Últimas viagens da locomotiva — portolazer

13
AGENDA

Upload: portolazer

Post on 22-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

De 18 a 28 de junho

TRANSCRIPT

AG

EN

DA

ESTA LOCOMOTIVA NUNCA CHEGA AO DESTINO, DE CADA CHEGADA FAZ NOVA PARTIDA. A L O C O M OT I VA AINDA QUASE ONTEM PARTIU MAS HÁ QUASE SEIS MESES QUE FAZ ESQUECIDOS PONTOS DE CHEGADA EM RENOVADOS PONTOS DE PARTIDA. DESDE DEZEMBRO QUE ESTA LOCOMOTIVA ANDA ÀS VOLTAS POR PORTO SÃO BENTO, SUBINDO RUAS, ESCADAS E FACHADAS; RASGANDO AVENIDAS DE IDEIAS E LARGOS DE EMOÇÕES; TRAZENDO NA CARGA ARTE, CULTURA E ANIMAÇÃO E COMO PASSAGEIROS ARTISTAS, RESIDENTES E VISITANTES. ESTA VIAGEM, COM TANTAS VIAGENS DENTRO, NÃO CESSA DE PARTIR, E PARTIR DE NOVO. E, AINDA, NOVAMENTE PARTIR. PARA CHEGAR ONDE? ONDE QUISERMOS QUE ELA CHEGUE, PORQUE O QUE IMPORTA, MAIS DO QUE O DESTINO, É A VIAGEM. E ESTA L O C O M OT I VA SÓ SABE VIAJAR DE UMA FORMA: DE PORTAS ABERTAS PARA QUEM NELA QUER PERCORRER APENAS A DISTÂNCIA DE UMA ESTAÇÃO COMO A QUEM NELA DORME, COME E VIVE COMO SE CASA FOSSE; E DE FARÓIS ILUMINADOS A DESVENDAR TODOS OS SEGREDOS, ROSTOS, SABORES E TONS QUE ESTE -PORTO- CHAMADO SÃO BENTO É, E PODE, QUER E SABE SER.

ASV IAGENS

DALOCOMOT IVA

PR

OG

RA

MA

ÇÃ

O

LO

CO

MO

TI

VA

SUBWAY LIFEExposiçãoAntónio José GonçalvesArmazéns da Estação

Depois de “Prenúncio”, o projeto Locomotiva tem patente nos renovados Armazéns da Estação de São Bento a exposição “Subway Life”. Constituída por 43 painéis, a mostra é o resultado

METAMORFOSEInstalação ArtísticaFAHR 021.3Avenida Dom Afonso Henriques

“Metamorfose” é o nome da instalação artística que a dupla de arquitetos FAHR 021.3 projetou para a fachada do antigo edifício da Oliva, ao lado da Estação de São Bento. O resultado está hoje à vista de todos, na forma de uma malha metálica

TRIPÉInstalação ArtísticaLIKEArchitectsRua Chã

“Tripé” é o nome da insólita plataforma que os LIKEArchitects criaram para o projeto Locomotiva, com o objetivo de potenciar novas relações entre o território e as suas gentes. Com base no número 3, a estrutura partiu da exploração formal de dois elementos recorrentes da arquitetura e da própria cidade do Porto: a escada e a varanda. Desconhecido enquanto equipamento urbano, mas

A D

EC

OR

RE

R

ATÉ 26 JULHO

ATÉ FINAL2015

ATÉ 22 JUNHO

com quase seis toneladas de aço, pintada de um verde elétrico que se assemelha ao cobre oxidado, mas também ao tom da cobertura dos táxis portuenses. A estrutura, que começou por ser desenhada digitalmente, estende-se por 28 metros de comprimento, 11 de altura e 5 de profundidade, estando ligada por 114 interseções.

inevitavelmente familiar, “Tripé” é um potenciador de relações urbanas que procura provocar o inesperado, servindo de pretexto para a realização de inúmeras atividades citadinas. Como complemento, foi estabelecida uma colaboração com a Esquiva Companhia de Dança, que preparou um conjunto de encenações ligadas ao projeto. Depois de ter habitado o Largo dos Lóios, “Tripé” passou para a Rua Chã, com uma nova cor e uma nova programação associada entre 6 e 21 de junho.

de um projeto que levou António Jorge Gonçalves a desenhar pessoas sentadas em carruagens de metro em 10 cidades nos cinco continentes.

HorárioDe quarta a quinta: 14:00 – 23:00 Sextas e sábados: 10h00 – 01:00 Domingos: 10:00 – 19:00

FRAGMENTSInstalação ArtísticaFAHR 021.3Largo dos Lóios

Criada pelo coletivo FAHR 021.3 para o projeto Locomotiva, esta é uma intervenção artística que é simultaneamente apelativa e estranha.

MUSEU EM MOVIMENTOExposição ItineranteMuseu das Marionetas do PortoPraça da Ribeira

TRIPÉAnimação/ “Ornitologia Urbana” (Observação de Pássaros)Esquiva Companhia de DançaRua Chã

“FILTROS”Documentário (Estreia)BalleteatroLargo da Estação

O documentário em estreia foi produzido pelo Balleteatro para o projeto Locomotiva e inspirou-se no Centro Histórico do Porto e nas suas gentes, em particular da zona da Sé. As personagens do filme são simultaneamente reais e ficcionais, num cruzamento entre quotidianos e histórias imaginadas, interpretadas por nativos e atores profissionais. “Filtros” é também uma metáfora do confronto entre fachadas e interiores, entre ver a partir de fora e ver por dentro. Além da comunidade local da Sé, o documentário conta com a participação dos atores Carla Bolito, João Reis e Lígia Roque.

JAZZ AO BENTOJam Session com os Bode WilsonAssociação Porta-JazzLargo da Estação

Todas as quintas-feiras, o novo Largo da Estação recebe jam sessions promovidas pela Locomotiva e pela Porta-Jazz. As sessões começam sempre com a atuação de uma banda convidada e o palco abre-se depois aos músicos presentes.

MUSEU EM MOVIMENTOExposição ItineranteMuseu das Marionetas do PortoCentro Histórico do Porto

O Museu das Marionetas do Porto juntou-se à Locomotiva para viajar pelo Centro Histórico do Porto. A partir da adaptação de uma carrinha de sete lugares mais carga, foi “construído” um pequeno Museu em Movimento. Este museu itinerante,

PORTO LIGHT EXPERIENCE

Experiência Luminosa e Interativa“Metamorfose”Avenida Dom Afonso Henriques

A “Metamorfose” ganhou uma nova identidade e dinâmica graças a uma experiência luminosa e interativa que conta com as mais recentes tecnologias de iluminação LED e de programação digital. Tendo como mote o Ano Internacional da Luz, o projeto inclui a utilização de 1.300

ATÉ 22 JUNHO

ATÉ 26 JUNHO

ATÉ 27 JUNHO

Através de um objeto espelhado e contorcido, são retratadas as várias realidades do local, relacionando-o com o que é observado. A instalação foi feita com recurso a materiais como o pinho e o alumínio, e apresenta 17 faces que espelham e, sobretudo, distorcem todos os que por ali passam.

com marionetas, objetos cénicos e partes cenográficas da peça “Cinderela” – estreada em 2009 e integrante do repertório da companhia –, é um instrumento de valorização da cidade, pela sua forte capacidade de contágio artístico. E é também uma estratégia informal de despertar a curiosidade para o museu base, localizado na carismática Rua das Flores, Porto, em pleno Centro Histórico.

réguas digitais e mais de 20.800 LEDS. O Porto Light Experience potencia a interatividade com os cidadãos e resulta da colaboração entre o coletivo FAHR 021.3 e o designer de luz José Nuno Sampaio. O cluster “Light Living Lab” e as empresas Lightenjin e Globaltronic são patrocinadoras do evento, que se divide em três momentos, resultando em outras tantas experiências performativas.

A D

EC

OR

RE

R

18 D

E J

UN

HO

11H00-18H00

15H30-16H10

21H00

22H00

MUSEU EM MOVIMENTOExposição ItineranteMuseu das Marionetas do PortoMetamorfose (Avenida Dom Afonso Henriques)

PORTO LIGHT EXPERIENCEApplicaçãoMetamorfose (Avenida Dom Afonso Henriques)

FANFANASHDj SetLargo da Estação

VINTAGE JAZZAula AbertaSwing StationMetamorfose (Avenida Dom Afonso Henriques)

Em todas as sextas-feiras, a Locomotiva e a escola Swing Station promovem aulas abertas de vintage jazz, com a duração de uma hora.

LAB.S DE ARTE URBANAAuditório da Fundação da Juventude

Ao longo de um mês, a Locomotiva desafiou um conjunto de cidadãos e agentes locais a refletir sobre formas do Porto reforçar a sua dinâmica criativa e empreendedora, gerando iniciativas e projetos concretos para a cidade, em diferentes contextos e escalas territoriais. A reflexão, aberta e colaborativa, desenvolveu-se ao longo de cinco “Laboratórios de Intervenção Urbana” e as conclusões serão tornadas públicas no Auditório da Fundação da Juventude, na Rua das Flores. Na sessão, além de serem revelados os principais resultados e as propostas de ação, será estreado um documentário sobre todo o processo desenvolvido.

HAPPY HOURSDj SetLargo da Estação

Todas as sextas-feiras, a seguir à aula aberta de vintage jazz, a DJ Moni Rockenrolla apresenta um set para os dançarinos porem em prática o que aprenderam.

SINFONIA DE UMA CIDADEEspetáculo MultimédiaBodyspaceLargo da Estação

Partindo das imediações da Estação de São Bento e da Rua da Madeira, dois produtores e dois realizadores nacionais imaginaram uma Sinfonia para a cidade do Porto, captando os seus hábitos, os ritmos, os tons, os sons e as cores. A partir de uma gigante tela em branco, criaram dois andamentos que se complementam e que tentam perceber que cidade o Porto foi, é e, sobretudo, quer ser. Passado, presente e futuro num espetáculo multimédia criado de raiz pelo Bodyspace para o projecto Locomotiva.

EXCERTOS DA SÉVídeo-InstalaçãoBalleteatroArmazém 1 (Estação de São Bento)

Uma instalação que complementa o documentário “Filtros” e que estará em exibição contínua durante três dias. No projeto são apresentados retalhos isolados de conversas, episódios e momentos protagonizados pela população da Sé. A obra forma um mosaico de vozes e temas que, no seu conjunto, compõem um retrato singular da zona. A autoria é também do Balleteatro.

TRIPÉAnimação“Terços” (Concerto) — Esquiva Companhia de DançaRua Chã

11H00-18H00 19H30

21H30

21H00-02H00

23H00

19H00-20H00

18H00

18H00-23H00

18H30

19 D

E J

UN

HO

19 D

E J

UN

HO

BILANRitmos Cabo VerdianosLargo da Estação

DISCA-RISCOSDj SetLargo da Estação

TOCA A MARCHAROficinas de Marchas de São JoãoSaphir CristalLargo da Estação

Dirigidas a toda a família, este conjunto de oficinas gratuitas dedicadas às Rusgas de São João são orientadas por Saphir Cristal e a sua equipa de profissionais ligados à música, dança, teatro e artes plásticas. Enquanto os adultos se dedicam à construção de músicas, letras, cenários e figurinos, os mais novos (dos 5 aos 16 anos) aprendem músicas, pequenas teatralizações e coreografias simples ligadas às tradicionais marchas populares sanjoaninas. A 28 de junho, será apresentado o resultado das oficinas: uma pequena encenação que vai brincar com pregões comuns às profissões mais antigas do Porto e com outros traços típicos dos portuenses.

Programa restante:27 de junho 10h30–13h00 (ensaio geral);28 de junho 16h00–16h30 (apresentação final).

TRIPÉAnimação“Tercetos” (Declamação de Poemas)Esquiva Companhia de DançaRua Chã

ALGURESEspetáculo de Novo CircoCompanhia Erva DaninhaLargo da Estação

“Algures” tem como ponto de partida três vendedores ambulantes: um vendedor de pássaros, um vendedor de leite e um engraxador de sapatos. E cada um dos autores do projeto, André Borges, Jorge Lix e Vasco Gomes, interpreta um solo dedicado a um desses ofícios, de aproximadamente 10m cada. Tal como um circo que se move, fixa e apresenta, as personagens deambulam pelo espaço e apresentam os seus ofícios através da manipulação de objetos, malabarismo e equilíbrios. Depois de apresentado em diversos locais da cidade, “Algures” estreia agora numa versão resultante de uma experiência criativa entre artistas e a comunidade local.MUSEU EM MOVIMENTO

Exposição ItineranteMuseu das Marionetas do PortoLargo dos Lóios

EXCERTOS DA SÉVídeo-InstalaçãoMuseu das Marionetas do PortoArmazém 1 (Estação de São Bento)

TRIPÉAnimação“O Ardina Tripeiro” (Leitura das noticias do dia)Esquiva Companhia de DançaRua Chã

20

DE

JU

NH

O

20

DE

JU

NH

O

19H00-19H40

18H00-19H00

23H00

00H30

10H30-13H0014H30-17H30

11H00-18H00

18H00-23H00

15H00-15H15

LUDOLOCOMOTIVAServiço Educativo LocomotivaPapa-LivrosLargo da Estação

A Locomotiva juntou-se à Livraria Papa-Livros para promover um programa de animação cultural para famílias, em todos os domingos até 30 de julho. As sessões começam sempre no Largo da Estação com a “Hora do Conto” e um contador/escritor convidado. Depois, até às 12h15, as manhãs prosseguem com oficinas. No final, as famílias que participaram nas atividades são convidadas a fazer uma pequena viagem de comboio, de ida e volta, entre as estações de São Bento e Campanhã, na companhia do contador de histórias ou escritor de cada domingo. As sessões são gratuitas mas requerem inscrição: [email protected].

Horários:11h00 Hora do Conto: “A Inocência das Facas”, com Marta Bernardes;11h30 Oficina de ilustração: técnicas de pintura com objetos diversos (com Marta Bernardes);12h15 Ludoviagem (ida e volta entre as estações de São Bento e Campanhã).

MUSEU EM MOVIMENTOExposição ItineranteMuseu das Marionetas do PortoSé Catedral

TOCA A MARCHAROficinas de Marchas de São JoãoLargo da Estação

TRIPÉAnimação“O Ardina Tripeiro” (Leitura das noticias do dia)Esquiva Companhia de DançaRua Chã

21

DE

JU

NH

O

21

DE

JU

NH

O

16H30-17H30TRIPÉAnimação“Lanche Romântico a Três para Quinze”Esquiva Companhia de DançaRua Chã

ENTRUDOPerformanceBalleteatroLargo da Estação

Para encerrar o projeto “Excertos da Sé”, a Locomotiva apresenta um espetáculo performativo inspirado na tradição popular. “Entrudo” é produzido pelo Balleteatro em parceria com a banda Batucada Radical e consiste numa ação multidisciplinar, um momento que deambula entre a festa e a manifestação.

TRIPÉAnimação“Triplatona” (Gincana de degraus)Esquiva Companhia de DançaRua Chã

ALGURESEspetáculo de Novo CircoCompanhia Erva DaninhaLargo da Estação

EXCERTOS DA SÉVídeo-InstalaçãoArmazém 1 (Estação de São Bento)

19H30

16H30-17H10

18H00-19H00

18H00-23H00

11H00-13H00

11H00-18H00

14H30-17H30

15H00-15H15

MUSEU EM MOVIMENTOExposição ItineranteMuseu das Marionetas do PortoMetamorfose (Avenida Dom Afonso Henriques)

MUSEU EM MOVIMENTOExposição ItineranteMuseu das Marionetas do PortoCordoaria (Centro Português de Fotografia)

MUSEU EM MOVIMENTOExposição ItineranteMuseu das Marionetas do PortoPraça da Ribeira

JAZZ AO BENTOJam Session com o Eduardo Cardinho TrioAssociação Porta-JazzLargo da Estação

VINTAGE JAZZAula AbertaSwing StationLargo da Estação

HAPPY HOURSDj SetLargo da Estação

GROOVEBALLDj SetLargo da Estação

22

DE

JU

NH

O2

5 D

E J

UN

HO

26

DE

JU

NH

O

11H00-18H00

11H00-18H00

11H00-18H00

22H00

18H30

19H30

23H00

27

DE

JU

NH

O

10H30-13H00

16H00-17H00

22H00-02H00

TOCA A MARCHAROficinas de Marchas de São JoãoEnsaio GeralLargo da Estação

SOPA DE PEDRAConcertoBody SpaceLargo da Estação

SUNNY SIDE OF STREETFestaSwing StationLargo da Estação

QUEM ÉS PORTOInauguração do MuralMiguel Januário (±MAISMENOS±)Rua da Madeira

A Locomotiva apresenta mais uma iniciativa enquadrada no seu programa de arte urbana. Todos os portuenses e todos os viajantes foram convidados a participar no maior painel de azulejos da cidade, num total de 3.300 azulejos. A composição final, orientada pelo artista Miguel Januário (±MAISMENOS±), será integrada na fachada de um edifício na envolvente da Estação de São Bento.

ESPIGAR NAS GENTESDocumentárioMiguel Januário (±MAISMENOS±)Largo da Estação (Armazém 1)

No átrio de entrada da Estação de São Bento, os painéis de azulejo de Jorge Colaço retratam, a par de episódios monumentais

PORTO, GRANITO E SONHOTeatro de RuaACE – Teatro do BolhãoEstação de São Bento, Rua das Flores e Largo de S. Domingos

“Porto, Granito e Sonho” é um evento teatral de rua sobre a natureza e o espírito de uma cidade que ao longo da sua história tem sido, simultaneamente, bastião político e comercial e pátria cultural e artística. Produzido pela ACE – Teatro do Bolhão para o projeto Locomotiva, o espetáculo evoca os últimos séculos portuenses num olhar de múltiplas dimensões: a sua vida quotidiana e os seus grandes momentos políticos. Da agitada e violenta primeira metade do século XIX marcada pelas invasões francesas, passando pelo Cerco e pela guerra civil, até ao discurso pela liberdade de Humberto Delgado, a memória do Porto constitui-se como um pano de fundo, argumento para imagens teatrais significativas a instalar no coração da Baixa portuense, deste modo transformada numa extraordinária cenografia épica do evento. Encenação António Capelo, António Júlio, Joana Providência, João Paulo Costa e Pedro Fiúza.

16H00

17H00-18H00

18H00-20H00

27

DE

JU

NH

O

da história, costumes populares dos lugares atravessados pelo comboio no início do século XX. Propõe-se um diálogo com estes painéis, atualizando o retrato das vidas dos lugares por onde hoje o comboio passa e leva. Este diálogo será estabelecido através da ilustração de artistas nacionais nas portas da Rua da Madeira, Rua Chã, Rua do Loureiro, Rua Vila de Cima, Rua do Cativo e Rua Porta do Sol, as ruas esquecidas. Portas que outrora esconderam vivências e que hoje expõem a realidade.

Realização Rui MalvarezProdução Rui Malvarez e Lara Seixo RodriguesImagem André Gaspar, João Correia, Pedro TeixeiraEdição Rui Malvarez e Pedro TeixeiraBanda Sonora GruteraSonoplastia Cyril Santos

16H00 àS 18H00DESENHOS PARA LEVAR A PASSEARPercursos e oficinas de desenho para produção de pinsSaco AzulLargo da Estação

28

DE

JU

NH

O

28

DE

JU

NH

O

11H00-13H00

16H00-16H30

18H30-20H30

21H00-00H00

LUDOLOCOMOTIVAServiço Educativo LocomotivaPapa-LivrosLargo da Estação

Horários:11h00 Hora do Conto: “Era uma vez um Castelo”, com a Adélia Carvalho;11h30 Oficina de ilustração: construção de um castelo (com Cátia Vidinhas);12h15 Ludoviagem (ida e volta entre as estações de São Bento e Campanhã).

TOCA A MARCHAROficinas de Marchas de São JoãoSaphir Cristal — Apresentação FinalLargo da Estação

FESTA SHAKE THAT STREETSwing StationLargo da Estação

PORTO LIGHT EXPERIENCEDj SetMetamorfose (Avenida Dom Afonso Henriques)

PASSEIO AO POR DO SOLPELEPartida da Estação de São Bento e chegada no Passeio das Virtudes

Percurso-pesquisa guiado por atores que parte da Estação de São Bento, sobe a Rua de Trás, segue pela Rua de São Bento da Vitória, repousa no Miradouro da Vitória e termina com um piquenique ao por do sol, com música e literatura portuguesa à mistura, no Jardim das Virtudes. Integrada na programação da Locomotiva, a encenação está a ser preparada desde dezembro pelo Grupo de Teatro Comunitário da Vitória. Nesta visita guiada, os espetadores serão surpreendidos por diversas personagens ligadas ao passado e ao presente de determinados espaços. O projeto pretende mostra aos turistas (nacionais e internacionais) as atrativas caraterísticas do património material e imaterial do Centro Histórico do Porto.

17H00-22H0010H00 àS 13H00DESENHOS PARA LEVAR A PASSEARMaus HábitosLargo da Estação

Conclusão da Oficina e conversa sobre a importância do empreendedorismo na construção da ideia de território.Apresentação do resultado das oficinas, mais desenvolvimento de ideias de empreendedorismo simbolizadas pelo pins enquanto elemento permeável e facilmente adaptado ao território em questão.

LOCOMOTIVA É O NOME DO PROJETO QUE A CâMARA MUNICIPAL DO PORTO, ATRAVÉS DA PORTOLAZER, ESTá A DESENVOLVER NA ZONA ENVOLVENTE DE SãO BENTO. O OBJETIVO É DAR UMA NOVA VIDA A ESTE LUGAR, PROMOVENDO O SEU POTENCIAL DE ATRAçãO ECONóMICA E TURíSTICA DE UMA FORMA CRIATIVA E INOVADORA. CANDIDATAMOS E VIMOS APROVADA ESTA IDEIA PELO PROGRAMA “ON2 - O NOVO NORTE” PARA DESDE DEZEMBRO DE 2014 A JUNHO DE 2015 ALICERçARMOS AS BASES PARA A CRIAçãO E CONSOLIDAçãO DE OPORTUNIDADES CONTíNUAS E CONSEQUENTES DE LIGAçãO ENTRE ANIMAçãO, TURISMO, CRIATIVIDADE E ECONOMIA, MOBILIZANDO PARCEIROS ARTíSTICOS, EMPRESARIAIS E INSTITUCIONAIS EM TORNO DESTA VIAGEM COLETIVA. A CADA PARTIDA E A CADA CHEGADA. PORQUE NO FIM, É O -PORTO- QUE NOS ESPERA.

+ Infowww.portolazer.pt · facebook.com/portolocomotiva

Q U E LOCOMOT IVA É E S TA?

L O C O M O T I VA é a m á q u i n a q u e t u d o p u x a .