tribuna do advogado de dezembro de 2011

4

Upload: jornalismo-oab-oab-rj

Post on 30-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

tribuna do advogado

TRANSCRIPT

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Dezembro / 2011 - 2

OAB/NOVA IGUAÇUPres: Jurandir CeulinEnd: R. Humberto Gentil Baroni, 137.Centro - Cep: 26255-020. Tel: 2767-5912/Fax: 2768-9765. E-mail: [email protected] /[email protected]

OAB/DUQUE DE CAXIASPres: Geraldo Menezes de AlmeidaEnd: R. Ailton da Costa, 115/713

25 de Agosto - Cep: 25070-160Tel: 2771-3830 e 2771-2644. E-mail:[email protected] /[email protected]

OAB/SÃO JOÃO DE MERITIPres: Júlia VeraEnd: R. Defensor Público Zilmar DubocPinaud, 235. Vilar dos Teles. Cep:25555-690. Tel: (21) 2651-1892 e2751-1241 Fax: (21) 2751-1941.

E-mail: [email protected] /[email protected]

OAB/MAGÉ(Guapimirim - Vila Inhomirim)Pres: Sérgio Ricardo da Silva e SilvaEnd: R. Domingos Belize, 250/101 -térreo Centro - Cep: 25900-000.Tel: (21) 2633-1497 e 2633-4330.E-mail: [email protected] /[email protected]

OAB/NILÓPOLISPres: José Carlos Vieira SantosEnd: R. Tancredo Lopes, 135 - CentroCep: 26526-050. Tel: 2791-4442 e2692-4956. E-mail:[email protected] /[email protected]

OAB/PARACAMBI(Japeri - Paulo de Frontin)Pres: Cleber do Nascimento Huais

End: Av. dos Operários, 307 - CentroCep: 26600-000.Tel: (21) 2683-2252E-mail: [email protected] /[email protected]

OAB/BELFORD ROXOPres: Abelardo TenórioEnd: Av. Joaquim da Costa Lima,1925 / loja A - São BernardoCep: 26165-385. Tel: (21)

2661-3252 e 2758-0962E-mail: [email protected] /[email protected]

OAB/QUEIMADOSPres: José BôfimEnd: R. Otília, 210 sala 203. Edifíciodo Fórum - Sala dos Advogados. VilaTinguá. Queimados. Cep: 26391-230Tel: 2663-2788.E-mail: [email protected] /[email protected]

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL

OAB - Seção do Estado do Rio de Janeiro Av. Marechal Câmara, 150 - Tel: (21) 2730-6525

Repórteres:Renata Loback([email protected]) eCássia Bittar ([email protected])

Projeto gráfico:Victor Marques([email protected])

Diagramação:Flávia Marques([email protected])

Fotografia: Francisco Teixeirae Lula Aparício

Impressão: Walprint

Tiragem: 8.000 exemplares

Publicidade: Eduardo Sarmento( [email protected])Tel: (21) 2272-2066

Depto de Jornalismo:Av. Marechal Câmara,nº 150 / 7º andar - CasteloRio de Janeiro - CEP: 22020-080.Tel: (21) 2272-2127.

Presidente:Wadih Damous

Diretor do DAS:Felipe Santa Cruz([email protected])

Chefe do Departamentode Comunicação:Cid Benjamin: MTB - RJ 13.338([email protected])

Editora:Amanda Lopes([email protected])

Em Nilópolis, as obras de reforma da atual sedeforam iniciadas em maio e agora estão na reta fi-nal. Já foram modernizadas a parte elétrica e a pin-tura, assim como substituídos os móveis e os com-putadores. “Outra novidade é a ampla salaconstruída no terceiro andar da Casa dos Advoga-dos”, afirmou o presidente da Caarj, Felipe SantaCruz. Ainda de acordo com ele, a nova sede deveráser inaugurada em março.

Já a Subseção de Belford Roxo aguarda o tér-mino da construção de sua nova sede, cujas obrascomeçaram em agosto. O prédio está sendo ergui-do em um terreno ao lado do Fórum e deve ficarpronto em julho do ano que vem. “Esta é uma trans-formação muito aguardada pelos advogados da re-gião que há anos convivem com uma sede pequena.Ela impossibilita o oferecimento de serviços comoescritório compartilhado e salas de aula. No novo

No próximo ano, o

projeto OAB Século 21

— responsável pela

reforma de mais de 150 salas e

sedes de subseções da Ordem

desde 2008 — vai inaugurar duas

novas sedes da Baixada: em

Nilópolis e Belford Roxo.

Em 2012ganhará d

Felipe e a

Um projeto exitosoO ano de 2011 vai chegan-

do ao fim e, com ele, chegatambém ao fim o primeiro ci-clo do projeto OAB Século 21.

Idealizado e coordenadopelo presidente da Caarj e di-retor do Departamento deApoio às Subseções (DAS),

Felipe Santa Cruz, o Século 21 tornou-se uma una-nimidade entre os advogados do Estado do Rio.

Não há subseção que não tenha sido atendida.E o projeto modificou a fundo a infraestruturadas representações da OAB estado afora.

Ele é, também, símbolo de uma mudança darelação da Secional com as subseções e, princi-palmente, com os advogados vinculados a elas.

Aquela OAB que se relacionava essencial-mente com alguns privilegiados, sem dar aten-ção ao conjunto dos colegas é parte de um pas-sado que não voltará mais.

Podemos dizer que se tornou realidade oobjetivo buscado por nossa Diretoria de fazerretornar, sob a forma de serviços, a anuidadepaga pelos advogados. Não só pelo OAB Século21 — por si só uma demonstração dessa mu-dança. Mas estão aí, também, o Goldental, o Re-corte digital, a capacitação digital, o transpor-te gratuito e outros tantos serviços.

A eles se soma a recuperação do prestígio edo papel institucional da OAB, depois de anosde peleguismo e acomodação. Nosa entidadevoltou a ser respeitada e ouvida sobre todos osgrandes temas estaduais e nacionais.

Passaremos, agora, ao segundo ciclo do pro-jeto OAB Século 21: a implementação de salastelepresenciais nas subseções. Com elas, as ati-vidades promovidas pela Secional poderão seracompanhados, em tempo real, pelos colegas defora do Rio. Este é mais um investimento deenorme utilidade para a advocacia fluminense.

E será mais um sinal dos novos tempos.

Wadih Damous - Presidente da OAB/RJ

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Dezembro / 2011 - 3

PARCERIA TRIBUTÁRIA – Advogados especializados em Direito

Tributário buscam colegas que não contam com essa

especialização para desenvolver parceria e atender clientes

nessa área. Defesa de execuções fiscais e atos de infração. David

Nigri Advogados Associados. Tel: (21) 2220-2112. E-mail:

[email protected]

2, Baixadaduas novas sedes

espaço teremos todas essas possibilidades, além deum auditório”, explicou o presidente da 53ªSubseção, Abelardo Tenório.

OAB Século 21encerra seu primeiro ciclo

Em 2011, o projeto OAB Século 21 encerra seuprimeiro ciclo de trabalho, após cumprir o objetivode reformar todos os espaços da OAB/RJ no estado.Só em 2011 foram inauguradas 55 salas — reforma-das ou adquiridas pelo projeto. Neste ano, tambémforam instalados 190 computadores nas subseções;

colocadas 970 cadeiras em salas de aula e auditóri-os; restaurados 80 aparelhos de ar-condicionado,além de diversos bebedouros.

Na Baixada Fluminense, são exemplos de espa-ços que foram beneficiados pelo projeto neste ano asala da Justiça do Trabalho de Nilópolis, inaugura-da em agosto; a sala no Fórum Trabalhista de NovaIguaçu e a galeria de ex-presidentes da 1ª Subseção,abertas em julho; as salas das justiças Federal e doTrabalho em Magé e dos fóruns de Guapimirim eInhomirim, criadas em junho; e a OAB/Queimados,que recebeu novos computadores e leitores de car-tão para o processo digital, em abril.

O maior destaque, no entanto, é a sede da OAB/Seropédica, a mais nova subseção da Baixada. Inau-gurada no mês de julho, a sede ocupa uma sala naGaleria Espaço, no Parque Campo Limpo, e oferece

aos advogados dois computadores comacesso à internet, máquina de fotocópia eimpressora multifuncional. “A OAB/Serópedica tornou-se uma subseção hápouquíssimo tempo, em 2010, e fico felizque já tenhamos conseguido equipar suasede e oferecer aos advogados inscritostodo o conforto necessário”, disse Felipe.

Projeto inspirououtras seccionaisAnimados pelo sucesso do OAB Sé-

culo 21, outras seccionais pediram au-xílio à OAB/RJ e implantaram o pro-

jeto em seus estados. “É bom saber que essa ini-ciativa, criada em nossa gestão, hoje beneficiamilhares de profissionais. A intenção é que elecresça ainda mais”, afirmou o presidente daSeccional, Wadih Damous.

Para Felipe, o investimento feito nas salasrepresenta o retorno das anuidades na forma deserviços. “Devolver a anuidade na forma de ser-viços aos colegas e oferecer a eles um ambientede trabalho adequado para atender todas as suasnecessidades sempre foi a nossa prioridade”,disse o presidente da Caarj.

Melhorias no TRTtambém marcaram o ano

As mudanças nos fóruns trabalhistas de Nilópolise Nova Iguaçu foram outras conquistas de 2011.

Projeto antigo do Tribunal Regional do Traba-lho da 1ª Região (TRT-1), a transferência da únicavara trabalhista de Nilópolis para a comarca de SãoJoão de Meriti, por conta de falta de espaço, desa-gradava os advogados, que há tempos pediam pro-vidências à subseção.

A ideia, no entanto, perdeu força depois que partedo prédio que abriga a Câmara Municipal, no bair-ro de Olinda, foi doado para a instalação da JustiçaTrabalhista local, em agosto. No Fórum agora tam-bém há uma sala da OAB em pleno funcionamento.

“A permanência da Justiça do Trabalho nacomarca era uma reivindicação antiga”, disse o pre-sidente da 24ª Subseção, José Carlos Vieira. “SãoJoão de Meriti é uma comarca que já conta commuitos processos na Justiça Trabalhista. Atrelar osprocessos de Nilópolis àquela serventia era um pro-jeto irresponsável do TRT, que certamente trariaprejuízos à prestação jurisdicional. Isso sem men-cionar as dificuldades que o deslocamento até outromunicípio geraria para os colegas”, criticou.

Em Nova Iguaçu, depois de anos funcionandoem um pequeno prédio sem condições estrutu-rais, a Justiça Trabalhista ganhou um novo espa-ço. O fórum, inaugurado em março, está localiza-do na Rua Dr. Athayde Pimenta de Moraes, 175.Ele é 70% mais amplo que o anterior e tambémconta com uma sala da Ordem no modelo do pro-jeto OAB Século 21.

Para o presidente da OAB/Nova Iguaçu,Jurandir Ceulin, a mudança foi extremamentepositiva. “O novo Fórum é uma conquista para aOrdem e para os advogados. O edifício abriga asseis varas da comarca e é preparado para receberportadores de necessidades especiais”, elogiou ele.“O prédio antigo era de altíssimo risco em váriossentidos. Os usuários sofriam com as falhas na ven-tilação, com o elevador que ficou quase dois anosparado, com a falta de acessibilidade paracadeirantes. Era uma situação terrível para to-dos”, acrescentou Jurandir.

a comitiva da OAB da 53ª Subseção no canteiro de obras

José Vieira e a equipeda 24ª Subseçãomostram o novo espaço

SÃO JOÃO DE MERITI / NOVA IGUAÇU

Agendado inicialmente para outubro, o curso de pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil

promovido pela OAB/São João de Meriti em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas

Jurídicas e a Universidade Cândido Mendes foi iniciado em 26 de novembro. As aulas acontecem a cada

quinze dias e os interessados podem obter mais informações pelo telefone (21) 2651-1892.

Os temas também são abordados no curso de pós-graduação da OAB/Nova Iguaçu, realizado atra-

vés de outra parceria com Universidade Cândido Mendes. As aulas quinzenais foram iniciadas no dia 19

de novembro. Mais informações pelo telefone (21) 2765-5500.

Direito civil é tema de pós-graduação

No dia 14 de dezembro, às 18h, a OAB/São Joãode Meriti realizará sua última palestra do ano. Oprofessor Cícero Paulino da Silva Nogueira abordará otema Inventário extrajudicial.

A confraternização de fim de ano da OAB/NovaIguaçu acontecerá no dia 13 de dezembro, às 20h, nosalão Helena Moraes Festas. O endereço é Av.Governador Portela, 260, Praça Santos Dumont. Osconvites custam R$ 40. Já o jantar da OAB/São João deMeriti será realizado no dia 15 de dezembro, às 20h, norestaurante Gruta da Pedra, localizado na Rua SenadorNereu Ramos, 153 (próximo ao Hotel Lugano). Oconvite custa R$ 30. Mais informações pelos telefones(21) 2765-5500 e 2651-1892, respectivamente.

Desde o dia 10 de novembro, a 1ª Subseção, emparceria com o Instituto Brasileiro de OratóriaAplicada, promove o curso de Oratória e comunicaçãointerpessoal. Os encontros, realizados às quintas ouaos sábados, seguirão até o dia 15 de dezembro.

Os advogados de Nova Iguaçu agora contam commais um serviço: as aulas de yoga. Os encontros estãosendo promovidos desde o dia 8 de novembro, na sededa subseção, sempre às terças e quintas-feiras, das18h30 às 19h30. O valor da matrícula e damensalidade é de R$50. Mais informações pelostelefones (21) 2765-5500, 2765-5502 e 2765-5511.

Faleceu, no mês de outubro, a funcionária da Subseçãode São João de Meriti Maria Olívia Lemos da Silva Marques.

Notas

Calor no Fórum está com os dias contados QUEIMADOS

Na ocasião, Bôfim rela-tou ao desembargador queos corredores, além deapertados, são quentes, oque motiva diversas recla-mações dos colegas.

“O TJ-RJ comprará oaparelho e as obras para ainstalação ficarão a cargoda prefeitura”, explicouBôfim, informando que asalternativas de financia-mento serão buscadas ain-da este ano. “As melhoriasno Fórum são importantes

para advogados e magistrados. Vou me reunir como prefeito e estudar as possibilidades”, afirmou.

Outras questões pleiteadas pela subseção, taiscomo a melhoria no sistema de ventilação dos ba-nheiros, a ampliação dos corredores e a troca dasmáquinas de atendimento, porém, ainda terão queesperar para ser solucionadas. Apesar disso, odesembargador se mostrou disposto a colaborar. “In-felizmente não posso me comprometer a custear asobras, mas a autorização para a execução delas serádada de imediato”, declarou Manoel Alberto.

Não é a primeira vez que a OAB/Queimadosvai ao TJ em busca de soluções para os problemasestruturais do Fórum. Em abril, Bôfim reuniu-secom o assistente da presidência do TJ-RJ ArthurEduardo Magalhães Ferreira para discutir osprincipais dificuldades enfrentadas pelos advoga-dos e juízes. Sem resposta, novo encontro foi re-

Ainstalação de um aparelho de

ar-condicionado central no Fórum de

Queimados é, há algum tempo, uma

das principais reivindicações da 54ª Subseção

para melhorar o funcionamento da unidade.

Agora, ela finalmente será atendida: o aparelho

será comprado pelo Tribunal de Justiça do

Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O anúncio foi

feito durante uma reunião entre os presidentes

do TJ-RJ, desembargador Manoel Alberto

Rebêlo, da Caarj, Felipe Santa Cruz, e da OAB/

Queimados, José Bôfim, no dia 29 de

novembro, na sede do tribunal.

alizado em setembro. A reunião do dia 29, no en-

tanto, foi a primeira em que o presidente do TJ

recebeu os dirigentes da Subseção e ouviu pesso-

almente os pedidos, os quais prometeu todos os

esforços necessários para atender.

Terreno doado paraFórum não é suficienteA possível construção de um novo Fórum em

Queimados, em um terreno doado pela Prefeitu-ra, foi outro tema comentado na reunião. No en-tanto, a utilização do espaço – que tem, ao todo,3.500 m² - foi descartada. “O prefeito doou umterreno para as novas instalações, mas infelizmen-te o espaço não é suficiente. Vamos encontrar ou-tras opções”, explicou Bôfim.

Felipe, ManoelAlberto e Bôfim