tribuna do advogado de março de 2012

8
ANO IV Março/2012 Número 2 Atendimento aos advogados em pauta em Niterói Inaugurada no dia 9 de fevereiro, a nova Central de Atendimento da subseção pode ser utilizada por advogados para protocolar petições e retirar boletos bancários para pagamento de anuidade. A unidade, que funcionava no 8º andar, foi ampliada e transferida para o térreo. Na antiga sala será construído um espaço cultural. Página 2 n Rio Bonito Prefeitura e subseção oficializam uso de terreno que vai abrigar nova sede. Edifício será erguido na Cidade Administrativa. Página 5 n Friburgo Após luta da subseção e de moradores, governo iniciou obras de reconstrução em quatro bairros da Região de Conselheiro Paulino. Página 7 Colega recebe orientação na nova unidade

Upload: jornalismo-oab-oab-rj

Post on 19-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

tribuna do advogado

TRANSCRIPT

Page 1: Tribuna do advogado de março de 2012

ANO IV Março/2012 Número 2

Atendimento aos advogadosem pauta em NiteróiInaugurada no dia 9 de fevereiro, a nova Central de Atendimento da subseção podeser utilizada por advogados para protocolar petições e retirar boletos bancários parapagamento de anuidade. A unidade, que funcionava no 8º andar, foi ampliada etransferida para o térreo. Na antiga sala será construído um espaço cultural. Página 2

n Rio BonitoPrefeitura e subseção ofi cializam uso deterreno que vai abrigar nova sede. Edifícioserá erguido na Cidade Administrativa. Página 5

n FriburgoApós luta da subseção e de moradores, governo iniciou obras de reconstrução em quatro bairros da Região de Conselheiro Paulino. Página 7

Colega recebeorientação nanova unidade

Page 2: Tribuna do advogado de março de 2012

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Março / 2012 - 2

OAB/Nova Friburgo teve atuação exemplar

Inaugurada novacentral de atendimento

“O novo espaço oferece mais conforto e comodidade aos advogados, que não precisarão mais subir até o 8° andar (onde a central funcionava anteriormente) para utilizar alguns dos serviços mais procurados na subseção. Outro fator importante é que a nova central está adaptada para receber portadores de necessidades especiais”, afirmou o presidente da OAB/Niterói, Antonio José Barbosa da Silva.

Ainda segundo Antonio José, mais uma vantagem da transferência da central para o térreo é que a sala no 8º andar será transformada em um espaço cultural. “Lá poderemos receber os

n Niterói

Foi inaugurada no dia 9 de fevereiro, a nova

Central de Atendimento da OAB/Niterói.

Transferida para o térreo da subseção, a

unidade pode ser utilizada pelos colegas que queiram

protocolar petições e retirar boletos bancários para

pagamento de anuidade, entre outros serviços. Ela

recebeu o nome do advogado Everardo Elysio de

Almeida, falecido em junho do ano passado.

integrantes do Coral da OAB/Niterói, assim como realizar lançamentos de livros jurídicos e outros eventos”, explicou.

Mais mudanças programadas para 2012

De acordo com o presidente da Caarj e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, a OAB/Niterói passará por outras modificações ainda este ano. “Iniciaremos reformas no 2° e no 3° andar. Vamos tirar o arquivo e melhorar a estrutura do prédio, que é tão importante para a história da advocacia do estado”, disse ele.

Antes do início da reforma, outras melhorias: os elevadores, em funcionamento desde 1966, estão sendo trocados. “Esta renovação merece ser comemorada. Os antigos elevadores eram motivo de preocupação para as pessoas que frequentavam o edifício. Eles apresentavam defeito constantemente”, afirmou Antonio José.

Antonio José e Felipe com familiares do homenageado

Esta TRIBUNA REGIONAL trata na página 7 do início das obras de reconstrução em quatro bairros de Nova Friburgo atingidos pelas chuvas que castigaram a Região Serrana no verão passado. Aqui, duas coisas a destacar.

A primeira, positiva, foi o importante papel desempenhado pela subseção local, presidida pelo colega Carlos André Pedrazzi, na ajuda às pessoas atingidas, na cobrança dos governantes para que assumissem suas responsabilidades e na articulação entre associações de moradores de áreas atingidas com as autoridades municipais e estaduais.

Não é exagero dizer que o desempenho da subseção foi exemplar, não só no momento da tragédia, como nos meses seguintes. Ela foi uma legítima representante da sociedade civil num momento de dificuldade para milhares de pessoas.

E esse desempenho foi plenamente reconhecido pelos moradores, como demonstrado na matéria.

“É muito gratificante ver que nossa atuação em prol da sociedade funcionou”, diz, por sua vez, Pedrazzi, na matéria.

O segundo aspecto a se destacar, relacionado às chuvas do ano passado, é negativo. Parece mentira, mas só um ano depois da tragédia foram iniciadas as obras de reconstrução. Denúncias de desvio de recursos se avolumaram, reclamações de inércia das autoridades se multiplicaram, mas, assim que a tragédia saiu das manchetes, as promessas também caíram no esquecimento.

Não há o que justifique o fato de obras emergenciais demorarem mais de um ano para começarem a ser executadas. Não fosse o fato de que, este ano, as chuvas na Região Serrana não terem sido tão intensas, poderíamos ter tido um desastre ainda mais sério do que em 2011.

Diante do acontecido ano passado, a OAB/RJ preparou um projeto de lei para que governantes omissos na prevenção de tragédias climáticas possam ser responsabilizados, inclusive penalmente, por comportamento irresponsável.

Façamos votos de que ele seja aprovado no Congresso. Por fim, vale ressaltar o convênio OAB/Editora Forense, que oferece o acesso gratuito, pela internet, a uma biblioteca jurídica com mais de 800 títulos jurídicos. O acesso se dará por meio de 140 computadores instalados em espaços da OAB/RJ, distribuídos por todo o estado. O serviço será particularmente importante para os advogados que não residem nos grandes centros.

Que os colegas façam bom uso dele.

Wadih Damous - Presidente da OAB/RJ

Page 3: Tribuna do advogado de março de 2012

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Março / 2012 - 3

Felipe vistoria obras na sede da subseção

No dia 30 de janeiro, o presidente da Caarj e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, visitou Bangu para acompanhar de perto o andamento das obras de construção da nova sede da subseção local, prevista para ser inaugurada em abril.

Ela terá dois pavimentos. No primeiro, ficarão o auditório, que será ampliado e terá capacidade para cerca de 70 pessoas, duas salas de aula, o escritório compartilhado e a sala de audiências do Tribunal de Ética e Disciplina. No segundo, fun-cionarão a secretaria, o gabinete da Presidência e a sala de reuniões do Conselho.

De acordo com Felipe, o investimento da OAB/RJ em auditórios e salas de aula tem como objetivo criar condições para os cursos telepresenciais que a Seccional planeja realizar em 2012. “Através desse projeto, mi-lhares de advogados poderão ter acesso aos melhores professores simultaneamente e sem custos com deslo-camento. Além de cursos e palestras para os colegas, os equipamentos que vamos instalar poderão ser usados também no treinamento de funcionários e na realização de reuniões com a Diretoria da Seccional”, afirmou ele.

Segundo o presidente da OAB/Bangu, Ronaldo Barros, a antiga sede funcionava em uma casa com

precária estrutura. “Como estamos com quase dois mil inscritos, a sede se tornou pequena para trabalharmos. Após a reforma, teremos espaço su-ficiente e também poderemos aumentar o número de cursos oferecidos aos advogados. Investir em qualificação profissional é muito importante”, disse.

Vale lembrar que durante as obras — iniciadas em julho de 2011 — o atendimento aos advogados de Bangu está sendo realizado na Sala do Fórum Regional e na unidade da OAB/Bangu no Complexo Penal de Gericinó. O horário de funcionamento é das 9h às 18h.

Teve início no dia 10 de fevereiro a obra de ampliação do Fórum Regional de Bangu. De acordo com os

engenheiros responsáveis pela construção, o anexo será inaugurado até dezembro. Nele, serão instalados o

Juizado da Violência Doméstica, a 5ª Vara Cível e o XXIX Juizado Especial Cível.

A promessa de ampliação do Fórum foi feita pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro,

Manoel Alberto Rebêlo, em reunião realizada em maio do ano passado com os presidentes da Seccional,

Wadih Damous, e da OAB/Bangu, Ronaldo Barros. Na ocasião, Barros apresentou os problemas do XVII JEC

e destacou a necessidade de mais um juizado na região. “Fico feliz em saber que nosso pedido foi atendido.

Com a ampliação e a tão aguardada inauguração do novo JEC a prestação jurisdicional em Bangu se tornará

mais célere e acessível à população”, frisou.

Fórum de Bangu está sendo ampliado

n BanguRonaldo e a vice-presidente

da subseção, Rita de Cássia Passos, guiaram

Felipe durante a visita à construção

Na imagem, gerada por um programa de computador, o projeto da nova sede

Page 4: Tribuna do advogado de março de 2012

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Março / 2012 - 4

SUBSEÇÕESE SUBSEDES

Angra dos Reis Tel: (24) 3365-1429

PresidenteCLAUDIO

RUPP

AraruamaTel: (22) 2664-4489

PresidenteADEMÁRIO

GONÇALVES

BanguTel: 3421-1955

PresidenteRONALDO BARROS

Barra da TijucaTel: 2430-5500

Presidente LUCIANO BANDEIRA

Barra do Piraí

Tel: (24) 2442-0230Presidente

LENI MARQUES

Barra MansaTel: (24) 3323-4217

Presidente AYRTON BIOLCHINI

Belford RoxoTel: (21) 2661-3252

PresidenteABELARDO TENÓRIO

BomJesus do

ItabapoanaTel: (22) 3831-1580

PresidenteLUIZ CARLOS

MARQUES

Cabo FrioTel: (22) 2643-0026

PresidenteEISENHOWER

DIAS MARIANO

Cachoeirade Macacu

Tel: (21) 2649-4878Presidente

CEZAR DE ALMEIDA

CambuciTel: (22) 2767-2197

PresidenteELIZEU MACIEIRA

Campo Grande Tel: 2413-9402

PresidenteMAURO PEREIRA

CamposTel: (22) 2733-2564

PresidenteFILIPE ESTEFAN

Cantagalo

Tel: (22) 2555-4925PresidenteGUILHERME DE OLIVEIRA

CordeiroTel: (22) 2551-0698

PresidenteDOMINIQUE SANDER

Duque de Caxias

Tel: 2675-6600Presidente

GERALDO MENEZES

Ilha do GovernadorTel: 3396-3890

Presidente LUIZ CARLOS VARANDA

ItaboraíTel: (21) 2635-2002

PresidenteJOCIVALDO LOPES

Itaguaí Tel: (21) 2688-2181

PresidenteJOSÉ ANANIAS

Itaocara

Tel: (22) 3861-2063Presidente

FERNANDO MARROM

ItaperunaTel: (22) 3822-0049

PresidenteADAIR BRANCO JR.

Leopoldina Tel: 3976-5599

PresidenteFREDERICO MENDES

Macaé Tel: (22) 2772-1543

PresidenteANDREA

VASCONCELLOS

Madureira/Jacarepaguá Tel: 3390-8130

Presidente ROBERTOPEREIRA

Freguesia (Subsede)

Tel: (21) 2443-9425 Diretor

FLORINDOMARCOS

Taquara(Subsede)

Tel: (21) 2443-5542 Diretor

ANTONIO DE ANDRADE

WANDERLEY

MagéTel: (21) 2633-1497

PresidenteSÉRGIO RICARDO

DA SILVA

Mangaratiba Tel: (21) 3789-0605

PresidenteILSON DE

CARVALHO

MaricáTel: (21) 2637-3614

PresidenteAMILARDUTRA

Méier

Tel: (21) 2241.8786PresidenteHUMBERTO

CAIRO

MendesTel: (24)

2465-4500Presidente

PAULO AFONSOLOYOLA

n Queimados

Fórum ganhará ar-condicionado

Os tão reivindicados aparelhos de

ar-condicionado para o Fórum de

Queimados, que antes pareciam

uma possibilidade distante, vão se tornar

realidade em breve. No dia 7 de fevereiro,

o prefeito da cidade, Max Rodrigues Lemos,

e o presidente do Tribunal de Justiça do

Rio de Janeiro (TJ-RJ), Manoel Alberto,

firmaram um convênio que vai possibilitar a

compra e a instalação dos equipamentos.

“A aquisição ficará a cargo do Tribunal e a Prefeitura será a responsável por instalar os aparelhos no prédio”, explicou o presidente da OAB/Queimados, José Bôfim, que também participou da reunião.

Uma vez instalado, o ar-condicionado vai livrar o Fórum de um de seus principais problemas, o calor excessivo, relatado em algumas reportagens da TRIBUNA DO ADVOGADO REGIONAL. “Queimados é um município quente. Os três ventiladores antigos de cada corredor não dão vazão e tornam o dia a dia dos

advogados complicado quando a temperatura aumenta muito”, justificou Bôfim.

Em breve, mais melhorias

Outra novidade no Fórum é a reforma

da fachada do prédio, prometida pelo TJ-RJ em novembro do ano passado e iniciada em 26 de janeiro. “As pastilhas da parede estavam caindo. Isso causava risco para as pessoas que frequentam o local, além de gerar uma péssima impressão para quem chegava ao prédio”, explicou Bôfim.

Além da reforma, outra medida solicitada pela subseção ao Tribunal é a instalação de elevadores. Atualmente, o Fórum tem elevador apenas para portadores de necessidades espec ia i s . “O TJ-RJ prometeu ana l i sa r nosso pedido. Muitas pessoas idosas sentem dificuldades ao subirem as escadas e mesmo assim não podem utilizar o elevador existente, já que ele fica trancado com cadeado e só é liberado para cadeirantes”, queixou-se o presidente da 54ª Subseção.

De acordo com ele, o elevador atual não poderia ser adaptado para uso geral, por ser muito frágil. “Sendo assim, a proposta apresentada pelo TJ-RJ foi a instalação de um novo equipamento. Agora dependemos da aprovação da equipe de engenharia do órgão”, informou.

Também participaram da reunião os juízes auxiliares da Presidência do TJ-RJ José Roberto Compasso e Carlos Augusto Borges, e o assistente da Diretoria da OAB/Queimados, Lessandro Pitanga.

Bôfim, Manoel Alberto e Lemos na reunião no Tribunal de Justiça

Page 5: Tribuna do advogado de março de 2012

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Março / 2012 - 5

Miguel PereiraTel: (24)

2484-5087Presidente

PEDRO PAULO SAD

Miracema

Tel: (22) 3852-0722Presidente

HANRY FÉLIX

Nilópolis Tel: 2791-4442

PresidenteJOSÉ

CARLOS VIEIRA

Niterói Tel: 3716-8900

PresidenteANTONIO

JOSÉ BARBOSADA SILVA

Nova Friburgo

Tel: (22) 2522-3161Presidente

CARLOS ANDRÉPEDRAZZI

Nova Iguaçu Tel: 2765-5500

PresidenteJURANDIR

CEULIN

ParacambiTel: (21)

2683-2252Presidente

CLEBER HUAIS

Paraíba do Sul Tel: (24)

2263-3309PresidenteEDUARDO LANGONI

Paraty Tel: (24) 3371-2900

PresidenteBENEDITA

APARECIDADO NASCIMENTO

Pavuna Tel: 2474-4117

PresidenteANTONIO

CARLOS FARIA

Petrópolis Tel: (24)

2243-3890Presidente

HERBERT COHN

Piraí Tel: (24)

2431-2855PresidenteCARLOS ALBERTO

DOS SANTOS

Porciúncula Tel: (22) 3842-1994

PresidenteJOSÉ NAGIB

Queimados

Tel: 2663-2788Presidente

JOSÉ BÔFIM

Resende Tel: (24) 3354-3950

PresidenteSAMUEL CARREIRO

Rio Bonito

Tel: (21) 2734-0757Presidente

CÉSAR GOMES DE SÁ

Rio Claro Tel: (24)

3332-1388Presidente ADRIANA MOREIRA

Rio das Ostras

Tel: (22) 2764-6881 Presidente

ALAN MACABÚ

Santa Cruz Tel: 3365-3864

PresidenteMILTON OTTAN

MACHADO

Sto. Antônio de PáduaTel: (22) 3851-0966

PresidenteADAUTO FURLANI

São Fidélis

Tel: (22) 2758-1600Presidente

MAGNO ROCHA

São Gonçalo Tel: (21) 2605-4616

PresidenteJOSÉ MUNIZ

São João do Meriti

Tel: 2651-1892 Presidente

JÚLIAVERA SANTOS

São Pedro da Aldeia Tel: (22) 2621-3836

Presidente JÚLIO CÉSAR PEREIRA

Saquarema

Tel: (22) 2651-6064Presidente

MIGUEL SARAIVA

Seropédica Tel: 2682-2426

PresidenteFÁBIO LUIZ FERREIRA

Teresópolis

Tel: (21) 2742-2567Presidente

JEFFERSON SOARES

Três RiosTel: (24) 2252-0024

PresidenteSÉRGIO DE SOUZA

ValençaTel: (24) 2452-0616

PresidenteMUNIR ASSIS

VassourasTel: (24) 2471-1081

Presidente JOSÉ CIMINELLI

Volta RedondaTel: (24) 3347-4466

Presidente ROSA MARIA FONSECA

n Rio Bonito

Prefeitura e OAB oficializam uso de terreno para nova sede

Na ocasião, Wadih elogiou a atitude do prefeito José Luiz Antunes (DEM) de abrir mão do terreno — que tem 650 m² — e está localizado na recém-idealizada Cidade Administrativa. “O contrato assinado hoje simboliza a compreensão da importância que a OAB tem para o desenvolvimento de uma cidade”, frisou o presidente.

Na Cidade Administrativa ficarão concentrados diversos órgãos públicos do município, como a Prefeitura, o Fórum e o Ministério Público. “A intenção é reunir aqui toda a estrutura administrativa da cidade e deixar no centro somente o comércio”, explicou o prefeito.

Obras começarão em breve De acordo o presidente da Caarj e diretor do

Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, uma empresa já foi contratada para realizar as obras: “Não temos a intenção de construir um palácio, como aqueles edifícios do Tribunal de Justiça. Porém, vamos garantir toda a estrutura necessária para atender bem nossos profissionais”.

A nova sede contará com auditório, salas de aula e escritórios compartilhados, além de

A assinatura de um contrato, no dia 9 de fevereiro, oficializou a cessão do terreno pela Prefeitura de Rio Bonito à 35ª Subseção, que construirá sua

nova sede no espaço. A cerimônia, que contou com a participação do presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, marcou o aniversário de 25 anos da OAB/Rio Bonito, comemorado na mesma data.

estacionamento para os advogados. “Era um sonho antigo ter uma sede própria e aumentar o número de serviços oferecidos para os colegas, como o estacionamento, por exemplo, que vai facilitar muito o cotidiano deles”, ressaltou o presidente da OAB/Rio Bonito , César Gomes de Sá.

Também estiveram presentes o tesoureiro da Caarj, Ricardo Menezes, os presidentes das subseções de Belford Roxo, Araruama e Vassouras, Abelardo Tenório Cavalcante, Ademário Gonçalves e José Ciminelli, respectivamente,

e o vice-prefeito de Rio Bonito, Matheus Neto, entre outros.

Dupla solenidade

No mesmo dia em que o contrato foi assinado, a advogada Liz Pierina Martinez Pajaro recebeu das mãos do presidente da Seccional a carteira da Ordem. “Espero ter entregado a carteira a mais uma colega combatente, que ajudará a OAB a crescer na defesa do Estado Democrático de Direito”, disse Wadih, na cerimônia.

Ao microfone, José Luiz Antunes, ao lado de

César, Wadih e Felipe

Page 6: Tribuna do advogado de março de 2012

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Março / 2012 - 6

n Macaé

Subseção e magistrados debatem elevação da comarca

O que justifica a elevação é, de acordo com a presidente, o crescimento do município. A subseção vai elaborar um relatório sobre a situ-ação da cidade, que se tornou o principal pólo da indústria do petróleo, sendo sede de apoio das unidades da Petrobras para exploração na Bacia de Campos e na camada pré-sal.

Para solicitar a instalação de um posto bancário nas dependências do Fórum Regional, a

presidente da OAB/Macaé, Andréa Meirelles, reuniu-se com os gerentes do Bradesco Renato

Aguiar Lima e Edigard Pereira Manhães Junior no dia 3 de fevereiro.

Segundo Andréa, não há qualquer agência próxima, o que obriga os advogados a se deslocarem

até o centro para efetuar operações bancárias. “Na região do Fórum, temos também a sede da

Justiça Federal, o Ministério Público, o hospital municipal e, futuramente, teremos a Câmara dos

Vereadores. Um banco próximo seria muito útil”, afirmou. Segundo ela, este é um pleito antigo da

subseção, que, se atendido, também beneficiará os moradores: “O pagamento das guias judiciais

poderá ser realizado no Fórum pelos advogados e pela população”, observou.

Lima e Manhães Junior reunidos com Andréa

n Volta Redonda / Magé

Mutirões na Justiça Federal têm bom índice de acordos

Quarenta acordos foram homologados no mutirão de conciliação realizado pela

OAB/RJ e pela Justiça Federal em Volta Redonda no dia 15 de fevereiro. Na ocasião,

foram analisados processos de execução por título extrajudicial ajuizados pela OAB/

RJ, que tramitam na Vara Federal de Barra do Piraí e nas 1ª, 2ª e 3ª Varas Federais

de Volta Redonda.

De um total de 48 audiências realizadas, somente oito casos não foram finalizados,

estabelecendo um percentual de 83,33% de acordos.

“A OAB/RJ não mede esforços para promover a solução amigável das questões

envolvendo atraso no pagamento de anuidades. A maioria dos advogados que comparecem

às audiências de conciliação realizam o acordo porque as condições de pagamento

oferecidas pela Seccional são excelentes”, explica o procurador Gustavo Nogueira.

No mesmo mês, um mutirão de conciliação realizado pelo Núcleo Permanente de

Solução de Conflitos do Tribunal Regional Federal da 2ª Região na Vara Federal de Magé

obteve um índice de 91,2% de acordos em ações ajuizadas contra a Caixa Econômica

Federal, que pedem indenização por danos morais e materiais.

No total, das 57 audiências realizadas entre os dias 13 e 14 de fevereiro, 52

terminaram com o consenso entre as partes. Na ocasião, 70 pessoas foram atendidas.

OAB/Macaé quer posto bancário no Fórum

Segundo Andréa, os magistrados se sensi-bilizaram com o pleito. “Após este encontro, o próximo passo será a busca de apoio de outros órgãos, instituições e entidades, além de líde-res comunitários, para reforçar a reivindicação

Com o objetivo de conseguir apoio

na luta pela elevação da comarca à

entrância especial, a presidente da

OAB/Macaé, Andréa Meirelles, reuniu-se com

os juízes Felipe Gonçalves Carvalho, Rodrigo

Moreira e Sandro Lontra no dia 12 de janeiro,

no gabinete da 2ª Vara de Família.

ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Cabe ao TJ elaborar o projeto de lei para ser enviado à Assembléia Legislativa. O projeto, de-pois de aprovado, dependerá da sanção do governador”, explicou ela.

Além dessa ação, a OAB/Macaé pretende elaborar um manifesto para que a popula-ção assine. "A elevação acele-rará os trâmites e a população será uma das maiores bene-

ficiadas", ressaltou Andréa. Também participaram da reunião, o vice-

-presidente, o tesoureiro e o diretor da Escola Superior de Advocacia da subseção, François Pimentel, Marcelo Junger e Bruno Daumas, respectivamente.

Da esquerda para a direita: Daumas, Junger, Pimentel, Andréa, Lontra, Alves e Silva

Page 7: Tribuna do advogado de março de 2012

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Março / 2012 - 7

Inaugurada nova salada OAB no FórumNo dia 14 de fevereiro, foi inaugurada pelo presidente da

Caarj e diretor do Departamento de Apoio às Subseções,

Felipe Santa Cruz, a Sala da OAB no Fórum Regional de

Paracambi. Equipado com dois computadores, impressora e

máquina de fotocópia, o espaço está pronto para atender os

colegas que residem no município e também os que vêm de

outras regiões para atuar na comarca.

“É grande a demanda de profissionais de outras cidades

que circulam pelo Fórum e eles sentiam a carência de um

espaço para trabalhar. Por conta disso, a sede da OAB/

Paracambi, que fica em frente ao prédio, era usada como

uma espécie de base. Mas nosso espaço não é grande.

Agora, com a sala, todos terão mais conforto”, comentou o

presidente da subseção, Cleber Huais.

No mesmo dia, Felipe visitou a comarca de Japeri, elevada à 2ª

entrância em 2010 e que agora luta para ganhar uma subseção

da OAB. Atualmente, Japeri está vinculada à Subseção de

Paracambi. “Não sou a favor da criação de muitas subseções,

mas a defendo quando vejo benefícios para os advogados da

região, como é o caso de Japeri”, analisou Felipe.

A OAB/Paracambi já fez a indicação da Diretoria provisória

para a nova subseção. O projeto agora será votado pelo

Conselho Seccional.

n Paracambi

Iniciadas obras de reconstrução em quatro bairros atingidos pelas chuvas

n Nova Friburgo

Só um ano após a tragédia das chuvas, foram iniciadas, em fevereiro, as obras de reconstrução — que incluem a contenção de encostas e a retirada de pedras gigantes — de comunidades da região de Conselheiro Paulino. Estão incluídos na lista de bairros que receberão as obras: Três Irmãos, Morro do Floresta, São Jorge e Jardinlândia. A notícia foi divulgada numa reunião no dia 15 de fevereiro entre representantes da empresa Silthur (que venceu a licitação do governo do Estado do Rio de Janeiro para realizar as obras), a secretária da Associação de Moradores do bairro Três Irmãos, Laura Mury, e outros líderes comunitários. Segundo Laura,

O vice-presidente da Subseção, Marcelo Kossuga, Felipe e Huais descerram a placa na cerimônia de inauguração

a ajuda da 9ª Subseção foi muito importante para que a reconstrução se tornasse realidade. “Precisamos fazer um agradecimento oficial pela ajuda dada pela OAB ao bairro Três Irmãos”, disse ela.

O apoio da OAB/Nova Friburgo, no entanto, foi além dos limites do bairro de Laura. De acordo com o presidente da subseção, Carlos André Pedrazzi, desde que surgiram as primeiras iniciativas para recuperar as áreas do centro da cidade, a Ordem vem alertando as autoridades sobre os problemas vivenciados pela população das regiões periféricas, muito afetadas pelas enchentes e desabamentos.

“Quando a associação de moradores foi criada, demos a orientação necessária e passamos a fazer a mediação entre ela e o Governo do Estado”, disse Pedrazzi, lembrando a reunião realizada no dia 27 de janeiro e que contou com a presença do assessor especial da Secretaria Extraordinária da Região Serrana, Flávio Melo.

“Na ocasião, levamos o assessor para visitar locais atingidos e cobramos providências. As obras vieram como uma resposta a essa reunião. Demorou muito para que elas chegassem não só ao bairro Três Irmãos, mas a outras localidades mais pobres de Friburgo. É muito gratificante ver que nossa atuação em prol da sociedade funcionou”, completou Pedrazzi.

Falta de juízes preocupa advogados

Apesar das conquistas junto à OAB, os advogados de

Paracambi não têm muito o que comemorar. A comarca,

que é Vara Única, está sem juiz titular há mais de um

ano. Segundo o presidente da subseção, Cléber Huais,

dois magistrados, titulares em Miguel Pereira e Vassouras,

se revezam para dar seguimento aos trâmites, mas ainda

não é o suficiente. “Em média, só temos juiz no Fórum

dois dias na semana. Sabemos que há uma carência

de magistrados em todo o estado e que os juízes que

atuam aqui também têm outras comarcas sob sua

responsabilidade, mas tronou-se insustentável advogar em

Paracambi”, reclamou.

Uma das sugestões da Diretoria da subseção para

melhorar a prestação jurisdicional é a elevação da

comarca à 2ª entrância. Além de desafogar a Vara Única

e melhorar as condições de trabalho dos advogados, a

elevação também seria, na visão de Huais, benéfica para

os juízes. “Quando uma comarca do interior alcança a

elevação, a região aumenta a chance de atuação dos

magistrados, fazendo com que eles possam permanecer

mais tempo nessas cidades, sem que seja necessário

abandonar tais varas para dar andamento às carreiras”,

explicou o presidente.

Advogados relatam dificuldades

Atualmente, 14 mil processos tramitam na Vara

Única, 2.500 no Juizado Especial Cível e 1.500 no

Juizado Especial Criminal de Paracambi. Por conta da

grande quantidade de ações, o tempo de espera para o

agendamento de audiências é longo. “Um processo com

entrada em fevereiro, por exemplo, tem a conciliação

marcada só para novembro, depois é mais um ano de

espera para a audiência de instrução e julgamento”,

disse a advogada Vânia Mara Dias.

No cartório, a situação também não é boa. “Como

faltam serventuários estamos aguardando até seis

meses para o despacho”, contou a colega Maria Helena

Porto Candido.

Page 8: Tribuna do advogado de março de 2012

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 150 Tel: (21) 2730-6525 / 2272-6150

Presidente Wadih Damous

Diretor do DAS Felipe Santa Cruz

[email protected]

Chefe do Departamento de Comunicação

Cid Benjamin: MTB - RJ 13.338 [email protected]

Editor Amanda Lopes

[email protected]

Reportagem Renata Loback

[email protected] Cássia Bittar

[email protected]

Projeto gráfico Victor Marques

[email protected]

Diagramação Flávia Marques

[email protected]

Fotografia Francisco Teixeira

Lula Aparício

Impressão Ediouro

Tiragem 128.000

Publicidade Eduardo Sarmento

[email protected] Tel: (21) 2272-2075

Depto de Jornalismo Av. Marechal Câmara, nº 150 / 7º andar

Castelo - Rio de Janeiro Cep: 22020-080 - Tel: (21) 2272-2127

Biblioteca digitalà disposição detodos os advogados

n Já estão disponíveis na

OAB/Araruama os adesivos de

estacionamento exclusivo para

advogados. O decalque, que deve

ser afixado no vidro traseiro do lado

do motorista, passou a ser exigido

pela Guarda Municipal nos veículos estacionados nas vagas

da Beira Rio desde o dia 1º de fevereiro, sob pena de multa.

n A OAB/Belford Roxo e a Ótica Maranata firmaram um

convênio. Agora, os advogados inscritos na subseção têm

20% de desconto nos pagamentos à vista e 15% no cartão

de crédito. A Ótica Maranata fica na Av. Benjamim Pinto Dias,

1437, loja 01.

n A Turma Única de Ética e Disciplina da OAB/Bangu agora

conta com mais duas advogadas. Sandra Januário e Marcia

Isabel Dantas Flora foram empossadas como defensora dativa

e relatora, respectivamente.

n Já foram concluídas as obras na Sala da OAB na Justiça

Federal de Nova Iguaçu. Segundo o presidente da subseção

local, Jurandir Ceulin, o espaço conta com dois computadores

e em breve também terá uma máquina de fotocópia. Ainda

de acordo com ele, a inauguração oficial da sala será

realizada em março.

n No dia 28 de fevereiro, a ESA da OAB/Méier realizou

uma palestra sobre o Direito do Consumidor e sua eficiência

na sociedade. O evento contou com a participação dos

especialistas em Direito Ambiental Sebastião Gonçalves e

Jorge Alberto Saboya Pereira.

n O Conselho Federal reaplicou a prova da primeira fase

do VI Exame de Ordem Unificado aos 686 candidatos

do município de Duque de Caxias que não puderam

concluí-la em razão de falta de energia no Colégio Futuro Vip.

A prova foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas no dia 26

de fevereiro.

n Em 2012, a OAB/Araruama homenageou a ministra

do Conselho Nacional de Justiça Eliana Calmon no

desfile do bloco de carnaval dos advogados da cidade.

Em resposta à homenagem, Eliana encaminhou ofício

agradecendo o apoio e a solidariedade em prol de um

Judiciário mais transparente.

n Após o pedido do presidente da OAB/Niterói, Antonio

José Barbosa da Silva, o superintendente do Bradesco,

José Carlos dos Santos, concordou em instalar um posto na

Casa do Advogado para pagamento da Grerj. Arquitetos do

banco compareceram ao local no dia 7 de fevereiro para a

elaboração do projeto. O posto funcionará no 2º andar

do prédio.

n O projeto Saúde Itinerante, promovido pela Caarj, passou

pelo Fórum da Barra da Tijuca no dia 26 de janeiro. Foram

realizados 210 atendimentos, entre aferições de glicose e de

pressão arterial e sessões de auriculoterapia.

Em convênio firmado entre a OAB/RJ e a

Forense, editora especializada em livros

jurídicos, desde fevereiro colegas de todo

o estado têm acesso a mais de 800 publicações,

de forma integral, nas salas de fóruns, juizados e

subseções. O serviço Biblioteca Forense Digital é

gratuito e permite a consulta das obras de forma

on-line, sempre em suas últimas edições.

No interior, os advogados encontram o serviço nas centrais digitais de Barra Mansa, Campos, Araruama e Maricá, no Centro de Cidadania de Rio das Ostras e nas sedes das subseções de São Fidélis, Santo Antônio de Pádua, Paracambi, Miguel Pereira, Cambuci, Mendes, São Pedro da Aldeia e Cantagalo. A biblioteca da subseção de Volta Redonda também tem um ponto.

As 14 salas de fórum que estão recebendo o serviço são as de Barra do Piraí, Miracema, Itaperuna, Itaguaí, Nilópolis, Piraí, Rio Claro, Itaocara, Cachoeira de Macacu, Mangaratiba, Queimados, Porciúncula, Seropédica e Pavuna, além do espaço do Juizado Especial Cível de Três Rios. Saiba mais sobre este novo serviço em matéria da página 15 da TRIBUNA DO ADVOGADO deste mês.

Advogado testa oacervo on-line dabiblioteca digital