oabrj - tribuna do advogado de julho de 2013

8
ANO V - Julho/2013 - Número 18 OAB Século 21 em nova fase Segunda etapa do projeto está adaptando sedes e salas que já foram reformadas. Depois das subseções de Niterói, Ilha do Governador e Leopoldina, a OAB/Méier ganhou, além de uma central digital, mais computadores na sala do fórum. “É nossa responsabilidade criar serviços que correspondam às necessidades dos advogados”, diz Felipe Santa Cruz. Na sala do fórum, colegas contam agora com 11 computadores Página 2

Upload: jornalismo-oab-oab-rj

Post on 22-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

OABRJ - Tribuna do Advogado

TRANSCRIPT

Page 1: OABRJ - Tribuna do Advogado de Julho de 2013

ANO V - Julho/2013 - Número 18

OAB Século 21 em nova faseSegunda etapa do projeto está adaptando sedes e salas que já foram reformadas. Depois das subseções de Niterói, Ilha do Governador e Leopoldina, a OAB/Méier ganhou,

além de uma central digital, mais computadores na sala do fórum. “É nossa responsabilidade criar serviços que correspondam às necessidades dos advogados”, diz Felipe Santa Cruz.

Na sala do fórum, colegas contam agora com 11 computadores

Página 2

Page 2: OABRJ - Tribuna do Advogado de Julho de 2013

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Julho / 2013 - 2

n Méier

OAB Século 21 equipa subseção

A Central de Peticionamento Eletrônico tem dois computadores, impressora multifuncional e um funcionário capacitado para auxiliar colegas com dificuldades ou dúvidas. Na sala do fórum, há seis computadores novos, o que aumentou para 11 o total de máquinas disponíveis para os advogados. “Formavam-se filas para usar os computadores.

Com mais computadores instalados na

Sala dos Advogados no Fórum Regional

e uma Central de Peticionamento

Eletrônico funcionando na sede, a

OAB/Méier é, desde o dia 28 de maio, mais uma

subseção preparada para atender aos colegas no que

tange ao processo eletrônico. As novidades fazem

parte da segunda fase do projeto OAB Século 21,

cujo objetivo é adaptar espaços que já haviam sido

reformados pela Seccional à nova fase da Justiça,

oferecendo aos profissionais meios para a utilização

do processamento digital.

Mais máquinas eram necessárias”, observou o presidente da OAB/Méier, Humberto Cairo.

No mês passado, as subseções de Niterói, Leopoldina e Ilha do Governador também foram beneficiadas pela iniciativa, e, de acordo com o tesoureiro da OAB/RJ, Luciano Bandeira, em breve outras unidades serão contempladas. “Todas as subseções terão o mesmo modelo de serviço”, afirma ele.

Para o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, a Ordem tem obrigação de atender às neces-sidades dos advogados, revertendo em serviços o valor pago nas anuidades. “Se hoje as necessidades dos advogados estão voltadas para o processo ele-trônico, é nossa responsabilidade criar, nas sedes das subseções e salas dos fóruns, serviços que cor-respondam. Por lei, oferecer equipamentos é um encargo dos tribunais, mas ficar parado significaria afastar da profissão centenas de colegas”, afirma.

Entrevistados pela equipe da TRIBUNA DO ADVOGADO REGIONAL, os advogados elogia-ram as mudanças na OAB/Méier (veja depoimentos ao lado). Segundo Felipe, a sensação é de dever cumprido. “Ao entrar na sala para a inauguração, vi que todos os computadores estavam sendo utilizados. Isso significa que investimos em algo fundamental para a profissão. Nesses espaços não há luxo, e sim equipamentos indispensáveis”, declara o presidente.

Ter advogados satisfeitos com as novas dependências da 55ª Subseção representa, para Humberto Cairo, contentamento com a OAB/RJ.

“Tenho 37 anos de carreira e vejo meu trabalho sendo valorizado com bons serviços e equipamentos que amparam minha profissão” Hilda Maria Vieira

“Quando vi as mudanças fiquei até surpreso. Ganhamos mais computadores e espaço para trabalhar. Tudo isso diminui o estresse do dia a dia” Paulo Laiter

“Ter um funcionário treinado para auxiliar no processo eletrônico é ótimo. São muitas as dúvidas em relação aos novos sistemas dos tribunais” Rafael Oliveira

“É um direito dos advogados receber da Ordem o conforto necessário para trabalhar”, diz.

Entrega de carteiras

Na ocasião das inaugurações, Felipe entre-gou a carteira da Ordem a oito advogados e sete estagiários inscritos na OAB/Méier. Entre eles, estava Paulo Fernandes Andrade, que aos 73 anos emocionou os presentes ao evento ao receber o do-cumento. “Consegui me formar no Ensino Médio há cinco anos, quando ingressei na faculdade de Direito. Hoje, recebo a carteira que me torna hábil a advogar e seguir sonhando”, disse ele.

Também participaram das cerimônias os assessores da Presidência da OAB/RJ Anderson Prézia e Willian Muniz, e o presidente da Subseção de Bangu, Ronaldo Barros.

Em primeiro plano, a sala da OAB no fórum.

Embaixo, os equipamentos da

central digital

Felipe e Luciano entregam a carteira da Ordem a Paulo

Mais computadores e central digital são iniciativas da nova fase do projeto, pensada para ajudar na utilização do processo eletrônico

Page 3: OABRJ - Tribuna do Advogado de Julho de 2013

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Julho / 2013 - 3

Segundo o presidente da OAB/São Fidélis, Rodrigo Gentil, que também milita no Fórum de Campos, por conta da falta de organização no estacio-namento, era frequente o reboque de carros nas ruas próximas. “Como não havia o controle das vagas, para não perder o horário de audiências éramos obrigados a parar na rua”, explicou.

O estacionamento dos advogados conta com 120 vagas e funciona das 9h às 19h. O espaço é mantido pela OAB/Campos desde que o Tribunal de Justiça proibiu, em novembro de 2011, os advogados de estacionarem nas dependências do fórum.

Também esteve presente o tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira.

Estacionamento para advogados é reformado

n Campos

Foi inaugurado no dia 13 de junho,

após reformas feitas pela OAB/RJ, o

estacionamento gratuito mantido pela

subseção atrás do Fórum de Campos.

O local recebeu guarita, muros de proteção e

agora conta com um funcionário, que controla a

entrada dos carros, liberando o acesso apenas

aos advogados. “Muitas pessoas paravam o carro

no estacionamento. Agora, temos a garantia de

que somente os colegas irão utilizar este serviço”,

declarou o presidente da 12ª Subseção, Carlos

Fernando Monteiro. A comissão OAB Jovem da Subseção de Campos está promovendo cam-

panha para recolher agasalhos e cobertores. Os interessados em participar podem entregar as doações na sede (Rua Barão da Lagoa Dourada, 201); na Sala dos Advogados do Fórum Estadual (Av. Quinze de Novembro, 289); e na Sala dos Advogados na Justiça do Trabalho (Rua Tenente Coronel Cardoso, 517 – 5º andar). Todas as unidades ficam no Centro. Mais informações pelo telefone (22) 2733-2564.

Na OAB/Barra da Tijuca também é possível doar. Basta entregar o material até dia 17 de julho na sede (Av. das Américas, 3.959 – Sala 222 – Shopping Marapendi), ou na Sala dos Advogados no fórum (Av. Luiz Carlos Prestes s/nº - 2º andar). Mais informações pelo telefone (21) 3545-6600.

Subseções recolhem agasalhos para doação

A Casa do Advogado de São João da Barra, região atendida pela OAB/Campos, também foi inaugurada no dia 13 de junho. Com problemas estruturais, o antigo imóvel foi substituído por outro, mais moderno. “As instalações eram antigas e o sistema elétrico, monofásico. Com isso, tínhamos problemas constantes de queda de energia e os computadores queimavam com frequ-ência”, relatou o presidente da 12º Subseção, Carlos Fernando Monteiro.

A nova casa, localizada ao lado do fórum, na Rua São Be-nedito, 94, teve todo o sistema elétrico reformado e conta com dois computadores, impressora multifuncional e sala de reunião.

Para o tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, que representou o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, na inau-guração, as melhorias foram pensadas para facilitar o exercício da profissão. “Não fazemos nada com luxo, mas oferecemos instrumentos fundamentais para facilitar o trabalho dos advo-gados. É o dinheiro investido na anuidade retornando em forma de serviços”, afirmou.

O presidente da subseção elogiou a iniciativa. “Solicitei estas melhorias no início do ano e rapidamente fui atendido. É a prova de que a Seccional também está atenta às demandas dos advogados do interior”, disse ele.

Na ocasião, Luciano anunciou a instalação de novos compu-tadores nas salas de Italva, Quissamã e Conceição de Macabú, além de garantir aos advogados da região a construção da sede esportiva da OAB/Campos. “O terreno já foi doado pela Prefeitura e aguardamos apenas a aprovação na Câmara dos Vereadores. Nele, será erguida uma área esportiva”, revelou o tesoureiro.

A inauguração contou com a presença do vice-presidente da subseção, Reynaldo Pessanha.

São João da Barra tem nova sede

Carlos Fernando Monteiro, Luciano Bandeira e Reynaldo Pessanha

Monteiro, Gentil e Luciano na inauguração do espaço

Foto

: Edm

ar S

oare

s

Page 4: OABRJ - Tribuna do Advogado de Julho de 2013

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Julho / 2013 - 4

SUBSEÇÕESE SUBSEDES

Angra dos Reis Tel: (24) 3365-1429

PresidenteCID

MAGALHÃES

AraruamaTel: (22) 2664-4489

PresidenteROSANAJARDIM

BanguTel: 3421-1955

PresidenteRONALDO

BARROS

Barra da TijucaTel: 2430-5500

Presidente RICARDO MENEZES

Barra do Piraí

Tel: (24) 2442-0230Presidente

DENISE DE PAULA

Barra MansaTel: (24) 3323-4217

Presidente AYRTON BIOLCHINI

Belford RoxoTel: (21) 2661-3252

PresidenteABELARDOTENÓRIO

Bom Jesus do Itabapoana

Tel: (22) 3831-1580Presidente

LUIZ CARLOS MARQUES

Cabo Frio

Tel: (22) 2643-0026Presidente

EISENHOWER DIAS MARIANO

Cachoeirade Macacu

Tel: (21) 2649-4878PresidenteRICARDOMONTEIRO

ROCHA

CambuciTel: (22) 2767-2197

PresidenteTONY CORRÊA

Campo Grande Tel: 2413-9402

PresidenteMAURO PEREIRA

Campos

Tel: (22) 2733-2564 Presidente

CARLOS FERNANDO MONTEIRO

Cantagalo Tel: (22) 2555-4925

PresidenteGUILHERME DE OLIVEIRA

CordeiroTel: (22) 2551-0698

PresidenteRILLEY WERNECK

Duque de CaxiasTel: 2675-6600

PresidenteGERALDO MENEZES

Ilha do GovernadorTel: 3396-3890

Presidente LUIZ CARLOSVARANDA

ItaboraíTel: (21) 2635-2002

PresidenteJOCIVALDO LOPES

Itaguaí Tel: (21) 2688-2181

PresidenteJOSÉ ANANIAS

Itaocara

Tel: (22) 3861-2063PresidenteFERNANDOMARRON

ItaperunaTel: (22) 3822-0049

PresidenteADAIR BRANCO

Leopoldina Tel: 3976-5599

PresidenteFREDERICO MENDES

Macaé Tel: (22) 2106-5719

PresidenteANDREA

MEIRELLES

Madureira/Jacarepaguá Tel: 3390-8130

Presidente REMI MARTINS

RIBEIRO

Freguesia (Subsede)

Tel: (21) 2443-9425

Taquara(Subsede)

Tel: (21) 2443-5542

MagéTel: (21) 2633-1497

PresidenteEDISON DE FREITAS

Mangaratiba Tel: (21) 3789-0605

PresidenteILSON DE

CARVALHO

MaricáTel: (21) 2637-3614

PresidenteAMILAR DUTRA

Méier

Tel: (21) 2241.8786Presidente

HUMBERTO CAIRO

MendesTel: (24) 2465-4500

PresidentePAULO

AFONSOLOYOLA

Miguel Pereira

Tel: (24) 2484-5087Presidente

PEDROPAULO SAD

Miracema

Tel: (22) 3852-0722Presidente

HANRYFÉLIX

A implantação do sistema estava suspensa desde março, quando foi firmado acordo entre o Comitê Gestor Regional do Processo Judicial ele-trônico da Justiça Trabalhista e a OAB/RJ, levando

TRT retoma implantação do PJe nas varas do Rio

Em julho, o Processo Judicial eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) será implantado em nove varas da 1ª Região. No dia 5, o

sistema passará a operar nas sete serventias já existentes em Niterói e na 8ª Vara do Trabalho da cidade, que será inaugurada neste mesmo dia. Dia 12, Queimados ganhará uma Vara do Trabalho, já operando com o PJe-JT.

Vencendo por 4 x 3 a subseção de Três Rios, a OAB/Belford Roxo foi a campeã da segunda fase da 2ª Copa de Futebol das Subseções, encerrada no dia 15 de junho, no Vera Gol Clube, em Itaboraí. Em terceiro lugar ficou a equipe Capital 1, que jogou contra o grupo de Barra do Piraí.

Além do time de Belford Roxo, foram premiados Jorge Micho (Barra da Tijuca), como artilheiro; Paulo Spala (Capital 1), como melhor jogador na categoria Master; Marcelo Patrício (Belford Roxo), como melhor jogador da categoria Livre; Marcus Vinícius Leal (Três Rios), como melhor goleiro; e a OAB/Resende, como equipe fairplay.

Segundo o coordenador técnico da competição, Rafael Simões, no decorrer da copa, 20 atletas foram selecionados para testes para as seleções das categorias Master e Livre do 14º Campeonato Brasileiro de Advogados, marcado para novembro, em Aracajú.

Estiveram presentes na final o coordenador de futebol e corregedor da OAB/RJ, Rui Calandrini; o tesoureiro da OAB/RJ, Luciano Bandeira; o presidente da Caarj, Marcello Oliveira; e o presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/RJ, Marcelo Jucá. O primeiro dia de competição, em 8 de junho, teve, ainda, a participação do presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, e do tesoureiro da Caarj, Renan Aguiar.

em consideração as dificuldades de adaptação de alguns colegas e os problemas técnicos detecta-dos no sistema de processamento eletrônico. O objetivo era evitar que a situação atrapalhasse a atuação dos advogados.

Segundo o presidente do comitê, desembar-gador César Marques, a partir de agora, a expan-são do PJe-JT será realizada de forma gradativa, “de acordo com a eliminação de problemas de instabilidade e velocidade da rede, considerando que tudo depende do empenho das empresas de telefonia e da adaptação elétrica dos locais”. “Independentemente do número de unidades,

será sempre observada a antecedência, para que haja tempo hábil de divulgação aos advogados e de treinamento dos servidores. O cronograma anterior, por ora, continua suspenso”, diz o desembargador.

Para o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, o bom senso deve prevalecer. “A transição precisa ser pensada de forma cautelosa e segura”, pondera.

Vale lembrar que a OAB/RJ mantém a conta de e-mail [email protected] para receber e monitorar as reclamações dos advogados no uso do PJe-JT.

OAB/Belford Roxo vence 2ª Copa das Subseções

Page 5: OABRJ - Tribuna do Advogado de Julho de 2013

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Julho / 2013 - 5

Nilópolis Tel: 2791-4442

PresidenteJOSÉ

CARLOSVIEIRA Niterói

Tel: 3716-8900 PresidenteANTONIO

JOSÉ BARBOSADA SILVA

Nova Friburgo Tel: (22)

2522-3161PresidenteRÔMULO

COLLY

Nova Iguaçu Tel: 2765-5500

PresidenteJURANDIR CEULIN

ParacambiTel: (21) 2683-2252

Presidente MARCELO KOSSUGA

Paraíba do Sul

Tel: (24) 2263-3309Presidente

EDUARDO LANGONI

Paraty Tel: (24) 3371-2900

PresidenteHEIDY

KIRKOVITS

Pavuna Tel: 2474-4117

PresidenteANTONIO CARLOS

FARIA Petrópolis

Tel: (24) 2243-3890PresidenteANTONIOCARLOS

MACHADO

Piraí Tel: (24) 2431-2855

PresidenteGUSTAVODE ABREUSANTOS

Porciúncula Tel: (22) 3842-1994

PresidenteFERNANDO VOLPATO

Queimados

Tel: 2663-2788Presidente

JOSÉ BÔFIM

Resende Tel: (24) 3354-3950

PresidenteSAMUEL CARREIRO

Rio Bonito Tel: (21) 2734-0757

PresidenteCÉSAR GOMES DE SÁ

Rio Claro Tel: (24)

3332-1388Presidente ADRIANAMOREIRA

Rio dasOstras

Tel: (22) 2764-6881 Presidente

ALAN MACABÚ

SantaCruz

Tel: 3365-3864 Presidente

MILTON OTTANMACHADO

Sto. Antôniode Pádua

Tel: (22) 3851-0966 PresidenteADAUTOFURLANI

São Fidélis

Tel: (22) 2758-1600PresidenteRODRIGO

STELLET

São Gonçalo Tel: (21)

2605-4616 Presidente

JOSÉMUNIZ

São Joãodo Meriti

Tel: 2651-1892 PresidenteJÚLIA VERA

SANTOS

São Pedroda Aldeia Tel: (22)

2621-3836Presidente

JÚLIO CÉSAR

PEREIRA

Saquarema Tel: (22) 2651-6064

PresidenteMIGUEL SARAIVA

Seropédica Tel: 2682-2426

PresidenteFÁBIO

FERREIRA

Teresópolis Tel: (21)

2742-2567PresidenteJEFFERSON

SOARES

TrêsRios

Tel: (24)2252-0024Presidente

SÉRGIODE SOUZA

ValençaTel: (24) 2452-0616

PresidenteFÁBIO DOS

ANJOSBATISTA

VassourasTel: (24)

2471-1081Presidente

JOSÉCIMINELLI

VoltaRedonda

Tel: (24) 3347-4466 Presidente

ALEX MARTINS RODRIGUES

“Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Magé possui, atualmente, aproximadamente 230 mil habitantes e Guapimirim, 51 mil. Nos próximos anos, a distribuição de feitos ainda deverá aumentar pela influência que a insta-lação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, que está sendo construído em Itaboraí, terá nas cidades vizinhas”, disse Freitas.

Em relação à Magé, a comarca conta hoje com oito serventias, sendo quatro no Fórum Central e quatro no regional. De acordo com Freitas, nem a instalação do Fórum Regional de Inhomorim – rea-lizada devido à grande demanda no Fórum Central – resolveu o acúmulo de processos, cujo total chegou a mais de 25 mil só no ano de 2012, conforme o do-cumento apresentado pela subseção.

n Magé

OAB vai ao TJ pedir elevação de comarcas

Os oito magistrados em exercício na comarca participaram da reunião, apresentando as dificul-dades que encontram no dia a dia das serventias. “Muitos de nós trabalhamos no interior por opção, apesar da grande quantidade de processos”, relatou a juíza Érika Bastos de Oliveira.

Em resposta ao pedido da subseção, a presidente do TJ prometeu estudar a proposta a fundo, fazendo um levantamento econômico. “Damos total importância à solicitação, mas já acumulamos mais de seis pedidos desse tipo. Então, precisamos pensar cuidadosamente no impacto financeiro”, disse ela, explicando que o tribunal priorizará a reorganização, com promoções, remoções e abertura de 21 vagas para magistrados.

Segundo o tesoureiro da OAB/RJ, Luciano Bandeira, também presente ao encontro, o cro-

Em reunião realizada no dia 28

de maio, na sede do Tribunal

de Justiça, a 22ª Subseção

entregou ofícios à presidente da

Corte, desembargadora Leila Mariano,

solicitando a elevação das comarcas

de Magé e de Guapimirim à entrância

especial e à segunda entrância,

respectivamente. Segundo o presidente

da OAB/Magé, Edison de Freitas, o

número de feitos nas duas localidades

aumentou consideravelmente nos

últimos anos por conta do crescente

contingente populacional, daí

a necessidade.

nograma do TJ está de acordo com o pleito da Seccional. “É preciso resolver essas demandas, com mais juízes, mais funcionários e mais condições de trabalho”, enumerou.

OAB/RJ e subseções prestaram serviço nas manifestações

Leila, Freitas, Luciano e a equipe da OAB/Magé reunidos no Tribunal de Justiça

Preocupadas em garantir o direito de

manifestação e evitar arbitrariedades, a

OAB/RJ e as subseções do estado, como as

de Resende, Macaé, Bangu, Barra da Tijuca e

Petrópolis, mobilizaram advogados voluntários,

através das comissões de Direitos Humanos,

para acompanhar as passeatas que levaram às

ruas do Rio de Janeiro milhares de pessoas nas

últimas semanas.

Para o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa

Cruz, o papel da Ordem é fiscalizar e garantir

o pleno exercício da democracia, razão pela

qual a entidade se faz presente nos protestos.

“Vemos com bons olhos toda manifestação

que renove a forma de participação política

na nossa sociedade. Este é o pilar máximo da

democracia, o que a faz fluir e evoluir. Mas

repudiamos as tentativas de depredação. As

ações de vandalismo são uma mácula a um

movimento que transcorre, em sua maior parte,

pacificamente”, disse o presidente da OAB/RJ,

Felipe Santa Cruz.

Também motivada pelas manifestações, a

Seccional convocou, no dia 24 de junho, ato

pela reforma política. O evento contou com a

participação de partidos, sindicatos, entidades

de classe e movimentos sociais e está detalhado

em matéria das páginas 12 e 13 da TRIBUNA

DO ADVOGADO deste mês.

Page 6: OABRJ - Tribuna do Advogado de Julho de 2013

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Julho / 2013 - 6

Preocupados com as consequências, o pre-sidente da 60ª Subseção, Antônio Carlos Faria, e a OAB/RJ ofi ciaram ao TJ no dia 15 de maio, mas, até o fechamento desta edição da TRIBUNA DO ADVOGADO REGIONAL, o tribunal não havia se manifestado sobre a situação.

No ofício, o presidente da 60ª Subseção sugere ao TJ, que, além de ganhar novos funcioná-

n Pavuna

Terminou no dia 23 de junho a transferência

do acervo do XXII Juizado Especial Cível

(JEC) de Guadalupe para o XXV JEC

da Pavuna. A medida faz parte do novo plano de

trabalho do Tribunal de Justiça (TJ), que pretende

realocar no Fórum Central as serventias que

funcionam em imóveis alugados. Com a mudança,

o JEC da Pavuna herda os processos da unidade

de Guadalupe sem que sejam feitas alterações no

número de serventuários e no espaço físico.

Juizado de Guadalupe antes da transfência

Subseção criticaunifi cação de JECs

rios, o JEC da Pavuna mude de local, sendo utiliza-do o espaço ocupado atualmente pela Defensoria Pública no fórum. “Sei que um dos projetos da atual presidente do TJ, desembargadora Leila Mariano, é tirar dos fóruns as defensorias. Uma alternativa paliativa seria reinstalar o JEC neste espaço, mais amplo”, disse Faria.

De acordo com ele, há apenas um funcio-nário para atender no balcão do JEC da Pavuna e cerca de oito mil processos. “Ganharemos um acervo de mais de 7.500 processos oriundos de Guadalupe e não teremos reforços. A medida não resolverá os problemas de Guadalupe e criará outro ainda maior na Pavuna”, lamentou o presidente.

Para Faria, a distância é outro empecilho. “O XXII JEC recebia, além da população, ad-vogados de Guadalupe, Anchieta e Ricardo de Albuquerque. Com a transferência para a Pavuna, o acesso deles ao Judiciário será difi cultado”, ex-

plicou, afi rmando que a medida do TJ é contrária à tomada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que pretende descentralizar a prestação jurisdicional, instalando varas em lugares afasta-dos do Centro do Rio, a começar pela Zona Oeste. “Ao invés de facilitar o acesso da população, a exemplo do que o TRT quer fazer, esta decisão do TJ afasta o Judiciário de quem mais precisa”.

Com a transferência dos feitos de Guadalupe para o juizado da Pavuna, todas as audiências da serventia foram redesignadas. “As semanas após a transferência estão sendo de caos para os ad-vogados desta região”, criticou o presidente da 60ª Subseção.

Proposta é antiga

Em 2010, a então Subsede da Pavuna, já representada por Faria, conseguiu derrubar a proposta de unifi cação dos juizados especiais cíveis feita pelo Órgão Especial do TJ. Foram colhidas, na ocasião, mais de 2.500 assinaturas contrárias.

Enquanto funcionava separadamente, no entanto, o JEC de Guadalupe era alvo de reclama-ções. No início deste ano, os problemas levaram a OAB/Pavuna a organizar um abaixo-assinado entre os advogados da região.

O caso foi tema de matéria de capa da edição de março da Tribuninha. Na ocasião, foi cons-tatado pela equipe de reportagem que uma das principais reclamações dos advogados era quanto ao mau funcionamento do ar-condicionado do Guadalupe Shopping, onde o JEC estava instalado, e ao número insufi ciente de funcionários, fator que gerava fi las e aumentava o tempo de espera por atendimento.

Foi aprovado por unanimidade, no dia 5 de junho, o projeto de lei que cria a Comissão da Verdade de Macaé. A medida é uma iniciativa da 15ª Subseção, que enviou ofi cio sobre o tema à Câmara de Vereadores no fi m de maio. Na casa, o projeto de lei foi defendido pelo vereador Luciano Diniz (PT). Agora, a criação da comissão depende de sanção do prefeito Dr. Aluízio.

Segundo a presidente da OAB/Macaé, Andréa Meirelles, serão indicados para integrar o grupo dois membros da subseção e um da Seccional. “Em Macaé, centenas de pessoas foram presas e quatro vereadores cassados durante a Ditadura Militar. Precisamos colaborar com a apuração do que aconteceu neste período e trazer à tona a história do nosso país”, defende Andréa.

n Macaé

Câmara aprova criação de Comissão da Verdade

Faria: “Medidacriará problemas”

Page 7: OABRJ - Tribuna do Advogado de Julho de 2013

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Julho / 2013 - 7

A ideia de instalação de um posto na OAB/Niterói é fruto da parceria acertada em reunião entre o presidente da 16ª Subseção, Antonio José Barbosa da Silva, e a presidente do TRE, desembargadora

Letícia Sardas. Para Antonio José, a unidade “vai

facilitar a rotina dos profissionais, que é bastante

corrida”. “O advogado não tem tempo de se deslo-

car. Por isso, achei importante oferecer a sede da

subseção, que está na rota de trabalho dos colegas.

A desembargadora teve sensibilidade e percebeu

que seria útil ter um posto exclusivo”, afirma o

presidente.O advogado Artur Leão Azevedo aprovou a

iniciativa. “Facilita a vida do advogado que está trabalhando e tem prazos a cumprir”, disse. Para

n Niterói

Subseção agora tem posto de recadastramento biométricoProcedimento é exigido pelo TRE e pode ser feito até outubro

a colega Janilda Sales, “a subseção está de parabéns por oferecer mais esta facilidade aos advogados”.

Atendimento

O recadastramento pode ser feito até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Na subseção, não há necessidade de agendamento.

Os interessados devem levar apenas compro-vante de residência atualizado, documento de iden-tidade, CPF e título de eleitor. Quem desejar trans-

Começou a funcionar no dia 19 de junho,

o posto de recadastramento biométrico

exclusivo para advogados, magistrados

e servidores da Justiça na sede da

OAB/Niterói. O procedimento, realizado pelo Tribunal

Regional Eleitoral (TRE), é obrigatório para todos os

eleitores do município, inclusive aqueles cujo voto é

facultativo, como menores de 18 anos, maiores de

70 anos e analfabetos.

Projeto muito bem recebido pelos colegas do Rio de

Janeiro, a oficina gratuita de informática básica para

o processo eletrônico teve edições na Subseção de

Niterói nos sábados de junho.

Ao todo, cerca de 120 colegas participaram das aulas,

ministradas pelo professor Carlos Wellisch e que

mostraram, na prática, como utilizar editores de texto e

navegadores, modelos de petição, arquivos em formato

PDF, digitalização de documentos, compactação de

arquivos e noções de organização.

A subseção também receberá o curso em julho e agosto,

mas até o fechamento desta edição o cronograma das

aulas não estava fechado.

Campanha de vacinação da Caarj percorre subseções

As subseções de Araruama e Três Rios recebem, em julho, a

campanha da Caarj de vacinação contra a gripe. As vacinas são

gratuitas para advogados e estagiários de Direito, que precisam

apenas apresentar a carteira da OAB.

Em Araruama, nos dias 2 e 3, a vacinação ocorrerá na Vara do

Trabalho no primeiro dia e depois na sede da subseção. Em Três

Rios, no dia 10, o local escolhido foi a Sala da OAB ao lado do

Juizado Especial Cível, localizado na Praça São Sebastião, 224.

O projeto já passou pelas subseções de Niterói, São João de

Meriti e Piraí, além de postos no Tribunal de Justiça e da Casa do

Advogado na Rua do Rezende, Centro do Rio. Até agora, mais de

2.500 colegas já foram vacinados.

ferir seu título para Niterói ou quem reside no mu-

nicípio e quer tirar o título pela primeira vez também

deve comparecer.

Além do posto exclusivo na OAB/Niterói, o

procedimento pode ser feito, também sem agenda-

mento, no Ginásio Caio Martins, das 9h às 17h. No

Fórum de Pendotiba e no Centro Cultural da Justiça

Eleitoral, no Rio de Janeiro, é necessário marcar

previamente pela internet. Mais informações no site

www.tre-rj.jus.br e pelo telefone (21) 3716-8900.

Advogados são atendidos na OAB/Niterói

OAB/RJ promove oficina de informática básica

Foto

: Ulis

ses

Fran

cesc

hi

Foto

: Ulis

ses

Fran

cesc

hi

Foto

: Flá

via

Frei

tas

Page 8: OABRJ - Tribuna do Advogado de Julho de 2013

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Julho / 2013 - 8

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 150 Tel: (21) 2730-6525 / 2272-6150

Presidente Felipe Santa Cruz

[email protected]

Superintendente de Comunicação

Marcelo Moutinho: MTB - RJ 18,955 [email protected]

Editora Amanda Lopes

[email protected]

Reportagem Renata Loback

[email protected]

Projeto gráfico Victor Marques

[email protected]

Diagramação Flávia Marques

[email protected]

Fotografia Francisco Teixeira

Lula Aparício Bruno de Marins

Impressão Ediouro

Tiragem 132.000

Publicidade Ricardo Cariello

[email protected] Tel: (21) 2272-2170

Depto de Jornalismo Av. Marechal Câmara, nº 150 / 7º andar

Castelo - Rio de Janeiro Cep: 20020-080 - Tel: (21) 2272-2073

Em julho, Sábado jurídico chega a mais duas subseções

O ciclo de palestras gratuitas do projeto Sábado

jurídico continuará no mês de julho, quando

passará pelas subseções de Bangu, no dia 6, e

Barra Mansa, no dia 13.

Iniciado em junho, o programa da Seccional já

foi levado às subseções de Duque de Caxias,

Macaé, Campo Grande e São João de Meriti e,

segundo o presidente Felipe Santa Cruz, chegará

às demais unidades da OAB no estado. “Aqui

começa um projeto que vamos promover em

todas as subseções. Trata-se de uma tentativa

de trazer pessoas que estão inseridas no mundo

jurídico para discutir temas de interesse da

advocacia, assuntos que tenham a ver com o

cotidiano dos colegas”, afirmou ele, ao abrir a

atividade em Duque de Caxias.

n A Escola Superior

de Advocacia (ESA) da

OAB/Petrópolis elaborou um

manual com o passo a passo

para a utilização do processo

eletrônico. O documento,

assinado pelo presidente da

ESA, José Carlos de Araújo

Almeida Filho, está disponível para download no

www.profalmeidafilho.com.br/manualprocessoeletronico.pdf.

Mais informações pelo telefone (24) 2243-3890.

n No dia 18 de junho, às 18h, os advogados de Niterói tiraram dúvidas sobre o Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho (PJe-JT) em palestra com o desembargador do TRT César Marques de Carvalho, que preside a Comissão de Tecnologia da Informação e o Comitê

Gestor do PJe.

n O Direito Desportivo foi tema de debate na OAB/Barra

da Tijuca no dia 18 de junho. Participaram os presidentes

das comissões de Direito Desportivo e de Olimpíadas e

Paraolimpíadas da subseção, Mário Bittencourt e Renata

Mansur; o presidente da Comissão de Direito Desportivo da

OAB/RJ, Marcelo Jucá; o gerente de futebol do Botafogo,

Aníbal Rouxinol Segundo; e o advogado Paulo Máximo. No

dia 4 de junho, a subseção sediou outro evento, o Fórum de

Mobilidade Urbana & Ciclismo de Alto Rendimento.

n O direito à acessibilidade foi debatido no dia 14 de

junho, na OAB/Niterói. O evento contou com a presença do

secretário da Coordenadoria Municipal de Acessibilidade

e Cidadania, João Carvalho; da coordenadora da Câmara

Técnica Intersetorial da Secretaria Executiva da Prefeitura,

Gildete Ferreira; e do presidente da Comissão de Apoio à

Terceira Idade da subseção, Waldenir de Bragança, entre

outros.

n A OAB/Madureira/Jacarepaguá realizou, no dia 11 de

junho, palestra sobre meio ambiente, com o delegado José

Fagundes de Rezende.

n No mês de junho, a OAB/Barra da Tijuca promoveu curso

sobre juizado especial criminal, com o professor Marcelo

Machado, e sobre marketing pessoal e etiqueta para

advogado, com a professora Gilda Sales.

n No dia 22 de maio, aconteceu o 2º Ciclo de palestras

da OAB Jovem da Subseção de Campos. O evento,

realizado na Universidade Cândido Mendes, teve palestras

sobre Princípios processuais na Constituição, com o

vice-presidente da OAB/RJ, Ronaldo Cramer, e Poder

diretivo do empregador e suas implicações no contrato de

trabalho, com o advogado Mauro de Freitas Bastos.

n A OAB/Campos realizou, no dia 15 de maio, evento

para marcar o Dia Internacional Contra a Homofobia. Na

ocasião foi exibido o documentário Janaína Dutra – Uma

dama de ferro, que conta a história de vida e luta política

do travesti que dá nome ao filme. Após a apresentação,

houve debate com o diretor da obra, Vagner de Almeida.

n A Diretoria da OAB/Macaé reuniu-se com a gerência do Banco do Brasil, em maio, para pedir melhorias no serviço de saque de alvarás judiciais. Ficou acertado que a agência do Centro disponibilizará mais funcionários para este tipo de serviço e que o atendimento prioritário aos advogados será a partir das 10h. Após as 11h, os colegas que forem sacar alvarás, receberão senhas exclusivas.

n Barra da Tijuca

No dia 3 de junho, a Comissão de Mobilidade Urbana e Transportes da OAB/Barra da Tijuca visitou as obras da Linha 4 do Metrô para avaliar o andamento da construção. Segundo o presidente da comissão, Luiz Igrejas, o consórcio Construtor Rio Barra, responsável pelo projeto, está cumprindo o cronograma previamente determinado.

De acordo com Igrejas, o engenheiro Raul de Lima informou que 35% dos túneis já foram executados. Agora faltam 1.600 metros para o encontro das escavações da Barra da Tijuca com as de São Conrado, o que, segundo as previsões do consórcio, deve acontecer em fevereiro de 2014. “O engenheiro também explicou que há monitoramento constante do nível de vibrações nas construções e que já foram escavados quatro mil metros

Comissão checa andamento de obras da Linha 4 do metrô

de túneis, além de 950 metros para a estação e o estacionamento dos trens”, contou Igrejas.

O presidente da subseção, Ricardo Menezes, informou que a OAB/Barra da Tijuca continuará acompanhando as obras. “Vamos agendar nova visita no fim de agosto”, declarou.

Felipe em palestra na OAB/Duque de Caxias

Foto

: Div

ulga

ção

OAB/

Barra

da

Tiju

ca