sumÁrio - esextante.com.br · praticando as técnicas e usando o cd de hipnose dia após dia,...

36

Upload: vokiet

Post on 27-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SUMÁRIO

O CD de hipnose 7

Capítulo 1: Conhecendo o programa 9

Capítulo 2: Levante o seu astral num instante 23

Capítulo 3: Os hábitos da felicidade 40

Capítulo 4: Novos rumos para a felicidade 53

Capítulo 5: O poder da perspectiva 65

Capítulo 6: Os valores da felicidade 83

Capítulo 7: Amigos e relacionamentos 95

Capítulo 8: O valor das emoções 107

Capítulo 9: Juntando tudo 124

Agradecimentos 137

7

O CD DE HIPNOSE

A mente humana é como um computador e possui o próprio software, que nos ajuda a organizar nossos pensamentos e comportamentos. Depois de trabalhar durante anos com todo tipo de pessoas com os mais variados problemas, aprendi que a maioria das aflições têm uma causa comum: uma programa-ção negativa “rodando” no inconsciente.

Este livro vem acompanhado de um CD de hipnose que aju-dará você a se livrar dos pensamentos negativos e instalará pro-gramações positivas para buscar e potencializar os elementos que promovem sua felicidade. Ele fará sua mente cultivar alegria e aumentar sua felicidade ao longo da vida, guiando o inconsciente e intensificando o efeito de todos os exercícios contidos no livro.

É melhor ouvir o CD quando tiver tempo disponível, num lugar em que possa relaxar completamente e estar em segurança.

Não escute o CD quando estiver dirigindo ou operando máquinas.

Mesmo que não leia nem uma palavra sequer do livro e apenas escute o CD, ainda assim você vai notar um incrível aumento na sua sensação de felicidade. No entanto, a combi-nação dos dois trará resultados bem mais satisfatórios.

8

O CD traz um método novo e maravilhoso que propor-ciona os mesmos estados mentais que se alcançam em vinte anos de prática de meditação. Não é necessário saber qualquer coisa sobre meditação nem acreditar nela. Basta aproveitar os benefícios da técnica.

O programa de hipnose foi cuidadosamente desenvolvido para funcionar com todas as pessoas, seguindo o ritmo deter-minado pelo inconsciente de cada uma. Assim, você vai rela-xar na medida certa cada vez que usá-lo. Quanto mais escutar o CD, maiores serão os benefícios.

9

1

CONHECENDO O PROGRAMA

Você está prestes a passar por uma experiência que vai mudar

a sua vida. Não importa se está triste, entediado, desanimado,

deprimido, ou se você se sente bem e até contente – o sistema

apresentado neste livro vai ajudá-lo a ser muito mais feliz em

pouquíssimo tempo.

Pesquisas científicas demonstram que os níveis de felici-dade não são fixos. Para aumentar o seu, você só precisa fazer um pequeno esforço ao longo de alguns dias. Seguindo ins-truções simples e utilizando técnicas psicológicas eficazes, sua vida passará por uma grande transformação, dando espaço para criar uma intensa sensação de contentamento que estará sempre presente. Além disso, você terá cada vez mais momen-tos de alegria profunda e gratificante.

Este é um livro prático que utiliza técnicas com benefícios comprovados. Sugiro que você experimente todas elas para verificar como funcionam.

Minhas técnicas foram criadas com base nas mais recentes descobertas da ciência e da psicologia e foram postas à prova inúmeras vezes. Nos últimos 25 anos, trabalhei com pessoas profundamente deprimidas e também com pessoas felizes.

10

Com isso, descobri a diferença entre elas. Para minha surpre-sa, tudo se reduz a algumas pequenas – porém importantes – divergências em sua forma de pensar e agir, que têm um impacto considerável em sua qualidade de vida.

Para ser mais feliz, tudo o que você precisa fazer é seguir algumas regras simples diariamente.

Livre-se do intermediário

No Ocidente, muitas pessoas gastam tempo, energia e di-nheiro comprando coisas – roupas, eletrodomésticos, carros, aparelhos eletrônicos – por acreditarem que isso vai deixá-las felizes. Pode até funcionar por um tempo, mas essa sensação de “felicidade” logo desaparece, dando lugar ao desejo e à ne-cessidade de comprar mais coisas. Assim, gastam ainda mais tempo, energia e dinheiro adquirindo coisas que não desejam e de que não precisam no momento.

O livro e o CD de hipnose seguem caminhos diferentes, mas ambos trabalham juntos para aumentar a sua felicidade diretamente. Pense em todas as coisas que você gostaria de ter neste momento. Faça uma lista das dez coisas que mais dese-ja. Agora pense nelas e se pergunte: quando eu as tiver, como vou me sentir? A resposta é óbvia. No fim das contas, quan-do compramos algo, estamos em busca de sensações boas. Ao usar o método que desenvolvi, você poderá eliminar todos esses intermediários e aumentar sua felicidade agora mesmo.

O livro apresenta diversas técnicas e, dependendo de suas características individuais, algumas funcionarão mais rapida-

11

mente do que outras. Portanto, ainda que de início você ache que apenas uma ou duas apresentaram efeito imediato, vale a pena ler o livro inteiro e experimentar todos os exercícios para avaliar quais serão mais eficazes a longo prazo.

A felicidade é natural

A felicidade é um estado normal do ser humano, assim como a fome, a raiva, o entusiasmo, o tédio e o estado de alerta. Qual-quer pessoa pode ser feliz. A felicidade é a maneira que seu corpo e sua mente encontraram para guiá-lo em direção àqui-lo que lhe será mais gratificante. Não é somente uma sensação prazerosa. Quando você segue um caminho que o deixa feliz, ele o leva a ainda mais felicidade.

Trabalhei com pessoas que já se sentiam suficientemente contentes, mas ficaram maravilhadas ao descobrir que não existe limite para esse sentimento.

Por outro lado, também trabalhei com outras que tinham tudo – um ótimo emprego, família, saúde – e ainda assim eram infelizes. Sentiam culpa e raiva de si mesmas por não saberem aproveitar sua sorte. Elas diziam estar tão deprimi-das que não conseguiam ver sentido na vida.

Acabei guiando-as ao longo deste processo e elas começaram a mudar. De início, não acreditavam que funcionaria. Quando começaram a se sentir mais animadas, desconfiaram de que tal-vez essa sensação não fosse durar muito. Porém a vida delas de fato se transformou. Daqui a algumas semanas, quando você olhar para trás, também perceberá que a sua vida está diferente.

12

Conheci pessoas que afirmavam nunca terem sido felizes de verdade e outras que tinham recebido todos os rótulos ne-gativos possíveis. Algumas delas foram me procurar quando já estavam fartas dessa montanha-russa emocional. No final do programa, elas viraram o jogo e passaram a viver de modo mais rico e repleto de possibilidades.

Testemunhei a surpresa de cientistas ao verificar como pessoas que supostamente sofriam de depressão crônica ha-viam sido capazes de transformar sua atividade cerebral usan-do apenas as técnicas psicológicas contidas neste livro.

É fantástico encontrar pessoas que viveram deprimidas por muitos anos e que agora estão dizendo adeus à nuvem es-cura da depressão e começando a experimentar a leveza das coisas boas da vida.

O medo da felicidade

Pode parecer estranho, mas algumas das pessoas com quem

trabalhei tinham medo da felicidade. Elas temiam que fossem

se sentir bem por algum tempo e que logo depois essa sensa-

ção desapareceria, fazendo com que se sentissem ainda pior do

que antes, pois agora teriam plena consciência do que estavam

perdendo. Então, cada vez que começavam a ficar felizes, pisa-

vam no freio. Ouça bem: ninguém precisa fazer isso. Se você se

decepcionou no passado, vá com calma. Faça um exercício de

cada vez e leve o tempo que for preciso para se acostumar com

ele antes de seguir adiante. Desse modo, você vai se assegurar

de que sabe como experimentar e manter essa felicidade an-

tes de avançar para o estágio seguinte.

13

Havia pessoas que tinham outro tipo de medo relacio-nado à felicidade: se relaxassem demais, se não se sentissem permanentemente insatisfeitas, achavam que não teriam sede de realização e perderiam a motivação. Acreditavam que, se passassem a ver a vida em cor-de-rosa, não seriam mais ca-pazes de fazer julgamentos racionais. No entanto, até as mais temerosas acabaram descobrindo que podiam ser mais feli-zes sem perder a garra e a determinação.

Ao usar a minha técnica, essas pessoas experimentaram ondas cada vez mais frequentes de felicidade. Algumas se mostravam céticas e, embora estivessem mudando um pouco a cada dia, não perceberam que isso estava acontecendo até se darem conta de quanto tinham avançado.

Todos têm experiências ligeiramente diferentes, mas, quando começam a viver mais e mais momentos felizes, per-cebem uma sensação profunda de satisfação duradoura, e isso passa a ser o pano de fundo da sua existência.

Eu posso fazer você feliz

Você pode estar pensando que isso tudo parece bom demais

para ser verdade. Mas esse não é bem o caso. Ser mais feliz não

quer dizer que você ficará livre de todo sofrimento, de toda

dor, dificuldade e irritação. Também não significa que posso

fazer com que você fique eufórico o dia inteiro, todos os dias.

Significa que a felicidade desempenhará um papel mais sig-nificativo na sua vida. Você se perceberá feliz com mais frequên-cia. Vai se dar conta de que não precisa comprar coisas nem esperar que algo aconteça para poder “ficar” feliz. Também vai

14

notar que o estado geral da sua vida será de mais contentamen-to. Assim, terá mais episódios de alegria, amor e gratidão. Claro que você vai continuar experimentando uma gama variada de sentimentos, mas descobrirá, conforme veremos adiante, que todas as suas emoções, mesmo as mais incômodas, são valiosas. Dessa forma, você não apenas aproveitará melhor a vida, mas também construirá um sentimento permanente de realização.

Se ultimamente você tem estado desanimado, entediado ou deprimido, verá que, ao começar a aplicar este sistema, um dia perceberá que passou a se considerar uma pessoa feliz. Mesmo quando coisas ruins acontecerem – e elas acontecem a todos nós –, você se sentirá firme e confiante para dar a volta por cima. Por ser feliz, será capaz de enfrentar qualquer desa-fio que surgir em seu caminho e voltar ao seu estado natural de felicidade.

A felicidade ajuda a trazer mudanças positivas para a sua vida, e estas trazem ainda mais felicidade. Quanto mais feliz você for, mais razões terá para ser ainda mais feliz.

Vamos programar sua mente para ser mais feliz

De tempos em tempos, alguém me diz que sente como se algo

dentro de si estivesse com defeito. Ainda que você se sinta as-

sim, isso não é verdade. Você não está derrotado, apenas esco-

lheu uma forma de pensar e agir que faz com que se sinta mal.

Esse estilo de pensamento é reforçado diariamente, e isso afeta

a sua química cerebral, o que por sua vez perpetua o padrão. O

sistema apresentado neste livro vai ajudá-lo a interromper esse

15

padrão negativo e transformá-lo. Você vai substituir um modo

destrutivo de pensar e agir por hábitos que geram felicidade.

Praticando as técnicas e usando o CD de hipnose dia após dia,

você vai reforçar um novo tipo de pensamentos e sentimentos.

Assim, será natural para você sentir-se cada vez melhor.

O fracasso

De vez em quando, alguém me diz: “Li o seu livro e não fun-

cionou comigo.” Presto atenção de imediato. Levei anos de-

senvolvendo, testando e utilizando essas técnicas, à procura

de um jeito de transmiti-las com clareza e segurança, por isso

sempre pergunto o que exatamente esses leitores fizeram e em

que sentido o sistema não funcionou. Quase sempre descubro

a mesma coisa: as pessoas não seguiram as instruções. Não ter-

minaram de ler o livro, não usaram as técnicas ou não escuta-

ram o CD; usaram as técnicas apenas uma vez ou só praticaram

três delas; ouviram metade do CD e foram interrompidas. Ou

então leram o livro e pensaram “Já entendi tudo”, e partiram

do princípio de que não precisavam praticar as técnicas. A

questão é que compreender não é o mesmo que praticar. Se eu

quiser aprender a amarrar o cadarço do sapato, terei de pra-

ticar. Deve-se praticar com frequência até que não seja mais

necessário pensar no que é preciso fazer.

Como funciona

Pode ser que você esteja tão próximo de aumentar sua feli-

cidade que apenas ler um capítulo em especial ou fazer só

16

um exercício já seja suficiente para que comece a se sentir

melhor.

Mas naturalmente eu não tenho como saber em que cir-cunstâncias você está lendo o livro nem os detalhes sobre como enxerga a própria situação. E não quero que você tur-bine sua felicidade por um ou dois dias – ou uma semana – e depois volte a ser como antes.

Quero me assegurar de que você promova uma mudança genuína, adotando uma postura em que possa dispor de mais felicidade, e de que seja capaz de aumentar e manter essa feli-cidade, aconteça o que acontecer. Quando você compreender que tem o poder de determinar suas reações às coisas que lhe acontecem, vai criar uma base sólida e verdadeira de felicida-de que o ajudará a enfrentar momentos difíceis, aproveitando cada oportunidade de alegria. Portanto, ainda que você con-siga obter resultados logo que começar a ler o livro, é impor-tante que o leia até o final, passo a passo, e que use todas as técnicas do CD de hipnose para garantir que irá construir essa base corretamente, de modo a alcançar e manter uma sensa-ção duradoura da felicidade.

Técnicas

Cada técnica é um passo no caminho para construir uma feli-

cidade profunda e abundante. É essencial seguir as instruções

à risca. Não se preocupe se forem necessárias algumas tentati-

vas para executá-las de maneira correta; continue praticando

e repita-as várias vezes. Essas técnicas se tornarão parte de sua

17

vida de tal modo que você poderá praticá-las sempre que pre-

cisar, sem hesitação.

É verdade que nem todo mundo precisa praticar todos os exercícios ao mesmo tempo para ser feliz. Muitos encontram duas ou três técnicas que já fazem diferença e surtem o efeito desejado. Porém, como não conheço você pessoalmente, não tenho como prever quais delas funcionarão melhor no seu caso. Para garantir bons resultados, é necessário que você pra-tique todas elas. E aí, então, poderá escolher suas favoritas e praticá-las quantas vezes quiser.

O CD de hipnose

No verso da contracapa está o CD de hipnose que vai fazê-lo se

sentir mais feliz. Minhas palavras ultrapassam os filtros da men-

te consciente, portanto, não importa o que você esteja pensando

e o que esteja acontecendo no nível consciente – as mensagens

positivas serão absorvidas nos níveis mentais mais profundos.

Não é preciso prestar atenção às minhas palavras. Você pode

relaxar quanto quiser. Estarei me comunicando diretamente

com o seu inconsciente e lhe oferecendo as sugestões hipnóticas

que trabalharão em conjunto com todas as técnicas e instruções

do livro. Elas introduzem e reforçam modos de pensar sobre o

mundo que deixarão você mais feliz, e foram elaboradas para

ampliar seus recursos internos e fortalecê-lo para trilhar o pró-

prio caminho em direção à realização e à alegria. O transe e as

sugestões se tornam mais poderosos a cada vez que você os uti-

liza, por isso é importante ouvir o CD várias vezes.

18

Durante o transe também vou apresentar o processo de-senvolvido por meu amigo Genpo Roshi, que permite que pessoas sem qualquer conhecimento prévio de meditação ex-perimentem o estado de serenidade e plenitude que os místi-cos têm buscado há séculos.

Genpo Roshi é um mestre zen que combinou elementos da meditação zen com a psicologia ocidental para nos conduzir diretamente às experiências mais essenciais da meditação. Eu a considero a mais avançada forma de meditação desenvolvida desde que o budismo chegou ao Ocidente.

Sua técnica, chamada “Grande Mente”, faz com que as li-mitações da consciência cotidiana sejam deixadas de lado para que a felicidade primordial da consciência se faça presente e você possa se entregar a ela. Essa sensação profunda de ple-nitude tem grande poder curativo e é espiritualmente grati-ficante. Ela vai renová-lo, restaurar sua energia e trazer uma sensação profunda de amor e otimismo.

Escute o CD ao menos uma vez por dia, durante duas se-manas. Você também pode ouvi-lo mais vezes e durante mais tempo, não há contraindicações. Apenas encontre um lugar calmo onde possa relaxar profundamente sem distrações.

Como sei que posso fazer você feliz?

Não sou um guru. Tampouco tenho todas as respostas. Há

décadas venho trabalhando e fazendo pesquisas com pessoas.

Estou longe de ter superpoderes, mas desenvolvi algumas ha-

bilidades ao longo dos anos de busca incessante pela maneira

19

mais rápida e confiável de provocar mudanças psicológicas

positivas e permanentes. Aperfeiçoei esses métodos de forma

que possam de fato ajudar a aumentar a sensação de bem-estar.

Embora não tivesse consciência disso, já estava coletando material para este livro havia anos. Trabalhei com centenas de milhares de pessoas para ajudá-las a melhorar sua vida e aprendi bastante com elas e com outras que já eram felizes. Também dediquei tempo a observar o que estas faziam, o que diziam e como enxergavam as coisas. Não se tratava de cien-tistas, gurus, místicos nem intelectuais – elas eram apenas pes-soas comuns felizes.

E minha experiência de vida também me trouxe algu-mas lições. Tive altos e baixos, sucessos e derrotas. Aprendi que todas as nossas ações têm potencial positivo e negativo, que cada “fracasso” pode conter um ensinamento e que cada “sucesso” abre as portas para um novo desafio. E continuo aprendendo.

Neste livro compartilho histórias da minha vida, da dos meus colegas de trabalho e clientes. Alguns são ricos e famo-sos, outros não, mas descobri que, no fim, dinheiro e fama não fazem a menor diferença – quando se trata da busca da felicidade, somos todos iguais.

Como você está se sentindo agora?

Antes de seguir em frente, por favor responda:

Numa escala de 1 a 10 – sendo 1 o pior possível e 10 o me-lhor possível –, quão satisfeito com a sua vida você está?

20

Se a sua pontuação estiver entre 1 e 3, vá direto ao Capí-tulo 2, que foi elaborado para levantar o seu astral num instan-te, de modo que você esteja plenamente preparado para tirar proveito do restante do método.

Se estiver entre 4 e 10, vá direto ao Capítulo 3.Mas se você concordar com alguma das afirmações a se-

guir – e sempre que estiver se sentindo para baixo –, leia o Capítulo 2.

“Estou tão triste que acho que nada pode me ajudar.”

“Estou muito deprimido, mas não sei por quê.”

“Neste momento sinto que a felicidade está a

quilômetros de distância.”

“Antes eu achava que era feliz, mas isso era só ilusão.”

21

“Nunca fui feliz de verdade, apenas pensava que era.”

“Quero ser feliz, mas acho que esse não é o meu destino.”

“Não mereço ser feliz.”

“Eu era muito feliz, mas nunca mais vou voltar a ser.”

“Não sei como ser feliz.”

“Não posso ser feliz – há muitas coisas contra mim.”

“Este livro também não vai funcionar.”

“A ideia é boa, mas não vai funcionar comigo.”

22

“Estou com medo de que o livro me deixe ainda pior.”

“Estou tão mal que nem sei por onde começar.”

23

2

LEVANTE O SEU ASTRAL NUM INSTANTE

Sei bem como é ficar completamente deprimido, não ver sen-

tido nas coisas, não se importar com nada, achar que nada tem

valor. Durante algum tempo vivi assim, mas consegui encon-

trar o caminho de volta para uma felicidade real, duradoura

e maravilhosa. Durante essa jornada, criei um mapa de como

reencontrei esse caminho. Depois o testei com pessoas que es-

tavam em situações muito difíceis – e ele funcionou. Dedi-

quei tempo à investigação da mente de pessoas deprimidas,

construindo uma ponte para fora dos lugares mais sombrios,

e agora quero fazer o mesmo por você.

Este livro é sobre isso. Não é um monte de teorias, e sim um método prático que vai ajudar você a encontrar sua pró-pria rota para uma vida mais plena e feliz.

Como afastar a tristeza agora mesmo

Há algumas coisas simples que você precisa fazer para come-

çar a mudar o modo como está se sentindo hoje. As técnicas

deste capítulo são fáceis e podem ser praticadas por qualquer

um. Algumas pessoas podem estar preocupadas achando que

24

não vão conseguir, que não vão entender direito ou que as

técnicas não funcionam. Pensar essas coisas é normal. Isso é

consequência direta dos sentimentos depressivos, pois um dos

principais sintomas da depressão é a desvalorização de nossas

capacidades.

Portanto, antes de mais nada, se estiver um pouco insegu-ro, faça apenas aquilo que não lhe causar nenhum desconfor-to. Leia um parágrafo por vez e faça o primeiro exercício num ritmo que seja agradável para você. Não tenha pressa. Não há problema em caminhar aos poucos, bem devagar. Um pequeno passo, descanse, depois mais um, e então você estará avançando na direção certa.

Em segundo lugar, não crie a expectativa de compreender tudo de uma vez. Siga as instruções e dê um passo de cada vez.

A química cerebral

A depressão é um estado físico, não é só “coisa da sua cabeça”.

Nos últimos dez anos, a Dra. Candace Pert desenvolveu um

trabalho pioneiro que demonstra claramente que nossos hu-

mores e nossa compreensão não são apenas fruto de impulsos

elétricos no cérebro. Eles também estão codificados nos neu-

ropeptídeos, as “moléculas mensageiras” que são lançadas em

nossa corrente sanguínea. Os cientistas já conhecem os efeitos

da adrenalina e das endorfinas há bastante tempo. Agora estão

descobrindo que há inúmeros outros neuropeptídeos relacio-

nados aos nossos humores. Quando você está muito deprimi-

do, algumas substâncias químicas no seu corpo correspondem

a esse sentimento. Da mesma forma, sensações boas estão re-

25

lacionadas a neuropeptídeos diferentes. Portanto, seu corpo

produz substâncias químicas que o fazem se sentir feliz e mu-

dam seu corpo no nível celular.

Um dos motivos para as pessoas ficarem deprimidas é uma grande queda nos níveis de serotonina e outros neurotrans-missores da felicidade. Muitos de nós sabemos o que é acor-dar às três da manhã pensando que a vida é horrível. Isso acontece porque, para que possamos sonhar, nosso corpo para de produzir norepinefrina e serotonina, e ficamos sem nossas proteções normais e nosso sistema de defesa. Ao acordarmos pela manhã, tudo parece estar bem melhor porque voltamos a ter nosso suprimento normal de neurotransmissores para nos ajudar a lidar com as situações.

Um problema semelhante pode ocorrer se nossa química cerebral da felicidade decair ao longo do dia porque trabalha-mos demais, fizemos uso excessivo de drogas ou mesmo não nos alimentamos bem. O melhor a fazer é consultar um mé-dico e fazer um check-up. Até algo simples, como mudar sua dieta, pode fazer toda a diferença.

As técnicas deste capítulo vão provocar uma mudança física em sua química cerebral. Você já tem a capacidade de produzir “substâncias químicas da felicidade”, mas não está conseguindo produzi-las em quantidade suficiente. Então vamos fazer seu corpo produzir mais dessas substâncias agora mesmo!

Sentindo-se bem

A felicidade envolve muito mais do que o bem-estar, mas esse

já é um bom começo. E o mais importante é que, quando

26

você se sente melhor, torna-se mais fácil realizar as mudanças

maiores, necessárias para construir a felicidade verdadeira em

sua vida.

Os cinco exercícios deste capítulo vão mudar seu esta-do físico de forma imediata. Você vai se sentir bem melhor. Pode ser que ainda haja questões na sua vida que lhe trazem infelicidade ou que o levem a pensar que ainda há muito a ser feito. Talvez você esteja duvidando, achando que mudar seu estado agora não servirá de muita coisa, levando-se em conta tudo o que já sofreu no passado e os desafios que virá a enfrentar no futuro. Mas, na realidade, isso fará uma enor-me diferença, pois vai oferecer uma plataforma sólida na qual você ficará seguro para promover mudanças maiores. Assim, esteja você receptivo ou cético, experimente as téc-nicas e siga as instruções. Quando estiver se sentindo mais à vontade, estará em melhores condições para escolher com sabedoria o que fará a seguir.

O poder da postura

A mente e o corpo estão interligados. Tensione o corpo e seus

pensamentos ficarão tensos. Relaxe a mente e o corpo vai re-

laxar.

Da ioga e artes marciais às atividades modernas como pi-lates e “Técnica de Alexander”, os seres humanos têm usado os movimentos e a postura para criar um estado de calma, equi-líbrio e bem-estar. Todas essas técnicas lançam mão da ligação entre corpo e mente para alterar seu estado psicológico. Um

27

dos métodos mais simples e eficazes para melhorar seu estado de espírito está no centro de todas essas atividades e não exige treinamento algum.

Normalmente, quando não estamos muito bem, temos a tendência a nos curvarmos um pouco, a cabeça pendendo e os ombros se projetando para a frente. Essa postura é univer-salmente associada ao baixo astral. Na verdade, se você estiver bem e assumir essa postura durante meia hora, seu estado de espírito mudará para pior. Não faça isso! Sugiro que faça exa-tamente o oposto.

Quando adotamos uma postura ereta, relaxada e equili-brada, nosso corpo se comunica automaticamente com nossa mente, fazendo com que nos sintamos melhor. Portanto, ex-perimente mudar sua postura. Uma ação simples como essa pode fazer grande diferença, mandando para longe a tristeza e a depressão, dando lugar a um sentimento maior de con-tentamento. É bastante compreensível que você não acredite no início, mas confie em mim.

Pense nisso e, por alguns instantes, faça o exercício a se-guir com plena consciência, repetindo-o quantas vezes fo-rem necessárias até adquirir o hábito de sentar-se ou ficar em pé naturalmente numa posição confortável, relaxada e ereta. Mesmo uma pequena mudança pode representar um grande aumento em seu conforto e na sua felicidade após alguns dias ou semanas de prática. No entanto, como tudo neste livro, não basta ler ou pensar sobre o assunto. É pre-ciso praticar, portanto faça o exercício e comprove por si mesmo que ele funciona.

28

POSTURA FELIZ

Leia todo o exercício antes de começar.

1. A maneira mais fácil de adotar esta postura, seja sentado

ou em pé, é imaginar que há um fio prateado que desce

do céu e puxa você suavemente para cima pelo topo da

cabeça. Imagine-se permitindo que o fio deixe sua cabe-

ça ereta.

2. Agora deixe seus ombros caírem para baixo e para

trás, sinta as costas sendo erguidas pelo seu pesco-

ço e sinta a curva em forma de “s” de suas

costas eretas sustentando você.

3. Por fim, deixe os ombros desce-

rem um pouco mais. Imagine

que o fio prateado sustenta sua

cabeça erguida e deixe-o sus-

tentar todo o seu corpo. Cada

vez que inspirar e expirar, relaxe

um pouco mais, mantendo essa

postura ereta, e permaneça as-

sim por pelo menos um minuto.

Como deter a tristeza rapidamente

Mesmo após ter iniciado este processo de mudança, é provável

que você seja surpreendido ocasionalmente por sentimentos

29

tristes por puro hábito. Não é que você escolha se sentir assim

– apenas acontece. Você se lembra de algo que provocou triste-

za no passado e fica triste outra vez simplesmente devido à

associação. Você já começou a mudar essas associações, porém

não vai mudar tudo de uma vez. A próxima técnica proporcio-

na uma alternativa caso você comece a ficar triste.

Pessoas que estão tristes tendem a olhar para baixo e não enxergam muito mais do que alguns metros do chão à sua frente. Isso lhes causa a sensação de estar restritas a poucas possibilidades, visto que estão imersas em uma espiral de sentimentos melancólicos. Portanto, a técnica consiste em ampliar o seu campo de visão habitual. Aqueles que olham para a frente costumam estender sua visão até o céu ou o ho-rizonte, e isso automaticamente sugere uma amplidão maior e mais possibilidades.

Essas diferenças exercem forte influência sobre nossa maneira de pensar. Contudo, há muito mais fatores envolvi-dos. Por exemplo, cientistas demonstraram que existe uma ligação entre os movimentos dos nossos olhos e nossos pa-drões de pensamento e sentimentos. Quando alguém olha para a frente, há uma alteração real na atividade cerebral, que é associada ao córtex visual e tende a fazer com que o cére-bro gere mais ondas alfa, que são responsáveis por nossas sensações de paz, conforto e bem-estar. Quando movemos os olhos de um lado para outro também neutralizamos as as-sociações que estavam nos deixando tristes. O próximo exer-cício vai ajudar você a confirmar essa descoberta científica. Experimente.

30

RESGATE INSTANTÂNEO

Leia todo o exercício antes de começar e pratique para

conseguir fazer toda a sequência sem consultar o livro.

Faça este exercício para mudar sua experiência imediata e

você estará livre para se sentir muito mais confortável.

1. Use esta técnica sempre que estiver triste. Para praticá-

-la agora, lembre-se de uma situação em que tenha se

sentido infeliz – mas só o suficiente para trazer um pouco

dessa sensação de volta.

2. Olhe para o teto por pelo menos 30 se-

gundos, como se tentasse enxergar suas

sobrancelhas, até sentir uma leve tensão

nos músculos dos olhos.

3. Agora, mantendo a cabeça imóvel e

consciente de sua sensação de tristeza,

mova os olhos lentamente de um lado

para outro, de tal forma que olhe para

o alto à esquerda e depois para o alto à

direita. Repita o procedimento 20 vezes.

4. Sem mover a cabeça, olhe para cima e

para baixo 20 vezes.

31

5. Ainda consciente da tristeza, mesmo que

ela esteja diminuindo, mova os olhos

como se desenhassem um oito 20 vezes

e, em seguida, faça o mesmo 20 vezes na

direção contrária.

6. Agora olhe para a frente e repare quanto a sensação já

diminuiu. Se quiser reduzi-la ainda mais, repita os passos

2, 3, 4 e 5.

7. Não olhe para baixo nem por um segundo até estar se

sentindo bem de novo.

8. Se perceber alguma tristeza voltando, olhe para cima no-

vamente e recomece a partir do passo 2.

Qualquer ação repetida com frequência fortalece as vias neurais responsáveis por ela. Portanto, ao repetir o exercício, você cria novas vias neurais e novas associações que afastam automaticamente os sentimentos de tristeza e lhe trazem sen-timentos positivos. Você reprograma o cérebro para que o padrão original seja desfeito e aquilo que antes o entristecia passa a estar associado à busca por sentimentos bons.

Visão feliz

Assim que você dominar a técnica de “Resgate Instantâneo”,

poderá ampliar seu efeito desenvolvendo o hábito de olhar

para cima com frequência todos os dias. Olhe para o céu e

admire as nuvens. Olhe para o topo dos edifícios e repare em

todos os detalhes arquitetônicos. É um hábito bem interessan-

32

te, porém mais importante ainda é que isso aciona continua-

mente seu cérebro para reforçar as emoções positivas.

A Terapia do Campo do Pensamento

A Terapia do Campo do Pensamento foi criada por meu

amigo Roger Callahan. Apesar de causar alguma estranheza,

diversos estudos científicos demonstram que a prática é bas-

tante eficaz na redução do estresse, da depressão, de traumas

e compulsões. O Dr. Callahan descobriu que batidas leves

com os dedos em pontos específicos produzem um resultado

rápido, confiável e previsível sobre os seus sentimentos. Essa

descoberta alia uma abordagem científica moderna ao co-

nhecimento antigo da acupuntura. Por meio de uma série de

batidinhas em determinadas partes do corpo pode-se reduzir

a intensidade de uma emoção, de um sentimento depressivo

ou da infelicidade, ao mesmo tempo que provoca calma e

relaxamento.

Esta técnica não é uma mera distração. Foi cientifica-mente comprovado que ela reduz as substâncias químicas ligadas ao estresse em nosso corpo, além de modificar a for-ma como o cérebro processa pensamentos e sentimentos. O efeito de dar batidinhas na sequência específica que vou en-sinar é uma reformulação do modo como seu cérebro inter-preta o estresse e reage a ele, alterando, assim, sua estrutura cerebral interna.

Este padrão de batidas diminui sentimentos de infelicida-de e depressão.

33

BATIDINHAS PARA SE SENTIR BEM

Leia todo o exercício antes de começar. Depois de praticar a

sequência várias vezes, você a saberá de cor.

Antes de começar, avalie a sua tristeza numa escala de 1 a

10. Isto é importante porque depois teremos que descobrir

quanto você conseguiu diminuí-la.

Você pode fazer o exercício usando qualquer uma das mãos

e em qualquer lado do corpo.

Com dois dedos, dê batidinhas nos seguintes pontos do cor-

po, permanecendo atento ao sentimento de tristeza:

Dê 10 batidinhas na lateral da mão.

Dê 10 batidinhas acima da sobrancelha.

34

Dê 10 batidinhas na clavícula.

Dê 50 batidinhas nas costas da mão.

Dê 10 batidinhas na clavícula outra vez.

Coloque a outra mão à sua frente e dê 10

batidinhas em seu dorso, entre o dedo anu-

lar e o mindinho.

Continue atento ao sentimento de tristeza enquanto faz o

exercício e em cada um dos passos a seguir:

Feche os olhos e torne a abri-los.

35

Mantenha a cabeça imóvel, continue

dando batidinhas na mão e olhe para

baixo à direita, depois para baixo à es-

querda.

Continue as batidinhas e gire os olhos

360 graus no sentido horário, depois 360

graus no sentido anti-horário.

Agora cantarole “Parabéns pra

você”.

Conte em voz alta de 1 a 5.

Parabéns pra você, nessa data

36

Novamente cantarole “Parabéns

pra você”.

Pare e verifique: numa escala de 1 a 10, como você avalia a

sua tristeza agora?

Se ela praticamente desapareceu, parabéns. Se ainda não

diminuiu o suficiente, repita a sequência até que diminua.

Realidade e imaginação

Cientistas que investigam o funcionamento do cérebro desco-

briram que ele reage à imaginação da mesma forma que à rea-

lidade. Por exemplo, basta que você se imagine andando por

um beco escuro tarde da noite, ouvindo passos atrás de você,

para seus batimentos cardíacos se acelerarem. Da mesma for-

ma, se você se lembrar vividamente de um momento em que

se sentiu bastante relaxado, seus batimentos vão desacelerar e

você vai começar a ficar mais calmo.

Conforme já vimos anteriormente, a postura também afeta nosso estado de espírito. Podemos nos valer desses dois fatos para dar o pontapé inicial em nosso projeto rumo à fe-licidade. Imagine uma pessoa feliz e reproduza sua postura – isso vai criar em você os mesmos sentimentos alegres que ela experimenta.

Parabéns pra você, nessa data

37

Pessoas felizes possuem várias características em comum: sorriem com facilidade e enxergam muitas oportunidades até mesmo nas situações consideradas mais banais; dedicam tem-po tanto para relaxar quanto para realizar suas tarefas e têm um propósito na vida; são bem-humoradas, têm bons amigos, são amigáveis com estranhos, mas sem querer se envolver rá-pido demais; não se preocupam além do necessário e são gra-tas pela sorte que têm; aparentam estar tranquilas e à vontade, são amistosas e receptivas.

A SUBSTITUIÇÃO FELIZ

Leia todo o exercício antes de começar.

1. Pense em alguém que você conhece ou admira e que seja

muito feliz.

2. Imagine essa pessoa em pé diante de você. Observe sua

postura, suas roupas, para onde olha e o que faz.

3. Agora imagine-a virando-se, de modo que você fique

atrás dela, e visualize que você entra em seu corpo e pas-

sa a enxergar pelos olhos dela, imitando, inclusive, sua

postura. Fique em pé do jeito que ela fica, respire como

ela respira e sinta o que ela sente.

4. Verifique em que parte do seu corpo os sentimentos feli-

zes são mais intensos e espalhe-os pelo corpo todo – do

topo da cabeça até a ponta dos pés.

5. Imagine-se levando essa sensação com você para o seu

dia a dia.

38

Pessoas que são “do contra”

Algumas pessoas têm uma tendência automática a discordar

de qualquer sugestão, ainda que positiva, antes até de terem a

chance de pensar sobre o assunto.

Certa vez, em um seminário, conheci uma mulher assim. No segundo dia de palestras, comentei que ela havia reagido mal a tudo o que tinha sido apresentado no dia anterior e su-geri que ela era “do contra”. Ela era rápida no gatilho, e retru-cou: “Não sou, não.” Todos rimos – e, quando ela se deu conta do que tinha feito, também riu.

Discordar é uma forma básica de defesa. Pessoas “do con-tra” foram enganadas ou traídas no passado. Se ao ler este li-vro você perceber que tem essa tendência, não lute contra isso. Verbalize essa discordância e depois reavalie o que foi apresen-tado e verifique se pode lhe ser útil de algum modo.

Abrindo espaço para a mudança

Quando você coloca em prática esses primeiros quatro exer-

cícios, cria um sentimento positivo básico que é seu ponto de

partida para o aumento dos seus níveis de felicidade. Apenas

praticar e repetir esses exercícios já vai melhorar seu humor

e ajudar você a dar o próximo passo em direção a uma vida

mais feliz.

O último exercício deste capítulo, que abre espaço para mu-danças ainda maiores, é muito simples. Mas não se engane: é bastante eficaz. Quando você deixa de ser jogado de um lado

39

para outro pelas suas emoções, passa a ter mais liberdade para escolher para onde direcionar sua atenção e o que deseja mudar.

O primeiro passo para criar espaço e conexão para traba-lhar com as suas emoções é ficar quieto, em silêncio, para que possa observá-las. Não é necessário nada além disso. Basta de-dicar alguns minutos do seu dia a criar uma quietude interior para que as emoções fluam.

QUIETUDE

Leia todo o exercício antes de começar.

1. Sente-se num local onde não seja interrompido, sem mú-

sica, TV ou rádio. Mantenha as costas eretas, as mãos no

colo e os pés apoiados no chão.

2. Concentre-se em sua respiração até que ela se torne regular.

3. Agora perceba como se sente. A maneira mais fácil de fa-

zer isso é prestar atenção no plexo solar, que fica na parte

da frente do corpo, abaixo das costelas e acima do umbigo.

4. Em voz calma e suave, descreva as sensações que está

experimentando em seu corpo. Por exemplo, “Percebo

uma queimação no estômago”, “Tenho uma sensação

de cansaço nos braços”, “Sinto a tensão nos meus om-

bros se dissolvendo”. Não é necessário ser muito preciso,

apenas faça o melhor que conseguir. Não tente mudar

nada e não se distraia. Continue mantendo o foco na

respiração, depois no plexo solar e de volta na respiração.

5. Prossiga por 2 minutos e faça uma pausa.

INFORMAÇÕES SOBRE A SEXTANTE

Para saber mais sobre os títulos e autoresda EDITORA SEXTANTE,

visite o site www.sextante.com.br e curta as nossas redes sociais.

Além de informações sobre os próximos lançamentos, você terá acesso a conteúdos exclusivos

e poderá participar de promoções e sorteios.

www.sextante.com.br

facebook.com/esextante

twitter.com/sextante

instagram.com/editorasextante

skoob.com.br/sextante

Se quiser receber informações por e-mail, basta se cadastrar diretamente no nosso site

ou enviar uma mensagem para [email protected]

Editora Sextante Rua Voluntários da Pátria, 45 / 1.404 – Botafogo

Rio de Janeiro – RJ – 22270-000 – Brasil Telefone: (21) 2538-4100 – Fax: (21) 2286-9244

E-mail: [email protected]