revista diretor funerário novembro 2011

40
Publicação do Centro de Tecnologia em Administração Funerária Órgão Oficial de Divulgação do Setor Funerário Nacional Leia também ANO XIV Nº 187 NOVEMBRO 2011 A data mais importante para o SETOR HOMENAGEM: Pax São João Batista reúne colaboradores para homenagem às mulheres. LEGISLAÇÃO: Mudam as regras para o Aviso Prévio. Período pode chegar a 90 dias. FINADOS

Upload: ctaf-centro-de-tecnologia

Post on 12-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


13 download

DESCRIPTION

Revista voltada para o setor funerário nacional

TRANSCRIPT

Page 1: revista diretor funerário novembro 2011

Publicação do Centro de Tecnologia em Administração FuneráriaÓrgão Oficial de Divulgação do Setor Funerário Nacional

Leia também

ANO XIV Nº 187NOVEMBRO 2011

A data mais importante para

o SETOR

HOMENAGEM:Pax São João Batista reúne colaboradores para homenagem às mulheres.

LEGISLAÇÃO:Mudam as regras para o Aviso Prévio. Período pode chegar a 90 dias.

FINADOS

Page 2: revista diretor funerário novembro 2011

Arranjos FloraisCoroas &

Data:08 de dezembro

Local:Marília-SP

Horário:das 09h às 17h

Informações:(14) 3882-0595

Workshop de

Foto

: Cor

oa p

rod

uzid

a p

or a

luno

da

2ª tu

rma,

real

izad

a em

20/

05/2

011

INSCREVA-SEVagas

Limitadas

Page 3: revista diretor funerário novembro 2011

A seguradora diferente.

(14) 3815-4057 ou(14) 3814-8007

Defensor do Segurado, Assistência 24 Horas,

Indenização Garantida em 5 Dias Úteis.

Nenhum outro seguro tem tantos itens de série.

Seguro MAPFRE AutoMaisÉ diferente porque é feito por motoristas como você. Por isso, ele é totalmente flexível e oferece as melhores condições de franquias e coberturas. Com ele, você conta com Indenização Garantida em 5 Dias Úteis, Defensor do Segurado, Assistência 24 Horas e condições exclusivas para o setor funerário.Resumindo: quando o seguro é feito por pessoas que se preocupam com você, não tem como não gostar.

out/

2010

a s

et/2

011

Page 4: revista diretor funerário novembro 2011

4 Diretor Funerário | Novembro2011

19

HOMENAGEM

CURIOSIDADES

• Clipping ......................................... 07

• Cartas ........................................... 09

• Sefesp ........................................... 10

• Abredif .......................................... 12

• Luto............................................... 15

• Marketing ...................................... 16

• Negócios ...................................... 22

• Legislação ..................................... 30

RECONHECIMENTO

EDITORIAL

18

26

20

5

Em Campo Grande-MS, Pax São João Batista reúne colaboradores para homenagem às mulheres e mantém calendário de eventos motivacionais.

Mortes estranhas, comercial de carro explorando o tema e um passeio assombrado por São Paulo chamam atenção neste mês

Reginaldo Czezacki, um dos diretores do Sistema PREVER no Paraná,

recebe prêmio “Empresário do Ano” em Maringá-PR.

Finados é oportunidade

para empresas funerárias brasileiras

divulgarem os novos conceitos,

produtos e padrão de atendimento.

Atividades diversas acontecem em todo

o país nesta data que é considerada a mais importante do setor.

Nesta edição

Ano XIV Nº 187 NOVEMBRO 2011

CAPA

SUMÁRIO

Cena do filme comercial do novo veículo da Hyundai - Veloster - que usa a morte como garota propaganda. Circula apenas na internet

Page 5: revista diretor funerário novembro 2011

5Novembro2011 | Diretor Funerário

SOLANGE SERAFIM

O Natal do setor funerário

Em novembro acontece a celebração da data mais importante para o setor funerário: o Dia de Finados. As oportunidades para divulgação dos novos conceitos da moderna empresa funerária nacional nesta época são tão variadas que alguns Diretores chegam a dizer que Finados no setor funerário é como o Natal para os comerciantes: Imbatível.

Como em todos os anos, muitas ações aconteceram em todo o Brasil. Empresas funerárias ofereceram shows musicais, missas diferenciadas, atrações em cemitérios, distribuíram água, entreteram as crianças com jogos e brincadeiras para que os pais pudessem saudar seus mortos com tranqüilidade, mobilizaram equipes de saúde oferecendo aferição de pressão arterial, ou simplesmente distribuíram panfletos com informações sobre a morte, a preparação para ela e o papel da funerária na vida da sociedade local.

Não se pode dizer que é uma festa, embora todos os cemitérios sigam enfeitados e limpos para a ocasião e recebam em apenas 1 dia toda a população que não os visita em um ano.

Mas é, sem dúvida, uma celebração!

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos. Costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de “Todos os Santos”, que celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados.

Nesta edição você poderá acompanhar outras “celebrações” do setor. Em Campo Grande-MS, a Pax São João Batista, celebrou com as funcionárias, esposas e mães de funcionários, um dia dedicado à Mulher, organizando atividades que envolveram toda a comunidade.

Em Maringá-PR, o empresário Reginaldo Czezacki celebrou com a família e seus colaboradores a conquista do título de empresário do ano, entregue no início de setembro.

Já que estamos em novembro e o Natal se aproxima, em Legislação dicas do pagamento do 13º salário e para que a “celebração” não vire arrependimento e dívidas futuras, vai também uma orientação dos especialistas sobre como se organizar para pagar menos impostos no próximo ano.

Fique atento porque mudaram as regras do Super Simples. Com aumento das alícuotas, que as aproximam da realidade brasileira, o novo modelo entra em vigor em 2012.

Um grande abraço a todos e até dezembro!

A Redação

EDITORIAL

Page 6: revista diretor funerário novembro 2011

6 Diretor Funerário | Novembro2011

Diretoria CTAFLourival Antonio Panhozzi

[email protected]

Diretora AdministrativaDulce Cristina C. Nascimento

[email protected]

Projeto Gráfico, DTP, Web, Marketinge Publicidade

Henrique [email protected]

Departamento Comerciale Treinamento

Leandro da Silva Jerô[email protected]

Redação - Jornalista Responsável Solange Serafim - MTB 23.860

[email protected]

Diretoria CTAFMario Fernando Berlingieri

[email protected]

AssinaturasLuciene Medeiros

[email protected]

Diretoria CTAFIlso Sanchez Parra

[email protected]

Diretoria CTAFWilson Martins Marques

[email protected]

ASSINATURAS IMPRESSAS:Para novas assinaturas. Disque para fone/fax:(55) (14) 3882-0595, envie pedido pelo correio para: Rua Dr. Rodrigues do Lago, 464 CEP 18602-091 - Botucatu - SP - Brasil,e-mail para [email protected]

ATENDIMENTO AO ASSINANTE:Fone/fax: (55) (14) 3882-0595Rua Dr. Rodrigues do Lago, 464 CEP 18602-091 - Botucatu - SP - Brasile-mail: [email protected]

NA INTERNET:www.funerarianet.com.br

PARA ANUNCIAR:(55) (14) 3882-0595

REDAÇÃO:(55) (14) 3882-0595e-mail: [email protected] ResponsávelSolange Serafim - Mtb - 23.860

IMPRESSÃO:JOARTE - [email protected]

SERVIÇOS

A Revista Diretor Funerário é uma publicação mensal do Centro de Tecnologia em Administração Funerária, órgão oficial de divulgação do Setor Funerário Nacional.

A publicação não se responsabiliza pelas opiniões e conceitos emitidos em artigos assinados e em anúncios publicitários.

CARTA AO LEITORNO MÉXICO, COMO NO BRASIL

Caros leitores, A imprensa internacional divulgou com grande alarde a Expo México Funerário, que aconteceu pela primeira vez em Guadalajara. A Feira é ótima, é claro, mas chamou a atenção dos jornalistas esportivos que estavam na cidade para cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2011, mais pela curiosidade que pelos aspectos empresariais. A exposição aconteceu dentro do Centro de Operações dos Jogos

Como no Brasil, o evento reúne comerciantes em busca de novidades e conta com cerca de 50 empresas expositoras, que vendem urnas, coroas de flores, velas, fornos crematórios ...

Para os jornalistas, os destaques foram os veículos estilosos, como uma Hummer, feita sob medida para se tornar um carro funerário ou uma carruagem antiga, toda de ferro, com urna de madeira aberta em seu interior

Realizada anualmente, a feira de dois dias atrai donos de funerárias de todo o México, interessados também em palestras sobre o rumo da profissão, em atividades como o embalsamento e em debates, como “Negócios familiares e sua administração”. Na programação, há espaço até para uma peça de teatro “Nos llego la hora” (“Chegou a nossa hora”).

Os organizadores garantem que a realização do evento no Centro de Operações do Pan, às vésperas dos Jogos, foi apenas uma coincidência, mas ficaram animados com o movimento de curiosos por causa dos Jogos. No primeiro dia, cerca de 1.500 pessoas passaram pelo lugar e fizeram a festa dos expositores.

EXPEDIENTE

Page 7: revista diretor funerário novembro 2011

7Novembro2011 | Diretor Funerário

Inadimplência nas funerárias portuguesasA crise financeira que assola a Europa já atingiu o setor funerário em Portugal.

Estudos recentes revelam que os portugueses devem mais de 34 milhões às funerárias.

Lá um funeral custa em média 1700 euros, mas mesmo com a crise a população faz questão de manter as mesmas despesas na hora de encomendar um funeral.

A notícia até poderia ser boa para o setor, mas o problema é que as funerárias queixam-se que as cobranças mais difíceis estão aumentando. Ou seja a inadimplência cresce e já está na casa dos 20%.

A Associação Nacional de Empresas Lutuosas explica: “À semelhança do que acontece com casamentos e batizados, as pessoas continuam a gastar acima das suas possibilidades nos funerais dos familiares”.

Diario de NotíciasPortugal

Exposição funerária antecede o PAN em GuadalajaraA imprensa internacional divulgou com grande alarde a EXPO MÉXICO FUNERÁRIO, que aconteceu pela primeira vez em Guadalajara. A feira é ótima, é claro, mas chamou a atenção dos jornalistas esportivos que estavam na cidade para cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2011, mais pela curiosidade que pelos aspectos empresariais. A exposição aconteceu dentro do Centro de Operações dos Jogos.

O evento reúniu comerciantes em busca de novidades e contou com cerca de 50 empresas expositoras, que vendem urnas, coroas de flores, velas e até fornos para cremações.

Os destaques foram os veículos estilosos, como uma Hummer, feita sob medida para se tornar um carro funerário ou uma carruagem antiga, toda de ferro, com urna de madeira aberta em seu interior.

Realizada anualmente, a feira de dois dias atrai donos de funerárias de todo o México, interessados também em palestras sobre o rumo da profissão, em atividades como o embalsamento e em debates, como “Negócios familiares e sua administração”. Na programação, há espaço até para uma peça de teatro “Nos llego la hora” (“Chegou a nossa hora”).

Os organizadores garantem que a realização do evento no Centro de Operações do Pan, às vésperas dos Jogos, foi apenas uma coincidência, mas ficaram animados com o movimento de curiosos por causa dos Jogos. No primeiro dia, cerca de 1.500 pessoas passaram pelo lugar e fizeram a festa dos vendedores.

Globo Esporte - On lineoutubro de 2011

Câmara discute denúncia de cobrança de sepultamento em TeresinaDe acordo com denúncia de moradores de Teresina-PI, as famílias estão se deparando com a cobrança de taxas por parte das empresas funerárias, sendo que o serviço de sepultamento autorizado pela SASC teria que ser gratuito para quem não tem condições de arcar com as despesas de funeral.

O Vereador R. Silva questionou a responsabilidade dos serviços funerários das pessoas carentes serem originalmente e constitucionalmente da prefeitura de Teresina.

Em reunião na Câmara Municipal, em outubro, a Comissão dos Direitos Humanos, um representante da SASC, representantes das funerárias e líderes comunitários, discutiram a denúncia.

Também foi discutida a limpeza dos cemitérios e a liberação dos corpos de Teresina e IML, que não podem ser feitas à noite. Uma nova reunião foi marcada para aprofundar o assunto.

180 graus on line - Teresina-PIoutubro de 2011

Funerárias de Manaus terão Central de Distribuição de ÓbitosCom a proposta de orientar a população sobre os serviços funerários oferecidos em Manaus e garantir a qualidade dos mesmos, além de fiscalizar o cumprimento da lei municipal nº 1273/08, que disciplina a atuação das empresas do setor, o Sindicato das Empresas Funerárias do Estado do Amazonas (Sefeam) colocou à disposição da comunidade a Central de Distribuição de Óbitos.

Durante 24 horas o 0800 está disponível para atender às famílias que procuram os serviços das empresas funerárias. As indicações serão por revezamento.

“O serviço direciona as famílias às empresas funerárias sorteadas num sistema de rodízio e monitora o serviço prestado, além de contribuir para que o cliente receba um atendimento de qualidade e que a lei seja cumprida”, destaca o presidente do sindicato, Manuel Viana.

Paralelo as ações do 0800, o sindicato também disponibiliza placas e cartazes nos necrotérios dos hospitais, e também do Instituto Médico Legal (IML), no qual irão constar a lista com os nomes das 22 empresas credenciadas para oferecer os serviços.

A Central também oferece um serviço funeral exclusivo, o SOS Funeral, para aquelas pessoas que não quiserem utilizar as urnas funerárias oferecidas pelo município.

Os valores dos três planos oferecidos vão de R$700 a R$1.300.

A Crítica- Manaussetembro de 2011

CLIPPING

Page 8: revista diretor funerário novembro 2011

8 Diretor Funerário | Novembro2011

01/11 Sema Ferreira Piva ...................................Bataguassu-MS01/11 Maria Luiza de Melo................... Santana do Ipanema-AL01/11 Carlos Roberto dos Santos ......... São José Rio Claro-MT02/11 Domervil Honorato da Silva ........................Guanambi-BA02/11 Darci Borba ....................................................Caçador-SC03/11 Frank Abrain Lima .......................................... Manaus-AM04/11 Antonio F. de Macena ..................Itinga do Maranhão-MA05/11 Marcilene Adriana Silva Apolônio ......................Viçosa-AL06/11 Iwana Barbosa Taveira de Carvalho ............. Anápolis-GO08/11 Francisco de Assis Souza ............................São Luis-MA08/11 Nilton Lima .......................................................Itabuna-BA08/11 Simeão Raphael Batista ..........................Porto Alegre-RS09/11 Leo Marino Passuello .....................................Erechim-RS09/11 Manoel Cunha Viana ...................................... Manaus-AM10/11 Paula Costa .................................................Caratinga-MG10/11 Antonio Rosa de Souza ................................... Ibitinga-SP10/11 Nedio Soletti .............................................. Espumoso-RS11/11 Gustavo Baranoski ...............................Foz do Iguaçú-PR12/11 Edney Arakaki ..............................................Rio Verde-GO12/11 Sthella Marcia Rodrigues ............................Promissão-SP12/11 Jorge Francisco R. Rosa ......................Ribeirão Preto-SP12/11 Caio Pessanha Felicio .................................... Sumaré-SP13/11 Oswaldo Graciani ................... São José do Rio Preto-SP14/11 Teodomiro Borges ............................. Barra do Ribeiro-RS14/11 Marcelo Foltran ........................... São Caetano do Sul-SP15/11 Márcia Souza ............................................... Ji Paraná-RO15/11 Wagner Luiz Citolino .............................Foz do Iguaçú-PR15/11 Antonio Domingues Felipe ..........Santa Izabel do Ivaí-PR16/11 Hélio Batista .............................................Porto Alegre-RS16/11 Denice Pereira do Nascimento ..............Alto Araguaia-MT17/11 Alcione Ferreira de Santana ................. Pilnão Arcado-BA

01/12 Ligia Maria da Cunha ..................................... Manaus-AM01/12 Heli Piva ...................................................Bataguassu-MS01/12 Gustavo Cardassi ....................................... Araçatuba-SP01/12 Ana Laura de Souza ..................................... Guaiçara-SP03/12 Ramon Mazzarino .................................... Encantando-RS03/12 Marilucia Santos Vicena Viana ......................... Itororó-BA04/12 Alonso Neves da Silva .................................... Colniza-MT04/12 Sonia N. Rocha do Nascimento .................Americana-SP04/12 Ozório dos Anjos Oliveira ........................... Paramirim-BA04/12 Adão Alex Vaz Kirst ....................................... Cangaçu-RS05/12 Tania Cristina Bardella .................................... Agudos-SP06/12 Aldina Soares C. de Andrade ........................ Anicuns-GO06/12 Wanderson de Lima Batista ............................ Maceió-AL07/12 Josemar Vicente da Silva ................Campina Grande-PB08/12 Niluzia Ap. Garcia .................................Foz do Iguaçú-PR09/12 Sebastião Avanzi .................... Vargem Grande do Sul-SP09/12 Osni Pereira Cardoso ............................Rio de Janeiro-RJ09/12 Célio Diomar Klein ......................................Concórdia-SC10/12 Marizete de Souza Mello ...São Gonçalo do Sapucaí-MG11/12 Gilvan Paes da Silva ..........................Campo Grande-MS11/12 Cleber Barbosa da Silva ................................Munhoz-MG11/12 Ronaldo Torquata...................Santa Maria do Suaçuí-MG11/12 Odilon Nunes .................................... Patos de Minas-MG12/12 Eduardo Alves Pereira ...................................... Jequié-BA12/12 Giselda Arantes ..........................................Mogi Mirim-SP12/12 Eva Márcia Vieira ..............................................Imbuia-SC13/12 Aline Correia Godinha .......................................... Tatuí-SP13/12 Marina Martins ............................ São Caetano do Sul-SP14/12 Getúlio Moreira Saraiva .........................................Exú-PE14/12 Miguel Luiz Santana ....................................... Peabirú-PR14/12 Márcia Marques Meudu ............................. Alto Piquiri-PR14/12 Lindomar Firmiano Figueira .............Bento Gonçalves-RS

18/11 João Batista da Silva ............. Santa Rita do Sapucaí-MG19/11 Moisés Zacarias Pires ................................... Conchas-SP19/11 Joana Amélia da Silva Nunes .................... Patrocínio-MG19/11 Talis Mazzarino ......................................... Encantando-RS20/11 Erisvania Fontes ................................ Delmiro Gouveia-AL20/11 Olímpio José de Andrade ..................................... Ibiá-MG20/11 Pedro Israel de Ávila ......................................... Araxá-MG20/11 Gislaine Hiera ............................................. Canoinhas-SC21/11 Marcos Leme Batista ........................................ Marília-SP21/11 Vinicius Pozzer ..............................Faxinal do Soturno-RS21/11 Elienay Silva de Oliveira .............................. Paramirim-BA21/11 Rita de Cássia Mendes ............... São Caetano do Sul-SP22/11 Maria de Lourdes Costa .............................Rubiataba-GO22/11 José Ori de Oliveira Lima ...................Lagoa Vermelha-RS23/11 Renê Lopes ............................................Pirassununga-SP24/11 Thiago de Souza ..............................Mirassol D’Oeste-MT24/11 Renato Luiz Botini ............Santo Antonio Descoberto-GO25/11 Cristina Dávila ...................................................Piunhi-MG25/11 Hélio Gomes Filho ............................................. Pirajuí-SP26/11 César Rodrigues ..............................................Pitanga-PR27/11 Leticia Garcia Freitas .......................Caçapava do Sul-RS27/11 Thiago Henrique S. Verçosa ....................Esmeraldas-MG28/11 Waldison Fernandes Rosa ................................ Guaraí-TO28/11 Luiz Carlos de Santis ..............................Morro Agudo-SP28/11 Gilvano de Ávila ...............................................Sorriso-MT28/11 Evandro P. dos Santos ...................Mata de São João-BA28/11 Marcos Vieira ............................................Cidrolândia-MS29/11 Maria Rita M. Pereira .................................... Mineiros-GO29/11 Geraldo B. dos Santos ............Vitoria de Santo Antão-PE30/11 Clênio Silva .........................................................Patos-PB30/11 Antonio de Pádua Gomes ................................. Pirajui-SP

15/12 Francielli Possato Ribeiro .......................Correia Pinto-SC15/12 Edson Miguel Halmenschager....... Santa Cruz do Sul-RS16/12 Aluisio B. Queiroz ..........................................Fortaleza-CE17/12 Flavio Bonorino ................................................... Itaqui-RS18/12 Gianni Santos Marçal .............................. Alto Taquari-MT18/12 Anderson da Silva Correa .................... Volta Redonda-RJ18/12 Lourdes Portella Wollf ...................................Chapecó-SC20/12 Washington Ubaldo Trapia .. Belém do São Francisco-PE20/12 Maria Ângela Miranda ............................... São Simão-GO20/12 Arthur de Souza Garcia .................................. Lajinha-MG20/12 Neif Cavalcante Neto ...............................Paranatinga-MT22/12 Josué Saraiva de Souza ...................................Coxim-MS22/12 Ângela Bandeira ............................. Santa Cruz do Sul-RS22/12 Edson Francisco de Pinho ...........................Paranavaí-PR22/12 João Dourado ..............................................Redenção-PA23/12 Gerson Alves Sobrinho ............................Bataguassú-MS23/12 Marlysio Nogueira Coelho .............. Carmo do cajurú-MG23/12 Nara Helena Machado ...................... Barra do Ribeiro-RS26/12 James Tacin ......................................................... Ibaté-SP26/12 Orlando Rodrigues Borges ......................... Palmeiras-GO26/12 Matheus Tacin ...................................................... Ibaté-SP27/12 Marcos Cardoso Leite .................................... Taubaté-SP27/12 José Carlos Santos Gonçalves .................Mogi Mirim-SP27/12 Roberta da Silva Garcia .................................. Lajinha-MG27/12 Emilio Pagnoça Moreno.....................................Matão-SP27/12 Genivaldo dos Santos Oliveira ..................Dias Dávila-BA28/12 Glícia de Santana .........................................Corumbá-MS28/12 Claudio Vitor Malta ...................................Rio Pomba-MG29/12 Joaquim de Freitas Dayrell ...................... Diamantina-MG30/12 Eduardo Ribeiro da Silva Barbosa .................Cajamar-SP30/12 Cláudio Mariano .....................................Porto Ferreira-SP31/12 Ronaldo Edmundo Ritter .........................Porto Alegre-RS

REGISTRON

OV

EM

BR

OD

EZ

EM

BR

O

Agora, você assinante, também tem seu espaço para comemorar seu aniversário.E , desde já, desejamos a todos os nossos votos de feliz aniversário.

Page 9: revista diretor funerário novembro 2011

9Novembro2011 | Diretor Funerário

CARTAS

Karla Santana MamonaPortal Guia Trabalhista

indeterminado

www.tanatus.com.br Hag

átei

xeira

PROMOÇÃO

GRUPO DE COMPRAS

consulte

Carrinho elétrico para elevaçãode urnas. A Bateria.

Pioneirismo Científico em Tanatopraxia

No dia 14 de outubro, durante o período da tarde, a Escola Especial 29 de Março realizou a comemoração da semana da criança. Como já é tradição em outras datas comemorativas, a Necrópole Ecumênica Vertical Universal (Cemitério Vertical

de Curitiba), colaborou com a iniciativa e neste ano fez a locação de brinquedos (pula-pula, piscina de bolinhas, etc). Distribuiu ainda para os alunos, barras de chocolates, que foram doadas pelos colaboradores em uma campanha interna.

A Escola de Educação Especial 29 de Março foi fundada em 1948 e atende aos portadores de múltipla deficiência. Atualmente funciona com capacidade para 105 alunos de 5 a 50 anos. Em 1991 foi fundada a Associação Ruth Schrank, de caráter filantrópico e sem fins lucrativos,

para buscar os recursos necessários para a manutenção da escola.

Cemitério Vertical de Curitiba - Inaugurado em 1989, o empreendimento tem 9.360 lóculos para sepultamento e mais 30.888 compartimentos de ossuários, localizados em seus blocos. Esses mesmos blocos ainda têm capacidade para receber mais 8.640 lóculos e 82.368 compartimentos de ossuários. O projeto final prevê a implantação de 35.280 lóculos para sepultamento e 236.808 compartimentos de ossuários.

O cemitério tem um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde, o que faz com que todo o resíduo gerado, como restos de urnas e flores, tenham uma destinação final correta.

À Revista Diretor Funerário

Olá, Os colaboradores do Cemitério Vertical participaram da comemoração da semana da criança na Escola Especial 29 de Março.

Caso queiram acompanhar, estamos à disposição.

Obrigada.Dani, Rafa e Cláudia.

13 de outubro de 2011Olá Dani, Rafa e Cláudia,

Parabéns pela ação e pela iniciativa de divulgá-la. Vou colocar seu texto na seção cartas, da Revista de Novembro. Um grande abraço.

A Redação

Page 10: revista diretor funerário novembro 2011

10 Diretor Funerário | Novembro2011

O capital humano é o principal fator de prosperidade na vida das organizações. A nova conjuntura exige que se direcione esforços para a manutenção e aperfeiçoamento do mesmo. Parte II

Os tipos de alteração salarial previstos no Sistema de Administração de Cargos e Salários são os seguintes:• Fim do período de experiência;• Promoção (promoção para um cargo maior, também conhecida como Promoção Vertical);• Mérito (aumento de salário por merecimento, no mesmo cargo, também conhecido como Promoção Horizontal);• Transferência para outro cargo;• Ajustes de mercado;• Reclassificação do cargo;

Salário após o período de ExperiênciaEm casos específicos, em que o funcionário tenha sido contratado com a condição de ter um reajuste após o período de experiência, o salário do funcionário será reajustado para o nível previamente acertado na contratação. Promoção (também chamada promoção vertical)Os aumentos por promoção vertical são concedidos aos funcionários que passam a ocupar cargos incluídos numa Classe superior à Classe atual do cargo, dentro da estrutura de cargos.

A promoção vertical está vinculada à existência de vaga no quadro de funcionários (caso de Auxiliares, Assistentes, Analistas, por exemplo), ou poderá ocorrer em função da necessidade de preenchimento de uma vaga em aberto (caso de Encarregados, Supervisores, Gerentes, por exemplo).

Os candidatos a uma promoção vertical deverão passar por um processo de avaliação conduzido pela área de Recursos Humanos.

São três as modalidades de promoção vertical:

a) Promoção na Mesma Carreira Específica (de Assistente Administrativo II Para Assistente Administrativo III):

set/11 a fev/12

Plano de Cargos e Salários

SEFESP

O salário é alterado para se enquadrar na Classe do novo cargo. Na maioria das vezes, o aumento deveria se situar entre 10% e 20% do salário atual. Os aumentos decorrentes da promoção vertical podem ser concedidos em qualquer mês do ano, desde que o funcionário preencha os requisitos necessários à promoção.

Após uma promoção vertical na mesma carreira específica, deverá ser observado um período mínimo de um ano antes de nova promoção vertical. b) Promoção Com Mudança de Carreira Específica (de Auxiliar Financeiro III Para Assistente de Compras I, por Exemplo):

Nesse caso o aumento recomendado também situa-se entre 10% e 20% do salário atual, observado o posicionamento do salário na faixa do novo cargo e a relatividade interna.

O aumento por promoção vertical, nesses casos, será efetivado 30 dias após a promoção. Nesse período será avaliada a adaptação do funcionário ao novo cargo. A promoção será efetivada com a aprovação da Gerência da área.

Caso o funcionário não se adapte ao novo cargo, a Gerência da área deverá comunicar

ALTERAÇÕES SALARIAIS

Page 11: revista diretor funerário novembro 2011

11Novembro2011 | Diretor Funerário

com antecedência o fato à área de Recursos Humanos. Se for possível, o funcionário poderá retornar à sua área de origem ou ser transferido para uma função compatível com seu perfil profissional.

c) Promoção Para um Cargo de um Nível Hierárquico Maior (de Encarregado de Produção para Supervisor de Produção, por Exemplo):

Numa promoção vertical para um cargo bem maior, o aumento inicial recomendado situa-se entre 20% e 30% do salário atual, dependendo da diferença entre a faixa salarial atual e a faixa salarial do novo cargo. Aumentos complementares para adequação do salário à nova faixa salarial poderão ser programados para um intervalo entre três meses e um ano. Esse intervalo para ajuste do salário à nova faixa salarial tem o objetivo de permitir a confirmação da adaptação do profissional ao novo cargo. Aumento por mérito (também chamado de promoção horizontal)O aumento por mérito ou promoção horizontal pode ser concedido ao funcionário que apresentar desempenho que o destaque significativamente dos demais ocupantes do mesmo cargo ou dentro de uma equipe de trabalho.

É uma alteração do salário do funcionário dentro da Faixa Salarial da Classe correspondente ao seu cargo.

Os aumentos decorrentes da promoção horizontal podem ser concedidos em qualquer mês do ano e devem se ajustar ao orçamento definido para essa finalidade. Um funcionário só pode receber nova promoção horizontal após o período mínimo de um ano.

Quando o cargo pertencer a uma carreira específica, como auxiliares, assistentes e analistas, o funcionário só poderá ser promovido verticalmente 6 meses após receber uma promoção horizontal, desde que preencha os requisitos necessários.

Os Gerentes e Coordenadores são responsáveis pela administração do orçamento para promoções horizontais. Portanto, deverão definir o percentual de aumento individual a ser concedido em cada caso.

O percentual recomendado para os casos de promoção horizontal varia entre 5% e 8%. Em casos de desempenho destacado este percentual poderá chegar a 12%. É recomendado analisar com cuidado cada promoção horizontal, visando a evitar a

Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário

Av. Paulista, 2006 - 9º andar- conj. 903/904CEP 01310-200 - São Paulo-SP - fone/fax: (11) 3283-3384 - [email protected]

criação de problemas de relatividade interna posteriormente.Transferência de áreaOcorre uma transferência quando o funcionário passa a ocupar um cargo em outra área. Por exemplo, um Assistente que é transferido da área industrial para a área administrativa.

Uma transferência geralmente não significa que o funcionário receberá um aumento de salário.

Se a transferência for para um cargo de uma classe superior à classe do cargo atual, serão aplicadas as mesmas regras definidas para os casos de promoção vertical.

Se a transferência for para um cargo da mesma classe, e for necessário um aumento de salário para um melhor posicionamento do salário do funcionário na faixa salarial, serão aplicadas as mesmas regras definidas paras os casos de promoção horizontal. Reclassificação do cargoOcorre um reajuste salarial por reclassificação quando um cargo recebe atribuições adicionais, de maior complexidade e responsabilidade e que exijam maior conhecimento do que as atribuições anteriores do cargo, justificando uma

reclassificação do cargo para uma c lasse

mais alta na estrutura de cargos.

Ajustes de mercadoSão alterações salariais com o objetivo de alinhar o salário do cargo com os padrões de mercado, constatados por meio de pesquisa de remuneração ou percebidos pela empresa ao encontrar dificuldades para contratar determinados profissionais por um espaço de tempo que confirme ser essa uma situação crônica.

Avaliação para promoçãoDisciplina;Assiduidade;Pontualidade;Colaboração com a equipe, superiores e colegas de trabalho;Disponibilidade;Qualidade do trabalho realizado;Responsabilidade;Apresentação pessoal;Conhecimento da Função;Desenvolvimento Técnico-Profissional;Entendimento e aceitação de mudanças; Comunicação;Organização;Liderança (para encarregados e acima);Resolução de conflitos (para encarregados e acima). Procedimentos para solicitação de uma promoçãoSolicitação da Promoção;Aprovação preliminar pelo superior do solicitante;Avaliação do funcionário;Revisão da avaliação do funcionário;Análise pela área de Recursos Humanos;Aprovação da Diretoria;Efetivação da promoção. Procedimentos para solicitação de uma transferênciaSolicitação da Transferência;Aprovação preliminar pelo superior do solicitante;Aprovação pelo atual Gerente da área em que o funcionário trabalha;

Avaliação pela área de Recursos Humanos;Decisão da Diretoria;Efetivação da transferência.

Procedimentos para solicitação de criação de uma vagaConceito de Vaga;Solicitação de criação da vaga;Aprovação preliminar pelo superior do solicitante;

Análise pela área de Recursos Humanos;Aprovação pela Diretoria.

Page 12: revista diretor funerário novembro 2011

12 Diretor Funerário | Novembro2011

O ano está terminando e é hora de empresas e consumidores programarem suas ações para o novo período.

Contador explica como economizar no pagamento de impostos

Uma das responsabilidades que deve ser repensada a cada fim de ano é a fiscal, já que todos nós temos que escolher com antecedência qual será a forma que iremos apurar nossos tributos no próximo exercício.

Optar por uma ou outra forma de apuração e recolhimento - no caso de empresas, pelo lucro simples, presumido ou simples nacional; para pessoas físicas, modelo simplificado ou completo - pode gerar economia para o contribuinte. É o que explica o sócio-diretor da NK Contabilidade, Rogério Kita.

Ele dá dicas de como buscar essa economia por meio do Planejamento Tributário e fala sobre outras facetas do Imposto de Renda para pessoa física e jurídica.Como a empresa pode fazer um

Planejamento Tributário e diminuir seus impostos? O senhor pode apontar algumas estratégias?O importante para, no caso a pessoa

jurídica, é fazer uma escolha do regime tributário de acordo com seu volume de faturamento, ou de acordo com o seu número de funcionários, porque isso impacta diretamente na questão da carga tributária.

Uma vez que essa opção é anual, os empresários devem estar fazendo uma avaliação agora no final do ano, para escolher o regime tributário logo no começo do ano que vem.

Então é esse o momento de a empresa parar e avaliar sua forma de apurar seus impostos?

ABREDIF

Exatamente. Porque existem as sistemáticas do simples nacional, lucro presumido ou lucro real. Então tem que ver entre essas três opções qual seria a melhor alternativa de enquadramento tributário.

Quanto uma empresa pode economizar se prestar atenção nos tributos que tem a pagar?Esses valores variam para cada empresa, para cada situação. Vai depender do seu tipo de atividade, do faturamento... . Então a empresa vai ter que, na verdade, fazer uma analise em relação a sua atividade, ao seu faturamento, para depois também fazer o enquadramento tributário.

O planejamento tributário pode ser feito pelo próprio gestor da empresa ou ele deve procurar uma empresa de contabilidade?O próprio empresário pode fazer esse tipo de levantamento. Uma pesquisa, um comparativo. O ideal, porém, é que ele faça isso assessorado de um profissional contábil, para principalmente esclarecer algumas dúvidas que certamente vão surgir no momento de tomada de decisão.

Pequenas empresas também conseguem fazer o Planejamento Tributário?Com certeza. O importante é que o gestor da empresa consiga verificar, acompanhando os

jul/2011 a jun/2012

Page 13: revista diretor funerário novembro 2011

13Novembro2011 | Diretor Funerário

indeterminado

fundamentos da legislação, o que pode ser aplicado na sua empresa ou não. E em cima disso se valer desses benefícios.

A pessoa física pode fazer um planejamento tributário?A pessoa física pode. Quando se faz a declaração do imposto de renda, ela opta ou pelo modelo simplificado ou pelo modelo completo.

Então essa é a grande escolha na pessoa física: a forma como ele vai declarar sua renda para o fisco. Dependendo da escolha isso pode provocar alguma economia tributária para efeito de recolhimento de IR.

Muitas pessoas utilizam do 13º salário para pagar os impostos do início do ano, como IPVA, IPTU e outros. As vantagens compensam?Para o contribuinte, quando ele olha no aspecto de recolhimento de IR, IPVA, IPTU, essas são despesas que não são dedutíveis na base de calculo do IR.

O alerta é para aqueles que tem dívidas acumuladas: ao invés de fazer dividas no final do ano, na época de natal, compras e tudo mais, aproveitem o saldo do 13º salário para quitar essas dívidas. Ou, pelo menos, não

acumular mais dívidas para o próximo ano.

Logo depois desses primeiros impostos, vem o IR, que a maioria das pessoas faz de casa, pela internet, sem a necessidade de um contador. Que diferença faz um profissional neste momento?A importância de ele estar assessorado por um profissional de contabilidade é que ele poderá reduzir eventuais saldos de impostos a pagar, ou ainda reduzir as chances de ser pego na malha fina por erro na declaração.Hoje com o recurso da tecnologia, o fisco consegue identificar declarações com erros de preenchimento, e automaticamente já reter essas declarações em malha fina. E é aí que muitas vezes o contribuinte acaba pagando penalidades de multas e recolhimentos fora do prazo com juros.

Na sua visão, o que uma reforma tributária deveria abranger?Hoje a grande dificuldade da reforma tributária é que as empresas não agüentam mais pagar tanto imposto. O que deve ser avaliado é a questão trabalhista. Os encargos trabalhistas são muito altos, os empresários não conseguem absorver isso.

A burocracia, aliada à quantidade de impostos que existem para efeito de administração fiscal

também gera dificuldades para o empresário e para os contadores.

Sobre a tão esperada reforma, o que o Sr. espera? A grande expectativa é que realmente haja, agora com a questão da nota fiscal eletrônica e cruzamento de informações, uma base fiscal seja centralizada. E que isso possa gerar economia fiscal de não incidência de imposto sobre imposto.

O que o governo deveria avaliar é adoção de alíquotas fixas sobre operações de venda e diminuir seus gastos públicos. É dessa forma que eu vejo que poderá se economizar ou reduzir a questão de arrecadação e a carga tributaria brasileira.

Fonte: Tifany Ródio - Economia SC/A

Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário

Av. Paulista, 2006 - 9º andar- conj. 903/904CEP 01310-200 - São Paulo-SP - fone/fax: (11) 3283-3384 - [email protected]

Page 14: revista diretor funerário novembro 2011

14 Diretor Funerário | Novembro2011

Antecipamos a relação dos aniversariantes para você não perder a festa.

01/12 Ângelo Cunha Neto ..............................Uberlândia-MG

01/12 Gustavo Cardassi ..................................Araçatuba-SP

02/12 Sérgio Rubens A. Salles ....................... Itaporanga-SP

02/12 Silvestre Roveri .....................................Araraquara-SP

04/12 Maria Ap. Esteves de Almeida .................. Vinhedo-SP

04/12 Wilson Martins Marques ..............................Marília-SP

05/12 Márcia Pieroni Carducci ...............Laranjal Paulista-SP

05/12 Messias Gonçalves .............................. Bebedouro-SP

06/12 Ângela Queiroz B. da Silva ................ Martinópolis-SP

07/12 Antonio Guedes da Silva Filho ...... Pereira Barreto-SP

11/12 Wilder Ferreira Cunha ..........................Uberlândia-MG

12/12 Heraldo Antonio Carducci ...........Laranjal Paulista-SP

12/12 Janet Iaia Pizzo .................................. Barra Bonita-SP

13/12 Nelson Kuminek .........................................Curitiba-PR

15/12 Airton José de Mendonça ......................... Cuiabá-MT

15/12 Osmar Gonçalves Cordeiro .................... Fortaleza-CE

16/12 Denílson D. Rosseto .......................................Bilac-SP

17/12 Lea Baldocchi Finoti ....................... Ribeirão Preto-SP

20/12 Ozilda Reis de Oliveira ................. Cerqueira César-SP

21/12 Maria Helena SivieroLopes .............................Tupã-SP

22/12 Edson Francisco de Pinho ..................... Paranavaí-PR

23/12 Pamela Garcia Lopes ......................................Tupã-SP

25/12 Carlos L. Sysochi .......................................Curitiba-PR

25/12 Natal Manoel Tereza ..................................Limeira -SP

25/12 Pedro Henrique C. Galhardo ....................Palmital -SP

27/12 Rosângela Santos da Silva .......................Mestuita-RJ

28/12 Marciel Vesco .............................................Socorro-SP

28/12 Tadia S. R. de Carvalho ............................Socorro -SP

30/12 Cláudio Mariano ............................... Porto Ferreira-SP

31/12 Eliane dos Santos Brustelo ................Anaurilandia-MS

31/12 Rubens de A. Carrasco .... Santa Vitória do Palmar-RS

jan a dez/2011

REGISTROD

ezem

bro

Page 15: revista diretor funerário novembro 2011

15Novembro2011 | Diretor Funerário

Plagiei esse título de um artigo da Revista Veja de 05 de outubro de 2011, seção comportamento.

A matéria fala sobre o livro que um psiquiatra francês, David Servan-Schreiber, escreveu relatando seus últimos meses de vida, Podemos dizer adeus mais de uma vez.

Ele diz que “ter a possibilidade de preparar a partida, é, na verdade, um grande privilégio”.

Servan-Schreiber começou seu livro em 2010 com a recidiva de um câncer e terminou dois meses antes de sua morte, em 24 de julho deste ano, com 50 anos, e ao som do Concerto para Piano nº 23 de Mozart.

Ao finalizar seu livro, o médico recolheu-se a uma casa da família na região da Normandia e passou lá seus últimos momentos, rodeado pela esposa, filhos, familiares e amigos.

Quando terminei de ler o texto fiquei pensativa, refletindo em como é acolhedora esse tipo de morte. A pessoa tem tempo de resolver conflitos, manifestar desejos e se despedir.

E o que me incomodou foi pensar nas mortes inesperadas. Pensei nas famílias que atendo e

Estamos na época de Finados, mas não gostaria de falar sobre ele dessa vez.Quis trazer uma reflexão sobre a morte, sim, mas principalmente sobre a vida.

que perderam seus entes queridos de forma brusca. E aí, como ficam os conflitos, os desejos e a despedida?

Na verdade ficam vagando no “caos” de incertezas, duvidas e nas fatídicas perguntas, E se.., e Por quê?

E se ela não tivesse ido?

Por que eu não disse mais vezes que o amava?

E se eu tivesse sido mais paciente e não tivesse brigado?

Por que isso aconteceu comigo? E se eu a tivesse escutado mais?

Li uma vez num relato de uma mãe que perdeu seu filho ainda criança que ela ganhou forças quando trocou o “POR QUE isso aconteceu comigo?”para o “PARA QUE isso aconteceu comigo?”. Dessa forma ela busca força para voltar a vida, e seguir em frente.

Cissa Guimarães, em uma entrevista ao fantástico diz que se tornou uma pessoa melhor com a tragédia que a abateu – quando a gente toma uma porrada dessa na vida, se você não evoluir na vida......pena de você que ficou... Essa maior dor do mundo talvez seja o portal para

out/10 a set/11

Foto

s M

eram

ente

Ilus

trat

ivas

LUTO

Receita para umaboa morte

você evoluir, você poder ser uma pessoa bacana com as outras pessoas e com você mesmo..

É difícil a pessoa ter essa consciência nos primeiros momentos da perda, mas com o tempo, com ajuda, ela consegue buscar o para que isso aconteceu comigo?.

Enfim, o melhor mesmo é você aproveitar cada momento com seus afetos, resolver problemas de relacionamento, brigas e mal entendidos. Beije, abrace, declare seu amor. Aproveite os momentos para estar com as pessoas que ama. Não deixe para amanhã, pode ser tarde.

Taisa Lúcia Berlingieri - Psicóloga Especialista em Intervenções em Perda e LutoPrever Santa Isabel - [email protected]

Page 16: revista diretor funerário novembro 2011

16 Diretor Funerário | Novembro2011

O sucesso na gestão de uma empresa se obtém harmonizando todas as áreas, contudo a acirrada concorrência nos leva a olhar a área comercial com uma atenção redobrada. - por IVAN POSTIGO

MARKETING

O gerenciamento da área comercial das empresas que sempre foi uma das tarefas mais importantes de uma organização, hoje dita sua continuidade. A gerência de vendas é a área onde se concentram as maiores tensões, pois o sucesso da empresa está atrelado ao seu sucesso comercial. O gerente de vendas uma vez tendo consensado com a

direção o objetivo de vendas para o período terá que desenvolver planos e meios de atingi-lo. A execução do plano exigirá do profissional entusiasmo, motivação e muita disciplina.O profissional terá, ainda, que administrar as expectativas e ansiedades de sua equipe de campo e também da alta direção da companhia.

Gerenciamento de Vendas: Um dos Pilares do Sucesso das Empresas

AO GERENTE DE VENDAS cabe atuar como facilitador do processo, administrando as contingências das vendas.

Muitas empresas não tem em seu quadro um funcionário e ou colaborador com um cargo com essa denominação, mas certamente alguém realiza essa função, a função de gerenciamento das vendas, do gerenciamento dos esforços comerciais.

Quando tratarmos do gerenciamento das vendas focalizamos a pessoa que independente da sua posição hierárquica realize essa função.

É importante para o gerenciamento adequado das vendas a distinção entre marketing e vendas. A venda se concentra nas necessidades do vendedor e o marketing nas necessidades do comprador.

A venda se preocupa com a necessidade do vendedor em converter seu produto em dinheiro; o marketing , com a idéia de satisfazer as necessidades dos clientes por meio do produto e de todo o conjunto de coisas ligadas à sua fabricação e ou aquisição , à sua entrega e, finalmente, ao seu consumo.

Com isso o gerente de vendas, e muitos agregam a função de marketing, tem que estar atento ao mercado oferecendo e/ou gerando necessidades com a criação de produtos.

Essas informações e necessidades são declaradas diariamente e podem ser percebidas com sua visita ao campo acompanhando seus vendedores, ou através de contatos frequentes com sua equipe.

É função da gerência de vendas fazer com que a voz do cliente ecoe por todos os cantos

da empresa não só para que as necessidades sejam percebidas e produtos sejam criados e disponibilizados, mas também para que seja dado a cada cliente um atendimento que diferencie sua empresa das concorrentes.

A voz do cliente estimulará as pessoas a agirem de encontro a um único objetivo:

Proporcionar satisfações que angariam clientes.

O gerente de vendas junto com a alta direção deve trabalhar no sentido de tornar a empresa orientada para o mercado.

A vocação de uma empresa direcionada ao mercado ou à produção, na maioria das vezes, está em sua própria origem, na visão de seu criador, contudo uma companhia pode se voltar ao mercado aprendendo a considerar sua função, não a produção de bens e serviços, mas a aquisição de clientes, a realização de coisas que levarão pessoas a querer trabalhar com ela.

Criar este ambiente, consolidá-lo, é uma das tarefas do gerente de vendas, propagando sempre a voz do cliente.

Um dos aspectos fundamentais para o sucesso do profissional voltado ao gerenciamento de vendas é a iniciativa. Só com iniciativa o gerente de vendas e sua equipe poderão alavancar os resultados de sua empresa gerando novos negócios e saindo do lugar comum.

Esta mesma iniciativa fará com que a equipe perceba as necessidades do mercado procurando supri-las via ações de marketing.Uma empresa sem iniciativa estará sempre correndo atrás de seus concorrentes, ao passo que esta poderá inverter o processo estando

Page 17: revista diretor funerário novembro 2011

17Novembro2011 | Diretor Funerário

sempre um passo à frente com um modelo diferenciado de gerenciamento.

Não há dúvidas que existem empreendedores e gerentes de vendas geniais, que muitas vezes vencem com lances espetaculares, mas o que tem determinado o sucesso de muitas companhias é a ação constante, a iniciativa.

Quando a iniciativa encontra a oportunidade o sucesso é inevitável.O encontro da iniciativa com a oportunidade para muitos é considerado sorte, para outros, genialidade.

MÉTODO DE GERENCIAMENTOPara um bom gerenciamento das vendas é

• Propor de novos negócios a empresa e aos clientes.

A estas tarefas podemos acrescentar outras, geradas pelas próprias características do negócio.

O sucesso do método de gerenciamento não está apenas em definir o que deve ser feito, mas principalmente:

• Quem realizará a tarefa?

• Como realizará a tarefa?

• Quando realizará a tarefa?

É comum quando um trabalho não é bem sucedido ouvirmos comentários como:“Nós sabíamos o que tinha que ser feito, porém não conseguimos realizar”.

A fórmula do sucesso está na delegação e nas respostas às três perguntas acima.

O gerenciamento de vendas tem sem dúvidas como objetivo o crescimento sustentado

As empresas crescem em função do talento e capacidade administrativa de seus integrantes.

À medida que cresce a empresa se torna mais complexa e seus problemas se multiplicam, isso exige capacidade de delegação, maior disciplina administrativa e maior necessidade de treinamento e reciclagem.

Sem isso a capacidade individual de seus talentos será direcionada a administração de problemas e não à geração de novos negócios, que foi a razão de seu sucesso.

Numa administração em crise o gerente de vendas ocupado em resolver problemas pouca atenção poderá despender à sua equipe , deixando com isso de perceber oportunidades que o mercado apresenta todos os dias.

Além disso, problemas poderão ocupar boa parte do tempo de seus dirigentes que tem como função básica: Criar o futuro de sua organização.

Maior sucesso terá uma empresa quanto maior for sua capacidade de perceber oportunidades e agir, no tempo certo, tendo seu gerente de vendas como a mola propulsora dos negócios.

necessário método, sem isso algumas tarefas primordiais deixarão de ser executadas.

As tarefas dependerão dos cr i tér ios estabelecidos por cada empresa em função de sua cultura, estrutura organizacional e da própria atribuição de responsabilidades, contudo a um gerente de vendas e sua equipe cabem:

• Consensar os objetivos de venda para o exercício e estabelecer as metas de venda para cada vendedor ou representante comercial;

• Assegurar o atendimento à carteira de clientes, cobertura de área ou região, dificultando as ações da concorrência;

• Acompanhar a apresentação de propostas de negócios e seus resultados, administrando as contingências de cada processo;

• Administrar das margens de contribuição dos produtos e as geradas por cada vendedor;

• Administrar o prazo médio das vendas e seus preços médios;

• Administrar o volume de mercadorias em estoque, evitando o excesso de produtos morosos e de produtos que possam se tornar obsoletos;

• Motivar e treinar sua equipe ;

• Controlar dos gastos sob sua responsabi- lidade

• Controlar os custos com distribuição dos produtos;

• Desenvolver e implantar sistemas de incenti- vos para seus vendedores;

• Acompanhar as ações da concorrência;

• Apoiar a prospecção de clientes;

• Apoiar o trabalho de pós-venda;

• Administrar o sistema de informações;

• Preparar e relatórios debatendo resultados;

• Desenvolver de sugestões e planos de ação sobre produtos;

• Desenvolver scripts para apresentação dos produtos e para refutação das objeções, aprimorando-os sempre através das experiências de campo;

• Contratar vendedores e representantes comerciais;

• Treinar seus novos comandados;

• Abrir novas regiões de trabalho;

• Estabelecer alianças comerciais;

Ivan Postigo é Economista, Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP.

Page 18: revista diretor funerário novembro 2011

18 Diretor Funerário | Novembro2011

Pax São João Batista homenageia mulheres

O Diretor Funerário Gilvan Paes da Silva comanda há 7 anos o

crescimento da empresa Pax São João Batista, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A empresa já existia há cinco anos quando ele a adquiriu, mas em curto período de tempo o empresário imprimiu sua marca à administração e elevou de 5 para 70 o número de colaboradores, propiciando inúmeros serviços e avanços para uma clientela instalada

HOMENAGEM

Empresa de Campo Grande-MS emprega mais de 70 pessoas e tem estruturado calendário de eventos para motivar sua equipe - por SOLANGE SERAFIM

nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas e Ribas de Rio Pardo.

A atuação da empresa chama a atenção da sociedade local e também das autoridades, que recentemente homenagearam Gilvan Silva com a Comenda Campo Grande de Economia, a ele atribuída pela Câmara Municipal de Vereadores e Conselho Regional de Economia, por sua “relevante contribuição para o Desenvolvimento Econômico da Capital Sul-Mato-Grossense”.

Além da profissionalização, da busca incessante por novas tecnologias, tendências e melhores produtos oferecidos aos clientes, o empresário se destaca pela capacitação de sua equipe de colaboradores. O calendários de eventos voltados para o chamado “cliente interno”

inclui festas mensais de confraternização entre funcionários, palestras de capacitação dentro e fora de Campo Grande, participação em eventos do setor funerário promovidos fora do Estado, viagens de recreio para funcionários patrocinadas pela empresa, entre outros.

Recentemente esse já recheado leque de eventos motivacionais ganhou mais uma atração, especialmente destinada às mulheres. Em 27 de agosto de 2011 a Pax e Funerária São João Batista de Campo Grande realizou o “1º Encontro de Mulheres da Pax São João Batista”, com a presença de autoridades, funcionárias e esposas e mães de todos os funcionários da Empresa.

Esse evento, realizado pela primeira vez, visa valorizar a mulher (esposa/mãe) que

Page 19: revista diretor funerário novembro 2011

19Novembro2011 | Diretor Funerário

proporciona o conforto no lar, o apoio, a dedicação e o suporte para que cada funcionário da empresa possa desempenhar suas funções além do esperado.

“A participação da mulher, seja mãe ou esposa, é fundamental para que o desempenho de todos os colabora-dores de nossa empresa seja melhor do que as expectativas lançadas sobre cada um deles”, relatou Gi lvan Si lva, que complementou:

“Enquanto a maioria das empresas olha para o funcionário isoladamente, a Pax São João Batista quer valorizar aquela pessoa que dá suporte para que esse funcionário possa desempenhar suas funções com qualidade e dedicação que são as marcas de nossa empresa”.

O Diretor Funerário destaca ainda que a presença feminina na empresa ajuda a humanizar as tarefas desempenhadas.

O evento: Um chá da tarde, preparado com carinho pela Pax São João Batista, reuniu os participantes em torno de boa música, homenagens e sorteio de brindes. Entre os presentes estavam o Deputado Estadual Rinaldo Modesto de Oliveira e a Vereadora Roseane Modesto de Oliveira, que interpretou ao som de seu violão a música “Entra na Minha Casa”, de Regis Danese.

Uma palestra sobre o poder da palavra, ministrada pela professora Walderice Rodrigues de Paula da Silva, conduziu os presentes a uma reflexão sobre a comunicação, dentro dos lares e no próprio ambiente de trabalho.

Todos os participantes ganharam lembranças e ainda participaram do sorteio de vários

brindes.

A mãe do proprietário da empresa, Sra. Enides Paes da Silva, e a Vereadora Roseane Modesto foram homenageadas, como figuras importantes na trajetória da Pax São João Batista.

“Ver uma empresa que gera mais de 70 empregos diretos em nossa cidade, preocupar-se com a família e, em especial, com a mulher é algo que nos impressiona. Vemos que a visão da empresa extrapola a entrada de dividendos, valorizando seu bem mais valioso, que é seu quadro de funcionários”, falou a Vereadora Roseane Modesto.

O Deputado Rinaldo Modesto elogiou o desenvolvimento da Pax São João Batista, que atua oferecendo a seus associados todo o conforto em atendimento funerário e na saúde. “O Gilvan, amigo pessoal e empresário de destaque na nossa cidade, sempre mostrou idéias inovadoras, mas esse evento que busca promover a valorização da mulher, superou as expectativas da era em que vivemos, onde a família tem perdido espaço e perdido seu real valor”.

Page 20: revista diretor funerário novembro 2011

20 Diretor Funerário | Novembro2011

ESPECIAL Reconhecimento

Reginaldo Czezacki, Wilson e Nilson Marques comandam a locomotiva empresarial que vem transformando o setor funerário no Paraná: o Sistema Prever Maringá. A empresa que em agosto de 2010 comemorou com

festa para todos os seus públicos (clientes, colaboradores, fornecedores, dirigentes, parceiros) seus 10 anos de existência e recebeu reconhecimento de toda a sociedade de Maringá e região, alçou seu sócio fundador a um dos títulos mais importantes do município.

Na noite de 09 de setembro, em jantar festivo para 700 convidados, entre políticos, empresários, e autoridades do Estado do Paraná, Reginaldo Czezacki recebeu emocionado o título de Empresário do Ano 2011, oferecido pela Associação Comercial e Industrial de Maringá - ACIM.

Czezacki foi escolhido por outros empresários e pela comunidade local entre mais de 80 concorrentes. Todos conceituados dirigentes de empresas que se destacaram no período. Foi a primeira vez que o título foi entregue ao setor funerário. Foi também a entrega de prêmio mais marcante já realizada pela ACIM.

Czezacki fez questão de levar consigo toda a família e os colaboradores do Sistema Prever de Maringá. Contou sua história, sem deixar de lado detalhes que para muitos seriam “menores”, mas que para ele são o combustível de tanta transformação e inovação.

Um vídeo contando o difícil começo da empresa funerária: uma portinha, a “Caravan velha” e o cachorro na frente da loja. A passagem da filha mais velha que foi corrigida pela professora quando numa redação escreveu que o pai vendia caixão. A professora assinalou em vermelho que o correto seria vendedor de colchão. E a determinação para mudar esse estigma e a realidade do setor em sua cidade.

Passagens dramáticas, emocionantes engraçadas, contadas por pessoas que as viveram deram o tom do documentário. “Minha mãe contou uma história da minha infância que eu nem me lembrava mais. Quando éramos pequenos, eu e meu irmão fizemos o funeral de um passarinho de estimação. Enfileiramos nossos carrinhos de brinquedo. Fizemos o cortejo e enterramos o bichinho com todas as honras. Foi o meu primeiro funeral”, contou Czezacki.

O primeiro atendimento funerário, no entanto, aconteceu quando Reginaldo

Reginaldo Czezacki é o

empresário do ano em Maringá

Título é inédito no setor funerário e registra a importância do papel exercido na sociedade e do

crescimento dos últimos 15 anos

era um jovem adulto - 18 anos - mas num clima muito diferente. “Lembrava mais um filme de terror. Era de madrugada, chovia e o céu era cortado por relâmpagos e trovões. Fomos ao necrotério em Curitiba buscar

Page 21: revista diretor funerário novembro 2011

21Novembro2011 | Diretor Funerário

o corpo de uma senhora. Na maca ao lado estava o corpo de uma pessoa que tinha sido atropelada na pista e só restava uma massa esfacelada, muito sangue e uma botina, que pendia de uma das pernas para

fora do lençol branco. Depois de um trovão muito forte, a luz apagou. Eu e meu colega, apavorados, chegamos a porta do local em menos de 1 segundo. Não sei como, mas acho que saltei por cima da maca com o corpo que formos buscar. Depois disso, nada mais me pareceu assustador.”

As lembranças boas foram contadas pela esposa, Helena, que conheceu Reginaldo quando era estudante e foi até a funerária para “emprestar” uma urna para uma peça teatral. “Ele alugou a urna e eu fiz questão de voltar para devolver e pagar o que combinamos. Fomos nos conhecendo e começamos a namorar. Muitas vezes ali mesmo na Funerária, porque ele dava plantão e não podia sair. Namoramos por 3 meses e todos os dias ele me presenteava com uma rosa. Eu achava tudo tão romântico, mas depois descobri que as rosas eram sobras das coroas fúnebres que ele fazia. Na verdade, ainda acho romântico, mesmo assim”, contou.

Os filhos relataram no vídeo o local predileto para os passeios de domingo. O pai os levava a um lugar calmo, arborizado e com espaço para as brincadeiras infantis: um lindo ... cemitério.

Homenagens - Na noite da entrega do título de Empresário do Ano, discursaram as principais autoridades de Maringá, que destacaram a importância do Sistema Prever na cidade e região e as qualidades humanas que levaram Czezacki ao sucesso e ao prêmio.

O Diretor Funerário foi ainda homenageado pelo Lar Escola da Criança, onde ele é voluntário, e pelo Deputado Estadual do Paraná, Wilson Quinteiro.

Reginaldo Czezacki recebeu de Ilson Iabiku, empresário do ano 2010, o Troféu e do presidente da ACIM, Adilson Emir dos Santos, a placa comemorativa pelo título.

“É um título muito marcante na minha vida. Acho que já cresci muito e caminhei na direção que acredito ser correta. Procuro oferecer a todos um atendimento digno e de excelência, sem distinção, pois entendo que na morte todos somos iguais. Ainda temos muitos planos e há várias coisas para implementar. Quero atender com qualidade a população de todo o Paraná. Quero também ver difundida a idéia da cremação, que considero a opção mais viável e sustentável no momento”, afirmou Reginaldo Czezacki.

Ainda temos muitos planos e há várias coisas para implementar.

Quero atender com qualidade a população de todo o Paraná”.

“Reginaldo Czezacki

Page 22: revista diretor funerário novembro 2011

22 Diretor Funerário | Novembro2011

O Dia de Finados é com certeza a data mais importante p a r a o s e t o r

funerário e de cemitérios. Co-memorado desde o século V pela Igreja Católica, é hoje uma oportunidade para homenagear entes queridos que já partiram, organizar rituais de lembrança e principalmente para refletir um pouco mais sobre a morte e sobre os detalhes que a cercam.

É aí que entram as empresas do setor funerário e de cemitérios, que, no dia 02 de novembro, agem com mais ousadia e intensidade. Ficam mais em seu terreno de atuação e aproveitam para mostrar para a população o seu importante trabalho.

Em finados ninguém fica acanhado para falar sobre Planos Funerários, sobre coroas e arranjos florais ou sobre modelos de urnas. Todos parecem entender que esses produtos e os serviços da empresa funerária são essenciais e, como bens de consumo, precisam ser vistos e comparados, antes de sua utilização.

NEGÓCIOS

Finados é dia de lembrança

Data dedicada aos mortos é absorvida

pelo setor e se transforma em oportunidades

para disseminação de informação e

reflexão

A data contribui para a reflexão coletiva do tema morte. Expõe problemas do setor: falta de espaço para sepultamentos; falta de informação por parte da população sobre como agir na hora da morte de um ente querido; falta de planejamento financeiro para oferecer um funeral condizente com a importância que aquela pessoa tinha no seio familiar.

Expões também as virtudes de um serviço funerário bem prestado e quem vem se colocando cada vez mais nas comunidades onde atua, exercendo um papel transformador na sociedade.

As modernas empresas funerárias se tornam porta de acesso para serviços antes muito distantes da realidade financeira de um grupo grande de pessoas. Em Finados, as funerárias podem divulgar esses serviços e se aproximarem ainda mais de seu público.

É por isso que muitas empresas do setor investem em ações que transformaram a comemoração da data.

Do Nordeste vem o exemplo do GRUPO VILA, presente no Rio Grande do Norte e em Pernambuco, que em 2011 encerra a celebração de Finados com uma grande queima de fogos em todos os seus cemitérios. A programação da empresa inclui missas e cultos em diversos horários no dia 02, além

de palestras e da tradicional chuva de pétalas de rosa.

Em São Paulo, o GRUPO ATHIA, recebe os visitantes no cemitério Parque da Paz - único cemitério Parque de Presidente Prudente, inaugurado em 2000 - com flores, música, missas e revoada de balões brancos.

Em Campo Grande-MS, a PAX NACIONAL também programou missas em diversos horários nos cemitérios Jardim das Palmeiras e Nacional Parque. Apresentação de Corais e uma ação de saúde, com aferição de pressão arterial dos visitantes enriqueceram a programação.

Inúmeras outras empresas em todo o Brasil também se organizaram para ações neste dia. Ofereceram atividades recreativas para as crianças; ou distribuíram água fresquinha para os visitantes nos cemitérios. Patrocinaram eventos culturais ou promoveram melhorias na estrutura dos cemitérios.

Em 2011 as informações sobre cremação ganharam destaque, com muitas empresas apresentando o serviço, suas facilidades, preços e até mostrando urnas cinerárias. A prática está mais acessível, com o aumento do numero de crematórios no país. Está também mais aceita cultural e religiosamente e converte-se numa forte tendência para o futuro.

Page 23: revista diretor funerário novembro 2011

23Novembro2011 | Diretor Funerário

avulso

O povo Celta, que dominou grande parte da Europa, comemorava o fim dos dias produtivos (final do verão no hemisfério Norte) com uma grande festa de muita comida, bebida e velas acesas – para marcar a iluminação dos dias de inverno que estavam por vir. A festa Celta tradicionalmente acontecia no início do mês de novembro. Estudiosos acreditam que os Romanos, ao difundir o Cristianismo se apropriaram desta festa para homenagear os mortos.

Na religião católica a prática de dedicar um dia à comemoração de todos os falecidos aparece pela primeira vez com o bispo Isidoro de Sevilha (por volta do ano 600), que ordenou a seus monges oferecessem o sacrifício da Missa pelas almas dos defuntos no dia seguinte ao Domingo de Pentecostes.

O verdadeiro ano do nascimento do Dia de

A origem doDia de Finados

Finados, conforme Padre Dorival Barreto, é o de 998, quando o Abade São Odilão de “Cluny” (994-1048) decretou que em todos os mosteiros sob sua jurisdição se fizesse a comemoração festiva de todos os fiéis defuntos no dia 2 de novembro. Na oportunidade, sempre segundo o pároco da Catedral, o Abade acrescentou que “se algum outro quiser seguir o exemplo de nossa piedosa invenção, participe de todos os bons votos e pedidos”.

No Missal de Paulo VI (1970), a liturgia da Missa dos defuntos foi enriquecida de modo especial com novos “Prefácios de defuntos.

Todas as leituras, bem como os cânticos das três missas da comemoração dos defuntos são marcados pela fé no mistério pascal e pela súplica no sentido de que seja concedida aos mortos a graça de participar para sempre neste mistério.

Neste dia, não se ornamenta o altar com flores; e o toque do órgão e de outros instrumentos só é permitido para sustentar o canto.

Aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo que só mentalmente, pelos defuntos, concede-se diariamente uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos, do dia 1º ao dia 8 de novembro, nas condições costumeiras, isto é, mediante confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice. Nos restantes dias do ano, há a Indulgência Parcial.

Ainda neste dia, em todas as igrejas ou oratórios, há a Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: durante a visitação a igreja deve-se rezar o Pai nosso e o Credo, confissão sacramental, comunhão eucarística e oração na intenção do Sumo Pontífice (que pode ser um Pai Nosso e Ave Maria, ou qualquer outra oração conforme inspirar a piedade e devoção).

A missa católica neste Dia

Page 24: revista diretor funerário novembro 2011

24 Diretor Funerário | Novembro2011

CURIOSIDADES

HAUNTED BUS é o nome do veículo “mal-assombrado”, palco de um grande passeio noturno pela cidade de São Paulo. A idéia é da Roxxi Eventos, que organiza a atração e a define como

“Uma grande reportagem sobre a história de pontos turísticos de São Paulo q u e g u a r d a m f a t o s históricos que poucas pessoas conhecem”.

...Passeio Assombrado

Carroda Morte

Um Ônibus-teatro passeia pelos locais e revive lendas fantasmagóricas da cidade de São Paulo

O p r i m e i r o p a s s e i o d o Ônibus Fantasma acon teceu em 1º de outubro e a t e m p o r a d a se encerra em dezembro, com s a í d a s p r é -agendadas (veja q u a d r o ) . O s ingressos podem ser adqui r idos pelo “ Ingresso Rápido”.

“A intenção do e s p e t á c u l o é criar um clima de suspense nos passageiros. E

mostrar-lhes que normalmente a crença em fantasmas pode ser equivocada e deve ser menos assustadora do que os fantasmas que estão em nossas mentes”.

O passeio panorâmico é realizado em ônibus double decker, dura 1h40 e proporciona aprendizado sobre fatos históricos e crimes famosos da capital paulista. “A qualquer momento, o passageiro que embarca nesta aventura pode receber a visita inesperada de uma companhia insólita/fantasma”, destaca o jornalista Rogério Cantoni, diretor da Roxxi Eventos.

Entre os pontos visitados pelo ônibus mal assombrado estão o Cemitério da Consolação, a casa de Dona Yayá, o Teatro Municipal, Catedral da Sé, bairro da Liberdade e Edifício Andraus, entre outros. Os passageiros permanecem no ônibus em todas as paradas.

A concepção teatral conta com atores profissionais e direção de elenco da Saracena Consultoria e Produção Cultural, com a participação especial da mezzo-soprano Maria Dionete Novaes, solista de vários concertos e São Paulo e na Itália. Já a caracterização do elenco e figurinos foram concebidos, respectivamente, por Westerley Dornellas e Carlos Alberto Gardin, que realizam produções de destaque em cinema, TV, teatro, musicais, óperas e publicidade. A irreverente reportagem do Haunted Bus conta, também, com trabalhos técnicos dos profissionais da CMC Vídeo, na captação de imagens e na sonorização.

SOBRE O PASSEIO

Temporada 2011: Dias 1, 8 e 22/10; 5, 12 e 26/11; 3, 10 e 17/12, às 19h e às 21h30;

Duração aproximada: 1h40;

Ingressos: R$ 80,00 (inteira); R$ 40,00 (meia: estudantes, idosos e professores da rede pública de ensino);

Classificação: 14 anos;

Compra de passagens, reservas e informações: www.ingressorapido.com.br; ou pelo tel. (11) 4003 12 12.

Circula na Internet uma versão de um comercial do veículo Veloster, da Hyundai. Trata-se do carro conceito de 3 portas: duas do lado do passageiro e apenas 1 porta do lado do motorista.

O comercial, que não foi ao ar na TV “explora” a segurança do veículo e mostra a morte, naquela figura mítica e fantasmagórica que todos conhecemos: a caveira de capa preta e com a foice na mão.

A morte, do lado de fora do

carro, espera o passageiro, sentado no banco atrás do motorista, descer e ser atropelado pelos carros que velozmente cortam a pista onde o comercial é gravado.

Para desencanto da morte, o passageiro desce pela única porta traseira, que fica do lado do passageiro e espera para atravessar a pista no acostamento.

Segundo a Internet, o comercial foi proibido por seu conteúdo, prejudicial aos carros de 4 portas, e de humor negro!

Está na rede e já foi visto por milhões de internautas de todo o mundo.

Page 25: revista diretor funerário novembro 2011

25Novembro2011 | Diretor Funerário

Mortes estranhas

O caso é que algumas mortes foram parar num livro curioso e há até um ranking dos casos mais estranhas do mundo. Tem até morte recebendo prêmio, no caso o Darwin Award, concedido àqueles que contribuem para a evolução humana de maneira excepcionalmente negativa.

Acompanhe algumas mortes inusitadas e torça para nada estranho acontecer com você!

MULHER É ESMAGADA PELO LOGO DA TACO BELL:Diana Durre faleceu depois do enorme luminoso de 23m da Taco Bell (empresa de lanches americana) cair em cima de sua caminhonete. O luminoso quebrou em uma junta a 4,5m acima do solo, devido aos ventos fortes.

HOMEM MORRE ESMAGADO POR UMA MULHER SUICIDA:Uma mulher atirou-se da varanda do 8º andar em Viladecans, perto de Barcelona, e caiu em cima de um pedestre de 50 anos que estava passando na calçada. A mulher morreu na hora, e o homem, morreu no hospital pouco depois.

ADVOGADO MORRE DEMONSTRANDO COMO AS JANELAS DO PRÉDIO ERAM SEGURAS:Essa morte foi considerada tão “nada a ver” que levou o Darwin Award.Garry Hoy, um advogado canadense de 38 anos, pulou para sua morte, em 9 de julho de 1993, ao atirar-se contra uma janela no 24 º andar do Toronto-Dominion Center. Ele tentava provar a um grupo de estudantes de Direito que o vidro era “inquebrável”. Advogado adora ter sempre razão!!

HOMEM MORRE APÓS CAIR EM TONEL DE CHOCOLATE HERSHEY’S:Vincent Smith II, um empregado da fábrica de chocolates Cacau Services Inc. em Nova Jersey, teve um acidente fatal. Ele estava carregando pedaços de chocolate, quando escorregou e caiu em um tanque de fusão 50°C cheio de chocolate Hershey’s, e foi nocauteado por uma das pás de mistura. Smith ficou preso no tanque de fusão por 10 minutos antes de ser retirado… sem vida.

HOMEM MORRE SUFOCADO DENTRO DE UM PRESERVATIVO: Gary Ashbrook, de 31 anos, foi encontrado morto na cama de sua casa em Sussex, Inglaterra. Ele estava nu e com uma camisinha enfiada na cabeça, o que fez com que morresse de asfixia. Junto ao corpo foram encontradas latas de aerosol de óxido nitroso, mais conhecido como “gás hilariante”. O homem com quem Gary dividia o apartamento, Michael Young, contou que ele tinha o hábito de colocar a camisinha cheia do gás em sua cabeça a fim de obter satisfação sexual.

TIME INTEIRO DE FUTEBOL MORRE APÓS SER ATINGIDO POR UM RAIO:Durante um jogo entre Bena Tshadi e Basanga, na República Democrática do Congo, todos os 11 membros de uma equipe de futebol foram mortos por um raio, que deixou a outra equipe ilesa. Trinta outras pessoas receberam queimaduras na partida.

STRIPPER SUFOCA ATÉ A MORTE DENTRO DO BOLO SURPRESA:Em Consenza, Itália, um grupo de amigos esperava ansioso pela stripper que sairia do bolo. Depois de alguns minutos, supondo que ela não estava mais lá, eles se surpreenderam quando encontraram-na morta dentro do bolo. Gina Lalapola, 23, tinha sufocado depois de esperar por 1 hora dentro do bolo e não resistiu.

MORTO COM SALVA DE TIROS EM SUA HOMENAGEM:John Kendrick, respeitado capitão da Marinha americana, morreu em 1794 depois de ter vencido a Batalha de Kalauao, no Havaí. Quiseram fazer uma salva de tiros de canhão para comemorar. Um dos tiros acertou o deck do capitão...

Fora do nosso círculo a morte não é um tema tão comum. Alguns psicólogos afirmam que como ela (morte) só acontece uma vez na vida, gera muita ansiedade

Page 26: revista diretor funerário novembro 2011

26 Diretor Funerário | Novembro2011

CHEVROLET S10Ano 97/97 - Gasolina, Cinza, Placa vermelha;Mecânica e Lataria revisadasValor: R$ 21.000,00Contato: : (51) 9982-6196email: [email protected]

SAVEIRO FUNERAL08/08 - Adaptação original pela VWÚnico dono - Giroflex e 2 mesas em Inox;Doc. homologado para serviço funerário;Muito nova - Motor 1.6 FlexValor: R$ 38.000,00Contato: Roger(11) 4726-5432

DOBLÔ ELX 1.82006/2007 - MPI Flex;Preta - pronta para funeral, c/ 2 mesas;Valor: R$ 30.000,00Contato: Valdemir(18) 9607-2048 - 2101-5574

SAVEIRO 1.6 MI 2008/2009 - FlexCinza - pronta para funeral, c/ 2 mesas Valor: R$ 38.000,00Contato: Valdemir:(18) 9607-2048 - 2101-5574

SAVEIRO FUNERALAno: 2001/2002 - 1.8 - gasolinaPrata - 65.000 kmValor: a combinarContato: Eduardo(19) 3893-2227email: [email protected]

SAVEIRO FUNERAL2005/2006 - Motor 1.8 City FlexPreta, Super Conservada; Direção HidráulicaValor: R$ 35.600,00Contato: Marcelo - (11) 4223-3999 - 7542-4545e-mail: [email protected]

FUNERAL SHOPPINGV

eícu

los

Page 27: revista diretor funerário novembro 2011

27Novembro2011 | Diretor Funerário

BLAZER FUNERÁRIA2002 - Gasolina - PretaPreparada para funeral, com mesa inoxValor: a combinarContato: Dirlei(15) 3282-1508e-mail: [email protected]

VW KOMBI 1.4Ano 2009 - Standard - total Flex, 8V - Branca Com mesa para 2 urnas, revisada;Valor: R$ 35.000,00Contato: Eugênio F. Filho - (12) 3653.3584; email: [email protected]

AMBUL. FIORINOAno 2006 - Ótimo estado - temos outros modelos;Valor: a combinarContato: Rodrigo Schittini(32) 3753-1702 - [email protected]

SAVEIRO FUNERAL1.6 - 03/03 - Adap. Original VW; mesa inox;Valor: a combinarContato: Deivid(21) 2756-4516e-mail: [email protected]

MONTANA FUNERAL2009/2010 - 20.000 km, revisada - IMPECÁVEL;Adapt. SAMB com 2 mesas - cabem 3 urnasValor: R$ 42.000,00 - Homologada InmetroContato: Eugênio Freitas Filho(12) 3653.3584 - 3653.3265email: [email protected]

SAVEIRO FUNERAL1.6; 2003/2004; adap. original VW; mesa inoxValor: a combinarContato: Deivid(21) 2756-4516e-mail: [email protected]

Page 28: revista diretor funerário novembro 2011

28 Diretor Funerário | Novembro2011

SAVEIRO FUNERALAno/mod 2008 - adaptação Pickup & Cia;Homologada pelo Inmetro;Possui Barra Luminosa (Giroflex);Valor: R$ 38.000,00 - Aceita financiamentoContato: Roger (11) 4726-5432

AMBULÂNCIA UTIRENAULT MASTER Ano 2003 - Teto Alto - Longa;Motor 2.8 dti - Turbo Diesel, documentação ok;Alarme, Ar condicionado, bancada lateral, bateria auxiliar, divisória com janela de comunicação, iluminação interna, local para transporte de medicamentos, porta lateral, sirene, giroflex, sinalizador e rádio;Equipada com: Respirador mecânico adulto e pediátrico, monitor cardíaco multiparamêntrico, desfribilador, tubulação de ar comprimido e cilindros de oxigênio, maca alta retrátil, material de intubação, bomba de infusão, maca rígida de madeira, tomada de alimentação externa, conversor de energia de 12v para 110 e 220v.

Valor: R$ 160.000,00Contato: Ronald (42) 8827-6860

VW SAVEIRO2005/2006 - Modelo ELMAZ; GASOLINA;Valor: R$ 40.000,00;Contato: Darci(51) 3341.6936 - 3341-4833e-mail: [email protected]

DUCATO CARGO2007/2008 - 2.8 Turbo Diesel - Preta, uso em Funeral - D. H, V e Travas Elétricas;Valor: R$ 55.000,00Contato: Marcelo: (11) 4223-3999 - 7542-4545e-mail: [email protected]

MERCEDES E32097/98 - Prata - Modelo Touring - Nova; GiroflexHomologada pelo Inmetro;Valor: R$ 39.800,00Contato: José Carlos ou Junior(17) 8812-0684

FUNERAL SHOPPINGV

eícu

los

Page 29: revista diretor funerário novembro 2011

29Novembro2011 | Diretor Funerário

Atender melhor atrai e fideliza clientes.

Excelência no Atendimento

Pensando nisso, o CTAF oferece à sua empresa mais uma novidade.

Conteúdo:• Relacionamento Interpessoal;• Motivação e comportamento;• Técnicas de atendimento;• Como lidar com clientes zangados;• Imagem dos Funcionários x Vendas de produtos e/ou serviços da emrpesa;• Elaborando um plano de compromisso para o atendimento aos clientes.

Data:07 de DEZEMBRO de 2011.

Horário: das 09h às 18h0.

Local: Botucatu-SP

Apresentação: JOÃO CARLOS SIMÕES, graduado em Pedagogia, com grande experiência em Recursos Humanos. Auditor da ISO.

Informações e Inscrições:(14) 3882-0595

curso

Realização

Page 30: revista diretor funerário novembro 2011

30 Diretor Funerário | Novembro2011

O projeto foi aprovado no início de outubro pelo Senado. Entre as principais mudanças

estão a desburocratização e o aumento de 50% no valor do faturamento anual para a adesão ao sistema.Com as novas regras, o fatura-

LEGISLAÇÃO

Novo Super Simples deve entrar em vigor em 2012As novas regras do Supersimples, sistema simplificado de arrecadação de impostos para micro e pequenas empresas, refletem melhor a economia no país

mento anual dos empreendedores individuais passará de R$ 36 mil para R$ 60 mil. Para as micro empresas o valor passará de R$ 240 mil a R$ 360 mil e para aquelas de pequeno porte de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões. “Se antes um empresário só poderia ser enquadrado como EI (Empreendedor Individual) se tivesse um rendimento mensal até R$ 3 mil, com a alteração este faturamento passará para R$ 6 mil, o que é mais próximo à realidade”, explicam consultores do SEBRAE.

Os especialistas salientam que as mudanças são necessárias para que o Supersimples seja adaptado à atual realidade da economia no País. “O sistema precisava ser revisado, pois nunca havia sido alterado anteriormente”, defendem.

Segundo dados do Sebrae, as micro e pequenas empresas de todo o País representam aproximadamente 70% da mão de obra empregada. Porém, nem todas estão enquadradas no Supersimples. “Nem todas as micro e pequenas empresas integram o sistema simplificado de arrecadação de impostos porque é necessário cumprir alguns requisitos”, emplciam.

Estas mudanças são importantes para que as empresas possam não só manter os funcionários, mas também contratar ainda mais. Se elas podem faturar mais, produzirão mais

e, consequentemente, contratarão mais. Os especialistas ainda defendem que o aumento no teto do faturamento diminuirá as sonegações.

MUDANÇAS - Entre as mudanças que devem entrar em vigor a partir de 2012 também está a possibilidade de parcelamento dos débitos tributários relativos ao Simples Nacional em até 60 vezes. Hoje quem fica inadimplente perde o benefício e só pode voltar a integrar o Supersimples depois de quitar a dívida, que tem de ser paga em parcela única.

Outra mudança atingirá as exportadoras. As companhias com faturamento de até R$ 3,6 milhões no mercado interno poderão ter receita igual com as exportações. O pedido de baixa das empresas inativas também ficará mais rápido. Se hoje é necessário aguardar três anos, o tempo cairá para 12 meses.

Todas as mudanças são automáticas - o micro e pequeno empresário que já está no programa não vai precisar entrar em contato com a Receita para saber se sua alíquota será modificada. Os que querem ingressar devem entrar no site www.receita.fazenda.gov.br/simples nacional e preencher um formulário com algumas informações.

Se a empresa já existir, só poderá entrar no programa em janeiro. Se a empresa for nova, poderá ingressar no sistema a qualquer momento.

avulso

Page 31: revista diretor funerário novembro 2011

31Novembro2011 | Diretor Funerário

Page 32: revista diretor funerário novembro 2011

32 Diretor Funerário | Novembro2011

out/2011 a mar/2012

LEGISLAÇÃO

Décimo Terceiro salárioTodo o trabalhador, urbano ou rural, avulso e doméstico tem direito a receber o pagamento do 13º salário

O valor do adiantamento, ou primeira parcela, do 13º salário corresponde à metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior, sendo pago proporcionalmente ao tempo de serviço, considerando-se a fração de 15 dias de trabalho como mês integral.

Desta forma, se a primeira parcela for paga no mês de novembro, o valor do adiantamento será calculado com base no salário do mês

de outubro.

Para os empregados admitidos no curso do ano, o adiantamento corresponderá à metade de 1/12 (um doze) avos da remuneração por mês de serviço ou fração igual ou superior a 15 dias.

A primeira parcela do 13º salário deve ser paga de: 01 de fevereiro a 30 de novembro ou por ocasião das férias, quando assim for formalmente solicitado pelo empregado (veja

Box).

A segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro e todos os encargos trabalhistas serão descontados desta parcela do pagamento do benefício.

O que entra no cálculo do 13º salárioÉ importante observar que, se o empregado recebe um salário, composto por partes variáveis (comissões de venda, por exemplo), deverá ser calculada a média desses valores e incorporada ao benefício.

Os empregados que receberem parte fixa terão o respectivo valor somado à parte variável.

Para os empregados que recebem somente salário variável, a qualquer título, a gratificação será calculada na base da soma das importâncias variáveis devidas nos meses trabalhados até o anterior àquele em que se realizar o adiantamento.

As horas extras integram o 13º salário, conforme Enunciado TST 45: “A remuneração

Page 33: revista diretor funerário novembro 2011

33Novembro2011 | Diretor Funerário

abr, jun, ago, out, dez/11 e fev/12

do serviço suplementar, habitualmente prestado, integra o cálculo da gratificação natalina, prevista na Lei 4.090, de 1962”.

Assim como o adicional noturno, por força do Enunciado I da Súmula TST 60: “O adicional noturno, pago com habitualidade, integra o salário do empregado para todos os efeitos”.

Os adicionais de insalubridade e de periculosidade integram o pagamento do 13º salário, uma vez que fazem parte da remuneração do empregado.

Estes adicionais, como são percentuais aplicados sobre valores determinados (salário-mínimo ou salário-base, conforme o caso), não se faz média.

Havendo rescisão contratual, o valor adiantado da primeira parcela (se houver), será compensado com o valor da gratificação devida na rescisão.

Auxílio Doença Previdenciário - É o afastamento por motivo de doença ou outra incapacidade não decorrente de acidente do trabalho, estendendo-se o tratamento por mais de 15 dias, com suspensão do contrato de trabalho a partir do 16º dia.

Compete à empresa remunerar o empregado

nos 15 (quinze) primeiros dias, assim como é responsável pelo pagamento do 13º salário até o 15º dia do afastamento e posterior retorno. Acidentário - A Justiça do Trabalho entende que as faltas ou ausências decorrentes de acidente do trabalho não são consideradas

para efeito de cálculo da gratificação natalina (13º salário). Este entendimento refletirá apenas no momento do pagamento total do 13º salário.

Serviço Militar Obrigatório - O empregado afastado para o serviço militar obrigatório faz jus ao 13º salário, correspondente ao período

anterior e posterior (se houver) ao afastamento, ou seja, o período de ausência não é computado para fins do 13º salário. Encargos Sociais• INSS - Na primeira parcela do 13º salário, não há incidência do INSS.

• FGTS - O FGTS incidirá sobre o valor pago, efetivamente, pelo regime de competência, ou seja, se o pagamento da primeira parcela ocorrer em novembro, o FGTS deverá ser recolhido até o prazo legal estabelecido (veja prazo), junto com a folha de pagamento.

• IRRF - Sobre a primeira parcela do 13º salário, não há incidência do IRRF.

Férias – Adiantamento do 13º salárioPara que o empregado faça jus ao adiantamento da primeira parcela do 13º salário por ocasião das férias, deverá requerer no mês de janeiro do correspondente ano ao empregador, por escrito.

Após este período, caberá ao empregador a liberação do referido pagamento ao empregado.

PENALIDADESAs empresas que cometerem infrações relativas ao 13º salário, serão penalizadas com multa de 160 Ufirs por empregado prejudicado, dobrada na reincidência.

Page 34: revista diretor funerário novembro 2011

34 Diretor Funerário | Novembro2011

LEGISLAÇÃO

A gratificação ou subsídio de Natal, popularmente conhecida como décimo terceiro salário (13º salário), é uma gratificação instituída em alguns países a ser paga ao empregado pela entidade patronal. O seu valor, embora variável, é geralmente aproximado ao de um salário mensal, podendo ser paga em uma ou mais prestações, de acordo com a legislação laboral de cada país.

No Brasil, a gratificação de Natal foi instituída pela Lei 4.090, de 13/07/1962, regulamentada pelo Decreto 57.155, de 03/11/1965 e alterações posteriores.

Curiosidade - Uns dos argumentos que existem contra o 13º salário é o de

Conheça a históriado 13º salário

que ele realmente não existiria no Brasil, sendo ele apenas uma devolução de dias trabalhados e não pagos durante o ano.

Quando se faz um cálculo básico, chega-se ao fato que gera tal crítica. Se um cidadão recebe R$ 1.000 por mês, isso significa que ele recebe R$ 250 por semana, porém no Brasil os salários são pagos mensalmente, então independente da quantidade de dias do mês, se recebe R$1.000 no fim de cada mês.

Fonte: Guia Trabalhista on line

Trabalhando os 12 meses o cidadão teria então para receber no ano R$ 13.000, com seu 13º salário. Porém se você calcular o salário semanal com as 52 semanas do ano verá que a quantia é a mesma obtida no primeiro montante. No caso R$ 250 X 52 semanas teria como resultado R$ 13.000, o que mostra que de fato o 13º no Brasil não seria uma gratificação e sim uma espécie de devolução de quantias não recebidas durante o ano.

EM OUTROS PAÍSESPORTUGAL - O subsídio de Natal (ou 13º mês) foi instituído à generalidade dos trabalhadores, logo depois do 25 de Abril de 1974 pelo governo de Vasco Gonçalves.ARGENTINA - É pago o valor de um salário mensal, em duas parcelas, dia 30 de Junho e 31 de Dezembro.MÉXICO - É pago o valor de 30 dias de trabalho, no dia 20 de Dezembro.PANAMÁ - É pago o valor de um salário, em três cotas, dia 15 de Abril, 15 de Agosto e 15 de Dezembro.ALEMANHA - Depende do sindicato e acordo. Não há uma regulamentação federal quanto ao tema, mas sim regras dependendo do trabalhador e do empregador. Por exemplo, no serviço público alemão, o empregado deve devolver o dinheiro, caso deixe a empresa até o dia 31 de Março do ano seguinte.ÁUSTRIA - Depende de acordo coletivo, e é pago na sua maior parte a trabalhadores de menor renda.

ago/2011 a jan/2012

Page 35: revista diretor funerário novembro 2011

35Novembro2011 | Diretor Funerário

mai a dez/2011

Mudam as regras para o Aviso Prévio

Mudam as regras para o Aviso Prévio

Aviso prévio é a comunicação

da rescisão do contrato de

trabalho por uma das partes,

empregador ou empregado, para que

a outra parte se prepare para o fim daquela

relação de emprego.

Nas relações de emprego, quando

uma das partes deseja rescindir, sem justa causa,

o contrato de trabalho por prazo indeterminado, deve,

antecipadamente, notificar à outra parte, através do aviso prévio.

O aviso prévio tem por finalidade evitar a surpresa na ruptura do contrato de trabalho,

Page 36: revista diretor funerário novembro 2011

36 Diretor Funerário | Novembro2011

fev/11 a jan/12

possibilitando ao empregador o preenchimento do cargo vago e ao empregado uma nova colocação no mercado de trabalho.

No início de outubro a presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos uma Lei que altera o prazo do Aviso Prévio no Brasil. A partir de então o período, que era de 30 dias, pode chegar a 90, de acordo com o tempo de serviço prestado pelo trabalhador.

A Lei, que regula-menta a Constituição Federal é de 89, mas estava parada na Câmara desde 95 e determina que seja mantido o prazo atual de 30 dias de aviso prévio, com o acrésc imo de três dias por ano trabalhado, podendo chegar ao limite de 90 dias (60 dias,

LEGISLAÇÃO

mais os 30 atuais). Ou seja, a partir de 20 anos de trabalho o empregado já tem direito aos 90 dias.

Os Sindicatos afirmaram que a regra desestimulará demissões e reduzirá a rotatividade de trabalhadores em uma empresa. Já entidades ligadas ao setor patronal enxergam ao menos um efeito colateral: o risco de crescimento da informalidade diante de normas mais rígidas para a empresa.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro estima que o pagamento de aviso prévio terá um custo adicional próximo a R$ 1,9 bilhão ao ano, considerando dados de 2010.

Para os especialistas a mudança tem dois lados e é justa para ambas as partes: “A parte que rompeu o contrato terá de arcar com a indenização, seja o patrão que demitiu, seja o empregado que pediu para sair”, explica.

Naturalmente, o empregado que pedir demissão também terá que

cumprir tempo proporcional de aviso prévio, ou pagá-lo à empresa.

As alterações no aviso prévio, entretanto, já começaram a gerar dúvidas relevantes. O MTE, por exemplo, estuda

regulamentar a aplicação do aviso prévio proporcional

diante dos pontos que a lei não foi clara.

Enquanto isso, o presidente do TST, João Oreste Dalazen, manifestou-se dizendo que a “Justiça ficará com o ônus

de resolver os conflitos que surgirão com a nova

lei do aviso prévio” e que “a norma não tratou de

situações que já estão gerando perplexidade e

controvérsias”.

Entre os vários pontos de discussão, relacionamos os

seguintes, no quadro ao lado:

Vale lembrar que antes da nova

lei, o Direito ao aviso prévio era

interpretado com base nos arts. 487

e seguintes da CLT. Assim, não havendo

prazo estipulado, a parte (empregado

ou empregador) que quisesse rescindir

o contrato de trabalho deveria

avisar a outra com antecedência mínima

de 30 dias, sob pena de ter que indenizar a

parte não avisada.

Nem tudo são

flores

Page 37: revista diretor funerário novembro 2011

37Novembro2011 | Diretor Funerário

dez/2010 a nov/2011

O novo aviso prévio também é Direito do empregador?

O aviso prévio na proporção de 30 dias, com o acréscimo de três dias por ano de serviço para a mesma empresa, é Direito apenas do empregado (em caso de demissão sem justa causa) ou também é direito do empregador? Por exemplo, um empregado que trabalha há 10 anos na empresa e decide pedir demissão, deve avisar seu empregador com 60 dias de antecedência para que a nova lei seja cumprida?

Qual o limite de desconto do salário em caso de falta de aviso prévio pelo

empregado?

Segundo a CLT, na falta de aviso prévio pelo empregador, o empregado tem Direito a ser indenizado com o pagamento dos salários correspondentes ao período do aviso prévio não ocorrido. O empregador, por sua vez, tem direito a descontar o salário relativo ao prazo do aviso prévio não dado pelo empregado. Dessa forma, caso a nova lei do aviso prévio também proteja o empregador, qual é o limite máximo de desconto das verbas rescisórias pelo empregador, caso o empregado não dê o aviso prévio? A dúvida persiste, pois segundo o art. 477, § 5º da CLT, os descontos rescisórios não podem superar o equivalente a um mês de remuneração do empregado. Na prática, isso significaria que na falta de aviso prévio por empregado que trabalhe há mais de um ano na empresa, o empregador só poderá descontar o equivalente um mês de remuneração, mesmo que tivesse direito a ser avisado com antecedência, por exemplo, de 90 dias.

As reduções de jornada ou de dias de trabalho, em caso de aviso prévio dado pelo empregador,

também devem ser aumentadas na proporção dos dias adicionais da

nova Lei?

Segundo a CLT, o empregado tem direito a, sem prejuízo do salário integral, reduzir sua jornada em duas horas por dia ou faltar por sete dias corridos durante o período de aviso prévio dado pelo empregador. Caso o empregado tenha direito, por exemplo, a 60 dias de aviso prévio de acordo com a nova lei, poderia ele, então, trabalhar duas horas a menos durante esses dois meses? Os sete dias corridos, neste caso, seriam aumentados proporcionalmente para 14?

Como contar o prazo de aviso prévio em caso de afastamento do

trabalho?

A legislação não esclareceu se o tempo de serviço mencionado para a proporcionalidade deve ou não computar períodos de afastamento do empregado sem relação com o trabalho, como no caso de afastamento com auxílio doença comum.

A todas essas dúvidas somam-se questões práticas a serem observadas pelas empresas, por exemplo, em relação à projeção do aviso prévio indenizado para cálculo de férias e 13º salário, que, com os novos dias adicionais, também poderá sofrer impacto. Do mesmo modo, essa projeção poderá refletir também na incidência da indenização por demissão dentro do período de 30 dias que antecede a data-base de

reajuste salarial (lei 7.238/84, art. 9º).

Por essas e outras situações geradas, acredita-se que o “novo” aviso prévio, ainda está longe de ser aplicado com total segurança jurídica, o que demanda um mapeamento dos eventuais riscos de interpretação o quanto antes pelos empregadores. E mais uma vez, portanto, provavelmente as controvérsias criadas

pela nova legislação serão solucionadas mediante a interpretação caso a caso pelo Poder Judiciário, a menos que uma regulamentação clara e legal seja editada o quanto antes.

Fonte Quadro de dúvidas:http://www.migalhas.com.br

Page 38: revista diretor funerário novembro 2011

38 Diretor Funerário | Novembro2011

HUMOR&TAL

TIOZÃO NA ACADEMIA

O PODER DO BEIJO

RACIOCÍNIO RÁPIDO

LOIRA E OS PERNILONGOS

PARTICIPEM

ENVIE VOCÊ TAMBÉM SUAS PIADASRua Dr. Rodrigues do Lago, 464 CEP 18602-091 - Botucatu-SP

Fax para: (14) 3882-0595

Envie seus e-mails para:[email protected]

Um cidadão maduro e bem fora de forma estava malhando na academia, quando notou uma coisinha linda por perto...

- Huuummmm!

Estusiasmado, pergunta ao personal trainer:- Qual a máquina daqui eu devo usar para impressionar aquela coisinha fofa ali?

O personal trainer olhou bem para o “Tiozinho”, de cima a baixo, e disse:- Eu tentaria o “CAIXA ELETRÔNICO” no corredor de entrada...!!!!

Vinha pela estrada uma caravana de motociclistas fortes, bigodudos, em suas poderosas motos, quando de repente eles veem uma garota a ponto de saltar de uma ponte a um rio. Eles param e o líder deles, particularmente corpulento, e de aspecto rude, salta, se dirige a ela e pergunta: - Que diabos você está fazendo??- Vou me su-i-ci-dar!Responde suavemente a delicada garota com a voz cadenciada e ameaçando pular.

O motociclista pensa por alguns segundos e finalmente diz: - Bom, antes de saltar, por que não me dá um beijo??

Ela acena com a cabeça, bota de lado os cabelos compridos encaracolados e dá um beijo longo e apaixonado na boca do motocilcista parrudão.

Depois desta intensa experiência, a gangue de motos aplaude, o líder recupera o fôlego, alisa a barba e admite:- Este foi o melhor beijo que me deram na vida. É um talento que se perderá caso você se suicide... Por que quer morrer??

Porque... responde ela: MEUS PAIS NÃO GOSTAM QUE EU ME VISTA DE MULHER!!!

Para testar o caráter de um novo empregado, o dono da empresa mandou colocar R$500 reais a mais no salário dele.

Passam os dias, e o funcionário não relata nada...

Chegando no outro mês, o dono faz o inverso: manda tirar R$500 reais.

No mesmo dia, o funcionário entra na sala pra falar com ele: - Doutor, acho que houve um engano e me tiraram R$500 reais do salário. - É ? Curioso que no mês passado eu coloquei R$500 a mais e você não falou nada. - É que um erro eu tolero, doutor, mas DOIS, eu acho um absurdo!

Uma “loira” chegou no hotel em Manaus, e como estava muito quente, abriu a janela. Só que começaram a entrar vários pernilongos.

Então, ela ligou para a recepção e reclamou:- Boa noite, estou com muito calor e com a janela aberta vários mosquitos entraram em meu quarto e me incomodam.- Se a Senhora desligar as luzes de seu quarto, eles irão embora. Ela fez o que ele disse e realmente estes se foram. Depois de um tempinho, começaram a entrar vários vaga-lumes, e então ela tornou a ligar para a recepção reclamando.E o atendente:- Mas o que foi agora?Ela responde:- Não adiantou, eles voltaram com lanterna!

Colaboração: Dulce Nascimento - Botucatu-SPColaboração: Valdemar Cunha do Carmo - Botucatu-SP

Colaboração: Valdemar Cunha do Carmo - Botucatu-SP

Colaboração: Maria Lúcia Souza - Botucatu-SP

TREM CAIPIRAUma mulher esperava o trem, quando sentiu vontade de ir ao banheiro. Foi.... Quando voltou, o trem tinha partido. Ela começou a chorar.

Nesse momento, chegou um mineiro e perguntou: - Purcaus diquê a sinhora tá chorano? - Fui urinar e o trem partiu.... - Uai, dona! caus dissu num chora não...tenho certeza qui a sinhora nasceu com esse trem partido....

Colaboração: Dulce Nascimento - Botucatu-SP

Page 39: revista diretor funerário novembro 2011

39Novembro2011 | Diretor Funerário

Reparação FacialNovo curso

Novo Formato

Novos Materiais

Novo Conteúdo

Nova Carga horária

01 e 02 de dezembro 2011Próxima turma

Botucatu-SP

Inscreva-se:fone/fax: (14) 3882-0595www.funerarianet.com.br

Pague em até 18x

Page 40: revista diretor funerário novembro 2011

Todos os temas são realizados com turmas abertas e também na modalidade “IN COMPANY”

informe-se:(14) 3882-0595e-mail: [email protected] - www.funerarianet.com.br

*O c

taf o

fere

ce o

s cu

rsos

na

mod

alid

ade

“in c

ompa

ny” n

a cid

ade

do c

ontra

tant

e.

Poré

m, p

ara

que

o tre

inam

ento

sej

a re

aliza

do é

nec

essá

rio u

m n

úmer

o m

ínim

o de

pa

rticip

ante

s e

infra

-est

rutu

ra a

dequ

adas

par

a ca

da c

urso

. Sol

icite

pro

post

a.

• Reparação facial; novo

• Cerimonial: celebração da vida;

• Excelência no atendimento;

• Contabilidade e o momento do Setor Funerário.

• Workshop de Coroas e Arranjos Florais. novo

• Marketing e Publicidade no Setor Funerário. novo

TREINAMENTOSSOB MEDIDAPARA SUAEMPRESA