revista diretor funerário junho 2011

40
Publicação do Centro de Tecnologia em Administração Funerária Órgão Oficial de Divulgação do Setor Funerário Nacional ANO XIV Nº 182 JUNHO 2011 FUNERÁRIA SANTA RITA, DE UBÁ-MG TREINA EQUIPE PARA A “EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO” FALTAM POUCOS MESES PARA A MAIOR FEIRA DE PRODUTOS, SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS PARA O SETOR DA AMÉRICA LATINA. FAÇA SUA RESERVA DE HOTEL E PLANEJE SUA VIAGEM QUALIFICAÇÃO funexpo 2011

Upload: ctaf-centro-de-tecnologia

Post on 25-Mar-2016

251 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

Revista direcionada ao setor funerário nacinal

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Diretor Funerário Junho 2011

Publicação do Centro de Tecnologia em Administração FuneráriaÓrgão Oficial de Divulgação do Setor Funerário Nacional

ANO XIV Nº 182JUNHO 2011

FUNERÁRIA SANTA RITA, DE UBÁ-MG TREINA EQUIPE PARA A “EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO”

FALTAM POUCOS MESES PARA A MAIOR FEIRA DE PRODUTOS, SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS PARA O SETOR DA AMÉRICA LATINA. FAÇA SUA RESERVA DE HOTEL E PLANEJE SUA VIAGEM

QUALIFICAÇÃO

funexpo2011

Page 2: Revista Diretor Funerário Junho 2011

Arranjos FloraisCoroas &

Data:08 de julho

Local:Marília-SP

Horário:das 09h às 17h

Informações e inscrições:(14) 3882-0595www.funerarianet.com.br

Workshop de

Foto

: Cor

oa p

rod

uzid

a p

or a

luno

da

2ª tu

rma,

real

izad

a em

20/

05/2

011

Page 3: Revista Diretor Funerário Junho 2011

A seguradora diferente.

(14) 3815-4057 ou(14) 3814-8007

Defensor do Segurado, Assistência 24 Horas,

Indenização Garantida em 5 Dias Úteis.

Nenhum outro seguro tem tantos itens de série.

Seguro MAPFRE AutoMaisÉ diferente porque é feito por motoristas como você. Por isso, ele é totalmente flexível e oferece as melhores condições de franquias e coberturas. Com ele, você conta com Indenização Garantida em 5 Dias Úteis, Defensor do Segurado, Assistência 24 Horas e condições exclusivas para o setor funerário.Resumindo: quando o seguro é feito por pessoas que se preocupam com você, não tem como não gostar.

out/

2010

a s

et/2

011

Page 4: Revista Diretor Funerário Junho 2011

4 Diretor Funerário | Junho2011

22

SEFESP

NEGÓCIOS

• Clipping ......................................... 07

• Cartas ........................................... 09

• Abredif .......................................... 12

• Marketing ...................................... 15

• Boas Práticas ................................ 25

• Funeral Shopping .......................... 32

• Legislação ..................................... 36

• Humor & Tal .................................. 38

LUTO

EDITORIAL

10

18

16

5

Funcionários de funerárias e cemitérios do Estado São Paulo têm direito a antecipação salarial acordado em Convenção Coletiva

Funeral House inaugura novo conceito em cerimônia de velório na capital Mineira. Empreendimento é do Grupo Parque Renascer

Nem só a morte causa o luto. O que fazer quando o diagnóstico

de uma doença grave ceifa a expectativa de vida.

Funerária Santa Rita, de Ubá-MG,

treina equipe para Excelência

no Atendimento. Curso oferecido

“In Company” faz parte da grad regular do CTAF.

Nesta edição

Ano XIV Nº 182 JUNHO 2011

CAPA

Sumário

funexpo2011Setembro já está chegando e os visitantes

da funexpo2011 já podem acertar os

detalhes de viagem e hospedagem em

Santos-SP.Página 26

Page 5: Revista Diretor Funerário Junho 2011

5Junho2011 | Diretor Funerário

EditorialSOLANGE SERAFIM

Preparativos para a funexpo2011Bem, falta pouco mais de 3 meses para a realização da 9ª edição da funexpo, a maior Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para o setor funerário e de cemitérios da América Latina. Pelo terceiro ano consecutivo ela acontece no litoral sul de São Paulo, será novamente no pavilhão de exposições do MENDES CONVENTION CENTER, em Santos-SP. Essa configuração traz algumas vantagens, como o fato do Diretor Funerário poder levar sua família para uma cidade que tem atrações turísticas, praias e infraestrutura para receber quem procura aliar negócios e lazer. A cidade com cerca de 420 mil habitantes tem jeito de cidade do interior, ritmo menos acelerado e acolhe bem visitantes que vem tanto de grandes metrópoles como cidades interioranas. Ninguém precisa ter medo de “não se achar”.

O trânsito é intenso, mas descomplicado, os caminhos são fáceis e cortados por avenidas, de forma que quem vai de carro não precisa ter medo de se perder. Quem usará taxi não gastará demais.

Para já ir se acomodando nos melhores locais na cidade a Diretor Funerário traz nesta edição um guia de hotéis. São 08 opções que contemplam todas as necessidades: proximidade do hotel, preços, conforto, etc. No Hot Site da Feira www.funexpo.com.br, o leitor pode encontrar mais opções de hotéis.

Há também opções para comer bem fora da funexpo, já que no ambiente da Feira há uma praça de alimentação com opções variadas que vão desde pratos completos até lanches rápidos, além de cafés. A praça de alimentação do MENDES CONVENTION CENTER estará aberta nos três dias do evento das 13 às 18 horas.

Na próxima edição as novidades da inscrição on line e a programação de palestras que vai deixar todo mundo muito animado.

Nesta edição vemos que animado está o empresário Euclides de Oliveira Fernandes, proprietário da Funerária Santa Rita e do Plano Social Familiar Vida Amiga, de Ubá - Minas Gerais. Ele contratou o CTAF para o Curso In Company sobre “Excelência no Atendimento”. Para o Diretor Funerário investir em qualificação do colaborador é uma obrigação para aqueles que almejam o crescimento do negócio.

Em Minas Gerais, mas desta vez na capital - BH - também acaba de ser inaugurada a Funeral House, um Centro Velatório dotado de requinte e voltado para as necessidades de quem quer fazer da última despedida um evento memorável. O empreendimento do Grupo Parque Renascer recuperou um Casarão histórico na capital Mineira e reforça o forte laço cultural que a empresa do setor funerário criou na comunidade onde está inserida.

Dia das mães, Dia do Trabalho, Páscoa .... Datas que as empresas funerárias aproveitam para se fazer presente entre seu público. A Diretor Funerário conta dois exemplos do Paraná. Idéias simples e fáceis de implementar, mas com muito efeito. Amamos a “Árvore da Saudade”.

Mês de maio marcou também a antecipação salarial acordada na Convenção Coletiva firmada entre os Sindicatos Patronal (SEFESP) e dos funcionários (SEMCESP) no Estado de São Paulo. Reajuste foi de 4,57% e repõem as perdas acumuladas de novembro a maio segundo o INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Veja nas páginas do SEFESP.

Em Legislação as novas regras do Cartão de Crédito. Acreditem elas estão sendo adotadas para evitar o endividamento do consumidor. Boa leitura para quem compra e para quem recebe através dos cartões.

Por fim a Diretor Funerário parabeniza o empresário Reginaldo Czezacki, um dos sócios do Prever Maringá, eleito o empresário do Ano 2011 pela Associação Comercial e Industrial de Maringá, cuja matéria divulgaremos na próxima edição.

Um grande abraço. Prepare-se para a Funexpo e até julho!

A Redação

Page 6: Revista Diretor Funerário Junho 2011

6 Diretor Funerário | Junho2011

Diretor ExecutivoLourival Antonio [email protected]

Diretora AdministrativaDulce Cristina C. Nascimento

[email protected]

Projeto Gráfico, DTP, Web, Marketinge Publicidade

Henrique [email protected]

Departamento Comerciale Treinamento

Leandro da Silva Jerô[email protected]

Redação - Jornalista Responsável Solange Serafim - MTB 23.860

[email protected]

Conselho EditorialMario Fernando Berlingieri

[email protected]

AssinaturasLuciene Medeiros

[email protected]

Conselho EditorialIlso Sanchez Parra

[email protected]

Colaboradores Alaíde E. de Jesus

Leda FleuryMaria José Bueno Rocha

Taísa Berlingieri

EXPEDIENTE

Assinaturas Impressas:Para novas assinaturas. Disque para fone/fax:(55) (14) 3882-0595, envie pedido pelo correio para: Rua Dr. Rodrigues do Lago, 464 CEP 18602-091 - Botucatu - SP - Brasil, e-MAil para [email protected]

Atendimento ao assinante:Fone/fax: (55) (14) 3882-0595Rua Dr. Rodrigues do Lago, 464 CEP 18602-091 - Botucatu - SP - Brasile-MAil: [email protected]

Na internet acesse:www.funerarianet.com.br

Para anunciar:(55) (14) 3882-0595

Redação:(55) (14) 3882-0595e-MAil: [email protected] ResponsávelSolange Serafim - Mtb - 23.860

Impressão: JOARTE - [email protected]

SERVIÇOS

A Revista Diretor Funerário é uma publicação mensal do Centro de Tecnologia em Administração Funerária, órgão oficial de divulgação do Setor Funerário Nacional.A publicação não se responsabiliza pelas opiniões e conceitos emitidos em artigos assinados e em anúncios publicitários.

CARTA AO LEITOR

Caros Leitores,

A Revista Diretor Funerário aproveita este espaço para comunicar duas mudanças de endereço, uma delas da FUNSEG - Seguradora Especial do Setor Funerário. A outra mudança é do Grupo Krause, de Novo Hamburgo-RS - uma empresa com mais de 90 anos de tradição.

Quem notifica são os próprios diretores (abaixo).

A Revista Diretor Funerário deseja à FUNSEG e à Funerária Krause boa sorte nos novos endereços e mais sucesso nas realizações. Quando pudermos, faremos uma visita para tomarmos um café juntos.

Abraços!

FUNSEG:Desde o dia 16/05/2011, a FUNSEG está em novo endereço. O novo escritório é muito próximo ao Edifício MAPFRE e fica no CENTRO EMPRESARIAL BERRINI - TORRE NAÇÕES UNIDAS - TORRE A.AV. DAS NAÇÕES UNIDAS, 12.495 - 11º ANDAR - SÃO PAULO-SP

Fico no aguardo da sua visita.

Manuel Antônio Barradas do SoutoDiretor - FUNSEG Serviços

GRUPO KRAUSE O Grupo Krause está de casa nova desde o final do mês de maio. A empresa reuniu amigos e clientes para um coquetel de inauguração da nova sede no dia 27 de maio de 2011.Novo Endereço:RUA SANTOS PEDROSO, 155 - NOVO HAMBURGO-RS

Page 7: Revista Diretor Funerário Junho 2011

7Junho2011 | Diretor Funerário

Clipping

Sindicato das Empresas Funerárias do AM acusa o IML de usar veículo clandestinoO presidente do Sindicato das Empresas Funerárias do Amazonas, Manoel Viana, acusou a direção do Instituto Médico-Legal (IML) de Manaus de usar veículo de funerária clandestina para fazer remoção de cadáver na cidade.

Segundo ele, os únicos carros autorizados para o serviço de funerárias devem estar devidamente identificados (conter nas portas dianteiras a denominação da empresa), após vistoria do Departamento de Vigilância Sanitária de Manaus (DVisa), órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O diretor do IML, delegado Frank Queiroz, disse que o carro fúnebre que faz a remoção de mortos na cidade desde o Dia das Mães é melhor do que os veículos do instituto. A única viatura do órgão que funcionava está parada por causa de problemas mecânicos desde a madrugada de 08 de maio.

O diretor garantiu ainda que a viatura do instituto já havia sido consertada.

Frank Queiroz disse que não reconhece o sindicato e sim a Associação das Empresas Funerárias do Amazonas, por isso não comentaria a acusação. Ao seu ver a obrigação de fiscalizar os veículos seria da prefeitura. “O IML não tem essa atribuição”.

Ele não soube informar o nome da funerária que cedeu o veículo usado pelo IML.

O carro usado no domingo pelo IML era um Opala Caravan, que deixou de ser fabricado no início da década de 1980.

Legislação - A Lei Municipal 1273/2008, no artigo 76, inciso IV, diz que os veículos de funerárias devem “conter nas portas dianteiras a denominação da empresa permissionária”. O carro deve ter, no máximo, 8 anos de uso, e estar em excelentes condições de uso, nas partes mecânica, elétrica e estética

Novos carros - A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informou, ontem à tarde, que aguarda a liberação de verbas para comprar três viaturas para o IML.

Jornal A Crítica - MANAUS-AMMaio de 2011

NOTA:

O Clipping é uma coletânea de notícias do setor funerário publicadas nos jornais de todo o país. Ele é um painel do que está acontecendo no setor e chega para a Diretor Funerário através de um serviço especializado que rastreia tudo o que é publicado na imprensa. A redação apenas transcreve a notícia, dando os créditos dos órgãos de imprensa onde foram primeiramente veiculadas e a data. Não são reportagens realizadas pela redação da Diretor Funerário.

Procurador abre investigação contra todas as funerárias de TeresinaO Ministério Público do Trabalho do Piauí instaurou procedimentos investigatórios contra todas as funerárias que funcionam em Teresina, no Piauí. O objetivo é verificar a adequação do material destes estabelecimentos à legislação trabalhista.

Uma fiscalização efetuada, recentemente, pela Gerência Municipal de Vigilância Sanitária constatou irregularidades em 24 funerárias. Algumas delas estavam atuando na clandestinidade, o que motivou o início da investigação do MPT.

Dentre as irregularidades encontradas estão: ausência de Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional e de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que objetivam prevenir doenças ocupacionais e acidentes do trabalho.

Os fiscais também verificaram ausência de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o não fornecimento de Equipamentos de Proteção Individuais aos trabalhadores daqueles estabelecimentos.

Outra irregularidade, considerada grave, é a falta de local adequado para higienização dos materiais e equipamentos dos trabalhadores. Em muitos casos, esses materiais são higienizados na própria residência do trabalhador, expondo não só ele como a própria família a riscos biológicos.

Além do espaço físico inadequado ao meio ambiente do trabalho, foram encontradas, ainda, irregularidades nos veículos que fazem a condução dos corpos para sepultamento. Os automóveis deveriam ter um revestimento apropriado, que permitisse a fácil higienização.

Inicialmente, o Ministério Público do Trabalho do Piauí irá tentar resolver o problema extra-judicialmente, por meio da assinatura de Termos de Ajuste de Conduta. Diante da impossibilidade, será ajuizada ação civil pública.

cidadeverde.comMaio de 2011

Ministério Público organiza serviços funerários em Nova MamoréO MP de Rondônia firmou termo de ajustamento de conduta em Nova Mamoré para organizar os serviços funerários. O TAC foi firmado para coibir ação dos agentes funerários dentro e nas imediações dos hospitais. Pelo acordo, funerárias ficam proibidas de permanecerem no interior do hospital e unidades de saúde do município, de forma a não influenciarem na liberdade de escolha na contratação de serviços funerários.

A permanência nas unidades de saúde será permitida apenas para funerária plantonista. Foi definida também a escala de plantão das funerárias, que será confeccionada trimestralmente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Rondonoticias.onlineAbril de 2011

Page 8: Revista Diretor Funerário Junho 2011

8 Diretor Funerário | Junho2011

Registro

Agora, você assinante, também tem seu espaço para comemorar seu aniversário.E , desde já, desejamos a todos os nossos votos de feliz aniversário.

JUN

HO

JULH

O

01/06 Antonio Marcos Santos ...................Correia Pinto-SC01/06 Rodrigo Teixeira de Lima .................................. Itú-SP02/06 Gerson Bernardino ...........Campo Limpo Paulista-SP02/06 Iracema Camargo Copetti ........................Sengés-PR03/06 Elilton Ferreira Sampaio ......................... Jacobina-BA03/06 José Maria Fernandes ..................... Embu Guaçú-SP03/06 Laudicéia Cleise Moraes M. Silva .......... Arapiraca-AL04/06 Eduardo Tavares dos Santos ..............Bom Jesus-RS04/06 Fernanda Maria Alves .................................Viçosa-AL04/06 Wescheler B. Costa .............................Rubiataba-GO05/06 Diego Eiji Terada ................. S. Lourenço da Serra-SP05/06 Fernando Antonio B. Silva .......... Lauro de Freitas-BA05/06 Paulo César Oliveira ....................................Patos-PB06/06 Fabio José de Rezende ... Bom Jesus Itabapoana-RJ06/06 Francisco Alves Pereira .......................... Milagres-CE06/06 Odair Donizeti Marques ....Vargem Grande do Sul-SP06/06 Ricardo Martins das Neves ......................Canoas-RS07/06 Antonio Luciano Junior ..................... Pitangueiras-SP07/06 Domingos Savio Rogério ......São Caetano do Sul-SP07/06 Inês Maria Barbosa ............................... Itapiranga-SC07/06 Rodrigo Lovato ......................................... Vacaria-RS08/06 Djan Parrua de Freitas .................... Florianópolis-SC08/06 Valdemir dos Reis Araújo ................. Parauapebas-PA09/06 Gilberto Zafanelli .......................... Flórida Paulista-SP09/06 Antonio Eduardo A. Neto ...... União dos Palmares-AL09/06 Zelia Barbosa Vasconcelos Vieira ........... Petrolina-PE09/06 Wellington Wander da Costa .............. Borborema-SP10/06 Celino Ramalho dos Santos ............ Mirandópolis-SP10/06 Sara Elkadri.......................... Presidente Prudente-SP12/06 Marilei Verka Sorg ................................Canoinhas-SC

01/07 Clodoaldo Macedo ..................... Lauro de Freitas-BA02/07 Alexandre da Cruz Rocha .................. Diamantino-MT03/07 Sandra Regina Abe dos Santos .......Porto Alegre-RS04/07 Dani Franthesco Hiera .........................Canoinhas-SC04/07 Fábio Eduardo Alves ...................... Rio de Janeiro-RJ04/07 Jezon Dilda .......................................... Concórdia-SC04/07 Joceir de Jesus ............................ Belo Horizonte-MG05/07 Loreni Jessener .....................................Mamboré-PR05/07 Eugênio Fontes ...........................Delmiro Gouveia-AL05/07 Jair Cavalheiro Pires ......................................Pien-PR05/07 Vanessa Cristiana Peretti ..... Presidente Prudente-SP06/07 Marlene Miranda Chaves .................... Rio Casca-MG06/07 Swad Barcha ...................................... Araraquara-SP06/07 Jorge Alves de Brito ...................... Rio de Janeiro-RJ07/07 Jozir dos Santos Wollf ........................... Chapecó-SC07/07 Sérgio Alves de Oliveira ......................Nova Lima-MG07/07 Leda Maria dos Santos ............. Cidade de Goiás-GO07/07 Heber Sardinha da Costa Cachoeiras de Macacu-RJ07/07 Didi - Erondina da Cruz Rocha .......... Diamantino-MT07/07 Maria Francisca S. Silva ......................... Petrolina-PE07/07 Naim Garcia de Andrade ...............................Tatui-SP08/07 Suzi Stürmer .......................................... Chapecó-SC09/07 Maria Narjara A. M. Cavalcanti ............... Milagres-CE09/07 Alex Albert das Chagas ..............Patos de Minas-MG09/07 Marleide R. Benício ............................. Ariquemes-RO10/07 Natalia Regina Carvalho Vocci .. Pedro Leopoldo-MG10/07 Guilherme Machado ...................Barra do Ribeiro-RS10/07 Rolando Cesar de C. Nogueira .........Votuporanga-SP11/07 Vinicius Garcia Freitas ...............Caçapava do Sul-RS11/07 Maria Helena Rezende Rosa ......... Ribeirão Preto-SP

12/06 Valdomiro Antonio Verka......................Canoinhas-SC12/06 Emilio Carlos Martins Filho ..................... Cambui-MG13/06 Jerônimo Vieira de Souza .................... Paranaiba-MS14/06 José Ferreira de Morais ..............Patos de Minas-MG14/06 Márcio Oriano .................................. Florianopolis-SC16/06 Maurício S. Fonseca ............................. Eunápolis-BA16/06 Rudinei Bovi ......................................... Concérdia-SC16/06 Vilson Dantas Rocha.................. Rosario D’Oeste-MT18/06 Aline Cristina Ramos Pires Bizzari .............Itápolis-SP18/06 Ataíde Avelino Baptista ........................ Promissão-SP18/06 Rubens Burim Filho ........................ Porto Ferreira-SP19/06 Angela de Souza ................................Jardinópolis-SP20/06 Luis Silas Leca ............................... Nepomuceno-MG20/06 Oswaldo Assarito Junior ............... José Bonifácio-SP21/06 Fuvio Vinicius de Lima Nobrega ..... Pirassununga-SP23/06 Any Carolini dos Santos Queiroz ...... Aquidauana-MS23/06 João Bosco ..............................................Manaus-AM23/06 Jon Lenon Garcia .................................... Lajinha-MG25/06 Egle Geraldo Mayer ........................ Ponta Grossa-PR25/06 Esdras Rodrigues ................................ Promissão-SP25/06 Marcos Antonio da Silva ........................... itapetin-PE25/06 Paulo José dos Reis ............................ Aragarcas-GO26/06 Roberto Serrano .................................. Porto Feliz-SP27/06 Elias Gonçalves da Cruz ..........Braganca Paulista-SP27/06 Ozéias Bernardo de Andrade ............... Caracarai-RR28/06 Jose Henrique Magalhães ............... Paragominas-PA29/06 Luciano Moraes Moreira ............Campo do Meio-MG29/06 Pedro Carlos Tiva .............................Sertanópolis-PR29/06 Perinalva Dias da Silva .......................... Brumado-BA30/06 Leandro José Pontes ..........................Alcinópolis-MS

12/07 Valdecir Luiz Cechinato ........São Miguel D’Oeste-SC12/07 Marcia Sinn Cechinato .........São Miguel D’Oeste-SC14/07 Claudenilson M. Cruz ...................Várzea Grande-MT15/07 Lizete Garcia Freitas ..................Caçapava do Sul-RS15/07 Edson Raimundo Pereira ........................ Pinheiro-MA15/07 Adelar Paulo de Walle ........................Cunha Porã-SC16/07 Rodrigo Lopes Peres da Silva ................... Castro-PR18/07 Ismael Behne ..........................................Guaporé-RS18/07 Nilson Batista Gonçalves .......................Vila Velha-ES19/07 Sandra Helena Larsen Santos da Silva ... Curitiba-PR19/07 Paulo Sérgio .........................São Caetano do Sul-SP20/07 Jose Élsio...................................................... Ubá-MG20/07 Gustavo Antonio Leão Vila .......................... Natal-RN20/07 Orivaldina de Azevedo ................... Rio de Janeiro-RJ21/07 Odete Guimarães Cavalcante ........... Paranatinga-MT21/07 Celma de Azevedo ......................... Rio de Janeiro-RJ21/07 Marco Antonio de Oliveira Simão .. Rio de Janeiro-RJ25/07 Aparecida Isabel .........................................Viçosa-AL25/07 Claudenice M. Sousa.............................. Bacabal-MA26/07 Cristina Samia Carvalho ........................... Lavras-MG26/07 Karina Vieira Batista ..........................Porto Alegre-RS26/07 Dorian de Ribamar Coelho ....................... Teresina-PI27/07 Karla Nubia Alves Viana ....... Valparaiso de Goiás-GO27/07 Wagner Cortes Silva ............Santana de Parnaíba-SP28/07 Ana Lucia de Medeiros ...........................Mossoró-RN29/07 Nivaldo Aparecido Tacin ............................... Ibaté-SP30/07 Ana Maria Saleiros ............Vargem Grande do Sul-SP30/07 Thiago Chiesa Ribeiro ..............................Barretos-SP31/07 Inácio Monteiro ....................................Monte Alto-SP31/07 Glicerio Gomes de Moraes Neto ....Várzea Alegre-CE

Page 9: Revista Diretor Funerário Junho 2011

9Junho2011 | Diretor Funerário

PARTICIPEM:Envie suas perguntas, comentários, sugestões para o e-mail: [email protected];Ou para o endereço:Rua Dr. Rodrigues do Lago, 464 - Centro - CEP 18602-091 - Botucatu-SP

Olá

O Curso Marketing e Publicidade no setor funerário, oferecido pelo CTAF em 17 de junho de 2011 será ministrado em outra data ainda este ano?

Cristiane Santos Maciel AmorimCoordenadora de Marketing e Telemarketing

Plano Boa Vida - A Assistência Familiar da Haas.

Oi Cristiane,

Assim como você, o Lúcio Flávio, de Minas Gerais, e alguns outros profissionais do setor tiveram essa mesma duvida. Nossa expectativa é que o curso entre na grade regular do CTAF e aconteça a cada 3 meses, provavelmente na Capital ou interior de São Paulo. Porém tudo depende da aceitação do público e da formação das turmas.

Tanto esse, como outros cursos do CTAF podem ser realizados na modalidade “In company”, que é quando uma ou mais empresas se mobilizam para realizá-lo na cidade onde fica a empresa. Essa modalidade é interessante pois a turma se forma na data mais interessante para os envolvidos e não demanda despesas de viagem e hospedagem dos participantes.

Para saber mais entre em contato: [email protected]

Bom dia Solange

Acabo de receber a revista Diretor Funerário e gostaria de agradecer, mais uma vez, pela matéria.

Muito obrigado,

Mateus Caliman

Oi Mateus,

Que bom que você gostou da matéria.

Nós agradecemos muito a oportunidade de conhecer melhor sua empresa e poder divulgar seu bom exemplo para outras funerárias do país.

Sempre que tiver novidade, nos escreva.

Um abraço,

Solange Serafim

Cartas

CAS INDUSTRIAL - Qualidade e confiança

www.casindustrial.com.br - Fone (48) 3652-1337Rua Orleans, 556 - CEP 88890-000 - Grão Pará-SC

Ref. 18x cor 3 envelhecidoAcabamento interno:Cetin liso, babado em cetin e sobrebabado em rendão de luxo;Acabamento externo:Verniz PU alto brilho (Visor inteiro)

Ref. 60 Madona MarfimAcabamento interno:

Cetin drapeado, babado e sobrebabado em rendão de luxo;Acabamento externo:

Verniz PU alto brilho (Visor inteiro)

jun/2010 a mai/2011

Page 10: Revista Diretor Funerário Junho 2011

10 Diretor Funerário | Junho2011

Sefesp

Sindicato das Empresas Funeráriasdo Estado de São PauloRua Saint Martin, 35-65 - Jd. Aeroporto CEP 17043-081 - Bauru-SPFone/fax: (14) 3227-4448e-mail: [email protected]

FUNCIONáRIOS DAS EMPRESAS FUNERáRIAS DE SãO PAULO TIvERAM REAJUSTE EM MAIOAumento é parte do acordo coletivo firmado em novembro de 2010 entre sindicatos patronal (SEFESP) e

dos funcionários (SEMCESP)

Em cumprimento a clausula 5ª da Convenção Colet iva de T r a b a l h o , firmada em n o v e m b r o de 2010, as e m p r e s a s funerárias e c e m i t é r i o s

particulares do Estado de São Paulo reajustaram os pisos salariais a partir de maio de 2011.

O reajuste teve como base o INPC – Indicie Nacional de Preços ao Consumidor – acumulado entre novembro de 2010 e abril de 2011 e foi de 4,57% sobre os pisos pagos em novembro.

É interessante lembrar que esse reajuste, se aplicado a partir de maio, deve ser descontado do percentual anual, que será negociado em novembro - data base da categoria - deste ano.

dez/2010 a nov/2011

Page 11: Revista Diretor Funerário Junho 2011

11Junho2011 | Diretor Funerário

Avulso

Aproveitem os preços e condições de pagamento!!

• Trabalhamos com toda linha de material hospitalar, cirúrgico, ortopédico e médico em geral;• Despachamos para todo Brasil com muita agilidade e rapidez;• Preços Imbatíveis;• Material a pronta entrega.

CENTRAL DE VENDAS (11) 4991-8022 • 4991-7588

internet:www.ortopediacampestre.com.br

email: [email protected]

O SEFESP - Sindicato da Empresas Funerárias do Estado de São Paulo, informou todos os seus associados através de carta, enviada em meados de maio e abaixo reproduzida.

Confira os novos pisos para o Estado de São Paulo e fique atento ao aviso de desconto sindical, efetuado também da folha de pagamento do mês de maio em favor do sindicato profissional (SEMCESP), no valor de 3% sobre o salário.

CIRCULAR Nº 01/2011Sindicato das Empresas Funerárias do Estado de São Paulo

Bauru, Maio de 2011.

Levamos ao conhecimento de V.S.as. que o acordo com a cláusula 5º da Convenção Coletiva de Trabalho, firmada em novembro de 2010, entre este Sindicato e o Sindicato dos Empregados em Cemitérios e Funerárias Particulares do Estado de São Paulo –“SEMCESP”, que os salários deverão sofrer um reajuste de 4,57% (quatro inteiros e cinqüenta e sete por cento) , a partir de 01/05/2011.

Lembramos que o percentual acima corresponde ao INPC acumulado no período de novembro/2010 a abril/2011 e deverá ser aplicado sobre os salários de novembro de 2010, desconsiderando-se os aumentos concedidos a título de promoção ou qualquer outro aumento salarial a

não ser a título de adiantamento de dissídio.

A partir de 01/05/2011 o piso salarial da categoria passa a ser o seguinte:

a) R$ 567,60 (quinhentos e sessenta e sete reais e sessenta centavos) por mês ou R$ 2,58 (dois reais e cinqüenta e oito centavos) por hora, para os empregados que exercerem exclusivamente a função de vendedores, auxiliares e ajudantes gerais.

b) R$ 750,20 (setecentos e cinqüenta reais e vinte centavos) por mês ou R$ 3,41 (três reais e quarenta e um centavos) por hora, para os demais empregados não enquadrados no item anterior, inclusive Agente Funerário, função esta que compreende as seguintes tarefas: preparação de corpos, atendimento ao público, serviços administrativos pertinentes ao funeral e remoção por via terrestre, utilizando-se de veículos automotores.

Lembramos que neste mês de maio/2011 deverá ser feito o desconto da Contribuição Assistencial a favor do Sindicato Profissional (SEMCESP), de acordo com a Cláusula Quadragésima Sexta da Convenção Coletiva de Trabalho a porcentagem a ser descontada é de 3% ( três por cento) de todos os empregados, associados ou não do Sindicato, com os salários devidamente reajustados.

Page 12: Revista Diretor Funerário Junho 2011

12 Diretor Funerário | Junho2011

Abredif

Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário

Av. Paulista, 2006 - 9º andar- conj. 903/904CEP 01310-200 - São Paulo-SPfone/fax: (11) 3283-3384 - [email protected]

indeterminado

www.tanatus.com.br Hag

átei

xeira

PROMOÇÃO

GRUPO DE COMPRAS

consulte

Carrinho elétrico para elevaçãode urnas. A Bateria.

Pioneirismo Científico em Tanatopraxia

ACIDENTE DE TRAbALhOSomente quem se acidenta ou adoece por

causa do trabalho tem estabilidade provisória no emprego

O que é acidente de trabalho?Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade

para o trabalho.

Equiparam-se aos acidentes de trabalho: 1. acidente que acontece quando você está

prestando serviços por ordem da empresafora do local de trabalho

2. o acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa

3. o acidente que ocorre no trajeto entre a casa

Page 13: Revista Diretor Funerário Junho 2011

13Junho2011 | Diretor Funerário

e o trabalho ou do trabalho para casa.

4. doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho.

5. doença do trabalho (as doenças causadas pelas condiçoes do trabalho.

Principais causas: I. Ato Inseguroé o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. São exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas e dirigir a altas velocidades.

II. Condição Inseguraé a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. São exemplos de condições inseguras: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, andaime de obras de construção civil feitos com materiais inadequados.

Com o que é possível contar quando se sofre um acidente de trabalho?

Auxílo Doença Acidentário é um Benefício concedido ao segurado incapacitado para o trabalho em decorrência de acidente de trabalho ou de doença profissional.

• Os primeiros 15 dias (ininterruptos) serão pagos pela empresa, a partir do 16º dia é por conta do INSS, após passar pela perícia. • O valor a receber corresponde a 91% do salário de benefício. O salário de benefício dos trabalhadores inscritos até 28 de novembro de 1999 corresponderá à média dos 80% maiores salários de contribuição, corrigidos monetariamente, desde julho de 1994. Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salário de benefício será a média dos 80% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo.

• Sendo considerado “acidente” a empresa, o médico, o sindicato e outros entes e pessoas podem fazer a abertura da CAT que deverá ser entregue no INSS.

• O segurado tem estabilidade de 12 meses ãpós o retorno às atividades laborativas. • Normalmente as empresas não fornecem, ticket alimentação tudo dependerá da orientação das assistentes sociais, considerando a necessidade do empregado naquele momento.

Minha empresa precisa constituir equipe de Segurança do Trabalho?É exigido por lei. Por outro lado, a Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.

Como minimizar os custos com a Segurança do Trabalho?A melhor maneira de minimizar os custos da empresa é investir na prevenção de acidentes. Muitos empresários tem a idéia errônea que devem diminuir seus investimentos em equipamentos de proteção individual, contratação de pessoal de segurança do trabalho e medidas de segurança. O custo de um acidente pode trazer inúmeros prejuízos à empresa.

O acidente leva a encargos com advogados, perdas de tempo e materiais e na produção. Sabem-se casos de empresas que tiveram que fechar suas portas devido à indenização por acidentes de trabalho. Com certeza seria muito mais simples investir em prevenção e em regularização da segurança nesta empresa, evitando futuras complicações legais.

fev a out/11

Foto

s M

eram

ente

Ilus

trat

ivas

Fonte: Guia Trabalhista

Page 14: Revista Diretor Funerário Junho 2011

14 Diretor Funerário | Junho2011

Registro

Antecipamos a relação dos aniversariantes para você não perder a festa.

JULH

O 01/07 Robson Luiz Garcia Lopes ............................ Tupã-SP02/07 Francisco Jorge Rosa Filho ............Ribeirão Preto-SP02/07 Maria Elizabeth L. da Silva........................Piedade-SP02/07 Maria Helena P. F. Souza ...São Joaquim da Barra-SP02/07 Nancy Garcia da Silveira Rosa .......Ribeirão Preto-SP02/07 Robson de Rezende Silva ..........................Lucélia-SP04/07 Dani Franthesco Dias Hiera ................. Canoinhas-SC05/07 Ângelo Geraldo P. de Souza ...................... Limeira-SP05/07 Gilberto Ramos .....................................Americana-SP06/07 Luiz Henrique S. Cozza ............................... Bauru-SP07/07 Neusa Firmino Hiera ............................ Canoinhas-SC08/07 Edirson Nicolau Hibner ..........................Petrópolis-RJ09/07 Maria Ap. Gato Mazer .........................Sertãozinho-SP09/07 Rogério Costa Colnaghi .............................. Bauru-SP10/07 Danuzza Waleska Dayrell ......Presidente Prudente-SP10/07 Eder Fernandes F. dos Santos ....................... Lins-SP10/07 Rolando C.C.C. Nogueira ................. Votuporanga-SP11/07 Nilva Maria F. Formolo .................... Caxias do Sul-RS11/07 Raquel de Castro Luchetta ............Pereira Barreto-SP14/07 Álvaro Luiz de Souza ....................... Carapicuiaba-SP

15/07 Ladário José Magalhães .................Rio de Janeiro-RJ15/07 Luis Carlos Correa ......................................... Itajaí-SC15/07 Maria Ap. S. Pereira ................................... Limeira-SP17/07 Herta Elfrida Haas ................................. Blumenau-SC18/07 Paula Grasiella Garcione Leo ................Penápolis-SP21/07 Alberto L. Franceschetti ..............Novo Hamburgo-RS22/07 Derli Inácio Forneck .....................Salvador do Sul-RS22/07 José Luis Kist .................................Venâncio Aires-RS23/07 Daniel Amorim Vila ........................................ Natal-RN24/07 João Guedes da Silva ........................Martinópolis-SP24/07 Marcio Domingos Rioli ..............................Mococa-SP27/07 Nilo Sergio Vila .............................................. Natal-RN27/07 Ruy da Silva Ligeiro Jr. ..........................Petrópolis-RJ28/07 Dárcio Biancardi ........................................Cajamar-SP29/07 Ana Cássia Fernandes da Silva ............... Duartina-SP29/07 Jair Marins dos Santos .............. Duque de Caxias-RJ29/07 José Marmirolli ......................................... Pedreira-SP30/07 Miguel Ângelo Daud ..................................Olímpia-SP31/07 Achiles Nelson Rosseto ...............................Birigui-SP31/07 Carlos Alberto Caxeta ............................Rio Verde-GO

jan a dez /2011

Page 15: Revista Diretor Funerário Junho 2011

15Junho2011 | Diretor Funerário

MARKETING

FORA DE CONTROLE: O qUE NINGUéM qUER FALAR qUANDO SE TRATA DE COMUNICAçãO

O CTAF está organizando o Curso de Marketing e Publicidade no Setor Funerário, com um profissional conceituado, que integra a equipe de comunicação de uma das mais bem sucedidas empresas do setor do Brasil. Ele acredita que a equipe da casa é sempre um bom acerto, conforme dirá durante o curso.

Aproveitando o ensejo publicamos o artigo a seguir para que você possa formar sua opinião e, depois de assistir o curso, decidir com investirá na comunicação e marketing de sua empresa.

Quantas vezes você já se deparou com agências de comunicação que se apresentam como sendo uma das maiores, mais criativas, mais premiadas, mais, mais... Parece até que superlativos fazem parte de algum manual, que tanto serve para descrevê-las como os seus clientes: “a maior empresa de...”; “a marca mais valiosa do...”; “o maior faturamento de...”.

A descrição nunca é uma atribuição à agência, ao que ela realmente é. Isso me cansa um pouco, pois quando uma empresa busca uma parceria de comunicação não está necessariamente buscando uma empresa com característica igual ou maior, mas sim, como a palavra já diz, um aliado, e como todo bom companheiro, que seja complementar.

No entanto, em geral, me parece que para se apresentar como uma boa agência é preciso recorrer ao que outros dizem dela. Pouco se fala sobre como será o dia a dia no atendimento da conta, a relação com o cliente, o que e como exatamente será a ação que levará a empresa a ganhar dinheiro ou construir solidamente a sua marca, ou os dois simultaneamente.

As agências são mais conceituais do que práticas. Elas sabem dizer o que fazer, mas a maioria não sabe como fazer, pois nunca fizeram. Então, o que fazem? Contratam outra agência que chamam de parceira para a implementação, ou seja, um intermediário, elevando o custo em, no mínimo, 30%. Fica insustentável manter custos assim.

Ao mesmo tempo, não se demonstram interessadas em fazer ações que caibam no bolso do cliente. Na verdade, de pronto elas querem saber qual é a verba disponível. E se não há um número mágico para colocar sobre a mesa, perdem um pouco o compasso do discurso de como farão para ter sucesso na nova parceria.

por Amalia Sina

*Amalia Sina é reconhecida como uma das mais bem sucedidas executivas brasileiras de sua geração. Foi presidente da Philip Morris do Brasil, da Walita do Brasil e vice-presidente da Philips para a América Latina. Com MBA em Marketing pela FEA/USP e Pós-graduada em Gestão pelo Triton College, Chicago, hoje comanda a sua própria empresa, a Sina Cosméticos. É autora dos livros “Mulher e Trabalho” e “Marketing Global – Soluções Estratégicas para o Mercado Brasileiro”.

Eu sei que ideia custa dinheiro, mas nem sempre uma boa ideia custa tão caro. Talvez por isto tenha recebido muita abordagem freelancer, profissionais que até trabalham em grandes agências, mas fazem trabalhos por fora, pois sabem que podem cobrar preços mais justos, adequados à nova realidade, em que o consumo consciente do empresário é fundamental (até porque o bom empresário busca a maximização do seu dinheiro, investindo no que lhe forneça clara diferenciação).

Soma-se a isto o fato das empresas estarem enfrentando concorrência de tudo quanto é lado, com o fim de mercados específicos. Todo mundo tira espaço de várias categorias. É cosmético competindo com vestuário; bebida concorrendo com joia; gastronomia entrando na área de entretenimento, enfim, não há mais fronteiras. Além disso, ainda colocaram tudo na internet, o que significa que estamos todos com o mesmo desafio para crescer, afinal o consumidor pode escolher de forma mais direta o que ele quer comprar, usar ou investir.

A comunicação pode influenciar nesse cenário? Certamente, mas somente se for feita com a abordagem certa. E a pergunta é: quem sabe qual é a abordagem certa, se o mundo gira a cada instante e o consumidor gira com ele? Sendo assim, não há outra saída se não investir, saindo na busca quase insana de alguém para lhe ajudar na tarefa de se destacar no mercado. Há gente boa, há agência especial, mas os valores estão fora da realidade. Subiram fora do controle e ninguém fala abertamente. Prova disso é que os próprios funcionários das agências procuram as empresas.

Seria correto fazer isto? Porém, se algum desavisado achar que, por estar atuando em um mercado com alto índice de crescimento tem mais vantagem, pode se dar mal. Quanto maior a possibilidade de crescer, maior será a necessidade de velocidade para acompanhar. E tem que ter dinheiro para acompanhar os custos de ações de Marketing. Quem corre muito rápido pode também tropeçar e, se for grande, o tombo pode ser fatal. Como já dizia Confúcio, “Vou devagar, porque estou com pressa”.

Page 16: Revista Diretor Funerário Junho 2011

16 Diretor Funerário | Junho2011

O LUTO PELO DIAGNÓSTICO DE UMA DOENçA GRAvE

LUTOpor Taísa Berlingieri

Morrer, de acordo com dicionário Michaelis, tem uma extensa definição, e entre elas, algumas que nos interessam aqui são: cessar de viver, extinguirem-se as funções vitais de; falecer; passar, sofrer (morte); cessar, extinguir-se; ficar inacabado, interrompido ou suspenso; acabar, findar, terminar; parecer ou tornar-se menos vivo; perder a energia, a vivacidade, o vigor.

Ao longo de nossas vidas enfrentamos situações de perdas e luto, vinculadas ou não á morte.

As perdas não vinculadas á morte são difíceis, pois, muitas

avulso

vezes, não são reconhecidas, o que faz com que a pessoa sofra ainda mais sem ter espaço para expressar seus medos, angustias, inseguranças e tristezas.

O diagnóstico de doenças como a AIDS, o câncer, e outras doenças degenerativas trazem muitas dúvidas e temores quanto á sobrevivência e iminência da morte, comprometendo, muitas vezes, a vida pessoal, social, afetiva e profissional, da pessoa e dos que a cercam.

O diagnóstico é sempre uma experiência perturbadora, pois é nesse encontro que o paciente passa a

interpretar e traduzir seus sintomas em doença. Informações detalhadas sobre a doença, seus riscos, sintomas, comprometimentos e tratamento, além d e u m e s p a ç o para a expressão dos sentimentos naquele momento, s ã o m u i t o importantes como

forma de acolhimento e cuidado. Ignorar ou evitar abordar a s p e c t o s d a evolução da doença

e a questão da morte

Page 17: Revista Diretor Funerário Junho 2011

17Junho2011 | Diretor Funerário

out 2

010

a se

t 201

1

com o paciente e seus familiares, pode adiar ou dificultar o processo de aceitação e enfrentamento da doença e o processo de luto que surge nesse momento.

Um aspecto importante é o respeito à autonomia do paciente, deixando-o conhecer a realidade do seu diagnóstico, poder tomar decisões sobre seu tratamento, planejar seu futuro e mobilizar as redes psicossociais que achar adequadas e necessárias nesse momento para ele.

Todo esse esclarecimento traz uma sensação de controle num momento onde tudo parece desorganizado e caótico.

Muitas perdas secundárias ocorrem nessas situações.

A perda da imortalidade, especialmente no diagnóstico da AIDS, é muito angustiante.

A perda da identidade é outro fator que causa muita tristeza. No caso da AIDS, pode haver um afastamento das pessoas, como o parceiro, amigos e familiares. Em outras doenças podem haver perdas relacionadas à imagem corporal, mobilidade e/ou outras habilidades que causam dependência.

A perda da saúde, geralmente acontece com o início do tratamento.

Ela traz o medo da morte, o medo da perda da capacidade física e da autonomia. A pessoa deixa de ser saudável e passa a ser tratado como um doente.

A perda da esperança acontece em casos mais graves e no avançar da doença. A necessidade de internações, aumento na quantidade de medicamentos e intensidade de sintomas e dores trazem essa angustia de que a batalha está sendo perdida.

Apesar de tudo isso, alguns fatores podem amenizar ou até evitar os sentimentos relacionados a essas perdas. O envolvimento, acolhimento e cuidado da família, a clareza das informações sobre a doença, o atendimento humanizado da equipe médica e dos cuidadores, e especialmente o pensamento positivo, a fé e a crença do paciente de que ele é capaz de enfrentar essa situação podem influenciar, e muito, no avanço ou retrocesso da doença.

Mas, o que, nós, como empresa funerária podemos fazer nessas situações, se nosso trabalho é relacionado à perda por morte?

Nosso trabalho ERA focado apenas na morte. Há algum tempo a preocupação e atendimento do cliente se ampliou para uma visão maior. Necessidades, cuidado e benefícios também são oferecidos em vida, e pessoas que passam por esses momentos difíceis de diagnóstico e tratamento de doenças graves podem também receber um acolhimento através dos benefícios (ambulâncias, equipamento de convalescença, etc..), serviços de psicólogas e assistentes sociais.

Poder colaborar para que as pessoas tenham dignidade, respeito e atenção em momentos difíceis traz um ganho incalculável para o profissional e um reconhecimento do atendimento humanizado da Empresa pela sociedade.

Quando o futuro está comprometido, a simples passagem do tempo pode adquirir novo significado. Coisas antes consideradas sem importância passam a ser prioridades, o que era imutável, pode ser visto como transitório, descarta-se o supérfluo e concentra-se no essencial. Nas doenças crônicas e progressivas, algumas vezes os pacientes tomam decisões levando em conta não apenas o seu desejo, mas também a preocupação e o medo de não ser possível realizá-las mais tarde, lembrando ás vezes a idéia de “vamos passear no bosque, enquanto o lobo não vem”...

Page 18: Revista Diretor Funerário Junho 2011

18 Diretor Funerário | Junho2011

por Solange Serafim • fotos Pierre Bonnereau

NEGÓCIOS

PARqUE RENASCER INAUGURA

FUNERAL hOUSE EM bELO

hORIzONTE

Empreendimento está entre os mais

luxuosos do país e apresenta aos

mineiros um novo conceito para o

último adeus

Page 19: Revista Diretor Funerário Junho 2011

19Junho2011 | Diretor Funerário

A capital mineira passou a contar em março com um espaço diferenciado onde as pessoas poderão se despedir e prestar homenagens póstumas a seus entes queridos e amigos.

Trata-se da Funeral House, uma ampla casa situada num dos pontos mais nobres da cidade - Avenida Afonso Pena, na Praça Tiradentes, e que consolida um pioneiro e moderno conceito de homenagem, bem diferente dos velórios tradicionais em Belo Horizonte.

O amplo casarão, tombado pelo Patrimônio Histórico, onde todos podem receber os amigos e a família com conforto e tranqüilidade, conta ainda com cuidadosos profissionais, segurança e estacionamento. O espaço dispõe de vários ambientes criados especialmente para estas ocasiões e oferece infra-estrutura necessária de atendimento aos familiares de acordo com suas necessidades e desejos.

Com o objetivo de auxiliar as pessoas nestes momentos delicados e de dor quando morre uma pessoa e seus familiares e amigos que querem prestar as últimas homenagens, os trâmites no Funeral House acontecem de maneira confortável e elegante, como merecem as pessoas que nos deixam.

Pensando em todos os detalhes, além da belíssima e equipada instalações, a “Funeral House” traduz sua marca pela estilização da flor de lótus, que simboliza o renascimento, elevação e expansão espiritual. A flor de lótus simboliza também a multiplicidade dos serviços disponibilizados pela casa. Outro detalhe sensível foi o nome dado às salas/velórios que foram identificadas através das constelações: Aquarius, Phoenix e Orion.

“Os profissionais e empreendedores da Funeral House sabem que não podem eliminar a tristeza e a dor dos que choram as perdas que a vida impõe, mas acreditam em oferecer uma sensação de bem-estar e solidariedade profissional que poupa aos que ficam os transtornos e desgastes destes momentos”, enfatizam os proprietários.

Todos os detalhes são realizados por profissionais sérios e competentes, que é a marca dos serviços do grupo Parque Renascer, que a administra.

INAUGURAÇÃO E LIVRO Durante a inauguração da Funeral House, foi realizado o lançamento do livro “Velórios Inusitados”, do jornalista e escritor mineiro Mário Marinho. Trata-se de um livro de crônicas onde o autor narra deliciosas histórias e causos de velórios, através de textos leves e fáceis. Durante um coquetel o autor autografou seu livro.

Segundo Mário Marinho o livro é composto por contos leves. “A morte é o segundo evento mais importante na vida do ser humano - o primeiro é o nascimento. Assim, ela precisa ser tratada com muita seriedade, até por que, normalmente, causa dor, tristeza e lágrimas. Tive muito cuidado com o tema, mas é inegável que mesmo nessas

Page 20: Revista Diretor Funerário Junho 2011

20 Diretor Funerário | Junho2011

indeterminado

NEGÓCIOS

situações delicadas ocorram fatos inusitados, cômicos e engraçados. Eu procurei esse viés. Além disso, eu também trato de fatos apenas inusitados, curiosos, sem necessariamente serem engraçados. Apenas curiosos”, declarou.

Marinho é jornalista esportivo com vasta experiência profissional, trabalhou nos principais veículos de comunicação do país e escreveu dois livros “Paulo Marinho, uma reportagem biográfica” e “Velórios Inusitados”, pela Sá Editora Sá de São Paulo.

CASA QUE ABRIGA “FUNERAL HOUSE” É PATRIMÔNIO HISTÓRICOTombado pelo Patrimônio Histórico de Belo Horizonte em 1994, o projeto de edificação foi elaborado pelo arquiteto Romeu di Paoli no ano de 1948. A construção foi iniciada em 1949, tendo como construtor José Dário Vieira. Em junho do mesmo ano, foi aprovada a modificação do projeto que acrescentava o segundo pavimento ao imóvel e, em 1950, a construção foi concluída.

A casa tem uma historia de amor entre Dr. Antônio Pimenta, Toni, (como era carinhosamente chamado por sua esposa), médico nascido em Montes Claros, e Dagmar Laborne Alcântara Pimenta, D. Inhanhá, de Grão Mogol. Eles se conheceram em Belo Horizonte e depois de casados foram morar em Montes Claros. Ali, Dr. Antônio começa a clinicar, constrói a Santa Casa de Misericórdia com o apoio de Dagmar e após alguns anos, é eleito Deputado Estadual pelo PSD.

Em função da vida política, o casal transferiu sua residência para a capital. Instala-se em uma casa que logo fica pequena para receber os amigos e políticos da época. Adquire o terreno na Av. Afonso Pena e em 1948,

Page 21: Revista Diretor Funerário Junho 2011

21Junho2011 | Diretor Funerário

mai a dez/2011

inicia a construção da casa, utilizando o que havia de mais requintado na época. Importa mármores e lustres de cristal da Boêmia.

Em 1951, a família se muda. Em viagem à Argentina, o casal se encanta com a Casa Rosada e, ao retornar ao Brasil, modificam a cor da fachada, daí ter ficado conhecida em BH como “Casa Rosada”.

Dr. Antônio foi eleito por dois mandatos consecutivos. Faleceu no dia 6 de dezembro de 1959. A esposa continua morando na

casa até 1984, quando mudou-se para um apartamento próximo da Igreja da Boa Viagem, vindo a falecer em 1988.

PARQUE RENASCER APÓIA CULTURA MINEIRADesde sua inauguração em 2000, o Parque Renascer já apoiou diversos eventos culturais, seja na literatura, teatro, artes plásticas, fotografia, cinema e shows musicais. Iniciando aí uma tradição que se perpetua com a restauração da Casa Rosada.

Na área de literatura já promoveu o lançamento dos livros “Dizendo Adeus” de autoria do professor e doutor Evaldo A. D’Assumpção e “Comes e Bebes nos Velórios das Gerais” da escritora Déa Rodrigues da Cunha Rocha (Premio Jabuti de Literatura em 2009).

Patrocinou as exposições de fotografia da jornalista Liliane Rosa intitulada “Cemitérios” e outra da fotógrafa Izabel Chumbinho “Anjos de Igreja”. As montagens teatrais “Andar de Cima - Uma Comédia pra Amigos do Peito”, “A Falecida” e “Mulheres de Hollanda” também receberam o apoio do Parque Renascer.

Em 2009 o Parque Renascer apoio a realização do curta-metragem “Revertere ad Locum Tuum” do cineasta Armando Mendz. Algumas cenas foram filmadas no próprio cemitério, e este curta vem se apresentando em diversos festivais e recebido prêmios e elogios da crítica.

Outra participação importante do Parque Renascer é no segmento musical. Há sete anos o Parque Renascer realiza o projeto cultural “Aqui Jazz” shows de graça, em praças de BH, sempre aos domingos pela manhã. Nestes anos, mensalmente aconteceram shows nas principais praças de Belo Horizonte e Contagem.

O destaque destes eventos é que, próximo ao palco, está no cenário um raro e conservado automóvel Cadilac 1974 importado, que faz parte da frota de carros do Parque Renascer.

Page 22: Revista Diretor Funerário Junho 2011

22 Diretor Funerário | Junho2011

DESENvOLvIMENTO

FUNERáRIA SANTA RITA DE Ubá-MG qUALIFICA COLAbORADORES COM CURSO DE “EXCELêNCIA NO ATENDIMENTO”Empresa de Ubá-MG recorreu ao CTAF para promover mais um treinamento entre sua equipe de profissionais

“O investimento no aperfeiçoamento dos funcionários só pode trazer benefícios para empresa. Com o aprendizado de novas técnicas e com o esclarecimento de dúvidas, a equipe tem a possibilidade de melhorar o seu desempenho, além de estar mais capacitada”, define Euclides de Oliveira Fernandes, proprietário da Funerária Santa Rita e do Plano Social Familiar Vida Amiga, com sede em Ubá-MG e atendendo outras 25 cidades da região.

O empresário proporcionou para toda a sua equipe de colaboradores, no mês de abril, o curso “Excelência no Atendimento”, oferecido pelo CTAF - Centro de Treinamento em Administração Funerária, com o docente João Carlos Simões.

O curso, abrangente, engloba noções e práticas administrativas que tangem desde a comunicação até planejamento estratégico e propõe uma nova postura, que deve ser assumida pelos funcionários e pela direção da empresa, para otimizar resultados.

A vantagem do curso “In Company” é que ele traduz todas as necessidades e a realidade da empresa em seu ambiente específico. O consultor João Simões visitou a empresa com antecedência, se reuniu com os gestores, pesquisou o perfil do negócio e se concentrou nas principais necessidades de aprimoramento.

por Solange Serafim

Durante o curso usou exemplos práticos e condizentes com o dia-a-dia dos funcionários, criando facilidade para o aprendizado e retenção do conhecimento.

Veja a seguir a entrevista com o Diretor Funerário Euclides Fernandes sobre o curso realizado.Diretor Funerário - Porque resolveu investir neste tipo de curso para seus colaboradores?

Euclides Fernandes - Apesar das tentativas frustradas de ter funcionários com cursos superiores, notamos que, em nosso negócio, quem trabalha com mais vontade são as pessoas simples e de pouca instrução. Eu também não tenho estudo, contudo me sinto na obrigação de proporcionar aos colaboradores conhecimento apropriado para realizarem suas atividades, porque reconheço a importância da qualificação.

DF - Você achou que o curso foi eficiente?EF - Com certeza sim, pois tiramos muitas lições de vida e adquirimos conhecimento para estarmos cada dia mais voltados para o bem comum e de nossa empresa, buscando participação direta e efetiva dos colaboradores.

DF - Seus funcionários estão mais motivados?EF - Sim, sem dúvida eles estão afiados e com muita vontade de repetir cursos nesse composto.

DF - Em sua opinião quais os pontos fortes e pontos fracos do curso?

Page 23: Revista Diretor Funerário Junho 2011

23Junho2011 | Diretor Funerário

EF - Bom, falar do curso como diretor é um pouco difícil, pois leva tempo para avaliar se os participantes assimilaram ou não, se estão colocando em prática ou não.

No que diz a respeito ao palestrante foi muito bom.

Vejo como um ponto negativo o curto período de curso (8 horas). Acho que para alguns funcionários era necessário mais tempo para aprendizado.

DF - A empresa sempre investe em qualificações semelhantes? Qual a frequência?EF - No mínimo uma vez ao ano, devido às dificuldades de trazer profissionais do setor para ministrarem os cursos.

DF - O docente atendeu às expectativas? EF - Foi excelente em suas colocações para os participantes e em suas definições e exemplos. Usou muito a teoria na prática.

DF - Qual a diferença de fazer um curso através do CTAF e de outras formas?EF - Tenho acompanhado o segmento desde 1998 e prefiro participar diretamente, com o setor, das ações realizadas por profissionais ligados ao ramo funerário. Acho o resultado mais direcionado e com mais probabilidade de acertos.

DF - Você encontrou muitas dificuldades para realização/organização do evento? Recomenda para outras empresas?EF - Não encontrei dificuldades, pois minha empresa tem uma estrutura de qualidade, com local apropriado para eventos como este. Quanto à recomendação para outras empresas, com certeza é de grande valia para os funcionários.

A FUNERÁRIA SANTA RITAFundada em 13 de janeiro de 1983 em Ubá-MG, nascida do sonho e do trabalho de Euclides de Oliveira Fernandes, teve sua primeira filial em 1986. O plano Social Familiar Vida Amiga iniciou suas atividades em 27 de novembro de 1997.

Com 28 anos no mercado e atuando de maneira íntegra e pautada por valores éticos e voltados aos clientes, atende hoje uma região de 300 mil habitantes, dos quais 70% são assistidos pelo Plano Social Vida Amiga.

Está presente em 25 cidades: Ubá (matriz), Muriaé, Juiz de Fora, Tocantins, Piraúba, Rodeiro, Guarani, Guidoval, Astolfo Dutra, Divinésia, Senador Firmino, Diamante, Dores do Turvo, Presidente Bernardes, Miradouro, Laranjal, Mirai, Patrocínio de Muriaé, Eugenopolis, Bom Jesus da Cachoeira, São Francisco do Gloria, Bom Jesus da Madeira,

Page 24: Revista Diretor Funerário Junho 2011

Avulso

24 Diretor Funerário | Junho2011

DESENvOLvIMENTO

Antonio Prado de Minas, Itamuri, Belizário e Barão do Monte Alto e emprega 37 pessoas em vagas diretas.

A primeira ambulância chegou em 2002 e é utilizada para atendimentos não emergenciais. Empréstimo de material de convalescência e uma clínica médico- odontológica fazem parte da estrutura que possui escritórios avançados em Muriae e Tocantins.

“Sou o diretor, idealizador e criador do amor ao serviço funerário. Tenho participação direta nas decisões, vontade de progredir e ajudar ao próximo. Acredito que tudo isso contribui para o sucesso na administração”, arrisca Euclides.

PARA OS CURSOS “IN COMPANY”A grade de cursos do CTAF atualmente inclui:“Excelência no Atendimento”; “Cerimonial 0 Celebração da Vida”; “Contabilidade e o Momento do Setor Funerário”; “Marketing e Publicidade no Setor Funerário”; “Reparação Facial e Oficina de Corroas e Arranjos Florais”.

Todos eles podem ser feitos em turmas abertas que acontecem em São Paulo, Marília e Botucatu. Fique atento às datas na revista ou no site www.funerarianet.com.br.

Ou contratados por uma ou mais empresas de uma região reunidas com o mesmo objetivo.

Para saber mais consulte o CTAF: (14) 3882-0595 ou [email protected].

Page 25: Revista Diretor Funerário Junho 2011

25Junho2011 | Diretor Funerário

Empresas de todo o país aproveitam datas comemorativas para promover atividades de inserção na comunidade onde atuam. Sorteios de brindes, stands personalizados com ações promocionais, patrocínio de atividades culturais, realização de atos beneficentes ou ainda organização de eventos ligados à saúde, estão no planejamento de várias funerárias e realmente alcançam seus objetivos, que são aproximar a empresa da comunidade e desmistificar a atividade perante a sociedade.

Recebemos durante o mês de maio, fechamento desta edição, vários exemplos destas ações, mas destacamos 2 que entendemos ser interessante compartilhar com os leitores, por serem diferenciadas e fáceis de serem colocadas em prática. A todos os outros parabéns pelas bem sucedidas iniciativas.

Cemitério Vertical promove Páscoa Solidária para alunos especiais O Cemitério Vertical de Curitiba-PR, inaugurado em 1989, mais uma vez realiza uma ação de solidariedade e aproveita as comemorações da Páscoa para interagir com alunos portadores de necessidades especiais.

A empresa entregou chocolates que alegraram a Páscoa de mais de 100 alunos da Escola de Educação Especial 29 de Março, de Curitiba (PR).

bOAS PRáTICAS

bOAS PRáTICAS NO SETOR

por Solange Serafim

Páscoa Solidária para portadores de necessidades especiais e Árvore da Saudade para lembrar as mães

“Em 2010, o Cemitério Vertical já tinha feito outras doações, inclusive no Natal. Por isso, este ano, durante o aniversário da escola, os alunos e professores prestaram homenagem ao Cemitério, agradecendo a parceria”, explicam os administradores do Cemitério Vertical.

A escola de Educação Especial 29 de Março foi fundada em 1948 e atende aos portadores de múltipla deficiência. Atualmente funciona com capacidade para 105 alunos de 5 a 50 anos. Em 1991 foi fundada a Associação Ruth Schrank, de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, para buscar os recursos necessários para a manutenção da escola.

Somente boas lembranças para homenagear mães já se foramApenas 50 palavras para contar um momento inesquecível. Esse é o desafio do Crematório Vaticano para homenagear as mães que já se foram e certamente deixaram muitas saudades.

Durante todo o mês de maio o crematório promoveu um concurso para estimular os clientes a escreverem textos que falam do melhor momento vivido entre mães e filhos.

Os interessados colocaram suas homenagens na “Árvore da Saudade”, localizada na Capela Vaticano, em Curitiba-PR.

O melhor texto foi publicado num jornal de grande circulação no dia 26 de maio.

Atrás apenas de finados, o dia das mães é a data de maior v is i tação aos cemitérios em todo o país. Na sala memorial do Crematório Vaticano não poderia ser diferente. Segundo Mylena Cooper, diretora da empresa, a data reuniu uma grande quantidade de filhos, que de maneira discreta e silenciosa buscavam h o m e n a g e a r as mães que já partiram.“ Q u e m n u n c a sentiu saudades de sua mãe, mesmo quando ela está viva? Na morte é a mesma coisa, porém a saudade passa a ser ainda maior”, afirma Mylena.

Page 26: Revista Diretor Funerário Junho 2011

26 Diretor Funerário | Junho2011

A funexpo acontece pela 3ª vez consecutiva no litoral sul de São Paulo. A exemplo de 2009, a maior Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para o Setor Funerário e de Cemitérios da América Latina ocupará o pavilhão do MENDES CONVENTION CENTER, em Santos-SP, de 16 a 18 de setembro de 2011. Todos os stands já foram comercializados para a Feira que ocupará 5 mil m2, uma área 30% maior que a anterior. Além da Feira os visitantes poderão participar do Congresso FuneráriaBRASIL, quem neste ano terá uma palestra motivacional e um painel sobre um dos principais assuntos do setor no momento.

O CTAF - Centro de Tecnologia em Administração Funerária - que organiza o evento investiu numa nova forma para a acolhida e credenciamento dos visitantes, procurando evitar

funexpo2011

PREPARE-SE!Chegou a hora de pensar na viagem e hospedagem em Santos

filas e transtornos na entrada da Feira e Congresso.Com tudo acertado, está na hora de começar a pensar nos detalhes para a estadia em Santos. O município tem 420 mil habitantes, toda a infraestrutura de negócios, mas com jeitinho de cidade do interior. Gente tranqüila, desestressada e preocupada com a qualidade de vida.

O transito é intenso, mas descomplicado, e a cidade é plana, por isso é fácil percorrer grandes extensões a pé.

Não é necessário ficar neurótico com a segurança, porque há vigília policial intensa, já que se trata de uma cidade turística.

Quem já foi uma vez está acostumado. Quem a visita pela primeira vez pode ficar sossegado, o período será de conhecimento, bons negócios e até de férias com a família numa das regiões mais badaladas do litoral paulista.

Page 27: Revista Diretor Funerário Junho 2011

27Junho2011 | Diretor Funerário

abr

a se

t 201

1

COMO CHEGAR EM SANTOSDe carro, as rodovias de acesso são a Rio-Santos, que margeia a costa do Estado de São Paulo e o sistema Anchieta - Imigrantes. Agora com o Rodoanel em São Paulo o acesso para o sistema é rápido, fácil e sem trânsito.

Aqueles que chegam de avião, nos aeroportos de Cumbica ou Congonhas, podem descer até a baixada santista com um serviço especializado e já existente da TRANSLITORAL. Trata-se de um ônibus confortável, com preços acessíveis (R$ 35,00 em maio de 2011), com embarque dentro dos aeroportos e desembarque em Santos, ao lado do MENDES CONVENTION CENTER.

HORÁRIOS COM DESTINO A SANTOSPartida de Cumbica - Guarulhos:8h00 / 10h00 / 13h00 / 15h30 / 18h30 / 22h30

Partida de Congonhas:9h00* / 11h00* / 14h00* / 16h30 / 19h30* / 23h00**horários aproximados

HORÁRIOS COM DESTINO A SÃO PAULOPartida de Santos para Congonhas e Guarulhos: Auto Posto Glicério - Av. Gal. Francisco Glicério, 369 - ao lado do Mendes Convention Center - (Canal 2):4h30 / 6h30 / 9h00 / 12h00 / 15h00 / 18h00TRANSLITORAL: Tel. (13) 3344.3011 - SAC (13) 3344.3004

ONDE FICARO CTAF, em parceria com o Santos e Região Convention & Visitors Bureau negociou as melhores tarifas numa ampla rede de hotéis (listamos aqui 10 deles) que atendem todas as necessidades. Cada um tem uma vantagem a ser avaliada: o preço, a localização, o conforto.

Encontre o seu e faça sua reserva a partir do mês de julho diretamente com o Hotel, mencionando que é visitante da funexpo2011, para ter acesso ás tarifas especiais.

Você pode também encontrar mais opções no hot site da Feira:www.funexpo.com.br

GONZAGA FLATRua Jorge Tibiriçá, 41, Gonzaga - Santos-SPFone: (13) 2102-5800 - (13) 2102-5800 - (13) 2102-5888 - 13) 2102-5888 www.gonzagaflat.tur.br - [email protected]

Page 28: Revista Diretor Funerário Junho 2011

28 Diretor Funerário | Junho2011

avulso

funexpo2011

APARTAMENTOIndividual = R$ 198,00 / dia / apto.Duplo = R$ 237,00 / dia / apto.Triplo = R$ 281,00 / dia / apto.

Condições Gerais:• Validade somente para o período;• Incluso café da manhã e estacionamento;• Entrada após 14h e saída até as 12h;• Aceita todos os cartões de créditos;• Não aceita animais de estimação;• Forma de pagamento: 50% na confirmação de reserva e 50% na entrada

ATLÂNTICO HOTELAv. Pres. Wilson, 01, Gonzaga - Santos-SPFone: (13) 3289-4500 - (13) 3289-4500 - Fax: (13) 3289-5861

AP LUXOIndividual: R$ 201,00Duplo: R$ 248,00Triplo: R$ 315,00Conjugado 4 pessoas: R$ 377,00

AP. LUXO FRENTEIndividual: R$ 255,00Duplo: R$ 319,00Triplo: R$ 397,00Conjugado 4 pessoas: R$ 495,00 SUÍTEIndividual: R$ 440,00Duplo: R$ 440,00Triplo: R$ 553,00

CONJUGADO ATLÂNTICOpara 4 pessoasR$: 452,00

Condições Gerais• Valor da diária incluindo café da manhã.• Estacionamento conveniado com manobrista, R$ 10,00 por dia.• A diária do Hotel inicia às 14:00 hs. e encerra ao meio-dia.• Nos apartamentos: ar condicionado, TV a cabo, sistema de telefonia com discagem direta nacional e internacional, aquecimento central,

Page 29: Revista Diretor Funerário Junho 2011

29Junho2011 | Diretor Funerário

fev/11 a jan/12

frigobar e acesso à internet sem fio (wireless).• Forma de pagamento: 1ª diária antecipada na reserva e o restante direto no Hotel.• Aceita-se todos os cartões de crédito.• Pagamentos com Visa ou Mastercard parcelados em até duas vezes sem juros.

ATLÂNTICO INN APART HOTELR. Jorge Tibiriçá, 04, Praia do Gonzaga - Santos-SPTel: (13) 3289-4700 - (13) 3289-4700 www.atlanticoinn.com.br/portugues/e-mail: [email protected]

APARTAMENTO LUXOIndividual: R$ 231,00Duplo: R$ 272,00Triplo: R$ 342,00

Condições Gerais: • Sem taxa de serviço sobre a tarifa de hospedagem.• Forma de pagamento: 1ª diária antecipada na reserva (por deposito bancário ou cartão) o restante direto no Hotel.

COSMOPOLITAN PRAIA FLATRua Bahia, 174 - GonzagaSantos-SP, Tel: (13) 2102-9493(13) 2102-9493Fax: (13) 2102-9415www.cosmopolitanpraiaflat.com

APARTAMENTO:Individual: R$ 336,00Duplo: R$ 372,00

Condições Gerais:• Check in 14h00 e c h e c k o u t a s 12h00;• As diárias incluem café da manhã;• Taxas: 2% ISS e Taxa de Turismo R$ 1,20/apto/dia.• 01 criança até 05 anos Free no mesmo apto dos pais;• Estacionamento: R$ 7,00 / diária por carro;• Forma de Pagamento: 50% na confirmação da reserva e saldo no check in.

Page 30: Revista Diretor Funerário Junho 2011

30 Diretor Funerário | Junho2011

fev a jul/2011

funexpo2011

ITARARÉ TOWER BEACHRua da Constituição, 604, Praia do ItararéSão Vicente-SPFone: (13) 3466-4229 - (13) 3466-4229Fax: (13) [email protected]

APARTAMENTOSingle = R$ 141,00 / dia / apto.Duplo = R$ 168,00 / dia / apto.Triplo = R$ 218,00 / dia / apto.

CONDIÇÕES GERAIS:• Incluso café da manhã e estacionamento;• Entrada após 12h e saída até as 12h;

• Aceita todos os cartões de créditos;• Não aceita animais de estimação;• Forma de pagamento: 50% na reserva e 50% no check in.

MENDES PANORAMAR. Euclides da Cunha, 42, Gonzaga – Santos-SP(13) 3208-6400 / (13) 3208-6400 www.mendesplaza.com.br

APARTAMENTO STANDARDSingle: R$ 267,00Double: R$ 294,00

APARTAMENTO ESPECIALSingle: R$ 321,00Double: R$ 352,00

Page 31: Revista Diretor Funerário Junho 2011

31Junho2011 | Diretor Funerário

mar a ago/11

CONDIÇÕES GERAIS:• Não há apartamentos triplos.• Diárias com café da manhã• Estacionamento: R$ 10,00 a diária / veículo;• Faturado para empresa ou pago pelo participante. O Hotel não possui Vallet.• Horário de Check-in às 14 horas, e check-out às 12 horas;• Taxa de entrega de brindes nos apartamentos – cortesia 01 vez ao dia;• Taxa de alteração de itens do frigobar: R$ 3,50 por frigobar;• Cobramos Taxa Turismo no valor de R$ 1,20 p/dia;

MENDES PLAZAR. Floriano Peixoto, 42, Gonzaga - Santos-SP(13) 3208-6400 - (13) 3208-6400 www.mendesplaza.com.br

APARTAMENTO LUXOSingle: R$ 312,00Double: R$ 375,00

APARTAMENTO SUPERIORSingle: R$ 340,00Double: R$ 414,00

Condições Gerais:• Não há apartamentos triplos.• Diárias com Café da Manhã• Estacionamento: R$ 10,00 a diária / veículo;

• Faturado para empresa ou pago pelo participante. O Hotel não possui Vallet• Horário de check-in às 14 horas, e check-out às 12 horas;• Taxa de entrega de brindes nos apartamentos – cortesia 01 vez ao dia;• Taxa de alteração de itens do frigobar: R$ 3,50 por frigobar;• Cobramos Taxa Turismo no valor de R$ 1,20 p/dia;

PALAIS HOTELR. Pero Correa, 595 - São Vicente-SP Tel. (13) 3468-2986 - (13) 3468-2986 [email protected]

APARTAMENTOS MAX LUXODuplo: R$ 168,00Triplo: R$ 209,00com Hidromassagem: R$ 268,00

Condições Gerais:• Check-in as 12h00 e Check-out as 12h00;• Incluso café da manhã, Internet Wi-Fi e uma vaga no estacionamento.• Inaugurado em Outubro de 2010;• 40 apartamentos diponíveis distribuídos em três categorias;

Saiba mais acessando o hotsite www.funexpo.com.br

Page 32: Revista Diretor Funerário Junho 2011

32 Diretor Funerário | Junho2011

Funeral ShoppingVE

ÍCU

LOS

SANTANA qUANTUMAno 99/99 - 1.8 Compla - Placa vermelha Conservadíssima - kit funerárioValor: R$ 17.500,00Contato: : (62) 8427-2727email: [email protected]

SAvEIRO FUNERáRIO08/08 - Adaptação original pela VWÚnico dono - Giroflex e 2 mesas em Inox;Doc. homologado para serviço funerário;Muito nova - Motor 1.6 FlexValor: R$ 42.000,00Contato: Roger(11) 4726-5432

OMEGA SUPREMA GLSAno 93/93 - Motor 2.0 - gasolina;Cinza - completa - montada para funerária;Valor: a combinarContato: Nilson(18)9771-7729

WhATIMObILE - CORTEJOVeículo para CortejoAno 1990 - Automática - Conservadíssima.Valor: R$ 15.000,00Contato: Braz (11) 8942-1133

ChEvROLET bLAzER 2.2Ano 99/99 - MPFI - 4 x 2 - 8V, GasolinaCompleta - com barra luminosa e mesa inox. Valor: R$ 23.000,00Contato: Sidney: (14) 3496-3000e-mail: [email protected]

SAvEIRO FUNERáRIOAno: 2001/2002 - 1.8 - gasolinaPrata - 65.000 kmValor: a combinarContato: Eduardo(19) 3893-2227email: [email protected]

Page 33: Revista Diretor Funerário Junho 2011

33Junho2011 | Diretor Funerário

Funeral Shopping

Chevrolet S10 FUNERáRIA2006 - Colina - Diesel 2.8 - 4 x 2;Azul Marinho; Direção Hidráulica;Valor: R$ 43.000,00Contato: Gustavo Vila(84) 8822-6666 - [email protected]

ChEvROLET S10 DE LUXEAno 96 - Motor 2.2;Conservadíssima - completaValor: R$ 29.000,00Contato: Braz(11) 8942-1133

AMbULÂNCIA FIORINOAno 2006 - Ótimo estado - temos outros modelos;Valor: a combinarContato: Rodrigo Schittini(32) 3753-1702 - [email protected]

DUCATO CARGO Ano 2008/2008 - PretaFuneral - único dono;Valor: R$ 56.700,00Contato: Junior(17) 9166-0140

Chevrolet S10 FUNERáRIA2006 - Colina - Diesel 2.8 - 4 x 2 - PrataDuas mesas; capacidade 3 urnas;Valor: a combinarContato: Jefferson(13) 3821-1540 - 8164-5551

VEÍC

ULO

S

MONTANA FUNERáRIA2009/2010 - 20.000 km, revisada - IMPECÁVEL;Adapt. SAMB com 2 mesas - cabem 3 urnasValor: R$ 42.000,00 - Homologada InmetroContato: Eugênio Freitas Filho(12) 3653.3584 - 3653.3265email: [email protected]

Page 34: Revista Diretor Funerário Junho 2011

34 Diretor Funerário | Junho2011

ChEvROLET S10 2.2Ano 2000 - AMBULÂNCIABranca - com “giroflex” - impecável;Valor: R$ 31.000,00Contato: Braz(11) 8942-1133

MONTANA FÚNEbREPreta - NOVÍSSIMA;Valor: 36.000,00 - financiamento em até 60 xContato: Portela Funerárias(51) 7815-7051 - [email protected]

2 Wv KOMbI Anos 2006 e 2007;ÓTIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO;Valor: a combinar;Contato: Jefferson(13) 3821-1540 - 8164-5551e-mail: [email protected]

FORD ROYALEAno 1992 - 2.0 - AmbulânciaValor: R$ 13.000,00; Contato: Braz(11) 8942-1133

SAvEIRO FUNERáRIAAno/mod 2008 - adapt. Pickup & Cia;Homologada pelo Inmetro - GiroflexValor: R$ 42.000,00 - Aceita financiamentoContato: Roger (11) 4716-5432

FIAT DObLÔ Ano 2002; Modelo Cargo; LINDA;Valor: R$ 22.000,00Contato: Fabiano(18) 9133-7600

Funeral ShoppingVE

ÍCU

LOS

Page 35: Revista Diretor Funerário Junho 2011

35Junho2011 | Diretor Funerário

AGENTE FUNERáRIOJOSUEL DE JESUS F. MARTINS14 anos de experiência na área;Disponível para qualquer região do país;Salário: a combinar;Contato: (19) 3863-2555 • 9219-2802

AGENTE FUNERáRIOJOÃO OLÍMPIO RIBEIRO FILHO

44 anos de idade; 05 anos de experiência como agente funerário; 20 anos como motorista;Experência com ornamentação e serviços funerários em geral. Disponível para a região de Goiás/Brasília;

Contato: (62) 9101-3743 ou (62) 9241-4899

TANATOPRAXISTA E AGENTE FUNERáRIOCRISTIANO C. MELO

15 anos de experiência na área; Tanatopraxista, curso de necrópsia, Reconstituição Facial, ornamentação, necromaquiagem e embalsamamento;Gerenciamento de funeráriaDisponível para qualquer região do país.Salario: a combinar

Contato: (75) 9801-8930 ou (67) 9629-5066e-mail: [email protected]

Funeral Shopping

PRO

FISS

ION

AISAGENTE FUNERáRIO

EVEMIR EDUARDO DOS SANTOS

31 anos de idade; 5 anos de experiência no setor; Atua com preparação de corpos, ornamentação e como motorista;

Contato: (11) 2240-0021 • 8870-6944

anuncieEnvie a foto do veículo e as informações para:

[email protected]

Partic

ipação

mar a ago/2011

Page 36: Revista Diretor Funerário Junho 2011

36 Diretor Funerário | Junho2011

mar a ago/11

por Nelson Batista de Sousa

CARTãO DE CRéDITO TEM NOvAS REGRAS DESDE 01 DE JUNhO

Os cartões de crédito fazem parte da vida de qualquer cidadão. Em dez anos o volume de utilização aumentou quase 600%. Para quem utiliza como forma

de pagamento, ou para o empresário

As novas regras visam inibir o superendividamento dos consumidores

LEGISLAçãO

que disponibiliza essa importante ferramenta em seus estabelecimentos, vale a pena conhecer as novas regras impostas pelo Banco Central, que visam proteger o consumidor.

É Uma ótima notícia para os consumidores: visando evitar o superendividamento, e, com isso, evitar a inadimplência, o CMN

(Conselho Monetário Nacional) do Banco Central estabeleceu novas regras para padronizar as cobranças das tarifas de cartões de crédito.

Segundo o Banco Central, o objetivo da mudança é facilitar a comparação das tarifas cobradas pelos

clientes e, também, a escolha do tipo de cartão mais adequado.

As medidas entraram em vigor em 1º de junho de 2011, no caso dos cartões emitidos a partir dessa data. Já para os contratos firmados até 31 de maio, as mudanças entrarão em vigor em 1º de junho de 2012. Confira as mudanças:

Envio de cartão - Será proibido o envio de cartão de crédito sem ter sido solicitado pelo cliente. Além disto, na fatura deverá, também, constar o limite de crédito total do cartão, assim como os limites individuais para cada tipo de operação, como saques em dinheiro no Brasil e no exterior.

Tarifas - As operadoras só poderão cobrar

Page 37: Revista Diretor Funerário Junho 2011

37Junho2011 | Diretor Funerário

LEGISLAçãO

abr/2011 a set/2011

cinco tarifas: anuidade, segunda via do cartão, pagamentos de contas por meio do cartão, avaliação do limite de crédito quando o cliente pedir e saques em dinheiro. Todas as tarifas devem estar previstas no contrato ou corresponderem a serviços que foram previamente autorizados pelo cliente. A nova lei também determina que as instituições informem o valor de suas tarifas em sites e e agências.

Tipos de cartão - Só existirão dois tipos de serviços de cartão: básico e o diferenciado. Eles podem ser nacional ou internacional. O modelo básico poderá ser usado como meio de pagamento (permitirá que você opte ou não por parcelar suas contas). Já o diferenciado vai oferecer programas de benefícios ou recompensas. A anuidade do cartão básico terá de ser menor do que a do cartão diferenciado. A lei também exige que os bancos divulguem quais benefícios serão oferecidos aos clientes do cartão diferenciado, de acordo com cada bandeira.

Pagamento mínimo - A partir de junho de 2011, o pagamento da fatura mínima sobe para 15%. Em dezembro de 2012, a fatura mínima subirá para 20% do valor total. Um exemplo: se a dívida que estiver vencendo no cartão for de R$ 1.000, para entrar no crédito rotativo, o valor mínimo da parcela não pode ser menor que R$ 150.

Custos - As instituições financeiras precisam informar aos clientes tudo sobre a taxa efetiva total no financiamento do saldo devedor. Ou seja, os bancos terão de deixar muito claro não só quanto está sendo cobrado de juros, mas também todas as outras eventuais cobranças embutidas. As

tarifas deverão estar disponíveis nas páginas das instituições financeiras na internet e nas agências, para que possam ser comparadas pelos clientes.OS CARTÕES AINDA SERÃO MAIS USADOS QUE O DINHEIROSegundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o volume de pagamentos eletrônicos no Brasil aumentou 576% nos últimos dez anos e alcançou 542 bilhões de reais. A cada três ou quatro anos, dobra o total de recursos movimentados via cartões. Estão em circulação no Brasil cerca de 648 milhões de plásticos - o que dá uma média superior a três cartões por habitante. Impressionante, não é mesmo?

O segmento de cartão de crédito tem, sim, um excelente potencial. No Brasil, ainda há mais cartões de débito do que de crédito. O volume de transações realizadas é parecido, mas o dinheiro movimento via cartão de crédito equivale ao dobro do débito.

A explicação para isso é que o cartão de crédito agrega mais valor. A maioria das empresas oferece grandes vantagens aos consumidores. Permite, por exemplo, que a pessoa use o cartão para acumular milhas de vôos, comprar ingressos antecipados para grandes shows, trocar pontos acumulados por produtos e fazer assinatura de revistas e jornais com descontos. Esse tipo de programa de benefícios ou recompensas favorece cada vez mais a substituição do dinheiro pelo cartão.

Por: Aline GomieroNotícias abril.com.br

Page 38: Revista Diretor Funerário Junho 2011

38 Diretor Funerário | Junho2011

ParticipemENVIE VOCÊ TAMBÉM SUAS PIADASRua Dr. Rodrigues do Lago, 464 CEP 18602-091 - Botucatu - SP

Fax para: (14) 3882-0595Envie seus e-mails para: [email protected]

humor & Tal

NO CARTÓRIOO corinthiano vai ao cartório registrar o nascimento de sua filha, e a atendente pergunta:

- Qual o nome que o “senhor” vai colocar? - Arquibancada do Corinthians - responde ele, orgulhoso. - Meu senhor, não posso registrar a criança com um nome assim!

- Ué, um amigo meu, “mano da pesada”, também fanático por futebol, conseguiu dar um nome parecido para o filho, neste mesmo cartório?

- E qual o nome?

- Geral do Santos!

Colaboração: Erika A. R. Teixeira - Botucatu-SP

EXCURSÃO DE LOIRAS

Um grupo de mulheres toma um daqueles ônibus de 2 andares, Doble Deck da Costa Atlantica..

Não se sabe por que, alguém decide separar as loiras no andar de cima e as morenas no andar de baixo.

E lá vai o ônibus passeando por Arapoti.

As morenas estavam na maior algazarra, gritos, dança, alegria geral, mas uma delas percebe que as loiras lá em cima estão todas em silêncio e resolve ir ver o que está acontecendo.

Lá chegando verifica que estão todas sentadas, com os olhos abertos e bem arregalados, utilizando os cintos de segurança, extremamente apreensivas, segurando-se firmemente nos assentos.

Aí a morena resolve perguntar:

- O que está acontecendo? Lá embaixo estamos todas nos divertindo, dançando, cantando, pulando, gritando e vocês aqui deste jeito?

E uma das loiras responde:

- É, meu amor... acontece que lá embaixo vocês têm motorista, né?!?!

Colaboração: Maria Lucia Souza - Botucatu-SP

CONHECENDO AS PESSOAS

Qual a diferença entre uma argentino e uma pilha?A pilha tem um lado positivo

Retirado do Livro “Las mejores piadas de argentidos” Doação de Edgar Alves - Jornal Folha de São Paulo

MAIS UMA DA TERRA DE FIDEL

Qual o país mais próximo do inferno?

- Cuba.

- Não, o Haiti. Cuba é o inferno.

Colaboração: Valdemar Cunha do Carmo - Botucatu-SP

ASSALTO EM ALEGRETE-RS

Um ladrão mal encarado entra num Banco em Alegrete com um 38 em punho e exige que o caixa lhe passe toda a “grana”. O caixa se borrando todo, entrega o dinheiro.

Na saída olha para um cliente e pergunta:

- Se tu é macho me responde : Tu me viu robá esse Banco?

- Sim, eu vi !!!

O ladrão atira nele sem piedade. Logo em seguida volta-se para outro cliente que está de bombacha parado ao lado de uma senhora e faz a mesma pergunta:

- Vivente... Tu me viu robá esse Banco?

- Mas ... bah, tchê... Eu tava aqui meio que distraído, mas a minha sogra aqui viu ...

Colaboração: Maria Lucia Souza - Botucatu-SP

Page 39: Revista Diretor Funerário Junho 2011

Todos os temas são realizados com turmas abertas e também na modalidade “IN COMPANY”

informe-se:(14) 3882-0595e-mail: [email protected] - www.funerarianet.com.br

*O c

taf o

fere

ce o

s cu

rsos

na

mod

alid

ade

“in c

ompa

ny” n

a cid

ade

do c

ontra

tant

e.

Poré

m, p

ara

que

o tre

inam

ento

sej

a re

aliza

do é

nec

essá

rio u

m n

úmer

o m

ínim

o de

pa

rticip

ante

s e

infra

-est

rutu

ra a

dequ

adas

par

a ca

da c

urso

. Sol

icite

pro

post

a.

• Reparação facial; novo

• Cerimonial: celebração da vida;

• Excelência no atendimento;

• Contabilidade e o momento do Setor Funerário.

• Workshop de Coroas e Arranjos Florais. novo

• Marketing e Publicidade no Setor Funerário. novo

TREINAMENTOSSOB MEDIDAPARA SUAEMPRESA

Page 40: Revista Diretor Funerário Junho 2011

funexpo2011

16 a 18 de setembroMendes Convention Center - Santos-SP

www.funexpo.com.br