20151120_br_metro sao paulo

16
JORNAL OFICIAL RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR MÍN: 18°C MÁX: 28°C www.metrojornal.com.br | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @MetroJornal_SP SÃO PAULO Sexta-feira, 20 de novembro de 2015 Edição nº 2.170, ano 9 DAVID TENNANT TAMBÉM ESTÁ EM ‘JESSICA JONES’, QUE ESTREIA HOJE PÁG. 11 I LOVE HEXA Com gol de Vagner Love, Corinthians empata por 1 a 1 com o Vasco no Rio e garante o sexto título nacional. São Paulo goleia o Atlético-MG por 4 a 2 e volta ao G-4 PÁG. 13 Sem acordo, ocupação de escolas vai continuar França faz alerta para possíveis ataques químicos Lama do rio Doce vai chegar ao mar Shows celebram a Consciência Negra Em reunião de conciliação, proposta do governo para desocupação não foi aceita pelos estudantes, que pedem a suspensão total do processo de reorganização do ensino PÁG. 02 Ontem foi confirmada a morte do mentor dos atentados, o belga Abdelhamid Abaaoud PÁG. 10 Previsão é de que as boias instaladas não bloqueiem os rejeitos PÁG. 04 Elza Soares, Leci Brandão e Arlindo Cruz são algumas opções. Confira PÁG. 03 ‘DOCTOR WHO’ NA CCXP! PÁGS. 06 E 07 Ganhe o pôster do Campeão DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS

Upload: metro-brazil

Post on 24-Jul-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 20151120_br_metro sao paulo

JORNAL OFICIAL

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃO

: PAS

SE

ESTE

JORN

AL P

ARA

OU

TRO

LEI

TOR

MÍN: 18°CMÁX: 28°C

www.metrojornal.com.br | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @MetroJornal_SP

SÃO PAULO Sexta-feira, 20 de novembro de 2015Edição nº 2.170, ano 9

DAVID TENNANT TAMBÉM ESTÁ EM

‘JESSICA JONES’, QUE ESTREIA HOJE

PÁG. 11

I LOVE

HEXACom gol de Vagner Love, Corinthians empata por 1 a 1 com o Vasco no Rio e garante o sexto título nacional.

São Paulo goleia o Atlético-MG por 4 a 2 e volta ao G-4 PÁG. 13

Sem acordo, ocupação de escolas vai continuar

França faz alerta para possíveis ataques químicos

Lama do rio Doce vai chegar ao mar

Shows celebram a Consciência Negra

Em reunião de conciliação, proposta do governo para desocupação não foi aceita pelos estudantes, que pedem a suspensão total do processo de reorganização do ensino PÁG. 02

Ontem foi confi rmada a morte do mentor dos atentados, o belga Abdelhamid Abaaoud PÁG. 10

Previsão é de que as boias instaladas não bloqueiem os rejeitos PÁG. 04

Elza Soares, Leci Brandão e Arlindo Cruz são algumas opções. Confi ra PÁG. 03

‘DOCTOR WHO’ NA

CCXP!

PÁGS. 06 E 07

Ganhe o pôster doCampeão

DH

AVID

NO

RM

AN

DO

/FU

TUR

A P

RES

S

Page 2: 20151120_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEXTA-FEIRA, 20 DE NOVEMBRO DE 2015www.metrojornal.com.br 02| FOCO}

1FOCO

Editado e distribuído por Metro Jornal S/A. Endereço: Avenida Rebouças, 1585, Pinheiros, CEP 05401-909, São Paulo, SP, Brasil. Tel.: 3528-8500. O Metro jornal é impresso na Plural Editora e Gráfica Ltda.

EXPEDIENTEMetro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini (MTB: 70.145) Editor Chefe: Luiz Rivoiro (MTB: 21.162). Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo ScappiniDiretora Financeira: Sara Velloso. Gerente Executivo: Ricardo AdamoEditor-Executivo de Arte: Vitor Iwasso

Metro São Paulo. Editores-Executivos: Lara De Novelli (MTB: 31.369) e Marcelo Camargo (MTB: 33.618)Editores de Arte: Daniel Lopes e Tiago Galvão. Gerentes Comerciais: Elizabeth Silva e Jussara Costa

FALE COM A REDAÇÃ[email protected]/3528-8522

COMERCIAL: 011/3528-8549

Filiado ao

O Metro jornal circula em 23 países e tem alcance diário superior a 18 milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, ABC, Campinas e Grande Vitória, somando 495 mil exemplares diários.

O secretário estadual da Educação, Herman Voor-wald, e representantes de movimentos estudantis par-ticiparam ontem de audiên-cia de conciliação no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), no centro, para ava-liar a situação das escolas ocupadas. A reunião termi-nou no final da tarde sem acordo, e os alunos seguirão dentro dos colégios.

O secretário propôs um maior diálogo apenas com as escolas que fossem de-socupadas. A ideia era que, após 48 horas da saída dos alunos, eles recebessem do-cumentos que esclarece-riam os pontos que deter-minaram a reorganização da unidade.

Desde o dia 7 de novem-bro, estudantes de escolas estaduais começaram a ocu-par unidades da rede em protesto ao projeto de rees-truturação do ensino pro-movido pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB). A mudan-ça divide parte dos colégios

por ciclos únicos de ensino (anos iniciais e finais do fun-damental e o médio) e deve fechar 92 escolas no Estado, afetando 311 mil alunos.

Ontem, segundo a pasta, 62 escolas do Estado esta-vam ocupadas. Já a Apeoesp (sindicato dos professores da rede estadual) diz que

eram 79 colégios.Durante a fala do secretá-

rio, um grupo de estudantes virou-se de costas, em pro-testo. Voorwald também foi vaiado em sua chegada.

Entre as propostas de conciliação do governo esta-va também a realização de debates e assembleias com

a participação aberta para alunos e professores.

Os estudantes apresen-taram uma contraproposta, na qual pedem o não fecha-mento das escolas e a pos-sibilidade de discussão ao longo de 2016 que envol-va alunos, professores, pais e formandos de 2015. Eles exigiram também que alu-nos, professores e apoiado-res das ocupações não se-jam punidos.

Aulas grátisPela internet, o grupo Hub Livre – que apoia o movi-mento estudantil – criou ontem um formulário em busca de pessoas que se ofe-reçam a dar aulas aos alu-nos que ocupam as escolas estaduais.

Em oito horas, a fer-ramenta recebeu 1,3 mil propostas de atividades, entre aulas de disciplinas regulares, como biologia, inglês e física, e diferen-ciadas, como astronomia, música e ioga. METRO

Educação. Secretário apresentou propostas para alunos deixarem os 62 colégios tomados

Alunos se manifestam durante audiência | ALICE VERGUEIRO/FOLHAPRESS

Sem acordo, escolas vão seguir ocupadas

A polícia prendeu uma qua-drilha, de 6 homens e 4 mu-lheres, que assaltava pe-destres na Avenida Rangel Pestana, localizada no bair-ro do Brás (zona leste da capital). Dois adolescentes também foram apreendidos pela polícia na operação.

A Secretaria da Seguran-ça disse que 89 pessoas fo-ram presas, desde o começo do ano, por roubo e furto, apenas nesta avenida. No entanto, consumidores e co-merciantes afirmaram que a presença da Polícia Militar deveria ser mais ostensiva.

Além de roubar carteiras e bolsas na região, o grupo

aplicava o golpe do celular, no qual os membros ven-diam o produto com preço muito inferior ao de merca-do e, quando a vítima abria a caixa onde deveria haver o aparelho, encontrava ape-nas pedras.

Segundo a polícia, o gru-po, conhecido por “Gan-gue das Bonitonas”, estava em atividade há aproxima-damente 40 dias, e vinha sendo monitorada pela po-lícia há 10.

A polícia acredita, ain-da, que existem mais dois ou três grupos atuando da mesma maneira na região.

METRO

No Brás. Polícia prende 10 que batiam carteira

Ditadura Militar

Servidores da capital foram perseguidos, diz comissão

A Comissão da Verdade da Prefeitura de São Paulo divulgou um relatório parcial na

noite de anteontem, em que constata que a estrutura da prefeitura

foi utilizada durante o regime militar para perseguir servidores

públicos envolvidos em atividades políticas ou sindicais. A comissão é vinculada à Secretaria Municipal de Direitos

Humanos, cujo secretário é Eduardo Suplicy (PT-SP, foto).

O governador Geraldo Alck-min (PSDB) lançou ontem um programa de concessões de rodovias, aeroportos, me-trô e para o sistema de ôni-bus intermunicipais. A expec-tativa é que os investimentos, que serão de iniciativa pri-vada, cheguem a R$ 13,4 bi-lhões e gerem cerca de 280 mil empregos.

Os maiores investimen-tos devem acontecer nas ro-dovias. Serão construídos 2,2 mil quilômetros de vias, em quatro lotes que atravessam o Estado. Para os aeroportos, o governo oferecerá a opera-ção de cinco terminais, loca-lizados em Bragança Paulista, Campinas, Jundiaí, Ubatuba e Itanhaém.

Para transportes intermu-nicipais, a concessão atingi-rá Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru e Santos. E para o metrô, os in-vestimentos serão nas linhas 5-Lilás e 17-Ouro.

Os editais serão publicados a partir de março para as ro-dovias, ônibus e aeroportos, e vão até setembro, quando se-rão lançados os editais do Me-trô. O governador dará uma entrevista neste domingo à meia-noite para o programa Canal Livre, da Band. METRO

Este domingo será um dia cheio para universitários e aspirantes. Serão aplicados o Enade e a primeira fase do vestibular da Unicamp.

O Enade avalia o conhe-cimento dos graduandos so-bre o conteúdo dos cursos. Este ano, mais de 551 mil estudantes farão o exame.

O vestibular da Unicamp teve número recorde de ins-crições, com 77.760 pessoas.

Ambas as provas têm iní-cio às 13h. Quem for passar próximo à av. Paulista, deve-rá ficar atento, pois ela es-tará fechada para carros das 9h às 17h. METRO

Provas. Enade e Unicamp serão domingo

A prefeitura oficializou on-tem a criação do parque Jardim Apurá, conhecido também como parque dos Búfalos, em Cidade Ademar, zona sul.

Segundo a prefeitura, o objetivo é proteger o espa-ço verde e criar uma área de lazer. Dos 830 mil m² do terreno, 66% serão desti-nado ao parque, que será o quinto maior da capital. Sua área total terá mais de 550 mil m², próximo à represa Billings.

Outros 23% do terreno se-rão destinados à habitação popular (198 mil m²) por meio do Programa Minha

Casa Minha Vida. De acor-do com a pasta, cerca de 3,8 mil famílias que foram re-movidas de áreas de risco na região de mananciais se-rão beneficiadas com essas habitações. METRO

Na zona sul. Haddad cria parque dos Búfalos

Parque terá 550 mil m ²| DOUGLAS PINGITURO/FUTURA PRESS

Transporte. Alckmin lança concessões de R$ 13,4 bi

Dólar - 1,61% (R$ 3,729)

Bovespa + 1,48% (48.139 pts)

Euro - 0,87% (R$ 4,009)

Selic (14,25% a.a.)

Salário mínimo(R$ 788)

Cotações

Page 3: 20151120_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEXTA-FEIRA, 20 DE NOVEMBRO DE 2015www.metrojornal.com.br FOCO} 03|

Na semana em que se ce-lebra o Dia da Consciência Negra, a cidade de São Pau-lo ganhou placas pretas co-brindo os nomes de ruas que homenageiam grandes per-sonagens negros da história do Brasil, com um pequeno perfil dos homenageados.

O projeto #Consciêncianegranarua conta com pági-na na rede social Facebook.

Ganharam placas come-morativas as ruas João Ca-choeira (Itaim), Conselhei-ro Torres Homem (Jardins), Mario de Andrade (Pacaem-bu), Machado de Assis, Cruz e Sousa, Lima Barreto, Jo-

sé do Patrocínio, Luiz Ga-ma (na região de Aclima-ção e Cambuci), além da av. Rebouças e da rua Teodoro Sampaio (Pinheiros). METRO

Homenagem. Placas de rua celebram negros famosos

Placa da avenida Rebouças | ANDRÉ PORTO/METRO

Placa da rua Teodoro Sampaio| ANDRÉ PORTO/METRO

ABRE E FECHA

SHOPPINGS

SAÚDE

CORREIOS

BANCOS

SUPERMERCADOS

As lojas funcionam hoje das

14h às 20h, e as praças de

alimentação, das 11h às 22h

UBS (Unidades Básicas de Saúde)

e Rede Hora Certa fecham hoje.

Hospitais estaduais funcionam

normalmente

Agências ficarão fechadas em

São Paulo hoje. Amanhã, o

funcionamento é normal

As agências bancárias ficarão

fechadas hoje

As principais redes terão horário

normal de funcionamento hoje

Shows reforçam força afro em SPA luta contra o racismo se junta à celebração da cul-tura black neste feriado do Dia da Consciência Negra em uma série de shows que se espalham por São Paulo neste fim de semana.

A principal festa fica con-centrada hoje, a partir das 12h, no Vale do Anhanga-baú. Alcione, Jorge Aragão, Chico César, Leci Brandão e Arlindo Cruz são alguns dos nomes que se apresentam gratuitamente em meio a grupos de samba, rap, ca-poeira e maracatu.

No Auditório Ibirapuera, o grupo Ponto BR promo-ve um diálogo das tradições do Brasil com as do Benin, na África, em um show que acontece também hoje, às 20h, com ingressos a R$ 20.

Amanhã, às 21h, é a

vez do trompetista Guiza-do mostrar o repertório de seus três álbuns no Tea-tro Municipal Cacilda Bec-ker (r. Tito, 295, Lapa). No domingo, às 19h, Elza Soa-res é quem canta faixas de seu recém-lançado disco,

“A Mulher do Fim do Mun-do”, no Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo (av. Paes de Barros, 955, Mooca). Os ingressos para ambos os shows são grátis e devem ser retirados nos teatros a partir das 14h. METRO

Música. Espaços culturais da capital apostam em programação dedicada ao Dia da Consciência Negra durante o fim de semana

Elza Soares canta de graça no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca | DIVULGAÇÃO

Page 4: 20151120_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEXTA-FEIRA, 20 DE NOVEMBRO DE 2015www.metrojornal.com.br 04| BRASIL}

SENADOR CONDENADO À PRISÃO LEVA O STF NO BICO. Condenado a 4 anos e 8 meses de prisão desde 2013 pelo Supremo Tri-bunal Federal, até hoje o senador Ivo Cassol (PP--RO) vem levando no bico o próprio STF e exerce o mandato normalmente. Há 5 meses, o presidente do STF, Ricardo Lewan-dowski, recebeu o proces-so da relatora, ministra Carmen Lúcia, contrário à última manobra prote-latória de Cassol. Mas Le-wandowski mantém esse julgamento fora da pauta.

SENADOR NA PAPUDA. A condenação do senador Ivo Cassol prevê o regime semiaberto, ou seja, terá de dormir todas as noites na penitenciária da Pa-puda.

FRAUDE EM LICITAÇÃO. Ivo Cassol e outros três réus foram condenados pelo crime de fraudar licitação quando ele foi prefeito de Rolim de Moura.

E TOME PROCRASTINAÇÃO. Cassol foi condenado à prisão e a perder o man-dato. Por isso, só após a decisão final do STF, o Se-nado abrirá o processo de cassação.

ACORDÃO A CAMINHO. Em mais um sinal de “acor-dão” para livrar Eduardo

Cunha no processo por quebra de decoro, o ex--presidente Lula orientou líderes petistas a serem “leais” ao presidente da Câmara, no Conselho de Ética. 

GOLPISTAS E OS OMISSOS. Acampados na frente do Congresso, adoradores de generais pregam o golpe militar, tentando ser con-fundidos com democratas que defendem o impeach-ment. Em cima do muro e correndo de bolas dividas, o PSDB ainda não se dig-nou a condenar os golpis-tas nem a afastar-se deles.

TEMPESTADE. Não se fala-va outra coisa na Câmara. Eduardo Cunha resolveu tumultuar as sessões do plenário. “Quanto menos reunião houver, ele e o governo ganham sobrevi-da”, avalia Jarbas Vascon-celos (PMDB-PE).

PETISTAS ENVERGONHADOS. Não há petistas dispostos a segurar a alça do caixão, como líder do governo na Câmara. O atual, José Guimarães (CE), coitado, deve virar líder do PT, em 2016. Por absoluta falta de opções.

COM GABRIEL GARCIA, RODRIGO VILELA E TIAGO VASCONCELOSWWW.DIARIODOPODER.COM.BR

PODER SEM PUDORQuem canta não mama

Poucos dias depois da posse na Presidência da República, Jânio Qua-dros recebeu em audiên-cia os integrantes de um coral. Eles queriam aju-da do governo nas des-

pesas de uma excur-são pela Europa. Jânio descartou:- Não estamos conse-guindo ajudar os que choram, quanto mais os que cantam!...

“QUEREM ATROPELAR O

REGIMENTO E A CONSTITUIÇÃO.”

EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ),

PRESIDENTE DA CÂMARA, MOSTRANDO

QUE JÁ ESTÁ NA DEFENSIVA

Política

Ivo Cassol| LEONARDO PRADO/AGÊNCIA CAMARA

CLÁUDIO [email protected]

Mesmo com barreiras flu-tuantes na foz do rio Doce, em Linhares, e apesar da de-terminação da instalação de outras contenções pela Jus-tiça Federal, a onda de la-ma da Samarco chegará ao oceano. A previsão do Servi-ço Geológico do Brasil é de que isso aconteça até o iní-cio da semana que vem, qua-se 20 dias após o rompimen-to da barragens de rejeitos das mineradora, em Maria-na (MG). Na noite de quarta--feira, a Samarco foi notifica-da pela Justiça Federal para que, em 24 horas, apresen-tasse e executasse um plano de contenção para impedir a chegada da lama ao litoral capixaba. Mas, ontem à noi-te, a empresa respondeu que analisava “cuidadosamente” o que lhe foi requerido.

A decisão da Justiça pre-vê multa diária de R$ 10 mi-lhões caso a empresa não contenha a lama antes do oceano. A companhia já ha-via começado a instalar 9 mil metros de barreiras en-tre a parte sul da foz, em Re-gência, e Povoação, em Li-nhares. Mas essa técnica não impede que a enxurrada de resíduos siga rumo ao mar. Apenas evita que os rejeitos sejam depositados no solo e nas margens na foz e nas praias próximas. Assim, re-duz os impactos para fauna e flora da região. Professora de Engenharia Ambiental da Multivix, Da-niele Drumond explica que

Desastre ambiental. Samarco utiliza técnica que não contém onda de rejeitos, como quer a Justiça. Multa diária, por descumprimento da ordem, é de R$ 10 milhões

Mesmo com boias, lama chegará ao mar

Minas aplica multa de R$ 112,69 mi Após a multa aplicada pelo Ibama, foi a vez de a Secretaria de Meio Am-biente de Minas Gerais multar a Samarco pe-lo rompimento da barra-gem de rejeitos de miné-rio. O valor da punição é R$ 112,69 mihões.

A empresa é acusada de causar poluição e de-gradação ambiental, cau-sando dano aos recursos hídricos, prejudicando a saúde e a segurança da população. METRO BH

Mais uma

Cunha faz manobra, recua e sofre pressão para se afastarAos poucos, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), começa a rece-ber críticas mais duras por permanecer no cargo. On-tem, após tentar uma mano-bra regimental para impedir que o Conselho de Ética co-locasse em votação o relató-rio preliminar da abertura de processo de decoro parla-mentar contra ele, o deputa-do -- acusado de mentir sobre contas no exterior -- recebeu a mais enfática crítica para

se afastar. A porta-voz do pedido

foi a deputada Mara Gabril-li (PSDB-SP). “O senhor pa-rece às vezes que está nos chamando de imbecis. O se-nhor também tem de dar o exemplo e está perden-do a cada dia a legitimidade de presidir. Chega. Levante dessa cadeira”, clamou. A oposição chamou os deputa-dos para esvaziarem a sessão.

Mesmo sem o número mí-nimo de 257 deputados em

plenário -- havia 189 --, o pre-sidente da Câmara abriu a sessão. A pouco metros dali, o Conselho de Ética se reunia para apreciar o relatório do deputado Fausto Pinato (PRB--SP). Pelo regimento, as duas sessões não podem ocorrer ao mesmo tempo, prevale-cendo o plenário.

A sessão do colegiado co-meçou com atraso pela de-mora em conseguir o quó-rum de 11 presentes e foi suspensa.

No plenário, Cunha deu continuidade à sessão esvazia-da, mas não havia número su-ficiente de deputados para vo-tar. Pressionado, o presidente da Câmara, cedeu e revogou a decisão anterior permitindo a reunião do colegiado.

Se a intenção era atrasar o andamento do processo, a confusão acabou, mesmo que indiretamente, beneficiando Cunha. A análise do relatório prévio ficou para terça-feira.

METRO BRASÍLIA

Barreira já instalada serve para reduzir danos à foz de Regência | PREF. LINHARES

TIAGO ZANOLIMETRO GRANDE VITÓRIA

a chegada da lama ao mar é inevitável, pois, uma vez que as barragens se romperam, não havia mais como deter o avanço da enxurrada com os rejeitos da mineração. “O correto seriam medidas para que as barragens não se rom-pessem. Essa lama é muito densa e, mesmo que se ten-tasse contê-la nas usinas hi-drelétricas por onde passou, as barragens delas também poderiam romper devido à sobrecarga. Por isso, a solu-ção foi abrir as comportas e deixar passar.”

Para o oceanógrafo Pau-lo Pinheiro Rodrigues, agora

que a onda de lama avançou muito, não há opções favo-ráveis. Contê-la ou desviá-la vai impedir sua chegada ao oceano, mas manterá a con-taminação no rio. “É difícil avaliar a situação. Nós, técni-cos, ainda não sabemos com precisão o que pode aconte-cer”, diz.

Rodrigues confirma que teria sido viável ter desviado a lama para uma cratera com mais de 9 km de diâmetro em Aimorés, Minas Gerais. “No Espírito Santo, essa medida já não é mais possível, pois tem uma geografia é de planície.”

A ministra do Meio Am-

biente, Izabella Teixeira, afir-mou ontem que a onda de la-ma deve se espalhar por 9 km quando chegar ao mar. “Os dados de dispersão disponí-veis indicam que a dispersão máxima para o sul é 6 km; e para o norte, de 3 km, pois as correntes marinhas ali se-guem para o sul”, disse. Se is-so se confirmar, praias e man-guezais da Grande Vitória e criadouros marinhos, como Abrolhos (BA), serão poupa-dos da contaminação.

Page 5: 20151120_br_metro sao paulo
Page 6: 20151120_br_metro sao paulo

HEXACAMPEÃO B

A CAMPANHA

1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª 8ª 9ª 10ª 11ª 12ª 13ª 14ª 15ª 16ª 17ª 18ª

VITÓRIA

EMPATE

DERROTA

0 30 10 1

1 11 10 00 0

1 03 1

4 33 01 02 02 02 12 11 0

0 2

Em pé (da esq. para dir.): Vagner Love, Renato Augusto, Felipe, Ralf, Gil eCássio. Agachados: Malcom, Guilherme Arana, Edílson, Jadson e Rodriguinho.

No destaque: técnico Tite e o volante Elias

Page 7: 20151120_br_metro sao paulo

PEÃO BRASILEIRO

19ª 20ª 21ª 22ª 23ª 24ª 25ª 26ª 27ª 28ª 29ª 30ª 31ª 32ª 33ª 34ª 35ª

0 3

1 1

1 41 31 32

2 23 3

2 1

1 03 02 03 02 03 0

1 1

2 1

CRIS

TIA

NE

MAT

TOS/

FUT

UR

A P

RES

S

Page 8: 20151120_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEXTA-FEIRA, 20 DE NOVEMBRO DE 2015www.metrojornal.com.br 08| ECONOMIA

A Receita Federal terá que mudar novamente o si-te usado pelo emprega-dor doméstico para pa-gar tributos. A alteração no eSocial será necessá-ria para incluir o recolhi-mento de encargos sobre o 13º salário e o registro de demissões.

O documento deverá in-cluir também encargos so-bre a primeira parcela do 13º, como o FGTS. Essa guia unificada vencerá no próxi-mo dia 7 de dezembro.

Após falhas no sistema, o governo federal decidiu adiar o prazo de cadastro e pagamento do eSocial até o dia 30 deste mês. A guia, que venceria no dia 6, é re-ferente ao salário de outu-bro. METRO

Domésticos. Site do eSocial terá atualização para incluir 13º

O ministro da Fazenda, Joa-quim Levy, afirmou ontem que inflação e desemprego elevados são sintomas do es-gotamento do ciclo de cres-cimento da década passada somado ao processo de refor-mas que estão sendo promo-vidas pelo governo.

Questionado sobre a al-ta da inflação, Levy dis-se que a principal fonte de inflação no Brasil tem a ver com a área de ser-viços. “Em todos os paí-ses do mundo o declínio da inflação nessa área de-mora um pouco mais, mas acho que está cedendo, te-mos que continuar perse-verando”, afirmou.

Levy participou ontem de um fórum com empresários, executivos e investidores em Nova York. O ministro vol-tou a afirmar que a econo-mia brasileira está passando por um período de transi-ção. Segundo Levy, o Brasil está “em obras” e, no final, “vai ficar bacana”. METRO

Crise. Para Levy, desemprego e inflação indicam esgotamento

Prêmio recorde da Mega-SenaNinguém acertou as dezenas do concurso 1.762 da Mega-Sena, realizado na quarta-feira. O prêmio estimado para o sorteio de amanhã é de R$ 170 milhões para quem acertar as seis dezenas. Esse é o maior prêmio da história da modalidade regular, excluindo os da Mega da Virada. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio. Na foto, apostadores fizeram fila ontem em uma lotérica no Rio de Janeiro | RUDY TRINDADE/FOLHAPRESS

Pressionada pelos preços de combustíveis e alimentos, a prévia da inflação oficial do país acelerou em novembro e ultrapassou o patamar de 10% no acumulado em 12 meses pela primeira em 12 anos.

O IPCA-15 registrou alta de 0,85% em novembro, de-pois de subir 0,66% em ou-tubro, informou ontem o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse é o nível mais elevado para o mês desde 2010 (0,86%).

Com isso, o resultado acumulado em 12 meses até novembro do IPCA-15 che-gou a 10,28%, maior nível desde novembro de 2003 (12,69%).

O item combustível foi o principal responsável pela alta do IPCA-15 em novem-bro, respondendo por 35% do índice, com alta nos pre-ços de 5,89%. O aumento da gasolina nas bombas, que acumula 6,48% entre outu-bro e novembro, veio da al-ta de 6% nos preços das re-finarias, reajuste em vigor desde o dia 30 de setembro.

Com isso, o grupo Trans-portes foi o que apresentou a maior variação em relação ao mês anterior, ao acelerar a alta a 1,45% neste mês, so-bre 0,80% em outubro.

Alimentação e Bebidas também exerceu forte pres-são, com elevação dos pre-ços de 1,05%, contra 0,62% em outubro. Entre os prin-cipais aumentos estão: to-mate (15,23%), açúcar cristal (9,61%) e refinado (7,94%), arroz (4,10%), frango intei-ro (3,96%), cerveja (3,35%), óleo de soja (2,84%), frutas (2,14%), carne (1,71%) e pão francês (1,03%). METRO

Alta de combustível pressiona inflação no país | RAFAEL NEDDERMEYER/FOTOS PÚBLICAS

Custo de vida. Prévia da inflação oficial supera 10%

Desemprego atinge a maior taxa para outubro em 8 anos

Com maior procura de emprego e fechamento de vagas, o desemprego vol-tou a subir no mês passa-do e encostou em 8%. Em outubro, a taxa foi a 7,9%, a maior para esses meses desde 2007 (8,7%), depois de ter ficado estável em setembro (7,6%).

Os dados fazem parte da pesquisa mensal divulgada ontem IBGE (Instituto Bra-sileiro de Geografia e Es-tatística). O levantamento ocorre nas regiões metropo-litanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Sal-vador, Recife e Porto Alegre.

A taxa da população ocu-pada recuou a 51,1%, sobre 51,7% em setembro, soman-do 22,5 milhões de pessoas.

Ao mesmo tempo, a po-pulação desocupada cresceu a 4,4% em outubro, somando 1,9 milhão de pessoas. Sobre um ano antes, isso significou que mais 771 mil trabalha-dores estavam à procura de uma vaga, um aumento de 67,5% – a maior variação na série histórica da pesquisa, que começou em 2002.

“Tem mais gente procu-rando trabalho sem haver absorção. O mais delicado é que muitas pessoas que es-tavam ocupadas estão sen-do dispensadas”, afirmou a técnica da pesquisa, Adria-na Beringuy.

A taxa de desemprego é maior na faixa de 18 a 24 anos, atingindo 19,5% em outubro, alta de 1,1 ponto percentual frente a setem-bro e de 7,7 pontos percen-tuais em um ano.

Frente a setembro, a taxa de desocupação só subiu em São Paulo, ficando estável nas demais regiões metropo-litanas investigadas. Em re-lação a outubro de 2014, a

taxa cresceu em todas as re-giões, com destaque para Sal-vador, de 8,5% para 12,8%, e São Paulo, de 4,4% para 8,1%.

Renda cai pelo 9º mêsCom desemprego e infla-ção em alta, o rendimen-to médio real habitual dos trabalhadores em outubro caiu pelo nono mês segui-do, para R$ 2.182,10. O re-sultado representa um re-cuo de 0,6% em relação a setembro e ficou 7% abai-xo do apurado em outubro de 2014. A queda de 7% foi a maior para o mês de ou-tubro desde 2003, quando o país havia registrado de-clínio de 13%. METRO

Mercado de trabalho. Desocupação subiu a 7,9% no mês passado, segundo o IBGE. Rendimento real recuou 7% em relação a 2014

MAIS

DESOCUPADOSTaxa para meses de

outubro, em %

FONTE: IBGE

3

6

9

12

15

20152014201320122011201020092008200720062005200420032002

11,2

13

10,59,6 9,8

8,77,5 7,5

6,1 5,8 5,3 5,2 4,7

7,9

Page 9: 20151120_br_metro sao paulo
Page 10: 20151120_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEXTA-FEIRA, 20 DE NOVEMBRO DE 2015www.metrojornal.com.br 10| MUNDO}

“Não podemos descartar na-da. Digo com toda a precau-ção necessária. Mas sabemos e mantemos em mente que também há um risco de ar-mas químicas ou biológicas. A imaginação macabra dos mentores não tem limites”, disse ontem o primeiro-mi-nistro francês, Manuel Valls, durante sessão na Assem-bleia Nacional que aprovou o prolongamento do estado de emergência por três meses.

“O estado de emergência, instituído pelo decreto de 14

de novembro de 2015, é pro-longado por um período de três meses a partir de 26 de novembro até 25 de feverei-ro à meia-noite, de acordo com o texto aprovado. O Se-nado francês deve debater e

aprovar hoje a extensão, pa-ra que então possa entrar em vigor. Também foi apro-vado o recurso da pulseira eletrônica. METRO

Medo. E deputados votam e aprovam 3 meses para o estado de emergência

Valls: discurso no Parlamento e novo prazo para emergência | C.PLATIAU/REUTERS

França teme ataque químico e biológico

O homem suspeito de ser o mandante dos ataques que mataram 129 pessoas em Paris está entre os dois mortos da operação po-licial realizada em Saint--Denis na madrugada de anteontem. Abdelhamid Abaaoud, militante belga de 28 anos, foi acusado de or-questrar os ataques coorde-nados com tiros e homens--bomba na capital francesa, na sexta-feira passada. Has-na Aitboulahcen, prima de Abaaoud, também morreu. Ela se explodiu.

A polícia primeiramen-te pensou que ele estives-se na Síria, mas as investi-gações levaram a uma casa em Saint-Denis, subúrbio ao norte de Paris, e oficiais for-temente armados entraram no prédio e iniciaram uma intensa troca de tiros.

“Abdelhamid Abaaoud foi formalmente identifica-do, após comparação de di-gitais, como morto durante a operação”, disse a promo-toria de Paris em nota.

O primeiro-ministro fran-cês, Manuel Valls, divulgou a notícia no Parlamento e rece-

beu aplausos de parlamenta-res que votavam pela exten-são do estado de emergência do país por mais três meses.

“Soubemos hoje que o mandante dos ataques – ou um deles, vamos continuar cautelosos – está entre os mortos”, disse Valls.

A confirmação de que Abaaoud estava em Paris irá aumentar o foco de atenção sobre os serviços de segu-rança europeus, que após os ataques de sexta-feira pen-savam que ele ainda estives-se na Síria. METRO

Mentor dos ataques morreu durante ação em Saint-Denis

Abdelhamid Abaaoud: ele nãoestava na Síria | REPRODUÇÃO/REUTERS

O estado de emergência prevê medidas para assegurar a ordem pública e prevenir atentados. Conheça algumas delas

Como funciona

Leia mais no metrojornal.com.br

Argentinos irão às urnasCerca de 32 milhões de ar-gentinos deverão ir às ur-nas neste domingo para o segundo turno das eleições presidenciais. Eles escolhe-rão entre o governador da Província de Buenos Aires, Daniel Scioli, 58, da Frente para a Vitória (governista); e o prefeito da capital Buenos Aires, Mauricio Macri, 56, do Cambiemos (oposição).

Ambos saíram do primei-ro turno, em 25 de outubro, praticamente com empate técnico: Scioli, com 37%, e Macri, com 34% dos votos.

Por isso, a Argentina terá se-gundo turno pela primeira vez na sua história.

Embora à frente e repre-sentando o kirchnerismo, Scioli vem tentando se des-colar da imagem já desgasta-da do casal Kirchner (Néstor e Cristina), que governou o país nos últimos 12 anos. Macri, que partiu com cer-ca de 10% das intenções de voto, surpreendeu ao pas-sar para o segundo turno. Segundo analistas políticos, isso ocorreu mais pelos fra-cassos da gestão de Scioli à frente do governo de Bue-nos Aires do que por méri-tos do próprio Macri. METRO

Scioli: candidato amigo do governo, ‘pero no mucho’ | M.BRINDICCI/REUTERS

Filho de mulher brasileira está morto, diz EI

O militante do Estado Islâ-mico Brian de Mulder, fi-lho da brasileira Ozana Ro-drigues e conhecido na Síria como Abu Qassem Brazili, está morto. “Brian está mor-to”, diz mensagem recebida pela irmã do jovem, Bruna, pelo celular. Bruna diz ter recebido também uma foto-grafia de seu irmão “sem cor e com os lábios roxos”. “Não tenho dúvida”, disse ela.

As informações são do correspondente Diogo Ber-cito, do jornal “Folha de S.Paulo”. METRO

Bleu, Blanc & RougeA Assembleia Nacional da França, em Paris, iluminou-se ontem com as cores azul (bleu), branco (blanc) e vermelho (rouge) após sessão que aprovou o prolongamento do estado de emergência até fevereiro de 2016 | CHARLES PLATIAU/REUTERS

Page 11: 20151120_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEXTA-FEIRA, 20 DE NOVEMBRO DE 2015www.metrojornal.com.br CULTURA} 11|

2CULTURA

Dança‘Um Corpo Só’.

Diretora da Cia

Fragmento de

Dança, a bailarina e

coreógrafa Vanessa

Macedo mergulha

em suas próprias

memórias para criar

este solo

autobiográfico. No Kasulo Espaço de Cultura e Arte (r. Sousa Lima, 300, Barra Funda; tel: 3666-7238). Sex. e sáb., às 21h; dom., às 19h. Grátis. Até 6/12.

Mostra Lugar Nômade. O evento que vai até o dia 29

abre sua 8ª edição com obras de Maria Mommensohn,

Dudude Hermann e Sonia Galvão. No Espaço Cênico O Lugar (r. Augusta, 325, Consolação, tel.: 3237-3224 ). Sex., às 21h; sáb. e dom., às 20h30. Grátis.

ExposiçãoArte Contemporânea na Pinacoteca. A

mostra reúne mais de 60 obras, entre pinturas,

esculturas, vídeos, fotografias, desenhos, gravuras

e instalações, realizadas de 1980 até hoje e

recém-incorporadas ao acervo da instituição. Na Pinacoteca (pça. da Luz, 2, Luz; tel.: 3324-1000). Abre hoje. De ter. a dom., das 10h às 17h30. R$ 6 (grátis hoje e sáb.). Até 31/1.

Ópera‘O Homem dos Crocodilos’ e ‘Édipo Rei’. A

temporada lírica do Theatro São Pedro chega ao

fim com a dobradinha das obras de Arrigo Barnabé

e Igor Stravinski (1882–1971). No Theatro São Pedro (r. dr. Albuquerque Lins, 207, Barra Funda, tel.: 3661-6600). Estreia hoje. Sex. e qua., às 20h; dom., às 17h. De R$ 20 a R$ 60. Até 29/11.

ShowMariana

Aydar. A cantora faz

show da turnê de

seu mais recente

álbum, “Pedaço

duma Asa”,

concebido a partir

de obras do artista

plástico e

compositor Nuno Ramos. No Auditório Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/n, parque Ibirapuera, tel.: 3629-1075). Amanhã, às 21h. R$ 20.

Orquestra Jovem do Estado. A cantora faz show da

turnê de seu mais recente álbum, “Pedaço duma Asa”,

concebido a partir de obras do artista plástico e

compositor Nuno Ramos. No Auditório Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/n, parque Ibirapuera, tel.:

O Metro indica

Fãs da i c ô n i -ca série b r i t â n i -ca “Doc-

tor Who” já sabem onde a TARDIS vai estacionar no dia 4 de dezembro. O ator David Tennant, que viveu o 10º doutor, entre 2005 e 2010, confirmou presen-ça na Comic Con Experien-ce, que acontece entre 3 e 6 de dezembro no São Pau-lo Expo. O anúncio foi fei-to por ele mesmo nesta quinta (19), por meio de um vídeo, nas redes sociais do serviço de vídeo sob de-manda Netflix.

Apesar de a participação dele atrair ao evento um sem número de whovians (como são chamados os fãs

da série), Tennant vem ao Brasil para falar de outro trabalho. O ator partici-pa, ao lado de Krysten Rit-ter, de um painel dedicado a “Marvel – Jessica Jones”, que estreia nesta sexta (20) no Netflix. Na nova produ-ção, ele mostra um lado bem diferente de seu papel de maior sucesso ao inter-pretar o temível Kilgrave.

Quem quiser ver o astro de perto precisa correr. Res-tam poucos ingressos para a sexta-feira (dia 4/12), ao pre-ço de R$ 199,98, que podem ser comprados pelo www.ccxp.com.br (a doação de um livro na entrada garan-te meia-entrada). As creden-ciais para sábado, domingo e o pacote de quatro dias já estão esgotadas. METRO

TV. David Tennant, o 10º Doctor Who, vem à CCXP

Heroína ganha retrato complexoA primeira parceria da Mar-vel com o serviço de strea-ming Netflix resultou na sé-rie “Demolidor”. Lançada em abril, a produção surpreen-deu ao abraçar a violência e o lado sombrio do personagem cego que busca fazer justiça com as próprias mãos.

Segundo produto do acor-do entre as duas gigantes, “Jessica Jones” estreia hoje com a mesma toada. A dife-rença é que, agora, uma mu-lher é quem recebe esse mes-

mo tratamento complexo e com densidade psicológica, passando longe de aborda-gens datadas que valorizam mais curvas que cérebro.

Vivida por Krysten Rit-ter (“Don’t Trust the B ---- in Apartment 23”), Jones é uma heroína com superforça que tenta se reerguer enquanto busca driblar Kilgrave (Da-vid Tennant), vilão controla-dor de mentes responsável por um grande trauma na vi-da da jovem.

Em Nova York, ela ajuda outras pessoas atuando co-mo detetive particular para a advogada Jeri Horgath (Car-rie-Anne Moss). No meio do caminho, se relaciona com gente como Luke Cage (Mi-ke Holter), próximo persona-gem da Marvel a ganhar série própria pelo Netflix.

Após a bem-sucedida es-treia de “Supergirl”, é salutar ver abordagens em que a mu-lher surge tão multifacetada como é na vida real. METRO

Estreia hoje. ‘Jessica Jones’ eleva histórias de supermulheres a outro nível ao apostar em tom sombrio para abordar personagem da Marvel

Krysten Ritter encarna protagonista da série que chega hoje ao Netflix | DIVULGAÇÃO

JORNAL OFICIAL

Ator participa de painel sobre a série ‘Jessica Jones’ no dia 4/12 | DIVULGAÇÃO

metrojornal.com.br

Vencedores do Jabuti

O romance “Quarenta Dias” (Objetiva), da

escritora Maria Valéria Rezende (foto), foi

apontado ontem como vencedor da categoria Romance da 57º edição

do Prêmio Jabuti, a mais tradicional honraria

literária do Brasil. Veja a lista completa dos 27

premiados no site!

Page 12: 20151120_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEXTA-FEIRA, 20 DE NOVEMBRO DE 2015www.metrojornal.com.br 12| {PUBLIMETRO}

Período para exercitar seus gostos filosóficos, vivenciar sua fé e interesses que

complementem sua rotina de forma especial.

Momento pouco indicado para ousadias financeiras e melhor para pesquisas. Procure

valorizar o que tem e ser atento ao consumismo. 

Mercúrio – que rege seu signo - ingressa em Sagitário, seu signo oposto, apontando

momento para bons esclarecimentos em suas relações.

Dedique mais energia com questões essênciais do cotidiano. Bom momento para gestos

prestativos com quem se dedica a você.

Momentos de diversão serão bem-vindos para amenizar desgastes causados pelo ritmo

da rotina. Tendências a expor mais na vida afetiva.

Cuide para não se portar com ansiedade em assuntos profissionais e mesmo

em projetos com foco em resultado no longo prazo.

Mercúrio ingressa em seu signo, despertando a sua comunicação e o interesse por estudos. 

Atente-se com exageros ao expor o que pensa.

Período especial para retomar amizades e para uma reflexão sobre a importância de

algumas delas neste momento. 

Informações importantes ajudarão em decisões e na forma de lidar com as relações do

trabalho. Cuidado com o jeito de expor o que pensa.

Procure ser paciente no esclarecimento de antigos assuntos com familiares. Momento

para respeitar padrões das pessoas que convive.

Com o aspecto tenso que Vênus – regente de Libra – faz com Plutão, cuide para

evitar posturas radicais nas relações em geral.

Precisará expor as coisas que valoriza em sua vida para quem se relaciona. Também

é um momento para compreender valores dos outros.

Horóscopo Está escrito nas estrelas www.estrelaguia.com.br

Os invasores

Cruzadas

Sudoku

Soluções

Leitor fala

MarianaMuito chocada com o impacto ambien-tal causado pelo rompimento das bar-ragens em Mariana (MG), noticiado on-tem pelo Metro Jornal na reportagem “A doçura um dia voltará?”. É muito frustrante saber que um desastre des-se tamanho não só afetou vidas de mo-radores da região, como devastou a na-tureza que existia ali. Só restou lama. Para mim, a multa dada à Samarco de-veria ser muito maior do que R$ 1 bi-lhão, sem contar que deveria partir de-les o investimento necessário para o início da recuperação do vale do Rio Doce. Do jeito que ficou, ainda não con-sigo ver a justiça sendo feita.MARINA PAES - SÃO PAULO, SP

SegurançaInteressante a medida da prefeitu-ra noticiada pela reportagem “Esco-las terão que manter bombeiro civil” no Metro Jornal de ontem. Iniciativas como essa são importantes para man-ter as pessoas mais seguras em esta-belecimentos da cidade, principal-mente em locais de pouco espaço de circulação, como casas de espetáculo, onde é comum que algumas pessoas não se sintam bem. É uma vantagem que, mesmo tendo um custo, benefi-cia a todos.GABRIEL AREIAS - SÃO PAULO, SP

Para falar com a redação: [email protected] também no Facebook: www.facebook.com/metrojornal

Quer mais?

Clique metrojornal.com.br para acessar conteúdo exclusivo, atualização de nossas reportagens, todos os nossos colunistas e galerias com as melhores imagens do dia.

POR: GUILHERME SALVIANO

Para a Massa: 4 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar

(300g) 2 xícaras (chá) de farinha de

trigo (220g) 1 colher (sopa) de fermento

em pó (15g) ¾ xícara (chá) de leite

(150ml)

Para a Ganache: 500 gramas de chocolate

branco derretido 150 ml de creme de lei-

te UHT 400 gramas de abacaxi em

calda picado Calda do abacaxi para regar

a massa 1 xícara (chá) de raspas de

chocolate branco para decorar

INGREDIENTES

Modo de Preparo:Para Massa: bata os ovos na batedeira em velocidade máxima ou até vi-rar uma espuma clara. Acrescente, aos poucos, o açúcar. Assim que ele es-tiver totalmente dissolvido, diminua a batedeira para a potência mínima e acrescente o leite e a farinha de trigo já misturada com o fermento. Bata até que fique uma massa homogênea, despeje em uma assadeira (25cm de diâmetro) untada e enfarinhada, leve ao forno pré-aquecido (180°C) por aproximadamente 45 minutos.

Para o recheio de abacaxi: em um recipiente, coloque o chocolate bran-co derretido, acrescente o creme de leite e mexa bem até virar um creme liso e brilhante.

Para a montagem: corte o bolo ao meio, depois de frio. Regue com a cal-da de abacaxi, espalhe uma camada de trufa ou ganache e cubra com os abacaxis em calda picados. Coloque a outra metade do bolo e sobre ela despeje a outra metade da trufa branca ou ganache. Polvilhe as raspas de chocolate branco. Espere leve para a geladeira e assim que gelar, sirva.

Rendimento: 15 porções

Receita Minuto

DANIEL [email protected]

BOLO DE ABACAXI COM CHOCOLATE BRANCO

Daniel Bork apresenta o programa Dia Dia de segunda a sexta às 9h, na Band

Page 13: 20151120_br_metro sao paulo

SÃO PAULO, SEXTA-FEIRA, 20 DE NOVEMBRO DE 2015www.metrojornal.com.br ESPORTE} 13|

3ESPORTE

A bola da Olimpíada no RioFoi divulgada a bola que será usada nas competições de futebol masculino e feminino nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Nas cores verde e amarelo, com desenho e design inspirados em ondas e nas praias do Rio de Janeiro, a bola chamada Errejota está à venda por R$ 499,99 | REPRODUÇÃO

Um primeiro tempo para es-quecer e um segundo anima-dor. Essa foi a partida do São Paulo, ontem, na vitória por 4 a 2 sobre o Atlético-MG no Morumbi.

Após um 0 a 0 sem inspira-ção, o Galo partiu pra cima na segunda etapa e abriu o pla-car com Luan. Imediatamente o técnico Milton Cruz mudou o Tricolor, colocando Rogé-rio e Alan Kardec. O camisa 14 empatou a partida, mas o Galo marcou o segundo, com Dátolo. Foi aí que o São Pau-lo tomou corpo, com um gola-ço de Michel Bastos, o oportu-nismo de Kardec e um pênalti convertido por Luis Fabiano.

O resultado colocou o São Paulo no G-4, com 56 pontos.

METRO

São Paulo. Kardec marca dois e Tricolor vence o Galo

Com Ricardo Oliveira e sem Lucas Lima, o Santos tinha a chance de consolidar a quarta colocação no Cam-peonato Brasileiro e se apro-ximar da vaga na Libertado-res do ano que vem, mas a equipe foi apática frente ao Flamengo e não saiu do ze-ro, ontem, na Vila Belmiro.

Com 55 pontos, o Peixe foi ultrapassado pelo São Paulo, agora com 56, e caiu para a quinta colocação. No próximo domingo o San-tos vai a Curitiba enfren-tar o Coritiba, mas as aten-ções já ficam direcionadas para a próxima quarta-feira, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o Pal-meiras, também na Vila Bel-miro. METRO

Santos. Zero a zero com gosto amargo na Vila

BRASILEIRO - SÉRIE A

P V GP SG1º CORINTHIANS 77 23 64 37

2º ATLÉTICO-MG 65 20 59 16

3º GRÊMIO 62 18 48 18

4º SÃO PAULO 56 16 48 9

5º SANTOS 55 15 54 16

6º INTERNACIONAL 53 15 35 -2

7º SPORT 52 13 50 12

8º CRUZEIRO 51 14 40 8

9º PONTE PRETA 50 13 40 3

10º PALMEIRAS 49 14 57 10

11º FLAMENGO 48 15 43 -4

12º ATLÉTICO-PR 47 13 39 -4

13º CHAPECOENSE 46 12 33 -5

14º FLUMINENSE 43 13 36 -10

15º FIGUEIRENSE 39 10 33 -14

16º AVAÍ 38 10 35 -21

17º CORITIBA 37 9 28 -14

18º GOIÁS 34 9 34 -11

19º VASCO 34 8 25 -28

20º JOINVILLE 31 7 25 -16

Classificados para a Libertadores Rebaixados para a Série B

DOMINGO

3 X 0CRUZEIRO SPORT

ONTEM

1 X 0GRÊMIO FLUMINENSE

1 X 0CHAPECOENSE INTERNACIONAL

0 X 0SANTOS FLAMENGO

4 X 2SÃO PAULO ATLÉTICO-MG

1 X 1VASCO CORINTHIANS

Brasileirão 35ª rodada

metrojornal.com.br

Tá na redeConfira os detalhes da rodada do Brasileirão

QUARTA

1 X 3GOIÁS CORITIBA

0 X 1PONTE PRETA FIGUEIRENSE

2 X 1AVAÍ JOINVILLE

3 X 3ATLÉTICO-PR PALMEIRAS

Ronaldinho

Na TurquiaO craque está próximo de jogar no Antalyaspor, da Turquia. O time disputa

a primeira divisão do campeonato local e

também quer contratar o itaiano Andrea Pirlo, que atualmente joga no New

York City FC, nos EUA. A equipe turca já conta com Samuel Eto’o, além

dos brasileiros Guilherme (ex-Cruzeiro e Atlético-

MG), Chico (ex-Palmeiras, Atlético-PR e Coritiba) e Diego Ângelo (ex-Santos

e Ituano).

O grito de campeão já esta-va preso na garganta do tor-cedor corintiano há muitos dias e enfim ele foi solto on-tem, no empate por 1 a 1 contra o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.

Não foi exatamente o placar que todos espera-

vam, mas quem se importa? Hexacampeão brasileiro, com uma campanha im-pressionante, o Corinthians chegou ao título com 35 ro-dadas, 23 vitórias e apenas 4 derrotas. Números que não deixam nenhuma dúvi-da sobre o comando do téc-

nico Tite, que mais uma vez leva o título com a equipe alvinegra, fato que já havia acontecido em 2011.

Em partida tensa, já que o Vasco precisava do placar positivo na luta contra o re-baixamento, o Corinthians não conseguiu criar mui-tas oportunidades. E quem abriu o placar foi o Vasco, com Júlio César. Nada que assustasse, pois bastava o Atlético-MG não vencer o

São Paulo, no Morumbi, pa-ra o título chegar.

O gol do hexa veio da ca-beça de Vagner Love, sozi-nho dentro da pequena área vascaína. A partir daí, foi só segurar o placar e comemo-rar após o fim do jogo no Morumbi, com a vitória do São Paulo por 4 a 2.

No domingo, o Corin-thians recebe o São Paulo em Itaquera, às 17h, no jogo da entrega da taça. METRO

É campeão. Timão empata com o Vasco por 1 a 1 e garante o hexacampeonato brasileiro. Campanha alvinegra foi marcada pela regularidade com 23 vitórias e apenas quatro derrotas

Corinthians grande!

“Tenho que agradecer muito a

Deus. Pelo meu trabalho, Sabia que

teria coisas boas. Estou muito feliz. Agora vou

comemorar para c...” VAGNER LOVE

HEXACAMPEÃO!!!

2364437

27gols sofridos e a melhor defesa do torneio

gols marcados e o melhor ataque do campeonato

vitórias

derrotasgols de saldo

Vagner Love comemora o gol

do empate contra o Vasco

JOR

GE

RO

DR

IGU

ES/F

OLH

AP

RES

S

Page 14: 20151120_br_metro sao paulo
Page 15: 20151120_br_metro sao paulo

O P

AU

LO - S

EX

TA-FE

IRA

, 20

DE

NO

VE

MB

RO

DE

20

15

Page 16: 20151120_br_metro sao paulo