZENTOS) PONTOS PARA CADA UMA DAS CINCO COMPETÊNCIAS, E A SOMA DESSES PONTOS COMPORÁ A NOTA TOTAL, QUE PODE CHEGAR A 1000 PONTOS.

3. A REDAÇÃO RECEBERÁ NOTA 0 (ZERO) SE APRESENTAR UMA DAS CARACTERÍSTICAS A SEGUIR:

fuga total ao tema;

não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;

texto com até 7 (sete) linhas;

impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação;

desrespeito aos direitos humanos (desconsideração da Competência 5); e

folha de redação em branco, mesmo que tenha sido escrita no rascunho.

4. A REDAÇÃO DEVERÁ APRESENTAR LETRA LEGÍVEL, PARA EVITAR DÚVIDAS

NO MOMENTO DA AVALIAÇÃO.

5. O TÍTULO É UM ELEMENTO OPCIONAL NA PRODUÇÃO DA REDAÇÃO.

6. REDAÇÃO A LÁPIS NÃO SERÁ CORRIGIDA.

7. A REDAÇÃO DEVERÁ SER FEITA COM CANETA AZUL OU PRETA.

1

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre “O que fazer para combater a corrupção no Brasil?”. Apresente experiência ou proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto 1

A palavra corrupção veio do latim corruptione , que dá a ideia de corromper, que pode significar decomposição, putrefação, desmoralização, suborno. De acordo com o Escritório das Nações Unidas para Combate ao Crime Organizado e às Drogas, a “corrupção é um complexo fenômeno social, político e econômico que afeta todos os países do mundo”. No ranking de percepção da corrupção, elaborado pela Transparência Internacional em 2014, o Brasil figurou como 69º colocado entre os 175 países analisados. (...)

Segundo o Ibope, em pesquisa realizada com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), 21% dos entrevistados mostram a corrupção como principal problema a ser enfrentado no mundo. No Brasil, esse índice chega a 29% contra o índice médio de 8% na parte ocidental da Europa, o que demonstra a importância do tema no nosso país. (...)

Mesmo com avanços importantes, o Brasil ainda precisa evoluir muito para exterminar esse mal que representa um grande entrave para o desenvolvimento do país.

Extraído de http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/depoimentos. Acesso em 24/02/2016.

Texto 2

Quase um em cada quatro brasileiros (23%) afirma que dar dinheiro a um guarda para evitar uma multa não chega a ser um ato corrupto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais e o Instituto Vox Populi. Os números refletem o quanto atitudes ilícitas, como essa, de tão enraizados em parte da sociedade brasileira, acabam sendo encarados como parte do cotidiano.

"Muitas pessoas não enxergam o desvio privado como corrupção, só levam em conta a corrupção no ambiente público", diz o promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira. Ele é coordenador nacional da campanha do Ministério Público "O que você tem a ver com a corrupção", que pretende mostrar como atitudes que muitos consideram normal são, na verdade, um desvirtuamento ético. (...)

"Aceitar essas pequenas corrupções legitima aceitar grandes corrupções", afirma o promotor. "Seguindo esse raciocínio, seria algo como um menino que hoje não vê problema em colar na prova ser mais propenso a, mais pra frente, subornar um guarda sem achar que isso é corrupção." Segundo a pesquisa da UFMG, 35% dos entrevistados dizem que algumas coisas podem ser um pouco erradas, mas não corruptas, como sonegar impostos quando a taxa é cara demais.

Extraído de http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/11/121024_corrupcao_lista_mdb.shtml. Acesso em 24/02/2016.

Texto 3

Extraído de http://cidadeverde.com/blogdobira/74657/diga-nao-a-pequena-corrupcao. Acesso em 24/02/2016.

REDAÇÃO

2

RASCUNHO – ESTA PARTE NÃO SERÁ CORRIGIDA

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

3

REDAÇÃO - 1º SIMULADO ENEM Nome: Unidade: Turma:

ESPAÇO RESERVADO PARA ESCRITA FINAL

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

4

CORREÇÃO/AVALIAÇÃO SEGUNDO OS CRITÉRIOS DA PROVA DE REDAÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM

Competência 1 – Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita

200 Demonstra EXCELENTE domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.

160 BOM domínio da modalidade escrita formal, com poucos desvios gramaticais e de convenções.

120 Domínio MEDIANO da escrita formal, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

80 Domínio INSUFICIENTE da escrita formal, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.

40 Domínio PRECÁRIO da escrita formal, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios.

ZERO Demonstra DESCONHECIMENTO da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo

200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta EXCELENTE domínio do texto dissertativo-argumentativo..

160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta BOM domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

120 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta domínio MEDIANO do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

80 Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.

40 Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio PRECÁRIO do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.

ZERO Fuga ao tema/ não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

200 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.

80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.

40 Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.

ZERO Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Articula BEM as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

160 Articula as partes do texto com poucas inadequações e repertório diversificado de recursos coesivos.

120 Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e repertório limitado de recursos coesivos.

40 Articula as partes do texto de forma precária.

ZERO Ausência de marcas de articulação, resultando em fragmentação das ideias.

Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

40 Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.

ZERO Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

www.upvix.com.br

JARDIM DA PENHA(27) 3025 9150

JARDIM CAMBURI(27) 3317 4832

PRAIA DO CANTO(27) 3062 4967

VILA VELHA(27) 3325 1001