34191298 simulado enem

29
Simulado Interdisciplinares - Química - Física - Português Matemática - Geografia - História - Inglês - Biologia S 01202 - 3.a Série - 27/03/2010

Upload: fernando-soares

Post on 24-Jul-2015

171 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 34191298 Simulado Enem

SimuladoInterdisciplinares - Química - Física - Português

Matemática - Geografia - História - Inglês - BiologiaS 01202 - 3.a Série - 27/03/2010

Page 2: 34191298 Simulado Enem

Instruções para o preenchimento da Folha de Respostas para provas tipo teste

A Folha de Respostas de provas tipo teste é normalmente interpretada por leituras ópticas que, deacordo com sua tecnologia, exigem determinados procedimentos quanto ao preenchimento.

Tenha sempre cuidado de ler as instruções e segui-las para evitar que a sua Folha de Respostas sejarejeitada.

Na leitora utilizada no Colégio Bandeirantes devem ser observados os seguintes procedimentos:

1. Preencha totalmente o círculo sem ultrapassar o contorno laranja.2. Utilize apenas lápis preto n.o 2.3. Não utilize caneta ou outro material qualquer para o preenchimento da Folha de Respostas.4. Não perfure ou rasure a Folha de Respostas.

A Folha de Repostas já está com os dados preenchidos: nome do aluno, disciplina, turma, n.o dechamada, data e código da prova. Verifique se as informações estão corretas e assine-a ao lado donome.

Índice

Interdisciplinares ............................................................................................................................1

Química............................................................................................................................................4

Física ................................................................................................................................................7

Português .......................................................................................................................................10

Matemática ....................................................................................................................................15

Geografia........................................................................................................................................17

História ...........................................................................................................................................20

Inglês ..............................................................................................................................................24

Biologia...........................................................................................................................................26

Page 3: 34191298 Simulado Enem

Interdisciplinares

01. (UFPARÁ-2010) Um dos fatores decisivos para avitória dos países Aliados na Segunda GuerraMundial foi a "quebra" do código secreto dosalemães pelos Estados Unidos. Cifrar e decifrarmensagens têm importância estratégica tantomilitar, quanto econômica, e é um trabalho que emgeral envolve muita matemática e computação.Uma das formas mais simples de se enviar umamensagem secreta é enviar uma expressãoaritmética que, após ter seu resultado decompostoem fatores primos, indique as letras (cada fatorprimo representa uma letra em uma tabelapré-definida) que compõem o texto da mensagem.

Considere a seguinte tabela de conversão de primospara letras:

2 3 5 7 11 13 17 19 23 29 31 37

A E I O U B C D F G H J

41 43 47 53 59 61 67 71 73 79 83

L M N P Q R S T V X Z

A expressão 202 + 5 . 11 pode representar apalavra BOI, pois

202 + 5 . 11 = 455 = 5 . 7 . 13 = I . O . B

e as letras I, O e B podem ser reordenadas de modoa formar a palavra BOI.

Baseado nessa tabela, a expressão aritmétrica

8 . 53 �10. 81 450

2�

pode representar a palavra

a. VAIb. RUAc. SIMd. BOMe. BEM

02. (UFABC) "Eu carrego um sertão dentro de mim, e omundo no qual vivo é também o sertão. Asaventuras não têm tempo, não têm princípio nemfim. E meus livros são aventuras, para mim são aminha maior aventura. Escrevendo,descubro sempreum novo pedaço do infinito. Vivo no infinito, omomento não conta".

João Guimarães Rosa

Guimarães Rosa identifica-se com o sertão, regiãode baixa pluviosidade, cujos vegetais possuem,como características adaptativas,

a. folhas com superfície reduzida, evitando grandeperda de água, cutícula delgada que permitetrocas gasosas e sistema radicular desenvolvido,facilitando a captação de água e nutrientes.

b. folhas largas com estômatos em criptas, quereduzem a incidência de raios luminosos, cutículaespessa, reduzindo a transpiração cuticular,caules suberosos, evitando os efeitos da elevadatemperatura.

c. folhas com estômatos na região ventral, evitandoa incidência de raios luminosos, compredominância de caules claros que refletem osraios luminosos, e raízes fasciculadas quediminuem a perda de água.

d. folhas com estômatos pequenos e em pequenonúmero, parênquima amilífero que supre asnecessidades energéticas e raízes compneumatóforos e grande pressão osmótica,facilitando absorção de água.

e. folhas transformadas em espinhos, reduzindo aperda de água por transpiração, parênquimaaquífero e raízes cobrindo grandes superfícies,que contribuem para armazenamento e absorçãode água.

03. (VUNESP-08)A proporção de pessoas infectadas porum vírus em uma determinada população é de 1%.O teste para verificar a ocorrência da infecção tem99% de precisão, isto é, se a pessoa estiverinfectada, o teste indica positivo em 99% das vezese negativo em 1%. Da mesma forma, se a pessoanão estiver infectada o teste indica negativo em99% das vezes e positivo em 1%. Qual aprobabilidade de um indivíduo escolhidoaleatoriamente nessa população estar infectado se oteste indicar positivo?

a. 55%b. 40%c. 45%d. 50%e. 60%

04. (FUVEST-2008) Considere o diálogo abaixo,extraído do texto "O sonho", de autoria do poeta edramaturgo sueco August Strindberg (1849-1912).

Inês: � És capaz de me dizer por que é que as florescrescem no estrume?

O Vidraceiro: � Crescem melhor assim porque têmhorror ao estrume. A ideia delas é afastarem-se, omais depressa possível, e aproximarem-se da luz, afim de desabrocharem... e morrerem.

1

5 . 7 . 13

Page 4: 34191298 Simulado Enem

O texto acima descreve, em linguagemfigurada, o crescimento das flores. Segundo oconceito de nutrição vegetal, é correto afirmar queo estrume

a. não está relacionado ao crescimento da planta, jáque a fotossíntese cumpre esse papel.

b. fornece alimentos prontos para o crescimento daplanta na ausência de luz, em substituição àfotossíntese.

c. contribui para o crescimento da planta, já queesta necessita obter seu alimento do solo, pornão conseguir produzir alimento próprio pormeio da fotossíntese.

d. é indispensável para a planta, já que fornecetodos os nutrientes necessários para o seucrescimento, com exceção dos nutrientesminerais, produzidos na fotossíntese.

e. fornece nutrientes essenciais aos processosmetabólicos da planta, tal como o dafotossíntese.

05. Observe este gráfico, em que está descrita avariação do nível da água de um rio que passa pelocentro de uma grande cidade em direção à periferiae zona rural, após um período de forte chuva:

A variação do nível da água desse rio pode explicar

a. a redução da incidência de leptospirose no centroda cidade, devido à diluição da urina de ratos.

b. a redução de moluscos transmissores deesquistossomose na zona rural, devido aoaumento da correnteza.

c. o aumento de casos de disenteria na periferia,devido ao nivelamento das águas de cisternascom as de fossas.

d. o aumento de casos de leishmaniose na zonarural, devido à formação de poças d'água, ondese desenvolve o mosquito vetor.

e. o aumento de casos de doença de Chagas devidoàs diluição das fezes do barbeiro.

06. O gás SO2 é um dos principais poluentesatmosféricos, sendo que sua presença na atmosferaresulta em danos à saúde dos seres vivos. Esse gás ésolúvel em água, podendo ser incorporado àsgotículas de água que formam as nuvens, formandoa substância H2SO3. Essa substância pode aindareagir com H2O2 na atmosfera, para formar ácidosulfúrico. Esse é um dos caminhos para a formaçãoda chuva ácida, sendo que a quantificação do ácidopode ser realizada pela reação com KOH, que geraK2SO4 e água.

A respeito desse gás e de seus efeitos atmosféricos,considere as afirmações a seguir:

I. As funções químicas relacionadas às substânciasde fórmula SO2, H2SO3, H2O2, KOH e K2SO4são, respectivamente óxido, ácido, peróxido,base e sal.

II. Na Europa Ocidental, duas áreas fortementegeradoras do gás SO2 na atmosfera são o Valedo Ruhr e a área conhecida como Benelux.

III. Na América Anglo-Saxônica, a região daspradarias é a mais atingida pela chuva ácida.

São corretos os itens

a. I, II e IIIb. I e II apenasc. I e III apenasd. II e III apenase. apenas uma entre as afirmações

07. As metrópoles são o ambiente que mais expressama intervenção humana no meio natural.A figura, a seguir, representa um fenômenoclimático cada vez mais comum nas grandescidades.

Assinale a alternativa que corresponde ao fenômenorepresentado na figura.

a. Chuvas ácidasb. Inversão térmicac. Ilha de calord. Smoge. Efeito estufa

2

Page 5: 34191298 Simulado Enem

08. Alguns escritores brasileiros, influenciados pelasideias iluministas que dominavam a Europa noséculo XVIII, registraram em suas obras fatoshistóricos que revelam conflitos entre portugueses eindígenas, constituindo as primeiras manifestaçõesliterárias nativistas, tema que mais tarde seráexplorado intensamente pelos artistas românticos.Uma obra que narra uma luta sangrenta entre ocolonizador e os nativos é:

a. O Uraguai, de Basílio da Gama.b. Cartas chilenas, Tomás Antonio Gonzaga.c. O guarani, José de Alencard. Caramuru, Santa Rita Durão.e. Ubirajara, José de Alencar.

09. (UFABC-06) Em águas calmas, a mancha de óleoproveniente do vazamento do casco de umpetroleiro se espalha por igual em todas as direções.Se o raio do círculo que representa uma mancha deóleo em águas calmas está aumentando à taxaconstante de 5 metros por minuto, a área atingidaapós 3 horas e 20 minutos a partir do início dovazamento, em km2, será igual a

a.�2

.

b.3�2

.

c. �.

d. 2�.

e. 3�.

3

Page 6: 34191298 Simulado Enem

Química

10. (FATEC-2009) O gráfico representa a curva deaquecimento, temperatura em função do tempo, doálcool de supermercado, à pressão de 1 atm.

Após análise do gráfico, pode-se afirmar que oálcool de supermercado é

a. uma substância pura.b. uma mistura heterogênea.c. uma mistura azeotrópica.d. uma mistura eutética.e. uma mistura bifásica.

11. (FATEC-2009) Sancionada pelo presidente LuizInácio Lula da Silva, a Lei 11.705/08, chamada deLei Seca, prevê maior rigor contra o motorista queingerir bebidas alcoólicas e dirigir. A nova lei secabrasileira com limite de 2 decigramas de álcool porlitro de sangue, além de multa de R$ 955, prevê aperda do direito de dirigir e a retenção de veículo. Apartir de 6 decigramas por litro, a punição seráacrescida de prisão.Dados: densidade do álcool = 0,8 g/cm3

Fórmula do cálculo de álcool no sangue (g/L):

Gramas de álcool consumidos____________________________________________________

(Peso Corporal em kg X Coeficiente*)

* Coeficiente - 0,7 em homens - 0,6 em mulheres -1,1 se o álcool foi consumido nas refeições

www.drricardoteixeira.wordpress.com.disponível em 03.09.08

Sabe-se que o vinho tem um teor alcoólico deaproximadamente 12% em volume, portanto umataça de 250 mL de vinho consumida no almoço porum homem de 80 kg provocará uma concentraçãode álcool no sangue desse indivíduo, em decigramasde álcool por litro de sangue de, aproximadamente.

a. 28,4.b. 4,20.c. 3,80.d. 2,70.e. 1,20.

12. (UFPA-09) A obtenção de energia através decombustão é um tema de grande interesse para asociedade. A figura abaixo mostra as estruturas dequatro substâncias químicas utilizadas em reaçõesde combustão para gerar energia.

Sobre essas substâncias, julgue as afirmações:

I. As substâncias B e C podem ser obtidas defontes renováveis.

II. As substâncias A e D são obtidas do refino dopetróleo.

III. O nome oficial (IUPAC) da substância D é4-trimetil-2-metilbutano.

IV. Todas as substâncias são hidrocarbonetossaturados.

V. A substância C é conhecida como álcoolmetílico.

Estão corretas, apenas:

a. I e IIIb. II e IIIc. I e IId. IV e Ve. II, III e V

13. (FATEC-2009) Leia o texto abaixo para responder aquestão.

Em um tipo de bafômetro, um aparelho quepermite determinar a concentração de bebidaalcoólica em uma pessoa, analisando o ar exaladodos pulmões. A concentração de álcool no hálitodas pessoas está relacionada com a quantidade deálcool presente no seu sangue dado o processo detroca que ocorre nos pulmões; isso se deve ao fatodo etanol ser totalmente solúvel em água. Omotorista deve assoprar com força no canudinho,conduzirá o ar de seus pulmões para um analisadorcontendo uma solução ácida de dicromato depotássio.

4

Page 7: 34191298 Simulado Enem

No bafômetro ocorre a reação conforme mostra aequação:

3CH3CH2OH + 2 K2Cr2O7 + 8H2SO4 �

Amareloalaranjado

� 3CH3COOH + 2Cr2(SO4)3 + 2K2SO4 + 11 H2O

verde

Na reação que ocorre no bafômetro, apresentadano texto, o etanol é oxidado a ácido acético e ocrômio, inicialmente presente no ânion dicromato,amarelo-alaranjado, é reduzido ao íon crômio (III),de cor verde. Medindo a alteração da intensidadede cor da solução, é possível estimar o nível deálcool no sangue do motorista.Os números de oxidação do crômio nos íons CrO4

2� ,Cr3+ e do carbono ligado à hidroxila no etanol são,respectivamente,

a. + 6, + 3 e � 1.b. + 8, 0 e + 4.c. + 3, 0 e � 2.d. + 2, + 3 e � 1.e. + 6, + 3 e 0.

14. (FGV-Economia-2010) Considere os textos e asilustrações para responder a questão.

O eugenol, estrutura química representada nafigura, é uma substância encontrada nocravo-da-índia. Apresenta odor característico e éutilizado em consultórios dentários como anestésicolocal antes da aplicação de anestesia.

Química Nova, vol. 32, n.o 5, 1338-1341, 2009.

O processo de obtenção do eugenol no laboratórioquímico é relativamente simples, conforme indicadono aparato experimental representado na figura.

O número de átomos de carbono terciário namolécula de eugenol e o nome do processo deobtenção representado na figura são,respectivamente,

a. 1 e adsorção.b. 1 e destilação.c. 3 e adsorção.d. 3 e cromatografia.e. 3 e destilação.

15. (MACK-2010) Os dados empíricos para a velocidadede reação, v, indicados no quadro a seguir, foramobtidos a partir dos resultados em diferentesconcentrações de reagentes iniciais para acombustão do gás A, em temperatura constante.

Experimento [A](mol . L�1)

[O2](mol . L�1)

v(mol . L�1 . min�1)

1 1,0 4,0 4 . 10�4

2 2,0 4,0 32 . 10�4

3 1,0 2,0 2 . 10�4

A equação de velocidade para essa reação pode serescrita como v = k [A]x . [O2]y, em que x e y são,respectivamente, as ordens de reação em relaçãoaos componentes A e O2.Assim, de acordo com os dados empíricos obtidos,os valores de x e y são, respectivamente,

a. 1 e 3.b. 2 e 3.c. 3 e 1.d. 3 e 2.e. 2 e 1.

16. (FUVEST-2009) A figura a seguir é um modelosimplificado de um sistema em equilíbrio químico.Este equilíbrio foi atingido ao ocorrer umatransformação química em solução aquosa.

representam diferentes espécies químicas. Moléculasde solventes não foram representadas.

5

Page 8: 34191298 Simulado Enem

Considere que as soluções dos reagentes iniciais sãorepresentadas por

Assim, qual das seguintes equações químicas poderepresentar, de maneira coerente, taltransformação?

a. H+ + Cl� + Na+ + OH� Na+ + Cl� + H2O

b. 2Na++ CO32�+ 2H++ 2Cl� 2Na++ 2Cl�+ H2O + CO2

c. Ag+ + NO3� + Na+ + Cl� AgCl + Na+ + NO3

d. Pb2++ 2NO3� + 2H+ + 2Cl� PbCl2+ 2H++ 2NO3

e. NH4� + Cl� + H2O NH4OH + H+ + Cl�

17. (UNIFESP-2008) Amostras dos gases oxigênio edióxido de enxofre foram coletadas nos frascosidênticos A e B, respectivamente.O gás trióxido de enxofre pode se formar se ocorreruma reação entre os gases dos frascos A e B,quando estes são misturados em um frasco C.

Sobre esses gases, são feitos as seguintesafirmações:

I. O frasco A apresenta o dobro de moléculas emrelação ao frasco B.

II. O número de átomos do frasco B é o dobro donúmero de átomos do frasco A.

III. Ambos os frascos, A e B, apresentam a mesmamassa.

IV. Considerando que a reação ocorreu porcompleto, o frasco C ainda contém gásoxigênio.

Dados: Massas Molares (g . mol�1) O = 16 ; S = 32

São corretas as afirmações

a. I, II, III e IV.b. I, II e III, somente.c. I, II e IV, somente.d. I, III e IV, somente.e. II, III e IV, somente.

18. (UNIFESP-2006) Poluentes como óxidos de enxofre ede nitrogênio presentes na atmosfera formamácidos fortes, aumentando a acidez da água dachuva. A chuva ácida pode causar muitos problemaspara as plantas, animais, solo, água, e também àspessoas. O dióxido de nitrogênio, gás castanho, emum recipiente fechado, apresenta-se em equilíbrioquímico com um gás incolor, segundo a equação:

2 NO2(g) N2O4(g)

Quando esse recipiente é colocado em um banho deágua e gelo, o gás torna-se incolor. Em relação aesse sistema, são feitas as seguintes afirmações:

I. A reação no sentido da formação do gás incoloré exotérmica.

II. Com o aumento da pressão do sistema, a corcastanha é atenuada.

III. Quando o sistema absorve calor, a cor castanhaé acentuada.

Dentre as afirmações, as corretas são:

a. I, apenas.b. III, apenas.c. I e III, apenas.d. II e III, apenas.e. I, II e III.

19. (FUVEST-2009) Em três balanças aferidas, A, B e C,foram colocados três béqueres de mesma massa,um em cada balança. Nos três béqueres, foramcolocados volumes iguais da mesma solução aquosade ácido sulfúrico. Foram separadas três amostras,de massas idênticas, dos metais magnésio, ouro ezinco, tal que, havendo reação com o ácido, o metalfosse o reagente limitante. Em cada um dosbéqueres, foi colocada uma dessas amostras,ficando cada béquer com um metal diferente.Depois de algum tempo, não se observando maisnenhuma transformação nos béqueres, foram feitasas leituras de massa nas balanças, obtendo-se osseguintes resultados finais:balança A: 327,92 g

balança B: 327,61 g

balança C: 327,10 g

As massas lidas nas balanças permitem concluir queos metais magnésio, ouro e zinco foram colocados,respectivamente, nos béqueres das balançasDados: Massa molar (g . mol�1) , Mg = 24,3 ;Au = 197,0; Zn = 65,4

a. A, B e C.b. A, C e Bc. B, A e Cd. B, C e Ae. C, A e B

6

Page 9: 34191298 Simulado Enem

Física

20. (UFSCar-09) ... Pince-nez é coisa que usei por largosanos, sem desdouro. Um dia, porém, queixando-medo enfraquecimento da vista, alguém me disse quetalvez o mal viesse da fábrica. ...

Machado de Assis. Bons Dias, 1888.

Machado de Assis via-se obrigado a utilizar lentescorretivas que, em sua época, apoiavam-se emarmações conhecidas como pince-nez ou lorgnon,que se mantinham fixas ao rosto pela ação de umadébil força elástica sobre o nariz.

Supondo que Machado, míope, só conseguisse vernitidamente objetos à sua frente desde que estes seencontrassem a até 2m de seus olhos, e que ambosos olhos tivessem o mesmo grau de miopia, aslentes corretivas de seu pince-nez deveriam ser devergência, em dioptrias,

a. +2,0.b. � 0,5.c. � 1,0.d. � 1,5.e. � 2,0.

21. (PASUSP-09) Uma cidade do interior recebeu umcarro para ser usado, pelo Corpo de Bombeiros,como viatura de resgate. O comandante solicitouque nele fosse pintada a palavra "BOMBEIROS", detal modo que ela pudesse ser observada em suagrafia correta, quando vista por meio do espelhoretrovisor de outros carros. No entanto, o pintorcontratado cometeu dois enganos ao realizar oserviço, e a palavra pintada na viatura era vista, peloretrovisor dos carros, grafada da seguinte forma:

Olhando-se diretamente para o carro dosbombeiros, a palavra acima está grafada como em:

a.

b.

c.

d.

e.

22. (VUNESP-julho/09) O atleta Usain Bolt foi um dosgrandes protagonistas dos Jogos Olímpicos dePequim. Ele bateu seu próprio recorde mundial dos100 metros com o tempo de 9,69 segundos e, naprova dos 200 metros rasos, ele registrou o tempode 19,3 segundos. Se Bolt corresse a prova de 200metros rasos com a mesma velocidade média comque correu a prova dos 100 metros, ele teriacompletado a prova em

a. 15,4 segundos.b. 19,4 segundos.c. 25,5 segundos.d. 29,3 segundos.e. 30,4 segundos.

23. (VUNESP-julho/09) Uma bola de pequeno diâmetrodeve ser elevada, lentamente e com velocidadeconstante, à altura h. Considere duas opções:erguê-la mediante o uso de uma corda e uma poliaideais (esquema I) ou empurrá-la ao longo do planoinclinado (esquema II).

Se desprezarmos o atrito, a bola é erguida com aaplicação da menor força, quando:

a. se eleva a bola na vertical, utilizando a polia.b. se eleva a bola utilizando qualquer uma das

opções sugeridas.c. se empurra a bola ao longo do plano inclinado

com ângulo � igual a 60º.d. se empurra a bola ao longo do plano inclinado

com o ângulo � igual a 45º.e. se empurra a bola ao longo do plano inclinado

com o ângulo � igual a 30º.

7

Page 10: 34191298 Simulado Enem

24. (MACK-julho/09) Uma esfera de 12,5 g de massarepousa sobre uma mola helicoidal, comprimida etravada, conforme ilustra a figura 2. Sabe-se que aconstante elástica da mola é k = 500 N/m e que emseu estado natural encontra-se como ilustrado nafigura 1. Desprezando-se qualquer resistência aomovimento, após destravar-se a mola, a esferaatingirá uma altura máxima de ...., em relação aonível A e, quando passar pelo ponto correspondenteà metade desta altura, o módulo de sua quantidadede movimento será.... .

As medidas que preenchem corretamente as lacunasacima são, respectivamente,

a. 10 m e 2,8 kg.m/sb. 2,5 m e 4,4.10�2 kg.m/sc. 25 m e 140 kg.m/sd. 50 m e 280 kg.m/se. 5,0 m e 8,8.10�2 kg.m/s

25. (MACK-julho/09) Um turista, ao descer no aeroportode Londres, observa que o valor da temperaturaindicada por um termômetro graduado na escalaFahrenheit supera em 40 o valor da indicação deoutro termômetro graduado na escala Celsius. Atemperatura em Londres era de:

a. 10ºCb. 14ºCc. 20ºCd. 24ºCe. 28ºC

26. (UNIFESP-09) Um fluido A, de massa específica �A, écolocado em um tubo curvo aberto, onde já existeum fluido B, de massa específica �B. Os fluidos nãose misturam e, quando em equilíbrio, B preencheuma parte de altura h do tubo. Neste caso, odesnível entre as superfícies dos fluidos, que seencontram à pressão atmosférica, é de 0,25h. Afigura ilustra a situação descrita.

Considerando que as interações entre os fluidos e otubo sejam desprezíveis, pode-se afirmar que arazão �B/�A é

a. 0,75.b. 0,80.c. 1,0.d. 1,3.e. 1,5.

27. (FGV-Economia/09) A jabuticabeira é uma árvoreque tem seus frutos espalhados em toda a extensãode seus galhos e tronco. Após a florada, as frutinhascrescem presas por um frágil cabinho que assustentam. Cedo ou tarde, devido ao processo deamadurecimento e à massa que ganharam sedesenvolvendo, a força gravitacional finalmentevence a força exercida pelo cabinho. Considere ajabuticaba, supondo-a perfeitamente esférica e naiminência de cair.

Esquematicamente, o cabinho que segura apequena fruta aponta para o centro da esfera querepresenta a frutinha.

Se essa jabuticaba tem massa de 8 g, a intensidadeda componente paralela ao galho da força exercidapelo cabinho e que permite o equilíbrio estático da

8

Page 11: 34191298 Simulado Enem

jabuticaba na posição mostrada na figura é, emnewtons, aproximadamente,

Dados: aceleração da gravidade = 10 m/s2

sen � = 0,54 cos � = 0,84

a. 0,01.b. 0,04.c. 0,09.d. 0,13.e. 0,17.

28. (UFABC-09) Aberta a temporada para avistarbaleias na Praia do Forte, no litoral da Bahia

"Balança horrores. Há momentos em que a gentepensa ter sido enganado: 'Será que o antienjôo eraplacebo?' Olha-se para lá, olha-se para cá. Derepente, uma fumacinha de água no meio daimensidão é a salvação da lavoura. Todos corrempara aquela direção. Dá uma sensação de que obarco vai virar. Que nada. Quando menos se esperaelas aparecem. Enormes, geralmente em dupla ouacompanhadas de um filhote. Sair para um'whale-whatching' � em bom baianês, baleiada � éuma baita aventura. Não pense que o peso � elaschegam a atingir 40 toneladas, distribuídas em até16 metros � seja um empecilho para essas danadasse exibirem."

Revista da Folha, Ed. n.º 828, de 03.08.2008. Adaptado

Considere que uma baleia, durante sua "exibição",permaneça em repouso por alguns segundos, com1/5 do volume de seu corpo fora da água.Admitindo - se que a densidade da água do marseja 1,00 g/cm3, a densidade da baleia, nessasituação, vale, em g/cm3,

a. 0,10.b. 0,20.c. 0,50.d. 0,80.e. 1,20.

29. (VUNESP-julho/09) No vácuo, duas partículas, 1 e 2,de cargas respectivamente iguais a Q1 e Q2, estãofixas e separadas por uma distância de 0,50 m,como indica o esquema. Uma terceira partícula, decarga Q3, é colocada entre as partículas 1 e 2, namesma reta. Considerando 2 = 1,4, sabendo queas três cargas têm sinais iguais e que a cargaQ1 = 2Q2, a distância de Q1 em que deverá sercolocada a carga Q3 para que ela permaneça emequilíbrio eletrostático será de:

a. 0,10 m.b. 0,20 m.c. 0,30 m.d. 0,40 m.e. 0,50 m.

9

Page 12: 34191298 Simulado Enem

Português

Para responder aos testes 30 e 31, leia aparábola chinesa transcrita abaixo.

Havia um rei que procurava bons pintorespara decorar seu palácio. Duas equipes - uma gregae uma chinesa - se candidataram para realizar otrabalho. Como teste, o rei pediu que cada umadecorasse uma parede de uma das salas do palácio.Para que um grupo não visse o trabalho do outro,escolheu paredes opostas e colocou uma cortina nomeio.

Os chineses pintaram sua parede com omaior cuidado, enquanto os gregos apenas poliramsem parar a superfície da outra. Finalmente o reiresolveu ver o resultado e mandou remover acortina.

De um lado viu a bela pintura chinesa. Naoutra parede, que havia sido polida atétransformar-se num espelho, o rei também viu abela pintura chinesa, mas com sua própria imagemrefletida no meio.

"Este é melhor", disse o rei. E os gregosconseguiram o emprego.

http://www.multiempresa.com.br/coffeebreak/fabulas/

30. Assinale a afirmação correta, a respeito da parábola.

a. A narrativa tem um tom preconceituoso contra opovo grego, que é caracterizado como malintencionado.

b. O texto tem como um dos temas centrais avaidade humana.

c. Ao escolher a parede do grupo grego, o rei foiinjusto por ser ganancioso.

d. A parábola faz uma apologia ao talento do povochinês.

e. A parábola faz uma crítica à preguiça dos gregos,pois esse grupo optou por apenas polir a parede,em lugar de criar uma pintura original.

31. Leia as frases que seguem.

I. "O mundo é dos espertos". (ditado popular)II. "Normalmente, a maledicência é mais uma

questão de vaidade que de malícia". (François LaRochefoucauld - Duque francês, viveu no séculoXVII)

III. "O melhor espelho é o olhar de um amigo".(provérbio francês)

IV. "Uma frase dúbia é como um espelho opaco".(provérbio chinês)

V. "A vaidade torna-nos tão crédulos como tolos".(Jean-Pierre Florian - escritor francês de fábulas,viveu no século XVIII)

As frases que se aplicam à parábola são:

a. I e Vb. I, II e Vc. I, II, III, IV e Vd. II, III e IVe. IV e V

(UNIFESP/adaptado) Para responder às questões denúmeros 32 e 33, leia a tira seguinte.

32. Observando as informações dos dois primeirosquadrinhos, pode-se relacioná-las corretamente coma seguinte passagem do texto bíblico:

a. "... que não deveis comer de toda árvore dojardim?"

b. "... e forçosamente sereis como Deus, sabendo oque é bom e que é mau."

c. "... e fizeram coberturas para os lombos."d. "... nem deveis tocar nele, para que não morrais."e. "Positivamente não morrereis."

33. O Senhor reconhece a inocência do homem e damulher, porém admite que eles a perderão. O quedenuncia esse conhecimento é

a. o emprego do termo "ainda" no segundoquadrinho.

b. a hesitação do Senhor no terceiro quadrinho.c. a irritação do Senhor com eles, no último

quadrinho.d. o uso de "bem", marcando a ponderação do

Senhor, no segundo quadrinho.e. a confirmação, no último quadrinho, marcada

pela forma verbal "é".

Leia o texto seguinte para responder aostestes 34 e 35.

A mamadeira errada

Certo colunista algo pitoresco eesvoaçante escreveu noutro dia a seguinte frase emsua falação semanal, em que mistura religião, sexo,filosofia, sobretudo sexo, assunto com que muito sepreocupa:

"Acho que mesmo sua mãe deve terlamentado tê-lo dado de mamar."

Ele se enganou com a mamadeira. Deveriater escrito ______________ .

Josué Machado, "Dito e escrito". Revista Língua Portuguesa, ano4, no. 51, janeiro de 2010.

10

Page 13: 34191298 Simulado Enem

34. Leia atentamente as afirmações que seguem.

I. A lacuna poderia ser completada com "ter dadoele".

II. O erro presente em "tê-lo dado" decorre tantoda regência quanto da concordância verbal.

III. O verbo "dar", no contexto, exige comocomplemento um objeto indireto.

Está correto o que se afirma em:

a. apenas I.b. apenas II.c. apenas III.d. I e II.e. II e III.

35. O autor do texto avalia negativa e atépejorativamente o colunista. Isso só não ocorre em:

a. "colunista algo pitoresco".b. "colunista algo (...) esvoaçante".c. "em sua falação semanal".d. "em que mistura religião, sexo, filosofia".e. "sobretudo sexo, assunto com que muito se

preocupa".

Leia o texto abaixo para responder aostestes 36 e 37.

Homem-aranha em cana

O inglês estava nervoso no AeroportoTom Jobim, no Rio de Janeiro, de olho em duasmalas de couro. Queria, inclusive, que elas oacompanhassem no voo. Pelo sim, pelo não, opessoal da aduana ordenou que abrisse a bagagem.O homem relutou, mas acabou obedecendo: emcada mala havia cerca de 500 aranhas, vivas, devárias espécies, que ele estava levando para venderna Europa. Os espécimes foram confiscados e oinglês detido, por contrabandear animais da faunabrasileira.

Jorge Leão Teixeira, "Mosaico". Revista Problemas brasileiros, n.o397, janeiro/fevereiro 2010.

36. A omissão da primeira vírgula em "em cada malahavia cerca de 500 aranhas, vivas," alteraria, dapalavra "vivas"

a. apenas sua classe morfológica.b. apenas sua função sintática.c. seu valor semântico e sua função sintática.d. sua classe morfológica e seu valor semântico.e. sua função sintática e sua classe morfológica.

37. Assinale a alternativa cujo termo destacado exerça amesma função sintática da oração subordinadapresente em "Queria, inclusive, que elas oacompanhassem no voo".

a. "o inglês estava nervoso no Aeroporto TomJobim".

b. "o homem relutou".c. "em cada mala havia cerca de 500 aranhas".d. "que ele estava levando".e. "por contrabandear animais da fauna brasileira.

11

Page 14: 34191298 Simulado Enem

12

Observe atentamente a propaganda para responder aos testes 38 e 39.

Page 15: 34191298 Simulado Enem

38. Assinale a alternativa incorreta.

a. A leitura isolada da chamada da propagandaindica que o profissional tem de estar adequadoàs exigências do mercado.

b. A imagem exemplifica um dos profissionais quepodem ser formados pela instituição anunciante.

c. A ideia da "procura" é retomada pela imagemdevido à utilização da página dos classificados deum jornal para compor a figura da enfermeira.

d. A listagem dos cursos técnicos oferecidosassociada ao trecho "Cursos pensados para arealidade do mercado" revela a preocupação dainstituição com a excelência e qualidade de seuensino.

e. O slogan "O Senac trabalha para você trabalhar"apresenta um importante objetivo da empresaanunciante.

39. Não se pode afirmar que a oração "que o mercadoprocura"

a. é introduzida por um pronome relativo.b. caracteriza o substantivo "profissional".c. exerce a função sintática de adjunto adnominal.d. é classificada como subordinada adjetiva.e. generaliza uma informação a respeito do

substantivo.

Leia o poema transcrito a seguir pararesponder aos testes 40 e 41.

A avó

Tinha ao colo o gato velhoCansadamente passandoA sua branca mão peloPêlo dele preto e brando

Sentada ao pé da janelaOlhando a rua ou sonhando-aTodo o passado passandoA passos lentos por ela

Dormiam ambos enquantoA tarde se ia acabandoO gato dormindo por foraA avó dormindo por dentro.

Manuel Antônio Pina

40. Pode-se afirmar que as imagens que compõem opoema apresentam em comum as ideias de

a. tédio e cansaço.b. sonolência e memória.c. sonolência e angústia.d. velhice e morte.e. sonho e morte.

41. Assinale a única alternativa em que o recursolinguístico-poético descrito não se encontra nopoema apresentado.

a. Paronomásia (emprego de palavras sonoramentesemelhantes, mas semanticamente diferentes).

b. Métrica regular (versos redondilhos maiores) erimas.

c. Aliteração e assonância.d. Antítese.e. Anáfora.

O texto a seguir refere-se aos testes 42 e43.

Canção da tarde no campo

Caminho do campo verde,Estrada depois de estrada.Cercas de flores, palmeiras,Serra azul, água calada.

Eu ando sozinhaNo meio do valeMas a tarde é minha.

Meus pés vão pisando a terraQue é a imagem da minha vida:Tão vazia, mas tão bela,Tão certa, mas tão perdida!

Eu ando sozinhaPor cima de pedras.Mas a flor é minha.

Os meus passos no caminhoSão como os passos da lua;Vou chegando, vais fugindo,Minha alma é a sombra da tua.

Eu ando sozinhaPor dentro de bosques.Mas a fonte é minha.

De tanto olhar para longe,Não vejo o que passa perto.Subo monte, desço monte,Meu peito é puro deserto.

Eu ando sozinha,Ao longo da noite.Mas a estrela é minha.

Cecília Meireles

13

Page 16: 34191298 Simulado Enem

42. Sobre o poema transcrito, está correto o que seafirma em

I. A subjetividade e a relação íntima entre o "eu" ea natureza são aspectos do texto que remetemà tradição do lirismo romântico.

II. O isolamento doentio e o pessimismoexagerado manifestos pelo eu lírico permitemassociar o texto tanto ao Ultrarromantismoquanto ao Simbolismo.

III. A estrutura paralelística, as quadras de versosredondilhos maiores e menores e o esquema derimas alternadas conferem intensa musicalidadeao texto, o qual, nesse aspecto, remonta àtradição das cantigas medievais.

a. I, II e III.b. I e II.c. I e III.d. II e III.e. Apenas I.

43. Assinale a alternativa incorreta.

a. Embora se trate de um poema lírico, a linguagemempregada não se classifica como figurada ouconotativa, já que as imagens criadas sãobastante objetivas e concretas.

b. Os quartetos têm ritmo mais suave, provocadopelo redondilho maior; já os tercetos apresentamritmo mais intenso, causado pelo redondilhomenor.

c. O ritmo mais intenso dos tercetos associa-se aosentido das afirmações categóricas do eu lírico.

d. A terceira estrofe apresenta paralelismo eanáfora.

e. A figura mais evidente na penúltima estrofe é aantítese.

Os textos abaixo referem-se aos testes 44e 45.

Texto I

Nos Santos óleos do luar, floriaTeu corpo ideal, com o resplendor da Hélade...E em toda a etérea, branda claridadeComo que erravam fluidos de harmonia...

As Águias imortais da FantasiaDeram-te as asas e a serenidadePara galgar, subir a ImensidadeOnde o clarão de tantos sóis radia.

Texto II

Deixai que o pranto esse palor me queime,Deixai que as fibras que estalaram doresDesse maldito coração me vibremA canção dos meus últimos amores!

Da delirante embriaguez de bardoSonhos em que afoguei o ardor da vida,Ardente orvalhos de febris pranteios,Que lucro à alma descrida?

Texto III

Mas tendo tantos dotes de ventura,só apreço lhe dou, gentil pastora,depois que o teu afeto me seguraque queres do que tenho ser senhoraÉ bom, minha Marília, é bom ser donode um rebanho, que cubra monte e prado;porém gentil pastora, o teu agradovale mais que um rebanho e mais que um trono.Graças, Marília bela,graças à minha estrela!

44. Assinale alternativa em que as características e asvertentes ou movimentos literários completamadequadamente o parágrafo abaixo.

No texto I encontram-se característicastípicas do _______________, tais como a referência________________. Já o texto II apresentasentimentalismo exagerado, próprio do____________________, enquanto o texto IIIcaracteriza-se pelo ________________, motivorecorrente no ___________________.

a. Parnasianismo / à cultura clássica /Ultrarromantismo / conflito / Barroco.

b. Parnasianismo / à própria arte / Mal-do-século /"carpe diem" / Arcadismo.

c. Simbolismo / ao mundo onírico / Romantismo /bucolismo / Classicismo.

d. Simbolismo / a um plano transcendental /Ultrarromantismo / pastoralismo / Arcadismo.

e. Romantismo / à pureza de uma mulher /Byronismo / bucolismo / Arcadismo.

45. Considere as afirmações abaixo.

I. Enquanto os textos I e II apresentam métricaregular, o texto III apresenta versos livres.

II. Apenas o texto II apresenta versos brancos.III. Apenas nos textos I e III fica claro que uma

mulher é a interlocutora do eu lírico.

Está correto apenas o que se afirma em

a. I, II e III.b. I e II.c. I e III.d. II e III.e. III.

14

Page 17: 34191298 Simulado Enem

Matemática

46. (PUC-2010) Considerando que para todo número

natural n, n 1, tem-se1

n.(n 1)�=

1n

�1

n 1�, então

a soma1

1 2.+

12 3.

+1

3 4.+ . . . +

11999.2000

é

equivalente a

a. 9, 995 x 10�3

b. 9,95 x 10�2

c. 9,995 x 10�2

d. 9,95 x 10�1

e. 9,995 x 10�1

47. No ABC da figura, AB = BC = 8 cm e AC = 4 cmO ponto D do lado BC é tal que BÂD = DÂC.A área do ACD, em cm2, é

a.4 15

3

b.5 15

4

c.10 3

3

d.9 3

2

e.4 12

3

48. (FGV-Economia/2010) Sendo i a unidade imaginária,então (1 + i)20 � (1 � i)20 é igual a:

a. � 1024b. � 1024ic. 0d. 1024e. 1024i

49. O número real a, 0 < a <�2

, é tal que cos(a) =34.

.

Sabendo-se que cos(2a) = cos2a � sen2a, podemosafirmar que cos(4a) é igual a

a. 3

b. �34

c.1516

d. �3132

e. �6364

50. Um cone circular reto tem 65 � cm2 de área laterale 90 � cm2 de área total. O volume desse cone, emcm3, é

a. 120 �b. 80 �c. 100 �d. 180 �e. 150 �

51. Num ABC, a hipotenusa BC tem por extremos

A = ��

��

103

,45

e B =23

115

, ��

�� . A mediana desse

triângulo relativa à hipotenusa mede

a. 2,5b. 3,0c. 3,5d. 4,0e. 4,5

52. (ESPM-2010) Considerando-se log2 = 0,3 , o valordo determinante abaixo

1 1 1

log4 log16 log400

(log2) (log4) (log20)2 2 2

é igual a

a. 0,36b. 0c. 3d. 0,74e. 0,42

15

Page 18: 34191298 Simulado Enem

53. Tomam-se, numa circunferência, 7 pontos distintosA, B, C, D, E, F e G, onde A e E são os únicosdiametralmente opostos. Com vértices em 3 dessespontos tomados, podemos desenhar quantostriângulos não retângulos?

a. 205b. 30c. 180d. 35e. 90

54. (INSPER-2010) Considere as funções

F(x) =

2x se 0 x 2

4 se 2 x 10

4x 36 se 10 x 12

� �

� �

� � �

��

��

e g(x) = 0,6 x + 1,4. Colocando-se num mesmoplano os gráficos de f(x) e g(x) formam-se doistriângulos. A diferença entre a área do maiortriângulo e a área do menor triângulo é igual a:

a. 6b. 7c. 8d. 9e. 10

55. (INSPER-2010) Na figura abaixo, feita fora de escala,as duas circunferências, ambas de raio r, sãotangentes entre si e tangenciam os lados doparalelogramo ABCD nos pontos indicados. Oângulo BÂD mede 28º.

Assim, considerando que tg 76º = 4, conclui-se quea área do paralelogramo ABCD vale

a.25

4

2r

b.25

2

2r

c.16

5

2r

d. 10r2

e. 20r2

16

Page 19: 34191298 Simulado Enem

Geografia

56. (UFF2010-4) Na figura abaixo, há duasrepresentações cartográficas do mundo, uma atuale outra do século XV, às quais foi acrescentado opercurso da 1.a viagem de Colombo. Existe umcontraste entre essas duas representações.

Geografia real e imaginária

Fonte: Goes Filho, Synesio Navegantes, bandeirantes,diplomatas. São Paulo: Martins Fontes, 1002, p. 37.

Esse contraste induziu Colombo a realizar a viagem

a. distorcendo a localização geográfica da Penínsuladas Índias.

b. acreditando na predominância de correntesmarítimas no sentido leste-oeste.

c. desconsiderando a afirmação da época sobre aforma da Terra.

d. supondo a existência de numerosas ilhas noOceano Atlântico.

e. subestimando a dimensão real projetada para oOceano Atlântico.

57. (MACK-2010-GII/III) Projeção Geopolítica"A cartografia oferece, de modo geral, uma imagemdo planeta focalizada no Equador e centrada naEuropa e África. Essa imagem, reproduzida àexaustão nos planisférios, tende a incutir ou aperpetuar algumas noções enganosas a respeito daconfiguração das massas continentais e das relaçõesde distância entre os países.

A Geopolítica opera com projeções cartográficasmenos usuais, capazes de evidenciar realidadesgeralmente pouco enfatizadas. Entre elas, está aprojeção azimutal equidistante."

"O mundo contemporâneo" da Guerra Fria aos nossos dias -Demétrio Magnoli.

A respeito da projeção cartográfica citada, assinale aalternativa correta.

a. apresenta direções e distâncias verdadeiras apartir de seu centro. Os mapas, confeccionadoscom base nessa projeção, têm por centroqualquer ponto escolhido. Eles proporcionam, acada Espaço, uma visão de mundo centrada noseu próprio território.

b. apresenta direções e distâncias verdadeiras apartir das suas periferias, havendoproporcionalidade de áreas em todo o mapa efavorecendo a visão do mundo subdesenvolvido.

c. apresenta direções e distâncias alteradas, nãohavendo proporcionalidade de formas efavorecendo a visão do mundo desenvolvido.

d. também conhecida como transmutal, na qual osângulos são idênticos, não apresentandodistorções evidentes.

e. apresenta as áreas proporcionalmente idênticasàs da esfera terrestre, embora os ângulos possamestar deformados em comparação com arealidade.

58. (FUVEST) A leitura desta carta sinótica permiteafirmar que as condições do tempo nas cidadesindicadas por círculos são, mais provavelmente:

a. estáveis, com temperatura em ligeiro declínio efraca probabilidade de chuvas, em Curitiba e BeloHorizonte.

b. instáveis, com chuvas esparsas e temperatura emascensão, em São Paulo e Brasília.

c. instáveis, com fortes chuvas, alto teor deumidade e temperatura estável, em Brasília eManaus.

d. instáveis, com céu encoberto, chuvas etemperatura em declínio, em São Paulo eCuritiba.

e. estáveis, com céu claro, baixo teor de umidade etemperatura em ascensão, em Porto Alegre e SãoPaulo.

17

Page 20: 34191298 Simulado Enem

59. (UNICAMP-adaptado) Observe o perfil topográficoabaixo e as afirmações a ele relacionadas:

Perfil esquematico do relevo do Estado de São Paulo

Fonte: Ab 'Saber', 1954. Adaptado.

I. A área "A" possui terrenos de colinassuavemente ondulados com solo terra-roxa, apartir do Planalto Ocidental Paulista,arenito-basáltico. São aspectos que tornam aregião uma das principais áreas policultoras epecuaristas do estado.

II. Em "B", temos o Planalto Oriental com relevocristalino e muito movimentado com mares demorros, serras e escarpas de planalto. A regiãofavorece algumas lavouras de várzea e cultivostemporários, mas traz dificuldades para ocultivo do café e da cana.

III. A zona de contato com o rio Paraná, noextremo oeste de SP é o trecho que maisapresenta cuestas.

São corretas apenas:

a. I e IIb. I e IIIc. II e IIId. apenas uma entre as afirmaçõese. todas as afirmações.

60. (UFRS-2007) Assinale a alternativa que preenchecorretamente as lacunas do texto a seguir, naordem em que aparecem.

Nas áreas de declividade acentuada, os solos sãomais .......... porque a .......... velocidade deescoamento das águas .......... a infiltração; assim, aágua fica pouco tempo em contato com as rochas,.......... a intensidade do intemperismo.

a. profundos - alta - aumenta - diminuindob. rasos - alta - aumenta - aumentandoc. profundos - baixa - diminui - diminuindod. rasos - alta - diminui - diminuindoe. profundos - baixa - aumenta - aumentando

61. (UFPE-Adaptada) Observando o mapa de massas dear que atuam na América do Sul, podemos afirmar:(assinale verdadeiro ou falso)

( ) a massa equatorial atlântica (mEa), quente eúmida, domina a parte litorânea da Amazôniae do Nordeste durante alguns momentos doano e tem seu centro de origem no OceanoAtlântico;

( ) no verão, a massa de ar mais atuante no Brasilé a mTa, que provoca grande instabilidade notempo e é responsável por chuvas de verão emgrande parte do país;

( ) a massa polar atlântica (mPa) influencia maisos climas do Sul do Brasil, mas tambéminfluencia as áreas localizadas ao norte doTrópico de Capricórnio;

( ) a massa equatorial continental (mEc), quentee seca, com centro de origem na Amazôniaocidental, domina a porção noroeste daAmazônia durante praticamente todo o ano.

a. V F V Fb. F F F Vc. V F F Fd. F V V Ve. V V V F

62. Sobre o fenômeno implícito no quadro abaixo,considere as afirmações:

Anomalia de Temperatura na Superfície doOceano Pacifico - dezembro de 2009.

Adaptado de http://enos.optec.inpe.br/

18

Page 21: 34191298 Simulado Enem

I. O El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânicoque ocorre no oceano Pacífico Tropical, e quepode afetar o clima regional e global, porquealtera padrões de vento em nível mundial.

II. A anomalia climática relacionada, afeta regimesde chuva em regiões tropicais e de latitudesmédias.

III. Um aquecimento anormal do Pacífico provocaintensas chuvas orográficas no interior dasregiões Sul e Sudeste.

IV. Um resfriamento das águas do Pacífico pode sersocialmente benéfico para o clima do sertãonordestino.

Está(ão) correta(s)

a. apenas II.b. apenas I e III.c. apenas I e II.d. I, II e IV.e. todas são corretas

63. (ENEM-2007) Lucro na adversidade

Os fazendeiros da região sudoeste de Bangladesh,um dos países mais pobres da Ásia, estão tentandoadaptar-se às mudanças acarretadas peloaquecimento global. Antes acostumados a produzirarroz e vegetais, responsáveis por boa parte daprodução nacional, eles estão migrando para ocultivo do camarão. Com a subida do nível do mar,a água salgada penetrou nos rios e mangues daregião, o que inviabilizou a agricultura, mas, deoutro lado, possibilitou a criação de crustáceos, umaatividade até mais lucrativa. O lado positivo dasituação termina por aí. A maior parte da populaçãolocal foi prejudicada, já que os fazendeiros nãoprecisam contratar mais mão-de-obra, o queaumentou o desemprego. A flora e a fauna domangue vêm sendo afetadas pela nova composiçãoda água. Os lençóis freáticos da região foramatingidos pela água salgada.

"Globo Rural", jun./ 2007, p.18.

A situação descrita acima retrata

a. o fortalecimento de atividades produtivastradicionais em Bangladesh em decorrência dosefeitos do aquecimento global.

b. a introdução de uma nova atividade produtivaque amplia a oferta de emprego.

c. a reestruturação de atividades produtivas comoforma de enfrentar mudanças nas condiçõesambientais da região.

d. o dano ambiental provocado pela exploraçãomais intensa dos recursos naturais da região apartir do cultivo do camarão.

e. a busca de investimentos mais rentáveis paraBangladesh crescer economicamente e competirno mercado internacional de grãos.

64. (UNIFRA-2004/adaptação)

Fonte: Almanaque Abril/2004. Adaptado.

O mapa sinaliza o território de um país,estrategicamente localizado entre o Mar Cáspio e oGolfo Pérsico, onde:

I. se erigiu um estado teocrático, segundoorientações e preceitos da religião islâmica.

II. apesar da grande reserva de petróleo, osinteresses nacionais acabaram afastando o paísda participação no cartel da OPEP.

III. o povo curdo luta para tornar independente ocurdistão, uma área situada ao noroeste dopaís.

Está(ão) correta(s)

a. apenas II.b. apenas I e III.c. apenas I e II.d. apenas II e III.e. I, II e III.

65. "Ao término do conflito no Kuwait, em 1991, foiaventada a possibilidade de as tropasnorte-americanas marcharem para Bagdá, visando adestituição de Saddam Hussein do poder. Ogoverno dos EUA, entretanto acabou descartandoessa hipótese"

a. porque os iraquianos, na época, dispunham degrande arsenal de armas de destruição de massa.

b. a ONU proibiu os EUA de seguirem adiantec. havia a possibilidade de um vazio de poder

fortalecer os radicais xiitas, o que poderia gerarum governo ainda mais hostil aos americanos

d. as tropas anglo-americanas estavam esgotadasapós meses de combate naquela que foiconsiderada uma guerra assimétrica.

e. nenhuma das alternativas é correta.

19

Page 22: 34191298 Simulado Enem

História

66. Os dois últimos séculos da República romana (II eI a.C.) foram marcadas por uma crise que semanifestou inicialmente na esfera social e quedegenerou numa grave crise política. Entre asalternativas abaixo, assinale aquela que apresenta,respectivamente, uma motivação e um resultado dacrise da República romana.

a. Fim das conquistas militares e transferência depopulação livre da cidade para o campo.

b. Diminuição do número de escravos e retração daprodução para mercado e da atividade comercial.

c. Formação dos triunviratos e substituição daRepública pelo Império, governado peloprincipado.

d. Concorrência dos latifúndios escravistas emanipulação política da plebe urbana miserável.

e. Centralização e fortalecimento do poder doEstado e enfraquecimento do poder pessoal.

67. "(...) para satisfazer as faltas e necessidades dafortaleza, começaram a afluir diante da porta, juntoda saída do castelo, negociantes, ou sejam,mercadores de artigos custosos, em seguidataberneiros, depois hospedeiros para a alimentaçãoe albergue dos que mantinham negócios com osenhor, muitas vezes presente, e dos queconstruíam casas e preparavam albergarias para aspessoas que não eram admitidas no interior dapraça. O seu dito era: 'vamos à ponte'. Oshabitantes de tal maneira se agarraram ao local(...)."

Jean Lelong, cronista de Saint-Bertin. In: Gothier, L. Etroux, A.(Ed.) Recueils de texts d'histoire pour seigement secondaire. T. II,p. 105, Apud Espinosa, F. Antologia de textos Medievais. 3.a ed.Lisboa: Sá da Costa, 1981.

Sobre o processo descrito no documento abaixo,podemos afirmar que

a. impulsionou os europeus ao desenvolvimento detécnicas mais avançadas de construção naval paraas viagens marítimas.

b. foi consequência do intenso fluxo de produtossofisticados, como especiarias e tapetes, queeram comprados pelos nobres dos feudos.

c. exemplifica o renascimento das cidades na BaixaIdade Média, a partir do século XII, e de suarelação com o senhor feudal.

d. esteve intimamente relacionado às necessidadesdos comerciantes do norte europeu que nãotinham a facilidade de acesso ao marMediterrâneo.

e. demonstra as dificuldades encontradas peloscomerciantes que desenvolviam o comérciojustamente nas fortalezas do senhor feudal.

68. "... um nobre, um cavalheiro, um pequenoproprietário rural: eis aí um sólido e importanteinteresse da nação. Não foi a magistratura da naçãoquase espezinhada graças ao despeito e aodesprezo demonstrados por homens de princípiosniveladores? E esses princípios não tendiam areduzir todos à igualdade? Qual seria seu desígnio,a não ser tornar o ocupante de terras tãoafortunado quanto seu proprietário? Era uma vozagradável a soar no ouvido de todos os homenspobres e certamente bem-vinda a todos os homensmaus."

Oliver Cromwell dirigindo-se ao Parlamento, em 1653. in Hill,Christopher. O Eleito de Deus. São Paulo: Companhia das Letras,2001.

Assinale a alternativa correta sobre as RevoluçõesInglesas do século XVII.

a. O discurso acima afirma o caráter burguês daRevolução Puritana ao negar a concessão daigualdade a todos os ingleses.

b. Oliver Cromwell foi o líder da Revolução Gloriosaque implantou um governo republicano naInglaterra.

c. Os niveladores eram membros da alta burguesiainglesa que pediam a igualdade de status emrelação aos nobres.

d. A Revolução Puritana foi a primeira revoluçãoburguesa da história e estabeleceu a monarquiaparlamentar na Inglaterra.

e. O discurso acima reflete a intenção de estender odireito de ocupação das terras aos mais pobres dasociedade inglesa.

69. Na América Colonial, o trabalho

a. escravo de africanos e indígenas constituiu a mãode obra básica da agropecuária, enquantoassalariados foram os únicos nas cidades.

b. indígena foi explorado de diferentes formas: livrenas minas do México e Peru, escravo nas colôniasinglesas e compulsório no Brasil.

c. compulsório indígena predominou na mineraçãonas áreas espanholas, enquanto no Brasil oescravo negro foi a mão de obra principal.

d. livre predominou em todas as colônias inglesas,enquanto na América ibérica o trabalho escravoafricano fundamentou a economia.

e. escravo negro foi a base da agricultura e o índiolivre da mineração em todo o continente; formasde servidão apareceram nos EUA.

20

Page 23: 34191298 Simulado Enem

70. Leia o texto abaixo:

"(...) Até aqui tenho falado dos animais que vivemna água; tratarei agora dos terrestres, há os que sãodesconhecidos nessa parte do mundo.Primeiramente direi das diversas espécies de cobrasvenenosas. Algumas, chamadas jararacas, abundamnos campos, nos matos, e até mesmo nas casas,onde muitas vezes aplicando-se-lhe remédio seescapa à morte. E acontece entre os índios que sãomordidos, não só não correm perigo de vida, mastambém sentem menos dor, como mais de uma vezexperimentamos.

Outro gênero se chama boicininga, isto é, 'cobraque tine', por que tem na cauda um cascavel, quesoa quando ataca alguém. Vivem nos campos, emcavidades debaixo da terra. No tempo de procriaçãoatacam os homens, e rastejam pela erva com saltostão rápidos que os índios dizem que voam...".

José de Anchieta. Cartas Jesuíticas. In CARDOSO e outros.Animais Peçonhentos no Brasil. São Paulo: Savier, 2003, p. 456.

A respeito do texto, pode-se afirmar que

a. os jesuítas foram responsáveis pela criação demodernos antídotos contra o veneno de animaisvenenosos que vitimavam à população indígena.

b. José de Anchieta dedicou-se exclusivamente àobservação de animais peçonhentos, legandoinformações valiosas para o desenvolvimento doconhecimento científico.

c. há, desde o período Colonial, uma clarapreocupação ambientalista nos relatos jesuíticosde registrar minuciosamente a fauna brasileira.

d. apesar do objetivo principal do jesuíta ser acatequese, o autor demonstra uma proximidade ànatureza, apresentando uma visão apurada deaspectos da fauna brasileira.

e. Anchieta argumenta que os indígenas seidentificam com os animais peçonhentos, e, porisso, quando atingidos, apresentam menossintomas do que os portugueses.

71. A figura mais importante do Brasil Holandês foi oconde Maurício de Nassau, que governou a regiãoentre 1637 e 1644. Nomeado pela Companhia dasÍndias Ocidentais, Nassau rompeu com os padrõesde administração colonial vigentes ao

a. formalizar alianças com os indígenas, quepassaram a experimentar ampla proteção dogoverno holandês, mesmo em Recife.

b. encorajar a imigração de europeus para povoar etrabalhar a terra, e criar um ambiente deliberdade religiosa e estímulo à cultura.

c. buscar o desenvolvimento das manufaturas emPernambuco, tentando tornar a colôniaexportadora de tecidos para a Europa.

d. permitir que os senhores de engenhoportugueses e espanhóis tivessem voz ativa naadministração da colônia.

e. promover o fim da escravidão e do tráfico,substituindo paulatinamente a mão de obraescrava pela livre, remunerada ou não.

72.

A. "A questão chegou a ser tratada pelasautoridades metropolitanas, queestabeleceram um decreto que proibia arealização de qualquer atividade pecuarista nasregiões litorâneas do Brasil. A medida, apesarde seu caráter visivelmente restritivo, acabouimpulsionando a criação de gado no interiordo território de forma extensiva com o uso depastagens naturais".

www.brasilescola.com

B. "Como decorrência do caminho, constitui-se acivilização paulista (...) Na faina sertanejapredadora dos paulistas, desenvolveram-sehábitos próprios, tributários dos indígenas eincorporados mesmo por aqueles que haviamnascido na Europa, como o alentejano RaposoTavares".

Laura de Mello e Souza

C.

Castanha do Pará e Urucum

D.

Área das missões jesuíticas

21

Page 24: 34191298 Simulado Enem

E.

Marcha do café

F.

Dinamismo da mineração

Relacionando-se as informações existentes na tabelacom a história do Brasil durante o período colonial,pode-se afirmar que

a. todas as informações tiveram o seu início, apogeue crise durante o período colonial.

b. todas as informações foram importantes paraPortugal superar a crise da segunda metade doséculo XVII.

c. todas as informações podem ser associadas aobandeirantismo apresador.

d. todas as informações foram consequências doTratado de Madri.

e. Todas as informações, menos uma, podem serrelacionadas com o processo da expansão territorial

73. Observe a imagem e leia o texto com atenção.

Profeta Oséias. Adro do Santuário de Bom Jesus de Matosinho.Congonhas do Campo, Minas Gerais.Fonte: MANN, Graciela e MANN, Hans. Os doze profetas doAleijadinho. São Paulo, Cia Editora Nacional/EDUSP, 1973, p. 99.

"O reconhecimento do artífice como importanteartista brasileiro ganhou força com o Modernismo,que buscava as raízes da cultura brasileira. O fato deAleijadinho ter sido mulato - filho de pai portuguêse mãe escrava - foi, para Mário de Andrade, ummotivo apontado para o seu esquecimento. 'Aminha convicção é que o grande arquiteto mineirofoi o maior gênio artístico que o Brasil produziu atéhoje. Mas por muitas fatalidades e muita incúria, onome dele permanece vago na consciência nacionaldos brasileiros", dizia o escritor em artigo publicadoem 1928. (...)

"Mestre Ataíde, Leandro Joaquim, Francisco dasChagas (o ' Cabra') e Mestre Valentim. Eles sãoreconhecidos pela crítica especializada comograndes artistas (...). Mulatos e nascidos na Colônia,como Aleijadinho, nem por isso conquistaram omesmo lugar de destaque no rol dos gênios da artenacional."

LIMA, V. Fernandes de. "As marcas de Aleijadinho". In: Revista deHistória da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro. Ano 5, n.o 51,dez. 2009. pp. 20-21; 26.

Com base na imagem e nos comentáriosapresentados acima, avalie as afirmações.

I. Para o modernista Mário de Andrade, o artistamineiro Aleijadinho não obteve o merecidoreconhecimento devido à força do preconceitode cor presente na sociedade brasileira.

II. Valorizado pelos modernistas, preocupadoscom as raízes da cultura brasileira, a pessoa e aobra de Aleijadinho ganharam certo destaque.

III. Num ambiente marcado pela pobreza culturalque predominou no Período Colonial, apresença solitária de um artista comoAleijadinho é um fenômeno que ainda precisaser explicado.

IV. Segundo o autor do texto, em Minas Gerais, asartes se desenvolveram notavelmente, maslimitaram-se à simples transposição de padrõesculturais europeus.

Assinale

a. se apenas I, II e III estão corretas.b. se apenas II, III e IV estão corretas.c. se apenas I e III estão corretas.d. se apenas II e IV estão corretas.e. se apenas I e II estão corretas.

22

Page 25: 34191298 Simulado Enem

74. Na reconstrução geopolítica europeia, proposta peloCongresso de Viena, estabeleceram-se

a. a defesa dos ideais liberais e o auxílio aosmovimentos socialistas na Europa.

b. as fronteiras anteriores a 1789 e o isolamento daFrança no cenário político europeu.

c. o apoio aos movimentos republicanos e aconcentração de poderes nas mãos da Coroabritânica.

d. que a França, derrotada, não perderia territórios eficaria isenta de pagar indenizações.

e. o reconhecimento das aspirações nacionalistas ea formação da Santa Aliança.

75. Nos últimos anos, o presidente da Venezuela, HugoChávez, adotou um discurso que resgata a figura doLibertador Simon Bolívar, denominando o processode transformações impostas ao país como a"Revolução Bolivariana". No âmbito da políticaexterna na América Latina, Hugo Chávez pretendeestar trilhando o bolivarismo ao

a. pregar a união panamericana contra os interessesimperialistas dos Estados Unidos e da Europa,projetando-se como um líder continental.

b. reivindicar a devolução do Panamá para aVenezuela, a quem pertencia antes da construçãodo Canal pelos Estados Unidos, no início doséculo XX.

c. propor a criação de um exército continental quebusque a libertação dos povos americanos dojugo das elites ligadas ao capital estrangeiro.

d. defender a formação de um Estado centralizadono continente, eliminando os Estados Nacionais eo nacionalismo do continente.

e. incentivar a formação de um bloco continentalque tenha por base o Mercosul, em oposição aoNAFTA, contrário aos interesseslatino-americanos.

23

Page 26: 34191298 Simulado Enem

Inglês

If you're a recent convert to smartphones, you'reprobably still discovering all the amazing things thatyour new BlackBerry, Android phone or iPhone cando. But one thing you most likely found out rightaway: the more you do, the shorter your phone'sbattery lasts.

While a standard cellphone's charge can easily gothree days or more, many smartphone owners aredismayed to learn that their new mobile toy requirescharging every 24 hours, or even more often. It wasgreat that I could use one device - my iPhone - tocheck my calendar and respond to multipleincoming calls during January's ConsumerElectronics Show, but I paid the price when itsbattery died at 2 p.m.

The answer was not to desperately search for anelectrical outlet to recharge the phone (though I'vedone that) or to consider giving up the phone (donethat, too), but rather to figure out a strategy toreduce energy consumption while still having itavailable for essential tasks. Whether you're using alaptop or a smartphone, the devices can betweaked to get the most out of its lithium-ionbatteries.

from the New York Times March 10th, 2010.

76. O texto é sobre:

a. smartphonesb. tipos de smartphonec. recursos disponíveis nos smartphonesd. baterias em aparelhos eletrônicose. baterias de ions de lítio

77. The main idea is:

a. Smartphones are versatile but their batteries arenot.

b. Batteries don't last as much as they should.c. Better batteries are necessary to keep new

gadgets working.d. We are unable to deal with the fact that batteries

don't last.e. There are ways to make batteries last longer.

78. The information that we can expect from the rest ofthe article is:

a. New types of batteries that can replace thelithium-ion devices currently in use.

b. Tips on how to save energy while using electronicgadgets.

c. How to find an outlet to recharge the battery inan emergency.

d. Ways of dealing with the fact that your deviceshave run out of energy.

e. The author's experience managing the short spanof his smartphone battery.

Hollow-wood

The sign is still there, but the film crews increasinglyaren't

More than 41m Americans tuned in on March 7thto watch "The Hurt Locker" win the award for bestpicture at the Oscars, the annual ritual of glitz thatreminds the world that Hollywood is the globalcentre of the film and entertainment industry. "TheHurt Locker", however, was filmed in Jordan, notHollywood. Perhaps that is as it should be for a filmset in Iraq. But what about "Battle: Los Angeles"?Hitting cinemas next year, it is a film about marinesfighting an alien invasion. And it is being shot inLouisiana.

California has been worrying about "runawayproduction" since 1998, when Canada began luringproducers and their crews away from Los Angeleswith tax breaks. Other places followed, and all butseven American states and territories and 24 othercountries now offer, or are preparing to offer,rebates, grants or tax credits that cut 20%, 30% oreven 40% of the cost of shooting a movie.

These incentives have become a huge factor inchoosing where to shoot a film. Hollywood typesare used to going on location, says Amy Lemisch,the director of the California Film Commission, astate body that tries to retain film production. Thesedays, she says, producers first compare theincentives offered by the different locations andonly then look at their scripts to see which of theplaces on the shortlist make sense. California's worldshare of studio films (ie, those made by the sixbiggest studios) dropped from 66% in 2003 to 34%in 2008, she estimates, and has fallen further sincethen.

from The Economist, March 11th, 2010.

79. O principal motivo para que os filmes não sejamproduzidos na Califória é:

a. a adaptação do script ao local, como no filmepremiado pelo Oscar deste ano.

b. a oferta de incentivos em outros locais, que reduzos custos de produção.

c. o fato do Canadá oferecer boas condições para aprodução de filmes.

d. a redução do imposto a ser cobrado.e. a competição existente entre a Califórnia e os

outros estados.

80. De acordo com as informações no segundo parágrafo:

a. Apenas sete estados americanos oferecemincentivos, ao passo que há 24 países que tentamatrair a indústria de cinema.

b. Quando o Canadá começou a oferecer incentivosfiscais, mais sete estados americanos e outros 24países também o fizeram.

24

Page 27: 34191298 Simulado Enem

c. Apenas sete estados ou territórios americanosnão oferecem incentivos para a produção defilmes.

d. Há 24 países que atualmente oferecem incentivospara a produção de filmes americanos.

e. Quando um filme é produzido no Canadá o custoé 40% mais baixo que em Hollywood.

25

Page 28: 34191298 Simulado Enem

Biologia

81. Fugu, iguaria letalO que é, o que é: incha quando tem medo, podematar mais de mil pessoas de uma vez só, e mesmoassim é uma iguaria adorada por japoneses ecapixabas? Acertou quem disse baiacu. Essepeixinho feioso e aparentemente tão inofensivoquanto qualquer sardinha traz no fígado e na peleum dos mais potentes venenos conhecidos: atetrodoxina.Essa toxina bloqueia os canais de sódio damembrana plasmática dos neurônios, impedindo ofluxo de tais íons para o interior da célula nervosa.O primeiro sintoma da intoxicação é a anestesia doslábios e da língua, seguida de adormecimento dassensações do rosto e das extremidades do corpo.Logo aparecem também a dor de cabeça, náusea,diarréia e vômito. Quem tiver só esses problemasque fique muito contente por continuar vivo paracontar a história. A segunda fase da intoxicaçãocom tetrodoxina, que ocorre com a metade dasvítimas, inclui deficiência na percepção sensorial,problemas visuais, perda da coordenação motora, eaté a morte por asfixia que poderá ocorrer empoucos minutos.

Texto adaptado do livro - O cérebro nosso de cada dia - SuzanaHerculano-Houzel

A partir da interpretação do texto e de seusconhecimentos, assinale a afirmação correta:

a. A tetrodoxina altera o potencial de repouso dacélula .

b. A tetradoxina impede a despolarização dascélulas nervosas

c. A tetradoxina impede a repolarização das célulasnervosas.

d. Os canais de sódio citados no texto encontram-seapenas nos dendritos das células nervosas.

e. Apenas os neurônios são afetados pela ação datetrodoxina.

82. Os esquemas a seguir mostram, de formasimplificada, a condução do impulso nervoso:

Caso se aumente a oferta de ATP para o axônio emquestão pode-se prever que o impulso nervoso:

a. ficará mais rápido.b. ficará mais lento.c. não terá sua velocidade alterada.d. será mais rápido na sinapse.e. será bloqueado na sinapse.

83. (UFSC/modificada) Na genealogia a seguir, osindivíduos que manifestam uma determinadadoença hereditária são mostrados em preto. Combase na análise da mesma, assinale a proposiçãocorreta.

a. Na genealogia estão representadas 2 gerações.b. O padrão da herança desta doença é autossômico

dominante.c. Os indivíduos I - 1, II - 3 e III - 3 podem ser

homozigotos.d. III - 3 e III - 4 têm 50% de probabilidade de

terem um descendente portador da doença.e. Existem 5 indivíduos na genealogia cujos

genótipos não podem ser determinados comexatidão.

84. "Cada caráter é condicionado por um par de fatoresque se separam na formação dos gametas". Mendelao enunciar essa lei já admitia, embora semconhecer, a existência das seguintes estruturas eprocesso de divisão celular, respectivamente:

a. cromossomos, mitose.b. núcleos, meiose.c. núcleos, mitose.d. genes, meiosee. genes, mitose.

85. (FUVEST) Um gato preto (A) foi cruzado com duasgatas (B e C) também pretas. O cruzamento do gatoA com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; ocruzamento do gato A com a gata C produziu 6filhotes pretos e 2 amarelos. A análise dessesresultados permite concluir que:

a. a cor preta é dominante, A e C são homozigotos.b. a cor preta é dominante, A e B são homozigotos.c. a cor preta é dominante, A e C são heterozigotos.d. a cor preta é recessiva, A e C são homozigotos.e. a cor preta é recessiva, B e C são heterozigotos.

26

Page 29: 34191298 Simulado Enem

86. (PUCCAMP) Considere a figura 1 a seguir querepresenta tipos de raízes encontrados em plantasdos manguezais.A figura 2 a seguir representa o ciclo de vida decertos grupos de seres vivos.

Nas faixas de transição entre o mangue e a terrafirme, além de árvores ocorrem tambémsamambaias, como a samambaia do mangue.Representando por R uma árvore e por S asamambaia, é correto afirmar que o ciclo de vidaacima é válido para

a. R somente, uma vez que ele ocorre apenas emgimnospermas e angiospermas.

b. S somente, uma vez que ele ocorre apenas embriófitas e pteridófitas.

c. S somente, uma vez que ele é exclusivo parapteridófitas.

d. R e S, uma vez que ele ocorre somente emplantas vasculares.

e. R e S, uma vez que ele ocorre em todos os gruposde vegetais.

87. (FATEC) Os organismos I, II, III, IV e V apresentamcaracterísticas descritas na tabela a seguir:

Organismos

CaracterísticaI II III IV V

Vascular + � + � +

Raíz, caule e folha ouestruturas semelhantes

+ � + + +

Clorofila + + + + +

Flor � � + � �

Semente � � + � +

Fruto � � + � �

Legenda:

A ordem crescente de evolução desses organismos é

a. II, IV, I, III e V.b. IV, I, V, II e III.c. II, IV, I, V e III.d. II, IV, V, I e III.e. IV, II, I, V e III.

88. (PUC-RS) As ilustrações representam duas célulasdurante a divisão celular de um organismo comnúmero diplóide de cromossomos igual a oito(2n = 8). Ao analisar ambas as células, conclui-seque as células A e B se encontram, respectivamente,na anáfase da

a. meiose I e meiose II.b. meiose I e mitose.c. mitose e meiose I.d. mitose e meiose II.e. meiose II e mitose.

89. (PUCCAMP/modificado) A banana que se consome éfruto de uma planta triplóide; as sementes não seformam uma vez que os gametas apresentamanormalidades no número de cromossomos. Naformação dos gametas, a distribuição anormal doscromossomos ocorre durante a

a. segunda divisão da meiose.b. primeira divisão da meiose.c. fase S2 da divisão celular.d. germinação do pólen, somente.e. fertilização da oogônia.

90. (PUC-MG/Modificada) Uma espécie de pernilongopossui 2n = 6 cromossomos. A seguir estãorepresentados fenômenos de intérfase e meióticospelos quais passam as células gaméticas dessepernilongo. Marque a alternativa que contém aseqüência correta dos eventos ilustrados.

a. A, B, C, D, Eb. B, D, A, C, Ec. C, E, A, D, Bd. E, A, D, C, Be. D, A, C, E, B

27

+ = presença

� = ausência