simulado ousadia enem 2011

12
Universidade Federal do Rio Grande Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEXC Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior - PAIETS Instituto Estadual de Educação São José INSTRUÇÕES : a) Leia atentamente as questões; a interpretação faz parte da prova. b) marque apenas uma das alternativas (apenas uma deve ser marcada). c) faça as questões junto a prova e repasse para as folhas de entrega. d) coloque seu nome na grade de respostas sem rasuras, pois estas anularão a questão. Nome:_____________________________

Upload: lic-marcelo-gomes

Post on 20-Aug-2015

2.954 views

Category:

Education


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Simulado ousadia enem 2011

Universidade Federal do Rio Grande Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEXC

Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior - PAIETS Instituto Estadual de Educação São José

INSTRUÇÕES: a) Leia atentamente as questões; a interpretação fa z parte da prova. b) marque apenas uma das alternativas (apenas uma d eve ser marcada). c) faça as questões junto a prova e repasse para as folhas de entrega. d) coloque seu nome na grade de respostas sem rasur as, pois estas anularão a questão.

Nome:_____________________________

Page 2: Simulado ousadia enem 2011

TEMA PARA REDAÇÃO

O NOVO CÓDIGO FLORESTAL

O Código Florestal é a legislação que estipula regras para a preservação ambiental em propriedades rurais.

Define o quanto deve ser preservado pelos produtores. Entre outras regras, prevê dois mecanismos de proteção ao

meio ambiente. O primeiro são as chamadas áreas de preservação permanente (APPs), locais como margens de rios,

topos de morros e encostas, que são considerados frágeis e devem ter a vegetação original protegida. Há ainda a re-

serva legal, área de mata nativa que não pode ser desmatada dentro das propriedades rurais.

A Favor do Novo Código Florestal Os principais defensores do Novo Código Florestal Brasileiro são compostos pelos Ruralistas e também pelos Fazendeiros de um modo geral. Os Ruralistas, Deputados que por sinal em grande parte são também Fazendeiros, são aqueles que estão na Câmara dos Deputados e Senado para defender os interesses dos Produ-tores Rurais. Representando um dos principais setores da Economia do Brasil, a Agricultura , os Ruralistas são a favor do novo Código Florestal pois ele vai liberar novas áreas para plantar. Eles se apoiam no fator que o Código Florestal Brasileiro é um dos mais rígidos do mundo ( e realmente é ) e que uma flexibilização traria muitos benefícios econômicos e sociais, tais como maiores lucros e produção de mais comida.

Neutros em Relação ao Novo Código Florestal Os Cientistas, profissionais de Engenharia Florestal e também o Governo formam o chamado Grupo Neutro em relação ao Novo Código Florestal. Estes setores afirmam que há tanto positivos quanto negativos no código florestal e que para se chegar a uma solução definitiva vai ser necessário discutir um pouco mais.

Contra o Novo Código Florestal Os principais opositores do Novo Código Florestal são os Ambientalistas e também uma boa parte dos profissionais de Engenharia Ambiental. Estes profissionais afirmam que a nova proposta vai abrir caminho para que muita área verde seja destruida e também que a flexibilização das Leis Ambientais vai favorecer grandes Fazendeiros interessados somente em lucro. A questão dos pequenos produtores não precisarem mais de manter uma reserva legal, por exemplo, vai fazer que muitos deles, movidos pela ganância acabem destruindo toda a área verde de suas propriedades, causando um forte desequilíbrio. Os ambientalistas afirmam que apesar do Código Florestal Brasileiro ser rígido ele é adequado a nossa realidade já que o Brasil tem amplas reservas naturais e também uma grande biodiversidade. FONTE: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/atualidades/codigo-florestal-brasileiro/ Com base na leitura dos seguintes textos motivadores, e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portu-guesa sobre o tema, o novo código florestal, apresentando teu posicionamento crítico referente a questão proposta, em no mínimo 8 linhas e no máximo 35.

SIMULADO ENEM 2011

Page 3: Simulado ousadia enem 2011

SIMULADO ENEM 2011 Linguagens, Códigos e suas tecnologias

Texto 1

O Bicho Vi ontem um bicho Na imundice do pátio Catando comida entre os detritos Quando achava alguma coisa Não examinava nem cheirava Engolia com voracidade O bicho não era um cão Não era um gato Não era um rato O bicho, meu Deus, era um homem. (Manuel Bandeira) 1 - O texto de Manuel Bandeira retrata: A) o cotidiano degradante do homem que atingiu o ápice da mi-séria. B) uma situação momentânea pela qual passa um indivíduo, em particular. C) a realidade da população mundial, visto que o custo de vida está muito elevado. D) a atitude do homem que desesperado busca em Deus uma solução. E) a vida dura de um catador de lixo, que esporadicamente se alimenta do mesmo, enquanto trabalha. 2 - As palavras usadas no primeiro verso do poema são respecti-vamente: A) substantivo, verbo, numeral e advérbio B) verbo, advérbio, artigo e substantivo C) verbo, substantivo, pronome e adjetivo D) advérbio, preposição, artigo e substantivo E) artigo, advérbio, numeral e substantivo

TEXTO 2

Soneto Já da morte o palor me cobre o rosto, Nos lábios meus o alento desfalece, Surda agonia o coração fenece, E devora meu ser mortal desgosto! Do leito embalde no macio encosto Tento o sono reter!... já esmorece O corpo exausto que o repouso esquece... Eis o estado em que a mágoa me tem posto! O adeus, o teu adeus, minha saudade, Fazem que insano do viver me prive E tenha os olhos meus na escuridade. Dá-me a esperança com que o ser mantive! Volve ao amante os olhos por piedade, Olhos por quem viveu quem já não vive! AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.

3 - [ENEM 2010] O núcleo temático do soneto (TEXTO 2) é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é: A) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte. B) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda. C) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade. D) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa. E) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.

TEXTO 3

4 - Considerando o TEXTO 3 e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que: A) A criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua concepção de forma coletiva.

B) O cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e construído pelo cenógrafo de modo autônomo e indepen-dente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores.

C) O texto cênico pode originar-se dos mais variados gê-neros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros.

D) O corpo do ator na cena tem pouca importância na co-municação teatral , visto que o mais importante é a expres-são verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetó-ria do teatro até os dias atuais.

E) A iluminação e o som de um espetáculo cênico indepen-dem do processo de produção/recepção do espetáculo teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes,

Page 4: Simulado ousadia enem 2011

SIMULADO ENEM 2011 Linguagens, Códigos e suas tecnologias

5 - [ENEM 2010] A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações. (DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.) Predomina no texto a função da linguagem: A) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia. B) fática, porque o texto testa o funcionamento do anal de comu-nicação. C) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem. D) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor. E) referencial, porque o texto trata de noções e informações con-ceituais.

TEXTO 4

A língua é uma arma carregada John Robert Schmitz

Quem nasce "dentro" de um dado idioma - isto é, quem adquire uma língua no berço e na presença de parentes e depois aprende as primeiras letras na escola - não passa pelo mesmo processo vivenciado por quem começa a estudar línguas depois da puber-dade. Norte-americano, cursei a língua espanhola na adolescência e, já na vida de adulto, iniciei o estudo formal do português. Lembro-me de que, nas aulas de português nos EUA, aprendi a falar "Maria, eu a conheço" e "Pedro? Não o vi hoje". No Brasil, ouvi outro uso: "Não conheço ela" e "Não vi ele hoje". No início, usei a forma aprendida na escola até ter mais dados a respeito dos usos dos pronomes. Adquirir uma língua estrangeira é um desafi-o. Os brasileiros são pacientes e benevolentes com a produção oral e escrita de estrangeiros que vivem no Brasil. Nem sempre há a mesma paciência entre brasileiros. Alguns, nem todos, tendem a debochar dos cidadãos que dizem "seje" ou "nóis vai" e assim demonstram preconceito contra os que foram obrigados a traba-lhar desde cedo na vida sem poder ter acesso à escola e aos li-vros. Revista Língua Portuguesa. N° 66, ano 5, abr.2011 (fragmento)

6 - Dentre as informações veiculadas no fragmento do texto de Schmitz, podemos assegurar que o autor a-borda a questão:

A) da superioridade do idioma espanhol sobre as ou-tras línguas. B) da boa capacidade dos brasileiros em aceitar aque-les que falam “errado”. C) da importância de dominarmos outra língua, além da materna. D) do ensino do Português aos norte-americanos. E) das dificuldades na aquisição de uma língua estran-geira.

TEXTO 5

El desbalance entre oferta y demanda de profesionales se debe a la masificación de las carreras tradicionales. Para la mayoría de profesionales que salen de las universidades les es difícil encontrar trabajo. Cuando se habla de desempleo o subempleo ya no sólo se debe pensar en aquellos hombres y mujeres con escasa educación y sin oficio definido. Hoy tam-bién cuando se habla de la falta de fuentes de trabajo se debe pensar en aquel estudiante que sale de la uni-versidad y le es difícil conseguir un trabajo, o quizás, en el profesional de edad madura con un buen curricu-lun que de repente se ha quedado sin el sustento para su hogar. El desempleo alcanza el 10% de la población económicamente activa: tres millones (el 8,5% de pro-fesionales están desocupados), cifra que a simple vista no alarmaría a nadie si se compara con las de otros países, como Argentina que es del 18%, o las de algu-nas naciones de Europa como España que llega al 20% de la población. La diferencia radica que en paí-ses más desarrollados hay subsidios de desempleo, mientas que en el Ecuador el panorama resulta desola-dor, ya que el Fondo de Cesantía del IESS, que cubre a un porcentaje reducido de la población trabajadora, 28% (1991), es poco utilizado debido a lo engorroso que resultan los trámites.

Page 5: Simulado ousadia enem 2011

SIMULADO ENEM 2011 Linguagens, Códigos e suas tecnologias

TEXTO 6

De acordo com o texto 6, responda: 10 - Embora o homem pesque com freqüência, ele: A) só pega botas velhas e lixo. B) sempre pega lixo. C) nunca pega coisa alguma. D) às vezes pega um peixe. E) nenhuma das anteriores. 11 - Depois de passar manhãs inteiras no rio, ele vai para casa: A) com a sacola quase cheia. B) com as botas velhas que pegou. C) com o lixo que pegou. D) com a sacola vazia. E) nenhuma das anteriores. 12 - Os amigos dele costumam dizer que: A) um dia ele será um bom pescador. B) ele deve continuar tentando. C) ele tem que desistir de pescar. D) ele precisa se esforçar mais. E) nenhuma das anteriores. 13 - De fato, o homem só está interessado em: A) fugir do barulho da cidade. B) passar o dia no barco para ler. C) poder fumar em paz. D) passar o dia no barco sem fazer nada. E) nenhuma das anteriores.

7 - Considerando las estrategias comunicativas que predominan, se puede decir que el texto es A) Narrativo. B) Técnico. C) Dissertativo. D) Dialogado. E) Descriptivo. 8 - Observe el Fragmento del texto: “(…) hombres y mujeres, hay una conjunción. Según la misma idea ya regla marca la opción que no puede ser rellenada con Y: A) Juan ______ Carmen están en la escuela. B) Agua ______ hielo para los días calientes. C) Hijo _______ padre salieron de viaje D) Marcia _____ yo estudiamos para la puebla. E) Padre ______ hijo se parecen mucho. 9 - De acordo com o texto 5, é correto afirmar: A) Que os profissionais formados em universidades não possuem nenhum tipo de dificuldade para ingres-sar no mercado de trabalho. B) Que o desemprego atinge aos trabalhadores de bai-xa escolaridade e sem profissão definida e aos estu-dantes universitários. C) Conforme o texto o índice de desemprego na Ar-gentina é maior do que o índice da Espana. D) Que em relação ao desemprego se pode afirmar que ele ocorre somente às pessoas com baixa escolari-dade e não possuidoras de uma profissão definida. E) Que os profissionais maduros ao saírem das univer-sidades possuem trabalho garantido para que possam sustentar seu lar.

Page 6: Simulado ousadia enem 2011

14 - (ENEM 2009) Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na Á-frica, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salva-ria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de a-companhamento médico. TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado). Uma vacina eficiente contra o HIV deveria: A) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral. B) ser capaz de alterar o genoma do organismo porta-dor, induzindo a síntese de enzimas protetoras. C) produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano. D) ser amplamente aplicada em animais, visto que es-ses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos. E) estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva. 15 – (ENEM) A sequência abaixo indica de maneira simplificada os passos seguidos por um grupo de cien-tistas para a clonagem de uma vaca: I – Retirou-se um óvulo da vaca Z. O núcleo foi des-prezado, obtendo-se um óvulo anucleado. II – Retirou-se uma célula da glândula mamaria da vaca W. O núcleo foi isolado e conservado, despre-zando-se o resto da célula. III – O núcleo da célula da glândula mamaria foi intro-duzido no ovulo anucleado. A célula reconstituída foi estimulada para entrar em divisão. IV – Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceira vaca, Y, mãe de aluguel. O embrião se desenvolveu e deu origem ao clone. Considerando que os animais Z, W e Y não tem pa-rentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as características genéticas da(s) vaca(s): A) Z, apenas. B) W, apenas. C) Y, apenas. D) Z e W apenas. E) Z,W e Y. 16 – (ENEM 2009) Para que todos os órgãos do corpo

humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36 ºC e 37 ºC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercícios físicos, u-ma série de mecanismos fisiológicos é acionada. Pode-se citar como o principal responsável pela manuten-ção da temperatura corporal humana o sistema: A) digestório, pois produz enzimas que atuam na que-bra de alimentos calóricos. B) imunológico, pois suas células agem no sangue, diminuindo a condução do calor. C) nervoso, pois promove a sudorese, que permite per-da de calor por meio da evaporação da água. D) reprodutor, pois secreta hormônios que alteram a temperatura, principalmente durante a menopausa. E) endócrino, pois fabrica anticorpos que, por sua vez, atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos.

17 - O Ciclo da Água é fundamental para a Preserva-ção da Vida no Planeta. As condições climáticas da terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações e fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mu-danças a água ou umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor su-ficiente algumas das moléculas do liquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmos-fera. A Transformação mencionada no Texto é: A) Fusão B) Liquefação C) Solidificação D) Evaporação E) Condensação 18 - Análise os Átomos Abaixo e Suas Semelhanças e responda ISÓTOPO do 20 Ca 41 X é ISÓTONO do 19 K 41 Qual o número de prótons de X e a relação existente entre o Ca e o K ? A) 20 Prótons; são Isoeletronicos B) 41 Prótons; são isóbaros C) 19 Prótons; são Isótopos D) 20 prótons; são isótonos E) 20 prótons; são isóbaros

19 - ( FURG 1997) Niels Bohr, em 1993 associou o espectro de emissão dos elementos com a eletrosfera de seus átomos. As experiências com espectros de emissão dos átomos forneceram subsídio para a pro-posição de seu modelo atômico. Em relação ao mode-

Ciências da Natureza e suas tecnologias

Page 7: Simulado ousadia enem 2011

A) A pressão arterial indica a força que uma artéria faz sobre o coração. B) A pressão arterial medida pelo manguito será igual a pressão cardíaca quando o manguito estiver a altura do coração. C) A pressão arterial medida pelo manguito será a mesma do coração quando este estiver 20cm acima do nível do manguito. D) A pressão arterial será igual a pressão exercida pe-lo manguito quando o sangue Pará de fluir, mas isto levará o paciente a morte. E) A pressão arterial é a pressão sistólica e a pressão das veias é a diastólica. 21 – Pesquisadores americanos criaram uma árvore artificial capaz de transformar CO2 (dióxido de carbo-no ou gás carbônico) em oxigênio. A idéia dos cientis-tas é compensar a crescente derrubada das árvores e o aumento na produção de dióxido de carbono para aju-dar a equilibrar a produção de oxigênio no mundo. Para tentar resolver esse impasse, pesquisadores do Centro Lenfest de Energia Sustentável da Universida-de de Columbia, liderados por Klaus Lackner, criaram uma árvore artificial que deverá fazer o trabalho de uma de verdade. Projetada por Lackner, Mario Cace-res e Christian Canonico, do Influx Studio, a máqui-na absorve o CO2 do ar e emite oxigênio ao ambien-te. Batizada de projeto Boston Treepod Initiative, a árvo-re é parecida com o dragoeiro (Dracaena draco), que é nativo dos arquipélagos das ilhas Canárias, Ilha da Madeira e Açores. O dragoeiro foi escolhido como modelo por causa de seus amplos ramos e por su-a copa na forma de um guarda-chuva, capaz de supor-tar os enormes painéis solares que fornecem energia à arvore artificial. Depois de várias tentativas, os pesquisadores percebe-ram que as árvores não poderiam funcionar apenas à base de energia solar. Em vez de depender de plugues ou baterias, a fonte secundária escolhida foi a energia cinética das pessoas. As árvores de mentira vão ga-nhar redes e gangorras que vão fornecer, por meio do balanço, energia para acionar os dispositivos.

[fonte:http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/ em 11/07/2011]

Sabendo que a fotossíntese é o processo onde a ener-gia radiante luminosa é transformada e armazenada na forma química em um ser vegetal e considerando o texto acima, indique a alternativa correta:

co de Bohr, assinale a alternativa correta: A) Ao liberar energia , o elétron “salta” para orbitas mais afastadas do núcleo. B) O espectro de raias e devido ao movimento dos prótons do núcleo. C) Ao saltar para um nível mais interno, o elétron e-mite ondas eletromagnéticas (luz). D) Os elétrons podem ocupar qualquer posição ao re-dor do núcleo do átomo. E) Os “saltos” dos elétrons num átomo produzem um espectro continuo ( luz Visivel) 20 - A pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, depende da força da contração do cora-ção, da quantidade de sangue e da resistência das pare-des dos vasos e é chamada Pressão Arterial. O ponto mais alto da pressão nas artérias é chamado de pressão sistólica. O ponto mais baixo, ou a pressão que está sempre presente sobre as paredes arteriais é chamada de pressão diastólica. O instrumento utilizado para medir a pressão arterial é o esfigmomanômetro, popularmente conhecido por manguito. Os tipos mais usados de esfigmomanômetro são os de coluna de mercúrio e o de ponteiro (aneróide), possuindo ambos um manguito inflável. Este Manguito é colocado em torno do braço do paci-ente e quando a pressão exercida pelo manguito iguala-se a pressão do sangue na artéria, este é “estancado”, parando de fluir. O estetoscópio é o instrumento que amplifica os sons e os transmite até os ouvidos do o-perador.

A série de sons que o operador ouve, ao verificar a pressão sangüínea, são chamados de sons de Korot-koff. O primeiro som claro, quando o sangue flui, atra-vés da artéria comprimida, é a pressão sistólica. A pressão diastólica ocorre no ponto em que o som mu-da ou desaparece. [ fonte: http://www.eerp.usp.br/ope/manual.htm em 11007/2011] Considerando o texto acima e os conceitos sobre pres-são, indique a alternativa correta:

Ciências da Natureza e suas tecnologias

Page 8: Simulado ousadia enem 2011

A) as arvores artificiais irão gerar energia queimando oxigênio. B) as arvores artificiais irão produzir oxigênio a partir da água do mar. C) as árvores artificiais irão transformar a energia so-lar em energia química para liberação de oxigênio no ar e a retirada de dióxido de carbono em um processo chamado fotossíntese. D) as árvores artificiais irão transformar a energia me-cânica em energia química para liberação de oxigênio no ar e a retirada de dióxido de carbono. E) as árvores artificiais irão transformar a energia me-cânica e a energia radiante solar em energia química para liberação de oxigênio no ar e a retirada de dióxi-do de carbono. 22 - Os riscos que o crescimento demográfico repre-senta para a humanidade são diferenciados. Dependem dos interesses econômicos, do desenvolvimento social e das políticas internas que os diferentes países ado-tam para controlar a natalidade e a dimensão das famí-lias. Acerca dos riscos das diferentes formas de cresci-mento demográfico, e das intervenções dos governos para evitá-los, é possível afirmar, corretamente, que: A) as altas taxas de natalidade aliadas à redução da mortalidade ocasionam a explosão demográfica mani-festada, em especial, entre os países mais desenvolvi-dos. B) os baixos índices de natalidade, associados à eleva-da mortalidade decorrente do envelhecimento da po-pulação, ocasionam as implosões demográficas, típi-cas de países ricos. C) A redução da natalidade, motivada pelas políticas demográficas, em médio prazo leva à carência de mão-de-obra, ocasionando graves prejuízos à economia dos países onde ocorre. D) A atual redução do crescimento populacional em áreas marginais aos rios e mares decorre do risco de furacões, enchentes e inundações a que estas áreas es-tão sujeitas. E) A queda da mortalidade resulta da melhoria do pa-drão de vida das populações, mas ocasiona o cresci-mento demográfico que resulta em desemprego e défi-cit habitacional. 23 - Movimento político que defende a auto-organização baseada no consenso e na cooperação en-tre os mais diversos membros da sociedade, somando-se a isso a abolição do Estado, ou seja, do domínio político que se apóie no princípio dirigentes/dirigidos,

representantes/representados, o anarquismo desempe-nhou um papel importante na história dos movimentos sociais. Sobre esse movimento no Brasil, é correto a-firmar: A) Apesar da forte repressão desencadeada pelas auto-ridades policiais no governo Vargas, os anarquistas lograram criar seu próprio partido, denominado Alian-ça Libertadora Nacional. B) O anarquismo liderou o movimento estudantil entre 1964 e 1969, tendo sido reprimido pelos agentes de segurança do regime militar. C) Nos dias atuais, os anarquistas se aliam às corren-tes neoliberais, que também defendem a redução ou mesmo ausência dos aparelhos de Estado. D) Formado por imigrantes, o anarquismo defendia a ação direta, sendo responsável pela liderança das prin-cipais greves nas duas primeiras décadas do século XX, cujo objetivo era redução da jornada de trabalho e melhores condições de trabalho. E) Deslocando-se do meio urbano para o meio rural, os anarquistas aderiram às marchas contra o sistema capitalista, que mais tarde seriam denominadas de "Coluna Prestes".

24 - O Brasil é um continente extremamente extenso de Norte a Sul é cortado por dois paralelos de grande importância que irão influenciar diretamente na dinâ-mica climática do país. No sentido Sul → Norte quais são esses paralelos, respectivamente? A) Trópico de Câncer e Equador B) Equador e Trópico de Capricórnio C) Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio D) Círculo Polar Antártico e Equador E) Trópico de Capricórnio e Equador.

25 - O debate atual em torno dos biocombustíveis, co-mo o álcool de cana-de-açúcar e o biodiesel, inclui o efeito estufa. Tal efeito garante temperaturas adequa-das à vida na Terra, mas seu aumento indiscriminado é danoso. Com relação a esse aumento, os biocombustí-veis são alternativas preferíveis aos combustíveis fós-seis por quê: A) são renováveis e sua queima impede totalmente o aquecimento global. B) retiram da atmosfera o CO2 gerado em outras eras. C) contribuem para a diminuição da liberação de car-bono, presente nos combustíveis fósseis e são renová-veis. D) são combustíveis de maior octanagem e de meno-res taxas de liberação de carbono. E) abrem o mercado para o álcool, cuja produção di-minuiu o desmatamento, não contribuindo para o cres-cimento das monoculturas.

SIMULADO ENEM 2011 Ciências Humanas e suas tecnologias

Page 9: Simulado ousadia enem 2011

26 - Dentre os “movimentos sociais de base territori-al”, o Movimento dos Sem-Terra é um dos mais im-portantes nos dias de hoje, sendo sua atuação baseada na defesa de uma ampla reforma agrária, o que envol-ve a adoção das medidas a seguir, COM EXCEÇÃO de uma. Assinale-a. A) Acesso a mercados consumidores sem a excessiva intermediação dos atravessadores. B) Estabelecimento de políticas de crédito rural com-patíveis com os riscos das atividades agropecuárias C) Difusão de cultivos ecológica e economicamente sustentáveis entre os pequenos produtores. D) Implantação de fazendas de administração estatal de acordo com o modelo soviético. E) Estruturação de redes de armazéns e silos como proteção para as flutuações sazonais dos preços agrí-colas. 27 - A cara do Brasil é feita com todas as cores. A ri-quíssima fotografia étnica vem sendo revelada no de-correr do processo histórico que formou nosso povo. Quanto à composição étnica da população brasileira, pode-se afirmar: I. Em números absolutos houve uma diminuição da população indígena, desde o descobrimento até hoje, provocada pela morte em conflitos e pelas epidemias. II. Os brancos que compõem a população brasileira possuem, em sua maioria, origem européia; nesse con-junto, italianos e alemães formam os grupos mais nu-merosos na formação étnica do Brasil. III. A população brasileira passa por um processo de "embranquecimento" motivado pelos cruzamentos en-tre brancos e outras etnias, diminuindo progressiva-mente o número de negros e mestiços. Está (ão) falsa(s): A) apenas I; B) apenas II; C) apenas III; D) apenas I e III. E) apenas II e III;

28 - Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indí-gena e sua cultura. Ao acreditar nos viajantes e mis-sionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram: A) captura e a venda do índio para o trabalho nas mi-

nas de prata do Potosí. B) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos. C) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais. D) as missões jesuíticas do vale amazônico e a explo-ração do trabalho indígena na extração da borracha. E) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios. 29 - A sociedade colonial brasileira "herdou concep-ções clássicas e medievais de organização e hierarqui-a, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...) as distinções essenciais entre fi-dalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de índios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concreti-zar seus sonhos de nobreza. (...) Com índios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O genti-o transformou-se em um substituto do campesinato, um novo estado, que permitiu uma reorganização de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem abo-rígines e, mais tarde, os africanos, diferentes étnica, religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou opor-tunidades para novas distinções e hierarquias baseadas na cultura e na cor." (Stuart B. Schwartz, Segredos internos.) A partir do texto pode-se concluir que: A) a diferenciação clássica e medieval entre clero, no-breza e campesinato, existente na Europa, foi transfe-rida para o Brasil por intermédio de Portugal e se constituiu no elemento fundamental da sociedade bra-sileira colonial. B) a presença de índios e negros na sociedade brasilei-ra levou ao surgimento de instituições como a escravi-dão, completamente desconhecida da sociedade euro-péia nos séculos XV e XVI. C) os índios do Brasil, por serem em pequena quanti-dade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da so-ciedade colonial. D) a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros tendeu a dilu-ir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e ple-beus europeus na sociedade. E) a existência de uma realidade diferente no Brasil, como a escravidão em larga escala de negros, não alte-rou em nenhum aspecto as concepções medievais dos portugueses durante os séculos XVI e XVII.

SIMULADO ENEM 2011 Ciências Humanas e suas tecnologias

Page 10: Simulado ousadia enem 2011

30 - (ENEM 2009) Suponha que a etapa final de uma gincana escolar consista em um desafio de conheci-mentos. Cada equipe escolheria 10 alunos para reali-zar uma prova objetiva, e a pontuação da equipe seria dada pela mediana das notas obtidas pelos alunos. As provas valiam, no máximo, 10 pontos cada. Ao final, a vencedora foi a equipe Ômega, com 7,8 pontos, segui-da pela equipe Delta, com 7,6 pontos. Um dos alunos da equipe Gama, a qual ficou na terceira e última co-locação, não pôde comparecer, tendo recebido nota zero na prova. As notas obtidas pelos 10 alunos da equipe Gama foram 10; 6,5; 8; 10; 7; 6,5; 7; 8; 6; 0. Se o aluno da equipe Gama que faltou tivesse compareci-do, essa equipe: A) teria a pontuação igual a 6,5 se ele obtivesse nota 0. B) seria a vencedora se ele obtivesse nota 10. C) seria a segunda colocada se ele obtivesse nota 8. D) permaneceria na terceira posição, independente-mente da nota obtida pelo aluno. E) empataria com a equipe Ômega na primeira coloca-ção se o aluno obtivesse nota 9. 31 - (ENEM 2005) Analise o quadro acerca da distri-buição da miséria no mundo, nos anos de 1987 a 1998.

A leitura dos dados apresentados permite afirmar que, no período considerado: A) no sul da Ásia e na África Subsaariana está, pro-porcionalmente, a maior concentração da população miserável. B) registra-se um aumento generalizado da população pobre e miserável. C) na África Subsaariana, o percentual de população pobre foi crescente. D) em números absolutos a situação da Europa e da Ásia Central é a melhor dentre todas as regiões consi-deradas. E) o Oriente Médio e o Norte da África mantiveram o mesmo percentual de população miserável.

32 - (ENEM 2005) A escolaridade dos jogadores de futebol nos grandes centros é maior do que se imagi-na, como mostra a pesquisa abaixo, realizada com os jogadores profissionais dos quatro principais clubes de futebol do Rio de Janeiro.

De acordo com esses dados, o percentual dos jogado-res dos quatro clubes que concluíram o Ensino Médio é de aproximadamente: A) 14% B) 48% C) 54% D) 60% E) 68%

Matemática e suas tecnologias

Page 11: Simulado ousadia enem 2011

34 - (ENEM 2004) O excesso de veículos e os conges-tionamentos em grandes cidades são temas de fre-qüentes reportagens. Os meios de transporte utilizados e a forma como são ocupados têm reflexos nesses con-gestionamentos, além de problemas ambientais e eco-nômicos. No gráfico a seguir, podem-se observar va-lores médios do consumo de energia por passageiro e por quilômetro rodado, em diferentes meios de trans-porte, para veículos em duas condições de ocupação (número de passageiros): ocupação típica e ocupação máxima. Esses dados indicam que políticas de transporte urba-no devem também levar em conta que a maior eficiên-cia no uso de energia ocorre para os: A) ônibus, com ocupação típica. B) automóveis, com poucos passageiros. C) transportes coletivos, com ocupação máxima. D) automóveis, com ocupação máxima. E) trens, com poucos passageiros.

35 - (ENEM 2004) O jornal de uma pequena cidade publicou a seguinte notícia:

A análise da notícia permite concluir que a medida é oportuna. Mantido esse fluxo migratório e bem-sucedida a campanha os mananciais serão suficientes para abastecer a cidade até o final de: A) 2005 B) 2006 C) 2007 D) 2008 E) 2009

33 - (ENEM 2002) A tabela refere-se a um estudo rea-lizado entre 1994 e 1999 sobre violência sexual com pessoas do sexo feminino no Brasil. Levantamento dos casos de violência sexual por faixa etária

A partir dos dados da tabela e para o grupo feminino estudado, são feitas as seguintes afirmações: I. A mulher não é poupada da violência sexual domés-tica em nenhuma das faixas etárias indicadas. II. A maior parte das mulheres adultas é agredida por parentes consangüíneos. III. As adolescentes são vítimas de quase todos os ti-pos de agressores. IV. Os pais, biológicos, adotivos e padrastos, são autores de mais de dos casos de violência sexual envolvendo crianças. É verdadeiro apenas o que se afirma em: A) I e III. B) I e IV. C) II e IV. D) I, III e IV. E) II, III, IV.

3

1

Page 12: Simulado ousadia enem 2011

SIMULADO ENEM 2011 Ousadia Rascunho Grade de Respostas

SIMULADO ENEM 2011 Ousadia Nome: ____________________________________ Grade de Respostas

Questão A B C D E

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

Questão A B C D E

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35