2º teste seletivo 2005 para a contrataÇÃo...

17
UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná Diretoria de Concursos 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA POR EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE PARA O HUOP Farmacêutico Bioquímico Instruções para a Prova Para a realização desta prova de 50 questões, você deve ler e reler cada questão, podendo fazer anotações e cálculos neste caderno mesmo, conforme melhor lhe convenha. Não basta fazer anotações e resolver a questão neste caderno. É indispensável transferir a resposta (A, B, C, D ou E) para a folha de respostas. Assinalar as respostas das questões na folha de respostas cabe exclusivamente a você, e deve ser feito dentro do horário da prova. Leia atentamente a proposição inicial de cada questão. Nela está delimitado o assunto abrangido. Uma vez percebido qual é, especificamente, o assunto que está sendo questionado, leia as alternativas apresentadas, ou seja, o que está escrito após as letras A, B, C, D e E. Escolha a alternativa mais correta em relação à proposição inicial. Se duas ou mais alternativas lhe parecem corretas, confira mais uma vez qual delas está mais correta e abrangente em relação à proposição inicial. É permitido lançar apenas uma resposta para cada questão. A interpretação das questões faz parte da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais durante a prova. Na dúvida, não deixe de lançar uma resposta na folha de respostas (lance uma resposta, a que mais lhe pareça correta em relação à proposição inicial da questão). Caso você encontre uma questão que lhe pareça errada ou com defeito, pare e reflita. Primeiro: Provavelmente a questão está certa. Segundo: Mesmo que haja erro ou defeito, nada pode ser feito durante o horário da prova. Reclamar ao fiscal é perda de tempo. A única providência produtiva sua será, após o horário da prova, hoje ou amanhã, dirigir-se à Reitoria da Unioeste, fazer por escrito a sua reclamação. A Comissão de Concursos, diante da sua reclamação por escrito, tomará providências para que ninguém seja prejudicado no concurso por motivo de erro ou defeito na prova. Além disso, os gabaritos serão colocados à discussão pública antes de serem tornados definitivos. Na hipótese de falha na impressão do caderno de provas ou na folha de respostas, peça ao fiscal que substitua o seu material por outro sem defeitos de impressão. Não há substituição de folha de respostas, mesmo se você cometer erros ou fizer rasuras. No horário destinado às provas (9.00 às 12.00 horas) está incluída a identificação dos candidatos pelos fiscais, a distribuição das provas e a marcação da folha de respostas. Ninguém pode ficar além do horário para preencher folha de respostas. Na folha de respostas, atente para as instruções sobre como lançar corretamente as respostas das questões.

Upload: vonhan

Post on 24-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná Diretoria de Concursos

2º TESTE SELETIVO 2005

PARA A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA POR EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO

DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE PARA O HUOP

Farmacêutico Bioquímico

Instruções para a Prova

♦ Para a realização desta prova de 50 questões, você deve ler e reler cada questão, podendo fazer

anotações e cálculos neste caderno mesmo, conforme melhor lhe convenha. ♦ Não basta fazer anotações e resolver a questão neste caderno. É indispensável transferir a resposta (A,

B, C, D ou E) para a folha de respostas. Assinalar as respostas das questões na folha de respostas cabe exclusivamente a você, e deve ser feito dentro do horário da prova.

♦ Leia atentamente a proposição inicial de cada questão. Nela está delimitado o assunto abrangido. Uma

vez percebido qual é, especificamente, o assunto que está sendo questionado, leia as alternativas apresentadas, ou seja, o que está escrito após as letras A, B, C, D e E. Escolha a alternativa mais correta em relação à proposição inicial. Se duas ou mais alternativas lhe parecem corretas, confira mais uma vez qual delas está mais correta e abrangente em relação à proposição inicial. É permitido lançar apenas uma resposta para cada questão.

♦ A interpretação das questões faz parte da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais durante a

prova. Na dúvida, não deixe de lançar uma resposta na folha de respostas (lance uma resposta, a que mais lhe pareça correta em relação à proposição inicial da questão).

♦ Caso você encontre uma questão que lhe pareça errada ou com defeito, pare e reflita. Primeiro:

Provavelmente a questão está certa. Segundo: Mesmo que haja erro ou defeito, nada pode ser feito durante o horário da prova. Reclamar ao fiscal é perda de tempo. A única providência produtiva sua será, após o horário da prova, hoje ou amanhã, dirigir-se à Reitoria da Unioeste, fazer por escrito a sua reclamação. A Comissão de Concursos, diante da sua reclamação por escrito, tomará providências para que ninguém seja prejudicado no concurso por motivo de erro ou defeito na prova. Além disso, os gabaritos serão colocados à discussão pública antes de serem tornados definitivos.

♦ Na hipótese de falha na impressão do caderno de provas ou na folha de respostas, peça ao fiscal que

substitua o seu material por outro sem defeitos de impressão. ♦ Não há substituição de folha de respostas, mesmo se você cometer erros ou fizer rasuras.

♦ No horário destinado às provas (9.00 às 12.00 horas) está incluída a identificação dos candidatos pelos

fiscais, a distribuição das provas e a marcação da folha de respostas. Ninguém pode ficar além do horário para preencher folha de respostas.

♦ Na folha de respostas, atente para as instruções sobre como lançar corretamente as respostas das

questões.

Page 2: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

Prova de Língua Portuguesa Texto

Ética versus loucura 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47

A reportagem de Carla Meneghini sobre a TV Pinel traz uma luz de saúde

mental na escuridão insana da televisão brasileira. A TV Pinel é um projeto do hospital psiquiátrico Philippe Pinel, em Botafogo (zona sul do Rio), que funciona há seis anos. Os programas, produzidos pelos pacientes, tematizam a própria loucura. E é por isso mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre o universo dos "loucos", que esses programas representam uma luz de saúde mental em meio à doideira desgovernada que dá o tom da programação da TV comercial que nos confina.

"Loucura", sabemos todos, é uma noção mais cultural do que médica; são chamados "loucos" aqueles cujo comportamento escapa ao que as instituições sociais são capazes de absorver dentro do que entendem por padrões de "normalidade". Os "loucos", lamentavelmente, acabam padecendo sob o preconceito, são tratados como párias. Até outro dia, eram aprisionados nas clínicas, sem esperanças de "recuperação" ou de cidadania. O projeto da TV Pinel é parte de um grande esforço que vem acontecendo no Brasil para amenizar essa visão conservadora e segregacionista da "doença mental". Antes de tudo, procura livrar os usuários do Hospital Philippe Pinel do estigma de párias. Fazer TV, para eles, é ao mesmo tempo um canal de expressão (e de inclusão social) e um exercício de cura. O que mais chama a atenção nesse projeto, mais que o seu resultado estético ou prático, é a intenção declarada de seus autores de fazer TV dentro de parâmetros éticos muito claros, parâmetros que têm, como valor mais alto, o respeito à pessoa.

Chega a ser irônico: os únicos razoáveis nesse grande mundo do espetáculo são os loucos clínicos. Quanto à TV dos sãos, esta mais parece um festival de surtos psicóticos (no sentido de que desconhecem os limites postos pela realidade externa, e só se subordinam à realidade psíquica daquele que delira). Atenção: não é um filme isolado ou um comercial específico que lembra um surto psicótico, é a TV comercial como um todo. Tente mudar de canal aleatoriamente, zapeando sem rumo. Uma sucessão de imagens vai se processar diante dos seus olhos: cenas de sexo, explosões, armas de fogo, gritos, perversões inofensivas e agressões visuais, uma paisagem bucólica, um cadáver. Essa sucessão se aproxima fortemente da linguagem dos sonhos ou, mais exatamente, dos pesadelos, ou, mais exatamente ainda, de um pesadelo anárquico, sem autor definido. A televisão, vista assim mais de longe, nos mostra apenas sexo e violência não por acaso, os vetores fundamentais do inconsciente.

A televisão pode ser vista como o desnudamento do inconsciente que gostaríamos de ocultar. Em outras palavras, a violência do inconsciente que, no plano individual e racional, todos nós preferimos negar, mostra-se inteira e totalitária no plano coletivo e ingovernável do espetáculo. Por princípio, a TV comercial escancara o que nos envergonha. Por ser antes de tudo uma máquina de vender e, mais que isso, de vender o prazer do consumo e o consumo do prazer, ela atira contra nós mesmos o nosso desejo de consumir ao máximo (e de gozar desse consumo), de ter o que o outro não tem, de privar o nosso semelhante do consumo que nos torna mais exclusivos do que ele. Por um estranho paradoxo da atualidade, a televisão, proeza da tecnologia e do avanço da divisão de trabalho, trai o atraso e o barbarismo das relações selvagens que nos desagregam. A televisão revelou, sem querer, o avesso da civilização: se a civilização seria a vitória da convivência pacífica sobre a selva, ela descortina a inviabilidade da convivência porque se tornou um veículo incapaz de pôr o respeito à pessoa acima dos imperativos do mercado e do consumo.

Depois, loucos são os que falam em ética. Eugênio Bucci - São Paulo, domingo, 18 de agosto de 2002.

2

Page 3: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

01. No texto, a tese principal é que (A) os “loucos” são pessoas mais razoáveis do que aquelas tidas como sãs. (B) a loucura na realidade não existe: é apenas uma invenção dos médicos. (C) a TV dos “loucos” é movida por uma ética que não se encontra na TV comercial. (D) a Loucura da TV comercial é fruto do sexo e da violência dos nossos dias. (E) o sexo e a violência dominaram o inconsciente do homem contemporâneo. 02. Na citação “A televisão pode ser vista como o desnudamento do inconsciente que

gostaríamos de ocultar”, o conteúdo do enunciado é visto como (A) certo. (B) obrigatório. (C) possível. (D) imprescindível. (E) necessário. 03. No texto, o autor critica a TV dos sãos utilizando exemplos relacionados a (A) festivais de surtos psicóticos. (B) cenas de sexo, explosões, armas de fogo, gritos, perversões inofensivas e agressões visuais. (C) filmes e comerciais que lembram surtos psicóticos. (D) sexo e violência. (E) linguagem dos sonhos, pesadelos anárquicos, sem autor definido. 04. Observe o enunciado:

O projeto da TV Pinel é parte de um grande esforço que vem acontecendo no Brasil para amenizar essa visão conservadora e segregacionista da "doença mental". A expressão destacada refere-se a

(A) noções culturais sobre loucura. (B) o reconhecimento do comportamento do “louco” como aquele que escapa ao que as

instituições sociais são capazes de absorver dentro do que entendem por padrões de "normalidade".

(C) o preconceito e ao tratamento dos “loucos” como párias. (D) o aprisionamento dos “loucos” em clínicas, sem esperanças de "recuperação" ou de

cidadania. (E) sobreposição das noções culturais sobre as médicas.

3

Page 4: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

05. O autor afirma que os programas da TV Pinel representam uma luz de saúde mental, pois

I. trazem uma luz de saúde mental na escuridão insana da televisão brasileira. II. o projeto é desenvolvido por uma instituição psiquiátrica. III. os programas, produzidos pelos pacientes, tematizam a própria loucura. IV. os programas são realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre o universo dos

"loucos". V. o projeto da TV Pinel é parte de um grande esforço para amenizar uma visão

conservadora e segregacionista da "doença mental" e livrar os “loucos” do estigma de párias.

(A) Apenas a afirmação V está correta. (B) As afirmações V, I e II estão corretas. (C) As afirmações III e IV estão corretas. (D) Todas as afirmações estão corretas. (E) As afirmações III, IV e V estão corretas. 06. Ao mencionar que o enfoque do projeto está em parâmetros éticos cujo valor mais alto é o

respeito à pessoa, o autor refere-se: (A) a TV dos sãos. (B) a filmes e a comerciais isolados. (C) à TV comercial como um todo. (D) ao festival de surtos psicóticos. (E) à TV Pinel. 07. Ao afirmar que a "loucura" é uma noção mais cultural do que médica, o autor baseia-se (A) no fato de que são chamados "loucos" aqueles cujo comportamento as instituições sociais

absorvem e acabam padecendo de preconceito, tratados como párias. (B) em situações em que os “loucos”, cujo comportamento escapa ao que as instituições sociais

são capazes de absorver dentro do que entendem por padrões de "normalidade", sofrem preconceito e são aprisionados em clínicas, sem esperanças de "recuperação" ou de cidadania.

(C) no fato de que os "loucos", lamentavelmente, acabam padecendo sob o preconceito e são tratados como párias.

(D) no fato de que são considerados “loucos" aqueles cujo comportamento escapa ao que as instituições sociais são capazes de absorver dentro do que entendem por padrões de "normalidade".

(E) Nenhuma das alternativas acima corresponde à afirmação. 08. A substituição da palavra grifada pelas que se encontram à direita alteraria o sentido do

enunciado em: (A) “... se aproxima [...] de um pesadelo anárquico ...” (linha 30) / desordenado, caótico (B) “... livrar [...] do estigma de párias”. (linhas 16) / marca, infâmia (C) “... da TV comercial que nos confina”. (linha 7) / limita, aprisiona (D) “... amenizar essa visão [...] segregacionista ...” (linha 14) / ilegal, condenável (E) “... são tratados como párias”. (linhas 11 - 12) / alijados, marginais

4

Page 5: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

09. Marque a frase em que o pronome relativo está empregado em desacordo com as exigências da escrita padrão.

(A) Na reportagem de Carla Meneghini sobre a TV Pinel há uma crítica, cuja temática se volta

para a programação da TV comercial. (B) Pesquisadores concluíram um levantamento sobre o número de doentes mentais nos últimos

vinte anos onde houve um considerável crescimento. (C) O projeto da TV Pinel é parte de um grande esforço, o qual ameniza a visão conservadora e

segregacionista da "doença mental". (D) A sucessão de imagens vai se processar diante dos seus olhos, onde cenas de sexo,

explosões, armas de fogo, gritos, perversões inofensivas e agressões visuais se aproximam fortemente da linguagem dos sonhos ou, mais exatamente, dos pesadelos.

(E) A programação da TV comercial está próxima do caos em cujo objetivo está a busca do prazer.

10. Considerando as regras de concordância verbal, observe as estruturas abaixo:

I. A implementação dos projetos para tratamento psiquiátrico, como a TV Pinel,

implicam uma visão humanista de recuperação do doente mental. II. Em algumas instituições, a maioria dos pacientes convive com mendigos,

bêbados e moradores de rua. III. Há um número expressivo de estudos sobre as doenças mentais que permitem

uma reorientação ou aprofundamento dos tratamentos. Assinale a opção correta.

(A) Nenhuma das seqüências segue a regra. (B) I, II e III seguem as regras. (C) Apenas III segue a regra padrão. (D) Apenas I e III seguem as regras. (E) II e III seguem a regra padrão.

5

Page 6: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

Prova de Matemática 11. Uma caixa contém 10 frascos de um medicamento e cada frasco contém 0,12 litro deste

produto. Sabe-se que em geral tal medicamento é receitado em doses diárias de 5 ml durante 12 dias. Quantos pacientes podem ser tratados com 2 caixas do mesmo?

(A) 40. (B) 20. (C) 12. (D) 15. (E) 25. 12. De acordo com o IBGE, a taxa de mortalidade infantil no Brasil (crianças até 1 ano) foi de

28,16 crianças para cada 10000 nascidas no ano de 1999 e de 27,10 para cada 10000 nascidas no ano 2000. Deste modo, podemos afirmar:

(A) Em 2000, para cada 10000 crianças nascidas, cerca de 9983 ultrapassaram um ano de idade.(B) Em 2000, para cada 20000 crianças nascidas, cerca de 56 não completaram um ano de vida.(C) Cerca de 99,81% das crianças nascidas em 1999 ultrapassaram um ano de idade. (D) De 1999 para 2000 houve uma diminuição de cerca de 0,01% da mortalidade infantil no

Brasil. (E) Em média, de 1999 para 2000 houve um aumento de 1,06 mortes para cada 10000 crianças

nascidas. 13.

Simplificando-se a expressão

++

+−

2

12

221

41

213

21 obtém-se

(A) 23 . (B) 22− . (C) 0. (D) 1. (E) –1/ 2 . 14. Considere a figura a seguir, em que ABE e CDE são triângulos retângulos e BE é paralelo a

CD .

12 cm

4 cm 3 cmA

B

C

DE

6

Page 7: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

Calculando-se a área da parte hachurada, obtém-se (A) 21 cm2. (B) 42 cm2. (C) 44 cm2. (D) 18 cm2. (E) 30 cm 2. 15. O gráfico a seguir apresenta os números da população brasileira no ano de 2000, por sexo e

grupos de idade.

0100000020000003000000400000050000006000000700000080000009000000

10000000

0 a 4

anos

5 a 9

anos

10 a

14 an

os15

a 19

anos

20 a

24 an

os25

a 29

anos

30 a

34 an

os35

a 39

anos

40 a

44 an

os45

a 49

anos

50 a

54 an

os55

a 59

anos

60 a

64 an

os65

a 69

anos

70 a

74 an

os75

a 79

anos

80 an

os ou

mais

Homens Mulheres

Fonte - IBGE, Diretoria de Pesquisas, Departamento de População e Indicadores Sociais. Censo Demográfico 2000.

Considerando as informações apresentadas no gráfico, assinale a alternativa correta. (A) Em 2000, a faixa etária com mais pessoas era a de 20 a 24 anos. (B) Na faixa etária de 0 a 4 anos havia mais mulheres do que homens. (C) A quantidade de pessoas, ainda vivas, nascidas entre 1996 e 2000 foi maior que a quantidade

nascida entre 1988 e 1992. (D) Entre 1992 e 1996 nasceram mais de 18 milhões de pessoas. (E) Em 2000, entre as pessoas com mais de 30 anos havia mais mulheres do que homens. 16. Uma foto de 3 cm de base por 4 cm de altura é ampliada de forma que tenha suas

proporções preservadas. Se a base for ampliada para 15 cm, ela terá uma altura de (A) 10 cm. (B) 12,5 cm. (C) 20 cm. (D) 18 cm. (E) 15 cm. 7

Page 8: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

17. As medidas de pressão arterial, sistólica e diastólica, em mmHg, de uma pessoa, tomadas ao longo do dia com intervalos de tempo de 1 hora, estão listadas na tabela abaixo:

Horas Sistólica Diastólica

1ª 133 85 2ª 136 83 3ª 135 78 4ª 140 80 5ª 138 85 6ª 128 78 7ª 129 79

Com base nestas informações, é correto afirmar:

(A) A média aritmética das medidas da pressão sistólica é 140.

(B) A solução da equação 2030

3020

2010

=−

−− xx é o valor da pressão diastólica na terceira

hora.

(C) A solução do sistema de equações corresponde aos valores das pressões

sistólica e diastólica na quarta hora.

=−=−

2053202

xyyx

(D) O gráfico abaixo descreve corretamente a variação da pressão diastólica em função do tempo.

(E) O aumento da pressão diastólica é inversamente proporcional ao aumento da pressão

sistólica. 18. A revista VEJA de 6 de julho de 2005 publicou que a média da expectativa de vida no

mundo, que era de 50 anos em 1990, pulou para 79 anos em 2000. Isso significa que a média de vida no mundo aumentou em

(A) 29%. (B) 58%. (C) 79%. (D) 63%. (E) 37%.

8

Page 9: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

19. Na figura abaixo, ABCE é um quadrado, sendo que o segmento AE mede 4 cm e DE mede 5 cm.

E

D C B

A Sabe-se que o arco é uma semi-circunferência com diâmetro

DE DE . Considere que o perímetro de uma circunferência é igual ao raio vezes 6,28. O perímetro total aproximado da figura acima é

(A) 31,81 cm. (B) 37,80 cm. (C) 39,72 cm. (D) 43,75 cm. (E) 22,85 cm. 20. Sabe-se que um poste de 5 m projeta uma sombra de 3 m. No mesmo instante, a altura de

um prédio que projeta uma sombra de 105 m mede (A) 63 m. (B) 175 m. (C) 7 m. (D) 150 m. (E) 60 m.

9

Page 10: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

Prova de Conhecimentos Específicos 21. Qual dos seguintes resultados laboratoriais deveria ser confirmado? (A) Sangue e proteínas pelo exame químico da urina. (B) pH 5,0 e presença de uratos amorfos na urina. (C) Sangue positivo, glicose positivo e cetonas positivo pelo exame químico da urina. (D) pH 8,0, leucócitos e presença de cristais de ácido úrico na urina. (E) Nitrito positivo pelo exame químico da urina e presença de Bacilos Gram Negativos.

22. A urina normal recém eliminada geralmente é transparente. Entretanto, se alcalina, pode

haver uma opacidade de cor branca, devida (A) à presença de fosfatos amorfos e carbonatos. (B) a leucócitos. (C) a uroeritrina. (D) a leveduras. (E) à presença de Trichomonas sp. 23. A proteína de Bence-Jones excretada na urina em casos de mieloma múltiplo tem a

característica peculiar de (A) reagir com tiras reativas e não com ácido sulfosalicílico. (B) precipitar com ácido acético e calor e não com o ácido sulfosalicílico. (C) precipitar-se quando aquecida a 60°C e dissolver-se a 100°C. (D) precipitar-se quando aquecida a 100°C e dissolver-se quando resfriada a 60°C. (E) precipitar com ácido acético e não com ácido sulfosalicílico. 24. O laboratório de análises clínicas recebe três tubos estéreis contendo líquido

cefalorraquidiano, marcados com os números 1 (um), 2 (dois) e 3 (três), na ordem em que foram obtidas as amostras. Os tubos deverão ser distribuídos da seguinte forma:

(A) hematologia: 1; bioquímica: 2; microbiologia: 3. (B) hematologia: 2; bioquímica: 3; microbiologia: 1. (C) hematologia: 3; bioquímica: 1; microbiologia: 2. (D) hematologia: 1; bioquímica: 3; microbiologia: 2. (E) Não existe justificativa para a ordem de distribuição dos tubos contendo líquido

cefalorraquidiano. 25. Os exsudatos geralmente decorrem de (A) insuficiência cardíaca. (B) inflamação da membrana serosa. (C) desequilíbrio eletrolítico. (D) dieta com baixo teor protéico. (E) síndrome nefrótica. 10

Page 11: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

26. A concentração sangüínea aumentada de creatinina pode ser observada nas seguintes condições, exceto:

(A) insuficiência renal aguda. (B) insuficiência cardíaca congestiva. (C) choque. (D) obstrução do fluxo urinário causada pela hipertrofia prostática benigna. (E) perda da massa muscular. 27. Sobre a estrongiloidíase, é correto afirmar que (A) é somente diagnosticada por protoparasitológico de fezes. (B) é sempre restrita ao lúmen gastrointestinal. (C) não é afetada pela imunidade celular. (D) pode ser importante causa de morbidade e mortalidade quando há pancitopenia. (E) a forma cística é a estrutura morfológica do parasita mais comumente encontrada nas fezes

de pacientes parasitados. 28. Klebsiella sp, Proteus sp e Pseudomas sp são (A) cocos anaeróbios. (B) bacilos gram negativos. (C) bactérias anaeróbias. (D) bacilos gram positivos. (E) cocos gram negativos. 29. Menino, quatro anos de idade, há 15 dias com dor em membros inferiores; há 10 dias com

inapetência, apatia e palidez progressiva; febre intermitente e petéquias há três dias. Ao exame físico: estado geral regular, descorado. Linfonodos normais, petéquias esparsas, fígado palpável e dor à mobilização passiva dos membros inferiores. O diagnóstico mais provável é:

(A) febre reumática. (B) leucemia linfóide aguda. (C) artrite reumatóide juvenil. (D) infestação maciça por ancilostomídeos (E) anemia hemolítica. 30. Quanto à hiperbilirrubinemia neonatal por doença hemolítica, podemos afirmar (A) que a prova de Coombs direto no recém-nascido negativa afasta o diagnóstico de

incompatibilidade sangüínea ABO e Rh. (B) que a prova de Coombs direto no recém-nascido negativa sempre afasta o diagnóstico de

incompatibilidade ABO. (C) que os anticorpos envolvidos na doença hemolítica por incompatibilidade sangüínea são

sempre da classe IgG. (D) que a hidropsia fetal de causa hemolítica é indicação de exsangüinitransfusão precoce. (E) que, tanto na incompatibilidade ABO como na Rh, os anticorpos se fixam somente na

superfície das hemácias.

11

Page 12: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

31. Todas são caracterizadas como anemia hemolítica, exceto: (A) anemia falciforme. (B) anemia sideroblástica. (C) esferocitose hereditária. (D) anemias microangiopáticas. (E) talassemia.

32. Qual das afirmativas abaixo pertence à síndrome da secreção inadequada do hormônio antidiurético (ADH)?

(A) Hiponatremia, aumento de excreção urinária de sódio, ausência de desidratação, ausência

de edema ou hipertensão, função renal normal com valores sangüíneos normais de nitrogênio não-protéico.

(B) Hipernatremia, diminuição da excreção urinária de sódio, ausência de desidratação, função renal alterada, edema com valores sangüíneos normais ou aumentada de nitrogênio não-protéico.

(C) Hiponatremia, desidratação grave, lesão renal, aumento de nitrogênio não protéico sangüíneo, com hipercalemia.

(D) Hipernatremia, diminuição da excreção urinária de sódio, desidratação, hipertensão, função renal normal com valores sangüíneos normais ou diminuídos de nitrogênio não protéico.

(E) Hiponatremia, diminuição da excreção urinária de sódio, edema e lesão renal com valores sangüíneos aumentados de nitrogênio não protéico.

33. As principais causas de hiperpotassemia (hipercalemia) estão abaixo relacionadas, com exceção da alternativa:

(A) acidose metabólica. (B) hemólise intravascular. (C) rabdomiólise. (D) hipoaldosteronismo (doença de Addison). (E) diarréia e fístulas intestinais. 34. Considere as cinco afirmações a seguir sobre as dislipidemias e, após, assinale a alternativa

que indica as afirmações corretas: I. A fórmula de Friedewald utilizada para estimar a concentração de LDL-colesterol é

valida para pacientes com uma concentração sangüínea de triglicerídeos acima de 400 mg/dl, presença de quilomicrons no soro analisado e para pacientes que não apresentam hiperlipoproteinemia do tipo III, segundo Fredrickson e colaboradores.

II. Hipercolesterolemia, sedentarismo, Diabetes mellitus, hipertensão arterial e tabagismo são alguns fatores de risco relacionados com aterosclerose.

III. Tem sido proposto que as anormalidades lipídicas em portadores de Diabetes mellitus tipo II sejam conseqüentes à resistência à insulina e caracterizadas por hipertrigliceridemia moderada e baixo nível de HDL-colesterol.

12

Page 13: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

IV. Na dislipidemia secundária causada pela síndrome nefrótica podemos observar hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia. Acredita-se que os mecanismos são desencadeados, ao menos em parte, pela redução da pressão oncótica do plasma que estimularia a transcrição do gene da apo B hepático e pela redução do catabolismo destas mesmas lipoproteínas.

V. No hipotireoidismo pode-se observar diminuição dos níveis de colesterol total. O mecanismo primário da queda de colesterol sangüíneo é pelo aumento do catabolismo de LDL-colesterol devido a um aumento do número de receptores hepáticos para LDL.

(A) As afirmações II, III e IV estão corretas. (B) As afirmações I, II, IV estão corretas. (C) As afirmações II, III e V estão corretas. (D) As afirmações II, IV e V estão corretas. (E) As afirmações I, III e IV estão corretas. 35. Com relação aos distúrbios da tireóide, é correto afirmar:

I. Concentração sérica de TSH (hormônio tíreo-estimulante) baixa (<0,1 um/L) e concentração sérica de T4 livre (tiroxina livre) elevada geralmente são suficientes para estabelecer diagnóstico laboratorial de hipertireoidismo.

II. A doença de Graves é a forma mais comum de tireotoxicose e caracteriza-se pela presença de bócio, oftalmopatia (exoftalmia), dermopatia e sinais e sintomas como palpitações, hipercinesia, intolerância ao calor, taquicardia e sudorese excessiva.

III. O teste do TRH (hormônio liberador da tireotrofina) não pode ser utilizado para diferenciar hipotireoidismo hipofisário do hipotireoidismo hipotalâmico.

IV. Na tireoidite de Hashimoto não são observados auto-anticorpos contra a tireóide como o anticorpo contra a tireoglobulina (Tg Ac) e anticorpo contra a tireoperoxidase (Ac anti-TPO).

V. O hipotireoidismo nos lactentes e crianças resulta em uma diminuição acentuada do crescimento e do desenvolvimento, com sérias conseqüências como retardo mental.

(A) As afirmações II, III e IV estão corretas. (B) As afirmações I, II e V estão corretas. (C) As afirmações I, III e IV estão corretas. (D) As afirmações II, IV e V estão corretas (E) As afirmações II, III e V estão corretas. 36. Com relação às doenças hepáticas e os distúrbios do metabolismo da bilirrubina, as

afirmações abaixo se encontram corretas, com exceção da alternativa: (A) Em hepatites virais e outras formas de doença hepática associadas com necrose hepática, os

níveis séricos de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase) podem estar elevados mesmo antes que os sinais e sintomas clínicos da doença apareçam.

(B) Distúrbios hepáticos parenquimatosos ou doenças hepáticas obstrutivas podem afetar a síntese protéica e a absorção intestinal da vitamina K lipossolúvel, respectivamente, causando sangramento.

13

Page 14: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

(C) O tempo de protrombina (TP) pode estar alterado em doenças hepáticas pela falta de vários fatores de coagulação sintetizados no fígado.

(D) A síndrome de Gilbert é um grupo heterogêneo de desordens caracterizada por um aumento (geralmente menor do que 3 mg/dl) de bilirrubina não conjugada, existindo um aumento da razão bilirrubina monoglicuronídeo/diglicuronídeo.

(E) A determinação da atividade da enzima fosfatase alcalina (ALP) é útil apenas na investigação das doenças hepatobiliares.

37. As determinações de atividades enzimáticas constituem um importante meio para a

compreensão de inúmeras patologias, pois são importantes para o diagnóstico e prognóstico de doenças cardíacas. Assinale a alternativa incorreta:

(A) As enzimas creatina quinase (CK- total), creatina quinase fração MB (CK-MB), CK-MB

Massa, lactato desidrogenase (LD) e aspartato aminotranferase (AST) são marcadores enzimáticos de lesão miocárdica.

(B) A isoenzima CK-MM é a fração predominante no tecido muscular cardíaco e esquelético e a CK-MB é a fração mais específica do tecido muscular cardíaco.

(C) Valores elevados de CK-total podem ser encontrados em enfermidades do músculo esquelético como distrofia muscular progressiva, polimiosite e lesões por esmagamento.

(D) Elevação da CK-MB igual ou maior que 6% da CK-total é um dos indicadores mais específicos de lesão do miocárdio.

(E) A determinação de CK-MB Massa não apresenta maior sensibilidade analítica e diagnóstica do que a determinação da atividade da enzima CK-MB.

38. Uma paciente de 42 anos, sexo feminino, foi internada apresentando dores ósseas, cansaço,

letargia, sintomas de depressão, dispepsia, náusea e constipação intestinal. Na avaliação laboratorial de internação foram evidenciados os seguintes resultados laboratoriais:

valor encontrado Intervalo normal de referência Cálcio total (sangue) 12,0 9,0 a 11,0 mg/dL

Fosfato (sangue) 1,5 3,0 a 4,5 mg/dL Albumina (sangue) 4,9 3,5 a 5,2 g/dL PTH (paratormônio) 15,0 Até 1,3 ng/dL

I. A paciente pode estar apresentando hiperparatireoidismo primário. II. Caso fosse determinada a concentração da 1,25 (OH)2 vitamina D, provavelmente

estaria diminuída. III. Uma importante forma de doença óssea que esta paciente pode estar apresentando é a

osteíte fibrosa cística. IV. Em outros estados hipercalcêmicos onde o PTH está suprimido, a 1,25(OH)2 vitamina

D necessariamente estaria aumentada ao nível sangüíneo. V. A determinação de cálcio total por métodos fotométricos, como orto-cresoftaleína ou

arsenazo III, apresenta mais vantagens do que a determinação de cálcio livre pelo método eletrodo íon-seletivo.

Assinale a alternativa correta: (A) As afirmações I, II e III estão corretas. (B) As afirmações II, III e IV estão corretas. (C) As afirmações III, IV e V estão corretas. (D) As afirmações I, II e V estão corretas. (E) As afirmações I, II e IV estão corretas. 14

Page 15: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

39. Com relação aos exames comumente solicitados aos pacientes da UTI-neonatal (TORCH), assinale a associação correta:

1- Rubéola a) Cataratas, malformações cardíacas. 2- Herpes b) Calcificações generalizadas e hidrocefalia. 3- Toxoplasmose c) Sintomas agudos do SNC e ceratoconjuntivite. 4- Citomegalovírus d)Microcefalia com calcificações periventriculares.

(A) 1a, 2c, 3b, 4d (B) 1b, 2d, 3c, 4a. (C) 1c, 2b, 3a, 4d. (D) 1d, 2a, 3b, 4c. (E) 1b, 2c, 3a, 4d.

40. Uma análise correta dos marcadores virológicos da hepatite B no soro está contida na seguinte alternativa:

(A) O IgG anti-HBc antecede o surgimento do IgM anti-HBc. (B) O primeiro marcador sorológico detectável é o HbsAg. (C) A elevação do HbeAg se dá após o término da fase ictérica. (D) O anti-HBs desaparece tão logo o anti-HBc começa a se elevar. (E) Os níveis elevados de HbeAg indicam evolução para cronicidade. 41. O líquor de um paciente com história de cefaléia generalizada, febre elevada, vômitos,

convulsões e confusão mental revelou 20.000 leucócitos/mm3 com predomínio de polimorfonucleares, glicose de 20 mg/dl e proteínas de 600 mg/dl. O diagnóstico etiológico mais provável é

(A) meningite bacteriana. (B) meningite carcinomatosa. (C) meningite tuberculosa. (D) abscesso subdural. (E) abscesso epidural.

42. A imunossupressão específica com globulina anti-Rh deve ser feita nas primeiras 72 horas após o parto, nos casos em que os exames de sangue da mãe e do recém-nascido apresentam, respectivamente, os seguintes resultados:

Mãe Filho (A) Rh negativo (-) Du positivo(+) Coombs indireto positivo (+) Rh + (B) Rh positivo(+) Du positivo (+) Coombs indireto positivo (+) Rh - (C) Rh negativo(-) Du negativo (-) Coombs indireto negativo (-) Rh - (D) Rh positivo(+) Du positivo(+) Coombs indireto positivo (+) Rh + (E) Rh negativo(-) Du negativo (-) Coombs indireto negativo (-) Rh +

15

Page 16: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

43. Um vendedor autônomo desenvolve quadro diarréico agudo, acompanhado por cólicas abdominais e vômitos, cerca de 4 horas após a ingestão de maionese possivelmente contaminada. Oito horas após, encontra-se assintomático. O distúrbio do trânsito intestinal com essas características tem como provável agente etiológico:

(A) Salmonella typhi. (B) Shigella dysenteriae. (C) Campylobacter jejuni. (D) Staphylococcus aureus. (E) Escherichia coli enterotoxigênica.

44. Na cultura de líquor de neonato com meningite bacteriana, excetuando-se a Escherichia coli, o agente etiológico mais freqüente é

(A) salmonela. (B) pseudomonas. (C) meningococo. (D) Haemophilus influenzae. (E) estreptococo do grupo B.

45. O dengue hemorrágico, pela letalidade que pode promover, transformou radicalmente o conceito de virose benigna atribuído até então ao dengue clássico. Na forma hemorrágica, os sintomas indicativos de mau prognóstico são

(A) púrpura, icterícia e hematêmese. (B) hepatomegalia, cefaléia e púrpura. (C) icterícia, aumento de febre e cefaléia. (D) hepatomegalia, dor abdominal e hematêmese. (E) dor abdominal, cefaléia e aumento da febre.

46. Como fatores de coagulação sintetizados no fígado e denominados “vitamina K dependentes” e que, na rotina laboratorial, podem ser avaliados pelo tempo de protrombina (TP), temos

(A) fatores I, III, IX e X. (B) fatores II, V, VII e IX. (C) fatores II, VII, IX e X. (D) fatores VII, XI, XII e XIII. (E) fatores VII, IX, XII e III.

47. A resposta hematológica mais precoce ao tratamento da anemia ferropriva é o aumento de (A) hemoglobina. (B) hematócrito. (C) reticulócitos. (D) hematimetria. (E) volume globular médio.

16

Page 17: 2º TESTE SELETIVO 2005 PARA A CONTRATAÇÃO …cac-php.unioeste.br/concursos/anteriores/Prova_FarmBioquimico.pdf · mesmo, por serem realizados segundo o olhar dos "loucos" sobre

48. A variante adquirida da hemoglobina normal que está aumentada nos indivíduos diabéticos é a

(A) AIc. (B) AIa1. (C) AI a2. (D) AIb. (E) AIa.

49. A infecção pelo Paracoccidioides braziliensis se dá geralmente pela seguinte via: (A) cutaneomucosa. (B) respiratória. (C) digestiva. (D) cutânea. (E) ocular.

50. A hiperglicemia, glicosúria, diurese osmótica e acidose metabólica são complicações de (A) insuficiência renal. (B) hipertireoidismo. (C) nutrição parenteral. (D) hipoparatireoidismo. (E) feocromocitoma.

17