revista diretor funerário

40
Publicação do Centro de Tecnologia em Administração Funerária Órgão Oficial de Divulgação do Setor Funerário Nacional TRASLADO: CTAF firma parceria com a TAM Cargo para assessoria às empresas funerárias no traslado aéreo de restos mortais. ECOLÓGICO: NPP Termo Plástico lança acessórios para urnas funerárias em plástico que se biodegrada em menor tempo. Leia também ANO XII Nº 159 JULHO 2009 funexpo2009 Congresso funeráriaBRASIL2009 possibilitará compartilhamento de informações e troca de experiências entre empresas do setor

Upload: ctaf-centro-de-tecnologia

Post on 13-Mar-2016

261 views

Category:

Documents


29 download

DESCRIPTION

Publicação mensal do CTAF voltada ao Setor Funerárioa brasileiro

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Diretor Funerário

Publicação do Centro de Tecnologia em Administração FuneráriaÓrgão Oficial de Divulgação do Setor Funerário Nacional

TRASLADO:CTAF firma parceria com a TAM Cargo para assessoria às empresas funerárias no traslado aéreo de restos mortais.

ECOLÓGICO:NPP Termo Plástico lança acessórios para urnas funerárias em plástico que se biodegrada em menor tempo.

Leia também

ANO XII Nº 159JULHO 2009

funexpo2009Congresso funeráriaBRASIL2009 possibilitará compartilhamento de informações e troca de experiências entre empresas do setor

Page 2: Revista Diretor Funerário

julh

o a

dez

/200

9

Page 3: Revista Diretor Funerário

DF JULHO20093

Realização:

Próxima turma

AproveitePor + R$ 270,00

Faça o curso de Reconstituição Facial

Local:Campinas-SP

30/09 a 04/10/2009

TanatopraxiaUma ótima oportunidade para criar o

diferencial que faltava em sua empresa!

VAGAS LIMITADAS:Informações e Inscrições:

(14) 3882.0595www.funerarianet.com.br

Curso de Extensão Universitária, Teórico-Prático de Tanatopraxia, ministrado em parceria com o Instituto de Biociências da unesp - universidade estadual paulista.

Durante o curso são abordados:•AnatomiadosSistemasEsquelético,muscular, respiratório e digestório;•AnatomiadosSistemascirculatóriosenervoso;•Dissecaçãodasartériaseveiasdasregiõesmais utilizadas para injeção e drenagem.

julh

o a

dez

/200

9

Page 4: Revista Diretor Funerário

DF JULHO20094

PARCERIA

DESENVOLVIMENTO

• Clipping ......................................... 07

• Cartas ........................................... 09

• Sefesp ........................................... 10

• Abredif .......................................... 12

• Luto............................................... 16

• Desenvolvimento .......................... 18

• funexpo2009 .................................. 20

• Legislação ..................................... 34

INOVAÇÃO

EDITORIAL

22

24

23 18

5

CTAF faz parceria com empresa TAM para assessoria às empresas funerárias no traslado aéreo de restos mortais.

Funerária São Vicente de Paulo, de Passos-MG, investe em curso “In Company” sobre “Cerimonial: Celebração da Vida.

Indústria de acessórios investe em tecnologia ecologicamente

correta e coloca no mercado artigos biodegradáveis. Congresso

funeráriaBRASIL, durante a

funexpo2009, privilegiará a troca

de experiências entre empresas do

setor

Sumário

Nesta edição

Ano XII Nº 159JULHO 2009

CAPA

Congresso Funerária Brasil, durante a Funexpo 2009, privilegiará a troca de experiências entre empresas do setor

Page 5: Revista Diretor Funerário

DF JULHO20095

EditorialSOLANGE SERAFIM

À espera de novidadesDeacordocomoDicionário,“Novidade”significa:1. Qualidade de novo.2. Notícia.3.Oquesevêpelaprimeiravez.4.Alteraçãoinesperadanoandamentoregulardascoisas.5. Coisa rara; raridade.6. Novos frutos do ano

Fiqueipensandonestapalavraaolongodetodoodiadehoje,nofechamento(confessoumpoucoatrasado)daediçãodaRevistaDiretorFuneráriodeJunho.Revisandoaspáginasdapublicaçãopercebiquenesses7mesesosetorbuscouqualificaçãoeinvestiuemaprendizado.Acreditoqueasnovidades,sãoconseqüênciadestaaplicação.

Gosteidereceberepesquisarmaissobreanotíciadequeasurnasbrasileirasagorapodemteracessóriosdeplásticobiodegradável,quesedecompõemsemcontaminaromeioambienteapartirde5anosdesuafabricação.

Gosteimaisdeouvirdoempresárioqueinvestiunatecnologia,Sr.PietroPedrazza,queseuesforçopodeatéserumagotanooceano,maseleestásatisfeitoedeconsciênciatranqüilaporfazerasuapartenaconstruçãodeumfuturomelhor.

Achoqueesseéoespíritode todoosetor.Proprietáriosdecemitérios,crematóriose funeráriasbuscamconheceralegislaçãovigenteeadequarseusempreendimentos,nãosópornecessidade,masporverdadeirointeresseempreservare proteger. Qualidades tão intrínsicas e características do setor funerário.

Muitasempresasassessoramecolaboraramcom legisladores,paraproduziroumelhorarnormase resoluções.“Nós apoiamos a iniciativa da ANVISA e queremos colaborar com seus técnicos na elaboração de uma resolução que seja adequada e aplicável ao nosso segmento”,discursouopresidentedaABREDIF,LourivalAntonioPanhozzi,falandosobreainiciativadoórgãoquemantémumacomissãodeestudosparaaatualizaçãodenovasdiretrizessanitáriasemSãoPaulo.

Aaçãoémesmonecessáriaedevevirparaajudarenãoatrapalhar.Espera-sequearesoluçãoleveemcontaosetor.EmjulhoosEstudosdevemserabertosparaconsultapúblicaeopiniõesdoprópriosetor,conformeprometeuaprópriaANVISA.

Outranovidadeéoformatodaparteacadêmicadafunexpo2009. O Congresso funeráriaBRASIL neste ano vai privilegiar ocompartilhamentodeexperiências,umdosfatoresmaisrelevantesdoeventonaopiniãodosvisitantes.Serápossívelconhecerexemplospráticosdoquedeucertoeoquedeuerradoetrocarinformaçõesabertamente.

A idéiaéencontrar soluçõescriativasebemsucedidasdentrodopróprio segmentoenão tentar adaptar conceitosexternos.

Aparteacadêmicadafunexposeránosdia05e06desetembro,das10às12horas,noprópriopavilhãodaFeira.Aentradaégratuita,masoslugaressãolimitadoseseránecessáriochegarcedoparagarantirlugarnaplatéia.

OutranovidadedestaediçãoéaparceriadoCTAFcomaempresaTAMCargopara trasladodecorposemterritórionacional.Aempresadisponibilizarágratuitamente,paraaquelesquereservaremembarquederestosmortaisnosaviõesdaCompanhia,completaassessorianostramitesparaotraslado.Épossívelconhecermaissobreoserviçoeosvaloresenvolvidosnotransporteatravésdacotaçãoonline,nositewww.funerarianet.com.br.

Sabe,numasimulaçãotestefiqueisurpresacomoscustoseacreditoquesenãoforemmenores,equivalemaosvalorespara o mesmo transporte por vias terrestre.

Vouterminandocomumaúltimanovidade:aeleiçãodanovadiretoriadoSINDINEF-SindicatodacategoriaemMinasGerais.Adiretoriaeleitatomaposseemagosto.

Umabraçoatodoseatéapróximaedição,quandofaltaráapenas1mêsparaafunexpo2009.Vocêjáfezsuareserva?Então apresse-se para não perder as novidades!

Solange SerafimRedação da Diretor Funerário

Page 6: Revista Diretor Funerário

DF JULHO20096

Expediente

Diretor ExecutivoLourival Antonio [email protected]

Diretora AdministrativaDulce Cristina C. [email protected]

Projeto Gráfico, DTP, Marketing e PublicidadeHenrique [email protected]

Assinaturas, Depto. Comercial e TreinamentoLeandro da Silva Jerô[email protected]

Departamento FinanceiroAna Paula [email protected]

RedaçãoSolange [email protected]

Conselho EditorialMario Fernando [email protected]

Conselho EditorialIlso Sanchez [email protected]

ColaboradoresMaria José Bueno RochaLeziro Marques SilvaTaísa Berlingieri

Assinaturas Impressas:Para novas assinaturas. Disque para fone/fax: (55) (14) 3882-0595, envie pedido pelo correio para a Rua João de Campos, 48 - Vl. Santana - CEP 18600-971 - Caixa Postal 1.026 - Botucatu - SP- Brasil, ou um e-mail para [email protected]

Atendimento ao assinante:Fone/fax: (55) (14) 3882-0595Rua João de Campos, 48 - Vl. SantanaCEP 18600-971 - Caixa Postal 1.026 - Botucatu - SP - Brasile-mail: [email protected]

Na internet acesse:www.funerarianet.com.br

Para anunciar:(55) (14) 3882-0595

Redação:(55) (14) 3882-0595e-mail: [email protected] ResponsávelSolange Serafim - Mtb - 23.860

CARTA AO LEITOR SERVIÇOS

A Revista Diretor Funerário é uma publicação mensal do Centro de Tecnologia em Administração Funerária, órgão oficial de divulgação do Setor Funerário Nacional.A publicação não se responsabiliza pelas opiniões e conceitos emitidos em artigos assinados e em anúncios publicitários.

CaroLeitor,

Semprequerecebenotícias,aDiretorFuneráriopublicaasinúmerasiniciativasdosetoremproldaResponsabilidadeSocialedoDesenvolvimentoSustentável.ComoaRevistadejunhoestavapraticamentefechadaquandochegouanotíciaabaixo,encontramosesteespaçoparaaimportanteaçãosocialdaUnipax,Londrina,quetrouxecomo resultados muita alegriaAcompanhe:

Doações trazem alegria à atendidos de instituiçõesO espírito de solidariedade está cada vez maior no coração das pessoas. Foi pensando nissoquealgumasempresasdeLondrinaeregiãoemparceriacomaUnipax,participaramdeumadoaçãoentreguenodia11/05/09, alémdo lanchepara caféda tarde, emcomemoraçãoaoDiadasMãesdassenhorasquemoramnoLardasVovozinhas.Osprodutosarrecadadosparaestadoaçãoforamprincipalmenteprodutosdehigienepessoalevestuáriosdeinverno.Alémdestesprodutosalgumasempresasparticiparamdoandodinheiroquevaiajudarnamanutençãodolarenacompradefraldasgeriátricase alimentos. Asdoaçõesforamfeitaspelasempresas:TransportadoraRota90;RestauranteSabordaFamília;NepalIndústriaMetalúrgicadeRolândia;AneethunCosméticaProfissionaleFloraCosmética.E no último dia 06/04, foi entregue pela Unipax em parceria com algumas empresas, uma enormedoaçãodequase30quilosdedocesparaaPáscoadascriançaseadolescentequesãoatendidaspelaONGViver,osquaissãopacientesdoInstitutodoCâncerdeLondrina.

Paula Botelho Ricieri Assessora de Comunicação e Eventos - Unipax – Londrina

Page 7: Revista Diretor Funerário

DF JULHO20097

Clipping

NOTA:O Clipping é uma coletânea de notícias do setor funerário publicadas nos jornais de todo o país. Ele é um painel do que está acontecendo no setor e chega para a Diretor Funerário através de um serviço especializado que rastreia tudo o que é publicado na imprensa. A redação apenas transcreve a notícia, dando os créditos dos órgãos de imprensa onde foram primeiramente veiculadas e a data. Não são reportagens realizadas pela redação da Diretor Funerário.

No Rio Prefeitura multa funerárias por falta de Nota Fiscal e outras irregularidadesAPrefeituradoRiodeJaneiro-RJ,porintermédiodaCoordenadoriadeControledeCemitérios eServiçosFunerários,multouduasagênciasfuneráriaspelonãofornecimentoda1ªviadanotafiscalaos responsáveis pelo pagamento de serviço prestado.

ConformepublicaçãodehojenoDiárioOficialdoMunicípiode18demaio de 2009, outros cinco atos de infração, com multas entre R$ 485,80eR$1.943,20,foramemitidosporaqueleórgãodaSecretariaMunicipal de Obras e Conservação.

Ascinco funerárias forammultadaspor irregularidadesdiversascomo falta de uniforme ou de crachá do agente funerário;transporte de cadáver em veículo em desacordo com o decreto nº8734/89;nãomanteratualizadadiariamenteadisponibilidadedejazigosparalocação(nocasoaconcessionária,SantaCasadaMisericórdia)eagente funeráriodeumaagênciaprestarserviçosemnomedeempresanãoautorizadaenãocadastradanaquelaCoordenadoria.

O Dia On Line maio/2009

Cemitérios entram em roteiro turístico de Porto AlegreComduashorasdepasseio,oroteirodo“VivaoCentroaPé”,quepercorreupontosturísticosdePortoAlegreemjunho,visitoudoiscemitériosdacidade.Deacordocomaprefeitura,opercursofoiorientadopelapesquisadoradeArteFunerária LuizaFabianaNeitzkedeCarvalho, especialista emPatrimônioCulturalpelaUniversidadeFederaldePelotas(UFPel).Aindasegundoaprefeitura,oroteiroincluiosCemitériosdaSantaCasaeEvangélico.Ascaminhadasdo“VivaoCentroaPé”ocorremduasvezespormês.Para se inscrever no passeio basta enviar um e-mail para: [email protected].

G1.com.brjunho de 2009

Sem IML, legistas usam necrotério de empresa funerária em DouradosHácercadedezanosoprédiodo IML (InstitutoMédicoLegal)deDourados,construídoao ladodoCemitérioBomJesus,estádesativado.Osmédicoslegistasusamonecrotériodeumaempresafunerária da cidade para realizar exames.

NaépocadesuaconstruçãooIMLdeDouradoseraconsideradoum dos mais modernos do Estado, contando com sala para necropsia, câmara fria para dois cadáveres, sala administrativa, sala depreparaçãodecadávereserecepção,masoprédiofoisendogradativamenteabandonadopelasadministraçõesmunicipais.

Atualmente o setor administrativodo IMLestá funcionandonaDelegacia Regional de Polícia Civil. OatualsecretárioestadualdeJustiçaeSegurançaPública,VantuirJacinichegouadizerqueaindaesteanoseráprovidenciadoumnovoprédioparaabrigaroIML,masosmédicoslegistaspretendemapressar o processo. Eles apresentaramaogovernadorAndréPuccinelli um documento pedindo medidas urgentes para resolver o problema.

Midiamaxnewsjunho de 2009

Nenhum dos 18 cemitérios públicos do litoral norte de SP possui licençaAgora sãoos cemitériosque entramna linhademiradaCompanhiaAmbientaldoEstadodeSãoPaulo(Cetesb).SegundoogerentedaAgênciaAmbientaldeUbatuba,obiólogoedoutoremOceanografia,JoãoCarlosCarvalhoMilanelli, está emcursonoEstadoa “OperaçãoCemitério”,atravésdaqualaCetesbpretendefazercomquemunicípioseparticularesseenquadremnasnormastécnicasvisandoaobtençãodeumalicençade regularização.Segundo levantamento detalhado realizado pela própriaCetesb noLitoralNorte,porexemplo,nenhumdos18cemitériospúblicospossuilicenciamento ambiental.Asituaçãoestánessepéporque todososcemitériosda região foramimplantados antesde 2002, a partir dequandoumdecreto estadualconcedeuàCetesbopoderlicenciatório,atribuiçãoque,nessecampo–santo,nocaso–,eraatribuiçãodasprópriasprefeituras.Existemnaregião,ainda,cemitérios“clandestinos”e,pelomenos,duasdezenasdepequenoseantigas“necrópoles”localizadasemáreasmaisafastadaseque,nasúltimasdécadas,foramabandonadas.EmIlhabela,porexemplo,encontramoscemitériosnessasituaçãonasilhasdosBúziosedaVitória,enosbairrosdaSerraria,Castelhanos,SombrioeBonete, dentre outros locais de difícil acesso.Noscemitérioslocalizadosnasáreasurbanasdasquatrocidadesdaregiãoa situaçãonãoéprecáriaapenasem relaçãoà faltade licenciamentoambiental, cuja regularização será “bastante complicada”, segundo JoãoMilanelli.Namaioriadoscasosháabsolutafaltadeespaçoparaaconstrução de novos jazigos e “gavetas”, com a agravante de as prefeituras nãoseenquadraremàsnormastécnicasque,entreoutrascoisas,estipulamoempregodefiltrosbiológicosparaimpediracontaminaçãodesoloe/ou lençol freático.EmBarradoUna, naCostaSuldeSãoSebastião, a combinaçãodamaréaltaeenchentenorio,em2007,fezcomqueaságuasinvadissemocemitério.OúnicocemitériolicenciadopelaCetesbnaregiãoéoBelaVistaCemitérioParque,queédepropriedadeparticulareestálocalizadoemCaraguatatuba,no bairro do Getuba, setor norte do município.

Canal Abertojunho de 2009

Page 8: Revista Diretor Funerário

DF JULHO20098

Registro

Agora, você assinante, também tem seu espaço para comemorar seu aniversário.E , desde já, desejamos a todos os nossos votos de feliz aniversário.

JULH

OAG

OST

O

01/07 Clodoaldo Macedo ................................. LaurodeFreitas-BA02/07 AlexandredaCruzRocha ...............................Diamantino-MT03/07 SandraReginaAbedosSantos ....................PortoAlegre-RS04/07 DaniFranthescoHiera .....................................Canoinhas-SC04/07 FabioEduardoAlves ...................................Rio de Janeiro-RJ04/07 Jezon Dilda .......................................................Concórdia-SC04/07 Joceir de Jesus .........................................Belo Horizonte-MG05/07 Eugênio Fontes .......................................DelmiroGouveia-AL05/07 JairCavalheiroPires ...................................................Pien-PR05/07 LoreniJessener ..................................................Mamboré-PR05/07 VanessaCristinaPeretti ....................PresidentePrudente-SP06/07 AwadBarcha ....................................................Araraquara-SP06/07 JorgeAlvesdeBrito ....................................Rio de Janeiro-RJ06/07 MarleneMirandaChaves .................................Rio Casca-MG07/07 ErondinadaCruzRocha–Didi.......................Diamantino-MT07/07 HeberSardinhadaCosta .............CachoeirasdeMacacu-RJ07/07 JozirdosSantosWollf ........................................Chapecó-SC07/07 LedaMariadosSantos ..........................Cidade de Goiás-GO07/07 MariaFranciscaS.Silva ......................................Petrolina-PE07/07 SérgioAlvesdeOliveira ..................................NovaLima-MG08/07 SuziSturmer........................................................Chapecó-SC09/07 AlexAlbertdasChagas .......................... Patos de Minas-MG09/07 MariaNarjaraAlvesMedeirosCavalcanti ............Milagres-CE09/07 Marleide R. Benício ..........................................Ariquemes-RO10/07 GuilhermeMachado ...............................BarradoRibeiro-RS10/07 NataliaReginaCarvalhoVocci .............. PedroLeopoldo-MG10/07 Rolando Cesar C. C. Nogueira .....................Votuporanga-SP11/07 Maria Helena Rezende Rosa ......................RibeirãoPreto-SP11/07 ViniciusGarciaFreitas ............................CaçapavadoSul-RS12/07 MarciaSinnCechinato ......................SãoMiguelD’Oeste-SC12/07 ValdecirLuizCechinato ....................SãoMiguelD’Oeste-SC14/07 Claudenilson M. Cruz................................VárzeaGrande-MT

01/08 ElaineTiva ..................................................... Sertanópolis-PR02/08 IvoManoeldeBrito .....................................Rio de Janeiro-RJ04/08 DomingosSergioTavares .............................Coromandel-MG04/08 EnerCândidodaSilva ............................BomDespacho-MG05/08 AntonioLuciano .............................................Pitangueiras-SP05/08 HosnyAp.Sbardellini.............................MineirosdoTietê-SP05/08 PauloAmarildoCatelli ..................SantoAntonioPatrulha-RS06/08 FernandaGonçalvesSantos ......................................Luz-MG07/08 MariaAdrianaCerri ...........................................SãoPaulo-SP07/08 WarleyLimaSantana ....................................PilãoArcado-BA08/08 MarceloF.deSouza...........................................Paranavaí-PR08/08 PauloLopesdeOliveria ............................. Caldas Novas-GO09/08 AgenordeMatosJunior ...................................Concórdia-SC09/08 EvanildaPedrosa ...................................................Itajubá-MG10/08 FernandoAntonioVila ...............................................Natal-RN10/08 FrancileideFelixdeSouzaGabriel ........Campina Grande-PB11/08 AntonioCarlosPassos .......................................Fortaleza-CE11/08 GiselaCardosodosSantos ..................................Canoas-RS11/08 LuizGuilhermeFerracioliRebelo ................PousoAlegre-MG13/08 AmarildoBaldo ..............................................ArroioTrinta-SC13/08 ClécioAndersonSilva .............................................. Patos-PB13/08 DarcileneVieiraSantos ........................BragançaPaulista-SP13/08 JoséArlindoTotel ............................................SantaRosa-RS

14/07 Eden Rodrigues ....................................................Palmital-SP15/07 AdelarPaulodeWalle ....................................CunhaPorã-SC15/07 Edson Raimundo Pereira .....................................Pinheiro-MA15/07 LizeteGarciaFreitas ..............................CaçapavadoSul-RS16/07 AdoniasF.Zagury ................................................Manaus-AM16/07 RodrigoLopesPeresdaSilva ................................Castro-PR18/07 IsmaelBehne .......................................................Guaporé-RS18/07 NilsonBatistaGonçalves ....................................VilaVelha-ES18/07 SolangeSerafim ..................................................Botucatu-SP19/07 LeandrodaSilvaJerônimo .................................Botucatu-SP19/07 SandraHelenaLarsenSantosdaSilva ................Curitiba-PR20/07 GustavoAntonioL.Vila.............................................Natal-RN20/07 JoséElcio ...................................................................Ubá-MG20/07 OrivaldinadeAzevedo ................................Rio de Janeiro-RJ21/07 CelmadeAzevedo ......................................Rio de Janeiro-RJ21/07 MarcoAntoniodeOliveiraSimão ...............Rio de Janeiro-RJ21/07 Odete Guimarães Cavalcante........................Paranatinga-MT24/07 NiltonCesardeSouza ............................ Telêmaco Borba-PR25/07 AparecidaIsabel ....................................................Viçosa-MG25/07 ClaudeniceM.Sousa ...........................................Bacabal-MA26/07 CristinaSamiaCarvalho ........................................Lavras-MG26/07 DoriandeRibamarCoelho ....................................Teresina-PI26/07 KarinaVieiraBatista .......................................PortoAlegre-RS27/07 KarlaNubiaAlvesViana ....................ValparaísodeGoiás-GO27/07 WagnerCortesSilva ........................SantanadeParnaíba-SP28/07 AnaLuciadeMedeiros ....................................... Mossoró-RN29/07 NivaldoAparecidoTacin ............................................Ibaté-SP30/07 AnaMariaSaleiros ........................VargemGrandedoSul-SP30/07 ThiagoChiesaRibeiro ..........................................Barretos-SP31/07 GlicérioGomesdeMoraesNeto ................ VárzeaAlegre-CE31/07 Inácio Monteiro ................................................MonteAlto-SP

13/08 RuiCopetti .............................................................Sengés-PR13/08 SidcleyLeandroPope ...................................AltaFloresta-MT14/08 MarcosViniciusSantosdeMoraes ................Curitibanos-SC15/08 EdnadosSantosBatista ...............................PortoAlegre-RS17/08 MarceloMarquesdaSilva .................................... Agudos-SP18/08 JosuédeAssis ..................................................Imperatriz-MA19/08 HelioDomingosPicolo ................................. Pato Branco-PR20/08 EberLeandroBazzanLima ...................................Planalto-SP20/08 IlmoCandido ............................................CampoGrande-MS21/08 JoãoMariaSteklain .........................................Canoinhas-SC21/08 NayaraGrings ................................................CunhaPorã-SC22/08 DanielSilveiraRodrigues .................................SãoTiago-MG23/08 RitadeCássiaZ.Pereira ...............................PortoAlegre-RS23/08 RodrigoPradella .....................................FloresdaCunha-RS23/08 TerezadeFátima ...................................................Passos-MG25/08 JaparlesEduardoPaes ....................................AltoPiquiri-PR25/08 OscarinodaSilvaVieira ................................... Cristópolis-BA26/08 IrmaAlvesRodrigues .................................. MoreiraSales-PR27/08 LuisHernandoB.Quintana ...........................PortoAlegre-RS28/08 JoséAfonsodoReal .................................Belo Horizonte-MG28/08 LeonidasdaMotaSoares ................................MogiMirim-SP28/08 LucianaIbrahimVieira ........................................Cabreúva-SP30/08 ReinaldodeOliveira .......................................SantaIsabel-SP

Page 9: Revista Diretor Funerário

DF JULHO20099

Cartas

PARTICIPEM:Enviesuasperguntas,comentários,sugestõesparaoe-mail:[email protected];

ou para o endereço:CTAF-RevistaDiretorFunerárioRua João de Campos, 48 - Vl. Santana - CEP 18606-180 - Botucatu-SP

Ao CTAF

Por favor,meenviedetalhessobre inscrições,hospedagense programação da Funexpo 2009. Enviar com cópia ao e-mail geral da empresa. Aguardo.

Cristiane Gomes Moura Pinto

Olá Cristiane, Asinscriçõesparaafunexpo2009 serão feitas na secretaria do evento,masé interessantequevocê leveseuconvite (estãosendodistribuídospelosexpositores)jápreenchido.Aentradaégratuita.

Asopçõesdehospedagemestãonositewww.funexpo.com.br (Ondeficar).ARevistaDiretorFuneráriodejunhotambémtemumamatériasobreoassunto.O Hotel OficialdoEventoéoAtlântico Hotel-F:(13)32894500.AagênciadeTurismoéaFormaFamily(11)50532810.

A Feira acontece noMENDESCONVENTIONCENTER, nacidadedeSantos-SP.De 04 a 06 de setembro de 2009AberturadaFeira - 13h00 - encerramento 19 horas (nos 3dias).Palestras:Dias05e06desetembro-das10às12horasTambémnoMENDESCONVENTIONCENTER

Confiraostemasnestaedição.Umabraçoeatésetembro.

A Redação

Ao CTAF

Olá amigos gostaria de tirar dúvidas a respeito de Hospedagem evaloresdehotéisoupousadasparaquepossavisitaraFeira,ok!

Atenciosamente,

Ozéias Bernardo de Andrade

Olá Ozéias, Os preços dos Hóteis e formas para fazer a reserva de hospedagemestãonosite:www.funexpo.com.br - seção Onde Ficar.

Acreditoquelávocêencontrarátodasasinformações.

ARevistaDiretorFuneráriodeJunhotambémteminformaçõessobrehospedagemparaafunexpo2009.Seaindaassimtiverdúvidas, entre em contato.

Estamos à disposição. Nos vemos em setembro, na funexpo2009.

A Redação

À Revista Diretor Funerário

Aolernota“Famíliasseencontrameconfirmamtrocadecorposno Rio”, não pude me conter e narrar para vocês um caso semelhanteacontecidoháalgunsdiasaquinaminhacidade.Fomosprocuradosporumapessoa(quevouchamardeMaria),paratratarmosdofuneraldoseuavô,escolheuotipodecaixão,flores,etc,deixandoconoscoadocumentaçãoearoupaqueseria colocada no falecido. Ela saiu para avisar outros parentes e tomar outras providências.Nós(funerária)fomosparaohospital.Chegandochegandolá,haviaumúnicocorpononecrotério.Depoisdetudopronto,ocorpo foi levado para o velório. Tudo certo.Jáestavamtodosnaloja,serviçoprestado.TudoOk.Nãodemoroumuitofomoschamadosàspressasparvoltarmosaovelório,aconfusãoestavaarmada.QuandoMariachegouparavelaroavô,umadesuastiasachamoueperguntouporqueelanãohaviapedidoparacolocaro“casaco”dequetantoofalecidogostava?Maria respondeuque havia deixadona funerária sim, e seespantouaochegarpróximoàurna:“Estenãoéovovô!”Olharamparaocorpoqueestavasendoveladodolado,eestesim era o avô! Outrafamíliaovelavahápelostrêsouquatrohoras,masnãoperceberamquenãoeraseufamiliar.Aíeuquestiono,semestaremdefesadeninguém:seráqueoerroésempreresponsabilidadedohospital?Porestar emumasituaçãode fragilidadeedesequilibradosemocionalmente, é até compreensível,masnão reconhecerum familiar...umapessoa comaqual convivemospor todauma vida....Ah!DepoisfomosprocuradosporMariaquenoscontouqueseu avô durante toda vida gostou de fazer trocas: trocava um relógio por um acordeão; trocava o acordeão por um violão; enfimtrocavatudoquefossepossível,enofinalacabousendotrocado!Abraços

Jerusa S. RosaFunerária Roberto - Nova Friburgo

Olá Jerusa,

Gostamosmuitodereceberasuacolaboração.Seutextoébemhumorado,semserindelicado,eretratabemasituação.Quemculparnumahoradessas,nãoémesmo?O importanteé terconsciênciade fazeromelhorpossível eatender a família em todas as suas necessidades. Percalços sempre existirão.Um grande abraço e esperamos contar com você novamente

A Redação.

Page 10: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200910

Sefesp

Sindicato das Empresas Funeráriasdo Estado de São PauloRua Saint Martin, 35-65 - Jd. Aeroporto CEP 17043-081 - Bauru-SPFone/fax: (14) 3227-4448e-mail: [email protected]

AOperação Horário de Pico noMunicípio, foiimplantadaem1997nacidadedeSãoPaulo,comoobjetivodeevitarqueasituaçãodotrânsitonacapitalchegasseaumcolapso.Aprovadapelapopulação,abrange caminhões eautomóveis, que,de acordo com o número final de s u a s p l a c a s , ficam impedidos de circular durante 1 dia da semana, entre7e10horase das 17 às 20 horas, na áreaconhecida comoCentro Expandido ou mini anel viário.

O r i g i n a l m e n t e es tão i sen tos do rodízio, como ficoupopularmentec o n h e c i d a amedida, os veículos: d e t r a n s p o r t e coletivo e de lotação devidamente autorizados a operar; motocicletas e similares; táxis; de transporte escolar;guinchoseoutros,empregadosemserviçosessenciaisedeemergência,comodispostonaLei12.490 de 03 de outubro de 1997.

No mesmo dia 03 de outubro de 1997, a prefeitura deSãoPauloaprovouoDecreto37085,queautorizaaimplantaçãodoRodízio.Emseuartigo5º,letraVI,estão descritos os veículos empregados em serviços essenciais e de emergência:

VEíCuLOS FuNERáRIOS NO RODízIO EM SÃO PAuLOA Lei diz que estão isentos e a CET confirma, porém os carros devem estar devidamente identificados

a)ambulânciasb)policiamento,corpodebombeiros,defesacivileveículosmilitaresdevidamenteidentificadoscomotais;c)serviçofunerário,água, luz,telefone,gás,trânsito,coletade lixoe

correio,devidamente identificadoscomo tais;d) transporte de combustível e

insumos diretamente ligados a atividadeshospitalares;e) transporte de sangue eder ivados, de órgão para transplante e de materiais para

análise clínicas;f)transportedematerialnecessárioa

campanhasdesaúdepública;g) transporte de combustívelaeronáutico e ferroviário;h) transporte e segurança devalores;i)órgãodaimprensa;

j)dirigidosporpessoasportadorasde deficiência ou por quem as

transportem.Aolongodosanosváriosdecretosforam

sendoincorporadosàLei,permitindoqueoutros veículos de utilidade pública pudessem

circular sem restrição. Emfevereirode98,oDecreto37346incluiuositens:

h) transporte e segurançade valores, devidamente autorizadopeloDepartamento de Polícia Federall)transportedeprodutosalimentaresperecíveis;m)veículosespecialmenteadaptados(unidadesmóveis)paraprestaçãodeserviçosmédicos.”

Em1999,noDecreto38815,novaredaçãoparaaletraCdoartigo5º:c)serviçofunerário,água,luz,telefone,gás,fiscalizaçãodetrânsitoetransporte, coletade lixoecorreio,devidamente identificadoscomotais.

Page 11: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200911

Sefesp

Essemesmoitemganhouaindamaisumaretificação,em2004,como Decreto 45273:c) serviço funerário, água, luz, telefone,gás, fiscalizaçãode trânsitoe transporte, coleta de lixo, tapa-buracos e correio, devidamente identificadoscomotais;

OutroDecretoNº39.563,de2000,regulamentaaLeinº12.632,de6demaiode1998,quedispõesobreaexclusãodosmédicosdarestriçãoimpostaquantoàcirculaçãodeveículos,noMunicípiodeSãoPaulo.Elesnoentanto,assimcomodeficientesfísicos,precisamrequererumselodeidentificaçãoparaseusveículos.

Ainda foram incorporados: Decreto44.099-de2003-autorizaveículosaserviçodosConselhos

DeacordocomaCompanhiadeEngenhariadeTráfego,aoreceberaNotificaçãodaAutuação,pelocorreio,ouasegundaviadoAutodeInfraçãodeTrânsito -AIT (via amarela), énecessário verificar seháincorreçõesoudivergênciadecaracterísticasentreoseuveículoeoveículo autuado.

Eles ainda orientam:CasotenhatomadociênciadainfraçãoatravésdaNotificaçãodaAutuaçãoenviada pelo correio, poderá, facultativamente, obter cópia do Auto de Infração de Trânsito - AITou cópia ampliada da foto do veículo autuado p o r equipamentoeletrôniconopostode

serviçosDSV/CET àAv. PedroÁlvares Cabral, 1301

(DETRAN) -PrédioMirim- Ibirapuera, das 8h00às 17h00c o m o

pagamento do preço público de R$ 2,50 por cópia solicitada sem tarifa bancária.

AcópiadoAIToudaimagemregistradadoveículonãoédejuntadaobrigatória para a defesa da autuação ou para o recurso contra a penalidade.

InstruçõesparainterposiçãodeDefesadaAutuação(deacordocomaPortariaDSV.GABn.º13/2004).

TutelaresDecreto47.680–de2006–autorizacirculaçãodeveículosdesegurançaemanutençãodoMetrô–devidamenteidentificadosDecreto49801–de2008–autorizacirculaçãodecaminhõespararemoçãodeterraeentulhosdeobrascivis

Sem Restrição - Uma consulta da Revista Diretor Funerário feita à CET - CompanhiadeEngenhariadeTráfego,atravésdoserviçodeatendimentoaomunícipe(11–3258-7589)revelouque,aisençãodaproibiçãodecircularduranteorodíziotambémseestendeaosveículosfuneráriosdeforadacapitalpaulista,desdequedevidamenteidentificadoscomotal.Aatendentesemostrouhesitante,equestionouoscolegassobreocaso,masfoitaxativaaoresponderqueosveículosfunerários,inclusivedeforadacapital,seidentificados,estãosimlivresdorodízio.

RECORRENDO DAS NOTIFICAÇÕES E DAS MULTAS

Para cada autuação deve ser elaborado um requerimentoseparadamente.Orequerimentodeveráconterasseguintesinformaçõeseitens:1.Noprópriorequerimento:-Nome,qualificaçãoeendereçodorequerente;-Dadosdoveículo:placas,modelo,ano,cor,marcaeespécie;-Data,local,horárioetipodainfração;-Argumentosdedefesa;-Dataeassinaturadorequerente,comautenticidadecomprovadaporcópiasimples(xerox)dedocumentodeidentidadequeacontenha,oufacultativamenteporfirmareconhecida.

2.Documentosaseremanexadosaorequerimentoporcópiasimples(xerox):-AutodeInfraçãodeTrânsito(viaamarela)ouNotificaçãodaAutuação(recebidapelocorreio);-CertificadodeRegistroeLicenciamentodoVeículo(CRLV)ouCertificadodeRegistrodoVeículo(CRV);-IdentificaçãodoCondutorInfratoracompanhadodaCarteiraNacionalde Habilitação ou Permissão para Dirigir do condutor indicado;-Fotografiacoloridadoveículoparacomprovaçãodedivergênciadecor,quandoforocaso.

*Atenção:AindicaçãodocondutordeveserfeitaindependentementedaDefesadaAutuação.

Prazo para interpor Defesa da Autuação:Oprazomáximoparaoprotocoloderequerimentoéde15(quinze)diasapósadatadeexpediçãodaNotificaçãodaAutuação,coincidindocomo prazo limite previsto no procedimento de Indicação do Condutor.

Onde protocolar:O requerimento poderá ser entregue pessoalmente no Posto doDepartamentodeOperaçãodoSistemaViário-DSV,situadonoDETRAN-Av.PedroÁlvaresCabral,1301-PrédioMirim-Ibirapuera-SãoPaulo/SP,de2ªa6ªdas08h00às17h00ouencaminhadoviaCorreioparaaCaixaPostal11.382-4,CEP05422-970.

Resultado do julgamento:OdeferimentoseráinformadopelocorreioatravésdoComunicadodoResultado.

OindeferimentoseráinformadonaNotificaçãodaPenalidadedemultaa infração de trânsito.

Page 12: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200912

Abredif

Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário

Av. Paulista, 2006 - 9º andar- conj. 903/904CEP 01310-200 - São Paulo-SPfone/fax: (11) 3283-3384 - [email protected]

NOVA DIRETORIA DO SINDINEF TOMA POSSE EM AGOSTOChapa única foi eleita no início de junho em clima de união e cordialidade

OSINDINEF -SindicatodasEmpresasFuneráriaseCongêneresnaPrestaçãodeServiçosSimilaresdoEstadodeMinasGerais-elegeuem22dejunhode 2009 sua nova diretoria para o mandato de 2009 a 2012.

Uma única chapa se inscreveu para o processoeleitoral,que foibastantecordial e transparente.Aapuração constatou unanimidade de votos para a chapainscrita,oquelegitimasuaeleição.

“A direção da entidade apoiou a nova chapa e evidenciou isso para os associados através de carta assinada pelo presidente Roberto Márcio Peixoto de Carvalho”, explica a diretoria eleita.

AnovadiretoriaserápresididapeloDiretorFunerárioJosé Afonso do Real, da Funerária Bom Jesus, de

Belo Horizonte-MG, e tem membros de várias cidades do Estado, como acontece tradicionalmentenaquelacasa,oqueajudaacomporumpanorama abrangente sobre o setor.

ApropostadaDiretoriaEleitaédarcontinuidadeaotrabalhorealizadoatéagora.NosplanosdeaçãodogrupoaindaestáaampliaçãodoquadrodeassociadosdoSindicato,entreoutros.

ApossedosnovosdiretoresdoSINDINEFseránodia05deagosto

SINDINEF:OSindicatonasceuem1989eemseus20anosdeatuaçãoteve trêspresidentes:RobertoMarciodeCarvalho;RobertoMárcioPeixotodeCarvalhoeJoséAfonsodoReal. Atualmente 100 empresas funerárias do Estado são associadas.Estima-sequeemMinasGeraisexistampelomenosde400empresasestabelecidas.

julho/2009

Page 13: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200913

Page 14: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200914

Registro

Antecipamos a relação dos aniversariantes para você não perder a festa.

AGO

STO 01/08 JurandirdoCarmoRioli ....SãoJosédoRioPardo-SP

02/08 CecíliaA.D’AgostoFreitas .................... Paranaíba-XX

02/08 CristianFátimaB.Laluce.......................Araçatuba-SP

03/08 WalterBarreto ................................................Jales-SP

04/08 EdsonLaluce .........................................Araçatuba-SP

05/08 RitaMariadaCostaGondim ................... Petrolina-PE

06/08 MarcelodaSilvaCarvalho .......SãoJoãodoMeriti-RJ

07/08 JairNunesJunior ................................Manhumirim-XX

07/08 LuizAugustoTomaz ................................Caconde-SP

11/08 ElianeAp.daSilva ......................................Lucélia-SP

12/08 RuiRuiz .................................................SãoCarlos-SP

14/08 JoséRobertoReisdeCarvalho...................Betim-MG

16/08 ArianeCecíliaN.Amor ................................. Itararé-SP

17/08 JoaquimDonizeteGarrido ........................Duartina-SP

18/08 AfonsoMacchioneNeto .......................Catanduva-SP

18/08 ClaudiaHelenaC.Marmirolli ....................Pedreira-SP

18/08 LourivalLouirBertiJunior ...SãoJosédosPinhais-PR

18/08 LuciaHelenaCosta ......................................Bauru-SP

18/08 LucianeMariaRossetoEtto ........................ Birigui-SP

20/08 RobervalPuga ................................ RibeirãoPreto-SP

21/08 MadelvaPizzoOttoboni ....................BarraBonita-SP

21/08 MonicadeFrançadaSilva ......... Itaquaquecebuta-SP

21/08 VladimirVandiqueSouza ...SãoJoaquimdaBarra-SP

22/08 SwancedeAraújoLimaCarvalho .. Rio de Janeiro-RJ

23/08 JoséEduardoMarmirolli ...........................Pedreira-SP

23/08 LuizAntônioRodrigues ........Carmo do Rio Claro-MG

23/08 MarleneAp.dosSantos .........ParaguaçuPaulista-SP

24/08 ClovisInaciodosReis .............................. Goiania-GO

25/08 JoséRobertoPacheco .............................Barretos-SP

25/08 OrotidesL.deOliveiraJunior ...................Dracena-SP

26/08 EricoSodréFerreira ..................................Cajamar-SP

26/08 LuizFernandoDelai ...................................... Leme-SP

31/08 GeorgeAlbertoCampos ............................ Aracaju-SE

fev/09 a jan/10

PRESENÇA CONFIRMADA

PRESENÇA CONFIRMADA

funexpo2009

Page 15: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200915

Marketingpor ELIANA DUTRA

COMuNICAR NAO É SÓ FALAR

Entrevistador:-Vocêébomemcomunicação?Candidato: - Ah!Sim. Fiz umcursodeoratória e faço excelentesapresentaçõesnomeuatualemprego.Entrevistador:-Eouvir?Candidato:(estranhando)-Nãotenhonenhumproblemadeaudição.Este diálogo imaginário, pode nunca ter ocorrido, mas sem dúvida não seriam estas as respostas esperadas pelo entrevistador.Ouvirativaeempaticamenteéumahabilidadeessencialparaaquelesqueexercemcargosdechefia,éumahabilidadequepodeedeveserdesenvolvida pois evita o mal-entendido e diversos tipos de erros por partedetodosqueexercemaliderançadeequipes.Masamaioriadenósrealmentetemdificuldadeemouvircomeficácia.Aprendemosafalar, escrever e ler, mas poucos se lembram de ter tido oportunidades demelhorarsuahabilidadedeouvir.Existem3formasdeouvir:Aprimeira,aúnicaqueamaioriadenósutiliza,équandoofococontinuaem você.Experimente:soliciteaalguémquelhecontecomofoioúltimofimdesemana,seaoescutá-lovocêinterrompeofluxodeinformaçõescompensamentosoufrasesdotipo:“eunãofariaassim”ou“nãogostodexyzprefiroacd”ouseaoescutá-lopensanoquevocêvaidizeraseguir;seisto acontece então você não está ouvindo com empatia e provavelmente iráperderindicadoresimportantesdoqueooutroestádizendo.Na segunda forma de ouvir, o foco está no outro.Você repetecomsuaspalavrasoqueooutrodisseparaconferir osignificado,vocênãojulgaoqueooutroestádizendo.Fazperguntasquelevemaomelhorentendimento.Na terceira forma de ouvir, o foco está no outro e você está utilizando todos os seus sentidos e a sua intuição.Alémdeouvir comonasegunda forma, vocêobservaaposturadooutro, ele está sentadonapontadacadeira? Indicando inibiçãoouconstrangimento?Osombrosestãoencolhidos? Indicandocansaçooudesânimo?Avozéfirmeouestáemocionada?Emais,vocêescutaasuaintuiçãoepercebequandotemalgoestranho.Parecequeooutroestáfalandodealgomasgostariadedizeroutracoisa?Estáescondendo

Melhore sua habilidade de ouvintealgo?Façaoexercícioabaixo,(oresultadoestánofinaldestapágina.)se em menos de 3 minutos conseguir encontrar a resposta certa, você provavelmente está usando sua intuição, se não para ouvir aos outros, pelo menos para fazer este exercício...Exercício: Forme duas palavras utilizando todas as seguintes letras: AAAADLPRSSUV.Bomsevocênãoconseguiu saibaquea formacomquenósouvimosooutroéumhábitoquepodesermudado,aqui vãoalgumasdicasparamelhorarasuahabilidadeemouvircomfocono outro e usando sua intuição.1. Primeiro crie a motivação para mudar, pergunte a você mesmo comosesentequandoalguémteescutainterrompendoousemdizerumapalavraquedemonstrequeestáouvindo realmente,depoisocontrário,comosesentequandoalguémteouvecomempatia.2.Fale20%eouça80%dotempo.3.Dêsinaisdequeestáouvindo,tenteresumiredizeroqueooutro falou.4. Evite preparar a respostamentalmente enquanto estáouvindo.5.Observeooutro, alémdaspalavras, postura, tomde voz,qualquercoisaquedêasdicasdecomoooutrosesente.6.NÃOINTERROMPA.7.Coloque-senolugardooutro,nãoparadizeroquevocêfaria,mas para entender como o outro se sente.8. Eliminedistrações externas. Telefonemas, computador, TV,etc.9.Façaoseguinteexercício:Dêbomdiaaalguémeacrescentesemdar nenhuma indicaçãode agradooudesagrado: “Quetemperaturaestáfazendohoje,heim?”Tentedescobriroestadode espírito do outro ouvindo sua resposta. Respostadoexercício:Asletrasformam:“duaspalavras”.

jun / jul / ago/2009

PRESENÇA CONFIRMADA

PRESENÇA CONFIRMADA

funexpo2009

Page 16: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200916

por: TAÍSA LUCIA BERLINGIERI

“AIR FRANCE PEDE QuE FAMíLIAS NÃO TENHAM ESPERANÇAS DE ENCONTRAR SOBREVIVENTES”Mas como elaborar a perda e consolidar o luto sem ter um corpo para se despedir?Paris,sonhodemuitaspessoas.Viagensprogramadascom carinho e expectativa. Lua-de-mel, prêmioprofissional, comemorações diversas, uma novaoportunidade de vida, o retorno para casa....

Todos esses planos foram ceifados bruscamente pela quedadoavião.Ninguémsabecomo,ninguémsabeonde,ninguémsabeporquê.Easpessoas,asvidasqueestavamdentrodele?

Dúvidas,incertezaseindefinições.Essaéagrandedorqueatingiucentenasdefamiliareseamigosdequemestavanaquelevôo.

Eocorpo?Comovamosteracertezadequeninguémsobreviveu?Comosedesligar?Comosedespedirdaquelapessoaquefoitãoamada?

Essaangustiaéumarealidadeemdiversostiposdeperdas,especialmentequandonãoháumcorpoparasehomenagearousedespedir.

TouficThomé,psiquiatraqueprestouauxílioafamiliaresdepassageirosnoacidentedaTAM2007etrabalhacomvítimasdasenchentesemSantaCatarina. E completa: “ter o corpo faz com que meu emocional realize a perda. Se não encontro, fico ligado á esperança de um dia encontrar.”

Umaoutraprofissional,LucianaMazorra,psicóloga,co-fundadoradoInstituto4Estações,prestaserviçosparaempresasaéreasnessetipodeacidenteeatentaparaoqueépossívelenecessáriodizeraparenteseamigosnessasituação.“Oqueimportamaisnãoénecessariamenteoqueéfalado,masosuporteoferecido:aatençãodispensada,assistênciaglobal,oatendimentoàsnecessidadesfísicaspráticaselegais-além,éclaro, do suporte psicológico. E pontua ainda: “escutar sem julgar ajuda, assim como o apoio da comunidade, da empresa, da sociedade como um todo, do próprio governo, dando suas condolências e realizando esforços para encontrar informações sobre o acidente. Isso diz para a pessoa que perdeu alguém que ela é importante, que o mundo está cuidando dela de alguma forma.”

Alémdisso,a faltadeumcorpoparasedespedirpodedificultarouretardaroprocessodeluto.Éumaquestãocomplicada,poisaelaboraçãodaperda leva tempoedependeda relaçãocomquemse foi edascondiçõesparaelaboraçãodessaperda.Numcasocomoesse,deumacidenteaéreo,queéumaperdainesperada,violentaesemconfirmação,a elaboração vai depender de fatores facilitadores ou complicadores da vida de cada um.

Luto

Taisa Lucia BerlingieriPrever Santa Isabel – Jaboticabal/SP

[email protected]

Nesse caso, a vivência do luto pode se tornar ainda mais difícil, pois a perda envolve ambivalência, ou seja, apessoaestáenlutadapelaausênciadealguém,masnão admite se entregar a esse luto, antes de ter uma confirmaçãoconcretadessaperdaquesedácomapresençadocorpo,comofuneraleadespedidafinalao ser amado.

“Toda vez que você não pode enterrar o seu ente querido, de alguma forma ele não morre”,dizJosé

Emvistadisso,podesurgirapergunta:“masoqueimportaissoparaumaempresafunerária,jáquenossotrabalhoécuidardocorpo“morto?”

Atualmenteotrabalhodeassistênciaaosassociadoseclientesdevecomeçar antesdequalquer acontecimento e ir alémdoeventodofalecimento.Oapoioeasolidariedadeaoclientetrazconfiança,fidelidadee admiração pelos serviços prestados pela Empresa.

Assim,devemoscomeçaraprestarmaisatençãoemcomoacolhemosaspessoas e como estamos validando sua dor e sua experiência de vida.

Page 17: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200917

Curso

DATA7ªTURMA*:31 de JULHO de 2009

LOCAL:Sede da ABREDIF Av.Paulista,2006-9ºandarconj. 903/904

HORÁRIO:Das9h00às18h30

VAGASLIMITADAS

INFORMAÇÕESEINSCRIÇÕES(14)3882-0595www.funerarianet.com.bre-mail: [email protected]

Realização

*Par

a a

reliz

ação

da

quar

ta tu

rma,

é n

eces

sário

ter o

núm

ero

mín

imo

de 2

0 pa

rtic

ipan

tes

6 turmas esgotadas

inscreva-se já para a 7ª turma

Page 18: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200918

CAS INDUSTRIAL - Qualidade e confiança

www.casindustrial.com.br - Fone (48) 3652-1337Rua Orleans, 556 - CEP 88890-000 - Grão Pará-SC

Ref. 18x cor 3 envelhecidoAcabamento interno:Cetin liso, babado em cetin e sobrebabado em rendão de luxo;Acabamento externo:Verniz PU alto brilho (Visor inteiro)

Ref. 60 Madona MarfimAcabamento interno:

Cetin drapeado, babado e sobrebabado em rendão de luxo;Acabamento externo:

Verniz PU alto brilho (Visor inteiro)

mai/2009 a abr/2010

PRESENÇA CONFIRMADA

PRESENÇA CONFIRMADA

funexpo2009

AtenderMelhortrazmaisclienteseimpedequeelesdeixemasuaempresa.Sesuaempresajáestáestruturadaepossuiprodutos eficazes, em 100% dos casos a difícil tarefa de atender bem o cliente depende apenas de um bom treinamento.

EssaqualificaçãoéoqueestáoferecendooCTAF-CentrodeTecnologiaemAdministraçãoFunerária-comonovocurso:“Excelência no Atendimento”.Aprimeiraturmaacontecenodia23dejulho,nasededaABREDIF,emSãoPaulo-SP.

O grande diferencial do curso, atestado por Diretores Funeráriosnaapresentaçãopiloto,feitaemmaio,éofatodesertotalmente desenvolvido para o setor funerário. “Encontramos cursos de atendimento por aí, mas todos são tão distantes da realidade do setor. Este não. Os exemplos e as orientações são específicas”,afirmaramosempresáriosqueconheceramo curso em primeira mão.

OcursoéministradoporJoãoCarlosSimões,profissionalqueatuoucomoconsultornoSEBRAEeCIESPeéauditordaISO.ElejádesenvolvetrabalhodecertificaçãodequalidadeemempresasfuneráriasnointeriordeSãoPaulo.

“Ao desenvolver um curso, sempre buscamos profissionais que já atuem em empresas funerárias, pois trata-se de um setor muito peculiar. O curso foi aprovado pelo crivo de Diretores Funerários que são referência por seus serviços, o que nos dá a certeza que será muito produtivo”, avaliou aDra.DulceNascimento,diretoradoCTAF.

CTAF OFERECE CuRSO DE “ExCELêNCIA NO ATENDIMENTO”Treinamento é excelente investimento na melhora da imagem da empresa

Conteúdo: “ExcelêncianoAtendimento”éumassuntobastanteabrangente e o curso procura abordar os pontos mais complexos, tendoaplicabilidadeimediatanaempresa.Umdospontoséconsiderartodoscomoclientes, inclusiveocolegade trabalhodeumoutrosetor. “Essa boa comunicação e interação se reflete diretamente no resultado final do atendimento ao cliente”, ressalta o consultor João CarlosSimões.Entre os tópicos abordados estão: - Relacionamento Interpessoal;- Motivação e Comportamento;-TécnicasdeAtendimento;- Como lidar com clientes zangados;-ImagemdofuncionárioxVendadeprodutose/ouserviçosda empresa;-ElaborandoumPlanodeCompromissoparaoAtendimento aos Clientes.Parafixaroconteúdo teórico,ocurso temváriasdinâmicasemgrupo,quelevamoalunoarefletirsobresuasaçõesnodia-a-diadetrabalho.

Consultoria: OCTAFtambémdisponibilizaráoCurso“ExcelêncianoAtendimento”namodalidade“InCompany”,ousejaelepodeseraplicadoemempresasouentidadesqueosolicitarem,paragruposreservados.

Otrabalhopodetambémseestenderparaumaconsultoria,jáque,asvezes,paraprestarumbomatendimentoénecessárioresolveroutrasquestõesorganizacionaisefuncionaisdentrodaempresa.

Paramaiores informaçõese inscrições:acessewww.funerarianet.com.br(cursos)ouligue:(14)3882-0595

Desenvolvimento

Page 19: Revista Diretor Funerário

Atender melhor atrai e fideliza clientes.

Excelência no Atendimento

Pensandonisso,oCTAFofereceàsuaempresamais uma novidade.

Conteúdo:•RelacionamentoInterpessoal;•Motivaçãoecomportamento;•Técnicasdeatendimento;•Comolidarcomclienteszangados;•ImagemdosFuncionáriosxVendasdeprodutos e/ou serviços da emrpesa;•Elaborandoumplanodecompromissoparao atendimento aos clientes.

Data: 23dejulhode2009.

Horário:das09hàs18h30.

Local:sededaABREDIF-SãoPaulo

Apresentação: JOÃO CARLOS SIMÕES, graduado em Pedagogia, com grande experiência emRecursosHumanos.AuditordaISO.

Informações e Inscrições:(14)3882-0595

curso

Realização

Page 20: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200920

por SOLANGE SERAFIM

funexpo2009

PALESTRAS E ExPERIêNCIAS DE SuCESSO NA FuNExPO2009Formato do Congresso FuneráriaBRASIL privilegiará a troca de experiências dentro do setor

Nadamelhor que um exemplo do próprio setor paramotivare impulsionarnovosnegócios,nãoémesmo?OCTAF -OrganizadordaFunexpoeCongressoFuneráriaBrasil2009tambémacreditanissoe,baseado,nasopiniõesdosvisitantesdas7ediçõesanterioresdoevento,resolveuincrementar a troca de experiências entre as empresas e profissionaisdosetor.

Aoportunidadedeconversarcomoutrosempresáriosdoramoede trocar informações sobreopróprio negóciosempre foi um dos atrativos mais fortes da Funexpo. Para 2009oCTAFresolveuinvestiremumformatodepalestrasqueprivilegiaráesseintercâmbiodeinformações.

Para isso algumas empresas, pioneiras na adoção de

modelos e serviços e bem sucedidas em sua implantação e manutenção foram convidadas a apresentar suas estruturas, seus erros e seus acertos, propiciando interatividade com os demais DiretoresFunerários,quetambémpossuemessesserviçosouquese preparam para implantá-los.

OCongressoseránosdias05e06desetembro,das10às12horas,emsalasespecialmentereservadas,noprópriopavilhãodoMendesConventionCenter.Oacessoàspalestrasserágratuito,porémoslugaressãolimitados.Nãoseránecessárioagendamentoprévio,masnodiadaspalestraséinteressantechegarcedo.

AparteacadêmicadoeventofoiorganizadaemhoráriodiferentedaFeiraparaquetodostenhamachancedeaproveitaroquehádemelhornosdoiseventos.

patrocínio

avulso

PRESENÇA CONFIRMADA

PRESENÇA CONFIRMADA

funexpo2009

Page 21: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200921

Os temas abordados serão: - Cerimonial;- Comunicação;- Crematórios;-ExcelêncianoAtendimento

AdinâmicaincluiumapalestracomconsultoresdoCTAF,seguidadaapresentação das empresas. O público poderá participar de um debate aofinaldasapresentações,mediadopelosapresentadores.

Aidéiaéumaferramentacomumentreasgrandesempresasnacionaise faz sucesso em diversos outros setores. No segmento funerário, a experiênciamostraque,apesardeserumnegóciocomooutroqualquer,aempresaenfrentaminúmerasparticularidadesqueadiferenciamdeoutrosempreendimentos.Quemdeucertonoramo,trilhouumlongocaminhodeerroseacertosepodecompartilharcomosdemaisasuavivência.

O QUE VOCÊ JÁ SABE:A funexpo2009 acontece de 04 a 06 de setembro, no Mendes Convention Center,emSantos-SP.Oingressoparaamaiorfeiradeprodutos,serviçoseequipamentosparaosetorFunerárioedeCemitériosdaAméricaLatinapodesergarantidoatravésdosexpositores,queestãodistribuindo gratuitamente convites validados.

Essesconvitesdevemserpreenchidoseapresentadosnasecretáriadoevento, onde serão trocados pela credencial de acesso ao recinto da feira etambémàspalestrasdoCongressofuneráriaBRASIL2009.

OHoteloficialdoeventoéoAtlântico Hotel, endereço tradicional na praiadoGonzaga.EmnegociaçãocomoCTAF-CentrodeTecnologiaemAdministraçãoFunerária-Ohotelgarantiuosmelhorespreçoseasmelhorescondiçõesparaosvisitantesda funexpo2009.Alémdonúmerolimitadodeapartamentos(60noAtlânticoe12noFlatAtlânticoIN)ascondiçõesespeciaissóserãoválidasparareservasfeitasaté04 de agosto,portanto,ébomseapressaregarantirjásuasestadias.Otelefone do Atlântico Hotelé:(13)3289-4500

AlémdaredeAtlântico,háoutrosHotéiscomboasacomodaçõesebonspreços,todospróximosaolocaldoevento(listadosnaediçãodejunhodaRevistaDiretorFunerárioedisponíveisnositewww.funexpo.com.br-menu“OndeFicar”).

Paraasviagenseatéagendamentodasreservas,aForma Familyéaagênciadeturismooficialdafunexpo2009.Parceiradosetorhámaisde10anos,aempresapodealémdefacilitarostrâmites,dividiropagamento(daparteaéreaeterrestre)emmaisvezes,oqueajudamuitoquemquerguardar verba para investir nos bons negócios durante a Feira. O telefone da Forma Familyé(11)5053-2810.

Aquelesquechegamdeavião,nosaeroportosdeCumbicaouCongonhas,podemdesceratéabaixadasantistacomumserviçoespecializadoejáexistente da TRANSLITORAL. Trata-se de um ônibus confortável, com preçosacessíveis,comembarquedentrodosaeroportosedesembarqueemSantos,aoladodoMENDES CONVENTION CENTER.

mai/2009 a out/2009

PRESENÇA CONFIRMADA

PRESENÇA CONFIRMADA

funexpo2009

Page 22: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200922

Parceria

Transportarumcorpoésempreumassuntoespecialdentrodasempresasfunerárias.Alémdapreocupaçãonatural das famílias, a corrida contra o tempo e a própria burocracia do processodeixamqualquerDiretor Funerário mais atento.

Com o objetivo de minimizar os possíveis desconfortos e principalmente vencer as distâncias continentais denossopaís,oCTAF–CentrodeTecnologiaemAdministração Funerária – buscou a parceria daempresa aérea TAMCargopara auxiliarDiretoresFunerários de todo o país no transporte de corpos dentro do território nacional.

“Nós sentimos bastante seriedade no contato com a TAM. Eles são informados, possuem know-how no assunto e estão prontos a se atualizar constantemente para atender o setor com eficiência”, avalia Dulce Nascimento,diretoradoCTAF.

A TAMCargo, para atender a demanda, colocaà disposição um call center com atendentes especialmente treinadospara receber as ligaçõesdosetor.“Trata-sedeumaequipeatuandodurante

CTAF E TAM CARGO FIRMAM PARCERIA PARA TRANSPORTE DE CORPOSEmpresa aérea fará atendimento e orientação aos Diretores Funerários para transporte de corpos no Brasil

por SOLANGE SERAFIM

24horaspor dia, setedias na semana. Essa equipe tambémestáconectada às novidades na legislação do traslado de corpos e apta a assessorarasempresasdosetorfunerário”,dizCarlosAmodeo,diretordaTAMCargo.

O serviço funciona pelo telefone 0300 115 9999, ao custo de uma ligaçãolocalmaisimpostos.Oatendentereceberáochamadoe,apósareservaparaoembarquedaurna,orientaráaempresafuneráriasobreadocumentaçãoedemaistrâmites(atenção:asolicitaçãoprecisaserfeitacomhorasdeantecedênciaaoembarque).Caberáàempresafuneráriaprovidenciar todo o processo.

O traslado aéreo pode sermuitomenos dispendioso em relaçãoao transporte terrestredeumaurna funerária.As tarifaspodemserconsultadasnositewww.funerarianet.com.br-menuàdireita-Fazemos Transporte Aéreo.VocêserádirecionadoparaositedaTAMCargo,ondeépossívelfazerumacotaçãoonline(menuàesquerda).Énecessáriopreencherumbrevecadastro.Paraasimulação,informeoEstadodeorigemeodestino,depoisinformeacidadedeorigemedestino.AcioneaopçãoTAMConvencional.EmtipodecargaescolhaRestosMortaise emprodutosnovamenteRestosMortais.Énecessário informaraquantidadeeopeso,nocasodeadultos100Kgenocasodecrianças60Kg. Pronto, o preço está calculado.Maioresinformaçõespelositewww.tamcargo.com.br.

Page 23: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200923

Inovação

ACESSÓRIOS ECO-RESPONSáVEIS PARA uRNAS MORTuáRIASNPP Termo Plástico, de Piracicaba-SP, oferece produtos plásticos com tecnologia que os torna ecologicamente corretos

NPP Termo Plástico passa a ser a primeira empresa no mundo, em seu segmento de produtos - acessórios para Urnas Mortuárias - a oferecer ao mercado produtos

plásticos produzidos com tecnologia eaditivosd2w®/RESBrasil.

Plásticosproduzidoscomd2w®-tambémconhecidoscomooxi-bioplástico-têmcomocaracterística benéfica aomeio ambiente

o fato de degradar e biodegradar em menor espaçodetempoquandocomparadoaosplásticosconvencionais.Omaisnotáveleexcepcionalnestatecnologiaéquenenhumadasótimascaracterísticasdosplásticosconvencionaiséalterada.Osacessórioscontinuamaser leves, robustos, resistentes,higiênicos,econômicose recicláveis.Alémdedegradarememmenorespaçodetempo,osprodutoscomd2w® /RESBrasiltambémsão“eco-responsáveis”poisnãodeixamnenhumtipo de resíduo nocivo à saúde e ao meio ambiente.Para ter acesso exclusivo a esta tecnologia no segmento de seus produtos em todomercadobrasileiro aNPPTermoPlástico firmouparceriacomaRESBrasilecomainglesaSymphonyEnvironmental.Os primeiros acessórios de urnas com a nova tecnologia já foram produzidos para dois grandes fornecedores de urnas. O prazoparaoiníciodadegradaçãodessaspeçaséde5anos.“Alguns podem até dizer que a quantidade de plástico das urnas é bem pequena, comparada ao consumo de outros tipos de plástico, mas a NPP está fazendo a sua parte. Se todos fizerem o futuro do planeta será melhor”, garantiu

PietroPedrazza,proprietáriodaNPP,queem2009completa25anos de tradição.Aempresaéaprimeiraaproduzirartigosde“paredegrossa”.Atéagoraoaditivovinhasendoutilizadoem“paredesfinas”,comoasembalagensesacolinhasdesupermercados.AlémdosacessóriosparaurnasaNPP tambémconfeccionoucachepôsparaplantascomoaditivo.Anovidade fezsucessoemHolambra,ondeosprodutorestinhamaposentadoosartigosplásticosemproldapreservaçãoambiental,etambémemLondres,numareuniãodetodasasempresasqueutilizamatecnologianomundo.

MAS COMO FUNCIONA?Od2westáhámaisde4anosnomercadoeéutilizadoemmaisde60paísesdomundo.Osclientesmaisfreqüentessãoredeshoteleiras ede supermercadose empresas alimentícias.Estecomponenteéadicionadoá“fabricação”doplásticoediminuiseupeso molecular, possibilitando o início do processo de degradação e em seguida de biodegradação. Estabilizadores adicionados à fórmula controlam a vida útil do produto, conforme a necessidade dos mesmos.Os plásticos oxi-biodegradáveis, ao se decomporem, na água

ou na terra, se transformam em água, CO2 e biomassa, sendo totalmente absorvidos pela natureza. Eles continuam sendo

recicláveis.No caso dos acessórios para urnas, podem compor bem comasnovaslinhasecologicamentecorretas,queestãosendo lançadas no mercado, ou com as urnas de papelão reciclado,umanovidadequeseráapresentadaaomercado

funerário na funexpo2009, em setembro.

PRESENÇA CONFIRMADA

PRESENÇA CONFIRMADA

funexpo2009

jul a out/2009

Page 24: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200924

por SOLANGE SERAFIM • fotos HENRIQUE TEIXEIRA

Desenvolvimento

CTAF LEVA CuRSO DE CERIMONIAL ATÉ MINAS GERAISSociedade São Vicente de Paulo, de Passos, foi a primeira no Estado a qualificar todos os colaboradores no ritual de Celebração da Vida

out/2008 a set/2009

VENDAS(14)8116.2217-8111.1653-3882.6018

Nextel:(14)7834.3052-ID:89*19448www.samb.com.br

e-mail: [email protected]

Kit S10; Kit Hilux;Kit F-250; Kit Saveiro;Kit Ranger; Caixas Plásticas.

Agoracomfinanciamento

PRESENÇA CONFIRMADA

PRESENÇA CONFIRMADA

funexpo2009

Depois de Campina Grande-PA, comTanatopraxia, e Fortaleza-CE, foi a vez da cidademineiradePassosreceberoCTAFeseuconsultorVitalWalter emmaisuma turmadoCurso InCompany“Cerimonial: Celebração da Vida”.

Ocursofoirealizadonodia25dejunho,para25colaboradores da Funerária administrada pela SociedadeSãoVicentedePaulo.“Foi muito bom no sentido de nos dar subsídios para melhorarmos nosso atendimento”, revelou Cláudia Fernandes, assistente social da empresa.

Page 25: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200925

mai/09 a out/09

PRESENÇA CONFIRMADA

PRESENÇA CONFIRMADA

funexpo2009

A Funerária está iniciando o trabalho demodernização.OferecePlanosAssistenciaisFuneráriosepossuiestruturaparaempréstimodematerial de convalescença e parcerias comvários serviços para descontos e atendimento diferenciados a seus associados.

Pensaemexpandirseuuniversodeclientes,jáqueacidadedeaproximadamente100milhabitantespossuipotencialparaisso,ecomeçou sua escalada de crescimento investindo no treinamento equalificaçãodesuesprofissionais.

Como a funerária possui capela velatória, o Curso Cerimonial: Celebração da Vida foi escolhido para ser o primeiro,masa empresa pretende ainda oferecer a seus colaboradores treinamentosemVendaseExcelêncianoAtendimento.

AvantagemdocursoInCompanyéqueaempresanãoprecisadeslocargruposdefuncionáriosatéSãoPaulo,ondeocursoérealizado a cada 2 meses. Com os colaboradores reunidos, no próprioambientedetrabalho,oaproveitamentoéintenso.Todossesentemvalorizados,reconhecemoinvestimentodaempresaem seu crescimento e percebem claramente as metas e as oportunidadestraçadas.Éumaótimaferramentademotivação.

EmPassos, os colaboradoresdaSociedadeSãoVicentedePaulodestacaramashabilidadesdopalestranteeoconteúdodo curso. “É abrangente e fala sobre um tema ainda pouco explorado. O professor é didático e tem pleno domínio sobre o assunto. Esperávamos uma palestra monótona e cansativa e fomos surpreendidos por uma dinâmica muito interessante”, revelaram.

Afuneráriapreparoucommuitocarinhoumambienteacolhedorecomótimaestruturaparaocurso:abibliotecadaFESP-FundaçãodeEnsinoSuperiordePassos.

“Sentimos os colaboradores muito compromissados com a empresa e interessados no curso. Acredito que a Funerária São Vicente de Paulo colherá bons frutos de seu investimento”, avaliouHenriqueTeixeira,doCTAF,queacompanhouocursoem Minas.

Page 26: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200926

mai/09 a abril/10

PRESENÇA CONFIRMADA

PRESENÇA CONFIRMADA

funexpo2009

Serviços

GRuPO VILA É CONTRATADO PARA ATENDER AS VíTIMAS DO VôO 447

Preparação dos corpos só é feita após liberação do IML/Recife e autorização das famílias. Estrutura está preparada para atender os 228 passageiros

OGrupoVila,empresacom60anosdetradiçãonosegmentofuneráriono Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, foi contratada, para realizar os serviços funerários das vítimas do acidente com o vôo 447 daAir France.OCemitério eFuneráriaMoradadaPaz, localizadosno município metropolitano de Paulista -PE, colocou sua estrutura de prontidão para receber os corpos.

OGrupoVila foi responsávelpelaparte logísticadoserviço, comaviabilizaçãodaestruturafísica,equipamentosenoauxílioaosfamiliaresdasvítimas.CincoprofissionaisdasequipesdoRioGrandedoNorteeParaíba tambémforamescaladosparaauxiliarnodesempenhodotrabalho, que foi executadoemconjunto comprofissionaisdeumaempresadeSãoPaulo.“Reservamos quatro salas no Morada da Paz, sendo três capelas para receber as famílias, membros da Air France, autoridades envolvidas e uma equipe responsável pelos registros e documentações. Uma sala de tanatopraxia foi reservada para receber

Foto: Divulgação Força Aérea Brasileira

Page 27: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200927

mar/mai/jul/set/nov/09 e jan/10

PRESENÇA CONFIRMADA

PRESENÇA CONFIRMADA

funexpo2009

DiegoTerada,profissionalqueatuouduranteanosemempresafuneráriadaregiãometropolitanadeSãoPaulo,foiocoordenadordacerimôniafuneráriadasvítimasdoacidenteaéreoocorridonodia22demaio,emPortoSeguro-BA.

FaleceramnoacidenteoempresárioRogerWright,suaesposa,doisfilhos,quatronetos,genro,nora,tia-avó,alémdababá,pilotoeco-pilotodaaeronave.AsvítimasforamsepultadasnacidadedeSãoPaulo,noCemitériodoMorumby,eemPortoAlegreePirassununga.

O funeral foi uma cerimônia grandiosa, pois os envolvidos eram de família tradicionalnopaís.AestruturacontoucomoapoiodeumafuneráriadeSalvador-BA,daForçaAéreaBrasileira,daTAM,ServiçoFuneráriodoMunicípiodeSãoPaulo,BuffetFrança,RubensDecorações,eainda

FuNERAL COM POMPA PARA FAMíLIA MORTA EM ACIDENTE AÉREO

serviçosdesegurança,ambulânciaepostomédico.

Cerimonialistas,CoraleOrquestra,compuseramadespedida,elaboradano estilo americano. “A família era de origem norte-americana e inglesa”, justificouDiego.

APoliciaMilitarestimoumaisdemilpessoaspresentes.Dentreeles,autoridades e celebridades.

Liberação dos corpos-Oprocessodeidentificaçãolevoualgunsdias,poishouveanecessidadederemoveroscorpos,todoscarbonizados,do localdoacidenteparaSalvador-BA.Umaequipecom35peritosrealizouexamesdeDNAearcadadentária.OIMLdeSãoPauloauxiliounostrabalhos.

os corpos e, em outra, os corpos foram embalsamados e aguardaram o translado até o aeroporto, após a liberação”, disse o Gerente Regional dePernambuco,DanielVila.

Osembalsamamentoscomeçaramnodia21dejunho,quandochegaramaoMoradadaPazasprimeirasvítimasidentificadaspeloIML/Recife.

Legalmente,oGrupoVilasópodereceberoscorposapósoserviçodeidentificaçãoserconcluídoeafamíliaautorizaratransferência.DeacordocomDanielVila,ocontratoassinadocomumdasseguradorasdacompanhiaaérea,háaprevisãodeestruturaparaarealizaçãodoembalsamamentodos228passageiros,mesmocomapenas50corposlocalizadosatéaquelemomento.

Page 28: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200928

Funeral Shopping

MICRO ONIBuS MarcopoloAno2004,ModeloVolare-Diesel-Cinza;Capacidade para 19 passageiros;Lindo;Valor: a combinarContato: Wilson(14)9784-2165

2 SANTANA QuANTuMAno2001-AZULGaslinaValor: a combinarContato: Américo(11)[email protected]

BOxER FuRGÃO CuRTOAnomod2005/2005-BrancaLindaValor: R$ 49.000,00Contato: Giovani(11)2440-8004•7153-2933

FIAT DOBLô CARGOAno2002-motor1.3fireCinza - GasolinaValor: R$ 25.000,00Contato:Silvia(11)4666-2315

FIAT DOBLôAno2004/2005-SimplesremoçãoValor:R$28.000,00;Contato:Silvia(11)4666-2315

PEuGEOT BOxERAno2004-Branca-Disel-Lugarpara5urnaseespaçopara5acompanhantes;Valor: a combinarContato: Jefferson(13)3821.1540•9783.2180

VEÍC

ULO

S

Page 29: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200929

MINIATuRAS FuNERáRIASAnos32,36,38,59,66eoutras;tamanho36x12cm-Urna11,5x4,5cmNascorespreta,cinzaevinho;Pedidos:Dedé(14)9651.0072-3285.1197e-mail: [email protected]

Mercedez Benz E 320 TouringAno97/98AzulMetálico,muitonova;65.000km-impecávelValor: R$ 67.000,00Contato: Junior(17)9166-0140-80*8888

FORD ROYALE 1.8GLAno95/95 -Azul - funerária - 180mil km;único dono, com ar, dh, vidros e portaselétricas;Limpadortraseiro,mesainox,aprov.3º banco;Valor: R$10.800,00Contato: Brinati(19)3463-5151

CHEVROLET S10Ano2002/2003-2.8turmointercooler;DieselDireção Hidráulica - 4 pneus novosValor: a combinarContato:Wilson(14)9784-2165

RENAuLT MASTERAno2004-Diesel-IMPECÁVEL; 40.000kmoriginalValor: R$ 55.000,00 Contato:Cobrinha(19)3633-1530

FIAT DOBLô Ano2002;ModeloCargo;LINDA;Valor: R$ 22.000,00Contato: Fabiano(18)9133-7600

Page 30: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200930

Funeral ShoppingVE

ÍCU

LOS

EMPR

ESAS

KIA BESTAFurgão-Ano2000/2000;Direção HidráuciliaMuito conservadaValor:AcombinarContato:Wilson:(18)3821.2424-9795.0070Junior:(18)3851.1824-9795.0088

CHEVROLET BLAzERAno2000/2000-13.000kmValor: R$ 19.000,00 Contato: Josias(18)9114-9931

VENDO CEMITÉRIO EM MAuáCEMITÉRIODEMAUÁCEMITÉRIOCOLINADASAROEIRASNaalçadoanelrodoviário(trechoSul);Trav.daAvenidaPapaJoãoXXIII;40.000m2, com 9.350 jazigos com 4 gavetas;Documentaçãotécnicaepropriedadeaprovadas,inclusiveFunerária;Não inaugurado, com canalização, água, luz e outros.Valor: a combinarContato:Nicolae(11)3222-3244e-mail: [email protected]

BESTA GS Ano2000/200112 lugares - Direção Hidráulica;Arcondicionado-comtodososbancosValor: a combinarWilson:(18)3821.2424-9795.0070Junior:(18)3851.1824-9795.0088

OMEGA SuPREMAAno94/94-AzulModeloGS;Completa;Valor: a combinarContato:AntonioouLuciano(16)3952-1332

Page 31: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200931

PRO

FISS

ION

AISPROCuRA VENDEDORES

ExTERNOSEmpresaFuneráriadacidadedeAgudos-SPestáselecionando vendedores externos e equipesformadas,para trabalhar complanos funerários.Deseja-se experiência no segmento.Interessados, enviar Curriculo para:Av.OdonPessoa de Albuquerque, 761 - CEP17120-000,[email protected]:(14)3261-4728

PROCuRA REPRESENTANTE DE VENDASPickUp&Cia,estáemprocessodeseleçãonosegmento de capotas para atuação em todas as regiõesdopaís.Requisitos:• Disponibilidade para viagens com veiculopróprio;•Empresaderepresentaçãoemsituaçãoregular;•Experiênciamínimade3anos;•Idadeacimade25anos;•Habilidade emnegociação e atendimento aocliente;InteressadosenviarC.V.parapickupcia@pickupcia.com.brouparaRod.Br376Km188,5,CaixaPostal46-Cep:86990-000,Marialva-PR.

CONSuLTOR FuNERáRIOCARLOSEDUARDOMASS;06anosdeexperiência,habilitaçãocat.BDisponívelparaaregiãodePortoAlegre.Contato: (54)8412-3889

REPRESENTANTE COMERCIALCELSODOSSANTOS;Procura por inústria de Urnas para atender na região Centro-Oeste.Experiênciade8anosnoramodevendas;Habilidadeemnegociação,fechamentodenegóciose atendimento ao cliente;LocalizadoemCuiabá-MT;Disponibilidade para viagens com carro próprio;Inscrito na Junta Comercial de Mato Grosso.Contato: (65)3641-9092•[email protected]

GERENTE FuNERáRIOANDERSONFRANCISCO9 anos de experiência com implantação e administraçãodePlanosdeAssistência;Experiência em treinamento nas áreas de pós venda, cobrança,atendimentoaoclineteetelemarketing;Disponívelparaqualquerregiãodopaís;Contato:(38)[email protected]

GERENTE DE CEMITÉRIO35 anos ,vasta experiência como Gerente AdministrativoFinanceiro;Conhecimentodasprincipaisatividadesdenecrópoles; Experiência em velórios, exumação, inumação, remoção;DisponívelpararegiãodeSãoPaulo-SPSalárioacombinarContato:(13)3028-5230/9703-4630e-mail:[email protected]

AGENTE FuNERáRIOJOSUELDEJESUSF.MARTINS14 anos de experiência na área;Disponívelparaqualquerregiãodopaís;Salário:acombinar;Contato:(19)3863-2555•9219-2802

GERENTE FuNERáRIOJUNIOCÉSARCAMPANHOLOVastaExperiênciaemAtendimentoaopúblico;Gerenciamento e administração funerária;Conhecimento geral em práticas de serviçosfunerários.Contato:(17)3325-2236-(17)9721-5463

AGENTE FuNERáRIOEVEMIREDUARDODOSSANTOS31 anos de idade; 5 anos de experiência no setor; Atuacompreparaçãodecorpos,ornamentaçãoecomo motorista;Contato:(11)2240-0021•8870-6944

Page 32: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200932

Funeral ShoppingPR

OFI

SSIO

NA

IS TANATOPRAxISTA E AGENTE FuNERáRIOCRISTIANOC.MELO13 anos de experiência na área;Tanatopraxia, Reconstituição Facial, ornamentação, necromaquiagemeembalsamamento;Gerenciamento de funeráriaConformeproposta,disponívelparaqualquerregiãodo país.Salario: a combinarContato:(22)9988-9432ou9988-9134e-mail:[email protected]

AGENTE FuNERáRIOFERNANDODEOLIVEIRACARVALHO28 anos; 5 anos de experiência comprovadas,com referência; FaçoSuturas, tamponamento,drenagem, ornamentação de urnas, coroas, enfeites florais;Disponívelparaqualquerregião-inícioimediato;Contato:(19)9693-9708•9273-2331

AGENTE FuNERáRIOJEANSANTOS; 23 anosde idade - 5 anosdeexperiência como agente; Conhecimento dasprincipais cidades do Paraná. Disponível para região de Ponta Grossa/Curitiba;Contato:(42)[email protected]

AGENTE FuNERáRIOJOÃOOLÍMPIORIBEIROFILHO44 anos de idade; 05 anos de experiência como agente funerário; 20 anos como motorista;Experência com ornamentação e serviços funerários em geral. Disponível para a região de Goiás/Brasília;Contato:(62)9101-3743ou(62)9241-4899

NOTA: Os anúncios aqui veiculados são de responsabilidade de seus anunciantes, estando a Revista Diretor Funerário isenta de qualquer responsabilidade.

avulso

PRESENÇA CONFIRMADA

PRESENÇA CONFIRMADA

funexpo2009

Page 33: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200933

Temos otreinamentosob medida parasua empresa.

Tanatopraxia;Reconstituição Facial*;Técnicas de Vendas em Planos Funerários*.;Cerimonial: Celebração da Vida* - novo

Excelência no Atendimento* - novo

Informe-se:(14) [email protected]

*O ct

af o

fere

ce o

s cur

sos d

e Re

cons

titui

ção

Facia

l, Téc

nica

s de

Vend

as e

m P

lano

s Fun

erár

ios

e a

Pale

stra

com

Alfr

edo

Roch

a,

na m

odal

idad

e “in

com

pany

” na

cidad

e do

con

trata

nte.

Por

ém,

para

que

o tr

eina

men

to se

ja re

aliza

do é

nec

essá

rio u

m n

úmer

o m

ínim

o de

par

ticip

ante

s. S

olici

te p

ropo

sta.

Hag

aTex

Page 34: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200934

A CONVERSÃO DA MP 449/2008 EM LEIA Medida Provisória nº 449 de 2008, que instituiu parcelamento, remissão de tributos, e altera importantes aspectos da legislação tributária foi convertida na Lei nº 11.941 de 2009

Parcelamentos Oparcelamento de débitos (vencidos até 30 denovembrode2008)trazidopelaleipoderáserfeitoematé180meses.Estãoabrangidosnesseparcelamento:a)débitosadministradospelaSecretariadaReceitaFederal doBrasil (RFB) e os débitos para comaProcuradoria-GeraldaFazendaNacional(PGFN);b)saldo remanescentedosdébitos consolidadosnoREFIS,noPAES,noPAEX,noparcelamentoprevistonoart. 38daLei nº 8.212de1991 (parcelamentoprevidenciário), enoparcelamentoprevistonoart.10daLeinº10.522de2002(parcelamentofederal),mesmoquetenhamsidoexcluídosdosrespectivosprogramaseparcelamentos;c)débitosdecorrentesdo aproveitamento indevido de créditos do IPIoriundosdaaquisiçãodematérias-primas,materialdeembalagem e produtos intermediários relacionados na

TIPIcomincidênciadealíquota0(zero)oucomonão-tributados.

Osdébitosquenãoforamobjetodeparcelamentosanteriorespoderãoser pagos ou parcelados com redução de multas e juros.

Destacamosaindaosseguintesaspectos:a)possibilidadedeliquidaçãode multa, de mora ou de ofício, e a juros moratórios, inclusive as relativas adébitos inscritosemdívidaativa,comautilizaçãodeprejuízofiscaledebasedecálculonegativadacontribuiçãosocialsobreolucrolíquidopróprios;b)casosquelevarãoàrescisãodoparcelamento;c)possibilidadede reparcelamento de dívida parcelada conforme a MP 449, nos termos da Leinº11.941,desdequehajaopçãoatéoúltimodiaútildenovembrode2009;d)possibilidadedeparcelamentodaCOFINSdassociedadescivisdeprestaçãodeserviçosprofissionaisrelativosaoexercíciodeprofissãolegalmenteregulamentada;e)possibilidadedepagamentoouparcelamentonostermosaquitratados,detributosdepessoajurídicapelapessoafísicaresponsabilizada pelo não pagamento.

jun a out/2009

LegislaçãoSérgio Ferreira Pantaleão

PRESENÇA CONFIRMADA

PRESENÇA CONFIRMADA

funexpo2009

Page 35: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200935

www.tanatus.com.br Hag

átei

xeira

Pioneirismo Científico em Tanatopraxia

PROMOÇÃO

GRUPO DE COMPRAS

consulte

Carrinho elétrico para elevaçãode urnas. A Bateria.

indeterminado

PRESENÇA CONFIRMADA

PRESENÇA CONFIRMADA

funexpo2009

O prazo para opção pelo pagamento a vista ou pelos parcelamentos dedébitosaqui tratadosdeveráserefetivadaatéoúltimodiaútildenovembro de 2009.

Remissão ForamremitidososdébitoscomaFazendaNacional,inclusiveaquelescomexigibilidadesuspensaque,em31dedezembrode2007,estejamvencidoshácincoanosoumaisecujovalortotalconsolidado,nessamesmadata,sejaigualouinferioraR$10.000,00(dezmilreais).

RegimeTributáriodeTransição(IRPJ,CSLL,PISeCOFINS)

Foi instituído o Regime Tributário de Transição - RTT de apuração dolucroreal,quetratadosajustestributáriosdecorrentesdosnovosmétodosecritérioscontábeisintroduzidospelaLeinº11.638de2007,epelosarts.37e38daLeinº11.941de2009(quealteramaLeidasS/Anoque se refere à escrituração,demonstraçõesfinanceirasdaCompanhia,operaçõesdeincorporação,fusãoecisão, incorporaçãodeações,consórciodeempresas,critériosdeavaliaçãoemoperaçõessocietárias,dentreoutros).

Talregimevigeráatéaentradaemvigordeleiquedisciplineosefeitostributários dos novosmétodos e critérios contábeis, buscando aneutralidade tributária.

Nosanos-calendáriode2008e2009,oRTTseráoptativo(paralucrorealepresumido),sendoobrigatórioapartirdoano-calendáriode2010,inclusive para a apuração do imposto sobre a renda com base no lucro presumidoouarbitrado,daContribuiçãoSocialSobreoLucroLíquido-CSLL,daContribuiçãoparaoPIS/PASEPedaContribuiçãoparaoFinanciamentodaSeguridadeSocial-COFINS.Aopçãoparaobiênio2008/2009deveserfeitapormeiodaDIPJ2009.

DentreasdisposiçõestrazidaspelaMPnoquetangeaesseassunto,destacamosotratamentoaserdadoàssubvençõesparainvestimento,inclusive mediante isenção ou redução de impostos concedidas como estímulo à implantação ou expansão de empreendimentos econômicos, eàsdoações,feitaspeloPoderPúblico,eotratamentoaserdadoemrelação ao prêmio na emissão de debêntures.

Lei das S/A ForamalteradosdispositivosdaLeinº6.404de1976(leidasS/A),noquese refere:a)àcompetênciadoConselhodeAdministração;b)àescrituraçãodaCia; c) às sociedadescoligadasecontroladas;d) àequivalênciapatrimonial;e)aoconsórciodeempresas.Osartigos60,61e62tratamaindadaaplicaçãodasalteraçõesedaconsolidaçãodasLeidasS/A.

Leinº11.933-MedidaProvisórianº447-PIS,COFINS,IPI,IRRF,INSS- Prorrogação no prazo de vencimento

Asprorrogaçõesnosprazosdosvencimentosprevistosnosarts.1ºa7ºdaMedidaProvisórianº447de2008(oraconvertidanaLeinº11.933de2009),aplicam-setambémaosfatosgeradoresocorridosentre1ºe31deoutubrode2008,ouseja,paraosvencimentosocorridosnomêsdenovembrode2008.

INSS Notocanteàáreaprevidenciária,foramconvertidasasdisposiçõesdaMP449/2008quehaviamalteradoaLeinº8.212/1991(LeideCusteioPrevidenciário),dentreasquaisdestacamos:a)aspenalidadesrelativasàentregadeobrigaçãoacessóriaporpartedaempresa;b)atribuiçõesdaSecretariadaReceitaFederal doBrasil (SRFB); c) contribuiçõesdecorrentesde reclamatória trabalhista;d)matrículadaempresa; e)restituiçãoecompensação;f)constituiçãodoscréditosprevidenciários.ALei nº 11.941/2009 tambémalterououtrasdisposiçõesdaLeide

Page 36: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200936

Legislação

Custeiorelativas:a)aosjurosmoratóriosincidentessobre o recolhimento complementar de 9% doseguradoque tenhacontribuídocom11%sobreolimitemínimomensaldosalário-de-contribuição;eb)à possibilidade de compensação dos valores retidos porqualquerestabelecimentodaempresacedentede mão-de-obra.

QuantoàLei nº8.213/1991 (LeideBenefícios) foiincluídopelaMPdispositivoreferenteàfiscalizaçãodas obrigações não-tributárias pelos agentes doINSS.

Outras disposições A Lei nº 11.941 alterou ainda: a) o ProcessoAdministrativo Tributário (Decreto nº 70.235 de1972);b)oart.24daLeinº9249/95quantoàomissãodereceita;c)aLeinº9430/96noquese refereaoregimefiscalprivilegiado,aoslimitesdedispensadeIRRFedepagamentocomDARF,àcompensaçãodecréditostributários,à faltadeapresentaçãodasdeclaraçõesedemonstrativosparaaRFB,àbaixa,ao restabelecimento, e à inaptidão da inscrição no CNPJ, à suspensão da imunidade tributária dos partidospolíticos;d)aLeinº9469/97,quetratadaintervençãodaUniãonascausasemquefigurarem,comoautoresouréus,entesdaadministraçãoindireta,dentreoutrosassuntos;e)osarts.62e64daLeinº9532/97,quetratamdeequipamentoqueintegreoECF, e do arrolamento de bens e direitos do sujeito passivo cujo valor dos créditos tributáriosde suaresponsabilidade for superior a trinta por cento do seupatrimônioconhecido; f) aLei nº10426/02noque se refere àpenalidadepor entregaematrasodoDACON;g)aLeinº10.480/02,quetratasobreoQuadrodePessoaldaAdvocacia-GeraldaUnião,acriaçãodaGratificaçãodeDesempenhodeAtividadedeApoioTécnico-AdministrativonaAGU-GDAA,criaaProcuradoria-GeralFederal,dentreoutros;h)aLeinº10522/02noqueserefereaoCADIN,aoparcelamentoordináriodedébitos,aotermodeinscriçãoemdívida

ativa,aocréditodasautarquiasefundaçõespúblicasfederais;i)aLeinº10887/04,quetratadacontribuiçãodoPlanodeSeguridadedoServidorPúblico-PSS;j)oDecreto-Leinº1.598/77,noqueserefereaoslivrosfiscaiseaolucrodaexploração;k)oart.47daLeinº8981/95quetratadoLucroArbitrado;l)oart.8ºdaLeinº11.732de2008,tratandosobreZonadeProcessamentodeExportação;m)aLeinº10.260de2001,quetratasobreoFundodeFinanciamentoaoestudantedoEnsinoSuperior.

ALeinº11.941tratouainda,dentreoutrosassuntos,sobre:a)oconceitodesociedadecoligada;b)aunificaçãodeConselhosdeContribuinteseaCâmaraSuperiordeRecursosFiscais-ConselhoAdministrativodeRecursosFiscais;c)aoreconhecimentodeofíciodaprescriçãodecréditostributários;d)àbaixadeCNPJdepessoasjurídicasinaptas;e)aincidênciadoimpostoderendasobreprêmiosobtidosemloterias;f)autilizaçãodeserviçosdeinstituiçõesfinanceiraspelosórgãosresponsáveispelacobrançadaDívidaAtivadaUnião;g)ocálculodosJurossobreCapitalPróprio;h)aextinçãodecargospúblicosespecificados(poderexecutivofederal);i)aconcessãodesubvençãoextraordináriaparaosprodutoresindependentes de cana-de-açúcar da região Nordeste e do Estado do RiodeJaneironasafra2008/2009;j)aaquisiçãodeaçúcarproduzidopelas usinas circunscritas à regiãoNordeste, da safra 2008/2009;k)oparcelamento tributárioantesdooferecimentodadenúncia; l) àsuspensão da pretensão punitiva do Estado, e extinção da punibilidade referenteaoscrimesespecificados (crimescontraaordemtributária,apropriação indébita e sonegaçãoprevidenciária);m) a adjudicaçãodeaçõespelaUnião,parapagamentodedébitos inscritosnaDívidaAtiva,queacarreteaparticipaçãoemsociedadesempresariais;n)aLeinº9.873de1999,queestabeleceprazodeprescriçãoparaoexercíciodeaçãopunitivapelaAdministraçãoPúblicaFederal,diretaeindireta,edáoutrasprovidências;o)oparcelamentodedébitospelasentidadesdesportivas-Leinº11.345de2006;p)aprorrogaçãoaté31dedezembrode2014davigênciadaLeinº8.989de1995-tratasobreaIsençãodoIPI,naaquisiçãodeautomóveisparautilizaçãonotransporteautônomodepassageiros,bemcomoporpessoasportadorasdedeficiênciafísica,e dá outras providências.

Foramrevogados:I-naLeinº8.212/1991os§§1ºe3ºa8ºdoart.32,quetratavamdasobrigaçõesacessórias;oart.34eos§§1ºa4ºdoart.35,quetratamrespectivamentedaincidênciadataxaSELICedamultademoranascontribuiçõesematraso,nassituaçõesqueespecifica;os§§1ºa4ºdoart.35(medidasaseremadotadasquandodaemissãode

out/2008 a set/2009

Page 37: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200937

indeterminado

PRESENÇA CONFIRMADA

PRESENÇA CONFIRMADA

funexpo2009

Fonte: Informe Valor Jurídico de 21 de maio de 2009

notificaçãodedébitopelocontribuinteepeloórgãoarrecadador);osarts.38e41(sobreparcelamentoeresponsabilidadedoagentefiscalizadorpelasmultasaplicadasindevidamente);o§8ºdoart.47(emissãodeCNDemparcelamento);§2ºdoart.49(matrículadaempresanaáreadeconstruçãocivil);oparágrafoúnicodoart.52(infraçãopelaempresacomdébitoprevidenciário);oincisoIIdoart.80(emissãodecobrançadedébitosaocontribuintepeloINSS);oart.81(divulgaçãodelistadecontribuintescomdébitoprevidenciárioaosórgãosdaadministraçãodiretaouindireta);os§§1º,2º,3º,5º,6ºe7ºdoart.89(compensaçãoe restituição) e o parágrafo únicodo art. 93 da Lei nº 8.212/1991(recursodeofícioquandodaelevaçãooureduçãodemulta);II-oart.60daLeino8.383de1991- tratavadereduçãodemultadeofício;III-oparágrafoúnicodoart.133daLeino8.213de1991,quetratadamultavariávelparaasinfraçõesparaasquaisnãohajapenalidadeexpressamentecominada;IV-oart.7ºdaLeinº9.469de1997-tratavadainaplicabilidadedesuasdisposiçõesàsautarquias,àsfundaçõeseàsempresaspúblicasfederais;V-oparágrafoúnicodoart.10,os§§4ºao9ºdoart.11eoparágrafoúnicodoart.14daLeinº10.522de2002-tratavamdoparcelamentoordináriodedébitos;VI-oparágrafoúnico do art. 15 do Decreto nº 70.235 de 1972 - tratava do prazo para apresentaçãodenovaimpugnaçãonadevoluçãodeprazo;VII-oart.13daLeinº8.620de1993-alteravaasLeisdeCusteioeBenefíciosPrevidenciários, noque se refereà responsabilidadedoempresárioindividual, sócios, acionistas controladores, administradores, gerentes ediretores,quantoaoinadimplementodasobrigaçõesprevidenciárias;VIII-os§§1º,2ºe3ºdoart.84doDecreto-Leinº73de1966eoart.1ºdaLeinº10.190de2001,naparteemquealteraoart.84doDecreto-Leinº73de1966-tratadesegurosprivados;IX-o§7ºdoart.177,oincisoVdoart.179,oart.181,oincisoVIdoart.183eosincisosIIIeIVdoart.188daLeinº6.404de1976-tratavamsobreescrituração,balançopatrimonial,Resultadodeexercíciosfuturos,critériosdeavaliaçãodoativo,demonstraçãodofluxodecaixaedovaloradicionado;X-apartir

da instalaçãodoConselhoAdministrativodeRecursosFiscais: a) oDecretonº83.304de1979;b)oDecretonº89.892de1984;ec)oart.112daLeinº11.196de2005;XI-o§1ºdoart.3ºdaLeinº9.718de1998-tratavadoconceitodereceitabrutaparafinsdeincidênciadoPISedaCOFINS;XII-oincisoIIIdocaputdoart.8ºdaLeinº6.938de1981(CompetênciasdoCONAMA);eXIV-oincisoIIdo§2ºdoart.1ºdaLeinº9.964de2000-tratadoComitêGestordoREFIS.

Fonte: Informe Valor Jurídico de 29 de maio de 2009

Declaração Anual do Simples Nacional: multas serão canceladasFoipublicadanoDiárioOficialdaUnião–DOU,nodia19demaiode2009,aResoluçãonº59/2009doComitêGestordoSimplesNacional(CGSN)queprevêocancelamentodasmultasreferentesàentregadaDeclaraçãoAnualdoSimplesNacional(DASN)foradoprazo.Asdeclaraçõestransmitidasentre5e20demaioserãoconsideradasentreguesem4demaio.Apartirdodia18demaioatémeianoitedodia20nãoserãogeradasmaismultasnarecepçãodaDASN-2009.Cercade70milempresáriosficam isentosdearcarcomamultadenomínimoR$200(duzentosreais)peloatrasooufaltadeentregadaDeclaraçãoAnualdoSimplesNacional.Amultamáximavariade2a20% incidentesobreomontantedoSimplesNacionalapuradonoexercício anterior.

AmedidaatendeumpedidodaFenaconquerelatouaoComitêGestordoSimplesNacionaladificuldadedosempresárioscontábeisdediversosestadosnopreenchimentoerecebimentodaDASNdevidoàlentidãonofuncionamento do site da Receita Federal.

OpresidentedaFenacon,ValdirPietrobon,alertamaisumavezparaqueasempresasnãoefetuemaentregadadeclaraçãoamanhã,afimdeevitarproblemas como, por exemplo, congestionamento no sistema.

Page 38: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200938

ParticipemENVIEVOCÊTAMBÉMSUASPIADASRuaJoãodeCampos,48-CaixaPostal,112CEP18603-970-Botucatu-SPFaxpara:(14)3882-0595Envie seus e-mails para: [email protected]

Humor & Tal

VIDA A DOISÀnoite,enquantoomaridolêojornal,aesposacomenta:

- Você já percebeu como vive o casal que mora aí em frente? Parecem dois namorados! Todos os dias, quando chega em casa, ele traz flores para ela, abraça-a e os dois ficam se beijando apaixonadamente. Por que você não faz o mesmo? - Mas, querida, eu mal conheço aquela mulher!

Colaboração: Marciel Vesco - Socorro-SP

VELHINHA NO TRÂNSITO!O policial avista um carro em baixíssima velocidade emandaparar.Éumavelhinha,acompanhadadetrês amigas.O guarda adverte: - Minha senhora, andar devagar demais pode provocar acidente. - Mas, seu guarda, estou obedecendo à sinalização, dizamulher,apontandoaplaca:BR-30.- Minha senhora! Essa placa não indica limite de velocidade, e sim o número da estrada. Trate de prestar mais atenção, certo? Só mais uma coisa. Suas amigas estão bem? Parecem assustadas. - Elas já vão melhorar. É que acabamos de sair da BR-201.

Colaboração: Giedre Ramos Ferreira - Botucatu-SP

E NA FRONTEIRA DE PORTUGAL ...Um grupo de brasileiros, dando uma volta pela Europa,alugouumcarronaAlemanha.Quandoeleschegaramna fronteiradePortugal,ofiscal português deu uma volta ao redor do carro e disse aos brasileiros:- Vocês não podem passar.- Mas por quê? - perguntou o motorista brasileiro.- É porque vocês são cinco num Audi A-4.- E daí? - disse o brasileiro. Isso não tem nada a ver. Quatro é o tipo do carro, mas se o senhor olhar os documentos vai ver que é um carro de cinco lugares.- Isso não me interessa-disseofiscalportuguês.O meu chefe falou que num Audi A-4 só pode ter quatro passageiros.- Mas isso é um absurdo!! - indignou-se o brasileiro. - Vá chamar seu chefe, eu quero falar com ele.- Agora não é possível, ele está muito ocupado.- Ocupado com o quê?- Com os dois caras do Fiat Uno.

Colaboração: Valdemar Cunha do Carmo - Botucatu-SP

ADVOGADO DESESPERADOO advogado, no leito de morte, pede uma Bíblia e começa a lê-la avidamente.

Todossesurpreendemcomaconversãodaquelehomemeperguntamomotivo.O advogado doente responde:

- “Estou procurando brechas na lei.”

Colaboração: Joni Klei Florintino - Sidrolândia-MS

BRASIL x ARGENTINAUmbrasileiroestácalmamente tomandoocafédamanhãquandoumargentinotípico,mascandochicletes,senta-seaoladodele.Obrasileiroignorao argentino (óbvio) que, não se conformando,começa puxar conversa:

Argentino: Você come este pão inteirinho?Brasileiro(demauhumor):Claro.Argentino: Nós não. Nós comemos só o miolo, a casca nós vamos juntando num container, depois processamos, transformamos em croissant e vendemos para o Brasil.

O Brasileiro ouve calado.

O Argentino insiste: Você come esta geléia com o pão?

Brasileiro: Claro.

Argentino: Nós, não. Nós comemos frutas frescas no café da manhã jogamos todas as cascas, sementes e bagaços em um container, depois processamos, transformamos em geléia e vendemos para o Brasil.

Brasileiro: E o que vocês fazem com as camisinhas depois de usadas?

Argentino: Jogamos fora, claro!

Brasileiro: Nós não. Vamos guardando tudo em um container, depois processamos, transformamos em chicletes e vendemos para a Argentina.

Colaboração: Dulce C. C. Nascimento - Botucatu-SP

Page 39: Revista Diretor Funerário

DF JULHO200939

Page 40: Revista Diretor Funerário

w w w. f u n e x p o . c o m . b r

4 a 6 de setembroMENDES CONVENTION CENTER

SANTOS-SP

5 e 6 de setembroMENDES CONVENTION CENTER

SANTOS-SP

CONGRESSO