educando para sempre - upvix.com.br · desce levando os rejeitos até o sistema de esgoto. ... da...

8
EDUCANDO PARA SEMPRE PROVA OBJETIVA 3ª série - Ensino Médio FÍSICA / HISTÓRIA 2014 Dia: 14/11 - Das 14h às 15h40min FILOSOFIA

Upload: dongoc

Post on 19-Aug-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EDUCANDO PARA SEMPRE

PROVA OBJETIVA 3ª série - Ensino Médio FÍSICA / HISTÓRIA

2014

Dia: 14/11 - Das 14h às 15h40min

FILOSOFIA

1

1. Um tipo de vaso sanitário que vem substituindo as válvulas de descarga está esquematizado na figura.

Ao acionar a alavanca, toda a água do tanque é escoada e aumenta o nível no vaso, até cobrir o sifão. De acordo com o Teorema de Stevin, quanto maior a profundidade, maior a pressão. Assim, a água desce levando os rejeitos até o sistema de esgoto. A válvula da caixa de descarga se fecha e ocorre o seu enchimento. Em relação às válvulas de descarga, esse tipo de sistema proporciona maior economia de água.

Faça você mesmo. Disponível em: http://www.facavocemesmo.net. Acesso em: 22 jul. 2010.

A característica de funcionamento que garante essa economia é devida a) à altura do sifão de água. b) ao volume do tanque de água. c) à altura do nível de água no vaso. d) ao diâmetro do distribuidor de água. e) à eficiência da válvula de enchimento do tanque. Gabarito: B 2. Os flashes eletrônicos são uma solução simples e barata para o problema inerente à fotografia. Sua

única finalidade é emitir um curto lampejo de luz brilhante quando você libera o obturador. Isso ilumina o ambiente pela fração de segundo em que o filme é exposto. Um flash de câmera padrão é uma ótima demonstração de como componentes eletrônicos básicos podem trabalhar juntos em um circuito simples.

O circuito do flash armazena a carga em um capacitor de capacitância de 6μF quando fica ligado por um certo tempo a uma bateria de 12V da câmera, como mostra o circuito. A carga armazenada pelo capacitor, em μC, é aproximadamente

a) 0,5 b) 2,0 c) 6,0 d) 12,0 e) 72,0 Gabarito: E 3. Para que duas ondas sofram interferência destrutiva, com extinção total, elas devem ter a) a mesma direção e fases opostas. b) a mesma direção, a mesma frequência, a mesma amplitude e fases opostas. c) a mesma frequência e fases opostas. d) a mesma amplitude e a mesma frequência. e) a mesma direção, a mesma frequência e fases opostas. Gabarito: B

FÍSICA

2

4. Um aparelho de rádio R recebe simultaneamente os sinais direto e refletido em uma camada atmosférica, provenientes de uma emissora E. Quando a camada está a uma altura H, o sinal é forte; à medida que a camada se desloca verticalmente a partir dessa posição, o sinal enfraquece

gradualmente, passa por um mínimo e recupera gradativamente o valor inicial.

Esse fenômeno se deve à a) difração, pois a facilidade para o sinal contornar a camada é função da altura. b) variação do índice de refração da camada, que depende de sua altura em relação ao nível da Terra. c) interferência entre os sinais direto e refletido, construtiva, quando o sinal for máximo, e destrutiva,

quando o sinal for mínimo. d) absorção do sinal pela camada, que depende de sua altura em relação à Terra. e) variação do índice de reflexão da camada, o qual é uma função da altura. Gabarito: C 5. Um automóvel para quase que instantaneamente ao bater frontalmente numa árvore. A proteção

oferecida pelo "air-bag", comparativamente ao carro que dele não dispõe, advém do fato de que a transferência para o carro de parte do momentum do motorista se dá em condição de

a) menor força em maior período de tempo. b) menor velocidade, com mesma aceleração. c) menor energia, numa distância menor. d) menor velocidade e maior desaceleração. e) mesmo tempo, com força menor. Gabarito: A

6. Um editorial do jornal Folha de S. Paulo gerou polêmica e protestos no início de 2009. No entender do

editorialista, (...) as chamadas “ditabrandas” – caso do Brasil entre 1964 e 1985 – partiam de uma ruptura institucional e depois preservavam ou instituíam formas controladas de disputa política e acesso à Justiça (...).

(Folha de S.Paulo, 17.02.2009.)

O termo “ditabranda” reporta-se ao

a) golpe político aplicado por Getúlio Vargas; encerramento da chamada República Velha; repressão ao Partido Comunista; políticas econômicas de cunho nacionalista; suicídio de Vargas e divulgação da carta-testamento.

b) período do coronelismo na política brasileira; ocorrência de fraudes nas eleições, através do chamado voto de cabresto; polícia política constituída por capangas e jagunços.

c) período de Juscelino Kubitschek; imposição do crescimento econômico através da industrialização; slogan governamental “50 anos em 5”; tempo de democracia restrita, com voto censitário.

d) golpe político-militar que instalou a ditadura; imposição de Atos Institucionais; extinção dos partidos existentes; instituição do bipartidarismo – ARENA e MDB; repressão à oposição e censura à imprensa.

e) período de redemocratização; eleições diretas para o executivo, legislativo e judiciário; urbanização acelerada e enfraquecimento do poder dos presidentes da república.

Gabarito: D

HISTÓRIA

3

7. Leia com atenção os textos abaixo, a respeito do Festival Internacional da Canção ocorrido no Rio de Janeiro em 1968, e depois escolha a alternativa correta.

Vou voltar / Sei que ainda vou voltar para o meu lugar / Foi lá e é ainda lá / Que eu hei de ouvir cantar / Uma sabiá

Sabiá. Chico Buarque de Hollanda e Tom Jobim

Vem vamos embora que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora não espera acontecer

Pra não dizer que não falei das flores. Geraldo Vandré

As 20 mil pessoas que estavam no Maracanãzinho [em 1968] transformaram-se em coral dessa

variante melódica do conceito marighelista de que „a vanguarda faz a ação‟. „Sabiá‟ derrotou „Caminhando‟, mas Tom Jobim mal conseguiu tocá-la. A arquibancada vaiou-o por 23 minutos. Talvez tenha sido a mais longa das vaias ouvidas nos auditórios do país. Não era a Tom que se apupava, muito menos ao júri, que deixara „Caminhando‟ em segundo lugar. A vaia era contra a ditadura, e aquela seria a última manifestação vocalista das multidões brasileiras. Passariam uma década em silêncio, gritando pouco mais que „gol‟. Poucas semanas depois, o governo proibiu a execução de „Caminhando‟ nas rádios e em locais públicos. Temia que se tornasse „o ponto de partida para a aceleração e ampliação de um processo de dominação das massas‟.

Gaspari, Elio, A ditadura envergonhada. São Paulo, Companhia das Letras, 2002, p. 322.

a) O resultado do Festival Internacional da Canção de 1968, devido à vitória da canção Sabiá, forneceu o

argumento decisivo para o regime estabelecer o AI-5 em 13 de dezembro de 1968. b) Muitos dos presentes ao Maracanãzinho vaiaram a canção Sabiá porque desejavam a vitória da canção

de Vandré, que defendia uma ação direta contra a ditadura e expressava claramente ideais da esquerda da época.

c) A proibição da canção Caminhando ocorreu porque isso encorajou os militares a iniciarem as conspirações contra o governo do presidente João Goulart.

d) A radicalização política experimentada no Brasil ao final da década de 1960 manteve-se alheia à movimentação cultural das vanguardas artísticas e musicais desse período.

e) Todos os demais festivais que se seguiram ao de 1968 foram marcados pela intensa radicalização política e pela apresentação de canções revolucionárias provocando seguidas repreensões dos dirigentes militares.

Gabarito: B 8. Para o historiador René Rémond, “entre 1919 e 1939, dificilmente se encontrarão países que não

tenham sido tentados pelo fascismo. Mas se alguns sucumbiram a ele, outros lhe opuseram resistência. [...] Grosso modo, podemos dizer que os êxitos do fascismo são proporcionais à amplidão dos efeitos da crise. Nas sociedades abaladas em profundidade por ela, milhões de pessoas estão dispostas a acolher todas as doutrinas”.

RÉMOND, René. O século XX: de 1914 aos nossos dias. 9ª ed. São Paulo: Cultrix, 1993, pp. 103-104.

Sobre o nazifascismo e as causas que ajudam a explicar a adesão de alguns países ao fenômeno, analise as proposições abaixo:

I. Na Espanha destaca-se a crise experienciada pelo país, traduzida por greves gerais, e os movimentos separatistas (basco e catalão), após a derrubada da monarquia e a proclamação da república. Insatisfeitos, os setores ultraconservadores apoiaram a Falange, grupo fascista ultraconservador, e as forças nacionalistas, chefiadas pelo general Francisco Franco. Estavam dadas as condições para a emergência da Espanha fascista de Franco.

II. Derrotada na Primeira Guerra, economicamente destruída e sujeita às imposições dos vitoriosos, como o pagamento de indenizações, a Alemanha enfrentou desordens sociais que se seguiram às crises econômicas. Essas são razões que contribuíram para explicar a grande adesão da Alemanha ao nazismo.

III. Na França, o nacional-socialismo foi motivado pela tradição nacionalista, pangermanista, antissemita do país. Mas a principal explicação da sua adesão ao fascismo deve-se à grave crise econômica pela qual passava, desde o fim da Primeira Guerra, devido às pesadas indenizações que teve de pagar aos vitoriosos.

IV. No caso da Itália, o quadro político, econômico e social do país era bastante crítico no pós-guerra. Além da crise – marcada por milhares de mortos, devastação de algumas regiões, estagnação da produção industrial e agrícola, inflação, etc. –, o sentimento nacional foi duramente abalado pelo modo rude com que os aliados trataram o país, após a Primeira Guerra, exemplificado no Tratado de Versalhes.

4

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. e) Todas as afirmativas são verdadeiras. Gabarito: C 9.

Assim como os nazistas e os fascistas, os integralistas pregavam a substituição da luta de classes pela ascensão dos melhores, para renovar as camadas dirigentes e continuar estrutural e funcionalmente o seu papel na sociedade.

Antonio Candido. Teresina etc. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980, p. 129. Adaptado.

O texto compara nazismo, fascismo e integralismo, identificando-os a) no anseio de estabelecer um governo proletário, capaz de frear a ascensão da burguesia e de

patrocinar amplas reformas sociais e políticas. b) na aceitação da luta de classes como princípio das relações sociais e na valorização da reforma

administrativa como forma de eliminar os problemas políticos. c) no esforço de valorizar a identidade nacional, único traço capaz de impedir a luta de classes e

assegurar a formação de um governo socialista. d) na rejeição da ideia de que a sociedade seja movida pela luta de classes e na defesa de que o poder

seja exercido por um grupo limitado e privilegiado de pessoas. e) na busca de uma revolução proletária internacional e no reconhecimento do papel central que o governo

deve exercer na harmonização das relações sociais. Gabarito: D 10. A quem se destina a cultura de massa? a) Desenvolvida dentro da lógica da produção em escala industrial, a cultura de massa se destina a um

aglomerado gigantesco de indivíduos. b) Desenvolvida dentro da lógica da produção em escala industrial, a cultura de massa se destina à elite. c) Desenvolvida dentro da lógica da produção em escala industrial, a cultura de massa se destina à

classe média. d) Desenvolvida dentro da lógica da produção em escala industrial, a cultura de massa se destina à

classe baixa. e) Desenvolvida dentro da lógica da produção em escala industrial, a cultura de massa se destina aos

membros governamentais. Gabarito: A

www.upvix.com.br

JARDIM DA PENHA(27) 3025 9150

JARDIM CAMBURI(27) 3317 4832

PRAIA DO CANTO(27) 3062 4967

VILA VELHA(27) 3325 1001