simulado enem - colegio unitaucolegio.unitau.br/files/arquivos/category_1/3_serie... ·...

24
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS VOLUME 2 3 a . SÉRIE

Upload: truongthien

Post on 23-Nov-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

CiênCias Humanas

e suas

TeCnologias

VOLUME 2

3a. sériE

Simuladoenem2014

2 3a. série – Volume 2

Simulado ENEM 2014

Questão Filosofia1

Gabarito: E

Comentários:

O aluno deve lembrar-se das discussões que antecede-ram a Metafísica, quais sejam: a busca de uma essência da natureza, das coisas, da realidade. Os fragmentos de texto trazem sempre transições de estados: frio que esquenta, seco que umedece, novo para o velho. Essa transição remete ao conceito de devir de Heráclito, que defendia que a natureza estava em constante mudança.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspec-tos da cultura.

Questão Geografia2

Gabarito: B

Comentários:

Uma das mais marcantes tragédias do início do sécu-lo XX, o naufrágio do Titanic ainda desperta curiosida-des. No entanto, como demonstram as fotos utilizadas como suporte, e conforme mencionado no comando da questão, o Titanic foi planejado para o uso de motores a vapor, movidos a carvão mineral. Nessa época, a tec-nologia dos motores a combustão interna já existia (o que invalida a alternativa A), mas ainda era incipiente e pouco confiável, o que justifica a escolha de seus cons-trutores. O transporte marítimo era a única opção de via-gem entre a Europa e a América do Norte, já que ainda não havia transporte aéreo. Sendo assim, a travessia do Atlântico Norte em menos de seis dias representaria um novo recorde para a viagem, estando, portanto, correta a alternativa B. A alternativa C está incorreta, pois os navios a vapor já cruzavam os rios e mares ao longo de todo o século XIX, portanto mundo muito antes da construção do Titanic. A alternativa D está incorreta por apresentar um absurdo geográfico, sugerindo que era possível via-

jar entre a Europa e a América do Norte por trem. Final-mente, a alternativa E também está incorreta, por dar a entender que não havia rotas marítimas comerciais entre Inglaterra e EUA antes do Titanic, e que a viagem desse navio representaria o restabelecimento de relações entre os dois países, o que não é verdade, pois elas já estavam normalizadas muito antes desse período.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 16 – Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do tra-balho e/ou da vida social.

Questão Geografia3

Gabarito: E

Comentários:

O deslocamento de populações russas, colonizando ter-ritórios de todas as demais repúblicas que integravam a antiga URSS – fenômeno conhecido como “russificação” – somada à retirada e realocação de povos de diversas regiões, foi uma política de estado adotada em diversos períodos do imperialismo russo em sua área de influ-ência, mas que atingiu seu ápice durante o stalinismo. O mosaico étnico decorrente desse processo é um for-te gerador de tensões na geopolítica das ex-repúblicas soviéticas. Está, portanto, correta a alternativa E, que apresenta essas razões e indica o leste da Ucrânia como região de maior presença de russos, o que é confirmado pelo texto usado como suporte, já que ele menciona o fato de, entre 17 distritos de uma determinada região ali situada, apenas quatro se rebelarem contra a lei que reconhece o idioma russo como oficial. As demais alter-nativas estão incorretas nas informações prestadas ou nas interpretações ao texto usado como suporte. A alter-nativa A afirma equivocadamente que apenas a região oriental teria sido dominada pelos russos, sendo que o país inteiro integrou a URSS. A alternativa B até apresen-ta um dado correto, visto que a região ocidental é, de

3Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

fato, a mais desenvolvida. No entanto, tal região, pela predominância de ucranianos e a menor influência rus-sa, busca se aproximar e estabelecer vínculos econômi-cos e culturais mais com a União Europeia do que com a Rússia. A alternativa C inverte incorretamente o processo ocorrido na Ucrânia em geral – e não apenas na porção setentrional, como dito – já que a mistura étnica se deu pela chegada de russos em território ucraniano, e não o contrário. A alternativa D, apesar de apresentar uma in-formação correta, mostra-se contraditória em relação ao comando da questão, já que os argumentos apresenta-dos não servem para justificar a tensão referente à oficia-lização do idioma russo, e que é maior, como já dito, no oriente do país.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 7 – Identificar os significados histó-rico-geográficos das relações de poder entre as nações.

Questão História4

Gabarito: A

Comentários:

Boris Fausto analisa a composição dos grupos que par-ticiparam do processo revolucionário em 1930, caracte-rizando-a como heterogênea. Foi responsável também pela multiplicidade de interesses, os quais são evidencia-dos pelas propostas de mudanças conservadoras, medi-das liberais de governo até o radicalismo dos jovens civis e tenentes. Getúlio, ao canalizar diversos setores sociais, assumiu também o papel de representá-los. Todos os grupos representavam a oposição aos grupos que domi-navam a chamada “República Velha”. Vargas trouxe como novo a possibilidade de setores diversos se sentirem re-presentados no governo.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 13 – Analisar a atuação dos movi-mentos sociais que contribuíram para mudanças ou rup-turas em processos de disputa pelo poder.

Questão História5

Gabarito: D

Comentários:

A imagem de Getúlio Vargas como o grande benfeitor das camadas populares, principalmente da classe ope-rária, em razão de uma política trabalhista, que trouxe para o ambiente político o dever de regulamentar o trabalho (por meio, por exemplo, da fixação da jornada de trabalho, da estipulação das férias remuneradas, do salário mínimo, do décimo terceiro), foi a base para a construção do imaginário coletivo que o identifica como o presidente popular, benfeitor do povo, em síntese: “o pai dos pobres”. Entretanto, essa mesma política atrelou a classe trabalhadora à tutela do Estado. Nesse sentido, a ideologia do trabalhismo varguista funcionou como apaziguadora das relações entre capital e trabalho.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos popu-lacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

Questão Sociologia6

Gabarito: E

Comentários:

Na visão de Marcos Nobre, a política não se resume ao jogo institucional, encenado por partidos que visam à conquista e à manutenção do Estado, como popularmente ela é en-tendida. Para o autor, a política também se constrói em es-feras informais e na criação de possibilidades concretas de realização social e individual. Portanto, o aluno precisa per-ceber que, dentre todas as alternativas de resposta, a única

4 3a. série – Volume 2

Simulado ENEM 2014

que contempla totalmente o texto de suporte é a E, que coloca a política no cotidiano social e no fundamento da vida do indivíduo. As demais estão incorretas, pois: a opção A restringe a política a sua esfera econômica; a alternativa B aponta para uma visão muito institucional dela; a opção C a qualifica como um jogo estritamente diplomático e a alter-nativa D a trata como uma atividade somente de sindicatos.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 24 – Relacionar cidadania e demo-cracia na organização das sociedades.

Questão História7

Gabarito: B

Comentários:

Durante o Estado Novo o consentimento popular foi uma estratégia de marketing, o uso de propagandas polí-ticas buscou a adesão do povo à figura de Getúlio Vargas, símbolos como a bandeira brasileira e o mapa do Brasil unido à figura do presidente eram utilizados em diversos setores, principalmente nas escolas, visando à educação cívica do pequeno e futuro cidadão. A intenção era a de representar o Estado Novo como algo realmente novo, que prometia criar o novo homem no Brasil, moderno e educado politicamente. As crianças, por meio dos livre-tos de catecismo cívico, aprendiam os benefícios de um Estado forte, comandado por um presidente também forte e capaz de utilizar o poder em prol dos interesses coletivos, os quais trariam o progresso, a ordem e o de-senvolvimento ao país, mantendo acima de tudo a ideia de uma democracia, para o benefício do povo.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Questão Geografia8

Gabarito: C

Comentários:

A distorção no planisfério e o texto dito pela professora, conforme representados na charge apresentada como suporte, retratam a prevalência, na globalização, das di-ferenças socioeconômicas entre o mundo rico – situado majoritariamente no Hemisfério Norte – e o mundo pobre (ao Sul). Ao citar a palavra “vantagens” apontando para o Hemisfério Norte, a professora dá a entender que os paí-ses ricos tendem a ter mais oportunidades para aprovei-tar melhor o novo contexto, enriquecendo ainda mais – o que expressa um fenômeno que tem se verificado no mundo globalizado, já que as diferenças socioeconômicas entre ricos e pobres nunca foram tão expressivas quanto agora. Está, portanto, correta a interpretação fornecida na alternativa C. A alternativa A está incorreta, pois a separa-ção, do ponto de vista do desenvolvimento socioeconô-mico, entre o “Norte” e o “Sul” não se dá exatamente pela linha do Equador, conforme sugerido. Há países pobres (ou do “Sul”) situados no hemisfério Norte (como o Méxi-co, por exemplo) e países ricos (ou do “Norte”) situados no Hemisfério Sul (como a Austrália, por exemplo). A letra B faz uma interpretação incorreta da charge, visto que não há nenhum indicativo de que a leitura ali retratada esteja sendo feita a partir da visão dos países do Norte. Além dis-so, a maior concentração de poder mundial está mesmo nos países ricos. A alternativa D apresenta uma tese ques-tionável sobre melhores oportunidades de negócios – o que, no mundo globalizado, não é algo fácil de identificar com clareza. A atuação mundial das transnacionais e a produção em escala global permitem, inclusive, afirmar o oposto, especialmente no que se refere aos sistemas pro-dutivos e aos promissores mercados emergentes, como os da China, Índia ou Brasil. A concentração de rendimen-tos continua ocorrendo nos países ricos, mas boa fonte de seus “negócios” situa-se, muitas vezes, no mundo periféri-co. Finalmente, a alternativa E apresenta, incorretamente, uma tendência oposta à verificada na realidade, e que não condiz com o que está retratado na charge utilizada como suporte.

5Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 6 – Interpretar diferentes represen-tações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Questão História9

Gabarito: C

Comentários:

O pano de fundo das discussões políticas era como modernizar o país, e modernidade significava desen-volvimento; os economistas defendiam propostas di-versas: uns apostavam no capital estrangeiro e na inter-nacionalização da economia (UDN); o segundo grupo defendia a proteção da riqueza nacional e a abertura ao capital estrangeiro (PSD e parte do PTB), os radi-cais faziam oposição à entrada do capital estrangeiro, e propunham uma via de desenvolvimento nacional, com a que Vargas se identificava, embora aceitasse a participação do capital estrangeiro, diferente dos se-tores radicais do PTB e do PCB. Buscando um retorno ao nacionalismo intervencionista, Getúlio apostou no Plano lafer, concretizado por uma política mais radical de nacionalismo econômico, defendendo a necessida-de de empresas públicas, concretizado pela criação da Petrobras, Eletrobrás. Getúlio buscava uma política que agradasse todos os setores sociais, pois ao povo discur-sava em tons nacionalistas, e aos empresários defendia a entrada do capital estrangeiro mediante o controle do Estado. O populismo característico da época consis-tia no apelo emocional às massas populares, mediante a defesa do desenvolvimento, do progresso, enfim da promessa de um Brasil moderno.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 12 – Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

Questão Geografia10

Gabarito: C

Comentários:

O estudo sobre o funcionamento da ONU – Organiza-ção das Nações Unidas – demanda o reconhecimento de (ao menos) suas principais agências internacionais, associando-as aos setores específicos em que atuam. Todas as siglas apresentadas na questão citam algumas das agências mais conhecidas da ONU, de conhecimen-to obrigatório para alunos do Ensino Médio. Elas foram dispostas na questão conforme são mais conhecidas pelo público: algumas delas pelas siglas em inglês (UNI-CEF, UNESCO, UNCTAD) e outras em português (ACNUR, OMS). A alternativa correta está na letra C, já que a sigla ACNUR indica o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Aliás, é a única das siglas dispostas na questão que traz a letra “R” (refugiados), o que já seria um bom indicativo. A alternativa A está incorreta, pois a UNI-CEF é o Fundo das Nações Unidas para a Infância. A alter-nativa B está incorreta, pois a UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Alternativa D está incorreta, pois a OMS é a Organização Mundial da Saúde. Finalmente, a alternativa E está incor-reta, pois a UNCTAD é a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 24 – Relacionar cidadania e demo-cracia na organização das sociedades.

Questão Filosofia11

Gabarito: C

Comentários:

O aluno deve lembrar-se do conceito de substância aristotélico. A substância, segundo Aristóteles, era en-tendida como essência das coisas. O aluno, ao observar as imagens, deve estabelecer a seguinte relação: tanto

6 3a. série – Volume 2

Simulado ENEM 2014

o Tucano quanto a Arara pertencem à espécie das aves; junto às outras espécies, pertencem ao gênero animal. Individualmente, Tucano e Arara representam a substân-cia primeira; e por meio de suas semelhanças é possível identificar sua espécie e seu gênero, correspondentes à substância segunda.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 4 – Comparar pontos de vista ex-pressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão História12

Gabarito: D

Comentários:

A partir da década de 1940 não só rádio como o cinema tornaram-se o meio cultural por meio do qual a cultura popular ganhou espaço. Os programas de auditório, as novelas e as chanchadas identificavam elementos sim-ples, cenas cotidianas e tramas que traduziam os dramas e alegrias da vida cotidiana do povo brasileiro.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspec-tos da cultura.

Questão História13

Gabarito: C

Comentários:

A renúncia de Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, levou o presidente da Câmara Ranieri Mazzilli a assu-mir interinamente o cargo de presidente da República até a posse do vice-presidente João Goulart. Entretan-to, a oposição dos ministros militares gerou um embate político em torno da investidura. De um lado, os milita-res alegavam que Jango representava um conjunto de medidas radicais, uma ameaça comunista ao Brasil, do outro lado os legalistas - como leonel Brizola, o general

Machado lopes (comandante do III Exército), e o mare-chal lott - defendiam a posse baseada na Constituição de 1946. A campanha pela legalidade ganhou os meios de comunicação e demais setores sociais. O consenso foi a proposta do Congresso Nacional em torno do re-gime parlamentarista, promulgado pelo Ato Adicional, levando João Goulart a tomar posse em 7 de setembro de 1961. O Parlamentarismo reduzia, na visão conserva-dora, o risco de medidas radicais, pois o poder do presi-dente era diluído pelo conselho de ministros; o plebisci-to de 1963 terminou com a experiência parlamentarista no Brasil.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 13 – Analisar a atuação dos movi-mentos sociais que contribuíram para mudanças ou rup-turas em processos de disputa pelo poder.

Questão Sociologia14

Gabarito: A

Comentários:

Maquiavel é considerado o fundador da ciência política moderna por ter analisado a política como um jogo de forças realizado por seres humanos, que tem como efei-to a conquista do poder e, consequentemente, a ordem social. Essa forma de análise vai de encontro ao que se pensava em sua época, já que a política era entendida como a consequência de desejos divinos. O texto de suporte apresenta esse deslocamento analítico de Ma-quiavel e o gabarito do item – a alternativa A – o sinteti-za. A mesma lógica que explica o gabarito demonstra o erro da afirmativa da opção C. Já a afirmativa da opção B deixa de considerar que Maquiavel sempre se preocu-pou em entender como o príncipe poderia ter mais, e não menos, força política. A alternativa D, por sua vez, é descartada pela interpretação adequada do texto de suporte, já que ela afirma o contrário do que Sadek ela-bora. Finalmente, o aluno precisa conhecer um pouco de Maquiavel para identificar o erro da opção E, dado que

7Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

o florentino entendia que um bom governo se realizava a partir de sorte e, sobretudo, de habilidades administra-tivas por parte do príncipe, diferentemente do que essa afirmativa indica.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 9 – Comparar o significado históri-co-geográfico das organizações políticas e socioeconô-micas em escala local, regional ou mundial.

Questão Filosofia15

Gabarito: B

Comentários:

O aluno deve lembrar-se das quatro causas aristotélicas e relacioná-las com as imagens. A causa material é o ele-mento que constitui o objeto (nesse caso, os ingredien-tes do bolo). A causa formal é a forma que o objeto irá tomar (no caso, pode ser relacionado com a forma). A causa motriz é o que gera o objeto pelo movimento (o cozinheiro que faz o bolo – como aponta o gabarito), e a causa final é a finalidade do objeto (no presente caso, nutrir quem come o bolo).

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 4 – Comparar pontos de vista ex-pressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.

Questão História16

Gabarito: A

Comentários:

O texto faz breve análise da política externa de JK por meio da criação da OPA, que buscava conseguir capital americano para a política desenvolvimentista do Brasil e da América latina. A estratégia do presidente Juscelino foi trabalhar a lógica da Guerra Fria no sentido inverso, sem retirar a ideia do “perigo vermelho” no Ocidente, principalmente na América latina. Estabeleceu uma

relação direta entre o comunismo e a situação de subde-senvolvimento dos países latino-americanos, mostrando que a ameaça existente derivava da miséria e da pobre-za, de modo que esse conjunto favorecia o crescimento do ideário comunista; a transformação dessa realidade, na ótica da política desenvolvimentista, eliminaria o pe-rigo vermelho.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implica-ções socioespaciais.

Questão Filosofia17

Gabarito: D

Comentários:

O aluno deve lembrar-se das categorias aristotélicas. A substância corresponde ao sujeito (no caso, René Des-cartes), e as outras são os predicados atribuídos a esse sujeito. Cada categoria já diz de modo resumido qual seria o predicado correspondente. No pequeno texto, as categorias relacionadas aos predicados são as seguintes: Investigador: qualidade – baixa estatura: quantidade – menor que: relação – França: lugar – viveu depois: tem-po – praticar: ação.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 3 – Associar as manifestações cul-turais do presente aos seus processos históricos.

Questão Geografia18

Gabarito: D

Comentários:

Mesmo ainda em fase de implantação, a APEC já su-perou a etapa de uma simples zona de livre comércio, visto que vem sendo estabelecidos acordos comerciais que avançam na abertura do mercado interno entre os

8 3a. série – Volume 2

Simulado ENEM 2014

países-membros e no estabelecimento de políticas co-muns para comércio com outros blocos econômicos – elementos que caracterizam uma União Aduaneira. Sendo assim, a alternativa correta está na letra D. A al-ternativa A está incorreta, já que o único bloco mundial a atingir, até hoje, o estágio de União Monetária, com as características mencionadas, é a União Europeia. A alternativa B poderia suscitar dúvidas aos alunos, visto as diferenças entre uma União Aduaneira e um Mercado Comum não são tão expressivas. No entanto, a informa-ção sobre a exigência de exclusividade em relação aos países-membros é incorreta, até porque diversos deles participam paralelamente de outros blocos econômicos (como EUA, Canadá e México, que formam o NAFTA, por exemplo). A alternativa C está incorreta e a sua marca-ção revela um profundo desconhecimento sobre a eco-nomia global, visto que entre os países que integram a APEC estão, além dos EUA, a China (2ª maior economia mundial), o Japão (3ª maior economia mundial) e uma série de outros países com expressiva participação eco-nômica mundial – portanto, o bloco não é composto por economias “insignificantes”, como afirmado. Finalmente, a alternativa E também está incorreta, embora pudes-se haver alguma confusão no que diz respeito à APEC ser apenas uma Zona de livre Comércio ou já poder ser considerada uma União Aduaneira. O grande problema da afirmativa não é esse, mas, sim, ter sugerido que o bloco foi criado unicamente para permitir melhor acesso ao mercado chinês, o que não corresponde à realidade.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 9 – Comparar o significado históri-co-geográfico das organizações políticas e socioeconô-micas em escala local, regional ou mundial.

Questão Geografia19

Gabarito: E

Comentários:

Ao comercializar sementes transgênicas que não podem ser multiplicadas pelos produtores, processando-os em

caso de violação de patentes, e ao forçar o mercado a adquirir um pacote de outras mercadorias para a viabi-lização da utilização de seus produtos, a Monsanto vem apresentando uma perigosa e crescente tendência de controlar o mercado em que atua – o que, quanto maior a expansão, com aquisição de empresas menores e aces-sando fatias cada vez maiores do mercado global de ali-mentos, configura uma situação de monopólio, já que a dependência dos agricultores mundiais em relação à empresa tende a se acentuar. Está, portanto, correta a alternativa E, que apresenta essa argumentação. As de-mais afirmativas estão incorretas. A alternativa A faz uma interpretação incorreta do texto utilizado como suporte, visto que o número de cinquenta e dois países refere--se àqueles onde houve protestos contra a empresa, e não àqueles em que a Monsanto atua. A alternativa B sugere que a Monsanto “se associa” a empresas menores, quando a reportagem afirma que ela as compra. Na afir-mativa C, pressupõe-se um dado que não está explícito na reportagem, e que está parcialmente incorreto, pois a empresa não fabrica “todos” os produtos associados à produção agrícola, como dito. Finalmente, a alternativa D também está incorreta, pois a atuação de uma em-presa junto aos setores político e de pesquisa científica dos países em que ela se instala não é um elemento que caracterize a existência de um monopólio.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 14 – Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Questão Sociologia20

Gabarito: D

Comentários:

No texto, observa-se um pedido de humanização e demo-cratização dos usos sociais das tecnologias. Diante do que definiu como crescimento da administração tecnológica

9Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

da sociedade, o autor pede que os cidadãos do mundo digam como eles querem usar as tecnologias e quebrem o monopólio decisório dos empresários, políticos e en-genheiros. Assim, a única alternativa que contempla a demanda que o texto faz é a de letra D. Não se trata de um pedido de rejeição dos usos caseiros e escolares das tecnologias, como a alternativa A indica, muito menos de clamar por mais investimentos estatais e empresariais em inovação tecnológica, como a B sugere, tampouco de re-clamar uma distribuição gratuita de computadores e pelo acesso de todos às redes sociais virtuais, como a opção C afirma, e, finalmente, de promover os engenheiros aos postos de políticos, como a E apresenta. Deixando de con-templar o principal argumento do texto, que é a necessi-dade de democratizar as decisões acerca das tecnologias, essas alternativas estão erradas.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 23 – Analisar a importância dos va-lores éticos na estruturação política das sociedades.

Questão Geografia21

Gabarito: A

Comentários:

A prática da espionagem internacional não é algo novo, especialmente entre potências que disputam a hege-monia mundial. No entanto, nunca haviam sido revela-das provas tão contundentes em relação a tais procedi-mentos, como no episódio envolvendo as revelações de Edward Snowden – ex-agente da NSA, a controversa agência de inteligência estadunidense. Embora a charge ironize a vergonha de Barack Obama por ter sido apanha-do em flagrante, mencionado especificamente o telefone grampeado da chanceler alemã Ângela Merkel – o que revela, obviamente, uma situação de invasão de privaci-dade – do ponto de vista das relações internacionais o maior constrangimento é, sem dúvida, a comprovação do monitoramento, pelos EUA, das ações de países estrate-gicamente aliados no contexto atual (incluindo o rastrea-

mento do telefone pessoal de sua principal governante), como no caso da Alemanha – o que gera desconfiança mútua. Está, portanto, correta a alternativa A. As alternati-vas B e C desviam o foco central das relações internacio-nais para questões de gênero e aspectos da vida pessoal de Ângela Merkel, que se tornam secundários diante das implicações geopolíticas envolvidas no caso. A alternativa D afirma, incorretamente, que a Alemanha é uma adver-sária geopolítica estadunidense. Finalmente, a alternativa E está incorreta por não haver qualquer indício, na charge utilizada como suporte ou no comando da questão, de que Barack Obama não soubesse das práticas de espio-nagens utilizadas pelos EUA – o que, de qualquer modo, parece algo extremamente improvável.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Identificar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspec-tos da cultura.

Questão História22

Gabarito: B

Comentários:

O governo do presidente Juscelino Kubitschek foi ca-racterizado como um período de tranquilidade política e desenvolvimento econômico. No campo político as alianças partidárias garantiram as bases necessárias para realização dos projetos de governo. As metas de desen-volvimento estabelecidas por meio do Plano de Metas estabelecia o crescimento do país de 50 anos em 5 de governo. Para tanto, estabeleceu uma política desen-volvimentista que buscava investimentos estrangeiros e regalias para os investidores, fortalecendo o poder aqui-sitivo da classe média e aumentando o consumo.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos popu-lacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

10 3a. série – Volume 2

Simulado ENEM 2014

Questão História23

Gabarito: C

Comentários:

A tela é parte da famosa série Retirantes, de Candido Por-tinari. A Criança Morta (1944 – 45) é o retrato típico do êxodo rural, no caso, uma família de nordestinos deixam a região em direção à cidade. Os fatores que explicam a migração nordestina para os centros urbanos estão asso-ciados ao clima seco, aos baixos salários, à concentração de renda nas mãos de uma minoria, à fome e à subnutri-ção que vicejavam no Nordeste, provocando a esperan-ça de melhoria das condições de vida como motivação para a migração.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

Questão Geografia24

Gabarito: D

Comentários:

O Subcomandante Marcos é o mais famoso dos líderes do EZlN – Exército Zapatista de libertação Nacional – movimento indígena que se rebelou na província de Chiapas em 1994 e mantém o controle da região desde então, fazendo forte oposição à adesão do México ao NAFTA. Está, portanto, correta a alternativa D. As demais alternativas apresentam situações fictícias e incorretas. Os guerrilheiros tupamaros, citados na alternativa A, atu-aram no Uruguai na época da ditadura militar, e não no México, como dito. As alternativas B e C citam fatos ine-xistentes. Finalmente, a alternativa E até apresenta uma problemática real – o aumento do desemprego no Mé-xico após a adesão do país ao NAFTA – mas o sindicato dos trabalhadores da construção civil não tem qualquer relação com a imagem apresentada como suporte e ao texto do comando da questão.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 13 – Analisar a atuação dos movi-mentos sociais que contribuíram para mudanças ou rup-turas em processos de disputa pelo poder.

Questão História25

Gabarito: D

Comentários:

A campanha pela anistia perdurou, em 1979, durante o governo do general Figueiredo, que, por meio de um decreto, garantiu o retorno ao país de presos e asilados durante o período da ditadura militar. Uma série de atentados contra bancas de jornal, entidades civis com-prometidas com a luta pela liberdade, demonstravam a insatisfação dos setores conservadores da sociedade brasileira contra o processo de abertura inaugurado pelo general Figueiredo. Na entrevista de Fernando Gabeira, asilado político, defende a anistia como uma resistên-cia ao regime militar, resistência que ganha os setores populares, os intelectuais, estudantes e demais setores sociais; na visão do autor a luta pela anistia foi aos pou-cos se transformando na resposta da nação ao período ditatorial.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Competência ENEM: 13 – Analisar a atuação dos mo-vimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

Questão Geografia26

Gabarito: B

Comentários:

A participação de empresas distintas, situadas em vários países, fornecendo peças e componentes específicos

11Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

dentro de enormes cadeias produtivas, conforme exem-plificado no suporte, é uma das características da pro-dução globalizada. Sendo assim, o exemplo não trata de uma empresa que aloca filiais em países distintos, con-forme sugerido incorretamente na alternativa E: as peças são fabricadas por outras empresas fornecedoras. Tam-bém não é o caso da matriz ou sede da empresa – a qual, no exemplo fornecido, é o local em que serão montados os aviões – deixar de existir, conforme afirmado incor-retamente na alternativa A, não há qualquer indicativo dessa situação no suporte apresentado. Por sua vez, as alternativas C e D apresentam dados expressivamente incorretos, a primeira por atribuir equivocadamente aos países emergentes (sendo que apenas um deles apare-ce na listagem do suporte – a Coreia do Sul) o papel de “principais exportadores de componentes de alta tecno-logia”, o que não condiz com a realidade, e a segunda por interpretar o sistema produtivo usado pela Boeing como “taylorista” – o que remonta às linhas de monta-gem utilizadas nas primeiras décadas do século passado, sem qualquer relação com o exemplo apresentado no suporte. Está, portanto, correta a alternativa B, que res-salta os aspectos fundamentais já tratados para interpre-tar o sistema produtivo apresentado como exemplo, na figura usada como suporte.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 17 – Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territo-rialização da produção.

Questão Sociologia27

Gabarito: D

Comentários:

A definição de imperialismo elaborada por lenin se refere ao domínio político de várias nações africanas e asiáticas que os países capitalistas da Europa realizaram a partir de meados do século XIX, e que só terminou efetivamente na segunda metade do século XX. Esse controle, como

lenin indica, tinha uma única razão: controlar mercados produtores de matérias-primas e garantir o escoamento de produtos industrializados, ou seja, uma razão econô-mica. Sendo assim, o gabarito do item encontra-se na alternativa D. Como os contextos e eventos históricos indicados nas opções A e B jamais existiram, essas al-ternativas estão erradas. Já a opção C aponta para um evento histórico recente, mas que, contudo, se explica por razões de retaliação norte-americana diante dos ata-ques de 11 de setembro de 2001, e não por razões eco-nômicas, que é o foco do argumento elaborado no texto de suporte. A alternativa E apresenta um contexto que se explica por razões econômicas, mas não capitalistas.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 7 – Identificar os significados histó-rico-geográficos das relações de poder entre as nações.

Questão Geografia28

Gabarito: B

Comentários:

Ao adquirir uma franquia internacional, o comerciante local arca com os custos do investimento, comprando o direito de revender os produtos de determinada marca e submetendo-se às exigências contratuais específicas da fornecedora original – que normalmente envolvem a padronização de procedimentos nas lojas, independen-te do local onde elas estiverem. Está, portanto, correta a alternativa B. As demais apresentam informações incor-retas sobre o sistema de franquias. Na alternativa A, su-gere-se incorretamente que o empresário local se torna sócio da marca, quando na verdade ele apenas adquire a concessão dos direitos de revenda, sob determinadas condições e prazos. A alternativa C apresenta incorreta-mente as lojas do sistema de franquias como se elas fos-sem simples filiais dos fabricantes – o que não é o caso. Na alternativa D, é dito incorretamente que o comer-ciante local teria “total flexibilidade” para decidir como funcionará a sua loja e o que será vendido nela – o que contraria a essência do sistema de franquias, cujo grande

12 3a. série – Volume 2

Simulado ENEM 2014

trunfo para a marca é a padronização de procedimentos como estratégia de marketing internacional. Finalmente, na alternativa E sugere-se, incorretamente, que é a em-presa original quem arca com os custos do investimento nas lojas, e com os riscos decorrentes do negócio, sendo que, na verdade, esses encargos são, nesse sistema, atri-buídos ao comerciante local que pagou pela franquia.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 9 – Comparar o significado históri-co-geográfico das organizações políticas e socioeconô-micas em escala local, regional ou mundial.

Questão Sociologia29

Gabarito: B

Comentários:

O texto de suporte interpreta a globalização como um fenômeno que aproxima localidades espacialmente dis-tantes. Essa aproximação se realiza por relações de causa e efeito de naturezas diversas, mas, sobretudo, econô-micas. Desse modo, a alternativa que melhor ilustra esse argumento é a de letra B, já que ela afirma que o au-mento do número de fábricas no Vietnã – onde o preço da mão de obra é mais barato – está relacionado com a queda no preço dos calçados nos Estados Unidos, o mercado consumidor mais competitivo do mundo. Esse tipo de relação é padrão na globalização. Já as opções A e C apresentam realidades que, por mais que mobilizem diferentes países, se explicam por razões étnicas e reli-giosas relativamente estranhas à lógica da globalização. A alternativa D aponta para uma tragédia ambiental e social que, por mais que se fale muito na mídia a respei-to das mudanças climáticas globais causadas pela indus-trialização, não pode ser entendida como um produto exclusivo da globalização. Afinal, trata-se de um evento causado por terremotos oceânicos que, de acordo com a ciência, guarda poucas relações com fatores antrópi-cos. Finalmente, a opção E apresenta um evento que é um produto de conflitos internacionais plenamente

conhecidos e controlados ao longo do século XX, dife-rentemente do tipo de situação que o texto de suporte sugere, isto é, de relações imprevisíveis de causa e efeito entre localidades distantes.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Questão Filosofia30

Gabarito: A

Comentários:

O aluno deve recordar-se dos conectores lógicos, que permitem que ele realize o cálculo lógico da questão. O conetor ^ expressa a relação de conjunção, ou seja, os dois fatores devem ter valor de verdade V para que a expressão torne-se verdadeira. No presente caso, a alter-nativa A é a única que apresenta um resultado V ao reali-zar o cálculo para a expressão lógica, estando de acordo com o que o enunciado propõe: Carolina é mãe de Alice e filha de Tereza e Irmã de Joana.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspec-tos da cultura.

Questão Geografia31

Gabarito: A

Comentários:

Mesmo sem apresentar a questão formulada, só pelas soluções apontadas nas respostas dos empresários en-trevistados, dispostas no infográfico, fica claro que o pro-blema em questão é o da carência de mão de obra qua-lificada para atuar no setor da construção civil no Brasil.

13Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

O teor das propostas também deixa implícita a ideia de que essa situação decorre da modernização das técnicas e equipamentos utilizados no setor, para a qual os traba-lhadores disponíveis possuem pouca qualificação. Está, portanto, correta a alternativa A, que apresentou essa interpretação. As demais apontam situações que não correspondem à realidade ou interpretações incorretas das informações apresentadas. Na alternativa B, sugere--se que o problema central seria a evasão de mão de obra brasileira para o estrangeiro, sendo que não há ne-nhum indício dessa situação no suporte. A alternativa C apresenta uma informação verdadeira – de que o custo da mão de obra aumentou no Brasil, o que está, de fato, associado ao processo lento, mas importante, que vem ocorrendo, de maior escolarização da classe trabalha-dora; no entanto, ao associar essa questão ao problema enfrentado pelo setor da construção civil, a alternativa aponta para a falta de grandes contingentes de mão de obra barata, sendo que o suporte evidencia que o pro-blema se refere à mão de obra especializada. A alterna-tiva D está incorreta pelo exagero da informação, já que aponta incorretamente a “inexistência” de universidades que formem mão de obra qualificada para o setor no Brasil. Certamente há carência de mais cursos, mas não a inexistência deles, como foi dito. Finalmente, a alter-nativa E aponta uma situação que, além de fictícia, não corresponde às informações apresentadas no suporte, já que se discute a necessidade de mais mão de obra qualificada, e não de substituir integralmente o trabalho humano por máquinas no setor – o que, pelas técnicas atualmente empregadas, é inviável.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 20 – Selecionar argumentos favorá-veis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

Questão História32

Gabarito: E

Comentários:

A cisão da Alemanha em duas nações durante a Guer-ra Fria foi resultado da rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética e do aumento de sua influência nos pa-íses europeus. A Alemanha recebeu investimentos vin-dos do Plano Marshal, impulsionando a União Soviética a impor um bloqueio terrestre à cidade de Berlim, que estava sob domínio soviético desde o final da Segunda Guerra Mundial. Os países capitalistas, então, passaram a abastecer a cidade via aérea. As tensões resultaram na ci-são do território alemão e na criação de dois Estados, em 1949: a República Federal da Alemanha, de influência capitalista, e a República Democrática Alemã, de orien-tação socialista. Pouco antes da separação, como retrata a fotografia, era possível vislumbrar medidas que busca-vam separar as áreas de influência. Depois da separação, via-se, na cidade de Berlim, um intenso fluxo migratório de alemães da parte oriental para a ocidental, o que ge-rou no governo da Alemanha Oriental a necessidade de iniciar a construção de um muro, em 1961, separando concretamente os dois lados da cidade.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 7 – Identificar os significados histó-rico-geográficos das relações de poder entre as nações.

Questão Geografia33

Gabarito: C

Comentários:

A ClT, introduzida no Brasil por Getúlio Vargas, represen-ta até hoje a principal lei que protege os trabalhadores brasileiros, regulamentando as condições de trabalho e assegurando seus direitos trabalhistas. A charge iro-niza, criticamente, que o projeto de “reforma” que vem sendo discutido no Congresso Nacional representaria, na verdade, uma verdadeira implosão da ClT – ou seja: os trabalhadores deixariam de ter alguns de seus prin-cipais direitos historicamente adquiridos. Esse tema é comumente retratado, no mercado de trabalho, como

14 3a. série – Volume 2

Simulado ENEM 2014

um processo de flexibilização de leis – sendo cercado de grande polêmica, especialmente num cenário glo-bal de transformações nas formas produtivas e alto nível de desemprego estrutural, o que fragiliza a posição dos trabalhadores. Está, portanto, correta a alternativa C, que trata corretamente da interpretação da charge e respon-de adequadamente ao comando. As demais alternativas trazem dados ou interpretações incorretas. Na alternativa A, especula-se incorretamente que o cenário traria mais poder aos trabalhadores diante das empresas, quando na realidade ocorre exatamente o oposto. Na alternativa B, trata-se da interferência política no mercado de tra-balho como algo inédito, sendo que os debates nessa área sempre envolveram a classe política – afinal trata--se da discussão sobre leis trabalhistas. Na alternativa D aponta-se que as empresas não estariam cumprindo as leis vigentes, sendo que não há qualquer indicativo des-sa situação no enunciado, e que a reforma em debate se-ria motivada para dar maior proteção aos trabalhadores, sendo que a crítica da charge aponta exatamente para o oposto. Finalmente, a alternativa E apresenta um po-sicionamento definitivo sobre o tema, expresso quando diz “reformas imprescindíveis ao desenvolvimento”, des-considerando que tal afirmação é relativa e que o tema gera muita polêmica.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 22 – Analisar as lutas sociais e con-quistas obtidas no que se refere às mudanças nas legis-lações ou nas políticas públicas.

Questão História34

Gabarito: E

Comentários:

O impacto causado pelo envolvimento de uma nação num conflito militar de longa duração atinge frontal-mente a economia local, já que parte de sua produção de gêneros de primeira necessidade é destinada ao

abastecimento das tropas, bem como ocorre sensível diminuição da mão de obra envolvida nessa produção, pois foi redirecionada para a guerra, seja no conflito em si, seja na produção especializada para atender às suas necessidades, como é o caso da produção industrial béli-ca. Esses fatores, somados à própria destruição de lavou-ras e fábricas, provocam a necessidade de se racionarem produtos durante o conflito, o que piora a qualidade de vida de toda a sociedade. Na foto, um comerciante ten-ta atrair seus clientes informando que apenas três dos produtos que vende estão racionados, o que demonstra a presença regular da recessão na economia dos países envolvidos na Segunda Guerra Mundial.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e eco-nômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Questão Filosofia35

Gabarito: C

Comentários:

O argumento exposto no suporte de texto é de mode-lo modus ponens, qual seja: a primeira premissa faz uma pressuposição; a segunda premissa nega o antecedente; Então, a consequência lógica só pode ser a afirmação do consequente. No presente caso, existe a suposição de que, se não existe o fator acaso no xadrez, então só pode ser um jogo de habilidade. Como a segunda premissa nega a existência do fator acaso no xadrez, então ele só pode ser um jogo de pura habilidade, como exposto na alternativa C.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspec-tos da cultura.

15Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

Questão Sociologia36

Gabarito: C

Comentários:

A liberalização econômica promovida pelos governos Thatcher e Reagan são marcos da globalização econô-mica porque, na prática, ela significava o arrefecimento da atuação do Estado na economia por meio da priva-tização de empresas estatais e da desregulamentação trabalhista e alfandegária que gerou uma internacionali-zação das redes de produção e consumo. Portanto, o ga-barito do item é a alternativa C. Para descartar as outras opções de resposta, o aluno deve perceber que as alter-nativas A, B, D e E apresentam afirmativas que significam um aumento da atuação do Estado na economia, que é uma lógica contrária à da globalização econômica con-temporânea. Gastar com serviços públicos, como saúde e educação (opção A), assim como previdência e assis-tência sociais (opção D) implicam maiores custos para o Estado. Incentivar os direitos trabalhistas e os encargos econômicos que geram para os contratantes (opção B) e aumentar impostos de importação e exportação (opção E) dificultam a livre atuação das empresas na produção e no consumo internacionais.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos popu-lacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

Questão História37

Gabarito: E

Comentários:

O Plano Marshal, lançado pelo secretário de Estado do governo do presidente estadunidense Harry Truman, foi um programa de recuperação dos países europeus participantes da Segunda Guerra Mundial, que tiveram sua economia devastada em função do conflito. Tal

auxílio não era meramente altruísta, já que a recupera-ção econômica desses países não apenas propiciaria o restabelecimento de seus mercados consumidores para os produtos de origem estadunidense, como ajudaria a promover o equilíbrio entre os países de orientação ca-pitalista da Europa Ocidental, pois colaboraria para evitar sua possível adesão ao comunismo.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implica-ções socioespaciais.

Questão Sociologia38

Gabarito: A

Comentários:

O foco do item é a percepção da importância da pu-blicidade para o capitalismo contemporâneo, como o texto de suporte claramente afirma. Ora, tal importância encontra-se em uma espécie de “venda simbólica casa-da”, isto é, a publicidade cria nas mentes e desejos dos consumidores a ideia de que, se esse ou aquele produto for adquirido, ganha-se também um estilo de vida e um reconhecimento social pelo porte de sua marca. Nesse sentido, pensemos em Apple, levi’s, Dior, lacoste, Nike, Harley Davidson, entre tantas outras marcas que ven-dem, junto com seus produtos, promessas de um jeito de viver a vida. Sendo assim, o gabarito do item é a al-ternativa A. Basta o aluno se lembrar de algumas expe-riências com o consumo, naquelas em que ele percebe que o objeto da propaganda é claramente mais boni-to, saboroso, útil e legal do que aquele que ele acabou de comprar, para perceber que a opção B está errada. A obviedade, por sua vez, faz com que as alternativas C e D sejam descartadas, uma vez que é claro que a publi-cidade não vai tentar praticar o capitalismo denuncian-do as mazelas que ele causa ou recomendando ações não capitalistas. Finalmente, a opção de letra E, por mais que, em algumas propagandas televisivas, uma marca

16 3a. série – Volume 2

Simulado ENEM 2014

brinque com a outra, apresenta uma forma de conduta que é certamente – e ironicamente – vista como antié-tica no mercado. Por isso, ela não se realiza e, portanto, essa opção de resposta está, também, errada.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.

Questão Geografia39

Gabarito: E

Comentários:

Dentre os diversos novos eixos de transportes que vêm garantindo melhor interligação entre os países sul-ame-ricanos, destaca-se a rodovia Transoceânica. Seu traçado foi idealizado para, entre outras prioridades, estabelecer a possibilidade de interligação com a hidrovia Madeira-Ma-moré, tendo como principal ponto de interseção a cidade de Porto Velho, e que, em pleno funcionamento, garanti-rá o escoamento de mercadorias pela foz do Amazonas, encurtando expressivamente o caminho percorrido até mercados consumidores do Atlântico Norte. Está correta, dessa forma, a alternativa E. Não há uma linha hidroviária em operação entre Rio Branco e Belém, como afirmado na alternativa A. Já as alternativas B e C apontam rios situados na Região Norte, que até apresentam trechos com nave-gabilidade, mas que estão localizados distantes do traçado da rodovia apontada e não constituem importantes siste-mas hidroviários em operação, conforme mencionado no comando da questão. Finalmente, a alternativa D cita o Rio São Francisco, que nem se situa na Região Norte do Brasil.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implica-ções socioespaciais.

Questão Filosofia40

Gabarito: B

Comentários:

O argumento do suporte de texto tem praticamente a mesma estrutura da questão anterior. Porém, o que o tor-na inválido/falacioso é justamente a segunda premissa. Em um argumento de modus ponens, na negação do an-tecedente, a conclusão só pode ser a afirmação do con-sequente, como visto no gabarito da questão anterior. No caso dessa questão, há a afirmação do consequente da primeira premissa. A questão é que, da afirmação do consequente, não há como se seguir a conclusão expos-ta no silogismo, a saber, de que o correio está atrasado porque as estradas estão congeladas. Pode haver outros fatores dos quais se siga a afirmação de que o correio está atrasado, como exposto na alternativa B.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspec-tos da cultura.

Questão Geografia41

Gabarito: D

Comentários:

O mapa apresenta informações sobre a quantidade média de linhas de telefonia celular por habitante em cada Unidade da Federação. Em nível nacional, o total de linhas supera a população brasileira. Nas Unidades da Federação, a única a apresentar, em 2012, média inferior a uma por habitante foi o Maranhão – o que já invalida a afirmativa E. A alternativa A interpreta incorretamen-te as informações do mapa, pois o fato de haver mais linhas não significa que cada brasileiro possua um celu-lar, já que a concentração não é revelada pelo mapa. A alternativa B aponta uma disparidade que não se verifi-ca na prática, visto que, observando-se as Unidades da Federação que compõem as Regiões Brasileiras caso a caso, percebe-se que a tendência de haver mais de um

17Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

celular por habitante ocorre em quase todos os estados – alguns um pouco mais do que outros, é verdade, mas sem caracterizar as “evidentes disparidades” apontadas no texto da alternativa. Mesmo que o aluno se desse ao trabalho de somar os dados de cada UF e estabelecer uma nova média por região, isso não se evidenciaria. Por sua vez, a alternativa C apresenta um equívoco comum na interpretação das densidades apresentadas no mapa, associando-as incorretamente ao tamanho do território, sendo que a densidade apresentada é a do número de linhas por habitante, e não pela área. Está, portanto, cor-reta a afirmativa D, que interpreta adequadamente os dados do mapa apresentado como suporte.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 6 – Interpretar diferentes represen-tações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Questão Geografia42

Gabarito: D

Comentários:

A descrição presente no comando da questão reúne ca-racterísticas de um tecnopolo – o que se confirma pelo fato de as duas cidades citadas serem os mais destaca-dos tecnopolos japoneses. A alternativa correta é, por-tanto, a letra D. Os demais conceitos referem-se a outros fenômenos, sem relação com as características apre-sentadas. A alternativa A cita as megacidades, que são centros urbanos que reúnem uma população superior a dez milhões de habitantes, independentemente de sua condição ou não de abrigarem empresas de alta tecno-logia. As “economias de aglomeração”, citadas na alter-nativa B, são espaços de grande concentração industrial, mas não necessariamente associados à alta tecnologia. O conceito de “cidades globais”, apresentado na alterna-tiva C, aplica-se ao papel desempenhado pela cidade na hierarquia da rede urbana mundial, também não tendo relação direta com a presença de indústrias de alta tec-

nologia e centros formadores de mão de obra qualifi-cada, como dito no comando. Finalmente, a alternativa E também está incorreta por referir-se à “macrocefalia urbana”, que é um conceito utilizado para identificar o crescimento desordenado de centros urbanos, não ten-do qualquer relação com o conceito de tecnopolos.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 19 – Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias for-mas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.

Questão História43

Gabarito: D

Comentários:

A Guerra do Vietnã foi um desdobramento da política de combate à expansão do socialismo nas nações orientais, de modo a conter um possível efeito multiplicador na região. Durante a guerra, os Estados Unidos usaram as bombas napalm que, carregadas com o agente laranja, tinham o objetivo de destruir a colheita local para evi-tar o abastecimento de alimentos aos inimigos, bem como de acabar com a cobertura vegetal que servia de camuflagem contra as tropas estadunidenses. As conse-quências ambientais foram enormes e duradouras, pois o agente laranja é um produto químico muito tóxico, de difícil degradação, o que permitiu sua permanência na cadeia alimentar local durante muito tempo, invia-bilizando o plantio nas regiões atingidas e provocando centenas de mortes por contaminação.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 28 – Relacionar o uso das tecno-logias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

18 3a. série – Volume 2

Simulado ENEM 2014

Questão História44

Gabarito: D

Comentários:

As fotografias retratam as manifestações estudantis na década de 60 contra a segregação racial institucionalizada, que impedia ou limitava o uso de espaços públicos por parte de afrodescendentes, especialmente em estados do Sul dos Estados Unidos. Um dos alvos dos protestos foram as lanchonetes no centro da cidade, que sofreram boicotes ou os estudantes afrodescendentes nelas entravam e não saíam até que fossem atendidos. Apesar de terem sido alvo de violência por parte de arruaceiros racistas, a polícia não os protegeu mesmo não tendo reagido à violência contra eles praticada, senão prendeu cerca de 80 estudantes que participaram dos protestos. O movimento se espalhou para várias cidades que praticavam o mesmo ato segregacionista e mais de 2 000 pessoas foram presas até que o Estado permitisse a frequência de afrodescendentes em restaurantes dos centros das cidades.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 22 – Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.

Questão Sociologia45

Gabarito: E

Comentários:

A obsolescência planejada (OP) receita um limite de tempo para o uso de um produto que, como o texto de suporte esclarece, não está orientado pela ação da natureza ou pelo desgaste normal. Trata-se, simplesmente, de programar o descarte e a substituição constantes dos produtos no capitalismo. Portanto, a OP contribui com o crescimento da produção por acelerar o ritmo de consumo, como o gabarito do item, a alternativa E, afirma. Assim, a opção A está errada porque a OP atende as necessidades das grandes empresas e governos, e não dos consumidores. Sua prática faz com que muito mais resíduos sejam descartados, diferentemente do que a alternativa B indica, já que os produtos serão substituídos muito mais rapidamente. Portanto, é uma prática que coloca em risco a sustentabilidade da pro-dução, já que o consumo de matérias-primas é muito mais acelerado em razão da OP, e não uma forma de contribuir com ela, como a opção C erroneamente afirma. E, finalmente, uma troca constante e rápida dos produtos no mercado demanda mais inovações tecnológicas. A OP preconiza que é preciso substituir os atuais celulares por outros mais rápidos, leves e funcionais, por exemplo. Desse modo, ela agiliza os desenvolvimentos técnicos e científicos, e não os estagna, como a alternativa D apresenta.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de pro-dução, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

19Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

Anotações

20 3a. série – Volume 2

Simulado ENEM 2014

Anotações

21Ciências Humanas e suas Tecnologias

Simulado ENEM 2014

Anotações

22 3a. série – Volume 2

Simulado ENEM 2014

Anotações

CARTÃO-RESPOSTA

SIMULADO ENEM 2014 – 3a. SÉRIE – VOLUME 2

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Nome da Escola: _______________________________________________________________

Aluno(a): _____________________________________________________________________

Série: ______________________ Turma: ___________________________________

Data: ______________________ Assinatura: ________________________________

1A

E

C

B

D

24A

E

C

B

D

13A

E

C

B

D

36A

E

C

B

D

2A

E

C

B

D

25A

E

C

B

D

14A

E

C

B

D

37A

E

C

B

D

3A

E

C

B

D

26A

E

C

B

D

15A

E

C

B

D

38A

E

C

B

D

4A

E

C

B

D

27A

E

C

B

D

16A

E

C

B

D

39A

E

C

B

D

5A

E

C

B

D

28A

E

C

B

D

17A

E

C

B

D

40A

E

C

B

D

6A

E

C

B

D

29A

E

C

B

D

18A

E

C

B

D

41A

E

C

B

D

7A

E

C

B

D

30A

E

C

B

D

19A

E

C

B

D

42A

E

C

B

D

9A

E

C

B

D

32A

E

C

B

D

21A

E

C

B

D

44A

E

C

B

D

23A

E

C

B

D

45A

E

C

B

D

11A

E

C

B

D

34A

E

C

B

D

8A

E

C

B

D

31A

E

C

B

D

20A

E

C

B

D

43A

E

C

B

D

22A

E

C

B

D

10A

E

C

B

D

33A

E

C

B

D

12A

E

C

B

D

35A

E

C

B

D

GABARITO

2000.56898