tribuna do advogado de abril de 2012

8
n Campos Subseção ganha mais um ônibus para transportar advogados gratuitamente entre os fóruns e a OAB. Página 4 n Pádua Após reclamar de funcionamento de JEC, presidente da subseção é processado por serventuário. Página 5 ANO IV Abril/2012 Número 3 OAB/Resende garante local para audiências da JT Após a interdição do prédio da Vara do Trabalho pela Defesa Civil, a subseção cedeu um espaço em sua sede para que as atividades não precisassem ser interrompidas. “Montamos uma sala de audiência com mesas e computadores, e informamos os colegas”, contou o presidente da Subseção, Samuel Carreiro. Página 3

Upload: jornalismo-oab-oab-rj

Post on 25-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

tribuna do advogado

TRANSCRIPT

Page 1: Tribuna do advogado de abril de 2012

n CamposSubseção ganha mais um ônibus para transportar advogados gratuitamente entre os fóruns e a OAB. Página 4

n PáduaApós reclamar de funcionamento de JEC, presidente da subseção é processado por serventuário. Página 5

ANO IV Abril/2012 Número 3

OAB/Resendegarante local para audiências da JT

Após a interdição do prédio da Vara do Trabalho

pela Defesa Civil, a subseção cedeu um espaço

em sua sede para que as atividades não

precisassem ser interrompidas. “Montamos uma

sala de audiência com mesas e computadores,

e informamos os colegas”, contou o presidente

da Subseção, Samuel Carreiro. Página 3

Page 2: Tribuna do advogado de abril de 2012

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Abril / 2012 - 2

O papel da OABA capa desta Tribuninha destaca a ação da OAB/Resende que garantiu um local para as audiências da Justiça do Trabalho na comarca, ameaçadas de suspensão por tempo indeterminado depois que a Defesa Civil interditou o prédio em que funcionava.

Como lembra o presidente da subseção, Samuel Carreiro, a vara tem 13 mil processos, o que dá bem uma ideia dos prejuízos que a suspensão dos trabalhos acarretaria para a população e os advogados.

Assim, a OAB local ofereceu sua sede para que as audiências já agendadas fossem realizadas, instalando nela os equipamentos necessários. Além disso, ela própria convocou os advogados para as audiências, explicando as razões da mudança de local.

A mesma subseção negociou, ainda, com a Justiça do Trabalho, a expedição de alvarás em Barra Mansa, para que os advogados não ficassem sem receber honorários.

Também em Resende, a OAB intermediou acordo entre a Prefeitura e a Justiça do Trabalho, pelo qual o município cedeu um terreno para a construção da nova sede do TRT.

Em Nova Friburgo, o presidente Carlos André Pedrazzi pediu ao Tribunal de Justiça a realização de um mutirão para fazer frente ao acúmulo de processos, agravado com as chuvas que caíram sobre a Região Serrana no início de 2011.

Ao mesmo tempo, atendendo a reclamações de advogados, Pedrazzi entregou ao presidente do TJ ofício com críticas à conduta da juíza da comarca.

Noticiamos, ainda, o apoio da Seccional, representada pelo presidente da Caarj e diretor do Deparamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, a Adauto Furlani, presidente da OAB/Santo Antônio de Pádua, que se viu numa situação inusitada. Está sendo processado pelo funcionário encarregado pelo JEC local, alvo de críticas da subseção pelo mau atendimento que presta.

Esses fatos demonstram que a Ordem está cumprindo com seu papel.

Busca cooperação com o Judiciário, visando à melhoria dos serviços prestados — algo essencial para advogados e população em geral.

E faz as críticas necessárias, buscando sempre alcançar com os objetivos que norteiam a ação da OAB: fortalecimento da democracia e do Estado de Direto, busca de uma Justiça à altura do que merece nosso povo e defesa dos legítimos interesses dos advogados.

É o que nossas subseções estão fazendo.

Wadih Damous - Presidente da OAB/RJ

Saúde Preventiva é destaque nas subseções Iniciado em outubro de 2011, o projeto Saúde

Preventiva está sendo levado pela Caarj a diversos pontos do interior do estado, em

fóruns e subseções. Somente em março de 2012, 15 cidades foram visitadas. Nelas, até a primeira quinzena do mês, já haviam sido contabilizados cerca de 750 exames. Em abril, mais 13 localidades serão visitadas. O projeto passará por Angra dos Reis, Paraty, Duque de Caxias, Taquara, Freguesia, Magé, Cachoeiras de Macacu, Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Resende, Volta Redonda e Barra do Piraí.

“Nas visitas, equipes de funcionários explicam detalhadamente os convênios e vantagens, como, por exemplo, o Goldental e o Projeto Aprender, enquanto médicos e enfermeiros realizam exames de pressão arterial. Os colegas ainda podem fazer sessões de auriculoterapia”, explicou o presidente da Caarj e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz.

Iniciativa de sucessoDesde sua criação, o Saúde Preventiva —

que tem como intuito apresentar aos colegas das subseções as vantagens da realização de exames preventivos, além de familiarizar os advogados com todos os benefícios oferecidos pela OAB/RJ e pela Caarj —, atendeu mais de dois mil colegas.

n Macaé

Ouvidoria Itinerante atendeu 60 colegasO projeto Ouvidoria Itinerante da OAB/RJ passou

por Macaé no dia 14 de março, quando a equipe de

ouvidores realizou plantões nas sedes da Justiça do

Trabalho e da Justiça Estadual.

Na ocasião, 60 advogados puderam registrar seus

elogios e queixas em relação ao funcionamento das

serventias.

“A ideia é termos um mapa completo das principais

reivindicações dos advogados, para que possamos

interceder junto ao Judiciário, assim como também

melhorar os serviços prestados pela OAB/RJ aos

colegas”, resumiu o ouvidor-geral da Seccional,

Álvaro Quintão, que participou do atendimento.

Além dele, também estiveram presentes o

conselheiro da OAB/RJ Cláudio Goulart e a

presidente da OAB/Macaé, Andréa Meirelles.Goulart, Andréa e Álvaro Quintão, na Fórum da Justiça do Trabalho

ERRATA: Diferentemente do afirmado na última edição da TRIBUNA DO ADVOGADO REGIONAL, o terreno doado pela Prefeitura para a instalação da nova sede da OAB/Rio Bonito não tem 650 m², mas 1.650m².

Saúde Preventivan 3/04 - Angra dos Reisn 4/04 - Paratyn 9/04 - Duque de Caxiasn 10/04 - Taquaran 11/04 - Freguesian 12 e 13/04 - Magén 17/04 - Cachoeiras de Macacun 18/04 - Friburgon 19/04 - Teresópolisn 20/04 - Petrópolisn 24/04 - Resenden 25/04 - Volta Redondan 26/04 - Barra do Piraí

Page 3: Tribuna do advogado de abril de 2012

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Abril / 2012 - 3

n Resende

Subseção cria espaço para realizar audiências da JT

Diante da situação, a OAB/Resende ofereceu sua sede para que as audiências já agendadas fossem realizadas, além de negociar junto à Justiça Trabalhista a expedição de alvarás judiciais em Barra Mansa, para que os advogados não ficassem sem receber seus honorários.

“Montamos uma sala de audiência com mesas, computadores, papel etc. A subseção entrou em contato com os advogados pelo telefone, convocando-os para comparecem às audiências e explicando a mudança de local. Nos dias marcados, o juiz e seu secretário traziam os processos”, detalhou

o presidente da OAB/Resende, lembrando o Ato nº 17/2012, publicado no dia 27 de fevereiro pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT).

No documento, o TRT determinou o fechamento da Vara até o dia 30 de março e a prorrogação dos prazos até o primeiro dia útil subsequente, permitindo que as audiências fossem realizadas em locais apropriados.

Busca por novo imóvel teve apoio da OAB

Assim que a decisão de interditar o prédio foi tomada pela Defesa Civil, a OAB/Resende iniciou um trabalho de articulação entre os juízes locais e a Prefeitura, com o objetivo de encontrar um novo imóvel para abrigar a Vara do Trabalho. “No mesmo dia marcamos uma reunião com o prefeito e os magistrados. Visitamos diversos imóveis, até que ficou decidido que será usado um prédio na Rua do Rosário, no Centro. A Prefeitura já alugou o espaço”, declarou Carreiro.

A data prevista para que a vara comece a funcionar no novo endereço é 16 de abril. Até lá, uma pequena reforma está sendo realizada no local. Além disso, após a intervenção da subseção, a Prefeitura cedeu um espaço para a construção de uma nova sede para o TRT.

Em Itatiaia, problema semelhante

Com boa parte do telhado do Fórum de Itatiaia comprometida, o local terá que passar por obras que implicarão em algumas mudanças. O segundo andar do prédio ficará interditado para a reforma, que, de acordo com previsões do Tribunal de Justiça do Rio, deve durar até seis meses.

Como boa parte do segundo andar já está interditada, até o início das obras, a sala de audiências e o gabinete do juiz foram instalados em um container na garagem do Fórum. Outra providência tomada foi o aluguel de uma casa pelo TJ, nas proximidades do Fórum, que vai abrigar provisoriamente os juizados especiais Cível e Criminal, a Defensoria Pública e a Sala da OAB/Resende, atualmente ocupada pelo cartório.

“Entendemos a necessidade da transferência e não nos importamos em ceder nossa sala para a instalação provisória do cartório. Espero que após a reforma, o Fórum seja reinaugurado com todos os seus problemas resolvidos. Inclusive a carência de funcionários e de um juiz titular”, declarou Carreiro.

Comarca ganhará Posto da Justiça do Trabalho

n Cantagalo

Após inúmeros pedidos ao Tribunal Regional do Trabalho da 1ª

Região, a OAB/Cantagalo conseguiu a promessa de instalação

de um Posto Avançado do TRT na cidade, ainda no primeiro

semestre deste ano.

Desde o fechamento da Vara do Trabalho de Cordeiro, cidade

vizinha a Cantagalo, a jurisdição da Justiça Trabalhista

dessas duas comarcas foi transferida para Nova Friburgo.

“Os advogados passaram a gastar muito tempo e dinheiro

com este deslocamento, sem falar na população carente, que

muitas vezes preferiu nem recorrer à Justiça pela dificuldade”,

comentou o presidente da 26ª Subseção, Guilherme de Oliveira.

Por muito pouco a Justiça do

Trabalho de Resende não precisou

suspender suas atividades

indefinidamente por falta de local

para realizar as audiências. Desde o dia 15

de fevereiro, o prédio que abrigava a Vara do

Trabalho da comarca está interditado pela

Defesa Civil. O motivo foi o piso do segundo

andar do imóvel, que rachou por conta de

peso excessivo. “A vara tem hoje 13 mil

processos, o que representa algo em torno

de três toneladas de papel. A construção

não estava preparada para isso”, contou o

presidente da 18ª Subseção, Samuel Carreiro.

Samuel Carneiro, presidente da OAB/Resende

Do lado de fora do prédio também há rachaduras aparentes

Page 4: Tribuna do advogado de abril de 2012

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Abril / 2012 - 4

SUBSEÇÕESE SUBSEDES

Angra dos Reis Tel: (24) 3365-1429

PresidenteCLAUDIO

RUPP

AraruamaTel: (22) 2664-4489

PresidenteADEMÁRIO

GONÇALVES

BanguTel: 3421-1955

PresidenteRONALDO BARROS

Barra da TijucaTel: 2430-5500

Presidente LUCIANO BANDEIRA

Barra do Piraí

Tel: (24) 2442-0230Presidente

LENI MARQUES

Barra MansaTel: (24) 3323-4217

Presidente AYRTON BIOLCHINI

Belford RoxoTel: (21) 2661-3252

PresidenteABELARDO TENÓRIO

BomJesus do

ItabapoanaTel: (22) 3831-1580

PresidenteLUIZ CARLOS

MARQUES

Cabo FrioTel: (22) 2643-0026

PresidenteEISENHOWER

DIAS MARIANO

Cachoeirade Macacu

Tel: (21) 2649-4878Presidente

CEZAR DE ALMEIDA

CambuciTel: (22) 2767-2197

PresidenteELIZEU MACIEIRA

Campo Grande Tel: 2413-9402

PresidenteMAURO PEREIRA

CamposTel: (22) 2733-2564

PresidenteFILIPE ESTEFAN

Cantagalo

Tel: (22) 2555-4925PresidenteGUILHERME DE OLIVEIRA

CordeiroTel: (22) 2551-0698

PresidenteDOMINIQUE SANDER

Duque de Caxias

Tel: 2675-6600Presidente

GERALDO MENEZES

Ilha do GovernadorTel: 3396-3890

Presidente LUIZ CARLOS VARANDA

ItaboraíTel: (21) 2635-2002

PresidenteJOCIVALDO LOPES

Itaguaí Tel: (21) 2688-2181

PresidenteJOSÉ ANANIAS

Itaocara

Tel: (22) 3861-2063Presidente

FERNANDO MARROM

ItaperunaTel: (22) 3822-0049

PresidenteADAIR BRANCO JR.

Leopoldina Tel: 3976-5599

PresidenteFREDERICO MENDES

Macaé Tel: (22) 2772-1543

PresidenteANDREA

VASCONCELLOS

Madureira/Jacarepaguá Tel: 3390-8130

Presidente ROBERTOPEREIRA

Freguesia (Subsede)

Tel: (21) 2443-9425 Diretor

FLORINDOMARCOS

Taquara(Subsede)

Tel: (21) 2443-5542 Diretor

ANTONIO DE ANDRADE

WANDERLEY

MagéTel: (21) 2633-1497

PresidenteSÉRGIO RICARDO

DA SILVA

Mangaratiba Tel: (21) 3789-0605

PresidenteILSON DE

CARVALHO

MaricáTel: (21) 2637-3614

PresidenteAMILARDUTRA

Méier

Tel: (21) 2241.8786PresidenteHUMBERTO

CAIRO

MendesTel: (24)

2465-4500Presidente

PAULO AFONSOLOYOLA

n Campos

Mais um ônibus para transportar os advogados

A tendendo a reivindicações da

OAB/Campos, a Seccional entregou,

no dia 8 de março, mais um ônibus

para transportar gratuitamente os colegas, que

já contavam com um veículo.

Segundo o presidente da OAB/Campos, Filipe

Estefan, desde que a Direção do Fórum local

extinguiu as 35 vagas destinadas a advogados no

estacionamento da unidade, em novembro do ano

passado, a procura pelo ônibus cresceu muito,

tornando necessário outro veículo.

Novas sedes já têm endereço definidon Cordeiro / Santa Cruz

As novas sedes das subseções de Cordeiro e Santa Cruz já têm endereço definido. Em Cordeiro, as duas salas onde a OAB será instalada estão localizadas no edifício comercial Serra Viva, na Rua Moacir Laport Leitão, nº 53 (salas 301 e 302), no Centro.

De acordo com o presidente da Caarj e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, a sede vai contar com auditório, sala de aula preparada para receber os cursos telepresenciais, secretaria, sala de reunião e escritório compartilhado. “A nova sede será muito útil para os advogados de Cordeiro”, comentou o presidente da subseção, Dominique Sander”

Em Santa Cruz, o imóvel que vai abrigar a nova subseção é um prédio na Rua Capitão Ricardo Kirk, 79, no Centro. “Recebemos as chaves no dia 28 de fevereiro. Agora, vamos aguardar o fim das obras de reforma para realizarmos a inauguração”, disse o presidente da OAB/Santa Cruz, Milton Ottan Machado.

Obras do novo Fórum estão a todo vaporn Nilópolis

Começou no dia 2 de fevereiro a obra de

construção do novo Fórum de Nilópolis, no

terreno do antigo Clube Ideal de Olinda,

localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro.

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça do

Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo, o

prédio terá oito pavimentos: cinco deles serão

usados para instalar varas e juizados e os outros

três para o estacionamento.

A previsão do TJ é que as obras cheguem ao fim

até dezembro de 2012.

Vale lembrar que a área onde o Fórum está sendo erguido, que tem 5.550 m², foi doada pelo

prefeito de Nilópolis, Sérgio Sessim, ao tribunal, em novembro do ano passado.

“As 241 vagas que existem no local agora

só podem ser utilizadas por magistrados e

serventuários e isso estava dificultando o acesso

dos colegas ao Fórum. Muitos não usavam o

ônibus, mas se viram na necessidade de fazê-lo.

Como a procura tornou-se maior, o novo ônibus

é uma verdadeira vitória dos advogados da 12ª

Subseção”, afirmou o presidente.

O ônibus sairá da Casa do Advogado e passará

pelo Fórum, pela Delegacia da Polícia Federal,

pela Vara do Trabalho e pela Justiça Federal,

retornando depois à Casa do Advogado.

Operários trabalham na construção do Fórum

Sander mostra as salas de Cordeiro

O novo veículo da OAB/Campos começou a circular em março

Page 5: Tribuna do advogado de abril de 2012

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Abril / 2012 - 5

Miguel PereiraTel: (24)

2484-5087Presidente

PEDRO PAULO SAD

Miracema

Tel: (22) 3852-0722Presidente

HANRY FÉLIX

Nilópolis Tel: 2791-4442

PresidenteJOSÉ

CARLOS VIEIRA

Niterói Tel: 3716-8900

PresidenteANTONIO

JOSÉ BARBOSADA SILVA

Nova Friburgo

Tel: (22) 2522-3161Presidente

CARLOS ANDRÉPEDRAZZI

Nova Iguaçu Tel: 2765-5500

PresidenteJURANDIR

CEULIN

ParacambiTel: (21)

2683-2252Presidente

CLEBER HUAIS

Paraíba do Sul Tel: (24)

2263-3309PresidenteEDUARDO LANGONI

Paraty Tel: (24) 3371-2900

PresidenteBENEDITA

APARECIDADO NASCIMENTO

Pavuna Tel: 2474-4117

PresidenteANTONIO

CARLOS FARIA

Petrópolis Tel: (24)

2243-3890Presidente

HERBERT COHN

Piraí Tel: (24)

2431-2855PresidenteCARLOS ALBERTO

DOS SANTOS

Porciúncula Tel: (22) 3842-1994

PresidenteJOSÉ NAGIB

Queimados

Tel: 2663-2788Presidente

JOSÉ BÔFIM

Resende Tel: (24) 3354-3950

PresidenteSAMUEL CARREIRO

Rio Bonito

Tel: (21) 2734-0757Presidente

CÉSAR GOMES DE SÁ

Rio Claro Tel: (24)

3332-1388Presidente ADRIANA MOREIRA

Rio das Ostras

Tel: (22) 2764-6881 Presidente

ALAN MACABÚ

Santa Cruz Tel: 3365-3864

PresidenteMILTON OTTAN

MACHADO

Sto. Antônio de PáduaTel: (22) 3851-0966

PresidenteADAUTO FURLANI

São Fidélis

Tel: (22) 2758-1600Presidente

MAGNO ROCHA

São Gonçalo Tel: (21) 2605-4616

PresidenteJOSÉ MUNIZ

São João do Meriti

Tel: 2651-1892 Presidente

JÚLIAVERA SANTOS

São Pedro da Aldeia Tel: (22) 2621-3836

Presidente JÚLIO CÉSAR PEREIRA

Saquarema

Tel: (22) 2651-6064Presidente

MIGUEL SARAIVA

Seropédica Tel: 2682-2426

PresidenteFÁBIO LUIZ FERREIRA

Teresópolis

Tel: (21) 2742-2567Presidente

JEFFERSON SOARES

Três RiosTel: (24) 2252-0024

PresidenteSÉRGIO DE SOUZA

ValençaTel: (24) 2452-0616

PresidenteMUNIR ASSIS

VassourasTel: (24) 2471-1081

Presidente JOSÉ CIMINELLI

Volta RedondaTel: (24) 3347-4466

Presidente ROSA MARIA FONSECA

n Santo Antônio de Pádua

Presidente é processado por reclamar de atendimento no JEC

No dia 20 de março, o presidente da Caarj e diretor

do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe

Santa Cruz, esteve na comarca de Santo Antônio

de Pádua para prestar apoio ao presidente da 37ª Subseção,

Adauto Furlani, que está sendo processado pelo funcionário

encarregado do Juizado Especial Cível (JEC) local. Na

ocasião, foi realizada a primeira audiência do caso, cuja

origem foi uma reportagem publicada na edição de novembro

da TRIBUNA DO ADVOGADO REGIONAL.

Nela, o presidente da OAB/Santo Antônio de Pádua queixava-se do funcionamento do JEC e do atendimento prestado por alguns serventuários. Por conta das críticas, o funcionário encarregado decidiu ingressar com uma ação contra Furlani. No processo por reparação de danos morais, ele alega ter sofrido difamação e injúria.

Para Felipe, Adauto exerceu seu papel ao reclamar do funcionamento do Juizado. “O presidente não fez qualquer ofensa pessoal ao responsável pelo JEC. Sua queixa refere-se ao trabalho exercido em uma serventia. As lideranças da OAB têm o dever de criticar o mau funcionamento do Judiciário e não vão se acovardar por conta de processos”, disse ele, que estava acompanhado do sub-procurador da Seccional, Guilherme Peres, e do presidente da OAB/Leopoldina, Frederico Mendes.

“Quando assumi a Presidência da 37ª Subseção, assumi também a missão de defender as prerrogativas e os interesses dos advogados. Fico feliz em saber que minhas atitudes à frente da OAB têm o apoio da Diretoria da Seccional”, retribuiu Furlani.

Nova sede ficará ao lado do Fórum

Durante a visita à comarca, Felipe teve outra missão: oficializar a construção da nova sede da OAB/Santo Antônio de Pádua, com o lançamento da pedra fundamental da obra.

O terreno que abrigará a sede – doado pela Prefeitura - tem 950 m² e fica ao lado do Fórum. Além da subseção, nele também serão erguidas as sedes do Ministério Público e da Defensoria Pública. “Estaremos ao lado do Fórum e em um espaço mais amplo, onde será possível oferecer ainda mais serviços aos colegas”, elogiou o presidente da subseção.

Melhorias no JECn São João de Meriti

No dia 21 de março, a Diretoria da OAB/São João de Meriti

reuniu-se com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio,

desembargador Manoel Alberto Rebêlo e com o corregedor-

geral de Justiça, desembargador Antônio José Azevedo Pinto,

para pedir providências em relação ao Juizado Especial Cível

da comarca. “Há sobrecarga de processos e morosidade no

andamento processual e, por isso, o ideal seria a instalação

de mais um JEC. Além disso, necessitamos de uma rampa

de acesso ou de um elevador no Fórum Central. O acesso

de cadeirantes está prejudicado”, afirmou a presidente da

subseção, Julia Vera dos Santos.

Felipe e Adauto, na audiência

Page 6: Tribuna do advogado de abril de 2012

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Abril / 2012 - 6

n Nova Friburgo

Para desafogar varas, Pedrazzi pede mutirão ao TJ

Na última sexta-feira, dia 2, o presidente da Caarj

e diretor do Departamento de Apoio às Subseções,

Felipe Santa Cruz, vistoriou as obras de reforma e

ampliação da OAB/Nova Friburgo.

Segundo Felipe, a sede terá salas de aula e um

escritório compartilhado integrado. “Hoje, o auditório

é utilizado como sala de aula. Vamos mantê-lo e

construir outras salas, preparadas inclusive para

os cursos telepresenciais. Além disso, o escritório

compartilhado, que hoje funciona do lado de fora da

subseção, passará para o mesmo prédio”, explicou.

“Friburgo terá uma sede moderna e completa, nos

modelos das que estamos construindo em Bangu e

Belford Roxo, por exemplo”, acrescentou ele.

Felipe esteve no local acompanhado do presidente

e do vice-presidente da 9ª Subseção, Carlos André

Pedrazzi e Rômulo Colly, respectivamente, e do

presidente da OAB/Barra da Tijuca,

Luciano Bandeira.

Felipe visita obras de reforma da OAB/Friburgo

nono nononononononononononononon nononononononononoonononononononoon

Pedrazzi e Colly levaram Felipe à construção

“A 9ª Subseção tem recebido constantes recla-mações de colegas e partes relacionadas ao elevado número de processos conclusos para decisão e em

Sofrendo há mais de um ano as consequências das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana, em janeiro de

2011, o município de Friburgo também enfrenta problemas no Judiciário, gerados pela tragédia. O acúmulo

de processos tem dificultado o trabalho dos advogados e motivou o presidente da 9ª Subseção, Carlos André

Pedrazzi, a recorrer ao Tribunal de Justiça do Rio. Em uma reunião realizada no dia 6 de março, ele solicitou ao

presidente do TJ, Manoel Alberto, a realização de um mutirão na cidade.

Colegas atingidos por tragédias terão crédito especial

A ADVCredi, cooperativa de crédito dos advogados, acaba

de firmar convênio com a Caarj, disponibilizando linhas de crédito

aos colegas atingidos pelas enchentes no Noroeste Fluminense e

aos afetados pelo desmoronamento de prédios no Centro do Rio.

O acordo - assinado pelos presidentes da Caarj, Felipe Santa

Cruz, e da ADVCredi, Frederico Mendes - disponibiliza empréstimos

de até R$ 15 mil, com juros abaixo do mercado (1,9%), carência

de três meses e parcelas em até 15 vezes.

De acordo com Mendes, a chuva, que neste início de ano

deixou oito municípios do Noroeste em estado de emergência,

afetou muitos colegas. Além disso, profissionais com escritórios

próximos aos prédios que desabaram na Cinelândia, Centro do

Rio, ainda estão sem acesso a eles. “Fomos procurados pela

Diretoria da Caarj para desenvolver esta parceria, semelhante

à feita ano passado para atender aos advogados da Região

Serrana”, salientou.

Os colegas interessados devem procurar o Serviço Social

da Caarj pelos telefones (21) 2730-6525 e 2272-6150 ou pelo

e-mail [email protected].

processamento, o que gera morosidade na solução das lides”, afirmou Pedrazzi, que também pediu a designação de um juiz auxiliar para colaborar

com as três Varas Cíveis da comarca de Friburgo.

Em razão da “já demonstrada capacidade

laborativa, bem como do seu conhecimento da realidade

da região”, foi sugerido o nome do juiz Marcio Gava.

Manoel Alberto se comprometeu a analisar e

encaminhar ao responsável a solicitação de mutirão.

“Quanto à indicação do juiz auxiliar, não vejo problema

algum, contanto que o trabalho seja realizado de

maneira distinta em cada uma das varas”, disse.

Conduta de juíza foi criticada

Na reunião, Pedrazzi entregou um ofício relatando a insatisfação da Diretoria da subseção com a conduta da juíza-titular do Juizado Especial Cível da comarca, Ana Paula Azevedo Gomes. De acordo com ele, os colegas têm se queixado. “Recebemos reclamações de conduta inapropriada e estamos solicitando as providências que o caso enseja”, declarou, antes de afirmar que uma cópia do documento foi pessoalmente entregue à magistrada.

Também participaram os vice-presidentes da OAB/RJ e da 9ª Subseção, Sergio Fisher e Rômulo Colly e o secretário-geral da 9ª Subseção, André Abicail.

Fisher, Manoel Alberto, Pedrazzi, Colly e Abicail

Page 7: Tribuna do advogado de abril de 2012

TRIBUNA DO ADVOGADO - EDIÇÃO REGIONAL - Abril / 2012 - 7

n Queimados

Em reunião no TRF, subseção reivindica Vara Federal

Para reivindicar a criação de uma Vara Federal em Queimados, o presidente da subseção local, José Bôfim, reuniu-se com a presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargadora Maria Helena Cisne, no dia 20 de março.

“Na reunião, mostramos dados sobre o crescimento de Queimados e da demanda de processos que justificam a instalação da serventia”, explicou Bôfim.

Segundo ele, o próximo passo é a elaboração de um relatório com todos esses dados, que deverá ser entregue à desembargadora. “Atualmente, temos 38 empresas de médio e grande porte atuando em Queimados, o que tem aumentado a demanda de processos nas varas comuns. Além disso, ainda temos as ações relativas ao Instituto Nacional de Seguridade Social e à Caixa Econômica Federal”, afirmou.

Se for criada, a vara também atenderá aos municípios de Japeri, Paracambi, Seropédica e Miguel Pereira.

n São Gonçalo

Muniz lista problemas no Judiciário localO Fórum de Alcântara já está sendo construído e muito

deve colaborar para melhorar a prestação jurisdicional

em São Gonçalo. Porém, ainda há problemas na comarca

que, segundo o presidente da subseção, José Muniz,

dificultam não só a tramitação dos processos, como

também o trabalho dos advogados da cidade.

Um deles é a falta de um Protocolo Geral (Proger) no

Fórum do bairro de Zé Garoto. Como na unidade não há

um posto, os colegas precisam ir até o Fórum do bairro

de Santa Catarina para protocolarem suas petições.

Um deslocamento de 2,5 km. Após serem protocolados

no Fórum de Santa Catarina, os processos são

primeiramente enviados ao Fórum Central, para depois

serem encaminhados ao Fórum de destino, no bairro Zé

Garoto. “É um procedimento lento, que torna a situação

insustentável”, reclama o presidente.

Esta realidade, no entanto, chegou perto de mudar. Há

cinco meses, o juiz dirigente do 2° Núcleo Regional do

Tribunal de Justiça do Rio, Márcio Quintes, conseguiu

junto ao TJ o transporte direto dos processos de

Santa Catarina para o Zé Garoto. Entretando,

problemas no sistema de informática do Tribunal

— que não registrava a entrada dos processos —

provocaram o cancelamento da iniciativa. “Ainda

não temos perspectiva de mudança depois disso”,

lamentou Muniz.

Carência de funcionários

A carência de funcionários nas serventias do TJ é

outra situação ainda sem solução. De acordo com

o presidente da 8ª Subseção, em vez de investir

em concursos públicos, o Tribunal tem apostado

na contratação de estagiários para suprir a falta de

servidores. “Somente no cartório do Juizado Especial de

Violência contra a Mulher há dez estagiários e apenas

cinco servidores. Não podemos conviver na base do

quebra-galho”, afirma José Muniz.

Foi inaugurada no dia 6 de março a 2ª Vara Federal de São Pedro

da Aldeia. Para o presidente da OAB local, Julio Cesar Pereira, a

nova serventia melhora, mas não atende plenamente à necessidade

dos jurisdicionados. Isto porque as unidades servem também aos

municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba, Araruama, Búzios

e Saquarema. “O ideal seria haver mais três varas na comarca,

sendo uma só para atender os casos do Juizado Federal”, explicou.

n NiteróiColegas poderão tirar dúvidas sobre Imposto de RendaCom a proposta de tirar dúvidas dos advogados e demais

contribuintes sobre a Declaração de Imposto de Renda, a Comissão

Especial de Assuntos Tributários da OAB/Niterói criou um

plantão na sede da subseção, diariamente, de 9 a 30 de abril. O

atendimento acontece das 14h às 17h. É necessário fazer agendar

a visita pelo telefone (21) 3716-8922.

n São Pedro da Aldeia2ª Vara Federal foi inaugurada

Maria Helena recebeu de Bôfim informações sobre o crescimento de Queimados

Page 8: Tribuna do advogado de abril de 2012

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro

Av. Marechal Câmara, 150 Tel: (21) 2730-6525 / 2272-6150

Presidente Wadih Damous

Diretor do DAS Felipe Santa Cruz

[email protected]

Chefe do Departamento de Comunicação

Cid Benjamin: MTB - RJ 13.338 [email protected]

Editor Amanda Lopes

[email protected]

Reportagem Renata Loback

[email protected] Cássia Bittar

[email protected] Eduardo Sarmento

[email protected]

Projeto gráfico Victor Marques

[email protected]

Diagramação Flávia Marques

[email protected]

Fotografia Francisco Teixeira

Lula Aparício

Impressão Ediouro

Tiragem 128.000

Publicidade Eduardo Sarmento

[email protected] Tel: (21) 2272-2075

Depto de Jornalismo Av. Marechal Câmara, nº 150 / 7º andar

Castelo - Rio de Janeiro Cep: 22020-080 - Tel: (21) 2272-2127

n A 28ª Subseção firmou

convênio com o Laboratório

Araruama. Agora, advogados têm

30% de desconto sobre a tabela de

exames laboratoriais. Informações

pelo telefone (22) 2664-4489.

n Em abril, a OAB/São João de Meriti vai iniciar cursos

gratuitos de peticionamento eletrônico. Informações pelo

telefone (21) 2751-1241 ou pelo e-mail [email protected].

n Foram reabertas as inscrições para o curso de Inclusão

Digital da OAB/Niterói. Para participar, é necessário

comparecer à secretaria da ESA, das 9h às 18h. Informações

pelo telefone (21) 3716-8900.

n A OAB/Resende conseguiu, após pedido feito ao delegado

titular da 89ª Delegacia de Policia, Marcelo dos Santos,

a autorização para que advogados utilizem uma sala da

Delegacia para entrevistas com clientes. Além disso, os

colegas agora têm acesso às cópias de procedimentos. Basta

apresentar a carteira da Ordem.

n A pedido da OAB/Nilópolis, o secretário municipal de

Transportes, Jorge Luiz Scalise, remanejou as vagas destinadas

aos advogados na Rua Tancredo Lopes entre os números 26

e 56 para o trecho entre os números 146 a 168, entre as

11h e 18h. Para utilizar as vagas, os colegas devem realizar o

credenciamento na subseção.

n O Controle de constitucionalidade no Brasil e o STF foi o tema

debatido em um evento na OAB/Niterói, no dia 21 de março. No

dia 13, o tema abordado foi A Função social das ONG’s. Já no

dia 3, foi a vez de um seminário sobre Auxílio-doença, auxílio-

acidente e suas implicações no Direito do Trabalho.

n No dia 14 de março, a OAB/Macaé promoveu uma

palestra sobre o novo projeto de alteração do Código de

Processo Civil, com o procurador-geral da OAB/RJ,

Ronaldo Cramer.

n Em março, a OAB/Méier promoveu uma série de palestras

gratuitas. Entre os temas escolhidos, estavam Peticionamento

eletrônico; Ações autônomas de impugnação nos juizados

especiais estaduais e Direito Imobiliário.

n No dia 9 de março, o advogado Rafael Correia dos

Santos foi empossado como presidente da Comissão

de Direitos e Assuntos Militares da OAB/Bangu, que

vai cuidar cuidar de violações das prerrogativas dos

advogados que tiverem origem no segmento militar.

n A OAB/Leopoldina ampliou a quantidade de

computadores na sala do Fórum. O espaço, que tinha apenas

três computadores, conta agora com cinco máquinas.

n Foi empossada no dia 31 de janeiro a Diretoria

da Comissão de Previdência Social da OAB/Barra da

Tijuca. No mesmo dia, a subseção sediou uma palestra

sobre Desaposentação, ministrada pelo juiz federal

Fábio Souza.

A presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas

(Cdap) da OAB/Rio Bonito, Karen Lívia Silva Figueiredo, promoveu

reuniões com magistrados para buscar soluções para problemas do

Judiciário local. Muitos deles chegaram ao conhecimento da subseção

através de reclamações de colegas feitas à Ouvidoria.

Um exemplo é a morosidade em procedimentos no cartório da 1ª

Vara Civil e do Juizado Especial Cível. O assunto foi debatido em

Cdap busca apoio de juízes para melhorar serventias

n Rio Bonito uma reunião no dia 13 de março, entre a equipe da Cdap

e o juiz-titular da serventia, Marcelo Chaves Espíndola.

“Apresentamos as principais queixas dos colegas, tais como

a falta de servidores e a morosidade na juntada de petição,

no registro de sentença e na remessa à Turma Recursal.

O magistrado assumiu o compromisso de minimizar os

problemas”, explicou Karen.

Um mês antes, o encontro foi com os juízes federais de

Itaboraí. Na ocasião, o presidente da OAB/Rio Bonito, César

Gomes de Sá, esteve presente. “Testemunhamos o esforço

dos magistrados Fabricio Antônio Soares, da 1ª Vara Federal,

e Marisa Pimenta, da 2ª Vara, para melhorar as condições de

trabalho. Além disso, fomos informados que mais servidores já

foram convocados para atuar lá”, disse ele, satisfeito.

Subseções prestam homenagem às mulheres

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, algumas subseções promoveram atividades. Em Rio Bonito, lojas locais doaram presentes, que foram entregues a advogadas pela subseção. Além disso, foram organizadas três confraternizações nos dias 2 de abril, 31 e 8 de março, no Fórum de Silva Jardim, na Câmara Municipal de Tanguá e na OAB/Rio Bonito, respectivamente.

Em Campos, a comemoração ficou a cargo das comissões OAB/Mulher e OAB Cultura, que promoveram, no dia 8 de março, um café literário. Na ocasião, a professora e historiadora Silvia Paes ministrou uma palestra sobre a Questão histórica da mulher em Campos dos Goycatacazes. O evento foi realizado na sede da subseção.

Também no dia 8 de março, a OAB/Belford Roxo ofereceu um café da manhã e um chá da tarde às advogadas, que receberam rosas e presentes. Os encontros aconteceram na Sala da OAB no Fórum e na sede da subseção.

A primeira a comemorar a data, no entanto, foi a OAB/Piraí. No dia 7 de março, a subseção promoveu uma palestra sobre a Lei Maria da Penha, ministrada pela integrante da comissão OAB/Mulher da Seccional, Gleyde Selma Hora.

O presidente da OAB/Piraí, Carlos Alberto dos Santos, com a palestrante Gleyde Selma Hora, integrante da OAB Mulher